EPET071 AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE ÓLEO E GÁS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EPET071 AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE ÓLEO E GÁS"

Transcrição

1 Análise de Risco EPET071 AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE ÓLEO E GÁS CAIO YURI DA SILVA MEDEIROS DANDARA MARIA DE MOURA JESUS JÉSSICA PONTES DE VASCONCELOS JOSUÉ DOMINGOS DA SILVA NETO MILENA RAQUEL ALMEIDA DE AGUIAR

2 Introdução Avaliar investimentos é estimar as chances econômicas de um projeto. Em condições de incerteza, essa avaliação pode ser feita por métodos tradicionais ou através de técnicas computacionais. Tomar decisões de investimentos envolve riscos e incertezas. Coordenar Dirigir Organizar Planejar Administrar Gestão de projetos

3 Introdução Os riscos estão associados a perdas financeiras e são impossíveis de ser totalmente eliminados. Decisões relacionadas à implantação de recursos são decisões que abrangem um maior nível de risco que só são aceitas se proporcionarem maiores retornos. Portanto, não existe uma representação ideal do equilíbrio entre risco e ganho. Também como abordagem da análise dos riscos e incertezas envolvidas em projetos, os usos de funções de utilidade são bastantes aplicáveis.

4 Introdução Utilidade é a forma de medir a satisfação dos desejos do consumidor. Valor atribuído ao uso de um ou maisbens. Essas funções levam em consideração todo um cenário que representam a receita financeira, como utilidade do investimento, expressando assim o perfil de risco entre as variações positivas e negativas. Isso permite a comparação de diferentes situações em termos de valor esperado da utilidade, equivalente certo, prêmio de risco e coeficiente de aversão ao risco.

5 Métodos de Avaliação de Projetos Para prever e minimizar os riscos e incertezas de um projeto e auxiliar na tomada de decisão utiliza-se da avaliação econômica de projetos. A avaliação pode ser feita por métodos tradicionais baseando-se na análise de dados ou indicadores determinísticos como: a) VPL b) Payback c) TIR E através de ferramentas computacionais por meio de técnicas numéricas, como é o caso da Simulação de Monte Carlo.

6 Métodos de Avaliação de Projetos Valor Presente Líquido (VPL) Representa os resultados dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial; É a diferença entre os fluxos de caixa trazidos ao valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial.

7 Métodos de Avaliação de Projetos Payback Representa o prazo de retorno do investimento inicial; É o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou descontado. Payback Vantagens Desvantagens Simples - Não exige nenhuma sofisticação de cálculos; - Serve como parâmetro de liquidez e de risco. - Não considera o custo de capital; - Não considera todos os fluxos de caixa. Descontado Considera o valor do dinheiro no tempo Não considera todos os fluxos de caixa do projeto

8 Métodos de Avaliação de Projetos Taxa Interna de Retorno (TIR) Corresponde ao valor do custo de capital que torna o Valor Presente Líquido nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.

9 Métodos de Avaliação de Projetos Em virtude das limitações dos modelos de análise de risco convencionais e determinísticos, surge a Simulação de Monte Carlo (SMC); A SMC é o método mais completo de mensuração de risco dos fluxos de caixas, pois é mais dinâmico nas análises das volatilidades dos fluxos e capta de maneira mais eficiente o relacionamento entre as variáveis que compõem o fluxo de caixa da empresa.

10 Análise de Risco Risco é a representação da variabilidade de um valor. Riscos estão normalmente associados a possíveis perdas financeiras ou a possibilidade de não se atingir um nível de remuneração compatível com o investimento. Para projetos todas as variáveis que podem variar o resultado, possuem risco. Risco é a possibilidade de que algum acontecimento venha a ocorrer de forma diversa do esperado (Weston e Brigham, 2013).

11 Análise de Risco Fatores de risco: O tamanho do risco quantificado pela amplitude da variação (variância) Desvio padrão quanto maior o DP, maior o risco. Fonte:

12 Análise de Risco Metodologia pela qual a incerteza das variáveis é processada para estimar o impacto do risco sobre os resultados projetados. De forma geral, submete-se um modelo matemático a várias simulações com auxilio de computação. São construídos sucessivamente vários cenários usando como entrada variáveis incertas do projeto.

13 Análise de Risco Tipos de Risco Risco isolado de um projeto Risco da empresa Risco de mercado

14 Análise de Risco Processo de análise de risco Fonte: BERTOLO, L.A.

15 Análise de Risco Quanto aos métodos de medição do risco isolado, podemos identificar três formas básicas: Análise de Sensibilidade Análise de Cenário Análise pela Simulação de Monte Carlo

16 Análise de Sensibilidade É uma técnica que indica quando o VPL mudará em função de alterações em uma variável sem que outras sejam alteradas. Tem como resultado três cenários: Mais Provável (M), Otimista (O) e Pessimista (P). O projeto que apresentar a maior diferença entre as estimativas O e P é o que tem maior risco associado.

17 Análise de Cenário Considera a variação de um conjunto de variáveis, tornando o processo mais intuitivo. Devem ser consideradas variáveis como inflação, variação cambial, renda dos consumidores, custo das fontes de financiamento, preços de produtos concorrentes, preços de matéria-prima, tributos etc. Constrói-se os seguintes senários: Básico, Pior (es) e Melhor (es)

18 Análise por Simulação de Monte Carlo É um avanço da análise de cenários. Surge em virtude das limitações dos modelos de análise de risco convencionais e determinísticos; É uma metodologia estatística que se baseia em uma grande quantidade de amostragens aleatórias para se chegar em resultados próximos de resultados reais; Permite que se faça testes com variáveis um número suficientemente grande de vezes para ter com mais precisão a chance de algum resultado acontecer.

19 Análise por Simulação de Monte Carlo É o método mais completo de mensuração de risco dos fluxos de caixas, pois é mais dinâmico nas análises das volatilidades dos fluxos e capta de maneira mais eficiente o relacionamento entre as variáveis que compõem o fluxo de caixa da empresa. É utilizado quando o modelo é complexo/não linear ou quando envolve um número razoável de parâmetros de incerteza. Pode ser utilizado na análise de investimento por meio da variação das variáveis críticasdofluxode caixa usadosnocálculo dovpl.

20 Método de Monte Carlo O MMC é uma grande ferramenta para tomada de decisão.

21 Referências Bibliográficas BERTOLO, L. A. Análise de Risco na Avaliação de Investimento. Disponível em: Acessado em 04 de out. de 2016; BRUNI, A. L.; FAMÁ, R.; SIQUEIRA, J. de O. Análise do Risco na Avaliação de Projetos de Investimentos: Uma Aplicação do Método de Monte Carlo. Disponível em: Acessado em 20 de out. de 2016; COSTA, A. P. A. Quantificação do Impacto de Incerteza e Análise de Risco no Desenvolvimento de Campos de Petróleo. Campinas, SP: Pós graduação Interdisciplinar de Ciências e Engenharia de Petróleo, MONTEIRO, C. A.; SANTOS, L. S. dos; Werner, L. Simulação de Monte Carlo em Decisão de Investimento para Implantação de Projeto Hospitalar. Bento Gonçalves, RS: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção, 2012; TOBIAS, A. C. B.; FERREIRA, R. A. Como Avaliar o Risco de um Projeto Através da Metodologia de Monte Carlo. Disponível em: Acessado em 17 de out. de MAS-COLELL, Andreu; WHINSTON, Michael D. e GREEN, Jerry R. Microeconomic theory. New York: Oxford University Press, páginas. ISBBN

22 Referências Bibliográficas OLIVEIRA, M. R. G. de; NETO, L. B. de M. Simulação de Monte Carlo e Valuation: Uma Abordagem Estocástica. São Paulo, SP: REGE: Artigo - Finanças, 2012; PIRES Jr, F. C. M.; REZENDE FILHO, M. Análise de Opções Reais para Apoio a Decisão de Investimento em Navio: Valor de Opção e Aversão a Risco. Rio de Janeiro, RJ: 25º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2014; PORTO Jr, S. Incerteza e Risco. Rio Grande do Sul, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Curso de Especialização em Finanças e Economia, 2009; PUC RIO: DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO. Equivalente Certo. Disponível em: Acessado em 21 de out. de 2016; PUC RIO: SISTEMA MAXWELL. Funções de Utilidade. Disponível em: Acessado em 21 de out. de 2016; SILVA, C. A. G da. Análise e Seleção de Projetos de Investimentos em Condições de Incerteza. Rio de Janeiro, RJ: Economia, 2015; PAMPLONA, E. de O.; MONTEVECHI, J. A. B. Análise de Riscos. Itajubá - MG: Instituo de Engenharia Mecânica, 2005; SILVA, B.N.; PEREIRA, G. S.; GOMES, L. L. Análise de Risco em Projetos de Produção Marítima de Petróleo. Foz do Iguaçu PR: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007.

23 Referências Bibliográficas

Reunião 10. Análise Financeira

Reunião 10. Análise Financeira Reunião 10 Análise Financeira Pauta Respostas às perguntas sobre o plano financeiro, ou seja, análise do negócio: É um bom negócio? É um bom investimento? A Análise Intuitiva Investimento Inicial R$ 47.500,00

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá

Universidade Federal de Itajubá Universidade Federal de Itajubá Engenharia Econômica II Análise de Sensibilidade 21/08/2012 Prof. José Arnaldo B. Montevechi 1 Fluxo de Caixa ( + ) 0 1 2 3 n Parcela compostas por: ( - ) Investimento Receitas,

Leia mais

Capítulo 15 Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos

Capítulo 15 Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos ANÁLISE Financeira Capítulo 15 Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos Introdução Os métodos de análise de investimentos dividem-se em dois grandes segmentos: 1 Modelos quantitativos de análise

Leia mais

SELEÇÃO E VIABILIDADE DE PROJETOS

SELEÇÃO E VIABILIDADE DE PROJETOS SELEÇÃO E VIABILIDADE DE PROJETOS MBA Estácio 18/04/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Seleção e Viabilidade de Projetos Avaliação de Projetos Avaliação de Empresas Qual o valor justo? Introdução

Leia mais

Análise de Empreendimentos

Análise de Empreendimentos Análise de Empreendimentos - Instrumentos auxiliares para o processo de tomada de decisões. - Avalia, antecipadamente, o desempenho econômico - financeiro de determinado empreendimento e, por conseqüência,

Leia mais

Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Fundamentos de Risco e Retorno:

Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Fundamentos de Risco e Retorno: Risco x Retorno Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Fundamentos de Risco e Retorno: Em administração e finanças, risco é a possibilidade de perda

Leia mais

Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital. Professor: Francisco Tavares

Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital. Professor: Francisco Tavares Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital Professor: Francisco Tavares RISCO E RETORNO Definição de risco Em administração e finanças, risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos (reais

Leia mais

Apresentação da série Manuais Práticos para Negócios, V. Parte I Conceitos e Ferramentas Essenciais para Análise de Investimentos, 1

Apresentação da série Manuais Práticos para Negócios, V. Parte I Conceitos e Ferramentas Essenciais para Análise de Investimentos, 1 Apresentação da série Manuais Práticos para Negócios, V Prefácio, VII SUMÁRIO Parte I Conceitos e Ferramentas Essenciais para Análise de Investimentos, 1 1 CONCEITOS ESSENCIAS SOBRE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS,

Leia mais

Métodos de Payback. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia. Fonte: Projetos de Invest. Na Empresa, J.C.

Métodos de Payback. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia. Fonte: Projetos de Invest. Na Empresa, J.C. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Métodos de Payback Fonte: Projetos de Invest. Na Empresa, J.C. Lapponi, 2000 Elaborado por: Prof. Ricardo Rezende, D.S. Adaptado por

Leia mais

Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, ENG 1920 Análise Econômica de Investimentos

Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, ENG 1920 Análise Econômica de Investimentos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engª de Produção Métodos de Payback Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, 2000 ENG

Leia mais

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala 2º andar Prédio Engenharia Mecatrônica (ramal

Leia mais

FINANÇAS APLICADAS À SAÚDE II. Professor Cristóvão Pereira

FINANÇAS APLICADAS À SAÚDE II. Professor Cristóvão Pereira FINANÇAS APLICADAS À SAÚDE II Professor Cristóvão Pereira Cristóvão Pereira Mestre em Gestão Empresarial FGV Engenheiro Eletricista PUC/RJ MBA New York University MBA Ibmec/RJ CEO Takeover Ltda. Contato

Leia mais

05/06/2017. Representar graficamente uma análise econômica de investimentos;

05/06/2017. Representar graficamente uma análise econômica de investimentos; As decisões de investimento em alternativas e projetos de economia e uso eficiente da energia passam, necessariamente, por uma análise de viabilidade econômica. Estas análises, em geral, utilizam-se de

Leia mais

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Curso de Especialização em Gerenciamento da Construção Civil Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Prof. MSC Miguel Adriano Gonçalves 1- Funções da administração financeira Setor

Leia mais

Métodos Estatísticos em Física Experimental

Métodos Estatísticos em Física Experimental Métodos Estatísticos em Física Experimental Compilação de termos e definições gerais de metrologia. Os termos e definições apresentadas a seguir foram extraídos da 1ª edição brasileira do Guia para Expressão

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: FINANÇAS

ÁREA TEMÁTICA: FINANÇAS ÁREA TEMÁTICA: FINANÇAS Orçamento de Capital sob condições de incerteza: analisando o risco da análise de sensibilidade à simulação de Monte Carlo em MS Excel AUTORES EDER NOVAIS ARANTES Pontifícia Universidade

Leia mais

3 Revisão de Literatura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras

3 Revisão de Literatura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras 3 Revisão de iteratura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras O sucesso na decisão de investimento está em obter o máximo de retorno com um mínimo de investimento em determinado ativo.

Leia mais

6.Elaboração de algoritmos...13

6.Elaboração de algoritmos...13 Índice de conteúdos Capítulo 1. Computação Científica...1 1.Definição...1 2.Modelo genérico...2 3.Modelo matemático...2 4.Tipos de modelos matemáticos...3 5.Modelação matemática...5 5.1.Definição (formulação)

Leia mais

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Prof. Regis A. Ely Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Regis A. Ely Matemática

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM NOVO CANAL DE VENDA DE BILHETES RODRIGO SOARES REZENDE MEDEIROS

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM NOVO CANAL DE VENDA DE BILHETES RODRIGO SOARES REZENDE MEDEIROS ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM NOVO CANAL DE VENDA DE BILHETES RODRIGO SOARES REZENDE MEDEIROS CURRICULUM VITAE Nome: Rodrigo Soares Rezende Medeiros Idade: 33 anos Formação: Engenharia de Produção MBA Gerenciamento

