Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western"

Transcrição

1 Sistema Monetário e Inflação 29

2 Moeda Moeda é o conjunto de ativos na econoima que as pessoas usam regularmente para trocar por bens e serviços.

3 Funções da Moeda A moeda tem três funções na economia: Meio de troca: pode ser usada como pagamento. Unidade de conta: unidade para medir preços. Reserva de valor: pode ser usada para transferir poder de compra do presente para o futuro. Cada uma dessas funções pode ser desempenhada por outros ativos, mas a moeda é o ativo mais líquido da economia. Liquidez é a facilidade com que se converte um ativo no meio de troca da economia.

4 Tipos de Moeda Commodity: qualquer bem com valor intrínseco. Exemplos: ouro, prata, cigarros. Fiat: pode ser usado como moeda por decreto do governo. Não tem valor intrínseco. Exemplos: moedas, papel-moeda, depósitos. A medida básica de meio circulante na economia é o total de moeda emitido mais os depósitos à vista em conta-corrente. A política monetária também precisa considerar outros tipos de depósitos, como poupança e investimentos de curto prazo

5 Banco Central O Banco Central (BC) tem duas tarefas: É o regulador do sistema financeiro (em particular, do sistema bancário). É o banco dos bancos, funcionando como emprestador de última instância. Define a quantidade de moeda em circulação na economia. O BC define a quantidade inicial de moeda, mas o estoque total de moeda na economia depende dos depósitos bancários, e portanto da atuação dos bancos.

6 Estrutura do Banco Central A política monetária é definida pelo COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. O COPOM é formado pelos diretores do Banco Central. Formalmente, o objetivo do COPOM é implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação. A tarefa básica é a definição da Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

7 Estrutura do Banco Central A política monetária é implementada através das operações de mercado aberto. A política monetária define a quantidade de moeda em circulação na economia. O BC emite (através da Casa da Moeda) a quantidade inicial de moeda, e regula o sistema bancário para acompanhar como funciona na economia.

8 Operações de Mercado Aberto Operações de Mercado Aberto O Banco Central compra e vende títulos emitidos pelo governo brasileiro. Para aumentar o estoque de moeda, o BC compra títulos do público, pagando em moeda: dessa forma, injeta moeda nova na economia. Para diminuir o estoque de moeda, o BC vende títulos: dessa forma, retira moeda de circulação.

9 Sistema Bancário e Oferta de Moeda Os bancos influenciam a quantidade de moeda na economia. Reservas bancárias são os depósitos que sistema bancário recebeu mas não repassou como empréstimo. Em um sistema bancário de reserva fracionária, os bancos devem manter uma fração dos depósitos como reserva, emprestando o restante.

10 Sistema Bancário e Oferta de Moeda Reserva Obrigatória A reserva obrigatória é a fração de depósitos que os bancos devem manter como reserva. Quando um banco empresta parte de suas reservas, a oferta de moeda aumenta. A oferta de moeda inclui não apenas a emissão inicial do BC, mas também empréstimos realizados pelos bancos, como ilustrado a seguir.

11 Criação de Moeda pelo Sistema Bancário A oferta de moeda é afetada pela quantia depositada nos bancos e pelo volume de empréstimos. Considere que o BC faça uma emissão monetária de $100 através de operações de mercado aberto Suponha que o público que recebe esses $100 mantenha $30 em dinheiro vivo e deposite $70 no banco. Suponha que o banco mantenha $20 como reserva e empreste $50, que se tornam moeda na mão de quem tomou emprestado. O estoque de moeda passa a ser $100+$50 = $150, pois inclui dinheiro vivo e depósitos. Esse processo se repete para quem recebeu moeda através do empréstimo. (cont.)

12 Criação de Moeda pelo Sistema Bancário Suponha que quem pegou os $50 emprestados mantenha $20 em dinheiro vivo e $30 no banco. Suponha que o banco mantenha $10 como reserva e empreste $20. Esses $20 se tornam moeda em poder de quem tomou o empréstimo. O estoque de moeda passa a ser $100+$50+$20=$170, e isso ainda não conclui o processo, porque quem pegou os $20 de empréstimo pode manter parte desse valor como depósito no banco, que pode emprestar novamente uma parte, e assim sucessivamente. Esse processo se repete enquanto novos empréstimos forem realizados.

13 Multiplicador Monetário Quanta moeda é criada no total? Considere que as pessoas depositem uma proporção a% dos seus recursos no banco e mantenham (1-a)% em dinheiro vivo. Considere que os bancos emprestem b% dos seus depósitos e mantenham (1-b)% como reserva. Se o Banco Central faz uma emissão monetária de valor V: As pessoas depositam a*v no banco. O banco empresta uma fração b*(a*v), e portanto a criação total de moeda passa a ser V + b*(a*v). O tomador do empréstimo deposita uma fração a*(b*a*v)=b*a 2 *V no banco. O banco empresta uma fração b* b*a 2 *V=b 2 *a 2 *V, e portanto a criação total de moeda passa a ser V + b*(a*v) + b 2 *a 2 *V.

14 Multiplicador Monetário Repetindo esse processo sucessivamente, concluímos que a criação total de moeda é: V + b*(a*v) + b 2 *a 2 *V + b 3 *a 3 *V + b 4 *a 4 *V + Essa expressão pode ser reescrita como: V*[1+a*b + (a*b) 2 + (a*b) 3 + (a*b) 4 + ] Essa é uma progressão geométrica de razão a*b. Se a < 1 ou b < 1, concluímos que a*b < 1 (pois a e b estão no intervalo [0,1]), e portanto podemos usar a fórmula da soma da P.G.: V*[1+a*b + (a*b) 2 + (a*b) 3 + (a*b) 4 + ] = V/(1-a*b) Esse é a criação total de moeda a partir de uma emissão original V.

15 Multiplicador Monetário O multiplicador monetário é a razão entre o volume de moeda criado pelo sistema bancário para cada unidade injetada na economia pelo BC. Logo, o multiplicador monetário é igual a 1/(1-a*b). Suponha como exercício que as pessoas guardem todo o dinheiro no banco: a = 1. Suponha que a taxa de reserva seja R: ou seja, 1 b = R. O multiplicador monetário é então M=1/R. Se a reserva é de 20% (1/5), o multiplicador monetário é M=5: para cada $1.000 injetados pelo BC na economia, o aumento da oferta de moeda é de $5.000.

16 Ferramentas para controle da oferta de moeda Ferramentas do Banco Central: Operações de mercado aberto: já visto. Reserva obrigatória: já visto (quanto maior, menor é a criação de moeda pelo sistema bancário). Taxa de Redesconto: taxa que o BC cobra ao emprestar aos bancos (quanto maior, menor a criação de moeda, pois os bancos evitarão ficar descobertos).

17 Problemas no Controle da Oferta de Moeda O controle do BC é imperfeito. BC não determina a fração de moeda que as pessoas guardarão no banco. BC só determina o mínimo que os bancos devem manter como reserva, mas não o volume de empréstimo efetivamente concedido. Na prática, o BC busca controlar a taxa de juros, permitindo que o estoque monetário flutue como necessário.

18 Teoria Clássica da Inflação Inflação é um aumento do nível geral de preços. Hiper-inflação é uma taxa de inflação extraordinariamente alta, e quase sempre instável (crescente). Deflação (queda do nível geral de preços) é um fenômeno atípico. O Brasil estabilizou a moeda (ou seja, eliminou a hiper-inflação) em 1994.

19 Teoria Clássica da Inflação A teoria quantitativa da moeda é usada para explicar os determinantes de longo prazo do nível de preços e da taxa de inflação. Inflação afeta a economia como um todo e afeta o valor da moeda como meio de troca. Quando o nível de preços aumenta, o valor da moeda cai.

20 Oferta e Demanda por Moeda e Equilíbrio Monetário A oferta de moeda é determinada (com alguma imprecisão) pelo Banco Central. A demanda por moeda tem diversos determinantes, incluindo o nível de preços e a taxa de juros da economia. O motivo fundamental para carregar moeda é a função de meio de troca Quanto maior o nível de preços, maior é a quantidade de moeda necessária.

21 Oferta e Demanda por Moeda e Equilíbrio Monetário A taxa de juros é o custo de oportunidade de reter moeda. Ao manter moeda em carteira, o benefício é a liquidez para transações, e o custo é o juro que se deixa de ganhar (por exemplo, ao investir em títulos ao invés de manter moeda). No longo prazo, o nível de preços se ajusta para igualar oferta e demanda por moeda.

22 Oferta e Demanda por Moeda e Equilíbrio Monetário Valor da Moeda 1/P Oferta de Moeda Nível de preços P (Alto) 1 1 (Baixo) 3 / / 2 A 2 Equilíbrio: Valor da moeda 1 / 4 Demanda por moeda 4 Equilíbrio: Nível de preços (Baixo) 0 Oferta de moeda definida pelo BC Quantidade de moeda (Alto) Copyright Copyright 2004 South-Western 2004 South-Western

23 Efeito de uma Expansão Monetária Valor da Moeda 1/P Nível de preços P MS 1 MS 2 (Alto) 1 1 (Baixo) 2. Diminui o valor da moeda 3 / 4 1 / 2 A 1. Aumento da oferta de moeda E aumenta o nível de preços (Baixo) 1 / 4 0 M 1 M 2 B Demanda por moeda Quantity of Money 4 (Alto) Copyright Copyright 2004 South-Western 2004 South-Western

24 Teoria Clássica da Inflação Teoria Quantitativa da Moeda Determinação do nível de preços: A quantidade de moeda disponível na economia determina o valor da moeda. A causa fundamental da inflação é um aumento na quantidade de moeda.

25 Dicotomia Clássica e Neutralidade da Moeda Variáveis nominais são medidas em unidades monetárias (salário, preço dos bens). Variáveis Reais são medidas em unidades físicas (horas de trabalho, toneladas de produção).

26 Dicotomia Clássica e Neutralidade da Moeda Dicotomia clássica: variáveis econômicas reais não são afetadas por mudanças na oferta de moeda. Variáveis reais e nominais têm determinantes distintos. Mudanças na oferta de moeda afetam variáveis nominais mas não variáveis reais. A irrelevância de mudanças monetárias para variáveis reais é chamada neutralidade da moeda.

27 Velocidade e a Equação Quantitativa A velocidade da moeda é a velocidade média de troca de uma unidade monetária.

28 Velocidade e a Equação Quantitativa A equação quantitativa relaciona a quantidade de moeda M com o valor do PIB nominal (P Y): MV = (P Y) V = velocidade P = nível de preços Y = produção M = quantidade de moeda O PIB nominal PY tem de ser igual à quantidade de moeda multiplicada pela velocidade de troca.

29 Velocidade da Moeda e a Teoria Quantitativa A equação quantitativa V = PY/M mostra que um aumento na quantidade de moeda na economia deve se refletir em ao menos uma das seguintes formas: O nível de preços P aumenta. A produção Y aumenta. A velocidade da moeda V diminui.

30 Velocidade da Moeda e a Teoria Quantitativa Nível de preços de equilíbrio, taxa de inflação e Teoria Quantitativa da Moeda: Se a velocidade da moeda for relativamente estável, como ocorre a curto prazo, um aumento da quantidade gera um aumento do PIB nominal PxY. Como a moeda é neutra, o produto Y não é afetado. Logo, aumenta o nível de preços P.

31 Imposto Inflacionário Quando o governo aumenta a receita imprimindo moeda, está impondo o imposto inflacionário à sociedade. O imposto inflacionário não passa pelo Congresso. É um imposto sobre a quantidade de moeda retida. É um imposto regressivo, ou seja, tem maior incidência sobre os mais pobres, que tipicamente tem menos instrumentos financeiros para se proteger da inflação. O imposto inflacionário, por ser regressivo, promove a desigualdade de renda.

32 Efeito Fisher Efeito Fisher é o ajuste um-para-um da taxa de juros nominal para a taxa de inflação. Quando a taxa de inflação aumenta, a taxa de juros nominal aumenta na mesma proporção. A taxa de juros real não muda.

33 Custos da Inflação Redução do poder de compra A inflação, per si, não reduz o poder de compra real. Se todos os preços crescessem à mesma taxa, não haveria efeito real (em particular, se os salários nominais aumentassem à taxa de inflação). Na prática, porém, a inflação é sempre assimétrica.

34 Custos da Inflação Custo de sola de sapato Ao reduzir o valor da moeda, a inflação reduz o incentivo a guardar moeda, aumentando a necessidade de ir até o banco (custo de tempo, inconveniência). Custo de menu Custo de ajustar preços frequentemente. Variabilidade de preços relativos Distorção de preços relativos pela dificuldade de todos acompanharem a mesma taxa de inflação, prejudicando a alocação de recursos no mercado.

35 Custos da Inflação Distorção tributária Aumento relativo da taxação sobre capital: ganho parece artificialmente alto pois taxação é sobre ganho nominal, não ganho real. Diminui o incentivo à poupança. Confusão e inconveniência Dificuldade para comparar valores mesmo com pequenas diferenças de tempo, dificultando transações. Redistribuição arbitrária de renda e riqueza Redistribuição de credores para devedores (se os contratos não forem perfeitamente indexados) e dos mais pobres para o governo (pela maior incidência do imposto inflacionário sobre quem tem menos instrumentos financeiros).

Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western

Sistema Monetário e Inflação. Copyright 2004 South-Western Sistema Monetário e Inflação 29 Moeda Moeda é o conjunto de ativos na econoima que as pessoas usam regularmente para trocar por bens e serviços. Funções da Moeda A moeda tem três funções na economia: Meio

Leia mais

Inflação: Causas e Custos 28. Inflação: Causas e Custos

Inflação: Causas e Custos 28. Inflação: Causas e Custos Inflação: Causas e Custos 28. Inflação: Causas e Custos Inflação é o aumento persistente de preços. É um aumento contínuo, e não aquele aumento esporádico, ainda que grande A inflação lida com o aumento

Leia mais

Moeda e Inflação. Roberto Guena de Oliveira 25 de setembro de 2016 USP

Moeda e Inflação. Roberto Guena de Oliveira 25 de setembro de 2016 USP Moeda e Inflação Roberto Guena de Oliveira 25 de setembro de 2016 USP Sumário Introdução A teoria clássica da inflação Extensões 2 Introdução Inflação Inflação é a elevação generalizada nos preços de uma

Leia mais

O Significado da Moeda. 27. Sistema Monetário. As Três Funções da Moeda. Liquidez. Dois Tipos de Moeda. Moeda na Economia

O Significado da Moeda. 27. Sistema Monetário. As Três Funções da Moeda. Liquidez. Dois Tipos de Moeda. Moeda na Economia 27. Sistema Monetário O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos As Três Funções da Moeda Mecanismo de Troca:

Leia mais

Inflação: Causas e Custos

Inflação: Causas e Custos Inflação: Causas e Custos Capítulo 28 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should be mailed to: Permissions Department, Harcourt

Leia mais

Economia. Crescimento da moeda e inflação. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a.edição norte-americana

Economia. Crescimento da moeda e inflação. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a.edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a.edição norte-americana 30 Crescimento da moeda e inflação 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated, in

Leia mais

08/03/16. Conteúdo Programático. Conteúdo Programático. Introdução à economia: macroeconomia 08/03/16

08/03/16. Conteúdo Programático. Conteúdo Programático. Introdução à economia: macroeconomia 08/03/16 Introdução à economia: macroeconomia Prof. Anderson litaiff/ Prof. Salomão Neves 1 2 Conteúdo Programático 2ª Avaliação O mercado de ativos e a determinação da taxa de juros O que significa? A teoria quantitativa

Leia mais

Introdução à economia: macroeconomia

Introdução à economia: macroeconomia Introdução à economia: macroeconomia Prof. Anderson litaiff/ Prof. Salomão Neves 1 2 Conteúdo Programático 2ª Avaliação O mercado de ativos e a determinação da taxa de juros O que significa moeda? A teoria

Leia mais

Introdução à Macroeconomia. Danilo Igliori Moeda e Inflação

Introdução à Macroeconomia. Danilo Igliori Moeda e Inflação Introdução à Macroeconomia Danilo Igliori (digliori@usp.br) Moeda e Inflação 1 Moeda e preços Taxa de inflação = o aumento percentual no nível médio de preços. Preço = quantia de moeda necessária para

Leia mais

MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO TÓPICOS DO CAPÍTULO

MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO TÓPICOS DO CAPÍTULO MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO R e f e r ê n c i a : C a p. 15 d e E c o n o m i a I n t e r n a c i o n a l : T e o r i a e P o l í t i c a, 1 0 ª. E d i ç ã o P a u l R. K r u g m a n e M a

Leia mais

1. Primórdios da teoria monetária

1. Primórdios da teoria monetária 1. Primórdios da teoria monetária 1.3. TQM em suas diferentes versões Carvalho et al. (2015: cap. 3) 24/08/2018 1 Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) Irving Fisher e a versão de transações Ao longo do final

Leia mais

MOEDA E INFLAÇÃO Macro VI

MOEDA E INFLAÇÃO Macro VI MOEDA E INFLAÇÃO Macro VI I INTRODUÇÃO: TEORIA MONETÁRIA Teoria monetária: é a teoria que relaciona mudanças na quantidade de moeda à mudanças na atividade econômica agregada e no nível de preços. Nível

Leia mais

12 Flutuações de Curto Prazo

12 Flutuações de Curto Prazo 12 Flutuações de Curto Prazo Flutuações Econômicas de Curto Prazo A atividade econômica flutua de ano para ano. Em quase todos os anos, a produção aumenta. Nem toda flutuação é causada por variação da

Leia mais

Moeda, taxas de juros e taxas de câmbio

Moeda, taxas de juros e taxas de câmbio Moeda, taxas de juros e taxas de câmbio Referência: Cap. 15 de Economia Internacional: Teoria e Política, 6ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Economia Internacional II - Material para aulas (3)

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 3. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 3. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Sistema Monetário Parte 3 Prof. Alex Mendes Política Monetária A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 1. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 1. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Sistema Monetário Parte 1 Prof. Alex Mendes O Significado da Moeda - Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos

Leia mais

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são:

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são: Módulo 15 Política Monetária O conjunto de atos do BACEN para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condições de crédito constitui a política monetária de um determinado

Leia mais

Macroeconomia. Universidade Federal do Rio de Janeiro Flávio Combat.

Macroeconomia. Universidade Federal do Rio de Janeiro Flávio Combat. Macroeconomia Universidade Federal do Rio de Janeiro Flávio Combat www.economics.com.br O conteúdo desta apresentação é regido pela licença Creative Commons CC BY-NC 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 1. Prof: Danilo Igliori EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 1 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Qual das seguintes manchetes de jornal é mais estreitamente relacionado com o que microeconomistas estudam (e menos relacionado

Leia mais

O Mercado Monetário, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio

O Mercado Monetário, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio O Mercado Monetário, a Taxa de Juros e a Taxa de Câmbio Introdução Os fatores que afetam a oferta ou a demanda de moeda de um país estão entre os principais determinantes da taxa de câmbio. O modelo integra

Leia mais

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Moeda)

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Moeda) Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2008 Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Moeda) Eloi Martins Senhoras Available at:

Leia mais

Influência das políticas monetária e fiscal sobre a demanda agregada.

Influência das políticas monetária e fiscal sobre a demanda agregada. Aula 28 07/06/2010 Cap 23 (FINAL) e Cap 24 Mankiw (2007) Continuação aula 23: Deslocamentos da O. A. Imagine que a oferta se deslocou devido a aumentos dos custos de produção causados, devido a mau tempo

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item Noções e Instrumentos de Política Monetária

Conhecimentos Bancários. Item Noções e Instrumentos de Política Monetária Conhecimentos Bancários Item 3.1.2- Noções e Instrumentos de Política Monetária Conhecimentos Bancários Item 3.1.2- Noções e Instrumentos de Política Monetária Manejo de operações destinadas a regular

Leia mais

Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário

Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário 1 Conceitos e funções da moeda, motivos de demanda Definição de moeda: objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens

Leia mais

Aula 23 - TP002 - Economia - 19/05/2010 Bibliografia Básica: Cap. 30 MANKIW (2007) A TEORIA CLÁSSICA DA INFLAÇÃO (Teoria Quantitativa da Moeda)

Aula 23 - TP002 - Economia - 19/05/2010 Bibliografia Básica: Cap. 30 MANKIW (2007) A TEORIA CLÁSSICA DA INFLAÇÃO (Teoria Quantitativa da Moeda) Aula 23 - TP002 - Economia - 19/05/2010 Bibliografia Básica: Cap. 30 MANKIW (2007) Crescimento da moeda e inflação Os preços tendem a aumentar com o passar do tempo em nossa economia. Isso é bastante normal

Leia mais

Custo de Vida. Copyright 2004 South-Western

Custo de Vida. Copyright 2004 South-Western Custo de Vida 16 Custo de Vida Inflação é o aumento do nível de preços geral da economia. A taxa de inflação é a mudança percentual do nível de preço em relação ao período anterior. Índice de Preço ao

Leia mais

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam?

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

Multiplicador monetário. Suponha que as seguintes hipóteses sejam válidas. 1

Multiplicador monetário. Suponha que as seguintes hipóteses sejam válidas. 1 EAE-206 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Segunda Lista de Exercícios Mercado monetário 1. Blanchard, cap. 4, exercício 5 Suponha que a riqueza de uma pessoa seja de US$ 50.000 e que sua renda

Leia mais

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação?

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

Expectativas: ferramentas básicas

Expectativas: ferramentas básicas Expectativas: ferramentas básicas C A P Í T U L O 14 slide 1 Introdução Muitas decisões econômicas dependem não apenas do que acontece hoje, mas também das expectativas em relação ao futuro. Qual seria

Leia mais

Aula 23 Tema: Política monetária: distorções e regra de Taylor

Aula 23 Tema: Política monetária: distorções e regra de Taylor TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 23 Tema: Política monetária: distorções e regra de Taylor 10/06/07 1 Revisando... No curto prazo, a política monetária afeta o produto e a sua composição: um aumento

Leia mais

Aula 07 Modelo IS-LM Parte I

Aula 07 Modelo IS-LM Parte I Aula 07 Modelo IS-LM Parte I Contexto n Longo prazo Preços flexíveis Produto determiando pelos fatores de produção e tecnologia Desemprego iguala a taxa natural n Curto Prazo Preços fixos Produto determinado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA: ECONOMIA ALUNOS: LEANDRO SUARES, LUIS FELIPE FRANÇA E ULISSES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA: ECONOMIA ALUNOS: LEANDRO SUARES, LUIS FELIPE FRANÇA E ULISSES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA: ECONOMIA ALUNOS: LEANDRO SUARES, LUIS FELIPE FRANÇA E ULISSES VALENTIM Demanda agregada e Oferta agregada LEANDRO SUARES

Leia mais

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha Macroeconomia para executivos de MKT Lista de questões de múltipla escolha CAP. 3. Ambiente Externo, Cenário Macroeconômico e Mensuração da Atividade Econômica 5.1) A diferença entre Produto Nacional Bruto

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Clássicos Roupagem macroeconômica atribuída por Keynes às proposições apresentadas pelos

Leia mais

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Segunda Prova Dia 01 de julho (quinta-feira) - 19:00 hs. Dúvidas 01/06 à tarde. Dia 24 e 25 de junho não haverá aula. Prova para os que faltaram

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Escola Clássica Parte 04. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Escola Clássica Parte 04. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Escola Clássica Parte 04 Prof. Alex Mendes Equilíbrio entre oferta e demanda no modelo clássico Oferta Agregada = Demanda Agregada Y = DA DA = C + I Y = C + S S (r) = I(r) A taxa

Leia mais

Sistema Financeiro. Copyright 2004 South-Western

Sistema Financeiro. Copyright 2004 South-Western Sistema Financeiro 18 Sistema Financeiro O sistema financeiro é o grupo de instituições da economia que faz a intermediação entre poupança de quem guarda recursos e o investimento de quem precisa de recursos.

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Clássicos Roupagem macroeconômica atribuída por Keynes às proposições apresentadas pelos

Leia mais

Economia. Origens e Tipos de Moeda, Demanda por Moeda e Política Monetária

Economia. Origens e Tipos de Moeda, Demanda por Moeda e Política Monetária Economia Origens e Tipos de Moeda, Demanda por Moeda e Política Monetária Política Monetária Funções da Moeda Objetivos Desenvolver habilidades e competências que permitam compreender o significado e as

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

é maior (menor) do que zero. Assim, o multiplicador em (c) será maior se b 1 é grande (investimento é sensível à renda),

é maior (menor) do que zero. Assim, o multiplicador em (c) será maior se b 1 é grande (investimento é sensível à renda), EAE-06 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Lista de Exercícios 3 IS - Gabarito. Blanchard, cap. 5, exercício, (a) O produto de equilíbrio é: = [ ][c c 0 c T + I + G] O multiplicador é [ ]. c

Leia mais

LEC206 - MACROECONOMIA II

LEC206 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2007-08) LEC206 - MACROECONOMIA II Avaliação Distribuída 2º Teste (30 de Maio de 2008) Duração: 60 minutos Não é permitido o uso de máquinas de calcular. Não é permitida qualquer

Leia mais

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos.

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos. MACROECONOMIA Estuda a economia como um todo determinação e o comportamento de grandes agregados: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de s, taxas de juros,

Leia mais

Perguntas. UFRJ Economia Monetária I Professor Alexandre B. Cunha Lista 4

Perguntas. UFRJ Economia Monetária I Professor Alexandre B. Cunha Lista 4 UFRJ Economia Monetária I Professor Aleandre B. Cunha Lista 4 Perguntas (1) Discuta o impacto instantâneo sobre a base monetária de cada um dos eventos abaio. Ao responder, utilize a Tabela 1.4 na página

Leia mais

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes 3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes Carvalho et al. (2015: cap. 7, 14.1 a 14.3) 31/08/2018 1 Política Monetária e a não-neutralidade

Leia mais

TAXAS DE CÂMBIO E O MERCADO DE CÂMBIO: ENFOQUE DE ATIVOS

TAXAS DE CÂMBIO E O MERCADO DE CÂMBIO: ENFOQUE DE ATIVOS TAXAS DE CÂMBIO E O MERCADO DE CÂMBIO: ENFOQUE DE ATIVOS R e f e r ê n c i a : Cap. 1 4 d e E c o n o m i a I n t e r n a c i o n a l : T e o r i a e P o l í t i c a, 10ª. E d i ç ã o P a u l R. K r u

Leia mais

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Sistema Monetário Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Professor Fabiano Abranches Silva Dalto Departamento de Economia da UFPR Disciplina Economia Monetária e Financeira Bibliografia Utilizada: CARVALHO,

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 3

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 3 EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 3 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Em sua Teoria Geral, Keynes propôs que, no curto prazo, a renda total da economia era determinada: a) Pela produtividade marginal

Leia mais

Os Bancos e a Política Monetária e Financeira

Os Bancos e a Política Monetária e Financeira Os Bancos e a Política Monetária e Financeira Introdução Conceitos: monetário e financeiro Política como arte ; Fundamentos teóricos da PMF; objetivos Controle da inflação? Estatutos X práticas dos BCs

Leia mais

Demanda Agregada salários e preços rígidos

Demanda Agregada salários e preços rígidos Demanda Agregada salários e preços rígidos Arranjos institucionais salários são periodicamente e não continuamente. revistos (1) comum em suporte para a rigidez de preços: custos associados com mudanças

Leia mais

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco Gabarito Questões estilo Cespe/UnB 1) (F) 2) (F) 3) (V) 4) (V) 5) (F) 6) (F) 7) (V) 8) (V) 9) (V) 10) (F) 11) (F) 12) (F) 13) (V) 14) (F) 15) (F) 16) (V) 17) (F) 18) (F) 19) (F) 20) (V) 21) (F) 22) (F)

Leia mais

Taxas de câmbio e o mercado de câmbio: enfoque de ativos

Taxas de câmbio e o mercado de câmbio: enfoque de ativos Taxas de câmbio e o mercado de câmbio: enfoque de ativos Referência: Cap 14 de Economia Internacional: Teoria e Política, 6ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Economia Internacional II - Material

Leia mais

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico 1 Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia, baseadas em pressupostos diferentes e com resultados diferentes. A contabilidade

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Politica Fiscal e Monetária Introdução Política Fiscal Politica Monetária A Política Fiscal Referem-se às decisões do governo quanto ao gasto público e aos impostos. Receitas

Leia mais

Economia Monetária. Prof. Regis Augusto Ely. Fevereiro 2013

Economia Monetária. Prof. Regis Augusto Ely. Fevereiro 2013 Economia Monetária Prof. Regis Augusto Ely Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fevereiro 2013 1 Funções da moeda Como visto no cálculo do produto, a agregação dos diferentes

Leia mais

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz.

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz. Economia Modelo Clássico Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia MODELO CLÁSSICO Renda e produto de equilíbrio Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia,

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos

Sistema Monetário. Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Sistema Monetário Aula: Conceitos de Meios de Pagamentos Professor Fabiano Abranches Silva Dalto Departamento de Economia da UFPR Disciplina Economia Monetária e Financeira Bibliografia Utilizada: CARVALHO,

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

MATEMÁTICA Juros. Professor Marcelo Gonzalez Badin

MATEMÁTICA Juros. Professor Marcelo Gonzalez Badin MATEMÁTICA Juros Professor Marcelo Gonzalez Badin Quem nunca ouviu falar do tal dos Juros? Ou das taxas de juros fixadas pelo Copom (Banco Central do Brasil), taxas selic e etc? Juros é um atributo de

Leia mais

Demanda Agregada. Políticas Monetárias e a Demanda Agregada. Demanda Agregada. Teoria da Preferência da Liquidez

Demanda Agregada. Políticas Monetárias e a Demanda Agregada. Demanda Agregada. Teoria da Preferência da Liquidez 32. Inflluência das Políticas Fiscal e Monetária na Demanda Agregada Muitos fatores influenciam a demanda agregada além de políticas fiscal e/ou monetárias Em particular, o gasto desejado por indivíduos

Leia mais

1. Primórdios da teoria monetária

1. Primórdios da teoria monetária 1. Primórdios da teoria monetária 1.3. TQM em suas diferentes versões Carvalho et al. (2015: cap. 3) 22/03/2019 1 Os Clássicos A expressão economistas clássicos foi usada por Keynes para denominar aqueles

Leia mais

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto Unidade I MERCADO FINANCEIRO Profa. Ana Maria Belavenuto Objetivo Entender como se estabelece as relações entre o lado monetário (moeda) com o lado real da economia (insumos e fatores de produção), na

Leia mais

TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (EXECÍCIOS DA UNIDADE 2) (PROFª. GLAUCEMIR BARROS) (UNIFOR) Marque a alternativa correta: 1) Caracteriza o escambo: a) ( ) regime de trocas diretas b) ( ) trocas amonetárias

Leia mais

Instrumentos de política monetária

Instrumentos de política monetária Instrumentos de política monetária Introdução Nesta aula, conheceremos os mecanismos de política econômica voltados para o mercado monetário, do qual a moeda, tanto a nacional quanto as estrangeiras, constitui-se

Leia mais

Política monetária: Inflação e o regime de metas

Política monetária: Inflação e o regime de metas Política : Inflação e o regime de metas C A P Í T U L O 25 Prof. Alexandre Nunes Esalq/USP slide 1 25.1 Vimos No CP, uma política expansionista leva a diminuição de i e uma depreciação da moeda, onde ambos

Leia mais

O Brasil Pode Mais: Uma Agenda de Reformas Macroeconômicas para o Crescimento Sustentado com Estabilidade de Preços

O Brasil Pode Mais: Uma Agenda de Reformas Macroeconômicas para o Crescimento Sustentado com Estabilidade de Preços O Brasil Pode Mais: Uma Agenda de Reformas Macroeconômicas para o Crescimento Sustentado com Estabilidade de Preços José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Pesquisador

Leia mais

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda Curva LM Introdução Discutiremos algumas questões relacionadas à gestão da política monetária e seu impacto sobre a taxa de juros e a renda dos agentes em uma economia, através do equilíbrio entre oferta

Leia mais

Segundo Período, Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa. Lista de Exercícios II GABARITO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA:

Segundo Período, Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa. Lista de Exercícios II GABARITO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA: Segundo Período, 2017 Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa Lista de Exercícios II GABARITO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA: 1) Suponha que esteja tramitando no Congresso uma emenda

Leia mais

EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010

EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 PROVA DE MACROECONOMIA 1 o Dia: 30/09/2009 - QUARTA FEIRA HORÁRIO: 8h às 10h 15m (horário de Brasília) EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 PROVA DE MACROECONOMIA 1º Dia: 30/09

Leia mais

Introdução à. Macroeconomia

Introdução à. Macroeconomia Introdução à Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez IBMEC-RJ / UCP O que é? É o estudo da economia como um todo, pois analisa a economia através de suas variáveis fortemente agregadas. Abrange o comportamento

Leia mais

CINCO DEBATES SOBRE POLÍTICA MACROECONÔMICA

CINCO DEBATES SOBRE POLÍTICA MACROECONÔMICA LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 34 CINCO DEBATES SOBRE POLÍTICA Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 1. Formuladores

Leia mais

Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia LISTA 1

Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia LISTA 1 Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia Disciplina: REC2201 - Teoria Macroeconômica I Profa. Dra. Roseli da Silva

Leia mais

Exercícios de Macroeconomia

Exercícios de Macroeconomia Exercícios de Macroeconomia 1. Explique porque o PIB é tanto uma variável que mede tanto renda agregada, quanto a despesa agregada e produção. Por que PIB não mede riqueza? Qual a diferença entre PIB real

Leia mais

ECONOMIA TEORIA MONETÁRIA DEFINIÇÃO DE CONCEITOS: FUNÇÕES DA MOEDA: Meio de Troca Unidade de Conta Reserva de Valor 1 DEFINIÇÃO DE CONCEITOS: BANCO CENTRAL: SIGLA = BACEN Possui a PRIMAZIA (MONOPÓLIO)

Leia mais

Finanças Públicas. Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI

Finanças Públicas. Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI Finanças Públicas Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI 1. INTRODUÇÃO Implicações econômicas: Como a dívida afeta o funcionamento da economia? Quais as consequências de políticas fiscais passadas

Leia mais

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes 3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes Carvalho et al. (2015: cap. 7, 14.1 a 14.3) 12/04/2019 1 Política Monetária e a não-neutralidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Fundação Carmelitana Mário Palmério Curso de Bacharelado em Disciplina: Administração Financeira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Reiner Alves Botinha AGENDA AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO Slide 2 OPORTUNIDADES

Leia mais

O Monetarismo Petista: Uma análise da economia brasileira com enfoque na poĺıtica monetária

O Monetarismo Petista: Uma análise da economia brasileira com enfoque na poĺıtica monetária O Monetarismo Petista: Uma análise da economia brasileira com enfoque na poĺıtica monetária Marwil Dávila, Thiago Nascimento PET-Economia UnB 18 de Outubro de 2013 Mudanças recorrentes do foco teporico

Leia mais

LISTA 4 ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 4 Introdução à Economia 1. Conceitos importantes:

LISTA 4 ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 4 Introdução à Economia 1. Conceitos importantes: LISTA 4 Conceitos importantes: 1) Moeda: histórico e funções 2) O multiplicador bancário 3) Instrumentos de política monetária: a fixação de encaixes mínimos, as operações de mercado aberto e a fixação

Leia mais

O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS

O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2016 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS **Feijó et al. A contabilidade social - O novo sistema de contas nacionais do Brasil.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA I N T R O D U Ç Ã O À ECONOMIA 2º/2012 GABARITO 2ª PROVA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA I N T R O D U Ç Ã O À ECONOMIA 2º/2012 GABARITO 2ª PROVA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA INTRODUÇÃO À ECONOMIA 2º/2012 GABARITO 2ª PROVA No quadro abaixo, você pode conferir o gabarito das questões objetivas (questões 1 a 15), de acordo com

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 3 POUPANÇA

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 3 POUPANÇA MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 3 POUPANÇA Índice 1. Poupança...3 2. Desenvolvimento econômico e intermediação financeira..3 3. A Economia e os Mercados Financeiros...4 4. Moeda: Conceitos e Funções...4

Leia mais

Os Custos da Inflação. Os custos da inflação TEORIA MACROECONÔMICA II [A] 3/3/2009 PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO 1

Os Custos da Inflação. Os custos da inflação TEORIA MACROECONÔMICA II [A] 3/3/2009 PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO 1 Os Custos da Inflação Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS Os custos da inflação - Shoeleather costs [custos de sola de sapatos]; - Menu Costs; - Aumento da variabilidade dos preços relativos; - mudanças

Leia mais

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf Sumário CAPÍTULO 1 BALANÇO DE PAGAMENTOS... 1 1.1 Conceitos Introdutórios... 1 1.1.1 Definição... 1 1.1.2 Meios (formas) Internacionais de Pagamento... 3 1.1.3 Apresentação da Estrutura Antiga do Balanço

Leia mais

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA 1 MOEDA: instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamentos de bens e serviços. Moeda Mercadoria: antigamente, as transações

Leia mais

o do banco central818doc-start F. Author, S. Another (Universities of Somewhere and Elsewhere) Presentation Title Conference Name, / 67

o do banco central818doc-start F. Author, S. Another (Universities of Somewhere and Elsewhere) Presentation Title Conference Name, / 67 o do banco central818doc-start F. Author, S. Another (Universities of Somewhere and Elsewhere) Presentation Title Conference Name, 2013 1 / 67 Flutuações e Tendência Figura: Decomposição do Produto F.

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin Unidade III ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Macroeconomia: Grandes questões econômicas; Comportamento global do sistema; Análise dos grandes agregados econômicos. Estrutura básica

Leia mais

Demanda por Moeda. 1. Introdução

Demanda por Moeda. 1. Introdução 1. Introdução Demanda por Moeda 2. Breve Histórico de um Longo Debate 2.1 A Controvérsia Bullionista: 1797-1821 2.2 A Controvérsia Continua: 1821 em diante 3. A Teoria Quantitativa da Moeda: a herdeira

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Economia Rua Marquês de São Vicente, Rio de Janeiro Brasil

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Economia Rua Marquês de São Vicente, Rio de Janeiro Brasil PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Economia Rua Marquês de São Vicente, 225 22453-900 - Rio de Janeiro Brasil TEORIA MACROECONÔMICA II Quinta Lista de Exercícios 2006.2

Leia mais

EAE-206 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Lista de Exercícios 3 IS LM. 1. Blanchard, cap. 5, exercício 2,

EAE-206 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Lista de Exercícios 3 IS LM. 1. Blanchard, cap. 5, exercício 2, EAE-206 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Lista de Exercícios 3 IS LM 1. Blanchard, cap. 5, exercício 2, Considere inicialmente o modelo do mercado de bens com investimento constante. O consumo

Leia mais

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve Conhecimentos Bancários Beto Fernandes 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/2014) Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores. Um dos

Leia mais

ORIGEM DA MOEDA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Economia e Mercado

ORIGEM DA MOEDA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Economia e Mercado ORIGEM DA MOEDA Prof. Me. Wesley Vieira Borges Economia e Mercado Origem e Evolução da Moeda Escambo Simples troca de mercadoria por mercadoria. Permuta de sem a preocupação com equivalência em valor Moeda-Mercadoria

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

1. Teoria Quantitativa da Moeda 1.2. Modelo Clássico e o Processo Cumulativo de Wicksell

1. Teoria Quantitativa da Moeda 1.2. Modelo Clássico e o Processo Cumulativo de Wicksell 1. Teoria Quantitativa da Moeda 1.2. Modelo Clássico e o Processo Cumulativo de Wicksell Carvalho et al. (2015: cap. 3) Lopes e Rosseti (2009, cap.4.2) 20/10/2017 1 A expressão economistas clássicos foi

Leia mais

1. Teoria Quantitativa da Moeda 1.2. Modelo Clássico e o Processo Cumulativo de Wicksell

1. Teoria Quantitativa da Moeda 1.2. Modelo Clássico e o Processo Cumulativo de Wicksell 1. Teoria Quantitativa da Moeda 1.2. Modelo Clássico e o Processo Cumulativo de Wicksell Carvalho et al. (2015: cap. 3) Lopes e Rosseti (2009, cap.4.2) 06/09/2017 1 A expressão economistas clássicos foi

Leia mais

CAPÍTULO 5. Revisão. Mercado de bens e mercados financeiros: o modelo IS-LM. Olivier Blanchard. Pearson Education

CAPÍTULO 5. Revisão. Mercado de bens e mercados financeiros: o modelo IS-LM. Olivier Blanchard. Pearson Education CAPÍTULO 5 Mercado de bens e mercados financeiros: o modelo IS-LM Olivier Blanchard Revisão Pearson Education 5.1 O mercado de bens e a relação IS Existe equilíbrio no mercado de bens quando a produção

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2009-10) 1E207 - MACROECONOMIA II 2ºTeste (21 de Junho de 2010) Duração: 40 minutos (escolha múltipla) + 1 hora (exercícios). As respostas às questões de escolha múltipla serão

Leia mais