Por Mayara Cruz e Niniver Scrivano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Por Mayara Cruz e Niniver Scrivano"

Transcrição

1 De 01/04/2014 a 16/05/2014 Volume 1, Edição 1 Nessa Edição: Por Mayara Cruz e Niniver Scrivano Conceitos Básicos de O&M Componentes de um sistema Responsabilidades do órgão de O&M Atividades de O&M Habilidades dos profissionais de O&M Situação dos profissionais de O&M nas empresas Componentes da estrutura organizacional Tipos organizacionais Organograma O que é e finalidades Funcionograma Conceito e utilidade Objetivo O objetivo deste boletim é fornecer informações especializadas sobre a área de Organizações e Métodos (O&M) de forma bem simples, criativa e de fácil entendimento. É direcionado para todo e qualquer indivíduo que se interesse pela área de O&M e queira conhecer mais sobre o assunto, conceitos e aplicabilidades da área. Nesta edição você poderá encontrar exemplos sobre os assuntos referentes à área, o que facilita a compreensão dos conceitos abordados. A principal finalidade deste boletim é que, ao final, o leitor adquira maior conhecimento sobre a área de O&M e suas principais características.

2 Página 2 de 19 O que é O&M? É uma das funções especializadas de administração e uma das principais responsáveis pela modelagem da empresa, envolvendo, primariamente, a institucionalização de uma infra-estrutura compatível com os propósitos do empreendimento e, complementarmente, a definição dos processos e método de trabalho, mecanizados ou não, indispensáveis à efetividade organizacional. A função de O&M, assim, tem como objetivo a renovação organizacional. Ela modela a empresa, trabalhando sua estrutura, seus processos e métodos de trabalho. (Cury, 2005) Alguns Conceitos De acordo com o enfoque sistêmico, a organização é um sistema aberto e dinâmico, pois tratase de uma entidade caracterizada por um contínuo processo de insumo, transformação e produto e/ ou serviço.

3 Página 3 de 19 Componentes do Sistema Como é possível observar visualizando a figura 1, um sistema possui vários componentes. Cada um deles está descrito a seguir segundo Cury (2005). Figura 1 Objetivos Referem-se tanto aos objetivos dos usuários do sistema quanto aos do próprio sistema. É a razão da existência. É a finalidade para qual o sistema foi criado Entradas Sua função é caracterizada pelas forças, que fornecem ao sistema o material, a informação e as energias para a operação ou transformação Processos Função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto ou serviço. Interagem a fim de produzir as saídas desejadas Saídas Correspondem aos resultados do processo de transformação. Elas devem ser coerentes com os objetivos do sistema Controle Sua função principal é verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos. Para realizar o controle e a avaliação de maneira adequada,é necessária uma medida do desempenho do sistema, chamado indicador ou padrão. Retroalimentação ou Feedback É um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação, incorporando o resultado da ação.

4 Página 4 de 19 Tomemos como exemplo de sistema um grupo que decida montar e abrir uma Lan House no bairro de uma escola. A partir deste exemplo, surgem as seguintes questões: Exemplo 1 Como poderíamos descrever os parâmetros desse sistema? Neste caso, o objetivo seria levar maior facilidade de acesso à informação para os alunos daquela escola. As entradas seriam os computadores, alunos, usuários, softwares, mesas, cadeiras e demais equipamentos de informática. A transformação seria a disponibilização do acesso à internet e a distribuição dos equipamentos no local. A saída seria a inclusão digital dos alunos da escola com maior acesso à informação. A retroalimentação seria a melhora do rendimento escolar dos alunos. O controle seria realizado através da avaliação de indicadores que monitoram o histórico escolar. Como podemos afirmar que o sistema é aberto? Tal afirmação pode ser feita porque o sistema não está restrito apenas ao fornecimento de um serviço de internet, mas também estar interagindo com o ambiente escolar que o cerca através do auxílio ao acesso à informação e melhores condições de aprendizado dos alunos. Qual dos parâmetros é responsável pelo controle do comportamento do sistema em função das metas e dos objetivos estabelecidos para o sistema? A retroalimentação. Exemplo 2 Figura 2 Na figura ao lado, temos representado mais um exemplo de sistema, que ilustra a abordagem sistêmica das organizações. Esta abordagem entende a organização como um sistema aberto e interdependente do meio social que a integra, caracterizada por um contínuo processo de insumo, transformação e produto. Segundo Chris Argyris apud Cury 2005, essa abertura organizacional, como sistema, significa dizer que a organização está eternamente dependente de seu meio ambiente para colocação de seus produtos e serviços e para obtenção dos insumos necessários que ativam os processos organizacionais de transformação, mantendo em existência a entidades.

5 Página 5 de 19 Di Logo, a sociedade é o macrossistema, e a organização é parte dela, ou seja, um microssistema da sociedade. E como um microssistema, a organização se estrutura a partir de três sistemas: Sistema Tecnológico, Sistema Social e Sistema Gerencial. Os recursos humanos, a matéria prima, os recursos tecnológicos, entre outros, são os insumos importados do ambiente, e estes passam por um processamento/transformação por meio dos sistemas internos (tecnológico, gerencial e social) resultando produtos organizacionais como bens e serviços, que são novamente exportados para o ambiente. E para a retroalimentação deste grande sistema, há o feedback externo que reativa o ciclo da organização por meio da permanente avaliação da efetividade organizacional e dos impactos recebidos do ambiente externo, visando internalizar mudanças advindas do ambiente e/ou da tecnologias, necessárias para adaptações internas da organização ao meio na qual está inserida, que por sua vez é dinâmico e está em constante mutação. Órgão de O&M Componentes e suas responsabilidades De acordo com Cury (2005), os órgãos de O&M são formados pelos componentes listados abaixo e suas responsabilidades são: Chefia Responsável pela direção geral do departamento. Assistente Profissional que apóia as atividades da chefia. Gerência de Projetos Responsável pelo planejamento, proposição e implementação da política de gerência de projetos e pelo treinamento do pessoal em análise administrativa. Gerência Institucional Responsável pelas pesquisas e estudos com vistas assessorar a administração estratégica em termos da definição de políticas e diretrizes gerais para a empresa. Gerência de Processos Organizacionais Responsável pelos estudos, junto aos gerentes setoriais, com vistas a assessorar a administração estratégica da definição da estrutura organizacional. Gerência de Processos e Métodos de Trabalho Responsável pela definição dos sistemas, processos e métodos de trabalho, manuseando os recursos e instrumentos de O&M: fluxogramas, formulários, manuais, etc. Gerência de Serviços Responsável pelo apoio à elaboração de documentos finais que estão sendo produzido:desenho, impressão, digitalização, redação final de instrumentos, etc.

6 Página 6 de 19 Atividades de O&M Cury (2005) afirma que em uma organização em que ocupe a posição de órgão central do sistema, o órgão de O&M possui algumas atividades, que estão listadas abaixo: Assessorar a administração estratégica em: definição das políticas, diretrizes, estratégias, linhas de produtos; viabilização da modelagem institucional quanto a sua estrutura; manutenção do feedback externo (impacto social na instituição) e interno (avaliação da administração e dos profissionais em geral em suas atividades). Desenvolver projetos de intervenções organizacionais, podendo abranger os produtos: tomadas de decisão, padronização de relações gerenciais, implantação de novas tecnologias, racionalização dos sistemas, rotinas e fluxos de trabalho, análise da distribuição do trabalho (ODT), estudos de tempos e movimentos, projetos de layout, formulários, instrumentos de comunicação. Redesenhar processos. Assessorar os órgãos da empresa em termos de administração, organização e métodos. Trabalhar em equipe com a área de sistemas. Desenvolver estudos e projetos especiais na área Você sabia que quase não existe mais nas organizações a unidade de O&M? Ao contrário do passado, quando era comum encontrar nas organizações a área de O&M, que eram responsáveis por estudos organizacionais amplos que incluíam manuais, organogramas e estudo de layout, hoje quase não existe mais este departamento. Esses estudos podem facilmente ser encontrados na maioria das áreas da organização. Na busca de soluções e de excelência, o que prevalece é a gestão de processos, que exige esforço de todos. (Roldan, 2010)

7 Página 7 de 19 Di O destino da área de O&M A partir da leitura do texto O Triste Destino da Área de O&M II de Miguel P. Caldas, onde investiga a evolução da função e da carreira de O&M nas empresas no Brasil desde 1985 em comparação com outras áreas, é possível levantar algumas questões: Quais os motivos pelos quais O&M perdeu espaço nas organizações? Os motivos possíveis seriam uma série de fatores como: as diversas mudanças nos modelos de gestão, o desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI), o incremento de competitividade e os diversos elementos da autodeteriorização do O&M tradicional. Tanto as práticas quanto a postura do O&M tradicional não eram adequadas ao novo contexto organizacional. Por que os profissionais da área de O&M perderam espaço no mercado? Uma justificativa a ser utilizada seria que, por um lado, o tipo de cargo ofertado em O&M tem sido cada vez menos importante por outro, percebe-se que os anúncios de oferta de emprego nessa área são cada vez menos destacados, o que é também um indicador da queda da atratividade da área nas empresas. Outro ponto relevante é que boa parte das necessidades que viabilizavam a função de O&M tornou-se obsoleta, o que permitiu que profissionais de O&M fossem incorporados à área de TI ou que fossem substituídos por analistas de TI. Os profissionais de O&M podem trabalhar junto com os profissionais da área de desenvolvimento de sistemas? Essa parceria é promissora? De acordo com o texto em questão, a parceria entre profissionais de O&M e da área de desenvolvimento de sistemas não tende a ser promissora, pois, o avanço da TI parece ser o fator que mais deve acelerar o processo de transformação da função e das atividades de O&M nas organizações. A difusão do uso da informática para simplificação e racionalização das organizações torna cada vez mais difícil a sobrevivência do O&M. As atividades antes desempenhadas pelo profissional de O&M acabam sendo transferidas para os métodos informatizados. Os estudos de O&M são úteis e devem ser aplicados numa organização? Como? Qual a abrangência? Podemos perceber que os estudos de O&M são bastante úteis e auxiliam na organização do trabalho nas organizações e por isso sua aplicação é de grande contribuição e deve abranger todos os setores. Entretanto, como vimos até aqui, essa função e os profissionais que a exercem tem perdido espaço nas organizações. Uma maneira de utilizar as técnicas de O&M nesse caso, seria a apresentação periódica de profissionais da área, auxiliando os funcionários da organização a melhor organizarem seus métodos de trabalho.

8 Página 8 de19 Que habilidades os profissionais de O&M devem possuir? O profissional de O& M representa uma peça de grande importância dentro das organizaçõ es. Sua atuação po de levar a organização ao alcance de seus objetivos e a efici ência e efi cácia da força de trabalho. Chiavenato (1999), descreve que há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processso administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual. Habilidade Técnica consiste em uti liza r conheci mentos, métodos, técnica s e equipamentos necessários para a reali zação de suas tarefas específicas através de sua instrução, experiência e educação. Djalma (2013) afirma que as habi lidades técnicas dos profissionais de O& M, de forma resumida, são: c) Manusear equipamentos específicos, como computadores; d) Reunir ideias de forma lógica. Esse esforço de análise exige intense capacidade de concentração e concisão; e) Ter conhecimento das ferramentas e dos processos que a empresa usa. Habilidade Humana consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas attitudes e moti vações e aplicar uma lidera nça eficaz. Habilidade Conceitual consiste na habilidade para compreender as complexida des da organização glo bal e o ajustamento do comportamento da pessão dentro da organização. a) Levantar dados, analisar, elaborar e implantar sistemas administrativos; b) Lidar com programas, processos, processamentos, métodos e técnicas de análise administrativas, tendo em vista a planificação detalhada do processo de trabalho; Tais habilidades podem perfeitamente ser estendida aos profissionais que atuam na área de OS&M.Principalmente porque o foco principal é a estruturada da empresa onde é a atuação desse profissional e,onde também as três habilidades se encaixam.

9 Página 9 de 19 Situação dos profissionais de O&M nas empresas A área de O&M tem grandes responsabilidades quanto à efetividade organizacional, mas para isso é necessário que seu papel seja entendido pelos articuladores da organização, sendo fundamental que se defina sua abrangência, atribuições, responsabilidades, sua estrutura e seus recursos. Portanto, por meio dos quadros abaixo, é possível observar um síntese da evolução da área de O&M no decorrer dos anos, bem como a evolução da atuação de seus profissionais, a partir dos estudos realizados pelos autores Djalma e Cury, referência nas literaturas sobre O&M. SITUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE O&M NAS EMPRESAS DJALMA CURY Três situações sobre a atuação das equipes/profissionais de O&M: Quatro situações sobre a atuação das equipes/profissionais de O&M: DJALMA Três situações sobre o posicionamento da área de O&M nas empresas: SITUAÇÃO DA ÁREA DE O&M NAS EMPRESAS CURY Duas situações sobre o posicionamento da área de O&M nas empresas:

10 Página 10 de 19 Estrutura organizacional Compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa - Departamentos, divisões, seções etc. e as relações entre superiores e subordinados. Deve abranger os deveres, responsabilidades, os sistemas de autoridade e de comunicações existentes. (Cury, 2005) Como diz Roldan (2010), as estruturas organizacionais podem ser formais ou informais. Estrutura Formal - é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Estrutura Informal - é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma. Para descrever os organogramas é necessário abordar: Tipos de subordinação. Princípios de departamentalização. Tipos de departamentalização. Tipos de subordinação Os tipos de subordinação podem ser: Linha Quando um funcionário B tem como atribuição cumprir as ordens emitidas pelo chefe A. Representa-se com linha cheia de conexão vertical. Assessoria Apenas aconselha dentro de sua especialidade. Representa-se com linha cheia de conexão horizontal. Funcional Determina funções, métodos ou políticas a outras áreas ou a outros subordinados. Representa-se com linha pontilhada. Princípios de departamentalização Departamentalização é o processo de agrupar atividades em frações organizacionais, definidas segundo um dado critério, com vistas à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. (Roldan, 2010) Para estabelecer a melhor departamentalização é necessário selecionar o princípio que será utilizado. São eles: Princípio de maior uso estabelece que o departamento que mais utilizar determinada atividade deve tê-la sob sua responsabilidade e autoridade.

11 Página 11 de 19 Princípio de maior interesse estabelece que o departamento que tiver maior interesse por determinada atividade deve ser responsável pó supervisioná-la Princípio da eliminação de concorrência estabelece a necessidade de eliminar a concorrência entre departamentos, agrupando as atividades correspondentes no mesmo departamento Princípio da separação do controle estabelece que as atividades de controle deve ser separadas das atividades que estão sendo controladas, ou seja, a apuração dos resultados deve ser supervisionada por outra área. Tipos de departamentalização Roldan (2010) menciona ainda que existem os tipos de departamentalização, destaca suas principais características e indica os principais locais de aplicação, que seguem abaixo: Departamentalização por Função (ou Funcional) As tarefas são agrupadas conforme as funções a serem executadas pela organização. A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional. É indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que precise de desempenho continuado de tarefas rotineiras; e aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo. Departamentalização po Projeto Nesta departamentalização as atividades são agrupadas por projeto. É bastante utilizado em organizações de pesquisa e de consultoria. Para realizar projetos, é preciso criar organizações temporárias, que são alojadas dentro da estrutura funcional permanente. Terminada a tarefa, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ela é designado para outros projetos. A departamentalização por projetos baseia-se na definição de projeto, que consiste em um trabalho, com datas de início e término, com produto final previamente estabelecido, em que são alocados e administrados os recursos, tudo isto sob a responsabilidade de um coordenador.

12 Página 12 de 19 Departamentalização por Cliente Neste modelo de departamentalização, as tarefas são agrupadas conforme as necessidades variadas e especiais dos clientes a quem se destinam. É utilizado principalmente quando a organização trabalha com diferentes tipos de clientes, que exigem tratamento especializado. É muito comum em lojas de departamento. Departamentalização pro Processo Neste caso, as atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. É normalmente utilizado em operações industriais, de modo especial nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa. Departamentalização por Produto ou Serviço Neste tipo de departamentalização, as atividades relacionadas são agrupadas com base nos produtos ou serviços. É utilizado em grandes empresas onde os produtos são muito diferenciados ou representam um volume significativo. Departamentalização Matricial Nesse caso, há sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, essa sobreposição refere-se à fusão entre aestrutura funcional ea estrutura por projetos. O grande inconveniente da departamentalização matricial é a dificuldade de definir claramente atribuições e autoridade de cada elemento da estrutura e minimizar conflitos inevitáveis, porém, para as empresas que possam utilizá-la adequadamente, proporciona vantagens interessantes.

13 Página 13 de 19 Departamentalização por Território Neste caso, os grupos são estabelecidos por áreas geográficas. Isto ocorre principalmente quando a organização opera em regiões diferentes, tornando-se desejável a manutenção de uma administração local. Departamentalização por Tempo ou Turno Raramente utilizada nos níveis superiores da organização, a estrutura em função do tempo é utilizada basicamente na área fabril, onde o processo de fabricação não pode sofrer interrupções. Dessa forma são criados turnos de trabalho que podem ocupar até 24 horas do dia. Departamentalização por quantidade Esse tipo de departamentalização envolve agrupar um certo número de pessoas não diferenciáveis que, a partir desta situação, têm obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior. Departamentalização Mista É o tipo mais comum, pois cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adate a sua realidade organizacional, tendo em vista que é muito difícil organizações grandes e complexas utilizarem uma só técnica de departamentalização

14 Página 14 de 19 Tipos organizacionais Os tipos organizacionais surgem quando se aplicam os conceitos associados à estruturação de forma coerente com os tipos de subordinação, os princípios e os tipos de departamentalização. Cury (2005) afirma que a estrutura organizacional formal pode se dividir em 4 tipos e destaca suas principais características, vantagens e desvantagens, que seguem listadas no quadro abaixo Estrutura de Linha Estrutura de Assessoria Estrutura Funcional Características Vantagens Desvantagens Muito simples Fácil implantar Fácil entender Ordens descendentes Comunicação horizontal não incentivada Variação da linha pura Grupos de profissionais especialistas Somente aconselha em sua área de atuação (auxílio em trabalhos específicos) Ligação horizontal com linha cheia Grupos de especialistas em postos-chave Grupos de generalistas no segundo escalão Estrutura Matricial Autoridade dupla (uma técnica e outra por projeto) Complexo processo decisório Existência de duas estruturas (linha e funcional) Profissionais em constante mudança nos projetos Exige que líderes conheçam os programas de orçamento Exige que a direção respeite cronogramas e orçamentos Também denominada administração por objetivos Todos entendem Clara definição de autoridade Clara definição de tarefas Uso de especialistas (conhecimentos especializados) Solução de problemas por consultores Profissionais tecnicamente atualizados Uso de especialistas Decisões especializadas Fácil substituir ou generalista Maximização de resultados de todos os recursos empregados no projeto; baixo custo operacional, alta produtividade do produto final. Difícil mudar Comunicação lenta Tomada de decisão lenta Confusão entre a ordem da linha e o conselho da assessoria Tráfico de influência e amizade Problemas de coordenação e de priorização das atividades Multiplicidade de ordens emitidas Pode gerar altos custos, pessoal ocioso, perda do moral, sentimento de incompetência, perda da qualidade do produto final se usada por profissionais não treinados e/ou desconhecedores da técnica.

15 Página 115 de 19 Organograma O QUE É? É a representação gráfica de determinadosaspectos da estrutura organzacional (Djalma, 2013) FINALIDADE REPRESENTAR: Os órgãos componentes da empresa; De forma sucinta, as funções desenvolvidas pelos órgãos; As vinculações ou relações entre os órgãos; Os níveis administrativos; A via hierárquica; Funcionograma Se apresenta como uma variação do organograma, contendo informações das unidades organizacionais ou áreas da empresa, permitindo um conhecimento mais detalhado da empresa. (Djalma, 2013) É útil para verificar: Se existem na empresa duas ou mais áreas com as mesmas responsabilidades; Se estão faltando responsabilidades a serem alocadas nas unidades organizacionais ou áreas da empresa; Se existem responsabilidades que não estão sendo praticadas e operacionalizadas na empresa; e Se existe algum nível de desequilíbrio de responsabilidades e de autoridades entre as unidades organizacionais, considerandose o mesmo nível hierárquico na empresa.

16 Página 16 de 19 A DELTA é uma empresa que fabrica equipamentos para prospecção de petróle, está situada em um país da América Latina e é subsidiária de uma holding, com sede na América do Norte, a DELTA-CORP. A DELTA é subordinada diretamente a um vice-presidente, responsável pelas operações da empresa, na América Latina. Paralelamente a DELTA-CORP tem outros três vice-presidentes responsáveis, respectivamente, pelas oprações na Europa, àsia e América.Vistos os problemas exitentes nos últimos anos, em relação a produção e venda, foi nomeado um novo gerente geral, transferido de uma das empresas, pertencente a outra holdingsituada na Europa. O novo gerente, antes de assumir a DELTA, fez um estágio na empresa holding junto à vice-presidência para as operações na América Latina, inteirando-se dos problemas existentes na DELTA, recebendo ainda do vice-presidente um relatório recentemente elaboradopor umconsultor especialmente designado pelo comitê executivo da holding. A seguir se apresentam alguns trechos desse relatório....a estrutura de organização básica da DELTA atualmente existente, ou seja, Gerência Geral, Gerência de Produção, Gerência de Vendas e Gerência Administrativa, não mais está satsfazendo as condições para que se atinjam com eficiência os objetivos....a Gerência Geral está reforçada por um corpo de assessores especializados: jurídico, financeiro, marketing, pessoal, relações públicas, exportação, sendo qu alguns deles, principalmenteo financeiro, o de pessoal, o de marketing, orientam e baixam instruções diretamente às outras gerências. Este procedimento gera problemas na média direção visto que algumas dessas orientações e instruções conflitam com as emanadas das gerências funcionais....vistas as mudanças ocorridas na produção, com a introdução denovos produtos, exigindo equipamentos e pessoal especializado para cada linha de fabricação, sugiro que a mesma seja redepartamentalizada, usando-se outro critério diferente do atual....o mercado é favorável, devendo até ter um incremento no seu desenvolvimento, vistos os contratos de risco já realizados e as novas concorrências que estão sendo feitas....ao mesmo tempo, devemos ter maior agressividade nas vendas dotando essa área de uma estrutura mais adequada,criando unidade administrativo-comerciais nas principais capitais do país. Essas unidades administrativocomerciais, quando da fixação de sua estrutura orgânica, deverão er sua força da venda agrupada de acordo com o critério proposto para a produção.

17 Página 17 de 19 A partir da descrição da organização acima, podemos elaborar o seguinte organograma:

18 Página 18 de19 Ainda no caso da empresa DELTA, temos as seguintes descrições:...na Alta Direção é necessário uma revisão em relação às atribuições dos diversos integrantes, visto que um dos proncípios clássicos adotadospela DELTA-CORP, ter-se as decisões o mais perto das operações, está sendo descuidado na DELTA, gerando uma demora quanto à solução de problemas, e ao mesmo tempo tirando a iniciativa e a criatividade dos supervisores de média direçao....para melhoras a moral dos supervisores da média direção, e ao mesmo tempo integrá-los aos objetivos, políticas e planos definidos dela DELTA-CORP para sua subsidiária, é necessário criar um sistema formal; comit~es de coordenação dos quais devem articipar os gerentes e os supervisores da média direção....outros problemas encontrados, e que devem ser solucionados, dizem respeitoao excesso de níveis hierárquicos, à baixa amplitude de supervisão... A partir da leitura do texto explicativo sobre o caso, podemos afirmar a presença das seguintes características: Quanto ao comportamento administrativo existente, no que tange aos assessores de pessoal, financeiro e de marketing, o consultor deve ter detectado a existência de dupla subordinação. Apesar de possíveis problemas, o novo gerente tinha noção da importância da função de assessoria, pois é uma maneira de descentralizar a autoridade. O novo gerente tinha perfeita noção de que uma das funções básicas de assessoria é prestar assistência aos dirigentes, especialmente nos assuntos em que q estes não têm conhecimentos especializados. Em relação à função de vendas, o consultor propôs que ela fosse redepartamentalizada por produto e área geográfica. Ao criticar o comportamento da alta direção quanto a demora nas soluções de problemas, o consultor se reporta a um princípio de delegação. O novo gerente, ao adotar esse princípio preconizado pela DELTA-CORP, paralelamente deverá reforçar sua estrutura de delegação. Pode-se afirmar, em termos de processo decisório, de acordo com o comportamento da alta direção, que a DELTA apresenta uma administração centralizada. Esse comportamento da alta direção quanto ao processo decisório, normalmente retarda a solução de problemas. Em relação às operações fora da América do Norte, a departamentalização básica da DELTA-CORP é por áreas geográficas. Entre as vantagens apresentadas pelo critério de departamentalização, pode-se destacar a oportunidade para adaptar os planos e recursos às necessidades regionais. A DELTA está departamentalizada basicamente por função. O novo gerente ao ler o relatório deve ter visualizado as relações estruturais existentes, sendo elas de staff, de linha e funcional.

19 Palavras das autoras Bem, esperamos que tenhamos conseguido tirar algumas de suas dúvidas sobre a área de O&M através do nosso boletim informativo e estimular seu interesse em buscar novos conhecimentos. UFRRJ Curso: Administração Pública Disciplina: Sistemas e Métodos Administrativos Na nossa próxima edição continuaremos falando mais sobre a área, abordando outros assuntos. Então é isso... Nos vemos lá Até a próxima!!! Professora: Rosa Motta Rodovia BR Km 7, Campus Universitário - Seropédica, Rio de Janeiro -RJ Referências CALDAS, Miguel P. O Triste Destino da Área de O&M- II. RAE Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 1999, v. 39, n. 3, p. 6-16, Jul/Set. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. São Paulo: Campus, CURY, Antônio. Organizações & métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2005 OLIVEIRA, Djalma de Pinto R. Sistemas, Organização e Métodos: Uma abordagem gerencial. 21ª edição. São Paulo: Atlas, 2013 ROLDAN, Lucas B. Caderno de Organização, Sistemas e Métodos Dom Alberto. Santa Cruz do Sul: Faculdade Do Alberto, Disponível em < 0Roldan.PDF>. Acesso em 10/05/2014.

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Conceito de

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Março/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 05 Organização da produção e do trabalho Pessoas e sua Organização em Produção e Operações

Leia mais

Capítulo 8 Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização

Capítulo 8 Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização Capítulo 8 Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização ESTRUTURA LINEAR Características: 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4.

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

Apresentação da disciplina, conteúdo, metodologia e diretrizes de trabalhos.

Apresentação da disciplina, conteúdo, metodologia e diretrizes de trabalhos. IDENTIFICAÇÃO Nome do Curso: Administração de Empresas. Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos. Número da Disciplina: 4520. Carga Horária Semanal: 2 h/a. Carga Horária Semestral: 40 h/a. Período Letivo:

Leia mais

Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa

Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa - Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa A teoria clássica

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais

Introdução à Estrutura Organizacional nas Empresas

Introdução à Estrutura Organizacional nas Empresas Conceitos Fundamentais de Engenharia 1 Ano Profª Fernanda Cristina Vianna Introdução à Estrutura Organizacional nas Empresas 1. O Que é Estrutura Organizacional? É a estrutura formal na qual ocorrem as

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Módulo 4.Estruturas Organizacionais

Módulo 4.Estruturas Organizacionais Módulo 4.Estruturas Organizacionais Como vimos anteriormente, a Abordagem Contingencial afirma que a forma de atuar da organização deve levar em conta o ambiente onde está inserida. Sua estrutura, igualmente,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 09 Tema:

Leia mais

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás 2 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA As empresas não são amorfas. Nem estáticas. Elas tem uma constituição, um organismo que vive e palpita, que cresce e se desenvolve

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DE MANUAIS ADMINISTRATIVOS

PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DE MANUAIS ADMINISTRATIVOS MANUAIS ADMINISTRATIVOS Manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidas e cumpridas pelos funcionários

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO

PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO AULA 12 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS: Explicar os princípios e as etapas do processo de organizar. Definir responsabilidade e autoridade e suas implicações especialização,

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Gestão Estratégica de Recursos Humanos Gestão Estratégica de Recursos Humanos Professor conteudista: Ricardo Shitsuka Sumário Gestão Estratégica de Recursos Humanos Unidade I 1 INTRODUÇÃO...1 1.1 Organizações...1 1.2 Modelos de organizações...4

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Sumário Aula 1- Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Aula 2- Processo

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais OBJETIVOS DO TRABALHO Explicitar o conceito de estrutura organizacional; Apontar a importância da temática estrutura organizacional; Apresentar os principais tipos utilizados

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Fayol e a Escola do Processo de Administração

Fayol e a Escola do Processo de Administração CAPÍTULO 4 Fayol e a Escola do Processo de Administração Empresa Função de Administração Função Comercial Função Financeira Função de Segurança Função de Contabilidade Função Técnica Planejamento Organização

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

Organograma Linear. O organograma linear de responsabilidade revela:

Organograma Linear. O organograma linear de responsabilidade revela: 1 Organograma Linear O organograma linear de responsabilidade revela: 1. A atividade ou decisão relacionada com uma posição ou cargo organizacional, mostrando quem participa e em que grau, quando uma atividade

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Organogramas. Há um grande número de técnicas de representação. Estrutural, circular ou radial, funcional, estruturalfuncional,

Organogramas. Há um grande número de técnicas de representação. Estrutural, circular ou radial, funcional, estruturalfuncional, Organogramas Introdução e conceito Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento Deve ser usado como instrumento de trabalho Requisitos: Fácil leitura Permitir boa interpretação

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

ORGANOGRAMAS E FLUXOGRAMAS

ORGANOGRAMAS E FLUXOGRAMAS ORGANOGRAMAS E FLUXOGRAMAS Rodrigo Müller rodrigo.muller@ufpr.br O ambiente competitivo atual faz com que as organizações busquem cada vez mais as melhorias contínuas em seus processos, produtos e serviços.

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO

AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO O planejamento possui três etapas: O estabelecimento dos objetivos a alcançar Tomada de decisões a respeito das ações futuras Elaboração de planos Explicando melhor, quanto mais

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe atingir. 2

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras 2013 Curso: Redes de Políticas Públicas O Desafio da Governança Turma: 01 Professores: Paulo Carlos Du Pin Calmon Arthur Trindade Maranhão Costa ROTEIRO PARA

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. drivanmelo@yahoo.com.br

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. drivanmelo@yahoo.com.br FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA drivanmelo@yahoo.com.br ADMINISTRAÇÃO AD Prefixo latino = Junto de AD MINISTRAÇÃO MINISTER Radical = Obediência, Subordinação Significa aquele que realiza uma função

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 12 de Dezembro de 2006 Brasília) Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção Curso de Engenharia de Produção Manutenção dos Sistemas de Produção Introdução: Conceito Antigo de Organização da Manutenção: Planejamento e Administração de recursos ( pessoal, sobressalentes e equipamentos)

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Condicionantes da Estrutura Organizacional De acordo com Simeray ( 1970) é produto dos seguintes fatores: O valor do homem O conhecimento

Leia mais

Unidade II ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos

Unidade II ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos Unidade II ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Marcos Eduardo de Mattos Ciclo de vida organizacional Assim como o ciclo de vida dos seres humanos, as organizações surgem como seres vivos, para

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

1. As Áreas Funcionais e Ambiente Organizacional

1. As Áreas Funcionais e Ambiente Organizacional 1. As Áreas Funcionais e Ambiente Organizacional Conteúdo 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora Atlas Administração - Teoria, Processo e Prática

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais