UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Transcrição

1 PORTARIA IGCE/DTA nº 138/2015, de 11 de novembro de Dispõe sobre o Regulamento da Congregação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas. O Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, no uso de suas atribuições, e Considerando a deliberação da Congregação, em reunião realizada dia 09 de novembro de 2015, EXPEDE a seguinte Portaria: Artigo 1º - Fixa o Regulamento da Congregação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Artigo 2º - O referido Regulamento passa a integrar esta Portaria, sob forma de anexo. Artigo 3º - Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário. Rio Claro, 11 de novembro de Prof.Dr. Sergio Roberto Nobre - Diretor -

2 REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DO TÍTULO I Da Organização dos Trabalhos Artigo 1º - A Congregação, com a composição e competências estabelecidas no Estatuto e no Regimento Geral, organizará seus trabalhos conforme normas fixadas neste Regulamento. Artigo 2º - As reuniões da Congregação serão ordinárias ou extraordinárias e poderão assumir o caráter de solenes. Artigo 3º - A Congregação reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês, conforme calendário proposto pelo Presidente e aprovado pelo Colegiado. Artigo 4º - As reuniões extraordinárias poderão ser convocadas para qualquer dia, hora e local, por iniciativa do Presidente ou pela maioria da totalidade de seus Membros em exercício, com antecedência mínima de vinte e quatro horas, salvo caso de extrema urgência, e nela só poderão ser discutidos e votados os assuntos que determinaram sua convocação. Artigo 5º - As reuniões solenes serão públicas, convocadas pela Presidência da Congregação e destinam-se a comemorações e homenagens. Artigo 6º - As reuniões da Congregação serão secretariadas pelo Diretor da Divisão Técnica Acadêmica, a elas podendo comparecer: I - servidores do IGCE designados a prestar assistência; II - pessoas convidadas pelo Presidente ou cuja presença for permitida pelo Colegiado. Parágrafo único - Com a anuência do Colegiado, os presentes às reuniões poderão participar dos debates para esclarecimento de assunto em pauta, sem direito a voto. Artigo 7º - Com exceção das reuniões solenes, que independem de quórum, as demais serão instaladas com a presença da maioria simples de seus Membros em exercício. Artigo 8º - A reunião poderá ser suspensa por prazo determinado ou encerrada, quando faltar quórum para deliberação ou na hipótese de ocorrer algo que, a juízo do Presidente, exija tal providência. Artigo 9º - Toda matéria submetida à deliberação da Congregação deverá ser acompanhada de parecer, justificativa ou documento semelhante que ofereça aos Membros os elementos necessários à apreciação do assunto. 1º - Compete ao Presidente da Congregação designar Membro para relatar matéria a ser submetida ao Colegiado. 2º - O Membro designado pelo Presidente, nos termos do 1º, terá até trinta dias corridos de prazo para devolver o processo, devidamente relatado, à Diretoria da Divisão Técnica Acadêmica.

3 3º - Caso o Presidente julgar necessário, o assunto a ser analisado pela Congregação poderá ser encaminhado para relator ad hoc. 4º - Pareceres oriundos das Comissões Assessoras da Congregação ou outro Colegiado do Instituto, poderão ser submetidos à apreciação, sem indicação de novos relatores. Artigo 10 - Por proposta do Presidente ou de Membro da Congregação, poderão ser constituídas comissões especiais ou permanentes, destinadas a assessorar a Congregação em assuntos específicos. 1º - Os membros das comissões serão indicados pela Congregação e designados pelo Diretor. 2º - A Diretoria providenciará o apoio necessário ao desenvolvimento dos trabalhos das comissões. Artigo 11 - As reuniões da Congregação serão presididas pelo Diretor, a quem compete, na condição de dirigente dos trabalhos: I - abrir, suspender e encerrar as reuniões; II - conceder a palavra, submeter à discussão e votação os assuntos constantes da pauta, bem como anunciar o resultado; III - garantir a observância às normas estabelecidas no presente Regulamento, bem como a ordem dos trabalhos; IV - determinar a retirada de processo de pauta, quando em desacordo com as normas processuais vigentes. Artigo 12 - O Presidente será substituído em suas faltas e impedimentos pelo Vice-Diretor e este por um dos docentes em ordem de sucessão, indicados para substituições eventuais do Diretor e do Vice-Diretor, nos termos do inciso XXI do artigo 41 do Estatuto da UNESP. Artigo 13 - Cabe ao Secretário da Congregação, durante o desenvolvimento das reuniões: I - proceder à verificação do quórum necessário ao início dos trabalhos e ao seu prosseguimento; II - prestar esclarecimentos sobre a matéria em pauta, em caso de dúvidas, e dar assessoramento técnico, quando solicitado; III - acompanhar o processo de votação, dando suporte para sua realização; IV - responsabilizar-se pela elaboração das atas das reuniões, bem como elaboração das deliberações correspondentes; V - proceder à leitura de atas ou de outros documentos, quando necessário. TÍTULO II Da Realização das Reuniões CAPÍTULO I Disposições Preliminares Artigo 14 - Verificada a presença dos membros, o Presidente abrirá a sessão. Parágrafo único - Caso não haja número, o Presidente aguardará trinta minutos e, se persistir a falta de quórum, determinará a anotação dos nomes dos membros presentes e encerrará os trabalhos, podendo fazer a segunda e terceira convocações, sempre com um intervalo mínimo de vinte e quatro horas.

4 Artigo 15 - As reuniões ordinárias compreenderão duas partes: I - Expediente; II - Ordem do Dia. 1º - Nas reuniões extraordinárias não haverá expediente. 2º - As reuniões solenes obedecerão à ordem dos trabalhos estabelecidos pelo Presidente. CAPÍTULO II Do Expediente Artigo 16 - O Expediente compreenderá: I - discussão e votação da ata da reunião anterior; II - comunicações da Presidência; III - comunicações dos Membros. Artigo 17 - Estando em discussão a ata, os Membros que solicitarem poderão referir-se sobre a mesma. 1º - Qualquer proposta de alteração ou retificação da ata, se aprovada pelo Colegiado, deverá ser encaminhada, por escrito, ao Secretário da Congregação, para constar em ata subsequente. 2º - Se, no momento da discussão, a ata não for objeto de qualquer impugnação, será considerada aprovada, independentemente de votação. Artigo 18 - Os membros que desejarem que suas manifestações, declarações de voto, abstenções de voto, comunicados e quaisquer outros pronunciamentos constem da Ata da reunião, deverão fazer a solicitação verbalmente à Presidência e entregar o pronunciamento, por escrito, ao Secretário. Parágrafo único - O texto que se refere o caput deste artigo deverá ser entregue, por escrito, ao Secretário durante a respectiva reunião ou até, no máximo, dez dias corridos após a reunião em que deverá ser registrado o pronunciamento em Ata. Artigo 19 - A parte do Expediente relativa a comunicações do Presidente e dos Membros destina-se à: I - prestar informações e explicações; II - proposta de moções e de indicações; III - apresentação de justificativa de faltas; IV - encaminhamento de proposta de inclusão de matéria na Ordem do Dia ou de tratamento de urgência para matéria relevante; V - manifestação ou pronunciamento sobre assunto de interesse do Instituto ou da Universidade. 1º - A critério da maioria do Colegiado, as moções e indicações serão imediatamente postas em votação ou apreciadas em reunião subsequente. 2º - O pedido de inclusão na pauta de determinado assunto, formulado pelo Presidente ou Membro, será decidido pela maioria simples dos Membros presentes. 3º - O deferimento pelo Colegiado de pedido de inclusão a que se refere o parágrafo anterior não dispensa do atendimento à exigência contida no artigo 9º do presente Regulamento. Artigo 20 - O Presidente, quando necessário, distribuirá a cópia dos documentos do Expediente, ou deles dará vista, a pedido de algum Membro.

5 CAPÍTULO III Da Ordem do Dia Artigo 21 - A pauta das reuniões da Congregação, preparada e distribuída pela Diretoria da Divisão Técnica Acadêmica, com a devida antecedência, será estabelecida pelo Presidente. Artigo 22 - A pauta das reuniões ordinárias será encaminhada aos Membros da Congregação, com antecedência mínima de três dias úteis e será acompanhada da Ata da reunião ordinária anterior, e da Ata de reunião extraordinária, se for o caso, dos pareceres relativos à matéria em exame, bem como, quando couber, de outros documentos necessários à análise dos assuntos a serem apreciados. Artigo 23 - A matéria da Ordem do Dia obedecerá à seguinte disposição: I - matéria em regime de urgência; II - redações finais adiadas; III - votações adiadas; IV - discussões adiadas; V - discussões iniciadas; VI - inclusões deferidas. Artigo 24 - A Ordem do Dia poderá ser alterada nos seguintes casos: I - inversão preferencial; II - retirada de pauta. Artigo 25 - O requerimento de preferência consiste no pedido de inversão de ordem de matéria constante na Ordem do Dia. Parágrafo único - O requerimento de preferência será verbal e não sofrerá discussão, mas dependerá de deliberação dos Membros presentes. Artigo 26 - No caso de inclusão na Ordem do Dia de matéria não encaminhada previamente aos Membros, poderá o Presidente suspender a reunião pelo tempo necessário ao conhecimento de seu conteúdo. Artigo 27 - A retirada de matéria de pauta, devidamente justificada, poderá ser proposta pelo Presidente, e dar-se-á após aprovação pelo Colegiado. Artigo 28 - Poderá ser concedida vista de matéria constante da Ordem do Dia, por solicitação verbal de qualquer Membro da Congregação. 1º - Não poderá ser concedida vista de matéria em regime de urgência. 2º - A matéria retirada da Ordem do Dia, em virtude do pedido de vista, deverá ser devolvida à Diretoria da Divisão Técnica Acadêmica no prazo máximo de quinze dias corridos, a contar do recebimento da documentação pelo interessado, acompanhado de manifestação escrita do Membro requerente. 3º - Quando o mesmo pedido de vista for formulado por dois ou mais Membros, a matéria não lhes será encaminhada, mas ficará à disposição dos mesmos na Diretoria da Divisão Técnica Acadêmica pelo prazo de vinte dias corridos, a contar do dia subsequente da reunião da Congregação. 4º - A Diretoria da Divisão Técnica Acadêmica informará o Presidente da Congregação, para as providências cabíveis, sobre o não cumprimento do prazo indicado no 3º.

6 CAPÍTULO IV Da Discussão e da Votação Artigo 29 - Terminado o prazo destinado ao Expediente ou esgotada a matéria, o Presidente, verificada a existência de quórum, dará início à discussão e votação da Ordem do Dia. Parágrafo único - Para discussão e votação será exigida a presença da maioria simples dos Membros da Congregação, exceto os casos dispostos de modo diferente pelo Estatuto, Regimento Geral, por este Regulamento ou por legislação específica. Artigo 30 - Os itens da Ordem do Dia serão colocados em discussão e votação, obedecida à ordem de sua apresentação na pauta, ressalvados os casos de tratamento em regime de urgência e de inversão de ordem. 1º - O Presidente poderá colocar em discussão e votação em bloco vários itens da Ordem do Dia, sem prejuízo do atendimento de pedidos de destaque, cuja matéria será objeto de discussão e votação específicas. 2º - Toda matéria incluída na pauta, nas condições do 2º do artigo 19 deste Regulamento, deverá ter discussão e votação destacada. Artigo 31 - Após anunciar a matéria em discussão, o Presidente concederá a palavra aos que solicitarem, na ordem de inscrição. Artigo 32 - Será facultada a apresentação de emendas durante a discussão. Parágrafo único - A emenda apresentada será comunicada ao Secretário da Congregação. Artigo 33 - Não havendo mais oradores, o Presidente encerrará a discussão da matéria e anunciará a votação. Artigo 34 - Excetuados os casos previstos no Estatuto, Regimento Geral e neste Regulamento, as deliberações serão tomadas por maioria simples dos Membros presentes. 1º - Será considerada aprovada a matéria que obtiver votos favoráveis de mais da metade dos Membros presentes. 2º - Será rejeitada a matéria que receber votos contrários de mais da metade dos Membros presentes. 3º - A matéria que não obtiver o quórum necessário para aprovação ou rejeição será novamente submetida à discussão e votação em sessão subsequente. Artigo 35 - O Membro poderá declarar-se impedido de participar da discussão e votação de assuntos de seu interesse particular ou de parentes consanguineos até o 3º grau. Parágrafo único - O Membro que se declarar impedido terá sua presença computada para efeito de quórum. Artigo 36 - O processo de votação poderá ser: I - simbólico; II - nominal; III - por escrutínio secreto. Parágrafo único - O processo de votação adotado não poderá ser modificado após o seu início, exceto na hipótese prevista no 3º do artigo 37 do presente Regulamento.

7 Artigo 37 - O processo comum de votação será o simbólico, salvo dispositivo expresso, determinação do Presidente ou a requerimento de Membro, aprovado pelo Colegiado. 1º - Na votação simbólica, o Presidente solicitará que os Membros a favor permaneçam como estão, devendo os discordantes levantar a mão. 2º - O Membro que se abstiver de votar deverá manifestar-se nesse sentido. 3º - Se houver dúvida quanto ao resultado, será realizada nova votação, a pedido de qualquer Membro, desde que aprovado pelo Colegiado. Artigo 38 - Na votação nominal, os Membros responderão "sim" ou "não" ou "abstenção", à chamada feita pelo Presidente, sendo que o Secretário da Congregação anotará as respostas e passará a lista ao Presidente, para proclamação do resultado. Artigo 39 - Os Membros poderão justificar seu voto por escrito, encaminhando declaração de voto ao Secretário da Congregação, a qual constará em Ata. Artigo 40 - O Membro poderá votar favoravelmente com restrições, desde que fundamente por escrito sua posição, em documento a ser encaminhado ao Secretário da Congregação, para constar em Ata. Artigo 41 - A votação por escrutínio secreto será adotada por proposta de Membro, aprovada pelo Colegiado. Artigo 42 - O Presidente ou seu substituto terá direito a voto de qualidade, nos casos de empate. Artigo 43 - Depois de anunciado o início do processo de votação, não mais será concedida a palavra aos Membros, salvo para a apresentação de questões de ordem, e não mais serão aceitas emendas. 1º - Considera-se questão de ordem, toda dúvida sobre matéria de natureza formal relativa à aplicação deste Regulamento ou de outros dispositivos legais, estatutários ou regimentais. 2º - Por ocasião da discussão e votação da Ordem do Dia, somente poderão ser formuladas questões de ordem ligadas à matéria que esteja sendo discutida ou votada. 3º - Compete ao Presidente resolver as questões de ordem, com aprovação do Colegiado. Artigo 44 - Cada matéria será votada globalmente, salvo emendas ou destaques. Artigo 45 - Na hipótese de apresentação de projeto ou parecer substitutivo, este terá preferência na votação. Parágrafo único - Se rejeitado o substitutivo, será votada a proposta original. Artigo 46 - A votação das emendas obedecerá a seguinte ordem: I - emendas supressivas; II - emendas substitutivas; III - emendas aditivas; IV - emendas de redação.

8 Artigo 47 - A matéria que, pelo número ou pela natureza das emendas aprovadas não permitir, de pronto, redação final, terá sua redação final apreciada em sessão subsequente. Artigo 48 - A redação final de projetos de deliberação, que tenham sofrido emendas, poderá ser confiada à comissão de redação constituída por Membros e designada pelo Presidente. Artigo 49 - Em caso de manifesta incoerência ou contradição entre a redação a que se refere os artigos 47 e 48 e o deliberado pelo Colegiado, será reaberta a discussão da matéria. TÍTULO III Disposições Gerais Artigo 50 - A alteração total ou parcial deste Regulamento dependerá de proposta de Membros do Colegiado, escrita e fundamentada, previamente incluída na Ordem do Dia de reunião ordinária da Congregação e deverá ser aprovada por maioria simples dos Membros presentes. Artigo 51 - Caberá pedido de reconsideração de decisão da Congregação quando contiver novos argumentos ou se fundar em novas provas. Parágrafo único - É vedada a renovação de pedido de reconsideração. Artigo 52 - O pedido de reconsideração será dirigido ao Presidente da Congregação, por meio de petição redigida dentro das normas usuais de urbanidade, vedadas expressões ofensivas ou depreciativas às pessoas ou instituições. Artigo 53 - O prazo para oferecimento de pedido de reconsideração é de trinta dias corridos, contados a partir da ciência da decisão que se quer recorrer. Parágrafo único - Considerar-se-á conhecida decisão se o interessado dela tomar ciência expressa. Artigo 54 - Poderá a Congregação rever suas deliberações, mediante justificativa circunstanciada, encaminhada por meio de indicação dirigida ao Presidente e aprovada em reunião por maioria simples de seus Membros presentes. Artigo 55 - O presente Regulamento aplicar-se-á, no que couber, aos Órgãos Colegiados da Unidade, com exceção dos que tiverem Regimento próprio.

REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA 1 REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA TÍTULO I Da Organização dos Trabalhos ARTIGO 1º - A Congregação, com a composição e competências estabelecidas no Estatuto

Leia mais

REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO DO IBILCE. Título I DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS

REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO DO IBILCE. Título I DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO DO IBILCE Título I DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS Artigo 1º - A Congregação do IBILCE, com a composição e competência estabelecidas no Estatuto e no Regimento Geral, organizará seus

Leia mais

REGIMENTO DAS SESSÕES DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA (CPP)

REGIMENTO DAS SESSÕES DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA (CPP) REGIMENTO DAS SESSÕES DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA (CPP) 1 ÍNDICE DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS...3 DO PROCESSAMENTO DAS SESSÕES...5 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...5 DO EXPEDIENTE...6 DA ORDEM DO

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS UNESP - CÂMPUS DE DRACENA

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS UNESP - CÂMPUS DE DRACENA REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS UNESP - CÂMPUS DE DRACENA TÍTULO I Da Organização dos Trabalhos Artigo 1º - A, com composição e competências estabelecidas

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNESP - CÂMPUS DE DRACENA

REGIMENTO DO CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNESP - CÂMPUS DE DRACENA REGIMENTO DO CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNESP - CÂMPUS DE DRACENA TÍTULO I Da Organização dos Trabalhos Artigo 1º - O, com composição e competência estabelecidas pela Resolução

Leia mais

DE SÃO PAULO. com a composição e competências estabelecidas no artigo 39 e. 41 do Estatuto da UNESP, organizará seus trabalho de acordo

DE SÃO PAULO. com a composição e competências estabelecidas no artigo 39 e. 41 do Estatuto da UNESP, organizará seus trabalho de acordo REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE SÃO PAULO DE ARTES - UNESP - CAMPUS Dispões sobre o regimento de funcionamento da Congregação do Instituto de Artes, de acordo com os artigos 39 e 41 do Estatuto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA - PROEXT

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA - PROEXT UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA - PROEXT REGULAMENTO DA CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

Leia mais

REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E CIÊNCIAS HUMANAS

REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E CIÊNCIAS HUMANAS REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E CIÊNCIAS HUMANAS CAPÍTULO I DO OBJETIVO DO REGIMENTO Artigo 1º - O objetivo deste Regimento é regulamentar e disciplinar o funcionamento do Departamento

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

REGIMENTO DO CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO REGIMENTO DO CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E COMPETÊNCIA Artigo 1º - O Conselho Técnico Administrativo (CTA) tem funções decisórias, cabendo recurso de suas deliberações à

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA REGULAMENTO INTERNO DOS NÚCLEOS DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DA

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º - À Comissão de Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP- USP) cabe traçar diretrizes e zelar pela execução dos programas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 88/96 D E C I D E TÍTULO I DO CONSELHO TÍTULO II DO FUNCIONAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 88/96 D E C I D E TÍTULO I DO CONSELHO TÍTULO II DO FUNCIONAMENTO DECISÃO Nº 88/96 O, em sessão de 18.10.96, D E C I D E aprovar o seu Regimento Interno, como segue: TÍTULO I DO CONSELHO Art.1º- O Conselho Universitário - CONSUN - é o órgão máximo de função normativa,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DELIBERATIVO DA APÓS- FURNAS

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DELIBERATIVO DA APÓS- FURNAS REGIMENTO INTERNO CONSELHO DELIBERATIVO DA APÓS- FURNAS I Das Competências e Atribuições Art. 1º - A composição, a competência para deliberação e a iniciativa de proposições ao Conselho Deliberativo são

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E PROPEDÊUTICA CLÍNICA

REGULAMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E PROPEDÊUTICA CLÍNICA REGULAMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E PROPEDÊUTICA CLÍNICA TÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1 - O presente Regulamento subordina-se às normas de caráter geral, estabelecidas no Estatuto e Regimento

Leia mais

CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E COMPETÊNCIA

CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E COMPETÊNCIA CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E COMPETÊNCIA Artigo 1º - O Conselho Universitário é constituído conforme preceitua o art. 6º do Estatuto do Centro Universitário Fundação Santo André. Artigo 2º - A eleição dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 001/99 Aprova o Regimento do Conselho Universitário. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso da competência que lhe atribuem a alínea h do parágrafo 1º do artigo 9º do Estatuto da UERJ e a alínea

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO CAPÍTULO I Categoria e Finalidade Artigo 1º - Artigo 2º - A Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Unesp Câmpus Experimental

Leia mais

REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO

REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC TUPÃ SP 2016 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ELEIÇÃO SEÇÃO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO 2012 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno da Congregação da Universidade Federal de São João del-rei UFSJ, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno da Congregação da Universidade Federal de São João del-rei UFSJ, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 029, de 10 de setembro de 2007. Aprova Regimento Interno da Congregação. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO Aprovado pela Congregação em 12/04/2017.

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO Aprovado pela Congregação em 12/04/2017. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO Aprovado pela Congregação em 12/04/2017. Este regimento dispõe sobre o objetivo, a constituição, a competência e o funcionamento

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.012, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2005 REGIMENTO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.012, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2005 REGIMENTO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.012, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2005 REGIMENTO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA COMPOSIÇÃO Art. 1 O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Deliberativo da PREVI NOVARTIS ( Regimento

Leia mais

RELATOR Competências art. 58 (I a XIII)

RELATOR Competências art. 58 (I a XIII) Os processos que tramitam pelo meio físico serão entregues ao gabinete do Relator no último dia útil da semana em que foram distribuídos, sendo que o prazo regimental para a aposição do visto do Relator,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUCURI - ICTM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA NORMA REGULAMENTAR DO CONSELHO DA REITORIA DO ITA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA NORMA REGULAMENTAR DO CONSELHO DA REITORIA DO ITA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA NORMA REGULAMENTAR DO CONSELHO DA REITORIA DO ITA 2011 NORMA REGULAMENTAR DO CONSELHO DA REITORIA DO ITA CAPÍTULO I DO

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DO CONSELHO

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DO CONSELHO REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DO CONSELHO ARTIGO 1º - O Conselho Municipal da Educação (C.M.E.), criado pela Lei Municipal nº 2.862, de 30

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno da Diretoria Executiva da PREVI NOVARTIS ( Regimento

Leia mais

DECRETO Nº , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. DECRETO Nº 18.491, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece o Regimento Interno da Delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso das

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE TÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO I - DA COMPOSIÇÃO Art. 1º O CONSEPE é o órgão colegiado superior que supervisiona e

Leia mais

REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO. Capítulo I Constituição e Atribuições

REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO. Capítulo I Constituição e Atribuições REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO Capítulo I Constituição e Atribuições Artigo 1º - Artigo 2º - A Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, órgão consultivo e deliberativo,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno da Diretoria Executiva da RECKITTPREV ( Regimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO nº 03/2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO nº 03/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO nº 03/2016 Aprova o Regimento Interno do Conselho Acadêmico de Pesquisa

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA Aprovado pela Câmara Municipal por deliberação tomada na sua reunião de 2013/11/27 Artigo 1º Reuniões 1. As reuniões ordinárias terão periodicidade

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Brasília DF 2015 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA Regulamenta a estrutura e funcionamento do Colegiado

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 003/2012. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições

RESOLUÇÃO CFP Nº 003/2012. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições RESOLUÇÃO CFP Nº 003/2012 EMENTA: Institui o Regimento Interno da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças APAF. legais e regimentais e: O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia Química e Estatística DEQUE, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia Química e Estatística DEQUE, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 043, de 15 de outubro de 2012. Aprova Regimento Interno do Departamento de Engenharia Química e Estatística DEQUE. A PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS REGIMENTO INTERNO PARA REALIZAÇÃO DAS REUNIÕES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Capítulo

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO SOBRAL - CE

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO SOBRAL - CE CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO SOBRAL - CE REGULAMENTO DE COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO Art. 1.º O Colegiado de Curso é o órgão que tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ TÍTULO I Do Conselho de Representantes Art. 1º O Conselho de Representantes é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da Associação de Docentes

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA DU PONT DO BRASIL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA DU PONT DO BRASIL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA DU PONT DO BRASIL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regimento sistematiza a composição, a competência e o funcionamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Fiscal da RECKITTPREV ( Regimento )

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA PORTARIA R Nº 1.887 de 20 de dezembro de 2013. O REITOR DA, no uso de suas atribuições legais; CONSIDERANDO a aprovação da Resolução nº. 26/2012 do Conselho Universitário (CONSUN), em 30 de novembro de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA TELEFÔNICA BRASIL S.A.

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA TELEFÔNICA BRASIL S.A. CAPÍTULO I DO OBJETO DESTE REGIMENTO Art. 1º - Este Regimento Interno ( Regimento ) destina-se a regulamentar o funcionamento, as responsabilidades

Leia mais

REGIMENTO PARLAMENTAR DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO

REGIMENTO PARLAMENTAR DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO REGIMENTO PARLAMENTAR DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO Art. 1º - A Convenção Batista do Estado de São Paulo, neste regimento doravante denominada CONVENÇÃO, é uma associação religiosa sem fins

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016)

REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016) REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016) Seção I Da Natureza e Finalidade Art. 1º O presente regimento interno disciplina o funcionamento do Colegiado do Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 029/2002-CEPE. Aprova Regulamento do CEPE.

RESOLUÇÃO N.º 029/2002-CEPE. Aprova Regulamento do CEPE. RESOLUÇÃO N.º 029/2002-CEPE Aprova Regulamento do CEPE. Considerando processo protocolizado sob C.R. nº 5458/02, de 13/03/02, e aprovado em reunião do dia 21/05/02; O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

PORTARIA Nº 1.464, DE 14 DE AGOSTO DE RESOLVE:

PORTARIA Nº 1.464, DE 14 DE AGOSTO DE RESOLVE: PORTARIA Nº 1.464, DE 14 DE AGOSTO DE 2012. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO, nomeado através da Portaria MEC nº 265, de 24.03.2009, publicada no DOU de

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico - CT Departamento de Engenharia Mecânica - DEM

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico - CT Departamento de Engenharia Mecânica - DEM NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DO CENTRO TECNOLOGICO DA UFES Título I DA NATUREZA E CONSTITUIÇÃO ArT. 1º - O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), compreende disciplinas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS AVARÉ CAPÍTULO I

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS AVARÉ CAPÍTULO I REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS AVARÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE DO CONCAM Art. 1º O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2009-CC, DE 06/11/2009

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2009-CC, DE 06/11/2009 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2009-CC, DE 06/11/2009 CAPÍTULO I DA FINALIDADE, CONSTITUIÇÃO E COMPETÊNCIA Art. 1º O Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

REGULAMENTO DO CONSELHO SUPERIOR (CONSUP) REGULAMENTO DO CONSELHO SUPERIOR (CONSUP) CAPÍTULO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO Artigo 1º O Conselho Superior - CONSUP, órgão máximo consultivo e deliberativo em matéria didático-pedagógica, científica e

Leia mais

PORTARIA IEE Nº D007/2015

PORTARIA IEE Nº D007/2015 PORTARIA IEE Nº D007/2015 Dispõe sobre as eleições para Diretor e Vice- Diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP). O Diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade

Leia mais

I DA DEFINIÇÃO. Artigo 1º - A CEUA-FMRP-USP é um órgão permanente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

I DA DEFINIÇÃO. Artigo 1º - A CEUA-FMRP-USP é um órgão permanente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS FMRP-USP (CEUA-FMRP-USP) DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I DA DEFINIÇÃO Artigo 1º - A CEUA-FMRP-USP é um

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO INSTITUTO POLO AVANÇADO DA SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO (FIPASE/RP)

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO INSTITUTO POLO AVANÇADO DA SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO (FIPASE/RP) REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO INSTITUTO POLO AVANÇADO DA SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO (FIPASE/RP) CAPÍTULO I DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 1º - O Conselho Curador é composto por 3 (três)

Leia mais

Prof. José Darcísio Pinheiro Presidente

Prof. José Darcísio Pinheiro Presidente Resolução n 002/2010-CD Aprova o Regimento Interno do Conselho Diretor da Universidade Federal de Roraima. O PRESIDENTE DO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1 - O Conselho Diretor é Órgão de Orientação Superior da Fundação Santo André e tem as seguintes atribuições: I - definir a política de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Fiscal da ABRILREV ( Regimento ) estabelece as

Leia mais

REGIMENTO INTERNO 2015

REGIMENTO INTERNO 2015 COMISSÃO DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMNISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIFESP CCSTAE REGIMENTO INTERNO 2015 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DO COMITÊ DE APOIO À PESQUISA DO IFES CAMPUS SERRA, CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E FINALIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DO COMITÊ DE APOIO À PESQUISA DO IFES CAMPUS SERRA, CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E FINALIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SERRA Rodovia ES-010 Km 6,5 Bairro Manguinhos 29173-087 Serra ES 27 3348-9200 REGULAMENTO INTERNO DO COMITÊ DE APOIO À PESQUISA DO IFES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA DU PONT DO BRASIL

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA DU PONT DO BRASIL REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA DU PONT DO BRASIL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regimento sistematiza a composição, a competência e o funcionamento

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROVISÓRIO DA UENP Nº 03/2009

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROVISÓRIO DA UENP Nº 03/2009 RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROVISÓRIO DA UENP Nº 03/2009 Súmula: aprova o Regimento dos Conselhos Superiores da UENP: CONSUNI, CEPE e CAD. Estatuto da UENP; Universitário Provisório da UENP. CONSIDERANDO

Leia mais

REGIMENTO DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. Artigo 1º. Reuniões ordinárias

REGIMENTO DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. Artigo 1º. Reuniões ordinárias REGIMENTO DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL Artigo 1º Reuniões ordinárias 1-A Câmara Municipal reunirá ordinariamente, às 1ªs e 3ªs sextas-feiras de cada mês: a)- A primeira reunião será privada e iniciar-se-á

Leia mais

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário, usando das atribuições que lhe são conferidas estatutária e regimentalmente,

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário, usando das atribuições que lhe são conferidas estatutária e regimentalmente, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADOO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO 08/2016 Estabelece o Regulamento da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFCG e

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC FACULDADE CENECISTA DE NOVA PETRÓPOLIS - FACENP REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA SUMÁRIO Capítulo I Objeto do Regimento Interno... 3 Capítulo II Missão da Diretoria... 3 Capítulo III Competência... 3 Capítulo

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

REGIMENTO DA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. REGIMENTO DA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Do Regimento Artigo 1º - Este Regimento estabelece a definição,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 98/2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 98/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 98/2008 Assunto: Aprova o Regulamento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNA. O Conselho de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA (FAMED) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM

REGIMENTO INTERNO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA (FAMED) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA REGIMENTO INTERNO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 14 DE MAIO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 14 DE MAIO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO Nº. 10 - CONSU, DE 14 DE MAIO DE 2010. Dispõe sobre o encaminhamento de documentos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI CESG CENTRO UNIVERSITÁRIO FG - UNIFG

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI CESG CENTRO UNIVERSITÁRIO FG - UNIFG CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI CESG CENTRO UNIVERSITÁRIO FG - UNIFG REGULAMENTO DO COMITÊ INSTITUCIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO (CIPE) DA UNIFG GUANAMBI BAHIA MARÇO 2018 REGULAMENTO DO COMITÊ INSTITUCIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA REGIMENTO INTERNO DO CONSUNI ILAACH TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão ( Comitê ) é um

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO São Paulo 2011 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I Da Natureza e das Finalidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo ICT-UNIFESP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo ICT-UNIFESP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo ICT-UNIFESP Regimento Interno da Comissão Permanente de Espaço Físico do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE BIOMEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE BIOMEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE BIOMEDICINA REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) DO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFG/CAJ Dispõe sobre o Regimento Interno do NDE do curso de Biomedicina

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO Artigo 1º - O Conselho Fiscal, órgão autônomo de atuação independente, da Fundação de Previdência do Instituto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário Financeiro e de Relacionamento com Investidores ( Comitê ) é um

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS DIADEMA

REGIMENTO INTERNO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS DIADEMA REGIMENTO INTERNO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS DIADEMA I I. DA CONGREGAÇÃO E DO CONSELHO DO CAMPUS Art. 1 -

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 035, de 6 de outubro de 2008. Aprova Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

Projecto de Regulamento da Assembleia-geral da Ordem dos Médicos Dentistas. Artigo 1º (Natureza)

Projecto de Regulamento da Assembleia-geral da Ordem dos Médicos Dentistas. Artigo 1º (Natureza) Artigo 1º (Natureza) A Assembleia-geral é o órgão deliberativo máximo da ordem dos Médicos Dentistas e passará a reger-se pelo presente regimento. Artigo 2º (Órgãos da Assembleia) São órgãos da Assembleia-geral

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades Art. 1º - O Colegiado de Curso é órgão normativo, deliberativo,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 34, de 22 de novembro de 2006.

RESOLUÇÃO Nº. 34, de 22 de novembro de 2006. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº. 34, de 22 de novembro de 2006. O CONSELHO DIRETOR DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente,

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos DQBIO, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos DQBIO, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 046, de 29 de outubro de 2012. Aprova o Regimento Interno do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos DQBIO. A PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DO CÂMPUS PATO BRANCO DA UTFPR

REGIMENTO DO CONSELHO DO CÂMPUS PATO BRANCO DA UTFPR Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Pato Branco REGIMENTO DO CONSELHO DO CÂMPUS PATO BRANCO DA UTFPR O Egrégio Conselho do Câmpus Pato Branco, reunido em sessão no

Leia mais

REGIMENTO DOS CONSELHOS NACIONAIS

REGIMENTO DOS CONSELHOS NACIONAIS Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português REGIMENTO DOS CONSELHOS NACIONAIS Aprovado pelo Conselho Permanente de 27 e 28 de Junho de 1992 e publicado na Flor de Lis de Novembro de 1992,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE DIRIGENTES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE DIRIGENTES Aprovado pela Deliberação nº 02/2010-CODIR/IFRN, de 29/10/2010 Natal(RN), 29 de outubro

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BATALHA. (Mandato )

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BATALHA. (Mandato ) REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BATALHA (Mandato 2017 2021) O presente Regimento da Câmara Municipal da Batalha foi elaborado de acordo com a alínea a) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro,

Leia mais

Superintendência de Colegiados. Regimento do Crea-SP

Superintendência de Colegiados. Regimento do Crea-SP Superintendência de Colegiados Regimento do Crea-SP Art. 5º A estrutura básica é responsável pela criação de condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional, sendo

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Estabelece a alínea a) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro que, compete à câmara municipal elaborar e aprovar o regimento. Assim,

Leia mais

REGIMENTO DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. Mandato Artigo 1 (Reuniões Ordinárias) Artigo 2 (Reuniões Extraordinárias)

REGIMENTO DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. Mandato Artigo 1 (Reuniões Ordinárias) Artigo 2 (Reuniões Extraordinárias) REGIMENTO DAS REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL Mandato 2017-2021 Artigo 1 (Reuniões Ordinárias) 1 - A Câmara Municipal de São Pedro do Sul reunirá às segundas e quartas quintas-feiras de cada mês, pelas 9h30m.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA 1. Finalidade REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA O Comitê Técnico Estatutário de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia ( Comitê ) é um órgão

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 Ementa: Dispõe sobre o Regimento Interno das Comissões Assessoras e Grupos de Trabalhos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte, e dá

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO

ANEXO REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO ANEXO REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Finalidades O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa da escola, nomeadamente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PORTARIA IGCE/DTA nº 067/2016, de 10 de junho de 2016. Dispõe sobre normas e calendário para a realização de consulta visando à escolha do Diretor e do Vice- Diretor do Instituto de Geociências e Ciências

Leia mais

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1 O presente regimento disciplina a organização e o funcionamento do Curso de Licenciatura em Matemática Campus Arraias da

Leia mais

O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO RESOLUÇÃO IBA Nº 03/2013 Dispõe sobre o Regulamento Geral para funcionamento das Comissões. O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS 2 CAPITULO II 2 DO COLEGIADO DOS CURSOS 2 CAPITULO III 3 MANDATOS DO COLEGIADO DO CURSO 3 CAPÍTULO

Leia mais