CONCORDÂNCIA VERBAL I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCORDÂNCIA VERBAL I"

Transcrição

1 CONCORDÂNCIA VERBAL I REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Faça a concordância do verbo com o seu sujeito. a) da Europa, ontem, meus amigos. (Chegou- Chegaram) b) três pessoas para a tarefa. (Basta-Bastam) c) Ontem, à aula de Português, alguns alunos. (faltou-faltaram) d) Àquelas horas, naqueles campos um acidente. (Sucedeu-sucederam) e) vários meses. (Transcorreu-Transcorreram) f), inesperadamente, naquele dia, vários casos. (Aconteceu- Aconteceram) g), para que tudo se resolva a contento, algumas horas de sua ajuda. (Basta Bastam) h) Ontem à noite,, sem quaisquer problemas inesperados, a palestra dos nossos convidados. (transcorreu - transcorreram) CASOS ESPECIAIS SUJEITO FORMADO POR COLETIVO * O verbo concorda com o coletivo. * Se o coletivo vier seguido de nome no plural, o verbo concorda com o coletivo ou com o nome no plural. Preencha com as formas verbais ao lado: a) A maioria dos alunos no exame. (passou - passaram) b) Uma multidão o político. (vaiou - vaiaram) c) Uma multidão de grevistas pela praça. (corria-corriam) d) A maior parte das crianças presentes. (recebeu - receberam) e) A maioria com você. (concordou - concordaram) f) Os cardumes as larvas. (devorou - devoraram) O SUJEITO É UM PLURAL APARENTE * Com palavras só usadas no plural, a concordância é feita com o artigo. * Quando o plural for um título de obras, o verbo pode ficar no singular ou plural. * Com o verbo SER, se o nome vem seguido de artigo, a concordância é facultativa. Escreva as formas ao lado da forma correta: a) Férias bem a todos. (faz-fazem) b) As férias bem a todos. (faz - fazem) c) Os Lusíadas do povo português. (fala-falam) d) Minas Gerais queijos. (produz - produzem)

2 e) Os Estados Unidos milho. (exporta - exportam) f) Os Sertões Canudos. (mostra - mostram) g) Os Estados Unidos um país rico (é - são) SUJEITO É PRONOME DE TRATAMENTO * O sujeito concorda com o pronome de tratamento de acordo com o número deste. Faça a concordância corretamente: a) Vossa Alteza conosco. (concorda- concordam) b) Vossas Excelências vir amanhã. (deve/devem) c) Sua Santidade ao Brasil. (virá-virão) d) Suas excelências nos isso. (enviou-enviaram) QUE OU QUEM COMO SUJEITO * Com o pronome relativo QUE, o verbo concorda com o antecedente. * Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM, o verbo concorda com o antecedente ou vai para terceira pessoa do singular. Preencha de forma adequada: a) Fui eu que te isto. (falou-falei) b) Sou eu quem algo. (falo-fala) c) Quem aqui sou eu. (mando-manda) d) Foste tu que a carta. (leu-leste) e) Fomos nós quem a conta. (pagou-pagamos) f) Fui eu que te. (elogiei-elogiou) UM DOS QUE OU UMA DAS QUE * Com tais expressões, o verbo fica no singular ou plural. * Se o sentido da construção o exigir, o verbo fica no singular. Complete de forma correta: a) Castro Alves foi um dos que pelos escravos. (lutou-lutaram) b) Tiradentes foi um dos que pela pátria. (morreu-morreram) c) Ela é uma das que mais. (estudou- estudaram) d) Ele foi um dos que mais. (batalhou- batalharam) e) O Sol é um dos astros que nos luz e calor. (oferece-oferecem) f) O Tietê é um dos rios paulistas que o Estado de São Paulo. (atravessa-atravessam) g) Este é um dos filmes de Spielberg que em sessão única hoje neste cinema. (será exibidoserão exibidos) O SUJEITO É MAIS DE, MENOS QUE, CERCA DE, PERTO DE * Com estas expressões, o verbo concorda com o numeral que se segue.

3 * O verbo fica no plural, quando a expressão MAIS DE UM vier repetida ou o verbo indicar reciprocidade. Complete adequadamente: a) Mais de um aluno nota dez. (tirou- tiraram) b) Cerca de cem alunos da greve. (participou-participaram) c) Perto de dez pessoas. (faltou-faltaram) d) Mais de um pai, mais de um filho. (faltou-faltaram) e) Mais de um amigo se. (abraçou - abraçaram) f) Mais de um carro se (chocou - chocaram) ALGUM, ALGUNS, QUAL, QUAIS, QUANTOS, QUAL, POUCOS + DE + NÓS OU VÓS: * Quando o sujeito é um pronome indefinido (interrogativo ou não) no singular, o verbo fica no singular. * Quando o sujeito é um pronome indefinido (interrogativo ou não) no plural e vem de pronome pessoal, o verbo concorda com um dos dois. Faça a devida concordância: a) Muitos de nós a prova. (fizeram - fizemos) b) Qual de vós no concurso? (passou-passaram) c) Algum de nós pela Europa? (viajou- viajamos) d) Quantos de vós? (passaram - passastes) e) Quem dentre eles? (aceitou-aceitaram) f) Qual de nós viajar? (vai-vamos) SUJEITO FORMADO POR ORAÇÃO * Quando o sujeito é uma oração, o verbo da oração principal fica no singular. Complete de forma adequada: a) que vão viajar. (Consta-Constam) b) decidido que virão. (Ficou-Ficaram) c) resolver várias questões. (Falta- Faltam) d) vocês estudarem. (Basta-Bastam) VERBOS DAR/ BATER/ SOAR * Esses verbos concordam com o sujeito quando vem expresso ou com as expressões que indicam as horas. Faça a concordância verbal: a) Na Igreja da Sé, três horas. (bateu- bateram) b) Já quatro horas. (bateu-bateram) c) O relógio da matriz cinco horas. (soou-soaram) d) No relógio daqui, duas horas. (soou-soaram)

4 e) uma hora no relógio daqui. (Deu- Deram-Vai dar-soaram) f) oito horas há pouco. (Deu-Deram- Bateu- Bateram) VERBOS HAVER. FAZER. EXISTIR: * Os verbos HAVER = FAZER (indicação de tempo passado) OU EXISTIR; e FAZER = HAVER: SÃO IMPESSOAIS e devem ficar no singular. * Se os verbos HAVER e FAZER (impessoais) vierem com auxiliares, estes ficaram no singular. * Os verbos EXISTIR, ACONTECER e OCORRER têm sujeito e com ele concordam, bem como o seu auxiliar, se eles forem o verbo principal de uma locução verbal. Faça a concordância. a) cinco anos que isso ocorreu. (Faz-Fazem) b) fazer cinco anos que ela veio. (Deve- Devem) c) muitas pessoas no parque. (Havia- Haviam) d) haver sérios motivos. (Pode-Podem) e) bons alunos. (Existe-Existem) f) existir alguns meios. (Deve-Devem) g) de haver bons amigos. (Há-Hão) h) de existir bons amigos. (Há-Hão) Obs.: HAVER POR IMPROCEDENTE.- concorda com o sujeito, que virá expresso: EX.: SUAS RECLAMAÇÕES HOUVERAM POR IMPROCEDENTES. (IMPROCEDERAM, OU SEJA NÃO TIVERAM PROCEDÊNCIA) Concordância Verbal 2: Casos Especiais e verbo SER VERBO PARECER + INFlNITIVO: * Quando houver SUJEITO no plural com verbo PARECER seguido de infinitivo, um dos dois verbos vai ao plural. Preencha as colunas corretamente: a) Seus olhos parece (brilhar-brilharem) b) As motos voar. (parecia-pareciam) c) As estátuas pareciam. (falar-falarem) d) Os objetos dizer algo. (parece-parecem) VERBO + SE (PA OU IIS) * Quando o SE vem com verbos TD ou TDI, é partícula apassivadora, o verbo concorda com o sujeito. * Quando o SE vem com verbos TI, VL, INTR. ou TD (com ODPrep.), é partícula ou índice de indeterminação do sujeito, o verbo deve ficar no singular.

5 Efetue a concordância: a) -se belos apartamentos. (Constrói-Constroem) b) -se de empregados. (Precisa-Precisam) c) Não se falar tais coisas. (deve-devem) d) -se muitos erros. (Comete-Cometem) e) Aqui se a bons filmes. (assiste-assistem) f) -se nas boas amizades. (Confia-Confiam) g) -se acreditar nos verdadeiros amigos. (Pode Podem) SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO: * O verbo normalmente vai para o plural. * O verbo, no entanto, admite o singular quando os núcleos do sujeito são sinônimos ou vêm em gradação. Preencha os espaços de forma correta: a) A paz a harmonia aqui. (reina/reinam) b) O rancor e o ódio no seu ser. (habita/habitam) c) O professor e o aluno. (faltou/faltaram) d) Teu pai e teu primo da Europa. (voltou/voltaram) OS NÚCLEOS DO SUJEITO SÃO INFINITIVOS: * O verbo fica no singular quando os núcleos do sujeito são infinitivos sem artigos. Se os infinitivos vierem com artigos ou forem opostos, o verbo vai para o plural. Complete de forma correta os espaços: a) Comer e beber em excesso mal. (faz/ fazem) b) O comer e o beber muito mal. (faz/fazem) c) Rir e chorar em excesso a gente. (irrita/irritam) d) Amar e odiar mal. (faz/fazem) SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO: * Quando o sujeito composto vem posposto ao verbo, este vai para o plural ou concorda com o núcleo mais próximo. Preencha as lacunas, fazendo a concordância verbal: a) meu pai e minha mãe. (Chegou/Chegaram) b) o prefeito e o vereador. (Saiu/Saíram) c) as glórias e a vaidade. (Passou/Passaram) d) eu e os amigos. (Irei/Iremos)

6 SUJEITO COMPOSTO RESUMIDO POR PRONOME INDEFINIDO: * O verbo concorda com o pronome indefinido. Faça a devida concordância: a) Pai, mãe, irmão, ninguém o. (ajuda/ajudam) b) Professores, alunos, funcionários, todos. (faltou/faltaram) c) Festas, jogos, bailes, nada o. (distrai/ distraem) d) Amores, namorados, diversões, tudo. (acabou/acabaram) e) Medo, receio, dúvida, algo os desistir. (fez/fizeram) SUJEITO COMPOSTO DE PESSOAS DIFERENTES: * O verbo vai para o plural com a prioridade da pessoa de número menor. * Se o sujeito for de segunda e terceira pessoa, o verbo fica na 2ª ou 3ª do plural (VÓS ou VOCÊS). Efetue a concordância de forma correta: a) Eu, tu e ele o livro. (lemos/leram) b) Tu, ele e eu o livro. (lemos/leram) c) Tu e ele até lá. (fostes/foram) d) tu e ele. (Chegaste/Chegastes/Chegaram) e) Os demais e eu o livro. (lemos/leram) f) eu e Maria. (Virei/ viremos/ virá) UM E OUTRO, NEM UM NEM OUTRO, NEM... NEM: * Com UM E OUTRO, o verbo fica no singular ou no plural. * Com NEM UM NEM OUTRO, o verbo fica no singular ou no plural. * Com NEM... NEM, o verbo fica no singular ou no plural, obedecendo à prioridade, se for plural. Obs.: Se as expressões acima indicam idéia de reciprocidade, o plural é obrigatório. Preencha as lacunas, fazendo a concordância: a) Um e outro no exame. (passou/passaram) b) Nem um, nem outro à Europa. (viajou/viajaram) c) Nem o aluno nem o mestre com o diretor. (concordou/concordaram) d) Um e outro colega aqui. (veio/vieram) e) Um e outro se. (odeia/odeiam) f) Um e outro amigo se. (abraçou/abraçaram) g) Nem Paulo nem eu. (irei/iremos) h) Nem tu nem teu amigo. (deve/devem/deveis)

7 UM OU OUTRO: * Com essa expressão o verbo fica na terceira pessoa do singular. Faça a devida concordância: a) Um ou outro cedo. (viajou/viajaram) b) Um ou outro muito. (chorou/choraram) c) Um ou outro isso. (disse/disseram) SUJEITO COMPOSTO COM NÚCLEOS LIGADOS POR OU: * O verbo fica no singular quando há idéia de exclusão, correção ou equivalência. * O verbo fica no plural, quando o OU indica ADIÇÃO (OU = E) ou quando os núcleos são antônimos. Faça a devida concordância: a) Londres ou Madri as Olimpíadas. (sediará/sediarão) b) O calor ou o frio as plantas. (prejudica/ prejudicam) c) O amor ou o ódio intensos não a boa coisa. (leva/levam) d) O ladrão ou os ladrões a casa. (roubou/ roubaram) e) Deus ou nosso pai do céu nos. (protege/protegem) f) A escola ou nosso segundo lar ou aniquila. (eleva/elevam) VERBO SER: * Com os neutros isto, isso, aquilo, tudo, o verbo concorda com eles ou com o predicativo. * Quando o sujeito ou o predicativo for pessoa, o verbo concorda com a pessoa. * Se o predicativo for pronome reto, com este o verbo concorda. * Quando o sujeito for quantidade, quantia, o verbo e o predicativo ficam no singular ou ambos vão para o plural. * Nas datas, horas e distâncias, o verbo concorda com o numeral. Faça a devida concordância do verbo ser: a) O advogado tu. (é/és) b) A menina as alegrias da casa. (é/são) c) As alegrias da casa a menina. (é/são) d) Tudo mentiras. (é/são) e) Três metros suficiente. (é/são) f) Três metros suficientes. (é/são) g) Os professores nós. (é/somos) h) Hoje 12 de março. (é/são) i) Aquilo verdades. (é/são) j) uma hora e trinta minutos. (É/São) l) Maria os orgulhos dos pais. (é/são) m) Dez folhas bastante. (é/são)

8 SUJEITOS UNIDOS POR COM: * Com núcleos ligados por COM, o verbo fica no singular ou no plural. Se a expressão iniciada por COM vier separada por vírgula, o verbo ficará no SINGULAR Faça a concordância verbal: a) O rei com a comitiva ao Rio. (chegou/chegaram) b) O pai com os filhos cedo. (voltou/voltaram) c) O presidente com os deputados muito. (falou/falaram) d) O general, com os soldados, a batalha. (venceu/venceram) HAJA VISTA Haja VISTA o fato. / Haja VISTA aos fatos. Hajam VISTA os fatos. TANTO... COMO, NÃO SÓ... MAS TAMBÉM: * Com tais expressões, o verbo vai para a terceira pessoa do plural. Faça a concordância verbal: a) Tanto o pai como o filho à Europa. (viajou/viajaram) b) Não só João mas também o colega conosco. (ficou/ficaram) c) Não só a mãe mas também a filha parte do grupo. (fazem/faz) d) os fatos, não iremos amanhã. (Haja visto/ Hajam vista/ Haja vista) e) Ele não ficou, o ocorrido ontem. (Haja visto/ Hajam vista/ Haja vista) EXPRESSÕES COM FRAÇÃO OU PORCENTAGEM: * Quando se trata de frações, o verbo concorda com o numerador. * Com número percentual + adjunto adnominal, o verbo concorda com qualquer um. * Número percentual antecedido de artigo, possessivo ou demonstrativo no plural leva o verbo para o plural. Faça a concordância de acordo com a norma culta: a) 20% dos alunos ao colégio. (faltou/ faltaram) b) 1% dos candidatos no concurso. (passou/ passaram) c) Os 5% da turma à reunião. (compareceu/ compareceram) d) Dez por cento da produção. (foi exportada/ forma exportados) d) 2/5 da turma à festa. (faltou/faltaram) e) 50% dos produtos. (foram exportados/foi exportado) f) 1/5 dos operários de tudo. (desistiu/ desistiram) g) Aqueles 10% da turma cedo. (saiu/saíram)

Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito.

Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. Concordância Verbal Concordância Verbal É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. O verbo sempre concorda com o sujeito simples em número e pessoa. O aluno veio

Leia mais

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg. Visite o Portal dos Concursos Públicos

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg.  Visite o Portal dos Concursos Públicos Português Aula: 09/12 Prof. Felipe Oberg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA

Leia mais

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde. Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu

Leia mais

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito:

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito: Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: o verbo ( transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros. b- Índice de indeterminação do sujeito:

Leia mais

Regra geral de concordância verbal

Regra geral de concordância verbal Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

CONCORDÂNCIA VERBAL. Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. CONCORDÂNCIA VERBAL Na concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. TIPOS DE SUJEITO 1- SUJEITO SIMPLES: É aquele que apresenta apenas um núcleo significativo. Faltam seis minutos

Leia mais

a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.

a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. O Verbo "Ser" A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. O verbo ser concordará

Leia mais

Concordância Verbal. Professora Raysa Ferreira

Concordância Verbal. Professora Raysa Ferreira Concordância Verbal Professora Raysa Ferreira Conceito O verbo concorda com seu sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª). Concordância verbal: Sujeito Simples 1) Os nomes, que apresentam

Leia mais

1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição.

1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição. Concordância Verbal Concordância Verbal A Língua Portuguesa marca formalmente uma relação morfossintática que se estabelece, nas orações, entre o sujeito e o predicado verbal. É a chamada concordância

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 20 Concordância verbal II Bárbara da Silva Português Aula 20 Concordância verbal II 7) Com a expressão "um dos que", embora alguns gramáticos considerem a concordância facultativa, a preferência é pelo uso verbo no plural, para

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal

Português 3º ano João J. Concordância Verbal Português 3º ano João J. Concordância Verbal Concordância Verbal Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.:

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos:

CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. Casos de concordância

Leia mais

2- O Sujeito composto leva o verbo para.

2- O Sujeito composto leva o verbo para. 1- O verbo concorda com o sujeito em NÚMERO e. PESSOA 2- O Sujeito composto leva o verbo para. PLURAL 3- O verbo pode ficar no singular: A antes do sujeito composto: ( Passará o céu e a terra.) obs: se

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA VERBAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: Eu saí da sala. Tu saíste da sala. Os alunos saíram da sala. Regras: 1) Quando o sujeito é composto,

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE

CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE SINTAXE Concordância Verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ex.: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam

Leia mais

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas.

Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas. Obs.: Se o verbo haver, com o sentido de existir, for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Obs.: Essa regra

Leia mais

Concordância verbal. Manoel Francisco Guaranha

Concordância verbal. Manoel Francisco Guaranha Concordância verbal Manoel Francisco Guaranha Sujeito Composto Anteposto Com elementos coordenados, Casas, apartamentos e terrenos todos de 3ª pessoa são boas formas de investimento. Formado de palavras

Leia mais

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.

Leia mais

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele

Leia mais

Língua. Portuguesa. Concordância Verbal

Língua. Portuguesa. Concordância Verbal Língua Portuguesa Concordância Verbal Sujeito Simples *Restou? depois da aula muitas dúvidas. Sujeito Simples 1. Expressões partitivas e coletivos: A maior parte aderiu à greve. A maior parte dos funcionários

Leia mais

PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES

PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES PROFESSORA PATRÍCIA TAVARES 1. Verbo com sujeito simples O verbo concorda em número e pessoa, não interessando a posição. Ex.: Ele chegou tarde. 2. Sujeito composto antes do verbo a) o verbo vai para o

Leia mais

Professora Kalyne Varela

Professora Kalyne Varela Professora Kalyne Varela 1. Fui eu que fiz o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas flexões de número e pessoa ao número e pessoa do termo

Leia mais

Mapa Mental de Português Concordância Nominal

Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapas mentais de Portugês sobre concordância nominal. Mapa Mental de Português Concordância Verbal Diversos mapas mentais de Português sobre concordância verbal.

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV Bárbara da Silva Português Aula 22 Concordância verbal IV Outros Casos 1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal:

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

CONCORDÂNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira SUJEITO SIMPLES REGRA GERAL: O VERBO CONCORDA EM PESSOA E NÚMERO COM O SUJEITO. Eu cheguei tarde. A grande empresa automobilística se instalou no Brasil.

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 14/06/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITOR Paula Moura AULA 01/07 Ementa 1 Concordância... 2 a) Concordância nominal:...

Leia mais

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Concordância verbal Introdução Este tutorial é uma proposta de ensino que tem por objetivo ajudar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem a resolver dificuldades que encontram no estudo da concordância

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 19 Concordância verbal I

Bárbara da Silva. Português. Aula 19 Concordância verbal I Bárbara da Silva Português Aula 19 Concordância verbal I Concordância verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. a) Sujeito Simples Regra Geral O sujeito sendo simples, com

Leia mais

Concordância Verbal. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos:

Concordância Verbal. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: Concordância Verbal Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Exemplos: O gerente falou com a secretária A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião. Os casos

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa.

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. A orquestra tocou uma valsa longa. 3ª p. Singular 3ª

Leia mais

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1). Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL

Leia mais

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal Profa. Ivanilda Bastos nivelamento.portugues@univille.br Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192

CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com seu sujeito, em número e pessoa. Regras 1) Sujeito COLETIVO = verbo no singular. Ex.: A multidão invadiu o estádio. 2) Sujeito

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pronome

Língua. Portuguesa. Pronome Língua Portuguesa Pronome Pronome É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Nosso carro é aquele azul. Esta caneta é

Leia mais

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele).

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele). Concordância verbal Ao falarmos sobre a concordância verbal, estamos nos referindo à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Desta feita, os agentes principais

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:

Leia mais

CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior.

CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA VERBAL O artista excursionará por várias cidades do interior. A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar

Leia mais

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase, oração, período TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras que estabelecem comunicação entre duas ou mais pessoas. A frase é marcada,

Leia mais

W W W. P R O F E S S O R S A B B A G. C O M. B R

W W W. P R O F E S S O R S A B B A G. C O M. B R CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. O técnico escalou o time. Os técnicos escalaram os times. CASOS ESPECIAIS Sujeito Composto anteposto: verbo no plural.

Leia mais

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis

Leia mais

Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL. Por Exemplo: Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento. Observe:

Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL. Por Exemplo: Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento. Observe: 1 Concordância Verbal e Nominal Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar se encontra na terceira pessoa do plural, concordando com o seu sujeito, as crianças.

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde

Leia mais

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:

Leia mais

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. feita através do predicado. : é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação : é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. A pequena criança

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2012 Turma:3º ano FG e TI Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL - REGRAS GERAIS

CONCORDÂNCIA VERBAL - REGRAS GERAIS CONCORDÂNCIA VERBAL - REGRAS GERAIS A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples o verbo concordará

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe de concordância Concordância verbal

Leia mais

Os casos especiais do sujeito composto: a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural.

Os casos especiais do sujeito composto: a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Os casos especiais do sujeito composto: a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2012 Turma:3º ano FG e TI Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.

CONCORDÂNCIA VERBAL. Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. O gerente falou com a secretária A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião. Os casos mais interessantes

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 9 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 9 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 9 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal Concordância verbal e nominal Eudenise de Albuquerque Limeira Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

Concordância Verbal. Profª Mari. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

Concordância Verbal. Profª Mari. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. Concordância Verbal Profª Mari 1. é uma característica da língua: os verbos mudam de forma para acompanhar a pessoa e o número do seu sujeito. Em caso de sujeito simples, o verbo acompanha o núcleo do

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 6 Concordância Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

Estudo do sujeito. Professor Jailton

Estudo do sujeito. Professor Jailton Estudo do Professor Jailton Gêiser Fountain Eu Palavra Cantada Sujeito - É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa. - É o termo da oração sobre o qual incide a informação prestada pelo. Eu não

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Sintaxe Sujeito

PORTUGUÊS. aula Sintaxe Sujeito PORTUGUÊS aula Sintaxe Sujeito CONJUNTO DE PRECEITOS QUE CAUSAM A ORDEM E AS AFINIDADES DOS TERMOS NA FRASE. ANÁLISE DA ESTRUTURA GRAMATICAL DAS FRASES. Frase = Unidade de comunicação, com ou sem verbo,

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Artigo Damos o nome de artigo às palavras o e um (e suas flexões) que se antepõem a um substantivo determinando-o de modo preciso (0 e suas flexões) ou vago (um e flexões),

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Emprego de palavras e expressões

Emprego de palavras e expressões Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou

Leia mais

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente Tipos de sujeito Na aula anterior Frase, oração e período Sujeito e predicado Sujeito inexistente Localização do sujeito Pergunta ao verbo Nem sempre o sujeito inicia a oração (inversão ou posposição)

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

Sujeito. Estudo do sujeito. Como identificar o sujeito? 29/12/ É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa.

Sujeito. Estudo do sujeito. Como identificar o sujeito? 29/12/ É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa. Eu Palavra Cantada Estudo do Professor Jailton Gêiser Fountain Sujeito - É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa. - É o termo da oração sobre o qual incide a informação prestada pelo. Como

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda,

Leia mais