Inteligência Artificial. O que é Inteligência Artificial?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inteligência Artificial. O que é Inteligência Artificial?"

Transcrição

1 Inteligência Artificial O que é Inteligência Artificial?

2 Inteligência Artificial Etimologicamente - Inteligência (Origem: Latim) Inter (entre) e legere(escolher) Aquilo que permite ao ser humano escolher entre uma coisa e outra; Habilidade de realizar, de forma eficiente, uma determinada tarefa.

3 Inteligência Artificial Artificial (Origem: Latim) Artificiale Algo não natural, isto é, produzido pelo homem

4 Inteligência Artificial Um tipo de inteligência produzida pelo homem para dotar as máquinas de algum tipo de habilidade que simula a inteligência do homem.

5 Inteligência Artificial Algumas definições de IA: "IA é a parte da ciência da computação voltada para o desenvolvimento de sistemas de computadores inteligentes, i.e. sistemas que exibem características, as quais nós associamos com a inteligência no comportamento humano -e.g. compreensão da linguagem, aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, etc." [FEIGENBAUM, 81] "Inteligência Artificial é o estudo das faculdades mentais através do uso de modelos computacionais." [CHARNIAK & McDERMOTT, 85]

6 Inteligência Artificial Algumas definições de IA: "A arte de criar máquinas que executam funções que requerem inteligência quando executadas por pessoas." [KURZWEIL,90] "Inteligência artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem melhor." [RICH, Elaine & KNIGHT, Kevin, 93] "[...] atividade que nós associamos com o pensar humano, atividades tais como: tomada de decisão, resolução de problemas, aprendizado[... ]." [BELLMAN, 78]

7 Inteligência Artificial Algumas definições de IA: "A inteligência artificial (IA) é simplesmente uma maneira de fazer o computador pensar inteligentemente." [LEVINE, 88] Pode ser definida como o ramo da Ciência da Computação que se ocupa da automação do comportamento inteligente. [LUGER, 2004]

8 Inteligência Artificial A Inteligência Artificial busca entender a mente humana e imitar o seu comportamento [BOOSE, 94], levantando questões tais como: Como ocorre o pensar? Como o homem extrai o conhecimento do mundo? Como a memória, os sentidos e a linguagem ajudam no desenvolvimento da inteligência? Como surgem as idéias? Como a mente processa informações e tira conclusões decidindo por uma coisa ao invés de outra? Essas são algumas perguntas que a IA precisa responder para simular o raciocínio humano e implementar aspectos da inteligência.

9 Inteligência Artificial A inteligência humana está aliada a sua capacidade de interagir com o meio através de habilidades cognitivas (sentidos) e conotativas(ação), ou seja, se movimentar, reconhecer sons (fala) e imagens, se expressar, etc.

10 Inteligência Artificial Existe um esforço, principalmente no campo da robótica, no sentido de implementar as máquinas inteligentes, para propiciar: uma maior interação com o meio e desenvolver padrões de inteligência envolvidos na aquisição do conhecimento, reconhecimento, aprendizado, etc.

11 Plano de Ensino -Objetivo Capacitar os alunos à criação de modelos para a inteligência e à construção de modelos computacionais baseados nestes modelos utilizando uma abordagem integrada dos principais paradigmas Simbólicos e Conexionistas da Inteligência Artificial.

12 Plano de Ensino Ementa Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas à resolução de problemas; Representação de conhecimento; Estratégias de pesquisa em espaços de estados; Sistema especialista; Representação e tratamento de incertezas; Aprendizagem de máquina; Inteligência artificial simbólica, conexionista e evolucionária.

13 Plano de Ensino -Conteúdo Programático Introdução Agentes inteligentes Lógica Resolução de problemas Representação do Conhecimento Sistema Especialista Tratamento de Incerteza e Imprecisão Aprendizado

14 Plano de Ensino -Bibliografia Básica LUGER, George F. Inteligência artificial. 6. ed. São Paulo, SP: Pearson Educationdo Brasil, xvii, 614 p. ISBN (8 exemplares e 1 ex 4.ed.) BITTENCOURT, Guilherme. Inteligência artificial: ferramentas e teorias. 3. ed. rev. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC,2006. xv, 371 p. (Série didática) ISBN (10 exemplares; 1ex.1.ed.; 1ex. 3.ed.) RUSSELL, Stuart J.; NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, p. ISBN (10 exemplares)

