Guia para Formatação de Mensagens SWIFT MT101 Contas a Pagar HSBC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia para Formatação de Mensagens SWIFT MT101 Contas a Pagar HSBC"

Transcrição

1 Guia para Formatação de Mensagens SWIFT MT101 Contas a Pagar HSBC Versão: 01.2 (Julho/2014)

2 2 Emitido pelo HSBC Bank Brasil S.A. Nós somos membros do Grupo HSBC, um dos maiores bancos e organizações de serviços financeiros do mundo, com mais de escritórios em 79 países e territórios.

3 3 Conteúdo CONTEÚDO 3 INTRODUÇÃO 4 Sobre a SWIFT 4 Geral 4 AUTOMAÇÃO DE PAGAMENTOS 5 CONTAS A PAGAR 6 Serviço 6 Produto 6 1. Agendamento de Pagamentos 6 2. Horário para Remessa de Mensagens 6 3. Crédito ao Favorecido 7 4. Pré-lançamento de Compromissos 7 5. Pagamentos em Dias não Úteis 7 6. Reutilização do Número do Compromisso 8 7. Cancelamento de Compromissos 9 8. Sistema de Pagamentos Brasileiro 9 9. Valor Limite Diário (Limite Operacional) Saldo em Conta e Limite Intraday Prioridade de Pagamento Suspensão Automática do Contrato 11 ESTRUTURA DA MENSAGEM MT Estrutura Global 13 Estrutura da Mensagem MT Seqüências Blocos de Informações Partes Envolvidas Campos Utilizados na MT Recomendações de Uso Formatação Geral dos Campos Notação SWIFT (Descrição dos Registros) Especificações dos Campos Campo 20: Referência do Emitente Campo 21R: Número do Contrato CPG Campo 28D: Índice total de Mensagens Campo 50H: Ordenante Campo 30: Data de Pagamento Especificações dos Campos da Seqüência B Campo 21: Referência da Transação Campo 32B: Moeda/ Valor do Pagamento Campo 59: Beneficiário Campo 70: Dados do Pagamento Campo 71A: Detalhes dos Encargos Exemplo de mensagem MT ESTRUTURA DA MENSAGEM MT Estrutura Global 23 Utilização 23 Regras para Geração 23 Estrutura da Mensagem MT Campos Utilizados Recomendações de Uso Formatação Geral dos Campos Especificações dos Campos Campo 20: Referência do Emitente Campo 21: Referência da Transação Campo 79: Ocorrências sobre o pagamento Lista de Ocorrências 25 VERSÕES DO GUIA PARA FORMATAÇÃO DE MENSAGENS SWIFT MT Item 2 Horário para Remessa de Mensagens ajustado a orientação sobre Pagamento de Diversos. 32

4 4 Introdução O HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo está lhe entregando o Guia Técnico do Pagamento de Contas através da mensagem SWIFT MT101 1, e, através dele, você estará integrado à qualidade e agilidade de nossos serviços. Este Guia Técnico apresenta as especificações gerais que definem e orientam a troca de informações entre clientes e o HSBC, na prestação de serviços bancários para pagamento a fornecedores / credores em geral, liquidação de títulos, pagamento de contas, tributos e impostos etc., dentro do padrão SWIFT MT101, com definições específicas HSBC 2. Assim, constituir-se-á na ferramenta essencial de apoio àqueles que lhe darão suporte em Informática, tanto no desenvolvimento do sistema gerenciador de sua carteira, bem como, no intercâmbio da mensagem de Retorno. O Contas a Pagar HSBC abrange todo o território nacional brasileiro, utilizando para tanto da nossa rede de agências, uma das maiores do país, caixas automáticos e redes conveniadas. Sobre a SWIFT SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications) é uma organização de serviços essenciais, de propriedade dos bancos, e que se tornou uma parte integrante da comunidade financeira internacional. Como fornecedor de uma rede internacional de serviços de valor agregado, SWIFT possui e opera uma rede de alta velocidade que se estende a 189 países e mais de usuários. Usuários SWIFT podem se comunicar com o HSBC em um formato acordado e reconhecido através de procedimentos padrão SWIFT. O HSBC participa da SWIFT desde seu início de operação mundial, em 1977, e atualmente é um dos principais usuários no mundo. Geral As instruções deste guia irão ajudá-lo a fazer pleno uso e obter os benefícios dos nossos serviços. Mas em certas circunstâncias, você pode achar que é necessário usar outros campos ou opções de campo que estão dentro das regras SWIFT, mas que não nos permitem automatizar totalmente a sua instrução de pagamento. Nesse caso, poderemos aceitar e processar instruções, sem os benefícios mútuos da automação, na base do melhor esforço apenas. 1 Este Guia Técnico foi elaborado usando como modelo o Padrão FEBRABAN - Requisição de Pagamentos via Mensageria SWIFT, para Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas. 2 Todos os horários informados nesse manual são horários de Brasília.

5 5 Automação de Pagamentos A automação dos pagamentos permite melhorar a eficiência e a precisão do serviço que são oferecidos aos nossos clientes, reduzindo os tempos de processamento interno e a possibilidade de erro humano. Para se beneficiar da automação completa, os clientes devem: Transmitir suas instruções de pagamento através da SWIFT, Respeitar as normas SWIFT, e Utilizar os formatos de pagamento SWIFT MT101 descritos neste documento. As mensagens de pagamento SWIFT MT101 que recebemos são encaminhadas automaticamente para o nosso sistema de Contas a Pagar (CPG), onde são criticadas e processadas. Em contrapartida, enviamos o resultado da crítica e do processamento através de mensagens SWIFT MT199. O número do contrato do cliente cadastrado no nosso sistema de Contas a Pagar é essencial para identificar o emitente no campo 50H da MT101, e permite o a automação dos pagamentos. Exemplos detalhados e conteúdo dos campos são apresentados na seção Especificações dos Campos deste guia. As mensagens MT101 que não atenderem essas normas impedirão o pagamento automatizado, requerendo nossa intervenção manual e, consequentemente, atraso no processamento. O HSBC automatiza totalmente o pagamento, transferindo os valores para o beneficiário com base no nas informações envidas no campo 59 da MT101. Por isso, é responsabilidade do remetente garantir que essa informação esteja correta.

6 6 Contas a Pagar Serviço O Sistema Contas a Pagar HSBC, para este guia, contempla os seguintes tipos pagamentos e serviços: Crédito em conta corrente HSBC Crédito em conta poupança HSBC Crédito em conta salário HSBC Crédito Administrativo HSBC Documento de Crédito DOC Transferência Eletrônica Disponível TED Liquidação de títulos com código de barras em carteira de cobrança HSBC (Cobrança Registrada HSBC e/ou Cobrança Não Registrada HSBC) ou em carteira em outros Bancos Pagamento de Tributos Federais (DARF e GPS) campo a campo Pagamento de Contas, Tributos e Impostos com código de barras, padrão FEBRABAN, para Serviços de Contas de Consumo (Água/Luz/Gás/Telecomunicações), DARF, GPS, FGTS, Tributos Estaduais (Secretarias Conveniadas) e Tributos Municipais (Prefeituras Conveniadas) Produto 1. Agendamento de Pagamentos O Cliente conveniado poderá agendar pagamento até 720 (setecentos e vinte) dias da data de processamento da mensagem. O Sistema Contas a Pagar HSBC agendará estes lançamentos e os efetivará nas datas aprazadas, se liberado para pagamento, com o respectivo débito na conta corrente do cliente conveniado. 2. Horário para Remessa de Mensagens Por segurança recomenda-se que as mensagens REMESSA de pagamento, sejam disponibilizadas ao Banco dentro de um prazo mínimo de dois (02) dias úteis antecedentes à data para efetivação do pagamento/liquidação. Independente do exposto, o Sistema Contas a Pagar HSBC está apto a receber e tratar mensagens, conforme segue, exceto para clientes com a característica de Agendamento Prévio que devem sempre agendar os compromissos com o prazo mencionado acima. Pagamento de Salários Crédito em Conta Salário: até às 19h do dia útil imediatamente anterior à data do pagamento. Pagamento de diversos Crédito em Conta Corrente/Poupança HSBC: até às 19h do dia do pagamento. Convênios com opção de pré-lançamento deverão enviar até às 19h do dia útil anterior à data do pagamento. Caso contrário, deixará de ocorrer o pré-lançamento. TED (Valores iguais ou acima de R$ 750,00): até 15h30min do dia do pagamento. Após esse horário, o sistema CPG acatará o agendamento conforme a opção cadastral do cliente:

7 7 3. Crédito ao Favorecido - Com opção Prorroga TED para D+1 (SIM), agendará a TED para o dia seguinte. - Sem opção Prorroga TED para D+1 ( NÃO ), rejeitará o agendamento. DOC (Valores inferiores a R$5.000,00): até às 19h do dia do pagamento. Crédito Administrativo/Ordem de Pagamento para Agências HSBC: até às 19h do dia útil imediatamente anterior à data do pagamento. Liquidação de Títulos em carteira no HSBC: até às 19h do dia do pagamento (Cobrança Registrada/Cobrança Não Registrada HSBC). Liquidação de Títulos em carteira em outros Bancos: até às 19h do dia do pagamento. Pagamento de Contas, Tributos e Impostos (Barras ou campo a campo): até às 19h do dia do pagamento. A efetivação do crédito para clientes HSBC será demonstrada no extrato de conta corrente do cliente favorecido com histórico específico, de acordo com o Tipo de Pagamento. Quando da Liquidação de títulos HSBC, parcelas de Cobrança Não Registrada HSBC e Tributos/Serviços o crédito será realizado na conta corrente do cliente através dos respectivos Sistemas de Cobrança Registrada HSBC, de Cobrança Não Registrada HSBC e/ou de Arrecadação, respectivamente, seguindo o procedimento de informação do repasse financeiro total da movimentação recebida para a data. No caso de clientes correntistas de outros Bancos será emitido um Documento de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED) quando de pagamento normal (Transferência de Valores), ou Transferência Eletrônica de Título caracterizando um bloqueto de cobrança quando tratar-se de Liquidação de Títulos em carteira em outro banco. A efetivação do pagamento acima somente será realizada após o aceite do mesmo pelo banco favorecido, podendo ser devolvido, neste caso, haverá o retorno do crédito na conta corrente do cliente conveniado CPG. Poderá ser devolvido pelo banco favorecido de duas formas: Administrativa, neste caso, o crédito e o motivo da devolução serão recebidos pela sua agência, para crédito em sua Conta Corrente, ou Sistêmica, neste caso, a devolução se dará no dia seguinte à data do pagamento, com crédito sob histórico "Devolução DOC CPG" em sua Conta Corrente e retorno da ocorrência junto à movimentação deste dia (mensagem ou relatório). 4. Pré-lançamento de Compromissos O cliente conveniado poderá optar para que o compromisso a pagar, no dia do pagamento, seja informado ao favorecido cliente correntista HSBC, através de pré-lançamento em sua conta corrente (o lançamento de débito também será pré-lançado). Além do cadastro atualizado com a opção de pré-lançamento, as informações dos compromissos deverão também ser processadas com no mínimo um dia útil anterior à data do pagamento. Tipos de Pagamentos oriundos de Salário (Férias, Adiantamento, 13º, etc.), independente da opção de cadastro e se dentro do tempo hábil sempre serão pré-lançados. 5. Pagamentos em Dias não Úteis Feriados Nacionais, Sábado e Domingo

8 8 Eventuais lançamentos que contiverem data de pagamento em dia não útil (Sábado, Domingo, Feriados Nacionais), serão tratados conforme opção de cadastro antecipando ou postecipando o pagamento se recebido em tempo hábil, senão o compromisso poderá ser recusado. Feriados Regionais Os pagamentos de compromissos em feriados regionais obedecerão à tabela abaixo 3 : Débito Crédito Feriado na Praça de Débito e Dia útil na Praça de Crédito D+1 D+0 Dia útil na Praça de Débito e Feriado na Praça de Crédito D+0 D+1 Feriado na Praça de Débito e Feriado na Praça de Crédito D+1 D+1 6. Reutilização do Número do Compromisso De modo geral um compromisso poderá ser incluso com uma mesma numeração (Referência da Transação) somente após o 5 (quinto) dia útil à data indicada para pagamento do compromisso anteriormente agendado. Porém, havendo a necessidade de repetição da Referência da Transação para outro compromisso, dentro do prazo mencionado acima, observar a tabela abaixo para a referida reutilização: Situação/Status do Compromisso LIBERADO PARCIALMENTE LIBERADO PAGO BLOQUEADO CANCELADO DEVOLVIDO ESTORNADO Data para reutilização do número do compromisso Não poderá ser reutilizado enquanto estiver nesta Situação/Status Não poderá ser reutilizado enquanto estiver nesta Situação/Status No 3 dia útil após a data da efetivação do pagamento No 6 dia útil após a data indicada para realização do pagamento No 3 dia útil após a data do cancelamento No 3 dia útil após a data da devolução No 3 dia útil após a data do estorno Havendo ainda a necessidade de reutilização da mesma Referência da Transação para outro compromisso dentro dos prazos mencionados na tabela acima, deverá o cliente conveniado acrescentar/alterar um número ou uma letra diferenciadora em qualquer posição da Referência da Transação nas dezesseis posições do referido campo 4. Quando da repetição do Número do Documento para compromissos referentes à Liquidação de Títulos, deve ser observada a seguinte orientação: Títulos em carteira registrada HSBC (COB): O número bancário (Nosso Número) deverá constar no campo Referência da Transação, e, se houver necessidade da repetição do compromisso (dentro dos prazos acima) por motivos de cancelamento/devolução, deverá o cliente conveniado incluir um número diferenciador, a partir da décima segunda (12ª) posição, repetindo o Número Bancário HSBC obrigatoriamente nas onze (11) primeiras posições. Títulos em carteira em outros bancos: O número bancário do outro banco deverá constar no campo "Seu Número" e se houver necessidade de repetição do mesmo compromisso (dentro dos prazos acima) por motivos de cancelamento/devolução/estorno, deverá o cliente conveniado alterar ou incluir um número diferenciador no campo Referência da Transação (que indica o número chave/controle CPG Número do Compromisso), ou criar uma numeração 3 Liquidação de Títulos de outros Bancos com vencimento no Feriado Regional poderá ser agendado para pagamento no dia útil seguinte à data do Feriado Regional desde que o contrato CPG deste compromisso pertença à praça em que esteja ocorrendo o Feriado. 4 Compromissos RECUSADOS por inconsistência, exceto recusa por duplicidade, não permanecem na base de dados no Sistema Contas a Pagar HSBC, podendo ser repetido o número do documento no mesmo dia ou dia subseqüente.

9 9 nova, a seu critério, devendo deixar o campo "Seu Número" com os dados já informados, pois este não é utilizado para controle de duplicidade. 7. Cancelamento de Compromissos Solicitações de cancelamentos de compromissos já enviados anteriormente para o Banco devem ser realizadas somente via Connect Bank (se o cliente possuir esse acesso) dentro dos prazos hábeis para cancelamento, ou seja, dois (02) dias úteis antecedentes à data do pagamento. O cancelamento somente poderá ser realizado para compromissos com status de Liberado ou Bloqueado. Para todo e qualquer cancelamento de compromisso deverá obrigatoriamente ser informado o mesmo Número do Documento incluído, já os dados da mensagem, no caso de reaproveitamento para o cancelamento, deverão ser alterados para não ocorrer rejeição por duplicidade de mensagem. Independente do exposto, o Sistema Contas a Pagar HSBC está apto a receber e tratar solicitações, conforme segue, exceto para clientes com a característica de Agendamento Prévio, que devem sempre solicitar o cancelamento com o prazo mencionado acima. Pagamento de Salários Crédito em Conta Salário: até às 19h do dia útil imediatamente anterior à data do pagamento. Pagamento de diversos Crédito em Conta Corrente HSBC: - Convênios com opção de pré-lançamento: até às 19h do dia útil imediatamente anterior a data do pagamento. - Convênios sem opção de pré-lançamento: até às 19h do dia do pagamento. Crédito em Conta Poupança HSBC: até às 19h do dia do pagamento. DOC: até às 19h do dia do pagamento. Crédito Administrativo/Ordem de Pagamento para Agências HSBC: até às 19h do dia útil imediatamente anterior à data do pagamento. Liquidação de Títulos em carteira no HSBC: até às 19h do dia do pagamento (Cobrança Registrada/Cobrança Não Registrada HSBC). Liquidação de Títulos em carteira em outros Bancos: até às 19h do dia do pagamento. Pagamento de Contas, Tributos e Impostos (Barras ou campo a campo): até às 19h do dia do pagamento. 8. Sistema de Pagamentos Brasileiro Visando atender ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) existem, além do DOC Eletrônico, duas modalidades de Transferência Eletrônica Disponível (TED): TED Agendada (crédito no dia e/ou agendamento futuro): Incluídos durante a diária de processamento do Sistema de Contas a Pagar HSBC, para valores iguais ou superiores a R$ 750,00, o débito seguirá os ciclos de processamento do Contas a Pagar: às 7h30min, 9h30min, 11h, 12h30min, 14h e 16h da data para o qual deverá ser pago. O crédito na conta credora do favorecido dependerá do processamento do banco destino, receptor da mensagem de crédito pelo Sistema de Transferência de Reservas do Banco Central (STR). Esta modalidade disponibiliza inclusões, alterações e liberações até às 15h30min do dia do pagamento. Esse TED será executado através da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). DOC Eletrônico (Processamento Noturno): Incluídos durante a diária de processamento do Sistema de Contas a Pagar HSBC, para valores inferiores a R5.000,00, o débito seguirá os ciclos

10 10 de processamento do Contas a Pagar das 19h, 21h, da data para o qual deverá ser pago. O crédito na conta credora do favorecido dependerá do processamento do banco destino, receptor do documento de crédito pelo Sistema de Compensação (período noturno). Esta modalidade disponibiliza inclusões, alterações e liberações até às 19h do dia do pagamento. 9. Valor Limite Diário (Limite Operacional) O Sistema Contas a Pagar HSBC disponibiliza ao cliente a possibilidade de limitar seus pagamentos diários, para fins de maior segurança e controle. A limitação de valor diário é negociada com seu gerente quando da contratação do produto Sistema Contas a Pagar HSBC, e poderá ser realizada para as seguintes modalidades de pagamentos: Pagamento de Salários, e/ou Pagamentos Diversos. Caso não tenha realizado a negociação, contate com seu gerente. Este valor negociado equivale a um limite diário disponível para efetuar pagamentos via Sistema Contas a Pagar HSBC, dentro das duas modalidades. Portanto, haverá dois limites por contrato: um limite diário para Pagamento de Salários, e outro limite diário para Pagamentos Diversos. Pagamento de Salário é composto somente pelo próprio tipo Pagamento de Salários. Pagamentos Diversos é composto pelos demais Tipos de Pagamentos não relatados acima. A informação do limite operacional será disponibilizada em relatórios, contendo informações dos limites diários cadastrados e dos valores efetivados e/ou agendados para efetivação no dia do pagamento. No Connect Bank/Menu/Consulta do Contrato CPG/Resumo das Realizações: o cliente deve deduzir o valor total do contrato por meio da Consulta na opção Dados do Contrato versus Resumo das realizações do Contrato e terá o valor limite que pode ser utilizado. Havendo estouro de limite será informado ao lado do montante, o caractere * (ver mensagem no rodapé do relatório e/ou tela), para análise, controle e regularização dos pagamentos a serem realizados. A composição do cálculo é a seguinte: Valor limite Diário (VLD) = trata-se do valor limite cadastrado. Valores Compromissos Efetivados (VCE) = tratam-se dos compromissos pré-lançados (crédito em conta corrente com a citada opção, DOCs e/ou Liquidação Títulos outros Bancos agendados) e que já tiveram os pagamentos concretizados, não havendo possibilidade de alterações. Valores Compromissos Agendados (VCA) = tratam-se dos compromissos que se encontram agendados (todas as formas de pagamento), com possibilidade de serem alterados antes da sua efetivação. O valor disponível para utilização no início do dia = VLD - VCE - VCA. 10. Saldo em Conta e Limite Intraday Para os contratos com Limite Intraday (CAT-S) cadastrado, os pagamentos serão efetuados dentro desse limite (Salário/Outros). Havendo estouro do mesmo, o Sistema realizará a verificação de saldo disponível na conta débito da empresa (somente sobre o valor excedente).

11 11 Para os contratos sem Limite Intraday (CAT-S), a efetivação dos pagamentos somente será realizada dentro do saldo disponível na conta corrente do cliente, no ato da verificação deste. Compreende como saldo disponível na conta corrente do cliente: o saldo da conta + o limite de crédito cadastrado + aplicações cadastradas com resgate automático. A verificação de saldo será realizada nos ciclos de processamento com a devida reserva do mesmo, o qual será demonstrado no extrato da conta pelo histórico de Provisão Contas a Pagar. O valor reservado será pelo montante dos pagamentos a serem efetuados. Os compromissos não contemplados, por insuficiência de saldo disponível na conta corrente, ou por ausência de valor limite cadastrado, ou por falta de comunicação com o servidor da agência não serão efetivados e serão retornados para empresa com status de bloqueados, para que a mesma regularize seus compromissos, efetuando o pagamento de forma administrativa ou nova remessa via Sistema. As informações relativas aos compromissos bloqueados serão disponibilizadas, via arquivo retorno e/ou relatório de movimentação (CPD-090) com ocorrência específica, de modo que possa regularizar os pagamentos. Poderão ser regularizados de forma administrativa, junto à sua Agência ou, se cliente Connect Bank, desbloqueando os compromissos para pagamento em data futura, e/ou não sendo cliente Connect Bank, com nova inclusão do compromisso, obedecendo aos critérios da duplicidade e do prazo de agendamento, providenciando o cancelamento do compromisso anterior. 11. Prioridade de Pagamento O Banco estabelece, para efetivação do pagamento, a seguinte ordem, porém, sempre obedecendo à ordem numérica do campo número do documento informado pelo cliente. Ordem sequencial de pagamentos a serem realizados: TED-AGENDADA, incluídos até as 15h30min da data do pagamento, com verificação de saldo em ciclos específicos e/ou Valor Limite DOCs Eletrônicos; Liquidação de títulos outros Bancos Pagamentos de Salários em Conta Salário Demais compromissos A ordem de pagamento a ser efetivado, dentro de cada item acima, será por número de documento (crescente) atribuído pelo cliente e pelo Sistema Contas a Pagar HSBC - este último para os casos de liquidação pelo código de barras, onde o Sistema é quem atribui o número do documento por entrada no processamento. A ordem crescente do número do documento é compreendida na seguinte forma: A ordem é da primeira coluna para última (da esquerda para a direita, por se tratar de um campo alfanumérico) Espaços em "brancos" antecedentes a letras ou numéricos possuem prioridade As letras são prioridade em relação aos números 12. Suspensão Automática do Contrato O processo de suspensão automática do contrato possui duas situações de controle de datas, a saber: Vencimento do prazo de validade do contrato

12 12 Por falta de movimentação há mais de 180 (cento e oitenta) dias Em ambos os casos o Sistema de Contas a Pagar HSBC suspende o contrato e cancela automaticamente todos os compromissos/pagamentos já agendados no Sistema e recusará os compromissos/pagamentos que estiverem sendo incluídos. Durante 10 (dez) dias que antecede a data da suspensão, o Sistema de Contas a Pagar HSBC informará no relatório de Confirmação de Pagamentos e também no Connect Bank a ocorrência de vencimento do contrato (a data do vencimento). Após o contrato ser suspenso poderá ser renovado ou reativado, dentro de 90 dias, porém, após este prazo, o Sistema de Contas a Pagar HSBC efetuará automaticamente o cancelamento do número do contrato, sendo que uma vez cancelado o contrato não poderá mais ser reativado. Contatar com o seu gerente HSBC para verificar procedimentos de Renovação ou Reativação do contrato.

13 13 Estrutura da Mensagem MT101 Estrutura Global As mensagens MT101 devem ser construídas de acordo com normas SWIFT e o Padrão FEBRABAN - Requisição de Pagamentos via Mensageria SWIFT, para Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas. {1: Bloco de Cabeçalho Básico} Obrigatório {2: Bloco de Cabeçalho da Aplicação} Obrigatório {3: Bloco de Cabeçalho do Usuário} Opcional {4: Bloco de Texto ou Corpo} Obrigatório {5: Bloco de Trailer}) Opcional O Bloco de Texto contém as instruções de negócio, ou seja, a mensagem de MT101 em si. Estrutura da Mensagem MT Sequências Blocos de Informações A mensagem MT 101 é composta de duas sequências: Sequência A: possui apenas uma ocorrência na mensagem, e contém informações gerais que se aplicam a todas as operações individuais detalhadas na sequência B. Sequência B: é uma sequência repetitiva, isto é, cada ocorrência fornece detalhes de uma transação individual. Os campos que aparecem em ambas as sequências são mutuamente exclusivos. 2. Partes Envolvidas Emitente (Instructing Party): é a empresa responsável pela emissão da ordem de pagamento. Ordenante (Ordering Customer / Account Owner): é o responsável pelo pagamento, sendo a provedor de recursos para a transferência. 3. Campos Utilizados na MT101 Seqüência A Tag Campo 20 Referência do Emitente 21R Número do Contrato CPG 28D Índice total de Mensagens 30 Data de Pagamento 50H Ordenante

14 14 Seqüência B TAG Campo 21 Referência da Transação 32B Valor do Pagamento 59 Beneficiário 70 Dados do Pagamento 71A Tarifas Em uma mensagem SWIFT, um campo é uma subdivisão lógica de um bloco de mensagem, que consiste de uma sequência de componentes iniciadas com uma TAG (etiqueta). Cada TAG consiste em dois números, seguidos, opcionalmente, por um caractere alfabético. 4. Recomendações de Uso Podem ser instruídos vários pagamentos na mesma mensagem, cujo remetente é sempre o mesmo. Deve-se obrigatoriamente informar o ordenante na sequência A. Os campos são classificados em Mandatórios e Opcionais. Os opcionais poderão ser utilizados conforme a estrutura adotada. Os campos 20 e 21 da MT101 devem ser identificadores únicos. A SWIFT permite um comprimento máximo de caracteres para mensagens MT101. Assim, caso seja necessário, deverão ser geradas tantas mensagens quanto for necessário para enviar todas as operações desejadas, sempre obedecendo ao exposto no item Campos Utilizados na MT101, acima. O código BIC do HSBC BANK BRASIL S.A é BCBBBRPR, o qual deve ser utilizado no Bloco de Cabeçalho Básico da mensagem MT Formatação Geral dos Campos Status Tag Campo Comentário / Opções Num. Sequência A: Informações Gerais 7 M 20 Referência do Emitente 16x 7.1 O 21R Número do Contrato CPG 16x 7.2 M 28D Índice total de Mensagens 5!n/5!n 7.3 M 50H Ordenante 5*35x 7.4 M 30 Data de Pagamento 6!n > Sequência B: Detalhes da Transação 8 M 21 Referência da Transação 16x 8.1 M 32B Moeda/ Valor do Pagamento 3!a15d 8.2 M 59 Beneficiário 5 * 35x 8.3

15 15 Status Tag Campo Comentário / Opções Num. Para cada tipo de pagamento, o campo 59 apresenta um detalhamento diferente. M 70 Dados do Pagamento 4 * 35x Para cada tipo de pagamento, o campo 70 apresenta um detalhamento diferente. 8.4 M 71A Detalhes dos Encargos 3!a M = Mandatório O = Opcional 6. Notação SWIFT (Descrição dos Registros) Formato n a c x d Conteúdo Apenas dígitos numéricos, com zeros à esquerda se necessário Apenas letras, com brancos à direita se necessário Alfanumérico, com brancos à direita se necessário Qualquer caractere permitido pela SWIFT, com brancos à direita se necessário Valor descrito por dígitos numéricos, contendo vírgula decimal Por exemplo: 2n - até 2 dígitos numéricos 3! a - sempre 3 letras 4 * 35x - até 4 linhas de até 35 caracteres cada Conjunto de caracteres permitidos pela SWIFT: a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z / -? : ( )., ' + { } CR LF Space Embora façam parte do conjunto de caracteres, as chaves são utilizadas como delimitadores nas mensagens SWIFT e não podem ser usadas dentro do texto de mensagens entre usuários. Antes de cada linha são utilizados os caracteres <CR> <LF> (ASCII ). 7. Especificações dos Campos 7.1 Campo 20: Referência do Emitente FORMATO 16x PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Contém uma referência atribuída pelo remetente para identificar inequivocamente a mensagem. REGRAS DE USO

16 16 A referência deve ser exclusiva para cada mensagem (ou cadeia de mensagens) e faz parte da identificação da mensagem e da transação. Pode ser usados em consultas relacionadas, cancelamentos, etc. 7.2 Campo 21R: Número do Contrato CPG FORMATO 6x PRESENÇA Opcional DEFINIÇÃO Especifica uma referência para toda a mensagem atribuída pelo emitente. REGRAS DE USO Este campo não tem utilidade específica no Sistema de Contas a Pagar, devendo ser apenas uma referência para o emitente. 7.3 Campo 28D: Índice total de Mensagens FORMATO 5!n/5!n (Número da Mensagem)/(Total de Mensagens) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Encadeia diferentes mensagens, especificando o número de sequência em relação ao número total de mensagens. REGRAS DE USO Tanto o índice de mensagens quanto o número total de mensagens permitem que o receptor verifique se todas as operações a serem executadas foram recebidas. 7.4 Campo 50H: Ordenante FORMATO 5*35x (Identificação do Ordenante) Assim distribuídos: Linha 1 6!n (Contrato no Contas a Pagar) Linha 2 35!x (Nome) Linha 3 18!x (Identificação 5 ) Linha 4 30!x5!x (Logradouro & Número) Linha 5 15!x10!x5!x3!x2!x (Complemento do Endereço & Cidade & CEP & Complemento CEP & Sigla do Estado) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Identifica o proprietário do contrato no Contas a Pagar, cuja conta será debitada em todas as operações da sequência B. REGRAS DE USO Tanto o número do contrato do ordenante, quanto seu nome e informações de endereço devem estar presentes. 5 Utilizar um dos seguintes formatos: Pessoa Física: CPFNNNNNNNNNDD, onde: NNNNNNNNN Número do CPF DD Dígito do CPF Pessoa Jurídica: CNPJNNNNNNNNNMMMMDD, onde NNNNNNNNN Número do Corpo do CNPJ MMMM Matriz/Filial do CNPJ DD Dígito do CNPJ

17 Campo 30: Data de Pagamento FORMATO 6!n (Data) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Especifica data em que a conta do cliente será debitada e todas as operações na sequência B serão pagas. REGRAS DE USO Cada remessa do cliente deve referir-se apenas a uma única data de pagamento. A data deve ser válida e expressa no formato AAMMDD. 8. Especificações dos Campos da Sequência B 8.1 Campo 21: Referência da Transação FORMATO 16x PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Contém a referência inequívoca para a transação individual na mensagem (ocorrência particular da sequência B). REGRAS DE USO A referência deve ser exclusiva para cada transação na mensagem e faz parte da identificação da operação. A reutilização do código de referência da transação deve obedecer às orientações especificadas neste documento. (ver Reutilização do Número do Compromisso) 8.2 Campo 32B: Moeda/ Valor do Pagamento FORMATO 3!a15d (Moeda) (Valor do Pagamento) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Especifica a moeda e o valor do pagamento a ser executado. REGRAS DE USO No código da moeda do pagamento deve ser informado BRL (Brazilian Real, conforme norma ISO 4217). A parte inteira do valor deve conter pelo menos um dígito. Uma vírgula decimal é obrigatória e está incluído no comprimento máximo. Deve, também, conter dois dígitos após a vírgula. 8.3 Campo 59: Beneficiário FORMATO 5 * 35x (Formatação específica para cada tipo de pagamento) Em função da forma de pagamento, deverá ser utilizado um dos seguintes formatos: a) Tipo de Pagamento: Crédito em Conta Corrente, Crédito em Conta Salário, Crédito em Conta Poupança, DOC, TED Linha 1 28x (padrão HSBC) (IBAN) Linha 1 29x (padrão FEBRABAN) (IBAN)

18 18 Linha 2 35!x (Nome) Linha 3 18!x (Identificação 6 ) Linha 4 30!x5!x (Logradouro & Número) Linha 5 15!x10!x5!x3!x2!x (Complemento do Endereço & Cidade & CEP & Complemento CEP & Sigla do Estado) b) Tipo de Pagamento: Crédito Administrativo Linha 1 1x (branco) Linha 2 35!x (Nome) Linha 3 18!x (Identificação 6 ) Linha 4 30!x5!x (Logradouro & Número) Linha 5 15!x10!x5!x3!x2!x (Complemento do Endereço & Cidade & CEP & Complemento CEP & Sigla do Estado) c) Tipo de Pagamento: Pagamento de Títulos de Cobrança com Código de Barras, Contas de Concessionárias com Código de Barras, e Tributos Padrão com Código de Barras Linha 1 1x (branco) Linha 2 35!x (Nome da Concessionária de Serviço Público, ou nome do Órgão Público) d) Tipo de Pagamento: Pagamento do Tributo GPS, Pagamento do Tributo DARF Linha 1 1x (branco) Linha 2 35!x (Nome do Órgão Público) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Identifica o beneficiário da operação subsequente em uma ocorrência particular da sequência B. REGRAS DE USO Deve ser utilizada a formatação especifica do tipo de pagamento que está sendo instruído. 8.4 Campo 70: Dados do Pagamento FORMATO 4 * 35x (Formatação específica para cada tipo de pagamento) Em função da forma de pagamento, deverá ser utilizado um dos seguintes formatos: a) Tipo de Pagamento: Crédito em Conta Corrente Linha 1 7!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo CRCC ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 20) b) Tipo de Pagamento: Crédito em Conta Salário Linha 1 7!x (Dados do pagamento) 6 Utilizar um dos seguintes formatos: Pessoa Física: CPFNNNNNNNNNDD, onde: NNNNNNNNN Número do CPF DD Dígito do CPF Pessoa Jurídica: CNPJNNNNNNNNNMMMMDD, onde NNNNNNNNN Número do Corpo do CNPJ MMMM Matriz/Filial do CNPJ DD Dígito do CNPJ

19 19 Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo CRCC ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 30) c) Tipo de Pagamento: Crédito em Conta Poupança Linha 1 11x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo CRCP ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 5) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 20) d) Tipo de Pagamento: DOC Linha 1 11x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo DCTD ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 20) 4n (Código da Finalidade: fixo 0000) e) Tipo de Pagamento: TED Linha 1 11!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo TEDC ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 20) 4n (Código da Finalidade: fixo 0000) f) Tipo de Pagamento: Crédito Administrativo Linha 1 12!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo EMCH ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 2) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 20) 5!n (Agência HSBC para Retirada ou Pagamento) g) Tipo de Pagamento: Pagamento de Títulos com Código de Barras Linha 1 7!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo PTIT ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 30) Linha 2 22!n (1ª parte do código de barras posições 1 a 22) Linha 3 22!n (2ª parte do código de barras - posições 23 a 44) h) Tipo de Pagamento: Pagamento de Contas de Concessionárias e Tributos com Código de Barras Linha 1 7!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo PCNC ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 2!n (Tipo de Serviço: fixo 22) Linha 2 22!n (1ª parte do código de barras posições 1 a 22) Linha 3 22!n (2ª parte do código de barras - posições 23 a 44) i) Tipo de Pagamento: Pagamento do Tributo GPS

20 20 Linha 1 5!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo PGPS ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) Linha 2 27!x (Dados do Tributo parte 1) Assim distribuído: 5!n (Código de Receita/Pagamento 7 ) 2!n (Tipo de Identificação do Contribuinte 8 ) 14!n (Identificação do Contribuinte) 6!n (Competência - MMAAAA) Linha 3 32!n (Dados do Tributo parte 2) Assim distribuído: 16!n (Valor do Tributo) 16!n (Valor de Outras Entidades) Linha 4 16!n (Dados do Tributo parte 3) Assim distribuído: 16!n (Atualização Monetária) j) Tipo de Pagamento: Pagamento do Tributo DARF Linha 1 22!x (Dados do pagamento) Assim distribuído: 4!a (Forma de Pagamento: fixo PDAF ) 1!n (Tipo de Convênio: fixo 1) 17!x (Número de Referência) Linha 2 31!x (Dados do Pagamento parte 1) Assim distribuído: 5!n (Código de Receita/Pagamento 9 ) 2!n (Tipo de Identificação do Contribuinte 12 ) 14!n (Identificação do Contribuinte) 2!x (Identificação do Tributo 10 ) 8!n (Período de Apuração - DDMMAAAA) Linha 3 32!n (Dados do Pagamento parte 2) Assim distribuído: 16!n (Valor Principal) 16!n (Valor da Multa) Linha 4 24!n (Dados do Pagamento parte 3) Assim distribuído: 16!n (Juros / Encargos) 8!n (Data de Vencimento DDMMAAAA) 7 Deve ser obtido através do Manual de Preenchimento da GPS, que pode ser encontrado no site do INSS através do endereço 8 Considerar todos os tipos de identificação possíveis: CNPJ CPF - 02 NIT / PIS / PASEP 03 CEI (Cadastro Específico do INSS) 04 NB (Número do Benefício) - 06 Nº do Título 07 DEBCAD - 08 REFERÊNCIA Identifica o código de receita do tributo / imposto. Este código deve ser obtido nas agências da Secretaria da Receita Federal ou através do site 10 Utilizar um dos códigos: Tributos Federais: 16 - DARF Normal 17 - GPS (Guia da Previdência Social) 21 - DARF 25 - IPVA 26 Licenciamento 27 - DPVAT Tributos Estaduais: 22 - GARE-SP ICMS 23 - GARE-SP DR 24 - GARE-SP ITCMD Tributos Municipais: 19 - IPTU Prefeituras

21 21 PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Contém as informações necessárias para a execução do pagamento, conforme as características da operação que está sendo realizada na sequência B. REGRAS DE USO Deve ser utilizada a formatação especifica do tipo de pagamento que está sendo instruído. 8.5 Campo 71A: Detalhes dos Encargos FORMATO 3!a (Código) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO Identifica qual das partes arcará com os encargos aplicáveis à posterior transferência de fundos. REGRAS DE USO Deve ser informado somente o código OUR. 9. Exemplo de mensagem MT101 {1:F01BCBBBRPR0ASPO } Cabeçalhos {2:O XXXXGB2LEGID N} {3:113{108:000822GQ74463CAA}} {4:<CRLF> :20: <CRLF> Seq. A :21R:999999<CRLF> :28D:00001/00001<CRLF> :50H:/001031<CRLF> NOME DO ORDENANTE DA MENSAGEM MT101<CRLF> CNPJ <CRLF> LOGRADOURO DO ORDENANTE ******99999<CRLF> COMPLEMENTO ***CIDADE *** UF<CRLF> :30:100910<CRLF> :21:222 <CRLF> Seq. B - Crédito em Conta Corrente :32B:BRL10,00<CRLF> :59:/BR <CRLF> NOME DO BENEFICIARIO 1 DO CREDITO *<CRLF> CPF <CRLF> LOGRADOURO DO BENEFICIARIO ***99999<CRLF> COMPLEMENTO ***CIDADE *** UF<CRLF> :70:CRCC120<CRLF> :71A:OUR<CRLF> :21:GG1 <CRLF> Seq. B - Crédito em Conta Poupança :32B:BRL4,00<CRLF> :59:/BR <CRLF> NOME DO BENEFICIARIO 2 DO CREDITO *<CRLF> CPF <CRLF> LOGRADOURO DO BENEFICIARIO ***99999<CRLF> COMPLEMENTO ***CIDADE *** UF<CRLF> :70:CRCP520<CRLF> :71A:OUR<CRLF> :21:EE2 <CRLF> Seq. B - Crédito Administrativo :32B:BRL2,11<CRLF> :59:/ <CRLF> NOME DO BENEFICIARIO 3 DO CREDITO *<CRLF> CPF <CRLF> LOGRADOURO DO BENEFICIARIO ***99999<CRLF>

22 22 COMPLEMENTO ***CIDADE *** UF<CRLF> :70:EMCH <CRLF> :71A:OUR<CRLF> :21: <CRLF> Seq. B - Pagamento de Títulos :32B:BRL1632,34<CRLF> :59:/ <CRLF> COB <CRLF> :70:PTIT130<CRLF> <CRLF> <CRLF> :71A:OUR<CRLF> :21: <CRLF> Seq. B - Concessionárias e Tributos :32B:BRL0,00<CRLF> :59:/ <CRLF> IPVA 03 <CRLF> :70:PCNC122<CRLF> <CRLF> <CRLF> :71A:OUR<CRLF> :21:96588 <CRLF> Seq. B - DARF :32B:BRL22,00<CRLF> :59:/ <CRLF> ORG O DESTINO DO RECOLHIMENTO<CRLF> DARF <CRLF> :70:PDAF122<CRLF> <CRLF> <CRLF> <CRLF> :71A:OUR-} :21:000SFW-1200 <CRLF> Seq. B - Crédito em Conta Salário :32B:BRL1058,99<CRLF> :59:BR <CRLF> Testes Swift Rafael 2 <CRLF> CNPJ <CRLF> Sete de setembro 00202<CRLF> Casa 2 Curitiba PR<CRLF> :70:CRCS230<CRLF> :71A:OUR<CRLF> {5:{CHK:4D8E9639B133}} Trailer

23 23 Estrutura da Mensagem MT199 Estrutura Global As mensagens MT199, a exemplo da mensagem MT101, devem ser construídas de acordo com normas SWIFT e o Padrão FEBRABAN - Requisição de Pagamentos via Mensageria SWIFT, para Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas. Utilização A MT199 é utilizada para informar ao emitente se houve rejeição ou se o pagamento foi registrado, no momento de recepção e crítica do movimento. De outra forma, também é utilizada para confirmar o sucesso ou insucesso da operação após seu processamento pelo Sistema de Contas a Pagar. Regras para Geração Se o campo 50H da sequência A de uma MT101 estiver com erro crítico, essa mensagem será totalmente rejeitada, sendo enviada, para o ordenante, uma única MT199 com detalhamentos do erro. Se a sequência B de uma MT101 apresentar um ou mais erros nas transações (ocorrências identificadas pela sua referência campo 21), será ser enviada, para o ordenante, uma MT199 para cada transação com erro. Estrutura da Mensagem MT Campos Utilizados 2. Recomendações de Uso Tag Campo 20 Referência do Emitente 21 Referência da Transação 79 Ocorrências sobre o pagamento O HSBC gera uma mensagem MT199 para cada erro identificado na transação. A SWIFT permite um comprimento máximo de caracteres para mensagens MT199. No nosso caso, são geradas mensagens MT199 com 262 caracteres. Observar que a SWIFT define a MT199 como uma mensagem de formato livre (Free Format Message), e que neste caso é utilizada para simples reporte do sucesso ou insucesso do pagamento. O cliente nunca deverá fornecera uma resposta para uma mensagem MT199, devendo entrar em contato com seu gerente de relacionamento para o esclarecimento de duvidas e solução de problemas. 3. Formatação Geral dos Campos Status Tag Campo Comentário / Opções Num.

24 24 Status Tag Campo Comentário / Opções Num. Sequência A: Informações Gerais 7 M 20 Referência do Emitente M 21 Referência da Transação M 79 Ocorrências sobre o pagamento M = Mandatório 16x x * O = Opcional 4. Especificações dos Campos 4.1 Campo 20: Referência do Emitente FORMATO 16x PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO É preenchido com a Referência do Emitente (TAG 20) recebida na mensagem MT101. REGRAS DE USO Pode ser usado em consultas relacionadas, cancelamentos, etc. 4.2 Campo 21: Referência da Transação FORMATO 16x PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO É preenchido com a Referência da Transação (TAG 21) recebida na mensagem MT101. REGRAS DE USO Pode ser usado em consultas relacionadas, cancelamentos, etc. 4.3 Campo 79: Ocorrências sobre o pagamento FORMATO 8*35x (Informações Gerais) Assim distribuídos: Linha 1 2!n (Código da Ocorrência) Linha 2 35!x (Descrição da Ocorrência parte 1) Linha 3 35!x (Descrição da Ocorrência parte 2) Linha 4 35!x (Descrição da Ocorrência parte 3) Linha 5 16!x2!x (Número do documento atribuído pelo CPG & Tipo de Retorno do CPG) Linha 6 35x (Descrição do Tipo de Retorno 11 ) 11 Tipo de Retorno do CPG: 01 - Schedule Confirmation 02 - Payment Confirmation

25 25 Linha 7 35x (Informações de rodapé parte 1: Message generated automatically by ) Linha8 35x (Informações de rodapé parte 2: the system. Please, do not respond. ) PRESENÇA Mandatório DEFINIÇÃO É preenchido com informações geradas pelo Sistema de Contas a Pagar, e representa o resultado da recepção ou processamento da transação recebida via MT101. REGRAS DE USO Pode ser usado em consultas relacionadas, cancelamentos, etc. Ver lista de ocorrência a seguir. 5. Lista de Ocorrências Ocorrência Código Descrição Razão / Orientação 00 Processed by Bank O compromisso foi efetivamente pago/liquidado. Compromissos a serem pagos/liquidados a favorecidos de outros Bancos terão o valor e a informação liberada via compensação, e no caso de irregularidade poderá ocorrer devoluções por motivos detectados pelo banco favorecido. Neste caso, o referido compromisso será devolvido. 01 Insufficient Funds Debit O pagamento não pode ser efetivado por não possuir saldo disponível Refused suficiente em sua conta corrente. 02 Cancellation Accepted Um compromisso agendado foi cancelado. 34 Current Account is Blocked A conta corrente do cliente conveniado existente no cadastro do "Sistema Contas a Pagar HSBC" foi bloqueada por determinação do Banco Central. Verificar junto ao gerente de sua agência a situação da mesma para a devida regularização, portanto, ficamos impossibilitados de efetuar débito na sua Conta corrente e também de concretizar seus pagamentos. Após regularização de sua conta favor remeter novamente seus pagamentos na forma habitual. 40 Beneficiary Current/ Savings Account is Blocked 42 Invalid Bar Code A conta de crédito informada encontra-se bloqueada por determinação do Banco Central, o que impossibilita a efetivação do pagamento, até que o cliente correntista efetue a devida regularização da mesma junto à agência detentora da conta. Favor comunicar seu favorecido/funcionário para comparecer na agência HSBC para regularização da conta. O código de barras informado não é numérico, está zerado ou possui DAC inválido. 51 Invalid Discount Date A data de desconto informada está incorreta. 52 Discount Date Exceeds Due A data de desconto informada é maior que a data do vencimento do Date título. 54 Invalid Discount Amount O valor do desconto informado está incorreto. 56 Incorrect Automatic Desbloqueio de Título com dados incorretos sobre o compromisso Invoicing Transaction agendado. 57 Desbloqueio de título sobre compromisso já tratado anteriormente. O Automatic Invoicing mesmo já encontra se cancelado, pago ou devolvido. Transaction Previously Verifique o status real do mesmo via consulta no Connect Bank ou com Processed seu gerente. 58 Unknown Automatic Desbloqueio de título com dados de compromissos inexistente. Invoicing Transaction Confirmar os dados. 59 Automatic Invoicing Transaction with Invalid Amount O valor informado do título a ser desbloqueado está incorreto/inválido.

26 26 Ocorrência Código Descrição Razão / Orientação 60 Automatic Invoicing Transaction with Invalid A data de vencimento do título a ser desbloqueado está incorreta/inválida Due Date 61 Document Number of O código do cedente informado no campo Número do Documento HSBC Non-Registered encontra-se incorreto, zerado, não numérico, em branco ou com o dígito Collection Installment verificador incorreto. Invalid (Cessionary s Code) Amount to be 62 compensated in HSBC Non- O valor do lançamento informado (valor a pagar) da parcela "Cobrança Registered Collection Não Registrada HSBC" está inválido, branco ou não numérico. Installment is Invalid 63 Document Code of HSBC Non-Registered Collection Installment is Invalid O código do documento informado no campo Finalidade encontra-se incorreto, zerado, não numérico, em branco ou com os dígitos verificadores incorretos. 64 Due Date of HSBC Non- A data de vencimento informada encontra-se incorreta, não numérica ou Registered Collection em formato diferente de DDMMAAAA. Installment Invalid 65 HSBC Non-Registered A parcela "Cobrança Não Registrada HSBC" informada já se encontra Collection Installment cadastrada no Sistema para pagamento (duplicidade). Previously Determined 66 Amount Exceeding R$- O compromisso não foi agendado (recusado) devido ao seu valor ser 999,999, acima de 1 (um) bilhão de Reais. 72 O título informado para ser liquidado não se encontra mais pendente para Inactive Bloqueto pagamento, ou seja, está baixado, devolvido ou liquidado junto ao sistema Contact the Beneficiary de Cobrança Registrada HSBC. 73 Bloqueto Blocked by Beneficiary 74 Non-existent Bloqueto 75 Non-existent Beneficiary Invalid CPF/CNPJ (Identification Number or TAX ID) Closed Branch and/or Current Account Invalid/Non-existent Branch and/or Current Account O título informado para ser liquidado encontra-se com instruções do cedente para não aceitar a liquidação do mesmo. Favor contatar com o cedente. O título informado para ser liquidado não existe na base do Sistema de Cobrança Registrada HSBC. O cedente informado do referido título não existe na base do Sistema de Cobrança Registrada HSBC. Para o processo de Transferência de Titularidade : O CPF/CNPJ do favorecido diverge do CPF/CNPJ do cliente conveniado. A transferência não será realizada. Para o processo de validação/consistência do CPF/CNPJ do favorecido para realização de crédito em Conta Corrente no HSBC: O CPF/CNPJ do favorecido diverge do CPF/CNPJ que consta no cadastro do HSBC. O agendamento/pagamento não foi efetuado. O Banco favorecido devolveu o pagamento (DOC/TED) informando que a agência ou conta corrente do favorecido mencionada encontra-se encerrada. Verificar com o favorecido os dados novos ou corretos. Para o processo de Transferência de valores via DOC/TED: O Banco favorecido devolveu o pagamento (DOC/TED) informando que a agência ou conta corrente do favorecido mencionada é inválida. Verificar com o favorecido os dados corretos. Para o processo de Liquidação de Títulos em carteira registrada no HSBC: Agência e/ou conta informada encontra-se incorreta. Verificar os dados do cedente.

27 27 Código Ocorrência Descrição 79 Beneficiary s Data Invalid 80 Unknown Reason 81 Process Momentarily Unavailable 83 Differing Account Type Duplicated Payment This Bloqueto was Already Paid. Amount to be Paid Equal to Zero 93 Invalid Discount Amount 94 Invalid Amount 97 AA AC Bloqueto was Already Paid Duplicated File Service Type Invalid Razão / Orientação Para o processo de Transferência de valores via DOC/TED: Refere-se à devolução pelo Banco do Brasil de um DOC/TED onde poderá apresentar erros em qualquer um dos dados do credor informado, ou seja, agência e/ou conta encerrada, conta inválida, incompatibilidade entre nome favorecido e a conta informada etc. Para o processo de Transferência de valores por DOC ou Crédito Administrativo: O CPF/CNPJ do favorecido para emissão de DOC ou Crédito Administrativo encontra-se irregular (branco, zerado ou DV inválido). Providenciar regularização Trata-se de uma ocorrência retornada pelos Bancos favorecidos quando da devolução com um motivo inexistentes na tabela de conversão Banco do Brasil e/ou TecBan x Sistema de Contas a Pagar HSBC. Para mais detalhes haverá a necessidade de pesquisas junto ao Banco favorecido. Favor contatar com seu gerente repassando-lhe esta ocorrência para avaliação pela unidade gestora junto ao banco favorecido. O processo solicitado encontra-se desativado temporariamente para motivos de acertos. Para mais informações queira contatar seu gerente. Refere-se à informação do tipo da conta corrente existente entre os Bancos envolvidos pela transferência de Titularidade, ou seja, no cadastro do banco remetente ou pela informação do cliente o tipo de conta é Individual ou Conjunta e no banco recebedor encontra-se divergente, não havendo, então, o aceite da transferência do valor pelo banco recebedor/favorecido do crédito. O título informado para quitação já se encontra pago. O valor a ser pago encontra-se irregular (zerado). O valor do desconto é maior do que se encontra informado no título original e/ou maior que o valor nominal do título. O valor a ser pago não confere com o valor nominal ou real do título Até R$- 0,99 de diferença a maior/menor não haverá recusa. O título informado encontra-se com indicação de baixado, devolvido ou já liquidado junto ao Sistema de Cobrança HSBC. Acertar diretamente com o cedente do título. Trata-se de movimento processado com Data e Hora de Gravação de outro movimento já processado pelo Sistema (Movimento Duplicado). O código do tipo serviço é diferente dos definidos, ou o tipo de serviço é incompatível com a forma de pagamento.

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Manual Técnico Padrão FEBRABAN (CNAB 240) Sistema "CONTAS A PAGAR HSBC" Versão: 04.35 (Julho/2014) HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo

Leia mais

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Manual Técnico Padrão Febraban (CNAB 240) Sistema "CONTAS A PAGAR HSBC" Versão: 04.27 (Dezembro/2010) HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo

Leia mais

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Manual Técnico Padrão Febraban (CNAB 240) Sistema "CONTAS A PAGAR HSBC" Versão: 04.33 (Maio/2013) HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo

Leia mais

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Manual Técnico Padrão Febraban (S.A.P.) Sistema "CONTAS A PAGAR HSBC" Versão: 04.9 (Julho/2014) HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo PUBLIC

Leia mais

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padronização do Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Manual Técnico Padrão Febraban (S.A.P.) Sistema "CONTAS A PAGAR HSBC" Versão: 04.7 (Maio/2013) HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo PUBLIC

Leia mais

Folha Pagamento Salário - Padrão 150 FEBRABAN

Folha Pagamento Salário - Padrão 150 FEBRABAN Arquivo com registros de 150 bytes próprios do sistema SICOV DESCRIÇÃO DOS REGISTROS DO ARQUIVO scrição do Registro "A" - HEADER Obrigatório em todos os arquivos A.01 1 1 X(01) Código do registro = "A"

Leia mais

CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL

CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL 1 CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL Layout Para Arquivo de Cobrança de Parcelas de Cartão de Crédito Sistema BDL Carteira de Letras Troca de Informações Via Arquivo Magnético Unidade Atendimento e Serviços Unidade

Leia mais

Folha Pagamento Salário - Padrão 150 FEBRABAN

Folha Pagamento Salário - Padrão 150 FEBRABAN Arquivo com registros de 150 bytes próprios do sistema SICOV DESCRIÇÃO DOS REGISTROS DO ARQUIVO scrição do Registro "A" - HEADER Obrigatório em todos os arquivos A.01 1 1 X(01) Código do registro = "A"

Leia mais

Soluções em Recebimentos. Manual Técnico

Soluções em Recebimentos. Manual Técnico Soluções em Recebimentos CNAB400/CBR641 Manual Técnico Layout de Arquivo Remessa para convênios na faixa numérica entre 000.001 a 999.999 (Convênios de até 6 posições) Orientações Técnicas Versão Set/09

Leia mais

EXTRATO DE CONTA PARA CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

EXTRATO DE CONTA PARA CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL TÉCNICO Padrão Febraban 240 Versão 3.2 Fevereiro/2010 PUBLIC ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA Apresentação 02 Características Gerais do Arquivo 03 Lote de Serviço/Produto 04 Extrato de Conta para Conciliação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Arquivo de Envio de RPS em Lote - Instruções e Layout - Versão 1.0 Manual de Envio de RPS em Lote Instruções e Layout 1. Recibo Provisório de Serviços RPS O RPS é o documento

Leia mais

Operações de Desconto LAYOUT TÉCNICO HSBC PADRÃO CNAB 400

Operações de Desconto LAYOUT TÉCNICO HSBC PADRÃO CNAB 400 Operações de Desconto LAYOUT TÉCNICO HSBC PADRÃO CNAB 400 Versão: JULHO/2007 01 Índice APRESENTAÇÃO Pág. 2 NOTAS PRELIMINARES Estrutura dos Arquivos Padrão CNAB Especificações Técnicas Gerais dos Arquivos

Leia mais

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE PAGAMENTOS CNAB 240 FEBRABAN

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE PAGAMENTOS CNAB 240 FEBRABAN MANUAL DE INSTRUÇÕES DE PAGAMENTOS CNAB 240 FEBRABAN Versão 01 Agosto/2014 SUMÁRIO 1 Objetivo... 3 2 Público-Alvo/Aplicabilidade... 3 3 Glossário/Definições... 3 4 PAGAMENTOS... 3 4.1 Introdução... 3 4.2

Leia mais

Particularidades BB. Leiaute CNAB 240. julho / 2011

Particularidades BB. Leiaute CNAB 240. julho / 2011 Particularidades BB Leiaute CNAB 240 julho / 2011 Sumário Assunto página Últimas Alterações 3 Header de Arquivo 5 Header de Lote 6 Segmento P 8 Segmento Q 11 Segmento R 13 Segmento S 15 Segmento Y-01 16

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Objetivos. Página - 2

Objetivos. Página - 2 Índice Índice... 1 Objetivos... 2 Configurações... 3 Cadastro de Bancos... 3 Plano de Contas... 3 Conta Corrente... 4 Instruções Bancárias... 6 Portadores Bancários... 7 Cadastro de Clientes... 8 Boletos...

Leia mais

Soluções em Recebimentos. Cobrança BB. Manual Técnico

Soluções em Recebimentos. Cobrança BB. Manual Técnico Soluções em Recebimentos Cobrança BB Layout de Arquivo Remessa CNAB400 Manual Técnico Orientações Técnicas CONVÊNIOS COM NÚMERAÇÃO ACIMA DE 1.000.000 Versão Abril 2012 1. Apresentação CONCEITO: Arquivo

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING EXTRATOS

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING EXTRATOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING EXTRATOS Através do serviço de extratos do Banrisul Office Banking, o correntista pode consultar e imprimir os movimentos em suas contas (correntes ou poupança),

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

Manual de Integração Web Service

Manual de Integração Web Service Manual de Integração Web Service Prefeitura de São Simão/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Índice Apresentação Conceito Funcionamento Operacionalização Perguntas e Respostas Glossário Apresentação Pelo sistema DDA desenvolvido pelo Banco Santander

Leia mais

Manual do Software de Cobrança Itaú

Manual do Software de Cobrança Itaú Banco Itaú SA Manual do Software de Cobrança Itaú Última atualização: agosto/2006 Índice 1 Visão Geral 03 2 Instalação 03 3 Inserindo os dados de sua empresa 03 4 Inserindo os dados dos títulos de Cobrança

Leia mais

ORDENS BANCÁRIAS ESTADOS E MUNICÍPIOS MANUAL DO USUÁRIO

ORDENS BANCÁRIAS ESTADOS E MUNICÍPIOS MANUAL DO USUÁRIO ORDENS BANCÁRIAS ESTADOS E MUNICÍPIOS MANUAL DO USUÁRIO Ordens Bancárias Estados e Municípios Sumário 1. Introdução... 3 2. Público Alvo... 3 3. Características... 4 3.1. Modalidades e tipos de ordens

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Terceiro Milênio Informática

Terceiro Milênio Informática MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO BOLETO Visão Geral Use este manual para criar boletos de cobrança sem registro, veja como preencher os campos e onde preenchê-los. Se tiver intenção de usar cobranças com boleto,

Leia mais

MANUAL DE PAGAMENTO DE TRIBUTO

MANUAL DE PAGAMENTO DE TRIBUTO Sistema Informatizado do FIES MANUAL DE PAGAMENTO DE TRIBUTO 1. APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo orientar as entidades mantenedoras de instituição de ensino superior no preenchimento, emissão

Leia mais

Regulamento da MultiConta Prestige

Regulamento da MultiConta Prestige Regulamento da MultiConta Prestige Mais serviços e mais benefícios feitos para quem recebe seu crédito de salário ou aposentadoria no Itaú Personnalité. A MultiConta Prestige oferece um maior número de

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual para Cedentes com Sistema Próprio e utilização do Correspondente Bradesco Impressão Local

Manual para Cedentes com Sistema Próprio e utilização do Correspondente Bradesco Impressão Local Manual para Cedentes com Sistema Próprio e utilização do Correspondente Bradesco Impressão Local Cobrança Com Registro Com a cobrança registrada o usuário deverá enviar ao banco um registro dos documentos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS DE SADT ELETIVO (FASCÍCULO DO SADT ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Histórico de versões do aplicativo do SIB/ANS - formato XML

Histórico de versões do aplicativo do SIB/ANS - formato XML SIB/ANS Sistema de Informações de Beneficiários Histórico de Versões Histórico de versões do aplicativo do SIB/ANS - formato XML O Histórico de versões do SIB/ANS é o instrumento utilizado para registrar,

Leia mais

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 1.1. Conceitos... 2 1.2. Como funciona... 2 1.3. Convênios disponíveis para Portabilidade... 2 1.4. Documentação Para Liberação da Proposta... 2 2. PROCEDIMENTOS

Leia mais

COBRANÇA NÃO REGISTRADA

COBRANÇA NÃO REGISTRADA LAYOUT TÉCNICO - VOLUME I MANUAL DE EMISSÃO DO CLIENTE Versão: Abril/2012 HSBC BANK BRASIL S.A. Banco Múltiplo. PUBLIC ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO Pág. 02 2 CAMPOS DO BLOQUETO A SEREM PREENCHIDOS Pág. 03 3 DADOS

Leia mais

Número. Preenchimento

Número. Preenchimento Num. de casas Identificador Observação Referência Nome do campo Descrição Formato Obrigatório decimais do Mínimo Máximo Definição do registro 10 1 TipoReg Tipo de registro Numérico Sim 2 0 Fixo 2 2 Preencher

Leia mais

Sistema de Informações de Beneficiários - SIB/XML Críticas dos campos de dados cadastrais de beneficiários do SIB - versão 2.5 14 de Janeiro de 2015

Sistema de Informações de Beneficiários - SIB/XML Críticas dos campos de dados cadastrais de beneficiários do SIB - versão 2.5 14 de Janeiro de 2015 Introdução Sistema de Informações de Beneficiários - SIB/XML Críticas dos campos de dados cadastrais de beneficiários do SIB - versão 2.5 14 de Janeiro de 2015 1. O preenchimento dos campos de dados cadastrais

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONSULTÓRIOS/CLÍNICAS CREDENCIADAS PARA ATENDIMENTO ELETIVO (FASCÍCULO DO ATENDIMENTO ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto

Leia mais

Manual de Integração Web Service. Prefeitura de Ituiutaba/MG

Manual de Integração Web Service. Prefeitura de Ituiutaba/MG Manual de Integração Web Service Prefeitura de Ituiutaba/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

Manual de Integração Web Service. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO

Manual de Integração Web Service. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO Manual de Integração Web Service Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização

Leia mais

Leiaute do Arquivo Padrão FEBRABAN 150 - SIACC

Leiaute do Arquivo Padrão FEBRABAN 150 - SIACC Arquivo com registros de 150 bytes próprios do sistema SIACC DESCRIÇÃO DOS REGISTROS DO ARQUIVO DESCRIÇÃO DO REGISTRO "A" - HEADER - DÉBITO AUTOMÁTICO E FOLHA DE PAGAMENTO Obrigatório em todos os arquivos

Leia mais

1.8. Cartões emitidos para pagamento de benefícios ou repasse de programas sociais devem ser considerados?

1.8. Cartões emitidos para pagamento de benefícios ou repasse de programas sociais devem ser considerados? PAGAMENTOS DE VAREJO E CANAIS DE ATENDIMENTO Perguntas freqüentes 1. Arquivo ESTATCRT.TXT Informações relativas aos cartões com função saque e e-money 1.1. Devo informar os saques efetuados sobre linhas

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 1.1. Conceitos... 2 1.2. Como funciona... 2 1.3. Convênios disponíveis para Portabilidade... 2 1.4. Documentação Para Liberação da Proposta... 2 2. PROCEDIMENTOS

Leia mais

SISTEMA DE NF-e Arquivo de Envio de RPS em Lote - Instruções e Layout

SISTEMA DE NF-e Arquivo de Envio de RPS em Lote - Instruções e Layout SISTEMA DE NF-e Arquivo de Envio de em Lote - Instruções e Layout Versão 2.3 Envio de em Lote Instruções e Layout Versão do Manual: 2.3 pág. 2 ÍNDICE Manual de Envio de em Lote Instruções e Layout 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padrão FEBRABAN 240 Posições Versão 08.4 01/09/2009 1 Índice 1.0 Introdução...05 1.1 Apresentação do Documento...06 1.2 Fluxo Geral de Informações...10

Leia mais

Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1

Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1 Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1 Índice ACESSO AO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO PELA PRIMEIRA VEZ... 6 CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SISTEMA... 6 TELA DE ACESSO AO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO...

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Instruções Gerais para os arquivos encaminhados para cadastramento e atualização do código de integração dos cooperados.

Instruções Gerais para os arquivos encaminhados para cadastramento e atualização do código de integração dos cooperados. Instruções Gerais para os arquivos encaminhados para cadastramento e atualização do código de integração dos cooperados. VERSÃO ALTERAÇÃO 34 - Inclui informação sobre horário para tratamento de devolução

Leia mais

Gestão de Benefícios Inovação Recursos Humanos - Maio/2014

Gestão de Benefícios Inovação Recursos Humanos - Maio/2014 Inovação Recursos Humanos - Maio/2014 Conteúdo 1 Introdução... 4 2 Manutenção de Tabelas... 4 3 Cadastro de Períodos... 5 4 Cadastro de Turnos de Trabalho... 5 5 Cadastro de Localidades... 6 6 Vale Refeição...

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA FÍSICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 6 3.1. NADA CONSTA 8 3.2. BOLETO BANCÁRIO 8

Leia mais

Layout para geração de dados de folha de pagamentos para instituto de previdência

Layout para geração de dados de folha de pagamentos para instituto de previdência Instituto de Previdência - Layout para Geração de dados de folha de pagamento Informações Gerais Os dados no arquivo de texto deverão estar conforme algumas especificações descritas nesse manual. Os dados

Leia mais

CONVÊNIO DE CHEQUE. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos. Layout de Arquivos CNAB240 Remessa Versão 04.2 Retorno Versão 07.1

CONVÊNIO DE CHEQUE. Intercâmbio Eletrônico de Arquivos. Layout de Arquivos CNAB240 Remessa Versão 04.2 Retorno Versão 07.1 CONVÊNIO DE CHEQUE Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos CNAB240 Remessa Versão 04.2 Retorno Versão 07.1 Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 3 2. Informações Técnicas... 4

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTANA

SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTANA SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTANA Manual de Exportação de NFTS Instruções e Layout Versão 2.0 Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse o endereço: http://www.nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/informacoes_gerais.asp

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014 Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 25/08/2014 Sumário Introdução... 3 Cartão BB Pesquisa... 4 Passo a Passo... 8 Perguntas e Respostas.... 14 Cartão BB Pesquisa O Cartão BB Pesquisa éresultado

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

Nota Fiscal Paulista. Manual do Sistema de Reclamações Decreto 53.085/08

Nota Fiscal Paulista. Manual do Sistema de Reclamações Decreto 53.085/08 Nota Fiscal Paulista Manual do Sistema de Reclamações Decreto 53.085/08 Versão 2.1 de 19/06/2012 Índice Analítico 1. Fluxo do Sistema de Reclamação 3 2. Considerações Gerais 4 2.1 Definição 4 2.2 Reclamação

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

Gestão de Ativos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01)

Gestão de Ativos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01) Gestão de Ativos Manual do Usuário Treinamento Fase 1 (TRN 01) Índice 1. Introdução... 3 2. Movimentações de Ativos... 4 2.1. Monitoração... 4 2.1.1. Monitor de Movimentação de Ativos...4 2.2. Transações...15

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica... 5. Conceitos... 6. DANFE comum e DANFE em contingência... 7. Principais dúvidas... 8. Considerações... 9

Nota Fiscal Eletrônica... 5. Conceitos... 6. DANFE comum e DANFE em contingência... 7. Principais dúvidas... 8. Considerações... 9 Cartilha NF-e 1 Sumário Nota Fiscal Eletrônica... 5 Conceitos... 6 DANFE comum e DANFE em contingência... 7 Principais dúvidas... 8 Considerações... 9 Procedimento para operacionalização da NF-e... 10

Leia mais

Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas

Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas Padrão FEBRABAN Requisição de Pagamentos via Mensageria SWIFT Versão 01.0 setembro/2012 Índice 1.0 MT 101 Requisição de Pagamentos... 3 2.0 MT 101 Estrutura

Leia mais

Portabilidade Resolução Bacen 4292 Gerência de Produtos Consignado Maio/14

Portabilidade Resolução Bacen 4292 Gerência de Produtos Consignado Maio/14 [ Externo ] Título da apresentação Portabilidade Resolução Bacen 4292 Gerência de Produtos Consignado Maio/14 O que é portabilidade? No dia 05/05/2014, entra em vigor a Resolução Banco Central 4.292/2013,

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

SISPAG Sistema de Contas a Pagar Itaú

SISPAG Sistema de Contas a Pagar Itaú SISPAG Sistema de Contas a Pagar Itaú Intercâmbio Eletrônico de Arquivos Layout de Arquivos CNAB240 Versão 8 Índice 1. Noções Básicas... 3 1.1 Apresentação... 3 2. Informações Técnicas... 5 2.1 Meios de

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS. Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS. Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout Versão 2.0 São Paulo, 08 de junho de 2015. Índice 1. Introdução... 2 2. Especificação...

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost O Novo Gerenciador Financeiro Micropost é acessado através do botão "Gerenciador Financeiro" na tela principal do sistema (como mostra a figura 1). Caso o botão esteja desabilitado deve-se entrar nas configurações

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 02/2011

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 02/2011 pg. 1/9 ORDEM DE SERVIÇO 02/2011 Dispõe sobre as regras de auditoria para homologação eletrônica da atualização de cadastro de médicos credenciados no IPERGS. O DIRETOR DE SAÚDE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Manual Ilustrado Repasse de Honorários Médicos

Manual Ilustrado Repasse de Honorários Médicos Junho - 2014 Índice Título do documento 1. Objetivos... 3 2. Introdução... 3 3. Cadastros... 4 3.1. Cadastro de Desconto em Repasse... 4 3.2. Cadastro de Critério Geral de Repasse... 4 3.3. Cadastro de

Leia mais

MANUAL DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS

MANUAL DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS MANUAL DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS COBRANÇA PRODUTO 001 LAYOUT PADRÃO SAFRA 400 Versão: Dezembro/ 2009 Central de Suporte Pessoa Jurídica Grande São Paulo: (11) 3175-8248 - Fax (11) 3175-7918 Demais Localidades:

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Nº Versão/Data: Validade: 1.0 01/10/2014 OUTUBRO/2015 FIN. 07 - BORDERÔS MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A PAGAR

Nº Versão/Data: Validade: 1.0 01/10/2014 OUTUBRO/2015 FIN. 07 - BORDERÔS MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A PAGAR 1 de 7 msgq - BORDERÔS MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A PAGAR BORDERÔS 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E SUA

Leia mais

FAQ SIDEC (perguntas mais freqüentes)

FAQ SIDEC (perguntas mais freqüentes) FAQ SIDEC (perguntas mais freqüentes) 1 - Como proceder para lançar um Aviso de Licitação? 2 - Como proceder quando um Aviso de Licitação está na situação de Pendente? 3 - Como proceder para incluir ou

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Acompanhamento e Fiscalização Concedente, Instituição Mandatária e Convenente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Acompanhamento e Fiscalização Concedente, Instituição Mandatária e Convenente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios - SICONV Acompanhamento e Fiscalização

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca. www.notacarioca.rio.gov.br

Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca. www.notacarioca.rio.gov.br Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca www.notacarioca.rio.gov.br Objetivo Apresentar na prática os procedimentos para acesso e manuseio do sistema da Nota

Leia mais

Leiaute do Arquivo Padrão FEBRABAN 240 - SIACC

Leiaute do Arquivo Padrão FEBRABAN 240 - SIACC Grau de sigilo #PÚBLICO DESCRIÇÃO DOS REGISTROS DO ARQUIVO REMESSA Descrição do Registro HEADER de Arquivo - 0 Campo De Até Picture Conteúdo 0.01 001 003 9(003) Código do Banco 0.02 004 007 9(004) Lote

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

SISTEMA DE NFS-e. Manual de Exportação de NFS-e Instruções e Layout. Versão: 2.1

SISTEMA DE NFS-e. Manual de Exportação de NFS-e Instruções e Layout. Versão: 2.1 SISTEMA DE NFS-e Instruções e Layout Versão: 2.1 Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse o link: http://nfse.manaus.am.gov.br 10/10/2007 Página 1 de 12 Índice 1 Introdução... 3 2 Especificações...

Leia mais

R P A Convênio Débito Automático

R P A Convênio Débito Automático R P A Convênio Débito Automático MANUAL DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PADRÃO FEBRABAN/CNAB Versão 4.8 Dezembro/2013 HSBC Bank Brasil S.A. Banco Múltiplo PUBLIC ÍNDICE Item Assunto Página 1 INTRODUÇÃO. 02

Leia mais