REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR 1 Sistema para Acionamento de Teclado Musical de Brinquedo Organizador: Gilson Yukio Sato 2 Semestre/2011

2 1. Proposta Planejar, projetar, implementar e demonstrar o funcionamento de um sistema para acionar um teclado musical de brinquedo. O sistema deve ser capaz de acionar individualmente as teclas de um teclado musical de brinquedo, sem intervenção humana direta. O sistema deverá ser capaz de tocar automaticamente duas músicas e permitir que o usuário acione teclas por meio do teclado e LCD do sistema. O sistema deverá também armazenar uma seqüência de pelo menos 10 teclas selecionadas manualmente pelo usuário. O projeto não tem uma aplicação imediata, mas ele poderia ser considerado como uma tecnologia assistiva, ou seja, uma tecnologia para permitir que pessoas com necessidades especiais acionem um teclado musical. Essa proposta contém os requisitos mínimos do projeto assim como características extras que, se implementadas, serão consideradas na avaliação do projeto. 2. Objetivos da Unidade Curricular de Projeto Integrador 1 Integrar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares cursadas até o módulo 3, inclusive; Desenvolver o espírito de trabalho em equipe; Propiciar uma visão integrada das diversas áreas da mecatrônica; Relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com aplicações práticas. 3. Requisitos do Projeto Os requisitos básicos indicam as caractéristicas mínimas que o sistema deve apresentar para concorrer à nota máxima. A nota será atribuída em função da avaliação detalhada na tabela 1 (veja o item que trata da avaliação). Os desafios indicam características extras que, se implementadas, valerão uma nota adicional. A nota adicional depende da característica implementada e do seu funcionamento. Os detalhes do funcionamento e os parâmetros para validação dessas características extras deverão ser combinados com o professor da Disciplina de Projeto Integrador 1.

3 3.1 Cenário de Uso A presente seção apresenta um dos possíveis cenários de uso do sistema. Tal cenário tem por objetivo ilustrar a forma com que as operações deverão ocorrer e descrever alguns comportamentos que se espera do sistema. É importante ressaltar que o sistema deve ser capaz de realizar as operações necessárias para satisfazer os requisitos a serem descritos abaixo, incluído as rotinas de validação. O cenário de uso é o seguinte: O usuário acopla seu teclado musical no sistema. O sistema identifica as teclas com números. Por meio de um LCD (Liquid Crystal Display) e de um teclado numérico ligados a um microcontrolador, o usuário pode escolher entre o modo automático e o modo manual. Ele escolhe o modo automático e a duração das notas, o sistema permite-lhe escolher entre duas melodias, que estão armazenadas na memória do microcontrolador. O sistema aciona as teclas de forma a tocar a melodia escolhida pelo usuário. O sistema volta ao menu principal e o usuário escolhe o modo manual. O usuário escolhe a duração das notas. Em seguida, ele digita o número da tecla e o sistema a aciona. Após encerrar uma seqüência de notas, o sistema repete a seqüência automaticamente. Depois de repeti-la, o sistema volta ao menu principal. 3.2 Requisitos básicos Com relação às funcionalidades: O sistema deve ser capaz de acionar todas as teclas do teclado musical de referência (consultar o professor), inclusive as notas com bemóis/sustenidos. O teclado musical de referência ficara a disposição das equipes durante as aulas do Projeto Integrador 1. Ele permanecerá na posse do professor, para que fique a disposição de todas as equipes. Pode ser usando um teclado musical similar ao de referência, contanto que ele seja aprovado pelo professor. O teclado de referência não deve precisar ser fixado no sistema. Caso a equipe use um teclado próprio, ele pode ser fixado no sistema.

4 O sistema deve identificar numericamente cada uma das teclas do teclado musical. Essa indicação não deve ser feita sobre o teclado, ou seja, o teclado não deve ser riscado e não pode receber etiquetas. O sistema deve ser capaz de tocar todas as notas com duas durações diferentes, sendo que uma deve ser aproximadamente o dobro da outra. No modo automático, o sistema deve ser capaz de tocar pelo menos duas melodias armazenadas na memória do microcontrolador. As melodias do modo automático devem ser compostas por pelo menos 30 notas, sendo que pelo menos algumas delas devem ser notas com bemóis/sustenidos. Sugere-se músicas infantis como: Escravos de Jó, Marcha Soldado, Fui Morar em uma Casinha, Capelinha de Melão, etc. As melodias do modo automático podem ser trechos de músicas com mais de 30 notas, mas devem ser reconhecíveis pelo professor. Não serão aceitas composições próprias. O professor pode solicitar que uma gravação da música seja fornecida. No modo manual, o sistema deve ser capaz de tocar uma nota demandada pelo usuário por meio de um teclado e um LCD. No modo manual, o sistema deve também ser capaz de armazenar uma seqüência de pelo menos 10 notas e reproduzi-la a pedido do usuário. O usuário deve ser capaz de interagir com o sistema por meio de um teclado e de um LCD. A escolha do modo, da duração da nota, da melodia deve ser feita por meio dessa interface. Com relação à implementação e ao teste: O sistema deve ser necessariamente controlado por um sistema microcontrolado (qualquer tipo ou arquitetura) e não um PC. O sistema deve ser operado por meio de um teclado e de um LCD. Sensores de fim de curso devem ser usados sempre que aplicáveis. Não há restrição quanto à linguagem de programação usada. Recomenda-se o uso de motores de passo, mas podem ser usados motores DC ou servomotores. Recomenda-se que sejam usados materiais reaproveitados ou padrão.

5 A parte eletro-eletrônica do sistema deve ser implementada em placa de circuito padrão ou em placa de circuito impresso; A parte eletro-eletrônica deve estar acomodada em um gabinete e a parte mecânica em uma base de madeira, metálica ou plástica; A parte mecânica pode ser implementada de inúmeras formas. Recomendamos que antes de escolher uma solução, sua complexidade seja considerada. Por exemplo: Para o deslocamento do acionador Braço mecânico (mais complexo) Pórtico (mais simples) Para o acionador Eletromagnético Mecânico Os materiais utilizados no sistema (tanto para as partes mecânicas e eletrônicas) devem ser selecionados pela equipe executora, salvo se já estiverem definidos na especificação; O único equipamento externo que pode ser utilizado para o funcionamento do sistema é uma fonte de alimentação. Apesar disso recomenda-se que, dentro das possibilidades da equipe, uma fonte própria seja utilizada; Outros requisitos: O sistema deve garantir, ainda que de forma mínima, a segurança das pessoas que vão operá-lo e assistir a sua operação; O sistema deve poder ser operado sobre uma mesa comum; O sistema não deve causar danos ao ambiente (sala de aula) em que opera; O ambiente de trabalho em sala de aula deve estar limpo após testes do sistema. Validação: O sistema deverá tocar as duas melodias no modo automático, com durações de nota diferente. O sistema deverá tocar as notas solicitadas pelo professor e repeti-las em seqüência, quando solicitado.

6 3.3 Desafios Tornar o sistema capaz de tocar um acorde. Sugestão de nota extra: 0,5. Tornar o sistema capaz de tocar a melodia com a duração das notas obedecendo uma partitura. Sugestão de nota extra: 1,0. Tornar o sistema capaz de executar a melodia com andamentos diferentes. Sugestão de nota extra: 0,5. Tornar a interface acessível para pessoas com necessidades especiais. Elaborar uma forma de interagir com o sistema que seja mais simples para o usuário que a sugerida nessa proposta. Propostas de novas funcionalidades do sistema devem ser negociadas com o professor responsável da unidade curricular. 4. Equipe O projeto integrador deve ser desenvolvido por equipes de 2 a 4 integrantes. O esforço estimado para sua execução bem sucedida envolve 4 integrantes. Isso significa que equipes de 2 e 3 integrantes deverão dispensar um esforço extra. Cada integrante da equipe pode tornar-se responsável por uma parte do sistema (ex. mecânica, sistema de potência, sistema microprocessado, etc), no entanto o sucesso do projeto depende de todos. A desistência ou um desempenho insuficiente de um integrante da equipe acarreta uma sobrecarga dos demais integrantes. Rearranjos na equipe poderão ser feitos até a data prevista para entrega da segunda meta. Esse rearranjo só poderá ser feito com o consentimento do professor responsável pela unidade curricular. Após esse prazo, as equipes devem se manter até o final do semestre. Os problemas internos das equipes deverão ser preferencialmente resolvidos dentro da equipe. Caso isso não seja possível, a equipe solicitará a intervenção do professor responsável pela unidade curricular. 5. Desenvolvimento da Disciplina No intuito de melhorar o desempenho das equipes na execução dos projetos, utilizaremos algumas ferramentas de trabalho em equipe.

7 Reuniões Periódicas A princípio, as reuniões com o professor da unidade curricular devem ocorrer em todas as aulas. Essas reuniões deverão ser de curta duração (cerca de 10 a 15 minutos). O objetivo dessas reuniões é possibilitar que o professor avalie o andamento do projeto. Por isso, em cada uma delas a equipe deverá apresentar o progresso do trabalho, as dificuldades e a forma com que elas foram superadas. A equipe pode ser representada por somente um dos integrantes, mas nesse caso o representante deverá abordar todas as áreas do sistema. A reunião servirá como verificação da presença da equipe, ou seja, equipes que não comparecerem à reunião semanal serão consideradas ausentes e receberão falta. Etapas do Projeto No presente documento, estão previstas algumas metas a serem apresentadas. O objetivo dessas metas é servir de guia para a equipe executora do projeto. Com elas é possível decidir prioridades e controlar o andamento do projeto. No entanto, elas não são suficientes para o bom desenvolvimento do projeto. É necessário que a equipe defina um cronograma mais detalhado, com as etapas a serem executadas para o cumprimento das metas. Aqui fazemos algumas sugestões de etapas que devem ser planejadas. Parte Mecânica: Concepção, Estudo de alternativas, Escolha da alternativa, Escolha dos materiais, Projeto, Simulação, Execução, Testes, etc. Parte Eletrônica: Escolha do microcontrolador, Escolha do motor, Projeto do sistema microcontrolado, Projeto do acionamento do motor, Teste do sistema microcontrolado, Teste do acionamento do motor, Integração do microcontrolador e acionamento do motor, Montagem em placa padrão, Teste da placa padrão, etc. Firmware: Concepção, Representação, Codificação, Teste, etc. Envolvimento dos integrantes Cada um dos integrantes da equipe pode ser o responsável por uma das partes do projeto, mas todos são responsáveis pelo todo. A mentalidade eu fiz minha parte pode não ser o suficiente para realização do projeto e certamente não o será para avaliação. Partes do sistema não serão avaliadas separadamente, somente o funcionamento do sistema possibilita a aprovação na unidade curricular.

8 Desenvolvimento das etapas As tarefas podem ser divididas entre os integrantes da equipe (A fica responsável pela mecânica, B pela eletrônica, etc), mas todos devem estar a par do que está sendo feito nas outras áreas do projeto. Além disso, é essencial que as tarefas sejam desenvolvidas simultaneamente dentro das possibilidades. Por exemplo, enquanto a mecânica está sendo executada, por dois dos integrantes, um terceiro deverá estar desenvolvendo a eletrônica. Desenvolver uma etapa após a outra poderá gerar atrasos que não conseguirão ser recuperados posteriormente. Se a equipe decidir que todos devem participar ativamente em todas as etapas (ex. todos fazem a mecânica, todos fazem a eletrônica), então todos devem estar conscientes que deverão passar muito tempo juntos. O projeto poderá ser melhor, mas é preciso que a equipe analise o tempo disponível para o projeto. Decisões Iniciais Decisões nas etapas iniciais do projeto têm impacto importante nas etapas subseqüentes. Por exemplo, a escolha do motor (por exemplo: motor de passo) tem um impacto na escolha do circuito de acionamento. Por isso, no início, deve-se refletir sobre as escolhas a serem feitas, consultar os professores, tentar vislumbrar os problemas que podem surgir e os riscos a que se está sujeito ao tomar determinadas decisões. Além disso, nessas decisões devem ser consideradas todas as áreas do projeto. Por exemplo, decidir facilitar a mecânica pode complicar demasiadamente ou inviabilizar a eletrônica, decidir facilitar o hardware pode complicar o firmware. Deve-se buscar um equilíbrio nessas questões conforme as circunstâncias de cada equipe. Para poder desenvolver etapas em paralelo, a equipe deve tomar algumas decisões críticas. Por exemplo, o tipo do motor, sua potência, sua mecânica, etc. Por isso, se questões desse tipo surgirem, elas devem ser discutidas o quanto antes. 6. Metas e Prazos Os seguintes prazos referem-se às datas nas quais deverão ser apresentadas determinadas Metas. Além das Metas, foi estabelecida uma sub-meta da parte eletrônica que deverá ser apresentada conforme especificado no quadro abaixo.

9 Dia 23/08/2011 (3ª semana) 06/09/2011 (5ª semana) 27/09/2011 (8ª semana) 18/10/2011 (11ª semana) 08/11/2011 (14ª semana) 29/11/2011 (16ª semana) 06/12/2011 (17ª semana) Meta Sub-meta: Diagrama em blocos da parte eletrônica (documento) Apresentação do pré-projeto Apresentação da parte mecânica (protótipo) Apresentação da parte eletrônica com firmware de teste (protótipo) Apresentação da parte eletrônica com firmware de operação (protótipo) Apresentação da integração das partes mecânica, eletrônica e firmware e entrega do relatório final Apresentação do projeto para banca ATENÇÃO: As datas acima devem ser rigorosamente respeitadas. Vale ressaltar que o cumprimento de cada uma das etapas dentro da data especificada tem impacto direto na avaliação final, mais especificamente no item 3.3 da tabela 1 (Cumprimento de Prazos). Cada semana de atraso no cumprimento da etapa acarreta em perda de 25% da nota referente à etapa (quatro semanas de atraso acarretam em nota zero). Ainda deve ser observado que, mesmo quando a etapa não for cumprida no prazo, a sua conclusão é determinante na avaliação total do projeto, ou seja, todas as etapas deverão ser cumpridas Descrição das Metas O cumprimento das metas será avaliado conforme as diretrizes abaixo. A nãoconformidade com uma dessas diretrizes implica no não-cumprimento da meta. Diagrama em blocos da parte eletrônica (documento) Documento com o diagrama em blocos da parte eletrônica do projeto. A nota da sub-meta será computada juntamente com a Meta da parte eletrônica. Entrega de Pré-projeto

10 Apresentação (Power Point ou similar) do pré-projeto com a participação de todos integrantes da equipe. Completude do pré-projeto. Todos os itens indicados na unidade curricular de Gestão de Projetos devem ser contemplados. Apresentação da parte mecânica (protótipo) Protótipo físico da parte mecânica. Não serão aceitos protótipos virtuais, mock-ups ou desenhos. Os motores ainda não precisam estar acoplados, mas o acoplamento já deve estar previsto. Apresentação da parte eletrônica com firmware de teste (protótipo) O hardware deverá estar montado em placa padrão ou placa de circuito impresso. O LCD e o teclado deverão ser usados para comandar motores e atuadores e ler dados dos sensores e transdutores. As teclas permitirão rodar o motor ou acionar os atuadores e o LCD mostrará a informação dos motores e sensores. O uso de todos os motores, atuadores, sensores e transdutores planejados no projeto deve ser demonstrado. Tanto motores, atuadores quanto sensores e transdutores não precisam estar conectados à mecânica, embora isso seja desejável. Apresentação da parte eletrônica com firmware de operação (protótipo) O firmware deverá comandar o hardware de forma a simular a operação do sistema. Ou seja, os motores, atuadores, sensores, transdutores, teclado e LCD devem ser acionados simulando-se a operação do sistema. Tanto motores, atuadores quanto sensores e transdutores não precisam estar conectados à mecânica, embora isso seja recomendável. Apresentação da integração (mecânica-eletrônica-firmware) de forma integrada e entrega do relatório final Toda operação do sistema deve ser demonstrada. As operações que validam o funcionamento do sistema devem ser demonstradas (ver item 3.2). Entrega do relatório técnico final. Apresentação do projeto

11 Apresentação (Power Point ou similar) do projeto com a participação de todos integrantes da equipe para banca. Demonstração do projeto para banca. 7. Apresentação do projeto A apresentação deverá ser preparada em PowerPoint ou software livre similar (ex: OpenOffice Impress). Cada equipe fará uma explanação sobre o seu projeto; detalhes da apresentação serão negociados durante a disciplina. Todos os integrantes da equipe deverão apresentar o projeto. A apresentação é um requisito obrigatório para obtenção da aprovação na disciplina. Mesmo que o projeto funcione, se a apresentação não for realizada a equipe será reprovada. 8. Documentação O relatório final do projeto deve seguir as normas da UTFPR para redação de relatórios, disponível em Para aqueles interessados em aprender uma nova ferramenta, existe um modelo e tutoriais para o uso do LaTex. Esse material pode ser encontrado em: do Hugo Cópias eletrônica e impressa do documento, juntamente com todos os programas desenvolvidos deverão ser entregues ao professor da unidade curricular de Projeto Integrador 1. A entrega da documentação é um requisito obrigatório para obtenção da aprovação na disciplina. Mesmo que o projeto funcione, se a documentação não for entregue a equipe será reprovada. Plágio Se for constatado plágio no Relatório Final, a equipe será reprovada na unidade curricular. Embora um problema importante, o plágio não tem uma definição consensual. Por isso, nessa unidade curricular, o plágio será constatado se houver mais de dois trechos de mais de duas linhas que sejam cópias de outros textos não devidamente

12 referenciados. Ressalto que esse é um critério para esse trabalho e não pode ser estendido para outros textos. Em alguns contextos, esse critério pode ser considerado muito frouxo. A redação do relatório final deverá seguir as técnicas de redação científica (ex. paráfrase, citação) para evitar o plágio. Mesmo que o texto seja referenciado adequadamente, pode-se considerar plágio se o texto é copiado integralmente da fonte. Se o texto é copiado integralmente então deve ser usada uma citação que deve ser delimitada por aspas. Caso use-se a paráfrase, é necessário reescrever o texto com palavras próprias. Segue um exemplo que como usar uma fonte adequadamente. Referência como deve aparecer na lista de referências no fim do trabalho. TCHEKHOV, Anton. O assassinato e outras histórias. São Paulo: Cosac & Naify Edições, Trecho original do livro que se deseja utilizar como fonte (TCHEKHOV, 2002, p.49). Na estação de Progónaia, celebravam a missa de vésperas. Diante do grande ícone, pintado com cores vivas sobre um fundo dourado, achava-se a multidão dos funcionários da estação, suas mulheres e seus filhos, bem como os lenhadores e serradores que trabalhavam nas proximidades da estrada de ferro. Todos estavam em silêncio, fascinados com o brilho das velas e com o bramido da tempestade que de repente desabara lá fora, apesar de ser véspera do dia da Anunciação. Um velho sacerdote de Vedeniápino celebrava a missa; o sacristão e Matviei Terekhov cantavam. Para usar uma citação curta (menor que três linhas), é preciso usar as aspas. Por exemplo: Matviei Terekhov e o sacristão cantavam para a multidão dos funcionários da estação, suas mulheres e seus filhos, bem como os lenhadores e serradores que trabalhavam nas proximidades da estrada de ferro por ocasião da missa da tarde do dia anterior ao da Anunciação (TCHEKHOV, 2002, p.49). Para usar uma paráfrase é preciso reescrever o texto da fonte. Por exemplo: Tchekhov (2002, p.49) descreve o ambiente reinante na estação de Progónaia na missa vespertina celebrada no dia anterior ao da Anunciação. Matviei Terekhov e o sacristão cantavam para uma platéia composta tanto por funcionários da estação e suas famílias quanto por trabalhadores braçais da região. Tal platéia permanecia silenciosa e fascinada pelo barulho da chuva e pela luz das velas.

13 Essas são orientações superficiais. Para maiores detalhes, consulte o manual de normas da UTFPR que pode ser encontrado no link acima. 9. Avaliação Será atribuída uma nota final de 0 a 10 para o Projeto Integrador 1. O modelo da ficha de avaliação com os itens a serem observados e seus respectivos pesos na composição da nota final é apresentado na tabela 1. Vale ressaltar que não existem itens individuais de avaliação, portanto o desempenho de cada integrante da equipe afeta a nota de toda equipe. Quando da apresentação final, haverá uma banca avaliadora composta por ao menos mais dois professores além do próprio professor da unidade curricular (ao todo três ou mais professores). Essa banca atribuirá a nota do item 2. Tabela 1: Ficha de avaliação do Projeto Integrador 1. Peso Nota Parcial 1.1. Nível técnico do relatório 30% 0,0-3, Objetividade e clareza do texto 20% 0,0-2,0 1. Documentação (20%) 1.3. Adequação ao formato UTFPR (ABNT) 15% 0,0-1, Qualidade das ilustrações (tabelas, figuras, gráficos, etc.) 20% 0,0-2,0 e dos anexos e apêndices (diagramas, esquemas, etc.) 1.5 Reuniões de projeto com professor 15% 0,0-1,5 ND 0,0-10,0 2. Banca (10%) Apresentação do projeto: Qualidade dos slides Postura e dicção Uso da linguagem Demonstração do protótipo Qualidade do acabamento do protótipo 100% 0,0-10,0 NB 0,0-10, Atendimento dos requisitos 45% 0,0-4,5 3. Projeto (60%) 3.2. Qualidade do acabamento do protótipo 15% 0,0-1, Cumprimento dos prazos 40% 0,0-4,0 NP 0,0-10,0

14 4. Professor (10%) Participação em sala de aula Participação nas reuniões Uso de recursos Organização 100% 0,0 10,0 NA 0,0-10,0 Cálculo da Nota Final: NF = 0,2.ND + 0,1.NB + 0,1.NA +0,6.NP NF = nota final, ND = nota da documentação, NB = nota da banca, NP = nota do projeto e NA=nota do professor 10. Agradecimentos O conteúdo desse documento foi discutido com vários professores. Agradeço as contribuições dos professores com quem discuti. Evidentemente, erros e omissões são de responsabilidade do organizador do documento.

Plotter 2D Usando Robô do Tipo Delta

Plotter 2D Usando Robô do Tipo Delta Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR 1 Plotter 2D Usando Robô do Tipo

Leia mais

Sistema Automático de Alimentação de Cães com Rosca Helicoidal

Sistema Automático de Alimentação de Cães com Rosca Helicoidal Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR 1 Sistema Automático de Alimentação

Leia mais

Robô para Teste de Linhas de Transmissão de Alta Tensão

Robô para Teste de Linhas de Transmissão de Alta Tensão Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR 1 Robô para Teste de Linhas de

Leia mais

Sistema para Decoração de Objetos Cilíndricos

Sistema para Decoração de Objetos Cilíndricos Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR

Leia mais

Andador para Idosos com Cesta de Compras Elevatória

Andador para Idosos com Cesta de Compras Elevatória Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR 1 Andador para Idosos com Cesta

Leia mais

Sistema de Comando Baseado em Plataforma de Detecção de Inclinação Corporal

Sistema de Comando Baseado em Plataforma de Detecção de Inclinação Corporal Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR 1 Lixeira Inteligente Organizador:

Leia mais

Sistema Auxiliar para Reabilitação de Joelho

Sistema Auxiliar para Reabilitação de Joelho Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR

Leia mais

Prof. Gilson Yukio Sato

Prof. Gilson Yukio Sato PROJETO INTEGRADOR 1 Lixeira Inteligente Prof. Gilson Yukio Sato satoutfpredubr Objetivos da Disciplina Integrar conhecimentos Desenvolver espírito de equipe Propiciar uma visão integrada

Leia mais

Sistema para Movimentação de Peças para Jogo de Damas

Sistema para Movimentação de Peças para Jogo de Damas Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica REQUISITOS DO PROJETO INTEGRADOR

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO INTEGRADOR

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO INTEGRADOR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica Departamento Acadêmico de Mecânica ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO INTEGRADOR

Leia mais

Sistema Giratório de Transporte de Peças

Sistema Giratório de Transporte de Peças Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica Tecnologia em Mecatrônica Industrial Sistemas Microprocessados Sistema Giratório de Transporte de Peças Requisitos

Leia mais

Controle de Ventilador de Fonte de PC em Malha Aberta

Controle de Ventilador de Fonte de PC em Malha Aberta Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica Tecnologia em Mecatrônica Industrial Sistemas Microprocessados Controle de Ventilador de Fonte de PC em Malha

Leia mais

Sistema de Medição de Distância

Sistema de Medição de Distância Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica Tecnologia em Mecatrônica Industrial Sistemas Microprocessados Sistema de Medição de Distância Requisitos

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE O trabalho consiste em duas etapas. Na primeira etapa, a equipe deverá apresentar os documentos necessários para especificação do problema e a sua análise, através da UML. Na segunda etapa, a equipe fará

Leia mais

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 02: DISPLAY DE 7 SEGMENTOS MICROCONTROLADO

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 02: DISPLAY DE 7 SEGMENTOS MICROCONTROLADO AEVSF Autarquia Educacional do Vale do São Francisco FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina Curso de Ciência da Computação LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Sérgio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 3 Objetivos CONTEÚDO Se preparar para o inicio de um projeto Acompanhamento projeto Controles Métricas

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Prof.ª: Érika A. Barrado Analisar x Projetar Análise: significa investigar, descobrir ou desvendar algo; Consiste em encontrar o conjunto de requisitos para um dado software; Definida

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO GUIA DO TRABALHO FINAL

CURSO: ADMINISTRAÇÃO GUIA DO TRABALHO FINAL CURSO: ADMINISTRAÇÃO GUIA DO TRABALHO FINAL Fortaleza 2014 SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Objetivo... 3 3 Enfoques do Trabalho Final de Curso... 3 4 Responsabilidades... 3 4.1 Coordenador local do curso...

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Trabalho de Programação 2 Processador CESAR

Trabalho de Programação 2 Processador CESAR Trabalho de Programação 2 Processador CESAR 1. Descrição Geral A empresa TABLETEROS S.A. assinou um contrato milionário de fornecimento de ultrabooks e teve que aumentar o número de estantes. Agora, a

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Mecatrônica 7/8º Período

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Mecatrônica 7/8º Período UNIP Universidade Paulista Engenharia Mecatrônica 7/8º Período Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 2º semestre de 2016 1 - OBJETIVO A automação de processos na indústria, em sua grande maioria, é

Leia mais

Computação Embarcada - Projeto

Computação Embarcada - Projeto Computação Embarcada - Projeto B - Detalhamento da proposta Rafael Corsi rafael.corsi@insper.edu.br 10 de março de 2017 Matheus Marotzke Engenharia da Computação INSPER 2017 INTRODUÇÂO A atividade consiste

Leia mais

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação

Leia mais

Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto

Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL Dados Gerais do Projeto Objetivo: Desenvolver os conceitos básicos da Eletrônica de Potência, estudados nas aulas teóricas,

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1. Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3.

PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1. Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3. PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1 Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3. 1 Projeto de pesquisa e desenvolvimento realizado no curso de graduação em Engenharia Elétrica 2 Aluno

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Processadores II

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Processadores II Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Processadores II Prof. Juliano Benfica TRABALHO FINAL SMART HOME DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CONTROLADOR do MOTOR de PASSO

CONTROLADOR do MOTOR de PASSO UNIVERSIDADE DO MINHO DEPARTAMENTO DE ELECTRÓNICA INDUSTRIAL Laboratórios Integrados II CONTROLADOR do MOTOR de PASSO Trabalho Prático nº 7 ÍNDICE ÍNDICE...ii 1. OBJECTIVOS DO TRABALHO... 1 2. ETAPAS DO

Leia mais

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Submódulo 1.2 Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Rev. N.º Motivo da Revisão 0 Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Data de Aprovação pelo CA Data

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE PROF. ENG. ESP. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE Continuação... 2 NORMAS VISÃO GERAL NBR

Leia mais

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0>

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0> Projeto Integrador Documento Visão Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor

Leia mais

GT-ATER: Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos. RA2 - Relatório de acompanhamento trimestral

GT-ATER: Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos. RA2 - Relatório de acompanhamento trimestral GT-ATER: Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos RA2 - Relatório de acompanhamento trimestral Período: 02/2013 a 04/2013 Sand Luz Corrêa Kleber Vieira Cardoso 30/04/2013

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais; RESOLVE:

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais; RESOLVE: INSTRUÇÃO NORMATIVA No 01/2013-PROZOOTEC Regulamenta as normas das disciplinas Seminário I e II para o Mestrado em Zootecnia - PROZOOTEC da UFS. O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA da

Leia mais

Quadro de Organização Curricular

Quadro de Organização Curricular Lei Federal n o 9394/96 Resoluções CNE/CEB nº 6/12 e 3/08, alterada pela Resolução CNE/CEB nº4/12 LEGISLAÇÃO Quadro de Organização Curricular UNIDADES CURRICULARES SEMESTRES CARGA HORÁRIA TOTAL 1 º 2 º

Leia mais

Trabalho Prático 2 Mundo dos Blocos Alocação Dinâmica / Listas Encadeadas

Trabalho Prático 2 Mundo dos Blocos Alocação Dinâmica / Listas Encadeadas Disciplina: Algoritmos e Estrutura de Dados I CIC / 9 Trabalho Prático Mundo dos Blocos Alocação Dinâmica / Listas Encadeadas Valor:,5 pontos (5% da nota total) Documentação não-latex: -, pontos Impressão

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA Competências Profissionais Competência Geral: Implementar e manter máquinas e equipamentos automatizados, bem como atuar no desenvolvimento de

Leia mais

Trabalho Prático 2015 Simulador de Circuitos Opção 1 Versão /11/2013

Trabalho Prático 2015 Simulador de Circuitos Opção 1 Versão /11/2013 Trabalho Prático 2015 Simulador de Circuitos Opção 1 Versão 1.0 12/11/2013 SSC0300 Linguagem de Programação e Aplicações Engenharia Elétrica - Eletrônica 2º Semestre de 2015 Prof: Daniel Rodrigo Ferraz

Leia mais

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Circuitos Elétricos 1 80 Lógica Combinacional 80 Física Geral 80 Comunicação

Leia mais

UFU-FACOM Documento de Requisitos <Nome do Sistema>

UFU-FACOM Documento de Requisitos <Nome do Sistema> UFU-FACOM Documento de Requisitos Versão - de Documento de Requisitos Ficha Técnica Equipe Responsável pela Elaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA 1 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (Orientações para a realização das APS dos

Leia mais

Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design

Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design Regulamentação : Trabalho de Conclusão de Curso de Design O projeto pedagógico do curso de design da UFC prevê a realização de Trabalho de Conclusão de Curso, opção prevista no artigo 9 da Resolução no

Leia mais

Teste de Software. Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos. Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento

Teste de Software. Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos. Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento Teste de Software 3 Teste de Software Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento 2 Teste de Software Defeito (fault, defects)

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Termo de Abertura de Projeto (Project Charter) Preparado por. André Cordeiro.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Termo de Abertura de Projeto (Project Charter) Preparado por. André Cordeiro. 1 Nome do Projeto Dirigível Explorador Controlado Remotamente. Cliente João A. Fabro Heitor S. Lopes Código do Projeto DECoRe Contato André Cordeiro Preparado por André Cordeiro Luana Harada Telefone Contato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO Profª Danielle Casillo Ambiente de software desenvolvido para a programação, configuração, depuração e documentação de programas

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

Guia de Projeto. Instrumento Virtual de Monitoramento

Guia de Projeto. Instrumento Virtual de Monitoramento ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3214 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO ELÉTRICA Guia de Projeto 1. Introdução Instrumento

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

EPUSP PCS 3335 Laboratório Digital A. Um Circuito Digital

EPUSP PCS 3335 Laboratório Digital A. Um Circuito Digital Um Circuito Digital Versão 2016 RESUMO Esta experiência tem como objetivo o desenvolvimento de um circuito digital, especificado a partir de um diagrama ASM e um fluxo de dados. A parte prática deve ser

Leia mais

ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE]

ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] EAETI - UNIFACS [MANUAL DO PROGRAMA ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] [O documento define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos do Programa Acadêmico Interdisciplinar ARHTE da Escola de

Leia mais

PROJETO: CONFERÊNCIA ACADÊMICA. 2. Informações Básicas sobre o Sistema a ser Desenvolvido

PROJETO: CONFERÊNCIA ACADÊMICA. 2. Informações Básicas sobre o Sistema a ser Desenvolvido Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri PROJETO: CONFERÊNCIA

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT...

Leia mais

WikED! Na última década, um grande número de sistemas colaborativos apareceram

WikED! Na última década, um grande número de sistemas colaborativos apareceram Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Estruturas de Dados I (INF09292) 1o Trabalho Prático Período: 2015/2 Profa Patrícia Dockhorn Costa Email: pdcosta@inf.ufes.br Data de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO NORMAS GERAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Do conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso. Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste na elaboração de um trabalho final, individual,

Leia mais

Alarme Programável para Ingestão de Medicamentos

Alarme Programável para Ingestão de Medicamentos Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Técnico Integrado em Eletrônica Microcontroladores 1 Alarme Programável para Ingestão de Medicamentos

Leia mais

Guia do Projeto MULTÍMETRO DIGITAL MICROCONTROLADO

Guia do Projeto MULTÍMETRO DIGITAL MICROCONTROLADO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Guia do Projeto 1. Objetivos MULTÍMETRO DIGITAL

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

VVTeste: Ambiente de geração e gerenciamento de testes e de defeitos como apoio aos processos de Verificação e Validação do MPS.br

VVTeste: Ambiente de geração e gerenciamento de testes e de defeitos como apoio aos processos de Verificação e Validação do MPS.br VVTeste: Ambiente de geração e gerenciamento de testes e de defeitos como apoio aos processos de Verificação e Validação do MPS.br Marcos Flávio S. Reis IBTA Ana Maria Ambrosio INPE Maurício G. Vieira

Leia mais

Fontes lineares e Projeto integrador

Fontes lineares e Projeto integrador Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos Fontes lineares e Projeto integrador Clóvis Antônio Petry, professor. Florianópolis,

Leia mais

SSC Linguagem de Programação e Aplicações

SSC Linguagem de Programação e Aplicações SSC0300 - Linguagem de Programação e Aplicações Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2013/2 Prof. Auxiliar: Artur Lovato Cunha Estagiário PAE: Rafael L. Klaser Horário: Sexta Manhã 10h10

Leia mais

HEXKIT HEXREL 8 DIN Placa de Relés sem Latch Manual do usuário Versão 1.0

HEXKIT HEXREL 8 DIN Placa de Relés sem Latch Manual do usuário Versão 1.0 KITS DE APLICAÇÃO E APRENDIZADO AVANÇADO HEXKIT HEXREL 8 DIN Placa de Relés sem Latch Manual do usuário Versão 1.0 Os HEXKITS são soluções para desenvolvimento, aprendizado e prototipação rápida de projetos/produtos.

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Interface Management

Interface Management INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Título: Interface Management Autores: Amauri Silva Costa Tania Arantes Faria CSE-300-4 Métodos

Leia mais

EDITAL Nº 13/2017 GDG/CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL

EDITAL Nº 13/2017 GDG/CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL EDITAL Nº 13/2017 GDG/CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL Dispõe sobre a abertura de inscrições para ingresso no Projeto de Conclusão de Curso Técnico PCCT, para o segundo semestre do ano letivo de 2017,

Leia mais

Laboratórios de Comunicações III MiECom (2 o ano)

Laboratórios de Comunicações III MiECom (2 o ano) Laboratórios de Comunicações III MiECom (2 o ano) Projecto integrado Ano Lectivo de 08/09 Versão: V20080917 1 Objectivos Com este projecto integrado pretende-se sedimentar os conhecimentos introduzidos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Etapa:Desenvolvimento de software Disciplina: Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação Professor: Lucas Topofalo Integrantes: Joel Soares de Jesus Luiz R. Bandeira

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

P R O J E T O: C A R N A V A L. 2. Informações Básicas sobre o Sistema a ser Desenvolvido

P R O J E T O: C A R N A V A L. 2. Informações Básicas sobre o Sistema a ser Desenvolvido Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri P R O J E T

Leia mais

22ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

22ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 22ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Católica de Vitória Centro Universitário promoverá, no período de 25 a 27 de julho de 2018, a 22ª Semana

Leia mais

O que é um Sistema Embarcado? Sistemas Embarcados Aula Inaugural. Exemplo de Sistema Embarcado. Fator Impulsionador: Internet. Conteúdo da Disciplina

O que é um Sistema Embarcado? Sistemas Embarcados Aula Inaugural. Exemplo de Sistema Embarcado. Fator Impulsionador: Internet. Conteúdo da Disciplina O que é um Sistema Embarcado? Sistemas Embarcados Aula Inaugural Prof. Hugo Vieira Neto Sistema Computacional Embarcado Sistema computacional: processador + memória + periféricos Embarcado: faz parte de

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

TerraLAB Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres Departamento de Computação - UFOP

TerraLAB Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres Departamento de Computação - UFOP TerraLAB Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres Departamento de Computação - UFOP Especificação de Casos de Uso Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição

Leia mais

Introdução ao Laboratório Digital

Introdução ao Laboratório Digital Introdução ao Laboratório Digital Versão 2016 RESUMO Esta experiência tem como objetivo um contato inicial com o Laboratório Digital com o desenvolvimento de uma atividade planejada envolvendo o projeto

Leia mais

Sistema Integrado Fiscal Móvel

Sistema Integrado Fiscal Móvel CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Sistema Integrado Fiscal Móvel Proposta de Trabalho 2007-171 10/09/2007 O conteúdo desta proposta destina-se exclusivamente ao cliente Conselho

Leia mais

Primeira Parte do Trabalho Prático (Parte I) Valor: 30% Descrição do arquivo de dados

Primeira Parte do Trabalho Prático (Parte I) Valor: 30% Descrição do arquivo de dados Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Organização de Arquivos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri PAE

Leia mais

SISTEMAS EMBARCADOS. Apresentação da disciplina e dos critérios de avaliação. Prof. André Schneider de Oliveira

SISTEMAS EMBARCADOS. Apresentação da disciplina e dos critérios de avaliação. Prof. André Schneider de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) SISTEMAS EMBARCADOS Apresentação da disciplina e dos critérios de avaliação Prof. André Schneider de Oliveira

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

Engenharia - Ciclo Básico. Orientações

Engenharia - Ciclo Básico. Orientações UNIP Universidade Paulista Engenharia - Ciclo Básico Orientações Atividades Práticas Supervisionadas 2º e 3º semestres. 2019 I OBJETIVO Projetar e construir um protótipo de um carro movido a energia elétrica

Leia mais

Fonte de Alimentação CC de Múltiplas Faixas com 1200 W / 3000 W

Fonte de Alimentação CC de Múltiplas Faixas com 1200 W / 3000 W Especificações Técnicas Fonte de Alimentação CC de Múltiplas Faixas Fonte de Alimentação CC de Múltiplas Faixas com 1200 W / 3000 W Qualquer modelo da pode substituir várias fontes de alimentação em sua

Leia mais

2ª. Competição Tecnológica (Outubro/2010)

2ª. Competição Tecnológica (Outubro/2010) 2ª. Competição Tecnológica (Outubro/2010) DESCRIÇÃO A competição compreende duas fases e consiste na implementação de cinco aplicações, três na fase I e duas na fase II. Na fase I, os resultados obtidos

Leia mais

Diretoria de Desenvolvimento Institucional Coordenadoria de Gestão Estratégica. Documento norteador para o Planejamento Anual 2018

Diretoria de Desenvolvimento Institucional Coordenadoria de Gestão Estratégica. Documento norteador para o Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional Coordenadoria de Gestão Estratégica Documento norteador para o Planejamento Anual 2018 Pelotas/RS Ago.2017 Apresentação Este documento foi desenvolvido pela Coordenadoria

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba

Universidade Metodista de Piracicaba FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO DE MONOGRAFIA I INTRODUÇÃO Art. 1º A monografia é atividade curricular do Curso de Ciências Econômicas, desenvolvida sob orientação

Leia mais

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia 1 Introdução 1.1 Escopo do documento Sugere-se aqui uma estrutura para a Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia (ERPM). Esta

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 11 a 16 de dezembro de 2017, a 21ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPEX. O principal

Leia mais

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1 Curso Técnico Concomitante em Mecatrônica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Instalações e Comandos Elétricos 60 Não

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

JNGF16. Controlador de fator de potência. Manual de Instruções

JNGF16. Controlador de fator de potência. Manual de Instruções JNGF16 Controlador de fator de potência Manual de Instruções 1. Funções e características 2. Condições de utilização 3. Especificações técnicas 4. Funções do painel 5. Diagramas de conexão 6. Procedimentos

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY

EXPERIÊNCIA 3: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY EXPERIÊNCIA 3: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY Autores: Prof. Dr. André Riyuiti Hirakawa, Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca e Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca Versão: 05/2005 1. OBJETIVO Esta experiência

Leia mais