COLÉGIO MAGNUM BURITIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MAGNUM BURITIS"

Transcrição

1 COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA / 2013 MATERNAL III

2

3 COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 2ª Etapa letiva de Esta é uma previsão dos conteúdos que serão abordados na segunda etapa, mas ressaltamos que nosso planejamento é flexível e, caso seja necessário, ele será alterado. Contamos com a atenção e a preciosa colaboração de vocês para que possamos desenvolver um trabalho de excelência. É importante ler o documento e acompanhar as atividades propostas com frequência. Atenciosamente, Supervisora Pedagógica da Educação Infantil e 1º Ano COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DE MATERIAL Eu, responsável por aluno(a) do Maternal, professora confirmo o recebimento da Programação da 2ª Etapa/2013. Assinatura: Favor entregar este canhoto, assinado, para a professora de seu(sua) filho(a).

4

5 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA Identificar letras e palavras em contextos diferentes onde se fazem presentes outros gráficos. Diferenciar o desenho da escrita. Conhecer as letras que compõem o alfabeto. Escrever o próprio nome. Reproduzir oralmente pequenos textos, com ritmo correspondente às rimas. Identificar elementos não verbais na comunicação: gestos, expressões faciais e entonação. Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor. Praticar a linguagem oral, de acordo com as necessidades de comunicação e convenções sociais. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. Reconhecer e valorizar a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva. Utilizar a Língua Portuguesa nas interações propostas, fazendo uso dos gêneros do discurso oral. Adequar a fala ao gênero do discurso oral. Adequar a fala ao contexto de comunicação. Participar das interações cotidianas em sala de aula, expondo opiniões nos debates com os colegas e professores. Desenvolver a consciência fonológica, identificando rimas, aliterações e jogos verbais. Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão de textos publicitários. Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base o título e imagens. Conhecer principais autores da literatura infantil e suas obras. Planejamento do dia (rotina). Falar e ouvir pequenos recados. Nomear as letras que formam o seu nome. Construção coletiva dos combinados da turma. Recitar poesias e parlendas. Reconto e contação de histórias.

6 Brincadeiras de roda. Jogo simbólico. Brincadeira combinada. Leitura de imagens. Utilização das músicas, como forma de ampliar o repertório de palavras e expressões. Desenvolvimento do tema transversal Alternativas Sustentáveis: Eu Posso Contribuir. Construção coletiva de histórias. Dia dos pais. Festa Junina. Dia do Meio Ambiente. Dia de Santo Agostinho. Bingo de nomes. Bingo de letras. Leitura em capítulos. Rodízio literário: COÇA- COÇA (PAULINAS) COM QUE BICHO VOCÊ SE PARECE? (RHJ) DA PEQUENA TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM FEZ COCÔ NA CABEÇA DELA (SCHWARCZ) GENTE QUE MORA DENTRO DA GENTE (DIMENSÃO) LIGEIRINHA (PAULINAS) LÁ OU AQUI (PAULINAS) MEUS PORQUINHOS (ÁTICA) O GALINHO APRESSADO (PAULINAS) O SÍTIO DO TIO CHICO (PAULINAS) DICA CULTURAL: Acompanhar o caderno infantil do Jornal Estado de Minas que circula aos sábados.

7 MATEMÁTICA HABILIDADES Localizar-se no espaço estabelecendo relações de posição com pessoas e objetos, tendo como referência o esquema corporal: plano transversal ( em cima, embaixo), frontal (frente, atrás). Identificar posição de objetos, pessoas em vivências, focalizando as relações espaciais. (dentro, fora; frente, atrás, ao lado; perto, longe; entre, em cima, embaixo). Perceber objetos no espaço, considerando tamanho, forma e posição. Identificar figuras planas em diversos ambientes. Comparar figuras planas relacionando-as com objetos familiares. Conhecer formas bidimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos pelo homem, identificando suas características. Ler, coletivamente, informações e dados explícitos em gráficos de colunas. Identificar os dias da semana. Conhecer os conceitos relacionados ao tempo (ontem, hoje, amanhã) para compreensão de aspectos relacionados a temporalidade. Classificar objetos diversos, com base em alguns atributos. Conhecer os números no contexto diário. Contar, com as crianças, para saber a quantidade de alunos presentes na aula. Criar situações em que as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala. Utilizar o calendário da sala. Trabalhar com Bingo. Trabalhar com quebra-cabeça. Trabalhar com músicas em que esteja presente a noção de quantidade. Dança das cadeiras. Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura, número do sapato etc. Dominó de números e gravuras. Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto para as crianças localizarem; enquanto as crianças procuram, a educadora media a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante). Trabalhar com blocos lógicos. Circuito. Sacola surpresa. Trabalho com relações espaciais (dentro/fora, frente/atrás, ao lado, perto/longe, entre, em cima, embaixo). Quebra-cabeça. Trabalho com a exploração de conceitos básicos. DICA CULTURAL: Estimulem a criança com jogos de imitação.

8 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS: Jogos e brincadeiras Jogos cooperativos Ginástica Lutas Dança e Atividades rítmicas e expressivas Natação HABILIDADES: Descobrir características e propriedades dos objetos. Desenvolver habilidades motoras (andar, correr, saltar, arremessar, receber, rolar etc.) Interagir com uma ou mais crianças, compartilhando objetos. Vivenciar e criar brincadeiras. Compreender e adaptar-se às regras. Conhecer o próprio corpo identificar partes do corpo. Respeitar as diferenças e semelhanças entre as pessoas. Brincar vivenciando o jogo simbólico. Imitar movimentos e sons através das brincadeiras cantadas e atividades rítmicas e expressivas. Adaptar-se ao meio líquido. Vivenciar as possibilidades de movimento corporal na ginástica. Vivenciar os passos das danças/festas mais populares no Brasil. Expressar-se, sozinho e coletivamente, através do corpo. Vivenciar diversas possibilidades de movimento através de jogos e brincadeiras, lutas, danças e ginásticas. DICAS DE APROFUNDAMENTO: Brincar com seu filho (a) ao ar livre: correr, subir, descer, ultrapassar obstáculos, chutar, arremessar, entre outros, são atividades importantes para o desenvolvimento da coordenação motora. Em Belo Horizonte, temos diversos parques municipais que são excelentes para brincadeiras ao ar livre.

9 NATUREZA E SOCIEDADE HABILIDADES: Adaptar-se e respeitar progressivamente as normas e os hábitos de convivência. Respeito, preservação e cuidado com a vida e o meio ambiente. Envolver-se em atividades que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, por meio de histórias, brincadeiras, jogos e canções. Expressar diferentes hipóteses acerca dos fenômenos pertencentes ao mundo natural e social. Desenvolver hábitos de cuidado com o corpo. Participar de rodas para relatar sua história de vida. Desenvolver estratégias de colaboração, interação e relação com o grupo. Identificar a família como primeiro grupo nas relações sociais, reconhecendo alguns de seus componentes. Experimentos com os sentidos audição e visão: - Leitura de imagens. - Trabalho com sons. - Brincadeiras: cabra-cega, mia gato, quem saiu da roda, o que está faltando... - Jogos sonoros feitos com sucata. Pesquisa sobre o tema transversal: Alternativas Sustentáveis: Eu Posso Contribuir. Trabalho com formação de hábitos (guardar objetos pessoais e coletivos, usar o banheiro, ainda que com vigilância, seguir os combinados e regras). Brincadeira Combinada. Conscientização sobre reciclar, reduzir, reutilizar e respeitar o meio ambiente. Projeto Educação Nutricional. DICA CULTURAL: Um passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes encanta crianças, jovens e adultos.

10 HABILIDADES: ARTES VISUAIS Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte. Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. Ampliar o conhecimento dos recursos de expressão da linguagem artística. Criar objetos tridimensionais, utilizando materiais como caixas, garrafas, rolos, jornais. Respeitar a produção alheia. Interpretar imagens. Elaborar registros das experiências com formas visuais. Saber utilizar diversos materiais expressivos. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte. Pintura com guache e aquarela livre. Ateliê de artes / experiências sensoriais / (manipulação e exploração de materiais, como lixas, buchas, tecidos, papéis variados, tintas, areia, argila). Desenho. Rasgadura e colagem. Apreciação de obras de artistas plásticos. Apreciação de imagens diversificadas. Trabalho de imagem mental. Modelagem com massinha. Projeto Pequenos artistas. Confecção de enfeites para festa junina. Confeccionar cartão para dia dos pais. Desenho da figura humana. DICA CULTURAL: Massinha caseira 2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de água; 3 colheres de sal; 2 colheres de óleo; anilina. Peça a um adulto para ferver a água com óleo e anilina. Assim que ferver, despejar em cima da farinha de trigo já misturada com o sal. Amassar bem até dar o ponto da massinha.

11 MÚSICA HABILIDADES: Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais. Brincar com a música, imitar e reproduzir criações musicais. Explorar, expressar e produzir silêncio, sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. Cantar e interpretar músicas e canções diversas. Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos, adequados à faixa etária. Desenvolver a memória musical por maio de um repertório de canções. Explorar gestos sonoros como bater palma, pés, pernas... Movimentar-se (marchar, pular e saltar) de acordo com os estímulos musicais. Realizar produções musicais, com base na experimentação e na imitação. Familiarizar-se com o próprio corpo. Brincar com a voz, utilizando-se da variação sonora. Perceber os aspectos sonoros da linguagem, como ritmo, rimas, aliterações, sílabas, fonemas, em brincadeiras cantadas. Trabalhar com brincadeiras que estimulem a atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, consciência corporal e coordenação motora, contribuindo também para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor. Explorar atividades rítmicas, contribuindo para o desenvolvimento dos sentidos. Brincadeiras de roda. Músicas de rotina (início e final de aula). Gestos e ritmos musicais (deslocando e seguindo um estímulo musical). Projeto Música no Maternal. Músicas da rotina. Atividades de consciência fonológica. DICA CULTURAL: Ouvir o cd Quem canta seus males espanta 1 e 2.

12 MOVIMENTO HABILIDADES: Reconhecer, nomear e localizar as partes do corpo (língua, cabelo, unha, umbigo, cotovelo). Explorar e utilizar movimentos manuais de rasgar papéis em pedaços grandes e pequenos e fazer bolinhas com diversos tipos de papéis, tirar e calçar o tênis, folhear as páginas de um livro uma a uma. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar sobre a linha, saltar com dois pés juntos e descer as escadas, alternando os pés. Utilizar o corpo como instrumento de comunicação na linguagem imitativa. Iniciar as atividades de encaixe para desenvolver a coordenação visomotora. Utilizar diferentes suportes em diferentes posições na realização de atividades gráficas. Vivenciar diferentes atividades que envolvam o uso da força. Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas. Brincadeira do siga o mestre Construção e uso de jogo com material reciclado. Jogo de boliche. Arremesso. Andar sobre a linha. Atividade com bambolê. Bexigas no ar. Toca do Coelho. Imitando os bichos. Realizar deslocamentos diversos no ambiente escolar. Realizar circuitos com obstáculos variados. DICA CULTURAL: Parque Ecológico da Pampulha - O lugar é perfeito para praticar esportes, brincar ao ar livre ou ver o tempo passar.

13 FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL IDENTIDADE E AUTONOMIA HABILIDADES: Colocar em prática os conhecimentos fundamentados nos Pilares das Relações Sociais e Formação Humana e Cristã. Brincadeiras que estimulam a cooperação e a participação do grupo. Projeto Educação Nutricional. Participar de atividades que envolvam o respeito à individualidade do outro. EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS: Festa Junina Dia dos Pais Dia de Santo Agostinho.

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Chegamos à etapa final de mais um ano de estudo e aprendizagem. Continuaremos mantendo a parceria necessária entre a família e a escola

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA / 2013 MATERNAL II COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 2ª Etapa letiva de 2013. Esta é uma previsão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS 007-2015

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS 007-2015 Programação da 2ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil A RAZÃO E A SABEDORIA FALAM. O ERRO E A IGNORÂNCIA GRITAM. Sto. Agostinho DA 3ª ETAPA Prezados Pais: É com a família e com a escola que a criança cresce,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA ROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL II Tema Transversal 2014: A diversidade do Encontro Eventos / Datas Comemorativas: Carnaval Manhã de Integração Reunião de Pais Páscoa Hora Cívica

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 MATERNAL III LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Enriquecer o vocabulário, utilizando novas palavras e expressões. Reconhecer algumas letras do

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 3 ANOS Organize suas atividades de forma ordenada, dando a cada uma o seu tempo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 2ª Etapa de 2014. Este material serve de apoio para o acompanhamento das habilidades

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita. Santo Agostinho Tema Transversal 2018 BRASIL, A

Leia mais

2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. Evento / Data Comemorativa: PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Jussara Thaís Maternal II Ter fé é acreditar naquilo que você não

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2012 1º PERÍODO Linguagem Oral e Escrita: LÍNGUA PORTUGUESA ( ) Relatar experiências vividas e narrar fatos. ( ) Manter a atenção nos momentos

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Nunca falamos tanto em autonomia, quando tratamos da educação dos mais novos. Está muito claro para nós que o processo de construção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: BRASIL, A FORÇA DE UMA NAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: BRASIL, A FORÇA DE UMA NAÇÃO Tema Transversal 2018: BRASIL, A FORÇA DE UMA NAÇÃO EVENTO / DATA COMEMORATIVA: Comemoração dia das mães Festa junina Comemoração dia do estudante Comemoração dia dos pais Dia do amigo ÁREA DE CONHECIMENTO:

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III DA EDUCAÇÃO INFANTIL Programação da 2ª Etapa Maternal III Educação Infantil O HOMEM ORGULHOSO É SEMELHANTE A UM BALÃO INCHADO: APARENTEMENTE É UMA GRANDE FIGURA, MAS POR DENTRO ESTÁ OCO. Sto. Agostinho Prezados Pais: É com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

Jussara Thaís. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA ACONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

Jussara Thaís. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA ACONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA ACONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA Jussara Thaís Maternal II Ter fé é acreditar naquilo que você não

Leia mais

COMUNICADO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º SEMESTRE INFANTIL I

COMUNICADO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º SEMESTRE INFANTIL I Palmas, de fevereiro de 2015 Educar é promover o outro em sua totalidade. (Madre Clélia Merloni) Da: Coordenação Segmento I Aos: Senhores Pais ou Responsáveis Assunto: Eixos temáticos COMUNICADO Srs. Pais

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: A FORÇA DE UMA NAÇÃO!

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: A FORÇA DE UMA NAÇÃO! Tema Transversal 2018: A FORÇA DE UMA NAÇÃO! EVENTO / DATA COMEMORATIVA: Dia dos pais FLIM - feira literária Comemoração da semana da criança Feira de ciências Marco de Série PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Jussara

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA Maternal III ISIS /TATIANE/Fernada

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA Maternal III ISIS /TATIANE/Fernada PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA Maternal III ISIS /TATIANE/Fernada Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos. Santo Agostinho Tema Transversal 2017: Trabalho, condição humana para a construção de um mundo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil

Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil Prezados Pais: A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Para isso, a escola precisa

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Obra de Educação Infantil aprovada no PNLD 2019 Código 0286P19001 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 0 a 1 ano e 6 meses O EU, O OUTRO E O NÓS (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA. Maternal III EDUARDA/TATIANE. Aprova os bons, tolera os maus e ama todos. Santo Agostinho

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA. Maternal III EDUARDA/TATIANE. Aprova os bons, tolera os maus e ama todos. Santo Agostinho PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA EDUARDA/TATIANE Maternal III Tema Transversal 2018: BRASIL, nação! a força de uma Aprova os bons, tolera os maus e ama todos. Santo Agostinho EVENTOS / DATAS COMEMORATIVAS: CARNAVAL

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil PROGRAMAÇÃO O FATO DE DAR JÁ SUPÕE O MÉRITO DE RECEBER. Sto. Agostinho DA 3ª ETAPA Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho pedagógico

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Tema Transversal 2017: Trabalho, condição humana para a construção de um mundo melhor. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Ter fé é acreditar naquilo que você

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 JUSTIFICATIVA: Atualmente, há em todos os segmentos de nossa

Leia mais

Programação da 1ª Etapa. 1º Período da Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica. Prezados Pais:

Programação da 1ª Etapa. 1º Período da Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica. Prezados Pais: Programação da 1ª Etapa 1º Período da Educação Infantil SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA - EDUCAÇÃO INFANTIL 1º PERÍODO PROFESSOR (A): CÂNDIDA AMORIM THAÍS VALERIA COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS - CONHECIMENTO - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E

Leia mais

Programação da 1ª Etapa. Maternal III da Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica. Prezados Pais:

Programação da 1ª Etapa. Maternal III da Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica. Prezados Pais: Programação da 1ª Etapa Maternal III da Educação Infantil A FUNÇÃO DA PERFEIÇÃO É FAZER COM QUE CADA UM DE NÓS CONHEÇA A SUA IMPERFEIÇÃO. Sto. Agostinho Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 anos Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 anos Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 3 anos Educação Infantil Prezados Pais: Nunca falamos tanto em autonomia, quando tratamos da educação dos mais novos. Está muito claro para nós que o processo de construção

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO

UNIDADES DE ESTUDO SEGMENTO Ensino Infantil ETAPA 3ª DISCIPLINA Artes PROFESSOR (A) Wânia Parreiras ANO/SÉRIE Maternal TURNO Manhã / Tarde A) OBJETIVOS Desenvolver a capacidade de expressão, observação e comunicação, relacionando-se

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal II Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal II Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal II Educação Infantil O HOMEM, CONSIDERADO NA SUA ESSÊNCIA E NAS SUAS RELAÇÕES, É O ENIGMA DE MAIS DIFÍCIL EXPLICAÇÃO. Sto. Agostinho Prezados Pais: Vocês estão recebendo

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III FERNANDA/ISIS/TATIANE

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III FERNANDA/ISIS/TATIANE PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III FERNANDA/ISIS/TATIANE Aprova aos bons, tolera os maus e ama todos. Santo Agostinho TEMA TRANSVERSAL 2017: TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR!.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III ISIS/TATIANE

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III ISIS/TATIANE PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III ISIS/TATIANE Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos. Santo Agostinho TEMA TRANSVERSAL 2018: BRASIL A FORÇA DE UMA NAÇÃO! EVENTO / DATA COMEMORATIVA: FLIM (FEIRA

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Maceió, 18 de março de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos os projetos pedagógicos do 1 trimestre letivo. As turmas de Jardim I estão desenvolvendo os

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho pedagógico que será desenvolvido com os alunos do Maternal 3, na 1ª Etapa. As atividades

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal III

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal III ISIS/TATIANE/FERNANDA Tema Transversal 2017: TRABALHO, condição humana para a construção de um mundo melhor. Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos. Santo Agostinho

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal III Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal III Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal III Educação Infantil O HOMEM, CONSIDERADO NA SUA ESSÊNCIA E NAS SUAS RELAÇÕES, É O ENIGMA DE MAIS DIFÍCIL EXPLICAÇÃO. Sto. Agostinho Prezados Pais: Vocês estão recebendo

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

Proposta curricular de 2 a 3 anos PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO

Proposta curricular de 2 a 3 anos PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO Proposta curricular de 2 a 3 anos MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO Unidade II A CRIANÇA E O BRINQUEDO Brincadeiras cantadas explorando o corpo; Reconhecimento corporal partes simples e amplas,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III Programação da 3ª Etapa Maternal III Educação Infantil PROGRAMAÇÃO O FATO DE DAR JÁ SUPÕE O MÉRITO DE RECEBER. Sto. Agostinho DA 3ª ETAPA Prezados Pais: A parceria da família com a escola sempre será fundamental

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III ISIS /TATIANE

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III ISIS /TATIANE PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III ISIS /TATIANE Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos. Santo Agostinho TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação Identificação do Estagiário: Sara Raquel Ramalho Pereira Ano letivo: 2013/ 2014 Identificação da Instituição: Jardim-de- Infância Adriano Correia de Oliveira Educador Cooperante: Graça Xavier Tema do PCT:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 5A Nome da professora: Roseane Pierobom Nome do Projeto: Desbravando o Universo... Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Este projeto surgiu por meio das rodas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Programação da 1ª Etapa. Maternal II da Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica. Prezados Pais:

Programação da 1ª Etapa. Maternal II da Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica. Prezados Pais: Programação da 1ª Etapa Maternal II da Educação Infantil A FUNÇÃO DA PERFEIÇÃO É FAZER COM QUE CADA UM DE NÓS CONHEÇA A SUA IMPERFEIÇÃO. Sto. Agostinho Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 1ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º trimestre de 2014.

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º trimestre de 2014. Brasília-DF, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens Brasília-DF, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim I durante o 1º

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Professora Turma Coordenadora Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Beatriz Regina Deggan Hammes Maternal II Vespertino Nicole Vieira da Rosa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 1ª Etapa de 2016, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPAO PRIMEIRO PASSO PARA CONHECER A VERDADE É A HUMILDADE. Sto. Agostinho

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPAO PRIMEIRO PASSO PARA CONHECER A VERDADE É A HUMILDADE. Sto. Agostinho Programação da 2ª Etapa Maternal III - Educação Infantil PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPAO PRIMEIRO PASSO PARA CONHECER A VERDADE É A HUMILDADE. Sto. Agostinho Prezados Pais: É com a família e com a escola que

Leia mais

ISIS /TATIANE TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO / DATA COMEMORATIVA:

ISIS /TATIANE TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA ISIS /TATIANE MATERNAL III Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos. Santo Agostinho TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO

Leia mais

Programação da 2ª Etapa. Maternal III Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica

Programação da 2ª Etapa. Maternal III Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica Programação da 2ª Etapa Maternal III Educação Infantil A RAZÃO E A SABEDORIA FALAM. O ERRO E A IGNORÂNCIA GRITAM. Sto. Agostinho Prezados Pais: É com a família e com a escola que a criança cresce, desperta

Leia mais

Profa. Ana Lucia M. Gasbarro. Unidade II ORIENTAÇÃO E PRÁTICA EM

Profa. Ana Lucia M. Gasbarro. Unidade II ORIENTAÇÃO E PRÁTICA EM Profa. Ana Lucia M. Gasbarro Unidade II ORIENTAÇÃO E PRÁTICA EM PROJETOS NA INFÂNCIA Introdução A disciplina de Práticas e Projetos na Educação Infantil tem como principal objetivo apresentar possibilidades

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 1.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Modelagem e Escultura -Desenvolver a motricidade fina. - Explorar e tirar

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 Perfil de Aprendizagens Bloco 1 PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Lançar e receber uma bola com cada uma

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II Projeto de trabalho Objetivos Recursos Didáticos PROJETO LITERÁRIO:

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 1 PERÍODO (GRUPO IV)

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 1 PERÍODO (GRUPO IV) CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 1 PERÍODO (GRUPO IV) Planejamento: palavra que, em linguagem lúdica, pertence à mesma família da palavra

Leia mais

Programação da 3ª Etapa. Maternal III Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica do Maternal III E.I.

Programação da 3ª Etapa. Maternal III Educação Infantil. Rosália Lopes Coordenadora Pedagógica do Maternal III E.I. Programação da 3ª Etapa Maternal III Educação Infantil A RAZÃO E A SABEDORIA FALAM. O ERRO E A IGNORÂNCIA GRITAM. Sto. Agostinho Este documento com a Programação da 3ª Etapa tem como objetivo principal

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018

PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 PLANO DE TRABALHO ANUAL - Ano letivo 2017 / 2018 EPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho e aos pares. A Explorar as atitudes de: imobilidade/mobilidade, contração

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais