Congelados funcionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Congelados funcionais"

Transcrição

1 Congelados funcionais PARA COMERCIALIZAR com Luana Budel

2 2 Caro aluno, Este material foi produzido e gentilmente cedido pela autora Luana Budel e faz parte do curso Congelados funcionais para comercializar. Bons estudos! Equipe eduk

3 3 Alimentos funcionais Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Este efeito ocorre, geralmente, quando estes são consumidos como parte de uma dieta usual, sendo seguro seu consumo com estes objetivos, normalmente sem necessidade de supervisão médica como no caso de um medicamento. Lembrando que estes preceitos são válidos quando a eficácia e segurança desses alimentos já foram asseguradas por estudos científicos. Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas (NEUMANN, et al., 2000; TAIPINA, et al., 2002). Historicamente, a utilização de certos alimentos na redução do risco de doenças é considerada há milhares de anos. Hipócrates, há cerca de 2500 anos, já pregava isso em uma de suas célebres frases que dizia algo como: Faça do alimento o seu medicamento. No entanto, somente no final deste último século, na década de 90, começou a haver um interesse renovado por esse assunto, e foi quando o termo alimento funcional passou a ser adotado. As pesquisas se intensificaram e o conceito de alimento funcional tornou-se mais conhecido ao público leigo e também aos pesquisadores que, até então, não estavam envolvidos com estudos nessa área. O Japão foi o pioneiro na produção e comercialização de alimentos funcionais. Conhecidos como FOSHU, Foods for Specified Health Use, os funcionais japoneses sustentam um selo de aprovação do Ministério da Saúde e Bem-estar. A lei japonesa foi elaborada em junho de 1997, mas não é a única. Hoje, vários países contam com uma legislação específica. No Brasil, as regras foram instituídas a partir de A FDA (Food and Drug Administration) regula os alimentos funcionais baseada no uso que se pretende dar ao produto, na descrição presente nos rótulos ou nos ingredientes do produto. A partir destes critérios, a FDA classificou os alimentos funcionais em cinco categorias: alimento, suplemento alimentar, alimento para uso dietético especial, alimentomedicamento ou droga (NOONAN & NOONAN, 2004). No Brasil, a indústria deve seguir a legislação do Ministério da Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece normas e procedimentos para registro de alimentos e/ou ingredientes funcionais. Para se obter o registro de um alimento com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde, deve ser formulado um relatório técnico-científico bastante detalhado, comprovando os benefícios e a segurança de uso do alimento.

4 4 Fonte: Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais.

5 5 Cozinha saudável A maioria dos treinamentos de chefes ocidentais clássicos enfoca o prato principal, ou a parte de carne de uma refeição, ao mesmo tempo que presta menos atenção a amidos e vegetais. No entanto, seguindo as orientações nutricionais, o chefe deve fazer dos acompanhamentos - os amidos e os vegetais - componentes importantes para cada prato principal. Essa abordagem pode causar arrepios a alguns chefes, embora de nenhuma forma sugira uma dieta vegetariana. É crucial para o chefe fazer ajustes tanto culinários quanto psicológicos, para que o foco de uma refeição seja nos seus componentes de carboidrato. Uma boa estratégia para elevar os carboidratos de um cardápio é fazer deles o foco das entradas, usando proteína como guarnição. Com os pratos principais, os componentes de proteína e carboidrato deveriam ser igualmente distribuídos. É importante também o enfoque nos vegetais. Tipicamente, boa parte da indústria trata os itens vegetais como secundários, frequentemente negligenciando a qualidade e sabores a favor do prato principal. Lembre-se: os carboidratos precisam exercer um papel coadjuvante ou principal em uma refeição; eles nunca devem ser secundários. Podemos estar tendo uma visão muito estreita quando, ao fazer seleções de alimentos ricos em carboidratos, limitamos nossas escolhas a pão, massa e batatas. É importante ter em mente que as pessoas comem fora de casa porque gostam de variedade culinária. Oferecer alimentos como arroz-miúdo-do-peru, couscous, polenta, cevada e risoto, ajudará os chefes a atingir as Orientações Nutricionais, enquanto satisfazem o desejo de seus clientes por comida atraente e saborosa. Para criar pratos mais saudáveis: Use ingredientes tão frescos quanto possível. Enfatize a sazonalidade no planejamento do cardápio. Use carnes magras, peixes e aves. Use produtos com pouca gordura, quando possível. Faça molhos leves e saborosos. Use técnicas de cocção com pouca gordura. Sirva as produções logo após terem sido feitas. Prepare os alimentos de forma a preservar seu valor nutricional, sabor, textura e aparência. Sirva porções apropriadas. Coloque o foco das atenções voltado para os grãos, legumes, vegetais e frutas.

6 6 Doença celíaca A doença celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten que nada mais é do que a proteína presente no trigo, malte, cevada, aveia e centeio. Geralmente se manifesta na infância, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive em adultos. Quem possui essa doença não pode ingerir uma série de alimentos como pães, bolos, macarrão, quibes, pizza, bebidas alcoólicas (a base de malte ou cevada) e produtos industrializados que contenham glúten. O diagnóstico é feito através de uma biópsia na mucosa intestinal. Só depois de receber o resultado dessa biópsia é que se deve iniciar a alimentação sem glúten. Como essa alimentação restrita deve prosseguir por toda a vida, algumas modificações serão necessárias nos hábitos alimentares, como a substituição de farinha de trigo por farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata. É preciso tomar cuidado com farinhas com textura de grão, pois são as mais difíceis de dissolver, por isso recomenda-se que elas sejam previamente dissolvidas com parte do líquido da receita. Geralmente essas farinhas necessitam de um tempo maior de preparo e uma quantidade maior de fermento. Nos Estados Unidos e na Europa estima-se que uma em cada 200 pessoas tenha a doença celíaca, intolerância permanente ao glúten. No Brasil, a estimativa é de uma em cada 600 pessoas enfrentem problemas de saúde por não poderem ingerir esta proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Mas nos últimos anos, com o surgimento de novos produtos no mercado de alimentação, os celíacos passaram a ter motivos para sentar-se à mesa sem sofrer riscos e já podem celebrar datas especiais sem culpa. Principais ingredientes encontrados no mercado brasileiro: Farinhas sem glúten - misturas à base de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca ou farinha de banana ou farinha de quinoa para preparo de pães, bolos, cremes, molhos, empanados. Pães e torradas sem glúten - feitos com ingredientes como abóbora, fécula de mandioca, aipim, mandioquinha, soja e batata. Biscoitos, cookies e bolos sem glúten - elaborados com amido de milho, fécula de mandioca, fécula de batata, farinha de arroz e com sabor de coco, gergelim, gengibre, cravo, entre outros. Macarrão sem glúten - massas nutritivas feitas à base de arroz ou feijão ou quinoa. Barras de cereal sem glúten - feitas com quinoa e frutas desidratadas. Cereal em flocos sem glúten - flocos de milho e de quinoa para adicionar em frutas e vitaminas. Chocolates e alfarroba - alternativas sem glúten aos chocolates convencionais.

7 7 Intolerância à lactose Muitas pessoas deixam de produzir, permanentemente, a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, um açúcar encontrado no leite. Elas fazem parte de um grupo que tem a chamada intolerância à lactose. Mas não pense você que, só porque se sentiu mal tomando um copo de leite, não pode mais ingerir lactose. Os sintomas são bem mais sérios como diarréia, dor e inchaço abdominal e flatulência. O diagnóstico é feito pela observação desses sintomas, seguido de exames clínicos e, em caso positivo, de uma biópsia. A maioria dos adultos que apresenta esse problema pode consumir pequenas quantidades de lactose sem sintomas. Mantendo uma alimentação com lactose reduzida, a digestão dos demais nutrientes é normal. A alimentação pode incluir alguns queijos envelhecidos, pois contêm pouca lactose, e certos iogurtes, dependendo da marca e do processamento, pois possuem enzimas que ajudam na digestão da lactase. É importante que a pessoa que têm intolerância à lactose sempre leia os rótulos e procure informações sobre as preparações antes do consumo. Alimentos permitidos: Bebidas: café, suco de frutas, leite sem lactose, leite de soja. Pães e cereais: pão italiano, macarrão, bolacha de água e sal, cereais (ver o rótulo). Sobremesas: gelatinas, sorvete de frutas sem leite, bolos sem leite. Óleos e gorduras: creme vegetal. Carnes: carnes em geral, linguiças. Diversos: pipoca, confeitos de açúcar, molho de soja. Alimentos proibidos: Bebidas: leite comum, iogurtes, vitaminas, chocolate, cappuccino. Pães e cereais: bolos, biscoitos, wafers, alguns cereais matinais, massas folhadas feitas com manteiga ou margarina. Sobremesas: sorvetes com leite, pudim, chocolate, massa de torta feita com manteiga ou margarina. Óleos e gorduras: manteigas e margarinas. Carnes: empanados, carnes recheadas com queijo. Diversos: chocolates, adoçantes, balas.

8 8 Manipulação higiênica dos alimentos (boas práticas) Refrigerados e congelados Para evitar a contaminação e garantir o correto funcionamento dos equipamentos de refrigeração e congelamento, é necessário estar atento a uma série de cuidados de manutenção e organização durante a estocagem de produtos refrigerados e congelados, como a seguir: Não sobrecarregar os refrigeradores e respeitar o espaçamento mínimo necessário que garanta a circulação de ar; Evitar encostar os alimentos nas paredes dos equipamentos; Abrir portas dos refrigeradores e freezers o mínimo possível para evitar a perda do ar frio; Limpar e descongelar os equipamentos com frequência para manter a temperatura adequada; Não permitir o acúmulo de gelo nas serpentinas (mais do que 1 cm), pois dificulta o funcionamento dos equipamentos; Armazenar, preferencialmente, carnes, aves, peixes crus e alimentos prontos para consumo em refrigeradores separados, caso contrário, a temperatura do equipamento deve ser ajustada de acordo com o alimento que necessite de menor temperatura; Na impossibilidade de armazenar estes alimentos em refrigeradores separados, respeitar a ordem de arrumação com alimentos prontos para consumo na parte superior, alimentos semiprontos na parte do meio e alimentos crus na parte inferior; Podem ser armazenados no mesmo freezer tipos diferentes de alimentos, desde que devidamente embalados, identificados e separados para evitar a contaminação cruzada; Não devem ser armazenados alimentos em caixa de papelão nos refrigeradores ou freezers, a não ser que o equipamento seja exclusivo para esta finalidade; No caso do uso de câmara fria, esta deve ser toda construída em material adequado, dispondo de cortina plástica, de termômetro que permita a leitura pelo lado externo, interruptor de segurança localizado na parte externa com lâmpada-piloto que indique se o equipamento está em funcionamento e dispositivo de segurança que permita abri-ia por dentro.

