RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA. 1º semestre letivo de 2013.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA. 1º semestre letivo de 2013."

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento de Educação - DEPED Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil - NUAPE RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA 1º semestre letivo de INTRODUÇÃO A partir da instituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES, (Decreto n 7.234, de 19 de julho de 2010) buscou-se uma melhor estruturação da Assistência Estudantil pelas Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Se bem entendida, esta estruturação deve promover ao favorecimento da democratização de condições para a permanência e desenvolvimento do estudante na Instituição, buscando reduzir os índices de evasão decorrentes de vulnerabilidades sociais, sobretudo as que se vinculam as questões de ordem econômica. Objetivando, para tanto, a conclusão do ensino superior, com vistas à promoção da inclusão social proporcionada pela educação. Neste sentido, é imprescindível a disposição de recursos humanos, financeiros e estruturais para custear prioritariamente despesas com ações para: a moradia estudantil; a alimentação estudantil; o transporte estudantil; e, a aquisição de material didático. E em caráter especial: despesas emergenciais; despesas complementares; creche para os filhos dos estudantes; e, para o financiamento da participação estudantil em projetos de mobilidade e/ou em eventos. Todavia, todas as ações devem ser integradas às práticas que busquem a inclusão digital e social, a formação plena, a produção de conhecimento, a melhoria do desempenho acadêmico e bem estar biopsicossocial. Observando, contudo, a promoção da saúde, a realização cultural, esportiva e pedagógica, considerando as diferenças regionais, a participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Assim, com o propósito de atender as demandas deste segmento social, a UTFPR estruturou o Programa de Bolsa-Permanência aos seus Estudantes 1. 1 Em atenção ao ofício circular nº 09/2013 GAB/SESu/MEC, o Programa de Bolsa-Permanência ao Estudante, mantida pela verba PNAES na UTFPR, terá sua denominação alterada para Auxílio Estudantil, a partir do segundo semestre de 2013.

2 1. O PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA O Programa de Bolsa-Permanência ao Estudante da UTFPR tem a finalidade de apoiar o Estudante para o seu desenvolvimento acadêmico e sua permanência na Instituição, buscando reduzir os índices de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica. Neste sentido, é destinada ao Estudante regular dos cursos presenciais da UTFPR e que se encontrava, para este período, nos critérios estabelecidos no Edital 003/2013 PROGRAD BOLSA-PERMANÊNCIA e no Regulamento do Programa de Bolsa- Permanência da UTFPR. 2. MODALIDADE DE AUXÍLIOS Os Estudantes do câmpus Londrina tiveram a sua disposição duas modalidades de auxílio, compreendendo: a) Auxílio-Alimentação: concedido na forma de crédito para refeição no almoço e/ou jantar no Restaurante Universitário (RU) do Câmpus totalizando R$ 150,00 (cento e cinquenta); e/ou b) Auxílio-Básico: concedido na forma de recurso financeiro, no montante de R$ 200,00 (duzentos). 3. QUANTITATIVO DE BOLSAS-PERMANÊNCIA A proposta inicial do quantitativo de Bolsa-Permanência (previsto em Edital), distribuído para o câmpus Londrina, no primeiro semestre letivo de 2013, foi de 120 para cada modalidade do Auxílio-Alimentação (almoço e janta) e Auxílio-Básico. 4. DOS ESTUDANTES INSCRITOS E DOS ESTUDANTES SELECIONADOS Para esta edição do Programa de Bolsa-Permanência inscreveram-se 117 estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos, Técnico em Controle Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) dos quais 102 foram selecionados em uma das modalidades dos auxílios ou, cumulativamente, nas duas modalidades (veja quadro 01). Os motivos existentes para que 15 Estudantes inscritos, mas não selecionados ao Programa, estão previstos no item 09 do Edital 003/2013 PROGRAD BOLSA- PERMANÊNCIA. São eles: reprovado ou ter cancelamento, no último semestre cursado em que recebeu a bolsa-permanência, em mais de 30% das disciplinas (12 Estudantes); renda familiar per capita superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional (02 Estudantes); estar cursando apenas Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio ou Atividade Complementar (01 Estudante).

3 Quadro 01. PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA UTFPR - CÂMPUS LONDRINA 1º SEMESTRE DE 2013 Dados do processo de seleção Estudantes Estudantes Auxílios concedidos Auxílios por curso Curso Inscritos Selecionados Básico Almoço Jantar Engenharia Ambiental Engenharia de Materiais Licenciatura em Química PPGEA Tecnologia em Alimentos Técnico Cont. Ambiental Total Dos Estudantes selecionados ao Programa Bolsa-Permanência: se cotista ou não cotista. A UTFPR, em atendimento a Lei n , de 29 de agosto de 2012 e a Portaria Normativa n 18, de 11 de outubro de 2012, do Ministério da Educação, adotou novos critérios para a reserva de 50% das vagas ofertadas as suas graduações 2 para ingresso a partir do 1 semestre letivo de 2013 em cada curso e turno, para candidatos que cursaram o Ensino Médio (ou equivalente) em escolas da rede pública de educação. O percentual das vagas reservadas para os cotistas passou a ser divididas em dois grupos: Grupo 1 - Candidatos oriundos de famílias com renda bruta, comprovada, igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita, correspondendo a 50% (cinquenta por cento) das vagas de cotistas. Grupo 2 - Candidatos oriundos de família independente de renda (sem necessidade de comprovação), correspondendo ao complemento das vagas de cotistas. Os grupos são divididos entre o conjunto dos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e os que não se declaram. Aplicadas esta divisão, os cotistas são subdivididos nas seguintes categorias: Categoria 1 cotista oriundo de família com renda bruta, comprovada, igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita e que não se declarou preto, pardo ou indígena; 2 O critério de cota adotado pela UTFPR, para ingresso aos semestres anteriores a 2013, se limitava a reserva de 50% das vagas para alunos oriundos de escolas da rede pública de educação. Não considerando, para tanto, questões econômicas e/ou raciais e/ou étnicas.

4 Categoria 2 cotista oriundo de família com renda bruta, comprovada, igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena; Categoria 3 cotista independente de renda (sem necessidade de comprovação) e que não se declarou preto, pardo ou indígena; Categoria 4 cotista independente de renda (sem necessidade de comprovação) e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena. Neste sentido, o quadro 02 apresenta a proporção de cotistas e não cotistas, por curso, dos Estudantes selecionados ao Programa de Bolsa-Permanência do câmpus Londrina da UTFPR: Quadro 02. PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA UTFPR - CÂMPUS LONDRINA 1 SEMESTRE DE 2013 Relação de Estudantes Selecionados por Curso: se cotista ou não cotista Estudantes Cotista Categoria: Curso Selecionados Sim** Não Engenharia Ambiental Engenharia de Materiais Licenciatura em Química PPGEA* Tecnologia em Alimentos Técnico em Cont. Ambiental* Total * Para o curso ou programa não adotou-se o sistema de cotas. ** Estudantes cotistas com ingresso anterior a O critério de cota adotado pela UTFPR, para ingresso aos semestres anteriores a 2013, se limitava a reserva de 50% das vagas para alunos oriundos de escolas da rede pública de educação. Não considerando, para tanto, questões econômicas e/ou raciais e/ou étnicas. 5. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA Conforme previsto em Edital, a vigência da bolsa, para o primeiro semestre letivo de 2013, de acordo com o calendário acadêmico do câmpus Londrina, foram para os meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2013.

5 5.1. Desempenho apresentado pelos Estudantes contemplados ao Programa de Bolsa-Permanência. Durante o desenvolvimento do Programa ocorreram à perda do direito à Bolsa- Permanência de 10 Estudantes, sendo 04 do curso de Engenharia de Materiais, 03 do curso de Engenharia Ambiental, 02 do curso de Licenciatura em Química, 01 do curso Técnico em Controle Ambiental e 01 do curso de Tecnologia em Alimentos, todos por não atendimento das condições previsto no item 09 do Edital 003/2013 PROGRAD BOLSA- PERMANÊNCIA. de: Os fatores motivadores para a perda, no(s) caso(s) do(s) Estudante(s) do curso Engenharia de Materiais 04 foram: trancamento total da matrícula, para a realização de tratamento de saúde; desistência do curso, por mudança de cidade; desistência sem a apresentação de justificativa; e, afastamento para estudo no exterior. Engenharia Ambiental 03 foram: trancamento total da matrícula, para estudo no exterior; trancamento total da matrícula sem apresentação de justificativa; e, por ausência de participação nas atividades organizadas pelos profissionais do NUAPE; Licenciatura em Química 02 foram: trancamento total da matrícula, para prestar Assistência Familiar; e, baixa frequência nas disciplinas sem apresentação de justificativa; Tecnologia em Alimentos 01 foi: baixa frequência nas disciplinas sem apresentação de justificativa. Técnico em Controle Ambiental 01 foi: baixa frequência nas disciplinas sem apresentação de justificativa; Além, houve o desligamento do Programa, a pedido, de 07 Estudantes 05 da Engenharia Ambiental e 02 da Engenharia de Materiais todos para poderem participar de projetos do CNPQ e Fundação Araucária, na condição de bolsistas. Os editais destas instituições proíbem o acúmulo de suas bolsas com as de quaisquer outros programas. Quanto ao desempenho apresentado pelos Estudantes selecionados, constatouse, ao término do semestre letivo, que: 42 41% dos Estudantes não apresentaram reprovação nas disciplinas matriculadas; 31 30% dos Estudantes apresentaram reprovação entre 10% e 29% das disciplinas matriculadas; 10 10% dos Estudantes apresentaram reprovação entre 33% e 50% das disciplinas matriculadas; 09 09% dos Estudantes apresentaram reprovação entre 57% e 86% das disciplinas matriculadas; destes, 01 Estudante é do grupo que perdeu o direito de receber à Bolsa-Permanência no decorrer do semestre levito;

6 07 07% dos Estudantes apresentaram reprovação em todas as disciplinas matriculadas; destes, 06 Estudantes são do grupo perdeu o direito de receber à Bolsa- Permanência no decorrer do semestre letivo; e, 03 03% dos Estudantes trancaram totalmente a sua matrícula, não apresentando, portanto, qualquer rendimento nas disciplinas. Todos os 03 Estudantes são do grupo que perdeu o direito de receber à Bolsa-Permanência no decorrer do semestre letivo. Neste sentido, com vistas a subsidiar uma melhor leitura deste processo, o quadro 03 apresenta uma relação quantitativa geral do desempenho dos Estudantes nas disciplinas matriculadas em cada curso: Curso Quadro 03. Alunos PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA UTFPR - CÂMPUS LONDRINA 1 SEMESTRE DE 2013 Desempenho dos Estudantes por curso Aprovação Reprovação em: entre: 10% 33% e 29% e 50% Reprovação em 57% e 86% 100% Trancamento Selecionados 100% Engenharia Ambiental Engenharia de Materiais Licenciatura em Química PPGEA Tecnologia em Alimentos Técnico Cont. Ambiental Total Assim, considerando que o Art. 6, 2, inciso I, do Regulamento do Programa de Bolsa-Permanência ao Estudante da UTFPR, apresenta como requisitos para inscrição no Programa, além dos documentos constantes nos Editais respectivos, para o Estudante que tenha sido contemplado, no último semestre cursado, com a Bolsa-Permanência: I. não ter sido reprovado ou ter cancelamento, no último semestre cursado, em mais de 30% das disciplinas, exceto para o inscrito pela primeira vez no Programa; II. o aluno matriculado em até 03 (três) disciplinas não poderá ter reprovação ou cancelamento; III. não ter sofrido sanção disciplinar no semestre anterior. Verifica-se, portanto, que dos 102 Estudantes contemplados a uma das modalidades dos auxílios, 26 25% dos Estudantes terão o seu direito de concorrer a Bolsa-Permanência suspenso, para o 2 semestre de 2013.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir dos dados apresentados se faz necessário uma reflexão de sua expressão frente aos objetivos postos pelo PNAES e pelo Programa de Bolsa-Permanência ao Estudante da UTFPR. Tendo como referência à política de assistência estudantil e sua clara finalidade de subsidiar a democratização do acesso e permanência aos Estudantes, de forma especial aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, no espaço universitário. Neste processo, para tanto, faz-se necessário o envolvimento da comunidade universitária e os representantes da administração, de modo a discutir as possibilidades e os limites das ações propostas, dos resultados almejados e, em consequência, dos concretizados. Ressaltamos que a equipe do Deped/Nuape realiza, dentro das condições institucionais, constantes ações para o acompanhamento dos Estudantes, com vistas à promoção dos princípios, objetivos e fins dos Programas, PNAES e de Bolsa- Permanência. DEPED/NUAPE-LD Londrina, 03 de outubro de 2013.

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA. 1º semestre letivo de 2016.

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA. 1º semestre letivo de 2016. RELATÓRIO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA 1º semestre letivo de 2016. INTRODUÇÃO A partir da instituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto n 7.234,

Leia mais

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DOS/AS ESTUDANTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL NO CÂMPUS LONDRINA DA UTFPR 2008/2015

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DOS/AS ESTUDANTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL NO CÂMPUS LONDRINA DA UTFPR 2008/2015 RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DOS/AS ESTUDANTES NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL NO CÂMPUS LONDRINA DA UTFPR 2008/2015 Londrina 2016 1 APRESENTAÇÃO Uma demanda histórica que mobiliza movimentos da sociedade

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE UTFPR

REGULAMENTO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR Aprovado pela Deliberação nº 03/08 COUNI, de 30 de maio de 2008 Alterado

Leia mais

AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR

AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO CÂMPUS LONDRINA 2017 INSTRUMENTOS NORMATIVOS Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº. 06/2010, de 05 de agosto de 2010.

DELIBERAÇÃO Nº. 06/2010, de 05 de agosto de 2010. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DELIBERAÇÃO Nº. 06/2010, de 05 de agosto de 2010. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4/2018/CONSU. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLUÇÃO Nº 4/2018/CONSU. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 4/2018/CONSU Cria e normatiza o Programa de Apoio à Permanência Estudantil da UFS no âmbito

Leia mais

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais e Setor de Informática

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais e Setor de Informática SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS - CCJS SETOR DE SERVIÇO SOCIAL Mem. 019/2014 Sousa, 15 de Julho

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 06/2017

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 06/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 06/2017 Instrução de Serviço 06/2017 de 10 de novembro de 2017 EMENTA: Modifica e fixa as diretrizes

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPE CAMPUS PESQUEIRA-PE

O SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPE CAMPUS PESQUEIRA-PE O SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPE CAMPUS PESQUEIRA-PE O SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPE CAMPUS PESQUEIRA O QUE FAZ O SERVIÇO SOCIAL? O Serviço Social

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 01. De 03 de janeiro de 2018

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 01. De 03 de janeiro de 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 01. De 03 de janeiro de 2018 INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES, Nº. 01 de 03 de janeiro de 2018 EMENTA:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 09/2017

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 09/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROAES Nº 09/2017 Instrução de Serviço 09/2017 de 10 de novembro de 2017 EMENTA: Modifica e fixa as diretrizes

Leia mais

EDITAL 02/2013 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2013

EDITAL 02/2013 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2013 EDITAL 02/2013 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2013 A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) tornam público o lançamento do presente edital para apresentação

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 07 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 07 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil. RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 07 DE OUTUBRO DE 2016. Regulamentada pela Portaria 405/2016 Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil. O Reitor da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2016/CONSU Altera Normas que tratam de Auxílio à Assistência Estudantil da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 81/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL Nº 81/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 81/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Diretor da FACULDADE DE

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL Nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Diretor da Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Diretor da Faculdade de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Vice Coordenador Executivo

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 002, DE 14 DE ABRIL DE 2011, DO CONSU.

RESOLUÇÃO N. 002, DE 14 DE ABRIL DE 2011, DO CONSU. RESOLUÇÃO N. 002, DE 14 DE ABRIL DE 2011, DO CONSU. Dispõe sobre o Programa de Assistência Estudantil no âmbito da UFTM e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL FCAT Nº 12/2018

EDITAL FCAT Nº 12/2018 EDITAL FCAT Nº 12/2018 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Diretor da FACULDADE

Leia mais

EDITAL Nº 01/ STAA/CEOUR

EDITAL Nº 01/ STAA/CEOUR EDITAL Nº 01/2019 - STAA/CEOUR PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Coordenador

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil, referente ao ano de 2019. O Vice-Diretor do Instituto

Leia mais

Informativo Unesp. Coordenadoria de Permanência Estudantil - COPE. julho/ Especial 02

Informativo Unesp. Coordenadoria de Permanência Estudantil - COPE. julho/ Especial 02 Informativo Unesp Coordenadoria de Permanência Estudantil - COPE A Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE) foi criada, por deliberação do Conselho Universitário, em sessão de 15 de agosto de 2013

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018 RESOLUÇÃO Nº 26/2018 Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação no semestre letivo

Leia mais

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Assessoria para Assuntos Estudantis da Reitoria PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1 RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1 O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE, no

Leia mais

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni?

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni? PROUNI Extraído em 09/05/2012 de http://siteprouni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=23&it emid=134 O que é o Prouni? É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo

Leia mais

Edital 015/ PROGRAD Complementação da Lista de Espera do SISU 2017/2

Edital 015/ PROGRAD Complementação da Lista de Espera do SISU 2017/2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEPARTAMENTO DE PROCESSOS SELETIVOS DEPPS Edital 015/2017 - PROGRAD Complementação da

Leia mais

PORTARIA Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014

PORTARIA Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014 PORTARIA Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014 A DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO Campus Cuiabá - Bela Vista, Prof. Suzana Aparecida da Silva, no uso de

Leia mais

COTAS #VEMPRAUFG. O que são? Como ingressar pelas cotas na UFG?

COTAS #VEMPRAUFG. O que são? Como ingressar pelas cotas na UFG? #VEMPRAUFG Dos 156 cursos ofertados pela UFG, o ingresso em 146 deles é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que utiliza o Exame Nacional

Leia mais

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS RESOLUÇÃO n 048 0 CONSUPER/2012 Regulamenta o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Catarinense. Processo nº 23348.000931/2012-24. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 151, DE 10 DE JUNHO DE 2014.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 151, DE 10 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Programa de Transporte Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O Presidente do (CS) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Edital 005/ PROGRAD Complementação da Lista de Espera do SISU 2018/1

Edital 005/ PROGRAD Complementação da Lista de Espera do SISU 2018/1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEPARTAMENTO DE PROCESSOS SELETIVOS DEPPS Edital 005/2018 - PROGRAD Complementação da

Leia mais

1. NÚMERO DE VAGAS, CARGA HORÁRIA, VALOR E PERÍODO DE VIGÊNCIA DA BOLSA

1. NÚMERO DE VAGAS, CARGA HORÁRIA, VALOR E PERÍODO DE VIGÊNCIA DA BOLSA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA O ENEM BR 465 Km 7 Seropédica/RJ Tel.: (21) 2681-4691 pre.ufrrj@gmail.com. Edital nº 06/2017

Leia mais

COMO FUNCIONA O PROUNI:

COMO FUNCIONA O PROUNI: COMO FUNCIONA O PROUNI: São realizados dois processos seletivos por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. O processo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação

Leia mais

Educação como direito de todos (as)

Educação como direito de todos (as) Educação como direito de todos (as) O que é a Assistência Estudantil? As desigualdades implicam oportunidades diferentes na fruição dos direitos; Assistência / Direito x Assistencialismo / ajuda/favor;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 06/2019 DTA/FAAC PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL Dispõe sobre o Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil - Ingressantes, referente ao ano de 2019.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR CAPÍTULO I DA FINALIDADE, DOS PRINCÍPIOS E ABRANGÊNCIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR CAPÍTULO I DA FINALIDADE, DOS PRINCÍPIOS E ABRANGÊNCIA REGULAMENTO DO PROGRAMA AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UTFPR CAPÍTULO I DA FINALIDADE, DOS PRINCÍPIOS E ABRANGÊNCIA Art. 1º O Programa Auxílio Estudantil da UTFPR tem como finalidade democratizar e ampliar as condições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ NUCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA - NAIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ NUCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA - NAIA EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO A DISCENTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Nº 001 /2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA- NAIA/UNIFESSPA A Universidade Federal do

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 26/CUn/2012, de 16 de outubro 2012.

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 26/CUn/2012, de 16 de outubro 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9522 - 3721-9661 -3721-4916

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA

ANEXO II DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA ANEXO II DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA 1 CANDIDATO NÃO COTISTA Obs. 2 - O candidato não cotista que já possui o Diploma de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC e devidamente

Leia mais

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na modalidade Concomitante/Subsequente. O DIRETOR

Leia mais

Edital nº1 / RETIFICADO

Edital nº1 / RETIFICADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740

Leia mais

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom?

Bolsas ProUni. Perguntas e Respostas mais frequentes. 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? Bolsas ProUni Perguntas e Respostas mais frequentes 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na Fapcom? 1. Quais os tipos de bolsas do ProUni na FAPCOM? Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL 05/2010 PROIN

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL 05/2010 PROIN PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL 05/2010 PROIN A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio de sua Pró- Reitoria de Integração (PROIN), torna

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEST COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE - CODAE

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEST COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE - CODAE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEST COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE - CODAE PROCESSO SELETIVO

Leia mais

ORIENTAÇÃO RELATIVA AO CANCELAMENTO DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA

ORIENTAÇÃO RELATIVA AO CANCELAMENTO DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA ORIENTAÇÃO RELATIVA AO CANCELAMENTO DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA SÃO JOÃO DEL REI-MG MAIO/2017 JUSTIFICATIVA A partir do Processo de Avaliação Socioeconômica 02/2017, todos os casos de cancelamento

Leia mais

2. DOS GRUPOS DE CONCORRÊNCIA, DOS CURSOS E DAS VAGAS

2. DOS GRUPOS DE CONCORRÊNCIA, DOS CURSOS E DAS VAGAS 1ª RETIFICAÇÂO DO EDITAL Nº 03/2017, de 07 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO 2 semestre de 2017 CURSOS DE GRADUAÇÃO Processo Nº 23223.001089/2017-69 A Pró-Reitora de Ensino do do Sudeste

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO BOLSISTA Núcleo de Atenção Solidária NAS Sumário 1 - Bolsa de Estudo... 2 2 - Tipos de Bolsas de Estudo... 2 - ProUni... 2 Eventuais Programas de Bolsas de Estudo:... 3 - Vestibular

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA SENAI/DR/BA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL SALVADOR

ESCOLA TÉCNICA SENAI/DR/BA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL SALVADOR ESCOLA TÉCNICA SENAI/DR/BA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL SALVADOR MARÇO 2019 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO DA ESCOLA TÉCNICA

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FINANCEIRO ESTUDANTIL EDITAL Nº

EDITAL DE RENOVAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FINANCEIRO ESTUDANTIL EDITAL Nº EDITAL DE RENOVAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FINANCEIRO ESTUDANTIL EDITAL Nº 10/2015 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis PRAE. Portaria nº 03/2019/PRAE/UNILA

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis PRAE. Portaria nº 03/2019/PRAE/UNILA Portaria nº 03/2019/PRAE/UNILA Regulamenta a concessão do Auxílio Transporte vinculado à Política de Assistência Estudantil da /UNILA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1 O auxílio transporte,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA RESOLUÇÃO Nº 21/99 Reformula os princípios, objetivos, critérios de seleção, avaliação e permanência de alunos no Programa de Apoio Estudantil da UFJF O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz

Leia mais

EDITAL Nº 88, de 03/06/2019- PROEN/IFPI

EDITAL Nº 88, de 03/06/2019- PROEN/IFPI EDITAL Nº 88, de 03/06/2019- PROEN/IFPI SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) / 2º Semestre de 2019 O REITOR DO INSTITUTO

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR

REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos parciais pela Faculdade Guairacá, programa de inclusão de alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO 1º/ 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO 1º/ 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO 1º/ 2016 EDITAL Nº 213 DIPS/UFLA, de 16 de dezembro de 2015 A Pró-Reitora de Graduação, por meio

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR. EDITAL 002/2010 Retificado em 04 de março de2010

PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR. EDITAL 002/2010 Retificado em 04 de março de2010 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE

Leia mais

EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018 Em conformidade com a Lei 12.101/2009, regulamentadas pelo Decreto nº 8.242/2014. A Associação Brasileira de Educadores

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL 01/2010 PROIN

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL 01/2010 PROIN PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL 01/2010 PROIN A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio de sua Pró- Reitoria de Integração (PROIN), torna

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE EDITAL Nº 09/2017, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Informática e Meio Ambiente, na modalidade Concomitante/Subsequente.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 04/2019 PRAE/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 04/2019 PRAE/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 04/2019 PRAE/UFC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2019.1 CAMPUS FORTALEZA ADITIVO IV AUXÍLIO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA RENOVAÇÃO DOS AUXÍLIOS PARA O INCENTIVO À PERMANÊNCIA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFRRJ

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA RENOVAÇÃO DOS AUXÍLIOS PARA O INCENTIVO À PERMANÊNCIA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFRRJ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROAES DIVISÃO MULTIDISCIPLINAR DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE DIMAE EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA RENOVAÇÃO DOS AUXÍLIOS

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP N 052/2017, DE 22 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO CONSUP N 052/2017, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO CONSUP N 052/2017, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 Estabelece a Política de Ações Afirmativas de Inclusão Socioeconômica, Étnico-Racial e para Pessoas com Deficiência para os Cursos Técnicos de Nível

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ CÓDIGO TTD: Folha 2. Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 31/05/ :53

ESTADO DO PARANÁ CÓDIGO TTD: Folha 2. Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 31/05/ :53 Folha 2 ESTADO DO PARANÁ CÓDIGO TTD: Órgão Cadastro: UNESPAR Em: 31/05/2017 16:53 Protocolo: 14.647.136-6 Interessado 1: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANA Interessado 2: - Assunto: AREA DE ENSINO Cidade:

Leia mais

EDITAL 001/2018 DE SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS DO GRUPO PET- SERVIÇO SOCIAL

EDITAL 001/2018 DE SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS DO GRUPO PET- SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SERVIÇO SOCIAL Vitória, 12 de abril de 2018 EDITAL 001/2018

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018- PROEN/IFPI

EDITAL Nº 01/2018- PROEN/IFPI EDITAL Nº 01/2018- PROEN/IFPI SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) / 1º Semestre de 2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Resolução Normativa PUC n o 019/15 ASSUNTO: GRADUAÇÃO, SEQUENCIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA BOLSAS DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEIS - CONCESSÃO E MANUTENÇÃO

Resolução Normativa PUC n o 019/15 ASSUNTO: GRADUAÇÃO, SEQUENCIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA BOLSAS DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEIS - CONCESSÃO E MANUTENÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Resolução Normativa PUC n o 019/15 Campinas (SP), 21/12/15 DESTINATÁRIO: TODAS AS UNIDADES DA PUC-CAMPINAS ASSUNTO: GRADUAÇÃO, SEQUENCIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

PDI EIXO PESSOAS ESTUDANTES

PDI EIXO PESSOAS ESTUDANTES PDI EIXO PESSOAS ESTUDANTES Prof. Manuel Furtado Neto, Ph.D. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis 2014/5 Financiamento: Andifes Participação: 62 IFES Amostra: 130 mil discentes Coordenação: UFU IV Pesquisa

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 33/CUn/2013, DE 17 SETEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 33/CUn/2013, DE 17 SETEMBRO DE 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9522 - 3721-9661 -3721-4916

Leia mais

EDITAL Nº 87/2018- PROEN/IFPI

EDITAL Nº 87/2018- PROEN/IFPI EDITAL Nº 87/2018- PROEN/IFPI SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) / 2º Semestre de 2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

CONSUN Conselho Universitário

CONSUN Conselho Universitário CONSUN Conselho Universitário PROCESSO Nº: 23078.015674/2016-86 DECISÃO Nº xxx/2016 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de xx/xx/xxxx, tendo em vista o constante no processo nº 23078.015674/2016-86, de

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA. Constituição Federal de Lei Complementar 101/2000, art 26. ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.

LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA. Constituição Federal de Lei Complementar 101/2000, art 26. ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA Constituição Federal de 1988. Lei Complementar 101/2000, art 26. ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em 20/12/96. Decreto

Leia mais

Educação como direito de todos (as)

Educação como direito de todos (as) Educação como direito de todos (as) Política de Assistência Estudantil: desafios e perspectivas Como as IFES darão respostas a estas demandas do novo Plano Nacional de Educação? Meta 12: elevar a taxa

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018- PROEN/IFPI

EDITAL Nº 01/2018- PROEN/IFPI EDITAL Nº 01/2018- PROEN/IFPI SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) / 1º Semestre de 2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS INSTITUTO DE ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS INSTITUTO DE ZOOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS INSTITUTO DE ZOOTECNIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO-ACADÊMICO NO INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018. Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas,

Leia mais

EDITAL Nº 06/2015 PRAE/UFC

EDITAL Nº 06/2015 PRAE/UFC EDITAL Nº 06/2015 PRAE/UFC SELEÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS, DOS CAMPI DA UFC NO INTERIOR, PARA O PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA 2015 A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis PRAE. Portaria nº 01/2019/PRAE/UNILA

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis PRAE. Portaria nº 01/2019/PRAE/UNILA Portaria nº 01/2019/PRAE/UNILA Regulamenta a concessão do Auxílio Alimentação vinculado à Política de Assistência Estudantil da /UNILA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O auxílio alimentação

Leia mais

PERFIL DOS CADASTRADOS NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFES 2018/1

PERFIL DOS CADASTRADOS NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFES 2018/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PERFIL DOS CADASTRADOS NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFES 2018/1

Leia mais

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA - COLÉGIO DE APLICAÇÃO EDITAL Nº 06/CODAP/2018.

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA - COLÉGIO DE APLICAÇÃO EDITAL Nº 06/CODAP/2018. SUPERVISÃO PEDAGÓGICA - COLÉGIO DE APLICAÇÃO EDITAL Nº 06/CODAP/2018. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INTEGRADO DE BOLSAS (PIB-UFES) Modalidade: Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PaEPE I 1. Da definição e atividades 1.1 Os Projetos

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 06/2018

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 06/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 06/2018 1. ABERTURA A Diretora Geral do IFBA Campus Lauro de Freitas, no uso de suas atribuições, faz

Leia mais

EDITAL Nº, 140 DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NA FORMA DE CONCOMITÂNCIA EXTERNA

EDITAL Nº, 140 DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NA FORMA DE CONCOMITÂNCIA EXTERNA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão EDITAL Nº, 140 DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FINANCEIRO ESTUDANTIL EDITAL Nº 13/2016

EDITAL DE RENOVAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FINANCEIRO ESTUDANTIL EDITAL Nº 13/2016 EDITAL DE RENOVAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FINANCEIRO ESTUDANTIL EDITAL Nº 13/2016 O Diretor-Geral do, no uso de suas atribuições conferida pela Portaria Nº 245, de 17 de junho de 2014, publicada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS PROGRAMA DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA GERAL 2019 A Universidade

Leia mais

COLÉGIO DE APLICAÇÃO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS EDITAL Nº 05/CODAP/2018.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS EDITAL Nº 05/CODAP/2018. COLÉGIO DE APLICAÇÃO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS EDITAL Nº 05/CODAP/2018. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INTEGRADO DE BOLSAS (PIB-UFES) Modalidade: Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PaEPE II 1 Da definição e atividades 1.1 Os Projetos

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 15 /2015 2º SEMESTRE

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 15 /2015 2º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 15 /2015 2º SEMESTRE A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, substituta, no uso de suas

Leia mais

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário Alterações incluídas no texto: Decisão nº 429/2012, de 26/10/2012 Decisão nº 406/2013, de 26/08/2013 Decisão nº 245/2014, de 04/07/2014 DECISÃO Nº 268/2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO-ACADÊMICO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. Edital nº 003/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. Edital nº 003/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Edital nº 003/2017 Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Projetos Especiais

Leia mais

EDITAL Nº 159, de 28/12/2018- PROEN/IFPI

EDITAL Nº 159, de 28/12/2018- PROEN/IFPI EDITAL Nº 159, de 28/12/2018- PROEN/IFPI SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) / 1º Semestre de 2019 O REITOR DO INSTITUTO

Leia mais

RELATÓRIO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013 CÂMPUS PORTO ALEGRE - IFRS

RELATÓRIO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013 CÂMPUS PORTO ALEGRE - IFRS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS PORTO ALEGRE NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO - NAAc RELATÓRIO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013 CÂMPUS PORTO ALEGRE

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR EDITAL 009/2014-DIRGRAD

PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR EDITAL 009/2014-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio Diretoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais