ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA VALOR E ALTERAÇÕES DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES DAS EXTREMIDADES NAS HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA VALOR E ALTERAÇÕES DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES DAS EXTREMIDADES NAS HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS"

Transcrição

1 128 VALOR E ALTERAÇÕES DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES DAS EXTREMIDADES NAS HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS Jairo Ramos (*) Horácio Kneese de Melo (**) Silvio Borges (***) Francisco Sporques (***) São Paulo DERIVAÇÕES UNIPOLARES DAS EXTREMIDADES NAS HIPERTROFIAS VENTRICULARES O emprêgo, cada vez mais difundido, das derivações unipolares das extremidades leva-nos a procurar estabelecer quais os aspectos apresentados pelo eletrocardiograma assim obtido nos casos em que há alterações do miocárdio. Em outro trabalho estudamos os bloqueios de ramo; neste estudaremos as hipertrofias ventriculares. As derivações foram obtidas pelo processo de Goldberger 1, empregando-se um terminal central sem resistências. HIPERTROFIAS ESQUERDAS Estudamos 32 traçados de indivíduos com hipertrofia ventricular esquerda. Em todos a hipertrofia era evidenciada tanto pelas derivações precordiais múltiplas como pelo exame radiológico, que foi feito sistemàticamente. As idades variaram entre 18 e 68 anos. Posição elétrica do coração - Em todos determinamos a posição elétrica do coração, seguindo as indicações de Wilson e colaboradores 2. Trabalho apresentado ao IV Congresso de Cardiologia, realizado em julho de 1947 na Bahia. (*) Professor Catedrático de Clínica Propedêutica Médica da Escola Paulista de Medicina. (**) Livre-docente de Clínica Propedêutica. (***) Assistentes voluntários do Serviço.

2 HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS 129 A posição mais vêzes encontrada foi a horizontal, seguindo-se, em ordem de freqüência, a intermediária a semi-horizontal, a semivertical e a vertical, como podemos ver no quadro seguinte: Posição elétrica horizontal - 14 casos... 44% Posição elétrica intermediária - 8 casos... 25% Posição elétrica semi-horizontal - 7 casos... 22% Posição elétrica semivertical - 2 casos... 6% Posição elétrica vertical - 11 casos... 3% Essa verificação já é interessante. Um de nós (H. K. M. 3 ), estudando traçados de indivíduos normais, de 1 até 40 anos de idade, encontrou sempre uma incidência muito maior da posição semivertical do que das outras posições elétrica. A porcentagem evidentemente maior de casos com posição horizontal encontrada por nós leva a crer, portanto, que a hipertrofia ventricular esquerda modifica a posição elétrica do coração, levando-o freqüentemente à posição horizontal. * * * A seguir descreveremos os tipos de curvas obtidas, separando os traçados conforme as posições elétricas. Posição vertical - Nesse grupo encontramos sòmente 1 caso (traçado n.º 1), o que faz com que não possamos tirar conclusões a seu respeito. Descreveremos, entretanto, os acidentes apresentados por êsse traçado. - avr Apresentou-se com o aspecto rs, medindo a onda r 0,5 mm e a S, 18 mm de amplitude. A onda T era positiva. - avl - Nessa derivação havia onda R com 3,5 mm e onda S com 10 mm de amplitude, sendo a onda T positiva, - avf - Apresentou onda Q profunda, com 5 mm de amplitude, seguida de grande onda R. com 37 mm. A onda T era negativa. Vemos assim que as anomalias encontradas foram: onda S de amplitude exagerada em avr, com onda T também de direção anormal: onda R muito ampla em avf, com T negativa.

3 130 O aspecto das unipolares das extremidades explica a ausência e desvio do eixo elétrico para a esquerda nas derivações clássicas, pois a grande onda positiva em avf faz com que o complexo QRS seja positivo em DIII (D III = VF-VR). Como já dissemos, o fato de encontrarmos sòmente em 1 caso posição elétrica vertical faz com que não possamos tirar qualquer conclusão, forçando-nos a descrever sòmente o traçado, sem maiores comentários. Posição elétrica semivertical - Sòmente em 2 casos encontramos posição elétrica semivertical. Traçado 1 26 anos. Insuficiência aórtica reumática. Posição elétrica vertical com sinais de hipertrofia E em avf.

4 HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS avr - Nos 2 casos o complexo ventricular inicial apresentou o mesmo aspecto, sendo composto da pequena onda R seguida da onda S profunda. A amplitude máxima da R foi 1,3 mm e da S 16 mm Ambos os valores estão nos limites da normalidade. A onda T apresentou-se negativa em 1 caso e positiva no outro. - avl - Nos dois casos o complexo QRS era composto de duas ondas, R e S, sendo as amplitudes máximas de 6 mm para R e 4 mm para S. A onda T foi positiva em um caso e negativa em outro. - avf - O complexo QRS em VF apresentou onda Q sòmente em um caso e em nenhum havia onda S. A onda R apresentou amplitude de acima dos limites normais em um caso (20 mm). Quanto à onda T foi negativa em um dos casos e positiva no outro Como no grupo anterior, o pequeno número de traçados com posição elétrica semivertical não nos permite tirar qualquer conclusão a seu respeito. As anomalias encontradas foram: onda T positiva em avr em um caso; amplitude exagerada de R em a F e onda T negativa em um caso. Posição elétrica intermediária - encontramos 8 casos em que a posição elétrica era intermediária (25%). Passaremos a descrever as principais ocorrências nas 3 derivações unipolares das extremidades. - AVR - Em 4 casos o complexo QRS apresentou pequena onda R inicial, com amplitude de 1 a 2 mm, seguida de S profunda, de amplitude entre 17,5 e 19 mm. Nos casos restantes o complexo era composto de uma única onda negativa, QS, cuja amplitude variou entre 5,5 e 14 mm. A onda T apresentou-se negativa em 4 casos, positiva em 3 e isoelétrica em um. - AVL - Em 4 casos o complexo QRS apresentou sòmente uma onda R; em 5 casos havia onda R proeminente, seguida de pequena onda S e sòmente em um caso encontramos pequena onda da Q, seguida de onda R proeminente. As amplitudes das diferentes ondas foram: Q-O, 5 mm.; R, de 3,5 a 11 mm; S, de 2 a 6 mm.

