SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows)"

Transcrição

1 SISTEMA OPERACIONAL

2 SISTEMA OPERACIONAL Para funcionar todo o computador precisa ter um sistema operacional instalado. Ele permanece presente até que o computador seja desligado. Principais exemplos de Sistemas Operacionais: MS DOS, Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Windows Vista, Windows 7 e Windows NT da Microsoft (rede), UNIX (para grande porte e rede) e Linux.

3 SISTEMA OPERACIONAL Categorias de Sistema Operacional: 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows) 2) Multiusuário Permite mais de um usuário num determinado tempo. (Unix)

4 SISTEMA OPERACIONAL Funções do S.O Gerenciamento de Recursos Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Arquivos Interface com Usuário

5 FUNÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL Interface com o usuário: Menu, ícones, caixas de diálogo, janelas, etc... Gerenciamento de recursos: Reconhece os dispositivos de hardware conectados. Gerenciamento de Tarefas: Salva e lê arquivos e controla fluxo de dados, etc... Gerencia sistemas de arquivos: Lista, copia, move, localiza e apaga arquivos no disco, seu tamanho, tipo e data criação, etc...

6 ESC TAB CAPS LOCK SHIFT CTRL ALT ENTER BACKSPACE TECLAS ESPECIAIS Usada para encerrar um programa ou cancelar um comando. Usada em tabulações e programas de edição de texto. Quando acionada esta tecla, ela será interpretada como maiúscula. Quando pressionada com outras teclas, possui a função de acionar alguns caracteres posicionados na parte superior das teclas. Gera comandos especiais quando utilizada em conjunto com outra tecla. Esta tecla funciona como uma segunda tecla de controle do computador. Também possui a função de gerar caracteres com significados especiais em certos programas. Tecla que confirma a entrada de dados no computador. Apaga o caractere do lado esquerdo em textos.

7 INSERT DELETE HOME END PAGE UP (PgUp) PAGE DOWN (PgDn) TECLAS ESPECIAIS (continuação) Usada para encerrar um programa ou cancelar um comando. Possui a função de apagar dados inseridos no computador. Em textos apaga caractere à direita. Apaga também arquivos, pastas e campos selecionados. No texto, navegação. Leva o cursor para o começo da linha. No texto, navegação. Leva o cursor para o final da linha. Sobe o cursor. Página anterior. Desce o cursor. Página posterior.

8 SISTEMA OPERACIONAL (SO) Conceitos: Programa que inicia o funcionamento do computador assim que ele é ligado; Ele determina quais programas vamos executar; Gerenciam os arquivos indentifcando-os por um nome próprio, armazenando-os e tratando como uma unidade, em um meio de armazenamento e administrando a utilização do espaço em disco.

9 O Sistema Operacional que iremos utilizar é o Windows criado pela empresa Microsoft (fundada pelo Bill Gates e Paul Allen). Windows em inglês significa janelas. Por isso sua interface gráfica é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

10 WINDOWS 7 Conceitos: É semelhante ao seu antecessor (Windows Vista). Possuí uma interface rica e intuitiva para os usuários, trazendo facilidade de localizar seus aplicativos e arquivos. É multitarefa e multiusuários.

11 4 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS Ícones 2. Área de Trabalho ou Desktop 3. Menu Iniciar 4. Barra de Tarefas 5. Área de Notificação 3 5

12 MENU INICIAR DO WINDOWS 7 1. Desligar o Computador e Fazer Logoff 2. Ajuda e Suporte 3. Programas Padrão 4. Dispositivos e Impressoras 5. Configurações Gerais (Painel de Controle) 6. Meu Computador 7. Principais Documentos 8. Pesquisar 9. Programas Instalados

13 WINDOWS 7 Opções que podem estar no botão iniciar: Todos os Programas - lista todos os programas instalados em seu computador; Lupa - amplia partes diferentes da tela; Windows Fax e Scan permite que receber e enviar fax, além de escanear documentos. Visualizador XPS visualiza arquivos criados em formato XPS (XML Paper Specifcation) Calculadora aplicativo que auxilia para calcular contas.

14 WINDOWS 7 Opções que podem estar no botão iniciar (continuação): Paint - aplicativo para edição de imagens; Conexão de Área de Trabalho Remota - aplicativo que possibilita conexão com outros computadores remotamente, obedecendo às permissões. Notas Autoadesivas - lembretes que ficam pendurados na Área de trabalho do Windows.

15 WINDOWS 7 Opções que podem estar no botão iniciar (continuação): Conectar a um Projetor permite a conexão a um projetor (data show) para exibição de imagens; Ponto de Partida central de tarefas em que são oferecidos recursos que facilitam o uso do Windows, tais como backup, conexão à internet, entre outros; Windows Live Messenger aplicativo que permite a conversa com outras pessoas em tempo real, no modo texto.

16 MÉTODOS DE DESLIGAMENTO A maneira correta de desligar o computador é através do atalho Desligar o Computador no menu iniciar Desligar 2. Trocar Usuário 3. Fazer Logoff 4. Bloquear 5. Reiniciar 6. Suspender Apertando Alt + F4 sem nenhuma janela aberta ele mostra a opção de desligar o computador

17 WINDOWS EXPLORER (WIN+E) WINDOWS Minimizar 2. Maximizar ou Restaurar 3. Fechar 1. Win + D = Minimizar Tudo 2. Alt + F4 = Fechar 3. Alt + Espaço = Opções de Janela

18 TRABALHANDO COM VÁRIAS JANELAS As vezes precisamos trabalhar com mais de uma janela ao mesmo tempo, nesse caso, podemos colocar as janelas lado a lado horizontalmente ou verticalmente. Podemos alterar entre janelas através da tecla de atalho Alt + Tab ou no Windows 7 através do Win + Tab

19 RENOMEAR, RECORTAR, COPIAR E APAGAR ARQUIVOS E PASTAS Em nosso computador existem pastas, arquivos, atalhos e tudo isso é um objeto. As principais tarefas que podemos executar com os objetos são: Renomear (F2) Recortar (CTRL + X) Copiar (CTRL + C) Colar (CTRL + V) Apagar (DEL) Obs.: Demonstração das principais tarefas acima no Windows Explorer.

20 TRABALHANDO COM ATALHOS ATALHO - é um caminho para um determinado arquivo ou programa, se o atalho for apagado, o arquivo ou programa original permanecerá; Utilizamos um atalho quando precisamos que ele esteja no local de melhor acesso possível, assim como precisamos que ele fique em um local organizado; Obs.: Vejamos na prática.

21 TRABALHANDO COM UNIDADES DE DISCOS Todos os arquivos são armazenados em algum disco. A unidade de medida dos discos é o byte. Você pode acessar o seus discos através do ícone Meu Computador na área de trabalho (Desktop) ou através do Windows Explorer. Você pode Renomear um disco, mas não pode apagá-lo, copiá-lo ou movê-lo.

22 LIXEIRA Todos os arquivos excluídos são enviados para a lixeira; Mesmo estando na lixeira você pode restaurar o arquivos excluídos; Após serem removidos da lixeira os arquivos não pode ser restaurados.

23 PAINEL DE CONTROLE Através do painel de controle podemos configurar grande parte do nosso computador.

24 PAINEL DE CONTROLE Modos de Exibição: 1. Por Categoria; 2. Ícones Grandes; 3. Ícones Pequenos.

25 Data e Hora; Mouse; Teclado; Fontes; Personalização; Opções de Internet. PAINEL DE CONTROLE

26 DATA E HORA É necessário sabermos a data e hora certa, portanto podemos fazer isso através da Opção Data e Hora no painel de controle. WINDOWS XP WINDOWS 7

27 MOUSE É necessário fazer configurações no mouse para atender necessidades especiais, como pessoas canhotas ou com pouca coordenação motora; Para isso acessamos o ícone Mouse no painel de controle. WINDOWS XP WINDOWS 7

28 TECLADO Havendo necessidade devemos fazer a configuração do teclado quanto a velocidade e propriedades do driver; Para isso acessamos o ícone Teclado no painel de controle.

29 PERSONALIZAÇÃO Podemos tornar a nossa área de trabalho mais amigável deixando com uma aparência melhor, inserindo cores para Janelas, configurando Sons e inserindo ou não Proteção de Tela; Podemos alterar os tamanhos da resolução da tela através da Opção Vídeo.

30 MUDANDO APARÊNCIA E RESOLUÇÃO DO WINDOWS 7 Podemos alterar a resolução no Windows 7, selecionando a opção Personalizar e opção Vídeo do painel de Controle; Também podemos alterar a resolução clicando com o botão direito na área de trabalho e selecionando Personalizar.

31 MUDANDO APARÊNCIA E RESOLUÇÃO DO WINDOWS 7

32 MUDANDO APARÊNCIA E RESOLUÇÃO DO WINDOWS 7

33 PROGRAMAS ÚTEIS Bloco de Notas WordPad Calculadora Media Player Internet Explorer WinRar

34 BLOCO DE NOTAS Bloco de Notas é uma ferramenta muito útil para digitação de textos e pequenas anotações; O Bloco de Notas pode ser encontrado na pasta acessórios dentro de Todos os Programas no menu iniciar; Não esqueçam de habilitar a Opção Quebra Automática de Linha no Menu Formatar do Bloco de Notas.

35 É um editor de textos mais profissional em comparação ao bloco de notas; Apesar de não ser tão robusto é uma ótima opção para editar textos quando não temos o Microsoft Word instalado; O WordPad pode ser encontrado na pasta acessórios dentro de Todos os Programas no menu iniciar. WORDPAD

36 CALCULADORA A calculadora é uma ótima opção para efetuar pequenos cálculos; Temos várias opções de configuração da calculadora, podendo usar da mais simples a cientifica; A Calculadora pode ser encontrado na pasta acessórios dentro de Todos os Programas no menu iniciar.

37 O Paint é um recurso do Windows 7 que você pode usar para criar desenhos em uma área de desenho em branco ou em imagens existentes. PAINT

38 MÉDIA PLAYER O media player é o player de vídeos que vem junto com o Windows. Apesar de simples ele possui várias opções e temas. O media player também possui também várias funções essenciais para que possamos trabalhar com arquivos de áudio e vídeo.

39 Navegador de internet padrão do Windows; Possui várias opções de compatibilidade para acessar uma diversidades de sites. INTERNET EXPLORER

40 WINRAR Principal compactador e descompactador de arquivos; Muito utilizado para fazer Backups ; Muito útil para organizar vários arquivos em seu computador e economizar espaço.

41 Configurar Impressão IMPRESSORAS Escolhendo uma Impressora Padrão

42 IMPRESSORAS Configurar a impressora para que ela funcione da melhor maneira possível é importante para o rendimento de trabalho em qualquer empresa; Podemos configurar as impressoras através do ícone Impressoras e Aparelhos de Faz no Windows XP e Dispositivos e Impressoras no Windows 7.

43 FIM

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN PROF. André Alencar Informática 1 TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN WINDOWS XP WINDOWS SEVEN CONCEITOS BÁSICOS Sistema de 32 bits em português e 64 bits apenas em Sistema de 32 e 64 bits

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7181 - Windows 10 (2ª Edição) Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1.O que há de Novo?...24 1.2.Edições do Windows 10...25 1.3.Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...26 1.3.1.Menu

Leia mais

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 10 - cód. 6259 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6259 - Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1. O que há de Novo......... 22 1.2. Edições do Windows 10...... 23 1.3. Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...... 24 1.3.1. Menu

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete.

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. Verbo Jurídico Prof. Júlio César Ramos Pág.1 1. No MS Windows 7 é possível excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rígido principal da máquina selecionando o arquivo com o botão: a) direito

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Introdução á Informática Básica Roteiro Introdução Computador Conjunto

Leia mais

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO II

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO II NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO II 1. Sistemas operacionais, a exemplo do Windows, possuem funções e características que os distinguem de outros tips de software. As opções a seguir apresentam

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

INFORMÁTICA MOUSE. Isabela C. Damke

INFORMÁTICA MOUSE. Isabela C. Damke INFORMÁTICA MOUSE Isabela C. Damke Primeiros passos Você já deve conhecer: Os dispositivos que integram um microcomputador (hardware) O que é software (programa), tipos e exemplos Procedimento correto

Leia mais

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas JAWS 14 Guia Rápido de Combinações de Teclas 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE No Painel de Controle existem diversas opções que permitem alterar as configurações do computador, periféricos e programas. Neste curso, veremos as utilizadas por usuários

Leia mais

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Sistemas operacionais: Windows XP/7.

Leia mais

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP)

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7.1 ÍCONES Representação gráfica de um arquivo, pasta ou programa. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrões do Windows:

Leia mais

O teclado Expandido é hoje o teclado mais simples, pois cada vez mais, novas funcionalidades são adicionadas aos teclados tornando-os verdadeiras

O teclado Expandido é hoje o teclado mais simples, pois cada vez mais, novas funcionalidades são adicionadas aos teclados tornando-os verdadeiras 1 O teclado Expandido é hoje o teclado mais simples, pois cada vez mais, novas funcionalidades são adicionadas aos teclados tornando-os verdadeiras estações de acesso ao computador. O teclado Expandido

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Informática - Windows 7

Informática - Windows 7 Informática - Windows 7 Prof. Julio Pimentel - E-mail. julio@profpimentel.com.br 1. O atalho de teclado para alternar janelas abertas no Windows 7 é: a) TAB d) CTRL+TAB b) WINDOWS+TAB e) ALT+TAB c) SHIFT+TAB

Leia mais

Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3556 - Windows 7 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero...... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows 7......... 24 1.2.1. Área de Trabalho......

Leia mais

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Assistente Técnico Administrativo Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Informática WINDOWS 10 SISTEMA OPERACIONAL Software para gerenciar os recursos do sistema e funcionar como interface entre o computador

Leia mais

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 7 - cód.3556 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho

Leia mais

408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows XP 1.1. O Ambiente de Trabalho... 11 1.1.1. A Barra de Tarefas...... 11 1.1.2. O Menu Iniciar... 11

Leia mais

Sabia que as teclas de atalho podem aumentar a velocidade das operações que você realiza no Evernote?

Sabia que as teclas de atalho podem aumentar a velocidade das operações que você realiza no Evernote? 1 Olá! Parabéns por baixar este material. Sabia que as teclas de atalho podem aumentar a velocidade das operações que você realiza no Evernote? Por exemplo, no ambiente OSX (Mac) a qualquer momento (independente

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Inicializando o Windows XP. 2. Após alguns segundos o Windows XP estará completamente carregado e pronto para ser utilizado.

Inicializando o Windows XP. 2. Após alguns segundos o Windows XP estará completamente carregado e pronto para ser utilizado. Para carregar o sistema operacional. 1. Ligue o computador. Inicializando o Windows XP 2. Após alguns segundos o Windows XP estará completamente carregado e pronto para ser utilizado. Área de trabalho

Leia mais

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 2874 - Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows Vista 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows Vista...... 24 1.2.1. Área

Leia mais

a) fornecer upgrade de versões posteriores gratuitamente.

a) fornecer upgrade de versões posteriores gratuitamente. EXERCÍCIOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS 01) (FCC) O Sistema Operacional a) não está relacionado à evolução das CPUs, pois independem de componentes de hardware, já que são executados em um computador virtual

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Listas de Exercícios Windows 10. *Elaborada pelo professor

Listas de Exercícios Windows 10. *Elaborada pelo professor Listas de Exercícios Windows 10 *Elaborada pelo professor 1) Navegando nas pastas do Windows 10, utilizando o Explorador de Arquivos, ao clicar sobre alguma pasta com o botão direito do mouse, são exibidas

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Windows XP e Windows 7 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO WINDOWS XP E WINDOWS 7 Edições O Windows XP, assim como o Windows 7, possui

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Figura 1: Periféricos de entrada: scanner, webcam, teclado e mouse

Figura 1: Periféricos de entrada: scanner, webcam, teclado e mouse Capítulo 6 Os Periféricos Neste capítulo abordaremos as classes de dispositivos que integram o sistema computacional, destacando suas principais funções e características. 6.1 Periféricos Chamamos de periféricos

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Processamento de Dados Consiste em uma série de atividades ordenadamente

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP CENTRO PAULA SOUZA ESCOLA TÉCNICA PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP PROFESSORES: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O computador O computador

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Teclas de Atalho do Windows 10

Teclas de Atalho do Windows 10 1 Teclas de Atalho do Windows 10 ou CTRL+ESC ALT+TAB ALT+ESC + A + B + D + E + F + G + I + K + L + M Exibe o Menu Iniciar. Exibe o Menu Iniciar. Alterna entre janelas pedindo confirmação. Alterna entre

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ligando o computador 2

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 131 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA WINDOWS WINDOWS Agosto, 2006 Apresentação O Windows é um Sistema Operacional popular, desenvolvido pela Microsoft. O Windows é um software proprietário, com preços diferenciados para cada versão. Um sistema operacional

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 1 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 20 QUESTÕES DE PROVAS DA VUNESP SOLDADO 2ª CLASSE PM-SP POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição março 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste

Leia mais

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Um Sistema Operativo com ambiente gráfico, como o Windows Vista, por exemplo,

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux ubuntu Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LINUX UBUNTU Ubuntu é um sistema operacional baseado em Software Livre 1, construído a partir do núcleo Linux,

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Sistema Operacional Windows Prof. Araken Medeiros Angicos, RN 8/8/2009 Sistema Operacional é um conjunto de programas que atuam como intermediário entre o hardware e o usuário. Esse

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo... Língua Portuguesa Análise global do texto... 3 Ortografia... 16 Relações entre fonemas e grafias... 26 Acentuação gráfica... 28 Morfologia: estrutura e formação de palavras...31 Classes de palavras e seu

Leia mais

Conhecimentos Básicos de Computadores e Acesso à Internet

Conhecimentos Básicos de Computadores e Acesso à Internet UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Introdução. Iniciando o Windows XP

Introdução. Iniciando o Windows XP UTILIZANDO O WINDOWS XP BÁSICO OPERACIONAL 1 Introdução O Windows XP é a mais nova versão de sistema operacional lançada pela Microsoft (XP vêm de experience), e tem duas versões: o Windows XP Home Edition

Leia mais

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO SOFTWARE TIPOS DE SISTEMA OPERACIONAIS Para os computadores: MAcOX Linux Windows Presente nos computadores da Apple conhecidos como Mac. O Linux possui varias distribuições gratuitas desse sistema operacional,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE

LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Operação de Computadores Específicos 1. Para o compartilhamento de uma impressora conectada a um computador com Windows XP, é necessária

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 1. CONCEITO É um sistema operacional proprietário do tipo Payware (Comercial) da Empresa Microsoft Corporation. 1.1 CARACTERÍSTICAS a) Multitarefas e

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7 MICROSOFT WINDOWS 7 ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL

220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL 220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL para aumentar sua produtividade Torne-se um expert no Excel! Desenvolvido por Marcos Rieper, fundador do Guia do Excel ÍNDICE ARQUIVO FAIXA DE OPÇÕES ARRASTAR E SOLTAR ATIVAR

Leia mais

PROVA DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE MICROINFORMÁTICA 16 PROVA DE MICROINFORMÁTICA PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 41 A 60, CONSIDERE A CONFI- GURAÇÃO PADRÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DOS APLICATIVOS WINDOWS EXPLORER, INTERNET EXPLORER,

Leia mais

Informática. Aula 02 Sistemas Operacionais Linux e Windows

Informática. Aula 02 Sistemas Operacionais Linux e Windows Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 02 Sistemas Operacionais Linux e Windows Prof. Diego Pereira

Leia mais

Apresentando o Desktop

Apresentando o Desktop Apresentando o Desktop Janela de Início de Sessão 1. Campo de Login de usuário: para usar o sistema o usuário deve esta devidamente cadastrado ou ser o Administrador do sistema: Digite aqui seu Login e

Leia mais

Word Ambiente

Word Ambiente Word 2010 - Ambiente Word 2010 Barra de Status Word 2007 - Diferenças Editor de Textos - extensão.docx.doc.rtf Seleção Mouse Ação Aplicar duplo clique sobre qualquer palavra do texto. Aplicar triplo clique

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta:

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta: INFORMÁTICA 01. Marque a opção que contém a definição correta de Intranet: a) Rede de computadores que não pode ter acesso à Internet. b) É uma rede local de computadores, ou seja, é limitada fisicamente.

Leia mais

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ctrl + Shift + F - Abre configurações de fonte para um texto que estiver selecionado. Shift + F6 - Mostra um painel lateral com os slides ou tópicos Ctrl + Shift + > -

Leia mais

Guia Básico de Exploração Netbook

Guia Básico de Exploração Netbook Guia Básico de Exploração Netbook Guia básico de exploração Site: [Moodle PUC-SP] Curso: 2013 PROUCA PUC-SP SBC Prof-coord Livro: Guia Básico de Exploração Netbook Impresso por: Dalvanice dos Santos Sousa

Leia mais

Manual do Usuário Linux Educacional 6.0 C3SL

Manual do Usuário Linux Educacional 6.0 C3SL Manual do Usuário Linux Educacional 6.0 C3SL MANUAL DO USUÁRIO 1 / 35 Sumário I Os componentes 5 1 Barra de Aplicativos Mais Utilizados 6 1.1 Navegador Web....................................... 6 1.2

Leia mais

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 1 Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 Software 2 São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções

Leia mais

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5 Este guia descreve resumidamente os atalhos de teclado, controles de interface e símbolos de status do telefone do Cisco Unified Attendant Console Compact Edition. Os principais elementos da interface

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTORICO. gpedit.smc TÉCNICO EM INFORMATICA PRONATEC. Professor Nataniel

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTORICO. gpedit.smc TÉCNICO EM INFORMATICA PRONATEC. Professor Nataniel ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTORICO Técnicas de Diretiva gpedit.smc TÉCNICO EM INFORMATICA PRONATEC Professor Nataniel Jonathan Da Cruz Da Silveira Pelotas-RS 2013 Diretivas

Leia mais