Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows"

Transcrição

1 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows Windows XP Características É um sistema Gráfico e Intuitivo: o Windows traz janelas para facilitar a navegabilidade. É um sistema Multitarefas: O Windows pode realizar várias tarefas ao mesmo tempo, a isso damos o nome de multitarefa. É um sistema Multiusuário (significa que o sistema reconhece vários usuários diferentes, o reconhecimento é feito por meio de conta do usuário login). Informações sobre contas de usuários: Conta de Administrador: o administrador pode tudo, pode instalar programas, remover programas, configurar o computador, adicionar ou remover usuários, trocar a senha dos usuários... Pode existir mais de um administrador e a conta do administrador pode ser com ou sem senha. Conta limitada: o usuário não pode instalar e remover hardware Conta convidado: pode ser habilitada pelo administrador para que o convidado possa ter acesso ao computador sem cadastro antes. Não tem senha e é do tipo limitada. Usuário comum pode: trocar sua própria senha; alterar sua imagem Painel de Controle Contas de Usuário: permite que crie, exclua e modifica as contas. Logon: é o processo de entrada, é registrar-se no sistema. (nome e senha) (log = registro, on = ligar). O Windows oferece dois tipos de tela de logon, o logon clássico usado em sistemas corporativos e que é mais simples e o logon padrão que exibe os nomes de usuários e fotos para uma entrada mais fácil. Logoff: retirar-se da condição de registrado, sair do sistema. Finaliza todos os programas, encerra todas as tarefas. Trocar usuário: não é padrão no Windows XP, pode ser habilitada nas contas de usuário. Quando há a troca de usuário o Windows mantém as sessões já iniciadas na memória. O computador ficará com dois ou mais usuários logados simultaneamente, no entanto uma sessão só fica ativa, as outras ficam inativas. Descktop Papel de parede ou Plano de fundo: é aquela imagem que pode ficar no fundo da tela inicial. É uma área que pode ser personalizada com imagens e elementos da web. Ícones: são representações gráficas. Representa por meio de imagens os arquivos, pastas e elementos do sistema.

2 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 2 Configurações da área de trabalho (propriedades da área de trabalho): Propriedades de Vídeo pode ser acessado pelo Painel de Controle Botão Vídeo ou por meio do Botão Direito - propriedades na área de trabalho. a. Guia Temas: altera um conjunto pré-definido de cores, ícones ou sons. b. Área de Trabalho: a principal função desse item é mudar o papel de parede (plano de fundo). Permite habilitar e desabilitar ícones da área de trabalho. Permite habilitar os seguintes ícones: Meu Computador, Meus Documentos, Meus Locais de Rede e Internet Explorer. c. Proteção de Tela: por padrão, depois de 10 minutos sem usar o computador, o protetor de tela é ativado. É possível alterar esse tempo e também fazer ajustes nas configurações de energia para fins de economia de energia. d. Aparência: por meio desta é possível alterar cores, tamanhos dos elementos das janelas e etc. e. Configurações: é possível alterar a resolução da tela, a quantidade de cores e a quantidade de pontos (resolução) que o monitor vai exibir. Barra de Tarefas Exibe ícones para os programas abertos além de dar acesso ao menu iniciar e outras funções. Agrupar botões semelhantes da barra de tarefas: essa função coloca várias janelas agrupadas na barra de tarefas, apenas um ícone fica visível e fica um número que simboliza o número de janelas minimizadas e sobrepostas no ícone.

3 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 3 Barra de inicialização rápida: É uma barra de ferramentas dentro da barra de tarefas que apresenta ícones muito usados para o computador, principalmente o Internet Explorer, Outlook Express, Mostrar a área de trabalho e Windows Mídia Player. Mostrar área de trabalho (Barra de tarefas): sua função é mostrar a área de trabalho, ele minimiza tudo - todas as janelas abertas serão minimizadas, um segundo clique restaura tudo. Alt + Tab: alterna entre tarefas (abre uma janelinha na tela para escolhermos a janela que queremos). Alt + Esc: passa de uma janela para outra (também alterna), mas não abre a janelinha para escolhermos o que queremos, passa sequencialmente as janelas abertas. Área de notificação (Barra de tarefas): Exibe ícones com os programas que ficam constantemente em execução e não estão em janelas, e ícones para outros status, os principais status que são exibidos são: o antivírus, as notificações do próprio Windows, os informativos de conexão e de impressão. Windows Update: atualizações do Windows por meio do site da Microsoft para este fim, pode ser utilizado das seguintes formas: a. Iniciar - todos os programas. b. Painel de controle link (que nos leva ao site do Windows update) c. No Internet Explorer Menu Ferramentas Windows Update Atualização Automática: verifica, sem intervenção do usuário, na Microsoft (site Windows Update) se o Windows já está com todas as atualizações. Há um ícone para configurar as atualizações automáticas no Painel de Controle. Outras notificações de segurança: Proteção Contra Vírus: Não significa que o Windows venha com antivírus. É um aviso quanto ao status do antivírus (ele avisa se você tem antivírus, avisa se o antivírus está desatualizado). Não está visível no Painel de controle, mas é possível visualizá-la no Painel de Controle Central de segurança (é possível ver a atualização automática, proteção contra vírus, firewall). Firewall: É um filtro, uma barreira de proteção contra atacantes. Firewall = parede corta fogo, ele verifica se quem está tentando entrar no computador está autorizado. É um obstáculo contra os invasores. O firewall vem ativado de fabrica por padrão. Essa é uma segurança que fecha ou abre portas. O antivírus e o firewall funcionam de forma complementar, cada um tem sua tarefa específica, porém, um ajuda na função do outro. Obs.: Qualquer uma dessas falhas apresentará uma mensagem "Esse computador pode estar em risco". Lixeira: É o único ícone padrão da área de trabalho. Armazenar arquivos e pastas excluídos pelo usuário. Quando algo é restaurado da lixeira, volta para o local que estava quando foi deletado. Por padrão, a lixeira armazena até 10% do HD. Os arquivos que estiverem dentro da lixeira não abrem, para abrir um arquivo que está na lixeira é necessário restaurá-lo antes. Existem itens que não vão para a lixeira como:

4 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 4 Programas desinstalados, mensagens de , arquivos de discos removíveis, recortes ou fragmentos de arquivos. Existem várias formas de mandar um arquivo para a lixeira, por exemplo: Seleciona o arquivo e pressione a tecla DEL. (nesse caso o Windows pergunta se o usuário deseja realmente enviar o arquivo ou pasta para a lixeira). clique com o Botão direito do mouse sobre o arquivo + Excluir (nesse caso o Windows pergunta se o usuário deseja realmente enviar o arquivo ou pasta para a lixeira). Seleciona o arquivo ou pasta, clique no Menu ARQUIVO + Excluir (nesse caso o Windows pergunta se o usuário deseja realmente enviar o arquivo ou pasta para a lixeira). Arraste o arquivo ou pasta para a lixeira. (nesse caso o Windows não solicita NENHUMA confirmação) Excluir um arquivo (diretamente, sem que ele passe pela lixeira): Seleciona o arquivo ou pasta desejado e digite Shift + Del (nesse caso o Windows pergunta se o usuário realmente deseja excluir o arquivo). Clicar com o Botão direito sobre o arquivo ou pasta + Shift + Del (nesse caso o Windows pergunta se o usuário realmente deseja excluir o arquivo). Selecione o arquivo + Menu Arquivo + Shift + Excluir (nesse caso o Windows pergunta se o usuário realmente deseja excluir o arquivo). Shift + arrastar para a Lixeira (nesse caso o Windows não dará nenhum aviso). Se o tamanho do arquivo ou pasta for maior que a lixeira o Windows dará um aviso de que aquele arquivo ou pasta não cabe na lixeira e será excluído definitivamente, e se o usuário realmente deseja excluir o arquivo. Obs.: Com o auxílio da tecla Shift, os arquivos serão excluídos definitivamente, ou seja, não passam pela lixeira. Propriedades da Lixeira: a. Alterar a capacidade máxima de armazenamento. b. Não usar a lixeira: causa a exclusão definitiva do arquivo. c. Não exibir a tela de confirmação (Caixa de diálogo de confirmação): manda os arquivo para a lixeira sem perguntar.

5 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 5 Menu Iniciar: Mostra o conteúdo geral do computador, programas, pastas e aplicativos. Esse menu pode ser aberto com um clique simples ou com a tecla de atalho Ctrl + Esc, ou com a tecla Winkey (tecla Windows).

6 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 6 Desligar: Apresenta quatro funções Espera: mantém o computador ligado, porém reduz o consumo de energia. Hibernar: painel de controle - opções de energia para habilitar o modo hibernar. Desliga o computador, pode até tirar da tomada, mas tudo que estava sendo feito será armazenado no hd para restaurar a sessão inteira quando o computador for ligado novamente. Quando o computador for acordado ele trará todas as informações que estavam sendo utilizadas antes. O hibernar, depois de ativado pelo painel de controle, só estará visível se for pressionada a tecla shift. Desativar: desliga o computador. Reiniciar: reinicia o computador. Executar: abre um programa, pasta, arquivo ou endereço de rede por meio de linha de comando, ou seja, é uma forma não gráfica de executar comandos. Pesquisar permite a procura/pesquisa de arquivos/pastas, computadores em rede, pessoas e na internet. Critérios para pesquisar arquivos e pastas: essas pesquisas podem ser feitas por: Nome: nome completo ou parte dele. Local: para especificar onde procurar, discos removíveis, uma pasta específica... Conteúdo: procura no interior do arquivo por um texto específico. Tipo: pesquisa os tipos dos arquivos, ou seja, por sua família (pelo formato do arquivo, por exemplo: arquivos do word, arquivos de imagem jpg...).

7 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 7 Data: pode ser a de criação ou modificação. Tamanho: procura por tamanho máximo e/ou mínimo. Ajuda e Suporte: a tecla de atalho para obter-se ajuda é F1, permite descobrir como fazer algo ou como resolver problemas no sistema. A ajuda pode exibir conteúdo on-line. Impressoras e aparelhos de fax: Mostra a pasta de impressoras e aparelhos e fax e nela podemos: Instalar: podemos instalar os drives das impressoras. Definir alguma impressora como padrão. Compartilhar: tornar disponível para outros usuários em rede. Configurações da impressora: suas preferências de impressão. Verificar os arquivos da fila de impressão. Definir acesso e padrões do programa: serve para definir os programas que serão abertos para tarefas comuns, como navegar na web, mandar ou tocar arquivos de sons e vídeos. Meu Computador: Da acesso as unidades de discos (disco rígido ou discos removíveis), dá acesso aos documentos do usuário (meus documentos) e dá acesso a pasta documentos compartilhados (permite que os usuários compartilhem arquivos usando o mesmo computador). Embora não seja padrão, é possível acessar painel de controle por meio de Meu Computador. Painel de controle: permite personalizar e configurar o windows e elementos de hardware e software. O painel de controle cai mais em prova no modo de exibição clássico do que no modo padrão. Modo de exibição clássico:

8 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 8 Modo de exibição por categoria (Padrão):

9 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 9 Documentos recentes: mostra uma lista com, até, os 15 últimos itens que você usou, como documentos do word, planilhas do excel, arquivos pdf e outros. Na pasta Documentos Recentes também ficam armazenados atalhos de documentos que estão armazenados em pen-drive, cd, e outros discos removíveis, no entanto não será possível abrir itens desses locais se o disco ao qual o atalho se refere não estiver no local de origem. Para limpar a lista de atalhos: Botão direito na barra de tarefas (ou menu iniciar) propriedades guia menu iniciar botão personalizar guia avançado botão limpar lista. Meus Documentos: essa é a pasta padrão para salvaguarda de arquivos, e cada usuário tem sua pasta que fica dentro da pasta Documents and Setting/nome_do_usuario )., dentro dela temos mais duas pastas por padrão: Minhas músicas (local padrão para armazenamento de arquivos de músicas) e minhas imagens (local padrão para armazenamento de imagens). Usuário: um clique simples na imagem do usuário, leva para o painel de controle alterar contas de usuário. Programas frequentes e programas fixos No lado direito do menu iniciar é apresentada uma lista com os programas mais utilizados e dois programas fixos (que se presume muito utilizados) que são um navegador e um cliente de correio eletrônico. É possível fixar um item no menu iniciar com um clique com o botão direito em cima do programa (ícone do programa) e clicar em fixar no menu iniciar, o programa selecionado vai para a parte fixa. Botão Todos os Programas: nesse botão teremos acesso a todos os programas (dispostos em grupos). São opções padrão no menu iniciar que aparecem ao se clicar em Todos os Programas: 1. Windows Update 2. Acessórios 3. Catálogos do Windows 4. Outlook Express 5. Internet Explorer 6. Mídia Player 7. Acessórios: 7.1. Acessibilidade: para pessoas que possuem algum tipo de limitação, nesse botão encontraremos alguns recursos para auxiliar essas pessoas. (assistente de acessibilidade; Gerenciador de Utilitários; Lente de Aumento; Teclado Virtual) Comunicações: assistente para configuração de rede; assistente para novas conexões; conexões de rede; configuração de rede sem fio; Hiper Terminal Entretenimento: relacionado a programas multimídia Ferramentas do Sistema: vários recursos que ajudam na manutenção e configuração do sistema Assistente para transferência de arquivos e comunicações: ajuda na criação de um modelo dos stiema completo (programas e arquivos) para ser passado para outro computador Backup: cópia de segurança, é uma cópia dos arquivos importantes. Copiar do computador para um local seguro. Copiar arquivos para um pen-drive, para um CD, para um disquete, etc. Existem 5 tipos de backup: normal, incremental, diferencial,

