Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows"

Transcrição

1 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows Windows XP Características É um sistema Gráfico e Intuitivo: o Windows traz janelas para facilitar a navegabilidade. É um sistema Multitarefas: O Windows pode realizar várias tarefas ao mesmo tempo, a isso damos o nome de multitarefa. É um sistema Multiusuário (significa que o sistema reconhece vários usuários diferentes, o reconhecimento é feito por meio de conta do usuário login). Informações sobre contas de usuários: Conta de Administrador: o administrador pode tudo, pode instalar programas, remover programas, configurar o computador, adicionar ou remover usuários, trocar a senha dos usuários... Pode existir mais de um administrador e a conta do administrador pode ser com ou sem senha. Conta limitada: o usuário não pode instalar e remover hardware Conta convidado: pode ser habilitada pelo administrador para que o convidado possa ter acesso ao computador sem cadastro antes. Não tem senha e é do tipo limitada. Usuário comum pode: trocar sua própria senha; alterar sua imagem Painel de Controle Contas de Usuário: permite que crie, exclua e modifica as contas. Logon: é o processo de entrada, é registrar-se no sistema. (nome e senha) (log = registro, on = ligar). O Windows oferece dois tipos de tela de logon, o logon clássico usado em sistemas corporativos e que é mais simples e o logon padrão que exibe os nomes de usuários e fotos para uma entrada mais fácil. Logoff: retirar-se da condição de registrado, sair do sistema. Finaliza todos os programas, encerra todas as tarefas. Trocar usuário: não é padrão no Windows XP, pode ser habilitada nas contas de usuário. Quando há a troca de usuário o Windows mantém as sessões já iniciadas na memória. O computador ficará com dois ou mais usuários logados simultaneamente, no entanto uma sessão só fica ativa, as outras ficam inativas. Descktop Papel de parede ou Plano de fundo: é aquela imagem que pode ficar no fundo da tela inicial. É uma área que pode ser personalizada com imagens e elementos da web. Ícones: são representações gráficas. Representa por meio de imagens os arquivos, pastas e elementos do sistema.

2 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 2 Configurações da área de trabalho (propriedades da área de trabalho): Propriedades de Vídeo pode ser acessado pelo Painel de Controle Botão Vídeo ou por meio do Botão Direito - propriedades na área de trabalho. a. Guia Temas: altera um conjunto pré-definido de cores, ícones ou sons. b. Área de Trabalho: a principal função desse item é mudar o papel de parede (plano de fundo). Permite habilitar e desabilitar ícones da área de trabalho. Permite habilitar os seguintes ícones: Meu Computador, Meus Documentos, Meus Locais de Rede e Internet Explorer. c. Proteção de Tela: por padrão, depois de 10 minutos sem usar o computador, o protetor de tela é ativado. É possível alterar esse tempo e também fazer ajustes nas configurações de energia para fins de economia de energia. d. Aparência: por meio desta é possível alterar cores, tamanhos dos elementos das janelas e etc. e. Configurações: é possível alterar a resolução da tela, a quantidade de cores e a quantidade de pontos (resolução) que o monitor vai exibir. Barra de Tarefas Exibe ícones para os programas abertos além de dar acesso ao menu iniciar e outras funções. Agrupar botões semelhantes da barra de tarefas: essa função coloca várias janelas agrupadas na barra de tarefas, apenas um ícone fica visível e fica um número que simboliza o número de janelas minimizadas e sobrepostas no ícone.

3 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 3 Barra de inicialização rápida: É uma barra de ferramentas dentro da barra de tarefas que apresenta ícones muito usados para o computador, principalmente o Internet Explorer, Outlook Express, Mostrar a área de trabalho e Windows Mídia Player. Mostrar área de trabalho (Barra de tarefas): sua função é mostrar a área de trabalho, ele minimiza tudo - todas as janelas abertas serão minimizadas, um segundo clique restaura tudo. Alt + Tab: alterna entre tarefas (abre uma janelinha na tela para escolhermos a janela que queremos). Alt + Esc: passa de uma janela para outra (também alterna), mas não abre a janelinha para escolhermos o que queremos, passa sequencialmente as janelas abertas. Área de notificação (Barra de tarefas): Exibe ícones com os programas que ficam constantemente em execução e não estão em janelas, e ícones para outros status, os principais status que são exibidos são: o antivírus, as notificações do próprio Windows, os informativos de conexão e de impressão. Windows Update: atualizações do Windows por meio do site da Microsoft para este fim, pode ser utilizado das seguintes formas: a. Iniciar - todos os programas. b. Painel de controle link (que nos leva ao site do Windows update) c. No Internet Explorer Menu Ferramentas Windows Update Atualização Automática: verifica, sem intervenção do usuário, na Microsoft (site Windows Update) se o Windows já está com todas as atualizações. Há um ícone para configurar as atualizações automáticas no Painel de Controle. Outras notificações de segurança: Proteção Contra Vírus: Não significa que o Windows venha com antivírus. É um aviso quanto ao status do antivírus (ele avisa se você tem antivírus, avisa se o antivírus está desatualizado). Não está visível no Painel de controle, mas é possível visualizá-la no Painel de Controle Central de segurança (é possível ver a atualização automática, proteção contra vírus, firewall). Firewall: É um filtro, uma barreira de proteção contra atacantes. Firewall = parede corta fogo, ele verifica se quem está tentando entrar no computador está autorizado. É um obstáculo contra os invasores. O firewall vem ativado de fabrica por padrão. Essa é uma segurança que fecha ou abre portas. O antivírus e o firewall funcionam de forma complementar, cada um tem sua tarefa específica, porém, um ajuda na função do outro. Obs.: Qualquer uma dessas falhas apresentará uma mensagem "Esse computador pode estar em risco". Lixeira: É o único ícone padrão da área de trabalho. Armazenar arquivos e pastas excluídos pelo usuário. Quando algo é restaurado da lixeira, volta para o local que estava quando foi deletado. Por padrão, a lixeira armazena até 10% do HD. Os arquivos que estiverem dentro da lixeira não abrem, para abrir um arquivo que está na lixeira é necessário restaurá-lo antes. Existem itens que não vão para a lixeira como:

