Poderá o carvão ser mais limpo?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Poderá o carvão ser mais limpo?"

Transcrição

1 É o combustível fóssil mais sujo. Queimamos oito mil milhões de toneladas de carvão por ano. O mundo precisa agora de fazer a seguinte pergunta: Poderá o carvão ser mais limpo? Texto de Michelle Nijhuis e fotografias de Robb Kendrick JULIETTE, GEÓRGIA Vapor e fumo elevam-se das torres de arrefecimento e das chaminés da central Robert W. Scherer, a maior emissora de gases com efeito de estufa dos EUA. Queimam-se aqui 12 milhões de toneladas de carvão por ano.

2 Parte I O carvão invisível Segundo os ambientalistas, o carvão limpo é um mito. É claro que é. Basta olhar para o estado da Virgínia Ocidental, onde cumes dos Apalaches foram arrasados e despejados no fundo dos vales para chegar ao carvão subjacente e onde os rios adquirem tons cor de laranja devido às águas ácidas. Em alternativa, também se pode passear pela Baixa de Pequim, onde o ar é frequentemente mais espesso do que numa zona reservada a fumadores de um aeroporto. Na China, a poluição atmosférica, muita da qual causada pela combustão do carvão, é responsável por mais de um milhão de mortes prematuras por ano. Até aqui, nada de novo. Em finais do século XVII, quando o carvão extraído no País de Gales e em Northumberland acendia os primeiros fogos da revolução industrial na Grã-Bretanha, o escritor inglês John Evelyn já se queixava do fedor e escuridão do fumo que envolvia Londres. Três séculos mais tarde, em Dezembro de 1952, uma espessa camada de nevoeiro carregado de carvão caiu sobre a cidade e demorou-se durante um longo fim-de-semana, provocando uma epidemia de doenças respiratórias. Nos meses seguintes, é provável que tenham morrido 12 mil pessoas. Acontecimentos traumáticos semelhantes registaram-se em muitas outras cidades. Para aplicar o eufemismo dos economistas, o carvão está eivado de externalidades os pesados custos com que sobrecarrega a sociedade. É a fonte energética mais mortífera e suja de que dispomos. No entanto, também é, na maioria dos critérios, a mais barata e nós dependemos dela. Portanto, a grande pergunta actualmente formulada não é se o carvão poderá alguma vez tornar-se limpo. Não pode. A pergunta é se poderá alguma vez tornar-se suficientemente limpo de maneira a prevenir catástrofes a nível local e também uma alteração radical do clima planetário. Em Junho de 2013, num dia quente e húmido em Washington, DC, o presidente norteamericano Barack Obama proferiu o discurso sobre o clima que as indústrias do carvão e da electricidade temiam e os ambientalistas aguardavam com expectativa desde a sua tomada de posse em Obama anunciou que, em Junho de 2014, a Agência para a Protecção do Ambiente dos EUA (EPA) apresentaria novos regulamentos destinados a pôr fim à geração sem restrições de poluição por carbono feita pelas nossas centrais electroprodutoras. Os regulamentos seriam promulgados ao abrigo da Lei do Ar Limpo, inspirada em parte pela catástrofe acontecida em Donora, na Pensilvânia, em Essa legislação já foi aplicada para reduzir as emissões de dióxido de enxofre, óxidos de azoto e partículas de fuligem originadas pelas centrais electroprodutoras, mas o dióxido de carbono, causa principal do aquecimento global, é um problema de magnitude bem diferente. Em 2012, o planeta emitiu um valor recorde de milhões de toneladas de dióxido de carbono originado por combustíveis fósseis. O carvão foi o maior responsável por estas emissões. Ultimamente, a disponibilidade de gás natural barato tem feito diminuir a procura de

3 carvão nos EUA, mas, em todos os outros países, em especial na China, a procura está a aumentar. Nas próximas duas décadas, várias centenas de milhões de pessoas em todo o mundo terão acesso à energia eléctrica pela primeira vez e, a manterem-se as tendências actuais, consumirão na sua maioria electricidade gerada a partir de carvão. Mesmo o mais agressivo apoio às fontes de energia alternativas e à conservação de energia não seria capaz de substituir o carvão, pelo menos não de imediato. A que velocidade irá o Árctico derreter, até que altura irá subir o nível dos mares, quão quentes irão tornar-se as vagas de calor? Todas estas dúvidas do nosso futuro incerto dependem do que o planeta fizer com o seu carvão, em particular do que os EUA e a China fizerem. Iremos continuar a queimar carvão e a libertá-lo na atmosfera sem limites? Ou encontraremos uma forma de captar o carbono, tal como fazemos com o enxofre e o azoto gerados por combustíveis fósseis, armazenando-o debaixo do solo? Precisamos de desenvolver todos os esforços que pudermos em prol das energias renováveis, da eficiência energética e da redução das emissões de carbono originadas pelo carvão, afirma Sally Benson, investigadora da Universidade de Stanford especializada em armazenagem do carbono. O problema do carbono é demasiado grande. A CENTRAL MOUNTAINEER, pertencente à American Electric Power, situada junto ao rio Ohio, em New Haven, devora mais de 450 mil quilogramas de carvão dos Apalaches por hora. Acabado de extrair do solo, o carvão é transportado por barcaças ou por uma correia de transmissão que o traz da mina do outro lado da estrada. No interior da central, os pedaços de carvão, do tamanho de bolas de golfe, são triturados até formarem uma poeira fina e, de seguida, soprados para o interior da fornalha de uma das maiores caldeiras do mundo. As três turbinas da central, alimentadas a vapor, fornecem electricidade 24 horas por dia a 1,3 milhões de clientes em sete estados. Esses clientes pagam cerca de 7 cêntimos por quilowatt-hora, ou aproximadamente 85 euros por mês, para alimentar os seus frigoríficos, máquinas de lavar, máquinas de secar, ecrãs planos e telefones inteligentes, sem contar com a iluminação, de um agregado familiar médio. E como me disse muitas vezes Charlie Powell, director da central Mountaineer, até os ambientalistas gostam de ter as luzes sempre acesas. No entanto, os clientes não pagam um único cêntimo, nem a American Electric Power (AEP) o faz, pelo privilégio de libertar para a atmosfera seis a sete milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano através da chaminé da Mountaineer. E o problema é esse mesmo. O carbono é despejado sem limites porque, na maioria dos lugares, não custa nada fazê-lo e porque ainda não existe nos EUA qualquer lei que o proíba. Em 2009, contudo, tudo apontava para que fosse aprovada em breve legislação: nesse Verão, a Câmara dos Representantes já aprovara uma lei. A AEP, numa iniciativa louvável, decidiu antecipar-se.

4 Em Outubro desse ano, a central Mountaineer dava início a uma experiência pioneira de captação de carbono, supervisionada por Charlie Powell. Segundo ele, a tarefa era simples: Nós queimamos carvão, fabricamos vapor e fazemos funcionar turbinas. Durante a experiência, porém, o processo tornou-se mais complexo. A AEP instalou uma unidade química nas traseiras da sua central electroprodutora, que refrigerava cerca de 1,5% dos fumos gerados pela Mountaineer, canalizando-os através de uma solução de carbonato de amónia, para absorver o CO₂. O CO₂ era então purificado, comprimido e injectado numa formação de arenito porosa, menos de dois quilómetros abaixo das margens do rio Ohio. O sistema funcionou. Nos dois anos que se seguiram, a AEP captou e armazenou mais de 37 mil toneladas de dióxido de carbono puro. O CO₂ ainda se encontra debaixo de terra e não na atmosfera. Tratava-se somente de 0,25% do gás libertado pela chaminé, mas seria um começo. A AEP planeou aumentar a dimensão do projecto de maneira a captar um quarto das emissões da central, ou seja, 1,5 milhões de toneladas de CO₂ por ano. A empresa concordara investir 253 milhões de euros e o Ministério Norte-Americano da Energia (DOE) aceitou investir um montante idêntico. Mas o negócio dependia da capacidade de recuperação do investimento por parte da AEP. E quando a legislação sobre as alterações climáticas foi chumbada pelo Senado, as entidades estaduais reguladoras do serviço público informaram a empresa que não podia cobrar aos seus clientes uma tecnologia ainda não exigida por lei. No Verão de 2011, a AEP pôs termo ao projecto, desmantelando o equipamento instalado. Embora de pequena dimensão, o sistema da central Mountaineer fora o primeiro a nível mundial a captar e a armazenar dióxido de carbono directamente a partir de uma central electroprodutora alimentada a carvão, atraindo centenas de visitantes curiosos de todo o mundo. O processo funcionou e foi pedagógico, disse Charlie Powell. Mas, agora, vai ser preciso outro avanço significativo para torná-lo economicamente viável. Acima de tudo, esse avanço terá de ser legislativo, como o prometido por Obama no Verão passado. E, pelo meio, serão necessários mais avanços técnicos.

5 ARTE: ÁLVARO VALIÑO FONTES: HOWARD HERZOG, MIT; AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO ENERGÉTICA DOS EUA A CAPTAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO, o armazenamento ou o sequestro debaixo do solo, em formações rochosas com porosidade, afigura-se, para aqueles que criticam este sistema, uma solução tecnológica fantasista. No entanto, nas últimas três décadas, o DOE despendeu cerca de cinco mil milhões de euros nesta tecnologia, em investigação e testes. E há mais de quatro décadas que a indústria petrolífera injecta dióxido de carbono comprimido no interior de jazidas petrolíferas esgotadas, utilizando-o para empurrar até à superfície o petróleo remanescente aí retido. Nas Grandes Planícies do Canadá, esta prática transformou-se numa das maiores operações mundiais de armazenagem subterrânea de carbono.

6 Desde 2000, mais de vinte milhões de toneladas de dióxido de carbono foram captadas numa central no Dakota do Norte, que transforma carvão em gás natural sintético, sendo transportadas por gasoduto para norte até Saskatchewan. Uma vez ali recebidas, a companhia petrolífera canadiana Cenovus Energy injecta o CO₂ nas profundezas dos campos Weyburn e Midale, uma extensa área petrolífera quase desactivada. Dois a três barris de petróleo são extraídos por cada tonelada de CO₂, o qual é depois injectado de novo no reservatório para armazenagem. E ali fica ele, quase a um quilómetro e meio de profundidade, retido debaixo de camadas impermeáveis de xisto e sal. Durante quanto tempo? Alguns depósitos naturais de dióxido de carbono permanecem incólumes há milhões de anos. O CO₂ existente nalguns deles tem sido extraído e vendido às companhias petrolíferas, mas a libertação repentina de CO₂ em grandes quantidades pode ser mortífera para pessoas e animais, em particular quando se acumula e se concentra num espaço confinado. Até ao momento, nenhuma grande fuga foi documentada em Weyburn, monitorizada pela Agência Internacional de Energia, nem em nenhum dos outros grandes locais de armazenagem, dispersos por várias regiões do planeta. Para a comunidade científica, o risco de uma fuga catastrófica é extremamente baixo. Na verdade, as pequenas fugas crónicas geram mais preocupação, pois podem minar o objectivo deste empreendimento. Segundo os geofísicos Mark Zoback e Steven Gorelick, em lugares onde a rocha seja quebradiça e tenha falhas, a injecção de dióxido de carbono poderá desencadear pequenos sismos que, apesar de inofensivos em todos os restantes aspectos, talvez façam estalar o xisto localizado sobre eles, permitindo as fugas de CO₂. Para Mark e Steven, a armazenagem de carbono é uma estratégia extremamente dispendiosa e arriscada". Mas até eles concordam que o carbono poderá ser armazenado com eficácia em alguns lugares por exemplo, a jazida de gás Sleipner, no mar do Norte, onde, nos últimos 17 anos, a companhia petrolífera norueguesa Statoil injectou cerca de um milhão de toneladas de CO₂ por ano, numa camada de arenito saturado de água salgada um quilómetro abaixo do fundo do mar. É uma formação tão espaçosa que todo o CO₂ já injectado não gerou aumento da pressão interna. Não se registaram sinais de sismos ou fugas. Segundo cálculos de investigadores europeus, o equivalente a um século de emissões geradas por centrais electroprodutoras poderia ser armazenado debaixo do mar do Norte. De acordo com o DOE, outros aquíferos salinos de profundidade semelhantes sob o solo dos EUA terão capacidade para guardar o equivalente a mais de mil anos de emissões das centrais electroprodutoras do país. Outros tipos de rocha também têm potencial como sequestradoras de carbono. No âmbito de experiências em curso na Islândia e na bacia do rio Colúmbia, no estado de Washington, pequenas quantidades de dióxido de carbono estão a ser injectadas em basalto vulcânico. Prevê-se que, uma vez no seu interior, o gás reaja com o cálcio e o magnésio e forme uma rocha carbonatada, eliminando assim o risco de fugas de gás.

7 O CO₂ injectado pela Statoil em Sleipner não provém de queima: trata-se de uma impureza contida no gás natural extraído do fundo do mar pela empresa. Antes de poder fornecer o gás aos clientes, a Statoil precisa de retirar dele o CO₂, separando-o. Antigamente, limitava-se a libertá--lo para a atmosfera. Em 1991, porém, a Noruega instituiu uma taxa de carbono (hoje é de cerca de 49 euros por tonelada). A Statoil despende apenas 13 euros na reinjecção do CO₂ debaixo do fundo marinho. Em Sleipner, portanto, o armazenamento de carbono é muito mais barato do que o seu despejo na atmosfera, razão pela qual a Statoil investiu nesta tecnologia. A sua operação de gás natural continua a ser altamente lucrativa. NAS CENTRAIS ALIMENTADAS a carvão, a situação é diferente. O CO₂ integra-se num misto complexo de gases de combustão e as centrais não têm incentivo financeiro para captá-lo. Como os engenheiros da Mountaineer aprenderam, a captação é a componente mais dispendiosa de qualquer projecto de armazenamento. Na central Mountaineer, o sistema de absorção de CO₂ tinha a dimensão de um prédio de apartamentos com dez andares, ocupava 5,6 hectares e captava uma fracção minúscula das emissões da central. O absorvente precisava de ser aquecido para libertar o CO₂, o qual, em seguida, tinha de ser altamente comprimido para armazenagem. Estas etapas envolvem um elevado consumo de energia e geram aquilo a que os engenheiros chamam carga parasítica", que pode chegar a consumir um máximo de 30% da energia total produzida por uma central a carvão que esteja a captar a totalidade do seu carbono. Uma forma de reduzir este prejuízo consiste em gaseificar o carvão antes da queima. A gaseificação pode tornar a produção de electricidade mais eficiente e permite que o dióxido de carbono seja separado com mais eficiência e de maneira mais barata. A nova central electroprodutora que está a ser construída no condado Kemper, no Mississípi, projectada tendo em mente a captação do carbono, gaseificará o seu carvão. As centrais existentes, geralmente concebidas para queimar carvão pulverizado, requerem outra abordagem. Uma ideia passa pela realização da combustão do carvão em oxigénio puro, em vez de ar. Este processo gera um gás de combustão mais simples, do qual é mais fácil extrair o CO₂.

8 POCA, VIRGÍNIA OCIDENTAL A equipa do Liceu de Poca treina perto de uma central alimentada a carvão, responsável pelo abastecimento de quase dois milhões de lares. Purificadores limpam parcialmente o enxofre e o mercúrio, mas não o carbono. NA VIRGÍNIA OCIDENTAL, hoje em dia, há minas de carvão seculares encerradas, à medida que as centrais electroprodutoras se vão convertendo ao gás natural. Como os preços do gás atingem mínimos históricos nos EUA, o carvão pode ser visto como o combustível do passado e o investimento em tecnologias avançadas de carvão pode, no mínimo, ser visto como um passo mal ponderado. Em Yulin, na China, a perspectiva é diferente. Yulin localiza-se na extremidade oriental da bacia do Ordos, na Mongólia Interior, a 800 quilómetros de Pequim. As dunas que rodeiam florestas de prédios de apartamentos ainda por ocupar transbordam sobre os muros de retenção que protegem a auto-estrada e sopram nuvens de sujidade pelas ruas. Yulin e os seus três milhões de habitantes carecem de chuva e de sombra. O clima é quente no Verão e frio no Inverno. Mas a região foi abençoada com recursos minerais, incluindo algumas das mais ricas jazidas de carvão do país. O carvão parece ser o combustível do progresso.

