Demografia e género em Cabo Verde. A abordagem de género na leitura e análise de dados demográficos em Cabo Verde.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Demografia e género em Cabo Verde. A abordagem de género na leitura e análise de dados demográficos em Cabo Verde."

Transcrição

1 Demografia e género em Cabo Verde A abordagem de género na leitura e análise de dados demográficos em Cabo Verde. Nota Introdutória (0,5 pág.) O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da abordagem de género na leitura de indicadores demográficos em Cabo Verde no contexto de transição demográfica. Para alcançar o objetivo proposto se procedeu análise de literatura internacional e nacional no sentido de construir as bases teóricas, ao mesmo tempo que se realizou a leitura e análise de dados demográficos do país. A transversalização na leitura de dados com uma abordagem de género incluiu fatores importantes no contexto de transição demográfica tais como (i) bónus demográfico; (ii) dividendo demográfico; (iii) taxa de participação na força de trabalho; (iv) emprego; (v) subemprego; (vi) pobreza, entre outros. Como resultado deste processo o artigo para alem da nota introdutória e conclusão esta composto por três capítulos: (i) (ii) (iii) A transição demográfica e a importância da inclusão da abordagem de género nos estudos demográficos: trata-se do capítulo que contextualiza a questão desde uma perspetiva das mudanças nas dinâmicas populacionais, assim como da importância da abordagem de género na realização de estudos demográficos; Transição demográfica e Género Análise da situação em Cabo Verde: descreve a situação atual em Cabo Verde no que diz respeito a dinâmicas populacionais, através do estudo das projeções demográficas ao mesmo tempo que relaciona estes últimos com as dinâmicas no mercado de trabalho nacional assim como a participação da mulher na força de trabalho nacional. Discussão: trata da questão do aproveitamento do bónus demográfico para o desenvolvimento económico do país de forma a que, neste processo sejam introduzidas políticas sociais que permitam a promoção da igual e equidade de género em Cabo Verde. Para tal se discutem questões relacionadas com a participação da mulher na força de trabalho, mas também se analisam outras questões relacionados com o emprego vulnerável, condições laborais, carga de trabalho das mulheres, assim como o trabalho não remunerado, dado que a não inclusão destes aspetos na agenda política teriam consequências a nível da redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida em Cabo Verde.

2 A modo de conclusão o artigo identifica que a importância que leitura e análise de dados demográficos com uma abordagem de género tem, no que concerne a problemática estudada, recai sobre o facto de que da visibilidade as desigualdades de género. A transição demográfica e a importância da inclusão da abordagem de género nos estudos demográficos (2pág.) A análise e a leitura dos dados internacionais indicam que a globalmente se estão a viver intensas mudanças demográficas, sendo que as mais significativas são: o rápido crescimento demográfico em alguns países em desenvolvimento, o aumento da população de entre 15 e 64 anos de idade (idade produtiva), a diminuição da natalidade, o aumento da esperança de vida, uma crescente urbanização da população mundial, sendo esta o aumento da população urbana frente a população rural e a migração internacional. Estas mudanças nas dinâmicas populacionais têm tido diversos impactos tanto a nível económico, social ou ambiental, que trazem diversos desafios, que podem ser ultrapassados com políticas tanto a nível público como privado, que sejam pertinentes e acertadas Um dos maiores desafios que se põem a nível de implementação de políticas que respondam a estas mudanças é a necessidade de estabelecer medidas que permitam que os mercados de trabalho possam absorver a entrada de pessoas em idade ativa, de forma a dinamizar o crescimento económico e o desenvolvimento dos países e ao mesmo tempo dar acesso a estas pessoas a um maior capital humano através do acesso educação. Contudo é necessário que o acesso se transforme em melhores condições laborais dado que em muitos países o acesso nem sempre significa a oportunidade de beneficiar-se melhores condições laborais. Neste sentido seria imperativo que as nações criassem as condições para suportar esta crescente demanda de emprego e demais demandas sociais. As mudanças observadas a nível da demografia são descritas pelos demógrafos como sendo uma transição demográfica que segundo o David E. Bloom seria a mudança de regime de altas taxas de natalidade e de mortalidade para baixas taxas de natalidade e mortalidade (BLOOM, 2016). 1 Esta transição leva a alterações na estrutura da pirâmide etária dos países, que poderia promover a desenvolvimento económico dos países, porque diminuiria o número de dependentes e aumentaria a produtividade dos indivíduos, tendo como primeiro impacto o aumento do potencial para a criação do dividendo demográfico, sendo que este é um impulso à renda per capita associado a diminuição da fertilidade, redução a carga de dependência e 1 David. E Bloom; Demographic Upheavel IN: Finance and Development March 2016.

3 aumento da proporção de trabalhadores, permitindo que os recursos sejam reorganizados no sentido de estabelecer de condições económicas e sociais para o desenvolvimento do país. O dividendo demográfico seria então uma oportunidade para o crescimento rápido e redução da pobreza, mas isto só seria possível com políticas que permitissem o aproveitamento desta janela de oportunidade, para tal seria fundamental a inclusão de políticas no sentido de aproveitar o bónus demográfico, sendo que estas teriam incentivar inclusão das mulheres no mercado de trabalho para aproveitar a sua força de trabalho. Neste ponto recai a importância da leitura e análise de dados, assim como a realização de estudos demográficos que incorporem a perspetiva de género. A literatura internacional indica que a incorporação desta perspetiva é justificada por dois aspetos fundamentais: 1. O género é uma categoria de análise social que é construído sobre a dicotomia biológica do sexo (Mulher Homem) sobre a qual se moldam e se constroem os papeis e roles sociais; 2. As transformações observadas na última metade do século XX relativamente as mulheres no seu ciclo de vida e no seu papel social, criam a necessidade de estudar e entender as dinâmicas demográficas que se dão a raiz destas dinâmicas; 3. A participação ativa no mercado de trabalho. Se torna então fundamental o estudo destas transformações demográficas, tendo em conta as mudanças nas relações de género. Cabo Verde está passar por um processo de transição demográfica no qual segundo a literatura internacional considera-se que, países com uma pirâmide demográfica como a de Cabo Verde estão perante uma janela de oportunidade ou bónus demográfico, pois o peso da população dependente 2 é pequeno e quase dois terços da população está em idade ativa. Este senário de mudança de dinâmicas populacionais tem implicações tanto sociais como económicas, mas também de manifestações de ordem material e comportamental das populações. Neste sentido a inclusão da perspetiva de género nos estudos demográficos tendo em conta o processo de transição demográfica e consequente bónus demográfico pelo qual Cabo Verde atravessa, 2 De maneira geral e para efeito das relações de dependência, a literatura define as crianças e adolescentes pela soma das cortes de 0 a 14 anos, os adultos como a soma das coortes de 15 a 64 anos e os idosos como as pessoas acima de 65 anos. De forma um tanto quanto arbitrária, o primeiro e terceiro grupos são definidos como população dependente e a população de adultos como população potencialmente produtiva ou População em Idade Ativa (PIA). Assim, a razão de dependência demográfica é definida como a soma da população de crianças/adolescentes (que estão nas creches e escolas) e idosos (geralmente aposentados) divididos pela população adulta predominantemente no mercado de trabalho). (Diniz, 2008: 6.)

4 ganha especial importância devido ao aumento da participação da mulher na força de trabalho, a relevância que esta ganha na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida da população. Transição demográfica e Género Análise da situação em Cabo Verde (2pág.) Cabo Verde passa na atualidade por uma transição demográfica que de traduz em mudanças demográficas importantes, entre elas a queda de 4 para 2,34 no Índice Sintético de Fecundidade (ISF) 3 e do aumento da esperança de vida, pelo verificam-se profundas mudanças na estrutura etária da população cabo-verdiana, materializadas na evolução do peso percentual dos diversos grupos de idade especialmente dos grupos etários 0-14 e 65 anos e mais (enquanto o peso do primeiro diminui, o peso do segundo aumenta). Segundo os cálculos realizados tendo como fonte de dados as projeções estatísticas do INE, se estima que o peso percentual da população com idades compreendidas entre anos passaria de 60% em 2010 a 68% em Este aumento vem acompanhado com uma diminuição da população dependente. Gráfico 1: Percentagem da população Cabo-verdiana por idade e sexo, ,0 65,5 60,0 50,0 40,0 30,0 29,4 33,3 32,2 M F T 20,0 14,8 14,6 10,0 0,0 2,0 3, ,1 Fonte: Dados INE - Projeções demográficas As projeções demográficas do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde, em 2015 indicam que a população total do país era de habitantes destes eram do sexo Masculino e do sexo Feminino, o que aponta para um equilíbrio entre a população. A análise dos 3 O ISF é o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, mulheres de anos (INE, 2002).

5 dados por grupos etários e percentagens relativamente a população total indicam que 29,4% da população tinha entre 0-14 anos, 65,5% entre anos e 5,1% com 66+. Os dados analisados evidenciam que Cabo Verde se encontra neste momento frente a um bónus demográfico que abre uma janela de oportunidades dado que um 65,5% da população cabo-verdiana se encontrava em idade produtiva (15-65 anos) em 2015, ao mesmo tempo que a população dependente tem um peso menor na estrutura demográfica. Este senário está relacionado com o aumento da oferta de trabalho, segundo Marone (2016), 4 em 2014 a taxa de participação da mulher na força de trabalho era de 51,2% do total de mulheres em idade ativa e a dos homens de 65%, contudo os dados indicam um fosso de género é de 13,8% a desfavor das mulheres. Este fosso esta relacionado com um maior número de mulheres inativas (97.780) frente a homens inativos (63.811), tendo estas diversas razões entre as quais o papel social. Quando analisados os dados referentes ao mercado de trabalho publicados pelo INE no IMC 2014, estes indicam uma maior taxa de desemprego entre os homens (16,3%) que entre mulheres (15,2%). Contudo uma leitura mais aprofundada dos dados pode dar-nos informações pertinentes no referente a situação da mulher neste campo. Nota-se uma maior taxa de desemprego entre mulheres de idade compreendidas entre 15 e 34 anos de idade, oscilando entre valores de 42% a 15 %, frente aos homens na mesma idade com valores que oscilam entre os 30% e 10%. Isto indica por um lado que o desemprego em Cabo Verde afeta aos jovens, mas fundamentalmente a mulheres jovens em idade reprodutiva, o que contribui para a feminização da pobreza no país. O não aproveitamento desta força de trabalho da mulher e do bónus demográfico com vista ao desenvolvimento do país, dado que a oferta de trabalho é maior que a demanda, pode conduzir um senário com implicações tanto sociais como económicas, mas também de manifestações de ordem material e comportamental das populações. Vendo a transição demográfica em Cabo Verde desde uma perspetiva de género, se identifica a necessidade de aplicação de políticas de promoção da igualdade de género, para o aumento da participação da mulher na força de trabalho, fundamentalmente da mulher jovem em idade reprodutiva. Discussão (3pág.) A transição demográfica ao ser associada a políticas sociais adequadas que tenham como objetivo o aumento da produtividade do país, assim como o aproveitamento da força de 4 Demographic Dividend, Gender Equality in Labor Force Participation, and Economic Growth: The Case of Cabo Verde

6 trabalho, de forma a beneficiar-se do bónus demográfico, teria a capacidade de promover o desenvolvimento económico e social e a redução da pobreza em Cabo Verde. Contudo um facto indispensável é a manutenção e a melhoria do acesso universal à educação, à saúde ao emprego. Esta janela de oportunidade seria ainda mais profícua se estas políticas estivessem direcionadas a promoção da igualdade e equidade de género. Segundo Marone (2016), a promoção da igualdade de género e o aumento da taxa de participação na força de trabalho da mulher, poderiam ter impactos significantes no crescimento do PIB. A leitura e análise de dados demográficos que se levou a cabo no capítulo anterior, evidenciam que em Cabo Verde, a força de trabalho das mulheres não está a ser plenamente aproveitada, apesar de serem menos atingidas pelo desemprego. Contudo uma leitura profunda dos dados nos indicam um fosso importante relativamente ao desemprego, entre mulheres e homens de entre anos de idade a desfavor das mulheres, o que compromete a total autonomia económica das mulheres em idade reprodutiva. A participação de mulheres como homens no mercado de trabalho, não só deve ser vista desde uma perspetiva de emprego/desemprego mas também considerar o subemprego existente, os trabalhos considerados vulneráveis e questões estruturais de desigualdade de género, entre outros aspetos. Uma das questões críticas que se evidenciam durante a leitura dos dados, 5 é o facto de que cerca de 56,6% das pessoas que trabalham em trabalhos elementares e ligados a informalidade são mulheres, frente a 43,4% dos homens, pelo que não só mostram a vulnerabilidade do emprego das mulheres frente aos homens, mas também as disparidades no que diz respeito as condições de emprego. Os dados e as evidências sugerem que as mulheres são as que maioritariamente trabalham na informalidade, aumentando o fosso relativamente a oportunidades económicas, melhoria da qualidade de vida e pobreza. Esta situação tem diversas consequências entre as quais o incremento do fosse de género no que diz respeito a pessoas pobres. Segundo os dados disponíveis em 2007 as pessoas pobres eram predominantemente do sexo feminino 56,3% e 43,7% homens. a situação era 5 Mulheres e Homens em Cabo Verde Factos e Número; INE; 2015

7 idêntica relativamente a agregados pobres chefiados por mulheres ou por homens, sendo o fosso de género a desfavor das mulheres de 12 pontos percentuais. 6 As causas da pobreza são de ordem multidimensional, tendo raízes em muitos casos em questões estruturais, levando consequentemente a que a pobreza atinja a pessoas em situações de vulnerabilidade especialmente as mulheres. No caso de Cabo Verde apesar dos avanços realizados na promoção da igualdade e equidade de género em Cabo Verde, as políticas nacionais que tinham como objetivo a redução da pobreza, não tiveram o efeito desejado na promoção da a autonomia económica das mulheres. Diversos relatórios internacionais têm chamado a atenção para a feminização da pobreza globalmente e em Cabo Verde. O relatório Empowering African Women: An Agenda for Action - GENDER EQUALITY INDEX 2015 elaborado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, reflete a situação atual das mulheres em África. Neste se elaborou uma lista dos 10 países com melhor performance no que concerne as questões de género, no qual Cabo Verde encontra-se no posto número nove, demostrando os avanços conseguidos no país. Contudo os dados existentes demostram que, a dimensão que menos se tem observado avanços em Cabo Verde é a dimensão de oportunidades económicas, tendo como consequência a que persista a feminização da pobreza em Cabo Verde. Cabo Verde ao igual que muitos outros países em transição demográfica passam por um momento de aumento do número de jovens e pessoas em idade produtiva, os dados sobre desemprego que o mercado de trabalho nacional não consegue absorver este aumento de pessoas em idade produtiva. Nota-se também um substancial fosso de género no que diz respeito ao desemprego sobretudo entre mulheres e homens jovens. No sentido de aproveitar este bónus demográfico por um lado e diminuir a feminização da pobreza, seria necessário aumentar a taxa de participação na força de trabalho das mulheres. Segundo Marone (2016), para igualar a participação das mulheres na força de trabalho a participação dos homens, seria necessário aumentar a primeira cerca de um 12,2%, o que seria equivalente a criação de trabalhadoras. Este aumento não só representaria um passo importante na luta contra a pobreza, mas também teria efeitos notórios no aumento do PIB nacional. 6 IDRF (2002), INE & QUIBB (2007), INE

8 O aumento da força de trabalho da mulher a nível nacional requer de políticas que permitam que elas estejam integradas no mercado de trabalho o que leva a incorporação do Trabalho Não Remunerado (TNR), 7 como parte integrante do desenvolvimento do país, dado que a medida que as mulheres entram no mercado de trabalho, deveria ter um sistema de cuidado aos dependentes destas. Contudo o relatório sobre o Uso de Tempo, 8 indica que 74% do trabalho realizado em Cabo Verde é TNR, representando ¾ do total do trabalho realizado em Cabo Verde, deste total um 62% é realizado por mulheres. Ao mesmo tempo os dados apontam que 90,3% do Trabalho Não Remunerado (TNR) é realizado por mulheres. A mulher em Cabo Verde encontra-se perante uma situação de pobreza de tempo, devido a sua carga de trabalho tanto remunerado como não remunerado, levando a profundas desigualdades de género o que dificulta a sua participação na força de trabalho qualificado e remunerado nacional. Como podemos perceber durante o artigo o aproveitamento do bónus demográfico a raiz do aproveitamento da força de trabalho da mulher em Cabo Verde, depende em grande medida de políticas que incorporem a noção da pobreza de tempo da mulher, a vulnerabilidade do emprego a que esta acede. Esta pobreza que é construída por diversos aspetos estruturais da sociedade, levando a disparidades e desigualdades de género e que conjuntamente com as mudanças demográficas já descritas levam ao aumento da pobreza e instabilidade social. A importância da inclusão da abordagem de género na análise e realização de estudos demográficos torna-se então crucial, desde uma perspetiva de promoção da igualdade e equidade de género, mas também uma perspetiva de desenvolvimento económico, social e cultural do país. Conclusões (1pág) A literatura internacional nos indica por um lado que o aproveitamento do bónus demográfico pode ter um impacto importante no PIB, levando a um maior crescimento económico e desenvolvimento dos países. As experiências de alguns países do sudeste 7 TNR: compreende o conjunto de trabalhos integrados no trabalho doméstico familiar, cuidados infantis, cuidados a dependentes ou doentes que se realize para o próprio agregado familiar, e ainda trabalho voluntário na comunidade e de apoio prestado a outros agregados familiares, que se realiza de forma gratuita. 8 Inquérito Multi-Objetivo Contínuo 2012 Relatório do Módulo Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado em Cabo Verde 2012: INE.

9 asiático confirmam esta tendência. Contudo se a este fator demográfico não são associadas políticas públicas que permitam um maior acesso a educação, saúde e emprego esta janela oportunidade se perde, trazendo consequências sociais não desejadas. Para que se de o completo aproveitamento do bónus demográfico é necessário um maior aproveitamento da força de trabalho da mulher, que depende de diversos fatores entre os quais a capacidade de absorção da economia destas capacidades e as ofertas de trabalho que se criam. Mas a utilização da força de trabalho da mulher recai em outros aspetos tais como o fosso de género existente ao acesso a melhores condições de trabalho e de reconhecimento do TNR, de forma a que as mulheres possam ver o seu trabalho reconhecido na economia nacional. Os dados analisados neste trabalho evidenciam que em Cabo Verde, as mulheres têm uma menor participação na força de trabalho nacional, e que mesmo participando estão abocadas a empregos mais vulneráveis e com menos condições laborais. Esta dinâmica tem levado a que a pobreza em Cabo Verde seja maioritariamente feminina, trazendo inúmeras situações de desigualdade. Neste sentido as políticas sociais a serem aplicadas devem ter especial atenção aos fossos de género existentes. As razões para a existência destes fossos são diversas, mas os dados relativamente ao trabalho realizado no país sugerem que o trabalho não remunerado (TNR), no qual se inclui o cuidado a dependentes, pode ser uma das causas que dificultam a participação da mulher na força de trabalho, assim como o acesso a empregos com melhores condições laborais. A importância que leitura e análise de dados demográficos com uma abordagem de género tem, no que concerne a problemática estudada, recai sobre o facto de que da visibilidade as desigualdades de género, assim como permite ter um olhar aprofundado sobre a realidade Cabo-verdiana ao mesmo tempo contribui para a introdução da problemática na agenda pública. A visibilidade auxilia no desenho e análise de propostas orientadas para a igualdade social e melhoria na distribuição de recursos existentes, assim como permite entender as relações entre o acesso, o controlo e benefício dos mesmos.

10 Bibliografia David. E Bloom; Demographic Upheavel IN: Finance and Development March 2016; Diniz. José; A transição Demográfica e a janela de oportunidade IN: Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial; Inquérito Multi-Objetivo Contínuo 2012 Relatório do Módulo Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado em Cabo Verde 2012: INE; Inquérito Multi-Objetivo Contínuo 2014 Estatísticas das famílias e Condições de Vida; James Manley and Felipe Vasquez; Childcare Availability and Female Labor Force Participation: An Empirical Examination of the Chile Crece Contigo Program, 2013; Jorge lyra & benedito medrado: gênero e paternidade nas pesquisas demográficas: o viés científico; Lawson. Sandra; Women Hold up Half the Sky: IN Global Economic paper Nº: 164, 2008; Marone, Heloisa; IN:Demographic Dividend, Gender Equality in Labor Force Participation, and Economic Growth: The Case of Cabo Verde, 2016; Mulheres e Homens em Cabo Verde Factos e Número; Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde, 2015; Takeda Hiroko; All the Japan State Wants is Shining Women (and Their Families): Tatemae and Honne of Abe- Womenomics, 2014; The Global Gender Gap Report 2015: World Económic Fórum;

Oportunidades Económicas e Redução da Pobreza. A Feminização da Pobreza em Cabo Verde.

Oportunidades Económicas e Redução da Pobreza. A Feminização da Pobreza em Cabo Verde. Oportunidades Económicas e Redução da Pobreza A Feminização da Pobreza em Cabo Verde. Nota Introdutória O artigo pretende entender o fenómeno de feminização da pobreza em Cabo Verde através da leitura

Leia mais

Produção de dados estatísticos com uma abordagem de género

Produção de dados estatísticos com uma abordagem de género Produção de dados estatísticos com uma abordagem de género A importância da produção, leitura e análise o de dados com uma abordagem de género em Cabo Verde. Nota Introdutória A IV Conferência das Nações

Leia mais

O acesso a educação e autonomia económica. Quando o acesso a educação não se transforma em oportunidades económicas.

O acesso a educação e autonomia económica. Quando o acesso a educação não se transforma em oportunidades económicas. O acesso a educação e autonomia económica Quando o acesso a educação não se transforma em oportunidades económicas. Nota Introdutória O Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) 3 Promover a Igualdade

Leia mais

O bias de Género na Informalidade e as relações com a Pobreza em Cabo Verde

O bias de Género na Informalidade e as relações com a Pobreza em Cabo Verde O bias de Género na Informalidade e as relações com a Pobreza em Cabo Verde Nota Introdutória O trinômio informalidade/género/pobreza tem sido amplamente discutido, com o objetivo de entender as interações

Leia mais

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira.

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira Os primeiros habitantes

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4 DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS Aula 4 NOS DÁ A IDÉIA DA COMPOSIÇÃO DA POPULAÇAO... Década de 30 A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER passou de aproximadamente 41 anos Década de 50 Viviam média

Leia mais

O sector informal em Cabo Verde: construindo o perfil da atividade, uma abordagem de género

O sector informal em Cabo Verde: construindo o perfil da atividade, uma abordagem de género O sector informal em Cabo Verde: construindo o perfil da atividade, uma abordagem de género Nota Introdutória A construção de um perfil da atividade do sector informal em Cabo Verde com uma abordagem de

Leia mais

Abordagem Estrutural do Mercado de Capitais

Abordagem Estrutural do Mercado de Capitais Abordagem Estrutural do Mercado de Capitais Cenário: tendência de queda da taxa de juros, declínio do ren6smo de renda fixa em relação ao de renda variável, ganho de importância do mercado de capitais.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Curitiba, PR 08/07/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 437,42 km² IDHM 2010 0,823 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 1751907

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Verde, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4810,5 km² IDHM 2010 0,750 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 31589 hab. Densidade

Leia mais

A Conclusão da Transição Demográfica no Brasil e suas Implicações

A Conclusão da Transição Demográfica no Brasil e suas Implicações A Conclusão da Transição Demográfica no Brasil e suas Implicações Eduardo L.G. Rios-Neto Desafios do Desenvolvimento Brasileiro: Seminário em homenagem a Albert Fishlow IEPE/CdG, 3 de julho de 2015 SUMÁRIO

Leia mais

CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS

CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS INDICADORES DEMOGRÁFICOS AMÉRICA LATINA E CARIBE José Eustáquio Diniz Alves e Débora Thomé Rio de Janeiro, 17 de julho de 2013 Indicadores Demográficos para América

Leia mais

Indicadores Demográficos. Atividades Integradas III

Indicadores Demográficos. Atividades Integradas III Indicadores Demográficos Atividades Integradas III Dados demográficos Dados demográficos básicos são uma parte essencial de qualquer investigação epidemiológica: - fazem a contagem da linha de base da

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Monte Verde, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 6528,7 km² IDHM 2010 0,691 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 8093 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alto Araguaia, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5557,93 km² IDHM 2010 0,704 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 15644 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Pedra Preta, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4205,57 km² IDHM 2010 0,679 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 15755 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto de Pedras, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 267,75 km² IDHM 2010 0,541 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Lucas do Rio Verde, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3674,76 km² IDHM 2010 0,768 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 45556 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Batalha, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 322,26 km² IDHM 2010 0,594 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 17076

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alto Garças, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3670,07 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 10350 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Maceió, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 516,46 km² IDHM 2010 0,721 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 932748

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Penedo, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 690,81 km² IDHM 2010 0,630 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 60378

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Pedro da Cipa, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 344,84 km² IDHM 2010 0,660 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 4158 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rondonópolis, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4181,58 km² IDHM 2010 0,755 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 195476 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Jaciara, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1663,25 km² IDHM 2010 0,735 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 25647 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Roteiro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 129,89 km² IDHM 2010 0,505 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 6656

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Barra de São Miguel, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 75 km² IDHM 2010 0,615 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Piranhas, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 408,47 km² IDHM 2010 0,589 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 23045

Leia mais

Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal

Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal José Rebelo dos Santos ESCE / IPS jose.rebelo@esce.ips.pt Lisboa, 7 de outubro de 2016 Sumário: Objetivos Contextualização do desemprego

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Santa Luzia do Norte, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 28,6 km² IDHM 2010 0,597 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Capela, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 207,26 km² IDHM 2010 0,573 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 17077

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Brás, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 140,32 km² IDHM 2010 0,572 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 6718

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Branquinha, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 192,17 km² IDHM 2010 0,513 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Arapiraca, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 352,81 km² IDHM 2010 0,649 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 214006

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cajueiro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 124,88 km² IDHM 2010 0,562 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 20409

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rio Largo, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 310,86 km² IDHM 2010 0,643 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 68481

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Olivença, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 173,99 km² IDHM 2010 0,493 Faixa do IDHM Muito Baixo (IDHM entre 0 e 0,499) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Murici, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 425,32 km² IDHM 2010 0,527 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 26710

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Belo Monte, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 336,38 km² IDHM 2010 0,517 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Ouro Branco, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 206,01 km² IDHM 2010 0,547 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Real do Colégio, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 240,46 km² IDHM 2010 0,551 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Traipu, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 702,41 km² IDHM 2010 0,532 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 25702

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Satuba, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 43,78 km² IDHM 2010 0,660 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 14603

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Estrela de Alagoas, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 265,75 km² IDHM 2010 0,534 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Maravilha, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 281,36 km² IDHM 2010 0,569 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 10284

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Viçosa, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 356,67 km² IDHM 2010 0,586 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 25407

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Miguel dos Milagres, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 65,4 km² IDHM 2010 0,591 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Palmeira dos Índios, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 462,76 km² IDHM 2010 0,638 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de União dos Palmares, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 429,08 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Coqueiro Seco, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 38,94 km² IDHM 2010 0,586 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Teotônio Vilela, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 298,26 km² IDHM 2010 0,564 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Major Isidoro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 455,14 km² IDHM 2010 0,566 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José da Tapera, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 521,63 km² IDHM 2010 0,527 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Bertioga, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 492,82 km² IDHM 2010 0,730 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 47645 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Olho D'Água do Casado, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 324,54 km² IDHM 2010 0,525 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Marechal Deodoro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 333,64 km² IDHM 2010 0,642 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Boca da Mata, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 187,11 km² IDHM 2010 0,604 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Piaçabuçu, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 242,29 km² IDHM 2010 0,572 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 17203

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Quebrangulo, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 300,93 km² IDHM 2010 0,559 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Luís do Quitunde, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 406,14 km² IDHM 2010 0,536 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Descalvado, SP 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 756,84 km² IDHM 2010 0,760 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 31056 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Belém, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 48,36 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 4551 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Pão de Açúcar, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 662,95 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Craíbas, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 276,26 km² IDHM 2010 0,525 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 22641

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarujá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 143,71 km² IDHM 2010 0,751 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 290752 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Coité do Nóia, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 88,52 km² IDHM 2010 0,533 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Olho D'Água das Flores, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 183,96 km² IDHM 2010 0,565 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Poço das Trincheiras, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 303,4 km² IDHM 2010 0,526 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Equipa: r_euclides 2ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA - 2ª AVALIAÇÃO 1

Equipa: r_euclides 2ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA - 2ª AVALIAÇÃO 1 Equipa: r_euclides FASE NACIONAL 2ª AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOÃO DE ARAÚJO CORREIA CATEGORIA B REGIÃO DO DOURO 2ª COMPETIÇÃO EUROPEIA DE ESTATÍSTICA - 2ª AVALIAÇÃO 1 Atualmente sabemos que há uma

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Mongaguá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 144,21 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 46293 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Esperança, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,54 km² IDHM 2010 0,623 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 31095 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alta Floresta, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8983,98 km² IDHM 2010 0,714 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 49164 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Novo do Parecis, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9480,98 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 27577

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Santo Antônio, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4386,24 km² IDHM 2010 0,653 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 2005 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Paranatinga, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24272,24 km² IDHM 2010 0,667 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 19290 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cuiabá, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3552,82 km² IDHM 2010 0,785 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 551098 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rio Branco, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 530,1 km² IDHM 2010 0,707 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 5070 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rosário Oeste, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8061,98 km² IDHM 2010 0,650 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17679 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto dos Gaúchos, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7036,6 km² IDHM 2010 0,685 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 5449 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Várzea Grande, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 940,83 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 252596 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Patos, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 515,74 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 100674 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Maringá, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 11554,5 km² IDHM 2010 0,663 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6590 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Gaúcha do Norte, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 16962,36 km² IDHM 2010 0,615 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6293 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Sinop, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3204,92 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 113099 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cáceres, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24478,87 km² IDHM 2010 0,708 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 87942 hab. Densidade

Leia mais

Universidade Federal do ABC Curso: Políticas Públicas Disciplina: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Profa.

Universidade Federal do ABC Curso: Políticas Públicas Disciplina: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Profa. Universidade Federal do ABC Curso: Políticas Públicas Disciplina: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Profa. Maria Luiza Levi Aula 07 Dinâmica demográfica e políticas públicas Dinâmica demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Castanheira, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3966,38 km² IDHM 2010 0,665 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 8231 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Diamantino, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7657,48 km² IDHM 2010 0,718 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 20341 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Canarana, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 10877,15 km² IDHM 2010 0,693 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 18754 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Canaã do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5996,71 km² IDHM 2010 0,686 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 12127 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nobres, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3874,39 km² IDHM 2010 0,699 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 15002 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Guarita, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1091,25 km² IDHM 2010 0,688 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 4932 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Marilândia, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1946,65 km² IDHM 2010 0,704 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 2951 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Juara, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 21474,36 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 32791 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarabira, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,77 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 55326 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Bandeirantes, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9573,21 km² IDHM 2010 0,650 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 11643 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Poconé, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 17319,01 km² IDHM 2010 0,652 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 31779 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarantã do Norte, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4732,38 km² IDHM 2010 0,703 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 32216 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo São Joaquim, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5039,25 km² IDHM 2010 0,649 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6042 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Barra do Garças, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9176,17 km² IDHM 2010 0,748 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 56560 hab. Densidade

Leia mais