9 9 Prazo de validade Após a abertura das embalagens originais, perde-se o prazo de validade informado pelo fabricante, devendo-se embalar o produto novamente e identificar com nova validade segundo tabelas 5 e 6 ou conforme orientação do Fabricante. Produtos enlatados, após abertos, deverão ser transferidos para recipientes tam pados e identificados, sob as condições de temperatura indicadas pelo fabricante. Os alimentos secos poderão possuir validade máxima de 30 dias após serem abertos ou retirados da embalagem original, desde que não ultrapassem a validade estipulada pelo fabricante. Alimentos manipulados, e todos os demais que necessitam de baixas temperaturas para sua conservação, devem ter o prazo de validade descrito em sua identificação, com prazo máximo variando conforme a temperatura de armazenamento e o tipo de produto, de acordo com as tabelas 5 e 6.

10 10 Registros e controles: Deve-se monitorar diariamente a temperatura de funcionamento dos equipamentos, a partir da utilização de formulários para registro das temperaturas internas de cada equipamento de refrigeração ou congelamento.

11 11 Manipulação higiênica dos alimentos (boas práticas) Descongelamento Em refrigerador, à temperatura de até SºC, tendo o cuidado de armazenar os alimentos sob descongelamento nas prateleiras inferiores dos refrigeradores para evitar que o líquido escorra e contamine os demais alimentos (contaminação cruzada); Em micro-ondas quando o alimento for cozido imediatamente após o descongelamento; Como parte do procedimento de cozimento, desde que indicado pelo fabricante. bc hambúrguer.

12 12 Porcionamento O porcionamento é uma importante etapa do pré-preparo, onde os alimentos são divididos em porções menores para facilitar seu congelamento, armazenamento e utilização posterior. Em áreas de preparação à temperatura ambiente, o porcionamento de alimentos não deve exceder o tempo de 30 minutos para cada lote. Nos casos em que a área de manipulação for climatizada entre 12º a 18ºC, o porcionamento pode ser feito em até 2 horas para cada lote. Nota: Não abuse do tempo e temperatura durante o porcionamento e assegure-se de que foram tomados todos os cuidados necessários para evitar a contaminação cruzada e manter uma higiene ambiental impecável! Registros e Controles: Pode-se monitorar o tempo de exposição e a temperatura do alimento durante ações de pré-preparo, como o porcionamento, a partir da utilização de formulário próprio, no qual deve-se anotar o tempo inicial e final do porcionamento e suas respectivas temperaturas.

13 13 Congelamento O congelamento é um dos melhores métodos de conservação, podendo manter os alimentos sem grandes alterações de sabor, textura ou perda de nutrientes durante meses, além de evitar a multiplicação de micro-organismos. Mas para ser eficaz e garantir a qualidade do alimento, o processo de congelamento deve ser feito de maneira rápida, evitando a formação de cristais de gelo grandes que danincam a textura e, principalmente, evitando a multiplicação de micro-organismos, que ocorre com maior intensidade nas partes mais quentes do produto. Dessa forma, nessa etapa, os alimentos devem passar da temperatura original para faixas de temperaturas abaixo de Oº em 6 horas ou menos. A temperatura fria é alcançada mais rapidamente na parte emana do alimento, ou seja, o frio penetra o alimento de fora para dentro e, por esse mºtivo, quanto mais tempo o alimento demora para ser congelado, maiores os riscos de desenvolvimento microbiano em seu centro. Jamais leve ao congelamento um alimento quente. Antes de ser congelado, o alimento deve ser resfriado conforme descrito no item Resfriamento ; Divida os alimentos em pequenas porções e coloque-os em embalagens adequadas, evitando o contato direto com o ar e a umidade, para que o alimento não hque ressecado ou sofra alterações; Deixe sempre um espaço vazio na embalagem, pois os alimentos com maior teor de líquidos aumentam de volume durante o processo de congelamento. Não utilize recipientes de vidro, devido ao risco de quebra; Identifique a embalagem, informando o conteúdo, a data em que o alimento foi congelado e a data de validade, Mantenha os freezers de congelamento limpos, sem acúmulo de gelo e evite sobrecarrega-los para facilitar a circulação do ar frio em seu interior; Organize os produtos dentro do freezer, de forma a facilitar o congelamento rápido. Evite acumular um alimento sobre o outro ou utilize recipientes rasos, com no máximo 1ocm de altura, sobrepondoos em forma de cruz; Coloque os alimentos para congelar nas partes inferiores do freezer, para evitar que os líquidos do alimento em congelamento escorram para os produtos abaixo dele, prevenindo a contaminação cruzada.

14 14 Identificação Ao retirar um alimento de sua embalagem original para qualquer tipo de preparação ou quando um ingrediente ou matéria-prima não for utilizado até o final, para tornar a armazenar esse alimento, é obrigatório identificar cada porção, ou nova embalagem, com as informações minimas que identifiquem o nome do produto, a data de sua preparação e a data de validade (conforme as tabelas 5 e 6). Um dos sistemas de identificação mais utilizados para alimentos é através da aplicação de etiquetas plastificadas, confeccionadas especialmente para essa finalidade. Resfriamento Antes de ser armazenado, qualquer alimento quente deve ser resfriado o mais rápido possível para evitar temperaturas de risco. O resfriamento deve ser feito baixando-se a temperatura de cocção, em torno de 60ºC até 10ºC, em um tempo máximo de 2 horas. A temperatura de 10ºC deve ser atingida no centro geométrico do alimento. Em seguida, ele deve ser armazenado em condições adequadas e de acordo com o tempo e as temperaturas apresentadas nas tabelas 5 e 6.

15 15 Manipulação higiênica dos alimentos (boas práticas) 1. Reduzir a quantidade de alimento que deve ser resfriado, fatiando-o, separando-o em porções ou distribuindo o alimento ainda quente em recipientes rasos de, no máximo, 10cm de profundidade; 2. Colocar os recipientes com alimentos quentes em banhos de água gelada, com gelo ou em freezer vazio, com cuidado para não haver sobreposição dos alimentos, facilitando a circulação de ar frio; 3. Agitar os alimentos líquidos e pastosos durante o resfriamento.

Conservação dos Alimentos

Conservação dos Alimentos Conservação dos Alimentos Temperatura Local Adequado Higiene Data de validade Como conservar os alimentos Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem: Atenção- Temperatura

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA DEFINIÇÃO DA DOENÇA Doença celíaca é alergia ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e derivados. Essa doença afeta a parede do intestino, fazendo com que a absorção de vários nutrientes

Leia mais

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino Assistência Estudantil Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Escolha Escolha uma uma marmita marmita que que

Leia mais

Vida saudável com muito mais sabor

Vida saudável com muito mais sabor 1 Vida saudável com muito mais sabor APAE DE SÃO PAULO, com o objetivo de atender um grande público formado por pessoas que A precisam seguir dietas restritivas, em decorrência de doenças metabólicas,

Leia mais

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ITEM ESPECIFICAÇÃO PREÇO (R$) BEBIDAS 1 Água mineral sem gás garrafa com 500ml R$ 2,33 3 Água de coco Copo com 300ml R$ 2,50 4 Bebida láctea a base de chocolate

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DOENÇA CELÍACA. Dr. Larissa Sterza Endocrinologista

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DOENÇA CELÍACA. Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DOENÇA CELÍACA Dr. Larissa Sterza Endocrinologista DEFINIÇÃO Doença auto-imune do intestino delgado Caracterizada por atrofia das

Leia mais

Vida saudável com muito mais sabor

Vida saudável com muito mais sabor 1 Vida saudável com muito mais sabor APAE DE SÃO PAULO, com o objetivo de atender um grande público formado por pessoas que A precisam seguir dietas restritivas, em decorrência de doenças metabólicas,

Leia mais

A introdução da alimentação infantil

A introdução da alimentação infantil A introdução da alimentação infantil Turma do Giz de Cera O leite materno deve alimentar exclusivamente a criança até o 6 mês de vida, depois disso as necessidades nutricionais são outras e devemos introduzir

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Alimente-se bem com a Stylofit

Alimente-se bem com a Stylofit Alimente-se bem com a Stylofit Nossos alimentos são: SEM GLÚTEN SEM LACTOSE 100% NATURAL SEM CONSERVANTES SEM ADITIVOS QUÍMICOS Tabela de valor nutricional elaborada por Daiana Michele Mendes CRN 103869

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1 Sumário Apresentação Prefácio vii XVII Capítulo 1 Escolha Consciente dos Alimentos 1 1.1 O que comer? 1 1.2 Bases para a escolha 2 1.2.1 Busque o equilíbrio 2 1.2.2 Escolha consciente dos alimentos 3 1.3

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO 1.0 17.001.00 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg, excluídos os ovos de páscoa de chocolate. 1806.31.10

Leia mais

Tipos de dietas hospitalares

Tipos de dietas hospitalares Tipos de dietas hospitalares Dieta livre ou geral Manter o estado nutricional de pacientes com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional. Para pacientes que não necessitam

Leia mais

- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS -

- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - - CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610).

Leia mais

Cozinha experimental de Soja RECEITAS

Cozinha experimental de Soja RECEITAS Cozinha experimental de Soja RECEITAS Curau de Milho Verde e Bebida de Soja Sorvete de Chocolate Arroz Doce com Bebida de Soja Bolo Saboroso Vitamina de Morango e de Banana Realização Apoio Curau de Milho

Leia mais

ÍNDICE GLICÊMICO DE 0 a 100

ÍNDICE GLICÊMICO DE 0 a 100 Prof. Dr. José de Felippe Junior ÍNDICE GLICÊMICO DE 0 a 100 Carga Abacaxi (fruta fresca) 59 120 6 baixo Abóbora 75 80 3 baixo All-Bran, cereal para o café da manhã 30 30 4 alto Ameixa (fruta fresca) 39

Leia mais

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS CONGELAMENTO DE ALIMENTOS COMO CONGELAR ALIMENTOS DA MANEIRA CORRETA Os alimentos congelados industrializados são ricos em sódio, gorduras e colesterol. Se a ideia é apelar apara a praticidade, nós temos

Leia mais

O que é o glúten? Sintomas. O quadro clínico dadoença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas:

O que é o glúten? Sintomas. O quadro clínico dadoença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas: DOENÇA CELÍACA Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja: a Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta

Leia mais

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS . ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS Florianópolis, 2013 SED/DIAE/GEALI. 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO Conteúdo 1.INTRODUÇÃO...

Leia mais

Catálogo tabela de preços - Mercado Internacional

Catálogo tabela de preços - Mercado Internacional Catálogo tabela de preços - Mercado Internacional 1 A Drizi é uma marca especializada em alimentação liofilizada, propriedade da empresa Nutridimension. A Nutridimension dedica-se à comercialização de

Leia mais

CARDÁPIOS DEZEMBRO NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS LOTES: 1,3 e 5

CARDÁPIOS DEZEMBRO NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS LOTES: 1,3 e 5 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIAE- DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GEALI GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Rua Antonio Luz, 111, Centro, Fpolis/SC, 88.010-410 CARDÁPIOS DEZEMBRO

Leia mais

LOTE 01 V.TOTAL MARC A Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL

LOTE 01 V.TOTAL MARC A Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL LOTE 0 Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL 9 MARC A V. UNIT. Charque bovino embalado à vácuo com composição nutricional e SIF, embalagem de 00g, acondicionados em caixa de papelão produtos

Leia mais

Pão e Bolos Saudáveis. Sem Glúten

Pão e Bolos Saudáveis. Sem Glúten Pão e Bolos Saudáveis Sem Glúten O que é o Glúten? Glúten é uma proteína presente em alguns cereais para a qual não temos enzimas que o digiram. Deste modo qualquer que seja o cereal que contenha glúten

Leia mais

Catálogo de produtos 1

Catálogo de produtos 1 Catálogo de produtos 1 A Drizi é uma marca especializada em alimentação liofilizada, propriedade da empresa. A dedica-se à comercialização de produtos alimentares, sendo a qualidade, a variedade, o reduzido

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Torrada com orégano Biscoito salgado Biscoito de Polvilho Biscoito salgado Pão de batata com catupiry Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada

Leia mais

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E AMAPÁ. Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: alimentícios.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação

Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição Ciclo de Palestras Plant Based Diet Um novo conceito de alimentação Izabela Alves Gomes Nutricionista

Leia mais

Pequenos Almoços Saudáveis Para Uma Semana

Pequenos Almoços Saudáveis Para Uma Semana INDICE Sandes Ao Acordar 3 Maça 4 Melancia 5 Panquecas 6 Barra De Energia Matinal 8 Omolete 10 Muesli 11 SANDES AO ACORDAR Você vai querer acordar logo para comer este sanduíche no café da manhã. Ingredientes:

Leia mais

SEM DOCES CONSERVANTES DORALICE DOCES 3

SEM DOCES CONSERVANTES DORALICE DOCES 3 DORALICE DOCES 1 Fruto de um sonho, a empresa foi criada a partir do desejo de uma mãe gravidíssima de gêmeos que, cansada da mesmice e dos doces industrializados lotados de conservantes, queria resgatar

Leia mais

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO CARDÁPIO Alimentação artesanal com toque gourmet e baixos teores de sódio e de gordura; Acondicionamento em embalagens especiais para ir direto do freezer ou congelador direto ao forno micro-ondas não

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

44. IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas

44. IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas CAPÍTULO 44. 5 IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas Repercussões do Programa Bolsa Família sobre a alimentação 5.1 Quais são os gastos Segundo os(as) titulares do PBF, a alimentação

Leia mais

Treinamento: Produção caseira de pães e biscoitos Código 889

Treinamento: Produção caseira de pães e biscoitos Código 889 ORIENTAÇÕES PARA EXECUÇÃO PROMOÇÃO SOCIAL Treinamento: Produção Caseira de Pães e Biscoitos Código: 889 Carga horária: 24 h Vagas: 13 a 16 participantes Requisitos para o participante: Idade mínima: 18

Leia mais

MVA-ST COM DESTINO A SP E RJ (%)

MVA-ST COM DESTINO A SP E RJ (%) Abrangência: operações interestaduais, entre contribuintes dos estados de S.Paulo e Rio de Janeiro. Produto: alimentícios. Conteúdo: exclusão de itens do campo de incidência de ST. Vigência: 30-07-2013.

Leia mais

ISENÇÃO E DIFERIMENTO

ISENÇÃO E DIFERIMENTO ISENÇÃO E DIFERIMENTO No Estado do Paraná a um incentivo fiscal para as empresas onde, toda venda efetuada para uma outra empresa revendedora, a o diferimento na alíquota do ICMS conforme os Art. Nº96

Leia mais

UNB DSA DEPTO. DE SAÚDE RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DE SAÚDE. VOTADO: Aprovar e difundir os 3 documentos sobre saúde como

UNB DSA DEPTO. DE SAÚDE RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DE SAÚDE. VOTADO: Aprovar e difundir os 3 documentos sobre saúde como 1 2008-088 UNB DSA DEPTO. DE SAÚDE RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DE SAÚDE VOTADO registrar voto UNB 2008-088 e DSA 2008-108 como segue: seguem: VOTADO: Aprovar e difundir os 3 documentos sobre

Leia mais

Cardápio. Maio. Dica do Mês Maio. Veja como é fácil preparar seu leite vegetal em casa:

Cardápio. Maio. Dica do Mês Maio. Veja como é fácil preparar seu leite vegetal em casa: Dica do Mês Maio Leite Vegetal Os leites vegetais podem ser grandes aliados na alimentação dos pequenos para variar e diversificar o cardápio, pois são frescos e super nutritivos. Sendo uma ótima opção

Leia mais

Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada Bisnaguinha com geléia Pastel assado de maçã Sequilhos

Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada Bisnaguinha com geléia Pastel assado de maçã Sequilhos Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Torrada com orégano Biscoito salgado Biscoito de Polvilho Biscoito salgado Pão de batata com catupiry Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS 1.1 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1kg 1704.90.10 40,88% NÃO 1.2 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo

Leia mais

0,02 Mistura para o preparo de bolos, tortas, doces e massas de confeitaria com fermento químico, com ou sem recheio, com ou sem cobertura

0,02 Mistura para o preparo de bolos, tortas, doces e massas de confeitaria com fermento químico, com ou sem recheio, com ou sem cobertura INS 100i CÚRCUMA, CURCUMINA Função: Corante (g/100g IDA: 0-3 mg/ kg peso corpóreo (JECFA, 2006) ou g/100ml) Amargos e aperitivos Queijos (exclusivamente na crosta) Iogurtes aromatizados Leites aromatizados

Leia mais

Da nossa família para a sua!

Da nossa família para a sua! Da nossa família para a sua! A Letuca começou em 2004 com um sonho e uma receita de família. Fruto do trabalho de um empreendedor que, desde criança, sonhava em mudar, para melhor, a vida das pessoas à

Leia mais

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vida, emagrecimento e estética. Meu papel é fazer a diferença

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

gastronomia funcional Cardápio Sem glúten Sem lactose

gastronomia funcional Cardápio Sem glúten Sem lactose gastronomia funcional Cardápio Sem glúten Sem lactose Bolos Integrais, naturais e a base de frutas frescas. Com teor reduzido de açúcar e isentos de leite no preparo. Abacaxi e coco Banana com quinoa Cacau

Leia mais

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição Vit. Vit. *Este cardápio poderá sofrer alterações devido a eventos pré-agendados; sazonalidade de hortifrutis e/ou atrasos nas entregas pelos fornecedores. CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO

Leia mais

Fermento Massa Sal Seco Instantâneo

Fermento Massa Sal Seco Instantâneo Os melhores ingredientes em boas mãos Fermento Biológico Fresco Fermento Biológico Seco Instantãneo Fermento Massa Sal Fermento Biológico Seco Instantâneo Ideal para massas com até 7,5% de açúcar Não precisa

Leia mais

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar Reeducação Alimentar Cardápio Diário! Ingredientes Para Montar Seu Cardápio. Montar Cardápio Diário 1 - Beber 2 litros de água pordia A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias

Leia mais

ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EX 704.0.0 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a kg 806..0 806..0 Chocolates contendo cacau, em embalagens

Leia mais

CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL Período Integral INTOLERANTES A LACTOSE

CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL Período Integral INTOLERANTES A LACTOSE DATA 05/set 06/set 07/set 08/set 09/set SEMANA 01 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Leite Suco de frutas Suco de frutas Achocolatado CAFÉ DA MANHÃ Misto quente Pão com mortadela de frango Bolacha Salgada

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira TÉCNICA DIETÉTICA I Prof. Msc. Isabelle Oliveira 1 Cereais Alimentos de origem vegetal, amplamente consumidos. O nome deriva da deusa grega, Ceres, deusa da agricultura e da colheita. São grãos que provém

Leia mais

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira Guia Alimentar para a População Brasileira O que é um Guia Alimentar? Guias alimentares no Brasil http://dab.saude.gov.br/portaldab/cgan Ministério da Saúde, 2014 Guia Alimentar para a População Brasileira

Leia mais

4ª FEIRA 01/11. Banana amassada. suquinho de laranja lima. Papa de carne, fubá, brócolis e ervilha. Cenoura cozida cortada em palitos

4ª FEIRA 01/11. Banana amassada. suquinho de laranja lima. Papa de carne, fubá, brócolis e ervilha. Cenoura cozida cortada em palitos CARDÁPIO ESPAÇO INFANTIL BERÇÁRIO I a partir de 6 meses - NOVEMBRO 2017 Melão amassado Papa de arroz, ovo, caldo de feijão e abóbora cozida raspada Purê de maçã Papa de frango, arroz, chuchu, repolho e

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL Produtos Alimentícios Vigência a partir de 01-11-2015 ANEXO ÚNICO I - CHOCOLATES 1 1704.90.10 2 3 1806.31.10 1806.31.20 1806.32.10 1806.32.20 4 1806.90

Leia mais

Colégio Jardim Anália Franco

Colégio Jardim Anália Franco Co. ------/13 1ª semana Segunda-feira 02/03 Terça-feira 03/03 Quarta-feira 04/03 Quinta-feira 05/03 Sexta-feira 06/03 Biscoito cream cracker com Pão sovado com margarina margarina Bolo de laranja Almoço

Leia mais

Chá quente Chá quente Chá quente Achocolatado Chá quente Fruta Fruta Fruta Fruta Salada de Frutas. 24/jul 25/jul 26/jul 27/jul 28/jul

Chá quente Chá quente Chá quente Achocolatado Chá quente Fruta Fruta Fruta Fruta Salada de Frutas. 24/jul 25/jul 26/jul 27/jul 28/jul 24/jul 25/jul 26/jul 27/jul 28/jul Pão de queijo Pão integral com margarina Biscoito Salgado Biscoito de Polvilho Mini folhado de queijo Biscoito doce Sequilhos Bolo de laranja Pão integral com doce de

Leia mais

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2 ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - ALTERAÇÃO Abrangência: operações interestaduais realizadas entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Produto:

Leia mais

O começo de uma grande receita

O começo de uma grande receita O começo de uma grande receita Fermento Biológico Fresco Massa Sal Ideal para massas com até 7,5% de açúcar Alto poder fermentativo Uniformidade de ação Massa Congelada Massa Doce Melhor desempenho em

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/ SRP 52131 - COMANDO DA MARINHA 784330 - CAPITANIA DOS PORTOS DO PIAUI RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/2017-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - ACHOCOLATADO ACHOCOLATADO, APRESENTAÇÃO PÓ, SABOR

Leia mais

1. Hambúrguer de aveia

1. Hambúrguer de aveia OFICINA CULINÁRIA OPÇÕES FIT PARA SEUS LANCHES E JANTAR RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS 1. Hambúrguer de aveia Ingredientes 500g de carne magra moída (patinho) 1 cenoura média ralada (pode ser com a casca)

Leia mais

QUALIDADE DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Alessandra Reis Nutricionista de Qualidade- IBRefeições

QUALIDADE DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Alessandra Reis Nutricionista de Qualidade- IBRefeições QUALIDADE DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alessandra Reis Nutricionista de Qualidade- IBRefeições ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, É AQUELA PREPARADA COM OS CUIDADOS DE HIGIENE E QUE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ Secretaria Municipal de Educação CNPJ/ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ Secretaria Municipal de Educação CNPJ/ / PAUTA DOS GENEROS ALIMENTICIOS REFERENTE A 10 PARCELAS DE 2015. PROGRAMAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PNAEF, PANEP, PANE EJA, PANE- MEDIO E MAIS EDUCAÇÃO. TERMO DE REFERENCIA ITE DESCRIÇÃO / MARCA / VALIDADE

Leia mais

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA ADENDO PLANILHA SIMPLIFICADA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA. ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA 1 4880 kg 2 380 kg 3 2235 kg Polpa de fruta (natural), congelada, pacote de 1 kg, sabores: maracujá,

Leia mais

Cardápio da SEMANA 03/06 a 07/06/19 DATA SEGUNDA 03/06 TERÇA 04/06 QUARTA 05/06 QUINTA 06/06 SEXTA 07/06

Cardápio da SEMANA 03/06 a 07/06/19 DATA SEGUNDA 03/06 TERÇA 04/06 QUARTA 05/06 QUINTA 06/06 SEXTA 07/06 Cardápio da SEMANA 03/06 a 07/06/19 DATA SEGUNDA 03/06 TERÇA 04/06 QUARTA 05/06 QUINTA 06/06 SEXTA 07/06 MANHÃ Tapioca com Becel Leite de caju Bolo festa de acerola Cuscuz Peta de polvilho (sucrilhos)

Leia mais

ANEXO 1 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL

ANEXO 1 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

7 Receitas Super Fáceis para Diabéticos.

7 Receitas Super Fáceis para Diabéticos. Este e-book foi desenvolvido pensando principalmente nos portadores de diabetes, que precisam de uma alimentação controlada em virtude da doença. Aqui você encontrará 7 receitas super fáceis de fazer,

Leia mais

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas ANEXO AO COMUNICADO: PRORROGADO PRAZO DE VIGÊNCIA DE ACORDOS ENTRE SÃO PAULO E SERGIPE Abrangência: operações interestaduais originadas de contribuintes de São Paulo destinadas a contribuintes do estado

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 2 Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! Salada de casca de Abóbora 2 xícaras (chá) de casca de abóbora 1 xícara (chá) de tomate picado ½ xícara

Leia mais

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas Abrangência: operações interestaduais entre contribuintes situados em São Paulo e contribuintes situados em Sergipe. Produto: alimentícios. Conteúdo: Margem de Valor Agregado. Base Legal: Protocolo ICMS

Leia mais

SOBREMESAS SAUDÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO DELÍCIAS SAUDÁVEIS

SOBREMESAS SAUDÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO DELÍCIAS SAUDÁVEIS SOBREMESAS SAUDÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO DELÍCIAS SAUDÁVEIS Sobremesas podem ser saudáveis e extremamente saborosas sem perder em nada para as receitas tradicionais. DELÍCIAS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ FAZ Foi

Leia mais

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 MANHÃ CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado uva Alérgicos: sem lactose Misto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA Nº ITEM QUANTIDAD E UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

ANEXO 1 AO COMUNICADO: SÃO PAULO E SANTA CATARINA ALTERAÇÃO DE ACORDO DE ST.

ANEXO 1 AO COMUNICADO: SÃO PAULO E SANTA CATARINA ALTERAÇÃO DE ACORDO DE ST. ANEXO 1 AO COMUNICADO: SÃO PAULO E SANTA CATARINA ALTERAÇÃO DE ACORDO DE ST. Abrangência: operações interestaduais originadas do Estado de São Paulo e destinadas ao Estado de Santa Catarina. Produto: alimentícios.

Leia mais

Catálogo de produtos. Viapax Produtos orgânicos e naturais

Catálogo de produtos. Viapax Produtos orgânicos e naturais Catálogo de produtos Viapax Bio Produtos orgânicos e naturais @viapaxbio FAZ BEM Somos naturais, saudáveis, saborosos e ricos em nutrientes. Preservando a qualidade natural e os sabores das frutas, grãos

Leia mais

Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira

Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Pão de queijo Biscoito salgado Sfiha de pts com catupiry Pão intefral com margarina Pão integral com geléia Torta de banana Biscoito doce

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Chá quente Chá quente Chá quente Achocolatado Chá quente Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta. 29/jun 30/jun 31/06 01/jun 02/jun Mini Hambúrguer

Chá quente Chá quente Chá quente Achocolatado Chá quente Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta. 29/jun 30/jun 31/06 01/jun 02/jun Mini Hambúrguer 29/jun 30/jun 31/06 01/jun 02/jun Pão de queijo Pão francês com requeijão Biscoito Salgado Biscoito de Polvilho Mini folhado de queijo Bisnaguinha com creme de amendoim Sequilhos Bolo de Coco Pão integral

Leia mais

CARDÁPIO AGOSTO 2018

CARDÁPIO AGOSTO 2018 CARDÁPIO AGOSTO 2018 ALIMENTOS SERVIDOS SERVIR OS GRUPOS USAR LISTA DE SUBSTITUIÇÃO CAFÉ DA MANHÃ Cereais Pão, bolacha, flocos Leite (cá lcio) Café ou achocolatado * Adoçar com açúcar mascavo. Chá não

Leia mais

ITEM NCM/SH DESCRIÇÃO Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 2

ITEM NCM/SH DESCRIÇÃO Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 2 ANEXO 6 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E MINAS GERAIS Abrangência: operações interestaduais realizadas entre São Paulo e Minas Gerais. Segmentos: produtos alimentícios. Conteúdo:

Leia mais

SUPLEMENTO ONLINE outubro 2014 ano 5 n o 14. Receitas doces e salgadas sem trigo, aveia, centeio, cevada e malte

SUPLEMENTO ONLINE outubro 2014 ano 5 n o 14. Receitas doces e salgadas sem trigo, aveia, centeio, cevada e malte SUPLEMENTO ONLINE outubro 2014 ano 5 n o 14 Receitas doces e salgadas sem trigo, aveia, centeio, cevada e malte VOCÊ SABIA? Algumas pessoas apresentam intolerância ao glúten, que se manifesta mais gravemente

Leia mais

CARDÁPIO PERÍODO INTEGRAL

CARDÁPIO PERÍODO INTEGRAL Semana 1 JULHO - 2016 01/07 Sucos ou iogurte Cereal matinal/ tortinhas de morango Arroz, feijão, lasanha a bolonhesa, ovos mexidos Salada: vinagrete, repolho branco ralado Sobremesa: fatias de abacaxi

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais

NOTA TÉCNICA: REGIME DE ESTIMATIVA TRIBUTÁRIO DE FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO

NOTA TÉCNICA: REGIME DE ESTIMATIVA TRIBUTÁRIO DE FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO CHOCOLATES, BALAS E GULOSEIMAS SEMELHANTES 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 1806.31.10 1806.31.20 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo inferior

Leia mais

Preços promocionais nas compras de kits com, ao menos, 5 refeições por pedido.

Preços promocionais nas compras de kits com, ao menos, 5 refeições por pedido. Marmitinhas e sopas ultracongeladas, embaladas à vácuo, feitas com ingredientes frescos e sem adição de conservantes ou temperos prontos industrializados. Preços promocionais nas compras de kits com, ao

Leia mais

Itens incluídos: TABELA COMPLETA I - CHOCOLATES % MVA AJUSTADA ORIGEM 4% % MVA AJUSTADA ORIGEM 12% % MVA AJUSTADA ORIGEM 7% ALIQ.

Itens incluídos: TABELA COMPLETA I - CHOCOLATES % MVA AJUSTADA ORIGEM 4% % MVA AJUSTADA ORIGEM 12% % MVA AJUSTADA ORIGEM 7% ALIQ. Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: alimentícios. Conteúdo: alteração do acordo de substituição tributária. Vigência: 01-05-2014.

Leia mais

5º Aula Proteínas. Nutrição Ciência e Profissão FACIPLAC

5º Aula Proteínas. Nutrição Ciência e Profissão FACIPLAC 5º Aula Proteínas Nutrição Ciência e Profissão FACIPLAC Proteínas Definição Proteína vem do grego protos = primeiro São macromoléculas resultantes da condensação de moléculas e aminoácidos. As sua macromoléculas

Leia mais