9 Os planaltos arenosos em torno de Yulin apresentam-se marcados por chaminés altas de centrais electroprodutoras alimentadas a carvão. Gigantescas unidades transformadoras de carvão, com dormitórios para trabalhadores residentes, estendem-se por muitos quilómetros deserto afora. Nas novas centrais a carvão, trabalha um grande número de jovens vestidos de fato-macaco. O carvão assegura 80% da energia eléctrica da China, mas não serve só para isso. Uma vez que é um combustível muito abundante no país, é igualmente utilizado para obter dezenas de produtos químicos industriais e combustíveis líquidos, papel desempenhado pelo petróleo na maior parte dos outros países. Aqui, o carvão é um ingrediente essencial no fabrico de produtos que vão do plástico à fibra têxtil artificial. Dados relativos à URSS anteriormente a 1992 FONTES: THOMAS BODEN, CENTRO DE ANÁLISE DE INFORMAÇÃO SOBRE DIÓXIDO DE CARBONO/LABORATÓRIO NACIONAL DE OAK RIDGE, MINISTÉRIO DA ENERGIA (DOE) DOS EUA; R. A. HOUGHTON, CENTRO WOODS HOLE PARA A INVESTIGAÇÃO; EPA

10 O carvão também tornou a China um dos principais países responsáveis pelas emissões totais de dióxido de carbono, embora os EUA liderem a grande distância as emissões per capita. A China não vai abandonar o consumo do carvão, mas está cada vez mais consciente dos custos associados. Nos últimos dez anos, o ambiente, que antes estava ausente das prioridades políticas, passou a ocupar a posição cimeira da agenda, diz Deborah Seligsohn, investigadora em políticas públicas ambientais da Universidade da Califórnia, com quase duas décadas de experiência na China. Graças às queixas dos cidadãos relativamente à má qualidade do ar, à consciência por parte das autoridades dos riscos comportados pelas alterações climáticas e a um desejo de segurança energética e vantagem tecnológica, a China investiu centenas de milhares de milhões de euros em energias renováveis. É um dos maiores fabricantes de turbinas eólicas e de painéis solares: gigantescos parques solares dispersam-se entre as chaminés fabris em redor de Yulin. Mas o país também promove a geração ultra-eficiente de electricidade a partir do carvão e uma captação de carbono mais simples e mais barata. Estes esforços atraem investimentos e imigrantes. Will Latta, fundador da empresa de engenharia ambiental LP Amina, é um norte-americano residente em Pequim que colabora de perto com as empresas de serviço público chinesas. A China diz abertamente: O carvão é barato, nós temos montanhas de carvão e elas tornam-nos competitivos, refere. Ao mesmo tempo, os chineses têm consciência de que não é sustentável em termos ambientais. E por isso estão a fazer grandes investimentos para torná-lo limpo. Em Tianjin, a cerca de 140 quilómetros de Pequim, está prevista para 2016 a inauguração da primeira central electroprodutora da China concebida à partida para realizar a captação do carbono. Denominada GreenGen, acabará por captar 80% das suas emissões. NO OUTONO DE 2013, enquanto o consumo mundial de carvão e as emissões mundiais de carbono se encaminhavam para recordes históricos, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) publicou o seu último relatório. Pela primeira vez, calculou-se um limiar de emissões para o planeta: a quantidade total de carbono que podemos libertar se quisermos que a subida das temperaturas não exceda 2ºC, nível considerado por muitos cientistas como correspondendo a um limiar de prejuízo grave. A contagem começou no século XIX, quando a revolução industrial se disseminou. O IPCC concluiu que já emitimos mais de metade do nosso limiar de carbono. A manter-se o rumo, vamos emitir o restante em menos de trinta anos. A alteração desse rumo através da captação do carbono implicaria um esforço colossal. Para captar e armazenar apenas um décimo das emissões actualmente geradas em todo o planeta, seria necessário bombear para depósitos subterrâneos um volume de CO₂ aproximadamente idêntico ao volume de petróleo actualmente extraído. Seria preciso instalar muitas condutas e poços de injecção. Em contrapartida, para obter o mesmo resultado substituindo o carvão por painéis solares com zero emissões, seria necessário abranger uma área

11 quatro vezes maior do que o Algarve. A dimensão das soluções é gigantesca porque o problema é gigantesco. E precisamos delas todas. Se estivéssemos a falar de um problema que pudesse ser resolvido reduzindo em 5 ou 10% as emissões de gases com efeito de estufa, não precisaríamos de pensar em captação e armazenamento de carbono, diz Edward Rubin, da Universidade Carnegie Mellon. No entanto, estamos a falar na redução das emissões globais em aproximadamente 80% nos próximos 30 a 40 anos. A captação de carbono oferece a possibilidade de concretizar rapidamente grandes cortes nas emissões: a captação do CO₂ de uma única central electroprodutora de 1000 MW, por exemplo, seria equivalente a 2,8 milhões de pessoas trocarem as suas carrinhas de caixa aberta por carros híbridos. A primeira central electroprodutora projectada nos EUA para captar carbono deverá ser inaugurada nas próximas semanas. A central de gaseificação de carvão de Kemper County, na região oriental do estado do Mississípi, captará mais de metade das suas emissões de CO₂ e canalizá-las-á através de condutas para campos petrolíferos nas redondezas. No entanto, a tecnologia só poderá difundir-se quando as administrações públicas a exigirem, ora impondo um preço sobre o carbono, ora regulamentando directamente as emissões. A captação de carbono necessita precisamente de regulamentação, explica o investigador James Dooley, do Laboratório Nacional do DOE para o Pacífico-Noroeste. A EPA concretizou este ano a promessa de Obama de regulamentar as emissões de carbono de todas as centrais electroprodutoras, novas e já existentes, mas falta perceber se essas normas sobrevivem aos processos judiciais. De todo o modo, há finalmente um impulso há muito desejado para a captação de carbono. Entretanto, a China deu início a experiências regionais com uma abordagem mais próxima das condições de mercado, um processo do qual os EUA foram pioneiros na década de 1990, quando a EPA recorreu à Lei do Ar Limpo para impor um limite máximo ao total de emissões de dióxido de enxofre geradas pelas centrais electroprodutoras, atribuindo licenças de poluição transaccionáveis a cada poluidor individual. Nessa época, a indústria da electricidade previu consequências económicas catastróficas. Em vez disso, a solução deu origem a tecnologias inovadoras e gradualmente mais baratas, melhorando significativamente a limpeza da atmosfera. Segundo Edward Rubin, os sistemas de captação de carbono estão numa fase muito semelhante àquela em que se encontravam os sistemas do dióxido de enxofre na década de Assim que os limites às emissões criem um mercado para elas, o seu custo poderá igualmente baixar de maneira drástica. Se isso acontecer, o carvão continuará a não ser limpo, mas será muito mais limpo do que na actualidade. E o planeta será mais fresco do que seria se continuarmos a queimar carvão com os mesmos métodos sujos de antigamente.

12 Parte II Impactes visíveis O mundo obtém enormes quantidades de energia do carvão e gasta enormes quantidades de energia a extraí-lo. O carbono libertado para a atmosfera é um mero eco fantasmagórico de uma indústria com impactes monumentais. QUEENSLAND, AUSTRÁLIA Máquinas pesadas carregam carvão em navios que partem para a China e para a Índia. A Austrália é o segundo maior exportador mundial de carvão, apenas superada pela Indonésia. China: A china queima quase metade do carvão mundial para sustentar um aumento de 13 vezes da produção de electricidade desde A procura aumenta, tal como os protestos do público devido à atmosfera suja das cidades chinesas, associada a 1,2 milhões de mortes por ano.

13 XUOZHOU, CHINA Perto de uma central na província de Xanxi, no meio dos caules murchos da safra de milho, um agricultor prepara-se para a Primavera. Esta central, que fornece electricidade a Pequim, cobre de fuligem os campos, as colheitas e as pessoas da região. DATONG, CHINA Num terminal de carvão, operários retiram as pedras do meio de carvão de baixo preço à medida que este passa numa correia transmissora. Trabalhando frequentemente sem máscaras, ganham 1,5 euros por cada turno de onze horas.

14 EUA: Os EUA extraem mais de mil milhões de toneladas de carvão por ano. Antigamente, ele provinha de minas subterrâneas no Leste. Hoje, dominam as minas a céu aberto do Oeste. A procura doméstica diminuiu, mas as exportações para a Europa e para a Ásia aumentaram. MADISON, VIRGÍNIA OCIDENTAL Por cada tonelada de carvão extraída da mina Hobet 21, são destruídos 15 metros cúbicos de montanha, que são depois despejados em vales. Centenas de quilómetros quadrados de cristas dos Apalaches foram destruídos desta maneira. PANORÂMICA COMPOSTA POR DUAS IMAGENS NORFOLK, VIRGÍNIA Neste terminal de carvão, vagões fazem fila para encher os navios em espera. Cerca de vinte milhões de toneladas de carvão passam por aqui todos os anos, na sua maioria provenientes dos Apalaches.

15 ÍNDIA: Tem 300 milhões de habitantes sem electricidade e as quintas maiores reservas de carvão do mundo. A pressão para produzir está a causar baixas entre os mineiros, muitos dos quais trabalham em minas ilegais e perigosas. JHARKHAND, ÍNDIA Um rapaz transporta um bloco de carvão até ao acampamento onde vive. A família queimará o carvão para fabricar coque, um combustível mais limpo e que arde a temperatura mais elevada, usado em aquecimento e alimentação.

16 JHARKHAND, ÍNDIA O Nordeste da Índia tem um historial antigo de mineração e os incêndios provocados por acidentes mineiros há quase um século ainda ardem em combustão lenta em jazidas de profundidade. Neste acampamento, há fumo no ar de dia e de noite.

17 MEGHALAYA, ÍNDIA Um mineiro trabalha numa das muitas centenas de minas de carvão do Leste da Índia não aprovadas nem regulamentadas pelo Estado. Trabalha deitado sobre as costas em passagens de tecto baixo, não escoradas, sem vestuário de protecção, utilizando picaretas, pá e uma carreta. O carvão é retirado da mina através de um poço, duas toneladas de cada vez, e depois transportado de camião até um armazém para triagem.

