Manual Prático das Obrigações Acessórias. junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Prático das Obrigações Acessórias. junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos)"

Transcrição

1

2 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos)

3 Elaine Cristina de Araujo Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco. Consultora de Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS/Pasep, Cofins, Contabilidade e Legislação Societária da Consultoria IOB Sage. Coautora do livro Holding - Aspectos Contábeis, Societários e Tributários. Coautora do livro Sociedade em Conta de Participação. Coautora de Créditos do PIS/Pasep e da Cofins. Coautora do Guia do PIS/Pasep e da Cofins - 1ª e 2ª edições. Autora de artigos e estudos sobre temas tributários. Maria Aparecida Pinheiro de Matos Advogada, graduada pela PUC-SP, Contabilista, Consultora e Redatora, especialista em Tributos Diretos e Legislação Societária há 25 anos.

4 Apresentação Caro leitor, Chegamos à 5ª edição do Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal! E temos como princípio manter a essência do trabalho com as informações gerais das obrigações acessórias que serão objeto de cruzamento de dados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, tendo em vista a complexidade apresentada no cumprimento dessas obrigações. Logo, este livro tem como objetivo possibilitar a consulta em uma única obra, de forma rápida e precisa com a identificação de quais obrigações está sujeita a Entidade, como cumpri-las, o prazo, as penalidades pelo descumprimento e, principalmente, o cruzamento de informações. Esclarecimentos: A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por finalidade a fiscalização e, por conseguinte, a arrecadação dos tributos. São exemplos de obrigações acessórias: Escrituração Contábil Fiscal (ECF), EFD-Contribuições, Sped Contábil, Dirf, DCTF, PER/Dcomp, esocial, EFD Reinf, e-financeira, Retenção na Fonte do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais. Novidades em Destaque: Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf): esclarecimentos direcionados aos profissionais e organizações contábeis quanto à aplicação da Lei nº 9.613/1998 e da própria Resolução CFC nº 1.445/2013, nos aspectos da prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro; CSRF - Novas Regras de Retenção e Recolhimento a partir de junho/2015; novas obrigações acessórias: EFD Reinf e e-financeira;. Dimof - a partir de 2016, a Dimof será descontinuada, as informações serão apresentadas na e- -Financeira onde os dados exigidos terão uma dimensão mais abrangente para atender às exigências internas e ao acordo firmado com o Governo Americano. Dirf/ Declaração de Imposto Retido na Fonte e Migração para EFD Reinf (Novo Sped de informações e Retenções). Portanto, permanecemos com o nosso objetivo de auxiliar os profissionais das áreas contábil, fiscal e jurídica, que estudam e elaboram diariamente essa enorme gama de obrigações acessórias, com informações sucintas e norteadoras, porém, de muita importância para a realização das atividades.

5 6 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Elaboramos os principais cruzamentos tomando como parâmetro o quadro abaixo que mostra o que será tratado em capítulo específico, e analisando as informações disponibilizadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil: Grupo Sped (Sped Contábil, Sped Fiscal, FCont, EFD-Contribuições e ECF) DCTF x DIPJ DCTF x Dacon e EFD-Contribuições DCTF x Dirf DCTF x DComp DComp x DIPJ DComp x DCTF x DIPJ x Dacon x EFD- -Contribuições Dirf x DIPJ DIPJ x FCont DCTF x Darf DComp x Darf Outros Cruzamentos esocial x ECF esocial x DCTF esocial x Sped Contábil ECF x DCTF ECF x EFD-Contribuições ECF x Sped Contábil ECF x Sped Fiscal ECF x DComp Cruzamento dos principais registros das escriturações Cruzamento dos débitos informados na DCTF com as informações da DIPJ Cruzamento dos débitos informados na DCTF com as informações do Dacon e EFD-Contribuições Cruzamento dos débitos informados na DCTF com as informações da Dirf Cruzamento dos débitos informados na DCTF e vinculações com créditos compensados na DComp Cruzamento dos créditos informados na DComp com as fichas da DIPJ Cruzamento dos créditos informados no DComp com valores informados na DCTF e DIPJ, Dacon e EFD-Contribuições Cruzamento dos valores retidos informados na Dirf com as fichas da DIPJ Cruzamento das fichas 09A e 17 da DIPJ com as informações do FCont Cruzamento dos débitos informados na DCTF com as informações do Darf Cruzamento dos créditos informados na DComp com as informações do Darf DComp x Dacon; Darf + DComp = DCTF; DCTF + Dirf = DIPJ Cruzamento das remunerações e tributos Cruzamento dos tributos informados Cruzamento das remunerações e tributos Cruzamento dos tributos a que a pessoa jurídica está sujeita Cruzamento dos créditos e das contribuições (PIS/Pasep e Cofins) Cruzamento do plano de contas e outros Cruzamento dos bens, itens do documento, valores e inventário Cruzamento dos registros da ECF com os créditos e débitos informados na DComp A seguir elaboramos um resumo das obrigações acessórias abordadas neste livro, com os prazos e as bases legais:

6 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) 7 Tabela de Resumo das Obrigações Acessórias Periodicidade Mensal Obrigação Acessória Prazo Base legal Comprovante - Pagamento ou crédito de juros s/ capital próprio à pessoa jurídica DCTF Mensal - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Mensal EFD Contribuições-Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/ Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita PGDAS-D - Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Até o dia 10 do mês subsequente ao do crédito ou pagamento. Instrução Normativa SRF nº 41/1998, artigo 2, inciso II Até o 15ª dia útil do 2 mês subsequente. Instrução Normativa RFB nº 1.599/2015, artigo 5 Até o 10 dia útil do 2 mês subsequente ao que se refira a escrituração. Até o vencimento do prazo para pagamento dos tributos devidos no Simples Nacional em cada mês, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês anterior (dia 20 do mês subsequente àquele em que houver sido auferida a receita bruta). Instrução Normativa RFB nº 1.252/2012, artigo 7 Resolução CGSN nº 94/2011, artigo 37, 2, inciso II Periodicidade Trimestral Obrigação Acessória Prazo Base legal Informe de Rendimentos Financeiros - Pessoa Jurídica Até o último dia útil do 2 decêndio subsequente a cada trimestre do ano-calendário Instrução Normativa SRF nº 698/2006, artigo 2, inciso II Periodicidade Semestral Obrigação Acessória Prazo Base legal DECRED - Declaração de Operações com Cartões de Crédito DIMOF - Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira e-financeira (a partir de 1 de janeiro de 2016) a) até o último dia útil do mês de fevereiro, relativa ao 2 semestre do ano anterior; b) até o último dia útil do mês de agosto, relativa ao 1 semestre do ano em curso. a) até o último dia útil do mês de fevereiro, relativa ao 2 semestre do ano anterior; b) até o último dia útil do mês de agosto, relativa ao 1 semestre do ano em curso. Instrução Normativa SRF nº 341/2003, artigo 4, incisos I e II Instrução Normativa RFB nº 878/2008, artigo 5, inciso I Instrução Normativa RFB nº 1.571/2015, artigos 9 e 12, Parágrafo Único

7 8 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Periodicidade Semestral Obrigação Acessória Prazo Base legal DTTA - Declaração de Transferência de Titularidade de Ações a) até o último dia útil do mês de março, contendo as informações relativas ao 2 semestre do ano anterior; e b) até o último dia útil do mês de setembro, contendo as informações relativas ao 1 semestre do ano em curso. Instrução Normativa RFB nº 892/2008, artigo 4, inciso I Periodicidade Anual Obrigação Acessória Prazo Base legal Comprovante Anual - IR Fonte - Agencias de Propaganda Comprovante Anual de Rendimentos - Pessoas Físicas Comprovante Anual derendimentos - Pessoas Jurídicas Comprovante Anual de Retenção - IRPJ/CSLL/Cofins/PIS-Pasep Comprovante Anual de Retenção - CSLL/Cofins/ PIS-Pasep DASN-SIMEI - Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais DIMOB - Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias DMED - Declaração de Serviços Médicos e de Saúde DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte ECD - Escrituração Contábil Digital Informe de Rendimentos Financeiros - Pessoas Físicas Simples Nacional - Comunicação de exclusão obrigatória Até 31 de janeiro do ano subsequente. Instrução Normativa RFB nº 983/2009, artigo 16 Último dia útil do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente. Último dia útil do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente. Último dia útil do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente. Último dia útil do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente. Instrução Normativa RFB nº 1.215/2011, artigo 3 Instrução Normativa SRF nº 119/2000, artigo 7 Instrução Normativa SRF nº 475/2004, artigo 31 Instrução Normativa SRF nº 459/2004, artigo 12 Até o último dia de maio de cada ano. Resolução CGSN nº 94/2011, artigo 100 Até 31 de março do ano-calendário subsequente. Até o último dia útil do mês de fevereiro do ano - calendário subsequente. Até o último dia útil do mês de março do ano-calendário subsequente. Até o dia 29 de fevereiro de 2016, relativa ao ano - calendário2015. Até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira a escrituração Até o último dia útil do mês de fevereiro do ano calendário subsequente. Até o último dia útil do mês de janeiro do ano-calendário subsequente. Resolução CGSN nº 94/2011, artigo. 66, 1, Instrução Normativa RFB nº 1.115/2010, artigo 3 Instrução Normativa RFB nº 985/2009, artigo 5 Instrução Normativa RFB nº 1.587/2015, artigo 9 Instrução Normativa RFB n 1.420/2013, artigo 5 Instrução Normativa SRF nº 698/2006, artigo 2, inciso I Resolução CGSN nº 94/2011, artigo 73

8 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) 9 Periodicidade Anual Obrigação Acessória Prazo Base legal Simples Nacional - Opção ECF - Escrituração Contábil Fiscal DBF - Declaração de Benefícios Fiscais DPREV - Declaração sobre a Opção de Tributação de Planos Previdenciário Derex - Declaração sobre a Utilização dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento de Exportações Comprovante Eletrônico de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Comprovante Eletrônico de Pagamentos de Serviços Médicos e de Saúde Até o último dia útil do mês de janeiro, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção. Até o último dia útil do mês de junho do ano seguinte ao ano-calendário. Até o último dia útil do mês de março, em relação ao anocalendário imediatamente anterior. Até o último dia útil do mês de julho de cada ano. Até o último dia útil do mês de junho, em relação ao anocalendário imediatamente anterior. Até o último dia útildo mês de fevereirodo ano subseqüente ao do pagamento dos rendimentos. Até o último dia útildo mês de fevereirodo ano subseqüente ao do recebimento do pagamento pelos serviços de saúde e planos privados de assistência à saúde. Resolução CGSN nº 94/2011, artigo 6, 1 Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013, artigo 3 Instrução Normativa RFB nº 1.307/2012, artigo 4 Instrução Normativa SRF nº 673/2006, artigo 2 Instrução Normativa SRF nº 726/2007, artigo 8 Instrução Normativa RFB nº 1.416/2014, artigo 4, inciso I Instrução Normativa RFB nº 1.416/2014, artigo 4, inciso II

9 Sumário APRESENTAÇÃO... 5 PARTE 1 Declarações e Aplicativos CAPÍTULO 1 - Dacon (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais) Introdução Pessoas Jurídicas Obrigadas a Entregar o Dacon Outras hipóteses de obrigatoriedade Dispensa da Entrega Outras hipóteses de dispensa de entrega Dispensa de entrega para as pessoas jurídicas tributadas pelo Imposto de Renda, no ano-calendário de 2013, com base no lucro presumido ou arbitrado Periodicidade Prazo de Apresentação Forma de Apresentação Assinatura digital Retificação Controle das Informações Relativas à Apuração das Contribuições Penalidades Multa mínima Omissão ou prestação falsa de informações Histórico Cruzamentos de Informações... 45

10 12 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Versões do Programa Siglas Utilizadas no Programa Destaques Importantes Extinção do Dacon Legislação CAPÍTULO 2 - DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Introdução Conceito Histórico Novidades - Instrução Normativa RFB nº 1.599/ Pessoas Jurídicas Obrigadas Entrega em dezembro - Regra válida até Impostos e Contribuições Informados na DCTF Lançamento de ofício IPI e Cide-Combustível Patrimônio de afetação Retenção na fonte por PJ de direito privado Retenção na fonte por PJ de direito público Fundos de investimento Exigibilidade das contribuições para o PIS/Pasep e a Cofins Valores pagos a maior Exemplo Impostos ou contribuições apurados inferiores a R$ 10, Exemplo Dispensa de Apresentação da DCTF Outras Hipóteses de Dispensa da Apresentação da DCTF Meio de Apresentação Assinatura Digital Prazo de Entrega Periodicidade Extinção, Incorporação, Fusão ou Cisão Prazo de entrega Penalidades Multa mínima Redução da multa... 60

11 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Tratamento de Dados Informados Retificação Prazo para retificação Retificação de DIPJ e Dacon Apresentação de impugnação Erro ao Transcrever o Darf Para os casos de pagamento indevido ou a maior Para os casos de dois ou mais pagamentos serem utilizados para liquidar um único débito Ausência da informação do pagamento em quotas na DCTF e pagamentos efetivamente realizados para quotas Informação incorreta quanto ao período de apuração Vinculações de compensação de pagamento indevido ou a maior Vinculações: Ficha Outras Compensações Vinculações de suspensão por medida judicial Vinculações de parcelamento Débitos duplicados na intimação Versões do Programa Siglas utilizadas no programa Destaques Importantes Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 3 - Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) Introdução Novidades da Dirf Obrigatoriedade de Apresentação Programa Gerador Apresentação da Dirf Assinatura digital Informações consolidadas Prazo de Apresentação Preenchimento da Dirf Dispensa de informação Depósito judicial do imposto ou contribuições ou que, mediante concessão de medida liminar ou de tutela antecipada Beneficiários pessoas físicas domiciliadas no País... 80

12 14 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) 3.8. Beneficiários Pessoas Jurídicas Domiciliadas no País Fusão, incorporação ou cisão Retificação da Dirf Processamento da Dirf Penalidades Guarda das Informações Tabelas para Apresentação da Dirf Destaques Importantes Substituição da Dirf pelo esocial Esocial - Empregador Doméstico (Simples Doméstico) EFD-Reinf Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 4 - Comprovante de Rendimentos Introdução Comprovante de Rendimentos - Pessoa Física Prazo para entrega do comprovante ao beneficiário Comprovante entregue de forma eletrônica Preenchimento do comprovante Falta de entrega do comprovante Falsidade de informações Modelo do comprovante Comprovante Eletrônico de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte e de Comprovante Eletrônico de Pagamentos de Serviços Médicos e de Saúde Comprovante Eletrônico de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Comprovante Eletrônico de Pagamentos de Serviços Médicos e de Saúde Prazo para entrega dos comprovantes ao beneficiário Preenchimento dos comprovantes Falsidade de informações Comprovante de Rendimentos - Pessoa Jurídica Pessoa jurídica que possui filiais Informações a serem prestadas Finalidade do comprovante

13 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Impressão do comprovante Prazo para entrega do comprovante ao beneficiário Comprovante entregue de forma eletrônica Falta de entrega do comprovante Falsidade de informações Tratamentos específicos Propaganda e publicidade Comissões e corretagens Rendimentos de aplicações financeiras e previdência privada Prazo para entrega do comprovante ao beneficiário Comprovante entregue de forma eletrônica Comprovante entregue de forma eletrônica - Conta conjunta Dispensa de entrega do comprovante de rendimentos Encerramento de espólio ou de saída definitiva do País Fusão, cisão, incorporação ou encerramento de atividades do beneficiário Transferência do quotista de um fundo de investimento para outro Beneficiário pessoa jurídica, titular de quaisquer aplicações financeiras de renda fixa, bem como de depósitos de poupança, de quotas de fundos de investimento e de aplicações de swap Sistema de controle Falta de entrega do comprovante Falsidade de informações Contratos agropecuários de financiamento, de custeio ou de investimento Modelo de Informe de Rendimentos Financeiros referente a operações efetuadas por pessoa física Instruções para preenchimento Dirf x Comprovante de rendimentos - Beneficiário pessoa jurídica - Contribuições sociais Legislação CAPÍTULO 5 - DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) Regras para Apresentação - Obrigatoriedade Conteúdo Pessoas Jurídicas Desobrigadas da Entrega da DIPJ

14 16 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Apresentação de duas declarações Não devem apresentar a DIPJ Sociedade em Conta de Participação Prazo de Entrega Entrega em situações especiais Penalidades Valor da multa Redução da multa Multa mínima Declaração que não Atenda às Especificações Técnicas Como Calcular a Multa Assinatura Digital Recibo de Entrega Retificação de DIPJ Alteração Cadastral Cruzamento de Informações Fichas e Cruzamentos Ficha Ficha 11 - Cálculo do Imposto de Renda Mensal por Estimativa (LR - Anual) Ficha 12 A - Cálculo do Imposto de Renda sobre o Lucro Real - PJ em Geral (LR) Ficha 16 - Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Mensal por Estimativa - LR, Imunes ou Isentas - Anual Ficha 17 - Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Destaques Importantes DIPJ - Fundo de investimento imobiliário DIPJ - Incorporação de sociedade Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 6 - Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) Introdução Objetivos Premissas Benefícios

15 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Histórico Universo de Atuação Parceiros Sped-Contábil Definição Funcionamento Prazo e obrigatoriedade Fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de Obrigatoriedade Tabelas de códigos Download Exemplos de arquivos para elaboração da escrituração Dicas importantes Perguntas e respostas Legislação EFD-Contribuições Funcionamento Programa Validador e Assinador Prazo Tabelas de códigos Download Exemplos de arquivos para elaboração da escrituração Dicas importantes Guia Prático da EFD-Contribuições Legislação FCont Definição Funcionamento Tabelas de códigos Download Dicas importantes Perguntas e respostas Legislação Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Obrigatoriedade

16 18 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Informações Prazo Manual de Orientação do Leiaute da ECF Dispensa do Lalur e DIPJ Penalidades Blocos da ECF Legislação CAPÍTULO 7 - Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real) Introdução Composição do Lalur Escrituração Conteúdo da Parte A do Lalur Conteúdo da Parte B do Lalur Momento da Escrituração E-Lalur Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 8 - PER/DComp (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação) Introdução Conceitos Tributos e Contribuições que não Podem Ser Objeto da Declaração de Compensação Local de Apresentação Hipótese de Existência de Débito em Nome do Contribuinte - Compensação de Ofício Existência de Dois ou mais Débitos Vencidos Saldo Negativo - Composição Exemplo prático Ficha Novo Documento Ficha Dados Iniciais Ficha Saldo Negativo de IRPJ Ficha Imposto de Renda Retido na Fonte Ficha Pagamentos Ficha Débito - IRPJ Destaques Importantes (Informações Extraídas do Site da Receita Federal em ) Esclarecimentos sobre os termos utilizados nos Termos de Intimação gerados por inconsistências no PER/DComp

17 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Tipos de Termos de Intimação gerados por inconsistências no PER/DComp e providências a serem tomadas pelos contribuintes PER/DComp com crédito informado em outro PER/DComp apresentado por outro sujeito passivo PER/DComp com crédito informado em outro PER/DComp - Crédito apurado por outro sujeito passivo PER/DComp com crédito informado em outro PER/DComp - Tipo de crédito diferente PER/DComp com crédito informado em outro PER/DComp - Período de apuração diferente PER/DComp com crédito informado em outro PER/DComp - Informações da ação judicial PER/DComp com crédito informado em outro PER/DComp - Cancelado por pedido de cancelamento deferido PER/DComp retificador sem demonstrativo de crédito que retifica o PER/DComp com detalhamento do crédito (referência circular) PER/DComp com crédito já informado em PER/DComp anterior Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 9 - Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) Introdução Finalidade da Informação Premissas básicas Informações a Serem Prestadas Cronograma de Registro das Informações Como Acessar o Siscoserv Fluxo de acesso ao Siscoserv O que é e como obter o Certificado Digital (e-cpf) O que é e como obter a Procuração Eletrônica Procedimentos relativos ao Registro no Módulo Venda O Registro de Venda de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (RVS) Composição do Siscoserv Registros no Módulo Venda Obrigatoriedade

18 20 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Exemplos Dispensa de apresentação Prazos Gerais de Entrega Prazo de entrega do RVS e RAS Prazo de entrega do Registro de Faturamento Registro de Pagamento Prazo de entrega relativo às informações de Registro de Presença Comercial no Exterior (RPC) Módulo Aquisição Dispensa de Apresentação Penalidades Processo de Consulta Acesso aos Manuais - Módulo Venda e Módulo Aquisição Glossário Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 10 - Decred (Declaração de Operações com Cartões de Crédito) Introdução Definições Informações Obrigatórias Informações Dispensadas Data de Apresentação Forma de Apresentação Penalidades Destaques Importantes Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 11 - Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) Pessoas Jurídicas Obrigadas a Entregar a Dimob Prazo e Forma de Entrega Entrega em Situação Especial Assinatura Digital Obrigatoriedade de Apresentação da Dimob Casos de não Obrigatoriedade

19 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Imóvel em Nome de Menor Penalidades Notificação de Lançamento da Multa Cancelamento Questões que Envolvem o CPF CPF do locatário cancelado pela SRF CPF de um locatário não aceito pelo programa Locatário que não tem CPF Locatário diplomata ou estrangeiro e só tem o número do passaporte Conteúdo da Declaração Obrigações Acessórias Guarda de Documentos Retificação Cruzamento de Informações Destaques Importantes Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 12 - Dimof (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira) / e-financeira Introdução Informações Constantes na Dimof Obrigatoriedade Prazo e Forma de Apresentação Declaração Retificadora Penalidades Perguntas e Respostas e-financeira Introdução Obrigatoriedade Prazo de apresentação Dados a serem informados Assinatura digital e transmissão Penalidades Legislação

20 22 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) CAPÍTULO 13 - Derex (Declaração sobre a Utilização dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento de Exportações) Introdução Obrigatoriedade e prazo Informações a Serem Apresentadas Penalidades Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 14 - Dprev (Declaração sobre a Opção de Tributação de Planos Previdenciários) Introdução Obrigatoriedade de Entrega Local e Prazo de Entrega Informações sobre o Programa Assinatura Digital Informações a Serem Apresentadas à SRF pelos Contribuintes Dispensa de Entrega Incorporação, Fusão, Cisão Parcial ou Total e Extinção Penalidades Demais Informações sobre a Dprev Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 15 - Dmed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) Introdução Definições Serviços médicos e de saúde Operadoras de planos privados de assistência à saúde Obrigatoriedade Profissional liberal - Não apresentação Equiparação à pessoa jurídica Pessoas Jurídicas Dispensadas Meios de Apresentação - Assinatura Digital Informações Constantes da Dmed e Responsáveis Ausência de CPF do dependente Operadoras de planos privados de assistência à saúde Plano coletivo por adesão

