TERMO DE REFERÊNCIA nº 01/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TERMO DE REFERÊNCIA nº 01/2017"

Transcrição

1 TERMO DE REFERÊNCIA nº 01/2017 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA QUE REALIZARÁ MOBILIZAÇÃO DE ATORES LOCAIS, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS DA PESCA ARTESANAL. Setor: 1. CNPT / 2. REVIS Ilha dos Lobos / 3. APA Baleia Franca Setembro de OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO Contratação de serviço de consultoria pessoa física para mobilização de atores locais (pescadores e instituições públicas e privadas), organização de eventos e capacitação de lideranças da pesca artesanal dentro do subprojeto de integração com as comunidades, a ser desenvolvido na região Sul do Brasil (REVIS Ilha dos Lobos), no âmbito do Projeto GEF- Mar. 2. ANTECEDENTES E CONTEXTO O Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas GEF-Mar é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O projeto busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de Unidades de Conservação (UCs) e outras áreas protegidas, sob diferentes estratégias de gestão. A conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros beneficia diretamente comunidades tradicionais, garantindo o acesso a recursos naturais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas populações. A manutenção dos serviços ecossistêmicos gerados, como a capacidade de produção de alimentos, e a regulação climática, também contribuem fortemente para a redução da pobreza e para a qualidade de vida. Além da fauna e flora locais, espécies migratórias também são beneficiadas através da proteção de áreas importantes em que estas se alimentam, descansam ou se reproduzem, ao longo da costa brasileira. O Projeto está alinhado com as políticas nacionais brasileiras para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da zona costeira e marinha: Política Nacional de Biodiversidade, Metas Nacionais de Biodiversidade de 2010, Política Nacional de Recursos do Mar (PNRM) - incluindo o Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM VIII ), Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), Avaliação, Monitoramento e Conservação de Biodiversidade Marinha (REVIMAR), entre outros.

2 O Governo Federal implementa o Projeto GEF-Mar por meio de uma parceria técnicofinanceira com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo financiado com recursos do Global EnvironmentFacility (GEF) por meio do Banco Mundial. De acordo com o Plano de Gestão Socioambiental PGSA, elaborado para resguardar o cumprimento das salvaguardas exigidas pelo Banco Mundial para execução do projeto, estão previstas ações de integração com as comunidades locais de forma a envolvê-las tanto na execução do projeto como na gestão do sistema de UCs apoiados pelo mesmo. Para garantir essa integração, foi proposto pelo Comitê Operacional do Projeto COP e aprovado pelo Banco Mundial a estruturação de uma chamada de subprojetos voltados para a promoção da articulação e fortalecimento institucional de organizações comunitárias e comunidades tradicionais residentes em UCs apoiadas pelo GEF-Mar (ou delas usuárias), visando à utilização sustentável de recursos naturais nas UCs e seu entorno. Tais subprojetos terão duração de 12 a 18 meses, e serão executados pelos gestores das UCs ou coordenadores de Centros de Pesquisa apoiadas pelo Projeto, em articulação direta com as comunidades e lideranças locais. Dentre os subprojetos aprovados, foi selecionado o seguinte para a região Sul: O Subprojeto Fortalecimento de Organizações e Lideranças da Pesca Artesanal do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Ilha dos Lobos e Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e Integração Regional, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), com objetivo de construir e implementar estratégias de fortalecimento da pesca artesanal na região da RVS Ilha dos Lobos e no território da APA da Baleia Franca, através da identificação e mobilização de organizações e lideranças destes territórios. Este Subprojeto será desenvolvido na região da APA da Baleia Franca e RVS Ilha dos Lobos, incluindo outras UCs da Ilha de Florianópolis, Santa Catarina (SC) e da Baía da Babitonga, litoral norte do estado de Santa Catarina. Visando garantir o êxito na execução e atingimento dos resultados propostos para este subprojeto, entende-se como estratégica a contratação de consultores que possam promover a execução das atividades previstas, assim como acompanhar e monitorar seu desenvolvimento, de maneira articulada, entre a equipe gestora da REVIS Ilha dos Lobos, APA da Baleia Franca e CNPT. 3. ESCOPO DO TRABALHO E LIMITES DO PROJETO O consultor contratado a partir deste TDR atuará de forma integrada e cooperativa com o outro consultor a ser contratado, responsável pelas atividades na APA da Baleia Franca.

3 O trabalho está dividido em 04 (quatro) etapas, a saber: Organização do planejamento para execução; Mobilização social; Capacitação de instituições e lideranças da pesca artesanal; Relatórios parciais e final circunstanciado. O consultor atuará, ao longo das etapas do projeto, na região do REVIS Ilha dos Lobos (a partir da sede da UC em Torres/SC), podendo participar de encontros regionais (entre o litoral norte do RS e litoral de SC) e um encontro nacional, em locais a definir. ETAPA 1 Organização do planejamento para execução Identificação de cenários locais, nivelamento metodológico e consolidação de Plano de Ação para o subprojeto. Local previsto de atuação para a etapa: Torres/RS ou Imbituba/SC. Tempo previsto para desenvolvimento das atividades: 50 HORAS O Plano de Ação deverá ser construído a partir das realidades/contexto local (para a área de abrangência das duas UCs), de forma participativa, por meio de 02 ou 03 reuniões com as equipes envolvidas, assim como com os atores-chaves para a sua execução em cada território. Ele deverá conter um cronograma de execução que indique as atividades que devem ser realizadas em cada mês, incluindo o prazo para as solicitações dos insumos previstos pelos subprojetos no sistema de execução do Projeto (Sistema Cérebro), considerando o tempo necessário para sua aquisição pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), de forma que as atividades não sejam prejudicadas pelo atraso na aquisição dos insumos. O Plano deve conter, ainda, uma previsão das pessoas que serão envolvidas em cada etapa da execução do subprojeto e uma lista de contatos das mesmas. Também serão acordadas as linhas metodológicas que também deverão partir dos contextos/realidades locais e objetivos específicos de cada UC e território. ETAPA 2 Mobilização Social Mobilização social, organização e participação em eventos locais, regionais e nacional. Local previsto de atuação para a etapa: municípios de abrangência do REVIS Ilha dos Lobos (principalmente Torres/RS e Passo de Torres/SC), território sul de SC e norte do RS (eventos locais e regionais), evento nacional em local a definir. Tempo previsto para realização das atividades: 105 HORAS Ações envolvidas: - Promover mobilização social dos atores envolvidos / público de interesse do subprojeto; - Organizar e realizar eventos locais e regionais (cerca de 03 eventos); - Participar de 01 (um) evento nacional;

4 - Sistematizar dados e informações relativas às agendas políticas levantadas pelas comunidades envolvidas, visando subsidiar os eventos desta etapa e as capacitações futuras; - Realizar análises e sínteses entre as agendas levantadas nos eventos locais e regionais com as agendas de gestão das UCs envolvidas, indicando pontos de convergência e/ou divergência entre elas e propondo ações de articulação e promoção da participação social dos pescadores na gestão das UCs. ETAPA 3 Capacitação de instituições e lideranças da pesca artesanal Planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação de cursos/oficinas de capacitação. Local previsto de atuação para a etapa: municípios de abrangência do REVIS Ilha dos Lobos e território entre o litoral sul de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul. Tempo previsto para a realização das atividades: 380 HORAS Ações envolvidas: - Planejamento participativo das ações/projetos de capacitação a serem desenvolvidas, sendo 01 (uma) ação de fortalecimento institucional e 01 (uma) ação de formação de lideranças em cada território); - Organização e realização dos projetos de capacitação (nos âmbitos metodológico e operacional), juntamente com as equipes das UCs e CNPT. - Avaliação do subprojeto e das ações/projetos de capacitação junto às comunidades beneficiadas, com proposição de encaminhamentos e desdobramentos para continuidade do subprojeto nos territórios. As etapas 2 (dois) e 3 (três), citadas acima, deverão ter suas atividades planejadas e executadas para atingimento dos seguintes resultados: Resultado previsto I.1 Integração e fortalecimento das organizações comunitárias a partir da ampliação da participação social qualificada e do fomento à integração institucional. Atividades para atingimento do resultado I.1.1 Suporte técnico para mobilização de pescadores, organização e realização de oficinas locais e regionais no REVIS Ilha dos Lobos e região. I.1.2 Planejamento e realização de duas (02) oficinas locais para construção de agendas de interface entre a pesca artesanal e a gestão do REVIS Ilha dos Lobos. I.1.3 Mobilização de organizações e atores locais para participação nas oficinas regionais e planejamento e organização das oficinas.

5 I.1.4 Realização de oficina regional para construção de propostas de fortalecimento do setor pesqueiro na gestão da UC e seu território. I Planejamento e realização da 1ª Oficina Estadual/Regional de Integração e Intercâmbio entre Instituições e Lideranças do Sul, Centro e Norte de Santa Catarina (APA da Baleia Franca, RVS Ilha dos Lobos, Babitonga, ResexPirajubaé, ESEC Carijós, APA Anhatomirim). I.1.6 Mobilização e acompanhamento da participação de representantes dos territórios no Encontro Nacional para fortalecimento da pesca artesanal nas UCs e seus territórios. Resultado previsto I.2 Fortalecimento das organizações comunitárias a partir da ampliação da participação social qualificada. Atividades para atingimento do resultado I.2.1 Elaboração de um (01) projeto de Fortalecimento Institucional com foco na organização institucional e na sua integração com a gestão do REVIS Ilha dos Lobos. I.2.2- Implementação de um (01) projeto de Fortalecimento Institucional. I Planejamento e realização da 2ª Oficina Estadual/Regional de Integração e Intercâmbio entre Instituições e Lideranças do Sul, Centro e Norte de Santa Catarina (APA da Baleia Franca, RVS Ilha dos Lobos, Babitonga, ResexPirajubaé, ESEC Carijós, APA Anhatomirim), com apresentação e discussão de propostas para implementação dos Projetos de Fortalecimento da Pesca Artesanal nos territórios. Resultado previsto I.3 Fortalecimento das lideranças comunitárias a partir da qualificação da participação social, da integração entre jovens e adultos e da elaboração de estratégias de intervenção nas agendas da pesca artesanal e suas interfaces com a gestão das UCs. Atividades para atingimento do resultado I.3.1 Elaboração de um (01) projeto de formação de lideranças na região do REVIS Ilha dos Lobos. I.3.2 Implementação do Projeto Piloto de Formação de Lideranças e Jovens para atuação no território com foco na integração entre jovens e adultos e na integração das lideranças e organizações à gestão da UC (no Conselho Gestor, Plano de Manejo, etc). ETAPA 4 Relatórios Parciais e Final circunstanciado

6 Elaborar o Relatório Parcial ao final de cada Etapa e o Relatório Final circunstanciado com base nos Relatórios de cada Etapa. O relatório final deverá conter a sistematização e a análise da realização das ações e do cumprimento dos objetivos propostos pelo subprojeto, consolidando as boas práticas executadas e sugerindo atividades para dar prosseguimento aos processos iniciados. 4. RESULTADOS, PRODUTOS ESPERADOS E CRONOGRAMA O consultor deverá cumprir as atividades listadas e realizar as atividades descritas, apresentando como resultado os produtos especificados nos prazos relacionados, conforme tabela a seguir:

7 Número do produto Produto Descrição Prazo de entrega % do valor do contrato 01 Plano de Trabalho Plano de trabalho, cronograma e proposta metodológica 10 dias 0% 02 Organização e Planejamento para Execução O Plano de Ação integrado (APABF e REVISIL) deverá conter, minimamente: listas de presença das reuniões realizadas com as equipes dos projetos e lideranças, para construção participativa do documento; cronograma de execução das atividades; (iii) lista de contatos dos possíveis atores a serem envolvidos em cada etapa da execução do subprojeto. 30 dias 10% 03 Relatório 1 de Mobilização Social O Relatório deverá conter, minimamente: resultados sistematizando das atividades, eventos, oficinas e reuniões realizadas em cada território; análise do andamento dos subprojetos em 75 dias 10%

8 relação ao planejado; (iii) propostas de ajustes, quando necessário.

9 04 Relatório 2 de Mobilização Social O Relatório deverá conter, minimamente: resultados sistematizando das atividades, eventos, oficinas e reuniões realizadas (encontros regionais e nacional); análise do andamento dos subprojetos em relação ao planejado; (iii) propostas de ajustes, quando necessário. 120 dias 15% 05 Proposta de capacitação para os territórios Proposta de cursos de Fortalecimento Institucional e Formação de Lideranças, contendo minimamente a estrutura Metodológica, insumos necessários, períodos de realização e cronogramas de organização e mobilização, atores a serem mobilizados e locais de realização. 180 dias 10% 06 Relatório 1 de Capacitação de Atores Locais O Relatório deverá conter, minimamente: resultados 270 dias 15%

10 sistematizando das atividades, eventos, oficinas de capacitação e reuniões realizadas (Fortalecimento Institucional); análise do andamento dos subprojetos em relação ao planejado; (iii) propostas de ajustes, quando necessário. 07 Relatório 2 de Capacitação de Atores Locais O Relatório deverá conter, minimamente: resultados sistematizando das atividades, eventos, oficinas de capacitação e reuniões realizadas (Formação de Lideranças); análise do andamento dos subprojetos em relação ao planejado; (iii) propostas de ajustes, quando necessário. 330 dias 10% 08 Evento e Relatório Final circunstanciado Plano de trabalho, cronograma e proposta metodológica 365 dias 30% As atividades descritas neste TdR serão desempenhadas em um prazo de 12 meses, de acordo com o cronograma de entrega dos produtos.

11 Quaisquer modificações no escopo ou prazo de entrega deverão ser previamente aprovadas pela equipe de supervisão, assim como devem passar pela anuência do Funbio enquanto contratante. Estão incluídos no custo da contratação a remuneração dos serviços prestados pelo consultor, bem como todos os encargos sociais estipulados na legislação fiscal e trabalhista, devendo ser deduzidos no ato dos pagamentos os descontos estipulados por lei (IRRF e INSS para pessoa física). O contrato será celebrado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade Funbio, com recursos do Projeto GEF-Mar. O produto deverá ser entregue para as UCs envolvidas (REVIS Ilha dos Lobos e APA da Baleia Franca) e para o ICMBio/CNPT, os quais poderão solicitar ajustes e retificações no relatório sempre que julgarem necessário, dentro do prazo máximo de 60 dias. O consultor deverá encaminhar uma cópia de todos os produtos para o Funbio; Unidade de Coordenação do Projeto - UCP, alocada no Departamento de Áreas Protegidas Ministério do Meio Ambiente (DAP/MMA) e Unidade de Implementação do Projeto - UIP, alocada na Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em meio digital ( ou CD), assim que devidamente aprovados. Apenas após a aprovação do CNPT, UIP e UCP o Funbio poderá providenciar o pagamento ao consultor em até 10 dias após o recebimento, através, no Funbio, do documento de cobrança (nota fiscal, fatura) e do Termo de Recebimento e Aceite a ser emitido pelo CNPT. O pagamento será feito em até 10 (dez) dias úteis, contados a partir do recebimento, no Funbio, do documento de cobrança (nota fiscal, fatura) e do Termo de Recebimento e Aceite. 5. FORMA DE APRESENTAÇÃO Os produtos deverão ser entregues em formato digital (por e quando necessário por meio de um DVD), em português e nos formatos doc. e pdf. O consultor deverá observar as seguintes especificações quanto à forma de apresentação de resultados e produtos: 5.1- Textos As versões preliminares e finais dos relatórios deverão ser entregues em CD-ROM em forma de minuta, textos em padrão Word, versão XP, ou compatível, apresentar qualidade

12 técnica e linguagem compatível com sua destinação, em língua portuguesa, papel formato A4, conforme normas da ABNT, espaço duplo, 1 via para avaliação da equipe técnica do contratante, que deverá aprová-lo antes da versão final de cada produto, que deverá ser apresentado em versão eletrônica. 6. INSUMOS NECESSÁRIOS De obrigação do Consultor O consultor deverá realizar o trabalho utilizando seu próprio acervo técnico e seu próprio computador. Custos com alimentação, transporte e hospedagem necessárias à execução dos trabalhos, desde sua residência até a sede da UC em Torres/RS, são de responsabilidade do consultor. De obrigação do Projeto Gef Mar A abrangência dos trabalhos envolve atuação na região do REVIS Ilha dos Lobos (a partir da sede da UC em Torres/RS), podendo participar de encontros regionais (entre o litoral norte do RS e litoral de SC) e um encontro nacional (em local a definir). Passagens, diárias, e recursos para a realização das reuniões serão cobertos pelo Projeto GEF Mar, assim como todo o apoio logístico para deslocamentos desde a sede das UCs até os locais previstos para os eventos. O consultor poderá contar com apoio técnico, institucional e operacional local junto às sedes das UCs envolvidas, bem como com acesso aos arquivos e documentos necessários ao bom andamento do Subprojeto, sempre de acordo com a Chefia e Equipe das UCs. 7. PERFIL DO PROFISSIONAL Requisitos mínimos FORMAÇÃO ACADÊMICA Os serviços acima descritos deverão ser desempenhados por profissional nível pleno (no mínimo 5 anos de formação): Com curso superior completo na área socioambiental (por exemplo: Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica ou Florestal, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Oceanografia, Engenharia de Pesca); Com curso de pós-graduação na área socioambiental (por exemplo: Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica ou Florestal, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Oceanografia, Engenharia de Pesca).

13 EXPERIÊNCIA PROFISSINAL No mínimo 01 (um) ano de experiência em projetos envolvendo Mobilização e Capacitação de pescadores artesanais; No mínimo 01 (um) ano de experiência de trabalhos desenvolvidos com UCs. Requisitos desejáveis Experiência em trabalhos desenvolvidos com UCs costeiras/marinhas; Experiência na área geográfica de atuação específica do TdR e conhecimento das condições locais; Experiência de trabalho com execução de projetos com cooperação internacional, preferencialmente junto ao Banco Mundial. A experiência indicada pelos candidatos deverá ser comprovada mediante apresentação de documentação específica quando solicitado pelo contratante. 08. RESPONSABILIDADE TÉCNICA Os responsáveis técnicos pela análise e aprovação dos produtos entregues pelo contratado referentes à execução dos serviços descritos neste Termo de Referência serão o CNPT e as UCs beneficiadas - APA da Baleia Franca e REVIS Ilha dos Lobos. 09. ANEXOS 9.1. ANEXO 1 MODELO DE CURRÍCULO SUGERIDO (PARA PF) ANEXO 1 MODELO DE CURRÍCULO SUGERIDO O Currículo de Pessoa Física deverá informar: Dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço, telefones de contato e ). Atividade atual. Formação acadêmica (começar a partir da mais recente). Pós-graduação (instituição, ano, título da monografia/dissertação/tese e orientador). Graduação (instituição e ano).

14 Atuação profissional (começar a partir da mais recente) Instituição, local, cargo, ano e tempo de trabalho, vínculo institucional e atividades desenvolvidas. Projetos de pesquisa (se for o caso), ano, título, local onde se desenvolveu o trabalho, coordenador e instituições envolvidas. Produção científica. Dados complementares que não se enquadram em nenhum item anterior e que tenham relação com as qualificações exigidas no edital de contratação. Visando a qualidade da análise comparativa dos currículos, sugerimos que o currículo não ultrapasse 03 páginas, fonte Time News Roman 10.

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº TERMO DE REFERÊNCIA Nº TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA LEVANTAMENTO DE NEGOCIOS E ARRANJOS PRODUTIVOS NÃO PESQUEIROS NA RESERVA EXTRATIVISTA DE CANAVEIRAS/BA. Responsáveis

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2017.0714.00038-4 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA QUE IRÁ COMPILAR E LEVANTAR INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUBSIDIAR O PROCESSO DE AMPLIAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2017.0718.00008-7 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA QUE IRÁ COMPILAR E LEVANTAR INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUBSIDIAR O PROCESSO DE CRIAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2017.1116.00075-3 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA PARA ELABORAR O DOCUMENTO-BASE DA INICIATIVA AZUL DO BRASIL 1. OBJETIVO Brasília, 16

Leia mais

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO. Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO. Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO: Contratação de serviços de consultoria para avaliação dos resultados alcançados pelo

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 10ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS. Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos 2

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 10ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS. Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos 2 Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 10ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL N DE VAGAS Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos 2 A FUNAPE Fundação de Apoio à Pesquisa, torna

Leia mais

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são:

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são: TERMO DE REFERÊNCIA nº 011/2017 Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS da Superintendência de Programas para atendimento às demandas dos projetos apoiados pelo Fundo Brasileiro

Leia mais

9ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

9ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 9ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste

Leia mais

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ):

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ): NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR: 01/2015 DATA: ( 01/03/2014) COMPONENTE:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE 1. CONTEXTO O "Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 001/2017 VAGA CONSULTOR INDIVIDUAL PESSOA JURÍDICA

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 001/2017 VAGA CONSULTOR INDIVIDUAL PESSOA JURÍDICA TERMO DE REFERÊNCIA N.º 001/2017 VAGA CONSULTOR INDIVIDUAL PESSOA JURÍDICA Universidade Federal do Rio Grande - FURG Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande FAURG Fundo Brasileiro da Biodiversidade

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 11ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 11ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 11ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL Nº DE VAGAS Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca / Imbituba / SC 02 CRONOGRAMA Publicação da Chamada

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas GEF-Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas GEF-Mar BANCO MUNDIAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas GEF-Mar Termo de Referência

Leia mais

Quadro 1. Municípios, distritos e comunidades onde estão inseridas as UC sob gestão do ICMBio e respectivas distâncias ao município de Itaituba.

Quadro 1. Municípios, distritos e comunidades onde estão inseridas as UC sob gestão do ICMBio e respectivas distâncias ao município de Itaituba. 1. ANTECEDENTES O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela gestão das unidades de conservação (UC) federais em todo o território brasileiro. No estado do Pará

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO AOS POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 6ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL Nº DE VAGAS Coordenação Geral de Estratégias para Conservação - COPAN 01 A FUNAPE Fundação de Apoio à

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS DE MAMÍFEROS AQUÁTICO DO RIO GRANDE DO SUL - GEMARS

GRUPO DE ESTUDOS DE MAMÍFEROS AQUÁTICO DO RIO GRANDE DO SUL - GEMARS GRUPO DE ESTUDOS DE MAMÍFEROS AQUÁTICO DO RIO GRANDE DO SUL - GEMARS O GEMARS - Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul, torna pública a presente chamada para a concessão de bolsas

Leia mais

PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA - ARPA

PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA - ARPA SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE SEMA/AM DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC/SEMA ASSESSORIA DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS APT/DEMUC PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 7ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL Nº DE VAGAS Reserva Extrativista de 16 A FUNAPE Fundação de Apoio à Pesquisa, torna pública a presente

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA Projeto - CGP/BRA/078/GFF Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baia da Ilha Grande Componente 02 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Contratação de consultor para sensibilização

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II TERMO DE REFERÊNCIA N O 010/2009

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II TERMO DE REFERÊNCIA N O 010/2009 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II TERMO DE REFERÊNCIA N O 010/2009 VALOR: R$ OBJETIVO: TERMO DE REFERÊNCIA PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE

Leia mais

MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil CONTRATO POR PREÇO GLOBAL AGÊNCIA EXECUTORA: CENTRO DE AGRICULTURA

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS

TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de serviços de consultoria individual para coordenação do programa Desenvolvimento de um Modelo de Negócios Sustentável para a Melhoria de Micro, Pequenas e Médias Empresas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2019

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2019 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2019 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE GEOPROCESSAMENTO PLENO PARA O SUBCOMPONENTE INPE-RISCO DO COMPONENTE 2 MELHORIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE RISCO

Leia mais

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº )

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº ) Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 13.2010) REALIZAÇÃO DE OFICINAS TÉCNICAS PARA VALIDAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E ELABORAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo. 2.Histórico. Responsável: Fernanda Marques Setor: Doações

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo. 2.Histórico. Responsável: Fernanda Marques Setor: Doações TERMO DE REFERÊNCIA nº 2018.1204.00038-8 Responsável: Fernanda Marques Setor: Doações Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2018. 1.Objetivo Contratação de consultoria pessoa jurídica para a realização de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2019

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2019 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2019 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE GEOPROCESSAMENTO JÚNIOR PARA O SUBCOMPONENTE INPE-RISCO DO COMPONENTE 2 MELHORIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE RISCO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR DE ANÁLISE GEO-ESPACIAL

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR DE ANÁLISE GEO-ESPACIAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR DE ANÁLISE GEO-ESPACIAL Posição: Consultor de Análise Geo-espacial Área: Técnica Duração do Contrato: 120 dias Vigência: 01 de Outubro de 2016 a 01 de

Leia mais

PROJETO DE FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES PARA O DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº )

PROJETO DE FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES PARA O DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº ) PROJETO DE FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES PARA O DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 14.2010) CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR(A) PARA CONDUÇAO DE OFICINAS TÉCNICAS PARA A ELABORAÇAO DO PLANO DE AÇAO ESTRATÉGICO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS (JULHO à DEZEMBRO DE 2017) I. Histórico e Contexto Em 2012, associações indígenas

Leia mais

Termo De Referência nº

Termo De Referência nº 1 BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO NO BRASIL Termo De Referência nº 2015.1006.00078-9 Para a Contratação de Consultor Individual para Realizar Diagnóstico, Avaliação e Recomendações

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009 TÍTULO DO SERVIÇO A SER PRESTADO: Assessoria de natureza financeira

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 036/2018. Requisitos Exigidos

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 036/2018. Requisitos Exigidos EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 036/2018 A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com atuação no estado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

Seleção de Serviços. https://docs.google.com/forms/d/1wimsrs5a6pxvmpspl59vkfx_zkvlcmgibvp_exbv5i4/viewfor m?edit_requested=true

Seleção de Serviços. https://docs.google.com/forms/d/1wimsrs5a6pxvmpspl59vkfx_zkvlcmgibvp_exbv5i4/viewfor m?edit_requested=true Seleção de Serviços Consultoria sobre a verificação dos mecanismos de controle interno e social da atividade de política comunitária nos territórios-alvo do Programa de Oportunidades e Direitos no Estado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

Análise e recomendação de mecanismos regionais de compensação ambiental interfederativa para a Região Metropolitana de Campinas

Análise e recomendação de mecanismos regionais de compensação ambiental interfederativa para a Região Metropolitana de Campinas TERMO DE REFERÊNCIA Seleção nº 02/2018 INTERACT-Bio Campinas ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade Secretariado para América do Sul Análise e recomendação de mecanismos regionais de compensação ambiental

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 12ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 12ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 12ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CENTRO DE PESQUISA Nº DE VAGAS Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres - CEMAVE 1 CRONOGRAMA

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO SERVIÇO PJ Contratação de Serviço pessoa jurídica para desenvolvimento de atividades para o Projeto

ESPECIFICAÇÃO SERVIÇO PJ Contratação de Serviço pessoa jurídica para desenvolvimento de atividades para o Projeto ESPECIFICAÇÃO SERVIÇO PJ Contratação de Serviço pessoa jurídica para desenvolvimento de atividades para o Projeto Manejo Integrado do Fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Responsável: Gerência

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 4ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL Nº DE VAGAS Parque Nacional Marinho de Abrolhos 01 A FUNAPE Fundação de Apoio à Pesquisa, torna pública

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

TDR PROGRAMA DE COACHING DE IDIOMA INGLES

TDR PROGRAMA DE COACHING DE IDIOMA INGLES 1 BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO NO BRASIL TDR 2016.0728.00024-4 PROGRAMA DE COACHING DE IDIOMA INGLES JULHO / 2016 2 1. TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS ARPA

Leia mais

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP EDITAL N 014/18 Contratação de Serviços Especializados em Assessoria em Comunicação Projeto Nosso Paraitinga Diálogos Roda D Agua AKARUI FEHIDRO 2016 ps-361 - Contrato 032/2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO

Leia mais

PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA - ARPA TERMO DE REFERÊNCIA Nº

PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA - ARPA TERMO DE REFERÊNCIA Nº MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA - ARPA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2017.0911.00004-2 OBJETIVO: Contratação de serviços

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 8ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS (Prorrogação) LOCAL Nº DE VAGAS Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação - DIMAN 01 A FUNAPE

Leia mais

Acordo de Doação BMUB nº TERMO DE REFERÊNCIA Nº

Acordo de Doação BMUB nº TERMO DE REFERÊNCIA Nº Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade FUNBIO Fundo Brasileiro para a Biodiversidade Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica Acordo de Doação BMUB nº 209810961

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA GERENCIAL PARA O COMPONENTE 1 MONITORAMENTO DO DESMATAMENTO NO ÂMBITO DO PROJETO FIP-MCTIC. SUMÁRIO Objetivo da contratação...

Leia mais

EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI

EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI 1. PROJETO: Local. 2. OBJETO DA CONTRATAÇÃO: Contratação de consultoria

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 06/2019

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 06/2019 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 06/2019 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE GEOPROCESSAMENTO PLENO PARA O SUBCOMPONENTE INPE-RISCO DO COMPONENTE 2 MELHORIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE RISCO

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Fundo de População das Nações Unidas,

Leia mais

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA FEVEREIRO-2018

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

1. CONTEXTO. Termo de Referência serviço de consultoria administrativa e financeira FIOCRUZ/PROBIO II 1

1. CONTEXTO. Termo de Referência serviço de consultoria administrativa e financeira FIOCRUZ/PROBIO II 1 TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA EM GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA, PARA ASSESSORAMENTO À FIOCRUZ NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROBIO II. 1. CONTEXTO Após estabelecer

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO E TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE CONTRATAÇÃO E TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE CONTRATAÇÃO E TERMO DE REFERÊNCIA O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) torna público o termo de referência para a contratação de consultor especializado para produzir informações

Leia mais

SELEÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL

SELEÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL Projeto ABC CERRADO para o Fomento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Cerrado SELEÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL Contratação de consultoria individual para organização e moderação em Workshop

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Análise de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Análise de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Análise de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório

Leia mais

SELEÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL

SELEÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL Projeto ABC CERRADO para o Fomento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Cerrado SELEÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL Contratação de consultoria individual para moderação em Workshop de levantamento

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 8ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS LOCAL Nº DE VAGAS Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação - DIMAN 02 A FUNAPE Fundação de Apoio

Leia mais

Fundo de População das Nações Unidas, Escritório de País - Brasil

Fundo de População das Nações Unidas, Escritório de País - Brasil TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação De Consultor/a Técnico/a - Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (Objetivo 5 Educação Ambiental para a Justiça Ambiental) Data limite para apresentação de candidaturas:

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

IICA/BRA/09/005 TERMO DE REFERÊNCIA MODALIDADE: PRODUTO CARGO A

IICA/BRA/09/005 TERMO DE REFERÊNCIA MODALIDADE: PRODUTO CARGO A INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA IICA/BRA/09/005 TERMO DE REFERÊNCIA MODALIDADE: PRODUTO CARGO A 01. OBJETO DA CONSULTORIA Contratar Consultoria por produto para desenvolver atividades

Leia mais

Conservação de Aves Marinhas com Pesca Produtiva

Conservação de Aves Marinhas com Pesca Produtiva No. 002/10 Santos, 26 de março de 2010 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO Serviço de Terceiros Pessoa Jurídica Consultoria de nível superior para elaboração de material e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 024/2012 - PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá IDSM está selecionando

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Consultoria para otimização de documentos, materiais e publicações da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) Categoria: Sênior TERMOS DE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº

TERMO DE REFERÊNCIA nº TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0512.00009-8 Responsável: Natália Paz Setor: Gestão de Programas Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2014. Objetivo Contratação de consultoria pessoa jurídica para a realização

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 37/2017_REPUBLICAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 37/2017_REPUBLICAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 37/2017_REPUBLICAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA JUNIOR DO COMPONENTE 1 MONITORAMENTO DO DESMATAMENTO NO ÂMBITO DO PROJETO FIP-MCTIC. SUMÁRIO Objetivo da contratação...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1/2018. Projeto Florestas Comunitárias: Consultoria em Economia Florestal

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1/2018. Projeto Florestas Comunitárias: Consultoria em Economia Florestal TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1/2018 Projeto Florestas Comunitárias: Consultoria em Economia Florestal O (IFT) é uma instituição sem fins lucrativos, com qualificação de OSCIP, cujo objetivo primordial é a promoção

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2019

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2019 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2019 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA PLENO DO COMPONENTE 1 MONITORAMENTO DO DESMATAMENTO NO ÂMBITO DO PROJETO FIP-MCTIC. SUMÁRIO Objetivo da contratação... 2

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 04/2019

EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 04/2019 EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 04/2019 O Presidente do Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC) e a Coordenação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado..

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado.. TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução do projeto Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização. A (O)

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/ CONTRATAÇÃO DE MONITOR EXTENSIONISTA, NO ÂMBITO DO PROJETO CTA/MDA

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/ CONTRATAÇÃO DE MONITOR EXTENSIONISTA, NO ÂMBITO DO PROJETO CTA/MDA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2012 - CONTRATAÇÃO DE MONITOR EXTENSIONISTA, NO ÂMBITO DO PROJETO CTA/MDA 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA) é uma instituição não governamental,

Leia mais

Edital nº 7 de 2016 TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS II

Edital nº 7 de 2016 TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS II Edital nº 7 de 2016 TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS II O Instituto Pólis pretende selecionar um profissional para a transcrição de vídeos com o registro de oficinas e cursos realizados no Litoral Paulista pelo Observatório

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA REF.:

TERMO DE REFERÊNCIA REF.: TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Pessoa Jurídica para Supervisão Operacional na execução do Projeto Criando Oportunidades, Termo de Colaboração N 017/2018, firmado entre a STDS e o

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA REF.:

TERMO DE REFERÊNCIA REF.: TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Assessoria Técnica Pedagógica do Projeto Criando Oportunidades, Termo de Colaboração N 017/2018 entre a STDS e o Instituto IDEAR. 1. DO OBJETO Contratação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 73 (Edital RH088/08)

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 73 (Edital RH088/08) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 73 (Edital RH088/08) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Prestação de serviço de consultoria pessoa física para fornecer suporte

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº 011/2018 Responsável: Superintendência de Programas Rio de Janeiro, 27 de Março de 2018

TERMO DE REFERÊNCIA nº 011/2018 Responsável: Superintendência de Programas Rio de Janeiro, 27 de Março de 2018 TERMO DE REFERÊNCIA nº 011/2018 Responsável: Superintendência de Programas Rio de Janeiro, 27 de Março de 2018 1. Identificação Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS para a

Leia mais

FORTALECIMENTO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS EM CADEIAS PRODUTIVAS DA SOCIOBIODIVERSIDADE FPCTCPS

FORTALECIMENTO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS EM CADEIAS PRODUTIVAS DA SOCIOBIODIVERSIDADE FPCTCPS TERMO DE REFERÊNCIA FPCTCPS 01/2016 FORTALECIMENTO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS EM CADEIAS PRODUTIVAS DA SOCIOBIODIVERSIDADE FPCTCPS MAPEAMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA SOCIOBIODIVERSIDADE Contratação

Leia mais

2. ESCOPO DA CONTRATAÇÃO

2. ESCOPO DA CONTRATAÇÃO Termo de Referência (TR) para contratação da Consultoria para apoio à revisão e estruturação das Ferramentas Pedagógicas da Casa Familiar Rural de São Félix do Xingu: Revisão do Projeto Político Pedagógico;

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

EDITAL PF no. 005/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 005/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 005/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012

RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012 RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012 O COMITÊ GESTOR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e II do art. 2 o do Decreto

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades.

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades. TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado à partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais