Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância."

Transcrição

1 CUSTOS DE PRODUÇÃO

2 OBJETIVO GERAL Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Caracterizar definições básicas e conceitos relacionados a custos dentro do universo da economia. Identificar a relação entre a função de produção e a curva de custo. Caracterizar e explicar as diversas medidas de custos e seus usos.

3 CUSTOS EM ECONOMIA: DEFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Lei de oferta: Existe relação positiva entre o preço e a quantidade ofertada. O que resulta em uma curva positivamente inclinada. Objetivo da firma em economia: Maximizar lucro. Quanto maior os preços maior a receita e maior a possibilidade de ter um lucro maior. Mas este resultado depende da estrutura de custos.

4 CUSTOS EM ECONOMIA: DEFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Receita Total Quantia total que a empresa recebe pela venda de seus produtos. Receita Total = Preço de Venda x Quantidade Vendida Custo Total Quantia total gasta pela firma ao comprar e utilizar insumos de produção, visando viabilizar a quantidade produzida. Lucro Total É a diferença entre receita total e custo total. Lucro Total = Receita Total Custo Total

5 CUSTOS EM ECONOMIA: DEFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Custo como custo de oportunidade Os custos de produção de uma empresa devem incluir todos os custos de oportunidade envolvidos na produção. Ou seja, inclui custos associados a desembolsos e pagamentos, e custos que se efetivam sem que ocorra o desembolso efetivo (Ex: deixar de ganhar um rendimento mensal de 6,2% ao ano da poupança para investir o dinheiro em um novo empreendimento).

6 CUSTOS EM ECONOMIA: DEFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Os custos de produção são compostos por custos explícitos e custos implícitos: Custos explícitos envolvem o pagamento efetivo (desembolso real) para a aquisição de fatores produtivos. Ex: Compra de máquinas e equipamentos Custos implícitos não envolvem desembolso efetivo por parte da empresa, mas constituem um custo de oportunidade. Ex: Deixar de trabalhar ganhando 20 reais por hora para gerenciar sua própria empresa.

7 CUSTOS EM ECONOMIA: DEFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Lucro Econômico e Lucro Contábil: Em economia, o lucro de uma empresa é a diferença entre receita total e todos os custos de oportunidade, sejam eles explícitos e/ou implícitos (Lucro Econômico). Em contabilidade, o lucro de uma empresa é a diferença entre receita total e os custos explícitos desta empresa. Os contadores não consideram os custos implícitos (Lucro Contábil).

8 CUSTOS EM ECONOMIA: DEFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Lucro Econômico e Lucro Contábil: Visão em contabilidade Visão em economia Custos Explícitos Lucro Contábil Receita Total Custos Explícitos Custos Implícitos Lucro Econômico Total de custos de oportunidade Quando a receita total for maior que a soma dos custos explícitos e implícitos teremos lucro econômico. O lucro contábil será sempre maior que o lucro econômico.

9 CUSTOS EM ECONOMIA: PRODUÇÃO E CUSTOS Função de produção: Relação entre a quantidade produzida (Q P ) de uma bem e a quantidade de insumos utilizada para produzi-lo (Q I ). Esta relação entre Q I usada para produzir Q P muda dependendo de quanto se esta produzindo. Ou seja, não é uma relação fixa.

10 CUSTOS EM ECONOMIA: PRODUÇÃO E CUSTOS Produto marginal: é a quantidade adicional de produção gerada por um aumento unitário de um determinado insumo. É medida pela razão entre a quantidade adicional de produção e a quantidade adicional de um insumo.

11 CUSTOS EM ECONOMIA: PRODUÇÃO E CUSTOS Produto marginal decrescente: é a propriedade dos insumos segundo a qual o produto marginal deste insumo diminui conforme aumenta a quantidade utilizada deste insumo na produção. Exemplo: Conforme são contratados mais trabalhadores para trabalhar em uma lavoura, cada novo trabalhador contribui cada vez menos para a produção total deste empreendimento. Isso ocorre porque todos os outros insumos (como o terreno e máquinas) estão fixos.

12 CUSTOS EM ECONOMIA: FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Função de Produção Produto Marginal Quantidade Trabalhador A inclinação da função de produção é a medida da produtividade marginal de um determinado insumo. - Conforme o produto marginal diminui a função vai ficando menos inclinada. Como acontece com a função de produção acima.

13 CUSTOS EM ECONOMIA: CURVA DE CUSTO TOTAL Curva de Custo Total Custo Fixo (Aluguel Fábrica) Custo Variável (Sal. por trabalhador) Custo Total Quantidade A relação entre a quantidade que a firma produz e os seus custos determinam os preços a serem cobrados por seus produtos. - A curva de custo total mostra esta relação.

14 CUSTOS EM ECONOMIA: VÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS O custo total de produção podem ser divididos em fixos e variáveis. Custo Total = Custo Fixo Total + Custo Variável Total Custos fixos: são custos que não variam conforme alteramos a quantidade produzida. Ex: Aluguel da fábrica. Custos variáveis: são custos que variam conforme alteramos a quantidade produzida. Ex: Gastos com insumos.

15 CUSTOS EM ECONOMIA: VÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Gráfico de Custos Custo Total Custo Fixo Custo Variável Quantidade Custo Custo Custo Total Fixo Variável

16 CUSTOS EM ECONOMIA: VÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Custo total médio (CTM)é o custo de produção de cada unidade padrão produzida. Podemos obtê-lo ao dividir o custo total (CT) pelo número de unidades produzidas. CTM= CFM +CVM Custo fixo médio (CFM): Custo fixo total dividido pelo número de unidades produzidas. Custo variável médio (CVM): Custo variável total dividido pelo número de unidades produzidas.

17 CUSTOS EM ECONOMIA: VÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Custo marginal (Cmg): mede o quanto o custo total de uma firma aumenta quando aumenta-se a produção em mais uma unidade. Ou seja, qual o aumento de custo para se produzir uma unidade adicional. Custo marginal é importante para identificarmos se vale a pena produzir mais uma unidade de um produto ou não.

18 CUSTOS EM ECONOMIA: VÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Custo Total Médio Custo Fixo Médio Custo Varíavel Médio Custo Marginal Custo Custo Custo Custo Quantidade Total Fixo Variável Marginal Médio Médio Médio ,5 7, ,28 4, ,75 3, ,33 3,

19 CUSTOS EM ECONOMIA: VÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Formado das curvas de custo: Curva de custo marginal Cresce conforme a produção aumenta. Isso reflete a produtividade marginal decrescente. Curva de custo médio total Tem um formato de U. Ou seja, apresenta custos médios menores em quantidade intermediárias de produção (Escala Eficiente). Em baixos níveis de produção o custo total médio é alto, pois os custos fixos são diluídos sobre uma quantidade pequena de produção. À medida em que a produção aumenta o custo total médio diminui. O custo total médio começa a subir porque o custo variável médio cresce significativamente.

20 CUSTOS EM ECONOMIA: CUSTO TOTAL MÉDIO, CUSTO MARGINAL E ESCALA EFICIENTE Relações entre custo total e custo marginal: Sempre que o custo marginal for inferior ao custo total médio, temos que o custo total médio estará diminuindo. Sempre que o custo marginal for superior ao custo total médio, temos que o custo total médio estará aumentando. No ponto em que as curvas de custo marginal e custo total médio se cruzarem teremos o nível de escala eficiente. Sendo que a escala eficiente é o nível de produção em que temos o menor custo total médio; ou seja, o menor custo por unidade padrão.

21 CUSTOS EM ECONOMIA: CUSTO TOTAL MÉDIO, CUSTO MARGINAL E ESCALA EFICIENTE Escala Eficiente (CTM=Cmg) Custo Total Médio Custo Marginal CTM > Cmg CTM está diminuindo. CTM < Cmg CTM está aumentando.

22 CUSTOS EM ECONOMIA: 5 PROPRIEDADES DAS CURVAS DE CUSTO - UM RESUMO 1 - O Cmg aumenta com o aumento da quantidade produzida. 2 - A curva de CFM diminui com o aumento da quantidade produzida. 3 - A curva de CVM aumenta com o aumento da quantidade produzida. 4 - A curva de CTM tem um formato de U. 5 - As curvas de Cmg e CTM se cruzam no ponto em que a CTM é mínimo.

23 CUSTOS EM ECONOMIA: CUSTOS NO CURTO E NO LONGO PRAZO Para os produtores a divisão de custos totais entre fixos e variáveis depende do horizonte de tempo: No curto prazo muitos custos são fixos Ex: Aluguel de um galpão ou industria é fixa para períodos curtos. No longo prazo alguns custos que antes eram fixos podem se tornar variáveis Ex: Aluguel de um galpão ou industria é variável no longo prazo, dado que podemos alugar mais ou menos galpões. Devido aos custos serem fixos no curto prazo, mas variáveis no longo prazo, as curvas de custo de longo prazo são diferentes das de curto prazo!

24 CUSTOS EM ECONOMIA: CUSTOS NO CURTO E NO LONGO PRAZO Custo CTM curto prazo1 (Empresa Pequena) CTM Longo Prazo CTM curto prazo6 (Empresa Grande) CTM curto prazo2 (Empresa Pequena) CTM curto prazo5 (Empresa Grande) CTM curto prazo3 (Empresa Média) CTM curto prazo4 (Empresa Média) Quant.

25 CUSTOS EM ECONOMIA:ECONOMIAS E DESECONOMIAS DE ESCALA Economias de escala ocorrem quando o custo total médio de longo prazo diminui quando a produção aumenta. Deseconomias de escala ocorrem quando o custo total médio de longo prazo aumenta quando a produção aumenta. Retornos de escala constante ocorrem quando o custo total médio de longo prazo não se altera quando a produção aumenta.

26 CUSTOS EM ECONOMIA: CUSTOS NO CURTO E NO LONGO PRAZO Custo CTM curto prazo1 (Empresa Pequena) CTM Longo Prazo CTM curto prazo6 (Empresa Grande) CTM curto prazo2 (Empresa Pequena) CTM curto prazo5 (Empresa Grande) CTM curto prazo3 (Empresa Média) CTM curto prazo4 (Empresa Média) Retornos Constantes de Escala Quant.

27 CUSTOS EM ECONOMIA: DIVERSOS TIPOS DE CUSTO - UM RESUMO Tipo Definição Desc. Matemática Custos Explícitos Custos que exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa. - Custos Implícitos Custos que não exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa. Custos Fixos Custos que não variam com a quantidade produzida. CF Custos Variáveis Custos que variam com a quantidade produzida. CV Custo Total O valor de mercado de todos os insumos que a empresa usa na produção. - CT = CF + CV Custo Fixo Médio Custos fixos divididos pela quantidade produzida. CFM = CF/Q Custo Variável Médio Custos variáveis divididos pela quantidade produzida. CVM = CV/Q Custo Total Médio Custo total dividido pela quantidade produzida. CTM = CT/Q Custo Marginal Fonte: Mankiw, O aumento do custo total que resulta de um aumento de uma unidade adicional de produção. Cmg = Var.CT/Var.Q

28 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MANKIW, N. G. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, pg. VASCONCELLOS, M. S. Economia, Micro e Macro, Atlas, 2002.

Custos de Produção. Copyright 2004 South-Western

Custos de Produção. Copyright 2004 South-Western 5 Teoria da Firma Custos de Produção 13 Copyright 2004 South-Western Lei da Oferta: Teoria da Firma As firmas estão dispostas a produzir e vender uma quantidade maior quando o preço do bem aumenta. A curva

Leia mais

Esalq/USP Curso de Ciências Econômicas les Introdução à Economia Custos de Produção

Esalq/USP Curso de Ciências Econômicas les Introdução à Economia Custos de Produção Esalq/USP Curso de Ciências Econômicas les 101 - Introdução à Economia Custos de Produção Os custos de produção Nos capítulos anteriores, usamos a curva de oferta para sumariar as decisões de produção

Leia mais

Capítulo 13. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Capítulo 13. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Custos de Produção Introdução à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 13 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should be mailed to:

Leia mais

Custos de produção. Roberto Guena. 18dejunhode2010 USP. Roberto Guena (USP) Custos 18 de junho de / 1

Custos de produção. Roberto Guena. 18dejunhode2010 USP. Roberto Guena (USP) Custos 18 de junho de / 1 Custos de produção Roberto Guena USP 18dejunhode2010 Roberto Guena (USP) Custos 18 de junho de 2010 1/ 1 Custos econômicos e custos contábeis Custos contábeis são os custos medidos em termos de valores

Leia mais

Parte III: Construindo a Curva de Oferta. Marta Lemme - IE/UFRJ

Parte III: Construindo a Curva de Oferta. Marta Lemme - IE/UFRJ Parte III: Construindo a Curva de Oferta Marta Lemme - IE/UFRJ III.1. Produção A função de produção é a relação entre a quantidade de insumos que uma firma usa e a quantidade de produto que ela produz.

Leia mais

Produção e o Custo da Empresa. Conceitos básicos; Função de produção; Lei dos rendimentos decrescentes; Equilíbrio da firma; Custos de Produção.

Produção e o Custo da Empresa. Conceitos básicos; Função de produção; Lei dos rendimentos decrescentes; Equilíbrio da firma; Custos de Produção. Produção e o Custo da Empresa Conceitos básicos; Função de produção; Lei dos rendimentos decrescentes; Equilíbrio da firma; Custos de Produção. 1. Conceitos básicos A economia é formada por diversas empresas

Leia mais

Podemos ter rendimentos crescentes, decrescentes ou constantes de escala.

Podemos ter rendimentos crescentes, decrescentes ou constantes de escala. 1 Aula 7 - Conceito de Economias de Escala Ao longo prazo, o que acontece com a produção quando variamos igualmente todos os insumos? (Portanto, não alteramos a escassez ou abundância relativa de nenhum

Leia mais

Custos de Produção. Introdução Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximização do Lucro Total

Custos de Produção. Introdução Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximização do Lucro Total Custos de Produção Introdução Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximização do Lucro Total 1 Introdução Oferta Teoria da Firma Teoria da Produção (relações entre a quantidade produzida e as quantidades

Leia mais

Vamos desenvolver a teoria de comportamento do produtor ou teoria da firma por um outro caminho, considerando os custos de produção e a receita da

Vamos desenvolver a teoria de comportamento do produtor ou teoria da firma por um outro caminho, considerando os custos de produção e a receita da 3. Teoria da Firma Vamos desenvolver a teoria de comportamento do produtor ou teoria da firma por um outro caminho, considerando os custos de produção e a receita da firma. De maneira muito simplificada,

Leia mais

Pós-Economia Custos Prof - Isnard Martins

Pós-Economia Custos Prof - Isnard Martins Pós-Economia Custos Prof - Isnard Martins Rosseti, J, Introdução à Economia, Atlas, 2006 Vasconcelos M.A, Economia Micro e Macro, 4a Edição Douglas Evans.Managerial Economics.Prentice Hall. New Jersey

Leia mais

Microeconomia. UNIDADE 7 Aula 6.1

Microeconomia. UNIDADE 7 Aula 6.1 Microeconomia UNIDADE 7 Aula 6.1 Prof - Isnard Martins Rosseti, J, Introdução à Economia, Atlas, 2006 Vasconcelos M.A, Economia Micro e Macro, 4a Edição Douglas Evans.Managerial Economics.Prentice Hall.

Leia mais

L Q PMe L PMg L / / / / / /7-2

L Q PMe L PMg L / / / / / /7-2 Lista 5 - Gabarito 1. Resolução: A função de produção representa a forma pela qual os insumos são transformados em produtos por uma empresa. Em geral, considera-se o caso de uma empresa que produz apenas

Leia mais

Curvas de Custos. Varian - Cap. 21

Curvas de Custos. Varian - Cap. 21 Curvas de Custos Varian - Cap. 21 Funções de Custo Total, Fixo e Variável F = custo fixo da firma; diz respeito aos insumos fixos que não variam no curto-prazo e, portanto, não variam com o nível de produto

Leia mais

Mercados Competitivos. Copyright 2004 South-Western

Mercados Competitivos. Copyright 2004 South-Western Mercados Competitivos 14 Copyright 2004 South-Western Mercado Competitivo Um mercado perfeitamente competitivo tem as seguintes características: Grande número de compradores e vendedores. Os produtos oferecidos

Leia mais

os custos totais são determinados pela soma entre os custos variáveis e os custos fixos.

os custos totais são determinados pela soma entre os custos variáveis e os custos fixos. Módulo 7 Teoria dos Custos Como destacamos em alguns dos módulos anteriores, os produtores são indivíduos racionais, e como tais irão buscar maximizar seus resultados ao realizarem suas atividades produtivas.

Leia mais

Teoria da firma: produção e custos de. produção. Técnico em Logística. 05_Sistemas Econômicos_Teoria da Produção e Custos

Teoria da firma: produção e custos de. produção. Técnico em Logística. 05_Sistemas Econômicos_Teoria da Produção e Custos Teoria da firma: e custos de Teoria da firma: e custos de Introdução Considerações preliminares Uma economia de mercado é orientada pelas forças da oferta e da procura. Consumidores Firmas Unidades do

Leia mais

Microeconomia. Maximização de Lucros e Concorrência Perfeita. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Microeconomia. Maximização de Lucros e Concorrência Perfeita. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Microeconomia Maximização de Lucros e Concorrência erfeita rof.: Antonio Carlos Assumpção Conteúdos da Seção Maximização de lucros e oferta competitiva As receitas total, média e marginal Lucro econômico

Leia mais

TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS

TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS INTRODUÇÃO CONSUMIDORES: atendimento de necessidades teoria do consumidor FIRMAS: desenvolvimentos de atividades produtivas teoria da firma TEORIA DA PRODUÇÃO: CONCEITOS

Leia mais

Custos de Produção. Custo e Receita Total. Objetivo da Firma. Lucro da Firma. 13. Custos de Produção. Custo como Custo de Oportunidade

Custos de Produção. Custo e Receita Total. Objetivo da Firma. Lucro da Firma. 13. Custos de Produção. Custo como Custo de Oportunidade s de Produção 13. s de Produção A lei da oferta: Firmas estão dispostas a produzir uma quantidade maior de bens quando o preço do bem é mais alto Por essa razão a curva da oferta é positivamente inclinada

Leia mais

Teoria da Firma. Capítulo VI. Introdução. Introdução. Medição de custos: quais custos considerar?

Teoria da Firma. Capítulo VI. Introdução. Introdução. Medição de custos: quais custos considerar? Introdução Teoria da Firma A tecnologia de produção representa a relação entre os insumos e a produção. Dada a tecnologia de produção, os administradores da empresa devem decidir como produzir. Capítulo

Leia mais

UC: Economia da Empresa

UC: Economia da Empresa UC: Economia da Empresa 9ª Sessão Curso: Licenciatura em Gestão de Marketing Docente: Nuno J. Farinha 1 Introdução Hipótese 1: Teoria da empresabaseada na economia da produção Óptica da Oferta Campos de

Leia mais

Introdução à Microeconomia. Renata Lèbre La Rovere. Grupo de Economia da Inovação IE/UFRJ. Aula para Prova Final

Introdução à Microeconomia. Renata Lèbre La Rovere. Grupo de Economia da Inovação IE/UFRJ. Aula para Prova Final Introdução à Microeconomia Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação IE/UFRJ Aula para Prova Final Excedente do Consumidor e do Produtor (Krugman&Wells cap.6) Excedente do Consumidor: diferença

Leia mais

FUNDAMENTOS DA TEORIA DOS CUSTOS: RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA

FUNDAMENTOS DA TEORIA DOS CUSTOS: RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA FUNDAMENTOS DA TEORIA DOS CUSTOS: RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA Ulisses Pereira Ribeiro 1 Alderlenne de Oliveira Prata Ribeiro 2 RESUMO O objetivo deste texto é apresentar fundamentos

Leia mais

Empresas em Mercados Competitivos

Empresas em Mercados Competitivos Empresas em Mercados Competitivos Introdução à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 14 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should

Leia mais

Profa. Luciana Rosa de Souza

Profa. Luciana Rosa de Souza Profa. Luciana Rosa de Souza o Curto prazo e Longo prazo No estudo da produção, é importante que se diferencie o curto prazo do longo prazo. Curto Prazo: refere-se ao período de tempo no qual um ou mais

Leia mais

Economia Pesqueira I

Economia Pesqueira I Economia Pesqueira I Custos de Produção Prof. Rogério César Conceito de Custos Custo de Oportunidade: O custo de um produto é o valor da melhor alternativa abandonada para se obter aquele produto. Custo

Leia mais

PRODUÇÃO. Introdução a Economia

PRODUÇÃO. Introdução a Economia PRODUÇÃO Introdução a Economia Tópicos para discussão Slide 2 Conceitos Básicos Produção no Curto Prazo Produção no Longo Prazo Rendimentos de escala Oferta Slide 3 Quantidade de um bem que os produtores

Leia mais

Microeconomia. Bibliografia. Teoria da Produção. Arilton Teixeira Mankiw, cap 13; Pindyck e Rubinfeld, caps 6 e 7.

Microeconomia. Bibliografia. Teoria da Produção. Arilton Teixeira Mankiw, cap 13; Pindyck e Rubinfeld, caps 6 e 7. Microeconomia Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap 13; Pindyck e Rubinfeld, caps 6 e 7. 2 Teoria da Produção As firmas operam no mercado. O objetivo das firmas é maximização

Leia mais

preço das matérias primas e dos fatores de

preço das matérias primas e dos fatores de Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: preço do próprio bem preço das matérias primas e dos fatores de produção tecnologia utilizada Oferta Individual

Leia mais

Microeconomia. 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência. Francisco Lima

Microeconomia. 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência. Francisco Lima Microeconomia 4 Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Objetivos Distinguir entre custos contabilísticos

Leia mais

Lista 6 Gabarito. Capítulo 7. canto, onde L = 4 e K = 0. Nesse ponto, o custo total é $88. Isoquanta para Q = 1

Lista 6 Gabarito. Capítulo 7. canto, onde L = 4 e K = 0. Nesse ponto, o custo total é $88. Isoquanta para Q = 1 Lista 6 Gabarito Capítulo 7 1. Um fabricante de cadeiras contrata sua mão de obra para a linha de montagem por $22 por hora e calcula que o aluguel de suas máquinas seja de $110 por hora. Suponha que uma

Leia mais

ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES

ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES OBJETIVO GERAL Introduzir o conceito de elasticidade e suas aplicações como forma de entender melhor e específica os efeitos de mudanças nos preços sobre a oferta e a demanda.

Leia mais

Microeconomia. UNIDADE 5 Aula 5.1

Microeconomia. UNIDADE 5 Aula 5.1 Microeconomia UNIDADE 5 Aula 5.1 Prof - Isnard Martins Rosseti, J, Introdução à Economia, Atlas, 2006 Vasconcelos M.A, Economia Micro e Macro, 4a Edição Douglas Evans.Managerial Economics.Prentice Hall.

Leia mais

Minimização de custos

Minimização de custos Minimização de custos Roberto Guena de Oliveira USP 9dejunhode2015 Sumário 1 Conceitos básicos 2 Afunçãodecusto Ocasodeumúnicofatorvariável Custoscomummaisdeumfatorvariável 3 Medidas de custo unitário

Leia mais

EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS

EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS Do que se trata? Trata-se do tema 4: Exemplifique e mostre o funcionamento de um mercado próximo da concorrência perfeita. O que vamos fazer? Aplicar conceitos do tema

Leia mais

Capítulo 7. O custo de produção 25/09/2015. O custo de produção. Custos fixos e custos variáveis. Custos econômicos versus custos contábeis

Capítulo 7. O custo de produção 25/09/2015. O custo de produção. Custos fixos e custos variáveis. Custos econômicos versus custos contábeis O custo de produção Quais itens deveriam ser incluídos como parte integrante dos custos de uma empresa? Capítulo 7 O custo de produção slide 1 2014 Pearson. Todos os direitos reservados. Os custos incluem

Leia mais

Lista de exercícios 5 Microeconomia 1

Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Graduação em economia Exercícios para entrega 08 de junho de 2016 Exercício 1. Uma empresa produz bolas de gude e possui a seguinte função de produção: Q = 2(KL) 0.5,

Leia mais

Fundamentos de Economia

Fundamentos de Economia Fundamentos de Economia Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição 2009 I Teoria da Produção 6.1 Introdução Ateoriadaproduçãoeateoriadoscustosdeproduçãoconstituema teoria da oferta

Leia mais

Módulo 8 Teoria da Produção

Módulo 8 Teoria da Produção Módulo 8 Teoria da Produção Numa economia de mercado, consumidores e empresas representam respectivamente as unidades do setor de consumo e de produção, que se interrelacionam através do sistema de preços

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia Marcelo Pessoa de Matos Aula 14 PARTE II: PRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA DA PARTE II: Krugman & Wells, cap. 7, 8 e 9 Varian, caps. 18,19,21,22,23 BIBLIOGRAFIA DESTA AULA: Krugman & Wells,

Leia mais

Estrutura de Mercado e Tomada de Decisão

Estrutura de Mercado e Tomada de Decisão Estrutura de Mercado e Tomada de Decisão Material Teórico Custos Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Bruno Leonardo Silva Tardelli Revisão Textual: Profa. Ms. Luciene Oliveira da Costa Santos Custos

Leia mais

MICROECONOMIA PARA ADM* MARIA ISABEL BUSATO

MICROECONOMIA PARA ADM* MARIA ISABEL BUSATO MICROECONOMIA PARA ADM* MARIA ISABEL BUSATO *Baseados Pyndick e slides J. Paranhos AULA 15 7. Custos Componentes básicos dos custos Tipos de custos Economias de Escala e Escopo Bibliografia: PINDYCK, Robert

Leia mais

AULA 10 MERCADOS PERFEITAMENTE COMPETITIVOS

AULA 10 MERCADOS PERFEITAMENTE COMPETITIVOS PRO 3206 - Introdução a Economia AULA 10 MERCADOS PERFEITAMENTE COMPETITIVOS Prof. Regina Meyer Branski Estruturas de Mercado Preço e Quantidade de equilíbrio Oferta e Demanda Resultados diferentes em

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Economia

Universidade Federal de Roraima Departamento de Economia Universidade Federal de Roraima Departamento de Economia Última Atualização: 03/06/01 1) A tabela abaixo demonstra que conforme o número de insumos variáveis aumenta com a produção de um bem, teremos um

Leia mais

PRO INTRODUÇÃO A ECONOMIA. Aula 12 Mercados Perfeitamente Competitivos

PRO INTRODUÇÃO A ECONOMIA. Aula 12 Mercados Perfeitamente Competitivos PRO2208 - INTRODUÇÃO A ECONOMIA Aula 12 Mercados Perfeitamente Competitivos Estruturas de Mercado Preço e Quantidade de equilíbrio Oferta e Demanda Resultados diferentes em diferentes mercados Estruturas

Leia mais

O Significado da Competição. 14. Empresas em Mercados Competitivos. O Significado da Competição. O Significado da Competição

O Significado da Competição. 14. Empresas em Mercados Competitivos. O Significado da Competição. O Significado da Competição 14. Empresas em Mercados Competitivos O Significado da Competição Um mercado perfeitamente competitivo tem as seguintes características: Existem muitos compradores e vendedores Os bens oferecidos são essencialmente

Leia mais

Economia Pública. Economia Pública

Economia Pública. Economia Pública Economia Pública 1º Semestre 2010/11 Programa Base: Economia Pública 0 Revisões de Microeconomia 0. Revisões de Microeconomia 1. Intervenção do Estado na Economia 1.1 Objectivos 1.2 Bens Públicos 1.3 Externalidades

Leia mais

Aula 15 Teoria da Produção 19/04/2010 Bibliografia: Vasconcellos (2006) Cap. 6, Mankiw (2007) Cap. 13. Texto: Eu vos declaro marido e mulheres

Aula 15 Teoria da Produção 19/04/2010 Bibliografia: Vasconcellos (2006) Cap. 6, Mankiw (2007) Cap. 13. Texto: Eu vos declaro marido e mulheres Aula 15 Teoria da Produção 19/04/2010 Bibliografia: Vasconcellos (2006) Cap. 6, Mankiw (2007) Cap. 13. Texto: Eu vos declaro marido e mulheres Teoria da produção Firma ou empresa para economia é uma unidade

Leia mais

ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES TMST L.

ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES TMST L. ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES 1. A função de produção de determinado produto tem a expressão Q = 100L. Sendo o custo do capital $120 por dia e o do trabalho $30 por dia, qual

Leia mais

Mercado de Fatores de Produção

Mercado de Fatores de Produção C H A P T E R 18 Mercado de Fatores de Produção Microeonomics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Premium PowerPoint Slides by Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all rights

Leia mais

Aula 16 26/04/2010 Economia TP002 Bibliografia: Cap. 13 Mankiw (2007) Texto: A feia fumaça e o casaco verde limão. Noção de externalidades.

Aula 16 26/04/2010 Economia TP002 Bibliografia: Cap. 13 Mankiw (2007) Texto: A feia fumaça e o casaco verde limão. Noção de externalidades. Aula 16 26/04/2010 Economia TP002 Bibliografia: Cap. 13 Mankiw (2007) Texto: A feia fumaça e o casaco verde limão. Noção de externalidades. CUSTOS DE PRODUÇÃO: A economia é composta por milhares de empresas.

Leia mais

Ponto de partida para o estudo da organização industrial. CT determinante das tomadas de decisões das empresas.

Ponto de partida para o estudo da organização industrial. CT determinante das tomadas de decisões das empresas. TEORIA DOS CUSTOS Os custos totais de produção preocupações dos empresários. uma das principais Como medir os custos? Como controlar os custos? Como reduzir os custos? Ponto de partida para o estudo da

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático 1 Teoria Microeconômica I Prof. Salomão Neves 2 Conteúdo Programático 2ª Avaliação Teoria da Firma Tecnologia Maximização de lucro Minimização de custo Curvas de custo 3 Conteúdo Programático 3ª Avaliação

Leia mais

Microeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Microeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex Microeconomia: Produção Prof. Ms. Marco A. www.marcoarbex.wordpress.com marco.arbex@live.estacio.br Produção Conceitos Básicos Produção: o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção

Leia mais

Teoria Microeconômica I

Teoria Microeconômica I 1 Teoria Microeconômica I Prof. Salomão Neves 2 Conteúdo Programático 2ª Avaliação Teoria da Firma Tecnologia Maximização de lucro Minimização de custo Curvas de custo 3 Conteúdo Programático 3ª Avaliação

Leia mais

PROCESSO DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO: UM RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA.

PROCESSO DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO: UM RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA. PROCESSO DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO: UM RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA. Ulisses Pereira Ribeiro 1 A análise econômica da produção parte do princípio da busca da maximização do lucro por

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PREÇO

CONSIDERAÇÕES SOBRE PREÇO Formação de preço INTRODUÇÃO A perenidade de um negócio depende muito da maneira como é calculado o preço dos produtos e serviços oferecidos. Fazer o cálculo de maneira errada é um dos maiores erros, depois

Leia mais

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Microeconomia Monopólio rof.: Antonio Carlos Assumpção Maximização de Lucros Definições reliminares Receita Total: Receita Média: Como: RT. Rme A receita média é a receita auferida na venda de uma unidade.

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 14 Os custos de produção 2013 Cengage Learning. All Rights ReMay served. not be copied, scanned, or duplicated, in whole or

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Centro de ciências e Tecnologia Agroalimentar UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL (UACTA)

Universidade Federal de Campina Grande Centro de ciências e Tecnologia Agroalimentar UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL (UACTA) Disciplina: Economia Ambiental Créditos: 4 Carga Horária: 60 Professor: Dr. Walker Gomes de Albuquerque TEORIA DA PRODUÇÃO PARTE 2 Teoria da produção Uma das questões mais importantes da Economia diz respeito

Leia mais

Capítulo 4 Teoria da Produção

Capítulo 4 Teoria da Produção Capítulo 4 Teoria da Produção 1. Produção Econômica i. Produção econômica: é a arte ou técnica de reunir insumos e transformá-los, através da aplicação de uma tecnologia, em um novo produto. O aspecto

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Fiscal Economia do Trabalho Demanda e Oferta por Mão de Obra Fábio Lobo

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Fiscal Economia do Trabalho Demanda e Oferta por Mão de Obra Fábio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Fiscal Economia do Trabalho Demanda e Oferta por Mão de Obra Fábio Lobo Demanda e Oferta por Mão de Obra. Prof. Fábio Lobo.

Leia mais

Economia. A Teoria da Produção e dos Custos de Produção. Capítulo 9. 4º Semestre. CARLOS NOÉME

Economia. A Teoria da Produção e dos Custos de Produção. Capítulo 9. 4º Semestre. CARLOS NOÉME Economia A Teoria da Produção e dos Custos de Produção Capítulo 9 CARLOS NOÉME noeme@isa.ulisboa.pt 4º Semestre O que vamos aprender A empresa é o agente económico mais importante que realiza decisões

Leia mais

A renda nacional: produção, distribuição e alocação

A renda nacional: produção, distribuição e alocação A renda nacional: produção, distribuição e alocação Queremos entender as relações entre diferentes variáveis e prever os resultados de diferentes políticas econômicas Qual o volume de produção de uma empresa?

Leia mais

Custos da Produção Parte 2

Custos da Produção Parte 2 Custos da Produção Parte 2 4. Curvas de custos Longo vs Curto Prazo. 5. Produção com Dois Produtos Economias de Escopo. 6. Mudanças Dinâmicas nos Custos A Curva de Aprendizagem. 7. Estimativa e Previsão

Leia mais

Fonseca, Alan Sales da. Contabilidade de custos: classificação de custos / Alan Sales da Fonseca. Varginha, slides; il.

Fonseca, Alan Sales da. Contabilidade de custos: classificação de custos / Alan Sales da Fonseca. Varginha, slides; il. Fonseca, Alan Sales da. F676c Contabilidade de custos: classificação de custos / Alan Sales da Fonseca. Varginha, 2015. 23 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo deacesso: World Wide

Leia mais

Módulo 9 Análises de Curto e Longo Prazo Análise de Curto Prazo

Módulo 9 Análises de Curto e Longo Prazo Análise de Curto Prazo Módulo 9 Análises de Curto e Longo Prazo 9.1. Análise de Curto Prazo Se retomarmos o exemplo da função de produção exposto acima, em que a quantidade produzida é condicionada pelas quantidades de capital

Leia mais

Microeconomia. 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência. Francisco Lima

Microeconomia. 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência. Francisco Lima Microeconomia 4 Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Objetivos Distinguir entre custos contabilísticos

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA MÓDULO 2

MATEMÁTICA APLICADA MÓDULO 2 MATEMÁTICA APLICADA MÓDULO 2 Índice 1. Receita total...3 2. Custo total...6 3. Ponto de nivelamento e lucro total...7 4. Resolvendo problemas... 10 5. Referências bibliográficas... 13 2 1. RECEITA TOTAL

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA. Renda Nacional e Bem-estar Econômico. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Microeconomia

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA. Renda Nacional e Bem-estar Econômico. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Microeconomia 1 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Renda Nacional e Bem-estar Econômico Microeconomia A Microeconomia é o estudo de como as famílias e firmas tomam decisões e interagem nos

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS CIESA 2015 IV BIMESTRE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS CIESA 2015 IV BIMESTRE PONTO DE EQUILÍBRIO Até parece uma pergunta fácil de responder e, geralmente, vemos os empreendedores considerando apenas os custos diretos envolvidos na elaboração do produto ou prestação do serviço,

Leia mais

Microeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Microeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex Produção Conceitos Básicos Microeconomia: Produção Prof. Ms. Marco A. www.marcoarbex.wordpress.com marco.arbex@live.estacio.br Produção: o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção

Leia mais

Especialização em Logística Integrada de Produção

Especialização em Logística Integrada de Produção Especialização em Logística Integrada de Produção Avaliação Econômica de Projetos Renato Seixas Aplicações: Impostos/Subsídios A curva de demanda por serviços de embarque (toneladas de mercadoria/mês)

Leia mais

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL / FINANCEIRO / ECONÔMICO Prof. Valbertone PONTO DE EQUILÍBRIO

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL / FINANCEIRO / ECONÔMICO Prof. Valbertone PONTO DE EQUILÍBRIO PONTO DE EQUILÍBRIO Por equilíbrio pode-se entender como sendo um estado decorrente de duas forças de mesma intensidade, mas em sentido contrários. Para as empresas essas forças constituem o faturamento

Leia mais

21.1. A curva de custo variável médio deve estar sempre em forma de U.

21.1. A curva de custo variável médio deve estar sempre em forma de U. Capitulo 21 Curvas de custos Questões de Verdadeiro ou falso 21.1. A curva de custo variável médio deve estar sempre em forma de U. 21.2. A curva de custo marginal passa pelo ponto mínimo da curva de custo

Leia mais

Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional. 2º teste de ECONOMIA I ( ) duração da prova: 60 minutos.

Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional. 2º teste de ECONOMIA I ( ) duração da prova: 60 minutos. Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional 2º teste de ECONOMIA I (13-01-2018) duração da prova: 60 minutos. NOME Nº GRUPO I: 7 valores Assinale, no enunciado, com um círculo a sua

Leia mais

Notas de aulas de Sistemas de Transportes (parte 5)

Notas de aulas de Sistemas de Transportes (parte 5) 1 Notas de aulas de Sistemas de Transportes (parte 5) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Custos de Transportes Conteúdo da parte 5 1 Introdução 2 Função produção 3 Função custo 4 Custos de uma empresa

Leia mais

Macroeconomia. Diagrama do Fluxo Circular. Entendendo a Economia. Renda e Gastos de Uma Economia. Métodos Para Contar a Economia

Macroeconomia. Diagrama do Fluxo Circular. Entendendo a Economia. Renda e Gastos de Uma Economia. Métodos Para Contar a Economia 22. Medindo a Renda de Uma Nação Macroeconomia Macro: Estudo da economia como um todo. Tem como objetivo explicar as mudanças econômicas que afetam indivíduos, firmas e os mercados. Micro: É o estudo de

Leia mais

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Microeconomia Os Custos de Produção Prof.: Antonio Carlos Assumpção Tópicos Discutidos Medição de Custos: Quais custos considerar? Custos no Curto Prazo Custos no Longo Prazo Mudanças Dinâmicas nos Custos:

Leia mais

Capítulo 8. Maximização de lucros e oferta competitiva 25/09/2015. Mercados perfeitamente competitivos. Mercados perfeitamente competitivos

Capítulo 8. Maximização de lucros e oferta competitiva 25/09/2015. Mercados perfeitamente competitivos. Mercados perfeitamente competitivos Mercados perfeitamente competitivos Capítulo 8 Maximização de lucros e oferta competitiva O modelo de competição perfeita baseia-se em três pressupostos básicos: 1. as empresas são tomadoras de preços

Leia mais

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1 6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1. Se conhecemos a função produção, o que mais precisamos saber a fim de conhecer a função custos: a) A relação entre a quantidade produzida e a quantidade de

Leia mais

Introdução à. Macroeconomia

Introdução à. Macroeconomia Introdução à Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez IBMEC-RJ / UCP O que é? É o estudo da economia como um todo, pois analisa a economia através de suas variáveis fortemente agregadas. Abrange o comportamento

Leia mais

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL OBJETIVO GERAL Apresentar o universo de estudo de economia como uma ciências social aplicada e do estudo das relações humanas, bem como suas particularidades, pontos fortes

Leia mais

TP043 Microeconomia 28/10/2009 AULA 16 Bibliografia: PINDYCK CAPÍTULO 7 (final) e capítulo 8

TP043 Microeconomia 28/10/2009 AULA 16 Bibliografia: PINDYCK CAPÍTULO 7 (final) e capítulo 8 TP043 Microeconomia 28/10/2009 AULA 16 Bibliografia: PINDYCK CAPÍTULO 7 (final) e capítulo 8 Economias de escala O aumento da produção é maior do que o aumento dos custos. Deseconomias de escala O aumento

Leia mais

Economia dos Custos de Produção

Economia dos Custos de Produção Economia dos Custos de Produção Custo de oportunidade Livro: Pindyck e Rubinfeld, cap 7 (8ed, Pearson Education, 2013) Slides da Pearson modificados por Alexandre Nunes LES/ESALQ/USP Tópicos para discussão

Leia mais

Parte II Teoria da Firma

Parte II Teoria da Firma Parte II Teoria da Firma Custos Roberto Guena de Oliveira 9 de maio de 2018 USP 1 Sumário 1 Conceitos básicos 2 A função de custo O caso de um único fator variável Custos com um mais de um fator variável

Leia mais

MICROECONOMIA MICRO PARA ADM*

MICROECONOMIA MICRO PARA ADM* MICROECONOMIA MICRO PARA ADM* PROF A. MARIA ISABEL BUSATO *Adaptação Pindyck e Slides J.Paranhos AULA 13 6. Tecnologia, Função de produção de curto e longo prazo Tecnologia Função de produção de curto

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Introdução à economia: microeconomia Prof. Salomão Neves 1 2 Conteúdo Programático 3ª Avaliação Final Teoria da Firma Tecnologia Maximização de lucro Minimização de custo Curvas de custo Introdução à microeconomia

Leia mais

Microeconomia. 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência. Francisco Lima

Microeconomia. 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência. Francisco Lima Microeconomia 4 Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2011/2012 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Objectivos Distinguir entre custos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES B R I C K L E Y, S M I T H E Z I M M E R M A N

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES B R I C K L E Y, S M I T H E Z I M M E R M A N AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES B R I C K L E Y, S M I T H E Z I M M E R M A N Avaliação de desempenho de divisões ORGANIZAÇÕES podem ser divididas em sub unidades, que possuem alguns direitos de decisão

Leia mais

Unidades II ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta

Unidades II ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta Unidades II ECONOMIA E MERCADO Profa. Lérida Malagueta Microeconomia A microeconomia ou teoria dos preços analisa como consumidores e empresas interagem no mercado, e como essa interação determina o preço

Leia mais

CUSTOS DE PRODUÇÃO. Profª Graciela Cristine Oyamada

CUSTOS DE PRODUÇÃO. Profª Graciela Cristine Oyamada CUSTOS DE PRODUÇÃO Profª Graciela Cristine Oyamada Curva de Oferta Teoria da Firma Teoria da Produção (relações entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados) Teoria dos Custos de

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. A relação de preferência é dita racional se ela é completa e transitiva; II. Somente a relação de preferência racional

Leia mais

Economia I; 2006/2007 Prova da Época Especial 06 de Setembro de Resolução Prova de 6 Setembro de 2007

Economia I; 2006/2007 Prova da Época Especial 06 de Setembro de Resolução Prova de 6 Setembro de 2007 Resolução Prova de 6 Setembro de 2007 1 Resolução 1.a) FPP 25 20 15 y (x,y)=(1,12) 10 (x,y)=(3,8) 5 (x,y)=(6,2) 0 0 1 2 3 4 5 6 x A FPP representa as combinações dos bens x e y que a economia consegue

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto)

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto) EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto) Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Função produção É uma relação técnica entre os factores

Leia mais

Os custos podem ser fixos ou variáveis e outras subdivisões: CT = CF + CV CT Custo Total CF Custos Fixos CV Custos Variáveis

Os custos podem ser fixos ou variáveis e outras subdivisões: CT = CF + CV CT Custo Total CF Custos Fixos CV Custos Variáveis FIRMA (OU EMPRESA): É UMA UNIDADE TÉCNICA QUE PRODUZ BENS! Uma vez discutido o funcionamento do mercado, vamos deter-nos um pouco mais na Teoria da Firma (ou Empresa). A Teoria da Firma investiga as variáveis

Leia mais

Sorvetes Narty é um pequena loja que vende sorvete em uma cidade universitária.

Sorvetes Narty é um pequena loja que vende sorvete em uma cidade universitária. 1 Problema 1 Sorvetes Narty é um pequena loja que vende sorvete em uma cidade universitária. Martyéodonode trêsmáquinasde fazersorvete, eseusoutrosinsumos são refrigeradores, mistura para sorvete, copinhos,

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 2016.1 ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA LISTA 3 1. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO - PPED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO - PPED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO - PPED Programa da Disciplina Fundamentos da Teoria Econômica

Leia mais

7 Custos de Produção CONTRATO PEDAGÓGICO/PLANO DE ENSINO

7 Custos de Produção CONTRATO PEDAGÓGICO/PLANO DE ENSINO PRODUÇÃO E CUSTOS 1 CONTRATO PEDAGÓGICO/PLANO DE ENSINO Aula Tema 1 Apresentação/Contrato Pedagógico/Introdução à Economia 2 Introdução à Economia 3 Evolução do Pensamento Econômico 4 Demanda, Oferta e

Leia mais