21 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Prazo Extinção, incorporação, fusão ou cisão Penalidades Declaração Retificadora Situações após a Entrega Destaques Importantes Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 16 - DTTA (Declaração de Transferência de Titularidade de Ações) Objetivo Quem está Obrigado a Apresentar a DTTA Local e Prazo para Entrega Declaração Retificadora Local de entrega da DTTA retificadora Atraso na Entrega da Declaração, Erros e Omissões Preenchimento da Declaração Abertura de nova declaração Ficha 1 - Dados Iniciais Ficha 2 - Dados do Declarante, do Representante e do Responsável pelo Preenchimento Ficha 3 - Dados das Transferências de Titularidade de Ações Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 17 - Sinco - Arquivos Contábeis Introdução Funcionalidades Instalação do Programa Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 18 - DBF (Declaração de Benefícios Fiscais) Introdução Obrigatoriedade Prazo de Entrega Assinatura digital

22 24 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Penalidades Retificação Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 19 - DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) Introdução Contribuintes Fato Gerador do Imposto Obrigatoriedade de Apresentação da DITR DomicÍlio Tributário do Contribuinte Imóveis Imunes Imóveis Isentos Documentos que Compõem a Declaração Local e Prazo para Apresentação Penalidades Retificação Pagamento do Imposto Ato Declaratório Ambiental Perguntas e Respostas Legislação PARTE 2 Declarações On-line CAPÍTULO 20 - Censo de Capitais Estrangeiros no País Introdução Confidencialidade Quem Deve Declarar Quem Está Dispensado Amparo Legal Prazo de Entrega da Declaração Penalidades Atendimento ao declarante Definições Fonte de Pesquisa Legislação

23 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) 25 CAPÍTULO 21 - Simples Nacional - Declarações Introdução Defis (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) Obrigatoriedade Forma e prazo Extinção da DASN Prazo de entrega - Ano-calendário DASN-Simei Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 22 - DSPJ (Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica) - Inativa Pessoa Jurídica Inativa Obrigatoriedade Prazo Local de Entrega Recibo de Entrega Entrega em Situações Especiais Prazo de entrega Local de entrega Multa por Atraso na Entrega Retificação de Declaração Alteração Cadastral Instruções de Preenchimento Legislação CAPÍTULO 23 - CBE (Capitais Brasileiros no Exterior) Pessoas Obrigadas Prazos de Entrega Retificação da Declaração Penalidades Atendimento ao Declarante Como Fazer a Declaração Equipamento Necessário Como Acessar o Aplicativo Iniciar uma Declaração Nova

24 26 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Cadastro Perguntas e Respostas Legislação PARTE 3 Outros Programas, Formulários e Atendimento CAPÍTULO 24 - e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) Portal e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) Avisos de Cobrança na Caixa Postal Atendimento Virtual e-cac Geração do Código de Acesso para o Portal e-cac Informações sobre Certificados Digitais Informações sobre a obrigatoriedade de transmissão de declarações e demonstrativos com certificado digital Orientações gerais - Emissão, renovação e revogação de Certificados Digitais e- -CPF ou e-cnpj Perguntas e respostas Mensagens de Erro na Utilização de Certificados Digitais Acesso aos Sistemas de Comércio Exterior (Web) Legislação CAPÍTULO 25 - Extratos - Processamento de declarações Introdução Relação de Declarações para Consulta do Extrato Localização do Número do Recibo Perguntas e Respostas Fonte de Pesquisa CAPÍTULO 26 - Processo Digital Processo Digital Abrir um Dossiê Digital de Atendimento Com Uso de Certificado Digital ICP-Brasil Sem o Uso de Certificado Digital ICP-Brasil Solicitar a Juntada de Documentos Digitais ao Dossiê de Atendimento Documentação a ser Juntada Solicitando a Juntada de Documentos pela Internet com Uso de Certificado Digital ICP- -Brasil

25 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Solicitando a Juntada de Documentos em Unidades de Atendimento Acompanhar a Análise do Serviço Solicitado por Dossiê de Atendimento Serviços e Documentação Necessária para Entrega de Documentação Digital Programas para Entrega de Documentação Digital Perguntas e Respostas Legislação PARTE 4 Direito de Empresa CAPÍTULO 27 - Direito de Empresa - Sociedades e Empresário Introdução Elementos Classificação Personalidade Jurídica Responsabilidade dos Sócios por dívidas da sociedade Quanto ao Limite de Valor Extensão da Solidariedade Tabela Tipos de sociedade Tabela - Empresário Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) Legislação CAPÍTULO 28 - Documentos de constituição, alteração e extinção Estatuto Social Contrato Social Empresário Atas Alteração Contratual Distrato Social Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) Cadastro Web Via Rápida Empresa - Jucesp Como acessar o Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa? Dicas interessantes Perguntas frequentes

26 28 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Microempreendedor Individual (MEI) Dicas Importantes Legislação CAPÍTULO 29 - CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) Introdução Documentos Obrigatórios em Qualquer Pedido Perante o CNPJ Unidades Cadastradoras Obrigatoriedade Aplicativos Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) Legislação CAPÍTULO 30 - Roteiro para Abertura de Empresa Procedimentos Iniciais - Captação de Informações Pesquisas junto a Órgãos Análise das Informações Elaboração dos Documentos Documentos para Assinatura Registro do Contrato Social Inscrição nos Demais Órgãos Secretaria da Receita Federal do Brasil - CNPJ Alvará de funcionamento Secretaria da Fazenda - Inscrição estadual Cadastro na Previdência Social Aparato fiscal Tributação Fontes de pesquisa CAPÍTULO 31 - Resumo das Responsabilidades dos Sócios e Acionistas Introdução Tabela - Resumo das Responsabilidades dos Sócios e Acionistas PARTE 5 Livros Fiscais CAPÍTULO 32 - Contabilidade - Conceitos O Objetivo das Demonstrações Contábeis

27 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Pressupostos Básicos Regime de competência Continuidade Relevância Materialidade Confiabilidade Representação adequada Primazia da essência sobre a forma Neutralidade Prudência Integridade Comparabilidade Elementos das Demonstrações Contábeis Posição Patrimonial e Financeira Reconhecimento de Ativos Reconhecimento de Passivos Reconhecimento de Receita Reconhecimento de Despesas Conceito de Ativos e Passivos e sua Abrangência Arrendamento financeiro Exemplos de ativos Máquinas e equipamentos industriais Contas a receber e imóveis Know-how Aquisição de Ativos Imóvel recebido do governo e aquisição de estoques Aquisição de ativos sem incorrer em gastos Perguntas e Respostas Fontes de pesquisa CAPÍTULO 33 - Livro Diário Introdução Assinatura do Livro Diário Assinatura do contabilista e do empresário Ausência de contabilista na localidade

28 30 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Escrituração Resumida do Diário Instrumentos de Escrituração dos Empresários e das Sociedades Empresárias Leiloeiros e Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais Formalidades Escrituração Termo de abertura e de encerramento Erros Modelos Termo de Abertura Termo de encerramento Tabela de Qualificação de Assinante Número de Páginas do Livro Diário Retificação Retificação do livro digital Autenticação dos Livros em Papel Prazo Extravio Livro Digital Requisitos Função do PVA Envio do livro Recolhimento por guia Autenticação Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 34 - Livro Caixa Introdução Formalidades Autenticação - Não Sujeição Termo de Abertura e de Encerramento Modelo de Termo de Abertura Modelo de Termo de Encerramento Prazo Perguntas e Respostas Legislação

29 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) 31 CAPÍTULO 35 - Livro Razão Introdução Escrituração Falta de Escrituração - Penalidade Autenticação - Não Sujeição Termo de Abertura e de Encerramento Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 36 - Livro de Registro de Inventário Introdução Escrituração Obrigatória Pessoa jurídica tributada pelo lucro real Pessoa jurídica tributada pelo lucro presumido Pessoa jurídica optante pelo Simples Autenticação e registro Termo de Abertura e de Encerramento Modelo do Livro Escrituração único livro - Adaptações necessárias para atender aos ditames das legislações do IR, ICMS e do IPI Livro modelo 7 do Sinief (IPI/ICMS) Ajustes para atender à legislação do Imposto de Renda Exclusão do ICMS recuperável Exclusão do PIS e da Cofins não cumulativos Abrangência da Escrituração Procedimentos comuns Atividade imobiliária Empresas editoras Momento da Escrituração Pessoa jurídica tributada pelo lucro real Apuração trimestral Lucro real anual (regime de estimativa) Apuração com base no lucro presumido ME e EPP optante pelo Simples Empresa com Mais de um Estabelecimento

30 32 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Arbitramento do Lucro Conservação e Guarda Extravio ou Deterioração Exemplo Prático Escrituração do livro modelo 07 - Registro de Inventário Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 37 - Guarda de Livros e Comprovantes Contagem dos Prazos Tabela com os Prazos de Guarda de Livros e Comprovantes Legislação CAPÍTULO 38 - Lavagem de Dinheiro Informações Preliminares Declaração de Inocorrência Identificação dos Clientes e Manutenção de Registros Cadastro no Sistema Siscoaf Responsabilidade Administrativa Comunicação de Operações Financeiras Perguntas e Respostas, Extraídas do Site < Esclarecimentos aos Profissionais e Organizações Contábeis - Resolução CFC nº 1.445/ Legislação PARTE 6 Quadros Sinóticos CAPÍTULO 39 - Regimes de Tributação e Obrigações Acessórias Correspondentes Tabela com os Regimes de Tributação Tabela com os Regimes de tributação relacionados com as Obrigações Acessórias CAPÍTULO 40 QUADRO Sinótico de Tributos Diretos CAPÍTULO 41 RETENÇÕES na Fonte Tabela 1 - Retenção na Fonte do Imposto de Renda Esclarecimentos

31 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Tabela 2 - Retenção na Fonte das Contribuições Sociais Esclarecimentos Tabela 3 - Obrigações Acessórias Originadas da Retenção na Fonte Tabela 4 - Obrigações Acessórias Originadas do Autorrecolhimento Responsabilidade pela Retenção Incidência Exclusiva na Fonte - Responsabilidade pela Retenção Antecipação do Imposto - Responsabilidade pela Retenção Penalidades pela Não Retenção Contribuinte Amparado por Decisão Judicial Decisão Final Desfavorável ao Contribuinte Imposto Retido e Não Recolhido - Crime de Apropriação Indébita Lançamento de Ofício Destaques Importantes Fornecimento a Órgãos Governamentais Obrigatoriedade Fato Gerador Base de Cálculo e Alíquotas (Tabela de Retenção) Retenção somente do IRPJ e da CSL Hipóteses em que Não Haverá Retenção Alíquotas da Cofins e do PIS/Pasep Declaração Fornecida por Entidades sem Fins Lucrativos e Optantes pelo Simples Nacional Recolhimento Darf Inferior a R$ 10,00 - Dispensa da Retenção Operações com Cartões de Crédito ou de Débito Documentos de Cobrança que Contenham Código de Barra Tratamento dos Valores Retidos Pessoas Jurídicas com Isenção, não Incidência, Alíquota Zero ou Amparadas Por Medida Judicial Isenção, não incidência ou alíquota zero Medida judicial - Suspensão da exigibilidade ou do pagamento Perguntas e Respostas Legislação CAPÍTULO 42 - Cópia de Declarações e Documentos Introdução

32 34 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) O que Pode ser Solicitado Documentos Necessários para Solicitação Modelo do Formulário Fonte de Pesquisa PARTE 7 Cruzamento de Declarações CAPÍTULO 43 - Cruzamento de Declarações Cruzamento das Declarações - Quadro Sinótico Correlação dos registros da ECF com as fichas da DIPJ Notas a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) cruzamentos do Grupo Sped Tabela de Cruzamentos Sped SPED Fiscal: Bloco H x Bloco K x ECF Cruzamento de Informações Constantes da DIPJ - Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro Real Cruzamento das informações da DIPJ: Ficha 57 x Fichas 11, 12, 16 e Ficha 57 - Demonstrativo do Imposto de Renda, CSLL e Contribuição Previdenciária Retidos na Fonte Ficha 11 - Cálculo do Imposto de Renda Mensal por Estimativa Ficha 12A - Cálculo do Imposto de Renda sobre o Lucro Real Ficha 16 - Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Mensal por Estimativa Ficha 17 - Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Cruzamento de Declarações: Ficha 57 da DIPJ x Dirf Cruzamento de Declarações: Ficha 11 da DIPJ x Ficha Débitos/Créditos IRPJ da DCTF Cruzamento de Declarações: Ficha 12A da DIPJ x Ficha Débitos/Créditos IRPJ da DCTF x Ficha DComp Cruzamento de Declarações: Ficha 16 da DIPJ e Ficha Débitos/Créditos CSLL da DCTF Cruzamento de Declarações: Ficha 17 da DIPJ x Ficha Débitos/Créditos CSLL da DCTF x Saldo Negativo CSLL Cruzamento de Declarações: Ficha 12A da DIPJ x Ficha Saldo Negativo de IRPJ DComp Cruzamento de Declarações: Dacon x DCTF x EFD-Contribuições Cruzamento de Declarações: Fichas 09A e 17 da DIPJ x fcont Tabela Correlação Dacon x EFD-Contribuições

33 Manual Prático das Obrigações Acessórias junto ao Fisco Federal (Tributos Diretos) Blocos da EFD-Contribuições Fichas e Cruzamentos - Empresa Tributada pelo Lucro Presumido - Cruzamento de Informações - Informações Constantes da DIPJ DIPJ x DCTF x Dirf x DComp - Ficha 14 da DIPJ - DCTF Ficha Débitos/Créditos e DComp Valor do Débito - IRPJ - Divisão em Quotas Outros Possíveis Cruzamentos Outros Cruzamentos entre Fichas da DIPJ/ECF Cruzamento esocial x Sped Contábil x ECF Cruzamento esocial x DCTF Outros Cruzamentos do esocial Dicas Importantes Perguntas e Respostas Simples Nacional - Cruzamento Introdução PGDAS-D Apuração do DAS Defis Cruzamento realizado pela Receita Federal do Brasil em Cruzamentos Siscoserv Fontes de Pesquisa Referências Bibliográficas

34 PARTE 1 Declarações e Aplicativos

35 CAPÍTULO 1 Dacon (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais) 1.1. INTRODUÇÃO O Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) foi instituído pela Instrução Normativa SRF nº 387/2004, em substituição ao Demonstrativo de Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep não cumulativo (Dapis), criado pela Instrução Normativa SRF nº 365/2003, que não produziu efeitos. Contudo, o Dacon foi extinto pela Instrução Normativa RFB nº 1.441/2014, relativo aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de Assim, resolvemos manter as informações do Dacon, para que os profissionais tenham um histórico e realizem as retificações necessárias PESSOAS JURÍDICAS OBRIGADAS A ENTREGAR O DACON Estão obrigadas à entrega do Dacon as pessoas jurídicas de direito privado em geral e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), nos regimes cumulativo e não cumulativo, inclusive aquelas que apuram a contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários Outras hipóteses de obrigatoriedade As pessoas jurídicas imunes ou isentas do IRPJ ficarão obrigadas à apresentação do Dacon a partir do mês em que o limite fixado de R$ ,00 for ultrapassado, permanecendo sujeitas a essa obrigação em relação aos meses seguintes do ano-calendário em curso. Não estão dispensadas de apresentação do Dacon as pessoas jurídicas: a) excluídas do Simples Nacional, a partir do mês em que a exclusão produzir efeitos; b) cuja imunidade ou isenção houver sido suspensa ou revogada, a partir, inclusive, do mês da ocorrência do evento; ou c) inativas, a partir, inclusive, do mês em que praticarem qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial.

ECF (Escrituração Contábil Fiscal)

ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECD (Escrituração Contábil Digital) Regras Novas 2014 Maria Ilene Imlau Winter Informações Gerais Obrigatoriedade (inclusive Lucro Presumido, Imunes e Isentas) Obrigações

Leia mais

Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos

Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos Obrigatoriedade Todas as pessoas jurídicas, exceto optantes pelo SIMPLES NACIONAL, orgãos públicos e pessoas

Leia mais

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS NAS COOPERATIVAS. Nádia Emer Grasselli

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS NAS COOPERATIVAS. Nádia Emer Grasselli OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS NAS COOPERATIVAS Nádia Emer Grasselli Conteúdo CRUZAMENTOS/OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Denomina-se "obrigação tributária" o dever de fazer de um contribuinte, responsável

Leia mais

SPED. Cruzamento das Informações: CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais 24/09/2009. Acompanhamento Diferenciado: DACON DIRF DIPJ DCOMP DCTF DARF

SPED. Cruzamento das Informações: CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais 24/09/2009. Acompanhamento Diferenciado: DACON DIRF DIPJ DCOMP DCTF DARF Cruzamento das Informações: DACON DIRF SPED DCTF DIPJ DCOMP DARF Palestrante: Thamara Jardim CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais Acompanhamento Diferenciado: Art. 2º O acompanhamento diferenciado deverá

Leia mais

Seminário. Escrituração Contábil Fiscal: cruzamento informações com as obrigações acessórias - "Pontos de atenção" Junho/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Seminário. Escrituração Contábil Fiscal: cruzamento informações com as obrigações acessórias - Pontos de atenção Junho/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. Slide 2. Slide 3 DADOS DISPONÍVEIS AO FISCO

Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. Slide 2. Slide 3 DADOS DISPONÍVEIS AO FISCO Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Nilson José Goedert Contador 2016 Slide 2 Obrigações Federais para Pessoas Jurídicas em Geral: 1. SPED Sistema Público de Escrituração

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Dia 06 (segunda-feira) IOF Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.04.2019, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Dia 04 (sexta-feira) IRRF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.12.2018, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005

Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005 Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005 DOU de 30.12.2005 Dispõe sobre o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) relativo a fatos geradores ocorridos a partir de 1º

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de abril/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos Objetivos e Módulos do SPED Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007 Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil Dia 05 (segunda-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 28.02.2018, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 ANO XXVIII - 2017-5ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Julho/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Julho/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Julho/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) Simples doméstico Pagamento do apurado no 3 decêndio de junho/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica - Operações de crédito

Leia mais

Cape contabilidade DACON

Cape contabilidade DACON DACON 1. PESSOAS OBRIGADAS À APRESENTAÇÃO O DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais deve ser apresentado pelas pessoas jurídicas de direito privado em geral e pelas equiparadas pela legislação

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.03.2019, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de maio/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

ECF Responde. Consultoria de Segmentos T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

ECF Responde. Consultoria de Segmentos T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 ECF Responde Consultoria de Segmentos T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 PRÓXIMOS WEBINAR TOTVS Linha RM 04/07, das 10hs as 12hs Linha Protheus 04/07, das 15hs as 17hs Linha Datasul

Leia mais

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) O que é ECF? Escrituração Contábil Fiscal - (ECF) é uma obrigação imposta às Pessoas Jurídicas estabelecidas no Brasil exigidas pela RFB que substituiu a Declaração

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) IRRF Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de março/2018: - Operações de crédito - Pessoa

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.07.2016, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Palestrante: Ricardo Nogueira O que é? Instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.701/2017, tratase de uma nova obrigação tributária

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Obrigação O que é? Objetivo Nova Escrituração Contábil Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica, a partir

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) IRRF IOF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.01.2019, incidente sobre

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2018 ANO XXIX - 2018-2ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF - NORMAS GERAIS 2018... Pág. 240 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE

Leia mais

Í N D I C E A N A L Í T I C O

Í N D I C E A N A L Í T I C O Í N D I C E A N A L Í T I C O I - REGRAS GERAIS... 15 I.1 - Introdução... 15 I.2 - Conceitos e definições... 15 I.2.1 - Restituição... 15 I.2.2 - Compensação... 16 I.2.3 - Ressarcimento... 16 I.2.4 - Reembolso...

Leia mais

Inclui as informações sobre as contribuições previdenciárias substitutivas e as retenções sobre a prestação de serviço

Inclui as informações sobre as contribuições previdenciárias substitutivas e as retenções sobre a prestação de serviço A EFD-Reinf é resultado de um desmembramento do esocial, onde foram retiradas as informações que não estavam relacionadas diretamente à remuneração pelo trabalho. Inclui as informações sobre as contribuições

Leia mais

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO 1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO Maria Alzirene Mota de Brito Empresária da Contabilidade (92) 99981-9878 / 99116-6622 TÓPICOS PARA ABORDAGEM 1) QUAIS TRIBUTOS

Leia mais

BRASÍLIA Complexo Brasil XXI SH Sul Quadra 06, Conj. A, Bloco C, 12º andar Tel. (5561)

BRASÍLIA Complexo Brasil XXI SH Sul Quadra 06, Conj. A, Bloco C, 12º andar Tel. (5561) SÃO PAULO Rua Dona Maria Paula, 123, 19º andar Ed. Main Offices Tel. (5511) 3105-7823 BRASÍLIA Complexo Brasil XXI SH Sul Quadra 06, Conj. A, Bloco C, 12º andar Tel. (5561) 3035-7823 SWISSCAM - Câmara

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2018 ANO XXIX - 2018-5ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO SCP - ASPECTOS FISCAIS... Pág. 422 TRIBUTOS FEDERAIS CÓPIAS

Leia mais

Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15

Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15 Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15 I.1 Introdução... 15 I.2 Conceitos e de nições... 15 I.2.1 Restituição... 15 I.2.2 Compensação... 16 I.2.3 Ressarcimento... 16 I.2.4 Reembolso... 17 I.3 Legislação

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 ANO XXVII - 2016-4ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A OPÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DE PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DPREV 2016 INFORMAÇÕES GERAIS...

Leia mais

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Esta agenda contém as principais obrigações acessórias a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Apesar de conter, basicamente, obrigações tributárias de âmbito federal, a agenda não

Leia mais

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por ai??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

OBRIGAÇÕES ÁREA FEDERAL MÊS JUNHO 2014

OBRIGAÇÕES ÁREA FEDERAL MÊS JUNHO 2014 OBRIGAÇÕES ÁREA FEDERAL MÊS JUNHO 2014 04/06-4 Feira Último dia para recolhimento do Imposto de Renda na Fonte referente a juros sobre o capital próprio, aplicações financeiras, títulos de capitalização;

Leia mais

Guia Prático de. Cruzamento de Obrigações Acessórias

Guia Prático de. Cruzamento de Obrigações Acessórias Guia Prático de Cruzamento de Obrigações Acessórias Sumário Apresentação... 19 1 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 1.1. Conceito e Informações Gerais... 21 1.2. Manual de Integração - Contribuinte... 21 1.3.

Leia mais

CURSO PER/DCOMP LEGISLAÇÃO E PREENCHIMENTO

CURSO PER/DCOMP LEGISLAÇÃO E PREENCHIMENTO 1. Conceito O Pedido Eletrônico de Restituição, gerado a partir do Programa PER/DCOMP, constitui-se o documento a ser apresentado à RFB pelo contribuinte que apurar crédito relativo a tributo ou contribuição

Leia mais

RECIBO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS D C T F MENSAL - 2.5

RECIBO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS D C T F MENSAL - 2.5 RECIBO DE ENTREGA DA CNPJ: 33.040.767/0001-01 Mês/Ano: JUN 2014 Nome Empresarial: SONY PICTURES RELEASING OF BRASIL INC. Declaração Retificadora: NÃO Situação Especial: NÃO Data do Evento: TOTALIZAÇÃO

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2016 ANO XXVII - 2016-4ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA EXTINÇÃO DA PESSOA JURÍDICA - ASPECTOS TRIBUTÁRIOS GERAIS... Pág. 663 SIMPLES NACIONAL PROCEDIMENTOS

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL CONSULTORIA DE SEGMENTOS HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Conceitos sobre a ECF Histórico Objetivos Obrigatoriedade Estrutura Certificados Prazos Penalidades 2. Novidades no Layout

Leia mais

Plantão de Dúvidas Tema: Obrigações Acessórias

Plantão de Dúvidas Tema: Obrigações Acessórias Plantão de Dúvidas Tema: Obrigações Acessórias (Dirf, Rais, Dmed, Dimob, Decred, entre outras) e esclarecimento sobre Per/Dcomp) com Lázaro Rosa da Silva 1 - Gostaria de saber se as entidades isentas do

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 ANO XXV - 2014-1ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DIPJ 2014 - PESSOAS JURÍDICAS E EQUIPARADAS - DISPOSIÇÕES GERAIS... Pág. 276 SIMPLES NACIONAL DASN-SIMEI

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL RECIBO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS CNPJ: 11.545.086/0001-54 Mês/Ano: JAN 2012 Nome Empresarial: AL

Leia mais

Cape contabilidade DCTF

Cape contabilidade DCTF DCTF (Fatos geradores ocorridos a partir de 2011) 1. O QUE DEVE SER DECLARADO Através da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), o contribuinte prestará informações relativas aos

Leia mais

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Notas da 5ª Edição Introdução...

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Notas da 5ª Edição Introdução... S GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS 5ª EDIÇÃO 11 SUMÁRIO Abreviaturas... 19 Notas da 2ª Edição... 21 Notas da 3ª Edição... 23 Notas da 4ª Edição... 25 Notas da 5ª Edição... 27 Introdução... 29

Leia mais

PERDCOMP (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação)

PERDCOMP (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação) (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação) contato@agmcontadores.com.br 2015 Atualizada em março-2015 2 PER/DCOMP - PEDIDO ELETRÔNICO DE RESSARCIMENTO OU RESTITUIÇÃO

Leia mais

Como ocorrem os cruzamentos de informações?

Como ocorrem os cruzamentos de informações? Como ocorrem os cruzamentos de informações? A malha fina para as pessoas jurídicas, iniciada em fevereiro de 2015, é muito parecida com a que temos hoje para a pessoa física. A partir de sistemas informatizados

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL RECIBO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS CNPJ: 11.545.086/0001-54 Mês/Ano: NOV 2011 Nome Empresarial: AL

Leia mais

TABELA DE OBRIGAÇÕES ANUAIS

TABELA DE OBRIGAÇÕES ANUAIS TABELA DE OBRIGAÇÕES ANUAIS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PERIODICIDADE PRAZO DATAS MULTA BASE LEGAL 1 - Advertência; 2 - Multa de 1% do valor da operação; COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras 24

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Comparativo leiaute DIPJ 2014 x ECF

Orientações Consultoria de Segmentos Comparativo leiaute DIPJ 2014 x ECF Comparativo leiaute DIPJ 2014 x ECF 05/05/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Time da Eficiência Comercial... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Comparativo

Leia mais

Declarações (RFB e Outros) Prazos De Envio em 2012

Declarações (RFB e Outros) Prazos De Envio em 2012 Declarações (RFB e Outros) Prazos De Envio em 2012 DECLARAÇÃO PRAZO OBS. Declaração Final de Espólio Até o último dia útil do mês de abril do anocalendário subseqüente ao: I - da decisão judicial da Declaração

Leia mais

EFD-Reinf x esocial x DCTF Web

EFD-Reinf x esocial x DCTF Web EFD-Reinf x esocial x DCTF Web Elaborado por: José Roberto Soares dos Anjos Bacharel em Ciências Contábeis pela FECAP -1992, programador especialista em sistemas contábeis, experiência de 34 anos na área

Leia mais

CÂMARA JAPONESA. Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá Novembro 2014

CÂMARA JAPONESA. Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá Novembro 2014 CÂMARA JAPONESA Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá rjesus@kpmg.com.br Novembro 2014 Conteúdo Conteúdo O que é a ECF? 4 Fontes de informação 8 Desafios 9 Penalidades 11 2 O que é a ECF?

Leia mais

Caso não consiga visualizar este , acesse o link: 0231/11

Caso não consiga visualizar este  , acesse o link:  0231/11 Página 1 de 5 Caso não consiga visualizar este e-mail, acesse o link: 0231/11 05/12/2011 SIMPLES NACIONAL - CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS E REGULAMENTAÇÃO DA LC 139/2011 Senhor Presidente, No dia 1º de dezembro

Leia mais

Instrução Normativa nº 432 de

Instrução Normativa nº 432 de SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL - SRF Instrução Normativa nº 432 de 22.07.2004 Aprova o Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação, versão 1.4 (PER/DCOMP 1.4),

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2017 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 7 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

ANO XXX ª SEMANA DE JUNHO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2019

ANO XXX ª SEMANA DE JUNHO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2019 ANO XXX - 2019-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2019 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA EMPRESA SIMPLES DE CRÉDITO-ESC - ASPECTOS CONSTITUTIVOS E TRIBUTÁRIOS GERAIS... Pág. 324 ESCRITURAÇÃO

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Elaborado por: José Roberto Soares dos Anjos Bacharel em Ciências Contábeis pela FECAP -1992, técnico em contabilidade, programador

Leia mais

Considerações na Proposta Técnica

Considerações na Proposta Técnica Considerações na Proposta Técnica CRUZAMENTOS: 1-ECD x DIPJ No módulo de Cruzamento envolvendo arquivos ECD X DIPJ, o sistema IOB Auditor Eletrônico SPED trabalha na composição das fichas da DIPJ extraindo

Leia mais

CONSULTORIA DE SEGMENTOS

CONSULTORIA DE SEGMENTOS ECD RESPONDE CONSULTORIA DE SEGMENTOS HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. ECD Responde. Conceitos sobre a ECD. Principais novidades no leiaute 5. 2. Linha de Produto. Novidades no produto Protheus leiaute 5. 3.

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 Até: Terça-feira, dia 17 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2016 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 6 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012

Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012 Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012 DOU de 2.3.2012 Dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX OUTROS. DCTF Fatos geradores a Partir de Normas Aprovação

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX OUTROS. DCTF Fatos geradores a Partir de Normas Aprovação VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX OUTROS Orientador Empresarial DCTF Fatos geradores a Partir de 01.01.2006 Normas Aprovação INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF 583/2005 DOU: 23.12.2005

Leia mais

ECF e a história do Lalur

ECF e a história do Lalur ECF e a história do Lalur HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Conceitos sobre Lalur Histórico Finalidade Como era em meio físico O que muda com a ECF 2. Conceitos sobre a ECF Objetivos Histórico Obrigatoriedade

Leia mais

Terceiro Setor. Apresentação da ECF

Terceiro Setor. Apresentação da ECF Terceiro Setor e Apresentação da ECF 1 PALESTRANTES Marcone Hahan de Souza, contador, mestre em Economia, com ênfase em Controladoria, professor universitário e membro da Comissão de Estudos do Terceiro

Leia mais

ANO XXIII ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA

ANO XXIII ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ANO XXIII - 2012-1ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - ECD - NORMAS GERAIS Introdução - Obrigatoriedade de Adoção da ECD - Sociedades

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IRPF - COMUNICAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS - 2016 - NORMAS GERAIS... Pág. 360 IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 2 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

Escrituração. Contábil Digital. Escrituração Contábil. Digital (ECD) e Escrituração Contábil. Fiscal (ECF) Novidades 2018

Escrituração. Contábil Digital. Escrituração Contábil. Digital (ECD) e Escrituração Contábil. Fiscal (ECF) Novidades 2018 Escrituração Escrituração Contábil Contábil Digital Digital (ECD) e Escrituração Contábil Novidades 2018 Fiscal (ECF) Instragram: @prof.fellipeguerra Facebook: Professor Fellipe Guerra Blog: contabilidade.blog.br

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Nova forma de cumprimento de obrigações tributárias acessórias Relativa a tributos destinados à seguridade social e ao IRRF

Leia mais

Retenção na fonte de CSLL, PIS e COFINS FGTS

Retenção na fonte de CSLL, PIS e COFINS FGTS TRIBUTOS CÓDIGOS VENCIMENTO PERIODICIDADE PIS PIS - FOLHA DE PAGAMENTO DARF 8301 25º (vigésimo quinto) dia do mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores. COFINS COFINS - Somente sobre as

Leia mais

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil Publicada em 18.07.2017-09:26 Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil A Secretaria da Receita Federal do Brasil

Leia mais

ECF 2018 Escrituração Contábil Fiscal.

ECF 2018 Escrituração Contábil Fiscal. Escrituração Contábil Fiscal. Thiago Arantes Consultor; Auditor Independente; Contador; ex-gerente de Auditoria Interna da Coca-Cola; Professor de Pós Graduação do IPOG. Especialista em SPED (ECD e ECF).

Leia mais

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR O ano corrente promete muitas novidades na área de atuação da contabilidade, umas que vêm incrementar o trabalho dos profissionais,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD).

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE 19.12.2013 Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI

Leia mais

Cruzamentos: ECD e ECF. Cruzamentos: ECD e ECF

Cruzamentos: ECD e ECF. Cruzamentos: ECD e ECF Thiago Arantes Consultor; Auditor Independente; Contador; ex-gerente de Auditoria Interna da Coca-Cola; Professor de Pós Graduação do IPOG. Especialista em SPED. Bacharel em Ciência da Computação; Instrutor

Leia mais

RESTITUIÇÃO, RESSARCIMENTO, DE TRIBUTOS FEDERAIS. FIEMG, 24 de março de 2011

RESTITUIÇÃO, RESSARCIMENTO, DE TRIBUTOS FEDERAIS. FIEMG, 24 de março de 2011 RESTITUIÇÃO, RESSARCIMENTO, REEMBOLSO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS FIEMG, 24 de março de 2011 RESTITUIÇÃO Art. 165, CTN (1966) O sujeito passivo tem direito à restituição total ou parcial do tributo,

Leia mais

EFD-Reinf. Aprendendo a. Incrições para o curso mandando um para: 14/02/2019

EFD-Reinf. Aprendendo a. Incrições para o curso mandando um  para: 14/02/2019 Aprendendo a EFD-Reinf Hugo Moreira de Oliveira 1 2 1 Inscrição/ enviar email para: keeptraining10 @gmail.com 3 4 2 O que é? Quer dizer Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 3 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS As instituições espíritas para se tornarem personalidades jurídicas, tem que ter os seguintes documentos e registros: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição Luiz Campos 1 Objetivo do FCONT Esquema FCONT Legislação Conteúdo Quem Deve Apresentar o FCONT Prazo de Entrega do FCONT Prazo

Leia mais

Revisão Geral. Prof. Thiago S.Oliveira CRC-MG Revisão Geral

Revisão Geral. Prof. Thiago S.Oliveira CRC-MG Revisão Geral Revisão Geral Prof. Thiago S.Oliveira CRC-MG 093969 Revisão Geral Escrita Fiscal Escrita Fiscal são registros de documentos fiscais lançados em livros fiscais, obrigatórios pela legislação. Visa atender,

Leia mais

Instrução Normativa SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL SRF nº. 695 de 14/12/06 DOU: 20/12/06

Instrução Normativa SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL SRF nº. 695 de 14/12/06 DOU: 20/12/06 Instrução Normativa SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL SRF nº. 695 de 14/12/06 DOU: 20/12/06 Dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no

Leia mais

ECF Obrigatoriedade, prazo e multas

ECF Obrigatoriedade, prazo e multas ECF Obrigatoriedade, prazo e multas 4 de abril de 2016 Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a DIPJ desde 2015 A ECF referente ao ano-calendário 2015 deve ser entregue até 30 de junho de 2016. A

Leia mais

Ministério da Fazenda. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL Instrução Normativa SRF nº 695, de 14 de dezembro de 2006

Ministério da Fazenda. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL Instrução Normativa SRF nº 695, de 14 de dezembro de 2006 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL Instrução Normativa SRF nº 695, de 14 de dezembro de 2006 DOU de 20.12.2006 Dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS PARA O MÊS DE ABRIL 2016.: (ÂMBITO FEDERAL) :.

OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS PARA O MÊS DE ABRIL 2016.: (ÂMBITO FEDERAL) :. OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS PARA O MÊS DE ABRIL 2016.: (ÂMBITO FEDERAL) :. PRAZO NATUREZA DISCRIMINAÇÃO 01.04 05.04 05.04 05.04 05.04 05.04 06.06 07.04 GPS SALÁRIOS CAGED GUIA DA

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Orientações Consultoria de Segmentos EFD-REINF Conceito da obrigação

Orientações Consultoria de Segmentos Orientações Consultoria de Segmentos EFD-REINF Conceito da obrigação 25/05/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Instrução Normativa 1701 de 2017... 3 3.2 Descrição Simplificada dos Eventos... 5 3.3 Sequencia

Leia mais

ECF - Tela Introdução. Tópicos

ECF - Tela Introdução. Tópicos ECF - Tela 012356 Tópicos Introdução Legislação, prazos e obrigatoriedade Pré-Requisitos Software Configurações e gerações no Linx ERP Assinatura digital Fluxo de geração da ECF Detalhamento do processo

Leia mais

ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). FGTS

ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). FGTS TABELA DE OBRIGAÇÕES PARA SETEMBRO DE 2011 Até dia Obrigação Histórico 5 IRRF Pagamento dos salários mensais. Nota: O prazo para pagamento dos salários mensais é até o 5º dia útil do mês subsequente ao

Leia mais

ECD - Responde. Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

ECD - Responde. Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 ECD - Responde Consultoria de Segmentos Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 Renata Nóbrega Ingressou na companhia no começo de 2018 como Consultora de Segmentos na equipe de São

Leia mais

VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web

VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web Kélcio César Goedert Analista Tributário da Receita Federal do Brasil Ministério da Fazenda O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA O MÊS DE OUTUBRO/2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA O MÊS DE OUTUBRO/2011 AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA O MÊS DE OUTUBRO/2011 Até do dia Obrigação Histórico correspondente a fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.09.2011, incidente sobre rendimentos de: 05 IRRF

Leia mais

EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais Seminário sobre Contabilidade do Setor Cooperativo CRC/RS Porto Alegre 18 de agosto de 2017 NF-e: Quebra de paradigma

Leia mais

Curso Prático PER/DCOMP

Curso Prático PER/DCOMP Curso Prático PER/DCOMP CONCEITOS BÁSICOS I.N. 1.717 ARTIGO 1º * RESTITUIÇÃO - Devolução em dinheiro pelo governo de tributos por ele cobrado em caráter indevido. * RESSARCIMENTO - Embora devido o governo

Leia mais

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL - facebook/mapaetecnicofiscal

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL  - facebook/mapaetecnicofiscal Maio/2017 Lei 11.638 28/12/07 CPC Lei 11.941 28/05/09 RTT IN RFB IN RFB LEI IN RFB 1.397 1.422 12.973 1.700 17/09/13 20/12/13 14/05/14 14/03/17 RTT ECF FIM RTT Lei 12.973/15 A Escrituração Contábil Fiscal

Leia mais

Tabela de Eventos Credenciados

Tabela de Eventos Credenciados RS-03872 REFORMA TRABALHISTA (PRESENCIAL) 0 0 0 8 0 8 RS-03873 REENGENHARIA CONTÁBIL TRIBUTÁRIA E SOCIETÁRIA (PRESENCIAL) 56hs 56 0 0 56 0 0 RS-03874 RS-03875 CONTABILIDADE PARA ENTIDADE SEM FINALIDADE

Leia mais