COMISSÃO DE INTERNATOS HOSPITALARES, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E EM SAÚDE COLETIVA. Relatório de fevereiro de 2004

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMISSÃO DE INTERNATOS HOSPITALARES, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E EM SAÚDE COLETIVA. Relatório de fevereiro de 2004"

Transcrição

1 FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DE ABRIL DE 2008 LOCAL: HOTEL FAZENDA CANTO DA SIRIEMA SANTA LUZIA COMISSÃO DE INTERNATOS HOSPITALARES, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E EM SAÚDE COLETIVA Relatório de fevereiro de 2004

2 . REFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS

3 REFERÊNCIA: Processo de Desenvolvimento Curricular do Curso Médico da UFMG 1976 Uma formulação ainda atual! Dos períodos profissionais, os dois primeiros são propedêuticos, sistemáticos, os quatro seguintes correspondem à prática médica integrada e os dois últimos constituem o internato. O aluno proveniente do ciclo básico adquire, durante os dois primeiros períodos do ciclo profissional, os conhecimentos, as atitudes e as habilidades mínimas ao exercício do trabalho médico, não só no domicílio do cliente, no consultório e no leito hospitalar, mas dentro de um completo sistema de saúde, junto à comunidade. Esses objetivos educacionais mínimos, atingidos de modo sistemático, nesse período propedêutico, são então ampliados e solidificados no treinamento integrado dos quatro períodos seguintes e, finalmente, passam a ser aprofundados e diferenciados dentro das opções do internato.

4 REFERÊNCIA: Processo de Desenvolvimento Curricular do Curso Médico da UFMG 1976 Períodos Correspondentes ao Internato Hospitalar Flexibilidade Internato obrigatório, rotativo, com opções, de modo a atender, ainda na graduação, a individualidade vocacional do futuro médico, inclusive no sentido da formação de futuras equipes intra e interprofissionais.

5 REFERÊNCIA: Processo de Desenvolvimento Curricular do Curso Médico da UFMG 1976 Períodos Correspondentes ao Internato Hospitalar 10º Período: Prática Obstétrica (360h) Traumatologia (360h) 11 12º Períodos: (Estágio Mínimo de 3 meses): Medicina Comunitária > futuro Internato Rural > Saúde Coletiva Rotatório: Grupo A (50%) : Clínica Médica Clínica Cirúrgica Clínica Pediátrica Clínica Obstétrica

6 REFERÊNCIA: Processo de Desenvolvimento Curricular do Curso Médico da UFMG 1976 Períodos Correspondentes ao Internato Hospitalar 11 12º Períodos: Rotatório: Grupo B (25%): Optativas Clínica Oftalmológica Clínica Otorrinolaringológica Clínica Neurológica Clínica Psiquiátrica Medicina Legal

7 REFERÊNCIA: Processo de Desenvolvimento Curricular do Curso Médico da UFMG 1976 O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HC-UFMG) (1976) A RESIDÊNCIA MÉDICA (1977) E O INTERNATO DA GRADUAÇÃO Primeiras Dificuldades

8 REFERÊNCIA: PROPOSTA DE ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DA UFMG importante considerar também que o Hospital Universitário vem evoluindo para o atendimento a pacientes em níveis de maior complexidade (hospital de referência secundária e terciária).

9 REFERÊNCIA: PROPOSTA DE ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DA UFMG INTERNATOS HOSPITALARES, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E DE SAÚDE COLETIVA 10-12º PERÍODOS (Internatos de 330 horas) - INTERNATO MEDICINA DE URGÊNCIA E TRAUMA (INTERDEPARTAMENTAL) - INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (GOB) - INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA (MPS) - INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA (CLM) - INTERNATO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA (PED) - INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA (CIR)

10 REFERÊNCIA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (2001/2007) Art. 7º A formação do médico incluirá, como etapa integrante da graduação, estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço, em regime de internato, em serviços próprios ou conveniados, e sob supervisão direta dos docentes da própria Escola/Faculdade. A carga horária mínima do estágio curricular deverá atingir 35% (trinta e cinco por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Medicina de no mínimo (sete mil e duzentas) horas, de acordo com o Parecer CNE/CES Nº 8/2007, de 31 de janeiro de 2007, homologado pelo Despacho do Ministro da Educação, de 12/07/2007, publicado no Diário Oficial da União de 13 de junho de 2007, Seção 1, p. 11.

11 REFERÊNCIA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (2001) 1º O estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço incluirá necessariamente aspectos essenciais nas áreas de: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva, devendo incluir atividades -noprimeiro, - segundo e - terceiro níveis de atenção em cada área. Estas atividades devem ser eminentemente práticas e sua carga horária teórica não poderá ser superior a 20% (vinte por cento) do total por estágio.

12 REFERÊNCIA: Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina Promed OBJETIVOS GERAL Reorientar os produtos da escola médica: - profissionais formados, - conhecimentos gerados e - serviços prestados, com ênfase nas mudanças no modelo de atenção à saúde, em especial aquelas voltadas para o fortalecimento da atenção básica.

