Plano Brasil Maior. Abordagem dos pontos de interesse Medidas legislativas envolvidas Visão preliminar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Brasil Maior. Abordagem dos pontos de interesse Medidas legislativas envolvidas Visão preliminar"

Transcrição

1 Plano Brasil Maior Abordagem dos pontos de interesse Medidas legislativas envolvidas Visão preliminar

2 Objetivos (segundo o Ministro) Fortalecer a economia brasileira; Estimular investimentos públicos e privados garantindo a continuidade do crescimento sustentável; Aumentar a competitividade: produtividade e inovação; Responder aos problemas gerados pela economia internacional; Reduzir os custos tributários, econômicos e financeiros.

3 Maior destaque e interesse (1) Desoneração da folha de pagamento, com a substituição da contribuição de 20% sobre a folha de pagamento devida pelas empresas ao INSS, por outra contribuição entre 1% e 2,5% sobre o faturamento (não opcional), a partir de 1⁰ (2) Vantagem do produto nacional nas compras governamentais (reserva de mercado) (3) Modificações nas regras de cálculo dos preços de transferência

4 (1) Setores contemplados Indústrias do setor têxtil, móveis, plásticos, material elétrico, auto-peças, indústria naval, de ônibus e aéreo, BK mecânico, setor hoteleiro e design house (chips) Mantém a indústria de confecções, couro e calçados, TI e TIC e call Center, já sujeitas ao sistema desde 2011 (MP 540 e Lei /11)

5 (1) A dúvida Será efetivamente vantajosa (para quem) a troca? O Comitê de Acompanhamento deveria acompanhar a efetiva desoneração. Dito Comitê só foi criado em 03 de abril (apesar de previsto desde a MP 540 em agosto de 2011). Qual o embasamento para a ampliação dos setores sujeitos às nova sistemática se sequer havia o Comitê?

6 (2) Reserva de mercado Medida protecionista de resultado duvidoso Produtos como medicamentos, fármacos e biofármacos, retroescavadeiras e motoniveladoras terão prioridade nas compras governamentais com margem de preço até 25% superior aos importados. Sendo a medida com prazo certo, qual a segurança na continuidade e estabilidade dessas empresas nacionais ora beneficiadas. Adam Smitt (1776) A Inglaterra deveria vender mais lã para importar o vinho francês.

7 (3) Preço de Transferência/alterações Regras (9.430/96 e 9.959/00) estabelecem parâmetros para fixação dos preços de transferência, objetivando evitar superfaturamento da importação e subfaturamento da exportação. IN SRF 243/02 era conflituosa. A MP 563/12 altera tais regras, nas operações com pessoas vinculadas, localizadas no exterior e visa reduzir os conflitos. Depende ainda de nova IN para aplicação.

8 Método do Custo de Produção mais Lucro CPL: definido como o custo médio ponderado de produção de bens, serviços ou direitos, idênticos ou similares, acrescido dos impostos e taxas cobrados na exportação no país onde tiverem sido originariamente produzidos, acrescido dos impostos e taxas cobrados pelo referido país na exportação e de margem de lucro de vinte por cento, calculada sobre o custo apurado. É o método mais difícil e complexo de cálculo. A alteração pela MP não mudou o texto, mas mudou a ordem do texto. Ao invés de usar o custo do país de origem, usa-se o custo do produto importado ou similar não do país exportador, mas do fabricante (Brasil).

9 Método dos Preços Independentes Comparados PIC: definido como a média aritmética ponderada dos preços de bens, serviços ou direitos, idênticos ou similares, apurados no mercado brasileiro ou de outros países, em operações de compra e venda, empreendidas pela própria interessada ou por terceiros em condições de pagamento semelhantes. [...] É 2⁰ método mais utilizado. Tira a interpretação fiscal e impõe forma de apuração. Só aplicável quando negócios c/ coligada importe 5% ou + do total das operações. Com a MP 563 o uso de comparáveis em tempos distintos passa a ser limitado e o período de comparação é de 01 ano.

10 Método do Preço de Revenda menos Lucro PRL: definido como a média aritmética ponderada dos preços de revenda venda, no País, dos bens ou direitos ou serviços importados, em condições de pagamentos semelhantes e calculados conforme a metodologia Os percentuais aplicados não levam mais em consideração a destinação do bem importado, mas sim o setor que utilizará o produto, seja para revenda direta ou produção. Deve ser observada a destinação da matéria prima, se revenda ou utilizada na fabricação de outro produto. Definição do CNAE passa a ser preponderante para fins de cálculo de preço de transferência. Frete e seguro devem ser excluídos da conta despesas.

11 JUROS S/ CONTRATOS DE MÚTUO Até a MP 563, os contratos de mútuo cadastrados no BC tinham liberdade para estabelecer taxas de juros. Apenas os contratos não registrados estavam obrigados a taxa LIBOR + 3% de spread. Agora a regra é geral. Todos os contratos de mútuo firmados entre vinculadas deverão adotar a taxa LIBOR + Spread, a ser definido anualmente pelo Ministério da Fazenda, dificultando a transferência de lucro através de contratos de mútuo.

12 Sobre a MP 563/12 Recebeu 183 emendas. Já passou pelo Senado e pela Comissão Mista, para análise. Encontra-se desde , na Câmara de Deputados, sob relatoria do Dep. Sandro Mabel. Por Ato CN 23, de , (DOU ) a MP 563/12 teve seu prazo prorrogado por 60 dias.

13 A cereja do bolo Postergação do prazo de recolhimento dos PIS e COFINS devidos em abril e maio de 2012, para novembro e dezembro deste mesmo ano. Setores contemplados: autopeças, têxtil, de confecção, calçados e móveis. A Port. MF nº 137, de , foi publicada em A contribuição relativa a março (vencimento 04/12) já havia sido paga pela maioria das empresas. 2º A prorrogação das datas de vencimento a que se refere o caput não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhida Nova Portaria do MF n⁰ 206, de foi publicada, revoga a 137 e prorroga as contribuições do PIS e COFINS: último dia útil, 1ª quinz. 11/12, sobre fatos geradores de abril/2012; último dia útil, 1ª quinz. 12/12, sobre fatos geradores de maio/2012.

14 Outros benefícios Desoneração (redução) do IPI da linha branca REPORTO (desoneração de IPI, PIS, COFINS as importações para investimentos (risco: não aprovação da MP 556/11 até , que prorrogou o prazo de 12/12 p/ 12/15) PRONON (atenção oncológica) Incentivos à exportação direta e indireta PROEX (exportação pela pequena/ média empresa) Controle à importações (Centro Nacional de Riscos Aduaneiros) Nova caracterização de empresa predominantemente exportadora (redução de 70 p/ 50% da receita bruta)

15 Outros benefícios (cont.) Combate à guerra dos portos Incentivo (com desoneração tributária) do setor de informação, comunicação, equipamentos e obras civis Retomada do PROUCA ( um computador por aluno ) Ampliação de crédito para investimentos na área de inovação Alterações no REVITALIZA (crédito especial do BNDS para setores mencionados) Programa especial para indústria automotiva

16 Malefícios Aumento do IPI e COFINS (de 7,6% p/ 8,6%) nas importações em geral, a partir de Viés protecionista em alguns setores. Tratamento anti-isonômico (privilégios para a SUDENE, SUDAN, FDA e FDNE) Aumento do tamanho do Estado (mais Fundos, Empresas Públicas [até seguradora!], Programas, Conselhos, Participações e Agências) Ativismo econômico (constantes alterações denotam falta de política econômica definida que poderá desestimular novos investimentos) Temporariedade das medidas.

17 Medidas Legislativas relevantes 2 Medidas Provisórias ( 563 que altera a contribuição previdenciária, aumenta Cofins/Importação, modifica cálculos do preço de transferência, desonera o IPI, PIS/COFINS e institui benefícios fiscais e 564 que modifica o REVITALIZA do BNDS) 7 Decretos (2 s/ preferência do produto nacional nas licitações fármacos e máquinas, regulamenta o Programa de Inclusão Digital e que estabelece alterações na alíquota do IPI (Decreto 7.716/12)) 1 Resolução Senatorial já publicada que uniformiza ICMS nas importações.

18 Preocupações Serão competentes as medidas legislativas? A CF determina a contribuição previdenciária sobre a folha. A alteração pode ser por Lei Ordinária? Não será necessária sua própria alteração (da CF)? Será simples alteração ou nova contribuição (novo fato gerador, nova base e nova alíquota) permitida só através de Lei Complementar (art. 146, III, a)? Os benefícios fiscais não deveriam ser instituídos por Lei Complementar (CF)? Resolução 13/12 ( guerra dos portos) carece de regulamentação do CONFAZ até Quem recompensa os investimentos nos Estados?

19 Muito obrigada Célia Gascho Cassuli

Medidas Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior Defesa da Indústria e do Mercado Interno

Medidas Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior Defesa da Indústria e do Mercado Interno Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior Competitividade Exportadora Financiamento à Exportação Defesa Comercial Defesa da Indústria e do Mercado Interno Desoneração da Folha de Pagamento

Leia mais

PLANO BRASIL MAIOR. MP nº 563,

PLANO BRASIL MAIOR. MP nº 563, PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA MP nº 563, DE 3 DE ABRIL DE 2012, RETIFICADA EM 23 DE ABRIL DE 2012. Medida Provisória n 563, Plano Brasil Maior - Evolução Legislativa MP 540/11 Lei nº.

Leia mais

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 25 NOVOS SETORES SÃO INCLUÍDOS NA MEDIDA

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 25 NOVOS SETORES SÃO INCLUÍDOS NA MEDIDA CIRCULAR Nº 33/2012 São Paulo, 14 de Setembro de 2012. DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 25 NOVOS SETORES SÃO INCLUÍDOS NA MEDIDA Prezado Cliente, Ontem, dia 13/09/2012, em cerimônia realizada no Palácio

Leia mais

Medidas de Fortalecimento da Indústria

Medidas de Fortalecimento da Indústria Medidas de Fortalecimento da Indústria Estímulo às Exportações e à Reestruturação Produtiva Junho de 2007 1 Medidas de Fortalecimento Industrial de Setores Intensivos em Mão de Obra Objetivos: Combater

Leia mais

2011/2014. Medidas. Inovar para competir. Competir para crescer. Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior. Financiamento à Exportação

2011/2014. Medidas. Inovar para competir. Competir para crescer. Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior. Financiamento à Exportação s Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior Plano Competitividade Brasil Exportadora Maior Financiamento à Exportação 2011/2014 Defesa Comercial Defesa da Indústria e do Mercado Interno

Leia mais

Mesa Redonda Preços de Transferência

Mesa Redonda Preços de Transferência Mesa Redonda Preços de Transferência Alterações introduzidas pelas Leis 12.715/12 e 12.766/12 e recentes normatizações: IN RFB 1.312/12 IN RFB 1.321/13 IN RFB 1.322/13 Page 1 Agenda Cenário Atual Lei 12.715/12

Leia mais

objetivo é desonerar as exportações de bens industrializados de tributos pagos ao longo da cadeia de produção, que hoje não são desonerados pelas sist

objetivo é desonerar as exportações de bens industrializados de tributos pagos ao longo da cadeia de produção, que hoje não são desonerados pelas sist Imprimir () Veja quais são as principais medidas do 'Plano Brasil Maior' Por SÃO PAULO O Plano Brasil Maior, lançado hoje pela presidente Dilma Rousseff e que consolida a nova política industrial, tecnológica,

Leia mais

IV - elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos;

IV - elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos; Diário Oficial da União, Seção 1, Edição nº 201, p. 4, 17.10.2012 Decreto nº 7.828, de 16.10.2012 - Regulamenta a incidência da contribuição previdenciária sobre a receita devida pelas empresas de que

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

CONSULTA SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA. Gerência-Executiva de Política Econômica Confederação Nacional da Indústria

CONSULTA SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA. Gerência-Executiva de Política Econômica Confederação Nacional da Indústria CONSULTA SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA Gerência-Executiva de Política Econômica Confederação Nacional da Indústria Brasília, 28 de Janeiro de 21 SETORES RESPONDENTES Respondentes em 213 Beneficiados pela

Leia mais

Circular nº. 074/2011

Circular nº. 074/2011 Circular nº. 074/2011 MP nº 540/2011 que trouxe medidas de estímulo à indústria nacional foi convertida na Lei nº 12.546/2011. Tópicos principais: 1. Institui o Regime Especial de Reintegração de Valores

Leia mais

PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA. Lei /12

PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA. Lei /12 PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA Lei 12.715/12 Plano Brasil Maior - Evolução Legislativa MP 540/11 Lei nº. 12.546/11 MP 563/12 Lei nº. 12.715/12 COFINS-IMPORTAÇÃO Alíquota Adicional Setores

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO INOVAR E INVESTIR PARA SUSTENTAR O CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL: UMA ANÁLISE DA PDP INSTITUTO BRASILEIRO DE EXECUTIVOS DE FINANÇAS / IBEF-SP São Paulo, 28

Leia mais

Reunião Comércio Exterior. 20/Agosto/2014 Referência Sindipeças 443/14

Reunião Comércio Exterior. 20/Agosto/2014 Referência Sindipeças 443/14 Reunião Comércio Exterior 20/Agosto/2014 Referência Sindipeças 443/14 Eventos Programados Impactos do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) A Experiência Internacional Data: 25/08/14, das 8h às

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior A Política Industrial Brasileira A Política industrial brasileira tem claro foco em inovação e adensamento produtivo

Leia mais

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006 Cândido Henrique de Campos Cândido Campos é advogado especialista em Direito Tributário, principalmente em Planejamento Tributário, com larga experiência em empresas multinacionais é vários anos de trabalho

Leia mais

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA MEI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA INDIVIDUAL EI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA ATIVIDADE EMPRESÁRIA EIRELI PESSOA JURÍDICA Art. RESP LIMITADA COLETIVA SOCIEDADE EMPRESÁRIA PESSOA JURÍDICA Art. 44 RESP LIMITADA

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CPRB LEGISLAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 195 - A seguridade social será financiada... seguintes contribuições sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes

Leia mais

Nova Tabela de Desoneração Folha de Pagamento Desoneração da folha pagamento

Nova Tabela de Desoneração Folha de Pagamento Desoneração da folha pagamento Nova Tabela de Desoneração Folha de Pagamento 2018 Desoneração da folha pagamento A Lei nº 12.546/2011 autoriza as pessoas jurídicas substituir a contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Senado aprova resolução sobre. MP altera substancialmente. Cofins para sociedades civis: STF

Legal Letter. Destaques. Senado aprova resolução sobre. MP altera substancialmente. Cofins para sociedades civis: STF Legal Letter Vitória/Vila Velha Espírito Santo Destaques Senado aprova resolução sobre ICMS para as operações interestaduais com bens importados MP altera substancialmente legislação tributária Cofins

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.304, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 Vigência Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA O que é Planejamento Tributário? O conceito administrativo da palavra planejamento pode ser entendido como: Processo organizacional de criação de um plano, utilizando

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO. Comércio Exterior, PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, INSS e IPI - Brasil Maior - Benefícios fiscais

BOLETIM INFORMATIVO. Comércio Exterior, PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, INSS e IPI - Brasil Maior - Benefícios fiscais BOLETIM INFORMATIVO Comércio Exterior, PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, INSS e IPI - Brasil Maior - Benefícios fiscais Por meio da Medida Provisória nº 540/2011 foram promovidas diversas alterações na legislação

Leia mais

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de )

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de ) DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015 - Edição Extra (*) (DOU de 27.02.2015) Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra.

Leia mais

- Revogação do Ajuste Sinief n 19/2012 pelo Ajuste Sinief n 9/ Convênio ICMS n 38/2013 de (D.O.U)

- Revogação do Ajuste Sinief n 19/2012 pelo Ajuste Sinief n 9/ Convênio ICMS n 38/2013 de (D.O.U) Nova Regulamentação da Resolução do Senado Federal n 13/2012 - Revogação do Ajuste Sinief n 19/2012 pelo Ajuste Sinief n 9/2013 - Convênio ICMS n 38/2013 de 23.05.2013 (D.O.U) Convênio CONFAZ ICMS n 38/2013

Leia mais

Condição: Sujeito ou NÃO Sujeito à CPRB

Condição: Sujeito ou NÃO Sujeito à CPRB Exercício 1: Objeto Social da Empresa "A": Elaboração de programas de computador (softwares), consultoria em tecnologia da informação, representação comercial de softwares de terceiros prontos para uso,

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços; permite depreciação

Leia mais

ALTERAR CAPA MAPA DO BRASIL CRESCENDO. Novas medidas do. Plano Brasil Maior. Brasília, 3 de abril de 2012

ALTERAR CAPA MAPA DO BRASIL CRESCENDO. Novas medidas do. Plano Brasil Maior. Brasília, 3 de abril de 2012 ALTERAR CAPA MAPA DO BRASIL CRESCENDO Novas medidas do Plano Brasil Maior Brasília, 3 de abril de 2012 1 O Governo está lançando um conjunto de medidas para: Fortalecer a economia brasileira Garantir a

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

LEI Nº /2018 ALTERAÇÕES NO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA- CPRB. MAPA ETÉCNICO FISCAL

LEI Nº /2018 ALTERAÇÕES NO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA- CPRB. MAPA ETÉCNICO FISCAL LEI Nº 13.670/2018 ALTERAÇÕES NO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA- CPRB. 1 Foi publicada, no Diário Oficial da União Edição Extra do último dia 30.05, a Lei nº 13.670/2018,

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. s Implementadas Redução de IPI sobre bens de capital, materiais de construção, caminhões e veículos até dez/12 Redução gradual

Leia mais

LEI Nº /12 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Data 11/01/2013

LEI Nº /12 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Data 11/01/2013 M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S LEI Nº 12.766/12 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Data 11/01/2013 Em 28 de dezembro de 2012, foi publicada a Lei nº 12.766. Objeto de conversão da Medida Provisória

Leia mais

TRANSFER PRICE PREÇO DE TRANSFERENCIA ASPECTOS FISCAIS & TRIBUTÁRIOS. 1ª FASE IN(s) SRF Nºs 38/97, 32/01, 243/02. 2ª FASE - IN(s) RFB Nº 1312/12

TRANSFER PRICE PREÇO DE TRANSFERENCIA ASPECTOS FISCAIS & TRIBUTÁRIOS. 1ª FASE IN(s) SRF Nºs 38/97, 32/01, 243/02. 2ª FASE - IN(s) RFB Nº 1312/12 TRANSFER PRICE OU PREÇO DE TRANSFERENCIA ASPECTOS FISCAIS & TRIBUTÁRIOS 1ª FASE IN(s) SRF Nºs 38/97, 32/01, 243/02 2ª FASE - IN(s) RFB Nº 1312/12 2 2 ASPECTOS COMERCIAIS INTERNACIONAIS APLICAÇÃO: Organização

Leia mais

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento:

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: Das Alíquotas e Base de Cálculo e dos Créditos Art. 18. O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, optante do Simples Nacional, será determinado mediante aplicação da tabela

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4531, DE 31 DE MARÇO DE 2005. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TRATAMENTO TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA OS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS QUE ESPECIFICA COM SEDE LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.336, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001. Institui Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e

Leia mais

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº, DE 2017 (Proveniente da Medida Provisória nº 774, de 2017)

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº, DE 2017 (Proveniente da Medida Provisória nº 774, de 2017) ERRATA Nº 2 Perante a COMISSÃO MISTA, ao relatório lido na 4ª Reunião, em 20 de junho de 2017, sobre a Medida Provisória nº 774, de 30 de março de 2017, que dispõe sobre a contribuição previdenciária sobre

Leia mais

TRF 3ª Região. Guerra dos Portos Resolução 13/2012 do Senado Federal. Secretaria da Fazenda - SP 20/08/2013

TRF 3ª Região. Guerra dos Portos Resolução 13/2012 do Senado Federal. Secretaria da Fazenda - SP 20/08/2013 Guerra dos Portos Resolução 13/2012 do Senado Federal TRF 3ª Região 20/08/2013 Secretaria da Fazenda - SP JOSÉ CLOVIS CABRERA Coordenador da Administração Tributária RODAPÉ Resolução 13/2012 do Senado

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Conversão da Medida Provisória nº 795/17 na Lei nº /17

TRIBUTÁRIO. Conversão da Medida Provisória nº 795/17 na Lei nº /17 TRIBUTÁRIO 29/12/2017 Conversão da Medida Provisória nº 795/17 na Lei nº 13.586/17 O diário oficial da união de hoje publicou a Lei nº 13.586/17, resultado da conversão da Medida Provisória (MP) nº 795/17,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE )

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE ) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE 11.02.2010) Adota Tabelas de Códigos a serem utilizadas na formalização da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e nas emissões da Nota Fiscal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1870, DE 29 DE JANEIRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1870, DE 29 DE JANEIRO DE 2019 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1870, DE 29 DE JANEIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 30/01/2019, seção 1, página 54) Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.312, de 28 de dezembro de 2012,

Leia mais

ALERTA GERENCIAL 1. DEFESA DA INDÚSTRIA E DO MERCADO INTERNO

ALERTA GERENCIAL 1. DEFESA DA INDÚSTRIA E DO MERCADO INTERNO Edição nº 03 Gestão 2011-2014 08 de agosto de 2011. ALERTA GERENCIAL 1. DEFESA DA INDÚSTRIA E DO MERCADO INTERNO 1.1 DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS PARA OS SETORES DE TI, TIC, VESTUÁRIOS, CALÇADOS

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios. fundada por 25 membros

Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios. fundada por 25 membros ABIMO Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios ABIMO ABIMO 1962 ABIMO é fundada por 25 membros 2013 338 associados divididos em

Leia mais

PROJETO DE LEI. a) nos códigos , 25.15, 42.02, a 50.07, a 51.13, a 52.12, a

PROJETO DE LEI. a) nos códigos , 25.15, 42.02, a 50.07, a 51.13, a 52.12, a PROJETO DE LEI Dispõe sobre o desconto de créditos da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, na aquisição no mercado interno ou importação de bens de capital destinados à produção dos bens relacionados

Leia mais

ALERTA GERENCIAL Alterações na Desoneração da Folha e no Reintegra

ALERTA GERENCIAL Alterações na Desoneração da Folha e no Reintegra 000 Nº 23 4 de junho de 2018 ALERTA GERENCIAL Alterações na Desoneração da Folha e no Reintegra SUMÁRIO 1) Reoneração da Folha de Salários... 2 1.1) Setores atingidos... 2 1.2) Adicional de 1% na alíquota

Leia mais

582, DOU1)

582, DOU1) Medida Provisória n 582, de 20 de setembro de 2012 (Pág. 2 - DOU1) Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços;

Leia mais

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS 1 - INCIDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS RIAS NAS EXPORTAÇÕES Optantes do SIMPLES Os transformadores plásticos exportadores optantes do SIMPLES devem analisar a conveniência da continuidade

Leia mais

Helcio Honda Oziel Estevão

Helcio Honda Oziel Estevão Helcio Honda Oziel Estevão Antonio Carlos Ferreira de Araujo Lumy Miyano Mizukawa Renata Souza Rocha Rita de Cássia Correard Teixeira Adriana Aires de Moraes Alexander Silverio Cainzos Andressa Fröhlich

Leia mais

Preços de Transferência no Brasil

Preços de Transferência no Brasil Preços de Transferência no Brasil Assembleia Geral do CIAT Buenos Aires - 22 a 25 de abril de 2013 Efeitos tributários da globalização e as preocupações brasileiras A perda potencial de receitas tributárias

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL) COFINS (CONTRIBUIÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL) REGIME CUMULATIVO E NÃO-CUMULATIVO Para iniciar o estudo

Leia mais

Competitividade Empresarial. Reforma Tributária ria e. Flávio Castelo Branco Reforma Tributária: ria: Reflexos sobre Empresas e Regiões

Competitividade Empresarial. Reforma Tributária ria e. Flávio Castelo Branco Reforma Tributária: ria: Reflexos sobre Empresas e Regiões Reforma Tributária ria e Competitividade Empresarial Flávio Castelo Branco Reforma Tributária: ria: Reflexos sobre Empresas e Regiões Workshop FEA/USP São Paulo, 27 de abril de 2009 Carga Tributária ria

Leia mais

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. Medidas Provisórias 601/12 e 612/13.

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. Medidas Provisórias 601/12 e 612/13. DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO Medidas Provisórias 601/12 e 612/13. A Medida Provisória 601/12 estendeu os benefícios fiscais da desoneração da folha de pagamento aos setores da construção civil, do

Leia mais

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art.

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art. Tributos aduaneiros Os tributos sobre o comércio exterior têm natureza predominantemente extrafiscal, ou seja, de interferência no domínio econômico, com importante papel no desempenho das exportações,

Leia mais

KATIA WATERKEMPER MACHADO 20 de junho de 2012.

KATIA WATERKEMPER MACHADO 20 de junho de 2012. KATIA WATERKEMPER MACHADO 20 de junho de 2012. Blumenau: Rua XV de Novembro, 1480, 9º andar, Centro Empresarial Dudalina, Centro, CEP 89010-918. Fone: (47) 3321-0000 Florianópolis: Av. Rio Branco, 380,

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

Desoneração de folha. Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta CPRB. Ricardo Mariz de Oliveira Elidie Palma Bifano

Desoneração de folha. Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta CPRB. Ricardo Mariz de Oliveira Elidie Palma Bifano Desoneração de folha Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta CPRB Ricardo Mariz de Oliveira Elidie Palma Bifano Origem da substituição da contribuição social: Constituição Federal Seguridade

Leia mais

DELPHOS INFORMA. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 478, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2009.

DELPHOS INFORMA. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 478, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2009. DELPHOS INFORMA ANO 15 - Nº 63 DEZEMBRO / 2009 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 478, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a extinção da Apólice

Leia mais

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Substituição Tributária O regime de ST é uma obrigação tributária que transfere ao sujeito passivo a responsabilidade

Leia mais

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly 05 de setembro de 2017 2 Extinção de nove tributos: ICMS / ISS / IPI / IOF / Cofins / PIS-Pasep / CSLL CIDE-Combustíveis / Salário Educação

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO. De Ofício ª Câmara / 3ª Turma Ordinária Sessão de 28 de janeiro de 2014

MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO. De Ofício ª Câmara / 3ª Turma Ordinária Sessão de 28 de janeiro de 2014 Fl. 3875 3.857 Fl. 3.858 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº De Ofício 3403 002.665 4ª Câmara / 3ª Turma Ordinária Sessão

Leia mais

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR N o 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio 1ª Faixa Até 180.000,00 4,00% - 2ª Faixa De 180.000,01 a 360.000,00 7,30% 5.940,00 3ª

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 240, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: A substituição de embalagens de produtos, alterando sua apresentação, exceto se destinada unicamente ao transporte

Leia mais

1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%?

1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%? Perguntas frequentes sobre a Resolução 13/2013 do Senado Federal: 1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%? A alíquota de 4%, conforme definida pela Resolução

Leia mais

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo São Paulo, 05 de Fevereiro de 2.004. DE: ASSESSORIA JURÍDICA PARA: ASSOCIADOS> CIRCULAR Nº 011 REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo Em resumo, a Emenda Constitucional nº 42, de 19

Leia mais

COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS JANEIRO DE 2017 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 7 II... 5 JURISPRUDÊNCIA... 8 IPI... 6 IR E CSLL... 7 PIS E COFINS...

COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS JANEIRO DE 2017 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 7 II... 5 JURISPRUDÊNCIA... 8 IPI... 6 IR E CSLL... 7 PIS E COFINS... COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS JANEIRO DE 2017 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 2 II... 5 JURISPRUDÊNCIA... 5 IPI... 6 JURISPRUDÊNCIA... 6 IR E CSLL... 7 LEGISLAÇÃO... 7 JURISPRUDÊNCIA... 7 PIS E COFINS... 8 JURISPRUDÊNCIA...

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 221 - Data 14 de agosto de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Cosi Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 70 - Data 10 de março de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos Aspectos Tributários Software via Download Raquel do Amaral Santos rasantos@tozzinifreire.com.br Aspectos Gerais - Software Espécies de Software: Software Não Customizado: é aquele produzido em larga escala

Leia mais

DECRETO Nº 7.633, DE 1º DE DEZEMBRO DE DOU de 01/12/2011 (nº 230-A Edição Extra, pág. 3)

DECRETO Nº 7.633, DE 1º DE DEZEMBRO DE DOU de 01/12/2011 (nº 230-A Edição Extra, pág. 3) DECRETO Nº 7.633, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2011 DOU de 01/12/2011 (nº 230-A Edição Extra, pág. 3) Regulamenta o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra.

Leia mais

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos Prof. Fernando Mattos 1 Apresentação Prof. MSc. Fernando Mattos Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Avec e Especialista em Contabilidade pela Fundação

Leia mais

A1. TAXA DE JUROS COMPETITIVA, FACE AOS PRINCIPAIS CONCORRENTES INTERNACIONAIS, PARA FINANCIAMENTO DE BKM - BENS DE CAPITAL MECÂNICOS BRASILEIROS;

A1. TAXA DE JUROS COMPETITIVA, FACE AOS PRINCIPAIS CONCORRENTES INTERNACIONAIS, PARA FINANCIAMENTO DE BKM - BENS DE CAPITAL MECÂNICOS BRASILEIROS; A. FINANCIAMENTO A1. TAXA DE JUROS COMPETITIVA, FACE AOS PRINCIPAIS CONCORRENTES INTERNACIONAIS, PARA FINANCIAMENTO DE BKM - BENS DE CAPITAL MECÂNICOS BRASILEIROS; A2. ACESSO FACILITADO AO CRÉDITO, COM

Leia mais

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional 2.9 Tributação Por que Tributação? Um sistema tributário oneroso e complexo reduz a competitividade e desestimula investimentos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias entre países em estágios

Leia mais

Processos Aduaneiros Especiais. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1

Processos Aduaneiros Especiais. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Processos Aduaneiros Especiais SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Regimes Aduaneiros COMUM (ou geral): em que há pagamento de direitos aduaneiros, ou que confere isenção

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA ICMS PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO. Gilberto Calixto

REFORMA TRIBUTÁRIA ICMS PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO. Gilberto Calixto i REFORMA TRIBUTÁRIA ICMS PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO Gilberto Calixto REFORMA TRIBUTÁRIA ASPECTOS GERAIS REFORMA TRIBUTÁRIA ABRANGENTE X FATIADA CONSTITUIÇÃO DE 1988 LEI KANDIR 1996 CRÉDITOS E DESONERAÇÃO

Leia mais

Companhias de 56 segmentos que desde 2011 foram beneficiadas com redução de encargos sobre a folha de pagamento agora perdem parte dessa vantagem

Companhias de 56 segmentos que desde 2011 foram beneficiadas com redução de encargos sobre a folha de pagamento agora perdem parte dessa vantagem Companhias de 56 segmentos que desde 2011 foram beneficiadas com redução de encargos sobre a folha de pagamento agora perdem parte dessa vantagem O governo federal aumentou as alíquotas da contribuição

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

LEI Nº , DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 DOU

LEI Nº , DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 DOU LEI Nº 11.774, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 18.09.2008 Altera a legislação tributária federal, modificando as Leis nos 10.865, de 30 de abril de 2004, 11.196, de 21 de novembro de 2005, 11.033, de 21

Leia mais

LEI Nº , DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

LEI Nº , DE 31 DE AGOSTO DE 2015. LEI Nº 13.161, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Altera as Leis nºs 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta, 12.780, de 9 de janeiro de 2013, que dispõe sobre

Leia mais

1º O Poder Executivo disciplinará, em regulamento, as condições necessárias para a habilitação ao REINFA.

1º O Poder Executivo disciplinará, em regulamento, as condições necessárias para a habilitação ao REINFA. Projeto de lei do senado que institui o Regime Especial de Tributação para o Incentivo ao Desenvolvimento e à Produção de Fontes Alternativas de Energia Elétrica Reinfa BRASIL. Projeto de lei do senado

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação.

PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação. PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação. PIS E COFINS Freitas Bastos Editora Rio de Janeiro,

Leia mais

Belo Horizonte, 28 de março de 2013 ESTRUTURA DA CADEIA PRODUTIVA E DE DISTRIBUIÇÃO TÊXTIL E DE CONFECÇÃO INFOGRÁFICO DO SETOR TÊXTIL

Belo Horizonte, 28 de março de 2013 ESTRUTURA DA CADEIA PRODUTIVA E DE DISTRIBUIÇÃO TÊXTIL E DE CONFECÇÃO INFOGRÁFICO DO SETOR TÊXTIL REUNIÃO APIMEC BH BALANÇO 2012 E PERSPECTIVAS 2013 AGUINALDO DINIZ FILHO PRESIDENTE DA ABIT PRESIDENTE DA CEDRO TÊXTIL Belo Horizonte, 28 de março de 2013 ESTRUTURA DA CADEIA PRODUTIVA E DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF

Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF Fernando Brasil de Oliveira Pinto Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Conselheiro do CARF Contexto

Leia mais

LEI Nº DE 30/05/2018

LEI Nº DE 30/05/2018 LEI Nº 13.670 DE 30/05/2018 Publicado no DOU em 30 mai 2018 Altera as Leis nºs 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta, 8.212, de 24 de julho de 1991,

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 73 - Data 23 de janeiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA IRPJ PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA.

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins Assunto: Contribuição para PIS/PASEP e COFINS Instrução Normativa SRF nº 594, de 26 de dezembro de 2005 Dispõe sobre a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação

Leia mais

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO 01) ESAF Auditor-Fiscal da Receita Estadual do CE 2006 - ADAPTADA A indústria náutica A, em janeiro de 2014,, situada no RS, vendeu um jet ski para

Leia mais

Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de 2012

Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de 2012 Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de 2012 DOU de 1.10.2012 Estabelece documentos e normas complementares para a habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona

Leia mais

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS EMPRESA : NOT KILLERS (TUDO MAIÚSCULO) FABRICAÇÃO TRANSPORTE EMPRESA ARMAZENAGEM IMPORTAÇÃO

Leia mais

Edição nº 62 Gestão de outubro de ALERTA GERENCIAL ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO FEDERAL NOVO PACOTE DE DESONERAÇÕES MP 582/2012

Edição nº 62 Gestão de outubro de ALERTA GERENCIAL ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO FEDERAL NOVO PACOTE DE DESONERAÇÕES MP 582/2012 Edição nº 62 Gestão 2011-2014 05 de outubro de 2012. ALERTA GERENCIAL ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO FEDERAL NOVO PACOTE DE DESONERAÇÕES MP 582/2012 1) Desoneração da folha de salários:... 2 a) Forma de Cálculo

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.794, DE 2 DE ABRIL DE 2013. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 582, de 2012 Vigência Altera a Lei n o 12.546,

Leia mais

Estudo regime tributário Empresas de Arquitetura e Urbanismo

Estudo regime tributário Empresas de Arquitetura e Urbanismo www.caubr.gov.br Estudo regime tributário Empresas de Arquitetura e Urbanismo Histórico A Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, alterou a Lei Complementar nº 123, de 2006,que institui o Estatuto

Leia mais