10 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 10 diário e cópia. Backup on-line, guarda os arquivos na Internet mas não está disponível no Windows Central de Seguranças: permite configurar as proteções contra vírus, firewall e atualizações automáticas Desfragmentador de disco: reorganiza os arquivos no disco, permitindo o acesso mais rápido a esses arquivos (otimiza o acesso) Informações do Sistema: informações detalhadas sobre todo o hardware e todos os softwares Limpeza de Disco: joga fora tudo aquilo que é desnecessário, libera espaço em disco (arquivos temporários de Internet, arquivos de instalação, etc) Mapa de Caracteres: exibe um conjunto de caracteres especiais, inclusive vários que não estão acessíveis pelo teclado Restauração do Sistema: é uma forma de backup automático, somente do sistema (sistema = drivers, registro, configurações, etc), nesse backup não são guardados arquivos pessoais Tarefas Agendadas: tem o objetivo de configurar o computador para executar programas com a hora marcada (desfragmentar o disco, fazer backup, fazer limpeza ou outra tarefa qualquer) Assistente de compatibilidade de programa: verifica se programas são compatíveis com o Windows Bloco de Notas: é um editor de textos simples, digita textos puros, não faz nenhum tipo de formatação, extensão dos arquivos é.txt. Muitos programadores usam para digitar códigos de programação, inclusive é utilizado para editar e visualizar arquivos htm/html Calculadora: para fazer cálculos, pode ser calculadora simples ou cientifica Catalogo de Endereços: equivale a uma agenda eletrônica, pois grava contatos. Os contatos do Outlook Express são os mesmos contatos do Catalogo de Endereços, eles compartilham os mesmos contatos (permite procurar pessoas em serviços de busca na Internet) Conexão de Área de Trabalho Remota: o objetivo é permitir que o usuário controle um computador a distância Paint: é um programa para desenhos, editor de imagens, a extensão padrão para arquivos criados com paint é bmp (bitmap) Prompt de Comando: é uma forma de dar comandos ao computador por meio do teclado, abre uma interface textual para a digitação de comandos Sincronizar: comparar arquivos e pastas offline e a respectiva versão online (numa rede local) e permite qu eo usuário escolha a versão mais atualizada Tour do Windows: faz um tour (turismo) no Windows Windows Movie Maker: edição, criação de filmes WordPad: editor de textos, trabalha com formatação (não tem todos os recursos do Microsoft Word), por padrão trabalha com o formato rtf (texto com formatação rica), esse formato é compatível com o Word, trabalha também com o formato doc e txt.

11 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 11 Estrutura de uma Janela Barra de Títulos é uma barra superior que traz o nome do programa e também o nome dos arquivos. Um clique duplo na barra de títulos maximiza ou restaura. A barra de títulos é o único lugar para arrastar (mover) uma janela. Botão de controle: Um clique duplo no botão de Controle fecha a Janela. No canto superior direito, temos os botões de dimecionamento, fechar, maximizar ou restaurar e minimizar. Minimizar: Torna a janela mínima, fazendo com que fique apenas como um ícone na barra de tarefas. Maximizar: Torna a janela máxima, ou seja, faz com que a janela passe a ocupar toda a tela da área de trabalho (por padrão, não se sobrepõe à barra de tarefas). Não estará visível quando a janela já estiver maximizada. Restaurar abaixo: Retorna a janela ao tamanho que estava antes de ter sido maximizada ou minimizada. Não estará visível quando a janela já estiver restaurada. Fechar: Finaliza o janela. Se for uma janela com arquivo e este ainda não tiver sido salvo haverá a confirmação para salvar ou mesmo cancelar a finalização. Nos programas do Office este botão equivale à opção sair.

12 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 12 Barra de menus: essa barra pode ser acessada pelo teclado usando-se a tecla Atl, após essa tecla precionada, uma série de linhas vai aparecer, cada linha indica a letra q deve ser precionada para abrir o menu. Para abrir um menu da barra do menu arquivos pressionar alt + a letra sublinhada. Barra de ferramentas botões padrão: são os ícones padrão do windows. Botão Voltar Mostra e permite voltar para os últimos nove locais visitados, também permite acesso ao histórico. O botão Voltar só pode ser utilizado para se retornar a uma pasta (no caso das janelas do Windows) que já tenha sido visualizada anteriormente na mesma sessão de uso (tempo que a janela está em funcionamento), porém, não necessariamente vai voltar para a pasta que está hierarquicamente superior (diferentemente do botão Acima). O comando Voltar até pode ser usado para ir para a pasta que está um nível acima, porém, assim só se procede, se a última pasta visualizada na janela atual tiver sido a hierarquicamente superior, ou seja, há necessidade de uma coincidência entre a última pasta visualizada e a pasta que está hierarquicamente superior. Por isso, não há que se confundir o botão Voltar com o botão Acima. Botão Avançar Mostra e permite avançar para os últimos nove locais dos quais o usuário voltou. Também dá acesso ao histórico. Acima Permite ir para a pasta que está imediatamente um nível acima na estrutura de pastas do Windows, também conhecida como pasta pai. Repare que não é simplesmente a pasta que está em cima da atual na hierarquia e sim ir para a pasta na qual a atual está contida. Pesquisa Abre o sistema de pesquisa do Windows será explicado adiante. Pastas Exibe ou oculta o sistema de pastas do Windows que é a lista hierarquizada para o usuário ver os discos, as pastas que estão dentro dos discos e as pastas que estão dentro de outras pastas, na prática, transforma a janela atual na janela do Windows Explorer, pois retira o painel de tarefas e apresenta a hierarquia das pastas. Modos de Exibição Lista os seguintes modos de exibição: Miniaturas, Lado a lado, Ícones e Detalhes.

13 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 13 Barra de endereços: essa barra traz o nome da janela que está aberta. Por essa barra é possível acessar locais de rede e sites na internet, basta digitar o endereço. Dropdraw: é aquele ícone que fica na direita da barra e traz outros locais que você pode acessar. Ir: esse botão tem o mesmo efeito de precionar enter. Barra de status: traz detalhes e dicas referentes ao item selecionado. Não aparece, por padrão, nas janelas do Windows XP. Pode ser habilitada por meio do menu exibir. Estrutura das Pastas HIERARQUIA DAS PASTAS. Desktop: Mesmo que área de trabalho, não confundir com área de transferência. Área de transferência é o local que fica armazenado um objeto copiado ou recortado. Área de trabalho ou desktop é onde o usuário encontra os arquivos, pastas e atalhos da área principal do windows. Meus Documentos: local padrão para arquivar (salvar) documentos pessoais. Disco Local C: : Disco rígido onde ficam os arquivos, pastas e programas no sistema windows. Arquivos de Programas: pasta padrão para a instalação de programas Documents and Settings: pasta padrão do Windows para armazenar arquivos e configurações de cada usuário, armazena o perfil. Windows: arquivos e configurações do Windows, pasta padrão para a instalação do Windows. Documentos compartilhados: compartilhamento e acesso a arquivos e pastas compartilhados entre diferentes usuários do mesmo computador. Meus Locais de Rede: serve para acessar recursos que estão compartilhados em rede

14 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 14 Windows Explorer É uma ferramenta utilizada para organizar os arquivos e pastas do computador. No topo, sempre está o Desktop, porem ele não é o diretório raiz dos demais arquivos. O diretório raiz (ou pasta da qual todas as outras derivam) é o disco local C:. Analisando as figuras das pastas, podemos dizer que as pastas que estão com um sinal de "+" ao lado, tem sub pastas dentro, as que tem um sinal de "-" quer dizer que todas as pastas já estão visíveis. Atenção: se dentro das pastas só houver arquivos, o sinal de "+" não aparecerá. Alguns detalhes importantes quanto à arrastar objetos Arrastar um arquivo para um disco diferente do atual: o Windows criará uma cópia para o arquivo em vez de simplesmente movê-lo. Arrastar um item para um disco diferente, segurando a tecla SHIFT: fará com que o item seja movido e não copiado. Arrastar arquivos de programas (extensões executáveis.exe;.com;.bat): automaticamente será feito um atalho para o programa. Para impedir que seja criado o atalho e o arquivo de programa seja, então, movido, arraste segurando a tecla SHIFT. Para criar um atalho de um arquivo qualquer: arraste-o mantendo pressionadas as teclas SHIFT e CTRL juntas ou arraste com a tecla ALT. Para fazer uma cópia de um arquivo: basta arrastá-lo segurando a tecla CTRL. Se um arquivo for arrastado para o ícone de seu programa de origem: o arquivo será aberto com o programa. Se um arquivo for arrastado para a lixeira: o arquivo será enviado para a lixeira. Principais extensões de arquivos É sabido que existem milhares de extensões de arquivos conhecidos, porém, é bom que o aluno que está se preparando para um bom concurso conheça as principais. Vamos ao elenco: ASP: Active Server Pages. Linguagem utilizada na criação de páginas com conteúdo dinâmico na Internet. São páginas Web construídas com scripts que rodam no servidor e por isso independem do navegador e do sistema operacional do usuário. Através deste ambiente podem ser construídas páginas interativas, construídas no momento do acesso. AVI: Arquivo de vídeo digital (AudioVisual Interleaving). Este tipo de arquivo é utilizado pela tecnologia de compressão de vídeos DIVX normalmente os players mais comuns (Windows Media Player, Real Player e outros) conseguem entender se estiverem com os codecs adequados. BAK: Cópia de segurança. Alguns programas criam cópias de arquivos automaticamente e, por padrão, utilizam esta extensão. BMP: Arquivo de imagem do ambiente Windows. São as tradicionais figuras criadas pelo programa Paint. Recebem a denominação de BMP pela definição de serem mapas de bits, não possuem compactação e por isso tem a desvantagem de serem aquivos grandes. DLL: Arquivo de biblioteca (Dynamic Link Library) e é utilizado como drivers de configurações para o sistema operacional compreender funções de um software. As bibliotecas de vínuclo dinâmico são recursos do sistema operacional que permitem que rotinas executáveis (geralmente servindo uma função específica ou um conjunto de funções) sejam armazenadas separadamente como arquivos com extensões.dll. Essas rotinas são carregadas somente quando necessárias para o programa que as chama.

15 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 15 DOC: Arquivo de texto formatado (Documento). É o formato padrão do Microsoft Word, entretanto, pode ser utilizado por outro editor de texto compatível. DOCM: Documento do Word 2007 com Macro. DOCX: Documento do Word DOT: Document Template. Formato de arquivo utilizado pelo Word para gerar modelos de documentos, ou seja, permite que a partir dele sejam criados arquivos no formato DOC. DOTX: Modelo de docuemento do Word EPS: Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas para impressão. Arquivo que é impresso na resolução mais alta possível da impressora. Um arquivo EPS pode ser impresso mais rapidamente do que outras representações gráficas. Alguns programas gráficos baseados no Windows e não baseados no Windows (Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator) podem importar arquivos EPS. PostScrip é uma linguagem de descrição de página (PDL) desenvolvida pela Adobe Systems para impressão em impressoras a laser. PostScript oferece recursos flexíveis de fontes e elementos gráficos de alta qualidade. É o padrão para editoração eletrônica, pois tem o suporte de fotocompositoras, que são impressoras de alta resolução usadas por serviços de impressão para composições tipográficas comerciais. EXE: Arquivo executável, utilizado para instalar programas ou para executá-los. Os arquivos EXE são potencialmente inseguros pois podem trazer códigos maliciosos. GIF: Graphics Interchange Format Arquivo de imagem comprimido, pode ser estático ou dinâmico, a ideia inicial é para ser apenas de imagens dinâmicas, ou seja, uma combinação de imagens estáticas em movimento. É muito utilizado em páginas Web. HTM: Página da Web (mesmo que HTML). HTML: Hiper Text Markup Language (Linguagem de criação ou marcação de hipertexto). É o tipo de arquivo criado com a linguagem HTML, neste tipo de arquivo é possível acrescentar textos e conteúdo multimídia, além dos hyperlinks ou links (ponteiros para outras páginas). Linguagem de marcação simples utilizada para criar documentos de hipertexto que são transportáveis de uma plataforma para outra. Os arquivos HTML são arquivos de texto ASCII simples com códigos incorporados (indicados por marcas) para denotar vínculos de hipertexto e formatação. JPG ou JPEG (Joint Photographic Experts Group): Arquivo de imagem comprimido, muito utilizado na Internet porque a imagem fica com tamanho muito menor do que no formato BMP e sem perder muito de sua qualidade. Acabou sendo o formato padrão de imagens para câmeras digitais. M4A: Arquivo que é considerado a evolução do MP3, seria o MP4 voltado para áudio, vem de Moving Picture Experts Group Audio Layer 4. M4V: Arquivo que é considerado a evolução do MP3, seria o MP4 voltado para vídeo, vem de Moving Picture Experts Group Audio Layer 4. MPG ou MPEG (Moving Picture Experts Group): Arquivo de vídeo comprimido também utilizado para gravar filmes em formato VCD (reproduzido em aparelhos de DVD). MP3: Formato de áudio que aceita compressão em vários níveis, vem de Moving Picture Experts Group Audio Layer 3.NRG: Arquivo de imagem de CD criado pelo Nero Burning Rom (famoso programa de gravação de CDs). ODB: Arquivo de banco de dados em formato aberto, utilizado pelo Base (BrOffice). ODF: Arquivo de fórmula em formato aberto, utilizado pelo Math (BrOffice). ODG: Arquivo de desenho em formato aberto, utilizado pelo Draw (BrOffice). ODP: Arquivo de apresentação em formato aberto, utilizado pelo Impress (BrOffice).

16 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 16 ODT: Arquivo de texto em formato aberto, utilizado pelo Writer (BrOffice). ODS: Arquivo de planilha em formato aberto, utilizado pelo Calc (BrOffice). OTG: Arquivo com modelo de desenho em formato aberto, utilizado pelo Draw (BrOffice). OTP: Arquivo com modelo de apresentação em formato aberto, utilizado pelo Impress (BrOffice). OTS: Arquivo com modelo de planilha em formato aberto, utilizado pelo Calc (BrOffice). OTT: Arquivo com modelo de documento aberto, utilizado pelo Writer (BrOffice). PDF: Portable Document File. Documento eletrônico visualizado com o programa Adobe Acrobat Reader que tem como principal característica ser um program gratuito que tem todas as características para se consolidar como formato padrão na Internet para distribuição de documentos. O PDF conserva as mesmas propriedades de quando o arquivo foi desenhado para sua publicação impressa. O formato PDF é utilizado por instituições e empresas que necessitam dar maior publicidade aos seus documentos pela Internet. Atualmente não pode ser aberto em editores de texto comuns, como o Microsoft Word. Outra grande vantagem dos PDFs é que eles independem de plataforma (existem versões do Adobe para dezenas de plataformas diferentes) e, em todas, o documento se mostrará da mesma forma como foi criado. PNG: Arquivo de imagem utilizado na Internet, não é tão comum como o JPG. PPS: Apresentação do Microsoft Power Point. Ao ser aberto irá apresentar slides com o seu conteúdo. PPSX: Apresentação do Microsoft Power Point PPT: Arquivo do Microsoft Power Point. Abre o arquivo para ser editado ou visualizado no PowerPoint. PPTX: Arquivo do Microsoft Power Point PST: Arquivo com pastas particulares que contém os s de um usuário do Microsoft Outlook. RAR: Arquivo comprimido pelo popular programa Winrar (semelhante ao Winzip). RTF: Rich Text Format. Texto que aceita formatação. Pode ser gerado e editado no WordPad, no Microsoft Word e em outros editores. É muito comum de ser utilizado devido a sua compatibilidade com os principais editores e sua formatação que mantém as formatações do Microsoft Word. SCR: Extensão dos protetores de tela que funcionam em Windows. Os protetores de tela são habilitados por meio de configuração nas propriedades de vídeo do ambiente Windows. São considerados arquivos potencialmente inseguros e muito utilizados para a inserção de códigos maliciosos. TXT: Arquivo de texto simples (sem formatação). É o formato de texto padrão para o programa Bloco de Notas. As versões mais novas do Bloco de Notas conseguem fazer quebra de texto e aplicação (a todo o texto e não às palavras isoladamente) de recursos como tipo de fonte, tamanho, negrito, itálico. Porém, por definição continua sendo como texto não formatado até porque a formatação feita é para a visualização. WAV ou WAVE: Arquivo de áudio, por padrão, sem compressão. Formato padrão para sons no ambiente Windows. WMA: Windows Media Audio. Arquivo de som do Windows Media Player, com qualidade semelhante ao MP3 e com tamanho também bastante reduzido. WMV: Windows Media Video gerado para o Windows Media Player. Arquivo de vídeo compactado.

17 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 17 XLS: Arquivo de Planilha do Microsoft Excel (também podem ser chamados de pastas do Excel). XLSX: Arquivo de Planilha do Microsoft Excel XLT: Excel Template. Arquivo para modelo de planilhas do Excel. XLTX: Modelo de planilha do Excel XML: Linguagem de metamarcação (linguagem de marcação extensível) que fornece um formato para descrever dados estruturados. Facilita declarações de conteúdo mais precisas e resultados de pesquisa mais significativos em várias plataformas. Além disso, a linguagem XML possibilitará uma nova geração de aplicativos de manipulação e exibição de dados baseados na Web. ZIP: Formato de compressão de arquivos mais comum na Internet. O Winzip é o programa mais conhecido para abrir este tipo de arquivo compactado e também para criá-los. Versões mais novas do Windows (ME em diante) já lê e descompacta arquivos do tipo ZIP. O Windows XP já permite também enviar arquivos para uma Pasta compactada que assumirá o formato padrão ZIP. Área de transferência O Windows permite que o usuário recorte ou copie e depois cole objetos, arquivos, pastas, textos, porque possui o recurso de área de transferência. Funciona, basicamente, como um armazenador temporário para os itens copiados ou recortados. A área de transferência do Windows só suporta armazenar um objeto de cada vez (outras opções de área de transferência serão informadas adiante). No Windows 2000, o Visualizador da área de transferência foi renomeado como Visualizador da área de armazenamento. O Visualizador da área de armazenamento mostra as informações que você copiou para a área de transferência. É possível armazenar informações, permanentemente, na sua área de armazenamento local e compartilhá-las com outros usuários. A área de armazenamento local é aberta quando você inicia o Visualizador da área de armazenamento. A tecla PRINT SCREEN Nos ambientes DOS, esta tecla permite a impressão das informações mostradas na tela, serve como acesso à impressora. No ambiente Windows esta tecla captura a imagem que está sendo exibida no monitor e a transfere como uma figura para a área de transferência, podendo então ser inserida através do comando colar, para aplicativos que trabalham com figuras. Processos para Copiar, Recortar e Colar Recortar CTRL+X Marca o item como recortado e o adiciona à área de transferência para que seja colado em outro local. Lembre-se que a opção recortar tem a função de mover o item para um novo local; entretanto no ambiente do Windows o item copiado só será retirado do local atual ao ser colado em um novo local (semelhante ao Excel e diferentemente ao que ocorre no Word). Utilizar o menu Editar: Selecionar o item ou os itens, clicar em Editar e depois Recortar, clicar no local de destino, clicar em Editar Colar. Utilizar o mouse: Selecionar o item ou os itens, clicar com o botão direito do mouse na seleção, clicar em recortar, clicar o local de destino com o botão direito do mouse e clicar em colar. Utilizar os botões da barra de ferramentas: Selecionar o item ou os itens, clicar no botão Recortar, clicar no local de destino e clicar no botão Colar.

18 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 18 Copiar CTRL+C Marca o item como copiado e o adiciona à área de transferência para que seja colado em outro local, lembre-se que a opção copiar não retira o item do local original e sim duplica o item para ser colado no destino. Utilizar o menu Editar: Selecionar o item ou os itens, clicar em Editar e depois Copiar, clicar no local de destino, clicar em Editar Colar. Utilizar o mouse: Selecionar o item ou os itens, clicar com o botão direito do mouse na seleção, clicar em Copiar, clicar no local de destino com o botão direito do mouse e clicar em Colar. Utilizar os botões da barra de ferramentas: Selecionar o item ou os itens, clicar no botão Copiar, clicar no local de destino e clicar no botão Colar. Todas essas combinações podem ser misturadas (tanto para recortar quanto para copiar). Ex.: Pode-se copiar utilizando o menu Editar e Colar utilizando o botão da barra de ferramentas, ou qualquer outra combinação respeitando a ordem: Recortar ou Copiar o(s) arquivo(s) de origem, clicar no local de destino e depois Colar. Colar CTRL+V Cola uma cópia do conteúdo da área de transferência no local atual. TECLAS DE ATALHO As combinações de teclas a seguir acionam os comandos descritos sem a necessidade de utilizar o mouse, ou seja, são comandos onde só se usa o teclado. Lembre-se que as teclas de atalho variam conforme o aplicativo que se está usando, as teclas abaixo se referem ao ambiente Windows, podem ser usadas nas janelas Painel de Controle, Meu Computador, Windows Explorer etc. PRINCIPAIS F1: Aciona a Ajuda. F2: Renomear. F3: Localizar Arquivos ou Pastas. F4: Exibe a caixa de combinação (botão ou barra de endereço). F5: Atualizar. F6: Alterna entre painéis no Explorer. F10: Aciona o modo menu. ESC: Desativa o menu ou tela acionada Cancela. ALT + F4: Fecha o programa ativo. PRINT SCREEN: Captura a tela para a área de transferência. ALT + PRINT SCREEN: Captura a janela ou caixa de diálogo atual, enviando a imagem para a área de transferência. ALT + BARRA DE ESPAÇO: Aciona o Botão de Controle. ALT + TAB: Mostra na tela os ícones dos programas abertos. ALT + ESC: Vai diretamente aos programas carregados. ALT + ENTER: Mostra as propriedades dos arquivos selecionados. BACKSPACE: Vai para a pasta pai (no Windows Explorer). CTRL + A: Seleciona todos os elementos. CTRL + Z: Desfaz a última ação. CTRL + ALT + DEL: Abre uma janela com os programas em uso. Apertando uma vez é possível finalizar uma tarefa (normalmente que não esteja respondendo com o mouse), reiniciar ou desligar o computador, posto que será aberta a janela e nesta janela há estas opções. CTRL + ESC: Aciona o Menu Iniciar. CTRL + X: Recorta o objeto selecionado, ou seja, remove para a área de transferência ou marca como possível de ser removido após a ação de colar. CTRL + C: Copia o que estiver selecionado para a área de transferência.

19 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 19 CTRL + V: Cola uma cópia do conteúdo da área de transferência. SHIFT ao inserir um CD na unidade de CD-ROM: Evitar que o CD seja executado automaticamente; SHIFT + DEL: Deleta arquivo(s) sem mandar para a lixeira. CTRL+F4: Fechar o documento ativo em programas que permitem vários documentos abertos simultaneamente. SHIFT+F10: Exibir o menu de atalho para o item selecionado. Equivale ao pressionamento do botão direito do mouse no local onde se encontra o cursor ou onde há uma seleção. Tecla Windows ( ) : Exibir ou ocultar o menu Inicar. +Break: Exibir a caixa de diálogo Propriedades do Sistema. +D: Mostrar a área de trabalho. +M: Minimizar todas as janelas. +SHIFT+M: Restaurar todas as janelas minimizadas. +E: Abrir a janela Meu Computador. +F: Procurar arquivos ou pastas. CTRL+ +F: Procurar computadores. +L: Bloquear o computador se estiver conectado a um domínio de rede ou alterna entre usuários se não houver domínio de rede. +R: Abrir a caixa de diálogo Executar. +U: Abrir o Gerenciador de utilitários. +TAB: Alternar entre os botões da barra de tarefas. Trabalhando com textos CTRL+SETA PARA A DIREITA: Mover o ponto de inserção para o início da próxima palavra. CTRL+SETA PARA A ESQUERDA: Mover o ponto de inserção para o início da palavra anterior. CTRL+SETA PARA BAIXO: Mover o ponto de inserção para o início do próximo parágrafo. CTRL+SETA PARA CIMA: Mover o ponto de inserção para o início do parágrafo anterior. CTRL+SHIFT com qualquer uma das teclas de direção: Selecionar um bloco de texto. Trabalhando com Menus ALT+Letra sublinhada em um nome de menu: Exibir o menu correspondente. Letra sublinhada em um nome de comando de um menu aberto: Executar o comando correspondente. SETA PARA A DIREITA: Abrir o próximo menu à direita ou abrir um submenu. SETA PARA A ESQUERDA: Abrir o próximo menu à esquerda ou fechar um submenu. CTRL+TAB: Avançar pelas guias. CTRL+SHIFT+TAB: Recuar pelas guias. TAB: Avançar pelas opções. SHIFT+TAB: Recuar pelas opções. BARRA DE ESPAÇOS: Marcar ou desmarcar a caixa de seleção caso a opção ativa seja uma caixa de seleção. Teclas de direção: Selecionar um botão caso a opção ativa seja um grupo de botões de opção. F4: Exibir os itens na lista ativa. END: Exibir a parte inferior da janela ativa. HOME: Exibir a parte superior da janela ativa. NUM LOCK+ASTERISCO no teclado numérico (*): Exibir todas as subpastas da pasta selecionada. NUM LOCK+SINAL DE MAIS no teclado numérico (+): Exibir o conteúdo da pasta selecionada. NUM LOCK+SINAL DE MENOS no teclado numérico (-): Recolher a pasta selecionada. SETA PARA A ESQUERDA: Recolher a seleção atual se estiver expandida ou selecionar a pasta pai. SETA PARA A DIREITA: Exibir a seleção atual se estiver recolhida ou selecionar a primeira subpasta.

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona.

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona. INTRODUÇÃO O Microsoft Windows XP é um sistema operacional de interface gráfica multifunções, isso significa que podemos trabalhar com vários programas de forma simultânea. Por ex: poderíamos escutar um

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa.

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa. Janela do Windows Explorer Logo abaixo dos componentes que já conhecemos (barra de título, barra de menus e barra de ferramentas), existe uma divisão vertical, é a exibição de todas as pastas. Modos de

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte I

SIMULADO Windows 7 Parte I SIMULADO Windows 7 Parte I 1) Qual das seguintes definições melhor qualifica o Windows? (a) Um software para criação de planilhas eletrônicas (b) Um sistema operacional que faz a interface entre o usuário

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA MICROSOFT Interface gráfica WIMP GUI Windows, Icons, Menus, Pointer, Graphical User

Leia mais

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Windows 7 1. Área de Trabalho ou Desktop 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Noções de Informática Henrique Sodré

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS)

SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS) SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS) É formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente

Leia mais

Apostila de Windows XP

Apostila de Windows XP Table of Contents Introdução...1 Area de trabalho...5 Ícones...7 Barra de tarefas...8 O Botão Iniciar...10 Todos os programas...14 Logon e Logoff...16 Desligando o Windows XP...18 Acessórios do Windows...20

Leia mais

Aspectos Avançados. Conteúdo

Aspectos Avançados. Conteúdo Aspectos Avançados Conteúdo Vendo o que existe em seu computador Ambiente de Rede Lixeira Organizando arquivos e pastas Usando o Windows de maneira eficaz Trabalhando com documentos 34 Vendo o que existe

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Prof. Arthur Salgado

Prof. Arthur Salgado Prof. Arthur Salgado O que é um sistema operacional? Conjunto de programas de sistemas situados entre os softwares aplicativos e o hardware Estabelece uma interface com o usuário Executa e oferece recursos

Leia mais

CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP

CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais são programas que como o próprio nome diz tem a função de colocar o computador em operação. O sistema Operacional

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Apostila retirada do site Apostilando.com

Apostila retirada do site Apostilando.com Introdução... 2 Area de trabalho... 3 Ícones... 3 Barra de tarefas... 3 O Botão Iniciar... 4 Todos os programas... 5 Logon e Logoff... 6 Desligando o Windows XP... 6 Acessórios do Windows... 7 Janelas...

Leia mais

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR Com base no Windows XP, na figura ao lado, julgue os itens que se seguem: 01- É possível afirmar que ao se clicar em O que mais devo saber sobre

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 1 1- O Windows Explorer é o navegador de arquivos do Windows. (Verdadeiro)2- O Windows é o navegador de arquivos do Windows Explorer. (Falso)3- O Windows Explorer

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

Ferramenta de Captura... 34 Gravador de Som... 34 Gerenciador de Tarefas... 34 Painel de Controle... 39 Opções de energia...

Ferramenta de Captura... 34 Gravador de Som... 34 Gerenciador de Tarefas... 34 Painel de Controle... 39 Opções de energia... Windows 8 Sumário Compatibilidade... 1 Versões... 2 Ambiente de Trabalho... 2 Iniciar... 3 Tela de Fundo... 4 Proteção de Tela... 5 Barra de Tarefas... 6 Janelas Minimizando e Maximizando... 7 Janelas

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional Windows XP O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software.

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

JEFERSONBS@GMAIL.COM

JEFERSONBS@GMAIL.COM COMPARAÇÃO ENTRE AS VERSÕES DO WINDOWS 7 Starter ¹ Home Basic ² Home Premium Professional Ultimate RECURSOS Starter Home Basic Home Professional Ultimate Premium As tarefas diárias são mais fáceis, com

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos.:Logon - registro do usuário no sistema. O contrário de Logon é Logoff (refere-se à saída do usuário). Logon do Windows XP utilizando a tela de..: Área de Trabalho ou Desktop

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Access

Teclas de Atalho - Microsoft Access Abrir bancos de dados Imprimir e salvar Atalho Função CTRL+O Para abrir um novo banco de dados CTRL+A Para abrir um banco de dados existente ALT+F4 Para sair do Microsoft Access CTRL+P Para imprimir o

Leia mais

Aula 2 Introdução ao Software Livre

Aula 2 Introdução ao Software Livre Aula 2 Introdução ao Software Livre Aprender a manipular o Painel de Controle no Linux e mostrar alguns softwares aplicativos. Ligando e desligando o computador através do sistema operacional Não é aconselhável

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Windows Vista Atalhos de Teclado:

Windows Vista Atalhos de Teclado: Atalhos para acessibilidade: Windows Vista Atalhos de Teclado: SHIFT da direita por 8 segundos - liga e desliga teclas de filtragem ALT esquerdo + SHIFT esquerdo + PRINT SCREEN (ou PrtScrn) - ativa e desativa

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Windows Seven. Sistema Operacional. Prof. Wagner Bugs

Windows Seven. Sistema Operacional. Prof. Wagner Bugs Windows Seven Sistema Operacional Prof. Wagner Bugs 7 Conteúdo da apostila O que é o Windows 7?... 1 Sistema Operacional Gráfico:... 1 Multitarefa... 1 Multiusuário... 1 Plug And Play (PnP)... 2 Centro

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 34 Prof. Ricardo Beck Windows 7 O que há de novo na área de trabalho do Windows?

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Operador de Computador (Mulheres Mil) Informática I (12h)

Operador de Computador (Mulheres Mil) Informática I (12h) Operador de Computador (Mulheres Mil) Informática I (12h) Noções de Informática Conceitos: Informática Ciência que estuda o tratamento racional e automático de informação armazenamento, análise, organização

Leia mais

www.mousecomcursos.com.br 1 conteúdos, que se iniciava, mas não tinha uma projeção final. usuário. Todo conteúdo tem um inicio, meio e fim.

www.mousecomcursos.com.br 1 conteúdos, que se iniciava, mas não tinha uma projeção final. usuário. Todo conteúdo tem um inicio, meio e fim. www.mousecomcursos.com.br 1 A marca Mouse Com, foi idealizada e fundada em agosto de 2000. O seu principal objetivo é oferecer Capacitação Profissional de qualidade, utilizando conteúdos referentes, a

Leia mais

INFORMÁTICA EDUCATIVA ENSINO FUNDAMENTAL UNIDADE FREGUESIA UNIDADE MANDAQUI

INFORMÁTICA EDUCATIVA ENSINO FUNDAMENTAL UNIDADE FREGUESIA UNIDADE MANDAQUI 1 COLÉGIO 24 DE MAIO 2 INFORMÁTICA EDUCATIVA ENSINO FUNDAMENTAL UNIDADE FREGUESIA UNIDADE MANDAQUI Cursos Extras 6º Ano e 7º Ano Edição 2016 Apresentação Os cursos de Informática Educativa do Colégio 24

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

01 - No Microsoft Word 2003, qual a extensão do arquivo de tipo modelo de documento? a).rtf b).dot c).ppt d).txt e).pps

01 - No Microsoft Word 2003, qual a extensão do arquivo de tipo modelo de documento? a).rtf b).dot c).ppt d).txt e).pps Questões 01 - No Microsoft Word 2003, qual a extensão do arquivo de tipo modelo de documento? a).rtf b).dot c).ppt d).txt e).pps 01 - No Microsoft Word 2003, qual a extensão do arquivo de tipo modelo de

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Apostila Básica de Informática Ensino Fundamental Volume 1

Apostila Básica de Informática Ensino Fundamental Volume 1 Apostila Básica de Informática Ensino Fundamental Volume 1 1 1. WINDOWS... 3 1.1 - Como funciona o Windows?... 3 1.2 - Botão Iniciar... 3 1.3 - Comutando entre tarefas abertas... 4 1.4 - O que é uma Janela?...

Leia mais

Windows XP. Autor: Vanderlei Alves Santos da Silva

Windows XP. Autor: Vanderlei Alves Santos da Silva Windows XP Autor: Vanderlei Alves Santos da Silva Curso de Informática e Assistência Técnica em Equipamentos Eletrônicos Autor: Vanderlei Alves Santos da Silva Outubro de 2007 Vanderlei Alves O computador

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT 1. Sistema Operacional Windows XP Dica: Atenção alunos, a maioria das questões sobre sistema operacional Windows XP em provas do CESPE são feitas sobre as seguintes opções: a) Cliques com o botão direito

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

WWW.CESARFELIPE.COM.BR

WWW.CESARFELIPE.COM.BR Segue abaixo a listagem oficial de teclas de atalho para windows XP. Tais combinações são úteis para quem deseja melhorar o rendimento no trabalho e para aqueles que estão se preparando para concursos

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Painel de Controle Windows XP

Painel de Controle Windows XP Painel de Controle Windows XP Autor: Eduardo Gimenes Martorano Pág - 1 - APOSTILA PAINEL DE CONTROLE Pág - 2 - ÍNDICE INTRODUÇÃO:...4 PAINEL DE CONTROLE...4 TRABALHANDO COM O PAINEL DE CONTROLE:...4 ABRINDO

Leia mais

Introdução ao. Linux do MEC

Introdução ao. Linux do MEC Introdução ao Linux do MEC Abril/2006 ÍNDICE Software Livre 3 Linux do MEC 4 Inicializando e finalizando o sistema 5 Área de trabalho 6 Operações com arquivos 7 Administração do ambiente 9 Navegador Internet

Leia mais

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS

GERAL DE APLICATIVOS DO WINDOWS PRINCIPAIS TECLAS DE ATALHO WINDOWS OBS: A TECLA WINDOWS É REPRESENTADA POR UMA BANDEIRINHA AO LADO DA TECLA ALT NA PARTE INFERIOR A ESQUERDA DO SEU TECLADO. ( ) Alt + Enter Alt + Esc Alt + F4 Alt + Tab

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) Sobre o sistema operacional Windows 7, marque verdadeira ou falsa para cada afirmação: a) Por meio do recurso Windows Update é possível manter o sistema

Leia mais

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.1. Guia do usuário

BlackBerry Link para Windows. Versão: 1.1. Guia do usuário BlackBerry Link para Windows Versão: 1.1 Guia do usuário Publicado: 18/04/2013 SWD-20130418120704789 Conteúdo Noções básicas... 5 Sobre BlackBerry Link... 5 Conheça BlackBerry Link... 5 Conectando a BlackBerry

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática. Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador)

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática. Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,1752'8d 2,1)250É7,&$ Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Junho de 2000 Conteúdo 1. CONCEITOS

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

BrOffice.org, Writer e Calc. Introdução. Software que compõe a suíte

BrOffice.org, Writer e Calc. Introdução. Software que compõe a suíte Introdução O BrOffice.org traz uma proposta de software gratuito, onde encontramos poderosos aplicativos comerciais para edição de texto, planilha eletrônica, software de apresentação entre outros. A cada

Leia mais

ANDRÉ ALENCAR 1 INFORMÁTICA INTERNET EXPLORER 9

ANDRÉ ALENCAR 1 INFORMÁTICA INTERNET EXPLORER 9 ANDRÉ ALENCAR 1 INFORMÁTICA INTERNET EXPLORER 9 1. JANELA PADRÃO Importante: O Internet Explorer não pode ser instalado no Windows XP. 2. INTERFACE MINIMALISTA Seguindo uma tendência já adotada por outros

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente:

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 6 INFORMÁTICA QUESTÕES DE 21 A 40 21. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta CORRETAMENTE ferramentas existentes em softwares de escritório (BrOffice ou Microsoft

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

MPU. Informática Apostila Windows XP. Prof. Rafael Araújo. gráficas de um conjunto de opções para um comando ou programa.

MPU. Informática Apostila Windows XP. Prof. Rafael Araújo. gráficas de um conjunto de opções para um comando ou programa. WINDOWS XP INTRODUÇÃO O sistema operacional Windows XP Professional, foi lançado pela Microsoft com recursos para execução em segundo plano no computador, segurança melhorada, navegação na Internet mais

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

Linux. Interface Gráfica

Linux. Interface Gráfica Linux Interface Gráfica Interface Gráfica fgdfgdf Desktop 1. Ubuntu Desktop: A tela inicial do sistema. 2. Lançador: Agrega os principais programas aplicativos do sistema ou de escolha do usuário, além

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais