AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012

2 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli Serbino COORDENADORA DA COMISSÃO Profª Lucimara Gonçalves Rezende Profº José Luís Bernardo Borges REPRESENTANTES DOS COORDENADORES DE CURSO Profº Esp. Aparecido Cláudio Scavassa Profª Esp. Daniella Ribeiro Silva Mariúba REPRESENTANTES DOS DOCENTES Profº Nuno Pinto Fernandes Machado de Araújo Profª Fabíola Araújo REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE LATU SENSU Edinalva Apolônio Pontes Willy Ferreira Reis REPRESENTANTES DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Patrícia Passos Fortuoso Geisilani Santos REPRESENTANTES DO CORPO DISCENTE Dr. Benedicto César Almada Andréia Tamayose Rezende REPRESENTANTES DA COMUNIDADE CIVIL ORGANIZADA

3 APRESENTAÇÃO O presente relatório foi elaborado em conjunto, entre Membros da CPA e Colegiado de Curso, e tem como objetivo divulgar para a comunidade acadêmica as medidas já realizadas e as previstas para sanar as deficiências apontadas pelos acadêmicos durante o processo avaliativo. Essa união entre CPA e Coordenações de Cursos, juntamente com os Docentes, tem aprimorado cada vez mais o processo de auto-avaliação, tornando fundamental para o sucesso da IES. Porto Velho, Comissão Própria de Avaliação - UNIRON

4 INTRODUÇÃO A Avaliação Institucional realizada no primeiro semestre de 2011 começou a fomentar o processo de reflexão, de pensar o papel da UNIRON na sociedade rondoniense, identificando as fragilidades e as potencialidades da Instituição. Fazer a auto-avaliação significa trabalhar diversos olhares em relação a um objeto de estudo, e isso implica em conflitos, desconfortos, logo inquietações das mais diversas naturezas atendo-se às potencialidades e fragilidades encontradas no decorrer do processo. Sem dúvida, que ser avaliado é, muitas vezes, desagradável, sempre gera insegurança, receios, insatisfações, conflitos e desconfianças em relação à autenticidade ou não dos dados obtidos. Mas não se pode perder de vista que o conhecimento que a avaliação interna proverá à comunidade institucional deve ter uma finalidade clara de planejar ações destinadas à superação das dificuldades e ao aprimoramento institucional. A auto-avaliação realizada pela CPA conseguiu, conforme cronograma estabelecido, cumprir as diversas etapas do SINAES e suscitar a: Reflexão constante do papel da IES na sociedade atual, considerando a identidade e o contexto regional amazônico Colaboração dos atores institucionais Fortalecimento das relações de cooperação entre os diversos atores institucionais Prestação de contas dos resultados à sociedade Destacamos a satisfação proporcionada pela boa participação do corpo discente, dos coordenadores de curso, chefes de setores, alguns docentes e técnico-administrativos, pessoal de apoio na auto-avaliação, que nos possibilitou trabalhar de forma tranqüila os dados contidos no questionário.

5 RECOMENDAÇÕES As recomendações a seguir dizem respeito aos dados coletados na avaliação institucional de 2011, referente ao curso de Gestão de Recursos Humanos, com participação de 27% dos acadêmicos. Analisando os gráficos e as respostas dos participantes, destacamos a maior incidência de fatores que deverão ser aperfeiçoados e incluídos no planejamento estratégico da Instituição a longo ou médio prazo, visando à tomada de consciência sobre sua missão e finalidades acadêmica e social, estabelecendo ações de melhoramento interno. RELATÓRIO DO CURSO DE CST GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CPA 2011/2012 Situação constatada: A maioria dos alunos apontam que as instalações físicas das salas de aula são amplas, arejadas, bem iluminadas e com mobiliário adequado. Parte dos alunos, aponta que as salas ainda são pequenas e mal ventiladas em relação ao número de estudantes. Providências: Algumas salas já foram reformadas e ampliadas para a adequação ao número de alunos.

6 Situação constatada: Para boa parte dos alunos, as aulas práticas são realizadas em sala de aula, que possui estrutura e equipamento suficientes para atender os alunos. Outras são realizadas em empresas, a onde não temos como interferir na questão do ambiente oferecido. Providências, orientar professores e alunos para que selecionem empresas que ofereçam estrutura fisica adequada a prática profissional. Situação constatada: O material utilizado nas aulas práticas é para a maior parte dos alunos suficiente. Providências: A instituição oferece aos professores todos os materiais que sejam necessários as suas aulas, cabe melhor orientação aos mesmos para que providenciem aos alunos nas quantidades necessárias.

7 Situação constatada: A maioria dos alunos aponta que os equipamentos disponíveis são suficientes para as aulas práticas. Mas 38,9% dos alunos apontam que os equipamentos seriam insuficiente ou inexistente. Providências: São disponbilizados computadores e impressora à disposição dos alunos e professores, que podem durante as aulas utilizar individual ou coletivamente os equipamentos para as atividades práticas realizadas desde que agendado com antecedência. A coordenação irá orientar aos professores que façam o agendamento antecipado dos equipamentos necessários as suas aulas. Situação constatada: A maioria dos alunos aponta que os equipamentos utilizados estão bem conservados. Poucos apontam má conservação, desatualização ou inexistência de laboratório. Providências: Solicitado a equipe de tecnologia da informação da IES que mantenham frequentemente atualizados os equipamentos, seus softwares e antivirus.

8 Situação constatada: O acervo atende com qualidade para maioria dos alunos que responderam a avaliação. Providências: O Acervo da biblioteca foi ampliado e atualizado, quanto a bibliografia básica e complementar e periódicos.. A partir de 2012, o acervo deverá ser atualizado e ampliado periodicamente (anualmente) para que possa atender plenamente a todo o alunado. Situação constatada: A maioria dos alunos entendem que os procedimentos de ensino adotados pela maioria dos professores estão alinhados aos objetivos do curso, poucos ainda entendem como parcialmente adequados. Providências: a IES sempre se preocupou com a atualização e capacitação do corpo docente, para tanto, em 2011 criou o Núcleo de Apoio Pedagógico, onde duas professoras pedagogas orientam os docentes na preparação das aulas e avaliações.

9 Situação constatada: A maioria dos alunos indicam que os professores utilizam cópias de trechos ou capítulos de livros, bem como livros-textos e ou manuais, o que vem ao encontro as orientações da IES. Providências: a IES sempre se preocupou com a atualização do acervo bibliográfico e estimula os docentes e alunos ao uso das obras disponíveis, solicitando a redução da aplicação do uso de apostilas e resumos. Situação constatada: A maioria dos alunos indicam que os professores utilizam trabalhos em grupo, muitos destes em campo, onde os alunos realizam pesquisas junto as empresas locais e poucas provas discursivas. Providências: a IES sempre se preocupou com as atividades práticas nos cursos tecnológicos, porém sugere-se que os docentes utilizem um percentual mais adequado entre as avaliações escritas discursivas e os trabalhos em grupo.

10 Situação constatada: A maioria dos alunos aponta que a maioria ou todos os professores tem disponibilidade para orientação extraclasse. Providências: O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso foi alterado para que os professores com maior disponibilidade pudessem orientar os trabalhos dos alunos de forma mais adequada e em horários mais ampliados. Situação constatada: 65,9% dos alunos apontam que todos os professores ou a maior parte deles demonstra domínio atualizado das disciplinas ministradas. Apenas 5 alunos responderam que metade deles ou menos da metade possui domínio da matéria. Providências: A coordenação do curso realiza bancas de qualificação de todos os professores contratados. Assim, há uma avaliação prévia do domínio de conteúdo e de metodologia antes de submeter o professor ao alunado, o que garante maior segurança à contratação do docente, mas em razão dos resultados auferidos a coordenação irá orientar os docentes à melhores práticas e conteúdos a serem ministrados em salas de aula.

11 Situação constatada: Verifica-se que a maior parte das reclamações está com relação ao número de atividades práticas aplicadas durante o curso e aos métodos empregados pelos professores. Providências: Foi dado capacitação pedagógica aos professores através das semanas acadêmicas que ocorrem no início de cada semestre, bem como orientado pela coordenação melhores práticas de ensino, destacando a importância das atividades práticas nos cursos tecnólogos. Solicitado aos professores que procurem utilizar melhor o tempo em sala de aula, bem como

12 desenvolver trabalhos e pesquisas junto as empresas locais, integrando os acadêmicos ao dia a dia das organizações. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante dos resultados obtidos e das recomendações feitas, esta Comissão acredita que a avaliação interna é de suma importância para os atores envolvidos. Sendo assim, tendo em vista que os resultados estão sendo de fato analisados e utilizados pelos setores acadêmicos e administrativos em prol da melhoria da Instituição como um todo, podemos afirmar que o objetivo maior da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIRON foi alcançado com êxito. Porto Velho (RO), 23 de abril de 2012.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE ZOOTECNIA CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena

Leia mais

RELATÓRIO QUESTIONÁRIO DISCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2013/2

RELATÓRIO QUESTIONÁRIO DISCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2013/2 RELATÓRIO QUESTIONÁRIO DISCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2013/2 Barueri Março/2014 APRESENTAÇÃO O presente relatório foi elaborado após a primeira avaliação da CPA e tem como objetivo divulgar

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE FISIOTERAPIA Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli Serbino COORDENADORA

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO PEDAGOGIA CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli Serbino

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 Documento elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí FATEC, atendendo às exigências

Leia mais

Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede)

Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede) CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ Curso de Sistemas para Internet Campus: Maracanã (Sede) Autoavaliação Dados extraídos por filtragem da Planilha do Relatório da Comissão

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

QUESTIONÁRIO A SER RESPONDIDO PELOS ESTUDANTES DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO (CEPAE)

QUESTIONÁRIO A SER RESPONDIDO PELOS ESTUDANTES DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO (CEPAE) QUESTIONÁRIO A SER RESPONDIDO PELOS ESTUDANTES DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO (CEPAE) 01. Ao iniciarem os trabalhos em cada disciplina, os docentes discutem o plano de ensino com os

Leia mais

PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Atualizado em Fevereiro, 2018 1 JUSTIFICATIVA A busca pela qualidade nos diversos segmentos da sociedade tem sido uma exigência cada vez mais crescente. Nas instituições

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702 Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018 Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA IES nº 1702 Boa Vista RR Março de 2019 Centro Universitário Estácio da Amazônia CORPO DIRIGENTE:

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Curso de Ciência da Computação. Autoavaliação

Curso de Ciência da Computação. Autoavaliação CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ Curso de Ciência da Computação Autoavaliação 2016 Segundo as Orientações Gerais para o Roteiro da autoavaliação das Instituições

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

TERMO FINAL DE CUMPRIMENTO DE METAS PREVISTAS NO PROTOCOLO DE COMPROMISSO MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RECONHECIMENTO - PROCESSO E-MEC Nº

TERMO FINAL DE CUMPRIMENTO DE METAS PREVISTAS NO PROTOCOLO DE COMPROMISSO MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RECONHECIMENTO - PROCESSO E-MEC Nº TERMO FINAL DE CUMPRIMENTO DE METAS PREVISTAS NO PROTOCOLO DE COMPROMISSO MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RECONHECIMENTO - PROCESSO E-MEC Nº 200801216 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT

Leia mais

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018 RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 18 Nos últimos anos, o papel da CPA na instituição vem ganhando espaço e trabalhando junto com a comunidade acadêmica e, principalmente, o núcleo gestor

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE DO TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 Uberlândia 2014 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO 2014 Uberlândia - Março de 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOCENTE SÃO LUÍS 2012 1. INTRODUÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI do Instituto

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Unidade Guarapari BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Você sabe o que é CPA? CPA Comissão Própria de Avaliação - é uma comissão de Autoavaliação que tem o objetivo de coordenar e articular o processo interno de

Leia mais

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Núcleo de Avaliação UnUCET 2006 _ CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Para a análise dos dados dessa pesquisa, que foi realizada por meio de questionários

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Unidade Santo Amaro

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Unidade Santo Amaro AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2016 1 Unidade Santo Amaro CONAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior Instituída no âmbito do Ministério da Educação e vinculada ao Gabinete do Ministro de Estado

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Administração Resultado da Avaliação do Curso Corpo

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE PITÁGORAS DA SERRA opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO 3.1.1.1. Organização Didático-Pedagógica (3) (4) (5) previsão de alunos por turma em disciplina teórica de, no máximo, 80. relação aluno por docente,

Leia mais

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição.

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. CPA CPA Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. Composição da CPA Representantes: docentes discentes funcionários comunidade

Leia mais

RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Referência: Ano letivo de 2016 MANTENEDORA: Instituto de Ensino Santa Natalia Ltda MANTIDA: Faculdade Fasipe Cuiabá - FFC CÓDIGO DA MANTIDA: 18073 SINOP-MT/2017 RELATÓRIO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU Rua Rio Preto, 422 Centro UNAÍ MG CEP: 38.610-000 TELEFAX: (38) 3676 6222. Home Page: e-mail:factu@factu.br INTEGRANTES

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Instituto Paulista de Ensino FIPEN CPA - Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Dezembro/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 A O PROCESSO DE AUTO AVALIACÃO... 6 B - DIMENSÕES... 7 1.

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Secretária: Prof.ª Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária: Prof. ª Ana Karin Nunes Secretaria de Avaliação Institucional SAI Novembro

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCUSSÃO DO PLANO DE ENSINO NO INIÍCIO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DISCUSSÃO DO PLANO DE ENSINO NO INIÍCIO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DISCUSSÃO DO PLANO DE ENSINO NO INIÍCIO DA DISCIPLINA CURSOS Administração Ciências Biológicas Ciências da Computação Ciências Sociais Educação Física Enfermagem Engenharia Civil Engenharia

Leia mais

FBV - Faculdade Boa Viagem

FBV - Faculdade Boa Viagem Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE DO TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 Uberlândia 2012 I DADOS DA INSTITUIÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO 2011 Uberlândia - Março de 2012

Leia mais

Consolidação dos resultados da autoavaliação dos DOCENTES da FAA-IESA do ano 2014.

Consolidação dos resultados da autoavaliação dos DOCENTES da FAA-IESA do ano 2014. CONSOLIDAÇÃO - AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE - - CPA - FAA-IESA - 1 Consolidação dos resultados da autoavaliação dos DOCENTES da FAA-IESA do ano 1. 1- Avalie os DISCENTES utilizando a legenda acima 1.1. Apresentam

Leia mais

Palavra da Coordenadora

Palavra da Coordenadora Resultados Gerais da Avaliação Institucional Corpo Discente campus Volta Redonda Ano 2017 Palavra da Coordenadora A Comissão Própria do UGB/FERP vem há mais de uma década implementando o processo autoavaliativo

Leia mais

Considerando a Resolução CSE/UFCG nº 26/2007, que homologa o Regulamento de Ensino de Graduação.

Considerando a Resolução CSE/UFCG nº 26/2007, que homologa o Regulamento de Ensino de Graduação. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS RESOLUÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 FACULDADE AMADEUS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE AMADEUS - CPA REPRESENTANTES Presidente: Eduardo de Andrade Gonçalves Vice-presidente:

Leia mais

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO?

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? A Comissão própria de Avaliação (CPA) tem por objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição,

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES PELO CORPO DOCENTE (CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENFERMAGEM) -ANO BASE 2018

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES PELO CORPO DOCENTE (CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENFERMAGEM) -ANO BASE 2018 RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES PELO CORPO DOCENTE (CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENFERMAGEM) -ANO BASE 2018 Total de Docentes: 44 Participantes: 75% Resultados da Avaliação do curso de Administração COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

E CONCLUINTES ENAD Prof. Dr. Patrício Moreira de Araújo Filho

E CONCLUINTES ENAD Prof. Dr. Patrício Moreira de Araújo Filho Análise do Questionário Socioeconômico: INGRESSANTES E CONCLUINTES ENAD-2006 Prof. Dr. Patrício Moreira de Araújo Filho PERFIL DOS ESTUDANTES DA Prof. Dr. Patrício Moreira de Araújo Filho Percentual de

Leia mais

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos 2017 CPA o que é Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo avaliativo de 3 anos ao final do qual

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL ACERCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL ACERCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÁS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL ACERCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO 2015 INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS. Não acessaram. concluíram. Discentes ,3% Docentes ,2%

AUTOAVALIAÇÃO 2015 INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS. Não acessaram. concluíram. Discentes ,3% Docentes ,2% AUTOAVALIAÇÃO 205 INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ) PARTICIPAÇÃO Aptos Não Não Concluíram % de acessaram concluíram concluintes 2.050 23 75.852 90,3% 7 7 5 95 8,2% 7 9 3 49 69,0% 2) INFRAESTRUTURA GERAL E SERVIÇOS

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes Resultado: Termo de cumprimento das metas estabelecidas no protocolo de compromisso enviado pela IES Data: 09/10/2015 17:14:12 Análise: Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores 1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores O questionário aplicado na Avaliação Interna passou por algumas atualizações em 2013, o

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Curitiba - 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO A CPA Comissão Própria de Avaliação é órgão autônomo da Instituição para promover os processos de autoavaliação Institucional

Leia mais

Bragança Paulista SP 2017

Bragança Paulista SP 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Bragança Paulista SP 2017 Controle de Versão do Documento Versão Elaborador

Leia mais

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 São Paulo 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA Prof. Francisco José Bastos Presidente da Comissão Lérida Malagueta Representante

Leia mais

Manual de referência para Visitas In loco

Manual de referência para Visitas In loco Manual de referência para Visitas In loco Com vistas a orientar as coordenações de curso e demais gestores da UFAL no processo de visita in loco, a procuradoria divulga um manual de referência para visita

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Cursos de Graduação BH Resultado Geral da Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 1- Conheço o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAL (PDI) Faculdade de Odontologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 1- Conheço o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAL (PDI) Faculdade de Odontologia 1- Conheço o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAL (PDI) 2- O PDI é um parâmetro para as atividades desenvolvidas no curso em que estou lotado(a) 3- Compartilho da missão e visão institucionais

Leia mais

FACULDADE CESUSC RELATÓRIO FINAL - SÍNTESE 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE CESUSC RELATÓRIO FINAL - SÍNTESE 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE CESUSC RELATÓRIO FINAL - SÍNTESE 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FLORIANÓPOLIS, 2018 1 INTRODUÇÃO A Comissão Própria de Avaliação (CPA) vem funcionando regularmente e está adequada ao SINAES

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Administração Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Administração Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Administração Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Educação Física Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Educação Física Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Licenciatura em Educação Física Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE),

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Física Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Física Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Licenciatura em Física Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO 1.Clareza dos objetivos do curso. Excelente Muito Bom Insuficiente Não 2.Atualização

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Economia Doméstica Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Economia Doméstica Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Economia Doméstica Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Química Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Química Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Licenciatura em Química Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Letras Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Letras Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar os processos internos de avaliação

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Zootecnia Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Zootecnia Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Zootecnia Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Engenharia de Alimentos Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Engenharia de Alimentos Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar os processos internos de avaliação

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão das

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Pedagogia Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Pedagogia Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Licenciatura em Pedagogia Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE),

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Medicina Veterinária Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Medicina Veterinária Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar os processos internos de avaliação

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Medicina Veterinária Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Medicina Veterinária Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Medicina Veterinária Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar os processos internos de avaliação

Leia mais

CPA CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. Mogi das Cruzes SP Institucional AVALIAÇÃO - CPA. Gestão No. Assunto Projeto de Avaliação

CPA CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. Mogi das Cruzes SP Institucional AVALIAÇÃO - CPA. Gestão No. Assunto Projeto de Avaliação - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Gestão 26 27 Mogi das Cruzes SP 26 06/02/26 06/02/26 /26 1/ 8 SUMÁRIO COMPOSIÇÃO... 3 1. CONTEXTO INSTITUCIONAL... 4 2. OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO... 4 3. COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza RESULTADOS AVIN 2016 - FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza OBJETIVO: A Comissão Própria de Avaliação é um órgão de natureza consultiva e deliberativa com a

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI 2017 Orientações Redação NAUs

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI 2017 Orientações Redação NAUs RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI 2017 Orientações Redação NAUs Secretaria de Avaliação Institucional SAI Comissão Própria de Avaliação CPA Novembro de 2017 Relatório de Autoavaliação Institucional

Leia mais

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 10ª Avaliação On

Leia mais

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia Código: PRFDVN01I-01 1 PPC - Projeto Pedagógico de Curso Pedagogia 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades. Processo Seletivo Aplica-se a

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais