COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. É a substância mais abundante em todos os seres vivos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. É a substância mais abundante em todos os seres vivos."

Transcrição

1 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA ÁGUA: É a substância mais abundante em todos os seres vivos. FUNÇÕES DA ÁGUA: - Dissolve as substâncias químicas da célula, possibilitando as reações químicas (solvente universal). - Regula a temperatura da Terra e dos seres vivos: tem alto calor específico (precisa de muito calor para elevar sua temperatura de um grau e libera muito calor ao esfriar). Tem alto calor de evaporação: para evaporar a água rouba muito calor do corpo. Molécula da água: Apesar de ser feita por dois H e um O, ligados por ligações covalentes, os pares de elétrons ficam mais tempo do lado do átomo de O, deixando-o parcialmente negativo, enquanto os átomos de H, cujo núcleo é muito pequeno, fica pouco tempo com o par de elétrons e por isto tem carga parcialmente positiva. A molécula de água é então um DIPOLO ELÉTRICO. Devido a polaridade elétrica a molécula da água consegue dissolver substâncias polares (com carga elétrica) ou hidrófilas, mas repele as substâncias apolares (sem carga elétrica) ou hidrófobas. Ainda devido às cargas elétricas, uma molécula de água atrai outra e assim se mantém unidas por meio de pontes de H. Para a água passar ao estado gasoso estas pontes devem ser rompidas e por isto a água necessita de muito calor de vaporização. A quantidade de água varia nos seres vivos de acordo com: a) IDADE: indivíduos mais jovens têm maior teor de água. Tem metabolismo maior. b) METABOLISMO: organismos e órgãos com mais metabolismo tem maior teor de água. Jovens têm mais metabolismo e mais água do que organismos mais velhos. Cérebro tem alto metabolismo (85% de água); ossos têm metabolismo mais baixo (30% de água). c) ESPÉCIE: há espécies com elevado teor de água e outros com baixo teor de água. Água-viva mais de 90% de água. ÍONS: (Sais minerais): Os sais minerais existem nas células na forma de íons. Quando colocados na água, os sais se dissociam (separam os íons) e é assim que eles existem nas células. Citaremos as funções dos principais íons: Na; Cl; K: estes íons são responsáveis pelas cargas elétricas das membranas da célula, mantendo assim o funcionamento normal destas células.

2 Participam da retenção da água nas células e seres vivos: formam a Pressão osmótica das células ou dos seres vivos. P e Ca: estes íons andam muito juntos; O P aparece na forma de fosfatos, formando moléculas de ATP (trifosfato de adenosina) especializadas em armazenar energia nas células. O P entra também na composição dos ácidos nucléicos e de proteínas. O Cálcio, além de estar junto do fosfato é responsável por ativar uma série de enzimas que são responsáveis pelas reações químicas nas células; entra também na formação dos ossos. Fe: é importante na formação da hemoglobina (proteína que deixa vermelho o sangue); esta proteína participa do transporte de oxigênio e gás carbônico nos seres vivos. Mg: é importante na composição da clorofila. CARBOIDRATOS HIDRATOS DE CARBONO - GLICIDIOS OU AÇÚCARES: São compostos orgânicos feitos de C, H e O, sendo que H e O entram na mesma proporção em que se encontram na água. Sua fórmula geral pode ser expressa: C n (H 2 O) n. O n tem valor variável de acordo com o tamanho das moléculas. Carboidratos também são chamados de glucídios ou glúcides ou açúcares embora nem todos sejam doces. CLASSIFICAÇÃO DOS CARBOIDRATOS: a) Monossacarídeos b) Oligossacarídeos (Dissacarídeos) c) Polissacarídeos MONOSSACARÍDEOS OU OSES: são os carboidratos mais simples e de menores moléculas. São classificados de acordo com o número de átomos de carbono. Assim temos: TRIOSES: se tiverem três C TETROSES: com quatro C PENTOSES: com cinco C. As principais pentoses são RIBOSE E DESOXIRRIBOSE. HEXOSES: com seis C. Sua fórmula geral é: C 6 H 12 O 6. As principais Hexoses são: Glicose, Frutose e Galactose. RIBOSE: C 5 H 10 O 5 ; é importante, pois entra na composição do ácido ribonucléico (RNA).

3 DESOXIRRIBOSE: C 5 H 10 O 4. É derivado da ribose por desoxigenação (perda de O). É importante porque entra na composição do DNA (ácido desoxirribonucléico) que é o material genético dos seres vivos. GLICOSE: É a hexose mais importante. É a substância energética (combustível) das células por excelência. É o primeiro produto da fotossíntese. Entra na composição de todos os dissacarídeos e polissacarídeos. É encontrado em estado puro como o açúcar da uva. É ligeiramente doce. FRUTOSE: É o açúcar das frutas em geral. É bem doce. GALACTOSE: Entra na composição da lactose, que é o açúcar do leite. OLIGOSSACARÍDEOS OU OSIDEOS: Oligossacarídeos são os carboidratos feitos pela união de poucas moléculas de monossacarídeos (Até no máximo 10 monossacarídeos). Os oligossacarídeos principais são os DISSACARÍDEOS. DISSACARÍDEOS: resultam da ligação entre duas moléculas de monossacarídeos por meio de uma ligação OSÍDICA, na qual há perda de água. Os principais dissacarídeos são: Sacarose ou Sucrose, Lactose e Maltose. SACAROSE: é o açúcar encontrado na cana ou beterraba como reserva energética. Resulta da união entre uma glicose e uma frutose: C 6 H 12 O 6 + C 6 H 12 O 6 C 12 H 22 O 11 + H 2 O.

4 LACTOSE: açúcar encontrado no leite. Resulta da ligação osídica entre uma glicose e uma galactose. A equação será igual a da sacarose. MALTOSE: é o açúcar do malte. Resulta também da digestão do amido. É formado pela ligação osídica entre duas glicoses. É levemente adocicada. POLISSACARÍDEOS; POLISSACARÍDEOS: Polissacarídeos resultam da ligação osídica de muitas moléculas de monossacarídeo. São moléculas grandes ou MACROMOLÉCULAS também denominadas POLÍMEROS. Polímeros são macromoléculas constituídas pela ligação de grande número de moléculas pequenas denominadas MONÔMEROS. Os principais polissacarídeos são: AMIDO, GLICOGÊNIO E CELULOSE. AMIDO: é a substância de reserva vegetal. Sua molécula é feita pela ligação osídica de muitas moléculas de glicose: (de 500 a ). Pela fotossíntese os vegetais produzem a glicose. Se ficasse na forma de glicose seria oxidada e exigiria muita água para ser armazenada. As glicoses nos órgãos de reserva são ligadas e formam amido. O amido é branco, insolúvel em água. Em água quente forma um grude (cola). Reage com o iodo e fica azul escuro ou roxo. GLICOGÊNIO: é o polissacarídeo de reserva animal. Tem a mesma formula do amido, mas sua molécula pode ser muito maior. Fica armazenado no fígado (até 10% do seu peso) ou nos músculos (até 2% de seu peso). É a substância de reserva animal. A glicose que resulta da digestão do amido de nosso alimento é armazenada em forma de glicogênio para ser usado nos intervalos entre as refeições.

5 CELULOSE: Resulta da ligação osídica entre β-glicoses. Forma a parede celular das células vegetais dando-lhes resistência. Aparece em forma de fibras. É insolúvel em água, álcool, ácidos, bases. Animais pluricelulares não produzem enzimas para digerir a celulose. Apenas certos protozoários, bactérias e fungos conseguem digerir a celulose. A celulose é usada no fabrico do papel. Celulose é considerada o polissacarídeo mais abundante na natureza. LIPIDIOS Lipídios são um grupo muito variado de substâncias orgânicas. Por este motivo não é possível uma definição. Citamos as suas propriedades em vez da definição. São substâncias orgânicas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, xilol, benzol, clorofórmio... Os lipídios mais conhecidos são GLICERÍDIOS, CERÍDEOS, ESTERÓIDES E FOSFOLIPÍDIOS. GLICERÍDIOS: são os óleos (líquidos) e gorduras (sólidas). Do ponto de vista químico, tanto óleos quanto gorduras contêm em suas moléculas: glicerol + ácidos graxos. Glicerol: é um álcool com 3C na molécula. Acido graxo: é uma molécula grande em cuja extremidade fica um grupo COOH (carboxila) que é ácido. Além disto, há uma longa cadeia de carbonos ligados unicamente a H. esta parte do ácido graxo não tem carga elétrica e por isto é insolúvel na água. A ligação entre um glicerol e um ácido graxo chama-se ligação éster (esterificação). Nesta reação há saída de água. Se um glicerol esterificar com um ácido graxo falamos de MONOGLICERÍDEO. Se um glicerol esterificar com Dois ácidos graxos fala-se em DIGLICERÍDEO. Se um glicerol esterificar com três ácidos graxos, falamos em TRIGLICERÍDEOS OU TRIGLICÉRIDES. Os triglicerídeos são os óleos vegetais e as gorduras animais. ACIDO GRAXO SATURADO: se entre os átomos de C só houver ligações simples denominamos o ácido graxo de saturado. Estes se encontram no estado sólido a temperatura ambiente. São mais difíceis de digerir. ACIDO GRAXO INSATURADO: se entre os C do ácido graxo houver pelo menos uma dupla ligação, falamos que é um ácido graxo insaturado. As duplas ligações são mais fracas e fazem a molécula dobrar. Com isto estas substâncias são líquidas na temperatura ambiente.

6 TRIGLICERÍDEO = 1 GLICEROL = 3 ÁCIDOS GRAXOS. Ácido palmítico e ácido esteárico são ácidos graxos saturados e o ácido oléico é insaturado. Quanto mais ácidos graxos insaturados houver mais líquido será o lipídio. Os glicerídeos funcionam na célula como reserva energética secundária, sendo usados somente após os carboidratos. Funcionam também como isolantes térmicos e mecânico (logo abaixo da pele de animais de sangue quente). CERIDEOS: são as ceras de animais (abelha, de ouvido) ou vegetais (couve, bananeira, inhame) impermeabilizam. São feitos de ácidos graxos e um álcool de cadeia longa (até 16 átomos de C). ESTERÓIDES: são um tipo de lipídio diferente dos glicerídeos e ceras. Apresentam uma estrutura de anéis de átomos de C. Um esteróide importante é o COLESTEROL que entra na composição da membrana das células e é a matéria prima para a produção de substâncias reguladoras do organismo chamadas HORMÔNIOS, como os hormônios sexuais e da adrenal. FOSFOLIPÍDEOS: são denominados lipídios complexos, pois tem na sua fórmula o P, além de C, H e O. Entram na composição da membrana plasmática.

7 Estes lipídios também são fosfoglicerídeos, pois são feitos de glicerol + 2 ácidos graxos + 1 ácido fosfórico (fosfato), podendo conter outras moléculas ainda. Estes lipídios apresentam uma extremidade da molécula (com fosfato) com carga elétrica e a outra extremidade (com ácidos graxos) sem carga elétrica, portanto APOLAR. Estas moléculas são chamadas ANFIPÁTICAS: com uma extremidade polar e outra apolar ou hidrófoba PROTEINAS: Proteínas são substâncias orgânicas quaternárias, pois são feitas de quatro elementos químicos: CHON. As proteínas são produzidas pelas células sob orientação direta do material genético e por sua vez as proteínas controlam a produção e degradação das outras substâncias das células. Proteínas também podem ser definidas como polímeros de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Os aminoácidos são pequenas moléculas que em sua fórmula possuem um C denominado α. Neste carbono estão ligados quatro grupos químicos diferentes: um H; um grupo amina (NH2); um grupo carboxila (-COOH); e um grupo R: que é a parte diferente de cada aminoácido. As proteínas dos seres vivos usam apenas 20 tipos de aminoácidos. O grupo NH2 é básico, portanto +; o grupo COOH é ácido, portanto -.

8 Fórmula geral dos α aminoácidos Dois aminoácidos fazendo a ligação peptídica. Resulta um dipeptídeo A ligação entre dois aminoácidos é uma ligação peptídica e libera uma molécula de água e resulta um DIPEPTÍDEO. Se três aminoácidos se ligarem formarão um TRIPEPTIDEO. Havendo mais aminoácidos ligados teremos um POLIPEPTÍDEO. Se o polipeptídio for muito grande, com pelo menos 80 aminoácidos, é denominado PROTEÍNA. O número de ligações peptídicas é igual ao número de aminoácidos menos um. O dipeptídeo tem numa ponta um grupo amina sem ligar e noutra extremidade há um grupo carboxila. Se for uma molécula maior acontecerá o mesmo. A extremidade com o grupo amina é + e a extremidade com o grupo carboxila é -. FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS: - As proteínas são material de construção das células: função plástica ou estrutural. -As proteínas são enzimas: promovem e controlam as reações químicas das células. CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS: PROTEÍNAS SIMPLES: são aquelas feitas somente de aminoácidos. PROTEÍNAS CONJUGADAS: além de aminoácidos contém alguma outra molécula que é chamada GRUPO PROSTÉTICO. Se o grupo prostético for um lipídio teremos uma glicoproteína; se o grupo prostético for um carboidrato teremos uma glicoproteína; se for um ácido nucléico teremos uma nucleoproteína... ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS: A função das proteínas depende de sua forma; a forma da proteína é dada pela sua estrutura que o arranjo espacial dos aminoácidos dentro da proteína. PRIMÁRIA: é a forma da proteína devido à sequência dos aminoácidos.

9 SECUNDÁRIA: é a forma da proteína primária que se enrola em espiral. Com isto fica mais curta e mais espessa. TERCIÁRIA: é a espiral secundária dobrada sobre si, originado proteínas em forma esférica (globinas). QUATERNARIA: são as proteínas terciárias espacialmente colocadas. Comparando a corda do caminhoneiro com uma proteína poderíamos fazer a seguinte analogia: a corda esticada é a proteína primária; quando enrolada em forma de corrente é a secundária; a corrente de corda é pro sua vez enrolada em uma bola de corda; a maneira como são guardadas as várias bolas de corda são a estrutura quaternária. ENZIMAS As proteínas (possivelmente todas) são capazes de promover (catalisar) reações químicas, mas não participam destas reações, de modo que ao final da reação a enzima continua inteira e pode iniciar nova reação química. VANTAGEM DO USO DAS ENZIMAS: As enzimas aceleram as reações químicas, diminuindo o tempo para que as mesmas ocorram. As enzimas diminuem a energia de ativação. Energia de ativação é a energia necessária para iniciar uma reação química. Exemplificando as duas vantagens: Para digerir um pedaço de carne som HCl sem enzimas é necessário aquecer (energia) o ácido até 80 o C e a digestão ou hidrólise leva 36 horas. Usando a pepsina (enzima do estômago) junto com o HCl a digestão acontece em duas horas a 36 o C. COMPOSIÇÃO DAS ENZIMAS: A maioria das enzimas são proteínas conjugadas. A sua parte protéica é chamada APOENZIMA e o grupo prostético (porção não protéica) é chamada COENZIMA ou COFATOR. Da união de APOEZIMA + COENZIMA resulta a HOLOZENZIMA (enzima ativa). MODO DE AÇÃO DAS ENZIMAS:

10 As enzimas apresentam um encaixe como o de chave-fechadura dada pela sua estrutura. Este encaixe é chamado SÍTIO OU CENTRO ATIVO. Neste sítio ativo liga-se a substância que a enzima transformará e que é chamada de SUBSTRATO. Cada enzima serve em apenas um substrato: ENZIMAS SÃO ESPECÍFICAS. O substrato necessita se encaixar no centro ativo da enzima: assim é formado o COMPLEXO ENZIMA-SUBSTRATO. Com a união do substrato e enzima processa-se a reação química e resultam os PRODUTOS. A sequência do modo de ação de uma enzima: O substrato se encaixando no centro ativo; formando o complexo enzima-substrato; liberando os produtos. Note que a enzima não foi transformada nem destruída e está pronta para começar outra reação NOMENCLATURA DAS ENZIMAS: O nome das enzimas é formado pelo nome do substrato, trocando-se sua terminação por ASE. Assim o substrato lactose tem a enzima lactase. Hidrolases são enzimas digestivas que quebram ligações químicas acrescentando uma molécula de água a cada ligação quebrada. ACIDOS NUCLEICOS: Há dois tipos de ácidos nucléicos: DNA E RNA. Ácidos nucléicos são também macromoléculas ou polímeros feitos de nucleotídeos. O NUCLEOTÍDEO é composto por três tipos de moléculas: Uma pentose (Ribose ou Desoxirribose), Um fosfato (H 3 PO 4 ) e uma Base Nitrogenada. Ribose (R) faz parte dos nucleotídeos do RNA (ácido ribonucléico) e Desoxirribose (D) entra nos nucleotídeos do DNA (ácido desoxirribonucléico). As pentoses são o centro dos nucleotídeos, pois as outras moléculas ligam-se nelas. Fosfato (ácido fosfórico): é ácido forte. Deixa os ácidos nucléicos ácidos. Sua função é de unir os nucleotídeos entre si. Base nitrogenada: Tem reação básica e são ricas em nitrogênio. Pertencem a dois grupos: Bases Púricas: Adenina (A) e Guanina (G). São moléculas grandes.

11 menores. Bases Pirimídicas: Citosina (C), Timina (T) e Uracila (U). São moléculas Adenina, guanina e citosina entram na composição de DNA e RNA; timina só entra no DNA e Uracila só no RNA. Veja na ilustração a seguir, as fórmulas das bases nitrogenadas e por último um nucleotídeo. Se vários nucleotídeos estiverem unidos teremos um polinucleotídeo. ACIDO DESOXIRRIBONUCLEICO (DNA) O DNA é a molécula que contém toda a informação genética (programação) das células. Sua estrutura foi descrita por Watson e Crick em 1953 como sendo dois polinucleotídeos enrolados em uma dupla espiral, semelhante a uma escada de marinheiro. Os corrimões da escada são feitos pela seqüência de pentoses (desoxirriboses) e fosfatos. Em cada desoxirribose liga-se uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas de duas desoxirriboses se ligam de modo complementar por meio de ligações chamadas PONTES DE HIDROGÊNIO. A ordem de ligação entre as bases nitrogenadas é fixa: Adenina liga-se com Timina por meio de duas pontes de H; Guanina liga-se com uma citosina por meio de três pontes de H. assim a quantidade de Adeninas e Timinas é igual; do mesmo modo, a quantidade de Guaninas é igual à de Citosinas. A ordem em que se colocam as bases nitrogenadas ao longo da molécula é a informação genética que ela traz. Trocandose a ordem destas bases, altera-se a informação genética, o que chamamos MUTAÇÃO.

12 A ilustração mostra a molécula de DNA em desenho plano apresentando a ordem em que as bases nitrogenadas se ligam; No desenho à direita a molécula tridimensional do DNA; observem-se as pontes de H entre as bases nitrogenadas: duas entre A e T e três entra G e C. DNA está localizado no núcleo das células eucariotas formando a cromatina. No citoplasma o DNA só é encontrado em mitocôndrias e plastos. Células de bactérias também têm uma molécula de DNA dispersa no citoplasma. O RNA resulta de um a cópia a partir do DNA. Portanto é fabricado no núcleo, mas localiza-se no citoplasma. Há vários tipos de RNA e todos auxiliam o DNA na execução das informações genéticas que contém. (Resumo de aulas de Biologia para uso dos alunos do Primeiro ano do Ensino Médio 2013 Colégio Imaculada Conceição - Prof. Beno Kuehne. As Ilustrações foram usadas a partir do Livro Biologia de Amabis.)..

A Química da Vida. Gabriela Eckel

A Química da Vida. Gabriela Eckel A Química da Vida Gabriela Eckel Água A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por

Leia mais

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Bioquímica Celular LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos

Leia mais

A Química da Vida. As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição entre 75-85% de água. Ou seja, cerca de 80% do

A Química da Vida. As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição entre 75-85% de água. Ou seja, cerca de 80% do A Química da Vida. A Química da Vida. As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição entre 75-85% de água. Ou seja, cerca de 80% do corpo de um ser vivo é composto

Leia mais

A função da água e sais minerais dentro da célula

A função da água e sais minerais dentro da célula A QUÍMICA DA VIDA A função da água e sais minerais dentro da célula Eles tem a ver com o metabolismo das mitocôndrias na qual a principal função seria de não parar a que sustenta, vejamos isso entre água

Leia mais

BIOQUÍMICA - composição química das células

BIOQUÍMICA - composição química das células BIOQUÍMICA - composição química das células I) Substâncias inorgânicas: água e sais minerais II) Substâncias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos,... Substâncias mais presentes

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ser humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 18.2 Conteúdo Carboidratos 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA Água Sais minerais Vitaminas Carboidratos Lipídios Proteínas Enzimas Ácidos Núcleos Arthur Renan Doebber, Eduardo Grehs Água A água é uma substância química composta

Leia mais

Glicídios Pro r f o. f. D a D n a i n el M ag a al a hã h e ã s

Glicídios Pro r f o. f. D a D n a i n el M ag a al a hã h e ã s Glicídios Prof. Daniel Magalhães DEFINIÇÃO Os glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio

Leia mais

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" -São moléculas que

Leia mais

Todos os seres vivos são constituídos por células unidade estrutural.

Todos os seres vivos são constituídos por células unidade estrutural. Prof. Ana Rita Rainho Biomoléculas Todos os seres vivos são constituídos por células unidade estrutural. Para além da unidade estrutural também existe uma unidade bioquímica todos os seres vivos são constituídos

Leia mais

Todos tem uma grande importância para o organismo.

Todos tem uma grande importância para o organismo. A Química da Vida ÁGUA A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em

Leia mais

Bioquímica I. Profa Eduarda de Souza

Bioquímica I. Profa Eduarda de Souza Bioquímica I Profa Eduarda de Souza Principais elementos químicos dos seres vivos C H O N S P 98% Versatilidade Proteínas, carboidratos, lipídios... Substâncias químicas dos seres vivos Água 70-85% Proteínas

Leia mais

Água, Sais e Carboidratos

Água, Sais e Carboidratos Água, Sais e Carboidratos A Bioquímica estuda as reações químicas dos organismos vivos e tem revelado inúmeras substancias presentes nas células e em outras que ela participa. A bioquímica estuda as moléculas

Leia mais

Vitaminas As vitaminas são nutrientes essenciais para nos.o organismo humano necessita destas vitaminas em pequenas quantidades para desempenhar

Vitaminas As vitaminas são nutrientes essenciais para nos.o organismo humano necessita destas vitaminas em pequenas quantidades para desempenhar A Química da vida A água A água é a mais abundante de todas as substâncias da célula, representando cerca de 80% da sua massa; funciona como solvente para grande parte das outras substâncias presentes

Leia mais

Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula.

Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Aula 01 Composição química de uma célula O que é uma célula? Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Toda célula possui a capacidade de crescer,

Leia mais

Biomoléculas. Nota: Polímero macromolécula constituída por um grande número de unidades moleculares simples, baixo peso molecular (monómeros).

Biomoléculas. Nota: Polímero macromolécula constituída por um grande número de unidades moleculares simples, baixo peso molecular (monómeros). Biomoléculas Todos os seres vivos são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões macromoléculas. Estas são formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos, principalmente

Leia mais

Água. A água é uma estrutura dipolar formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.

Água. A água é uma estrutura dipolar formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio. Química da Vida Água A água compõe a maior parte da massa corporal do ser humano e de todos os seres vivos, logo na composição química celular prevalece à presença de água. Sendo 70% do peso da célula

Leia mais

Carboidrato. Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia

Carboidrato. Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia Carboidrato Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia Introdução O que são os carboidratos? Conhecidos como hidratos de carbono, sacarídeos ou açúcares; São as biomoléculas mais abundantes na natureza.

Leia mais

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA Histórico INTRODUÇÃO 1665: Robert Hooke Compartimentos (Células) 1840: Theodor Schwann Teoria Celular 1. Todos os organismos são constituídos de uma ou mais células 2.

Leia mais

CITOQUÍMICA ou MOLECULAR

CITOQUÍMICA ou MOLECULAR CITOQUÍMICA ou BIOLOGIA MOLECULAR Composição química da célula Os principais elementos encontrados nas células são: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S)=

Leia mais

Biomoléculas: H2O, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos

Biomoléculas: H2O, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos Biomoléculas: H2O, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos Diferenças entre Procarioto x Eucarioto Procarioto Eucarioto 2 Organelas Membranosas; 5 Histonas; 6 Cromossomos;

Leia mais

Substâncias. Orgânicas. Inorgânicas. - Formadas por átomos de carbono e hidrogênio. - Água e sais minerais

Substâncias. Orgânicas. Inorgânicas. - Formadas por átomos de carbono e hidrogênio. - Água e sais minerais Substâncias Orgânicas - Formadas por átomos de carbono e hidrogênio Inorgânicas - Água e sais minerais - Carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas QUÍMICA CELULAR Água Funções: Solvente

Leia mais

Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I

Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I Os lipídeos são abundantes em animais e vegetais. Compreendem os óleos, as gorduras, as ceras, os lipídios compostos como os fosfolipídios e os esteróides

Leia mais

Composição química celular

Composição química celular Natália Paludetto Composição química celular Proteínas Enzimas Ácidos nucléicos Proteínas Substâncias sólidas; Componente orgânico mais abundante da célula. Podem fornecer energia quando oxidadas, mas

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA Composição Química da Célula COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA Inorgânicos Água Sais Minerais Orgânicos Proteínas Lipídios Carboidratos Ácidos Nucléicos Prof. M.Sc. Renata Fontes MICROMOLÉCULAS MACROMOLÉCULAS

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

Glicídios - Carboidratos. Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana

Glicídios - Carboidratos. Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana Glicídios - Carboidratos Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana GLICÍDIS São formados, basicamente, por carbono, hidrogênio e oxigênio. Sinônimos: Carboidratos, Açúcares, ses, idratos

Leia mais

Composição e Estrutura Molecular dos Sistemas Biológicos

Composição e Estrutura Molecular dos Sistemas Biológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Prof. Hugo Henrique Pádua M.Sc. Fundamentos de Biofísica Composição e Estrutura Molecular dos Sistemas Biológicos Átomos e Moléculas Hierarquia

Leia mais

Metabolismo dos Glicídios

Metabolismo dos Glicídios QUÍMCA E BIOQUÍMICA Curso Técnico em Nutrição e Dietética Metabolismo dos Glicídios Professor: Adriano Silva Os hidratos de carbono são as biomoléculas mais abundantes do nosso planeta 100b de toneladas

Leia mais

Trabalho de biologia. Nome: Naiheverton e wellinton. Turma:103

Trabalho de biologia. Nome: Naiheverton e wellinton. Turma:103 Trabalho de biologia Nome: Naiheverton e wellinton Turma:103 VITAMINAS São compostos orgânicos imprescindível para algumas reações metabólicas especificas,requeridos pelo corpo em quantidade minimas para

Leia mais

COMPONENTES ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS. Glicídios ou Açúcares

COMPONENTES ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS. Glicídios ou Açúcares COMPONENTES ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS Glicídios ou Açúcares COMPOSIÇÃO DOS CARBOIDRATOS Compostos constituídos principalmente de: Carbono, Hidrogênio Oxigênio Principal fonte de energia para os seres vivos.

Leia mais

Professora: Letícia F. Melo

Professora: Letícia F. Melo Professora: Letícia F. Melo O que é bioquímica? É o ramo da química que estuda principalmente as reações químicas dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. Estuda as macromoléculas

Leia mais

Célula animal Célula vegetal

Célula animal Célula vegetal PROF. TOSCANO Célula animal Célula vegetal O que há de comum nas células? No inicio do século XIX, a Química Inorgânica (que estuda as substâncias que compõem objetos não-vivos), já analisava diversas

Leia mais

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas BIOQUÍMICA Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas LIPÍDEOS São ÉSTERES derivados de ácidos graxos superiores. Ex1: São divididos em: Cerídeos Glicerídeos Fosfatídeos Esteroides CERÍDEOS

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Telmo Giani Fonte: Internet OS ÁCIDOS NUCLEICOS DNA Ácido fosfórico Desoxirribose Bases Púricas: A e G Bases Pirimídicas: C e T Dupla fita RNA Ácido fosfórico Ribose

Leia mais

A química da vida Samuel Rutsatz

A química da vida Samuel Rutsatz A química da vida Samuel Rutsatz Água na célula As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição entre 75-85% de água. Ou seja, cerca de 80% do corpo de um ser vivo é

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose (ribose RNA e desoxirribose DNA) e uma base nitrogenada

Leia mais

UNIVERSO TERRA SERES VIVOS ORIGEM

UNIVERSO TERRA SERES VIVOS ORIGEM UNIVERSO TERRA SERES VIVOS ORIGEM BIOLOGIA Surgiu da observação, da curiosidade de se compreender a vida e da utilização da natureza em benefício humano Grande salto com Aristóteles Baseada na observação

Leia mais

Lista de Exercícios (BIO-LEO)

Lista de Exercícios (BIO-LEO) Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS BIOQUÍMICA

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS BIOQUÍMICA BIOVESTIBA.NET VIRTUAL UFRGS BIOQUÍMICA 1. (Ufrgs 2015) Observe a tira abaixo. Se o filho do Radicci tornar-se vegetariano do tipo que não utiliza produtos derivados de animais, ficará impossibilitado

Leia mais

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a A química da Vida A Água A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições

Leia mais

DEFINIÇÃO. Carboidratos são compostos de função mista, polialcool-aldeídos ou polialcoolcetonas.

DEFINIÇÃO. Carboidratos são compostos de função mista, polialcool-aldeídos ou polialcoolcetonas. CARBOIDRATOS DEFINIÇÃO Carboidratos são compostos de função mista, polialcool-aldeídos ou polialcoolcetonas. São também chamados glucídeos, glicídeos, hidratos de carbono ou açucares. O termo glúcide vem

Leia mais

ÁGUA A queda do teor de água, nas células e no organismo, abaixo de certo limite, gera uma situação de desequilíbrio hidrossalino, com repercussões

ÁGUA A queda do teor de água, nas células e no organismo, abaixo de certo limite, gera uma situação de desequilíbrio hidrossalino, com repercussões A Química da vida ÁGUA A queda do teor de água, nas células e no organismo, abaixo de certo limite, gera uma situação de desequilíbrio hidrossalino, com repercussões nos mecanismos osmóticos e na estabilidade

Leia mais

Profº Lásaro Henrique

Profº Lásaro Henrique Profº Lásaro Henrique Proteínas são macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos. São os constituintes básicos da vida e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Nos

Leia mais

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Bioquímica Lipídios Aula 2 Estrutura de Lipídios Os lipídios apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem como característica definidora e comum a insolubilidade

Leia mais

Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas

Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas 1. naturais ou artificiais formados por macromoléculas que, por sua vez, são constituídas por unidades

Leia mais

Água A queda do teor de água, nas células e no organismo, abaixo de certo limite, gera uma situação de desequilíbrio hidrossalino, com repercussões

Água A queda do teor de água, nas células e no organismo, abaixo de certo limite, gera uma situação de desequilíbrio hidrossalino, com repercussões A Química da Vida Água A queda do teor de água, nas células e no organismo, abaixo de certo limite, gera uma situação de desequilíbrio hidrossalino, com repercussões nos mecanismos osmóticos e na estabilidade

Leia mais

10º ANO MÓDULO 2 (dois) F i c h a d e p r e p a r a ç ã o p a r a o t e s t e d o d i a 31 d e M a r ç o GRUPO I

10º ANO MÓDULO 2 (dois) F i c h a d e p r e p a r a ç ã o p a r a o t e s t e d o d i a 31 d e M a r ç o GRUPO I E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O 10º ANO MÓDULO 2 (dois) F i c h a d e p r e p a r a ç ã o p a r a o t e s t e d o d i a 31 d e M a r ç o 2 7-03- 201 4 GRUPO I 1 1 Os seres vivos

Leia mais

ESTUDO DOS CARBOIDRATOS

ESTUDO DOS CARBOIDRATOS UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Graduação em Nutrição Disciplina: Bioquímica Humana ESTUDO DOS CARBOIDRATOS Docente: Nut. Aline Ozana de Souza CARBOIDRATOS Funções Classificação

Leia mais

Composição Química das Células: Água

Composição Química das Células: Água A Química da Vida Composição Química das Células: Água As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição cerca de 75/85% de água. Ou seja, cerca de 80% do corpo de um

Leia mais

A base molecular da vida Constituintes da matéria-viva

A base molecular da vida Constituintes da matéria-viva A base molecular da vida Constituintes da matéria-viva Principais elementos químicos dos seres vivos Quando se analisa a matéria-viva que constitui os seres vivos, encontram-se principalmente os seguintes

Leia mais

Classificação LIPÍDIOS

Classificação LIPÍDIOS LIPÍDIOS DEFINIÇÃO Substâncias caracterizadas pela sua baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos. Suas propriedades físicas refletem a natureza hidrofóbica das suas estruturas

Leia mais

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos.

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 1) Introdução A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 2) Elementos químicos da matéria viva Existem 96 elementos químicos que ocorrem

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS Prof. Raimundo Jr MSc Carboidratos Características gerais: São os compostos mais abundantes Possuem diferentes

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

Nome do aluno Nº 10º CTEC

Nome do aluno Nº 10º CTEC A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O TESTE ESCRITO 10º ANO - Biologia e Geologia - MÓDULO 2 (dois)

Leia mais

A Composição Química dos Seres (Parte I)

A Composição Química dos Seres (Parte I) A Composição Química dos Seres (Parte I) Professor Guilherme Goulart http://biologiagui.com.br Composição Geral Componentes Inorgânicos: (Água Sais) Componentes Orgânicos: (Glicídios Lipídios) Molécula

Leia mais

A Química da Vida. Fabiana L.Porto e Josiana D.Cortes

A Química da Vida. Fabiana L.Porto e Josiana D.Cortes A Química da Vida Fabiana L.Porto e Josiana D.Cortes Água A água compõe a maior parte da massa corporal do ser humano e de todos os seres vivos, logo na composição química celular prevalece à presença

Leia mais

CARBOIDRATOS 23/08/2016. Carboidratos. Monossacarídeos. Classificação (quanto ao número de monômeros)

CARBOIDRATOS 23/08/2016. Carboidratos. Monossacarídeos. Classificação (quanto ao número de monômeros) Classificação (quanto ao número de monômeros) CARBOIDRATOS Profa. M.Sc. Renata Fontes ODONTOLOGIA 1º Período Monossacarídeos Açúcares Fundamentais (não necessitam de qualquer alteração para serem absorvidos)

Leia mais

Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo

Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo 2 - ÁCIDOS NUCLÉICOS Na natureza há dois tipos de ácidos nucléicos: DNA ou ácido desoxirribonucléico e RNA ou ácido ribonucléico. Analogamente a um sistema de comunicação, essas informações são mantidas

Leia mais

Aula: 18 Temática: Estrutura dos aminoácidos e proteínas parte III

Aula: 18 Temática: Estrutura dos aminoácidos e proteínas parte III Aula: 18 Temática: Estrutura dos aminoácidos e proteínas parte III A maioria das cadeias polipeptídicas naturais contém entre 50 e 2.000 aminoácidos e são comumente referidas como proteínas. Peptídeos

Leia mais

3/6/2010. Biomoléculas orgânicas mais abundantes na

3/6/2010. Biomoléculas orgânicas mais abundantes na Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica Bioquímica dos Carboidratos Prof. Msc. Reginaldo Vicente Ribeiro Introdução Carboidratos são polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas ou substâncias

Leia mais

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais: Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida

TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida Nomes: Leonardo e Samuel Turma: 103 Para iniciar o estudo das células (citologia) devemos primeiramente ter uma noção das estruturas básicas da célula ou as estruturas

Leia mais

Macromolécula mais abundante nas células

Macromolécula mais abundante nas células PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição animal, as plantas

Leia mais

Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I

Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I As substâncias inorgânicas existem na natureza, independentemente dos seres vivos, mas algumas delas podem ser encontradas nas células. Acompanhe!

Leia mais

MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR

MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR Aula 1 - Estrutura e Propriedades dos Ácidos Nucleicos Evidências de que o DNA constitui o material genético Experimento de Frederick Griffith (1928) Pneumococcus pneumoniae

Leia mais

A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais. Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos

A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais. Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos A Química da Vida Água Os primeiros organismos vivos apareceram nos mares primitivos e a evolução marcada pelas propriedades do meio, tanto que todos os aspectos da estrutura celular e suas funções são

Leia mais

Faculdade Anhanguera Curso de Graduação em Educação Física

Faculdade Anhanguera Curso de Graduação em Educação Física Faculdade Anhanguera Curso de Graduação em Educação Física Profa. Dra. Amabile Vessoni Arias E-mail: Amabile.arias@anhanguera.com 2016-2 Mês de agosto Conteúdo 9 Unidade 1 16 Unidade 1 23 Unidade 1 30

Leia mais

Pr P o r f o a f Al A essan a d n r d a r a B ar a o r n o e n

Pr P o r f o a f Al A essan a d n r d a r a B ar a o r n o e n Profa Alessandra Barone www.profbio.com.br Metabolismo Conjunto de reações realizadas a partir da transformação de substâncias com a finalidade de suprimento de energia, renovação de moléculas e manutenção

Leia mais

ESTUDANDO OS NUTRIENTES

ESTUDANDO OS NUTRIENTES E.M.E.F. JEAN PIAGET DISCIPLINA DE CIÊNCIAS TURMA: T6 ESTUDANDO OS NUTRIENTES ALUNOS: ANA PAULA SILVANO MARÌLIA VARGAS PROF.: ANELISE VOLKWEISS PORTO ALEGRE, 27 DE OUTUBRO DE 2010 SUMÁRIO I) INTRODUÇÃO...3pg

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Série: 2ª Professor (a): SUELI COSTA Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data:

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: 1- A célula é uma importante estrutura do mundo vivo. Todos os seres vivos começam por existir sob a forma de célula. Alguns seres são unicelulares

Leia mais

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Aula de Biologia Tema: Duplicação do DNA & Síntese Protéica Daniel Biólogo Planetabiologia.com ÁCIDOS NUCLÉICOS 1) Conceito: Os Ácidos Nucléicos são macromoléculas,

Leia mais

As condições da Terra primitiva :

As condições da Terra primitiva : A ORIGEM DA VIDA : As condições da Terra primitiva : A Terra sofria com os altos níveis de radiação ultravioleta, descargas elétricas, altas temperaturas, além da sua atmosfera ser formada por amônia,

Leia mais

BIOQUÍMICA. Profº André Montillo

BIOQUÍMICA. Profº André Montillo BIOQUÍMICA Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É uma Molécula Orgânica que contém simultaneamente grupo funcionais amina (NH2) e carboxílico (COOH) É formado pelos seguintes Átomos: o Carbono

Leia mais

QUÍMICA MINERAL. Para continuarmos a aula, será necessária uma noção sobre reação de esterificação, ou seja, reação entre ácido e álcool.

QUÍMICA MINERAL. Para continuarmos a aula, será necessária uma noção sobre reação de esterificação, ou seja, reação entre ácido e álcool. QUÍMICA MINERAL Prof. Borges LIPÍDIOS É importante lembrarmos de alguns conceitos básicos antes de iniciarmos a aula de bioquímica. Todo hidrocarboneto é apolar e, portanto insolúvel em água e solúvel

Leia mais

Química da Vida. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Química da Vida. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Química da Vida Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Propriedades Atômicas Elementos e Compostos químicos; Alguns símbolos são derivados do latim Por Exemplo: o símbolo do sódio é Na, da palavra

Leia mais

03/01/2016. Proteína INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE CADEIA PROTÉICA FUNÇÕES FUNÇÕES BIOLÓGICAS

03/01/2016. Proteína INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE CADEIA PROTÉICA FUNÇÕES FUNÇÕES BIOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Química e Bioquímica de Alimentos Componentes principais Proteína INTRODUÇÃO Proteínas Macromoléculas compostas de vários

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA- SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS

COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA- SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA- SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS COMPOSTOS INORGÂNICOS Não apresentam Carbono em sua estrutura DOIS TIPOS: Água e Sais Minerais ÁGUA:

Leia mais

Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos

Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos 1.0 Introdução Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos Composto orgânico Todo elemento que possui carbono na sua composição. Existem exceções grafite, monóxido de carbono, carboidratos... Química orgânica

Leia mais

A estrutura única de cada macromolécula determina sua função.

A estrutura única de cada macromolécula determina sua função. MACROMOLÉCULAS As macromoléculas poliméricas, embora longas, são entidades químicas altamente ordenadas, com sequencias específicas de subunidades monoméricas que dão origem a discretas estruturas e funções

Leia mais

Carboidratos 18/03/2010. Douglas Siqueira de A. Chaves

Carboidratos 18/03/2010. Douglas Siqueira de A. Chaves Carboidratos Douglas Siqueira de A. Chaves 2 Carboidratos s carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos

Leia mais

23/03/2015. Moléculas orgânicas - Carboidratos

23/03/2015. Moléculas orgânicas - Carboidratos Moléculas orgânicas - Carboidratos São formados por C, H, O. São Conhecidos como: Hidratos de Carbono Glucídios Glicídios Açúcares Sacarídeos Funções: Energética (glicose); Glicogênio : reserva energética

Leia mais

Proteínas e enzimas. Profs. Lourdes, Guilherme e Lauren

Proteínas e enzimas. Profs. Lourdes, Guilherme e Lauren Proteínas e enzimas Profs. Lourdes, Guilherme e Lauren Definição As proteínas são polipeptídios que resultam na condensação de milhares de moléculas de aminoácidos, ligadas em sequencia como elos em uma

Leia mais

29/08/2015 QUÍMICA DE PROTEÍNAS. Medicina Veterinária IBGM - IBS. Medicina Veterinária IBGM - IBS

29/08/2015 QUÍMICA DE PROTEÍNAS.   Medicina Veterinária IBGM - IBS. Medicina Veterinária IBGM - IBS QUÍMICA DE PROTEÍNAS D i s c i p l i n a : b i o q u í m i c a, p r o f. D r. Va g n e O l i v e i ra E-mail: vagne_melo_oliveira@outlook.com Medicina Veterinária IBGM - IBS Medicina Veterinária IBGM -

Leia mais

B I O L O G I A - G E O L O G I A 1 0 º A N O CONSTITUINTES BÁSICOS DA MATÉRIA VIVA

B I O L O G I A - G E O L O G I A 1 0 º A N O CONSTITUINTES BÁSICOS DA MATÉRIA VIVA Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo Ano lectivo 13/14 400208 DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA GRUPO DE RECRUTAMENTO 520 BIOLOGIA E GEOLOGIA BIOLOGIA TEMA 1. CAP.1 CONSTITUINTES BÁSICOS DA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano:2016 Série: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno:

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1º Ano do Ensino Médio Disciplina: Biologia 1- Na composição celular são encontrados vários elementos, entre os quais, os sais minerais. Por serem fundamentais

Leia mais

Importante reserva energética; são as gorduras.

Importante reserva energética; são as gorduras. Importante reserva energética; são as gorduras. 1g de lipídio libera 9kcal contra 4kcal por 1g de carboidrato. Podem ser armazenados de forma mais concentrada que os carboidratos. O excesso do consumo

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

Exercícios de Água, Sais, Lipídios e Glicídios

Exercícios de Água, Sais, Lipídios e Glicídios Exercícios de Água, Sais, Lipídios e Glicídios 1. (Enem 2005) A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. JOSÉ DE CLUNY. Frequência de Bioquímica Geral Modalidade Escrita

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. JOSÉ DE CLUNY. Frequência de Bioquímica Geral Modalidade Escrita ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. JOSÉ DE CLUNY Frequência de Bioquímica Geral Modalidade Escrita Semestre 1 Prof. Nuno Costa Ano Lectivo 2008/2009 Data 12/ 12/ 2008 GRUPO I 1) O constituinte inorgânico

Leia mais

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 2015 Química Orgânica estudo dos compostos do carbono com propriedades específicas. 1 O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade

Leia mais

MÓDULO 2 - METABOLISMO. Bianca Zingales IQ-USP

MÓDULO 2 - METABOLISMO. Bianca Zingales IQ-USP MÓDULO 2 - METABOLISMO Bianca Zingales IQ-USP INTRODUÇÃO AO METABOLISMO CARACTERÍSTICAS DO SER VIVO 1- AUTO-REPLICAÇÃO Capacidade de perpetuação da espécie 2- TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA O ser vivo extrai

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Unidade: Natal Curso: Fisioterapia Disciplina: Bioquímica Docente: Drª Valeska Santana de Sena Pereira.

Unidade: Natal Curso: Fisioterapia Disciplina: Bioquímica Docente: Drª Valeska Santana de Sena Pereira. Unidade: Natal Curso: Fisioterapia Disciplina: Bioquímica Docente: Drª Valeska Santana de Sena Pereira valeska_sena@hotmail.com 11/08/2016 Apresentação da disciplina. Introdução à bioquímica. 18/08/2016

Leia mais

Uma dieta alimentar variada é capaz de fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do nosso organismo

Uma dieta alimentar variada é capaz de fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do nosso organismo Nutrientes e suas funções Uma dieta alimentar variada é capaz de fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do nosso organismo NUTRIENTE Substância absorvida e utilizada pelo organismo para

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Definir Energia Descrever os 3 Sistemas Energéticos Descrever as diferenças em Produção de Energia Bioenergética Estuda

Leia mais