13 Estágio 3: FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG REFERÊNCIA: Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina Promed ESTRATÉGIA Eixo C Cenário de Práticas Vetor 5: diversificação de cenários do processo de ensino Atividades clínicas desenvolvidas de forma mista entre serviços próprios das IES e unidades comuns e correntes de atenção básica da rede do SUS majoritariamente ambulatorial, ou em serviços próprios das IES que subordinem suas centrais de marcação de consulta às necessidades locais do SUS em que se perfaça menos 40% da carga horária. Internato desenvolvido em, pelo menos, 25% na rede do SUS.

14 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Coordenadora: Profa. Maria Albertina Santiago Rego (PED) NOME INTERNATO 1. Andy Petroianu Cirurgia 2. Elizabeth Vilar Módulo: Pediatria/ Urgência e Emergência 3. Elza Machado de Melo Medicina Preventiva Social 4. João Gilberto de Castro e Silva Ginecologia e Obstetrícia 5. José Carlos Serufo Módulo: Clínica Médica/ Urgência e Emergência 6. Marcos Vasconcelos Pediatria 7. Norton Costa e Silva Urgência e Emergência e Traumatologia 8. Renato Camargos Couto Módulo: Clínica Médica/ Urgência e Emergência 9. Rogério Pinheiro Clínica Médica 10. Vandack Alencar N. Júnior Módulo: Clínica Médica/ Urgência e Emergência 11. Vivian Resende Módulo: Cirurgia/ Urgência e Emergência

15 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica

16 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica O trabalho da comissão centrou suas atividades no esforço de compreender o processo de ensino aprendizagem que vem sendo desenvolvido desde 1975 (processo de desenvolvimento curricular em educação médica/ufmg), em uma análise crítica, atual e orientada para a avaliação do processo, fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina.

17 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica Como já exposto no projeto RECRIAR, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina, aprovadas em 2001 pelo Conselho Nacional de Educação, reafirmaram os princípios do processo de desenvolvimento curricular da FM/UFMG, que vem desenvolvendo desde 1975.

18 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica Os internatos hospitalares têm por objetivo geral possibilitar ao aluno adquirir habilidades na abordagem de pacientes internados em hospitais gerais e em serviços de urgências e emergências clínicas e cirúrgicas, enfocando aspectos propedêuticos e terapêuticos, fundamentados em princípios éticos e humanitários.

19 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica Emboraprevista, a supervisão oferecidapelos docentesdafm/ufmg aos alunos da graduação não tem se desenvolvido de forma satisfatória. Verifica se predomínio das atividades assistenciais em detrimento do ensino, em parte por mecanismos de pressão das instituições e dos serviços locais de saúde que precisam responder à demanda da população.

20 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica O aluno permanece como ouvinte ou observador nos serviços de urgência e emergência clínica e cirúrgica, em grande parte dos estágios práticos.

21 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica O interesse do aluno nos últimos anos de medicina é para a seleção da residência e não na prática dos internatos. Os hospitais se prestam ao cenário de prática dos alunos da especialização e não da graduação. Os materiais didáticos disponíveis são insuficientes tanto na FM quanto no HC/UFMG.

22 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica Um dos mais importantes problemas do Internato (em Saúde Coletiva), como de resto em todo o curso, é a profunda dificuldade do ensino da saúde coletiva. O aluno, desde o momento em que está se preparando para entrar na Faculdade, já tem o seu perfil predominantemente marcado pelo biologicismo e pela prática curativa.

23 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva Fundamentos teóricos e análise crítica O outro problema, que acompanhou o Internato Rural ao longo de sua existência, é o não envolvimento dos Departamentos das Grandes Áreas Básicas, Clínica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia, mesmo com a realização de atividades assistenciais em grande parte do tempo. Esse é um problema institucional.

24 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva IMAGEM OBJETIVO As transformações se darão a curto, médio e longo prazo e exigem negociações políticas, transformações administrativas e investimentos financeiros e principalmente consolidação de parcerias.

25 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva IMAGEM OBJETIVO O Ensino das Urgências e Emergências Clínicas, Cirúrgicas e de Traumatologia deve ser reestruturado com ampliação da inserção dos alunos nos serviços públicos de atenção imediata às urgências... através da pactuação com os gestores das redes municipal e estadual, a incorporação dos alunos nos PAM da rede, nas equipes de resgate e nas centrais de regulação do município e estado.

26 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva IMAGEM OBJETIVO Integração do Internato de Medicina de Urgências Clínicas e Cirúrgicas pelas respectivas áreas básicas de Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia, com redistribuição de carga horária de acordo com o projeto proposto por cada uma dessas disciplinas e ao mesmo tempo por um projeto de integração das disciplinas.

27 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva IMAGEM OBJETIVO Modificar o processo e seleção da residência adequando a as diretrizes do curso de graduação. Adequar o projeto da residência ao projeto geral da instituição, integrando com o ensino da graduação.