Leia mais

ao longo do tempo. Dessa forma, é necessário que a administração possa flexibilizar suas decisões de acordo com os movimentos dos mercados, ou seja,

ao longo do tempo. Dessa forma, é necessário que a administração possa flexibilizar suas decisões de acordo com os movimentos dos mercados, ou seja, 13 1 Introdução Ao longo dos últimos anos, tem-se observado uma forte tendência por parte das empresas em dar foco preponderante na geração de valor para acionistas e investidores. Estudos conduzidos por

Leia mais

Finanças Corporativas. Análise de Sensibilidade. Métodos de Avaliação de Risco. Motochoque Ltda. Análise de Risco

Finanças Corporativas. Análise de Sensibilidade. Métodos de Avaliação de Risco. Motochoque Ltda. Análise de Risco Finanças Corporativas Análise de Risco Prof. Luiz Brandão brandao@iag.puc-rio.br IAG PUC-Rio Métodos de Avaliação de Risco Análise de Cenário Esta metodologia amplia os horizontes do FCD obrigando o analista

Leia mais

Capitulo 6 Viabilidade Econômica em Situação de Incerteza

Capitulo 6 Viabilidade Econômica em Situação de Incerteza 1 Capitulo 6 Viabilidade Econômica em Situação de Incerteza Nos capítulos anteriores, ao construir o fluxo de caixa de um projeto de investimento, supusemos que os valores eram conhecidos com certeza.

Leia mais

Simulação Monte Carlo

Simulação Monte Carlo Simulação Monte Carlo Nome do Prof. Fernando Saba Arbache Email do prof. fernando@arbache.com Definição Análise de risco faz parte da tomada de decisão Surgem constantemente incertezas, ambiguidades e

Leia mais

ANÁLISE DE UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO NAVAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO MONTE CARLO E AVALIAÇÃO DO VALOR EM RISCO

ANÁLISE DE UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO NAVAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO MONTE CARLO E AVALIAÇÃO DO VALOR EM RISCO ANÁLISE DE UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO NAVAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO MONTE CARLO E AVALIAÇÃO DO VALOR EM RISCO Mauro Rezende Filho (SOCIESC ) rezende_m@yahoo.com.br Marco Antonio Ribeiro de Almedia

Leia mais

Risco x Retorno. Fundamentos de Risco e Retorno: Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos.

Risco x Retorno. Fundamentos de Risco e Retorno: Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Risco x Retorno Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Fundamentos de Risco e Retorno: Em administração e finanças, risco é a possibilidade de perda

Leia mais

Unidade: Risco e Retorno. Unidade I:

Unidade: Risco e Retorno. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Risco e Retorno A análise de investimentos está baseada nas estimativas dos fluxos de caixa de um projeto. Nem sempre essas previsões de fluxo de caixa coincidem com os resultados

Leia mais

CAP. 5a - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM SITUAÇÕES DE INCERTEZA

CAP. 5a - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM SITUAÇÕES DE INCERTEZA CAP. 5a - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM SITUAÇÕES DE INCERTEZA 1. INTRODUÇÃO No fluxo de caixa esquemático mostrado na Figura 1, como se sabe na data zero, normalmente se tem o investimento necessário para

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1

Sumário. Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1 n Apresentação... 1 n Introdução... 1 n Entendendo o capitalismo: a visão de Schumpeter...

Leia mais

Aula 3. Planejamento de Custos em Projetos

Aula 3. Planejamento de Custos em Projetos Aula 3 Planejamento de Custos em Projetos Objetivos Detalhes sobre Juros Simples e Compostos. Equivalência de taxas. Detalhes sobre Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback. O Valor do

Leia mais

Política formal de decisão de investimentos e de seleção e alocação de ativos

Política formal de decisão de investimentos e de seleção e alocação de ativos Política formal de decisão de investimentos e de seleção e alocação de ativos CTM Investimentos Ltda. Curitiba PR Junho 2016 1. INTRODUÇÃO Esta Política Formal de Decisão de Investimento e de Seleção e

Leia mais

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR NA CIA. BRASILEIRA DE TRENS URBANOS DE JOÃO PESSOA/PB: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA A PARTIR DE MÉTODOS QUANTITATIVOS E PROJEÇÕES DE CENÁRIOS

Leia mais

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento ANÁLISE DE CENÁRIOS Prof. Luciel Henrique de Oliveira - luciel@fae.br UNIFAE - São João da Boa Vista http://gp2unifae.wikispaces.com Análise

Leia mais

O efeito dos ciclos econômicos nas Avaliações de Empreendimentos refletido nas Taxas de desconto

O efeito dos ciclos econômicos nas Avaliações de Empreendimentos refletido nas Taxas de desconto Teresina/PI, 23 de novembro de 2016 O efeito dos ciclos econômicos nas Avaliações de Empreendimentos refletido nas Taxas de desconto Por: Brício de Melo Ciclos Ciclos UK - Commercial property prices (a)

Leia mais

SSC546 Avaliação de Sistemas Computacionais Parte 1 -Aula 4 Sarita Mazzini Bruschi

SSC546 Avaliação de Sistemas Computacionais Parte 1 -Aula 4 Sarita Mazzini Bruschi Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC546 Avaliação de Sistemas Computacionais Parte 1 -Aula 4 Sarita Mazzini Bruschi Material

Leia mais

22/02/2017. Prof. Elisson de Andrade

22/02/2017. Prof. Elisson de Andrade Prof. Elisson de Andrade eapandra@uol.com.br A partir DESSE MOMENTO, você (ou sua dupla), já precisa ir pensando: Qual investimento real irei avaliar? Compra de uma máquina para a empresa? Ampliação do

Leia mais

5 MEDIDAS DE RISCO 5.1 INTRODUÇÃO

5 MEDIDAS DE RISCO 5.1 INTRODUÇÃO 5 MEDIDAS DE RISCO 5.1 INTRODUÇÃO Neste capítulo, são apresentadas as medidas de risco usadas no setor elétrico e em finanças, analisando as propriedades da definição de medida de risco coerente [30].

Leia mais

Teoria de Carteiras e a Gestão de Investimentos

Teoria de Carteiras e a Gestão de Investimentos Teoria de Carteiras e a Gestão de Investimentos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Slide 5-0 Objetivos Didáticos 1. Apresentar os fundamentos de risco, retorno

Leia mais

Medidas de Dispersão. Prof.: Joni Fusinato

Medidas de Dispersão. Prof.: Joni Fusinato Medidas de Dispersão Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Dispersão Estatística As medidas de posição (média, mediana, moda) descrevem características dos valores numéricos

Leia mais

Organização e Análise de Projectos. A análise de projectos face ao risco e à incerteza

Organização e Análise de Projectos. A análise de projectos face ao risco e à incerteza Organização e Análise de Projectos A análise de projectos face ao risco e à incerteza Incorporação do risco e da incerteza na avaliação de projectos Incerteza e Risco Métodos de abordagem ao risco Período

Leia mais

Figura 1 Metas de Produção de Óleo e LGN da Petrobras (Fonte: Site da Petrobras, 2014)

Figura 1 Metas de Produção de Óleo e LGN da Petrobras (Fonte: Site da Petrobras, 2014) 1 1 Introdução A história do petróleo no Brasil iniciou-se no século XIX. Desde então, novas descobertas ocorreram, envolvendo a exploração não só em terra, mas também em águas profundas e ultraprofundas,

Leia mais

MODELOS DE APOIO À DECISÃO Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico

MODELOS DE APOIO À DECISÃO Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico NOME: No. MECANOGRÁFICO: MODELOS DE APOIO À DECISÃO Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico Ano académico 2008/2009 2º Semestre Exame

Leia mais

Capacitação da. Indústria Nacional e. Propostas de Medidas. de Fortalecimento do. Setor

Capacitação da. Indústria Nacional e. Propostas de Medidas. de Fortalecimento do. Setor Capacitação da Indústria Nacional e Propostas de Medidas de Fortalecimento do Setor Fatores críticos de sucesso Desenvolver um ambiente adequado para atração de novos investimentos e operações Minimizar

Leia mais

5 Avaliação dos estimadores propostos

5 Avaliação dos estimadores propostos 5 valiação dos estimadores propostos Este capítulo apresenta as medidas estatísticas usuais para avaliar a qualidade de estimadores e as expressões utilizadas para a estimação destas medidas, a partir

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EXPERIMENTAL

MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EXPERIMENTAL MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EXPERIMENTAL Pedro Henrique Bragioni Las Casas Pedro.lascasas@dcc.ufmg.br Apresentação baseada nos slides originais de Jussara Almeida e Virgílio Almeida

Leia mais

ANÁLISE DE RESULTADOS

ANÁLISE DE RESULTADOS ANÁLISE DE RESULTADOS Conteúdo 2 1. Planejamento de Experimentos 2. Introdução Medidas de Desempenho Análise Estatística dos Resultados Comparação de Resultados Procedimento para análise de resultados

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Conceitos básicos O valor do dinheiro ao longo do tempo Principais variáveis e simbologia...

SUMÁRIO. 1 Introdução Conceitos básicos O valor do dinheiro ao longo do tempo Principais variáveis e simbologia... SUMÁRIO 1 Introdução..................................................... 1 1.1 O crédito e o juro......................................................... 1 1.2 O surgimento do crédito e do sistema financeiro..............................

Leia mais

Técnicas de Orçamento de Capital

Técnicas de Orçamento de Capital MBA em Gestão de Negócios Universidade Federal Fluminense Gestão Financeira de Empresas Aula 4 Prof. Dr. Osiris Marques Agosto/2016 Técnicas de Orçamento de Capital Objetivos de aprendizagem 1. Compreender

Leia mais

1 Introdução 1.1. Motivação

1 Introdução 1.1. Motivação 1 Introdução 1.1. Motivação As decisões econômicas de investimento, como adquirir novos equipamentos, aumentar a força de trabalho ou desenvolver novos produtos, bem como a avaliação econômica de projetos,

Leia mais

Sumário. Notas introdutórias, xiii

Sumário. Notas introdutórias, xiii Sumário Notas introdutórias, xiii Parte I Matemática Financeira, 1 1 Juros: Conceito e Modalidades, 3 1.1 Juros simples, 4 1.2 Juros compostos, 5 1.3 Comparação: juros simples e juros compostos, 5 1.4

Leia mais

Finanças em Projetos de TI. Profa. Liliam Sakamoto Aula 9

Finanças em Projetos de TI. Profa. Liliam Sakamoto Aula 9 Finanças em Projetos de TI Profa. Liliam Sakamoto Aula 9 Assuntos da aula de hoje: Resumo das metodologias de análise de projetos de investimentos Aquisições Payback É o período de tempo necessário para

Leia mais

PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Cap. 7 A Estrutura de Correlações dos Retornos dos Ativos: modelo de índice único ELTO, E.; GRUBER, M.; BROW, S., GOETZMA, W. Moderna

Leia mais

Unidade 2 Controle da Qualidade. Prof. Luciana Leite

Unidade 2 Controle da Qualidade. Prof. Luciana Leite Unidade Controle da Qualidade Prof. Luciana Leite Área de Estudo da Disciplina Atividades da Trilogia da Qualidade Planejamento da Qualidade Controle da Qualidade Melhoria da Qualidade Estabelecer os objetivos

Leia mais

A depreciação real de um ativo destes, num determinado período, é a diferença entre o seu valor de aquisição e o seu valor de revenda.

A depreciação real de um ativo destes, num determinado período, é a diferença entre o seu valor de aquisição e o seu valor de revenda. PARTE 7 DEPRECIAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução 2. Método Linear 3. Método de Cole ou da Soma dos Dígitos 4. Método Exponencial 5. Exercícios resolvidos 1. Introdução Depreciação significa desvalorização.

Leia mais

3 Processos Estocásticos

3 Processos Estocásticos 3 Processos Estocásticos Os processos estocásticos abordados nesta dissertação são conhecidos como movimento browniano (MB) e movimento de reversão à média (MRM). O capítulo terá como objetivo a apresentação

Leia mais

Gestão do Crédito e Risco - Especial Banca

Gestão do Crédito e Risco - Especial Banca Objetivos Gerais: Gestão do Crédito e Risco - Especial Banca Este curso tem como objetivo dotar os participantes das competências que lhes permitam compreender as diferentes abordagens de avaliação de

Leia mais

Curso Profissional de Nível Secundário

Curso Profissional de Nível Secundário Curso Profissional de Nível Secundário Técnico Auxiliar de Saúde 2 TAS Ano Letivo: 2014/2015 Matemática (200 horas) 11º Ano PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO A7 Probabilidades Fenómenos aleatórios. 2 aulas Argumento

Leia mais

Avaliação de Investimentos

Avaliação de Investimentos Avaliação de Investimentos 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova fábrica Lançamento de

Leia mais

Avaliação de Projectos de Desenvolvimento. A avaliação de projectos face ao risco e à incerteza

Avaliação de Projectos de Desenvolvimento. A avaliação de projectos face ao risco e à incerteza Avaliação de Projectos de Desenvolvimento A avaliação de projectos face ao risco e à incerteza Incorporação do risco e da incerteza na avaliação de projectos Incerteza e Risco Métodos de abordagem ao risco

Leia mais

5 Decisão Sob Incerteza

5 Decisão Sob Incerteza 5 Decisão Sob Incerteza Os problemas de decisão sob incerteza são caracterizados pela necessidade de se definir valores de variáveis de decisão sem o conhecimento prévio da realização de parâmetros que,

Leia mais

FINANÇAS ANALISTA FGV

FINANÇAS ANALISTA FGV FINANÇAS ANALISTA FGV ANALISTA FGV - FINANÇAS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Profa. Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer, Doutora 2. APRESENTAÇÃO O programa tem uma abordagem de ensino centrada

Leia mais

VALOR PRESENTE C C * (1 + 0,025)

VALOR PRESENTE C C * (1 + 0,025) VALOR PRESENTE Um televisor está sendo ofertado a $800 para pagamento daqui a um mês por cheque pré-datado. A melhor aplicação financeira que você poderia fazer está rendendo 2,5% ao mês. Você considera

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Um modelo estatístico para campeonatos de Futebol

Um modelo estatístico para campeonatos de Futebol Um modelo estatístico para campeonatos de Futebol Zwinglio Guimarães IFUSP Tratamento Estatístico de dados em Física Experimental - 2016 Sumário Apresentar um modelo para jogos de Futebol Incerteza dos

Leia mais

Análise de projetos de investimentos

Análise de projetos de investimentos Análise de projetos de investimentos Prof. Alexandre Wander Introdução Os métodos de análise de investimentos dividem-se em dois grandes segmentos: Modelos quantitativos de análise de viabilidade econômica

Leia mais

1. Introdução II. Técnicas de Orçamento de Capital III. Estimativa dos Fluxos de Caixa

1. Introdução II. Técnicas de Orçamento de Capital III. Estimativa dos Fluxos de Caixa FEA - USP Graduação Ciências Contábeis EAC0511 Profa. Joanília Cia Tema 07 Decisões de Investimento e Orçamento de Capital 7. Decisões Estratégicas de Investimentos:Orçamento de Capital 1. Introdução II.

Leia mais

MBA em Finanças e Controladoria. Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 06 Risco e Retorno

MBA em Finanças e Controladoria. Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 06 Risco e Retorno MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 06 Risco e Retorno Obetivos do Tópico 06 5h Obetivo Entender os fundamentos de risco e retorno Obetivos de aprendizagem

Leia mais

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA Instituto Agronômico Dr. Sidney Rosa Vieira

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA Instituto Agronômico Dr. Sidney Rosa Vieira CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA Instituto Agronômico Dr. Sidney Rosa Vieira O QUE É GEOESTATÍSTICA. Todas as amostras retiradas de algum ponto no espaço ou no tempo devem ser consideradas como parte

Leia mais

1. Introdução. 2. Metodologia utilizada

1. Introdução. 2. Metodologia utilizada ALM DA PI de 2018 a 2022 Aprovada pelo Conselho Deliberativo: Ata nº 24 de 27 de Dezembro de 2017 Revisão : Dezembro de 2018 Sumário 1. Introdução... 2 2. Metodologia utilizada... 2 3. Cenários macroeconômicos

Leia mais

PLANEJAMENTO E TÉCNICAS DE ANÁLISE PARA PROJETOS

PLANEJAMENTO E TÉCNICAS DE ANÁLISE PARA PROJETOS PLANEJAMENTO E TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO PARA PROJETOS PLANEJAMENTO Embora existam diferentes definições, planejamento (ou planificação) é, antes de mais nada, a formulação sistemática de um

Leia mais

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Introdução às Medidas em Física 4300152 3 a Aula Nemitala Added nemitala@dfn.if.usp.br Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Experiência I: Medidas de Tempo e o Pêndulo Simples Objetivos: Realizar medidas

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Orçamento de Capital Sem Riscos Orçamento de capital refere-se aos métodos para avaliar, comparar e selecionar projetos que obtenham o máximo retorno (lucro) ou, a máxima riqueza (valor das ações no mercado)

Leia mais

Avaliação de Riscos em

Avaliação de Riscos em Recife/PE, 27 de novembro de 2014 Avaliação de Riscos em Empreendimentos Por: Bíi Brício de Melo Riscos Riscos UK - Commercial property prices (a) Sources: Investment Property Databank and Thomson Reuters

Leia mais

ENTENDENDO OS CONCEITOS DE RISCO E RETORNO - (Parte II)

ENTENDENDO OS CONCEITOS DE RISCO E RETORNO - (Parte II) ENTENDENDO OS CONCEITOS DE RISCO E RETORNO - (Parte II)! Como calcular o retorno usando dados históricos?! Como calcular a variância e o desvio padrão?! A análise do retorno através da projeção de retornos

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

Sumário Resumido. PARTE I Avaliação da Saúde Financeira da Empresa 1. PARTE IV Avaliando Oportunidades de Investimento 245

Sumário Resumido. PARTE I Avaliação da Saúde Financeira da Empresa 1. PARTE IV Avaliando Oportunidades de Investimento 245 Sumário Resumido PARTE I Avaliação da Saúde Financeira da Empresa 1 Capítulo 1 Interpretação de Demonstrações Financeiras 3 Capítulo 2 Avaliação do Desempenho Financeiro 37 PARTE II Planejamento do Desempenho

Leia mais

Gestão Financeira. Apresentação de práticas de gestão

Gestão Financeira. Apresentação de práticas de gestão Gestão Financeira Apresentação de práticas de gestão Registro financeiro REGIME DE COMPETÊNCIA REGIME DE CAIXA Registro financeiro Objetivos Contábil Fornece dados sobre valor e composição do patrimônio

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Profª. ILDA MARIA DE PAIVA ALMEIDA SPRITZER 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Profª. ILDA MARIA DE PAIVA ALMEIDA SPRITZER 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV ANALISTA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profª. ILDA MARIA DE PAIVA ALMEIDA SPRITZER Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela COPPE/UFRJ. Graduada em Administração pela EBAPE/FGV. Professora

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho Instrução para Cálculo de Incerteza de Medição IT - 002 04 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Professor: Renê Coppe Pimentel Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS (ORÇAMENTO DE CAPITAL) Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 2 O QUE É ORÇAMENTO DE CAPITAL? Análise

Leia mais

Sumário. Parte II Mensuração do desempenho gerencial 31. Parte I Gestão 1. Gestão rural no século XXI 3

Sumário. Parte II Mensuração do desempenho gerencial 31. Parte I Gestão 1. Gestão rural no século XXI 3 Parte I Gestão 1 CAPÍTULO 1 Gestão rural no século XXI 3 Estrutura do estabelecimento agropecuário 4 Novas tecnologias 7 A era da informação 8 Controle de ativos 9 Recursos humanos 10 Produção para atender

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA 2012 2013 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Curso Profissional de Técnico de Multimédia ELENCO MODULAR A7 Probabilidades 28 A6 Taxa de variação 36 A9 Funções de crescimento

Leia mais

4 Metodologia Proposta 4.1. Introdução

4 Metodologia Proposta 4.1. Introdução 4 Metodologia Proposta 4.1. Introdução A metodologia proposta para a valoração da flexibilidade decorrente da existência de uma sonda dedicada para intervenção numa plataforma de petróleo consiste no cálculo

Leia mais

6 Geração de Cenários

6 Geração de Cenários 6 Geração de Cenários O planejamento do setor elétrico para operações hidrotérmicas de longo prazo de cada subsistema, atualmente, está fundamentado na avaliação dos resultados da simulação de diversos

Leia mais

Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS

Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Os bens podem ser classificados em bens de consumo corrente e durável e ativos. Os bens de consumo corrente

Leia mais

Exercícios. Finanças Benjamin M. Tabak

Exercícios. Finanças Benjamin M. Tabak Exercícios Finanças Benjamin M. Tabak ESAF BACEN - 2002 Uma carteira de ações é formada pelos seguintes ativos: Ações Retorno esperado Desvio Padrão Beta A 18% 16% 1,10 B 22% 15% 0,90 Também se sabe que

Leia mais

420 horas/aula 04 semestres 02 primeiros semestres sextas-feiras, das 14h às 22h sábados, das 08h às 12h 02 últimos semestres produção da monografia

420 horas/aula 04 semestres 02 primeiros semestres sextas-feiras, das 14h às 22h sábados, das 08h às 12h 02 últimos semestres produção da monografia Este manual contém informações acerca do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Engenharia Econômica e Análise Gerencial de Custos Edição 2019, ofertado pelo Departamento de Engenharia de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS: uma análise por meio do Payback, VPL e TIR RESUMO

A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS: uma análise por meio do Payback, VPL e TIR RESUMO A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS: uma análise por meio do Payback, VPL e TIR Edilaine dos Santos - FANP/UNIESP Alexandre Hungaro Vasan - FANP/UNIESP RESUMO O artigo apresenta a importância de analisar os

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

4. Modelos Neoclássicos de Demanda por Moeda 4.2. Modelo de Tobin (demanda especulativa)

4. Modelos Neoclássicos de Demanda por Moeda 4.2. Modelo de Tobin (demanda especulativa) 4. Modelos Neoclássicos de Demanda por Moeda 4.2. Modelo de Tobin (demanda especulativa) Carvalho et al. (2015: cap. 5) 04/10/2017 1 Demanda especulativa por moeda de Keynes por Tobin Para Tobin, a proposição

Leia mais

25/09/2018. Financiamento e viabilidade do projeto. Viabilidade. A análise econômico-financeira

25/09/2018. Financiamento e viabilidade do projeto. Viabilidade. A análise econômico-financeira Financiamento e viabilidade do projeto Viabilidade econômico-financeira do projeto Cálculo de payback VPL Valor presente líquido TIR Taxa interna de retorno Principais indicadores financeiros de um projeto

Leia mais

Relação entre Risco e Retorno. Mensurando o Retorno

Relação entre Risco e Retorno. Mensurando o Retorno Relação entre Risco e Retorno Risco e retorno são a base sobre a qual se tomam decisões racionais e inteligentes sobre investimentos. Riscos - É o grau de incerteza associado a um investimento, grau de

Leia mais

Método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD

Método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD 1 Método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD Michele Nascimento Jucá José Savoia 2 Agenda 5 Método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) 5.1 Introdução 5.2 Princípios Gerais 5.3 Metodologia de Cálculo 5.4

Leia mais

Avaliação e Gestão de Risco em Projectos Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico

Avaliação e Gestão de Risco em Projectos Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico NOME: Nº IST: Avaliação e Gestão de Risco em Projectos Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico Ano académico 2008/2009 2º Semestre 2º

Leia mais

Avaliação Econômica de Investimentos. Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis

Avaliação Econômica de Investimentos. Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Avaliação Econômica de Investimentos Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Após terem feito estimativas dos fluxos de caixa incrementais, as empresas os analisam para julgar se um projeto

Leia mais

Título: Construção e desconstrução da Teoria da Escolha: uma análise experimental

Título: Construção e desconstrução da Teoria da Escolha: uma análise experimental INSPER PROJETO DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Aluno: Paulo José Mencacci Costa Orientador: Antônio Bruno de Carvalho Morales Tema: Teoria da escolha Título: Construção e desconstrução da Teoria da Escolha:

Leia mais

MBA em Controladoria e Finanças Corporativas

MBA em Controladoria e Finanças Corporativas MBA em Controladoria e Finanças Corporativas Módulo A Legislação em Negócios Noções fundamentais de Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Comercial, com ênfase nos conhecimentos relacionados

Leia mais