MANUAL DO CANDIDATO A NOSSA IDENTIDADE PROCESSO SELETIVO 2014/ 1.º SEMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO CANDIDATO A NOSSA IDENTIDADE PROCESSO SELETIVO 2014/ 1.º SEMESTRE"

Transcrição

1 A NOSSA IDENTIDADE MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2014/ 1.º SEMESTRE Castelli Escola Superior de Hotelaria Portaria Ministerial nº 2.167, de 22 de dezembro de 2000 Entidade Mantenedora: CETH - Centro de Estudos Turísticos e Hoteleiros Endereço: Av. Osvaldo Aranha, Canela (RS) - CEP Fone/Fax: relacionamento@castelli.edu.br Homepage: Diretor: Geraldo Castelli PROCESSO SELETIVO 2014/ 1.º SEMESTRE O PROCESSO SELETIVO 2014/ 1º Semestre da Castelli Escola Superior de Hotelaria objetiva classificar candidatos para o Curso de Hotelaria Bacharelado, e para os cursos superiores em tecnologia de Produção Cultural, Gestão de Turismo, e Gestão Desportiva e de Lazer. CURSOS Curso de Graduação em Hotelaria, bacharelado, no período diurno integral (manhã e tarde), autorizado pela Portaria do Ministério de Educação em 22/12/2000 e publicado no Diário Oficial no dia 28/12/2000. Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 48, de 22 de junho de 2012, com conceito 5, nota máxima. Cursos de Graduação em Produção Cultural, Gestão de Turismo, e Gestão Desportiva e de Lazer, tecnólogos, no período noturno, autorizados pela Portaria 427 de 30 de agosto de 2013, publicado no DOU em 03/09/2013, autorizados com conceitos, 4, 5 (conceito máximo) e 4, respectivamente. LOCAL DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS Os cursos funcionarão na sede da Castelli Escola Superior de Hotelaria, na Av. Osvaldo Aranha, nº 994, Canela, Rio Grande do Sul. VAGAS Estarão disponíveis aos candidatos 80 vagas no curso de Bacharelado em Hotelaria e 50 vagas para cada um dos demais cursos superiores de tecnologia. PRAZO DE VALIDADE O processo seletivo só é válido para a matrícula no ano letivo de 2014/ 1.º Semestre.

2 2 1. INSCRIÇÕES 1.1. PERÍODO DE INSCRIÇÕES Estarão abertas no período de 27 de agosto a 22 de novembro de As inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2014/ 1.º semestre LOCAIS DE INSCRIÇÕES E PROCEDIMENTO INTERNET: acessar o site preencher a Ficha de Inscrição para o Processo Seletivo do Curso pretendido. imprimir Comprovante de Inscrição; imprimir Boleto Bancário referente à Taxa de Inscrição (R$ 50,00). Obs.: A inscrição só será efetivada a partir do pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00) e do envio da documentação necessária via fax, via e- mail, via carta registrada com AR ou sedex, para Castelli Escola Superior de Hotelaria, na Av. Osvaldo Aranha, 994, Canela/RS, CEP (ver documentos relacionados no item 1.3 deste Manual do Candidato) NA SEDE DA ESCOLA: o horário de expediente da secretaria da Instituição é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF; Uma foto 3 x 4 recente e digitalizada; Comprovante do término do ensino médio ou conclusão até a data da matrícula; Comprovante de pagamento de taxa de inscrição. Os documentos podem ser enviados de forma digital Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição, salvo o disposto no item Cada candidato terá direito a uma inscrição apenas. Caso requeira mais de uma, será considerada tão somente a de data mais recente.

3 O Processo Seletivo estará aberto a candidatos que tenham concluído ou que venham a concluir o ensino médio, ou estudos equivalentes, até a data da matrícula*, sob pena de perderem o direito de vaga, se aprovados. *matrícula condicional para estudantes com ensino médio em curso. 2. PROVAS O processo seletivo Vestibular Presencial e Vestibular Online é constituído de: A ) PROVA DE REDAÇÃO (30% da avaliação). Critérios para correção: estrutura e conteúdo, expressão linguística. B) ENTREVISTA (65% da avaliação) Vestibular presencial: Em grupo, para avaliar as seguintes competências: comportamental, emocional e expressão oral. Vestibular Online: Individual, via skype, para avaliar as seguintes competências: comportamental, emocional e expressão oral. C) ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR (5% da avaliação). Para análise curricular os candidatos devem entregar o histórico escolar final ou parcial do ensino médio, no máximo, até o dia de realização do Processo Seletivo/Vestibular LOCAL, DATA E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS As provas serão aplicadas na sede da Castelli ESH para os candidatos do Vestibular presencial. Das 10h às 11h30 será realizada a Prova de Redação e a partir das 13h e 30min serão realizadas as entrevistas em grupo. Os candidatos do Vestibular online realizarão o processo seletivo nos mesmos horários do presencial. As entrevistas serão individuais e previamente agendadas.

4 MATERIAL PARA EFETUAR AS PROVAS VESTIBULAR PRESENCIAL Cédula de identidade ou outro documento de identificação com foto; Lápis, borracha, caneta esferográfica azul (para assinar a prova e redigir a prova de redação); Redação escrita a lápis será anulada; É proibido levar à sala de provas telefone celular ou similar; VESTIBULAR ONLINE Será necessário adicionar previamente a Castelli ESH através do skype: castelli.esh, possuir webcam e microfone. O candidato deverá estar conectado 10 minutos antes do início da Prova de redação. Caso tenha problemas com relação a esta solicitação, converse com a coordenação de marketing da Castelli ESH marketing@castelli.edu.br ou relacionamento@castelli.edu.br ou A partir das 13h30min iniciam as entrevistas. O candidato deverá conectar-se novamente 10 minutos antes do horário de sua entrevista, previamente agendada por telefone ou . Caso tenha problemas com relação a esta solicitação, converse com a coordenação de marketing da Castelli ESH marketing@castelli.edu.br ou relacionamento@castelli.edu.br ou A Prova de Redação deverá ser enviada em documento Word, anexo, fonte 12, espaçamento 1,5, contendo de 25 a 30 linhas.

5 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES VESTIBULAR PRESENCIAL 3. CLASSIFICAÇÃO O horário para a entrevista de cada grupo será divulgado após o término da Redação; Os candidatos deverão comparecer ao local das provas 30 (trinta) minutos antes do seu início portando carteira de identidade A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente dos pontos obtidos, com aproveitamento dos candidatos até o limite das vagas fixadas neste manual Será adotado na apuração das provas o critério da soma dos escores alcançados pelos candidatos, sendo que o escore total fica assim constituído: 65% correspondendo a entrevista, 30% correspondendo a prova de redação, e 5% correspondendo a análise do histórico escolar Serão eliminados do concurso os candidatos que zerarem a prova de redação, ou não atingirem 25% (vinte e cinco por cento) da pontuação na entrevista Havendo empate na disputa para última vaga do processo seletivo, será classificado aquele que obtiver o melhor resultado na entrevista em grupo Não haverá revisão de provas nem recontagem de pontos Será eliminado do concurso o candidato que, comprovadamente usar fraude ou que para ela tenha concorrido, atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para coordenar, orientar ou auxiliar na realização das provas.

6 6 4. RESULTADOS A relação dos candidatos selecionados e dos suplentes será divulgada no primeiro dia útil APÓS A REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO, pelo telefone da Castelli Escola Superior de Hotelaria , a partir das 8h. 5. MATRÍCULAS 5.1. DATAS As matrículas serão realizadas nos dias 25 e 26 de novembro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da Castelli Escola Superior de Hotelaria, para os para candidatos que realizaram o Processo Seletivo na sede da IES. Não há necessidade de estar presente na sede da Castelli ESH para efetuar a matrícula. Esta poderá ser encaminhada por telefone e mediante depósito em conta corrente INSTRUÇÕES GERAIS A lista dos suplentes com vagas estará disponível na sede da escola no dia 27 de novembro de 2013, e a matrícula deverá ser realizada no dia 28 de novembro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 18h na sede da Faculdade Remanescendo vagas ocorrerão chamadas para matrícula, obedecidos os limites das vagas ofertadas e a ordem de classificação DOCUMENTAÇÃO No ato da matrícula o candidato deverá apresentar: Alunos aprovados no Vestibular: *cópias de: RG, CPF, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, 01 foto 3x4 digitalizada e comprovante de residência; Alunos matriculados por Transferência: *cópias de: RG, CPF, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, histórico escolar para fins de transferência da faculdade de origem ou guia de transferência (onde conste forma de ingresso), 01 foto 3x4 digitalizada e comprovante de residência; Alunos matriculados Portadores de Diploma: *cópias de: RG, CPF, Diploma da Graduação, 01 foto 3x4 digitalizada e comprovante de residência. * cópia do RG não aceitar carteira de motorista;

7 * cópia do CPF - se o candidato não possui o cartão, ele deve entrar no site da secretaria da fazenda e imprimir a guia de situação cadastral do documento; * se o candidato estudou no exterior é necessário que ele apresente atestado de equivalência de estudos. Este documento é obtido na secretaria de educação do estado. OBS: É NECESSÁRIO QUE AS CÓPIAS ENVIADAS FIQUEM LEGÍVEIS INÍCIO DAS AULAS O início das aulas será no dia 17 de fevereiro de DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1. O programa do curso e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação poderão ser obtidos no Manual do Aluno e no Catálogo do Curso, disponíveis na secretaria da Castelli Escola Superior de Hotelaria O número mínimo de vagas para funcionamento do curso será de 20 (vinte). Não havendo o número mínimo de candidatos o processo seletivo poderá ser anulado e, assim, a taxa de inscrição devolvida A Castelli Escola Superior de Hotelaria somente tomará conhecimento de recursos ou reclamações por escrito que versem diretamente sobre a violação ou transgressão das normas do Processo Seletivo no prazo de 72 (setenta e duas) horas contadas do término da última prova O Processo Seletivo reger-se-á pelas normas estabelecidas neste Manual Os casos omissos serão resolvidos pela direção da Castelli Escola Superior de Hotelaria O Curso de Hotelaria, no processo de reconhecimento realizado pelo Ministério da Educação, em setembro de 2011, obteve nota máxima pela segunda vez, conceito 5 (Portaria 48, de 22 de maio de 2012) O Curso de Gestão de Turismo obteve conceito 5, nota máxima, no processo de autorização, e os Cursos de Gestão Desportiva e de Lazer e Produção Cultural obtiveram conceitos 4, conforme Portaria 427 de 30/08/2013 publicada no DOU em 03/09/2013.

8 7.8. Fica eleito o Foro da Comarca de Canela para dirimir toda e qualquer questão inerente ao presente processo seletivo. 8. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 8.1. Redação 8 Estrutura, conteúdo e expressão linguística. CRITÉRIOS 1. Título adequado ao tema proposto. 0,5 2. A introdução, o desenvolvimento e a conclusão apresentam coesão com o 1,5 título e o tema proposto, tem linguagem clara e pertinente e demonstram uma sequência lógica de fatos. 3. O texto é redigido segundo as normas ortográficas oficiais, com pontuação 1,0 apropriada e concordância e regência corretas. VALOR MÁXIMO - Em caso de fuga ao tema ou grafia ilegível, a redação será zerada Entrevista A Entrevista em grupo avaliará as seguintes competências: (a) Competência comportamental: apresentação pessoal e postura corporal; (b) Competência emocional: iniciativa, autoconfiança e interesse; (c) Competência de expressão oral: vocabulário e organização das idéias.

9 9 9. MATRIZES CURRICULARES 9.1. MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM HOTELARIA Módulo Alimentos e Bebidas CH Módulo Hospedagem CH Tecnologia de Serviços em 104 h Tecnologia da Recepção 60 h Gastronomia Tecnologia Culinária 60 h Tecnologia da Governança 60 h Educação Ambiental 40 h Controles de Hospedagem 40 h Planejamento de Cardápios 40 h Gestão Empresarial Aplicada 40 h Higiene na Produção de Alimentos 60 h Relações Humanas e Dinâmica de 16 h Grupo Hospedagem Custos de Alimentos e Bebidas 40 h Organização de Eventos 40 h Controles de Alimentos e Bebidas 40 h Marketing da Hospitalidade 40 h Fundamentos da Administração 40 h Diversidade Cultural 40 h Relações Humanas e Dinâmica de 16 h Gestão do Lazer 40 h Grupo A&B Introdução à Hospitalidade 60 h Sociologia do Turismo 40 h Informática Básica 40 h Contabilidade Básica 60 h Metodologia Científica 40 h Estatística 40 h Inglês Instrumental A&B 60 h Matemática Financeira 40 h Espanhol Instrumental A&B 32 h Segurança e Medicina do Trabalho 40 h Prática Operacional A&B 110h Inglês Instrumental Hospedagem 60 h Espanhol Instrumental Hospedagem 32 h Prática Operacional Hospedagem 110 h Total da Carga Horária do Semestre 782 h Total da Carga Horária do Semestre 798 h

10 10 Módulo Administração CH Módulo Marketing CH Gestão de Recursos Humanos 60 h Administração de Marketing 60 h Gestão Financeira 60 h Comportamento do Consumidor 60 h Gestão de Custos 60 h Gestão da Comunicação 60 h Técnicas e Procedimentos 40 h Gestão de Serviços 60 h Administrativos Gestão de Processos na Hospitalidade 60 h Gestão da Segurança 40 h Economia e o Setor de Serviços 40 h Sistemas de Informações 60 h Gerenciais Gestão Ambiental 60 h Gestão Orçamentária 60 h Estudo de Viabilidade Econômico- 60h Planejamento de Hotel 60 h Financeira Gestão Patrimonial 60 h Empreendedorismo 60 h Relações Humanas e Dinâmica de 16 h Gestão de Negócios 60 h Grupo Administração Legislação da Hospitalidade 60 h Relações Humanas e Dinâmica de 16 h Grupo Marketing Tópicos Avançados em Hotelaria 40 h Ética Profissional 40 h Inglês Instrumental Administração 60 h TCC 40 h Espanhol Instrumental Administração 32 h Prática Operacional marketing 40 h Prática Operacional em Eventos 40 h Atividades Complementares 60h Total da Carga Horária do Semestre 748 h Total da Carga Horária do 776 h Semestre TOTAL: horas Libras Disciplina optativa 16h TOTAL: horas

11 MATRIZ CURRICULAR GESTÃO DE TURISMO Módulo I - Dimensões Plurais do Turismo c/h Módulo II - Dimensões operacionais das organizações em turismo c/h Fundamentos do Turismo 40 Organização e Desenvolvimento de Eventos 40 Fundamentos da Hospitalidade 40 Gestão dos Meios de Hospedagem 60 Geografia e Turismo 40 Agenciamento de Viagens 40 Legislação do Turismo 40 Operadoras de Transportes 32 Empreendedorismo e inovação 40 Gastronomia e Turismo 60 Arranjo de Cadeias Produtivas 40 Espaços e Modalidades de Lazer 40 Ética e Responsabilidade Socioambiental 40 Logística nas Operações Turísticas 32 Tecnologia de informação no turismo 40 Organizações públicas de turismo 40 Turismo e Meio Ambiente 48 Tópicos Avançados Seminários I 24 Relações Humanas e Dinâmicas de Grupo I 12 Relações Humanas e Dinâmicas de Grupo II 12 Vivência Profissional I 20 Vivência Profissional II Módulo III - Dimensões Culturais do turismo c/h Módulo IV - Dimensões da gestão de turismo c/h Patrimônio Histórico, Cultural e Natural 40 Gestão Empresarial 32 Comunicação Cultural e Redes Sociais 40 Economia e Turismo 32 Desenvolvimento e Gestão da Produção Cultural 60 Marketing Turístico 32 Manifestações Artísticas e a Contemporaneidade 40 Comportamento do Consumidor 32 Identidade e Cultura Brasileira 40 Gestão Ambiental 32 Diversidade Cultural 40 Gestão em Serviços 32 Captação de Recursos 40 Gestão da Segurança 32 Metodologia de Projeto 40 Gestão de Recursos Humanos 32 Relações Humanas e Dinâmicas de Grupo III 12 Gestão Financeira 48 Tópicos Avançados Seminários II 28 Planejamento turístico 32 Vivência Profissional III 20 Desenvolvimento de negócios Relações Humanas e Dinâmicas de Grupo IV 12 Carga Horária Total Vivência Profissional IV h 400 Disciplinas Optativas Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20 Espanhol Instrumental (PARCERIA COM A UAI, ARGENTINA) 20

12 MATRIZ CURRICULAR PRODUÇÃO CULTURAL Módulo 1 C/H Módulo 2 C/H Antropologia da Cultura 60 Sociologia da Cultura 40 História da Arte 60 Empreendedorismo e Inovação 60 Filosofia, Arte, Cultura e Subjetividade 40 Técnica de Produção I - Estratégias/ Equipes 60 Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana 40 Artes Cênicas MAC 60 Fundamentos Técnicos Administrativos I 40 Ética e Responsabilidade Social 40 Fundamentos de Economia da Cultura 40 Música MAC 60 Informática Básica 60 Políticas Públicas Editais 40 Psicologia da Percepção I 60 Total carga horária módulo Total carga horária módulo Módulo 3 C/H Módulo 4 C/H Mercado da Produção Cultural - Empresas 40 Comunicação Integrada 40 Gestão de Espaços Culturais 40 Artes Visuais MAC 60 Mecanismos de Financiamento à Cultura - I 60 Cinema e Vídeo - MAC 60 Literatura MAC 60 Produção de Cinema 60 Patrimônio MAC 60 Fundamentos Técnicos e Admistrativos II - Orçamentos 40 Técnica de Produção II Projetos 60 Noções Básicas de Iluminação 40 Hospitalidade na Produção Cultural 40 Identidade e Cultura Brasileira 40 Noções Básicas de Cenários e Museografia 40 Mecanismos de Financiamento à Cultura - II 60 Total carga horária módulo Total carga horária módulo Módulo 5 C/H Módulo 6 C/H Folclore Brasileiro - MAC 40 Comportamento do Consumidor 60 Marketing Cultural 60 Mercado da Arte 60 Técnica de Produção III - Execução 60 Noções Básicas de Figurinos, Adereços e Cenotécnica 40 Estética e Cultura de Massa 40 Mercado Editorial 40 Assessoria de Imprensa e Divulgação 60 Grandes Eventos 60 Contratos e Direito Autoral 40 Fundamentos Técnicos e Administrativos III - Prestação de Contas 40 Captação de Recursos 40 Diversidade Cultural 40

13 13 Crítica de Arte 60 Técnica de Produção IV - Pós- Produção 60 Seminários Temáticos 40 Total carga horária módulo Total carga horária módulo MAC: manifestações srtísiticas e a contemporaneidade TOTAL 2400 Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20

14 MATRIZ CURRICULAR GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER 1º Módulo C/H 2º Módulo C/H Filosofia e Ciência 40 Sociologia do Desporto 40 Sociologia e Espaços Sociais 40 Psicologia do Desenvolvimento e da 40 Aprendizagem Fundamentos da Administração 40 Lazer e Turismo 40 Teoria e prática dos Desportos 40 Fundamentos da Recreação 40 Fundamentos do Lazer 40 Expressão e Comunicação Oral e Escrita 40 Informática I 40 Marketing e Marketing Esportivo 40 Ética Profissional 40 Informática II 40 Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 Organização e Desenvolvimento de 40 Eventos Esporte, Saúde e Qualidade de Vida 40 Empreendedorismo e Inovação 40 Dinâmica das Relações Interpessoais e de Grupos I 20 Dinâmica das Relações Interpessoais e de Grupos II Seminários Temáticos I 20 Seminários Temáticos II 20 SUBTOTAL DE HORAS 400 SUBTOTAL DE HORAS 400 ELETIVA 1 - Espanhol Instrumental I 40 ELETIVA 3 Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS ELETIVA 2 - Espanhol Instrumental II 40 ELETIVA 4 - Jogos, brinquedos e brincadeiras 3º Módulo C/H 4º Módulo C/H Legislação Desportiva 40 Esporte, Lazer e Meio Ambiente 40 Psicologia do Desporto e da Atividade 40 Desportos de Aventura 40 Física Gestão de Negócios 40 Gestão de Processos 40 Elaboração de Projeto Aplicado I 40 Gestão de Serviços 40 (Elaboração de Projetos de Gestão em Associações e Clubes Esportivos e Recreativos, Academias e Atividades de Lazer e Recreação). Hospitalidade 40 Gestão Econômica e Financeira 40 Pedagogia do Jogo e do Desporto 40 Gestão de Pessoas 40 Fundamentos do Desporto Adaptado 40 Políticas Públicas de Desporto e Lazer 40 Segurança do Trabalho - Eventos Desportivos e de Lazer 40 Elaboração de Projetos Aplicados II (Elaboração de Projetos de Gestão em Associações e Clubes Esportivos e Recreativos, Academias e Atividades de Lazer e Recreação). Artes como Expressão Cultural 20 Estatística Aplicada 40 Direito do Consumidor - Legislação 20 Dinâmica das Relações Interpessoais e de Grupos IV Dinâmica das Relações Interpessoais e de Grupos III 20 Seminários Temáticos IV

15 15 Seminários Temáticos III 20 SUBTOTAL DE HORAS 400 SUBTOTAL DE HORAS 400 TOTAL GERAL DE HORAS horas ELETIVA 5 - Informática Avançada 40 ELETIVA 6 - Administração de Materiais, 40 Equipamentos Esportivos e Controle de Almoxarifado.

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2016.1º SEMESTRE

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2016.1º SEMESTRE MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2016.1º SEMESTRE A NOSSA IDENTIDADE Castelli Escola Superior de Hotelaria Portaria Ministerial nº 2.167, de 22 de dezembro de 2000 Entidade Mantenedora: CETH - Centro

Leia mais

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades,

Leia mais

ADITIVO AO EDITAL N 06/2014

ADITIVO AO EDITAL N 06/2014 Secret ariu da Cíéncío, TUJffllogia e Eâucoção Superior ADITIVO AO EDITAL N 06/2014 A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UV A, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS, toma público

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

VESTIBULAR 2014.1 PROVA EM 1/2/2014

VESTIBULAR 2014.1 PROVA EM 1/2/2014 VESTIBULAR 2014.1 PROVA EM 1/2/2014 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO REFERENTE AO 1 o SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2014 O Diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE A Direção Acadêmica da Escola Superior Nacional de Seguros de São Paulo, localizada à Av. Paulista, 2421

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 O Diretor Geral do Instituto de Ensino Superior de Goiás, mantido pela Sociedade de Ensino Superior Fênix Ltda,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI Abre inscrições ao Processo de seleção e matrícula para ingresso nos Cursos de especialização lato sensu a ser oferecido

Leia mais

EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015

EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015 EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº 1.566, de 27

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. CST em Radiologia. CST em Eventos. FATEC Dental CEEO

MANUAL DO CANDIDATO. CST em Radiologia. CST em Eventos. FATEC Dental CEEO MANUAL DO CANDIDATO CST em Radiologia CST em Eventos 2016 FATEC Dental CEEO 1 MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2016/1º SEMESTRE DADOS DA IES Mantenedora Dental Diagnóstico e Tratamento Ltda. Pessoa

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2014 2º SEMESTRE LETIVO DE 2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos

Leia mais

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 Fica aberto o processo seletivo da Faculdade Herrero, para: Tecnologia em Segurança no Trabalho

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor, faz saber pelo presente Edital,

Leia mais

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015.

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015. EDITAL N 05/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2016/1. Edital nº 4/2015. Faculdade Novo Hamburgo

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2016/1. Edital nº 4/2015. Faculdade Novo Hamburgo EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2016/1 Edital nº 4/2015 Faculdade Novo Hamburgo De ordem do Diretor Geral da Faculdade Novo Hamburgo e para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

ADITIVO 01/2016.1 EDITAL N 03 /2015

ADITIVO 01/2016.1 EDITAL N 03 /2015 ADITIVO 01/2016.1 EDITAL N 03 /2015 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE - FATENE, recredenciada pelo MEC, portaria n 259 de 24/03/2009, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1 EDITAL 003/2015 Processo Seletivo 2016/1 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p.

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p. EDITAL 001/2015 Processo Seletivo 2015/2 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 1 1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013.2 destinado a selecionar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos cursos

Leia mais

EDITAL N 2212014. Quadro 01: Modalidades e Cursos ofertados para o Processo Seletivo 2015.1

EDITAL N 2212014. Quadro 01: Modalidades e Cursos ofertados para o Processo Seletivo 2015.1 GOVERNO DO Secret aríu du Ciéllt:Ít1. Tccn oí ogía e l:'llf1cnfífo Superior EDITAL N 2212014 A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS, toma

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor Executivo da Faculdade de Tecnologia IBTA Campinas e da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - METROCAMP,

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública as

Leia mais

GRADUAÇÃO HOTELARIA BACHARELADO. NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação

GRADUAÇÃO HOTELARIA BACHARELADO. NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação TITULAÇÃO: Bacharel em Hotelaria CARGA HORÁRIA: 3.104 horas DURAÇÃO: 2 anos DIFERENCIAL 2 ANOS A Castelli ESH propõe-se a ofertar o Curso de Graduação em Hotelaria,

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), e por sua Comissão

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

EDITAL Nº 013/2014. 1.1 - As inscrições estarão abertas de 01 de outubro a 12 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 013/2014. 1.1 - As inscrições estarão abertas de 01 de outubro a 12 de dezembro de 2014. EDITAL Nº 013/2014 A Diretora da Faculdade AVANTIS Instituição mantida pela Sociedade Civil Avantis de Ensino e Escola de Aviação Civil Ltda, no uso das suas atribuições, faz saber que se encontram abertas

Leia mais

Quadro 01: Modalidades e Cursos ofertados para o Processo Seletivo 2015.1.

Quadro 01: Modalidades e Cursos ofertados para o Processo Seletivo 2015.1. GOVERNO DO Secretaria da Ciência, Tecnoíogla EDITAL N 15/2014 A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS, toma público o presente Edital, para

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2012 destinado a selecionar

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

EDITAL CEPS 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1

EDITAL CEPS 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1 O Presidente da Comissão de Processo Seletivo Especial Unificado, torna público por meio do presente Edital, que serão

Leia mais

UPIS - UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL ATO EDITAL N.º 133/2015

UPIS - UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL ATO EDITAL N.º 133/2015 UPIS - UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL ATO EDITAL N.º 133/2015 O Coordenador-Geral da Comissão Permanente de Concurso das Faculdades Integradas da UPIS torna públicas as condições do concurso para

Leia mais

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo Unificado

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Estarão abertas, nos dias 20, 21 e 22/01/2016, as inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 01/2016 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 01/2016

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 01/2016 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 01/2016 UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 01/2016 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 01/2016 1 ABERTURA A Universidade de Cruz Alta UNICRUZ, de acordo com a legislação vigente, torna público,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Fundace Fundação para Pesquisa do Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, fundação de apoio formada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-RP/USP

Leia mais

Nº 005/2013 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º

Nº 005/2013 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º UNIMES Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância EDITAL Nº 005/2013 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º Semestre de 2014 Modalidade: Educação a Distância O Prof. Dr. Daniel Carreira

Leia mais

EDITAL 003/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1

EDITAL 003/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1 EDITAL 003/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1 A FACULDADE DOUTOR LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA, mantida pelo Lar Escola Doutor Leocádio José Correia, torna público e declara abertas as inscrições para o Processo Seletivo

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública

Leia mais

(46) 3243-1371 EDITAL N. 040/2015 VESTIBULAR UNILAGOS 2016

(46) 3243-1371 EDITAL N. 040/2015 VESTIBULAR UNILAGOS 2016 1 Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br CNPJ 05.428.075/0001-91 (46) 3243-1371 EDITAL N. 040/2015 VESTIBULAR UNILAGOS 2016 A Diretora

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1

Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1 Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1 A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, sob a responsabilidade do diretor-geral de graduação, professor Luiz

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL I - DO PROCESSO SELETIVO De ordem do Senhor Diretor e para conhecimento de todos os interessados, torno público que, no período indicado neste

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus Sertão, DE 09 DE OUTUBRO DE 2009

PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus Sertão, DE 09 DE OUTUBRO DE 2009 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE A FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE FADIVALE, em Governador Valadares/MG, mantida pela Sociedade Simples Cultura e Educação, no uso de suas atribuições, nos termos

Leia mais

EDITAL Nº 005/2010 EXAME DE SELEÇÃO 2011/1 - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 005/2010 EXAME DE SELEÇÃO 2011/1 - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 005/2010 EXAME DE SELEÇÃO 2011/1 - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

EDITAL Nº 64/2015 (REPUBLICADO EM 26.06.2015) TRANSFERÊNCIA (ORIUNDO DE OUTRA INSTITUIÇÃO) E INGRESSO EM NOVO CURSO (PORTADOR DE DIPLOMA DE 3º GRAU)

EDITAL Nº 64/2015 (REPUBLICADO EM 26.06.2015) TRANSFERÊNCIA (ORIUNDO DE OUTRA INSTITUIÇÃO) E INGRESSO EM NOVO CURSO (PORTADOR DE DIPLOMA DE 3º GRAU) EDITAL Nº 64/2015 (REPUBLICADO EM 26.06.2015) TRANSFERÊNCIA (ORIUNDO DE OUTRA INSTITUIÇÃO) E INGRESSO EM NOVO CURSO (PORTADOR DE DIPLOMA DE 3º GRAU) 2015/2 A UNIVERSIDADE VILA VELHA-ES, mantida pela SEDES/UVV-ES,

Leia mais

O presente processo terá validade para matrícula no primeiro semestre de 2015, através de ingresso por:

O presente processo terá validade para matrícula no primeiro semestre de 2015, através de ingresso por: EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA PARA 2015/1 Os Diretores Executivo e Técnico do SENAI CETIQT, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do SENAI CETIQT, tornam

Leia mais

Número total de vagas 20

Número total de vagas 20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 12/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 (Retificação)

EDITAL Nº 02/2015 (Retificação) EDITAL Nº 02/2015 (Retificação) A FACULDDE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO faz saber, por meio do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 08 de junho de 2015, as inscrições do PROCESSO SELETIVO para o

Leia mais

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Credenciamento - Ato autorizativo Portaria Nº 998 de 22/10/2007, publicada no DOU em 23/10/2007

Leia mais

EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO 2016

EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO 2016 Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Mantida pela Instituição Cultural e Educacional de Ivaiporã ICEI Recredenciada pela Portaria MEC nº. 545 de 11/05/12 D.O.U. 14/05/12 EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS

FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS A DECISION é uma Instituição Educacional e possui parceria pioneira e exclusiva com a FGV FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, desde 1993, já tendo participado na ormação de mais de

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 2011/01 A Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 04/2016 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1 FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1 A FACULDADE MURIALDO, instalada na Rua Marquês do Herval, 701, Centro de Caxias do Sul, Estado do Rio

Leia mais

EDITAL UnC 081/2010. Os Pólos, cursos e vagas são os estabelecidos nos quadros abaixo: 01 Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

EDITAL UnC 081/2010. Os Pólos, cursos e vagas são os estabelecidos nos quadros abaixo: 01 Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EDITAL UnC 081/2010 O Reitor da Universidade do Contestado-UnC, de acordo com o disposto no Regimento Geral, faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas as inscrições e matriculas para o

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n. PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL Edital n.º 001/2015 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Com sede Av. Doutor Augusto Moreira, 1704 e 1502 Casa Caiada - Olinda Legislação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n. Página 1 de 5 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL Edital n. 001/2015/PSA A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL N.º 04 DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 CPPS

EDITAL N.º 04 DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 CPPS EDITAL N.º 04 DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 CPPS A Comissão Permanente do Processo Seletivo, instituída conforme dispõe o art.21, inciso IV do Regimento Acadêmico da Faculdade do Bico do Papagaio, considerando

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

Número total de vagas 40

Número total de vagas 40 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 07/ 28/10/2015 O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100 Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2016 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na seleção e classificação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI Edital Nº 04, de 29 de setembro de 2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL N.º 005/2011 PROCESSO SELETIVO 2012/1 DA FACULDADE PIO DÉCIMO

EDITAL N.º 005/2011 PROCESSO SELETIVO 2012/1 DA FACULDADE PIO DÉCIMO DURAÇÃO O EDITAL N.º 005/2011 PROCESSO SELETIVO 2012/1 DA FACULDADE PIO DÉCIMO O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PIO DÉCIMO, considerando o disposto na forma do que dispõe a Lei 9394 de 20/09/96, do Decreto

Leia mais

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir:

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir: A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência a partir de 17 de setembro de 2015.

A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência a partir de 17 de setembro de 2015. Ingresso Extravestibular 2016/1 - Transferência A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência a partir de 17 de setembro de 2015. Não serão

Leia mais