5 132 Encontramos onda T positiva em metade dos casos (4 casos) e negativa na outra metade. Os vários componentes do complexo QRS apresentaram-se, portanto, dentro dos limites da normalidade. A onda T, entretanto, apresentou-se negativa em metade dos casos, na presença de um complexo QRS positivo, o que constitui geralmente onda patológica. - AVF - Em 5 dos 8 casos estudados havia onda Q em avf, variando a sua amplitude entre 1,5 e 3,5 mm. A onda R apresentou valores entre 3 e 14 mm. Em sòmente 2 casos havia onda S, com amplitudes de 0,5 e 2 mm. A onda T foi positiva em 6 casos, isoelétrica em um e negativa sòmente em um. Os achados foram, portanto, inexpressivos em avf, nos corações de posição elétrica intermediária. Posição elétrica semi-horizontal - Em 7 casos encontramos posição elétrica semi-horizontal (22%). Descreveremos as 3 derivações separadamente. -avr - Em 4 casos (57%) o complexo QRS era constituído por uma única onda negativa, QS, cuja amplitude variou entre 8 e 12 mm. Em dois casos havia pequena onda positiva inicial com 1mm de amplitude, seguida da onda S profunda, com 12 e 13 mm. No caso restante havia onda Q com 10 mms., seguida da onda R com 2 mm. de amplitude. A onda T apresentou-se positiva em 3 casos e isoelétrica em um. Nos restantes era negativa. Comparando com os achados normais 3, vemos que há uma grande incidência de onda QS, assim como chama a atenção não têrmos encontrado onda R, presente em quase 40% dos traçados normais. Também a presença da onda T positiva em perto de metade dos casos constitui achado patológico. - avl - Em avl encontramos onda R proeminente, com amplitude entre 9 e 13 mm., precedida por onda Q em 5 casos (71%), com amplitude entre 0,5 e 2,5 mm. Em apenas um caso havia onda S, com amplitude de 1 mm. A onda T foi negativa em 6 casos (85%), e positiva sòmente em um. O achado patológico principal foi, portanto, a grande incidência de ondas T negativas, o que não ocorre em indivíduos normais. A

6 HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS 133 amplitude de vários componentes do complexo ventricular inicial apresentou-se dentro dos limites da normalidade. - avf - Em avf não encontramos onda Q em nenhum caso. Em 6 casos o complexo QRS era constituído pelas ondas R e S, havendo uma segunda onda R em um. A onda T apresentou-se positiva sempre. Nada encontramos, portanto, de especial em avf nos traçados em que havia posição elétrica semi-horizontal. Posição elétrica horizontal - Em 6 casos encontramos posição: elétrica horizontal (44%) (traçado nº 2). -avr - Em 6 casos havia uma única onda negativa, QS, com amplitude entre 4 e 10 mm; em 6 casos havia onda Q, com amplitude entre 3 e 12 mm, seguida da onda R pequena, com amplitude entre 1 e 1,5 mm., e sòmente uma vez com 3 mm. Nos dois casos restantes havia pequena onda positiva inicial R, não atingindo amplitudes maiores do que 1 mm. seguidas de onda S profunda, com 6 e 14 mm. Em 8 casos a onda T era negativa; em 4, positiva e em 2, bifásica. Vemos, assim, que o complexo ventricular inicial nada apresentou de especial nessa derivação. Sòmente a onda T é que apresentou direção anormal em 6 casos (42%). - avl - O complexo ventricular em avl, nos corações elètricamente horizontais, apresentou-se, na maior parte dos casos, com o aspecto qr (10 casos - 71%.) A onda Q apresentou amplitude variável entre 0,5 e 4 mm. e a onda R, entre 4 e 25 mm., tendo mais de 9 milímetros (valor máximo normal) em 12 casos, isto é, em 85%. Sòmente em um caso havia onda S, com 0,5 mm. de amplitude. Nesse caso havia também onda Q, sendo o complexo do tipo qrs. A onda T apresentou-se negativa em 11 casos (78%). Os achados principais nessa derivação foram, portanto: ocorrência freqüente de onda Q, em 4 casos com amplitude acima dos valores normais; presença de onda R de grande amplitude; onda T negativa na maioria dos casos.

7 134 Traçado 2 Hipertensão arterial. Posição elétrica horizontal com sinais de hipertrofia E em avl. - avf En avf o complexo ventricular inicial apresentou o aspecto rs, com uma única exceção em que havia sòmente uma onda negativa, QS. A amplitude de R variou entre 1 e 8 mm, sendo que no caso em que havia onda R com 8 mm, era ela seguida de

8 HIPERTROFIAS VENTRICULARES ESQUERDAS 135 grande onda S, com 14 mm. A onda S apresentou amplitude máxima de 19 mm No caso em que havia onda QS, essa media 10 mm. A onda T apresentouse positiva em todos os casos. COMENTÁRIO E CONCLUSÕES Descritas assim, nos seus detalhes os tipos de complexos ventriculares encontrados nas derivações unipolares das extremidades, nos casos de hipertrofia ventricular esquerda, vejamos as conclusões de ordem prática que dêste estudo podemos tirar. Em relação a avr o complexo QRS apresentou algumas diferenças conforme a posição elétrica. Assim, não encontramos onda Q nos casos com posição elétrica vertical, semivertical e intermediária, havendo sòmente em um caso com posição semi-horizontal. Nos casos de posição horizontal, por outro lado, a negatividade do complexo QRS era produzida por onda Q profunda em 6 casos (42%). Quer dizer que difere o tipo de onda positiva encontrado nas várias posições: nos corações de posição elétrica vertical, semivertical e intermediária, a onda positiva é precoce, sendo a negatividade do complexo produzida por uma onda S profunda; na posição horizontal a onda positiva é tardia, sendo negatividade produzida por uma onda Q. Na posição semi-horizontal a maioria dos casos não apresentou onda positiva, sendo o complexo representado por uma única onda negativa QS. Talvez êsses fatos possam ser explicados da seguinte maneira: A onda R de pequena amplitude aparecendo precocemente nos corações elètricamente verticais, semiverticais e intermediários seria produzida pela passagem da excitação através do septo interventricular, estando a raiz do braço direito em posição tal que a ela se transmitiria o potencial positivo do dipolo de excitação. À medida que o coração se torna mais horizontal, deixaria o septo de influenciar o braço direito, surgindo uma onda R tardia que talvez seja produzida pela porção mais alta da parede do ventrículo esquerdo, que assim passaria a influenciar o braço direito pela sua superfície epicárdica. De fato, se nos reportarmos ao esquema de Lewis, dos tempos de chegada da excitação na superfície epicárdica do ventrículo esquerdo, veremos que a última a receber o estímulo é a porção alta da parede ventricular. Verificamos ainda em avr uma incidência grande de ondas T positivas (14 casos 43%.) Quanto a avl, nada encontramos de característico nas posições vertical e semivertical. Nas demais, entretanto, há um aspecto bastante sugestivo de hipertrofia esquerdo, constituído por um complexo inicial de tipo qb, com onda R de grande amplitude e onda T oposta.

9 136 Êsse aspecto é bem mais evidente na posição horizontal, que constitui posição elétrica mais comum na hipertrofia ventricular esquerda. Em relação a avf, nas posições vertical e semivertical, embora o número de casos seja pequeno, parece que uma onda Q seguida da onda R muito ampla, com T oposta, sugere hipertrofia esquerda. Nas posições intermediária e semihorizontal nada encontramos de característico. Na posição horizontal, o aspecto, em quase todos os nossos casos, foi o de uma onda R seguida de S muito ampla, com T positiva. RESUMO Foram estudados 32 eletrocardiogramas de indivíduos com evidente hipertrofia ventricular esquerda, evidenciada pelos exames clínico e radiológico, assim como pelas derivações precordiais. Em todos foram obtidos traçados de três tipos: derivações clássicas, unipolares das extremidades e precordais múltiplas. São descritos os vários complexos do eletrocardiograma, separados em grupos conforme a posição elétrica. Em relação a avr, verificaram que nos corações elètricamente verticais, semiverticais e intermediários, a pequena onda positiva que surge em geral é precoce, sendo a negatividade dada por uma onda S; nos de posição semi-horizontal não encontraram, de modo geral, qualquer onda positiva; nos de posição horizontal havia quase sempre uma pequena onda positiva tardia, sendo a negatividade do complexo constituída por uma onda Q. Concluem que a onda R inicial dos corações verticais, semiverticais e intermediários deve ter origem no septo interventricular, ao passo que a onda tardia dos corações horizontais deve provir da superfície epicárdica do ventrículo esquerdo na sua porção mais alta. Em relação a avl e avf, variam o seu aspecto conforme a posição elétrica. Acham ser característico de hipertrofia esquerda um complexo de tipo qr, com grande onda R e T oposta, que surge em avl, ou em avf, conforme a posição elétrica do coração. BIBLIOGRAFIA 1. Goldberger, E.: A simple, indifferent electrocardiogram electrode of zero potential and a technique of obtaining angmented unipolar extremits leads, Am. Heart J., 23: 483, Wilson, F. N., Johnston, F. D., Rosembaum, F. F., Erlanger, H., Kossinan, C. E., Hecht, H., Cotrim, N., Menezes de Oliveira, R., Scarsi, R., Barker, P. S.: The precordial electrocardiogram, Am. Heart 1, 27: 19, Kneese de Melo, H.: Derivações unipolares das extremidades, contribuição ao estudo dos seus aspectos normais. Tese de Livre Docência, 1947.

HORACIO KNEESE DE MELO*

HORACIO KNEESE DE MELO* ASPECTOS NORMAIS DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES 237 ASPECTOS NORMAIS DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES DAS EXTREMIDADES HORACIO KNEESE DE MELO* O emprêgo cada vez mais difundido das derivações unipolares das extremidades

Leia mais

ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA

ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA 322 ESTUDO COMPARATIVO DOS TRÊS TIPOS DE DERIVAÇÕES ELETROCARDIOGRÁFICAS (CLÁSSICAS, UNIPOLARES DAS EXTREMIDADES E PRECORDIAIS MÚLTIPLAS) EM RELAÇÃO AOS EXAMES CLÍNICO E RADIOLÓGICO Jairo Ramos * Horácio

Leia mais

Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho

Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho Anatomia cardíaca Coração Anatomia cardíaca Coração Coração Coração Nó Sinoatrial Coração elétrico

Leia mais

O ECG NORMAL - ELETROFISIOLOGIA

O ECG NORMAL - ELETROFISIOLOGIA O ECG NORMAL - ELETROFISIOLOGIA O ECG NORMAL DA CRIANÇA O ECG do recém-nascido reflete as repercussões hemodinâmicas sobre o ventrículo direito na vida intra-uterina e as alterações anatomofisiológicas

Leia mais

O Processo de Enfermagem aplicado ao Sistema Cardiovascular

O Processo de Enfermagem aplicado ao Sistema Cardiovascular Curso preparatório para Concursos - ENFERMEIRO - 2012 O Processo de Enfermagem aplicado ao Sistema Cardiovascular Prof. Fernando Ramos - Msc 1 Eletrofisiologia e Eletrocardiografia cardíaca O Eletrocardiograma

Leia mais

Interpretação do eletrocardiograma. Prof.: Aguinaldo Alves Deão

Interpretação do eletrocardiograma. Prof.: Aguinaldo Alves Deão Interpretação do eletrocardiograma Prof.: Aguinaldo Alves Deão Interpretação do eletrocardiograma Sumário 1. Revisão anatomofisiológica do coração. 2. Sistema de condução elétrica do coração. 3. A formação

Leia mais

Atlas de Eletrocardiograma

Atlas de Eletrocardiograma Ary L. Goldberger Os eletrocardiogramas (ECG) neste atlas suplementam aqueles ilustrados no Cap. 228. As interpretações buscam enfatizar os achados específicos que tenham valor pedagógico. Todas as figuras

Leia mais

Registro dos eventos elétricos. Base do ECG. O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca.

Registro dos eventos elétricos. Base do ECG. O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca. ECG Registro dos eventos elétricos Base do ECG O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca. Reflete a atividade do coração e fornece informações sobre

Leia mais

Registro dos eventos elétricos. Base do ECG. O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca.

Registro dos eventos elétricos. Base do ECG. O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca. ECG Registro dos eventos elétricos Base do ECG O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca. Reflete a atividade do coração e fornece informações sobre

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso É TÃO FREQUENTE OS PROBLEMAS CARDÍACOS EM CÃES? Tipos de músculo Músculo estriado esquelético Músculo estriado

Leia mais

Serve como um valioso instrumento para o diagnóstico de várias patologias cardíacas e distúrbios hidroeletrolítico.

Serve como um valioso instrumento para o diagnóstico de várias patologias cardíacas e distúrbios hidroeletrolítico. ECG ECG É o registro dos fenômenos elétricos do coração registrado por um aparelho chamado eletrocardiográfo. Impulso elétrico passa pelo coração onde e se propaga para tecidos adjacentes que circundam

Leia mais

Serviço de Fisiologia

Serviço de Fisiologia Serviço de Fisiologia Aula Teórica-Prática: Electrocardiograma Características do ECG exame não invasivo, barato e versátil útil para avaliar orientação anatómica do coração dimensões relativas das diversas

Leia mais

ELECTROCARDIOGRAMA EFEITO DA DIRECÇÃO DA ONDA DE DESPOLARIZAÇÃO NAS DEFLECÇÕES DO E.C.G.

ELECTROCARDIOGRAMA EFEITO DA DIRECÇÃO DA ONDA DE DESPOLARIZAÇÃO NAS DEFLECÇÕES DO E.C.G. ELECTROCARDIOGRAMA O E.C.G. permite registar um certo número de deflecções positivas ou negativas em relação à linha de base isoeléctrica; tais deflecções estão associadas à onda de excitação que se espalha

Leia mais

Carlos Alberto Pastore Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP. Diretor de Serviços Médicos do Incor-HC-FMUSP.

Carlos Alberto Pastore Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP. Diretor de Serviços Médicos do Incor-HC-FMUSP. AUTORES Nelson Samesima Eletrofisiologista. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Médico Supervisor do Serviço de Eletrocardiologia do Incor-HC- -FMUSP. Carlos Alberto Pastore Livre-docente

Leia mais

Atlas das Arritmias Cardíacas

Atlas das Arritmias Cardíacas Ary L. Goldberger Os eletrocardiogramas neste atlas suplementam aqueles ilustrados nos Caps. 232 e 233. As interpretações buscam enfatizar os achados específicos que tenham valor pedagógico. Todas as figuras

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

Carlos Alberto Pastore Nelson Samesima Rafael Munerato CMY

Carlos Alberto Pastore Nelson Samesima Rafael Munerato CMY folha de rosto.pdf 1 09/02/15 11:43 Carlos Alberto Pastore Nelson Samesima C M Y CM MY CY CMY K 5ª5ªedição 5ª edição edição AUTORES Nelson Samesima Eletrofisiologista. Doutor em Cardiologia pela Faculdade

Leia mais

Noções básicas de eletrocardiografia e principais aplicações na toxicologia

Noções básicas de eletrocardiografia e principais aplicações na toxicologia Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica Léo Augusto da Silva Vinci R4 Cardiologia - UEL 1 2 Introdução Introdução - + 3 Introdução - + 60 Introdução Histórico

Leia mais

Eletrocardiografia Teoria e pratica de interpretação de ritmos sinusais, arritmias e bloqueios de condução

Eletrocardiografia Teoria e pratica de interpretação de ritmos sinusais, arritmias e bloqueios de condução Eletrocardiografia Teoria e pratica de interpretação de ritmos sinusais, arritmias e bloqueios de condução Flávia Regina Ruppert Mazzo Coordenadora do Setor de Eletrocardiograma do Provet Coordenadora

Leia mais

INFARTO DO MIOCÁRDIO COMPLICADO COM BLOQUEIO DE RAMO DIREITO

INFARTO DO MIOCÁRDIO COMPLICADO COM BLOQUEIO DE RAMO DIREITO INFARTO DO MIOCÁRDIO COMPLICADO COM BLOQUEIO DE RAMO DIREITO Prof. Dr. ANDRÉS RICARDO PÉREZ RIERA Professor Colaborador da Faculdade de Medicina do ABC Responsável pelo Setor de Eletrovetorcardiografia

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

CAPÍTULO XIV ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO

CAPÍTULO XIV ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO Atividade Elétrica do Coração 1 CAPÍTULO XIV ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO Antônio Carlos de Souza Spinelli Considerações iniciais A ativação das células do miocárdio produz um potencial elétrico que é

Leia mais

Cardiologia NOÇÕES DE ELETROCARDIOGRAFIA

Cardiologia NOÇÕES DE ELETROCARDIOGRAFIA NOÇÕES DE ELETROCARDIOGRAFIA O ELETROCARDIOGRAMA É O REGISTRO DA ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO Aplicações do Cardiologia Eletrocardiograma Isquemia miocárdica e infarto Sobrecargas (hipertrofia) atriais

Leia mais

Biofísica da circulação

Biofísica da circulação Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório Função Comunicador

Leia mais

Oficina de Interpretação de ECG. Dr. Leandro Dias de Godoy Maia

Oficina de Interpretação de ECG. Dr. Leandro Dias de Godoy Maia Oficina de Interpretação de ECG Dr. Leandro Dias de Godoy Maia Estratégias educacionais para o desenvolvimento de habilidades APRESENTAÇÃO da habilidade DEMONSTRAÇÃO da habilidade PRÁTICA da habilidade

Leia mais

AS ÁREAS MANIFESTAS DO QRST DO ELETROCARDIOGRAMA PRECORDIAL DE CRIANÇAS NORMAIS

AS ÁREAS MANIFESTAS DO QRST DO ELETROCARDIOGRAMA PRECORDIAL DE CRIANÇAS NORMAIS 17 AS ÁREAS MANIFESTAS DO QRST DO ELETROCARDIOGRAMA PRECORDIAL DE CRIANÇAS NORMAIS AUGUSTO MASCARENHAS* JOÃO BAPTISTA FERNANDES Em ocasiões anteriores,7, um de nós tem chamado a atenção para a necessidade

Leia mais

Análise vectorial dum vector de despolarização

Análise vectorial dum vector de despolarização Análise vectorial dum vector de despolarização Uma vez conhecida a posição das derivações no sistema de referência, dado um vector de despolarização A num instante t, é possível determinar a d.d.p. e respectivo

Leia mais

4ª Aula de Electrocardiografia BLOQUEIOS CARDÍACOS & EIXO ELÉCTRICO

4ª Aula de Electrocardiografia BLOQUEIOS CARDÍACOS & EIXO ELÉCTRICO BLOQUEIOS CARDÍACOS & EIXO ELÉCTRICO Bloqueio Sino-Auricular (SA) Bloqueio Auriculo-Ventricular (AV) Bloqueio de ramo Pacemaker auricular pára durante um ciclo e depois retoma a sua actividade normal Estímulo

Leia mais

Emergência Intra-Hospitalar II. Prof Enfermeiro Diogo Jacintho

Emergência Intra-Hospitalar II. Prof Enfermeiro Diogo Jacintho Emergência Intra-Hospitalar II Prof Enfermeiro Diogo Jacintho O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétrica do coração em um aparelho chamado eletrocardiográfico. O Ciclo Cardíaco

Leia mais

CONCEITO E VALOR DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES DOS MEMBROS

CONCEITO E VALOR DAS DERIVAÇÕES UNIPOLARES DOS MEMBROS ü& VISTA L»L MEDICINA Jan. - Fev. - Mar. - Abril 1948 5, r HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SECÇÃO DE ELETROCARDIOGRAFIA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA BIOLÓGICA E

Leia mais

Carlos Alberto Pastore Nelson Samesima Rafael Munerato. 4ª edição

Carlos Alberto Pastore Nelson Samesima Rafael Munerato. 4ª edição Carlos Alberto Pastore Nelson Samesima Rafael Munerato 4ª edição AUTORES Nelson Samesima Eletrofisiologista. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Médico-Assistente do Serviço de Eletrocardiologia

Leia mais

BIOFÍSICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

BIOFÍSICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Biofísica BIOFÍSICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. MSc.

Leia mais

Médico Vet...: REINALDO LEITE VIANA NETO. MICROCHIP/RG..: Data de conclusão do laudo..: 17/12/2018

Médico Vet...: REINALDO LEITE VIANA NETO. MICROCHIP/RG..: Data de conclusão do laudo..: 17/12/2018 TÓRAX Radiografias em projeções látero-lateral (decúbito lateral direito) e ventro-dorsal demonstram: - traquéia cervical e torácica sem sinais de alterações no diâmetro e na radioluscência de sua luz,

Leia mais

O ELETROCARDIOGRAMA NORMAL

O ELETROCARDIOGRAMA NORMAL O ELETROCARDIOGRAMA NORMAL Jr. Ac. Mauro de Deus Passos Prof. Dr. Luiz Fernando Junqueira Universidade de Brasília Disciplina de Fisiologia Médica I Módulo Cardiovascular O eletrocardiograma (ECG) é uma

Leia mais

ESTUDO ESTATÍSTICO DO GRADIENTE VENTRICULAR EM CRIANÇAS NORMAIS

ESTUDO ESTATÍSTICO DO GRADIENTE VENTRICULAR EM CRIANÇAS NORMAIS GRADIENTE VENTRICULAR EM CRIANÇAS NORMAIS 71 ESTUDO ESTATÍSTICO DO GRADIENTE VENTRICULAR EM CRIANÇAS NORMAIS Augusto S. Mascarenhas ( * ) O complexo ventricular (QRS e T) do eletrocardiograma humano não

Leia mais

ECG nas Cardiopatias Congénitas. Maria Emanuel Amaral

ECG nas Cardiopatias Congénitas. Maria Emanuel Amaral ECG nas Cardiopatias Congénitas Maria Emanuel Amaral Sumário Introdução Padrões de sobrecarga de Volume Cavidades direitas: CIA- OS, insuficiência tricúspide Cavidades esquerdas: CIV, PCA, insuficiência

Leia mais

Jorge Yussef Afiune Divisão de Cardiologia Pediátrica.

Jorge Yussef Afiune Divisão de Cardiologia Pediátrica. Diagnóstico e tratamento das principais arritmias na criança Jorge Yussef Afiune jorge.afiune@incordf.zerbini.org.br Divisão de Cardiologia Pediátrica www.paulomargotto.com.br Sistema elétrico do coração

Leia mais

ECG - ELETROCARDIOGRAFIA

ECG - ELETROCARDIOGRAFIA ECG - ELETROCARDIOGRAFIA AVANçADA (MAR 2017) - LISBOA O Eletrocardiograma (ECG) regista a atividade elétrica do coração. Por ser não-invasivo, com baixos custos de execução e cujos resultados são obtidos

Leia mais

Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal. Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP

Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal. Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP Objetivos da aula Ao final da aula, o estudante deverá ser capaz de Descrever

Leia mais

Eletrocardiograma. Como interpretar o ECG e fornecer um laudo?

Eletrocardiograma. Como interpretar o ECG e fornecer um laudo? Eletrocardiograma Como interpretar o ECG e fornecer um laudo? (Monitoria 20/05) O laudo é dividido em três partes principais: - medidas eletrocardiográficas (ou seja, analisar a duração e amplitude de

Leia mais

Resumo ECG. em uma página. José Nunes de Alencar Neto

Resumo ECG. em uma página. José Nunes de Alencar Neto Resumo ECG em uma página José Nunes de Alencar Neto Prefácio Este resumo nasceu em 2014, uma iniciativa de dois residentes de Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese em São Paulo: José Nunes de Alencar

Leia mais

1. Fundamentos. 1 Como a corrente elétrica é gerada no coração

1. Fundamentos. 1 Como a corrente elétrica é gerada no coração 1. Fundamentos Neste capítulo, você irá aprender: 1 Como a corrente elétrica é gerada no coração Como essa corrente se propaga através das quatro câmaras do 2 coração Que o movimento da eletricidade através

Leia mais

SOBRE ECG EM 10 MINUTOS

SOBRE ECG EM 10 MINUTOS TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER SOBRE ECG EM 10 MINUTOS Luis Lima Lobo (MV, PhD) Hospital Veterinário do Porto FMV-ULHT Congresso OMV 2013 O electrocardiográfo O sistema de condução O sistema de condução

Leia mais

CREATININA Valores de referência- Canino RESULTADO...: 1,20 mg/dl De 0,5 a 1,5 mg/dl MATERIAL UTILIZADO : SORO SANGÜINEO MÉTODO : CINÉTICO

CREATININA Valores de referência- Canino RESULTADO...: 1,20 mg/dl De 0,5 a 1,5 mg/dl MATERIAL UTILIZADO : SORO SANGÜINEO MÉTODO : CINÉTICO 1/6 Nome...: LILO Prop...: FELIPE GIRÃO Especie...: CANINA Fone...: 0 Raça...: BORDER COLLIE Clínica Vet.: ZOOVET Sexo...: FEMININO Medico Vet..: HAYANNE K. N. MAGALHÃES Idade...: 3 Ano(s) CRMV...: 2588

Leia mais

Ciclo cardíaco. 1. Estrutura e Fisiologia Geral do Coração

Ciclo cardíaco. 1. Estrutura e Fisiologia Geral do Coração Ciclo cardíaco. Ciclo cardíaco é a sequência de factos que acontecem a cada batimento cardíaco. Para melhor entender o ciclo cardíaco é preciso primeiro conhecer a estrutura anatómica e funcional do coração.

Leia mais

ELETROCARDIOGRAMA AS BASES FISIOLÓGICAS DA ELETROCARDIOGRAFIA. Grupo de Fisiologia Geral da Fundação Universidade de Caxias do Sul

ELETROCARDIOGRAMA AS BASES FISIOLÓGICAS DA ELETROCARDIOGRAFIA. Grupo de Fisiologia Geral da Fundação Universidade de Caxias do Sul ELETROCARDIOGRAMA AS BASES FISIOLÓGICAS DA ELETROCARDIOGRAFIA Grupo de Fisiologia Geral da Fundação Universidade de Caxias do Sul Grupo de Fisiologia Geral da Universidade de Caxias do Sul AS BASES FISIOLÓGICAS

Leia mais

Critérios Diagnósticos das Taquicardias de QRS Estreito

Critérios Diagnósticos das Taquicardias de QRS Estreito Critérios Diagnósticos das Taquicardias de QRS Estreito Taquicardias Supraventriculares Taquicardia Sinusal / TRS Taquicardia Atrial 1:1, 2:1, condução variável, TAM Fibrilação Atrial Flutter Atrial (comum/incomum/atípico)

Leia mais

O ECG nas síndromes coronárias isquêmicas

O ECG nas síndromes coronárias isquêmicas O ECG nas síndromes coronárias isquêmicas Prof. Dr. Paulo Jorge Moffa Importância do ECG na Estratificação de Risco no Infarto Agudo do Miocárdio ECG no Diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio Papel

Leia mais

d) Aumento da atividade da bomba hidrogênio-potássio e) Aumento da atividade da fosfatase miosínica

d) Aumento da atividade da bomba hidrogênio-potássio e) Aumento da atividade da fosfatase miosínica 1. O automatismo cardíaco é gerado pela atividade do nodo sinusal. Essa função é fundamental para a manutenção da vida e para um fluxo sanguíneo adequado aos tecidos. As células auto-excitáveis do nodo

Leia mais

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358: ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:1547-59 Alexandre Alessi Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina do Cariri Liga de Medicina Intensiva e Emergências Médicas do Cariri

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina do Cariri Liga de Medicina Intensiva e Emergências Médicas do Cariri Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina do Cariri Liga de Medicina Intensiva e Emergências Médicas do Cariri Introdução ao Eletrocardiograma ACD: Damito Robson Xavier de Souza Enganoso é o

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DOS BLOQUEIOS DE RAMO

CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DOS BLOQUEIOS DE RAMO ESTUDO DOS BLOQUEIOS DE RAMO 175 CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DOS BLOQUEIOS DE RAMO NOVA CLASSIFICAÇÃO QUINTILIANO H. DE MESQUITA* A sistematização dos bloqueios de ramo é, ainda, um dos temas mais debatidos

Leia mais

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Musculatura corporal Músculo Cardíaco Músculo atrial Contração = esquelética Músculo ventricular Maior duração

Leia mais

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA www.gerenciamentoetreinamento.com Treinamentos Corporativos Contato: XX 12 9190 0182 E mail: gomesdacosta@gerenciamentoetreinamento.com SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA Márcio

Leia mais

XV. Aberrância de Condução IV

XV. Aberrância de Condução IV XV. Aberrância de Condução IV ABERRÂNCIA DE CONDUÇÃO IV Estocolmo 2010. Final de Agosto. Congresso Europeu de Cardiologia. Encontro com vários amigos. Uns me dizem: Você emagreceu!...outros: Tá mais gordo...saúde.

Leia mais

Dr. Ricardo Casalino

Dr. Ricardo Casalino Dr. Ricardo Casalino Interpretando o ECG O ECG Normal O Eletrocardiograma O Registro Eletrocardiográfico Interpretação do Eletrocardiograma III Morfologia ONDA P Duração ( D II) Arredondada monofásica

Leia mais

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA - PCE 1. Programa 1.1. Nome do Programa:Eletrocardiologia: do linear ao espacial 1.2. Coordenador:Prof. Dr. Roberto

Leia mais

Teste Ergométrico. Dados do Avaliado. Idade: 41 Estatura: 172 FC máx: 179 bpm Sexo: Masculino Indivíduo: Sedentário FC submáx: 152 bpm.

Teste Ergométrico. Dados do Avaliado. Idade: 41 Estatura: 172 FC máx: 179 bpm Sexo: Masculino Indivíduo: Sedentário FC submáx: 152 bpm. CARDIOLOGIA MARIZ E BARROS Teste Ergométrico Rua Lemos Cunha n 389 loja 101 (021)2714-6626 Exame: 2002 Data: 17/1/2012 Hora: 16:35 Nome: Convênio: Prontuário: Ailton Colonia da Silva Sul América Dados

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: REALIZAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA (ECG) 2. Definição: Consiste no registro gráfico, impresso em papel milimetrado, que mostra a atividade elétrica do músculo cardíaco através de eletrodos dispostos

Leia mais

Análise dos Critérios Eletrocardiográficos para Determinação de Sobrecarga Ventricular Esquerda

Análise dos Critérios Eletrocardiográficos para Determinação de Sobrecarga Ventricular Esquerda Artigo Original Análise dos Critérios Eletrocardiográficos para Determinação de Sobrecarga Ventricular Esquerda Carlos Alberto Gasperin, Helio Germiniani, Carlos Roberto Facin, Admar Moraes de Souza, Cláudio

Leia mais

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA www.gerenciamentoetreinamento.com Treinamentos Corporativos Contato: XX 12 9190 0182 E mail: gomesdacosta@gerenciamentoetreinamento.com SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA Márcio

Leia mais

Médico Vet...: HAYANNE K. N. MAGALHÃES Idade...: 12 Ano(s) CRMV...: 2588 MICROCHIP/RG..: Data de conclusão do laudo..: 02/04/2019

Médico Vet...: HAYANNE K. N. MAGALHÃES Idade...: 12 Ano(s) CRMV...: 2588 MICROCHIP/RG..: Data de conclusão do laudo..: 02/04/2019 REGIÃO: TÓRAX POSICIONAMENTO: Radiografias foram obtidas em projeções látero-láteral direita e ventro-dorsal. ACHADOS RADIOGRÁFICOS: Traquéia cervical e torácica sem sinais de alterações no diâmetro e

Leia mais

Eletrocardiograma. Introdução à Eletrónica Médica Célia Valbom, Bioengenharia

Eletrocardiograma. Introdução à Eletrónica Médica Célia Valbom, Bioengenharia Eletrocardiograma Introdução à Eletrónica Médica Célia Valbom, 36053 Bioengenharia Atividade Elétrica do Coração A contração do coração inicia-se quando potencias de ação surgem em células especializadas.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

Análise Clínica No Data de Coleta: 03/04/2019 1/7 Prop...: REJANE MARIA DA SILVEIRA PEREIRA

Análise Clínica No Data de Coleta: 03/04/2019 1/7 Prop...: REJANE MARIA DA SILVEIRA PEREIRA 1/7 Nome...: FRED Prop...: REJANE MARIA DA SILVEIRA Especie...: CANINA Fone...: ZOOVET Raça...: YORKSHIRE Clínica Vet.: ZOOVET Sexo...: MACHO Medico Vet..: HAYANNE K. N. MAGALHÃES Idade...: 8 Ano(s) CRMV...:

Leia mais

1969: Miocardiopatia - IECAC

1969: Miocardiopatia - IECAC 1969: Miocardiopatia - IECAC 1969:Estado da Guanabara IECAC Moderador da Seção Anatomo- Clinica 20.08.1969 1969: 5 aulas no curso de Hemodinâmica e Angiocardiografia - IECAC 1969:Estado da Guanabara IECAC

Leia mais

Cargo: 211 Assistente de Saúde (AS) Eletrocardiografia. Questão 3:

Cargo: 211 Assistente de Saúde (AS) Eletrocardiografia. Questão 3: Questão 3: O recurso não procede, está indeferido, e a alternativa correta permanece como está. A questão buscava avaliar qual termo estava corretamente grafado, tal qual o destacado no enunciado autoimagem,

Leia mais

ELETROCARDIOGRAMA. Profº Enf Eduwaldo Araújo Ferreira

ELETROCARDIOGRAMA. Profº Enf Eduwaldo Araújo Ferreira ELETROCARDIOGRAMA História do Eletrocardiograma A história do eletrocardiograma (ECG) remonta ao século XIX Acredita-se que o primeiro registro de de ECG tenha sido realizado em 1872, por Alexander Muirhead

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA RFI-5776 Controle das Funções Neurovegetativas e Endócrinas PRÁTICA CIRCULAÇÃO E HEMODINÂMICA I. Pressões Cardíacas

Leia mais

Avaliação do eletrocardiograma em cães e gatos neonatos

Avaliação do eletrocardiograma em cães e gatos neonatos Trabalho de pesquisa Avaliação do eletrocardiograma em cães e gatos neonatos Assessment of the electrocardiogram in newborn dogs and cats Sheila Saraiva da Silva Nogueira Aluna do curso de graduação em

Leia mais

Primeiro Módulo. Primeira parte. Ondas. A dualidade onda-partícula. 1. Ondas. 1. Ondas. Profº: Raphael Pontes

Primeiro Módulo. Primeira parte. Ondas. A dualidade onda-partícula. 1. Ondas. 1. Ondas. Profº: Raphael Pontes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física A dualidade onda-partícula Primeiro Módulo Primeira parte Profº: Raphael Pontes Ondas Ondas

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DO CORAÇÃO, A MORFOMETRIA TORÁCICA E AS ONDAS DO ECG EM CÃES

RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DO CORAÇÃO, A MORFOMETRIA TORÁCICA E AS ONDAS DO ECG EM CÃES 1 RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DO CORAÇÃO, A MORFOMETRIA TORÁCICA E AS ONDAS DO ECG EM CÃES RELATIONSHIP BETWEEN HEART DIMENSIONS, THORACIC MORPHOMETRY AND ECG WAVES IN DOGS Maíra Prestes MARGARIDO 1 ; Beatriz

Leia mais

TEMA INTEGRADO (TI) / TEMA TRANSVERSAL (TT) 4ª. SÉRIE MÉDICA

TEMA INTEGRADO (TI) / TEMA TRANSVERSAL (TT) 4ª. SÉRIE MÉDICA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA ADJUNTA DE ENSINO MEDICINA (DAEM) COORDENAÇÃO GERAL DO CURSO DE MEDICINA (CGCM) NÚCLEO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL (NuPE) TEMA INTEGRADO (TI) / TEMA

Leia mais

Archives of Veterinary Science ISSN PARÂMETROS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE NOVILHAS DA RAÇA JERSEY

Archives of Veterinary Science ISSN PARÂMETROS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE NOVILHAS DA RAÇA JERSEY Archives of Veterinary Science ISSN 2317-6822 v.19, n.4, p.17-23, 2014 www.ser.ufpr.br/veterinary PARÂMETROS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE NOVILHAS DA RAÇA JERSEY Rodrigo Barroso Nunes¹, Caio Filipe Xavier Ferreira¹,

Leia mais

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA www.gerenciamentoetreinamento.com Treinamentos Corporativos Contato: XX 12 9190 0182 E mail: gomesdacosta@gerenciamentoetreinamento.com SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA Márcio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EGIVÂNEA FERREIRA IZAIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EGIVÂNEA FERREIRA IZAIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EGIVÂNEA FERREIRA IZAIAS O ENFERMEIRO NA INTERPRETAÇÃO DO ELETROCARDIOGRAMA: SUBSÍDIOS PARA SUA CAPACITAÇÃO TECNOCIENTÍFICA FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

Ciclo cardíaco. Biomorfofuncional I Problema 3 Módulo I Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Profa. Dra. Juliana Vasconcelos

Ciclo cardíaco. Biomorfofuncional I Problema 3 Módulo I Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Profa. Dra. Juliana Vasconcelos Ciclo cardíaco Biomorfofuncional I Problema 3 Módulo I Sistemas Cardiovascular e Respiratório Profa. Dra. Juliana Vasconcelos Objetivos Caracterizar as câmaras cardíacas e o sistema de valvas, relacionando-as

Leia mais

Semiologia Cardiovascular. Ciclo Cardíaco. por Cássio Martins

Semiologia Cardiovascular. Ciclo Cardíaco. por Cássio Martins Semiologia Cardiovascular Ciclo Cardíaco por Cássio Martins Introdução A função básica do coração é garantir a perfusão sanguínea dos tecidos periféricos e o aporte sanguíneo para os alvéolos de modo a

Leia mais

1969:Estado da Guanabara IECAC Comunicação Inter-Ventricular com Hipertensão Pulmonar-13/08/1969

1969:Estado da Guanabara IECAC Comunicação Inter-Ventricular com Hipertensão Pulmonar-13/08/1969 1969:Estado da Guanabara IECAC Comunicação Inter-Ventricular com Hipertensão Pulmonar-13/08/1969 1969:Estado da Guanabara IECAC Insuficiência Coronária 13.08.1969 1969:Certificado - Associação Médica Fluminense

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/2014 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/2014 Edital n o 044/2014 Especialidade: TÉCNICO EM EQUIPAMENTO MÉDICO / ODONTOLÓGICO MÉTODOS

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana Natália Guimarães Barbosa Natal - RN 2016 Levar material nutritivo e oxigênio às células; Transportar produtos residuais do metabolismo celular;

Leia mais

Atividade Física e Cardiopatia

Atividade Física e Cardiopatia AF e GR ESPECIAIS Cardiopatia Atividade Física e Cardiopatia Prof. Ivan Wallan Tertuliano E-mail: ivantertuliano@anhanguera.com Cardiopatias Anormalidade da estrutura ou função do coração. Exemplos de

Leia mais

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX. Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX. Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

ELETROCARDIOGRAMA 13/06/2015 ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

ELETROCARDIOGRAMA 13/06/2015 ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR ELETROCARDIOGRAMA Professor : Elton Chaves Do ponto de vista funcional, o coração pode ser descrito como duas bombas funcionando separadamente cada uma trabalhando de forma particular e gerando pressões

Leia mais

Posicionamento do (s) eletrodo (s) MSE e MIE

Posicionamento do (s) eletrodo (s) MSE e MIE ELETROCARDIOGRAMA O eletrocardiograma (ECG) é o registro das forças INTERPRETAÇÃO BÁSICA DO ELETROCARDIOGRAMA elétricas produzidas pelo coração. O corpo age como um condutor gigante de corrente elétricas.

Leia mais

LEPROMINO-REAÇÃO EM DOENTES E COMUNICANTES DE LEPRA NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA (RIO G. DO SUL)

LEPROMINO-REAÇÃO EM DOENTES E COMUNICANTES DE LEPRA NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA (RIO G. DO SUL) LEPROMINO-REAÇÃO EM DOENTES E COMUNICANTES DE LEPRA NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA (RIO G. DO SUL) (Observação de 4 casos de viragem do Mitsuda pelo BCG) DARDO DE MENEZES (*) Apresentaremos com esta comunicação

Leia mais

Exame Cardiovascular Limites da Região Precordial

Exame Cardiovascular Limites da Região Precordial Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 11 Semiologia Cardiovascular Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 5 UNIG, 2009.1 Limites da Região Precordial 2 Espaço Intercostal

Leia mais

XVI. Eventos Noturnos: Descrição e Importância no Holter

XVI. Eventos Noturnos: Descrição e Importância no Holter XVI. Eventos Noturnos: Descrição e Importância no Holter EVENTOS NOTURNOS Período noturno Desde crianças, fomos ninados com canções tenebrosas:...nana nenê que a Kuka vem pegar... é o melhor exemplo.

Leia mais

Bacharelado em Educação Física. Função Cardio-vascular e Exercício

Bacharelado em Educação Física. Função Cardio-vascular e Exercício Bacharelado em Educação Física Função Cardio-vascular e Exercício Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Qual é o objetivo funcional do sistema CV? Que indicador fisiológico pode ser utilizado para demonstrar

Leia mais

DIAGNÓSTICOS PARA ENCAMINHAMENTO VIA CROSS PARA TRIAGEM NO INSTITUTO DO CORAÇÃO

DIAGNÓSTICOS PARA ENCAMINHAMENTO VIA CROSS PARA TRIAGEM NO INSTITUTO DO CORAÇÃO DIAGNÓSTICOS PARA ENCAMINHAMENTO VIA CROSS PARA TRIAGEM NO INSTITUTO DO CORAÇÃO AMBULATÓRIO GERAL CID B570 B572 D151 E059 E260 E783 E784 E785 E786 E788 E789 E853 I050 I051 I058 I059 I060 I061 I062 I068

Leia mais

SERÁ O QUE PARECE? 1- Serviço de Cardiologia, Hospital de Braga, Braga, Portugal 2- Serviço de Radiologia, Hospital de Braga, Braga, Portugal

SERÁ O QUE PARECE? 1- Serviço de Cardiologia, Hospital de Braga, Braga, Portugal 2- Serviço de Radiologia, Hospital de Braga, Braga, Portugal Glória Abreu 1, Sérgia Rocha 1, Nuno Bettencourt 1, Catarina Quina Rodrigues 1, Carina Arantes 1, Juliana Martins 1, Sara Fonseca 1, Catarina Vieira 1, Luciana Barbosa 2,Pedro Azevedo 1, Jorge Marques

Leia mais

Semiologia Cardiivascular. Pulso Jugular Venoso. por Cássio Martins

Semiologia Cardiivascular. Pulso Jugular Venoso. por Cássio Martins Semiologia Cardiivascular Pulso Jugular Venoso por Cássio Martins Introdução Pulso venoso é a onda de volume, expressa clinicamente na veia jugular, que representa o retorno venoso para o coração direito.

Leia mais

ELECTROCARDIOGRAFPHIC CHANGES IN DOGS ATTENDED AT THE UNIVERSITY HOSPITAL FRANCISCO EDILBERTO UCHOA LOPES OF THE STATE UNIVRSITY OF MARANHÃO

ELECTROCARDIOGRAFPHIC CHANGES IN DOGS ATTENDED AT THE UNIVERSITY HOSPITAL FRANCISCO EDILBERTO UCHOA LOPES OF THE STATE UNIVRSITY OF MARANHÃO ALTERAÇÕES ELETROCARDIOGRÁFICAS EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO FRANCISCO EDILBERTO UCHOA LOPES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ELECTROCARDIOGRAFPHIC CHANGES IN DOGS ATTENDED

Leia mais

Cardiologia do Esporte Aula 2. Profa. Dra. Bruna Oneda

Cardiologia do Esporte Aula 2. Profa. Dra. Bruna Oneda Cardiologia do Esporte Aula 2 Profa. Dra. Bruna Oneda Eletrocardiograma O registro gráfico da atividade elétrica do coração é denominado eletrocardiograma. Onda P: despolarização dos átrios (contração

Leia mais

LATECME - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA. Relatório de Ensaios Mecânicos

LATECME - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA. Relatório de Ensaios Mecânicos LATECME - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA Unidade Norte I / MIDIville Rua: Arno Waldemar Döhler, 957 89219-510 Joinville / SC Fone: (47) 3441-7754 Data de Entrada 31/10/2013 Relatório de Ensaios Mecânicos

Leia mais

JOSÉ ARANTES JUNIOR ECG EM SONETOS

JOSÉ ARANTES JUNIOR ECG EM SONETOS JOSÉ ARANTES JUNIOR ECG EM SONETOS VOLUME 1 SÃO PAULO, 2017 ÍNDICE ESCLARECIMENTOS SOBRE A PEDRA FILOSOFAL INTRODUÇÃO - I I. CAPÍTULO 1: A CONDUÇÃO DO IMPULSO CARDÍACO 1. ECG - INTRODUÇÃO 2. A ORIGEM DO

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DO ECG resolução de exercícios

INTERPRETAÇÃO DO ECG resolução de exercícios INTERPRETAÇÃO DO ECG resolução de exercícios Taquicardia sinusal Taquicardia em geral com QRS estreito, precedidas por ondas P e FC acima de 100 BPM e em geral abaixo de 200 BPM em repouso. Causas: aumento

Leia mais

Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias. Dr. Renato Sanchez Antonio

Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias. Dr. Renato Sanchez Antonio Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias Dr. Renato Sanchez Antonio Histórico Galeno, 1551 - De Venarum et Arteterium Dissectione Liber > nome as artérias coronárias Disposição particular, envolvendo

Leia mais

Data da conclusão do laudo.:16/10/2018

Data da conclusão do laudo.:16/10/2018 Análise Clínica No.001040311 Data de Coleta: 15/10/2018 1/6 Nome...: DOM ARRUDA Prop...: NEDITE ARRUDA Especie...: CANINA Fone...: ZOOVET Raça...: YORKSHIRE Clínica Vet.: ZOOVET Sexo...: MACHO Medico Vet..:

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ELETROCARDIOGRAMA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ELETROCARDIOGRAMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA da REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM PROFESSORA TÂNIA MARIA ASCARI PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ELETROCARDIOGRAMA O eletrocardiograma é o registro

Leia mais