28 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG COMISSÕES Comissão de Internatos Hospitalares, Urgência e Emergência e de Saúde Coletiva IMAGEM OBJETIVO A avaliação da Comissão é que o ensino da graduação nos Internatos tem sido empurrado para ser desenvolvido nas Residências Médicas ou no processo de Educação Continuada posteriormente.

29 23 24 DE ABRIL DE 2008 LOCAL: HOTEL FAZENDA CANTO DA SIRIEMA SANTA LUZIA PROJETO RECRIAR PROMED Visão em abril de 2008 REFERÊNCIAS PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DO CURSO MÉDICO DA UFMG ( ) DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (2001) PROGRAMA DE INCENTIVO A MUDANÇAS CURRRICULARES DOS CURSOS DE MEDICINA ( ) PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE PRÓ-SAÚDE ( )

30 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG O Curso de Medicina começa no Primeiro Ano!

31 REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG Na Saúde, a Atenção é a Primária, todo o mais é Secundário ou Terciário!

32 FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG REFERÊNCIA: RECRIAR O PROMED DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG O Acolhimento Médico da Atenção Primária à Saúde, que inclui Urgência e Emergência, pode ser iniciado desde os primeiro períodos, progressivamente, estabelecendo bases para a contextualização dos conteúdos do ciclo pré clínico. (ver: Diretrizes Curriculares)

33 23 24 DE ABRIL DE 2008 LOCAL: HOTEL FAZENDA CANTO DA SIRIEMA SANTA LUZIA PROJETO RECRIAR PROMED REFERÊNCIA: ANTERIORMENTE CITADAS, ALÉM DE OUTRAS PERÍODO CICLO MÓDULO/ ÁREA BIO PSICOSSOCIAL CONTEÚDOS (DISCIPLINAS) AVALIAÇÃO As áreas de Atenção Secundária e Terciária à Saúde se desenvolvem em Unidades Ambulatoriais e simultaneamente em Unidades de Internação, Emergência e de Tratamento Crítico. 9º CLÍNICO MEDICINA DO ADULTO E DO IDOSO MEDICINA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MEDICINA DA MULHER Assim, Estágios em Serviço atualmente desenvolvidos como disciplinas optativas ambulatoriais poderão fazer parte das atividades dos atuais Internatos : 10º CLÍNICO MEDICINA DO ADULTO E DO IDOSO MEDICINA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MEDICINA DA MULHER ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE Clínica Médica: Emergência, Cardiologia, Pneumologia, Nefrologia, Endocrinologia, Reumatologia, Hematologia e Oncologia, Neurologia, Geriatria. Clínica Pediátrica: Emergência, Cardiologia, Pneumologia, Nefrologia, Endocrinologia, Reumatologia, Hematologia e Oncologia, Medicina do Adolescente. Clínica Cirúrgica: Emergência, Trauma, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Urologia. Clinica Tocoginecológica: Emergência, Gravidez de Risco, Mastologia. Saúde Coletiva: Promoção e Prevenção: Sistemas Locais e Sistemas Regionais de Saúde

34 23 24 DE ABRIL DE 2008 LOCAL: HOTEL FAZENDA CANTO DA SIRIEMA SANTA LUZIA PROJETO RECRIAR PROMED REFERÊNCIA: ANTERIORMENTE CITADAS, ALÉM DE OUTRAS PERÍODO CICLO MÓDULO/ ÁREA BIO PSICOSSOCIAL CONTEÚDOS (DISCIPLINAS) AVALIAÇÃO As áreas de Atenção Secundária e Terciária à Saúde se desenvolvem em Unidades Ambulatoriais e simultaneamente em Unidades de Internação, Emergência e de Tratamento Crítico. 11º CLÍNICO CLÍNICA DO ADULTO E DO IDOSO CLÍNICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CLÍNICA DA MULHER Assim, Estágios em Serviço atualmente desenvolvidos como disciplinas optativas ambulatoriais poderão fazer parte das atividades dos atuais Internatos : 12º CLÍNICO MEDICINA DO ADULTO E DO IDOSO MEDICINA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MEDICINA DA MULHER ATENÇÃO TERCIÁRIA À SAÚDE Clínica Médica: Emergência, Cardiologia, Pneumologia, Nefrologia, Endocrinologia, Reumatologia, Hematologia e Oncologia, Neurologia, Geriatria. Clínica Pediátrica: Emergência, Cardiologia, Pneumologia, Nefrologia, Endocrinologia, Reumatologia, Hematologia e Oncologia, Medicina do Adolescente. Clínica Cirúrgica: Emergência, Trauma, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Urologia. Clinica Tocoginecológica: Emergência, Gravidez de Risco, Mastologia. Saúde Coletiva: Promoção e Prevenção: Sistemas Locais e Sistemas Regionais de Saúde

35 23 24 DE ABRIL DE 2008 LOCAL: HOTEL FAZENDA CANTO DA SIRIEMA SANTA LUZIA PROJETO RECRIAR PROMED. PELA COMISSÃO DE INTERNATOS HOSPITALARES, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E EM SAÚDE COLETIVA Muito obrigado!

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Estrutura Curricular do Curso de Medicina da Universidade Iguaçu - Itaperuna A construção da estrutura curricular do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO Período 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º CH/total Carga horária/semestre 582 659 597 615 630 532 596 545 -- -- -- -- 4756 h Estágio Supervisionado em Regime de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE POR NÚMERO DE INSCRIÇÃO 1- ACESSO DIRETO Anestesiologia 107432 107463 107594 107643 107756 107927 107935 108135 108404 108533 108550 108571 108582 Cirurgia Geral 107377

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54 Página: 1 de 6 Período 01 - - MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - Ativa desde: MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa desde: MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA

Leia mais

Associação Médica de Assistência I ntegrada

Associação Médica de Assistência I ntegrada Circular aos Associados (Convênio BACEN) 39/10 Comunicamos aos associados que a partir de 15 de abril de 2010 as guias de atendimento, relativas às consultas e visitas hospitalares deverão ser preenchidas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA PRIMEIRO SEMESTRE INTRODUÇÃO À PRÁTICA MÉDICA I 45 ANATOMIA SISTÊMICA APLICADA I 90 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA I 90 SOCIOLOGIA CULTURA E ÉTICA 45 BIOLOGIA CELULAR, TECIDUAL

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA 1ºPERÍODO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APS: Fundamentos e tecnologias para atenção à saúde 20 60 80 BIOQUÍMICA ESTRUTURAL CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Habilitação: Graduação em Medicina Carga Horária:7.222 horas Regime: Semestral Turno de Aplicação: Integral Vigência: 2008 / 2 Tempo de integralização: Mínimo:

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - MD14101 - Biologia Celular - Ativa desde: MD14102 - Anatomia Humana I - Ativa desde: MD14103 - Embriologia e Histologia Humana I - Ativa desde: MD14104 - Fisiologia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Preliminar da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º PERÍODO BA045 Anatomia Humana Prática com Dissecação 4º PERÍODO

Leia mais

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Grade 2019.2 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Disciplina 2 NEOC I -Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia 240 Disciplina 3 NEOC I - Biologia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Definitivo da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84 Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de 2018 - Seção I fls. 83 e 84 Resolução Unesp-20, de 10-4-2018 Estabelece a estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do câmpus

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2015 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2015 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Preliminar da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cancerologia Clínica, Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria,

Leia mais

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 (Alterada pela Resolução

Leia mais

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Ministério da Saúde -Inscrição dos Médicos -Edital de Adesão dos Municípios -TC com Estados -Financiamento das Bolsas

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

MÉDICO - CANCEROLOGIA CLÍNICA C A D B E C E A D A B C D A E B C D C D A D E B B MÉDICO - CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA E D D E A C D C C E E D B C E A C C E

MÉDICO - CANCEROLOGIA CLÍNICA C A D B E C E A D A B C D A E B C D C D A D E B B MÉDICO - CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA E D D E A C D C C E E D B C E A C C E Gabarito Definitivo MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - MEAC-UFC E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - HUWC-UFC CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2018 Ensino Superior Médico Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 11/03/2019 Data de Término: Número de Trancamentos: 2

Leia mais

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Resumo da Análise dos Recursos contra Gabarito e Questões Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Edital 01/2009 Acupuntura 101 39 Deferido / Anulada Alergia e Imunologia 102 40 Deferido / Alterada

Leia mais

C L A S S I F I C A D O S P A R A A 2ª F A S E (Ref: 2016)

C L A S S I F I C A D O S P A R A A 2ª F A S E (Ref: 2016) Concurso: 800 ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA Inscrição ENDOVASCULAR Adicional PROVAB Nota Media - Desvio Padrao = 2,9149 1113 1453 1578 1786 2024 Concurso: 74 CANCEROLOGIA CLINICA Inscrição Adicional PROVAB

Leia mais

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 1. Conceituação Número médio de procedimentos diagnósticos, de patologia clínica ou de imagenologia por consulta médica, apresentados

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic

Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Em consonância com a Resolução do CNE/CES nº 02, de 18 de junho de 2007, a carga horária total do Curso de Graduação em Medicina,

Leia mais

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014)

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Edital n o 02, Área Médica, de 20/2/2014 Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia Concurso Público para Provimento de

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

01 vaga em ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, com duração do programa de TRÊS ANOS, acesso direto;

01 vaga em ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, com duração do programa de TRÊS ANOS, acesso direto; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COMPLEXO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS EBSERH COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA Edital de Vagas Remanescentes/2017 Por meio deste Edital, na forma do que determina

Leia mais

ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA

ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e de Saúde de Araguaína Av. Filadélfia,568 - Setor Oeste - Araguaína - TO Fone: (63) 3411

Leia mais

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL 3 ANOS OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS - UNIMED JOÃO PESSOA CLASSIFICAÇÃO FINAL

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS - UNIMED JOÃO PESSOA CLASSIFICAÇÃO FINAL 1-943662 ANESTESIOLOGIA 49 34 83 classificado 1-946337 ANESTESIOLOGIA 45 38 83 classificado 1-778581 ANESTESIOLOGIA 47 36 83 classificado 1-338957 ANESTESIOLOGIA 46 36 82 classificado 1-755294 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC Dispositivo legal Explicitação do dispositivo 1 Coerência dos conteúdos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN (Parecer CNE/CES 1.133/2001

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 Altera o Currículo Pleno do Curso de Medicina disposto pelas Deliberações CONSEP Nº 334/2002 e CONSEP Nº 001/2005. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

SELEÇÃO UNIFICADA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO ESTADO DO CEARÁ SURCE 2012 CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA PARA O DIA 16/02/2012

SELEÇÃO UNIFICADA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO ESTADO DO CEARÁ SURCE 2012 CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA PARA O DIA 16/02/2012 SELEÇÃO UNIFICADA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO ESTADO DO CEARÁ SURCE 212 CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA PARA O DIA 16/2/212 A Coordenação Geral do Grupo Gestor da SURCE e a Coordenação de Ensino e Pesquisa dos

Leia mais

MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ

MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ 2018-2 Como é organizado o Curso de Medicina PROJETO PEDAGÓGICO INOVADOR. INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA. CENÁRIOS DE PRÁTICA EM SAÚDE PRIORIZANDO A ATENÇÃO BÁSICA. CORPO DOCENTE QUALIFICADO.

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é formada por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 1 0,5 ANESTESIOLOGIA 27 287 10,6 CIRURGIA GERAL 37 303 8,2 CLÍNICA MÉDICA 92 439 4,8 DERMATOLOGIA 10 98 9,8 INFECTOLOGIA 9 20 2,2 MEDICINA DE FAMÍLIA E

Leia mais

COMISSÃO CICLO AMBULATORIAL. (antiga comissão de Internato em Atenção Básica) Promed/Recriar - março/2004

COMISSÃO CICLO AMBULATORIAL. (antiga comissão de Internato em Atenção Básica) Promed/Recriar - março/2004 COMISSÃO CICLO AMBULATORIAL (antiga comissão de Internato em Atenção Básica) Promed/Recriar - março/2004 Composição da comissão Claudia Regina Lindgren Alves - Pediatria Betty Liseta Marx de Castro Pires

Leia mais

GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 3/3/2013 (PUBLICADOS EM 4/3/2013, 10h)

GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 3/3/2013 (PUBLICADOS EM 4/3/2013, 10h) FCACL Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí Concurso Público 3/2012 EBSERH/HU UFPI GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM

Leia mais

CICLO PRÉ-CLÍNICO (integração ciclos básico/profissional)

CICLO PRÉ-CLÍNICO (integração ciclos básico/profissional) GRUPO DE TRABALHO CICLO PRÉ-CLÍNICO (integração ciclos básico/profissional) Reunião Ampliada do Colegiado do Curso de Medicina - RECRIAR Abril / 2008 Sobre o Grupo do Ciclo Pré-clínico Componentes da Comissão:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO Acupuntura - 2 anos 2 2 1,0 Anestesiologia - 3 anos 33 290 8,8 Cirurgia Geral - 2 anos 42 294 7,0 Clínica Médica - 2 anos 86 435 5,1 Dermatologia - 3 anos 10 110 11,0

Leia mais

DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS 203 Anestesiologia Cred.provisório 03 anos

DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS 203 Anestesiologia Cred.provisório 03 anos X UNIDADES/PROGRAMAS/VAGAS QUADRO DE VAGAS atualizado em 21/12/2009 UNIDADE/ESPECIALIDADE SITUAÇÃO DURAÇÃO DOS PROGRAMAS VAGAS CREDENCI ADAS VAGAS BL. PARA O SERVIÇO MILITAR VAGAS DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína Av. Filadélfia,568 - Setor Oeste - Araguaína - TO Fone: (63) 3411

Leia mais

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 Carlos Justo Galeno (131-201 AD) O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 ESCOLA DE SALERNO A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, fundada pelo Padre Anchieta,

Leia mais

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017 Currículo Integrado do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos Estrutura Curricular do curso de Medicina 2018 (Conforme Reunião do NDE em 01/12/17) Curso: Graduação em Medicina

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA Ciclo Básico Ciclo Básico MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA 1º S MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 1 PRIMÁRIA I HISTÓRIA DA MEDICINA E EPISTEMOLOGIA 20 POLÍTICAS DE SAUDE 20 ESPIRITUALIDADE E TANATOLOGIA

Leia mais

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013.

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013. 1 de 6 01 MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA I - MD17105 - SEMINÁRIO INTEGRADOR I - Ativa desde:

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 23 - ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA 11 65 5,9 ENFERMAGEM EM CANCEROLOGIA 8 41 5,1 ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA 9 41 4,6 ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO 2 11 5,5 ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA GERAL 5 40 8,0 ENFERMAGEM

Leia mais

UNIDADE/ESPECIALIDADE SITUAÇÃO DURAÇÃO DOS PROGRAMAS. DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL DA CIDADE

UNIDADE/ESPECIALIDADE SITUAÇÃO DURAÇÃO DOS PROGRAMAS. DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL DA CIDADE Publicado em 16/11/2009 com retificação da Duração do Programa de Cancerologia Clínica ( 612) que é de 03 anos. X UNIDADES/PROGRAMAS/ Obs.: 1. Considerando o Processo de Credenciamento Provisório e solicitações

Leia mais

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Grade 2016.1 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100 Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Disciplina 3 NEOC I - Morfofisiologia Fisiologia 60 Disciplina 4 NEOC I - Morfofisiologia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2017 COM ACESSO DIRETO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2017 COM ACESSO DIRETO MÉDICAS/2017 COM ACESSO DIRETO GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA APLICADA EM 27/11/2016 01 C 26 C 51 B 76 B 02 B 27 B 52 E 77 A 03 D 28 A 53 C 78 E 04 A 29 E 54 A 79 B 05 E 30 D 55 D 80 D 06 A 31 B

Leia mais

SELEÇÃO UNIFICADA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO ESTADO DO CEARÁ SURCE 2012 VAGAS REMANESCENTES

SELEÇÃO UNIFICADA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO ESTADO DO CEARÁ SURCE 2012 VAGAS REMANESCENTES SELEÇÃO UNIFICADA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO ESTADO DO CEARÁ SURCE 212 VAGAS REMANESCENTES A Coordenação Geral do Grupo Gestor da SURCE e a Coordenação de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS Documento Retificado em 04/09/18: Correção da posição de classificação de candidatos das Especialidades de Reumatologia e Pediatria Geral. Não houve alteração de classificados. INSCRIÇÃO 1-857914 ACUPUNTURA

Leia mais

Emergência. Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC

Emergência. Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC Emergência Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC Perfil do Egresso formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios pios éticos, no processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 Anos 2 8 4,00 ANESTESIOLOGIA 3 Anos 36 297 8,25 CIRURGIA CARDIOVASCULAR 5 Anos 8 29 3,63 CLÍNICA MÉDICA 2 Anos 114 405 3,55 DERMATOLOGIA 3 Anos 10 127

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR- CURSO DE MEDICINA DA PUC-GOIÁS

MATRIZ CURRICULAR- CURSO DE MEDICINA DA PUC-GOIÁS 6.2.1. Matriz Atual MATRIZ CURRICULAR- CURSO DE MEDICINA DA PUC-GOIÁS TOTAL DE CRÉDITOS: 544 CRÉDITOS TOTAL DE HORAS: 8.160 HORAS (67% pratica e 33% teoria) MÓDULO = PERÍODO 1 o CICLO MÓDULO I Bioquímica/Biofísica

Leia mais

PRM EM CANCEROLOGIA CIRÚRGICA PRÉ-REQUISITO EM CIRURGIA GERAL HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ - LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER 3 4 APROVADO 0

PRM EM CANCEROLOGIA CIRÚRGICA PRÉ-REQUISITO EM CIRURGIA GERAL HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ - LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER 3 4 APROVADO 0 QUADRO DE POR PRM EM CANCEROLOGIA CIRÚRGICA ARISTIDES MALTEZ - LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER 3 4 APROVADO 0 TOTAL DE - 4 PRM EM CANCEROLOGIA CLÍNICA ARISTIDES MALTEZ - LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER 3 2 APROVADO

Leia mais

NÚCLEO COMUM DE CLÍNICA MÉDICA

NÚCLEO COMUM DE CLÍNICA MÉDICA 1 GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EDITAL DE ABERTURA 02/2011 RETIFICAÇÃO Nº 002 CONTEÚDO

Leia mais

9º Congresso Paulista de Educação Médica. Como Formar Médicos no Brasil Frente aos Atuais Desafios da Saúde? Perspectivas Para a Residência

9º Congresso Paulista de Educação Médica. Como Formar Médicos no Brasil Frente aos Atuais Desafios da Saúde? Perspectivas Para a Residência 9º Congresso Paulista de Educação Médica Como Formar Médicos no Brasil Frente aos Atuais Desafios da Saúde? Perspectivas Para a Residência Adnan Neser Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica

Leia mais

Matriz Curso de Medicina - FPS Semestres Área Temática Módulo CH. Introdução ao estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade

Matriz Curso de Medicina - FPS Semestres Área Temática Módulo CH. Introdução ao estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Matriz Curso de - FPS s Área Temática Módulo 1 estudo da Estudo da teórico prática Epidemiologia Geral Ética e bioética - bases filosóficas Fisiologia e Semiologia Médica aplicada 1 Fisiologia e Semiologia

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA METODOLOGIA CIENTÍFICA Estudo do método científico incluindo revisão de literatura, bioestatística através do estudo de dados coletados pelos alunos e introdução à epidemiologia

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

Revisitando a Lei 12871/2013: Panorama Atual e Perspectivas Futuras VISÃO DA SBMFC

Revisitando a Lei 12871/2013: Panorama Atual e Perspectivas Futuras VISÃO DA SBMFC Revisitando a Lei 12871/2013: Panorama Atual e Perspectivas Futuras VISÃO DA SBMFC THIAGO TRINDADE Prof. Medicina de Família e Comunidade UFRN/UNP Presidente da SBMFC (2014-2018) NECESSIDADES DE MFC S

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO ATENÇÃO CAROS CANDIDATOS. CONFIRAM, NA RELAÇÃO ABAIXO, O ENDEREÇO DO PRÉDIO EM QUE V. Sa. ESTÁ LOTADO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA. 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 2 1,00 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 80/2014-CONSUNIV/UEA Aprova a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 80/2014-CONSUNIV/UEA Aprova a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 80/2014-CONSUNIV/UEA Aprova a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, oferecido regularmente pela UEA por meio da

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA - VAGAS REMANESCENTES - ANEXO I - 04/03/2016

EDITAL DE MATRÍCULA - VAGAS REMANESCENTES - ANEXO I - 04/03/2016 EDITAL DE MATRÍCULA - VAGAS REMANESCENTES - ANEXO I - 04/03/2016 PROGRAMA -> HOSPITAL VAGAS ANESTESIOLOGIA 7 HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS - SESAB 2 HOSPITAL MUNICIPAL DR. ESAÚ MATOS 2 ANGIORRADIOLOGIA

Leia mais

Fluxo para solicitação de Estágio Obrigatório Opcional

Fluxo para solicitação de Estágio Obrigatório Opcional Fluxo para solicitação de Estágio Obrigatório Opcional O Estágio Opcional (EOP) foi criado na versão curricular 2014/2 em atenção às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P)

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2014.1 PRIMEIRO PERÍODO SGB0051 FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS E BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA 120h 4T/2P SCM0053 SISTEMA LOCOMOTOR 75h 3T/1P SCF0054 SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Leia mais

Carta Acordo n.br/loa/

Carta Acordo n.br/loa/ UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ICINA Teixeira Soares, 817 Fone-Fax: (054) 316-8554 Passo Fundo-RS 99010-080 e-mail: medicina@saude.upf.tche.br Carta Acordo n.br/loa/0600101.001 Coordenador do

Leia mais

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP Hospital da Providência s Inscritos Candidato/ Medicina da Família e 1 2 2 Clínica Médica 3 26 8,6 Cirurgia Geral 2 28 14 Pediatria 3 32 10,6 Clínica Heidelberg s Inscritos

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA A N E X O I - D O S R E Q U I S I T O S E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N º 0 1 / 2 0 1 6 R E T I F I C A D O CARGO 101:

Leia mais

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO A DEZEMBRO 2015

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO A DEZEMBRO 2015 OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO A DEZEMBRO 2015 ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Presidente Prof. Amarilio Vieira de Macedo Neto Vice-Presidente Médico Profª Nadine Oliveira Clausell Vice-Presidente Administrativo

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro MG Alteração de Regimento RELATOR: SR. CONS... Layrton Borges de Miranda CÂMARA OU COMISSÃO PARECER

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 11/94 Altera os Artigos 2º, 7º e o Parágrafo 1º do Art. 3º da Deliberação nº 30/91 que Regula o Currículo Pleno do Curso de Graduação de Medicina.

Leia mais

FASE 1 O SER HUMANO EIXOS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I BÁSICO-CLÍNICO I HUMANIDADES MÉDICAS I PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SAÚDE I ÁREAS TEMÁTICAS

FASE 1 O SER HUMANO EIXOS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I BÁSICO-CLÍNICO I HUMANIDADES MÉDICAS I PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SAÚDE I ÁREAS TEMÁTICAS UNIDADES DE FASE 1 O SER HUMANO ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I BÁSICO-CLÍNICO I HUMANIDADES MÉDICAS I PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SAÚDE I IA 184 h HISTÓRIA E BASES LEGAIS DO SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL MOLECULARES

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS 1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BOTUCATU UNESP DEPARTAMENTO DE APOIO À ASSISTÊNCIA MÊS DE REFERÊNCIA: SETEMBRO/2012 (19 DIAS ÚTEIS) Enfª Luciana Yoshie Tome OUT/2012

Leia mais

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT SERVIÇO: Serviço: Nome do responsável: CNPJ: Endereço: UF: Telefone serviço: ( ) Telefax: ( ) E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 07/2018 Altera o Currículo Pleno do Curso de Graduação em Medicina O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do Artigo 11

Leia mais

QUADRO COM AS VAGAS POR PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E POR INSTITUIÇÃO (ATUALIZADO em 6/12/2018)

QUADRO COM AS VAGAS POR PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E POR INSTITUIÇÃO (ATUALIZADO em 6/12/2018) SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL NORMATIVO Nº 1 RM-2//2019, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 2 RM-2//2019, DE 3 DE DEZEMBRO

Leia mais

ERRATA DE EDITAL ONDE SE LÊ: EM, 27/11/2015

ERRATA DE EDITAL ONDE SE LÊ: EM, 27/11/2015 EM, 27/11/2015 ERRATA DE EDITAL A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/PE torna público a ERRATA do edital do Processo Seletivo da RESIDÊNCIA MÉDICA para o ano de 2016 publicado no DOE 14/11/2015, que será realizado

Leia mais

PELO BOM EXERCÍCIO DA MEDICINA NO BRASIL I N S T R U M E N T O DE A V A L I A Ç Ã O DOS CURSOS DE MEDICINA

PELO BOM EXERCÍCIO DA MEDICINA NO BRASIL I N S T R U M E N T O DE A V A L I A Ç Ã O DOS CURSOS DE MEDICINA I N S T R U M E N T O DE A V A L I A Ç Ã O DOS CURSOS DE MEDICINA 1 de 7 NOTA INTRODUTÓRIA O presente instrumento destina-se à avaliação das condições iniciais necessárias para a autorização do Curso de

Leia mais

Programa de Vigilância Epidemiológica da Infecção Nosocomial da Corrente Sanguínea DECLARAÇÃO DE ADESÃO

Programa de Vigilância Epidemiológica da Infecção Nosocomial da Corrente Sanguínea DECLARAÇÃO DE ADESÃO Programa de Vigilância Epidemiológica da Infecção Nosocomial da Corrente Sanguínea DECLARAÇÃO DE ADESÃO De: Elaine Pina Goreti Silva Coordenação da VE-INCS Telef: 218 430 800 Fax: 218 430 846 Para: Conselho

Leia mais

CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2016 XI TURMA

CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2016 XI TURMA 1º Semestre 01 Morfofuncional I 240 100 340-02 Interação Comunitária I - 03 Habilidades Específicas I 80-80 - 04 Habilidades Gerais I 40-40 - Total 400 140 540 2º Semestre 05 Morfofuncional II 240 100

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas

Conheça nossa. Rede Própria. Campinas Conheça nossa Rede Própria Campinas rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

II. Educação e Práticas Interprofissionais Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins/Hospital Infantil de Palmas Mônica Costa Barros

II. Educação e Práticas Interprofissionais Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins/Hospital Infantil de Palmas Mônica Costa Barros II. Educação e Práticas Interprofissionais Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins/Hospital Infantil de Palmas Mônica Costa Barros Cenário O Hospital Infantil de Palmas (HIP), assim denominado, é uma

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional - CGCO Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional - CGCO Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA 1 ANA001 ANATOMIA APLICADA À MEDICINA I 1 MOR041 2 ANA501 ANATOMIA APLICADA À MEDICINA I - PRÁTICA 1 3 FSI032 BIOFÍSICA MÉDICA 1 FSI018 4 BQU032 BIOQUIMICA I 1 5 BQU532 BIOQUIMICA I - PRATICA 1 6 BIO111

Leia mais

C L A S S I F I C A D O S P A R A A 2ª F A S E (Ref: 2017)

C L A S S I F I C A D O S P A R A A 2ª F A S E (Ref: 2017) Concurso: 800 ANGIORRADIOLOGIA E CIRUR Inscrição Nota Media - Desvio Padrao = 3,3368 Nota do ultimo classificado: 3,6875 1730 1785 1807 1898 2037 Concurso: 74 CANCEROLOGIA CLINICA Inscrição Nota Media

Leia mais

DIRETÓRIO MÉDICO GUARAPUAVA

DIRETÓRIO MÉDICO GUARAPUAVA DIRETÓRIO MÉDICO GUARAPUAVA Atualizado em 16/06/2011 Rua Paes Leme, 1107 - Londrina PR 86010-610 www.maximusassistencial.com.br info@maximusassistencial.com.br (43) 3379-9700 Guia Médico Maximus Assistencial

Leia mais

III FÓRUM DO MÉDICO JOVEM. Graduação em Medicina Consolidado do Fórum Nacional de Ensino Médico

III FÓRUM DO MÉDICO JOVEM. Graduação em Medicina Consolidado do Fórum Nacional de Ensino Médico CFM/ABEM III FÓRUM DO MÉDICO JOVEM Graduação em Medicina Consolidado do Fórum Nacional de Ensino Médico Florianópolis SC, 14 e 15 de outubro de 2015 Ampliação do acesso à saúde SUS -Rede de saúde precária

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA REPESCAGEM

NOTA EXPLICATIVA REPESCAGEM NOTA EXPLICATIVA REPESCAGEM O Coordenador Geral da Seleção Unificada para os Programas de Residência Médica do Estado do Ceará, no exercício de suas atribuições, considerando a necessidade de preenchimento

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 14 por ano III - Objetivo Geral: Programa de Residência Médica em Neurologia tem como objetivo a

Leia mais