18 MEGHALAYA, ÍNDIA Um mineiro trepa por uma escada instável até ver a luz do dia. Uma mina do século XIX nos EUA ou na Europa talvez tivesse este aspecto. As minas são mais seguras hoje em dia, mas os custos ambientais do carvão aumentaram e globalizaram-se. Notícia adaptada de: poder%c3%a1-o-carv%c3%a3o-ser-mais-limpo

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Cenário de referência O estudo WETO apresenta um cenário de referência que descreve a futura situação energética

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

A ENERGIA SOLAR NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A ENERGIA SOLAR NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA O PANORAMA MUNDIAL DA ENERGIA WORLD ENERGY OUTLOOK 2011 IEA SOLAR ENERGY PERSPECTIVES 2011 IEA O PROGRAMA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA PARA AS ENERGIAS RENOVÁVEIS INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ENSINO MESTRADO

Leia mais

FORNECEMOS EQUIPAMENTOS E LINHAS COMPLETAS PARA FABRICAÇÃO DE PELLET S PELLETS DE MADEIRA O COMBUSTIVEL DE AMANHÃ

FORNECEMOS EQUIPAMENTOS E LINHAS COMPLETAS PARA FABRICAÇÃO DE PELLET S PELLETS DE MADEIRA O COMBUSTIVEL DE AMANHÃ FORNECEMOS EQUIPAMENTOS E LINHAS COMPLETAS PARA FABRICAÇÃO DE PELLET S PELLETS DE MADEIRA O COMBUSTIVEL DE AMANHÃ Os Pellets são um combustível ideal, limpo e de CO2 neutro. Podem ser produzidos através

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Relatório da Visita de Estudo à Central Termoeléctrica da CEM em Coloane Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Trabalho realizado por: António Sérgio Ribeiro, 10ºA, Nº3 Data: 19/03/2010

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Lelo Coimbra) Institui o Programa Nacional de Geração de Energia Elétrica a partir do Lixo (Progel) e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica

Leia mais

Geografia. Professor: Jonas Rocha

Geografia. Professor: Jonas Rocha Geografia Professor: Jonas Rocha Questões Ambientais Consciência Ambiental Conferências Internacionais Problemas Ambientais Consciência Ambiental Até a década de 1970 o homem acreditava que os recursos

Leia mais

Economia Internacional

Economia Internacional Economia Internacional A abertura de novos mercados criou condições para que a produção econômica mundial crescesse em mais de 150% desde 1980, com a poluição aumentando no mesmo ritmo. Amplo consenso

Leia mais

Uma visão geral do sector das energias renováveis na Roménia

Uma visão geral do sector das energias renováveis na Roménia Uma visão geral do sector das energias renováveis na Roménia A Roménia localiza-se geograficamente no centro da Europa (parte sudeste da Europa Central). O país tem,5 milhões de habitantes e abrange uma

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

Problemas Ambientais

Problemas Ambientais Problemas Ambientais Deflorestação e perda da Biodiversidade Aquecimento Global Buraco na camada de ozono Aquecimento Global - Efeito de Estufa Certos gases ficam na atmosfera (Troposfera) e aumentam

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Alargamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública Lisboa,

Leia mais

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas Os combustíveis fósseis e as energias alternativas O que são combustíveis fósseis: Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível. São alguns exemplos

Leia mais

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões Energia: Capacidade de realizar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica: No

Leia mais

GNV. Combustível de baixo impacto ambiental para frotas de Táxis.

GNV. Combustível de baixo impacto ambiental para frotas de Táxis. GNV Combustível de baixo impacto ambiental para frotas de Táxis. REUNIÃO DE ESPECIALISTAS SOBRE TRANSPORTE URBANO SUSTENTÁVEL MODERNIZAR E TORNAR ECOLÓGICA A FROTA DE TÁXIS NAS CIDADES LATINO AMERICANAS

Leia mais

O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050

O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050 O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050 Este Relatório foi possível graças ao generoso apoio da ENECO ISBN 978 2 940443 26 0 Fotografia da capa: Wild Wonders of Europe / Inaki Relanzon /

Leia mais

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram 10 Sumário executivo Conclusões coordenadas pela Deloitte, em articulação com os membros do Grupo de Trabalho da AÇÃO 7 Sumário executivo Em conjunto, as empresas que implementaram estes 17 projetos representam

Leia mais

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates 11.02.2009 1. A execução da Iniciativa para o Investimento e o Emprego A resposta do Governo à crise económica segue uma linha de

Leia mais

Produção de Energia Alternativa

Produção de Energia Alternativa Produção de Energia Alternativa Prof.Pedro Araújo Realizado por: - Diogo Fernandes nº27097 - Gonçalo Paiva nº26743 - José Silva nº27144 Introdução A produção de energias alternativas, tem vindo a ganhar

Leia mais

Consumo e geração de energia equilibrados

Consumo e geração de energia equilibrados Consumo e geração de energia equilibrados Consumo e geração de energia equilibrados Em Portugal, a rede de transporte de energia foi concebida tendo em conta a produção maciça e contínua de energia proveniente

Leia mais

Grandes Problemas Ambientais

Grandes Problemas Ambientais Grandes Problemas Ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Entre no Clima, Faça sua parte por. um MUNDO melhor.

Entre no Clima, Faça sua parte por. um MUNDO melhor. Entre no Clima, Faça sua parte por um MUNDO melhor. Aquecimento Global Conheça abaixo os principais gases responsáveis pelo aquecimento global: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O AQUECIMENTO GLOBAL Desde a revolução

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR?

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 2 / 203 UNIDADE III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Células de combustível

Células de combustível Células de combustível A procura de energia no Mundo está a aumentar a um ritmo alarmante. A organização WETO (World Energy Technology and Climate Policy Outlook) prevê um crescimento anual de 1,8 % do

Leia mais

Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes. O consumismo de energia

Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes. O consumismo de energia Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes O consumismo de energia Consumo de Energia O consumo da energia no mundo está resumido na sua maioria pelas fontes tradicionais como o petróleo, carvão

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. João Paulo Nardin Tavares AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS João Paulo Nardin Tavares INTRODUÇÃO Já podemos sentir o aquecimento global No último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo. Brasil: vento, energia e investimento. São Paulo/SP 23 de novembro de 2007

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo. Brasil: vento, energia e investimento. São Paulo/SP 23 de novembro de 2007 O Mercado de Energia Eólica E no Brasil e no Mundo Brasil: vento, energia e investimento São Paulo/SP 23 de novembro de 2007 Energia: importância e impactos A energia é um dos principais insumos da indústria

Leia mais

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Histórico das reuniões 1992 - assinam a Convenção Marco sobre Mudança Climática na ECO-92.

Leia mais

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO A QGEP Participações iniciou o ano de 2011 com uma sólida posição financeira. Concluímos com sucesso a nossa oferta pública inicial de ações em fevereiro, com uma captação líquida

Leia mais

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais.

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais. Alguns acreditam que quando você paga para usar (ou usufruir de) alguma coisa, há a tendência de você usar essa coisa com maior cuidado, de maneira mais eficiente. Isso é verdadeiro quando você compra

Leia mais

S.O.S TERRA. Associated Press

S.O.S TERRA. Associated Press S.O.S TERRA O mundo atravessa uma fase crítica com relação ao clima e aos desafios energéticos. Se a Terra falasse, com certeza pediria socorro! Mas os desastres naturais já falam por ela e dizem muito

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD)

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL RAQUEL ALVES DA SILVA CRUZ Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008. TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL TERMOELÉTRICAS

Leia mais

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis Engenharia A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis A construção sustentável é um novo conceito que está surgindo dentro da engenharia civil. A construção sustentável além de tornar a obra ecológica,

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO SOBRE O CLIMA E A QUALIDADE DO AR NOS AÇORES

PROJECTO DE RESOLUÇÃO SOBRE O CLIMA E A QUALIDADE DO AR NOS AÇORES PROJECTO DE RESOLUÇÃO SOBRE O CLIMA E A QUALIDADE DO AR NOS AÇORES Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Exma. Sras. Deputadas e Srs. Deputados Exma. Sra. e Srs. Membros do Governo Desde os anos oitenta que

Leia mais

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente 1 Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente O Corinthia Hotel Lisbon está implementado num edifício com mais de 30 anos em que a

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica A perceção dos problemas da energia nunca foi tão grande como nos nossos dias. Atualmente, é ponto assente que o crescimento do consumo de energia, verificado durante muitos

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 A meta do projecto é de melhorar as condições de vida para

Leia mais

RESUMO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO

RESUMO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 25.6.2009 SEC(2009) 815 DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO que acompanha a COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO Demonstração

Leia mais

de Macau Relatório Andy 19 de Março de 2010 Jiahua Chen Nº 1 do 10º ano A

de Macau Relatório Andy 19 de Março de 2010 Jiahua Chen Nº 1 do 10º ano A Escola Portuguesa de Macau Relatório de Visita de Estudo Central Térmica de Coloane Andy 19 de Março de 2010 Jiahua Chen Nº 1 do 10º ano A Índice Introdução... 3 Breve Resumo da Viagem... 3 Informações...

Leia mais

Economize energia e CO2 hoje As soluções estão prontas! 517milhões. de toneladas de CO2

Economize energia e CO2 hoje As soluções estão prontas! 517milhões. de toneladas de CO2 MAKING MODERN LIVING POSSIBLE Economize energia e CO2 hoje As soluções estão prontas! 517milhões de toneladas de CO2 poderiam ser economizadas se a Europa dobrasse o uso que faz de aquecimento distrital

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Fontes energéticas e impacto ambiental

Fontes energéticas e impacto ambiental Fontes energéticas e impacto ambiental 1- INTRODUÇÃO: Aquecimento global - Projeção + 1 1990-2035 + 2 2035-2100 + 2,5-3 C em 110 anos Era do gelo até hoje: + 6 C Ano CONSEQÜÊNCIAS do AUMENTO do EFEITO

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

O MUNDO ONDE VIVEMOS!

O MUNDO ONDE VIVEMOS! O MUNDO ONDE VIVEMOS! PLANETA TERRA BIOSFERA (SERES VIVOS) ATMOSFERA (AR) HIDROSFERA (ÁGUA) LITOSFERA (TERRA) AMBIENTE NO SÉC. S XX A TEMPERATURA DA TERRA AUMENTOU MAIS OU MENOS DE 0,6ºC C A 2ºC. 2 AS

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Fabíola Ortiz - 28/02/13 Potencial de produção de energia vinda dos aterros pode dobrar em 20 anos, se a lei de resíduos sólidos for cumprida.

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos Nº Pág.s: 6 nº 04 20. Novembro. 2006 Painéis Fotovoltaicos 01 Uma das tecnologias renováveis mais promissoras e recentes de geração de energia eléctrica

Leia mais

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo O Mercado de Energia Eólica E no Brasil e no Mundo Audiência Pública P - Senado Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Brasília/DF 19 de junho de 2008 Energia: importância

Leia mais

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção siderúrgica. Ontário Canadá GESTÃO AMBIENTAL Sistema de gestão

Leia mais

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Capítulo 8 Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Maior é o consumo de energia: -Economia dinâmica; - Elevado padrão de consumo da população Aumento da capacidade produtiva Aumento do consumo

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade Etanol A produção de álcool combustível como fonte de energia deve-se

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

Energia e Ambiente Seminário: A Diversidade como Valor: Energia e Ecossistemas

Energia e Ambiente Seminário: A Diversidade como Valor: Energia e Ecossistemas Energia e Ambiente Seminário: A Diversidade como Valor: Energia e Ecossistemas Fernando Caetano Universidade Aberta fcaetano@univ-ab.pt As necessidades actuais 85% da energia consumida mundialmente, provém

Leia mais

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP 1. (Unicamp 2015) a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo. b) Mencione a principal Zona

Leia mais

ETENE. Energias Renováveis

ETENE. Energias Renováveis Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE Fonte: http://www.noticiasagronegocios.com.br/portal/outros/1390-america-latina-reforca-lideranca-mundial-em-energias-renovaveis- 1. Conceito

Leia mais

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia.

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia. Apague velhos hábitos. Acenda uma grande idéia. Crise Energética Por que todos falam em crise energética? Porque a crise energética sul-americana deixou de ser um cenário hipotético para se transformar

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

Armazém Planear a construção

Armazém Planear a construção Planear a construção Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, para a movimentação nos corredores e áreas externas,

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

Sinais. O mundo está a mudar

Sinais. O mundo está a mudar Sinais O mundo está a mudar O nosso Planeta está a aquecer, do Pólo Norte ao Polo Sul. Os efeitos do aumento da temperatura estão a acontecer e os sinais estão por todo o lado. O aquecimento não só está

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Gusa Introdução: conhecimentos tecnológicos que faltavam ao homem da antiguidade:

Tecnol. Mecânica: Produção do Gusa Introdução: conhecimentos tecnológicos que faltavam ao homem da antiguidade: Introdução Você já parou para imaginar um mundo sem coisas simples como facas, agulhas de costura, chaves, fechaduras, alfinetes lâminas de barbear? Pois é, não faz muito tempo, na verdade cerca de 500

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA SUSTENTÁVEL E AUTO-SUFICIENTE COM ENERGIA PROVENIENTE DE LUZ SOLAR

CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA SUSTENTÁVEL E AUTO-SUFICIENTE COM ENERGIA PROVENIENTE DE LUZ SOLAR EXTERNATO INFANTE D.HENRIQUE ANO LETIVO: 2014/2015 DISCIPLINA: Biologia TURMA: 12ºB ELEMENTOS: Bruna Cunha; Duarte Ribeiro; Joana Gandarela; Luís Faria; CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA SUSTENTÁVEL E AUTO-SUFICIENTE

Leia mais

Os consumidores avaliarão as iniciativas de sustentabilidade das empresas

Os consumidores avaliarão as iniciativas de sustentabilidade das empresas MEDIA COVERAGE Low Carbon Technology Partnerships initiative Sao Paulo Roundtable, October 7, 2015 Os consumidores avaliarão as iniciativas de sustentabilidade das empresas Peter White, diretor do Conselho

Leia mais

Sistematização das questões desenvolvidas pelos estudantes na atividade da primeira semana

Sistematização das questões desenvolvidas pelos estudantes na atividade da primeira semana Sistematização das questões desenvolvidas pelos estudantes na atividade da primeira semana A energia empreendida no processo de floração se equivale a energia empreendida no processo de "secagem" das flores?

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS 1. Objetivo: Considerando os limites estabelecidos pela CONAMA 382 como referências para as fontes existentes, este documento

Leia mais

CURSO ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSA

CURSO ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSA CURSO ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSA JULIETA BARBOSA MONTEIRO, Dra julieta@lepten.ufsc.br 2011-1 DISPONIBILIDADE DE RECURSOS ANEEL Potencial Instalado (MW) PROCESSOS DE CONVERSÃO DA BIOMASSA PNE 2030

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva 20 de Outubro 2009

Leia mais

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Guião de Programa de Rádio e Televisão Tema: Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante

Leia mais

Hoje vamos falar de... ENERGIA

Hoje vamos falar de... ENERGIA Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS BARCOS À VELA SÃO

Leia mais

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica A CEI é produtora independente de energia em MG, com 9 usinas em operação, 15 empreendimentos hidrelétricos em desenvolvimento (130MW) e

Leia mais

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. 2

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Call centres, regiões e ensino superior

Call centres, regiões e ensino superior Call centres, regiões e ensino superior Call centres, regiões e ensino superior Frank Peck Center for Regional Economic Development University of Central Lancashire (UK) A UCLAN (Universidade de Central

Leia mais

GERADOR EÓLICO 1 INTRODUÇÃO

GERADOR EÓLICO 1 INTRODUÇÃO FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA Projeto de Pesquisa da Primeira Série Série: Primeira Curso: Eletrotécnica Turma: 2123 Sala: 234 Início: 17 de junho de 2009 Entrega: 17 de julho

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais