Essa estrutura de repetição é utilizada quando se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Essa estrutura de repetição é utilizada quando se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido."

Transcrição

1 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Eduardo ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição é utilizada para fazer com que um pedaço (trecho) do programa seja executado n vezes, ou seja, quando um trecho do algoritmo ou até mesmo o algoritmo principal precisa ser repetido. O número de repetições pode ser fixo ou estar atrelado a uma condição. Assim, existem estruturas para tais situações. Existem 3 tipos de comandos de repetição: para enquanto repita até que 1.1 O comando Para Essa estrutura de repetição é utilizada quando se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido. Forma geral: para ivalor inicial até valor final faça [passo n] inicio comando1; comando;... Fim para O comando1 e o comando serão executados utilizando-se a variável i como controle 1, e seu conteúdo irá variar do valor inicial até o valor final. A informação do passo está entre colchetes porque é opcional. O passo indica como será a variação de controle. Por exemplo, quando for indicado passo, a variável de controle será aumentada em unidades a cada iteração até atingir o valor final. Quando a informação do passo for suprimida, isso significa que o incremento ou o decremento da variável de controle será de 1 unidade. Quando houver apenas um comando a ser repetido, os marcadores de bloco inicio e fim poderão ser suprimidos. Exemplos: para i1 até 10 faça O comando escreva(i) será executado dez vezes, ou seja, para i variando de 1 a 10. Assim, os valores de i serão: 1,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. para j1 até 9 faça [passo ] escreva(j); O comando escreva(j) será executado cinco vezes, ou seja, para j variando de 1 a 10, de em. Assim, os valores de j serão: 1, 3, 5, 7 e 9. 1 Utilizamos uma variável que será incrementada a cada repetição, isto é, a cada repetição contamos +1 na variável, até um valor de acordo com o número de vezes que queremos repetir.

2 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Eduardo 1. O comando Enquanto Essa estrutura de repetição é utilizada quando não se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido, embora também possa ser utilizada quando se conhece esse número. Essa estrutura baseia-se na análise de uma condição. A repetição será feita enquanto a condição mostrar-se verdadeira. Existem situações em que o teste condicional da estrutura de repetição, que fica no, resulta em um valor falso logo na primeira comparação. Nesses casos, os comandos de dentro da estrutura de repetição não serão executados. Exemplo: Forma geral: enquanto(condição) faça comando1; Enquanto a condição for verdadeira, o comando1 será executado. enquanto(condição) faça comando1; comando; fim enquanto Enquanto a condição for verdadeira, o comando1 e o comando serão executados. x1; y5; enquanto(x < y) faça xx + ; y y + 1; fim enquanto 1 5 Valores iniciais Valores obtidos dentro da estrutura de repetição 1.3 O comando Repita até Essa estrutura de repetição é utilizada quando não se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido, embora também possa ser utilizada quando se conhece esse número. Essa estrutura baseia-se na análise de uma condição. A repetição será feita enquanto a condição mostrar-se verdadeira. A diferença entre a estrutura enquanto e a repita é que nesta última os comandos serão repetidos pelo menos uma vez, já que a condição de parada se encontra no final. Forma geral: repita comandos; até(condição); repita os comandos até a condição se tornar verdadeira.

3 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Eduardo 3 Exemplo: x1; y5; repita xx + ; y y + 1; até(x >= y) 1 5 Valores iniciais Valores obtidos dentro da estrutura de repetição 1.4 Execuções dos laços As estruturas de repetições levam a execuções de trechos de códigos uma ou várias vezes. Mas quantas vezes uma estrutura de repetição é executada? Por exemplo: (1) para i1 até n faça escreva( O valor de i é:,i); O laço executa n vezes. () para i1 até n faça para ji até n faça Fim para i j Executa S 1 1..n n..n n n n n n 1 O laço executa: (P.A.) n + n-1 + n- + n a1 = n ak = 1 r = -1 k = n k *( a 1 a k ) n* ( n 1) n n (3) i := 1; enquanto( i 10 ) { C; i := i + 1; } Executa n vezes.

4 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Eduardo 4 (4) i := 4; enquanto( i n) { C; i := i + } n O laço executa 1 vezes. A variável i assume valores em PA. (5) 1,, 4, 8,..., n a1 = 1 ak = n r = k =? i := 1; enquanto( i n) { C; i := i * } A variável i assume valores em PG. a k a r * k 1 1 k1 n 1* k1 n k1 log log k 1 log n k log n 1 n Exercícios: 1 Verifique os trechos de algoritmos abaixo e escreva qual a saída de dados de cada um. a) para i1 até 0 faça escreva( O valor de i é:,i); b) para i10 até 1 faça c) para i15 até 1 faça passo - d) para i10 até 1 faça passo e) para i0 até 10 faça passo Diga, para cada caso, quantas vezes o comando S será executado. Assuma que S não altera o valor da variável de controle dos laços. a) para i1 até *n faça

5 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Eduardo 5 b) para i1 até n faça c) d) e) f) para i1 até n faça para j1 até m faça para i1 até n faça para ji até n faça para i1 até n faça para j1 até i faça para i1 até *n faça para ji até i faça 3 Faça a simulação dos seguintes trechos de algoritmos: a) x1; y1; enquanto(x <= 5) faça yy * x; x x + 1; fim enquanto b) x1; y1; repita yy * x; x x + 1; até(x = 6) 4 Criar um algoritmo que mostre a soma dos números pares inteiros positivos de 1 a Escreva um algoritmo que imprima todos os números inteiros de 00 a 100 (em ordem decrescente). 6 Faça uma algoritmo que receba a idade, o peso e o sexo de 5 pessoas. Calcule e imprima: total de homens; total de mulheres; média das idades dos homens; média dos pesos das mulheres.

6 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Eduardo 6 7 Criar um algoritmo que leia 3 notas (dentro de uma estrutura de repetição) e calcule a média aritmética. 8 Faça um algoritmo (Eleição) para realizar a simulação de uma urna eletrônica, ou seja, a apuração dos votos de 3 candidatos (1, e 3), votos brancos (opção 0) e votos nulos (qualquer outra opção). Suponha que nesta urna votam 5 pessoas. 9 Uma universidade deseja fazer um levantamento sobre 10 alunos para os seguintes levantamentos: Quantos alunos são do sexo masculino (M) e quantos são do sexo feminino (F) Qual a média de idade dos alunos Qual a média de idade das alunas A média de altura dos alunos A média de altura das alunas Um cinema, certo dia, cada espectador respondeu a um questionário, que perguntava a sua idade e a opinião em relação ao filme, seguindo os seguintes critérios: Opinião Significado A Ótimo B Bom C Regular D Ruim E Péssimo A entrada de dados sobre a opinião deve ser validada. O final da pesquisa será controlado com a resposta S (sim) ou N (não) para um novo espectador. Construa um programa que, lendo esses dados, calcule e apresente: Quantidade de pessoas que respondeu a pesquisa. Média de idade das pessoas que responderam a pesquisa. Porcentagem de cada uma das respostas. 11 Faça um programa que receba dois números (estabelecendo um intervalo) e retorne quantos números impares existe neste intervalo. 1 Faça um programa que calcule o fatorial de um número. 13 Faça um algoritmo para: a) Ler um valor x qualquer b) Calcular Y = ( x+1)+(x+)+(x+3)+(x+4)+(x+5)+ (x+100). 14 Fazer um algoritmo que calcule e escreva a soma dos 50 primeiros termos das seguinte série: soma = Sendo S = , um somatório de N (definido pelo usuário) termos, N N Faça um algoritmo para calcular S para um número N. 16 Radegondes tem 1,50 metros e cresce cm por ano, enquanto Asdrúbal tem 1,10 e cresce 3 cm por ano. Construa um algoritmo que calcule e mostre quantos anos serão necessários para que Asdrúbal seja maior que Radegondes. 17 Faça um algoritmo que mostre a tabuada de um número.

para / for (com teste numérico) enquanto / while (com teste lógico no início) repita até que / do...while (com teste lógico no fim)

para / for (com teste numérico) enquanto / while (com teste lógico no início) repita até que / do...while (com teste lógico no fim) Algoritmos e Programação de Computadores1 Prof. Eduardo 1 1. ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição é utilizada para fazer com que um pedaço (trecho) do programa seja executado n vezes, ou

Leia mais

para / for (com teste numérico) enquanto / while (com teste lógico no início) repita até que / do...while (com teste lógico no fim)

para / for (com teste numérico) enquanto / while (com teste lógico no início) repita até que / do...while (com teste lógico no fim) Algoritmos e Programação de Computadores1 Prof. Eduardo 1 1. ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição é utilizada para fazer com que um pedaço (trecho) do programa seja executado n vezes, ou

Leia mais

Estrutura para número definido de repetições. Utilizada quando se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido.

Estrutura para número definido de repetições. Utilizada quando se sabe o número de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido. Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula8 - Estruturas de repetição em algoritmo e em C/C++ Em algoritmo Em C/C++ 1- PARA for 2- ENQUANTO

Leia mais

CAPÍTULO V. Estruturas de Repetição CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO. Estrutura de Repetição com Teste no Início: E QUA TO-FAÇA...

CAPÍTULO V. Estruturas de Repetição CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO. Estrutura de Repetição com Teste no Início: E QUA TO-FAÇA... NBT110 Algoritmos e Estruturas de Dados Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/2013 - Versão 1.1 CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO 42 Em programação de computadores, é muito comum nos depararmos

Leia mais

9. Comando de repetição com variável de controle (para.. de.. até.. faça)

9. Comando de repetição com variável de controle (para.. de.. até.. faça) 9. Comando de repetição com variável de controle (para.. de.. até.. faça) Com o uso das estruturas enquanto e repita é possível elaborar rotinas que efetuam a execução de um looping um determinado número

Leia mais

Estruturas de repetição

Estruturas de repetição Estruturas de repetição IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Até agora... Sabemos construir algoritmos que tenham: Variáveis Comandos sequenciais

Leia mais

CAPÍTULO V. Estruturas de Repetição CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO. Estrutura de Repetição com Teste no Início: E QUA TO-FAÇA...

CAPÍTULO V. Estruturas de Repetição CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO. Estrutura de Repetição com Teste no Início: E QUA TO-FAÇA... NB217 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/2010 - Versão 3.3 CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO 48 Em programação de computadores, é muito comum nos depararmos

Leia mais

Lista de Exercícios Estrutura de Repetição

Lista de Exercícios Estrutura de Repetição Universidade Federal Fluminense Instituto de Computação Programação de Computadores III Luciana Brugiolo Gonçalves Lista de Exercícios Estrutura de Repetição E15. Desenvolva um algoritmo para exibir todos

Leia mais

CAPÍTULO V. Estruturas de Repetição CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO. Estrutura de Repetição com Teste no Início: ENQUANTO-FAÇA

CAPÍTULO V. Estruturas de Repetição CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO. Estrutura de Repetição com Teste no Início: ENQUANTO-FAÇA NB217 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/2014 - Versão 5.0 CAPÍTULO V ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO 49 Em programação de computadores, é muito comum nos depararmos

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição O conceito de repetição (looping) é utilizando quando se deseja repetir certo trecho de instruções por um número de vezes. O número de repetições pode ser conhecido antes ou não,

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Algoritmos e Estruturas de Dados I Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Exercício - Seleção Escreva um algoritmo que leia o ano, mês e dia que uma pessoa nasceu

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Estruturas de repetição

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Estruturas de repetição Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Estruturas de repetição Prof. Renato Pimentel 1 Estruturas de repetição Utilização: Trecho de um algoritmo precisa ser executado mais de uma vez:

Leia mais

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I (Parte 1)

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I (Parte 1) ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I (Parte 1) Prof. Eduardo Machado Real Conteúdos: Introdução aos algoritmos Estrutura Sequencial Estrutura Condicional Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura

Leia mais

Lista de Exercício 03 Estrutura de Repetição

Lista de Exercício 03 Estrutura de Repetição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Irecê Disciplina: Algoritmos Prof o Jonatas Bastos Nome: Lista de Exercício 03 Estrutura de Repetição 1. Faça uma Programa que receba

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I)

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton nilton@comp.uems.br 1 Sumário Construção de algoritmos usando estruturas de repetição

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura

Leia mais

Estrutura Condicional

Estrutura Condicional Estrutura Condicional É a estrutura que permite a tomada de decisão, em um algoritmo, mediante a análise lógica de uma condição; Condição: comparação que somente possui dois valores possíveis (verdadeiro

Leia mais

Lista de Exercícios 03a Repetição. 1) Escreva um programa que imprima todos os números inteiros de 0 a 50.

Lista de Exercícios 03a Repetição. 1) Escreva um programa que imprima todos os números inteiros de 0 a 50. Instituto de Ciências Eatas e Biológicas ICEB Lista de Eercícios 03a Repetição 1) Escreva um programa que imprima todos os números inteiros de 0 a 50. 2) Escreva um programa que imprima todos os números

Leia mais

Grupo B Estruturas de Repetição

Grupo B Estruturas de Repetição Grupo B Estruturas de Repetição Exercício Descrição 1. Escrever um algoritmo que lê 5 valores para a, um de cada vez, e conta quantos destes valores são negativos, escrevendo esta informação. 2. Escrever

Leia mais

Lista de Exercícios 03a Algoritmos Repetição

Lista de Exercícios 03a Algoritmos Repetição Setor de Ciências Eatas / Departamento de Informática DInf Lista de Eercícios 0a lgoritmos Repetição (para... de... até... faça:... fim-para) 1) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que imprima todos os números

Leia mais

Programação II. Victor Amorim dos Santos

Programação II. Victor Amorim dos Santos Programação II Victor Amorim dos Santos Estrutura de repetição - Loops Definição Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa aro, anel ou sequência. Início X verdadeiro X!= 0 Exemplo: Ler um

Leia mais

UNIDADE 4 ESTRUTURAS DE CONTROLE

UNIDADE 4 ESTRUTURAS DE CONTROLE 1 UNIDADE 4 ESTRUTURAS DE CONTROLE Na criação de algoritmos, utilizamos os conceitos de bloco lógico, entrada e saída de dados, variáveis, constantes, atribuições, expressões lógicas, relacionais e aritméticas,

Leia mais

Lista de Exercícios 03a Algoritmos Repetição. 1) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que imprima todos os números inteiros de 0 a 50.

Lista de Exercícios 03a Algoritmos Repetição. 1) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que imprima todos os números inteiros de 0 a 50. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO Executa uma sequencia de comandos; nenhuma, uma ou várias vezes de acordo com uma condição, ou de acordo com uma variável de controle. 6.1 - REPETIÇÃO

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ESTRUTURA DE REPETIÇÃO Nos exemplos e exercícios que

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 AULA 15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 15.1 O comando enquanto-faca- Considere o problema de escrever um algoritmo para ler um número inteiro positivo, n, e escrever todos os números inteiros de 1 a

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO 1 CONTROLE DE FLUXO JAVA

LISTA DE EXERCÍCIO 1 CONTROLE DE FLUXO JAVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Irecê Disciplina: Linguagem Técnica I Prof o Jonatas Bastos Nome: LISTA DE EXERCÍCIO 1 CONTROLE DE FLUXO JAVA Dica: Entrada e Saída de

Leia mais

Curso: Técnico em Informática Integrado Disciplina: Algoritmos Carga horária: 60h (80h/a) Período: 2º Ano Professor: Edmilson Barbalho Campos Neto

Curso: Técnico em Informática Integrado Disciplina: Algoritmos Carga horária: 60h (80h/a) Período: 2º Ano Professor: Edmilson Barbalho Campos Neto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Campus João Câmara Avenida Antônio Severiano da Câmara / BR 406, Km 101, s/n Zona Rural. Bairro Amarelão João Câmara/RN - CEP:

Leia mais

PDA - Repetição. Estruturas de repetição. Slides adaptação de Deise Saccol

PDA - Repetição. Estruturas de repetição. Slides adaptação de Deise Saccol PDA - Repetição Estruturas de repetição Slides adaptação de Deise Saccol 1 Existem situações em que o processamento de um valor uma única vez não é suficiente para resolver o problema. Quando isto ocorre,

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

Exercícios de Fixação Conteúdo das aulas 03 a 06

Exercícios de Fixação Conteúdo das aulas 03 a 06 Disciplina: TCC-0.0 Prog. de Computadores III Professor: Leandro Augusto Frata Fernandes Turma: E- Data: / / Exercícios de Fixação Conteúdo das aulas 0 a 0. Dado o pseudocódigo a seguir, responda: lógico:

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Sobre variáveis, responda

Leia mais

Aula 4 Oficina de Programação Algoritmos - Parte 3. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 4 Oficina de Programação Algoritmos - Parte 3. Profa. Elaine Faria UFU Aula 4 Oficina de Programação Algoritmos - Parte 3 Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Suponha que você tenha que fazer um algoritmo que leia duas notas de um aluno e imprima o valor da média aritmética na

Leia mais

Português Estruturado (VISUALG) Repetição

Português Estruturado (VISUALG) Repetição Português Estruturado (VISUALG) Repetição Algoritmo para somar 2 números algoritmo "Soma" var a, b, c: inteiro inicio leia(a, b) c

Leia mais

AULA 07. HABILIDADES TRABALHADAS: Desenvolver algoritmos utilizando laços a partir da leitura de fluxogramas ou algoritmos em portugol.

AULA 07. HABILIDADES TRABALHADAS: Desenvolver algoritmos utilizando laços a partir da leitura de fluxogramas ou algoritmos em portugol. AULA 07 OBJETIVO: Estruturas de repetição: visão geral HABILIDADES TRABALHADAS: Desenvolver algoritmos utilizando laços a partir da leitura de fluxogramas ou algoritmos em portugol. ESTRUTURA DE REPETIÇÃO

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Algoritmos - Parte 2 Prof. Dr. Erivelton Geraldo Nepomuceno Depto. Engenharia Elétrica Sala 4.23 EL Prédio do DEPEL http://www.ufsj.edu.br/nepomuceno nepomuceno@ufsj.edu.br

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Introdução à Lógica de Programação: estruturas de repetição

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Introdução à Lógica de Programação: estruturas de repetição Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação: estruturas de repetição 1 Imagine um algoritmo para calcular a média de uma quantidade desconhecida de números Para

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 6. Revisão Laços de Repetição

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 6. Revisão Laços de Repetição CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 6 Revisão Laços de Repetição TRABALHO 1º Semestre Prazo de entrega: 14/06. Individual ou em Dupla Compactar todos os exercícios em um arquivo. Enviar para o e-mail do PET:

Leia mais

Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira

Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira E-mail: adelson.nogueira@pitagoras.com.br Aplicação: 1) Como imprimir os três primeiros número ímpares? Aplicação:

Leia mais

Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue;

Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue; Estruturas de Repetição for() while() do-while() break; continue; 1 Auto-Ajuda (!) Como ajudar a solucionar erros básicos do meu programa? Verificar os ; Verificar se não há comandos em maiúsculas; Verificar

Leia mais

COMANDOS DE REPETIÇÃO (ENQUANTO)

COMANDOS DE REPETIÇÃO (ENQUANTO) COMANDOS DE REPETIÇÃO (ENQUANTO) Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes COMANDOS DE REPETIÇÃO Usada quando se deseja que um trecho do

Leia mais

Estruturas Condicionais e de Repetição

Estruturas Condicionais e de Repetição Estruturas Condicionais e de Repetição Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Introdução à Programação Crédito de conteúdo: Professora Ceça Moraes Conteúdo Comando de Decisão Comandos de Repetição

Leia mais

Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100.

Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100. Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701 Aula Prática 07 Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100. Execução: 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Prof. Renato Pimentel 1 Estruturas de repetição O real poder dos computadores está

Leia mais

Amanda Gondim de Oliveira

Amanda Gondim de Oliveira ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Amanda Gondim de Oliveira ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO É comum a repetição de procedimentos para se realizar tarefas. Esse procedimentos não são repetidos eternamente, mas se encerram

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Estruturas de repetição. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Estruturas de repetição. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Estruturas de repetição Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Estruturas de repetição As estruturas de repetição provém uma maneira

Leia mais

PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES. Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto

PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES. Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto switch (estrutura de seleção múltipla) Trata uma série de condições nas quais uma variável ou expressão particular é comparada

Leia mais

Linguagem C Estruturas de Repetição

Linguagem C Estruturas de Repetição Linguagem C Estruturas de Repetição José Gustavo de Souza Paiva Introdução Como fazer um programa que mostre na tela os 4 primeiros números ímpares? Primeira solução printf( 1 ); printf( 3 ); printf( 5

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Disciplina: Algoritmos e Programação Luciano Moraes Da Luz Brum Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé Email: lucianobrum18@gmail.com Horários de atendimento: (outros

Leia mais

3ª Lista de Exercícios de Programação I

3ª Lista de Exercícios de Programação I 3ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C, apoiadas por representação em algoritmo para planejamento. 1. Desenvolva um programa que leia dois valores a

Leia mais

Algoritmos: Estruturas de Controle

Algoritmos: Estruturas de Controle Algoritmos: Estruturas de Controle Introdução à Ciência da Computação Rosane Minghim Apoio na confecção: Carlos Elias A. Zampieri Danilo Medeiros Eler Rogério Eduardo Garcia Renato Rodrigues Baseado na

Leia mais

... contador = contador + 1; //contador++; ... <fim_da_estrutura_de_repetição> soma = 0; <estrutura_de_repetição_com_variável_x> soma = soma + x;

... contador = contador + 1; //contador++; ... <fim_da_estrutura_de_repetição> soma = 0; <estrutura_de_repetição_com_variável_x> soma = soma + x; Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó Engenharia de Controle e Automação Programação I Professora: Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Estruturas de Repetição São muito comuns as situações

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de

Algoritmos e Técnicas de INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos e Técnicas de Programação Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Aula 7 Oficina de Programação Estruturas de Repetição no C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 7 Oficina de Programação Estruturas de Repetição no C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 7 Oficina de Programação Estruturas de Repetição no C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Aula de Hoje Estruturas de repetição: do while while for Introdução Apresentar as estruturas de repetição do while,

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Uma das principais características que consolidaram o sucesso na utilização dos computadores para a resolução de

Leia mais

Programação de Computadores. Professor Ilaim Costa Junior

Programação de Computadores. Professor Ilaim Costa Junior Programação de Computadores Professor Ilaim Costa Junior ilaim@ic.uff.br Roteiro da Aula de Hoje Estruturas de repetição ENQUATO... FAÇA... REPETIR... ATE... PARA... ATÉ... FAÇA... 2 Estruturas de Repetição

Leia mais

Estrutura de decisão

Estrutura de decisão Estrutura de decisão Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Com as instruções de SALTO ou DESVIO

Leia mais

CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Fabio Augusto Oliveira Guilherme da Cunha Fonseca FEPI Centro Universitário de Itajubá Curso de Engenharia de Produção 1 INTRODUÇÃO Em vários momentos, na programação,

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I

Algoritmos e Estruturas de Dados I Algoritmos e Estruturas de Dados I Algoritmos com Repetição Profa. Márcia Cristina Moraes Profa. Milene Selbach Silveira Prof. Iara C. de Almeida Material para estudo: Forbellone, A. e Eberspächer, H.

Leia mais

Lista de Exercícios 4

Lista de Exercícios 4 Lista de Exercícios 4 Disciplina: Algoritmo e Estrutura de Dados 1 Professor: Márcia Carolina Marra de Oliveira Monitor: Lillian Brandao Rezende de Oliveira Data de Entrega: 28/09/2006 01) Criar um algoritmo

Leia mais

1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo.

1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo. Lista de Exercícios de Algoritmo 1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo. 2. Escreva um algoritmo que leia 10 números utilizando

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 3

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 3 AULA 17 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 3 17.1 O cálculo da média aritmética Considere o seguinte problema: dados um número inteiro positivo, n, e uma seqüência, x 1, x 2,..., x n, com n números reais,

Leia mais

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores).

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). DCC-UFMG 1 semestre de 2007 DCC001 - Programação de Computadores Prof. Martín Gómez Ravetti Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). Valor: 5 pontos 1. Escreva um algoritmo em

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes

Leia mais

Introdução a programação Comandos de repetição

Introdução a programação Comandos de repetição Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Comandos de repetição Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Laços de repetição 2 Vamos começar com um exercício Imprimir os

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I Aula 9 Conteúdo: 12. Estruturas de repetição 12.1. Laços contados 12.2. Laços condicionais 13. Estruturas de controle encadeadas ou aninhadas 12. Estruturas de Repetição São muito comuns as situações em

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição - GABARITO Repetição com Variável de Controle - Para Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição - GABARITO Repetição com Variável de Controle - Para Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição - GABARITO Repetição com Variável de Controle - Para Professor: Danilo Giacobo Este guia irá lhe ajudar a entender o laço de repetição

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Roteiro

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 03 Estrutura de Repetição

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 03 Estrutura de Repetição Instituto de Ciências Eatas e Biológicas ICEB BCC201 Introdução à Programação (2014-02) Prof. Reinaldo Silva Fortes Prática 03 Estrutura de Repetição 1) Escreva um programa que imprima todos os números

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 5 Estruturas de Repetição Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 26/04/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje Estrutura de repetição Comando for

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Lógica de Programação Construção de Algoritmos Estruturas de Repetição Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Estruturas de Repetição Com o conhecimento adquirido até aqui, ainda não é possível

Leia mais

Maratona de Programação

Maratona de Programação Maratona de Programação 4 de abril de 2016 1 Questões Básicas 1. Faça um algoritmo que peça para o usuário digitar seu nome e, em seguida, escreva seu nome na tela. 2. Faça um algoritmo que leia o nome

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista 05 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados na programação

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Produção / Elétrica Parte 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática. Oficina de Programação CI

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática. Oficina de Programação CI Oficina de Programação CI066 2018-2 Lista de Exercícios 04b Repetição 61) Escreva um programa que receba números do usuário e imprima o triplo de cada número. O programa deve encerrar quando o número 999

Leia mais

Instituto de Computação Programação de Computadores (TCC00326)

Instituto de Computação Programação de Computadores (TCC00326) Lista de Exercícios Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma. Escreva um algoritmo (pseudocódigo) que coloque os números de a 00 na tela na ordem inversa (começando em 00 e terminando em ). inteiro: Numero

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma

Lista de Exercícios 1 Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma Disciplina: TCC-00.7 Prog. de Computadores III Professor: Leandro Augusto Frata Fernandes Turma: A- Data: / / Lista de Exercícios Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma. Escreva um algoritmo (pseudocódigo)

Leia mais

Algoritmos Estruturas de Controle

Algoritmos Estruturas de Controle Algoritmos Estruturas de Controle Introdução à Programação para Biologia Molecular Rosane Minghim Apoio na confecção: Danilo Medeiros Eler Rogério Eduardo Garcia Algoritmo Execução sequencial: Uma vez

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com Estruturas de Repetição Em muitos casos, o algoritmo solução para uma determinada classe de problemas, apresenta

Leia mais

Lista de Exercícios Algoritmos Repetição. 1) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que imprima todos os números inteiros de 0 a 50.

Lista de Exercícios Algoritmos Repetição. 1) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que imprima todos os números inteiros de 0 a 50. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura Condicional Composta Seleção entre duas ou mais

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Algoritmos e Técnicas - Estruturas de Controle de Fluxo - Programação Estruturada Programação estruturada é a técnica de construir e formular algoritmos de uma forma sistemática. Utilizada para apresentar

Leia mais

Lista de Exercícios 3

Lista de Exercícios 3 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Estruturas de Repetição Repetição com teste no início Consiste em uma estrutura de controle de fluxo lógico que permite executar diversas vezes um mesmo trecho do algoritmo, porém,

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ Profª ª Danielle Casillo LAÇOS Laços são comandos da linguagem

Leia mais

Algoritmos Estruturas de Controle

Algoritmos Estruturas de Controle Algoritmos Estruturas de Controle Introdução à Programação para Biologia Molecular Rosane Minghim Apoio na confecção: Danilo Medeiros Eler Rogério Eduardo Garcia Algoritmo Execução sequencial: Uma vez

Leia mais

COMANDOS DE REPETIÇÃO (ENQUANTO, REPITA E PARA)

COMANDOS DE REPETIÇÃO (ENQUANTO, REPITA E PARA) COMANDOS DE REPETIÇÃO (ENQUANTO, REPITA E PARA) Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes COMANDOS DE REPETIÇÃO Usada quando se deseja que

Leia mais

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição. Givanaldo Rocha

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição. Givanaldo Rocha Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceito Em muitos algoritmos, ocorrerá a necessidade de executar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO 1 CONTROLE DE FLUXO JAVA

LISTA DE EXERCÍCIO 1 CONTROLE DE FLUXO JAVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Irecê Disciplina: Linguagem Técnica I Prof o Jonatas Bastos Nome: LISTA DE EXERCÍCIO 1 CONTROLE DE FLUXO JAVA Dica: Entrada e Saída de

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

SSC Introdução à Programação para Engenharias. Lista 01 Entrega em 06/04/ h10

SSC Introdução à Programação para Engenharias. Lista 01 Entrega em 06/04/ h10 Nota SSC0304 - Introdução à Programação para Engenharias Lista 01 Entrega em 06/04/2018 08h10 Nome N.º USP Obs 1: Utilize essa primeira página como capa da sua lista de exercícios Obs 2: Esta lista é em

Leia mais

Estruturas de Repetição. João Medeiros FATERN

Estruturas de Repetição. João Medeiros FATERN Estruturas de Repetição João Medeiros FATERN 2010.2 Quais seriam os passos do algoritmo? 1. colocar café solúvel na xícara 2. colocar água quente 3. Colocar açucar na xícara 4. mexer 5. mexer 6. mexer

Leia mais