4 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 4 Programas desinstalados, mensagens de , arquivos de discos removíveis, recortes ou fragmentos de arquivos. Existem várias formas de mandar um arquivo para a lixeira, por exemplo: Seleciona o arquivo e pressione a tecla DEL. (nesse caso o Windows pergunta se o usuário deseja realmente enviar o arquivo ou pasta para a lixeira). clique com o Botão direito do mouse sobre o arquivo + Excluir (nesse caso o Windows pergunta se o usuário deseja realmente enviar o arquivo ou pasta para a lixeira). Seleciona o arquivo ou pasta, clique no Menu ARQUIVO + Excluir (nesse caso o Windows pergunta se o usuário deseja realmente enviar o arquivo ou pasta para a lixeira). Arraste o arquivo ou pasta para a lixeira. (nesse caso o Windows não solicita NENHUMA confirmação) Excluir um arquivo (diretamente, sem que ele passe pela lixeira): Seleciona o arquivo ou pasta desejado e digite Shift + Del (nesse caso o Windows pergunta se o usuário realmente deseja excluir o arquivo). Clicar com o Botão direito sobre o arquivo ou pasta + Shift + Del (nesse caso o Windows pergunta se o usuário realmente deseja excluir o arquivo). Selecione o arquivo + Menu Arquivo + Shift + Excluir (nesse caso o Windows pergunta se o usuário realmente deseja excluir o arquivo). Shift + arrastar para a Lixeira (nesse caso o Windows não dará nenhum aviso). Se o tamanho do arquivo ou pasta for maior que a lixeira o Windows dará um aviso de que aquele arquivo ou pasta não cabe na lixeira e será excluído definitivamente, e se o usuário realmente deseja excluir o arquivo. Obs.: Com o auxílio da tecla Shift, os arquivos serão excluídos definitivamente, ou seja, não passam pela lixeira. Propriedades da Lixeira: a. Alterar a capacidade máxima de armazenamento. b. Não usar a lixeira: causa a exclusão definitiva do arquivo. c. Não exibir a tela de confirmação (Caixa de diálogo de confirmação): manda os arquivo para a lixeira sem perguntar.

5 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 5 Menu Iniciar: Mostra o conteúdo geral do computador, programas, pastas e aplicativos. Esse menu pode ser aberto com um clique simples ou com a tecla de atalho Ctrl + Esc, ou com a tecla Winkey (tecla Windows).

6 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 6 Desligar: Apresenta quatro funções Espera: mantém o computador ligado, porém reduz o consumo de energia. Hibernar: painel de controle - opções de energia para habilitar o modo hibernar. Desliga o computador, pode até tirar da tomada, mas tudo que estava sendo feito será armazenado no hd para restaurar a sessão inteira quando o computador for ligado novamente. Quando o computador for acordado ele trará todas as informações que estavam sendo utilizadas antes. O hibernar, depois de ativado pelo painel de controle, só estará visível se for pressionada a tecla shift. Desativar: desliga o computador. Reiniciar: reinicia o computador. Executar: abre um programa, pasta, arquivo ou endereço de rede por meio de linha de comando, ou seja, é uma forma não gráfica de executar comandos. Pesquisar permite a procura/pesquisa de arquivos/pastas, computadores em rede, pessoas e na internet. Critérios para pesquisar arquivos e pastas: essas pesquisas podem ser feitas por: Nome: nome completo ou parte dele. Local: para especificar onde procurar, discos removíveis, uma pasta específica... Conteúdo: procura no interior do arquivo por um texto específico. Tipo: pesquisa os tipos dos arquivos, ou seja, por sua família (pelo formato do arquivo, por exemplo: arquivos do word, arquivos de imagem jpg...).

7 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 7 Data: pode ser a de criação ou modificação. Tamanho: procura por tamanho máximo e/ou mínimo. Ajuda e Suporte: a tecla de atalho para obter-se ajuda é F1, permite descobrir como fazer algo ou como resolver problemas no sistema. A ajuda pode exibir conteúdo on-line. Impressoras e aparelhos de fax: Mostra a pasta de impressoras e aparelhos e fax e nela podemos: Instalar: podemos instalar os drives das impressoras. Definir alguma impressora como padrão. Compartilhar: tornar disponível para outros usuários em rede. Configurações da impressora: suas preferências de impressão. Verificar os arquivos da fila de impressão. Definir acesso e padrões do programa: serve para definir os programas que serão abertos para tarefas comuns, como navegar na web, mandar ou tocar arquivos de sons e vídeos. Meu Computador: Da acesso as unidades de discos (disco rígido ou discos removíveis), dá acesso aos documentos do usuário (meus documentos) e dá acesso a pasta documentos compartilhados (permite que os usuários compartilhem arquivos usando o mesmo computador). Embora não seja padrão, é possível acessar painel de controle por meio de Meu Computador. Painel de controle: permite personalizar e configurar o windows e elementos de hardware e software. O painel de controle cai mais em prova no modo de exibição clássico do que no modo padrão. Modo de exibição clássico:

8 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 8 Modo de exibição por categoria (Padrão):

9 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 9 Documentos recentes: mostra uma lista com, até, os 15 últimos itens que você usou, como documentos do word, planilhas do excel, arquivos pdf e outros. Na pasta Documentos Recentes também ficam armazenados atalhos de documentos que estão armazenados em pen-drive, cd, e outros discos removíveis, no entanto não será possível abrir itens desses locais se o disco ao qual o atalho se refere não estiver no local de origem. Para limpar a lista de atalhos: Botão direito na barra de tarefas (ou menu iniciar) propriedades guia menu iniciar botão personalizar guia avançado botão limpar lista. Meus Documentos: essa é a pasta padrão para salvaguarda de arquivos, e cada usuário tem sua pasta que fica dentro da pasta Documents and Setting/nome_do_usuario )., dentro dela temos mais duas pastas por padrão: Minhas músicas (local padrão para armazenamento de arquivos de músicas) e minhas imagens (local padrão para armazenamento de imagens). Usuário: um clique simples na imagem do usuário, leva para o painel de controle alterar contas de usuário. Programas frequentes e programas fixos No lado direito do menu iniciar é apresentada uma lista com os programas mais utilizados e dois programas fixos (que se presume muito utilizados) que são um navegador e um cliente de correio eletrônico. É possível fixar um item no menu iniciar com um clique com o botão direito em cima do programa (ícone do programa) e clicar em fixar no menu iniciar, o programa selecionado vai para a parte fixa. Botão Todos os Programas: nesse botão teremos acesso a todos os programas (dispostos em grupos). São opções padrão no menu iniciar que aparecem ao se clicar em Todos os Programas: 1. Windows Update 2. Acessórios 3. Catálogos do Windows 4. Outlook Express 5. Internet Explorer 6. Mídia Player 7. Acessórios: 7.1. Acessibilidade: para pessoas que possuem algum tipo de limitação, nesse botão encontraremos alguns recursos para auxiliar essas pessoas. (assistente de acessibilidade; Gerenciador de Utilitários; Lente de Aumento; Teclado Virtual) Comunicações: assistente para configuração de rede; assistente para novas conexões; conexões de rede; configuração de rede sem fio; Hiper Terminal Entretenimento: relacionado a programas multimídia Ferramentas do Sistema: vários recursos que ajudam na manutenção e configuração do sistema Assistente para transferência de arquivos e comunicações: ajuda na criação de um modelo dos stiema completo (programas e arquivos) para ser passado para outro computador Backup: cópia de segurança, é uma cópia dos arquivos importantes. Copiar do computador para um local seguro. Copiar arquivos para um pen-drive, para um CD, para um disquete, etc. Existem 5 tipos de backup: normal, incremental, diferencial,

10 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 10 diário e cópia. Backup on-line, guarda os arquivos na Internet mas não está disponível no Windows Central de Seguranças: permite configurar as proteções contra vírus, firewall e atualizações automáticas Desfragmentador de disco: reorganiza os arquivos no disco, permitindo o acesso mais rápido a esses arquivos (otimiza o acesso) Informações do Sistema: informações detalhadas sobre todo o hardware e todos os softwares Limpeza de Disco: joga fora tudo aquilo que é desnecessário, libera espaço em disco (arquivos temporários de Internet, arquivos de instalação, etc) Mapa de Caracteres: exibe um conjunto de caracteres especiais, inclusive vários que não estão acessíveis pelo teclado Restauração do Sistema: é uma forma de backup automático, somente do sistema (sistema = drivers, registro, configurações, etc), nesse backup não são guardados arquivos pessoais Tarefas Agendadas: tem o objetivo de configurar o computador para executar programas com a hora marcada (desfragmentar o disco, fazer backup, fazer limpeza ou outra tarefa qualquer) Assistente de compatibilidade de programa: verifica se programas são compatíveis com o Windows Bloco de Notas: é um editor de textos simples, digita textos puros, não faz nenhum tipo de formatação, extensão dos arquivos é.txt. Muitos programadores usam para digitar códigos de programação, inclusive é utilizado para editar e visualizar arquivos htm/html Calculadora: para fazer cálculos, pode ser calculadora simples ou cientifica Catalogo de Endereços: equivale a uma agenda eletrônica, pois grava contatos. Os contatos do Outlook Express são os mesmos contatos do Catalogo de Endereços, eles compartilham os mesmos contatos (permite procurar pessoas em serviços de busca na Internet) Conexão de Área de Trabalho Remota: o objetivo é permitir que o usuário controle um computador a distância Paint: é um programa para desenhos, editor de imagens, a extensão padrão para arquivos criados com paint é bmp (bitmap) Prompt de Comando: é uma forma de dar comandos ao computador por meio do teclado, abre uma interface textual para a digitação de comandos Sincronizar: comparar arquivos e pastas offline e a respectiva versão online (numa rede local) e permite qu eo usuário escolha a versão mais atualizada Tour do Windows: faz um tour (turismo) no Windows Windows Movie Maker: edição, criação de filmes WordPad: editor de textos, trabalha com formatação (não tem todos os recursos do Microsoft Word), por padrão trabalha com o formato rtf (texto com formatação rica), esse formato é compatível com o Word, trabalha também com o formato doc e txt.

11 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 11 Estrutura de uma Janela Barra de Títulos é uma barra superior que traz o nome do programa e também o nome dos arquivos. Um clique duplo na barra de títulos maximiza ou restaura. A barra de títulos é o único lugar para arrastar (mover) uma janela. Botão de controle: Um clique duplo no botão de Controle fecha a Janela. No canto superior direito, temos os botões de dimecionamento, fechar, maximizar ou restaurar e minimizar. Minimizar: Torna a janela mínima, fazendo com que fique apenas como um ícone na barra de tarefas. Maximizar: Torna a janela máxima, ou seja, faz com que a janela passe a ocupar toda a tela da área de trabalho (por padrão, não se sobrepõe à barra de tarefas). Não estará visível quando a janela já estiver maximizada. Restaurar abaixo: Retorna a janela ao tamanho que estava antes de ter sido maximizada ou minimizada. Não estará visível quando a janela já estiver restaurada. Fechar: Finaliza o janela. Se for uma janela com arquivo e este ainda não tiver sido salvo haverá a confirmação para salvar ou mesmo cancelar a finalização. Nos programas do Office este botão equivale à opção sair.

12 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 12 Barra de menus: essa barra pode ser acessada pelo teclado usando-se a tecla Atl, após essa tecla precionada, uma série de linhas vai aparecer, cada linha indica a letra q deve ser precionada para abrir o menu. Para abrir um menu da barra do menu arquivos pressionar alt + a letra sublinhada. Barra de ferramentas botões padrão: são os ícones padrão do windows. Botão Voltar Mostra e permite voltar para os últimos nove locais visitados, também permite acesso ao histórico. O botão Voltar só pode ser utilizado para se retornar a uma pasta (no caso das janelas do Windows) que já tenha sido visualizada anteriormente na mesma sessão de uso (tempo que a janela está em funcionamento), porém, não necessariamente vai voltar para a pasta que está hierarquicamente superior (diferentemente do botão Acima). O comando Voltar até pode ser usado para ir para a pasta que está um nível acima, porém, assim só se procede, se a última pasta visualizada na janela atual tiver sido a hierarquicamente superior, ou seja, há necessidade de uma coincidência entre a última pasta visualizada e a pasta que está hierarquicamente superior. Por isso, não há que se confundir o botão Voltar com o botão Acima. Botão Avançar Mostra e permite avançar para os últimos nove locais dos quais o usuário voltou. Também dá acesso ao histórico. Acima Permite ir para a pasta que está imediatamente um nível acima na estrutura de pastas do Windows, também conhecida como pasta pai. Repare que não é simplesmente a pasta que está em cima da atual na hierarquia e sim ir para a pasta na qual a atual está contida. Pesquisa Abre o sistema de pesquisa do Windows será explicado adiante. Pastas Exibe ou oculta o sistema de pastas do Windows que é a lista hierarquizada para o usuário ver os discos, as pastas que estão dentro dos discos e as pastas que estão dentro de outras pastas, na prática, transforma a janela atual na janela do Windows Explorer, pois retira o painel de tarefas e apresenta a hierarquia das pastas. Modos de Exibição Lista os seguintes modos de exibição: Miniaturas, Lado a lado, Ícones e Detalhes.

13 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 13 Barra de endereços: essa barra traz o nome da janela que está aberta. Por essa barra é possível acessar locais de rede e sites na internet, basta digitar o endereço. Dropdraw: é aquele ícone que fica na direita da barra e traz outros locais que você pode acessar. Ir: esse botão tem o mesmo efeito de precionar enter. Barra de status: traz detalhes e dicas referentes ao item selecionado. Não aparece, por padrão, nas janelas do Windows XP. Pode ser habilitada por meio do menu exibir. Estrutura das Pastas HIERARQUIA DAS PASTAS. Desktop: Mesmo que área de trabalho, não confundir com área de transferência. Área de transferência é o local que fica armazenado um objeto copiado ou recortado. Área de trabalho ou desktop é onde o usuário encontra os arquivos, pastas e atalhos da área principal do windows. Meus Documentos: local padrão para arquivar (salvar) documentos pessoais. Disco Local C: : Disco rígido onde ficam os arquivos, pastas e programas no sistema windows. Arquivos de Programas: pasta padrão para a instalação de programas Documents and Settings: pasta padrão do Windows para armazenar arquivos e configurações de cada usuário, armazena o perfil. Windows: arquivos e configurações do Windows, pasta padrão para a instalação do Windows. Documentos compartilhados: compartilhamento e acesso a arquivos e pastas compartilhados entre diferentes usuários do mesmo computador. Meus Locais de Rede: serve para acessar recursos que estão compartilhados em rede

14 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 14 Windows Explorer É uma ferramenta utilizada para organizar os arquivos e pastas do computador. No topo, sempre está o Desktop, porem ele não é o diretório raiz dos demais arquivos. O diretório raiz (ou pasta da qual todas as outras derivam) é o disco local C:. Analisando as figuras das pastas, podemos dizer que as pastas que estão com um sinal de "+" ao lado, tem sub pastas dentro, as que tem um sinal de "-" quer dizer que todas as pastas já estão visíveis. Atenção: se dentro das pastas só houver arquivos, o sinal de "+" não aparecerá. Alguns detalhes importantes quanto à arrastar objetos Arrastar um arquivo para um disco diferente do atual: o Windows criará uma cópia para o arquivo em vez de simplesmente movê-lo. Arrastar um item para um disco diferente, segurando a tecla SHIFT: fará com que o item seja movido e não copiado. Arrastar arquivos de programas (extensões executáveis.exe;.com;.bat): automaticamente será feito um atalho para o programa. Para impedir que seja criado o atalho e o arquivo de programa seja, então, movido, arraste segurando a tecla SHIFT. Para criar um atalho de um arquivo qualquer: arraste-o mantendo pressionadas as teclas SHIFT e CTRL juntas ou arraste com a tecla ALT. Para fazer uma cópia de um arquivo: basta arrastá-lo segurando a tecla CTRL. Se um arquivo for arrastado para o ícone de seu programa de origem: o arquivo será aberto com o programa. Se um arquivo for arrastado para a lixeira: o arquivo será enviado para a lixeira. Principais extensões de arquivos É sabido que existem milhares de extensões de arquivos conhecidos, porém, é bom que o aluno que está se preparando para um bom concurso conheça as principais. Vamos ao elenco: ASP: Active Server Pages. Linguagem utilizada na criação de páginas com conteúdo dinâmico na Internet. São páginas Web construídas com scripts que rodam no servidor e por isso independem do navegador e do sistema operacional do usuário. Através deste ambiente podem ser construídas páginas interativas, construídas no momento do acesso. AVI: Arquivo de vídeo digital (AudioVisual Interleaving). Este tipo de arquivo é utilizado pela tecnologia de compressão de vídeos DIVX normalmente os players mais comuns (Windows Media Player, Real Player e outros) conseguem entender se estiverem com os codecs adequados. BAK: Cópia de segurança. Alguns programas criam cópias de arquivos automaticamente e, por padrão, utilizam esta extensão. BMP: Arquivo de imagem do ambiente Windows. São as tradicionais figuras criadas pelo programa Paint. Recebem a denominação de BMP pela definição de serem mapas de bits, não possuem compactação e por isso tem a desvantagem de serem aquivos grandes. DLL: Arquivo de biblioteca (Dynamic Link Library) e é utilizado como drivers de configurações para o sistema operacional compreender funções de um software. As bibliotecas de vínuclo dinâmico são recursos do sistema operacional que permitem que rotinas executáveis (geralmente servindo uma função específica ou um conjunto de funções) sejam armazenadas separadamente como arquivos com extensões.dll. Essas rotinas são carregadas somente quando necessárias para o programa que as chama.

15 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 15 DOC: Arquivo de texto formatado (Documento). É o formato padrão do Microsoft Word, entretanto, pode ser utilizado por outro editor de texto compatível. DOCM: Documento do Word 2007 com Macro. DOCX: Documento do Word DOT: Document Template. Formato de arquivo utilizado pelo Word para gerar modelos de documentos, ou seja, permite que a partir dele sejam criados arquivos no formato DOC. DOTX: Modelo de docuemento do Word EPS: Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas para impressão. Arquivo que é impresso na resolução mais alta possível da impressora. Um arquivo EPS pode ser impresso mais rapidamente do que outras representações gráficas. Alguns programas gráficos baseados no Windows e não baseados no Windows (Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator) podem importar arquivos EPS. PostScrip é uma linguagem de descrição de página (PDL) desenvolvida pela Adobe Systems para impressão em impressoras a laser. PostScript oferece recursos flexíveis de fontes e elementos gráficos de alta qualidade. É o padrão para editoração eletrônica, pois tem o suporte de fotocompositoras, que são impressoras de alta resolução usadas por serviços de impressão para composições tipográficas comerciais. EXE: Arquivo executável, utilizado para instalar programas ou para executá-los. Os arquivos EXE são potencialmente inseguros pois podem trazer códigos maliciosos. GIF: Graphics Interchange Format Arquivo de imagem comprimido, pode ser estático ou dinâmico, a ideia inicial é para ser apenas de imagens dinâmicas, ou seja, uma combinação de imagens estáticas em movimento. É muito utilizado em páginas Web. HTM: Página da Web (mesmo que HTML). HTML: Hiper Text Markup Language (Linguagem de criação ou marcação de hipertexto). É o tipo de arquivo criado com a linguagem HTML, neste tipo de arquivo é possível acrescentar textos e conteúdo multimídia, além dos hyperlinks ou links (ponteiros para outras páginas). Linguagem de marcação simples utilizada para criar documentos de hipertexto que são transportáveis de uma plataforma para outra. Os arquivos HTML são arquivos de texto ASCII simples com códigos incorporados (indicados por marcas) para denotar vínculos de hipertexto e formatação. JPG ou JPEG (Joint Photographic Experts Group): Arquivo de imagem comprimido, muito utilizado na Internet porque a imagem fica com tamanho muito menor do que no formato BMP e sem perder muito de sua qualidade. Acabou sendo o formato padrão de imagens para câmeras digitais. M4A: Arquivo que é considerado a evolução do MP3, seria o MP4 voltado para áudio, vem de Moving Picture Experts Group Audio Layer 4. M4V: Arquivo que é considerado a evolução do MP3, seria o MP4 voltado para vídeo, vem de Moving Picture Experts Group Audio Layer 4. MPG ou MPEG (Moving Picture Experts Group): Arquivo de vídeo comprimido também utilizado para gravar filmes em formato VCD (reproduzido em aparelhos de DVD). MP3: Formato de áudio que aceita compressão em vários níveis, vem de Moving Picture Experts Group Audio Layer 3.NRG: Arquivo de imagem de CD criado pelo Nero Burning Rom (famoso programa de gravação de CDs). ODB: Arquivo de banco de dados em formato aberto, utilizado pelo Base (BrOffice). ODF: Arquivo de fórmula em formato aberto, utilizado pelo Math (BrOffice). ODG: Arquivo de desenho em formato aberto, utilizado pelo Draw (BrOffice). ODP: Arquivo de apresentação em formato aberto, utilizado pelo Impress (BrOffice).

16 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 16 ODT: Arquivo de texto em formato aberto, utilizado pelo Writer (BrOffice). ODS: Arquivo de planilha em formato aberto, utilizado pelo Calc (BrOffice). OTG: Arquivo com modelo de desenho em formato aberto, utilizado pelo Draw (BrOffice). OTP: Arquivo com modelo de apresentação em formato aberto, utilizado pelo Impress (BrOffice). OTS: Arquivo com modelo de planilha em formato aberto, utilizado pelo Calc (BrOffice). OTT: Arquivo com modelo de documento aberto, utilizado pelo Writer (BrOffice). PDF: Portable Document File. Documento eletrônico visualizado com o programa Adobe Acrobat Reader que tem como principal característica ser um program gratuito que tem todas as características para se consolidar como formato padrão na Internet para distribuição de documentos. O PDF conserva as mesmas propriedades de quando o arquivo foi desenhado para sua publicação impressa. O formato PDF é utilizado por instituições e empresas que necessitam dar maior publicidade aos seus documentos pela Internet. Atualmente não pode ser aberto em editores de texto comuns, como o Microsoft Word. Outra grande vantagem dos PDFs é que eles independem de plataforma (existem versões do Adobe para dezenas de plataformas diferentes) e, em todas, o documento se mostrará da mesma forma como foi criado. PNG: Arquivo de imagem utilizado na Internet, não é tão comum como o JPG. PPS: Apresentação do Microsoft Power Point. Ao ser aberto irá apresentar slides com o seu conteúdo. PPSX: Apresentação do Microsoft Power Point PPT: Arquivo do Microsoft Power Point. Abre o arquivo para ser editado ou visualizado no PowerPoint. PPTX: Arquivo do Microsoft Power Point PST: Arquivo com pastas particulares que contém os s de um usuário do Microsoft Outlook. RAR: Arquivo comprimido pelo popular programa Winrar (semelhante ao Winzip). RTF: Rich Text Format. Texto que aceita formatação. Pode ser gerado e editado no WordPad, no Microsoft Word e em outros editores. É muito comum de ser utilizado devido a sua compatibilidade com os principais editores e sua formatação que mantém as formatações do Microsoft Word. SCR: Extensão dos protetores de tela que funcionam em Windows. Os protetores de tela são habilitados por meio de configuração nas propriedades de vídeo do ambiente Windows. São considerados arquivos potencialmente inseguros e muito utilizados para a inserção de códigos maliciosos. TXT: Arquivo de texto simples (sem formatação). É o formato de texto padrão para o programa Bloco de Notas. As versões mais novas do Bloco de Notas conseguem fazer quebra de texto e aplicação (a todo o texto e não às palavras isoladamente) de recursos como tipo de fonte, tamanho, negrito, itálico. Porém, por definição continua sendo como texto não formatado até porque a formatação feita é para a visualização. WAV ou WAVE: Arquivo de áudio, por padrão, sem compressão. Formato padrão para sons no ambiente Windows. WMA: Windows Media Audio. Arquivo de som do Windows Media Player, com qualidade semelhante ao MP3 e com tamanho também bastante reduzido. WMV: Windows Media Video gerado para o Windows Media Player. Arquivo de vídeo compactado.

17 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 17 XLS: Arquivo de Planilha do Microsoft Excel (também podem ser chamados de pastas do Excel). XLSX: Arquivo de Planilha do Microsoft Excel XLT: Excel Template. Arquivo para modelo de planilhas do Excel. XLTX: Modelo de planilha do Excel XML: Linguagem de metamarcação (linguagem de marcação extensível) que fornece um formato para descrever dados estruturados. Facilita declarações de conteúdo mais precisas e resultados de pesquisa mais significativos em várias plataformas. Além disso, a linguagem XML possibilitará uma nova geração de aplicativos de manipulação e exibição de dados baseados na Web. ZIP: Formato de compressão de arquivos mais comum na Internet. O Winzip é o programa mais conhecido para abrir este tipo de arquivo compactado e também para criá-los. Versões mais novas do Windows (ME em diante) já lê e descompacta arquivos do tipo ZIP. O Windows XP já permite também enviar arquivos para uma Pasta compactada que assumirá o formato padrão ZIP. Área de transferência O Windows permite que o usuário recorte ou copie e depois cole objetos, arquivos, pastas, textos, porque possui o recurso de área de transferência. Funciona, basicamente, como um armazenador temporário para os itens copiados ou recortados. A área de transferência do Windows só suporta armazenar um objeto de cada vez (outras opções de área de transferência serão informadas adiante). No Windows 2000, o Visualizador da área de transferência foi renomeado como Visualizador da área de armazenamento. O Visualizador da área de armazenamento mostra as informações que você copiou para a área de transferência. É possível armazenar informações, permanentemente, na sua área de armazenamento local e compartilhá-las com outros usuários. A área de armazenamento local é aberta quando você inicia o Visualizador da área de armazenamento. A tecla PRINT SCREEN Nos ambientes DOS, esta tecla permite a impressão das informações mostradas na tela, serve como acesso à impressora. No ambiente Windows esta tecla captura a imagem que está sendo exibida no monitor e a transfere como uma figura para a área de transferência, podendo então ser inserida através do comando colar, para aplicativos que trabalham com figuras. Processos para Copiar, Recortar e Colar Recortar CTRL+X Marca o item como recortado e o adiciona à área de transferência para que seja colado em outro local. Lembre-se que a opção recortar tem a função de mover o item para um novo local; entretanto no ambiente do Windows o item copiado só será retirado do local atual ao ser colado em um novo local (semelhante ao Excel e diferentemente ao que ocorre no Word). Utilizar o menu Editar: Selecionar o item ou os itens, clicar em Editar e depois Recortar, clicar no local de destino, clicar em Editar Colar. Utilizar o mouse: Selecionar o item ou os itens, clicar com o botão direito do mouse na seleção, clicar em recortar, clicar o local de destino com o botão direito do mouse e clicar em colar. Utilizar os botões da barra de ferramentas: Selecionar o item ou os itens, clicar no botão Recortar, clicar no local de destino e clicar no botão Colar.

18 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 18 Copiar CTRL+C Marca o item como copiado e o adiciona à área de transferência para que seja colado em outro local, lembre-se que a opção copiar não retira o item do local original e sim duplica o item para ser colado no destino. Utilizar o menu Editar: Selecionar o item ou os itens, clicar em Editar e depois Copiar, clicar no local de destino, clicar em Editar Colar. Utilizar o mouse: Selecionar o item ou os itens, clicar com o botão direito do mouse na seleção, clicar em Copiar, clicar no local de destino com o botão direito do mouse e clicar em Colar. Utilizar os botões da barra de ferramentas: Selecionar o item ou os itens, clicar no botão Copiar, clicar no local de destino e clicar no botão Colar. Todas essas combinações podem ser misturadas (tanto para recortar quanto para copiar). Ex.: Pode-se copiar utilizando o menu Editar e Colar utilizando o botão da barra de ferramentas, ou qualquer outra combinação respeitando a ordem: Recortar ou Copiar o(s) arquivo(s) de origem, clicar no local de destino e depois Colar. Colar CTRL+V Cola uma cópia do conteúdo da área de transferência no local atual. TECLAS DE ATALHO As combinações de teclas a seguir acionam os comandos descritos sem a necessidade de utilizar o mouse, ou seja, são comandos onde só se usa o teclado. Lembre-se que as teclas de atalho variam conforme o aplicativo que se está usando, as teclas abaixo se referem ao ambiente Windows, podem ser usadas nas janelas Painel de Controle, Meu Computador, Windows Explorer etc. PRINCIPAIS F1: Aciona a Ajuda. F2: Renomear. F3: Localizar Arquivos ou Pastas. F4: Exibe a caixa de combinação (botão ou barra de endereço). F5: Atualizar. F6: Alterna entre painéis no Explorer. F10: Aciona o modo menu. ESC: Desativa o menu ou tela acionada Cancela. ALT + F4: Fecha o programa ativo. PRINT SCREEN: Captura a tela para a área de transferência. ALT + PRINT SCREEN: Captura a janela ou caixa de diálogo atual, enviando a imagem para a área de transferência. ALT + BARRA DE ESPAÇO: Aciona o Botão de Controle. ALT + TAB: Mostra na tela os ícones dos programas abertos. ALT + ESC: Vai diretamente aos programas carregados. ALT + ENTER: Mostra as propriedades dos arquivos selecionados. BACKSPACE: Vai para a pasta pai (no Windows Explorer). CTRL + A: Seleciona todos os elementos. CTRL + Z: Desfaz a última ação. CTRL + ALT + DEL: Abre uma janela com os programas em uso. Apertando uma vez é possível finalizar uma tarefa (normalmente que não esteja respondendo com o mouse), reiniciar ou desligar o computador, posto que será aberta a janela e nesta janela há estas opções. CTRL + ESC: Aciona o Menu Iniciar. CTRL + X: Recorta o objeto selecionado, ou seja, remove para a área de transferência ou marca como possível de ser removido após a ação de colar. CTRL + C: Copia o que estiver selecionado para a área de transferência.

19 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 19 CTRL + V: Cola uma cópia do conteúdo da área de transferência. SHIFT ao inserir um CD na unidade de CD-ROM: Evitar que o CD seja executado automaticamente; SHIFT + DEL: Deleta arquivo(s) sem mandar para a lixeira. CTRL+F4: Fechar o documento ativo em programas que permitem vários documentos abertos simultaneamente. SHIFT+F10: Exibir o menu de atalho para o item selecionado. Equivale ao pressionamento do botão direito do mouse no local onde se encontra o cursor ou onde há uma seleção. Tecla Windows ( ) : Exibir ou ocultar o menu Inicar. +Break: Exibir a caixa de diálogo Propriedades do Sistema. +D: Mostrar a área de trabalho. +M: Minimizar todas as janelas. +SHIFT+M: Restaurar todas as janelas minimizadas. +E: Abrir a janela Meu Computador. +F: Procurar arquivos ou pastas. CTRL+ +F: Procurar computadores. +L: Bloquear o computador se estiver conectado a um domínio de rede ou alterna entre usuários se não houver domínio de rede. +R: Abrir a caixa de diálogo Executar. +U: Abrir o Gerenciador de utilitários. +TAB: Alternar entre os botões da barra de tarefas. Trabalhando com textos CTRL+SETA PARA A DIREITA: Mover o ponto de inserção para o início da próxima palavra. CTRL+SETA PARA A ESQUERDA: Mover o ponto de inserção para o início da palavra anterior. CTRL+SETA PARA BAIXO: Mover o ponto de inserção para o início do próximo parágrafo. CTRL+SETA PARA CIMA: Mover o ponto de inserção para o início do parágrafo anterior. CTRL+SHIFT com qualquer uma das teclas de direção: Selecionar um bloco de texto. Trabalhando com Menus ALT+Letra sublinhada em um nome de menu: Exibir o menu correspondente. Letra sublinhada em um nome de comando de um menu aberto: Executar o comando correspondente. SETA PARA A DIREITA: Abrir o próximo menu à direita ou abrir um submenu. SETA PARA A ESQUERDA: Abrir o próximo menu à esquerda ou fechar um submenu. CTRL+TAB: Avançar pelas guias. CTRL+SHIFT+TAB: Recuar pelas guias. TAB: Avançar pelas opções. SHIFT+TAB: Recuar pelas opções. BARRA DE ESPAÇOS: Marcar ou desmarcar a caixa de seleção caso a opção ativa seja uma caixa de seleção. Teclas de direção: Selecionar um botão caso a opção ativa seja um grupo de botões de opção. F4: Exibir os itens na lista ativa. END: Exibir a parte inferior da janela ativa. HOME: Exibir a parte superior da janela ativa. NUM LOCK+ASTERISCO no teclado numérico (*): Exibir todas as subpastas da pasta selecionada. NUM LOCK+SINAL DE MAIS no teclado numérico (+): Exibir o conteúdo da pasta selecionada. NUM LOCK+SINAL DE MENOS no teclado numérico (-): Recolher a pasta selecionada. SETA PARA A ESQUERDA: Recolher a seleção atual se estiver expandida ou selecionar a pasta pai. SETA PARA A DIREITA: Exibir a seleção atual se estiver recolhida ou selecionar a primeira subpasta.

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte I

SIMULADO Windows 7 Parte I SIMULADO Windows 7 Parte I 1) Qual das seguintes definições melhor qualifica o Windows? (a) Um software para criação de planilhas eletrônicas (b) Um sistema operacional que faz a interface entre o usuário

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Windows Vista Atalhos de Teclado:

Windows Vista Atalhos de Teclado: Atalhos para acessibilidade: Windows Vista Atalhos de Teclado: SHIFT da direita por 8 segundos - liga e desliga teclas de filtragem ALT esquerdo + SHIFT esquerdo + PRINT SCREEN (ou PrtScrn) - ativa e desativa

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

Salas de Aula. Manual do Professor

Salas de Aula. Manual do Professor UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Salas de Aula Manual do Professor Versão 2 Arnaldo Ramos de Freitas Neto 08/05/2012 Salas de Aula da FZEA Manual do Professor

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa.

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa. Janela do Windows Explorer Logo abaixo dos componentes que já conhecemos (barra de título, barra de menus e barra de ferramentas), existe uma divisão vertical, é a exibição de todas as pastas. Modos de

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT 1. Sistema Operacional Windows XP Dica: Atenção alunos, a maioria das questões sobre sistema operacional Windows XP em provas do CESPE são feitas sobre as seguintes opções: a) Cliques com o botão direito

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA MICROSOFT Interface gráfica WIMP GUI Windows, Icons, Menus, Pointer, Graphical User

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Configuração do Ambiente de Trabalho

Configuração do Ambiente de Trabalho pag. 1 Configuração do Ambiente de Trabalho 1. Utilização da Área de Trabalho Criação de Atalhos: O Windows NT apresenta um Ambiente de Trabalho flexível, adaptável às necessidades e preferências do utilizador.

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Sistema MSYS. Manual de Instalação, Configuração e Suporte. Versão 7

Sistema MSYS. Manual de Instalação, Configuração e Suporte. Versão 7 Ao abrir o arquivo em PDF, clique em Visualizar, Painéis de navegação, Marcadores para visualizar o menu lateral ou selecione as opções Visualizar, Painéis de Navegação, Marcadores. Sistema Manual de Instalação,

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

Configurando o Sistema Operacional TC-OS

Configurando o Sistema Operacional TC-OS Configurando o Sistema Operacional TC-OS O TC-OS é o Sistema Operacional das soluções Thin Clients da ThinNetworks. Foi desenvolvido especialmente para servir a thin clients possibilitando-os se conectar

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Elaboração: Prof. Éverton Loreto everton@uffs.edu.br 2010 Objetivo Conhecer as características e recursos do Sistema Operacional

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Configurações do Windows para Leitores de Tela

Configurações do Windows para Leitores de Tela MÓDULO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL - CEFET BG SIEP (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) Configurações do Windows para Leitores de Tela Desenvolvido por Celio Marcos Dal Pizzol e

Leia mais

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet Aula 33 Aula O QUE É INFORMÁTICA? O meio mais comum da utilização da informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática Informação Automática TIPOS DE SOFTWARES Parte

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais