PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMÁTICA 4ªSÉRIE/5ºANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMÁTICA 4ªSÉRIE/5ºANO"

Transcrição

1 PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMÁTICA 4ªSÉRIE/5ºANO CÉSAR CLEMENTE Professor Especialista em Matemática Aplicada, Diretor de Escola e Mestrando em Educação

2 Temas e seus descritores: 4 ª série ou 5º ano do Ensino Fundamental As matrizes de matemática estão estruturadas por anos e séries avaliadas. Para cada um deles são definidos os descritores que indicam uma determinada habilidade que deve ter sido desenvolvida nessa fase de ensino. Esse descritores são agrupados por temas que relacionam um conjunto de objetivos educacionais. O que são descritores? Os conteúdos associados às competências e habilidades desejáveis para cada série e ainda, para cada disciplina, foram subdivididos em partes menores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir estas unidades são denominadas descritores. (MEC, 2009)

3 Descritores na disciplina de Matemática Tema I Espaço e Forma ( 5 descritores); Tema II Grandezas e Medidas ( 7 descritores ); Tema III Números e Operações/Álgebra e Funções ( 14 descritores ) e Tema IV Tratamento da Informação ( 02 descritores).

4 TEMA I ESPAÇO E FORMA D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Exemplo: O brinquedo preferido de João está no seu lado esquerdo. Qual é o brinquedo preferido do João? a) Peteca b) Pipa c) Bola d) Bicicleta

5 Com este descritor, o que se pretende avaliar? As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor referem-se ao reconhecimento, pelo aluno, da localização e movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço, sob diferentes pontos de vista. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Durante o trabalho em sala o professor deve partir do próprio espaço físico. Atividades como passeios programados a pontos turísticos do bairro ou da cidade, brincadeiras que permitam localizações e movimentações de objetivos (bolas, cadeiras, cordas...) no próprio da escola.

6 D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. Exemplo: Fabiana trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou. As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas? a) Tipo I e II b) Tipo I e III c) Tipo II e III d) Tipo II e IV Obs.: Utilizar os jogos como desafios.

7 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de diferenciar um sólido com faces, arestas e vértices (poliedros) de corpos redondos ( cilindro, cone e esfera) pelas suas car4acterísticas. Essa distinção é feita a partir dos objetos que os representam, considerando-se também a forma planificada dos respectivos sólidos. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O professor pode iniciar apresentando um desafio com os principais poliedros, (paralelepípedo e cubo) e os corpos redondos (cilindro, cone e esfera).

8 D3 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras tridimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. Exemplo: Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo. Essas figuras têm em comum: (A) o mesmo tamanho (B) o mesmo número de lados (C) a forma de quadrado (D) a forma de retângulo Sugestão: Utilizar a caixa de mosaicos.

9 Com este descritor, o que se pretende avaliar? A habilidade de reconhecer polígonos, classificando-os pelo número de lados. Além disso, o aluno deve identificar polígonos regulares pelas suas propriedades e classificar triângulos quanto aos lados e aos ângulos. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? É importante que o professor ilustre a presença dos polígonos em diferentes contextos e, a partir da observação, identificação e manuseio dos materiais para construção de objetos com formas poligonais, introduza os elementos que caracterizam os polígonos.

10 D4 Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes e perpendiculares). Exemplo: Chegando a uma cidade, Fabiano visitou a igreja local. De lá, ele se dirigiu à pracinha, visitando em seguida o museu e o teatro, retornando finalmente para a igreja. Ao fazer o mapa do seu percurso, Fabiano descobriu que formava um quadrilátero com dois lados paralelos e quatro ângulos diferentes. O quadrilátero que representa o percurso de Fabiano é um (A) quadrado (B) losango (C) trapézio (D) retângulo

11 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Este descritor pretende avaliar a habilidade de perceber conceitualmente as diferenças entre quadriláteros. Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas a partir características próprias das figuras quadriláteros, de acordo com a posição e a medida dos lados ou a medida dos ângulos. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O pensamento geométrico desenvolve-se inicialmente pela visualização. Os alunos conhecem o espaço como algo que existe ao redor delas. É importante que o professor incentive seus alunos a desenhar e construir os diferentes quadriláteros e a comparar as suas características, constatando as propriedades comuns ou específicas.

12 D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos dados, do perímetro, da área em ampliação e ou redução de figuras mais usando malha quadriculadas. Exemplo: A figura abaixo foi dada para os alunos e algumas crianças resolveram ampliá-la. Veja as ampliações feitas por quatro crianças Ana Célia Bernardo Diana Quem ampliou corretamente a figura? (A) Ana (B) Diana (C) Célia (D) Bernardo

13 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a manutenção ou a alteração do perímetro e da área de um polígono em amplia-ções ou reduções da figura, com o apoio de malhas quadriculadas. As situações problema podem trazer, também, a transferência da figura de um lugar a outro ou ainda a realização de um giro na posição dela. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Para certas aplicações, foram desenvolvidas medidas que, ao longo do tempo, tornaram-se convencionais. A velocidade, o tempo e a massa são exemplos de grandezas. Nessa perspectiva, os alunos devem reconhecer as diferentes situações que os levam a aplicar as grandezas físicas para identificar o que significa a medida e seu atributo.

14 TEMA II GRANDEZAS E MEDIDAS. D6 Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não Exemplo: Todos os objetos estão cheios de água. Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água? (A) A caneca (B) A jarra (C) O garrafão (D) O tambor

15 Com este descritor, o que se pretende avaliar? A habilidade de lidar com unidades de medida não convencionais, como por exemplo, usar lápis como unidade de comprimento, ou um azulejo como unidade de área e um copo como unidade de volume. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? É no contexto das experiências intuitivas com a medição que o aluno constrói representações mentais que lhe permitem, por exemplo, saber que comprimentos como 10, 20 ou 30 centímetros são possíveis de se visualizar numa régua.

16 D7 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizados como: km/m/cm/mm; kg/g/mg e l/ml Exemplo: Gilda comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante? (A) 3 (B) 5 (C) 7 (D) 9

17 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de solucionar problemas por meio do reconhecimento de unidades de medidas padronizadas. Esta habilidade é por meio de problemas contextualizados que requeiram do aluno a compreensão da ordem de grandeza das unidades de medida e reconhecimento da base dez como fundamento das transformações de unidades. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Medidas são amplamente utilizadas no cotidiano das pessoas: logo, desenvolver habilidades para trabalhar com esse conteúdo possibilita aos alunos resolver problemas práticos que se apresentam a todo o momento: estimar distâncias entre dois pontos.

18 D8 Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.. Exemplo:Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio? A) 10 B) 14 C) 19 D) 40 Exemplo: Uma peça de teatro teve início às 20h30min. Sabendo que a mesma teve duração de 105 minutos, qual é esse tempo da peça em horas? A) 1h 5min B) 1h 25min C) 1h 3min D) 1h 45min

19 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Este descritor pretende avaliar a habilidade de compreender, relacionar e utilizar as medidas de tempo realizando conversões simples, como, por exemplo, horas para minutos e minutos para segundos. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Há uma grande variedade muito grande de modelos de relógio. O professor utilizar esse leque de modelos para iniciar o trabalho com unidades de medidas de tempo. È interessante contextualizar cada relógio com suas respectivas épocas. Para fundamentar bem a ideia de tempo, é importante que o professor utilize linguagem adequada, a ideia de acontecimentos sucessivos.

20 D9 Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento. Exemplo: Para uma temporada curta, chegou à cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará? (A) 16h30 (B) 17h30 (C) 17h45 (D) 18h30 Exemplo: Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias? (A) 2 meses (B) 3 meses (C) 5 meses (D) 6 meses

21 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de estimativas do tempo de duração de um evento de duração de um evento, a partir do horário de início e de término. Também, de maneira inversa, a partir do conhecimento do tempo de um evento e do horário de encerramento. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O professor deve propor atividades práticas como: registrar o horário de início e do término das aulas e calcular a duração da permanência dos alunos na escola; fazer o mesmo com o horário de dormir e de acordar.

22 D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. Exemplo: Carlos entrou em uma livraria e comprou um livro por R$ 35,00 e uma caneta por R$ 3,00. Quais cédulas que Carlos poderá usar para pagar sua compra? (A) 1 cédula de 10 reais, 4 cédulas de 5 reais e 3 cédulas de 1 real. (B) 1 cédula de 10 reais, 5 cédulas de 5 reais e 3 cédulas de 1 real. (C) 2 cédula de 10 reais, 4 cédulas de 5 reais e 3 moedas de 1 real (D) 2 cédula de 10 reais, 5 cédulas de 5 reais e 3 cédulas de 1 real

23 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Este descritor pretende avaliar a habilidade de realizar a troca de uma ou cédulas por outras cédulas ou por moedas de menor valor. O desenvolvimento dessa habilidade traz ao aluno a noção da convenção de valores que é atribuída a certos objetos. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Diversas situações podem ser criadas em sala de aula para trabalhar o desenvolvimento dessa habilidade. Por exemplo, por meio de representações de supermercado, livraria, sorveteria, os alunos podem dramatizar situações de compras e vendas, utilizando dinheiro fictício.

24 D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. Exemplo: Ricardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa, representada pela figura abaixo. Se ele der a volta completa na praça, andará: (A) 160 m (B) 100 m (C) 80 m (D) 60 m

25 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de resolver problemas contextualizados que requeiram o cálculo do perímetro de uma figura plana, usando uma unidade especificada em uma malha quadriculada. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Algumas atividades são importantes durante o processo de construção do conceito de perímetro. Atividades que mostrem como se mede uma corda, uma folha de cartolina, uma folha de papel A4, o piso da própria sala de aula podem ser executadas facilmente em sala.

26 D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. Exemplo: Cláudio vai colocar grama na praça perto de sua casa, representada pela figura abaixo. Quantos metros quadrados de grama Cláudio, vai utilizar para cobrir essa praça? (A) 1600 m ² (B) 1500 m ² (C) 80 m ² (D) 160 m ²

27 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Este descritor pretende-se avaliar a habilidade de encontrar o valor ou fazer estimativa das áreas de figuras planas a partir de seu desenho em uma malha quadriculada. Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Durante o trabalho com a habilidade em questão, tanto o perímetro quanto a área podem ser encadeados, possibilitando, assim, destacar-se a diferença entre os dois conceitos.

28 TEMA III NÚMEROS E OPERAÇÕES/ÁLGEBRA E FUNÇÕES D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como argumentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional Exemplo: A população de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é de habitantes. O número de pessoas que moram em Corumbá escrito por extenso é: a) Noventa e cinco mil setecentos e quatro habitantes b) Noventa e cinco mil e setenta e quatro habitantes c) Noventa e cinco mil, setecentos e quarenta habitantes d) Noventa e cinco mil e setenta e quarenta habitante Exemplo: Quatro amigos anotaram num quadro os pontos ganhos num jogo: André 2.760; Bento 2.587; Carlos 2.699; Dario Qual menino fez mais pontos? a)andré b)bento c)carlos d)dario

29 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

30 D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Exemplo: Uma professora da 4ª série pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de Que ponto a aluna deve marcar para acertar a tarefa pedida? (A)A (B)B (C)C (D)D

31 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

32 D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. Exemplo: Um garoto completou bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto de: (A)1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades. (B)1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas. (C)1 unidade de milhar, 60 unidades. (D)1 unidade de milhar, 90 unidades. Exemplo: No ábaco abaixo, Cristina representou um número. Qual foi o número representado por Cristina? (A) (B) (C) D)

33 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

34 D16 Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial. Exemplo: A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma: 4 x x x 1. Qual foi o número pedido? (A)4035 (B)4305 (C)5034 (D)5304

35 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

36 D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. Exemplo: O número natural que é obtido quando é feita a adição de e 295 é: a)6.365 b)3.710 c)3.610 d)3.600 Exemplo: Numa adição, as parcelas são ; 742; e 88. Qual é o valor da soma? a) b) c) d)

37 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

38 D18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. Exemplo: O professor César apresentou a seguinte conta de multiplicar para os alunos: x O número correto a ser colocado no,lugar de cada é (A)2. (B) 6. (C) 7. (D) 8. Sugestão: Utilizar criptogramas.

39 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

40 D19 - Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significativos da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva e negativa). Exemplo: Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora? (A)266 (B)376 (C)476 (D)486

41 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

42 D20 Resolver problemas com números naturais, envolvendo significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. Exemplo: Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso líquido é de 49 gramas. Em 5 pacotes teremos quantos gramas? (A)59 (B) 64 (C) 245 (D)295 Exemplo: Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta? (A)31 (B)310 (C)554 (D)783

43 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

44 D21 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. Exemplo: Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Que fração da hora corresponde a 35 minutos? (A)7/4 (B)7/12 (C)35/24 (D)60/35 Exemplo: Pedro adubou 3/4 de sua horta. A parte da horta adubada por Pedro corresponde a: (A)10% (B) 30% (C) 40% (D) 75%

45 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

46 D22 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica. Exemplo: Vamos medir o parafuso? O parafuso mede: (A) 2,1 cm (B) 2,2 cm (C) 2,3 cm (D) 2,5 cm.

47 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

48 D23 Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. Exemplo: Vera comprou para sua filha os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou? (A)R$ 22,80 (B)R$ 31,80 (C)R$ 32,80 (D)R$ 33,80

49 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

50 D24 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. Exemplo: A figura abaixo representa uma figura dividida em partes iguais. A parte pintada corresponde a que fração da figura? (A) 1/2 (B) 3/7 (C) 3/8 (D) 5/3

51 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

52 D25 Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição e subtração. Exemplo: João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350 kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período? (A)14,250 kg (B) 40,850 kg (C) 48,500 kg (D) 76,450 kg

53 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

54 D26 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50% e 100%). Exemplo: Um professor de Educação Física possui 240 alunos. Ele verifica que 25 % deles sabem jogar basquete. Quantos alunos desse grupo sabem esse jogo? (A) 100 (B) 120 (C) 60 (D) 200

55 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

56 TEMA IV TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. Exemplo: A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estações do ano. Qual foi a estação do ano com o maior número de visitantes? ESTAÇÕES DO ANO TOTAL DE VISITANTES VERÃO OUTONO INVERNO PRIMAVERA A)Inverno B)Outono C)Primavera D)Verão

57 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

58 D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos ( particularmente em gráficos de colunas). Exemplo: O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou? (A) 50 (B) 40 (C) 35 (D) 30

59 Com este descritor, o que se pretende avaliar? Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

60 Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Qualidade da Educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4 ªsérie do ensino fundamental, Brasília: Inep, mid=16, acesso 18 de março de REVISTA NOVA ESCOLA, Edição 223/Junho PDE, Prova Brasil: ensino fundamental, matrizes de referência, tópicos e descritores; Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

61 Avaliação da aula Envie seu comentário sobre a aula para: formacao.continuada@coc.com.br

PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMÁTICA 4ªSÉRIE/5ºANO

PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMÁTICA 4ªSÉRIE/5ºANO PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMÁTICA 4ªSÉRIE/5ºANO CÉSAR CLEMENTE Professor Especialista em Matemática Aplicada, Diretor de Escola e Mestrando em Educação Temas e seus descritores: 4 ª série ou 5º ano

Leia mais

MATEMÁTICA 4ª SÉRIE / 5º ANO BLOCO 01

MATEMÁTICA 4ª SÉRIE / 5º ANO BLOCO 01 Bloco 1 Matemática 01 IT_038252 João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco meses depois estava 3,150kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele

Leia mais

BLOCO 1 MATEMÁTICA. Você terá 25 minutos para responder a este bloco.

BLOCO 1 MATEMÁTICA. Você terá 25 minutos para responder a este bloco. BLOCO 1 MATEMÁTICA Você terá 25 minutos para responder a este bloco. 5 10 15 20 4 9 14 19 3 8 13 18 2 12 1 1 6 11 16 21 22 23 24 25 Palco MATEMÁTICA 4ª SÉRIE / 5º ANO BLOCO 01 01 IT_038252 João participou

Leia mais

SIMULADO 2 D25. D24 Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Que fração da hora corresponde a 35 minutos?

SIMULADO 2 D25. D24 Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Que fração da hora corresponde a 35 minutos? SIMULADO 2 D25 João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco meses depois estava 3,150kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse

Leia mais

1)O desenho abaixo representa um sólido. Uma possível planificação desse sólido é (A) (B) (C) (D) 2)Observe as figuras abaixo.

1)O desenho abaixo representa um sólido. Uma possível planificação desse sólido é (A) (B) (C) (D) 2)Observe as figuras abaixo. 1)O desenho abaixo representa um sólido. Uma possível planificação desse sólido é (A) (B) (C) (D) 2)Observe as figuras abaixo. Considerando essas figuras, (A) os ângulos do retângulo e do quadrado são

Leia mais

SIMULADO 3. D6 Todos os objetos estão cheios de água.

SIMULADO 3. D6 Todos os objetos estão cheios de água. D6 Todos os objetos estão cheios de água. SIMULADO 3 (D) 486 D3 Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo. Qual deles pode conter exatamente

Leia mais

Sistema Anglo de Ensino G A B A R I T O

Sistema Anglo de Ensino G A B A R I T O Sistema Anglo de Ensino Prova Anglo P-02 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. B 07. A 13. A 19. C 02. D 08. D 14. C 20. C 03. A 09. A 15. B 21. D 04. D 10. B 16. A 22. D 05. B 11. D 17. D 00 06. C 12. C

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos

Leia mais

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. O que é? Por meio deste

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. COMENTÁRIOS Avalia-se, por meio de itens

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESPAÇO E FORMA Identificar a localização/movimentação de objeto ou pessoa em mapa, croqui e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

ANÁLISE DE ITENS - PROVA BRASIL

ANÁLISE DE ITENS - PROVA BRASIL ANÁLISE DE ITENS - PROVA BRASIL 2011 MATEMÁTICA ANÁLISE SOBRE 10 ITENS Item 5 - Prova Brasil 2011 - Bloco 1 A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da plateia são numeradas de 1 a 25. Mara recebeu

Leia mais

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano)

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Prova Brasil Matemática São 28 descritores subdivididos em 04 temas. Tema I - Espaço e Forma. D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados:

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Descrição Nível V Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Neste curso trabalharemos dentro dos

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nível* Nível 1: 125-150 Nível 2: 150-175 Nível 3: 175-200 Nível 4: 200-225 Descrição do Nível - O estudante provavelmente é capaz de: Determinar

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar propriedades comuns e diferenças

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO fd15 id6 id10 id11 id12 id13 id18 id19 id20 id24 id28 im32 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades

Leia mais

Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades.

Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. ELEMENTAR I DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS 25 50 75 100 125 150 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS NÚMEROS E OPERAÇÕES/ ÁLGEBRA E FUNÇÕES TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Localizar objetos em representações do espaço.

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de

Leia mais

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO ES BIM2/2018 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar e relacionar cédulas e moedas

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

01. C 07. C 13. D 19. C 02. D 08. C 14. C 20. A 03. B 09. B 15. A 21. D 04. B 10. B 16. B 22. C 05. D 11. B 17. D A 12. C 18.

01. C 07. C 13. D 19. C 02. D 08. C 14. C 20. A 03. B 09. B 15. A 21. D 04. B 10. B 16. B 22. C 05. D 11. B 17. D A 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-5-05/2012 01. C 07. C 13. D 19. C 02. D 08. C 14. C 20. A 03. B 09. B 15. A 21. D 04. B 10. B 16. B 22. C 05. D 11. B 17. D 00 06. A 12. C

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano )

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano ) Ensino Fundamental (6º Ano ) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 9 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

A INTERFACE COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO PROEB

A INTERFACE COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO PROEB A INTERFACE COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO PROEB A Matriz de Referência para a Avaliação é utilizada para elaborar os testes de larga escala. Ela surge da Matriz Curricular e contempla apenas aquelas habilidades

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL T1 - RECONHECIMENTO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES. C1. Mobilizar ideias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA Escola Estadual Turma Turno Professor (a)

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA Escola Estadual Turma Turno Professor (a) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - 2013 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA Escola Estadual Turma Turno Professor (a) Questões / Gabarito Descritor Detalhamento Atividades a serem trabalhadas Questão 1/ Resposta:

Leia mais

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP VAMOS FALAR DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO? Falar de qualidade da educação é falar de IDEB ...o que

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica 1990 1ª aplicação Alunos de 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries de uma amostra de escolas públicas da rede urbana do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa,

Leia mais

1.º Bimestre / Matemática. Descritores

1.º Bimestre / Matemática. Descritores 1.º Bimestre / 2017 Matemática Descritores 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Estimar a medida de grandeza, utilizando unidades de medida convencionais ou

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

1- Geometria 1.1- Espaço:

1- Geometria 1.1- Espaço: 2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários,

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Calcular o resultado de uma adição oude uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação oude uma divisão de números naturais. Identificar a localização/movimentação

Leia mais

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 17 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Tópico Habilidade B1 B2 B3 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO H01 H03 H04 H06 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras

Leia mais

G A B A R I T O. Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-05/2016

G A B A R I T O. Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-05/2016 SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 G A B A R I T O Tipo D4-05/2016 01. C 11. A 21. A 31. A 02. B 12. C 22. A 32. C 03. D 13. A 23. D 04. B 14. anulada 24. C 05. C 15. D 25. A 00 06. C 16. B 26. A

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais Ler informações e dados apresentados em

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Demonstrativo da classificação das atividades em relação a Matriz

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1 ano Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico

Leia mais

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18.

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A 00 06. B 12. A

Leia mais

Descrição da Escala Matemática - 5 o ano EF

Descrição da Escala Matemática - 5 o ano EF Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental

Leia mais

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental D01 D02 D03 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Identificar propriedades

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA 1. ano - 1. volume 1. ano - 2. volume UNIDADE 1 Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos

Leia mais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais

número racional. apresentados na forma decimal. comparar ou ordenar números números racionais PLANO DE TRABALHO ANUAL -2017 ESCOLA: Escola Estadual Prof. Calixto de Souza Aranha ANO: 5º PROFESSORAS: Francisca, Marluce, Milena, Neide, Roseli DICIPLINA: Matemática CONTEÚDO EXPECTATIVA HABILIDADE

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos UNIDADE 2. Conteúdos

UNIDADE 1. Conteúdos UNIDADE 2. Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 1 ọ ano - 1.º volume Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos ao próprio corpo. Vocabulário

Leia mais

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. Matemática 2ª 2º Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. COMPETÊNCIA

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / /

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA: Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um pontos

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um ponto

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER CEAI PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO Capitulo 1: Sistema numeração cimal. Sequencia numérica: Sucessor e antecessor, orns crescente e crescente. Reta numérica. Uso dos símbolos maior

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF Barras de Napier Aula Multimídia MT - Interface 4 - Pág. 20 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 Compreender a aplicabilidade e função dos números naturais e racionais no contexto diário. ÁREA

Leia mais

3ª Matemática. Identificar lados e ângulos em figuras planas. Identificar ângulo reto, maior que o reto e menor que o reto em figuras planas.

3ª Matemática. Identificar lados e ângulos em figuras planas. Identificar ângulo reto, maior que o reto e menor que o reto em figuras planas. 3ª Matemática 4º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Geometria - Forma - Figuras Planas Elementos: lados e ângulos H013 Identificar lados e ângulos em figuras planas. Geometria - Forma - Figuras Planas

Leia mais

O que são Padrões de Desempenho?

O que são Padrões de Desempenho? PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-2 tipo D-3 Matemática (P-2) Ensino Fundamental 3º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 3

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade Domínio/ Subdomínio Números naturais Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade - 2016-2017 Metas Programa Objetivos Gerais Descritores Conteúdos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

D3 Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações Questão 3 A figura seguinte representa um sólido geométrico.

D3 Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações Questão 3 A figura seguinte representa um sólido geométrico. Avaliação de matemática 5º ano Nome: Data: Escola: Professora: D1 Identificar a localização de pessoa ou objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Questão 1 O brinquedo preferido de João

Leia mais

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado Relação de Descritores que apresentam os erros mais frequentes cometidos pelos estudantes nas Avaliações Diagnósticas de 2012 do ProEMI/JF no estado do Ceará Em 2012 foram aplicadas Avaliações Diagnósticas

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2: Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas, desenvolvendo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos Objetivos / Descritores de desempenho Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo; Números

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Os números até 100 Estratégias de cálculo - Adição e subtração

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Representação conjuntos de Reunião e interseção de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais