EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO"

Transcrição

1 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. O átomo A (Z = 14) combina-se com o hidrogênio (Z = 1), formando um composto cuja fórmula e tipo de ligação são, respectivamente: a) AH 4 e sigma (sp 3 s) d) AH 2 e sigma (sp s) b) AH 3 e sigma (sp 2 s) e) AH 3 e sigma (sp s) c) AH 4 e sigma (sp 2 s) 2. A(s) ligação(ões) carbono-hidrogênio existente(s) na molécula do metano (CH4), pode(m) ser interpretada(s) como formada(s) pela interpenetração frontal dos orbitais atômicos s do átomo de hidrogênio com os seguintes orbitais atômicos do átomo de carbono: a) quatro orbitais p. b) quatro orbitais híbridos sp 3. c) um orbital híbrido sp 3. d) um orbital s e três orbitais p. e) um orbital p e três orbitais sp Na molécula de hidreto de bromo, HBr, a ligação entre o átomo de hidrogênio e o de bromo é predominantemente: a) sigma s-s. d) sigma p-p. b) pi p-p. e) pi s-p. c) sigma s-p. 4. Na molécula do H 2, temos ligações covalente: a) sigma do tipo s-s. d) pi e sigma s-s. b) sigma do tipo s-p. e) pi. c) sigma do tipo p-p. 5. Incrível, mas 15% do gás metano existente na atmosfera provém do arroto dos bois, vacas, cabras e carneiros, contribuindo para o efeito estufa (aquecimento atmosférico). Assinale a alternativa que descreve os tipos de ligações químicas encontradas neste gás: a) 2 iônicas e 2 covalentes b) 2 ligações dativas d) 2 sigmas e 2 pi c) 4 ligações duplas e) 4 ligações sigmas 6. Na molécula do Cl 2, temos: a) uma ligação covalente do tipo s-s. b) uma ligação covalente do tipo s-p. c) uma ligação covalente do tipo sigma p-p. d) uma ligação covalente do tipo pi. e) uma ligação covalente do tipo pi e outra do tipo sigma, do tipo p-p. 7. Na molécula com a fórmula estrutural abaixo, as ligações H C, Cl C e O = C são, respectivamente: a) sigma s-sp 2, sigma p-sp 2, (sigma sp 2 -p + pi). b) sigma s-sp 2, sigma p-sp 2, (sigma sp2-sp 2 + pi). c) sigma s-sp, sigma p-sp, (sigma sp-sp + pi). d) sigma p-p, sigma p-p, (sigma sp 2 -p + pi).

2 e) pi, pi, (pi + pi). 8. Quais dos compostos apresentam hibridização do tipo sp2? I II III IV V BeCl 2 BCl 3 CCl 4 C 2 Cl 6 C 2 Cl Para as moléculas de SiH 4 e de etino (C 2 H 2 ) pede-se: a) representar as estruturas de Lewis; b) indicar para cada molécula os tipos de ligação e de hibridização existentes. (Números atômicos: H=1; C=6; Si=14). 11. Um produto natural encontrado em algumas plantas leguminosas apresenta a seguinte estrutura: a) Quais são os grupos funcionais presentes nesse produto? b) Que tipo de hibridização apresenta cada um dos átomos de carbono desta estrutura? c) Quantas são as ligações sigma e pi presentes nesta substância? 12. Na molécula de propeno, qualquer um dos carbonos com hibridização sp 2 apresenta: a) 1 ligação sigma e 3 ligações pi b) 4 ligações sigma e 2 pi c) 2 ligações sigma e 2 pi d) 3 ligações sigma e 1 ligação pi 13. (Uerj 2013) Substâncias que contêm um metal de transição podem ser oxidantes. Quanto maior o número de oxidação desse metal, maior o caráter oxidante da substância. Em um processo industrial no qual é necessário o uso de um agente oxidante, estão disponíveis apenas quatro substâncias: FeO, Cu2O, Cr2O 3 e KMnO 4. A substância que deve ser utilizada nesse processo, por apresentar maior caráter oxidante, é: a) FeO b) Cu2O c) Cr2O 3 d) KMnO (Ueg 2006) Por muito tempo, na maioria das escolas, as aulas de Química eram ministradas apenas sob forma de transmissão de conteúdos. Nos dias atuais, muitos professores utilizam a experimentação para enriquecerem suas aulas. Uma professora realizou junto com seus alunos as experiências da figura 1:

3 A seguir, os alunos fizeram as seguintes afirmações: I. A solução de água e açúcar é considerada uma solução eletrolítica. II. A solução de água e sal permite a passagem de corrente elétrica. III. As substâncias moleculares como HCl, NaCl e C 12 H 22 O 11, quando dissolvidas em água, sofrem ionização. IV. Água e ácido sulfúrico, quando puros, praticamente não conduzem corrente elétrica, porém uma solução de H 2 SO 4 em água é uma boa condutora de eletricidade. Assinale a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras. b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. c) Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras. d) Todas as afirmações são verdadeiras. 15. (Fatec 2006) Leia atentamente a seguinte notícia publicada em jornal: ALUNOS TOMAM SODA CÁUSTICA DURANTE AULA E PASSAM MAL. Dezesseis alunos de uma escola particular de Sorocaba, interior de São Paulo, foram internados após tomar soda cáustica durante uma aula de química. Os alunos participavam de um exercício chamado "teste do sabor": já haviam provado limão, vinagre e leite de magnésia e insistiram em provar a soda cáustica, produto utilizado na limpeza doméstica. Em pouco tempo, os alunos já começaram a sentir os primeiros sintomas: ardência na língua e no estômago, e foram encaminhados ao Hospital Modelo da cidade. (Adaptado do "Diário do Grande ABC OnLine", 19/09/2005.) Sobre essa notícia, foram feitas as seguintes afirmações:

4 I. Os produtos ingeridos pelos alunos (limão, vinagre, leite de magnésia e soda cáustica) são todos ácidos e, por isso, corrosivos. II. Tanto o leite de magnésia como a soda cáustica são compostos alcalinos. III. A soda cáustica (NaOH) é uma base forte; o leite de magnésia (suspensão de Mg(OH) 2 ) é uma base fraca. Isto ajuda a entender por que o leite de magnésia pode ser ingerido, mas a soda cáustica não. Dessas afirmações, a) apenas I é correta. b) apenas II é correta. c) apenas III é correta. d) II e III são corretas. e) I e III são corretas. 16. (Pucpr 2005) Entre os diagramas a seguir, relacionados com a tabela periódica, quais estão corretos? a) II e V b) II e III c) I e V d) II e IV e) III e IV 17. (Ufv 2004) O raio atômico é uma propriedade periódica fundamental, pois tem implicações diretas sobre outras propriedades periódicas importantes, tais como energias de ionização e eletronegatividade. A figura a seguir ilustra a variação dos raios atômicos para os elementos representativos (excluídos os metais de transição):

5 Analisando a figura acima, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O elemento césio tem energia de ionização bem menor que o elemento flúor. b) O oxigênio é mais eletronegativo que o alumínio. c) As energias de ionização diminuem, nas colunas, com o aumento dos raios atômicos. d) A eletronegatividade aumenta nos períodos com a diminuição dos raios atômicos. e) Os átomos de cloro perdem elétrons mais facilmente do que os de cálcio. 18. (Ufpe 2002) A eletronegatividade e o raio atômico dos elementos são duas propriedades periódicas, e, portanto importantes para a previsão das características químicas dos compostos. Os primeiros cinco elementos do grupo 2 (metais alcalinos terrosos) são: Be, Mg, Ca, Sr e Ba, em ordem crescente do número atômico. Com o aumento do número atômico ao longo do grupo, podemos afirmar que: a) a eletronegatividade e o raio atômico crescem. b) a eletronegatividade cresce e o raio atômico decresce. c) a eletronegatividade e o raio atômico decrescem. d) a eletronegatividade decresce e o raio atômico cresce. e) a eletronegatividade se mantém, enquanto o raio atômico cresce. 19. (Uerj 2001) Para o tratamento da acidez estomacal, recomenda-se a ingestão de antiácidos que contenham hidróxido de alumínio em sua formulação. A função dessa substância é neutralizar o excesso do ácido produzido pelo estômago. Os produtos da reação de neutralização total entre o hidróxido de alumínio e o ácido do estômago são água e um sal, cuja fórmula está contida na seguinte alternativa: a) AlCl b) AlCl 3 c) AlSO 4 d) Al 2 (SO 4 ) (Ufrgs 2000) Considerando-se os elementos potássio (Z=19), cálcio (Z=20)

6 e bário (Z=56) e suas posições na tabela periódica, pode-se concluir que o átomo de a) bário apresenta maior eletronegatividade que o átomo de cálcio. b) potássio apresenta um maior número de níveis de energia que o átomo de bário. c) cálcio tem propriedades semelhantes ao átomo de potássio, pois ambos estão na mesma família. d) bário apresenta mais elétrons na camada de valência que o átomo de potássio. e) cálcio apresenta um valor de potencial de ionização menor que o do átomo de bário, pois tem menor número de elétrons em sua eletrosfera. 21. (Ufrn 1999) O cloreto de sódio (NaCl) é um sólido iônico. O cloreto de hidrogênio (HCl) é um ácido gasoso. As soluções aquosas desses compostos conduzem corrente elétrica porque o a) NaCl se ioniza e o HCl se dissocia. b) NaCl se ioniza e o HCl se dissolve. c) NaCl se dissocia e o HCl se ioniza. d) NaCl se dissolve e o HCl se dissocia. 22. (G1 1996) Assinale o item que contém apenas bases: a) H 2 S, NaCl, KOH b) HBiO, H 2 O, CaBr 2 c) HNO 2, Ba (OH) 2, KCl d) HCl, NH 4 OH, BaS e) NaOH, LiOH, Ca (OH) (G1 1996) Assinale o item que contem apenas ácidos a) H 2 S, NaCl, KOH b) HBr, HCl, H 2 SO 4 c) NaCl, Ba (OH) 2, BaS d) HCl, NH 4 OH, BaS e) NaOH, LiOH, Ca (OH) (G1 1996) Em que íons se ioniza o ácido clorídrico? 25. (G1 1996) Em que íons se dissocia o hidróxido de sódio? 26. (Uel 1996) Nas espécies químicas a seguir, o nitrogênio tem número de oxidação máxima no a) NH 3 b) (NH 4 ) + c) (NO 2 ) - d) N 2 O 3 e) (NO 3 ) (Ufpe 1995) Faça a associação entre as duas colunas:

7 (I) H 2 O (II) NaI (III) C 2 H 4 (IV) Na (V) I 2 ( ) Ligação metálica ( ) Sólido molecular ( ) Ligação covalente polar ( ) Ligação iônica ( ) Ligação ð Lendo a segunda coluna de cima para baixo, teremos a) II, V, I, III, IV b) I, II, IV, III, V c) III, IV, II, V, I d) V, I, III, IV, II e) IV, V, I, II, III 28. (Ufmg 1995) Observe o desenho a seguir. Esse desenho representa um circuito elétrico. O béquer contém água pura, à qual se adiciona uma das seguintes substâncias: KOH(s), C 6 H 6 (l), HCl(g), Fe(s) e NaCl(s) Após essa adição, a lâmpada pode ou não acender. Indique quantas dessas substâncias fariam a lâmpada acender. a) 5

8 b) 4 c) 3 d) 2 e) (Puccamp 1995) Descobertas recentes da Medicina indicam a eficiência do óxido nítrico, NO, no tratamento de determinado tipo de pneumonia. Sendo facilmente oxidado pelo oxigênio a NO 2, quando preparado em laboratório, o ácido nítrico deve ser recolhido em meio que não contenha O 2. Os números de oxidação do nitrogênio no NO e NO 2 são respectivamente, a) +3 e +6 b) +2 e +4 c) +2 e +2 d) zero e +4 e) zero e (Unicamp 1993) Observe as seguintes fórmulas eletrônicas (fórmula de Lewis): Consulte a Classificação Periódica dos Elementos e escreva as fórmulas eletrônicas das moléculas formadas pelos seguintes elementos: a) fósforo e hidrogênio; b) enxofre e hidrogênio; c) flúor e carbono. 31. (Fatec 1993) O átomo "A" pertence à família dos metais alcalinos terrosos da tabela periódica. O átomo "B" pertence à família dos halogênios da tabela periódica. O composto resultante da ligação entre os átomos "A" e "B" é a) um sal do tipo A 2 B - iônico. b) um sal do tipo AB 2 - iônico. c) uma base do tipo AB 2 - molecular. d) um sal do tipo AB 2 - molecular. e) uma base do tipo A 2 B - iônico. 32. (Unicamp 1993) Indique, nas afirmações a seguir, o que é correto ou incorreto, justifique sua resposta em poucas palavras:

9 "Uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio apresenta o número de cátions H + igual aos ânions Cl -. Portanto é eletricamente neutra e não conduz a eletricidade". 33. (Cesgranrio 1993) Com base na tabela de graus de ionização apresentada a seguir, Podemos concluir que o ácido mais forte é: a) HF b) HCl c) HCN d) H 2 SO 4 e) H 3 PO (Cesgranrio 1993) Dado o grupo de compostos clorados apresentados a seguir, os números de oxidação do Cloro são, respectivamente: KClO 4 Mg(ClO 3 ) NaClO AlCl 3 Cl 2 a) +7, +6, +2, +1, 0 b) +7, +5, +1, -1, 0 c) +7, +5, -1, -1, -1 d) +5, +3, +1, -3, 0 e) +3, -3, +1, -1, (Unicamp 1992) Água pura é um mau condutor de corrente elétrica. O ácido sulfúrico puro (H 2 SO 4 ) também é mau condutor. Explique o fato de uma solução diluída de ácido sulfúrico, em água, ser boa condutora de corrente elétrica. 36. (Unesp 1990) Os números de oxidação do crômio e do manganês nos compostos CaCrO 4 e K 2 MnO 4 são, respectivamente a) +2 e +2 b) -2 e -2 c) +6 e +7 d) +6 e +6 e) -6 e -6

10 37. (Cesgranrio 1990) Assinale, entre as opções abaixo, a fórmula do composto no qual o fósforo está no maior estado de oxidação: a) H 3 PO 3 b) H 2 PO 3 c) H 3 PO 2 d) H 4 P 2 O 5 e) HPO 3

1. Sobre o destino do CO que se dissolve nos oceanos, fizeram-se as seguintes afirmações:

1. Sobre o destino do CO que se dissolve nos oceanos, fizeram-se as seguintes afirmações: (Puccamp) Mares absorvem grande parte do CO concentrado na atmosfera, tornando-se mais ácidos e quentes, segundo cientistas. A Royal Society, do Reino Unido, começou um estudo para medir os níveis de acidez

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº

Ensino Médio. Aluno(a): Nº Ensino Médio Professor: Alexandre Ferreira Costa Disciplina: Química Geral Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /20 Ligações Químicas Iônica LISTA Q-1 Instruções: 1. Respostas e cálculos somente à caneta

Leia mais

01) (UFRGS-RS) Um elemento X que apresenta distribuição eletrônica em níveis de energia K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, forma com:

01) (UFRGS-RS) Um elemento X que apresenta distribuição eletrônica em níveis de energia K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, forma com: 01) (UFRGS-RS) Um elemento X que apresenta distribuição eletrônica em níveis de energia K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, forma com: a) um halogênio Y um composto molecular XY. b) um calcogênio Z um composto

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

06) Considere a aparelhagem desenhada a seguir, empregada para testes de condutividade elétrica. O teste deu positivo com qual dos líquidos?

06) Considere a aparelhagem desenhada a seguir, empregada para testes de condutividade elétrica. O teste deu positivo com qual dos líquidos? TEORIA DE ARRHENIUS 01) (Puc-SP) Dados os compostos A: CH 3 COONa (Sal: acetato de sódio) B: CH 3 COOH (ácido acético) C: CH 3 CH 2 OH (álcool etílico) D: C 6 H 12 O 6 (glicose) Pede-se: a) Quais os que

Leia mais

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV)

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) GEOMETRIA MOLECULAR TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) A teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência afirma que o arranjo geométrico dos átomos

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Data: Série: Olimpíadas Científicas Prof. Marcos Benfica Ligações químicas e intermoleculares

LISTA DE EXERCÍCIOS. Data: Série: Olimpíadas Científicas Prof. Marcos Benfica Ligações químicas e intermoleculares LISTA DE EXERCÍCIOS Data: Série: Olimpíadas Científicas Prof. Marcos Benfica Ligações químicas e intermoleculares 1. (Unesp 1989) Tem-se dois elementos químicos A e B, com números atômicos iguais a 20

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 7º Data: 14/11/2012 Bimestre: 4 Professor: Vanildo Disciplina: Química Orientações para estudo: Esta atividade deverá ser entregue no dia da avaliação de recuperação,

Leia mais

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 Aluno(a): Prof.: Éderson Ligações Químicas Questão 1) Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos. Fórmulas eletrônicas de Lewis para alguns elementos Podemos afirmar que

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Marcel Piovezan marcel.piovezan@ifsc.edu.br

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. As ligações covalentes precisam ser representadas de algumas formas para que possamos entender corretamente como foram feitas as ligações

Leia mais

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade Funções químicas Função química Conjunto de compostos que possuem comportamento semelhantes Ácidos bases Sais Óxidos Mas você

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

LISTA DE EXERCÍCIOS : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.7 : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES 1 - (Fac.Coc-SP) Dois elementos químicos, X e Y, apresentam os seguintes subníveis energéticos,

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 16. Verifique os elementos do segundo período da Classificação Periódica. À medida que cresce o número atômico desses elementos: (a) sua eletronegatividade

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO AMETAL LIGAÇÃO IÔNICA

Leia mais

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas

O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade. Funções químicas O que é uma propriedade funcional da matéria? Acidez Alcalinidade Salinidade Funções químicas Função química Conjunto de compostos que possuem comportamento semelhantes Ácidos bases Sais Óxidos Mas você

Leia mais

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Várias teorias tentaram explicar o fato de algumas soluções conduzirem energia elétrica e outra não 1903 Arrhenius experiências

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS

PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS Boa Prova NOME N o 1 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre disciplina Química 1ºano Conteúdo: Funções inorgânicas Ácidos bases sais - óxidos Lista de exercícios 1- (PUC-SP) A respeito das substâncias

Leia mais

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X:

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: 1ª Série Ensino Médio 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: O gás X, liberado neste sistema, é o: (A) O 2 ; (B) Cl 2 ; (C) O 3

Leia mais

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. 1. (Unimontes 014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: a) O iodeto de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Química B Natália Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das

Leia mais

Soluções Eletrolíticas

Soluções Eletrolíticas Soluções Eletrolíticas Professor Mestre: Alexandre Ferreira Disciplina: Química 01 Química Geral Conceito. Representações Ionização e dissociação. Como identificar uma solução eletrolítica. Diferenciação

Leia mais

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido Funções e reações inorgânicas - Exercícios 1) (UFPA) Considerando a equação química: Cl2O7 + 2 NaOH 2 NaClO4 + H2O os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções: a) óxido, base, sal e

Leia mais

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas Grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes; As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Aluno (a): Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química II

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Aluno (a): Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química II TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Aluno (a): Turma: 3ª série: (Ensino médio) Professora: Núbia de Andrade Disciplina: Química II Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Disciplina: Química Aplicada 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado de forma estáveis na natureza e não precisam ganhar ou perder elétrons são os:

Leia mais

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação

Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Identificação funções inorgânicas, ionização e dissociação, número de oxidação Séc XVIII Substâncias orgânicas Substâncias inorgânicas Originadas dos organismos vivos Originadas minerais Hoje Substâncias

Leia mais

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com:

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com: Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor(a): Data: / /2013 EXERCÍCIOS QUÍMICA 1ª SÉRIE E.M. Turma: 1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente.

Leia mais

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Abner Camargo Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Ligações químicas: ligação covalente 20 mar RESUMO Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

Funções Inorgânicas. Funções Inorgânicas. Ácidos. Teoria da dissociação iônica de Arrhenius 10/11/17. Prof. Mayanderson

Funções Inorgânicas. Funções Inorgânicas. Ácidos. Teoria da dissociação iônica de Arrhenius 10/11/17. Prof. Mayanderson Funções Inorgânicas n Função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. Funções Inorgânicas Prof. Mayanderson n Ácidos; n Bases; n

Leia mais

Ligações Químicas elementos químicos átomos moléculas

Ligações Químicas elementos químicos átomos moléculas Ligações Químicas Ligações Químicas Os diferentes elementos químicos combinam-se de várias maneiras formando uma grande variedade de substâncias, por meio das ligações químicas. Através das ligações químicas

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

Reações Químicas. Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: + H 2 O 3. Fe 2. Fe + H 2

Reações Químicas. Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: + H 2 O 3. Fe 2. Fe + H 2 Reações Químicas Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: Fe 2 O 3 + H 2 Fe + H 2 O Reações Químicas Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: Fe 3 O 4 + C Fe + CO Reações Químicas Balanceamento de

Leia mais

Lista de exercícios 1 QB73H

Lista de exercícios 1 QB73H Lista de exercícios 1 QB73H 1) Defina energia de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade. 2) Dê a distribuição eletrônica para os seguintes átomos ou íons: H, H +, O, Ne, F, C, N, Li -, P

Leia mais

Tarefa online 9º ano Química Juliana

Tarefa online 9º ano Química Juliana Tarefa online 9º ano Química Juliana 1) Um elemento químico X apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p4. Podemos afirmar que, na tabela periódica, esse elemento químico está localizado no a) 2 º período,

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é: Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2015 C.Curricular: Ciências/ Química 1) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE INTRODUÇÃO À QUÍMICA 9.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE INTRODUÇÃO À QUÍMICA 9.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE INTRODUÇÃO À QUÍMICA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

REVISÃO FINAL AVALIAÇÃO GLOBAL 2.ª ETAPA

REVISÃO FINAL AVALIAÇÃO GLOBAL 2.ª ETAPA REVISÃO FINAL AVALIAÇÃO GLOBAL 2.ª ETAPA POLARIDADE DAS MOLÉCULAS As moléculas podem ser classificadas quanto à sua polaridade em dois grupos: polares ou apolares. Molécula apolar: µ R = 0 Molécula polar:

Leia mais

Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais

Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais Material de Apoio para Monitoria 1. (ITA) A respeito das espécies químicas HNO3, HCN, CH3COOH, HCO3 -, HClO4, HPO4 2-, cada uma em solução aquosa e à temperatura ambiente,

Leia mais

Ácido. Base. Classifique as substâncias abaixo. HClO 4 (aq) H + (aq) + ClO 4- (aq) NaOH(aq) Na + (aq) + OH - (aq)

Ácido. Base. Classifique as substâncias abaixo. HClO 4 (aq) H + (aq) + ClO 4- (aq) NaOH(aq) Na + (aq) + OH - (aq) Classifique as substâncias abaixo HClO 4 (aq) H + (aq) + ClO 4- (aq) NaOH(aq) Na + (aq) + OH - (aq) Ácido Base Conceito de ácido e base de Arrhenius Restrito ao meio aquoso Classifique as substâncias abaixo

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Semana 4 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções

Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções 1-C X e T devem ter a mesma carga com sinais contrários: +1 e -1, +2 e -2 ou +3 e -3. 2-B A) Fe 2 S 3 B) CsCl C) CaI 2 D) Al 2 3 E) Ba 3 N 2 Quanto maior a diagonal

Leia mais

Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais)

Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais) Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais) Nome: nº Série/Ano_1 a Disciplina: Professor: Período de recuperação: de / a / INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

Leia mais

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas.

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas. Lista exercicios 1 ano prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 O símbolo para o íon cálcio, Ca 2+, indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons a mais que o respectivo átomo neutro.

Leia mais

Lista de exercícios recuperação semestral Aluno (a):

Lista de exercícios recuperação semestral Aluno (a): Lista de exercícios recuperação semestral Aluno (a): Turma: 9º ano Professora: Taynara (Ensino fundamental) Disciplina: Química Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº

Ensino Médio. Aluno(a): Nº Ensino Médio Professor: Alexandre Ferreira Costa Disciplina: Química Geral Aluno(a):Nº Série: 3ª Turma: Data: //20 Ligações Químicas Covalente LISTA Q-1 Instruções: 1. Respostas e cálculos somente à caneta

Leia mais

Professor: Rosilene Paulino da Silva Aluno (a): Data: / / 2018.

Professor: Rosilene Paulino da Silva Aluno (a): Data: / / 2018. Disciplina: Química Lista de exercícios Obs: Data de entrega: 12/11 Resposta à caneta, organizada e completa com justificativa. Turma: 1 série Escola SESI Jundiaí Professor: Rosilene Paulino da Silva Aluno

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei Ácidos (teoria de Arrhenius) Ácidos são substâncias moleculares que, ao serem dissolvidas em água se dissociam, originando o íon hidrônio (H 3 O + ). Exemplos:

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 3º Ano do Ensino Médio Disciplina: Química 1. Um átomo do elemento químico X, usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons

Leia mais

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS AS LIGAÇÕES QUÍMICAS O QUE SÃO AS LIGAÇÕES QUÍMICAS? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois ou mais átomos. Existem três tipos de ligações químicas: A ligação covalente (partilha de elétrons)

Leia mais

1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8).

1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8). Lista de exercícios Parte 3 REVISÃO 1 Ligações Químicas 1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8). 2) Estabeleça a ligação através de pares eletrônicos entre: a) carbono e hidrogênio:

Leia mais

AULA 03 - LIGAÇÃO QUÍMICA

AULA 03 - LIGAÇÃO QUÍMICA 1. INTRODUÇÃO FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG AULA 03 - LIGAÇÃO QUÍMICA É impossível se pensar em átomos como os constituintes básicos da matéria sem se pensar em ligações químicas. Afinal, como podemos

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano LISTA DE QUÍMICA P2 2 BIMESTRE

SÉRIE: 1 Ano LISTA DE QUÍMICA P2 2 BIMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): No Anhanguera você é + Enem LISTA DE QUÍMICA P2 2 BIMESTRE 1. (UFPB 2008) O feldspato é representado pela fórmula

Leia mais

Reações em Soluções Aquosas

Reações em Soluções Aquosas Reações em Soluções Aquosas Classificação Reações sem transferência de elétrons: Reações de precipitação; Reações de neutralização. Reações com transferência de elétrons: Reações de oxirredução. Reações

Leia mais

Ligações Químicas Interatômicas

Ligações Químicas Interatômicas Ligações Químicas Interatômicas Gabarito Parte I: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] O tomate é um fruto do tipo baga. O vinagre apresenta caráter ácido. O azeite

Leia mais

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion)

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion) QUÍMICA GERAL - AULA 6 - SAIS E ÓXIDOS DATA: 18/09/2015 PROF. ANA - SAIS NEUTRALIZAÇÃO TOTAL Quando misturamos uma solução aquosa de HCl e uma solução aquosa de NaOH ocorre uma reação entre os íons H +

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Veja a seguir as distribuições eletrônicas para o magnésio e o oxigênio: Mg: K = 2 L = 8 M = 2 12 O: K = 2 L = 6 8 Explique como o composto MgO é formado e indique

Leia mais

Número de oxidação e balanceamento

Número de oxidação e balanceamento Número de oxidação e balanceamento Conceito de número de oxidação (N OX ) Carga do íon em compostos iônicos e carga do átomo em compostos moleculares Oxidação é a perda de elétrons. Redução é o ganho de

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) Massa / Mol Massa é uma medida invariável da quantidade de matéria

Leia mais

Nome do ácido H x EO y. ácido [nome de E] + ico. ácido [nome de E] + oso

Nome do ácido H x EO y. ácido [nome de E] + ico. ácido [nome de E] + oso ÁCIDOS Ácido de Arrhenius - Substância que, em solução aquosa, libera como cátions somente íons H + (ou H 3 O + ). Ácido não-oxigenado (H x E): Exemplo: HCl - ácido clorídrico ácido + [nome de E] + ídrico

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

Colégio Notre Dame de Campinas Congregação de Santa Cruz PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA. Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016

Colégio Notre Dame de Campinas Congregação de Santa Cruz PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA. Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016 PLANTÕES DE FÉRIAS QUÍMICA Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª BIANCA RIBEIRO Data: JULHO 2016 Roteiro de Estudos Primeiramente, revise em seu caderno alguns conceitos importantes da estrutura do átomo, como:

Leia mais

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O QUESTÕES OBJETIVAS Questão 9: Nitrogênio e fósforo são elementos essenciais para a nutrição das plantas e por isso alguns de seus compostos são utilizados na maioria dos fertilizantes. Sobre esses elementos

Leia mais

Lista de exercício: Ligações Químicas e Tabela Periódica

Lista de exercício: Ligações Químicas e Tabela Periódica Disciplina: Química Prof(a): Bruno/Nina Turma: TR 30/05/2017 Lista de exercício: Ligações Químicas e Tabela Periódica 1) (MACK) O composto de fórmula NaHCO3 apresenta em sua estrutura: [Número atômico:

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 17/08/2017 Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS - Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (G1 - cftmg 2012) A Química Inorgânica é uma ciência que estuda vários elementos químicos, dentre eles o enxofre que a) é representado pelo símbolo Se. b) é classificado como um gás nobre. c) pertence

Leia mais

1ª Série - Ligação Iônica

1ª Série - Ligação Iônica GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA 1ª Série - Ligação Iônica 1. No Laboratório de Química,

Leia mais

Exercícios de Revisão - 2

Exercícios de Revisão - 2 Exercícios de Revisão - 2 1. Na tentativa de explicar a origem dos seres vivos, Müller reproduziu, em seu experimento, as condições atmosféricas primitivas, que continham os gases metano (CH4); amônia

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q51 Conceitos de valência e NOX. 1 (UFPI) Um anti-séptico bucal contendo peróxido de zinco, ZnO 2

Química. Resolução das atividades complementares. Q51 Conceitos de valência e NOX. 1 (UFPI) Um anti-séptico bucal contendo peróxido de zinco, ZnO 2 Resolução das atividades complementares 4 Química Q51 Conceitos de valência e NOX p. 21 1 (UFPI) Um anti-séptico bucal contendo peróxido de zinco, ZnO 2, suspenso em água é efetivo no tratamento de infecções

Leia mais

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b)

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b) 1. A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico. A força de atração

Leia mais

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação - Parte 2. Prof ª.

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação - Parte 2. Prof ª. QUÍMICA Equilíbrio Químico - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois HIDRÓLISE SALINA É a reação entre o sal e a água produzindo o ácido e a base correspondentes. * O processo é reversível, logo deve ser estudado

Leia mais

Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes)

Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes) Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes) OBJETIVO: é possível fazer generalizações a respeito da ocorrência

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Natália Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Química

Leia mais

REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES

REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES COMPOSTOS COVALENTES NÃO CONDUZEM CORRENTE ELÉTRICA POR EXEMPLO A ÁGUA É NECESSÁRIO ADICIONAR COMPOSTOS IÔNICOS À ÁGUA OS COMPOSTOS IÔNICOS DESFAZEM A LIGAÇÃO DE SEUS ÍONS QUE

Leia mais

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO 2ª Etapa Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Flávia Alves

Leia mais

Funções inorgânicas : Sais e Óxidos

Funções inorgânicas : Sais e Óxidos Funções inorgânicas : Sais e Óxidos Sais Bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) Utilizado em antiácidos Carbonato de cálcio (CaCO 3 ) Encontrado no mármore, no calcário, nas cascas de ovos etc Sulfato de cálcio

Leia mais

Ligação Química Parte 1

Ligação Química Parte 1 Ligação Química Parte 1 Poucos elementos são encontrados no estado atômico na natureza, os outros são encontrados como compostos, ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente:

2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente: QUÍMICA 1- A magnetita, um minério do qual se extrai ferro possui fórmula molecular Fe 3 O x e sua massa molecular é 232u. Determine o valor de x e escreva a fórmula molecular correta da magnetita. 2-

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / ALUNO (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): Data Entrega: No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Gabarito de Química Frente 2

Gabarito de Química Frente 2 Gabarito de Química Frente 2 Módulo 05 01. E Calculo do nox: 1) HNO 3 1 + X + 3 x (- 2) = 0 X= + 5 +1 2 X 2) HNO 2 1 + Y + 2 x (- 2) = 0 Y= + 3 +1 Y 2 3) NH 3 Z + 3 x (+1) = 0 Z = - 3 Z 02.A +1 Para calcular

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

Ligações Químicas Parte 1

Ligações Químicas Parte 1 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: TR 29/ 04/2016 Tema da aula/lista de exercício: Aulas 10 e 11 Ligações Químicas Ligações Químicas Parte 1 - Na aula anterior (Propriedades Periódicas e Aperiódicas),

Leia mais

QUÍMICA. Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base Parte 1. Prof a. Giselle Blois

QUÍMICA. Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base Parte 1. Prof a. Giselle Blois QUÍMICA Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, Parte 1 Prof a. Giselle Blois Arrhenius, ao realizar diversos experimentos relacionados com a passagem ou não de corrente elétrica através

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Funções Inorgânicas Ácidos e Bases

Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Ácidos e bases de Lewis Ácido de Lewis: receptor de par de elétrons. Base de Lewis: doador de par de elétrons. Observe: os ácidos e as bases de Lewis não precisam conter

Leia mais

Cursinho Pré-Vestibular Popular TRIU Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli Turma(s): T/R LIGAÇÕES COVALENTE E METÁLICA LIGAÇÃO COVALENTE

Cursinho Pré-Vestibular Popular TRIU Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli Turma(s): T/R LIGAÇÕES COVALENTE E METÁLICA LIGAÇÃO COVALENTE Cursinho Pré-Vestibular Popular TRIU Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli Turma(s): T/R LIGAÇÕES COVALENTE E METÁLICA LIGAÇÃO COVALENTE (a) consiste no compartilhamento de um ou mais elétrons

Leia mais

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):.

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):. FOLHA DE EXERCÍCIOS CURSO: Otimizado ASS.: Exercícios de Conteúdo DISCIPLINA: Fundamentos de Química e Bioquímica NOME: TURMA: 1SAU 1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e

Leia mais