CASAMENTO DIVÓRCIO NOVO CASAMENTO LUIZ SAYÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CASAMENTO DIVÓRCIO NOVO CASAMENTO LUIZ SAYÃO"

Transcrição

1 CASAMENTO DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO LUIZ SAYÃO

2 Gênesis : O Casamento na Criação Então o SENHOR Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda. Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o SENHOR Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

3 O Casamento na Criação 1. O casamento é criação e plano de Deus. 2. É uma aliança entre um homem e uma mulher. 3. Gênesis enfatiza a interdependência. 4. A mulher procede do homem e o complementa. 5. Tem o propósito de: a. Glorificar a Deus. b. Realizar as partes. c. Procriar.

4 O Casamento na Criação Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher Gn 2.24 As obrigações para com seus pais mudam para a nova família. Deixar e se unir mostra que o casamento é uma aliança que deve ser assim encaminhada.

5 O Casamento na Criação Eles se tornarão uma só carne Gn 2.24 refere-se: a união sexual que concretiza o casamento aos filhos concebidos no casamento ao relacionamento espiritual e emocional a uma relação de novo parentesco

6 O Casamento na Criação: A mulher Auxiliadora não significa inferior ao que é auxiliado, mas fala que a força do auxiliado é insuficiente sozinha. No AT Deus é chamado de nosso auxiliador. (Sl 33.20) A ideia é de companhia indispensável. Que lhe corresponda = que complementa = que se encaixa com ele.

7 O Casamento na Criação: A mulher A costela e o osso do meu osso, carne da minha carne : forma poética da fórmula tradicional de parentesco (v.23). A autoridade do homem sobre a mulher vê-se no fato do homem dar nome à mulher.

8 O Casamento e a Queda: A mulher Sofrimento e dor. Piora a relação de domínio (homemmulher) (3.16). O desejo da mulher, e o domínio do homem.

9 OS TEXTOS SOBRE DIVÓRCIO NO AT Deuteronômio : Moisés Permite a Certidão de Divórcio. Oseias 2.2: Deus divorcia-se de Israel. Oseias : Deus casa-se de novo com Israel. O Divórcio das estrangeiras exigido por Esdras: Ed Malaquias : Deus detesta o Divórcio.

10 DEUTERONÔMIO Se um homem casar-se com uma mulher e depois não a quiser mais por encontrar nela algo que ele reprova, dará certidão de divórcio à mulher e a mandará embora. 2 Se, depois de sair da casa, ela se tornar mulher de outro homem, 3 e este não gostar mais dela, lhe dará certidão de divórcio, e a mandará embora. Ou se o segundo marido morrer, 4 o primeiro, que se divorciou dela, não poderá casar-se com ela de novo, visto que ela foi contaminada. Seria detestável para o SENHOR. Não tragam pecado sobre a terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá por herança.

11 O NOVO TESTAMENTO O DIVÓRCIO JESUS PAULO

12 MATEUS Foi dito: Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio. 32 Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.

13 MATEUS Perguntaram eles: Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? 8 Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. 9 Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério.

14 FATOS IMPORTANTES O casamento envolve o elemento divino e humano. Apesar de sua importância e valor, o casamento não é eterno (Mt 22.24ss). O casamento deve ser para toda a vida, mas, nem sempre esse é o caso. Se o fosse, o divórcio seria impossível. O casamento implica num contrato legal entre as partes. É uma aliança. As mulheres não eram tratadas de modo igual aos homens no AT.

15 O termo hebraico dabaq, traduzido por se unirá significa grudar, colar, apegar-se, sugerindo que toda separação é traumática. A palavra tradicionalmente traduzida por ajudadora em Gn 2 não implica em inferioridade. O adjetivo idônea (?), que na NVI é traduzido por que lhe corresponda, tem o sentido de complementação no original. A expressão uma só carne não tem sentido apenas físico. Seu significado abrange o aspecto psicológico e pessoal.

16 FATOS SOBRE O DIVÓRCIO NOS SINÓTICOS O Divórcio era comum e fácil. Jesus coloca o homem e a mulher em pé de igualdade. Entre os judeus nenhuma mulher podia divorciar-se de seu marido. Os textos de Mt 5 e de Lc 16 anunciam a ética do Reino; questionam o literalismo farisaico e falam do espírito da lei e do ideal de Jesus. A poligamia ainda era tolerada pelos judeus, pois o AT nunca a condenou. O pecado no divórcio está relacionado com quem quebra os votos do casamento. A certidão de divórcio dada pelo marido trazia uma frase que permitia à mulher um novo casamento.

17 FATOS SOBRE O DIVÓRCIO NOS SINÓTICOS Havia uma discussão entre os rabinos sobre o divórcio. A questão era a interpretação das escola de Hillel e de Shamai. A primeira aceitava o divórcio por qualquer motivo, a segunda somente por algo indecente. Jesus posiciona-se do lado de Shamai. Jesus procura mostrar que Deus está mais interessado no casamento do que no divórcio. Sua postura é que o casamento é monogâmico e deve durar por toda a vida. Jesus corrige o mandou dos fariseus com o termo permitiu. Dureza de coração tem o sentido de obstinação. É o pecado humano que leva alguém a quebrar os votos do casamento.

18 FATOS SOBRE O DIVÓRCIO NOS SINÓTICOS Jesus corrige a teologia farisaica, afirmando que a base teológica correta é o princípio e não Moisés. Aqui vemos o ideal cristão de restauração de todas as coisas conforme o princípio. Como os judeus aceitavam a poligamia, especialmente no caso da escola de Hillel, o homem só adulterava se tomasse a mulher de outro homem. A postura de Jesus protege a mulher injustamente despedida. Jesus está afirmando que um divórcio não válido implica em adultério. Jesus quer proteger a mulher desamparada.

19 FATOS SOBRE O DIVÓRCIO NOS SINÓTICOS Jesus admite algum tipo divórcio ou de anulação do casamento em Mt 19. A cláusula de exceção. O problema é o sentido de porneia, tradicionalmente traduzido por prostituição, cujo sentido é de fato imoralidade sexual. A visão mais conservadora sugere que o termo se referia ao que acontecera antes do casamento. O marido descobria que a mulher não era virgem, e assim anulava ao casamento. Outros até sugerem que a ideia fosse consanguinidade. A posição mais comum entende que Jesus se refere ao depois, isto é, se acontecesse alguma porneia. O termo não é literalmente adultério (moicheia), usado depois no texto. O significado é amplo e pode referir-se a qualquer tipo de imoralidade sexual.

20 O QUE PODEMOS CONCLUIR?

21 1. O divórcio não é plano de Deus 2. O divórcio sempre é um desastre e traumático 3. Divórcio sem motivo é pecado 4. Deve-se evitar o divórcio e praticar o perdão 5. Só deve haver divórcio em último caso 6. O divórcio é permitido no caso de porneia

22 7. O divórcio permitido incluía o direito ao novo casamento 8. Há esperança para um divorciado e para quem peca (João 4: mulher samaritana João 8: mulher adúltera) 9. Deve-se observar a situação específica e o nível de responsabilidade da pessoa

23 POR QUE A PERMISSÃO? O divórcio era permitido em caso de porneia. Isso geralmente aplica-se ao caso de adultério. Porneia rompe o voto de fidelidade do próprio casamento. O divórcio é um remédio amargo aplicado para que alguém não viva em poligamia.

24 Até onde pode ir a porneia? 1. Homossexualidade do cônjuge. 2. Insistência no adultério. 3. Pedofilia e perversões sexuais. 4. Ameaça à integridade física e à vida 5. Negligência (?), abandono (?) e negação íntima (?)

25 O DIVÓRCIO EM PAULO NÃO É VERDADE QUE PAULO ENSINA QUE O RECASAMENTO É CONDENÁVEL E VETADO PARA OS CRISTÃOS?

26 1 CORÍNTIOS 7 10 Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. 11 Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconciliese com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. 12 Aos outros, eu mesmo digo isto, não o Senhor: Se um irmão tem mulher descrente, e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. 13 E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. 14 Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos. 15 Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

27 O contexto de 1 Coríntios é diferente do que vemos nos evangelhos. O problema aqui é o casamento misto. O cristão deveria abandonar seu cônjuge pagão? Essa era a pergunta. Com base em 1Co 7.1, parece que alguns não queriam ter relações íntimas com o cônjuge descrente. Isso sugere desejo de separação. O casamento misto sempre foi condenado pelos judeus. Os filhos eram tidos como ilegítimos. Havia a mesma dúvida aqui. Alguns cristãos achavam que deveriam separar-se para terem filhos santos.

28 Paulo afirma: digo eu, não o Senhor, ensinando, com autoridade apostólica, sobre um assunto a respeito do qual Jesus não se pronunciou. Paulo é muito prático aqui. Veja o v. 9. A razão era a lei romana, muito liberal para com o divórcio. Muitos abandonavam o cônjuge. O verso 10 ordena que a mulher não se separe do marido. O texto refere-se à ordem de Jesus. Destina-se a mulheres crentes que achavam que deveriam deixar o marido descrente. Seguindo o ensino de Cristo, ela não poderia casar-se de novo. Não houve porneia. O cristão estava proibido de casar-se de novo sem motivo. Nos versos 12 a 15 a questão é diferente. Trata-se de cristãos que poderiam ser abandonados pelos cônjuges descrentes. A ênfase é continuar casado. Mas se o descrente resolvesse separar-se, o cristão não seria culpável.

29 Há grande dificuldade de interpretação é a frase debaixo de servidão. As sugestões são: (1) estão livres da lei de Cristo; podem divorciar; (2) estão livres para separar-se, mas não devem escravizar-se a nenhum outro cônjuge; (3) estão livres da escravidão do marido; (4) estão livres pela primeira vez (mulheres) para escolher o seu futuro. A frase parece indicar possibilidade de novo casamento. A frase chamou para a paz parece indicar uma expressão rabínica que significaria fazer justiça sem ser muito legalista. Isso indicaria a flexibilidade de Paulo aqui.

30 Pastor divorciado? 6 É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Tt 1.6 (1Tm 3.2,12)

31 O contexto é o da epístolas pastorais. São do final do ministério de Paulo e dizem respeito aos oficiais da igreja. O presbítero, o bispo e o diácono devem mostrar vida exemplar. A questão aqui é o significado da expressão marido de uma só mulher. As alternativas são (1) não ser polígamo; (2) não ser divorciado; (3) ser fiel à esposa. A maioria dos exegetas têm preferido a posição 3. Ainda que o sentido literal da frase não seja não ser divorciado parece improvável que a igreja primitiva tenha aceitado líderes espirituais divorciados e que pessoas divorciadas conseguissem mostrar autoridade espiritual numa comunidade cristã. Em geral, um pastor divorciado não é aconselhável. Pode-se avaliar a situação específica. Pode haver exceção.

32 SUGESTÕES DE PRÁTICAS PARA ABORDAR CASOS DE DIVÓRCIO NO CONTEXTO DA IGREJA Os parâmetros gerais são o ideal mogâmico cristão, o grau de responsabilidade do que errou e a situação em que ele se encontra. Aconselha-se o altruísmo, o reconhecimento do erro e a disposição de corrigi-lo e de assumir as consequências do mesmo como critérios de abordagem das situações específicas. Textos principais: Mt ; 1 Co ; Tt 1.6; 1 Tm 3.2,12; Jo

33 ENSINO E PRÁTICA DO IDEAL MONOGÂMICO CRISTÃO PROPOSTAS A. A Igreja deve promover cursos preventivos sobre namoro, sexo, casamento. Prevenir é fundamental. B. A Igreja deve ensinar e enfatizar o casamento monogâmico. O divórcio sempre será um desastre. Isso deve ficar claro. C. Deve-se promover a prática do perdão e do andar a segunda milha. OBSERVAÇÕES Os cursos precisam ser atuais, adequados para as faixas etárias. Deve ser feito alguma coisa pelo menos anualmente. Retiros, encontros, jantares são boas sugestões. Não se deve permitir a idéia de que o divórcio é um direito. O casamento é um ministério cristão. Pessoas de vida conjugal exemplar devem ser honradas. Quem suporta situação especialmente difícil também serve de inspiração.

34 CORREÇÃO DO PECADO SITUAÇÃO CORREÇÃO OBSERVAÇÕES A. Gravidez de solteiras Devem arrepender-se formalmente e casar-se Sem arrependimento, deve haver disciplina. Nem sempre é possível o casamento, mas as consequências devem ser assumidas. B. Adultério ligado à prostituição Arrependimento formal. Abandono da prática. C. Adultério Arrependimento formal. com um caso Abandono da prática. D. Violência Arrependimento formal. Abandono da prática. E. Perversões Arrependimento formal. Sexuais Tratamento e ajuda. Abandono da prática. Deve-se buscar perdão e ajuste da vida conjugal. A permanência no erro permitirá o divórcio. Tudo deve ser feito para manter o casamento. As consequências devem ser assumidas (filho). Tanto a violência sexual como a física devem ser consideradas. A permanência e a ameaça à vida e à integridade física são motivo de divórcio. Homossexualismo, fantasias absurdas, práticas sadomasoquistas e incesto são motivos de divórcio (porneia). Há problemas sérios que merecem correção e tratamento (não violentos).

35 SITUAÇÃO CORREÇÃO OBSERVAÇÕES F. Abandono Quem abandona é muitas vezes culpado. Verificar se Deve-se ver o caso e consolar e ajudar o cônjuge abandonado. Se o que foi abandonado tem culpa e deve corrigir algo. a situação for irrecuperável e a vítima for inocente, o divórcio é legítimo. G. Motivos Devem ser corrigidos com firmeza. Arrependimento Motivos como não gosto mais, não sou feliz, não sou Banais formal. Tratamento e ajuda. compreendido devem ser rejeitados. O divórcio é pecado. H. Outros Negligência material e emocional: É preciso tratar da Casos difíceis. Devem ser avaliados caso por caso. De modo situação. Frigidez e impotência: Tratamento médico geral o divórcio é inaceitável. O cristão não pode ser egoísta. Se eo cônjuge fica paralítico, não se pode abandoná-lo. No caso do psicológico. cônjuge ou da família sofrer ameaça de integridade física use o Problemas de saúde sérios e psiquiátricos: Merecem bom senso. A separação é inevitável. tratamento e ajuda. I. Pecado Corrigir conforme o princípio de exigência maiorse for tolerado destruirá a igreja. O líder inocente também dos Líderes para quem tem maior responsabilidade. perde autoridade e precisa de correção. A igreja precisa agir Arrependimento formal. Perda da posição decom firmeza e com misericórdia. A recondução à posição de liderança e disciplina pública. liderança imediata é desaconselhada.

36 RECUPERAÇÃO E RECONCILIAÇÃO SITUAÇÃO A. Convertidos que deixaram a vida promíscua OBSERVAÇÕES Devem ser aceitos normalmente se mostram arrependimento e mudança de vida. Devem arcar com as consequências da vida antiga e ser conduzidos para igrejas e grupos onde possam crescer espiritualmente sem atritos. B. Divorciados Se a pessoa converteu-se já divorciada, deve ser aceita sem problemas. Mas é responsável pela vida antiga. Sua posição como líder é desaconselhável. Todavia é preciso avaliar o contexto e cada caso. C. Pessoas que vivem Devem acertar a situação perante César. Às vezes isso é difícil. Se o descrente junto rejeita, o cristão é inocente. Pode ser aceito na condição de continuar procurando resolver a situação. Se não há empecilho, a recusa implica em não ser aceito na igreja.

37 RECUPERAÇÃO E RECONCILIAÇÃO SITUAÇÃO D. Divorciados Crentes E. Pessoas totalmente enroladas F. Pessoas sem solução OBSERVAÇÕES Devem ser conduzidos ao arrependimento formal, se forem culpados. Se estão de fato arrependidos, devem escrever uma carta ao ex-cônjuge e assumir todos os problemas do passado. Poderão ser membros da igreja. A liderança deve ser evitada. São as que casaram com alguém, tiveram filhos com outros e estão com um terceiro! Devem acertar a situação com o último estado e assumir problemas anteriores. Podem ser recuperadas e tratadas. Em geral, não poderão ser líderes. São as que não têm documentos, que foram abandonadas há anos. Deve-se fazer o possível para resolver o problema. A lei hoje facilita muito. Cada caso deve ser estudado individualmente.

38 Portanto Vamos investir na família

39 LUTAR CONTRA O DIVÓRCIO E SEUS MALES

40 PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS E NOS PROBLEMAS DECORRENTES DO DIVÓRCIO!!!

41 E TER UM CORAÇÃO SENSÍVEL ÀS PARTES FERIDAS E MACHUCADAS!

42 Parece que todo caso tem solução. Veja o texto bíblico: João Ele lhe disse: Vá, chame o seu marido e volte. 17 Não tenho marido, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade.

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD 17.01.2016 CASAMENTO Gênesis 2.24: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os

Leia mais

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo

Leia mais

DOMINGO XXVII. Leitura do Livro do Génesis

DOMINGO XXVII. Leitura do Livro do Génesis LEITURA I Gen 2, 18-24 Leitura do Livro do Génesis «E os dois serão uma só carne» Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus,

Leia mais

XXVII Domingo do Tempo Comum

XXVII Domingo do Tempo Comum XXVII Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor. XXVII Domingo do Tempo Comum «E os dois serão uma só carne» Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 18-24 Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou

Leia mais

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE C. O DIVÓRCIO (Mateus 5:31,32). 1. A ênfase = a santidade e a permanência do matrimónio. 2. A exigência da LEI (Deuteronómio 24:1-4; compara 22:13-30). 3. A interpretação

Leia mais

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL?

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? O PRINCÍPIO DO CASAMENTO Cremos que o casamento é uma instituição divina. Em Gênesis 2:18-25, vemos que o propósito original de Deus para o casamento é que o homem

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: O CRISTÃO E O DIVÓRCIO Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra

Leia mais

MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL, EM 2 DE FEVEREIRO DE 2014, ÀS 10:15.

MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL, EM 2 DE FEVEREIRO DE 2014, ÀS 10:15. MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL, EM 2 DE FEVEREIRO DE 2014, ÀS 10:15. DOMINGO DA FAMÍLIA TEMA: A DUREZA DE CORAÇÃO E O DIVÓRCIO INTRODUÇÃO - No ambiente

Leia mais

«E os dois serão uma só carne»

«E os dois serão uma só carne» Perdão Senhor «E os dois serão uma só carne» Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 18-24 Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus,

Leia mais

"Eu odeio..., diz o SENHOR, o Deus de Israel, "e também odeio homem... Que o SENHOR lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, Introdução

Eu odeio..., diz o SENHOR, o Deus de Israel, e também odeio homem... Que o SENHOR lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, Introdução Mensagem 06 de 14 Data: 17/10/2010 ABOMINAÇÃO NA FAMÍLIA Introdução Reprovação divina Judá tem sido infiel. Uma coisa repugnante foi cometida em Israel e em Jerusalém; Ml 2.11 Que o SENHOR lance fora das

Leia mais

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

Um Problema Emergente!

Um Problema Emergente! Um Problema Emergente! I. O crescente número de divórcios. Se não der certo.... Individualismo Hedonista Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza

Leia mais

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Craig Hill Malaquias 2:16 Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: Eu odeio o divórcio, eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham

Leia mais

I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus

I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus 1 de 7 PASTORAL DO CASAMENTO 1 A própria percepção humana entende que a família tradicional se origina e se fundamenta no casamento. Esta realidade sociológica é expressa na Bíblia Sagrada da seguinte

Leia mais

PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo

PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo PERDÃO REAL Aula 09 Textos básicos: Lc 17.3-5; 1 Jo 1.1-2.2 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça ( 1 Jo 1.9). Assim como há

Leia mais

SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19.

SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19. SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19.6 O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado

Leia mais

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota TOMANDO GRANDES DECISÕES CASAMENTO & SABEDORIA Convém se casar? Com quem? Primeira

Leia mais

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo.

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo. 0-4 agosto 2013 A Noiva de Cristo A Bíblia usou várias figuras de para ilustrar o significado igreja. A igreja é apresentada como um reino para enfatizar o seu governo e domínio; Cada figura enfatiza um

Leia mais

A n é s i o R o d r i g u e s

A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Preconceito LUCAS 18:18-27 Certo homem importante lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? LUCAS 18:18-27 Por que você me chama bom?, respondeu Jesus.

Leia mais

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE Denunciar a promiscuidade, uma obra maligna que deturpa algo tão precioso para o ser humano como a intimidade do casal e seu relacionamento sexual. Textos base: Efésios 2: 1-10

Leia mais

Por que estudo para casais? Recomendações de Paulo. 20 maneiras de amar sua esposa

Por que estudo para casais? Recomendações de Paulo. 20 maneiras de amar sua esposa Por que estudo para casais? Casamento Divórcio Recomendações de Paulo 20 maneiras de amar sua esposa Enlace ou Impasse? "As igrejas locais devem ser consideradas não igrejas de indivíduos, mas, primordialmente,

Leia mais

Texto & Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo. Mateus 5: Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas

Texto & Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo. Mateus 5: Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Texto & Mateus 5:13-16 Mateus 5:17-20 Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Mateus 5:21-26 Mateus 5:27-30 6º Mandamento:

Leia mais

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros Curso Básico Preparatório de Obreiros Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Mateus

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja. A Instituição do Matrimónio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Antes desta data ele foi sempre considerado como uma realidade religiosa distintamente

Leia mais

Casal?tenta?pagar?gasolina?com?papel?ungindo? h"ps://www.youtube.com/watch?v=jvibbdqnkug? h"ps://www.youtube.com/watch?v=tpknjofjgvg?

Casal?tenta?pagar?gasolina?com?papel?ungindo? hps://www.youtube.com/watch?v=jvibbdqnkug? hps://www.youtube.com/watch?v=tpknjofjgvg? Casal?tenta?pagar?gasolina?com?papel?ungindo? h"ps://www.youtube.com/watch?v=jvibbdqnkug? h"ps://www.youtube.com/watch?v=tpknjofjgvg? Por um estilo de vida menos adulterado Por um estilo de vida menos

Leia mais

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Ementa: A família está no coração de Deus como parte do seu projeto. Pastores e Pastoras investem grande parte do

Leia mais

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar:

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 10/03/2013 PROFESSORA: O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: 1 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os

Leia mais

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo.

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios de vale- tudo de origem brasileira. Lutadores de MMA (como o esporte é conhecido) praacam diferentes artes marciais, tais

Leia mais

II. Tem que colar! CLASSE DE CASAIS CURSO: CONSTRUINDO O CASAMENTO COM AMOR. Sozinho não dá! O que não era bom? (Leia Gn 2.18, só a primeira frase).

II. Tem que colar! CLASSE DE CASAIS CURSO: CONSTRUINDO O CASAMENTO COM AMOR. Sozinho não dá! O que não era bom? (Leia Gn 2.18, só a primeira frase). CLASSE DE CASAIS CURSO: CONSTRUINDO O CASAMENTO COM AMOR. II. Tem que colar! Já não são duas pessoas, mas uma só (Mr 10.8) Como vimos na lição anterior, o casamento é uma instituição divina para o homem.

Leia mais

Nº 32 B-Domingo XXVII Tempo Comum

Nº 32 B-Domingo XXVII Tempo Comum Nº 32 B-Domingo XXVII Tempo Comum-7.10.2012 Deixai vir a mim as criancinhas Cá estamos nós, de volta depois das férias!!! A escola já começou, e agora recomeça a Missa das crianças em conjunto com a Missa

Leia mais

O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia da relação entre um indivíduo e a lei.

O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia da relação entre um indivíduo e a lei. O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia da relação entre um indivíduo e a lei. Paulo fundamenta sua afirmação no fato de que a lei somente tem poder sobre quem está

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito Pr. Davi Merkh Curiosidades Bíblicas: Salmo 118 Você sabia que... *Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia? *Sl 117, antes do Sl 118, é o menor

Leia mais

A BÍBLIA E O DIVÓRCIO

A BÍBLIA E O DIVÓRCIO A BÍBLIA E O DIVÓRCIO Palavras chaves da Lição: GRAÇA, MISERICÓRDIA, AMOR, PERDÃO, CUIDADO. Texto: Mateus 19.3-12 INTRODUÇÃO Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE 1 (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne. De modo que já não são mais dois, mas uma só carne.

Leia mais

Liç ã o 2 14 de Abril de 2013 O CASAMENTO BÍBLICO T E X T O Á U R E O

Liç ã o 2 14 de Abril de 2013 O CASAMENTO BÍBLICO T E X T O Á U R E O Liç ã o 2 14 de Abril de 2013 O CASAMENTO BÍBLICO T E X T O Á U R E O "Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2.24). V E R D A D E P R

Leia mais

Resposta a perguntas acerca do casamento 1Co 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

Resposta a perguntas acerca do casamento 1Co 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 1 Capítulo 7 Resposta a perguntas acerca do casamento 1Co 7:1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 1Co 7:2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Nº 33B 27º Domingo do Tempo Comum

Nº 33B 27º Domingo do Tempo Comum Nº 33B 27º Domingo do Tempo Comum-4.10.2015 Deixai vir a mim as criancinhas Cá estamos nós, de volta depois das férias!!! A escola já começou, e agora recomeçam a catequese e os Xavierinhos. E, por acaso,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

NOSSO PRINCÍPIO: O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA O CORPO E A SEXUALIDADE.

NOSSO PRINCÍPIO: O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA O CORPO E A SEXUALIDADE. NOSSO PRINCÍPIO: O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA O CORPO E A SEXUALIDADE. CRISTO NOS REMETE AO PRINCÍPIO Cristo revela o homem a si mesmo e descobrelhe a sua vocação sublime (Gaudium et Spes 22). MATEUS

Leia mais

Estudo 01 Guia do Par cipante

Estudo 01 Guia do Par cipante Estudo 01 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

Intimidade Conjugal. Marital Intimacy. Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10

Intimidade Conjugal. Marital Intimacy. Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10 Intimidade Conjugal Marital Intimacy Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10 Introdução: Os 3 Tipos de Intimidade Intimidade Espiritual Intimidade da Alma Intimidade Fisical Observações: Copyright

Leia mais

SEXO ANTES DO CASAMENTO

SEXO ANTES DO CASAMENTO SEXO ANTES DO CASAMENTO Eu sempre fui evangélica e assumo que tive relações sexuais com meu marido ainda quando éramos solteiros. Isso, não diminuiu minha dignidade, nem o amor dele por mim e nem por um

Leia mais

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) 1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) A ninguém mandou agir como ímpio. Leitura do Livro do Eclesiástico 15,16-21 (Gr.15-20) 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus,

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora?

A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? Por Alexandra Greenley A segunda carta de João é dirigida "à senhora eleita e aos seus filhos".

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento

Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento Ontem 1. Definições: Casamento regido pela graça 2. Salvação: Casamento é uma maquete de uma realidade maior 3. Santificação: Casamento é um palco

Leia mais

Deserção. Rev. Angus Stewart. Parte I

Deserção. Rev. Angus Stewart. Parte I 1 Deserção Rev. Angus Stewart Tradução: Rev. José Antônio Parte I I Co. 7:15 fala da obstinada deserção física de um crente por seu cônjuge descrente: Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte;

Leia mais

O Milagre de Dunquerque

O Milagre de Dunquerque O Milagre de Dunquerque A esperança para a família hoje? Um resgate, uma redenção de indivíduos e famílias, uma de cada vez (reavivamento verdadeiro) A Redenção da Imagem de Deus 2 Co 5.17 Se alguém está

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

INFORMA. retratos. à prova de tempestade. Nº a 07 Maio de 2016

INFORMA. retratos. à prova de tempestade. Nº a 07 Maio de 2016 à prova de tempestade iladélfia INFORMA Casamento Nº 881 01 a 07 Maio de 2016 retratos Família de Casamento à prova de tesmpestade SÉRIE: Retratos de Família Mateus 7:24-27 Por que alguns casamentos entram

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores.

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. Lição 6-11 de maio de 2019 Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. No entanto, na Bíblia, vemos como Deus não criou

Leia mais

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO AULA 2 A NOIVA DE CRISTO A Noiva de Cristo A parábola das dez virgens (Mt 25:1-13) i. O reino dos céus é semelhante isto nos mostra como o reino de Deus deve ser em sua plenitude. 1. Não o reino dos céus

Leia mais

Adorar em Espírito e Verdade

Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade João 4.1-24 Quando chegamos aos cultos, ou em especial nos cultos de domingo, ouvimos sempre das pessoas que estão dirigindo o culto, vamos ouvir

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS LEGISLAÇÃO COMPETÊNCIA PROCEDIMENTOS CONCILIAÇÃO AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Ação de exibir contas Conceito Cabimento Petição

Leia mais

AULA VI JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA EXERCE SEU GOVERNO ATRAVÉS DE HOMENS QUE ELE MESMO CAPACITA E QUE SÃO RECONHECIDOS PELA IGREJA COMO

AULA VI JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA EXERCE SEU GOVERNO ATRAVÉS DE HOMENS QUE ELE MESMO CAPACITA E QUE SÃO RECONHECIDOS PELA IGREJA COMO ECLESIOLOGIA AULA VI JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA EXERCE SEU GOVERNO ATRAVÉS DE HOMENS QUE ELE MESMO CAPACITA E QUE SÃO RECONHECIDOS PELA IGREJA COMO LÍDERES ESPIRITUAIS. Liderança na Igreja Considerada

Leia mais

O JUIZO DO SERVO DE DEUS

O JUIZO DO SERVO DE DEUS O JUIZO DO SERVO DE DEUS ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, ASSIM AGORA, COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. 2PEDRO 3:18 Introdução

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

O Princípio da Semeadura e da Colheita

O Princípio da Semeadura e da Colheita O Princípio da Semeadura e da Colheita Gálatas 6:7 Não se enganem, ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. A nossa família, a nossa vida é como um jardim, precisamos

Leia mais

DIVÓRCIO E RECASAMENTO

DIVÓRCIO E RECASAMENTO Editora SHAWN ABIGAIL Atos 3:21 "O qual (Jesus Cristo) convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio."

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015

XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015 XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Da Primeira Leitura escutamos: Não é bom que o homem esteja só... ; do Evangelho: O homem não separe o que Deus uniu.

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos 6.1-23 Precisamos estar conscientes de que a nossa natureza pecaminosa permanece em nós, mesmo depois de aceitarmos a Jesus como

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Não adulterarás Êxodo 20:14

Não adulterarás Êxodo 20:14 Não adulterarás Êxodo 20:14 11,96% das mulheres evangélicas já traíram seu marido (entre as mulheres da população geral: 11%) 24,68% dos homens evangélicos já traíram sua esposa (entre os homens da população

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Certezas e incertezas! Diego Fernandes

Certezas e incertezas! Diego Fernandes Certezas e incertezas! Diego Fernandes conceito Significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo conceito" tem origem a partir

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft.

QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft. QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft. www.santoevangelho.com.br Um pastor deve realizar o casamento de dois não-cristãos? E, quanto a um cristão se casar com um não-cristão?

Leia mais

A natureza do povo do reino

A natureza do povo do reino A natureza do povo do reino Aqui está a descrição da natureza de um vencedor, alguém que está debaixo do domínio e do governo do Rei; Os nove aspectos da natureza dos filhos do reino são acompanhados da

Leia mais

5 MARCAS DA MISSÃO. Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação. Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano

5 MARCAS DA MISSÃO. Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação. Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano 5 MARCAS DA MISSÃO Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano Missio Dei Humanidade Natureza Missio Dei Deus Encarnado Jesus Revelar que

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais