GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EMPRESA OLISEU PAROLIN ME DE ENGENHEIRO BELTRÃO PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EMPRESA OLISEU PAROLIN ME DE ENGENHEIRO BELTRÃO PR"

Transcrição

1 GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EMPRESA OLISEU PAROLIN ME DE ENGENHEIRO BELTRÃO PR Larissa Parolin Grego Selicani, Unespar Câmpus de Campo Mourão, Simone da Silva, Unespar Câmpus de Campo Mourão, Marcos Schebeleski, Unespar Câmpus de Campo Mourão, RESUMO: Com o advento da globalização e a acirrada concorrência entre as empresas, torna-se inviável e extremamente difícil desenvolver, controlar, planejar e dirigir as atividades organizacionais sem as tecnologias e os sistemas gerenciais informatizados, que por sua vez facilitam e trazem agilidade para o processo de tomada de decisão para o ambiente organizacional. Nesse contexto, esse trabalho, após um diagnóstico, se propõe a delinear uma proposta para a implantação de um sistema de informação apoiado por recursos de Tecnologia da Informação que proporcione efetivo suporte à tomada de decisão e que possa agregar novas estratégias para a gestão da empresa Oliseu Parolin Me, objeto do estudo, buscando-se assim, que a integração entre sistema de informação apoiado por tecnologia e planejamento estratégico contribua efetivamente para o crescimento e até mesmo a sobrevivência das organizações, sendo que a união dessas ferramentas proporciona agilidade no processo decisório e permite a empresa ser mais competitiva frente ao mercado. Palavras-chave: Gestão estratégica. Tecnologia da informação. Sistema de informação INTRODUÇÃO A partir da década de 60, a indústria da construção civil adquiriu considerável destaque no cenário nacional, o que passou a exigir estudos voltados para administração estratégica a fim de disponibilizar um eficiente planejamento organizacional. As empresas inseridas no mercado atual precisam estar sempre bem conectadas quanto a novidades e exigências de seus clientes, bem como de seus concorrentes, para que assim possam garantir sua sobrevivência. Para Daft (2002), as organizações de grande sucesso de hoje são normalmente aquelas que captam, armazenam, distribuem e utilizam informações de maneira mais eficaz, e mais do que instalações, equipamentos ou até produtos, é a informação de que uma empresa dispõe e o modo como ela a utiliza que definem até a sobrevivência organizacional. Nesse contexto, o presente artigo se propõe, a título de objetivo geral, após um diagnóstico, delinear uma proposta para a implantação de um sistema de informação apoiado por recursos de Tecnologia da Informação que proporcione efetivo suporte à tomada de decisão e que possa agregar novas estratégias para a gestão da empresa Oliseu Parolin Me. Vale destacar que, com a concorrência e a exigência do consumidor, torna-se indispensável o acompanhamento das mudanças cotidianas ocorridas no mercado, haja vista que é preciso dispor de ferramentas e informações que orientem o empresário na tomada de decisão, principalmente para desenvolver estratégias com o objetivo de manter ou tornar as empresas competitivas e lucrativas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO A informação é um elemento que está presente no ambiente organizacional e se torna essencial em todas as áreas interligadas à empresa, uma vez que, dentro de uma organização, as decisões são pautadas em informações. A informação é um recurso vital para a empresa, pois integra, quando devidamente organizada, outros subsistemas e funções das unidades organizacionais. O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, os quais podem ser identificados como pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação (OLIVEIRA, 1993). O Sistema de Informação tem como principal elemento a informação e seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações com qualidade para o apoio das funções da organização. Oliveira (1993), explica que o sistema de informação pode ser caracterizado como o processo da transformação de dados em informações que serão utilizadas na estrutura decisória da empresa. Laudon e Laudon (1999, p. 04), definem sistema de informação como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas. Um sistema de informação não pode ser descrito somente com tecnologias computacionais ligadas a ele, uma vez que é combinado de três componentes que garantem sua eficiência: tecnologia, organizações e pessoas. Laudon e Laudon (1999) explicam que os sistemas empresariais possuem diferentes tipos de sistemas de informação que buscam solucionar diferentes níveis de problemas e funções dentro da organização, no entanto, os sistemas podem ser classificados de acordo com o tipo de problema organizacional que eles procuram resolver, sendo eles: sistemas de nível estratégico (planejamento e investimentos); sistemas táticos (controle e avaliação); sistemas de conhecimento (criação e distribuição) e sistemas operacionais (ação e produção). Para O Brien (2004, p. 6) sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. Esse conceito que O Brien (2004) traz de sistema de informação vem agregar o conceito de tecnologia, em que as redes de computadores são os sistemas de componentes de processamento de informações que utilizam uma multiplicidade de hardware, software, gerenciamento de dados e tecnologias de redes de telecomunicações. A partir dessas características a TI é uma ferramenta que transforma os recursos de dados em produtos de informação.

3 A Tecnologia da Informação por intermédio dos Sistemas de Informação também pode ser utilizada como uma ferramenta de diferencial competitivo no mercado atual, uma vez que os recursos de TI fornecem suporte para o gerenciamento eficaz das atividades da empresa. Para Rezende e Abreu (2003, p. 106) com a crescente concorrência global, as empresas terão cada vez mais necessidade de informação, tanto no mercado, quanto a respeito dos planos e intenções de consumidores e dos competidores. Os sistemas de informação estão assumindo um papel estratégico que envolve a utilização de tecnologia da informação para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagem competitiva. Esse papel gera o que são considerados sistemas de informação estratégica, os quais se concentram em resolver problemas relacionados com a prosperidade da empresa em longo prazo e sua sobrevivência, tendo como objetivo fornecer soluções que permitirão às empresas derrotar e frustrar seus concorrentes. (LAUDON e LAUDON, 1999; O BRIEN, 2004). Balarine (2002) destaca o sucesso crescente da utilização do Sistema de Informação, em especial, a Internet, no ambiente de negócios. Atualmente além de servir como correio eletrônico e fontes de consultas, a Internet vem assumindo um papel importante de comércio eletrônico. Contudo a evolução do mercado vem transformando as empresas em um ambiente cada vez mais complexo e competitivo, e a tecnologia da informação é uma ferramenta que vem agregar valor através de seus recursos, proporcionando agilidade e eficiência no gerenciamento das atividades organizacionais. Atualmente vive-se em um mundo de organizações. Tudo o que a sociedade requer e do qual necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações. Contudo, as organizações não sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas por mero acaso, vale ressaltar que para alcançar os objetivos traçados, é necessário que as empresas busquem conceitos e técnicas voltados para administração estratégica. No que se refere à administração estratégica, Miles e Snow (1978) trazem uma abordagem um tanto antiga, mas que traduz o perfil estratégico das organizações proporcionando boas condições para uma estrutura onde se resume em quatro tipos organizacionais de estratégias: defensiva, prospectora, analítica e reativa. Vale ressaltar que as empresas inseridas no mercado precisam estar sempre bem conectadas quanto a novidades e exigências de seus clientes, bem como de seus concorrentes, para que assim possam garantir sua sobrevivência. Neste sentido, para que isso ocorra de forma positiva, a administração estratégica proporciona aos gestores das organizações um suporte para a tomada de decisão, indicando o melhor caminho para seguir, no qual possam superar imprevistos, incertezas e riscos que ocorrem pelas constantes mudanças do ambiente onde está inserida.

4 Chiavenato (2004) afirma que o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. E que planejar significa definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo, pois o planejamento consiste em saber onde pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em qual sequencia. O autor ressalta que o planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. As organizações empresariais precisam realizar um planejamento para sua reestruturação, reorganização, flexibilização, adaptação e modificação de forma política, econômica e social, para assim continuarem presentes e crescentes no mercado de negócios. Percebe-se que o contexto atual das organizações reforça o papel relevante da TI, que quando bem estruturada e planejada, pode contribuir nessa adequação, facilitando aos gestores a geração de cenários decisórios produzidos com as informações oportunas e os conhecimentos personalizados. A tecnologia da informação tem como finalidade e utilidade o desenvolvimento e a melhoria dos sistemas de informação, que auxiliam a empresa em seus negócios, processos e atividades; ainda deve ser trabalhada e estudada de forma envolver todas as atividades empresariais, as quais não podem ser organizadas e resolvidas apenas com computadores (REZENDE e ABREU, 2003). Tait (2006) explica que para a implementação eficaz da TI, vários elementos são considerados, como recursos humanos envolvidos, a cultura organizacional, a tecnologia disponível, a integração com negócios e sistemas, o comprometimento dos níveis superiores e a visão da utilização da TI. Para que um SI seja implantado apoiado em recurso de TI é importante considerar uma metodologia que contenha etapas básicas a serem seguidas para que o processo seja bem estruturado e alcance seu objetivo com sucesso. Não é somente implantando um sistema de informação no ambiente empresarial que os problemas poderão ser sanados, mas sim a execução de todo um planejamento bem estruturado que proporcionará o adequado suporte. Nesse sentido, Oliveira (2011) apresenta as fases que compõem o desenvolvimento e implementação do SI, são elas: Primeira fase: Conceituação do SI - considera os problemas que a empresa enfrenta, as necessidades não atendidas pelo atual sistema e o seu relacionamento com os objetivos da organização. Segunda fase: Levantamento e Análise do SI - se concentra no processo decisório, portanto é importante saber quem toma as decisões, quais decisões são tomadas, se as informações são suficientes para esse processo e os recursos utilizados para realizar essa tarefa. Terceira fase: Estruturação do SI - o SI deve ser estruturado respeitando a filosofia de atuação da empresa, e para que possa alcançar a eficiência alguns pontos são essências como a simplicidade, flexibilidade, economicidade, confiabilidade, aceitabilidade e produtividade do sistema.

5 Quarta fase: Implementação do SI - o executivo deve nessa etapa preparar a documentação informativa necessária aos usuários, oferecer treinamento, supervisionar a implementação das diversas partes do sistema e acompanhar a implementação consolidando um adequado processo de avaliação. Quinta fase: Avaliação do SI - será possível analisar se a implantação do SI foi útil para as atividades da empresa, se as informações estão sendo fornecidas com eficácia para o processo de tomada de decisão. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA A empresa Oliseu Parolin Me, cujo nome fantasia é Mil Lajes, atua na cidade de Engenheiro Beltrão e tem como atividades a fabricação de lajes, pré-moldados, alambrados, palanques para varal, tampas para fossa, suporte para antena parabólica e caixa d água. Também comercializa materiais para construção, como areia, pedra, ferro, telha, cimento, cal e lajota. A empresa, no que tange a estrutura de TI, possui um computador portátil (notebook), internet com transmissão via rádio digital e aparelho de telefone celular; não possui impressora, copiadora, scanner, telefone fixo, aparelho de fax, máquinas para cartão débito/crédito, da empresa, nem software aplicativo. Os controles administrativos em geral, são realizados através de planilhas elaboradas no Microsoft Excel. As informações são repassadas a auxiliar administrativo por meio de blocos de recibos e/ou pedidos, ou verbalmente, em seguida ela faz as anotações em planilhas manuais desenvolvidas em papel sulfite e no fim do dia alimenta a planilha eletrônica. Não existe o controle e registro referente a cadastro de clientes, fornecedores, produtos e funcionários. A empresa não possui nenhum banco de dados com informações que utilizam no dia-adia da empresa. Ainda não possui site, e telefone fixo para a comunicação da empresa com o ambiente externo e interno. Outro fator observado é que atualmente a Mil Lajes não possui objetivos e políticas formalmente definidos voltados para o planejamento estratégico, porém são aplicadas medidas que colaboram para seu desenvolvimento financeiro e econômico, onde o proprietário confia que tais medidas utilizadas são favoráveis e se enquadram em sua maneira de negociar com seus fornecedores e clientes. ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA Constata-se que a empresa possui recurso computacional para auxiliar na administração de algumas informações, esse fator integrado com as propriedades da Internet podem trazer agilidade e eficiência para o sistema de informação com o qual a empresa trabalha. No entanto, Laudon e Laudon

6 (1999) destacam que o sistema de informação é composto de tecnologia, organizações e pessoas, complementam ainda que sem as instruções fornecidas pelo software, o hardware é incapaz de executar tarefas que são associadas aos computadores. Na empresa Mil Lajes é possível identificar que os poucos recursos de TI estão subutilizados e por isso acabam por não oferecer o efetivo suporte ao gerenciamento de suas atividades, e essa carência parece dificultar a expansão da organização frente ao mercado. Nota-se que os controles financeiros estão sendo feitos de duas formas, manual e por meio de planilhas eletrônicas, esse procedimento traz retrabalho para as atividades e consequentemente morosidade para o processo de tomada de decisão. Portanto, deve-se considerar a atenção da empresa com o controle de suas atividades, embora feitos em grande parte manualmente, procuram fazer os lançamentos das informações corretamente para identificar o volume de transações realizadas dentro das dependências da organização. Observa-se que as ferramentas utilizadas pela empresa para realizar o controle são: blocos de pedidos, folhas de sulfite e planilhas elaboradas no Microsoft Excel para transformar o sistema de informação da empresa útil, no entanto, a TI pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz e com diferencial competitivo no mercado atual, trazendo agilidade para o processo de tomada de decisão. Constata-se que a empresa não possui um banco de dados com as informações de seus clientes, fornecedores e funcionários. Essa prática dentro da organização pode ser caracterizada como inadequada para a manutenção das atividades empresariais em um mercado com tamanha concorrência. Rezende e Abreu (2003) enfatizam que o gerenciamento dos dados é fundamental para o funcionamento normal do sistema de informação da empresa, sendo que sem os dados e a capacidade de processá-los, ela não estaria apta a executar com efetividade suas atividades. A tecnologia auxilia as informações da empresa na identificação das ameaças e oportunidades do mercado, através dessa ferramenta a empresa fica conectada com as mudanças do ambiente. Nesse sentido, nota-se que a Mil Lajes não está utilizando esse valioso recurso a seu favor, sendo que disponibiliza apenas um aparelho celular como veículo de comunicação com seus clientes, com esse sistema de atendimento o estabelecimento de vínculos comerciais com os clientes fica fragilizado e isso permite a ação dos concorrentes. Observou-se que a empresa, faz pouco uso da administração estratégica, bem como não possui planejamento voltado para a inovação tecnológica, métodos eficientes de produção e metas específicas de vendas, entre outras. Neste sentido, vale resgatar que as estratégias existentes na empresa se enquadram com a abordagem reativa exposta por Miles e Snow (1978), onde tal abordagem é considerada como uma

7 espécie de não-estratégia, por não possuir nenhum método coerente que permita a empresa competir ou se adaptar ao mercado. Embora não exista um planejamento estratégico formalizado, a Mil Lajes possui suas estratégias que a tornam competitiva frente ao mercado. Porém quando são feitas previsões, o planejamento se fortifica e as decisões ficam mais rápidas e eficazes, possibilitando também a abertura para novas estratégias, isso faz com que a empresa trabalhe com mais foco em seu nível estratégico. No entanto, devido à empresa não aplicar estratégias pautadas em parâmetros teóricos como afirma Miles e Snow (1978) e Oliveira (2011), cabe destacar que a mesma fica exposta a ameaças do ambiente externo, bem como: a concorrência acirrada; inovação tecnológica; investimentos em publicidade; variedades em seus portfólios, entre outras. POSSÍVEIS PROBLEMAS DETECTADOS O principal problema identificado neste estudo decorre da falta de um sistema de informação apoiado pela TI. A partir desse apontamento, é possível identificar vários problemas que a empresa enfrenta bem como inúmeras ameaças que podem vir a acometê-la, o que consequentemente pode desencadear uma reação em cascata, ou seja, o problema se inicia em nível estratégico e logo atinge as áreas e/ou departamentos que envolvem os níveis tático e operacional. SUGESTÕES E/OU RECOMENDAÇÕES Conforme exposto, uma vez que o principal problema é a falta de um SI apoiado pela TI, recomenda-se então a implantação de um SI que possa atuar de maneira efetiva a partir do nível estratégico, buscando abranger toda a organização e que possa proporcionar agilidade no processo de tomada de decisão. Sendo assim, serão apresentadas duas opções de sistema de informação apoiados em TI: O sistema SHE - Sistema Hábil Empresarial, que está disponível gratuitamente na Internet; e o sistema, TSI Tecnologias em Sistemas de Informações, pago, cotado em uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares para gestão empresarial com custo de manutenção mensal, apresentando também as funcionalidades e particularidades de cada sistema. Independente de qual sistema a empresa optar, as etapas sugeridas seguirão esta mesma orientação para a implantação, baseada em Oliveira (2011): Primeira Fase: Conceituação do SI A fase de Conceituação do SI considera os problemas que a empresa enfrenta, as necessidades não atendidas pelo atual sistema e o seu relacionamento com os objetivos da organização. A partir dos possíveis problemas já citados anteriormente, constata-se que a escolha de um software que atenda às

8 necessidades da empresa, pode disponibilizar informações que ofereçam suporte à operacionalização das estratégias e permitirá um programa adequado das atividades da organização, alinhando seus objetivos através de um planejamento estratégico. Para a efetividade dessa implantação faz-se necessário a adequação da estrutura física para suportar tal mudança. A instalação de um software inicial com as funções básicas, conforme sugestão, não necessita de expressiva arquitetura, como na Mil Lajes já existe rede elétrica adequada e também recursos de hardware, resta apenas verificar a alocação de todos os recursos de forma que otimize a utilização do SI. Outro fator importante nessa fase é a elaboração de um cronograma que defina as prioridades no processo de implantação do sistema. O ideal é que no primeiro mês seja feito testes-piloto para a adaptação dos usuários ao sistema e paralelamente mantenha a utilização do sistema atual utilizado na empresa, para evitar a perda de informações relevantes. Após esse tempo de testes, recomenda-se migrar aos poucos todas as informações até então processadas manualmente, para o novo SI, como cadastrar os clientes, as contas a pagar e as contas a receber, após um tempo de manuseio, ir cadastrando as demais funções paulatinamente até alcançar habilidade com o novo esquema de controle. Segunda Fase: Levantamento e Análise do SI A operacionalização do SI será realizada em grande parte pela auxiliar administrativo. O diretor também utilizará o sistema e é a pessoa responsável por tomar as decisões dentro da empresa. Foi possível observar que muitas informações não são utilizadas no SI atual da empresa, porém possuem relevância para a tomada de decisão. Nesse sentido recomenda-se que no sistema optado, a empresa utilize rotinas básicas, portanto suficientes para a inclusão de informações úteis e necessárias na eficiência de seus controles, entre as principais estão: cadastro de clientes, fornecedores, produtos, funcionários; controle de contas a receber, de contas a pagar, controle bancário, vale de funcionários, lançamentos e movimentos do caixa (receitas e despesas), agenda de contatos e compromissos. Com a inclusão dessas informações, será possível a emissão de relatórios e a visualização da situação da empresa em suas áreas, em menor tempo, contendo informações precisas e com uma ferramenta que é o banco de dados. Essa substituição de um SI manual para um informatizado trará agilidade nas atividades da empresa e simplicidade aos processos com o decorrer do tempo.

9 Terceira Fase: Estruturação do SI Essa fase configura os aspectos que um SI precisa possuir para se tornar eficiente para a empresa. Os dois softwares sugeridos possuem um layout bem definido e autoexplicativo, rotinas básicas e flexíveis. Essa simplicidade e flexibilidade na operacionalização do sistema trazem maior confiabilidade e aceitabilidade, uma vez que, diminuindo o grau de dificuldade e possibilitando a visualização dos resultados das entradas e saídas do sistema, os usuários trabalham de maneira eficaz, reduzindo o grau de resistência à implantação. Um ponto a ser analisado é a relação custo versus benefício que um sistema de informação proporciona. Determinar os benefícios apresentados pelo SI é um desafio, uma vez que em grande parte eles são intangíveis. Nesse sentido, considera-se os benefícios tangíveis e intangíveis, alguns podem ser quantificados e possuir um valor monetário e outros não possui essa característica tão pragmática, no entanto os ganhos tendem a aparecer no longo prazo. Os custos relacionados com a implantação de um Sistema de Informação devem ser admitidos pelo empresário como um investimento para o crescimento da organização no mercado, que apresentará resultados satisfatórios. Quarta Fase: Implementação do SI Nessa fase são envolvidos os aspectos comportamentais dos usuários, uma vez que a partir da implementação do SI a empresa precisa deixar a disposição os manuais informativos do novo sistema, disponibilizar treinamento aos funcionários e acompanhar esse processo objetivando um bom resultado futuro. É importante nessa etapa acontecer um controle paralelo ao processamento definitivo das informações para o novo SI, desta forma a empresa não corre o risco de perder os dados da empresa. E essa postura ajudará na avaliação do sistema implantado, possibilitando a percepção da sua eficiência. Para a operacionalização do SI a ser implantado, o diretor da Mil Lajes deverá proporcionar treinamento adequado aos funcionários envolvidos no processo, evitando resistência à mudança e buscando otimizar os resultados proporcionados ao ambiente empresarial. Quinta Fase: Avaliação do SI Na fase de avaliação será possível analisar se a implantação do SI foi útil para as atividades da empresa, se as informações estão sendo fornecidas com eficácia para o processo de tomada de decisão. É relevante notar se houve aceitação do sistema pelos usuários, clientes e fornecedores; observar se a empresa apresentou resultado bom ou ruim após a sua implantação; se os relatórios fornecidos ajudaram na tomada de decisão e avaliar a efetiva contribuição que o SI trouxe à empresa.

10 Após a avaliação e um balanço anual da organização, serão mensuráveis as ações corretivas que precisam ser feitas para o aperfeiçoamento do SI. De acordo com a literatura, vários benefícios são alcançados a partir do apoio de um Sistema de Informação, como a melhoria na tomada de decisões através do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; redução de custos através das funções auxiliares de previsão e planejamento; redução do grau de centralização das decisões; melhoria na adaptação e reação da empresa frente às mudanças do mercado; melhor interação com os fornecedores e consolidação de parcerias. Além da implantação de um SI, sugere-se que a empresa utilize um sistema apoiado por recursos de TI não somente como uma ferramenta para suporte administrativo, mas também como uma arma estratégica que fornecerá a partir do armazenamento e manipulação de seu banco de dados subsídio para novas tendências como, por exemplo, e-commerce e e-business, o que possibilitará a empresa obter vantagens competitivas frente ao mercado. CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com que foi exposto ao longo deste trabalho, foi possível constatar que a integração entre sistema de informação apoiado por tecnologia e planejamento estratégico contribui efetivamente para o crescimento e até mesmo a sobrevivência das organizações, sendo que a união dessas ferramentas proporciona agilidade no processo decisório e permite a empresa ser mais competitiva frente ao mercado. O objetivo basilar desta pesquisa foi, após um diagnóstico, delinear uma proposta para a implantação de um sistema de informação apoiado por recursos de TI que proporcione efetivo suporte à tomada de decisão e que possa agregar novas estratégias para a gestão da empresa. Esse objetivo foi alcançado quando após uma análise da empresa Mil Lajes e de sua base instalada, foi possível o delineamento de duas sugestões de software que seriam adequadas para a melhor gestão da empresa, bem como uma metodologia para a implantação do sistema, embasadas em literaturas importantes. Juntamente com a inclusão dessa tecnologia nas atividades da organização, foi sugerida a integração de estratégias que um sistema é capaz de fornecer, trazendo uma vantagem competitiva para a empresa, para isso foram fundamentais as informações obtidas junto ao Diretor Geral da empresa. Ainda procurou-se destacar a importância do Planejamento Estratégico dentro do processo de Administração Estratégica, colocando-o como uma ferramenta útil para a gestão das organizações. Deste modo, o Planejamento Estratégico deve ser visto como um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões importantes sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de seus objetivos.

11 Durante a realização deste trabalho, pode-se observar que a Mil Lajes não possui um sistema de informação com recursos de TI, e isso prejudica o desempenho da organização, pois dificulta a realização das tarefas corriqueiras, a qualidade das informações fica comprometida, o controle administrativo e financeiro fica fragilizado, existe demora nos processos decisórios e o planejamento estratégico carece de informações, ou seja, afeta grande parte da eficiência e dos resultados da empresa. Esse direcionamento contribuiu para que a empresa repensasse seu modelo de gestão e sua postura estratégica. Ao término desta pesquisa, pôde-se constatar que um sistema apoiado por recursos de TI proporciona às organizações e ao mercado no qual estão inseridas, vantagem competitiva e um dinamismo para o ambiente empresarial, desta forma, torna-se viável a adesão a um sistema para uma melhor gestão de negócios frente às exigências do mercado. REFERÊNCIAS BALARINE, O. F. O. Tecnologia da informação como vantagem competitiva. RAE eletrônica, v. 1, n. 1, jan./jun., CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, DAFT, Richard L. Organizações: teorias e projetos. Trad. Cid Knipel Moreira. Rev. Técnica Reinaldo O. Silva. São Paulo: Thomson Learning, KOINONIA SOFTWARE. Sistema hábil empresarial. Disponível em: < Acesso em: 16 set LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação.trad. Dalton Conde de Alencar. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: Mc GrawHill, O BRIEN, J. A.. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. Trad. Célio K. Moreira e Cid K. Moreira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais. 2. ed. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais. Estratégicastáticas-operacionais. 14. ed. São Paulo: Atlas, REZENDE, D.A.; ABREU, A. F.. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais:o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

12 TAIT, T. F. C.. Arquitetura de sistemas de informação. Maringá: Eduem, 2006.

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Por que estudar sistemas de informação?

Por que estudar sistemas de informação? Por que estudar sistemas de informação? Por que estudar sistemas de informação? Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, as, marketing, RH ou qualquer outra grande

Leia mais

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2015. Todos direitos reservados. Atualizado em setembro de 2015 Conceituação do SIG Introdução Nessa fase o executivo

Leia mais

FURB - Universidade Regional de Blumenau TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico: Fernando Antonio de Lima Orientador: Oscar Dalfovo

FURB - Universidade Regional de Blumenau TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico: Fernando Antonio de Lima Orientador: Oscar Dalfovo FURB - Universidade Regional de Blumenau TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico: Fernando Antonio de Lima Orientador: Oscar Dalfovo Roteiro Introdução Sistemas de Informação - SI Executive Information

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NA SELEÇÃO / IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO - ERP Alinhamento das expectativas; O por que diagnosticar; Fases do diagnóstico; Critérios de seleção para um ERP; O papel da

Leia mais

MPA 015 Fundamentos de Sistemas de Informação

MPA 015 Fundamentos de Sistemas de Informação MPA 015 Fundamentos de Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Mestrado Profissional em Administração Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho Prof. Dr. Fábio Favaretto 1 Informações

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Estrutura de um Sistema de Informação Vimos

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Tecnologia Aplicada à Gestão

Tecnologia Aplicada à Gestão Tecnologia Aplicada à Gestão Parte 4 Aula 11 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br Introdução O que são e para que servem os Sistemas de Suporte Gerencial? Como

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS Entendendo o cenário atual As organizações continuam com os mesmos objetivos básicos: Prosperar em seus mercados de atuação

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING

PLANEJAMENTO DE MARKETING PLANEJAMENTO DE MARKETING A análise ambiental e o planejamento beneficiam os profissionais de marketing e a empresa como um todo, ajudando os gerentes e funcionários de todos os níveis a estabelecer prioridades

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem Os benefícios do ERP Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG Rosângela da Silva Nunes 1 Centros de Recursos Computacionais - CERCOMP Universidade Federal de Goiás UFG Campus II, UFG, 74000-000, Goiânia

Leia mais

Figura 1 - Processo de transformação de dados em informação. Fonte: (STAIR e REYNOLDS, 2008, p. 6, adaptado).

Figura 1 - Processo de transformação de dados em informação. Fonte: (STAIR e REYNOLDS, 2008, p. 6, adaptado). Tecnologia da Informação (TI) A tecnologia é o meio, o modo pelo qual os dados são transformados e organizados para a sua utilização (LAUDON; LAUDON, 1999). Os dados podem ser considerados como fatos básicos,

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Vanessa Nascimento. 5 vantagens. de usar pesquisas no marketing

Vanessa Nascimento. 5 vantagens. de usar pesquisas no marketing Vanessa Nascimento 5 vantagens de usar pesquisas no marketing Você já se perguntou? Quais eram as 5 vantagens de usar pesquisa no marketing? A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor,

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NA SELEÇÃO / IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO - ERP Para as corporações, as mudanças são absorvidas pelas equipes internas, envolvendo tecnologia, contabilidade, logística

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Abordagens. Ao redor do computador. Ao redor do computador. Auditoria de Sistemas de Informação. Everson Santos Araujo <everson@por.com.

Abordagens. Ao redor do computador. Ao redor do computador. Auditoria de Sistemas de Informação. Everson Santos Araujo <everson@por.com. Abordagens Auditoria de Sistemas de Informação Ao redor do computador Através do computador Com o computador Everson Santos Araujo 2 Ao redor do computador Ao redor do computador Auditoria

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 3 Estratégias e Mudanças Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 3.1 2003 by Prentice Hall 3 ão, Organizações ões, Administração e Estratégia OBJETIVOS

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS John F. Eichstaedt, Toni Édio Degenhardt Professora: Eliana V. Jaeger RESUMO: Este artigo mostra o que é um SIG (Sistema de Informação gerencial) em uma aplicação prática

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Planejamento e Gerência de Sistemas de Informação sob o Ângulo da Gestão por Processos (*)

Planejamento e Gerência de Sistemas de Informação sob o Ângulo da Gestão por Processos (*) Planejamento e Gerência de Sistemas de Informação sob o Ângulo da Gestão por Processos (*) Jaime Robredo 1. Introdução A tradução para o português da expressão inglesa process management não permite evidenciar

Leia mais

CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE

CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE Juliano Flores Prof. Wagner Walter Lehmann Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Gestão de Tecnologia da Informação (GTI0034) Prática do Módulo

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa tem como finalidade reorganizar a área de Tecnologia da Informação TI do TJMG, sob o ponto de vista de gestão e infraestrutura, baseados em sua estrutura

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Sistemas de Informações. Profº: Daniel Gondim

Sistemas de Informações. Profº: Daniel Gondim Sistemas de Informações Profº: Daniel Gondim 1 Roteiro O que é um sistema de informação. Entrada, processamento, saída, feedback. SI (Manuais e Computadorizados). Tipos de Sistema de Informação e Grupos

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Uso dos computadores e a Tecnologia da informação nas empresas: uma visão geral e introdutória

Uso dos computadores e a Tecnologia da informação nas empresas: uma visão geral e introdutória Uso dos computadores e a Tecnologia da informação nas empresas: uma visão geral e introdutória Não há mais dúvidas de que para as funções da administração - planejamento, organização, liderança e controle

Leia mais

Quais estratégias de crédito e cobranças são necessárias para controlar e reduzir a inadimplência dos clientes, na Agroveterinária Santa Fé?

Quais estratégias de crédito e cobranças são necessárias para controlar e reduzir a inadimplência dos clientes, na Agroveterinária Santa Fé? 1 INTRODUÇÃO As empresas, inevitavelmente, podem passar por períodos repletos de riscos e oportunidades. Com a complexidade da economia, expansão e competitividade dos negócios, tem-se uma maior necessidade

Leia mais