Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas."

Transcrição

1

2 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS 6º ANO 1º BIMESTRE Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares das ADIVINHAS E ANEDOTAS. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Compreender e empregar a pontuação lógica e expressiva nas situações de interação verbal. Diferenciar os tipos de frase baseando-se nos padrões de entonação. Ouvir/contar adivinhas e anedotas. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação. Reconhecer e relacionar o texto verbal ao não-verbal. Diferenciar sentidos associados aos variados formatos de balão e tipos de letras empregados. Compreender os efeitos de sentido e humor presentes nos diferentes tipos de linguagem. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ADIVINHAS E ANEDOTAS. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade dos gêneros trabalhados. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Interpretar com auxilio de material gráfico. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados.

3 EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes tipos de porquês. Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção das HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ADIVINHAS E ANEDOTAS. Explorar o valor que as diferentes variações linguísticas têm para os respectivos grupos sociais. Reunir informações sobre variações linguísticas que caracterizam as diferentes regiões do Brasil. Refletir sobre o uso da linguagem figurada, gírias, interjeições e onomatopeias nos gêneros em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ADIVINHAS E ANEDOTAS e das condições de produção. Produzir Histórias em Quadrinho, Adivinhas e Anedotas observando os aspectos que constituem cada gênero em função das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Retextualizar uma Anedota transformando-a em uma HQ.

4 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO 2º BIMESTRE Poema, Textos instrucionais (bula, receita, manual de instruções), Convite. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares Dos Poemas, Convites e Textos Instrucionais. Debater sobre a importância da leitura/compreensão das descrições e instruções. Ouvir/declamar Poemas de forma orientada atentando para os aspectos sonoros que o constituem. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Observar os aspectos formais relacionados ao verso, à estrofe e à exploração gráfica de espaços em textos poéticos em língua portuguesa (brasileiros, portugueses e africanos). Reconhecer a estruturação do Poema em versos e estrofes. Compreender os aspectos constitutivo da Poesia Concreta. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Poemas, Convites e Textos instrucionais. Identificar o efeito de sentido gerado pela repetição de sons e palavras. Diferenciar Poema e Prosa. Diferenciar Poema e Poesia. Identificar a presença da Poesia na Prosa Poética. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas.

5 Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Interpretar com auxilio de material gráfico. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Diferenciar o sentido conotativo e denotativo de palavras e expressões nos textos estudados. Compreender a função textual dos substantivos na nomeação de coisas, pessoas e lugares, diferenciando os substantivos próprios dos comuns. Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Poemas, Convites e Textos instrucionais. Reconhecer a função dos numerais na construção dos textos instrucionais, em especial, nas receitas. Compreender a diferença entre número, numeral e algarismo. Utilizar sinonímias e antonímias como recurso de construção dos Poemas. Compreender a utilização do Trocadilhos e a sua significação no contexto. Refletir sobre a estrutura e os recursos expressivos dos textos poéticos verso, estrofe, rima, ritmo e musicalidade. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. Identificar e compreender o uso das principais figuras de linguagem que compõem os Poemas em estudo. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Poema, Convite - dos textos Instrucionais e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Produzir Poemas, Convites e Textos instrucionais observando os aspectos que constituem cada gênero/tipo. Ilustrar um Poema com recursos digitais, desenho, pintura e/ou corte e colagem. Produzir uma estrofe dando continuidade ao trecho do Poema apresentado.

6 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO 3º BIMESTRE Contos de Fadas, Fábulas e Lendas (Riostrenses, Indígenas e Africanas) EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Contos de Fadas, Fábulas e Lendas. Ouvir histórias contadas por diferentes pessoas (professores, colegas, pessoas da comunidade). Contar e recontar Contos, Fábulas e Lendas utilizando estratégias de entonação e pausas. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Contos de Fadas, Fábulas e Lendas. Compreender elementos da cultura indígena e africana através das lendas e sua influência na nossa língua e literatura. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Identificar os elementos básicos das narrativas: tempo, espaço, personagens, enredo, narrador. Compreender a moral da história estabelecendo as relações de causa/consequência. Antecipar o assunto de um texto a partir dos elementos gráficos a ele ligados. Polemizar os Contos de Fadas tradicionais propondo leituras diferentes das consideradas clássicas. Conhecer as lendas de Rio das Ostras. Compreender e utilizar os diferentes tipos de discurso na construção dos textos em estudo. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas.

7 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Identificar o conflito gerador do enredo. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Contos de Fadas, Fábulas e Lendas. Identificar a função dos adjetivos e artigos na caracterização de espaços e personagens dos gêneros em questão. Identificar, compreender e utilizar os discursos diretos e indiretos na construção das narrativas. Utilizar com adequação os sinais de pontuação na construção dos diálogos das personagens. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Contos de Fadas, Fábulas e Lendas- e das condições de produção. Pesquisar e reescrever histórias rionstrenses. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Recontextualizar Contos de Fadas ambientando-os em Rio das Ostras. Produzir um livro com lendas africanas e indígenas catalogados pela turma. Recontar resumindo um dos textos estudados.

8 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Diário (Pessoal e Virtual), Bilhete, Torpedo. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Diários e Bilhetes. 6º ANO 4º BIMESTRE Discutir as semelhanças e diferenças entre os diários virtual e pessoal. Escutar a leitura de diários ficcionais sendo capaz de antecipar fatos e mantendo a coerência textual. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Reconhecer o impacto do Bilhete e do Torpedo nas relações sociais. Diferenciar a língua falada da língua escrita e seus diferentes graus de formalidade. Relacionar fatos reais a fatos ficcionais. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Diários e Bilhetes. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

9 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Reconhecer as marcas de registro coloquial e as possibilidades de uso sem comprometimento da mensagem. Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Diários e Bilhetes. Compreender a utilização dos pronomes possessivos e demonstrativos como determinantes dos substantivos nos gêneros estudados. Identificar a utilização dos pronomes pessoais e relativos nas referências ou substituições dos substantivos. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros Diários e Bilhetes - e das condições de produção. Produzir diários pessoais, ficcionais e/ou virtuais atentando às características comuns a cada gênero. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Criar um mural de recados da turma.

10 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Relatos Pessoais, Biografias e Entrevistas. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Relatos Pessoais, Biografias e Entrevistas. Relato Pessoal, Biografia, Entrevista 7º ANO 1º BIMESTRE Relatar uma experiência importante, planejando previamente, a fim de tornar o texto coerente e coeso. Ouvir o relato de diferentes pessoas fazendo perguntas pertinentes ao contexto e ao conteúdo da conversa. Conhecer e empregar recursos linguísticos para retornar, ordenar, insistir, voltar a um tema, resumir e finalizar ideias durante as entrevistas. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Distinguir fato e opinião nos gêneros estudados. Identificar a linguagem utilizada e relacioná-la a intencionalidade do discurso. Compreender o relato pessoal como documento histórico. Identificar os elementos da narrativa. Compreender a escolha do narrador-personagem ou do narrador observador que caracteriza cada um dos gêneros. Reconhecer a diferença entre escrita e oralidade. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Identificar a tese de um texto. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados.

11 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Relatos Pessoais, Biografias e Entrevistas. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Relato Pessoal, Biografia e Entrevista- e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Compreender a função textual dos verbos e as relações de tempo e de pessoa. Distinguir o sujeito do predicado nas orações. Compreender os casos simples de concordância verbal. Identificar e reconhecer o valor semântico dos conectivos nos textos. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. Planejar um roteiro e registrar as entrevistas feitas com a equipe de apoio da escola. Produzir uma autobiografia. Transcrever relatos orais.

12 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares das Memórias Literárias. Memórias Literárias 7º ANO 2º BIMESTRE Ouvir memórias de pessoas da comunidade. Narrar suas próprias memórias e ouvir as memórias da turma. Reconhecer o significado contextual dos elementos não-verbais como gestos, postura, tom de voz, etc. Discutir sobre os procedimentos necessários para transformar uma Entrevista em uma Memória Literária. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica as Memórias Literárias. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Relacionar passado e presente. Reconhecer o narrador como personagem do texto. Distinguir fato e opinião nos gêneros estudados. Identificar a linguagem utilizada e relacioná-la a intencionalidade do discurso. Reconhecer e identificar os elementos básicos da narrativa. Perceber as diferentes características da descrição nos textos estudados observando o efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e sensações. Identificar palavras e expressões usadas para remeter ao passado. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

13 EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção das Memórias Literárias. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências do gênero Memórias Literárias - e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Compreender o uso dos advérbios/adjuntos adverbiais como marcadores de tempo e espaço. Distinguir verbos significativos de verbos de ligação observando sua utilização nos texto estudados. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. A partir das memórias ouvidas, reconstruir/recriar essas memórias sem o compromisso de fazer uma transcrição fiel da realidade, dando ao texto o tom poético e saudosista que caracteriza o gênero.

14 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO 3º BIMESTRE Texto Teatral, Narrativa de Suspense, Terror e Aventura. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus Ouvir/recontar uma narrativa estudada. recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Textos Teatrais e das Narrativas de Suspense, Terror e Encenar a peça teatral/esquete produzida. Aventura. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Textos Teatrais e das Narrativas de Suspense, Terror e Aventura. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Reconhecer e identificar os elementos básicos da narrativa. Diferenciar as narrativas em questão. Identificar os elementos que constroem o enredo. Compreender na trama os elementos que contribuem para o suspense do texto. Distinguir as marcas visuais na construção das personagens. Compreender as características do gênero dramático. Identificar a função da rubrica nos textos teatrais. Reconhecer a importância dos elementos não-verbais na composição dos textos encenados. Perceber a diferença entre o texto narrativo e o texto para encenação. Estabelecer diferenças entre o tempo cronológico e o psicológico nos textos estudados. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Interpretar com auxilio de material gráfico. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

15 Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Textos Teatrais e das Narrativas de Suspense, Terror e Aventura. Identificar preposições nos textos estudados relacionando-as ao seu valor semântico. Refletir sobre os aspectos da regência verbal na língua falada e escrita. Compreender a utilização dos objetos diretos e indiretos como complementos dos verbos. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Textos Teatral, das Narrativas de Suspense, Terror e Aventura - e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Produzir uma peça teatral/esquete baseada em uma das narrativas estudadas. Elaborar um parágrafo para o texto mantendo a coerência textual.

16 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Anúncio Publicitário, Reportagem, Notícia EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Anúncios Publicitários, Reportagens e Notícias. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Anúncios Publicitários, Reportagens e Notícias. 7º ANO 4º BIMESTRE Dialogar sobre as intenções comunicativas das mensagens publicitárias. Apresentar notícias de jornais através de um jornal falado. Debater sobre a intencionalidade dos Anúncios Publicitários e sua influência em nosso dia-a-dia. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Ler, comparar e associar os gêneros em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função. Reconhecer a estrutura peculiar a cada um dos gêneros. Identificar o aspecto poético presente nos slogans. Distinguir trechos de narração e de descrição nas Notícias e Reportagens. Conhecer os diferentes tipos de Anúncios Publicitários. Identificar a linguagem utilizada nos textos estudados. Identificar estratégias publicitária que seduzem o público. Conhecer os diferentes suportes nos quais os gêneros se realizam. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Interpretar com auxilio de material gráfico. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

17 EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Anúncios Publicitários, Reportagens e Notícias. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Refletir sobre a função apelativa nos textos publicitários. Compreender a utilização dos modos verbais (indicativo, imperativo e subjuntivo) em cada um dos gêneros estudados. Compreender a utilização da letra maiúscula nos títulos e manchetes. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Anúncio Publicitário, Reportagem e Notícia. e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Organizar e publicar um jornal da turma utilizando os gêneros estudados.

18 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Cordel, Paródia, Charge, Cartum e Caricatura. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Cordéis e das Paródias. 8º ANO 1º BIMESTRE Debater temas polêmicos baseados em Charges e Cartuns. Entender a utilização de elementos não-verbais na construção de sentido nas charges e cartuns. Explorar os recursos ligados à sonoridade nos textos de Cordel e nas paródias. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Cordéis, Paródias, Charges, Cartuns e Caricaturas. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Relacionar as semelhanças e diferenças entre Charge, Cartum e Caricatura. Refletir sobre o uso da ironia como fonte de reflexão na construção das Charges, Cartuns e Caricaturas. Reconhecer a variação linguística como elemento de identidade cultural na literatura de Cordel. Estabelecer relações entre os aspectos formais: verso, estrofe, exploração gráfica do espaço. Explorar os recursos ligados à sonoridade nos textos de Cordel e nas Paródias. compreender que a variação linguística como a expressão cultural de um povo. Compreender a linguagem não verbal como construtora de sentido nas Charges, Cartuns e Caricaturas. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

19 Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Cordéis, Paródias, Charges, Cartuns e Caricaturas. Refletir sobre o uso da linguagem figurada, gírias, interjeições e onomatopeias na construção das charges e cartuns. Reconhecer a estruturação das orações na voz passiva e os elementos que a compõe. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Cordel, Paródia, Charge, Cartum e Caricatura - e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Produzir Paródias de músicas a partir dos temas tratados nas charges e Cartuns e estudados. Produzir textos de Cordel.

20 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO 2º BIMESTRE 1Memórias Literárias, Mitos (Greco-romanos, Indígena e Africanos) EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares das Memórias Literárias e dos Mitos. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Memórias Literárias e/ou dos Mitos. 1 Em anos de Olímpiada de Língua Portuguesa. Ouvir memórias de pessoas da comunidade.¹ Narrar suas próprias memórias e ouvir as memórias da turma.¹ Reconhecer o significado contextual dos elementos não-verbais como gestos, postura, tom de voz, etc.¹ Discutir sobre os procedimentos necessários para transformar uma Entrevista em uma Memória Literária.¹ Ouvir e recontar Mitos observando e utilizando estratégias de interação com o texto. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Relacionar passado e presente.¹ Reconhecer o narrador como personagem das Memórias Literárias.¹ Distinguir fato e opinião nos gêneros estudados.¹ Identificar a linguagem utilizada e relacioná-la a intencionalidade do discurso.¹ Perceber as diferentes características da descrição nos textos estudados observando o efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e sensações.¹ Identificar palavras e expressões usadas para remeter ao passado.¹ Reconhecer e identificar os elementos básicos da narrativa. Compreender as características dos textos lidos observando aspectos temporais, sociais e geográficos nas construção da narrativa. Conhecer os principais deuses gregos, indígenas e africanos. Compreender quem eram os heróis e sua importância para a mitologia grega. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular.

21 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção das Memórias Literárias e/ou dos Mitos. Compreender a utilização dos adjuntos adnominais como componente de caracterização nos Mitos estudos. Entender a forma de estruturação básica do enunciado. Utilizar adequadamente as regras de concordância verbal e nominal. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Memória Literária e/ou Mito - e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. A partir das memórias ouvidas, reconstruir/recriar essas memórias sem o compromisso de fazer uma transcrição fiel da realidade, dando ao texto o tom poético e saudosista que caracteriza o gênero.* Produzir Mitos a partir de um fato contemporâneo.

22 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO 3º BIMESTRE Verbete (Dicionário e Enciclopédia), Artigo de Divulgação Científica, Fichamento, Resumo. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas Ler e sintetizar para/com a turma as ideias principais dos textos lidos. situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer Fomentar o debate de temas baseados na leitura de Artigos de Divulgação seu vocabulário atentando para as Científica defendendo ou refutando, oralmente, um determinado ponto de formas particulares dos Artigos de vista. Divulgação Científica e Resumos. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Identificar as ideias centrais e secundárias de um texto. Relacionar informações verbais às não-verbais (tabelas, gráficos, ilustrações) nos textos de divulgação científica. Identificar as marcas de impessoalidade. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Verbetes, Artigos de Divulgação Científica, Fichamentos e Resumos. Analisar as fontes de informação para avaliar a confiabilidade do texto. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentála. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de Reconhecer e utilizar as regras de concordância verbal e nominal.

23 conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Verbetes, Artigos de Divulgação Científica, Fichamentos e Resumos. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Verbete, Artigos de Divulgação Científica, Fichamento e Resumo - e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. Compreender a estrutura da Tese e dos argumentos utilizados para validála nos Artigos de Divulgação Científica. Elaborar sínteses das ideias centrais dos Artigos de Divulgação Científica. Fichar diferentes textos do mesmo tema utilizando as informações para a produção de um texto síntese de todas as ideias. Produzir, individualmente ou em grupos, um Artigo de Divulgação Científica.

24 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO 4º BIMESTRE Carta (Comercial, de Reclamação, de Solicitação e do Leitor) EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu Debater sobre a intencionalidade contida em cada tipo de carta. vocabulário atentando para as formas particulares das Cartas. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Reconhecer a estrutura dos diferentes tipos de carta. Refletir sobre o nível de formalidade empregado em cada tipo de carta. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica diferentes tipos de Cartas. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Interpretar com auxilio de material gráfico. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados.

25 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos diferentes tipos de Cartas. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências do gêneros Carta e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Utilizar adequadamente os pronomes de tratamento. Reconhecer a importância do vocativo no gênero estudado. Conhecer e utilizar as regras básicas de regência verbal e nominal nos textos estudados. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. Produzir diferentes tipos de carta.

26 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Artigo de Opinião, Seminário, Resenha Crítica. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas particulares dos Artigos de Opinião e Seminários. 9º ANO 1º BIMESTRE Apresentar Seminários sobre tema(s) proposto(s). Compreender a entonação vocal e a postura como elementos nãoverbais importantes no desenvolvimento do gênero Seminário. Comparar diferentes formas de tratar a mesma informação divulgada por diferentes fontes e as posições defendidas por cada uma. Discutir o papel da argumentação em diferentes tipos de texto oral e escrito. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Relacionar e diferenciar Notícia e Artigo de Opinião Compreender as estratégias de convencimento do leitor nos Artigos de Opinião. Identificar o posicionamento do autor e os argumentos apresentados. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Artigos de Opinião e Seminários. Reconhecer e utilizar a estrutura dos gêneros em questão (tese, argumento, contra-argumento e refutação). Compreender a importância da escolha das palavras para o convencimento do leitor. Conhecer e usar expressões que tornam um texto argumentativo articulado. Diferenciar os gêneros textuais em questão compreendendo as características que os compõem. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais em questão. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Interpretar com auxilio de material gráfico. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

27 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos Artigos de Opinião e Seminários. Reconhecer e diferenciar a construção das orações pelo processo de coordenação e subordinação. Explorar o valor semântico das conjunções coordenativas no contexto apresentado. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências dos gêneros - Artigos de Opinião e Seminários - e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Produzir um Artigo de Opinião construindo argumentos pertinentes para a defesa da tese. Produzir slides e/ou apontamentos para a apresentação dos Seminários. Elaborar uma Resenha Crítica sobre um dos Seminários apresentados.

28 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Crônica EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas Recontar para a turma crônicas lidas e/ou ouvidas. situações, buscando ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário atentando para as formas Dramatizar Crônicas. particulares das Crônicas. 9º ANO 2º BIMESTRE EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Identificar os elementos da narrativa (narrador, espaço, tempo, personagens e conflito) e os elementos do enredo (apresentação, complicação, clímax e desfecho). Conhecer e utilizar adequadamente os recursos de discurso direto, indireto e indireto livre. Relacionar Crônicas ao momento histórico e às situações de produção. Reconhecer a utilização de elementos reais na elaboração de textos ficcionais. Distinguir fato de opinião relativa ao fato. Reconhecer as sequências tipológicas que compõem o gênero crônica. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Crônicas. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

29 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor nos textos estudados. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Perceber erros ortográficos recorrentes sistematizando as regras, se for o caso. EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA Dominar os conjuntos de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção das Crônicas. Relacionar o uso das conjunções subordinativas ao sentido produzido no contextos nas orações subordinadas substantivas. EIXO: PRODUÇÃO DE TEXTO Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências do gênero Crônica e das condições de produção. Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito. Produzir crônicas a partir de experiências cotidianas e de acontecimentos atuais. Elaborar um novo desfecho para algum dos textos trabalhados.

30 RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Contos 9º ANO 3º BIMESTRE EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus Recontar com a turma contos lidos ou produzidos utilizando os recursos recursos expressivos e enriquecer seu sonoros, de entonação e postura adequados à situação. vocabulário atentando para as formas particulares dos Contos. EIXO: PRÁTICA DE LEITURA Distinguir no texto elementos ficcionais e não ficcionais. Compreender a importância da descrição nos textos narrativos. Identificar os elementos da narrativa (narrador, espaço, tempo, personagens e conflito) e os elementos do enredo (apresentação, complicação, clímax e desfecho). Reconhecer a importância do gênero para a Literatura. Explorar textos consagrados da Literatura Nacional relacionando-os ao momento histórico e ao movimento literário. Utilizar pistas para inferir sobre o(s) possível(is) desfecho(s). Reconhecer as sequências tipológicas que compõem o gênero Contos. Estabelecer relações de causa/consequência entre as partes e elementos do texto. Ler/compreender de maneira autônoma e crítica Contos. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Identificar a finalidade do gênero. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto. Identificar o tema do texto. Inferir informações implícitas. Localizar informações explícitas. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Identificar e compreender o uso das figuras de linguagem nos textos em estudo. Utilizar o dicionário como fonte de ampliação vocabular.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO - LEITURA Inferir uma informação implícita em um Localizar informações explícitas em um 5.º ANO - LEITURA Estabelecer relações entre partes de um

Leia mais

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano 1º ao 4º Bimestre Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 1º ao 4º Bimestre CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H0 Ler frases. Períodos compostos. H03 Inferir uma informação em um H04 Identificar o tema Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios.

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios. 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM Bingo de nomes (Para começo de conversa) Game LP - Interface 3 - Pág. 18 Circunstâncias/Apresentação pessoal (Para começo de conversa) Animação Interativa LP -

Leia mais

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 2º ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa Quadro Correção da Avaliação Diagnóstica Escola: Município: Professor(a): Coornador(a): 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2018 a 14/12/2018 TURMA: 6º Ano DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Reportagem/Notícia

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM PLANO DE CURSO PNLD2017 Ensino Fundamental II MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O momento de escolha de uma coleção aprovada no PNLD pode se transformar em uma fonte de incertezas para o educador das

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

PNLD 2014 Código da coleção 27484COL01

PNLD 2014 Código da coleção 27484COL01 SM A MELHOR ESCOLHA NESTE PNLD 27442COL01 27440COL06 27438COL04 27439COL05 27320COL44 27394COL44 27329COL43 OED SM As coleções que possuem este ícone dispõem de Objetos Educacionais Digitais LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO ES BIM2/2018 4º ANO Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO ES BIM3/2018 4º ANO Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para

Leia mais

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - SAEPI 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - SAEPI 5º ano do Ensino Fundamental LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA 5º ano do Ensino Fundamental 1 D9 5 D7 D8 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação causa/consequência

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO ANO LETIVO: 2015/2016 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Educação literária Texto literário e texto não literário.

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Interação discursiva Princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta, resposta ORALIDADE Interpretação de texto Intenção do locutor; tema; assunto;

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Língua Portuguesa QUAL DEVE SER NOSSO ANSEIO TODO DIA? PLANEJAR SEMPRE O MELHOR, MAS SEM NUNCA CANSAR DE PLANEJÁ- LO. Sto. Agostinho

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 203 / 204 Introdução /Metas O desenvolvimento do ensino é orientado por Metas Curriculares cuja definição organiza e facilita o ensino, pois fornece

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Língua Portuguesa 4º ANO E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ CARTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ A Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí - SEDUC apresenta aos profissionais da educação as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual

Leia mais

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC Matriz de Referência Língua Portuguesa 9 ano Ensino Fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Planificação anual Português 5.º ano

Planificação anual Português 5.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação anual Português 5.º ano Turma A B C D N.º de aulas previstas 1º período 77 76 77 74 N.º de aulas previstas 2º período 64 66 65

Leia mais

Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano. Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico.

Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano. Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico. 1º Período (13 semanas) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano Metas Oralidade Conteúdos Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico. Leitura

Leia mais

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO Escolas João de Araújo Correia EB 2.3PESO DA RÉGUA Disciplina de Português 5º Ano Ano Letivo 2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE 0 UM, DOIS, TRÊS COMEÇAR! UNIDADE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Português 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de

Leia mais

OBJETIVOS. Transcrever uma crônica fazendo uso dos recursos estudados. Narrar histórias respeitando as sequências dos fatos.

OBJETIVOS. Transcrever uma crônica fazendo uso dos recursos estudados. Narrar histórias respeitando as sequências dos fatos. COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Português Período:

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO 4º ANO id1 id2 id3 id4 id5 id6 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso: propagandas, quadrinhos, fotos etc. id8 id9 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA CEP: 31.6-0 Venda Nova, Belo Horizonte/MG RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO 3º CICLO 0 LÍNGUA PORTUGUESA 1 ETAPA 3 CICLO D05 D06 D07 D09 D D11 D12 D16 D24 D28 DESCRITORES AVALIADOS: D05 Interpretar

Leia mais

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa.

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO DE PORTUGUÊS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 8.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes graus de formalidade, finalidade

Leia mais

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas. 2ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano INSTITUTO DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS Departamento de Línguas Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano 1.º Período TEMA CONTEÚDOS (cf. Planos de Aula para articulação com descritores) AULAS PREVISTAS PONTO

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária 1º Período (67aulas, aproximadamente) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS /Planificação anual 5ºano, de acordo com as metas: conteúdos essenciais a trabalhar com os alunos. O programa homologado

Leia mais