SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR"

Transcrição

1 SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR ROTEIRO DE SOLENIDADE ALUSIVA AO CINQUENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ITAJAÍ DATA : 12 Jun 12 HORA: 1700H LOCAL: SEDE DO 7º BBM (FAZENDA - ITAJAÍ) ROTEIRISTA: Maj BM Graff SENHORAS E SENHORES, BOA TARDE. NO MOMENTO EM QUE SE APROXIMAM DO LOCAL DESTA CERIMÔNIA, O COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, CORONEL JOSÉ LUIZ MASNIK, ACOMPANHADO DO COMANDANTE DO 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR, TENENTE CORONEL ONIR MOCELLIN, DO PREFEITO MUNICIPAL DE ITAJAÍ, EXMO SR JANDIR BELLINI, ENTRE OUTRAS AUTORIDADES, É COM IMENSA SATISFAÇÃO QUE INFORMAMOS A TODOS QUE DAREMOS INÍCIO À SOLENIDADE ALUSIVA AO CINQUENTENÁRIO DE INSTALAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ITAJAÍ.

2 NESTE MOMENTO, SERÃO PRESTADAS AS HONRAS MILITARES AO COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA. EM SEGUIDA, SERÁ SOLICITADA, PELO COMANDANTE DA TROPA FORMADA, AUTORIZAÇÃO PARA QUE SEJA DADO INÍCIO À SOLENIDADE. Corneta: Sentio. Ombro Arma! Toque do CmtG Cmt da Tropa desloca e apresenta a tropa ao CmtG. Retorna para a posição. Serão dados os toques de Comando-Geral REGISTRAMOS A PRESENÇA DAS SEGUINTES AUTORIDADES, ÀS QUAIS DESDE JÁ AGRADECEMOS PELO COMPARECIMENTO: Leitura de Cartões AGRADECEMOS, AINDA, A PRESENÇA DE FAMILIARES, AMIGOS, BOMBEIROS MILITARES DA ATIVA E DA RESERVA, BOMBEIROS COMUNITÁRIOS, SENHORAS E SENHORES QUE, ACOLHENDO NOSSO CONVITE, PRESTIGIAM ESTES ATOS E NOS HONRAM COM SUAS PRESENÇAS. CONVIDAMOS OS PRESENTES A CANTAREM O HINO NACIONAL, ACOMPANHADOS PELA BANDA DE MÚSICA DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Comando: Sentido; Inicia Música Descansar.

3 O ANO: COM UMA POPULAÇÃO APROXIMADA DE 40 MIL HABITANTES, ITAJAÍ DESPONTAVA COMO UMA FORÇA EMERGENTE NO CENÁRIO NACIONAL. A EXISTÊNCIA DE GRANDES INDÚSTRIAS MADEIREIRAS, CAIS DE PORTO E TERMINAIS DE PETRÓLEO TORNAVAM O MUNICÍPIO COM UM DOS MAIORES NÍVEIS DE PERICULOSIDADE EM RELAÇÃO AO RISCO DE INCÊNDIO. ITAJAÍ, PORÉM, JÁ POSSUÍA SUA UNIDADE DE BOMBEIRO FAZIA DEZ ANOS. UMA UNIDADE CIVIL, VOLUNTÁRIA, CRIADA PELO ENTÃO PREFEITO PAULO BAUER. MAS A UNIDADE JÁ NÃO COMPORTAVA A DEMANDA CRESCENTE, SENDO OPORTUNA A INTERVENÇÃO DO ESTADO, O QUAL DESTACOU OITO BOMBEIROS MILITARES PARA O MUNICÍPIO, DANDO INÍCIO À TERCEIRA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS MILITARES EM SANTA CATARINA, QUE ANTES, APENAS FLORIANÓPOLIS E BLUMENAU CONTAVAM COM ESTE SERVIÇO. COM O PASSAR DOS ANOS, JUNTAMENTE COM O CRESCIMENTO DO MUNICÍPIO, O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ITAJAÍ EVOLUIU. EM 1965, FOI INAUGURADO O PRÉDIO DESTE QUARTEL DA FAZENDA; EM 1995, A POPULAÇÃO PASSOU A SER ATENDIDA PELO POSTO AVANÇADO DE CORDEIROS E EM 2004 PELO POSTO AVANÇADO DE ITAIPAVA.

4 A PRAIA DE CABEÇUDAS, EM 1972, SE TORNOU O PRIMEIRO BALNEÁRIO ITAJAIENSE A SER PROTEGIDO POR GUARDA-VIDAS. DEVIDO A OCORRÊNCIAS DE GRANDES INCÊNDIOS NO BRASIL NOS ANOS 70, EM QUE FORAM CEIFADAS A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS, ITAJAÍ PASSOU A TER SUAS EDIFICAÇÕES VISTORIADAS PELA CORPORAÇÃO, COM O OBJETIVO DE REDUZIR OS ÍNDICES DE INCÊNDIOS, AUXILIANDO NA PROTEÇÃO E NA SEGURANÇA DA COMUNIDADE. EM 1988, ITAJAÍ FOI A SEGUNDA CIDADE DO ESTADO, E UMA DAS PRIMEIRAS DO PAÍS, A RECEBER O SERVIÇO DE SOCORRO DE URGÊNCIA PELO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA PELA COMUNIDADE À CORPORAÇÃO. NO ESTADO, ITAJAÍ FOI PIONEIRO NA ÁREA DE SALVAMENTO AQUÁTICO E MERGULHO, CONSTRUINDO, EM 1998, O PRIMEIRO CENTRO DE TREINAMENTO, FAZENDO COM QUE A UNIDADE SE TORNASSE REFERÊNCIA NO BRASIL, NOS CURSOS DE MERGULHO E SALVAMENTO AQUÁTICO. COM A FINALIDADE DE REPRESENTAR A CORPORAÇÃO EM DIVERSAS AÇÕES, EM 2002 FOI VIABILIZADA A CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS, QUE ATUALMENTE ESTÁ SENDO PRESIDIDA PELO EMPRESÁRIO EMÍLIO DALÇÓQUIO.

5 NESTE MESMO ANO, FOI DADO INÍCIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS, COM A CONCLUSÃO DA PRIMEIRA TURMA DE 24 BOMBEIROS COMUNITÁRIOS. NO ANO DE 2006, O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, JÁ EMANCIPADO DA POLÍCIA MILITAR, TRANSFORMOU A COMPANHIA DE ITAJAÍ EM BATALHÃO, AMPLIANDO AS ATRIBUIÇÕES E SUA PRÓPRIA IMPORTÂNCIA NA ESTRUTURA DA CORPORAÇÃO. EM 2010, O 7º BATALHÃO GANHOU UM IMPORTANTE REFORÇO: DOIS CÃES. GOOGLE E ICE, FORAM INCORPORADOS À UNIDADE. POUCO TEMPO DEPOIS, JÁ CONQUISTARAM SUAS PRIMEIRAS CERTIFICAÇÕES, NACIONAL E INTERNACIONAL, OS HABILITANDO AO SERVIÇO DE BUSCA E RESGATE. NO ANO PASSADO, O 7º BATALHÃO PASSOU A CONTAR TAMBÉM COM UMA FORÇA TAREFA: A FORÇA TAREFA ZERO SETE, COMPOSTA DE 12 BOMBEIROS MILITARES TITULARES E 12 RESERVAS, COM UMA FROTA DE 3 CAMINHONETES PICK UP 4X4, EMBARCAÇÕES E EQUIPAMENTOS, QUE PODERÁ SER EMPREGADA A QUALQUER HORA, EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA OU CALAMIDADE NO ESTADO. OBJETIVANDO CONTRIBUIR COM CIDADANIA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ITAJAÍ CRIOU, EM 1998, O PROJETO GOLFINHO, QUE VISA REPASSAR INFORMAÇÕES SOBRE OS PERIGOS DO MAR, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE, HOJE DESENVOLVIDO EM MAIS DE 40 PRAIAS DO LITORAL CATARINENSE.

6 AINDA NESSA ÁREA, A CORPORAÇÃO POSSUI, JUNTAMENTE COM A ASSOCIAÇÃO DE TRIATHLON DE ITAJAÍ, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E A FUNDAÇÃO DE ESPORTE DO MUNICÍPIO, O PROJETO NADAR PARA VIVER MELHOR, O QUAL ATENDE CERCA DE 800 CRIANÇAS ANUALMENTE NA PISCINA DESTE QUARTEL. CONTEMPLANDO O SEU RICO PASSADO, A CORPORAÇÃO JÁ PROJETA O SEU FUTURO, INVESTINDO AINDA MAIS EM AÇÕES SOCIAIS, APROXIMANDO-SE DA COMUNIDADE, COM A IMPLEMENTAÇÃO, AINDA NESTE ANO, DOS PROGRAMAS BOMBEIRO JUVENIL, BOMBEIRO MIRIM E BOMBEIRO DA MELHOR IDADE. DIVERSAS MELHORIAS NA ESTRUTURA FÍSICA DO QUARTE, TAMBÉM PODEM SER OBSERVADAS, ALÉM DO PLANEJAMENTO DE CUNHO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL NA AQUISIÇÃO DE VIATURAS DE EMERGÊNCIA E EQUIPAMENTOS, CONDIZENTES COM A REALIDADE CADA VEZ MAIS PROMISSORA DA POPULAÇÃO IATAJAIENSE. EXEMPLO DISTO ESTÁ NA INAUGURAÇÃO DA NOVA RESERVA NÁUTICA DA CORPORAÇÃO E DA AQUISIÇÃO DE UM CHASSI VOLVO, QUE DEVERÁ SER TRANSFORMADO EM MAIS UM CAMINHÃO DE COMBATE A INCÊNDIO QUE ESTARÁ A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO ITAJAIENSE ATÉ O INÍCIO DO PRÓXIMO ANO.

7 COM O INTUITO DE RECONHECER O APOIO RECEBIDO DURANTE ESSES 50 ANOS DE SERVIÇO, O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ITAJAÍ REALIZARÁ, NA SOLENIDADE DE HOJE, DIVERSAS HOMENAGENS, SABENDO QUE, INFELIZMENTE, NEM TODOS PODERÃO SER LEMBRADOS NESTA OCASIÃO. PARA ESTES, HERÓIS E COLABORADORES ANÔNIMOS, CUJOS NOSSOS REGISTROS HISTÓRICOS NOS IMPOSSIBILITAM RESGATAR, FICA EVIDENCIADO O NOSSO MUITO OBRIGADO! COMO PRIMEIRO ATO DESTA SOLENIDADE, SERÁ INICIADA A FORMATURA DA QUINTA TURMA DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS DE ITAJAÍ. LEITURA DO RELATÓRIO FINAL DE CURSO: Nome: Curso de Formação de Bombeiros Comunitários. Fases: Curso Básico de Atendimento de Emergências, com duração de 60 h/a, e Curso Avançado, com duração de 305 h/a, perfazendo um total de 375 h/a. Período: de 02 de julho de 2011 a 15 de maio de Número de alunos matriculados: 40 Número de alunos reprovados: 9 Número de alunos desistentes: 4 Número de alunos formandos: 27 Disciplinas ministradas: Noções de percepção e gestão de riscos, Noções de primeiros socorros, Noções de prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios, Atendimento pré-hospitalar, Controle de incêndios, Prevenção e sistemas preventivos, Brigada de incêndio e Estágio operacional.

8 Média geral da turma: 8,00 Média primeiro colocado: 9,20 OS FORMANDOS, SOB O COMANDO DO SARGENTO SÉRGIO JOSÉ BAGATTOLI, SE DESLOCARÃO PARA O LUGAR DESIGNADO, ASSIM COMO A BANDEIRA NACIONAL, SEM A SUA GUARDA. Corneta: Sentido! Sgt Bagattoli: Atenção os formandos. Para o dispositivo, Ordinário, marche! Corneta: Ombro, Arma! Bandeira fora de forma! Corneta: Descansar, arma! Descansar! OS FORMANDOS, ACOMPANHADOS PELO BOMBEIRO COMUNITÁRIO ROBSON LUIZ GASTALDI, PRESTARÃO O COMPROMISSO PERANTE A BANDEIRA NACIONAL. Corneta: Sgt Bagattoli: Corneta: Sentido! Ombro, Arma! Atenção os Formandos. Para o compromisso, Apresentar, Arma! Após o compromisso. Descansar, Arma! Descansar, arma! Descansar! COMO RECONHECIMENTO PELO MÉRITO ALCANÇADO, CONVIDAMOS O SUBCOMANDANTE DO 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR, MAJOR BM SÉRGIO MURILO DE MELO, PARA REALIZAR A ENTREGA DE UMA LEMBRANÇA AO ALUNO BC MATIAS, POR TER ALCANÇADO A PRIMEIRA COLOCAÇÃO DA TURMA, COM A MÉDIA 9,20. O Al BC Matias, executa a posição de sentido e rompe marcha, se posicionando em local de destaque, previamente combinado. Banda de Música... O Maj Murilo realiza a entrega da lembrança. Posam para foto e retornam para suas posições.

9 CONVIDAMOS OS PADRINHOS E MADRINHAS, PARA REALIZAREM A ENTREGA DAS GANDOLAS DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO E DOS CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSO AOS FORMANDOS. Banda de Música... Quando a banda encerrar a música, os padrinhos deverão se afastar do local, retornando para seus lugares como espectadores. Caso não ocorra, o Mestre de Cerimônias poderá solicitar que retornem pelo sistema de som (CONVIDAMOS OS PADRINHOS PARA RETORNAREM AOS SEUS LUGARES). A BANDEIRA NACIONAL E OS NOVOS BOMBEIROS COMUNITÁRIOS RETORNARÃO AOS SEUS LUGARES NO DISPOSITIVO Corneta: Sgt Bagattoli: Corneta: Sentido! Ombro, Arma! Bandeira em forma! Atenção os Formandos. Ordinário, Marche! Atenção, Alto! Descansar, arma! Descansar! ATOS DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS SÍMBOLO MAIOR ALMEJADO PELO MILITAR, A PROMOÇÃO AO POSTO OU GRADUAÇÃO IMEDIATA É A CONSAGRAÇÃO DE UMA CARREIRA, DENOTANDO TODA DEDICAÇÃO E ESMERO NA EXECUÇÃO DO SERVIÇO. O ATO DE PROMOÇÃO REPRESENTA, DESTA FORMA, O RECONHECIMENTO DE UM TRABALHO COMPROMETIDO E PELA RESPONSABILIDADE QUE O MILITAR DEMONSTRA NO DIA-A-DIA DA PROFISSÃO, O QUALIFICANDO A ASSUMIR UMA NOVA FUNÇÃO NA CARREIRA BOMBEIRO MILITAR.

10 CONVIDAMOS PARA SE COLOCAREM EM POSIÇÃO DE DESTAQUE, OS SEGUINTES BOMBEIROS MILITARES: 1º SARGENTO NELSON RODRIGUES DE MORAES; SOLDADO JAIRO PINHEIRO DA SILVA; E SOLDADO RENATO LUÍS ROSA. LEITURA DA PORTARIA DE PROMOÇÃO DO COMANDANTE-GERAL De acordo com a competência legal a mim atribuída divulgo, para conhecimento e providências, a relação nominal das praças a serem promovidas no dia 13 de junho do corrente ano, referentes a região do 7º Batalhão de Bombeiros Militar: À GRADUAÇÃO DE SUBTENENTE, POR MERECIMENTO: 1º Sgt BM NELSON RODRIGUES DE MORAES - Itajaí À GRADUAÇÃO DE CABO DO QUADRO COMPLEMENTAR, POR TEMPO DE SERVIÇO: Sd BM JAIRO PINHEIRO DA SILVA - Navegantes Sd BM RENATO LUIS ROSA - Navegantes Assina: Coronel BM José Luiz Masnik Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina CONVIDAMOS O SR TENENTE CORONEL ONIR MOCELLIN, COMANDANTE DO 7º BATALHÃO, PARA, ACOMPANHADO DOS PADRINHOS DOS PROMOVIDOS, REALIZAR A ENTREGA DAS NOVAS DIVISAS E INSÍGNIAS. ACOMPANHA AINDA ESTE ATO O SR CEL BM JOSÉ LUIZ MASNIK, COMANDANTE-GERAL DO CBM. Banda de Música...

11 OS PROMOVIDOS RETORNARÃO AOS SEUS LUGARES. SOLICITAMOS UMA SALVA DE PALMAS AOS PROMOVIDOS. (SE NECESSÁRIO) ATOS DE PROMOÇÃO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS O SERVIÇO VOLUNTÁRIO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA É BASEIA-SE NO REGULAMENTO GERAL DO SERVIÇO COMUNITÁRIO, EM CONSONÂNCIA COM A LEI FEDERAL Nº 9.608/98 - A LEI DO VOLUNTARIADO. ALÉM DE PERMITIR A CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE, MULTIPLICANDO CONHECIMENTOS ANTES RESTRITOS AOS INTEGRANTES DOS CORPOS DE BOMBEIROS, O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO CATARINENSE TAMBÉM POSSIBILITA QUE ESSES BOMBEIROS ABNEGADOS POSSAM SER DISTINGUIDOS UNS PERANTES OS OUTROS, CONFORME SUA CAPACITAÇÃO, MÉRITO E TRABALHO NO SERVIÇO COMUNITÁRIO DA CORPORAÇÃO. EM RAZÃO DESTA DISTINÇÃO, CHAMAMOS PARA QUE SE COLOQUEM EM POSIÇÃO DE DESTAQUE, OS SEGUINTES BOMBEIROS COMUNITÁRIOS: BC JANAÍNA SANTANA ESTOFELLI BC ELIOMAR DALÇÓQUIO BC ABEL KRÂMEL BC UBIRATAN FEITOSA CARVALHO BC JOSUÉ FIRMO DE JESUS

12 BC TALLES ROBERTO PEREIRA BC BRAZ LUIZ LEITE BC ROBSON LUIZ GASTALDI BC MAIKON CORREA DE LIZ BC LUIZ ALDO RIBEIRO BC SUZANI BOETTGER DE LIMA; BC DAIANE BC VIVIANE ALVES LEITURA DA NOTA DE PROMOÇÃO: Leitura da Nota Nr CONVIDAMOS OS PADRINHOS E AS MADRINHAS DOS PROMOVIDOS PARA REALIZAREM A ENTREGA DAS NOVAS DIVISAS Banda de Música... ATOS DE CONDECORAÇÕES DE BOMBEIROS MILITARES A BANDEIRA NACIONAL, SEM A SUA GUARDA, OCUPARÁ O LUGAR PREVISTO PARA O CERIMONIAL Corneta: Sentido! Ombro, Arma! Bandeira sai de forma! Descansar, arma! Descansar! MEDALHA DE MÉRITO POR TEMPO DE SERVIÇO, CATEGORIA PRATA PORTARIA Nr 107/CBMSC, de 29 de abril de 2012.

13 O COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais, resolve: CONCEDER, aos Bombeiros Militares abaixo relacionados, a Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria Prata, por terem completado 20 anos de efetivo serviço prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, OS SEGUINTES BOMBEIROS MILITARES, OS QUAIS : 1 Sgt JOÃO PASSOS DOS SANTOS 1 Sgt WANCARLOS WOLINGER CORSANI Cb EVANDRO DE OLIVEIRA VARGAS Cb EVANDRO RICARDO Cb MARCELO CÉSAR GAMA Cb NILSON FARIAS Cb RR SAMUEL OSCAR MARTINS Cb SIDNEI ROGERIO RUDOLF Cb SIEGFRIEDT IVO GOELZER Cb UDO SILVINO SPECK Cb JAIRO PINHEIRO DA SILVA Cb RENATO LUIS ROSA Cb PAULO MARCELO D'ÁVILA Cb EVANDRO AMORIM Sd LUIZ ANSELMO DA SILVA ASSINA: JOSÉ LUIZ MASNIK COMANDANTE-GERAL DO CBMSC CONVIDAMOS OS PADRINHOS E MADRINHAS PARA SE POSICIONAREM PRÓXIMO AOS CONDECORADOS, AGUARDANDO O MOMENTO DE RECEBEREM AS COMENDAS TC Mocellin preside esta cerimônia, solicitando ao Cmt da tropa que execute o comando de sentido. Ordena, em seguida, o início da entrega das medalhas, conforme oficiais previamente presentes em cada fileira existente.

14 Banda de Música... Ao receber a medalha, o agraciado presta a continência, só a desfazendo quando a medalha já tiver sido colocada em seu peito e assim que a autoridade que a entregou retribuir a continência. Terminada a entrega das medalhas, cessa a música da banda e os padrinhos retornam aos seus lugares. TC Mocellin dá o comando de Em Continência à Bandeira, Apresentar Arma!. Ao fim dos compassos da banda de música, dá-se o comando de Descansar Arma!. MEDALHA DE MÉRITO BOMBEIRO MILITAR, CATEGORIAS OURO, PRATA E BRONZE PORTARIAS Nr 109, 110 E 111/CBMSC/2012, de 26 de Abril de O COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais segundo a Lei nº , de 22 de junho de 2005, c/c o Decreto nº 350, de 12 de junho de 2007, resolve: CONCEDER, aos Bombeiros Militares abaixo relacionados, a Medalha de Mérito Bombeiro Militar, pela realização de ação meritória diversa e prestado relevantes serviços na atividade-fim/meio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em reconhecimento pela demonstração de alto grau de profissionalismo e do elevado senso de responsabilidade junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: CHAMAMOS A FRENTE, OS SEGUINTES BOMBEIROS MILITARES PARA RECEBIMENTO DA MEDALHA DE MÉRITO BOMBEIRO MILITAR CATEGORIA OURO: TC BM ONIR MOCELLIN Maj SÉRGIO MURILO DE MELO Sub Ten RR WILSON EPAMINONDAS DO WALLE

15 1 Sgt AMADEU MEDEIROS Cb ISAIR BECKER PARA RECEBIMENTO DA MEDALHA DE MÉRITO BOMBEIRO MILITAR CATEGORIA PRATA: Maj EDSON LUIZ BILUK ST NELSON RODRIGUES DE MORAES 1 Sgt OBERDAN EUGÊNIO SATURNINO Cb ADRIANI GILDO PEREIRA PARA RECEBIMENTO DA MEDALHA DE MÉRITO BOMBEIRO MILITAR CATEGORIA BRONZE: Cap FABIANO BASTOS DAS NEVES 3 Sgt JAIR DE BARROS 3º Sgt EZEQUIEL OLIVÉRIO Cb SÉRGIO RICARDO BARBOSA CONVIDAMOS OS PADRINHOS E MADRINHAS PARA SE POSICIONAREM PRÓXIMO AOS CONDECORADOS, AGUARDANDO O MOMENTO DE RECEBEREM AS MEDALHAS O CmtG (ou SCmtG) preside esta cerimônia, solicitando ao Cmt da tropa que execute o comando de sentido. Neste momento, os oficiais, armados, desembainham a Espada e a perfilam (ombro arma). O CmtG ordena, em seguida, o início da entrega das medalhas, conforme oficiais previamente presentes em cada fileira existente (três fileiras, uma para cada categoria de medalha). Banda de Música...

16 Ao receber a medalha, o agraciado presta a continência individual (se oficial, executará Apresentar Arma), só a desfazendo quando a medalha já tiver sido colocada em seu peito e assim que a autoridade que a entregou retribuir a continência. Terminada a entrega das medalhas, cessa a música da banda e os padrinhos retornam para seus lugares. O CmtG dá o comando de Em Continência à Bandeira, Apresentar Arma!. Ao fim dos compassos da banda de música, dá-se o comando de Descansar Arma!. BOMBEIRO DESTAQUE DO MÊS EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS DE ITAJAÍ, ATRAVÉS DE SEU PRESIDENTE EMÍLIO DALÇÓQUIO, O 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR VOLTA A INSTITUIR O PRÊMIO BOMBEIRO DESTAQUE DO MÊS, COM OBJETIVO DE ENALTECER E RESSALTAR OS BONS EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS PELA TROPA. COMO PRÊMIO, O BOMBEIRO, ALÉM DE UM CERTIFICADO DE REFERÊNCIA ELOGIOSA, RECEBERÁ INGRESSOS PARA O PARQUE BETO CARREIRO WORLD PARA ELE E SUA FAMÍLIA. CONVIDAMOS, DESSA FORMA, PARA QUE SE POSICIONE EM LOCAL DE DESTAQUE, O 3º SARGENTO SÉRGIO JOSÉ BAGATTOLI. CONVIDAMOS O COMANDANTE DO 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR, TENENTE CORONEL ONIR MOCELLIN, E O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS DE ITAJAÍ, EMÍLIO

17 DALÇÓQUIO, PARA REALIZAREM A ENTREGA DO CERTIFICADO E DOS PRÊMIOS AO BOMBEIRO DESTAQUE. Banda de Música... É CHEGADO O MOMENTO DE AGRADECER, DE REVERENCIAR, DE DIGNIFICAR AQUELES QUE SE DEDICARAM E SE DESTACARAM NO APOIO A NOSSA CORPORAÇÃO MILITAR NESTES 50 ANOS DE ATIVIDADES EM NOSSO MUNICÍPIO. COMO JÁ FRISAMOS, NÃO SERÁ POSSÍVEL RECONHECER O TRABALHO DE TODOS OS COLABORADORES. MAS OS QUE AQUI SERÃO CHAMADOS, CUMPREM UM EXCELENTE PAPEL COMO REPRESENTANTES E RECEBERÃO DO 7º BATALHÃO, UMA ESTATUETA COMEMORATIVA AO CINQUENTENÁRIO DA CORPORAÇÃO EM ITAJAÍ PRIMEIRAMENTE, PRECISAMOS PRESTAR NOSSO RECONHECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO. DURANTE 50 ANOS, CENTENAS FORAM OS BOMBEIROS QUE VESTIRAM ESTA FARDA, QUE TRANSITARAM POR ESTE QUARTEL, QUE COMANDARAM ESSAS VIATURAS. QUE EMPREGARAM SUOR E ESFORÇOS PARA CONSTRUIR AS OBRAS QUE AQUI VEMOS. OS QUE AQUI CHAMAREMOS, REPRESENTAM TODOS ESTES, CUJO COMPROMETIMENTO COM A INSTITUIÇÃO FEZ COM QUE FOSSE POSSÍVEL QUE O CORPO DE BOMBEIROS, HOJE, PUDESSE CONTAR

18 COM UM ALTO GRAU DE PRESTÍGIO E CREDIBILIDADE PERANTE A POPULAÇÃO. POR ISSO, NADA MAIS JUSTO DO QUE CHAMARMOS A FRENTE OS SEGUINTES BOMBEIROS MILITARES, TODOS COMPONENTES DA RESERVA REMUNERADA DO CORPO DE BOMBEIROS: Coronel Edson Cláudio dos Santos;.Tentar relacionar por ordem de tempo na inatividade ou por antiguidade..... O COMANDANTE DO 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR, TENENTE CORONEL ONIR MOCELLIN, FARÁ A ENTREGA DE UMA LEMBRANÇA AOS HOMENAGEADOS. Banda de Música... TAMBÉM FAZEM PARTE DESTAS HOMENAGENS, OS REPRESENTANTES DA PREFEITURA E DO PODER LEGISLATIVO DE ITAJAÍ. MUITAS DAS CONQUISTAS SE DERAM JUSTAMENTE DEVIDO O IRRESTRITO APOIO RECEBIDO DESSAS INSTITUIÇÕES. POR ISSO, CONVIDAMOS O PREFEITO E EX-PREFEITOS DE ITAJAÍ, ALÉM DA VEREADORA PRESENTE PARA SE COLOCAREM EM POSIÇÃO DE DESTAQUE:

19 PREFEITO JANDIR BELLINI; DEPUTADO ESTADUAL E EX-PREFEITO VOLNEI MORASTONI VEREADORA SUSI BELLINI TÍTULO AMIGO DO BOMBEIRO O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, ATRAVÉS DO DECRETO Nr 350, DE 12 DE JUNHO DE 2007, INSTITUIU O TÍTULO HONORÍFICO AMIGO DO BOMBEIRO. TAL HONRARIA SE DESTINA A AGRACIAR MILITARES FEDERAIS, MILITARES ESTADUAIS DE OUTRAS CORPORAÇÕES, CIVIS E INSTITUIÇÕES QUE, EM RAZÃO DE SERVIÇOS PRESTADOS, TENHAM CONTRIBUÍDO PARA O ENGRANDECIMENTO MORAL OU MATERIAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. DESTA FORMA, TEMOS A GRATA HONRA E SATISFAÇÃO DE PODER CONVIDAR A SE POSICIONAREM EM LOCAL DE DESTAQUE, AS SEGUINTES PERSONALIDADES: PREFEITO MUNICIPAL DE ITAJAÍ, EXMO SR JANDIR BELLINI; DEPUTADO ESTADUAL E EX-PREFEITO DE ITAJAÍ, EXMO SR VOLNEI MORASTONI; ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAJAÍ; REPRESENTADA POR SUA PRESIDENTE; WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS SA; UNIMED LITORAL; NIVALDO PINHEIRO PROCAVE INCORPORADORA; ÊNIO OSMAR CASEMIRO;

20 ELISABETE MARCHIORI SINGH; E JOSÉ PAIM. PREFEITO MUNICIPAL DE ITAJAÍ, EXMO SR JANDIR BELLINI; ATUANDO EM SEU TERCEIRO MANDATO COMO PREFEITO, SEMPRE COLOCOU A ESTRUTURA MUNICIPAL À DISPOSIÇÃO DA CORPORAÇÃO, TENDO, INCLUSIVE, QUANDO DE SEU PRIMEIRO MANDATO, CRIADO O FUNDO MUNICIPAL DE REEQUIPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS, POSSIBILITANDO GRANDE AVANÇO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E NA AQUISIÇÃO DE VIATURAS E EQUIPAMENTOS À CORPORAÇÃO DEPUTADO ESTADUAL E EX-PREFEITO DE ITAJAÍ, EXMO SR VOLNEI MORASTONI; SEMPRE MUITO ATUANTE E DEFENSOR DAS CAUSAS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, O DEPUTADO VOLNEI MORASTONI TAMBÉM TEM SE MOSTRADO UM GRANDE ALIADO DA INSTITUIÇÃO, COMPROVANDO QUE UTILIZA O CARGO A FAVOR DE SUA GENTE, A FAVOR DA COMUNIDADE QUE REPRESENTA. ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAJAÍ; REPRESENTADA POR SUA PRESIDENTE DESDE A INSTALAÇÃO DA CORPORAÇÃO EM ITAJAÍ, A ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAJAÍ TEM SIDO UMA GRANDE PARCEIRA DO CORPO DE BOMBEIROS. MESMO ANTES DA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE REEQUIPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS, A ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL ERA QUEM AUXILIAVA NA MANUTENÇÃO DAS VIATURAS DA CORPORAÇÃO. WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS SA; EMPRESAS COM GRANDE DESTAQUE NO APOIO ÀS CAUSAS SOCIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS DE ITAJAÍ, INCENTIVANDO O VOLUNTARIADO E PROMOVENDO INCLUSÃO SOCIAL

21 UNIMED LITORAL; PELO APOIO AOS PROJETOS SOCIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ITAJAÍ, ESPECIALMENTE O PROJETO GOLFINHO, SENDO PATROCINADOR DO MESMO DESDE A SUA IMPLEMENTAÇÃO, EM NIVALDO PINHEIRO PROCAVE INCORPORADORA. POR TER COLOCADO À DISPOSIÇÃO DA CORPORAÇÃO, A ESTRUTURA DA PROCAVE NA CONSTRUÇÃO DA PISCINA DO QUARTEL DE ITAJAÍ E APOIAR OS PROJETOS SOCIAIS DESENVOLVIDOS ÊNIO OSMAR CASEMIRO; ELISABETE MARCHIORI SINGH; JOSÉ PAIM; POR SE SENSIBILIZAREM COM OS PROJETOS SOCIAIS DESENVOLVIDOS PELO 7º BBM, DOANDO A ESTRUTURA DE COBERTURA DA PISCINA, PROJETO HÁ MUITO TEMPO SONHADO POR TODOS QUE UTILIZAM ESSA IMPORTANTE FERRAMENTA DE APOIO À ATIVIDADE DE SALVAMENTO AQUÁTICO, CUJOS VALORES SE APROXIMAM DE R$ ,00 (DUZENTOS MIL REAIS). O COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, CORONEL JOSÉ LUIZ MASNIK, FARÁ A ENTREGA DO RESPECTIVO DIPLOMA AOS AGRACIADOS Banda de Música...

22 CONVIDAMOS TODOS OS PRESENTES, A ACOMPANHAREM A APRESENTEÇÃO DO CLIPE DO VÍDEO INSTITUCIONAL, ELABORADO POR OCASIÃO DAS COMEMORAÇÕES PELO CINQUENTENÁRIO DE INSTALAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM ITAJAÍ A TROPA, CONFORME CONCESSÃO DO COMANDANTE-GERAL, SERÁ DIRECIONADA SUA FRENTE PARA QUE POSSAM ASSISTIR À PROJEÇÃO Corneta: Sentido! Meia-volta, volver! Descansar! Apresentação do Vídeo CONVIDAMOS TODOS OS BOMBEIROS PRESENTES A CANTAREM A CANÇÃO DO BOMBEIRO, ACOMPANHADOS PELA BANDA DE MÚSICA DO 23º BI. FARÁ USO DA PALAVRA O SR EMILIO DALÇÓQUIO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS E PARANINFO DA 5ª TURMA DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS DE ITAJAÍ FARÁ USO DA PALAVRA O EXMO SR JANDIR BELLINI, PREFEITO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

23 FARÁ USO DA PALAVRA O COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, CORONEL JOSÉ LUIZ MASNIK ENCERRANDO A SOLENIDADE ALUSIVA AO CINQUENTENÁRIO DE INSTALAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS EM ITAJAÍ, A TROPA DESFILARÁ EM CONTINÊNCIA AO COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, CORONEL BM JOSÉ LUIS MASNIK. Serão dados os toques de: - Preparar para o desfile! - Sentido! - Ombro-arma! - Direita-volver! (a guarda-bandeira iniciará a conversão à direita) (o corneteiro deverá verificar se a guarda-bandeira já completou a conversão) - Ordinário-marche! Durante a continência será dado o toque de: Em continência à direita! Os comandos de "olhar à direita" e "olhar frente" serão dados a voz. Desfile ANTES DE ENCERRARMOS ESTA SOLENIDADE, GOSTARÍAMOS DE REGISTRAR O GRANDE APOIO RECEBIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, AUXILIANDO NA LOGÍSTICA E NO PLANEJAMENTO DESTA SOLENIDADE, E DOS INCANSÁVEIS TRABALHOS E ESFORÇOS DA SECRETARIA DE OBRAS E DA SUBPREFEITURA DO BAIRRO FAZENDA, QUE VIABILIZARAM TODA A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DESTE PÁTIO,

24 INCLUSIVE COM A DRENAGEM, ATERRAMENTO E TERRAPLANAGEM, SENDO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA O SUCESSO DESTE EVENTO. FALTAM-NOS PALAVRAS PARA AGRADECER TAMANHA DEDICAÇÃO E COMPANHEIRISMO ENVIDADOS À NOSSA CORPORAÇÃO. TAMBÉM QUEREMOS AGRADECER A CORAL, QUE FEZ A DOAÇÃO DA TINTA PARA QUE PUDÉSSEMOS REVITALIZAR A FACHADA EXTERNA E MUROS DO QUARTEL, ALÉM DA BANDA DE MÚSICA DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, DE BLUMENAU, QUE TORNOU AINDA MAIS ESPECIAL A NOITE DE HOJE. ENCERRADA A SOLENIDADE, EM NOME DO COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, CORONEL BM JOSÉ LUIZ MASNIK, AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS, CONVIDANDO-OS PARA ACOMPANHAREM O BATISMO DOS BOMBEIROS COMUNITÁRIOS FORMANDOS E DOS BOMBEIROS MILITARES E COMUNITÁRIOS PROMOVIDOS. NA SEQUÊNCIA, SERÁ OFERECIDO NAS DEPENDÊNCIAS DA PISCINA DESTE QUARTEL, UM COQUETEL. TODOS TENHAM UMA ÓTIMA NOITE.

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 3ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR 1 BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR. ROTEIRO DA FORMATURA DO CFSd 2011/ 2012-4

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 3ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR 1 BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR. ROTEIRO DA FORMATURA DO CFSd 2011/ 2012-4 POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 3ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR 1 BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR ROTEIRO DA FORMATURA DO CFSd 2011/ 2012-4 Data: 14AGOSTO12 terça-feira Hora: 1600h Local: 1 BPM 1600h RECEPÇÃO

Leia mais

LEI N 951, DE 18 DE MARÇO DE 2003

LEI N 951, DE 18 DE MARÇO DE 2003 LEI N 951, DE 18 DE MARÇO DE 2003 Dispõe sobre as Normas do Cerimonial Público e Ordem de Precedência no Município de Bonito-MS., e dá outras providências. Autor: Luemir do Couto Coelho O Prefeito Municipal

Leia mais

Data: / / Local: Documento de Origem:

Data: / / Local: Documento de Origem: POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SUBCOMANDO GERAL COORDENAÇÃO DE CERIMONIAL SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES PM Data: / / Local: Documento de Origem: 1º ATO

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEDALHA ALFERES MORAES SANTOS

ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEDALHA ALFERES MORAES SANTOS ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEDALHA ALFERES MORAES SANTOS ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DECRETO Nº 18.430 São Luís, 03 de dezembro de 2001. Regulamenta o art. 158, da

Leia mais

FÓRUM TEMÁTICO DE SEGURANÇA PÚBLICA

FÓRUM TEMÁTICO DE SEGURANÇA PÚBLICA FÓRUM TEMÁTICO DE SEGURANÇA PÚBLICA HISTÓRICO O Serviço de bombeiros em Santa Maria, é originário da Estação de Bombeiros de Santa Maria, criada em 16 Mar 1955 e instalada provisoriamente nas dependências

Leia mais

PROJETO DE LEI. c) Quadro de Oficial Auxiliar Bombeiro Militar (QOABM): - 44 (quarenta e quatro) Capitães.

PROJETO DE LEI. c) Quadro de Oficial Auxiliar Bombeiro Militar (QOABM): - 44 (quarenta e quatro) Capitães. PROJETO DE LEI Fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Art. 1º O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul é fixado em 6.925 (seis mil novecentos

Leia mais

ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade

ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade Portal da Propaganda 27 de maio de 2010 ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade A Associação Brasileira de Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (ABAP-MG) premiou ontem (25),

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.01/2010 Dispõe sobre Procedimentos para as Solenidades de Colação de Grau O Conselho

Leia mais

Manual de Formatura. Manual de Formatura NOVA Faculdade

Manual de Formatura. Manual de Formatura NOVA Faculdade Manual de Formatura Direção Diretora Executiva Renata Carla Castro Diretor Geral Pablo Bittencourt Diretor Acadêmico Ricardo Medeiros Ferreira Este manual tem a finalidade de orientar os procedimentos

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEDALHA SERVIÇO BOMBEIRO MILITAR ESTADO DO MARANHÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DECRETO Nº 18.428 São Luís, 03 de dezembro de 2001. Regulamenta o art. 158,

Leia mais

LEI Nº. 602/2015, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015.

LEI Nº. 602/2015, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015. LEI Nº. 602/2015, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015. DISPÕE SOBRE FIXAÇÃO DE REGRAS PARA PROMOÇÃO DO ESPORTE NO MUNICÍPIO DE MATADE SÃO JOÃO-BA. O Prefeito Municipal de Mata de São João, Estado da Bahia, faz saber

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento O Ten Cel PM Enicodemos Lopes do Nascimento ingressou na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1988. Já serviu no 3º BPM de Diamantina, foi Chefe da Seção de Apoio Logístico do Centro

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 316/2015 Deputado(a) Enio Bacci CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 316/2015 Deputado(a) Enio Bacci CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 21 de agosto de 2015. PRO 1 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 316/2015 Deputado(a) Enio Bacci Dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nr 256-15-DE/CBMSC (Processo Nr 293-15-DE) SELEÇÃO PARA O MÓDULO DE INSTRUÇÃO GERAL PARA

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Colação de Grau Solene

APRESENTAÇÃO. Colação de Grau Solene 1 APRESENTAÇÃO A Solenidade de Colação de Grau ou Formatura é um dos momentos mais importantes para a comunidade acadêmica, pois concretiza o trabalho desenvolvido durante o período de estudos na faculdade

Leia mais

CincoPontoCinco. PMMG já tem novo Comandante-Geral. Jornal Eletrônico

CincoPontoCinco. PMMG já tem novo Comandante-Geral. Jornal Eletrônico Jornal Eletrônico CincoPontoCinco CincoPontoCinco Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição Especial - 09 de janeiro de 2015 PMMG já tem novo Comandante-Geral Tomaram posse em solenidade na manhã

Leia mais

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VII, do artigo 89, da Constituição Estadual,

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VII, do artigo 89, da Constituição Estadual, P O D E R E X E C U T I V O DECRETO Nº 10.529 DE 29 DE OUTUBRO DE 2.001 D i s p õ e s o b r e a M e d a l h a I M P E R A - D O R D O M P E D R O I I n o C o r p o d e B o m b e i r o s M i l i t a r d

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

PROGRAMA DE APREDIZAGEM NO IFRN

PROGRAMA DE APREDIZAGEM NO IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE APREDIZAGEM NO IFRN

Leia mais

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM 1. O Estágio Profissional O Estágio Profissional de Advocacia é semelhante ao estágio em um escritório de Advocacia

Leia mais

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes O SR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR (PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes da nossa Mesa que, neste momento, estão dividindo

Leia mais

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras)

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras) - REGIMENTO - Considerando que, a Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19.º, n.º 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais de educação; Considerando

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015

PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015 PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. LUIS FERNANDO SCHMIDT, Prefeito Municipal de Lajeado, Estado do Rio Grande

Leia mais

Prêmio Servidor Cidadão

Prêmio Servidor Cidadão Prêmio Servidor Cidadão REGULAMENTO 10 ª Edição A Secretaria de Administração do Estado da Bahia torna público o Regulamento da 10ª Edição do Prêmio Servidor Cidadão. O Prêmio será regido de acordo com

Leia mais

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE Em Pauta / 1769 Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013 244º Aniversário de criação do HCE O Hospital Central do Exército comemorou o seu 244º aniversário no dia 22

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2004

PROJETO DE LEI N O, DE 2004 PROJETO DE LEI N O, DE 2004 (Do Sr. Wladimir Costa) Dispõe sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Relatório Final da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Piraí RJ.

Relatório Final da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Piraí RJ. PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO - CMI P.A.I. PONTO DE APOIO AO IDOSO Inaugurado numa quinta-feira, o novo ano no Calendário Gregoriano,

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE Centro de Formação da Polícia em Comoro, Díli 27 de Março

Leia mais

I. DA COLAÇÃO DE GRAU E COMISSÃO DE FORMATURA 1) O

I. DA COLAÇÃO DE GRAU E COMISSÃO DE FORMATURA 1) O COLAÇÃO DE GRAU O presente documento tem por objetivo orientar os acadêmicos quanto as normas e procedimentos relativos a Colação de Grau dos Cursos de Graduação do Instituto de Ensino Superior de Londrina

Leia mais

Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá

Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá 1 Esta norma regulamenta a realização dos eventos institucionais e oficiais da Universidade Federal de Itajubá, padronizando

Leia mais

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei.

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei. LEI Nº 1.947, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a premiar os Profissionais da Educação Básica, na categoria de Gestor e Professor, da Rede Municipal de Ensino, que obtiverem experiências

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 011/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 011/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO RESOLUÇÃO Nº 011/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Leia mais

Ministério da Defesa Nacional Marinha. Escola Naval REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DOS CICLOS DE ESTUDOS DA ESCOLA NAVAL

Ministério da Defesa Nacional Marinha. Escola Naval REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DOS CICLOS DE ESTUDOS DA ESCOLA NAVAL Ministério da Defesa Nacional Marinha Escola Naval REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DOS CICLOS DE ESTUDOS DA ESCOLA NAVAL Dezembro 2015 Índice por artigos CAP I Princípios gerais 1 Corpo discente

Leia mais

O PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DE NÍVEL MÉDIO DA BRIGADA MILITAR: a estagnação dos Oficiais Tenentes, um caso pendente de solução.

O PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DE NÍVEL MÉDIO DA BRIGADA MILITAR: a estagnação dos Oficiais Tenentes, um caso pendente de solução. O PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DE NÍVEL MÉDIO DA BRIGADA MILITAR: a estagnação dos Oficiais Tenentes, um caso pendente de solução. I - DESENVOLVIMENTO As polícias militares brasileiras foram instituídas

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 005/2011.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 005/2011. PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 005/2011. Cria a Medalha Delegado José Gilberto Barros Faria em homenagem a policiais civis, agentes penitenciários e demais servidores civis de carreira da segurança pública. A

Leia mais

O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 2.822, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.037 Dispõe sobre a Carreira e o Subsídio dos Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, e adota outras providências. O Governador

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSAD Nº 041/2004. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, na conformidade do Processo nº R- 045/2004, aprovou e eu promulgo a seguinte Deliberação:

DELIBERAÇÃO CONSAD Nº 041/2004. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, na conformidade do Processo nº R- 045/2004, aprovou e eu promulgo a seguinte Deliberação: DELIBERAÇÃO CONSAD Nº 041/2004 Dispõe sobre a Colação de Grau e dá outras providências. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, na conformidade do Processo nº R- 045/2004, aprovou e eu promulgo a seguinte Deliberação:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ MANTENEDORA: INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA CIDADANIA IEC CNPJ: 02.684.150/0001-97 Maringá: Rua dos Gerânios, 1893 CEP: 87060-010 Fone/Fax:

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório e integra as atividades dos cursos superiores e do calendário acadêmico da Faculdade.

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

Programas e Ações Ministério do Esporte

Programas e Ações Ministério do Esporte Ministro do Esporte Aldo Rebelo Secretário Executivo Luis Fernandes Gabinete do Ministro / Assessor Federativo - João Luiz dos Santos Santos Programas e Ações Ministério do Esporte Contato Assessoria Parlamentar

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMATURAS

REGULAMENTO DE FORMATURAS Texto Aprovado CONSU 2008-24 de 24/11/2008 Texto Revisado CONSU 2011-19 de 09/06/2011 Texto Revisado CONSU 2014-01 de 31/03/2014 REGULAMENTO DE FORMATURAS 2014 Sumário Seção I Das Disposições Gerais...

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 179. Mossoró/RN, em 22 de Setembro de 2015. (Terça-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 179. Mossoró/RN, em 22 de Setembro de 2015. (Terça-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 179 Mossoró/RN, em 22

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR 54 1999 de 13/12/1999

LEI COMPLEMENTAR 54 1999 de 13/12/1999 LEI COMPLEMENTAR 54 1999 de 13/12/1999 Dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG - e dá outras providências. O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,

Leia mais

MANUAL de FORMATURA UCPEL MANUAL DE FORMATURA

MANUAL de FORMATURA UCPEL MANUAL DE FORMATURA MANUAL DE FORMATURA INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura da Universidade Católica de Pelotas

Leia mais

Quadros de Valor e de Excelência. C e n t r o d e E s t u d o s d e F á t i m a. Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência

Quadros de Valor e de Excelência. C e n t r o d e E s t u d o s d e F á t i m a. Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência Quadros de Valor e de Excelência C e n t r o d e E s t u d o s d e F á t i m a Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência Centro de Estudos de Fátima Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência

Leia mais

Resolução nº 68, de 31 de maio de 1995. R E S O L V E

Resolução nº 68, de 31 de maio de 1995. R E S O L V E Resolução nº 68, de 31 de maio de 1995. O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, no uso de suas atribuições legais. R E S O L V E Aprovar, no âmbito do Poder Judiciário Estadual, as Normas

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

PARECER COREN-SP 004/2015 CT PRCI n 2339/2015

PARECER COREN-SP 004/2015 CT PRCI n 2339/2015 1 PARECER COREN-SP 004/2015 CT PRCI n 2339/2015 Ementa: Atuação de Enfermeiro na função de assessor/consultor em empresa de produtos médico-hospitalares. 1. Do fato Solicita-se esclarecimento se o enfermeiro

Leia mais

MENSAGEM Nº 02/10. Senhor presidente,

MENSAGEM Nº 02/10. Senhor presidente, MENSAGEM Nº 02/10 Senhor presidente, Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, a fim de ser submetido à deliberação dessa augusta Câmara Municipal, o incluso Projeto de Lei que institui o Programa

Leia mais

GUIA DE CERTIFICAÇÃO. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília-DF. Guia de Certificação Exame Nacional do Ensino Médio Enem

GUIA DE CERTIFICAÇÃO. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília-DF. Guia de Certificação Exame Nacional do Ensino Médio Enem GUIA DE CERTIFICAÇÃO Exame Nacional do Ensino Médio Brasília-DF MAIO/2015 Guia de Certificação Equipe técnica Diretoria de Avaliação da Educação Básica Alexandre André dos Santos Alessandro Borges Tatagiba

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PODER EXECUTIVO Governo do Município de Tobias Barreto

ESTADO DE SERGIPE PODER EXECUTIVO Governo do Município de Tobias Barreto Poder Executivo Lei Ordinária Sancionada em 27/03/2008 Marly do Carmo Barreto Campos Prefeita Municipal LEI ORDINÁRIA nº 0849/2008 DE 27 de março de 2008 (do PLO 003/2008 autor: Poder Executivo) Institui

Leia mais

CEVA Logistics Ltda.

CEVA Logistics Ltda. CEVA Logistics Ltda. Introdução Ação: Mobilização dos colaboradores CEVA, Motoristas Agregados e Fornecedores de Transporte CEVA, no enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas

Leia mais

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Programa de Incentivo ao Plantio de Mudas e Manutenção de Vias Públicas e Escolas Municipais Para a franquia O Boticário de São Gonçalo

Leia mais

Por iniciativa do Prefeito, com discussão com a comunidade até ser transformado em lei pela Câmara Municipal.

Por iniciativa do Prefeito, com discussão com a comunidade até ser transformado em lei pela Câmara Municipal. Nossa Betim na Câmara Setembro-2015 Neste relatório mensal de acompanhamento do Legislativo vamos conhecer um pouco mais sobre algumas ações importantes dos legisladores no município, além dos projetos

Leia mais

Vitória, 07 de dezembro de 2011. Mensagem nº. 273/2011. Senhor Presidente:

Vitória, 07 de dezembro de 2011. Mensagem nº. 273/2011. Senhor Presidente: Vitória, 07 de dezembro de 2011 Mensagem nº. 273/2011 Senhor Presidente: Encaminho a essa Casa de Leis Projeto de Lei Complementar que propõe alteração na Lei nº 3.196/1978, para permitir a convocação

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 01. O que é o FASPM e qual a sua finalidade? O Fundo de Atendimento à Saúde dos Policiais Militares do Paraná constitui-se num instrumento de natureza patrimonial e contábil com a

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU. Art. 2º Em hipótese alguma haverá dispensa de Colação de Grau.

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU. Art. 2º Em hipótese alguma haverá dispensa de Colação de Grau. REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Art. 1º A Colação de Grau é ato oficial, público e obrigatório para os acadêmicos que tenham concluído integralmente um Curso de Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

Ampliar os serviços prestados pelas bibliotecas públicas à comunidade. Integrar a biblioteca pública com sua comunidade.

Ampliar os serviços prestados pelas bibliotecas públicas à comunidade. Integrar a biblioteca pública com sua comunidade. CHAMAMENTO PARA AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA PARTICIPAREM DO PROJETO AGENDA CIDADÃ NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO SISEB A Secretaria de Estado da Cultura torna público

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA 12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no Programa

Leia mais

Quartel em Mossoró/RN, 25 de março de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 056. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte:

Quartel em Mossoró/RN, 25 de março de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 056. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte: =001= ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL - I 2º BATALHÃO DE

Leia mais

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H O que é PBQP-H? O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09 INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng. Mário Lino Cerimónia de Abertura do WTPF-09 Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2009 (vale a versão

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 Institui o Projeto Estadual de Auxílio Permanência aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica das Universidades Públicas Estaduais da Bahia e dá outras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL "Amazônia: Patrimônio dos Brasileiros"

GOVERNO DO ESTADO POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL Amazônia: Patrimônio dos Brasileiros NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 001/PM-3/2014 REGULA OS PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO E INDICAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DA PMRR, PARA O II CURSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003 LEI Nº 558/2003 CRIA O CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, ESTABELECE ATRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 1 ÍNDICE CRONOGRAMA ------------------------------------------------------------------------------- 3 CATEGORIAS -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

LINGUAGEM ACADÊMICA Aluno especial/avulso Aluno regular Avaliação do rendimento escolar Avaliação institucional da educação superior brasileira.

LINGUAGEM ACADÊMICA Aluno especial/avulso Aluno regular Avaliação do rendimento escolar Avaliação institucional da educação superior brasileira. LINGUAGEM ACADÊMICA Após o ingresso na Universidade, o aluno de graduação deve tomar conhecimento de alguns termos que passarão a fazer parte do seu cotidiano. Aluno especial/avulso. Poderá ser concedida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS 4 8 DE DEZEMBRO DE 2011 ANO XVIII N 0 2173 Editais Pinhais PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS Editais Pinhais ANO XVIII N 0 2173 8 DE DEZEMBRO DE 2011 5 Unidade da Borda do Campo vai receber academia da saúde

Leia mais

O presente resumo não dispensa a leitura atenta do Parecer anexo.

O presente resumo não dispensa a leitura atenta do Parecer anexo. Recomendações Jurídico-Trabalhistas Interessados: Federação das Associações de Arrozeiros do Estado Rio Grande do Sul Federarroz e Outros Assunto: Resumo Referente Às Obrigações Patronais Trabalhistas

Leia mais

Unidade Responsável: Procuradoria Geral de Justiça

Unidade Responsável: Procuradoria Geral de Justiça 1.Objetivo do Projeto Promover a conscientização individual e coletiva para a prevenção e o combate à corrupção na sociedade paranaense, fomentando uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em

Leia mais

COMANDO OPERACIONAL DE BOMBEIROS DIVISÃO OPERACIONAL. ORDEM DE SERVIÇO NR 3026/2012 Div. Op.

COMANDO OPERACIONAL DE BOMBEIROS DIVISÃO OPERACIONAL. ORDEM DE SERVIÇO NR 3026/2012 Div. Op. COMANDO OPERACIONAL DE BOMBEIROS DIVISÃO OPERACIONAL ORDEM DE SERVIÇO NR 3026/2012 Div. Op. REGULA O TREINAMENTO BÁSICO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL E SISTEMA DE COMANDO DE OPERAÇÕES (SCO) DO 1º AO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia Caro(a) Estudante(a) Baseado no Regulamento do Curso, o Manual do Estudante da Graduação de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ocidemnte ISEO resumido

Leia mais

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização.

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O projeto O índio e a sociedade não-índia é cadastrado na PROEC

Leia mais

P Prefeitura Municipal Paulínia Secretaria de Educação

P Prefeitura Municipal Paulínia Secretaria de Educação INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL 02/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ALUNOS PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM

Leia mais

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único:

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único: PROJETO DE LEI N o, DE 2010 (Do Sr. Pedro Chaves) Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para regulamentar a EC nº 63/10, instituir o piso salarial profissional nacional, as Diretrizes do Plano

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT

REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT REGULAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT MANTIDA PELA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS - FEMC TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS,

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente, Sras. Deputadas e Srs.

Excelentíssimo Senhor Presidente, Sras. Deputadas e Srs. PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO ASSUMÇÃO 02 DE ABRIL DE 2009 Deputados: Excelentíssimo Senhor Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Em trâmite perante a Comissão de Constituição e Justiça e de

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU MARÇO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

COLAÇÃO DE GRAU MARÇO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA COLAÇÃO DE GRAU MARÇO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA # O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes

Leia mais

NORMA TÉCNICA 39/2014

NORMA TÉCNICA 39/2014 ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 39/2014 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS DE VENDA/REVENDA, MANUTENÇÃO E/OU RECARGA DE EXTINTORES DE INCÊNDIO, DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº... (Autoria: Poder Executivo) CAPÍTULO I DA CARREIRA

PROJETO DE LEI Nº... (Autoria: Poder Executivo) CAPÍTULO I DA CARREIRA PROJETO DE LEI Nº... (Autoria: Poder Executivo) Dispõe sobre a carreira Assistência à Educação do Distrito Federal e dá outras providências CAPÍTULO I DA CARREIRA Art. 1. Carreira Assistência à Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Instrução normativa Nº 01/2011 Revoga a Instrução Normativa N 02/2008 da comissão

Leia mais