PARECER CONSULTA N PARECER CONSULTA N DA CONSULTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARECER CONSULTA N PARECER CONSULTA N DA CONSULTA"

Transcrição

1 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOLAS PARECER CONSULTA N PARECER CONSULTA N Solicitante(s): DR. P.X.R.F. - CRM/GO XXX Conselheiro(a) Parecerista: DR. FERNANDO FERRO DA SILVA Assunto: Prontuário Médico do paciente Ementa. "Guarda de prontuários. Serviços médicos terceiríza dos. Dever de guarda da Instituição hospitalar Contratante. Responsabilidade do Diretor Técnico" Sr. Presidente, Srs(as). Conselheiros(as), Designado(a) que fui para emitir relatório do presente Processo Consulta, o faço da forma que se segue: DA CONSULTA Trata-se de consulta encaminhada pelo Dr. P.X.R.F., que na condição de Presidente do H.L.R. manifesta: No que diz respeito a PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE: A) Enquanto o paciente estiver internado na instituição hospitalar, mesmo que inicialmente inobstante de estar nas dependências do Hospital, entretanto em área locada a terceirizados, o prontuário deve ou não, em sua íntegra, acompanhar o Rua T-28, W 245- Setor Bueno - Fone: (62) /Fax: (62) Caixa Postal: CEP:

2 O o CRF-MF_G CONSELHO RLGIONAL DE MEDICINA DO LSADO DL GOIÁS paciente, quando este em alta das dependências do terceirizado, passar aos cuidados do Hospital? B) Pode legalmente e sem falta ética ou em prejuízo ao paciente de qualquer forma possível, o terceirizado reter o prontuário médico na sua íntegra, até o momento que ficou sob sua responsabilidade e Obrigar o Hospital a dar início a um novo prontuário, mesmo que forneça um laudo médico (relatório) conforme preconiza o artigo 86 do Código de Ética Médica? O) A quem cabe o arquivamento e guarda do prontuário médico, ao Hospital ou ao Terceirizado? EM COMPLEMENTAÇÃO À CONSULTA REALIZADA: Em solicitação de PARECER no que diz respeito a PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE cumpre-nos solicitar via da presente, conforme disposto na Legislação e Jurisprudência que regula a matéria, resposta dessa casa no sentido de esclarecer acerca de INSTITUIÇÃO e a título de exemplificação pedimos vênia para transcrevê-la: INSTITUIÇÃO a que se refere o artigo 87 do CEM é o HOSPITAL num todo? Ou no tocante a guarda e manutenção do PRONTUÁRIO DO PACIENTE pode-se ler um terceirizado (Exemplo: UTI, Laboratório, etc...)? Podendo o terceirizado em quando da transferência do paciente para a instituição hospitalar, interromper o prontuário em seu todo, retendo-o sob sua guarda? Temos em nosso Hospital uma de suas UTIs, terceirizada, fato este que vem nos trazendo consideráveis dissabores, assim, passamos as seguintes perguntas:. O Prontuário Médico do paciente deve ou não acompanhar o paciente em quando de alta da UTI para o Hospital? O Prontuário Médico do paciente deve permanecer em guarda e arquivo no Hospital ou no serviço terceirizado? Rua T-28, N Setor Bueno - Fone: (62) / Fax: (62) Caixa Postal: CEP:

3 CONSELHO REGIONAL DL MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS o O Prontuário Médico do paciente, quando em alta a pedido, alta de UTI ou alta para casa, uma vez o paciente internado na Instituição Hospitalar no caso em tela Hospital Lucio Rebelo Ltda., a quem imediatamente deve ser entregue o prontuário? DO PARECER A Resolução CFM 1638/2002 na sua parte introdutória estabelece, dentre outras, as seguintes premissas: O prontuário é documento valioso para o paciente, para o médico que o assiste e para as instituições de saúde, bem como para o ensino, a pesquisa e os serviços públicos de saúde, além de instrumento de defesa legal; o Compete à instituição de saúde e/ou ao médico o dever de guarda do prontuário, e que o mesmo deve estar disponível nos ambulatórios, nas enfermarias e nos serviços de emergência para permitir a continuidade do tratamento do paciente e documentar a atuação de cada profissional. O mesmo ato normativo estabelece que: Art Definir prontuário médico como o documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. Art 20 - Determinar que a responsabilidade pelo prontuário médico cabe: - Ao médico assistente e aos demais profissionais que compartilham do atendimento; II - À hierarquia médica da instituição, nas suas respectivas áreas de atuação, que tem como dever zelar pela qualidade da prática médica ali desenvolvida; III - À hierarquia médica constituída pelas chefias de equipe, chefias da Clínica, do setor até o diretor da Divisão Médica e/ou diretor técnico. Rua T-28, N 245- Setor Bueno - Fone: (62) / Fax: (62) Caixa Postal: CEP:

4 G?0 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS A Resolução CFM n em seus Considerandos", enfatiza que:. As unidades de serviços de apoio, diagnóstico e terapêutica têm documentos próprios, que fazem parte dos prontuários dos pacientes; o O prontuário do paciente, em qualquer meio de armazenamento, é propriedade física da instituição onde o mesmo é assistido - independente de ser unidade de saúde ou consultório -, a quem cabe o dever da guarda do documento; o O prontuário e seus respectivos dados pertencem ao paciente e devem estar permanentemente disponíveis, de modo que quando solicitado por ele ou seu representante legal permita o fornecimento de cópias autênticas das informações pertinentes. Com base no Parecer do Cremers - Nota Técnica da Assessoria Jurídica n 13/2012 de 21/08/12 definimos que: Para responder a consulta, deve-se perquirir qual a importância do prontuário médico. Trata-se de documento que pertence ao paciente, cujo propósito é permitir um adequado e continuado atendimento médico, pelo que se faz indispensável a plena comunicação entre os membros da equipe multiprofissional. O prontuário do paciente, independente do meio em que seus dados são registrados e armazenados, é propriedade física da instituição onde o mesmo é assistido. Os dados ali contidos, porém, pertencem ao paciente, para quem devem estar permanentemente disponíveis, de modo que, quando solicitados por ele ou seu representante legal, permitam o fornecimento de cópias autênticas das informações que lhe são pertinentes. Ademais, levando-se em consideração que um dos objetivos do prontuário é permitir justamente a comunicação da equipe de saúde, visando uma boa assistência ao paciente, de forma integral, não tendo sentido que documentos médicos tão importantes não acompanhem o paciente em suas mudanças de acomodações dentro do mesmo hospital, com risco de prejuízo à saúde do paciente. Lembre-se que a guarda do prontuário é do hospital, mas o documento pertence ao paciente. Rua T-28, N Setor Bueno - Fone: (62) Fax: (62) Caixa Postal: CEP:

5 CONSELHO REGIONAL DL MEDICINA DO [SUADO DE GOIÁS,J. t11y Dentro desse prisma, mesmo que o serviço médico eventualmente seja prestado por pessoas jurídicas terceirizadas - contratadas pelo hospital - o dever de guarda do prontuário médico é da instituição hospitalar contratante. Isso porque o paciente na verdade procura o hospital para receber atendimento médico, não lhe interessando as questões contratuais e administrativas que estão por trás da prestação do serviço. A pessoa jurídica terceirizada (UTI, Laboratório, etc) que funciona dentro do espaço físico do hospital, mesmo tendo diretoria técnica, está hierarquicamente subordinada à Diretoria Técnica do Hospital, no que concerne às questões éticas. O presente caso traz uma situação, cada vez mais comum, de serviços médicos terceirizados a pessoas jurídicas dentro do próprio hospital. Entretanto, entende-se que o hospital como local onde se presta assistência médica é indivisível do ponto de vista ético. Contextualizada a questão, caso os prontuários médicos não sejam enviados, acompanhando os pacientes em suas mudanças de acomodação, a única forma, no âmbito ético, de buscar os mesmos é oficiar o diretor técnico da pessoa jurídica terceirizada, expondo o presente entendimento, nada impedindo, todavia, que esta realize cópias dos documentos para seu controle administrativo. Nos casos em que cesse o tratamento do paciente na UTI (Serviço terceirizado), por alta diretamente para casa, óbito ou transferência para outra instituição, o prontuário deve ser encaminhado à Instituição hospitalar para guarda. Entende-se que os prontuários médicos originais devem permanecer no hospital, local procurado pelo paciente para receber atendimento. Eventual descumprimento da medida pode ser denunciado ao conselho Profissional para verificação de indícios de infração ética por parte do diretor técnico da pessoa jurídica terceirizada. Objetivando o bom entendimento entre os profissionais médicos, o ideal é que nos contratos de prestação de serviços haja uma cláusula de que a guarda dos prontuários cabe ao hospital, sendo franqueada à prestadora terceirizada a extração de cópias. Nos contratos atuais, tal situação pode se perfectibilizar através de adendo. Assim sendo, passo a responder os quesitos do solicitante do Parecer: Rua T-28, N 245- Setor Bueno - Fone: (62) / Fax: (62) Caixa Postal: CEP: Goiânia-CO

6 CONSELHO RIUIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS 49 Enquanto o paciente estiver internado na instituição hospitalar, mesmo que inicialmente inobstante de estar nas dependências do Hospital, entretanto em área locada a terceirizados, o prontuário deve ou não, em sua íntegra, acompanhar o paciente, quando este em alta das dependências do terceirizado, passar aos cuidados do Hospital? Resposta: O prontuário é do paciente e está sob a guarda da Instituição. Obviamente ele deve, na íntegra, acompanhar o paciente, quando este mudar de dependência dentro da instituição, independente de contrato de terceirização. Pode para efeito de faturamento, controle interno e auditoria, ficar cópia do prontuário no Serviço terceirizado. Pode legalmente e sem falta ética ou em prejuízo ao paciente de qualquer forma possível, o terceirizado reter o prontuário médico na sua íntegra, até o momento que ficou sob sua responsabilidade e Obrigar o Hospital a dar início a um novo prontuário, mesmo que forneça um laudo médico (relatório) conforme preconiza o artigo 86 do Código de Ética Médica? Resposta: Não. O prontuário deve acompanhar o paciente em sua mudança de acomodação dentro da Instituição hospitalar, não podendo o prontuário ou parte deste ser substituído por relatório ou laudo médico.. A quem cabe o arquivamento e guarda do prontuário médico, ao Hospital ou ao Terceirizado? Resposta: A guarda cabe à Instituição hospitalar que presta o atendimento ao paciente, no caso o Hospital, independente se o paciente ficou em um setor ou serviço dentro do hospital, em regime de terceirização. Instituição a que se refere o artigo 87 do CEM é o Hospital num todo? Resposta: Sim. A Instituição refere-se ao Hospital. Rua T-28, N" Setor Bueno - Fone: (62) / Fax: (62) Caixa Postal: CEP:

7 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS No tocante a guarda e manutenção do prontuário pode-se ler um terceirizado (Exemplo: UTI, Laboratório, etc)? Resposta: Não; a guarda é de responsabilidade do Hospital. No entanto, no período que o paciente estiver sendo tratado num serviço ou setor terceirizado dentro do hospital, o prontuário, que é do paciente, deve acompanhá-lo. Pode o terceirizado em quando da transferência do paciente para a instituição hospitalar, interromper o prontuário em seu todo, retendo-o sob sua guarda? Resposta: Não. O prontuário é do paciente e deve acompanha-lo em suas mudanças de acomodações dentro da instituição hospitalar, independente da existência de contrato de terceirização de prestação de serviços. o O Prontuário Médico do paciente deve ou não acompanhar o paciente em quando de alta da UTI para o Hospital? Resposta: O prontuário deve acompanhar o paciente em sua movimentação dentro da Instituição hospitalar, não estando vinculado ou dependente de contrato de terceirização. O Prontuário Médico do paciente deve permanecer em guarda e arquivo no Hospital ou no serviço terceirizado? Resposta: Deve permanecer em guarda pelo Hospital. No entanto, no período que o paciente estiver no serviço terceirizado, o prontuário o acompanhará. O Prontuário Médico do paciente, quando em alta a pedido, alta de UTI ou alta para casa, uma vez o paciente internado na Instituição Hospitalar no caso em tela Hospital Lucio Rebelo Ltda., a quem imediatamente deve ser entregue o prontuário? Rua T-28, N 245- Setor Bueno - Fone: (62) /Fax: (62) Caixa Postal: CEP:

8 lu CREMEGO CONSLLIIO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS Resposta: A guarda do prontuário é de responsabilidade da Instituição hospitalar. Portanto, após a alta da UTI, independente do destino do paciente, o prontuário deve ser enviado à Administração da Instituição hospitalar, para guarda, podendo ficar cópia para fins administrativos (faturamento, auditoria, etc) na empresa terceirizada, no caso, a UTI. Goiânia, 25 de maio de a DR. FERNANDp FERRO DÁ SILVA Conselhei Parecerisa Rua T-28, N 245- Setor Bueno - Fone: (62) / Fax: (62) Caixa Postal: CEP: Goiânia-G0

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento:

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento: PRONTUÁRIO MÉDICO DOCUMENTOS MÉDICOS Documento: 1 - Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc. (Buarque de Holanda).

Leia mais

QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL

QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL Caro prestador! Com a intenção de auxiliar na qualificação dos processos operacionais, agrupamos as informações abaixo para orientar as equipes assistenciais

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 Solicitante: DR. P. C. G. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. ELIAS HANNA Assunto: PREENCHIMENTO DE LAUDO DE EXAME MÉDICO DA COMUNICAÇÃO

Leia mais

PARECER CONSULTA 078/2007

PARECER CONSULTA 078/2007 2 de 6 10/01/2011 23:22 PARECER CONSULTA 078/2007 Solicitante: DR. M.R.M.F. Conselheiro Parecerista: DR. EDUARDO ALVES TEIXERA Assunto: Preenchimento de atestado de óbito em paciente desconhecido com óbito

Leia mais

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens AULA 11 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

PARECER CONSULTA COMPLEMENTAR Nº 013/2011

PARECER CONSULTA COMPLEMENTAR Nº 013/2011 PARECER CONSULTA COMPLEMENTAR Nº 013/2011 Solicitante: DR. MARCOS CÂNDIDIO JUNQUEIRA CRM/GO 7125 Conselheiro Parecerista: DR. RÔMULO SALES DE ANDRADE CRM/GO 2901 Assunto: Intercorrência sobre plantão a

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 09/2012 PARECER CONSULTA Nº 20/2014

PROCESSO CONSULTA Nº 09/2012 PARECER CONSULTA Nº 20/2014 PROCESSO CONSULTA Nº 09/2012 PARECER CONSULTA Nº 20/2014 Solicitante: DR. M. E. C. CRM/GO XXXX UNIMED RIO VERDE COOP. TRABALHO MÉDICO Conselheiro Parecerista: DR. HAROLDO DE OLIVEIRA TORRES Assuntos: 1.

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2546/2017- ASSUNTO: UPA - CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS RADIOLOGISTAS AUSÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO - NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARECERISTA: CONS.º LUTERO MARQUES DE OLIVEIRA EMENTA: Necessidade

Leia mais

PARECER CONSULTA Nº

PARECER CONSULTA Nº PARECER CONSULTA Nº 12-2012 Solicitante: DR. W.L.F CRM/GO XXX Conselheiro Parecerista: DR. REGINALDO BENTO RODRIGUES Assunto: Questionamentos sob responsabilidade do Hospital e/ou Diretor Técnico sobre

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014 Solicitante: DR. H. A. R. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. HAROLDO DE OLIVEIRA TORRES Assunto: COBRANÇA PELO HOSPITAL DE PERCENTAGEM

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 EMENTA: DOCUMENTAÇÃO MÉDICA DO PACIENTE. DEVER DE GUARDA. CONJUNTO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CUIDADOS MÉDICOS. SIGILO PROFISSIONAL. Serve o presente para

Leia mais

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS.

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a forma como o Governo deve prestar saúde pública e gratuita a todo o cidadão. A ideia é ter um sistema público de

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014 PARECER CREMEC N.º 08/2014 14/03/2014 PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO CREMEC Nº 6975/12 ASSUNTO: ÉTICA DA RELAÇÃO ENTRE HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE. INTERESSADO: HOSPITAL SÃO MATEUS PARECERISTA:

Leia mais

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS:

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: CRM-ES; direção técnica do Hospital Unimed Limeira; serviço social da empresa Usina Central do Paraná S/A; direção técnica do Hospital São José dos Pinhais. ASSUNTO:

Leia mais

Transferência Inter-hospitalar

Transferência Inter-hospitalar Resolução Resolução CFM 1.672 Código de Ética Médica Cons. Málbio Resolução CFM Nº 1.672/03 Ambulância tipo A - ambulância de transporte, é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes

Leia mais

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA DIRETORIA DE AUDITORIA Art. 52 A Diretoria de Auditoria Médica compete, entre outras, as seguintes atribuições: I coordenar as ações do departamento

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 10/17 (Aprovado em Sessão Plenária de 28/11/2017)

PARECER CREMEB Nº 10/17 (Aprovado em Sessão Plenária de 28/11/2017) PARECER CREMEB Nº 10/17 (Aprovado em Sessão Plenária de 28/11/2017) PROCESSO CONSULTA Nº 04/2016 ASSUNTO: Cobrança de Honorários Médicos na atuação em Times de Resposta Rápida. RELATOR: Cons. Jorge Marcelo

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico, dispõe RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe sobre tempo de guarda dos prontuários, estabelece critérios

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) DIRETORIA DE MEDICINA

Procedimento Operacional Padrão (POP) DIRETORIA DE MEDICINA ETAPAS DO PROCEDIMENTO: Página 01/01 1. Para solicitar exames ou procedimentos para pacientes internados que o HU não disponibiliza em sua própria estrutura (exceto exames de laboratório), o médico deverá

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos setores Relacionamento com o mercado, Contratos e Jurídico, a Diretoria e Gerencia.

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos setores Relacionamento com o mercado, Contratos e Jurídico, a Diretoria e Gerencia. Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 6 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da área de relacionamento com o mercado e contratos estabelecendo procedimentos para análise crítica de contratos na abertura,

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 08/2014 PARECER CONSULTA Nº 01/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 08/2014 PARECER CONSULTA Nº 01/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 08/2014 PARECER CONSULTA Nº 01/2015 Solicitantes: DRA. L. M. C. A. G.; DRA. A. S. A. H.; DRA. M. A. S. B. G. HOSPITAL DE DOENCAS TROPICAIS DR. ANUAR AUAD Conselheira Parecerista: DRA.

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018 PARECER CREMEC N.º 6/2018 28/05/2018 Protocolo CREMEC nº 1792/2017 ASSUNTO: Telerradiologia e direção técnica INTERESSADO: Médico do trabalho PARECERISTA: Cons. Helvécio Neves Feitosa EMENTA: Nas instituições

Leia mais

7. Passo a passo por operação: Internação (Hospitalização e Solicitações)

7. Passo a passo por operação: Internação (Hospitalização e Solicitações) 7. Passo a passo por operação: Internação (Hospitalização e Solicitações) Captura e execução da Solicitação de Internação > HOSPITALIZAÇÃO DO PACIENTE Solicitação de Exames, Complementos ou Prorrogação->

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.171, DE

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.171, DE RESOLUÇÃO CFM Nº 2.171, DE 30.10.2017 Regulamenta e normatiza as Comissões de Revisão de Óbito, tornando-as obrigatórias nas instituições hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O CONSELHO

Leia mais

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA PARECER CFM nº 5/16 INTERESSADO: Universidade Federal do Rio Grande do Sul ASSUNTO: Câmeras de filmagem em unidades de reanimação nos serviços de emergência RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA:

Leia mais

PARECER CRM/MS 2/2016

PARECER CRM/MS 2/2016 PARECER CRM/MS 2/2016 PROCESSO CONSULTA CRM MS: 000016/2015 INTERESSADO: E. S. C. e Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora PARECERISTA: Eliana Patrícia S. Maldonado Pires EMENTA: É

Leia mais

PARECER CREMEC nº16/ /05/2012

PARECER CREMEC nº16/ /05/2012 PARECER CREMEC nº16/2012 25/05/2012 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 1830/12 ASSUNTO Consulta e Avaliação Pré-Anestésica INTERESSADO Dr. Washington Aspilicueta Pinto Filho CREMEC 8283 PARECERISTA

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços de Anestesiologia

Relatório para Contratação de Serviços de Anestesiologia Relatório para Contratação de Serviços de Anestesiologia Área/Setor Requisitante: Direção OSS HMTJ Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart São João de Meriti, 01 de Agosto de 2016. Elaborado por

Leia mais

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Art. 52 A Diretoria de Auditoria Médica compete, entre outras, as seguintes atribuições: I coordenar as ações do departamento de auditoria médica; II

Leia mais

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização Legislação da ResponsabilidadeTécnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais criadas

Leia mais

PARECER CONSULTA Nº15/2015 CRM/PA - PROCESSO CONSULTA Nº 09/2015 PROTOCOLO Nº 4123/2013 INTERESSADA: Y.I.B. PARECERISTA: ARTHUR DA COSTA SANTOS.

PARECER CONSULTA Nº15/2015 CRM/PA - PROCESSO CONSULTA Nº 09/2015 PROTOCOLO Nº 4123/2013 INTERESSADA: Y.I.B. PARECERISTA: ARTHUR DA COSTA SANTOS. PARECER CONSULTA Nº15/2015 CRM/PA - PROCESSO CONSULTA Nº 09/2015 PROTOCOLO Nº 4123/2013 INTERESSADA: Y.I.B. PARECERISTA: ARTHUR DA COSTA SANTOS. EMENTA: Compete ao médico assistente a decisão de transferir

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

Gestão de Documentos Case FSFX. Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações.

Gestão de Documentos Case FSFX. Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações. Gestão de Documentos Case FSFX Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações. Fundação São Francisco Xavier e Fundação Educacional São Francisco Xavier Fundação de

Leia mais

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 PARECER CREMEC 06/2011 26/02/11 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 INTERESSADO: DR. FRANCISCO PARENTE VIANA JÚNIOR CREMEC 3218 ASSUNTO: PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE EMERGÊNCIA PARECERISTA:

Leia mais

1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS CREMERS. 5 de outubro de Auditoria Médica. Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers

1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS CREMERS. 5 de outubro de Auditoria Médica. Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers CREMERS 1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS 5 de outubro de 2010 Auditoria Médica Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar a fiscalização praticada nos

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIO E DOCUMENTAÇÃO MÉDICA E ESTATÍSTICA REGIMENTO INTERNO 2016 1 COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIO E DOCUMENTAÇÃO MÉDICA

Leia mais

1- Da Consulta. Página 1 de 6

1- Da Consulta. Página 1 de 6 PARECER CRM/MS 17-2014 PROCESSO CONSULTA CRMMS 0015/2014 Interessado: Dr. L.A.L.V. Assunto: Prontuário médico; Evolução médica, intercorrências e conflitos profissionais. PARECERISTA: DR. ELTES DE CASTRO

Leia mais

PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO N 3662/2017 PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS.

PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO N 3662/2017 PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS. PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA N 07/2017 PROTOCOLO N 3662/2017 INTERESSADO: L.A.A. PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS. Ementa: Quantidade de médicos para compor equipe de saúde.

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços Oftalmológicos

Relatório para Contratação de Serviços Oftalmológicos Relatório para Contratação de Serviços Oftalmológicos Área/Setor Requisitante: Direção OSS HMTJ Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart São João de Meriti, 04 de Março de 2013. Elaborado por Piétro

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Sistema de Gestão de Qualidade para atender ao Edital de Chamamento nº 001/2012 da Secretaria

Leia mais

CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO. Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013

CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO. Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013 CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013 Resolução CFM nº 1481/1997 RESOLUÇÕES CREMERS NºS 06/01 DE 04.12.2001, 05/02 DE 07.05.2002, 06/2002 DE 21.06.2002

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços Médicos

Relatório para Contratação de Serviços Médicos Relatório para Contratação de Serviços Médicos Área/Setor Requisitante: Administrativo Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart. São João de Meriti, 04 de Março de 2013. Elaborado por Piétro Sìdoti

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE 1 2 NOME DA EMPRESA: Qual atividade abaixo relacionada à sua empresa desenvolve: (ASSINALAR APENAS UMA ALTERNATIVA) ( ) - Ambulatório (Policlínica/Centro Médico/Centro de Especialidades) ( ) - Ambulatório

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização

Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização Legislação da Responsabilidade Técnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais

Leia mais

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011)

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) EXPEDIENTE CONSULTA N.º 194.174/10 Assunto: Manuseio de Prontuário por auditores do SUS de área de qualificação diversa da Medicina,

Leia mais

Regimento Interno da URPA (Unidade de Recuperação Pós- Anestésica)

Regimento Interno da URPA (Unidade de Recuperação Pós- Anestésica) 1 de 5 335547035 5 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar cuidados ao paciente durante os estágios de regressão da anestesia. 335547035 PROCESSOS RELACIONADOS: Atendimento Cirúrgico Diretoria Enfermagem OBJETIVOS

Leia mais

Novo Censo Online Web Prestador

Novo Censo Online Web Prestador 1 Novo Censo Online Web Prestador Paulista. O Censo OnLine é um sistema de controle de beneficiários internados da Unimed Leste 2 Com a finalidade de melhorar o controle sobre as internações e os processos

Leia mais

EMENTA: Disponibilidade de vagas em UTI neonatal - Responsabilidade CONSULTA

EMENTA: Disponibilidade de vagas em UTI neonatal - Responsabilidade CONSULTA PARECER Nº 2370/2012 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 057/2011 PROTOCOLO N. º18953/2011 ASSUNTO: VAGAS EM UTI NEONATAL PARECERISTA: CONS.º DONIZETTI DIMER GIAMBERARDINO FILHO EMENTA: Disponibilidade de vagas

Leia mais

DA CONSULTA: A Dra. L. C. G. da S. Coordenadora do serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de DOS FUNDAMENTOS LEGAIS

DA CONSULTA: A Dra. L. C. G. da S. Coordenadora do serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de DOS FUNDAMENTOS LEGAIS PROCESSO-CONSULTA CRM/RR nº 03/17 PARECER CRM/RR nº 5/2017 INTERESSADO (S): COORDENAÇÃO DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO HGR Drª L.C.G. da S. ASSUNTO: Questionamento a respeito da comunicação do chamado do

Leia mais

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT?

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? 1 PARECER CRM/MS N 03/2007 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 05/2007 ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? RELATOR: CONS. MOACYR BATTISTETTI. SOLICITANTE DE VISTA:

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: É OBRIGATÓRIA O REGISTRO DE AMBULATÓRIO NOS CONSELHOS DE MEDICINA, AINDA QUE A FINALIDADE DA EMPRESA SEJA DIVERSA DA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA. Interessado: Presidente

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE 4 5 NOME DA EMPRESA: Qual atividade abaixo relacionada à sua empresa desenvolve: (ASSINALAR APENAS UMA ALTERNATIVA) ( ) - Ambulatório (Policlínica/Centro Médico/Centro de Especialidades) ( ) - Ambulatório

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ Estado do Paraná

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ Estado do Paraná EDITAL Nº 026/2016 R E T I F I C A Ç Ã O Nº 02 E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 005/2016 ANEXO I O Prefeito do Município de Ibiporã, no uso de suas atribuições legais, mediante as condições

Leia mais

(prioridade), Hospital Jayme Santos Neves: (27) /

(prioridade), Hospital Jayme Santos Neves: (27) / BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO Código: COM.FR.0009 Data da Elaboração: 13/07/2014 Revisão 000 FINALIDADE DA CONTRATAÇÃO O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves - HEJSN

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Sistema de Gestão de Qualidade para atender ao Edital de Chamamento nº 001/2012 da Secretaria

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 16: ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 16: ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA 1 MÓDULO 16: ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO 1 FINALIDADE Definir as regras gerais do Benefício da Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica, denominado CorreiosSaúde,

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Serviços de Manutenção de Impressoras e no-breaks para atender ao Edital de Chamamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 48, DE 13 DE MAIO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 48, DE 13 DE MAIO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 48, DE 13 DE MAIO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições e legais, e considerando o contido no Processo

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) CNPJ 24.134.488/0002-99 Rua Professor Moraes Rêgo, s/n Cidade Universitária Recife PE. Telefone: (81) 2126-3633

Leia mais

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015 PARECER CREMEC nº 09/2015 14/09/2015 PROCESSO CONSULTA protocolo CREMEC Nº 11058/2014 INTERESSAD0: Dr. G. B. S. J. ASSUNTO: Atividade médica pericial RELATORES: Cons. Alberto Farias Filho + Cons. José

Leia mais

EMENTA: Encargos da atividade médica - Negativa de função pericial - Sigilo médico CONSULTA

EMENTA: Encargos da atividade médica - Negativa de função pericial - Sigilo médico CONSULTA PARECER Nº 2470/2014 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N.º 26/2014 - PROTOCOLO N.º 10710/2014 ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTOS DOMICILIARES PELO MINISTÉRIO PÚBLICO PARECERISTA: CONS. JULIERME LOPES MELLINGER

Leia mais

Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo.

Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo. Cláudio Tavares - Diretor de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (DRAC/SMS) Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo. Experiência do Município de Goiânia no

Leia mais

PARECER CONSULTA N 6/2017

PARECER CONSULTA N 6/2017 PARECER CONSULTA N 6/2017 Processo Consulta CRM-ES nº 17/2011 Interessado: Delegacia Seccional Sul do CRM-ES Assunto: Legalidade da alta administrativa e normatização quanto ao número máximo de pacientes

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Segunda-feira Ano Nº 2917 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Portaria Nº 239/2018, de 28 de maio de 2018. - Designa representante da Administração para exercer

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços Médicos

Relatório para Contratação de Serviços Médicos Relatório para Contratação de Serviços Médicos Área/Setor Requisitante: Administrativo Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart São João de Meriti, 04 de Março de 2013. Elaborado por Piétro Sìdoti

Leia mais

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE Lei n. 9.656/98 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Aula n. 39 1 Espécies de cobertura

Leia mais

NORMAS DO PLANTÃO MÉDICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

NORMAS DO PLANTÃO MÉDICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU NORMAS DO PLANTÃO MÉDICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE OS PLANTÕES O plantão médico presencial caracteriza-se pela prestação de 12 (doze) horas

Leia mais

São Paulo, 07 de novembro de 2018

São Paulo, 07 de novembro de 2018 São Paulo, 07 de novembro de 2018 Vice- SBN 300/2018 Geral 1º Anterior Eleito 2019-2020 do Congresso de 2018 Eleito - Congresso 2020 2º MANUAL DE CONDUTA MÉDICA O 1º Manual de Conduta Médica abordou a

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Serviços de Proteção Radiológica para atender ao Edital de Chamamento nº 001/2012 da

Leia mais

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07 PARECER CREMEC N º 14/2007 14/05/07 PROCESSO-CONSULTA: Protocolo CREMEC Nº 5.313/04 INTERESSADO: DIRETORIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ASSUNTO: TEMPO DE GUARDA E MICROFILMAGEM DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS PARECERISTAS:

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Regulamento de Compras : Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe sobre tempo de guarda dos prontuários, estabelece critérios

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE 1 2 NOME DA EMPRESA: Qual atividade abaixo relacionada à sua empresa desenvolve: (ASSINALAR APENAS UMA ALTERNATIVA) ( ) - Ambulatório (Policlínica/Centro Médico/Centro de Especialidades) ( ) - Ambulatório

Leia mais

PARECER CONSULTA N 007/2015

PARECER CONSULTA N 007/2015 PARECER CONSULTA N 007/2015 Processo Consulta n 013/2014 Interessado: Dr. M.M.L.M. - Chefe do Serviço e da Residência Médica de Urologia no HUCAM Assunto: Necessidade de Médico Urologista em sobreaviso

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATOS

PROCEDIMENTO DE CONTRATOS PAG.: 1 de 7 1. OBJETIVO: Estabelecer procedimentos para elaboração, análise, validação e controle dos contratos firmados pela Portobello para a aquisição de bens e serviços. 2. RESPONSABILIDADES: Este

Leia mais

Assistência Médica. Dicas de reembolso

Assistência Médica. Dicas de reembolso Assistência Médica Dicas de reembolso Consulta médica Recibo original Nome do paciente ou do responsável pelo pagamento (em casos de atendimento de dependentes); Data da consulta; Valor pago (numérico

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de credenciada dos Correios para atender ao Edital de Chamamento nº 001/2012 da Secretaria

Leia mais

PARECER CONSULTA Nº

PARECER CONSULTA Nº PARECER CONSULTA Nº 8-2012 Solicitante: M.A.G T.C.A.P Conselheiro Parecerista: DR. ALDAIR NOVATO SILVA CRM/GO 3579 Assunto: Reprodução assistida pleiteada por casal homoafetivo EMENTA: Todas as pessoas

Leia mais

Política do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES

Política do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES Política do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES Versão 1.0 Sumário Título 1 Apresentação... 2 Título: 2 Do Objetivo... 3 Título: 3 Do Acesso... 4 Título: 4 Dos dependentes... 5 Título:

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços Médicos

Relatório para Contratação de Serviços Médicos Relatório para Contratação de Serviços Médicos Área/Setor Requisitante: Administrativo Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart São João de Meriti, 01 de dezembro de 2013. Elaborado por Piétro Sìdoti

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Serviços de Certificação de Sistemas de Gestão para atender ao Edital de Chamamento nº

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços Médicos

Relatório para Contratação de Serviços Médicos Relatório para Contratação de Serviços Médicos Área/Setor Requisitante: Coordenação Médica Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2014. Elaborado por Piétro Sìdoti

Leia mais

Guia de Orientações Cliente Unimed Fora da Região Unimed Porto Alegre Intercâmbio

Guia de Orientações Cliente Unimed Fora da Região Unimed Porto Alegre Intercâmbio Fora da Região Unimed Porto Alegre Intercâmbio ONDE VOCÊ ESTIVER, A UNIMED PORTO ALEGRE ESTÁ COM VOCÊ. Confira algumas orientações que preparamos para você e sua família ficarem tranquilos com a proteção

Leia mais

ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR

ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR 1. NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A MODALIDADE AMBULATORIAL 1.1. A Modalidade Ambulatorial consiste nas ações de âmbito

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 43, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Dispõe sobre as informações do Sistema de Registro de Planos de Saúde

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

POLÍTICA DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS POLÍTICA DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Declaração da Política Apresentamos nesta política orientações institucionais para a contratação de serviços de terceiros (Compras), tanto para serviços como

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre as solicitações de substituição de entidade hospitalar e de redimensionamento de rede por redução, altera a Instrução Normativa da Diretoria

Leia mais

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES:

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: QUALIFICAÇÃO DA CONTRATADA: PROMED ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA., doravante denominada CONTRATADA,

Leia mais

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Substituição de Entidade Hospitalar ou de Redimensionamento de Rede por Redução Subseção

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS NOME DO SEGURADO: Idade: Como médico assistente, solicito, a pedido do(a) segurado(a) abaixo assinado,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Diretoria

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Diretoria REGIMENTO DA UNIDADE DIDÁTICA CLÍNICO-HOSPITALAR DE MEDICINA VETERINÁRIA (UDCH) CAPÍTULO I DO ÓRGÃO E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º A Unidade Didática Clínico-Hospitalar de Medicina Veterinária (UDCH) é um

Leia mais