S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual"

Transcrição

1 S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual

2 O que você vai encontrar aqui: O que é o Game Jam? Como funciona? Conheça alguns possíveis participantes do seu time Objetivos O Jogo: Abordagem conceitual e técnica para solucionar o desafio Resultados deste evento Quem Somos

3 O que é o Game JAM? A i9ação desenvolveu o Game JAM com o propósito de disseminar o potencial do game de aprendizagem por meio de uma experiência envolvente, divertida e produtiva. E além disso, oferecer uma experiência gamificada! Logo, a metodologia se tornou uma ferramenta de engajamento que começa pela criação coletiva. E a metodologia deu tão certo, que passou a ser utilizada também dentro das empresas para despertar o Potencial Criativo e de Inovação dos colaboradores, bem como, para promover Integração e Sinergia. O processo da vivência é focado na aprendizagem e na cocriação dos participantes, que são convidados para a criação de games.

4 Como funciona? Dezenas de pessoas entram na sala onde as mesas estão preparadas com diversos elementos para o desafio das próximas 3 horas. Todos já sabem que vão criar sementes de Games e que poderão descobrir como funciona a gamificação. Alguns deles ouviram falar que poderão criar soluções para resolver os seus problemas da empresa... Vamos mostrar, agora, o que provavelmente pode passar na mente e na expectativa de alguns dos convidados:

5 Alguns possíveis participantes... Minha ideia é tão boa, mas não sei mais o que fazer para o time se inspirar, vestir a camisa e querer aprender mais sobre isso... Inaldo Gente, fundador Ito Albuquerque, operação Não aguento mais participar de ações e depois não conseguir aplicar nada no meu dia a dia de trabalho!

6 Alguns possíveis participantes... Que legal! Quero muito saber como é que esse treinamento vai me ajudar a fomentar soluções com Colaboração e Co-criação. Será mesmo que existe uma solução? Zeca Rizzo, Qualidade Stela Piter, gerente de RH Preciso engajar o pessoal, desenvolver competências, mas de uma forma leve e inovadora. Será que essa história de game da i9ação vai me levar para onde?

7 Alguns possíveis participantes... Como promover o compartilhamento de ideias do pessoal sobre aquele meu projeto? Dagoberto Araujo, artista Renata Quira, coordenadora Já sei, vou perguntar aqui se poderei trabalhar a colaboração no Game Jam. Quero desenvolver competências, criar parcerias e integrar o time para atingir objetivos comuns.

8 OBJETIVOS

9 Objetivos CRIAR coletivamente SEMENTES DE JOGOS para somar conhecimentos e experiências pessoais. DESENVOLVER um game que possa ser jogado no final da vivência, contemplando as IDEIAS E AS NECESSIDADES do time. PENSAR, REFLETIR E DISCUTIR entre as equipes, trazendo suas experiências e conhecimentos pessoais. Focar em SOLUÇÕES REAIS do dia-a-dia. Jogar e se divertir!

10 IDEIAS VIRANDO REALIDADE

11 Cada Semente é um potencial novo game Evento criativo Sementes de Game Refinamento Jogos Prontos

12 ETAPAS CRIATIVAS

13 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação Todas as etapas do Game Jam são projetadas na tela e acompanhadas por cronômetros que marcam o ritmo da cocriação. É um grande jogo de criar jogos, dividido em etapas estruturadas que potencializam a troca, a criatividade e a colocação de diferentes saberes em prática.

14 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação Nesta etapa cada grupo deve se conhecer, dialogar e preencher junto a Ficha do Tema, que estabelece o objetivo de aprendizagem do jogo. Também são definidos o público que irá jogar e o impacto do jogo no negócio.

15 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação Nesta etapa as equipes utilizam materiais de apoio criados pela 9Ação para inspirar, conversando sobre possíveis regras e começando a dar forma ao jogo através de esquemas e possíveis conteúdos.

16 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação É hora de colocar a mão na massa e criar o primeiro protótipo do jogo mesmo que nem todas as regras estejam definidas neste momento. O que é essencial no jogo? Quais são os conteúdos prioritários? É preciso produzir algo para poder testar!

17 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação Ainda dentro de cada mesa, as equipes testam seu próprio jogo e vão fazendo melhorias: completam as regras, incrementam, criam mais conteúdos e fazem tudo o que for possível para deixar o jogo mais divertido e eficiente.

18 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação Entre o Playtest e a Degustação cada equipe escolhe o seu: Guardião (que ficará na mesa para receber os visitantes) Vendedor (que fará um pitch de vendas de 30 segundos) Depois é hora do Jam! Todos, com exceção do Guardião, trocam de mesa para experimentar o que foi criado.

19 Tema Brainstorm Protótipo Playtest Degustação É chegada o momento mais esperado: todos experimentam os frutos da co-criação, jogando um ou mais jogos em outras mesas, dependendo do tempo disponível. O evento termina com uma roda de diálogo entre todos os participantes.

20 Assista Veja o vídeo do evento acontecendo:

21 SEMENTES DE GAME

22 O que são Sementes? Todos os jogos criados no Game Jam são focados em objetivos levantados anteriormente junto à organização. No Game JAM os participantes desenvolverão: O objetivo pedagógico e objetivos gerais; As regras do game; As funcionalidades do game; Estratégias para aplicar e conduzir o game; O resultado desta criação é o que chamamos de Sementes de Games!

23 RESULTADOS

24 Resultados Todos os jogos criados poderão ser utilizados pela sua organização!

25 Vivência, reflexão e engajamento de todos os colaboradores.

26 Resultados deste evento Exercício de Colaboração, Inovação, Criatividade, Engajamento, Atitude Protagonista e Team Work.

Como funciona? Importante:

Como funciona? Importante: O Strike? é um jogo de estratégia baseado no boliche tradicional, criado com os mais inovadores conceitos da gamificação para engajar equipes no planejamento e conquista e metas individuais e coletivas.

Leia mais

Refletir sobre uma proposta para o letramento digital no ambiente acadêmico; Pensar sobre a necessidade dos alunos de se apropriarem das tecnologias;

Refletir sobre uma proposta para o letramento digital no ambiente acadêmico; Pensar sobre a necessidade dos alunos de se apropriarem das tecnologias; Oficinas Multimodalidade no ensino: jogos online e manual de instruções Ministrante: Bárbara Amaral da Silva 04 de abril de 2019 Local: Laboratório 1009 ICEX Refletir sobre uma proposta para o letramento

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PREENCHA OS CAMPOS EM BRANCO DESTE CABEÇALHO: PROGRAD Código: OBJFS_ARTSPV_00 7 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Área: Artes (Plásticas e Visuais) Nome do bolsista: Clovis

Leia mais

Curioso. Cozinheiro. Comunicador. Idealista nato. por profissão, por natureza, nas horas vagas.

Curioso. Cozinheiro. Comunicador. Idealista nato. por profissão, por natureza, nas horas vagas. Curioso por profissão, Comunicador por natureza, Cozinheiro nas horas vagas. Idealista nato. ABOUT US APRESENTAÇÃO Muito Prazer, meu nome é Márcio Mussarela Se você procura energia, entusiasmo e espontaneidade

Leia mais

futuro O do mercado de trabalho

futuro O do mercado de trabalho futuro O do mercado de trabalho em seis cenários Conteúdo Como adaptar sua organização para o futuro da gestão de pessoas Estima-se que, até 2050, a taxa global de desemprego será de 20%. Por outro lado,

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

A Startupização do Mercado

A Startupização do Mercado A Startupização do Mercado INVENTANDO PALAVRINHAS LEGAIS 1 Capítulo Recebi isso no e-mail: Startupizar??? Ah mano, sério? Para de inventar essas P###!!! Startupizar... mas que %$#@ é essa? Disclaimer:

Leia mais

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO:

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: "VIMOS A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, E A NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, E ENTÃO SABÍAMOS QUE ERA PRECISO CRIAR O CASLEADER".

Leia mais

INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR QUE E COMO O RH PODE INOVAR?

INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR QUE E COMO O RH PODE INOVAR? Design Thinking 02 INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR QUE E COMO O RH PODE INOVAR? Não é nenhuma novidade que as políticas de RH possuem grande impacto na capacidade de inovar de uma empresa, mas

Leia mais

Art of Hosting Santa Cruz do Sul (RS)

Art of Hosting Santa Cruz do Sul (RS) Art of Hosting Santa Cruz do Sul (RS) 11 a 14 de Novembro 2016 O encontro é a experiência. É na experiência que desenvolvemos a arte. A arte é tudo aquilo que os manuais não ensinam O Propósito Vivenciar

Leia mais

Metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências

Metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências Etapa 2: O que são Metodologias Ativas? E? Vídeo X2 Agora que você possui uma ideia do que é o, e quais metodologias são importantes para conhecê-lo melhor, indicamos que você realize a leitura do texto

Leia mais

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação!

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! O DESIGN THINKING é um MODELO MENTAL, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas

Leia mais

DESIGN THINKING E GAMIFICAÇÃO: GERANDO CRESCIMENTO ATRAVÉS DE INOVAÇÃO. Maurício Vianna III Forum HBR Brasil. Novembro 2014

DESIGN THINKING E GAMIFICAÇÃO: GERANDO CRESCIMENTO ATRAVÉS DE INOVAÇÃO. Maurício Vianna III Forum HBR Brasil. Novembro 2014 DESIGN THINKING E GAMIFICAÇÃO: GERANDO CRESCIMENTO ATRAVÉS DE INOVAÇÃO Maurício Vianna III Forum HBR Brasil Novembro 2014 A MJV Geramos soluções inovadoras e customizadas para negócios com nossas três

Leia mais

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças PDL Programa de desenvolvimento de lideranças 2014 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação do Programa 2 Reflexão sobre Liderança 3 Expectativas para o PDL 4 Avaliação da Oficina 1 Apresentação do Programa O objetivo

Leia mais

Seminário de Vendas com Manuela Leite

Seminário de Vendas com Manuela Leite Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Fluxo de Vendas Mary Kay AULA 5 Pós-venda e Fidelização Funil de Vendas Preencha o Perfil da Cliente. Faça venda de Produtos de Pele

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas:

Para começar, vamos começar vendo alguns exemplos do uso da SOMASE na gestão de empresas: Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série Esse é o meu segundo post da série Como gerir melhor usando uma função do Excel (veja o meu post sobre a PROCV função

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1

18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1 18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quantos produtores de conteúdo, empreendedores e influenciadores digitais estão surgindo todos os

Leia mais

Work. Book. Acelerador Digital O CAMINHO DO. Acelerador Digital

Work. Book. Acelerador Digital O CAMINHO DO. Acelerador Digital Work Book O CAMINHO DO Acelerador Digital Acelerador Digital Área do Aluno Alguns possíveis caminhos para utilizar o método do Acelerador Digital Já tenho um negócio o que faço? O Acelerador Digital serve

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

Entender os conceitos que estão envolvidos na Cadeia Alimentar atraves da Biodiversidade dos ecossistemas Brasileiros.

Entender os conceitos que estão envolvidos na Cadeia Alimentar atraves da Biodiversidade dos ecossistemas Brasileiros. Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Narjara Vitoriano 1 ; Maurilio Soares 1 ;

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Serious Board Gaming TRANSFORMATIVE SKILLS 2. Gestão da criatividade, trabalho colaborativo e estratégia nas organizações

Serious Board Gaming TRANSFORMATIVE SKILLS 2. Gestão da criatividade, trabalho colaborativo e estratégia nas organizações Serious Board Gaming 2 Gestão da criatividade, trabalho colaborativo e estratégia nas organizações DIAS E HORÁRIOS DURAÇÃO VALOR 9 de Maio (14h-18h) e 10 de Maio (09h-18h) OBJETIVOS Neste workshop, pretende-se:

Leia mais

Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza

Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza Data e Local Turma 1: 07 e 08/10/2016 FDC, Campus RJ Turma 2: 2017 FDC, Campus SP Carga horária 16 horas Investimento R$ 3.500,00 Público-alvo Executivos

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO BOLSISTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO BOLSISTA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO BOLSISTA Área Temática: Educação Coordenador da Ação: Emivan Ferreira Da Silva 1 Autoras: Eloísa Krause Furtado 2, Adriana Souza Resende 3 RESUMO: O ciclo

Leia mais

determina a nossa forma de agir, e a nossa forma de agir determina os nossos

determina a nossa forma de agir, e a nossa forma de agir determina os nossos DE MINDSET RESET INTRODUÇÃO Tem um ensinamento que sempre levo comigo: a nossa forma de pensar determina a nossa forma de agir, e a nossa forma de agir determina os nossos resultados. Se quiser ter resultados

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA Reunir setores, atores e cidadãos para criarem juntos. Promover uma cultura de transformação

Leia mais

Construindo Formas 6º ao 8º ano

Construindo Formas 6º ao 8º ano 6º ao 8º ano Introdução Esta é uma de nossas atividades de construção em equipe favoritas. Os alunos trabalham juntos com uma corda para criar formas 3-D. O professor exerce o papel de cético e pede que

Leia mais

Gamificação aplicada a gestão de TI. Gustavo Santarém Agosto de 2015

Gamificação aplicada a gestão de TI. Gustavo Santarém Agosto de 2015 Gamificação aplicada a gestão de TI Gustavo Santarém Agosto de 2015 O PODER DOS GAMES 84 BI EM 2014 O PODER DOS GAMES 84 BI EM 2014 4 X MAIOR QUE O MERCADO DA MÚSICA O PODER DOS GAMES 84 BI EM 2014 4 X

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos.

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos. CLUBE CLUBE Compartilhando conhecimento e construindo elos. O Clube Gestão RH é voltado para o treinamento dos colaboradores das empresas associadas, abordando temas atuais e de fundamental importância

Leia mais

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO 365 UMA REVOLUÇÃO NA FORMA DE PENSAR O APRENDIZADO QUE APROXIMA EDUCADORES, ALUNOS E TECNOLOGIA. for Education SKYPE FOR BUSINESS SALA DE AULA

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução

s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução Prof. Me. Thiago Schaedler Uhlmann Maio de 2016 Por que usar jogos? Já não temos problemas demais para resolver? Todo dia, quando você acorda,

Leia mais

o que fazemos? para quem?

o que fazemos? para quem? o que fazemos? O SonavoOZ encontrou na música e no canto ferramentas que inspiram, que aprimoram a expressão, a criatividade e a comunicação em grupos e ambientes de trabalho. As metas, os prazos e o convívio

Leia mais

Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da. educação?

Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da. educação? Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da educação? O que a Shakira, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e o ator, Ashton Kutcher, têm em comum? Todos eles já descobriram que

Leia mais

Showcase Big Brain Education

Showcase Big Brain Education 1 Showcase Big Brain Education 2 Objetivo O objetivo deste documento é apresentar cases educacionais no programa Big Brain Education O Programa Vantagens: Acesso ao conhecimento de qualquer lugar, a qualquer

Leia mais

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação!

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! O DESIGN THINKING é um MODELO MENTAL, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas

Leia mais

v Conheça os cursos da CATÁLOGO

v Conheça os cursos da CATÁLOGO Conheça os cursos da CATÁLOGO 2018 1 Eleve a educação da sua escola para outro patamar Conheça os cursos chancelados pela empresa líder em educação no mundo 2 Nossos cursos trazem um conceito inovador

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

ORIGEM YA ENTREPRENEURSHIP SCHOOL ENTIDADES: INTRODUÇÃO:

ORIGEM YA ENTREPRENEURSHIP SCHOOL ENTIDADES: INTRODUÇÃO: ORIGEM INTRODUÇÃO: ENTIDADES: YA Entrepreneurship School é um programa de ativação do espírito empreendedor dos jovens dos 13 aos 18 anos. YA ENTREPRENEURSHIP SCHOOL YA Entrepreneurship School pretende

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

Construindo Formas 9º ao 3º ano

Construindo Formas 9º ao 3º ano 9º ao 3º ano Introdução Esta é uma de nossas atividades de construção em equipe favoritas. Os alunos trabalham juntos com uma corda para criar formas 3-D. O professor exerce o papel de cético e pede que

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras

Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras para o setor do turismo. Fase 1: Ideação Criação de novas

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

PALESTRAS WORKSHOW - SOLUÇÕES CRIATIVAS O IMPACTO DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS (TED)

PALESTRAS WORKSHOW - SOLUÇÕES CRIATIVAS O IMPACTO DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS (TED) THEDY CORRÊA Thedy Corrêa é músico e compositor da banda de rock Nenhum de Nós desde 1986. A banda iniciou nos anos 80 com a canção Camila Camila - um verdadeiro clássico do rock brasileiro - que colocou

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: O que é um diagnóstico empresarial. O que é e como fazer um diagnóstico empresarial

Nesse artigo falaremos sobre: O que é um diagnóstico empresarial. O que é e como fazer um diagnóstico empresarial Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O que é um diagnóstico empresarial Benefícios de se fazer um diagnóstico no seu negócio O

Leia mais

SEMPRE PRONTO PARA VOCÊ TRABALHAR E RECEBER OS SEUS CLIENTES.

SEMPRE PRONTO PARA VOCÊ TRABALHAR E RECEBER OS SEUS CLIENTES. SEMPRE PRONTO PARA VOCÊ TRABALHAR E RECEBER OS SEUS CLIENTES. CO WORKING Os coworkings são locais preparados para receber variados tipos de profissionais, oferecendo uma estrutura completa para que eles

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Bem Vindos!!! Módulo 2

Bem Vindos!!! Módulo 2 Bem Vindos!!! Módulo 2 Como foi essa semana? Cumpriram nossa Tarefa? 1- Fazer 1 lista de pessoas para você convidar 2- Ligar e agendar 3- Realizar no mínimo 10 entrevistas Quem realizou inícios? Meta da

Leia mais

PLANO LOCAL DE INOVAÇÃO

PLANO LOCAL DE INOVAÇÃO PLANO LOCAL DE INOVAÇÃO Gabriela Gambi Gerente Executiva do CIEB Seminário Nacional de Articuladores Fortaleza 7 de junho de 2018 AGENDA 8:00 8:10 Boas-vindas 8:10 8:40 Plano Local de Inovação: articuladores,

Leia mais

CAMINHO. empreendedor

CAMINHO. empreendedor INTELIGÊNCIA EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. A SEMENTE DESENHA E EXECUTA PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES. ACREDITAMOS QUE UM BOM PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO É RELEVANTE PARA O EMPREENDEDOR INOVADOR

Leia mais

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora?

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já passou, ou pode até estar

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: PRÊMIO DESTAQUE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: NECESSIDADE: A Hortifruti sempre fez um investimento muito forte na capacitação

Leia mais

CURSO Vendas Passo a Passo de Material de Construção

CURSO Vendas Passo a Passo de Material de Construção Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www.bomdiahoje.com.br sigmarsabin@bomdiahoje.com.br 41.9666.8183 Whats CURSO Vendas Passo a Passo de Material de Construção Acomac e Parceiros desejam Boas Vindas ao Curso

Leia mais

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico projeto pedagógico Ufa - Vou sobreviver a escola - Capa CP 01ed02.ai 1 14/05/13 07:21 C M Y CM MY CY CMY K UFA! VOU SOBREVIVER À ESCOLA... Ir à escola todos os dias com certeza não é o seu programa predileto,

Leia mais

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English O que é ensino bilingue? A escola bilíngue objetiva ensinar, por meio das línguas, conteúdos de diversas disciplinas,

Leia mais

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO ENSINO TECNOLÓGICO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO ENSINO TECNOLÓGICO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO ENSINO TECNOLÓGICO 01/03/2018 Aprendizagem Baseada em Projeto 1 PERFIL DO JOVEM ATUAL (Geração NET) Não tem paciência para estudar/trabalhar; Dificuldade para aprendizagem

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE Marcelo Clemente Mestre em Educação e Saúde UNIFESP.

Leia mais

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos Projeto Jogos A importância de conhecer a história dos Jogos Introdução Este projeto consiste em um desenvolvimento de comunicação entre jogos e computadores voltado para entretenimento e aprendizagem.

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA Profª: CLARICE KÜMPEL DI BERARDINO ¹ RESUMO A construção deste artigo tem como finalidade falar sobre um tema bastante relevante para nossos dias e em nossas escolas

Leia mais

STEM e o ensino de ciências por investigação

STEM e o ensino de ciências por investigação Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/12583/stem-e-oensino-de-ciencias-por-investigacao Publicado em NOVA ESCOLA 21 de Setembro 2018 Análise do especialista STEM e o ensino de ciências

Leia mais

Será que eu te quero na minha equipe?

Será que eu te quero na minha equipe? Será que eu te quero na minha equipe? QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades; Deseja

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

INTRODUÇÃO 1º MOMENTO: MIND MAP GAME

INTRODUÇÃO 1º MOMENTO: MIND MAP GAME INTRODUÇÃO No dia 14 de junho de 2018, no horário de 8h30 às 12h30, reservado a disciplina de Criatividade do PPGCIMES, a Equipe Map ministrou a atividade Ferramentas e Métodos de Geração de Ideias cuja

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

ENCONTRO DE UNIVERSIDADES REGULAMENTO SUBMISSÃO DE PROPOSTAS SOBRE CRIAÇÃO DE JOGOS E/OU APLICATIVOS CONCURSO DE JOGOS PROPOSTAS DE GAMIFICAÇÃO

ENCONTRO DE UNIVERSIDADES REGULAMENTO SUBMISSÃO DE PROPOSTAS SOBRE CRIAÇÃO DE JOGOS E/OU APLICATIVOS CONCURSO DE JOGOS PROPOSTAS DE GAMIFICAÇÃO REGULAMENTO SUBMISSÃO DE PROPOSTAS SOBRE CRIAÇÃO DE JOGOS E/OU APLICATIVOS Ao considerar o tema do 2 Encontro de Universidades, sobre o Futuro do Trabalho, a Comissão Organizadora do referido evento decidiu

Leia mais

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver!

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! O que o QUANTA ESTÚDIO faz? O QUANTA ESTÚDIO é uma empresa dedicada à prestação de serviços nas áreas da Ilustração, seja ela editorial, voltada

Leia mais

SELETIVA PARA PARTICIPAR DO HACKATHON NEPPO

SELETIVA PARA PARTICIPAR DO HACKATHON NEPPO SELETIVA PARA PARTICIPAR DO HACKATHON NEPPO Por que você acha que eu vou querer participar do Hackathon da NEPPO? 1. Vivenciar e respirar tecnologia: mas não é um evento só para programadores. Quanto mais

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 SHOW DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM CARAVANA Darci Ferreira Gomes dos Santos Secretaria de Estado da Educação de Alagoas darcifg@ig.com.br Margarida Maria Santos Lira Secretaria de Estado da Educação

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Desenvolvimento Social

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Desenvolvimento Social Inauguração do Área 21 Laboratório de Criatividade - Laboratório Maker, parceria do Instituto Tellus com CONDECA financiado por Samsung, Telefômica e Mattos Filho Rua Canio Rizzo, 100 - Jardim Trussardi,

Leia mais

Ricardo Carvalho de Almeida

Ricardo Carvalho de Almeida Ricardo Carvalho de Almeida Currículo resumido Mestre em Comunicação pela USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Linha de Pesquisa - Processos comunicacionais: inovação e comunidades; integra

Leia mais

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores Sergio Luiz de Jesus Ao longo de toda a nossa vida, buscamos alcançar objetivos, realizar sonhos, construir, progredir e ter a certeza de que o futuro será melhor do que o presente. Essa busca ocorre em

Leia mais

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO UM LUGAR PRA SER LIVRE DE VERDADE SEM AUTO JULGAMENTO E SE IMPORTAR

Leia mais

Programa gratuito de formação de devs

Programa gratuito de formação de devs Programa gratuito de formação de devs o programa Acreditamos que é preciso formar cada vez mais pessoas para resolver a demanda de devs no mercado. Criamos o TreinaDev para compartilhar essa ação com empresas

Leia mais

PERFIL HISTÓRIA: Jogando e ensinado História a partir do PIBID INTRODUÇÃO

PERFIL HISTÓRIA: Jogando e ensinado História a partir do PIBID INTRODUÇÃO TIAGO CASAES SANTOS PERFIL HISTÓRIA: Jogando e ensinado História a partir do PIBID INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho, a princípio, é apresentar a adaptação do jogo Perfil 5 para o ensino de História,

Leia mais

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade;

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade; CONSTRUINDO MÚSICA O PROJETO Construindo Música é um programa que une iniciação musical e educação ambiental onde as crianças fabricam e aprendem a tocar Instrumentos feitos de material reciclado. As crianças

Leia mais

A GEOMETRIA E O LÚDICO

A GEOMETRIA E O LÚDICO ISSN 2316-7785 A GEOMETRIA E O LÚDICO Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@gmail.com Alaiane Silva da Cunha Universidade Federal do Acre lai1989paulo@hotmail.com

Leia mais

A Simpress reconhece os seus Talentos

A Simpress reconhece os seus Talentos Guia do Programa A Simpress reconhece os seus Talentos Pessoas motivadas entregam resultados, influenciam positivamente a equipe e ajudam no alcance das metas da Cia. Motivar pessoas é um processo diário

Leia mais

Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar

Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar Quando estamos falando sobre apresentação de empresa em power point, podem surgir algumas dúvidas sobre qual é o conteúdo ideal para se colocar nos slides

Leia mais

wtf à la carte?! o à la carte é o diy da perestroika. aqui, quem escolhe as aulas é você!

wtf à la carte?! o à la carte é o diy da perestroika. aqui, quem escolhe as aulas é você! 2014/2 wtf à la carte?! o à la carte é o diy da perestroika. aqui, quem escolhe as aulas é você!! não conhece a perestroika? essa é a sua chance de nos conhecer.! já nos conhece, e tá afim de ter vários

Leia mais

Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva

Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva Desenvolvimento de Liderança Prof. M.e. Fernando Martins Silva fernando@professorfernandomartins.com.br Fernando Martins Silva Advogado Consultor empresarial Professor universitário Coordenador da pós-graduação

Leia mais

1. O Programa de Voluntariado Empresarial na sua organização está sofrendo um impacto diante do cenário atual político, econômico e social?

1. O Programa de Voluntariado Empresarial na sua organização está sofrendo um impacto diante do cenário atual político, econômico e social? 1. O Programa de Voluntariado Empresarial na sua organização está sofrendo um impacto diante do cenário atual político, econômico e social? Sim 70% Não 30% - Fazendo mais com menos - Incertezas - Impacto

Leia mais

Agendamento É o coração do nosso negócio

Agendamento É o coração do nosso negócio Agendamento É o coração do nosso negócio Quer saber como conquistar seus sonhos em Mary Kay? Com vendas Através das vendas você conquistará TUDO nesse negócio. Você sabe qual é um dos maiores motivos pelo

Leia mais