15 Plano de Ensino -Bibliografia Complementar BARRETO, Jorge Muniz. Inteligência artificial no limiar do século XXI. 2. ed. Florianópolis, SC: Duplic, xvii; 379 p. (3 exemplares; 2ex. 1.ed.; 1ex. 3.ed.) HAYKIN, Simon. Redes neurais: princípios e prática. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, p. ISBN (12 exemplares) LINDEN, Ricardo. Algoritmos genéticos. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, xx, 475 p. ISBN (2 exemplares) FACELI, Katti; LORENA, Ana Carolina; GAMA, João; CARVALHO, André C. P. L. F. de. Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizagem de máquina. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c p. ISBN (5 exemplares) NAVIDI, William. Probabilidade e estatística para ciências exatas. Porto Alegre, RS: McGraw-Hill, Bookman, xii, 604 p. ISBN (2 exemplares) POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, xvi, 179 p. (1 exemplar) NOLT, John Eric; ROHATYN, Dennis. Lógica. São Paulo, SP: Makron, x, 596 p. (Coleção Schaum). ISBN X. (1exemplar)

16 Introdução Tópicos O que é IA? Histórico Características Essenciais Domínios de Aplicação

17 O que é IA? Objetivo: desenvolver sistemas para realizar tarefas que, no momento são melhor realizadas por seres humanos que por máquinas, ou não possuem solução algorítmica viável pela computação convencional reproduzir o comportamento inteligente entender entidades inteligentes Se o ser humano pode, por que não a máquina? (tese de Church-Turing)

18 O que é IA? Algumas definições de IA, organizadas em 4 categorais Processos de pensamento e raciocínio Comportamento Sucesso em termos de fidelidade ao desempenho humano Sucesso comparando-o com o conceito ideal de inteligência (racionalidade)

19 O que é IA? Abordagens Centradas em torno de seres humanos Ciência empírica, envolvendo hipóteses e confirmação experimental Centradas em torno da racionalidade Envolve uma combinação de Matemática e Engenharia

20 O que é IA? Agindo de forma humana: a abordagem do teste de Turing Processamento de linguagem natural Representação de conhecimento Raciocínio automatizado Aprendizado de máquina Visão Computacional Robótica

21 O que é IA? Pensando de forma humana: a estratégia de modelagem cognitiva Ciência cognitiva -reúne modelos computacionais da IA e técnicas experimentais da psicologia para tentar construir teorias precisas e verificáveis a respeito dos processos de funcionamento da mente humana.

22 O que é IA? Pensando racionalmente: a abordagem das leis do pensamento Tentativa de codificação do pensamento correto processos de raciocínios irrefutáveis. Seus silogismosforneceram padrões para estruturas de programas que sempre resultavam em conclusões corretas ao receberem premissas corretas. As leis do pensamento deveriam governar a operação da mente.

23 O que é IA? Pensando racionalmente: a abordagem de agente racional Agente é simplesmente algo que age (latim agere fazer). Agente racional age para alcançar o melhor resultado ou, quando há incerteza, o melhor resultado esperado.

24 Os fundamentos da IA Filosofia Matemática Economia Lingüística I IAA Neurociência Cibernética Engenharia de Computação Psicologia

25 História da IA Inteligência Estudada há mais de 2000 anos por filósofos Raciocínio, memória, aprendizado, visão Inteligência Artificial surgiu na década de 50 estuda a inteligência de maneira teórica e experimental

26 História da IA Church e Turing estabelecem limites para aquilo que pode ser resolvido por computadores, introduzindo o conceito de computabilidade (1936). "Mas podem as máquinas pensar?" Famosa pergunta feita em 1950 por Alan Turing (Teste de Turing)

27 História da IA Primeiro trabalho (1943) -McCulloch and Pitts: implementação dos operadores lógicos através de uma rede neural. Primeiro Evento (1956) Newell and Simon Logic Theorist (resolvedor de teoremas)

28 História da IA GPS (General Problem Solver, 1960 ) - Newell and Simon Linguagem LISP (1958) McCarthy Micromundos (1963) Minsky (problemas de domínios limitados) O mundo dos blocos (1968) Linguagem Prolog (1970) -Edinburgh/Marseilles Surge o nome Inteligência Artificial, após um workshop entre grandes nomes como: John McCarthy, Arthur Samuel (IBM), Ray Solomonoffe Oliver Selfridge(MIT).

29 História da IA Os micromundos: conjunto de blocos sólidos colocados sobre uma mesa, a tarefa é reorganizar os blocos, utilizando a mão de um robô que pode erguer um bloco de cada vez.

30 História da IA O mais famoso dos micromundos foi o mundo dos blocos e foi a base para: Projeto de visão -David Huffman(1971) Trabalho em visão e propagação de restrições - David Waltz(1975) Teoria do aprendizado - Patrick Winston (1970) Compreensão da linguagem natural -Terry Winograd(1972) Sistema de planejamento - Scott Fahlaman(1974)

31 História da IA Primeiro experimento feito para tentar realizar o Teste de Turing - Eliza (1966) um programa criado pelo pesquisador Joseph Weizenbaum, do MIT, que simulava uma psicóloga virtual usando trechos das frases dos usuários para compor as respostas e estimulava o paciente a se aprofundar cada vez mais nos detalhes dos seus problemas. Exemplo de diálogo com a Eliza: Eliza: Olá, conte-me o seu problema. Usuário: Eu não me relaciono bem com as outras pessoas. Eliza:E por que você acha que você não se relaciona bem com as outras pessoas? Usuário: Pois estou sempre sozinho.... Exemplo de software de Inteligência Artificial para criação de personagens virtuais:

32 História da IA Primeiros programas de tradução automática (artigos científicos Russo Inglês) caíram em descrédito Exemplo O espírito é forte mas a carne é fraca A vodka é boa mas a carne é podre Financiamentos cancelados em 1966.

33 História da IA 1969-ressurgimento do entusiasmo Sistemas especialistas 1970/1980- Alguns sistemas famosos: SHRLDU (interface em linguagem natural aplicado ao mundo de blocos) MYCIN (diagnóstico médico) LUNAR (interface para geólogos interrogarem sobre as amostras de rochas trazidas pela Appolo na missão lunar -o primeiro usado por pessoas que não os projetistas do sistema).

34 História da IA 1980-Projeto japonês: a quinta geração de computadores (IA, Prolog, PLN) repercussões no financiamento global para a área de IA com projetos mais reais, a IA começa a ser utilizada na indústria, promovendo cortes de despesas e otimização de tarefas. R1 -o primeiro "expert system" de sucesso que iniciou suas atividades na Digital Equipment -economia de 40 milhões de dólares por ano.

35 História da IA Deep blue vence Kasparov algoritmos de busca computadores de alta velocidade hardware específico para xadrez A IA é o elemento fundamental nas mais diversas ferramentas disponíveis na Internet.

36 História da IA Atualmente-usada em grande escala, posta a prova pelos militares americanos na operação Desert Storm, na guerra do Iraque (Mísseis teleguiados e sensores de visão noturna) Tendências -passagem de sistemas experimentais para aplicações reais de grande escala representação de conhecimento reconhecimento da fala robótica visão internet

37 História da IA Agindo humanamente (anos 50-70): Teste de Turing Problema: mito do cérebro eletrônico Pensando humanamente (anos 50-60): simulação cognitiva (Simon & Newell) Boas inspirações (GPS, Sistemas Especialistas,...) mas fraca justificativa para os resultados obtidos Pensando idealmente (anos 60-70): A escola logicista (McCarthy) Desenvolvimento de formalismos de representação de conhecimento Problemas: escassez de recursos computacionais, limitação dos tipos de inferências Agindo idealmente (anos 80 em diante): Agente inteligente (Newell, Minsky, Russel & Norvig) Abrangente (atividades), unificador (domínios da IA), excelente framework para projeto e análise de programas.

38 Paradigmas de Raciocínio da IA Simbólico: metáfora lingüística ex. sistemas de produção, agentes,... Conexionista: metáfora cerebral ex. redes neurais Evolucionista: metáfora da natureza ex. algoritmos genéticos, vida artificial, Estatístico/Probabilístico Ex. Redes Bayesianas, sistemas difusos (fuzzy)

39 Paradigma Simbólico West é criminoso ou não? Aleiamericana dizqueéproibidovenderarmasaumanaçãohostil.cuba possui alguns mísseis, e todos eles foram vendidos pelo Capitão West, que éamericano. Como resolver automaticamente este problema de classificação? Segundo a IA (simbólica), é preciso: Identificar o conhecimento do domínio (modelo do problema) Representá-lo utilizando uma linguagem formal de representação Implementar um mecanismo de inferênciapara utilizar esse conhecimento

40 Paradigma Conexionista -Redes Neurais Definição Romântica : Técnica inspirada no funcionamento do cérebro, em que os neurônios artificiais, conectados em rede, são capazes de aprender e de generalizar. Definição Matemática : Técnica de aproximação de funções por regressão não linear. É uma outra abordagem: linguagem - redes de elementos simples raciocínio - aprender diretamente a função entrada-saída

41 Paradigma Evolutivo Definição: Método probabilista de busca para resolução de problemas (otimização) inspirado na teoria da evolução. EVOLUÇÃO diversidade é gerada por cruzamento e mutações os seres mais adaptados ao seus ambientes sobrevivem (seleção natural) as características genéticas de tais seres são herdadas pelas próximas gerações

42 Exemplos de Aplicação da IA Matemática: demonstração de teoremas, resolução simbólica de equações, geometria, etc. Pesquisa operacional: otimização e busca heurística em geral Jogos: xadrez, damas, etc. Processamento de linguagem natural:tradução automática, verificadores ortográficos e sintáticos, interface vocal, reconhecimento da fala, de locutor, etc. Sistemas tutores: modelagem do aluno, escolha de estratégias pedagógicas, etc. Percepção: visão, tato, audição, olfato, paladar... Robótica(software e hardware): manipulação, navegação, monitoramento, etc.

43 Exemplos de Aplicação da IA Sistemas especialistas:atividades que exigem conhecimento especializado e não formalizado Tarefas: diagnóstico, previsão, monitoramento, análise, planejamento, projeto, etc. Áreas: medicina, finanças, engenharia, química, indústria, arquitetura, arte, computação,... Computação: engenharia de software (sobretudo na Web) programação automática interfaces adaptativas bancos de dados dedutivos e ativos mineração de dados (data mining) sistemas distribuídos, etc.

44 IA - Limitações Ainda existem muitas limitações nas questões relacionadas à Inteligência Artificial?

45 Pluridisciplinaridade da IA Inspiração Tarefas Filosofia Matemática - Lógica - Proba. e Estat - Cálculo Pesquisa Operacional Economia Sociologia Lingüística Psicologia Biologia Automação e Controle Computação tradicional Problemas Busca heurística Representação do conhecimento e Raciocínio automático Planejamento Aprendizagem e Aquisição de Conhecimento Sistemas Multi-Agente Reconhecimento de Padrões Aplicações Jogos Sistemas Especialistas Percepção Computacional - Visão - Processamento de Voz - Integração de Sensores Processamento de Linguagem Natural Robótica - Navegação - Manipulação Classificação Previsão Monitoramento Diagnóstico e Interpretação Conserto Escalonamento Alocação Filtragem Descoberta Design Controle Simulação

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Envolve uma combinação de Matemática e Engenharia

Envolve uma combinação de Matemática e Engenharia Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall.

Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Rafael Stubs Parpinelli DCC / UDESC-Joinville parpinelli@joinville.udesc.br www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli Material de apoio: Stuart Russel, Peter Norvig.

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Ilaim Costa Jr.

Inteligência Artificial. Prof. Ilaim Costa Jr. Inteligência Artificial Prof. Ilaim Costa Jr. 4) Ciência da Computação 4) Ciência da Computação Exemplos de Aplicação da IA Matemática: demonstração

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A.

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A. Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A. 1 Ciências do Artificial Ciências naturais objetivo: analisar e descrever a natureza (observação) mostrar que a complexidade

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução O Que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que

Leia mais

PIPCA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Mestrado em Computação Aplicada da UNISINOS. 2003/1-2o. Trimestre - AULA 0 (Introdução) / FSO

PIPCA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Mestrado em Computação Aplicada da UNISINOS. 2003/1-2o. Trimestre - AULA 0 (Introdução) / FSO PIPCA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Mestrado em Computação Aplicada da UNISINOS 2003/1-2o. Trimestre - AULA 0 (Introdução) / FSO Professores Responsáveis: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & SISTEMAS

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle

IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Introdução IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões Homo sapiens: capacidades mentais de grande importância Como um punhado de matéria pode perceber, compreender,

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 1 Introdução a Inteligência Artificial M.e Guylerme Velasco Definição Ciência que estuda o fenômeno da Inteligência Estudo da inteligência em computadores e através deles,

Leia mais

lnteligência Artificial

lnteligência Artificial Agenda lnteligência Artificial Introdução Definição e evolução histórica Aplicações Abordagens e problemas principais Comparação com a computação convencional O curso 2 Inteligência artificial (IA): definição

Leia mais

Fabrício Jailson Barth BandTec

Fabrício Jailson Barth BandTec Introdução à Inteligência Artificial Fabrício Jailson Barth fabricio.barth@bandtec.com.br BandTec 1 o semestre de 2012 Objetivos e Sumário O que é Inteligência Artificial (IA)? Objetivos da IA. Influência

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 2

Inteligência Artificial. Aula 2 Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem

Leia mais

Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009

Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial (IA) Estuda e tenta construir entidades inteligentes Durante milhares de anos procuramos entender como pensamos: Como

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL

Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL Aula 1 Inteligência Artificial (Definição) O que é Inteligência Artificial? Uma área de pesquisa que investiga formas de habilitar o computador a realizar tarefas nas quais, até o momento, o ser humano

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial. CAPÍTULO 1 - Russell

Introdução à Inteligência Artificial. CAPÍTULO 1 - Russell Introdução à Inteligência Artificial CAPÍTULO 1 - Russell Inteligência Artificial O que é inteligência Artificial? O que diferencia inteligência artificial de inteligência natural? 2 O que é Inteligência

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1)

Técnicas de Inteligência Artificial. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1) Técnicas de Inteligência Artificial Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1) 4 6 7 8 12 13 14 15 16 Inteligência Artificial 20 Inteligência Artificial 21 Inteligência

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Kléber de Oliveira Andrade pdjkleber@gmail.com O professor Kléber de Oliveira Andrade Doutorando em Engenharia Mecânica (EESC/USP) Mestrado em Engenharia Mecânica (EESC/USP)

Leia mais

Inteligência Artificial Introdução

Inteligência Artificial Introdução Inteligência Artificial Introdução Professora Sheila Cáceres Introdução Que é Inteligência? Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar Teológica: dom divino que nos torna semelhantes ao Criador;

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA Inteligência Artificial Semestre II 4 ano Des. Sys Jose Luis. Sambo O que é a ineligencia artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos computacionais

Leia mais

Introdução a Inteligência Artificial

Introdução a Inteligência Artificial 1 Introdução a Inteligência Artificial Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução a Conceitos Agindo de forma humana Pensando como humano Pensando racionalmente

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Prof. Augusto Baffa O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial - IA

Inteligência Artificial - IA Inteligência Artificial Paradigmas IA conexionista IA simbólica IA evolucionária IA híbrida IA simbólica: são baseados na ideia de que a inteligência (ou parte dela) constitui-se de operações sobre um

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Redes Neurais (Inteligência Artificial)

Redes Neurais (Inteligência Artificial) Redes Neurais (Inteligência Artificial) Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Prof. Paulo Martins Engel Informática UFRGS Prof. Paulo Martins Engel Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial,

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Tiago Alves de Oliveira 2 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais Inteligência Artificial Conceitos Gerais Inteligência Artificial - IA IA é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens de solução

Leia mais

Inteligência Artificial Introdução

Inteligência Artificial Introdução Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial

Introdução à Inteligência Artificial Tópicos do curso Introdução à Inteligência Artificial André de Carvalho Marcílio Souto Renato Tinós PAE Sílvia Modonese Fundamentos 1 Fundamentos Busca Jogos Lógica Aprendizado de Máquina Redes Neurais

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Professor: Jerônimo Pellegrini (jeronimo.pellegrini@ufabc.edu.br) Horário α: 2a (8 10), 4a (10 12) Sala: S 501 (bloco B) URL deste curso: http://aleph0.info/cursos/ia 2008 t2/ Formato

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Tiago Alves de Oliveira 2 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Professor Rafael Stubs Parpinelli E-mail: rafael.parpinelli@udesc.br udesc.academia.edu/rafaelstubsparpinelli www.researchgate.net/profile/rafael_parpinelli www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli/

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos

Leia mais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO Professor Ricardo Kerschbaumer ricardo.kerschbaumer@ifc.edu.br http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/ Plano de Ensino http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (ARTIFICIAL) Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes Claros Lembrando da Primeira

Leia mais

CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2

CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (baseada na Res. 10/2008 do CCEPE) NOME DO CURSO: Pós-Graduação em Ciência da

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi (saulopz@gmail.com) Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Conceitos de Inteligência e Inteligência Artificial.

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 4

Inteligência Artificial. Aula 4 Inteligência Artificial Aula 4 http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2017.html Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Introdução Profª. Claudia Brandelero Rizzi http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html 1 Inteligência Artificial Questões preliminares A questão da inteligência e do Artificial

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Elder Rizzon Santos

Inteligência Artificial. Prof. Elder Rizzon Santos + Inteligência Artificial Prof. Elder Rizzon Santos ersantos@inf.ufsc.br + Um computador capaz de ganhar do melhor jogador de xadrez do mundo é inteligente? n http://www.time.com/time/photoessays/10questions/

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba O que é inteligência Artificial? Dilermando Piva Jr. FATEC/Indaiatuba Algumas ideias e citações elaboradas a partir do trabalho de Marcílio C. P. de Souto do DIMAp/UFRN O que diferencia inteligência artificial

Leia mais

Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Definição de inteligência in te li gên ci a (latim intelligentia, -ae, plural neutro de intelligens, -entis,

Leia mais

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): Sobre o Artigo Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): 417-457 Searle John Rogers Searle (Denven, 31 de julho de 1932) é um filósofo e escritor estadunidense,

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (ARTIFICIAL) Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes Claros Lembrando da Primeira

Leia mais

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA Inteligência Artificial Outras abordagens à conceituação de IA Retomada da aula passada O histórico do computador está entrelaçado ao histórico da IA Diversos acontecimentos contribuíam para o atual estado

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO Prof. Thiago A. S. Pardo PRIMÓRDIOS DA IA Alan Turing Computer Machinery and Intelligence LISP Primeiro Projeto Japonês Segundo Projeto Japonês Surge o termo Artificial

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Introdução à Inteligência Artificial Professor: Msc. Mirthys Marinho do Carmo PLANO DE CURSO Código: SIF23 E-mail: mirthysmcmelo@gmail.com

Leia mais

Inteligência Artificial. História da IA

Inteligência Artificial. História da IA Inteligência Artificial História da IA Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada da aula passada As abordagens para o

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL Disciplina Anual Assunto Aula 1 Fundamentos de Inteligência Artificial 2 de 18 Sumário Introdução

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO Luciano Lucas Fernandes Lima; Ana Maria Felix Liborio; José Gilberto Barbosa de Medeiros Júnior; Marineide Furtado

Leia mais

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes Sistemas Inteligentes Profa. Kathya Collazos Linares Horário: Terças e Quartas das 13:50-15:30 Sala: V009 Atendimento: Terças das 08:20-10:00 Sala S110 Bibliografia Stuart Russell & Peter Norvig George

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 04 Inteligência Artificial O que é IA? Automação de atividades associadas ao pensamento humano (tomada de decisões,

Leia mais

Introdução. Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira. Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Introdução. Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira. Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo Introdução Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo O que é inteligência artificial? Para responder a esta questão, antes temos de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Introdução à Inteligência Artificial Professor: Msc. Mirthys Marinho do Carmo PLANO DE CURSO Código: SIF23 E-mail: mirthysmcmelo@gmail.com

Leia mais

Inteligência Articial: Introdução

Inteligência Articial: Introdução x MYCIN Inteligência Articial: Introdução Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas UNICAMP 03 de Agosto de 2010 1 / 31 x MYCIN http://www.ic.unicamp.br/

Leia mais

6. QUADRIMESTRE IDEAL 7. NÍVEL Graduação 8. Nº. MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA TEORIA: 60 LABORATÓRIO: 30

6. QUADRIMESTRE IDEAL 7. NÍVEL Graduação 8. Nº. MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA TEORIA: 60 LABORATÓRIO: 30 Universidade Federal do ABC Rua Santa Adélia, 166 - Bairro Bangu - Santo André - SP - Brasil CEP 09.210-170 - Telefone/Fax: +55 11 4996-3166 1. CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA MC5001 - SISTEMAS MULTIAGENTES

Leia mais

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2)

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Paradigma Simbólico Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Revisão da aula anterior: definição de IA Podemos associar o termo IA com: Parte da ciência da computação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

5/9/13. Inteligência Ar9ficial. PCS 2428 / PCS 2059 lnteligência Ar9ficial. Prof. Dr. Jaime Simão Sichman Prof. Dra. Anna Helena Reali Costa

5/9/13. Inteligência Ar9ficial. PCS 2428 / PCS 2059 lnteligência Ar9ficial. Prof. Dr. Jaime Simão Sichman Prof. Dra. Anna Helena Reali Costa PCS 2428 / PCS 2059 lnteligência Ar9ficial Prof. Dr. Jaime Simão Sichman Prof. Dra. Anna Helena Reali Costa Introdução Inteligência Ar9ficial Definição e evolução histórica Aplicações Abordagens e problemas

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional CP78D Introdução à Inteligência Artificial Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 9º Período 1/24 O

Leia mais

Figura 4.2: Matriz Curricular

Figura 4.2: Matriz Curricular Figura 4.2: Matriz Curricular 3660 Fundamentos de Matemática e Estatística Física Eletrônica Algoritmos e Programação Arquitetura de Computadores Metodologias e Técnicas de Computação Engenharia e Sistemas

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira O futuro, das máquinas inteligentes,

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial

Introdução à Inteligência Artificial Introdução à Inteligência Artificial O que é Inteligência? 1. Capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender ideias e linguagens e aprender. 2. Manifestação de alta

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Prérequisitos 01 Introdução à informática 04 60 02 Matemática instrumental

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

Inteligência Artificial: Introdução

Inteligência Artificial: Introdução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Inteligência Artificial: Introdução DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Daniel Enos / Heitor Medeiros

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 70-000 Tel: (7)-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial INF01048 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Sumário. O que é Inteligência Artificial?

Introdução à Inteligência Artificial INF01048 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Sumário. O que é Inteligência Artificial? I STITUTO DE I FORMÁTICA - UFRGS Bacharelado em Ciência da Computação INF01048 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Prof. Luis Otavio Alvares Introdução à Inteligência Artificial Enfoque: técnicas e não aspectos mais

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional CP78D Apresentação do Plano de Ensino Aula 1 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 9º Período 1/14 Professor

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Conceitos, Aplicações e Linguagens

INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Conceitos, Aplicações e Linguagens INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Conceitos, Aplicações e Linguagens André Felipe da Costa Alves Discente do curso de Engenharia da Computação Luiz Eduardo de Oliveira Pina Discente do curso de Engenharia da Computação

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação

Leia mais

IA: Inteligência Artificial

IA: Inteligência Artificial Desenvolvimento UNIFEI EME00 - Automação Industrial IA: Inteligência Artificial Aula Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Aristóteles (- a.c.) Leibnitz (-) George Boole (-) Processamento da Linguagem

Leia mais

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Visão Geral

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Visão Geral PCS3616 Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Visão Geral Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Objetivos Familiarização com o funcionamento global de software de sistema computacional

Leia mais

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA

Leia mais

O que é Inteligência Artificial???

O que é Inteligência Artificial??? O que é Inteligência Artificial??? Aula #2.1 EBS 564 IA Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Por milhares de anos temos tentado entender como pensamos 2 Por milhares de anos

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira Neurônio de McCulloch-Pitts Warren

Leia mais

Inteligência Artificial (Lista 1) Prof. Alex F. V. Machado

Inteligência Artificial (Lista 1) Prof. Alex F. V. Machado Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Bacharelado em Ciência da Computação 1) Considere os termos abaixo e complete. Inteligência

Leia mais

Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes

Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes Agentes Inteligentes 1 O que é pensar racionalmente? Segundo Aristóteles: pensar racionalmente é um processo de raciocínio irrefutável. Argumentos que resultam em conclusões corretas ao receberem premissas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 06 Algoritmos Genéticos Sumário Introdução Inteligência Artificial (IA) Algoritmos Genéticos Aplicações de

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação aluizioa@cin.ufpe.br

Leia mais

Sistemas Especialistas (SE)

Sistemas Especialistas (SE) Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Sistemas Especialistas (SE) Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais