TEMAS DE TCC PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 CURSO DE PSICOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMAS DE TCC PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 CURSO DE PSICOLOGIA"

Transcrição

1 TEMA: RELAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DAS PRATICAS E DISCURSOS PRODUZIDOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES Orientador: Prof. Dr. RINALDO MOLINA As pesquisas se apoiam em cinco eixos. São eles: Relações professor-aluno e seus impactos nos objetivos educacionais: esta linha de pesquisa visa produzir conhecimentos sobre como as relações entre professor e aluno impactam na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Impactos das mudanças sociais na escola: Esta linha tem como objetivo produzir conhecimentos que visam elucidar aspectos presentes nas práticas escolares e que decorreram das mudanças sociais acontecidas nas últimas décadas. Teoria e Prática em Psicologia Escolar: Estudos teóricos que visam a organização da produção acadêmica em psicologia escolar, com ênfase nos processos de intervenção e mudança da realidade escolar. Psicologia e Práticas educativas: Esta linha de pesquisa tem como diretriz, a partir do conhecimento produzido pela psicologia em suas diferentes vertentes teóricas, estudar as praticas efetivadas pelos professores em sua relação com os alunos, com o objetivo de entender como esse processo se constitui, quais seus entraves e possibilidades de transformação. Psicologia e formação de educadores: Esta linha tem como ênfase, a partir do conhecimento produzido pela psicologia em suas diferentes vertentes teóricas, a compreensão dos processos formativos dos profissionais da educação, baseado nas práticas concretas efetivadas na escola, aqui entendida como lugar privilegiado de formação profissional TEMA: ASPECTOS SUBJETIVOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA EM DIFERENTES CONTEXTOS NO CAMPO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA EM UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA Orientador: Profa. Dra. DINORAH FERNANDES GIOIA MARTINS Áreas de Interesse: Saúde do profissional da saúde: Investigar as relações entre as condições de trabalho do profissional de saúde, nas dificuldades em exposição ao estresse e as repercussões emocionais decorrentes desse cotidiano. Repercussões emocionais do processo do adoecer: Investigar, em abordagem psicodinâmica e em contextos institucionais, as repercussões emocionais, em pacientes crônicos ou não, sua relação com a doença, com seus familiares e com a equipe de saúde. Psicologia da Saúde: contribuições ao atendimento preventivo: Investigar as possibilidades da contribuição efetiva do psicólogo no processo preventivo e da promoção de saúde no contexto dos equipamentos de saúde.

2 TEMA: ESTUDO DE ASPECTOS DE PROCESSOS DE PSICOTERAPIA Orientador: Profa. Dra. MARIA LEONOR ESPINOSA ENÉAS Estudar aspectos de processos psicoterapêuticos permite compreender melhor seu funcionamento, e com isto favorecer as indicações e melhorar a condição de vida de mais pessoas. A fundamentação teórica desses estudos é psicodinâmica e enfoca as psicoterapias breves, por elas serem mais favoráveis para a verificação de resultados. Dentre as possibilidades de pesquisa estão: compreender os fatores que podem levar à mudança dos pacientes, tais como, aliança terapêutica, motivação, as intervenções de terapeutas, entre outros, bem como possíveis relações entre eles; os indicadores prognósticos para as psicoterapias, como características pessoais de pacientes, condições de seu funcionamento psíquico no inicio dos processos; caracterização de atendimentos de indivíduos de diferentes faixas etárias que apontem variáveis relevantes para pesquisas futuras. Os estudos propostos podem ser documentais, empregando material de prontuários, ou de levantamento de dados clínicos durante atendimentos. TEMA: PSICOLOGIA ANALÍTICA E DIREITOS HUMANOS Orientador: Prof. Dr. MARCELO MOREIRA NEUMANN Possibilitar ao aluno o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC estudos na área da psicologia analítica articulados com temas contemporâneos, mas especificamente relacionados aos direitos humanos e suas violações. Verificar a atualidade da teoria junguiana por meio de pesquisas de campo, como: entrevistar profissionais que atuam com essa referência para conhecer técnicas e intervenções adotadas em situações de traumas (abuso físico, psicológico e sexual); sujeitos envolvidos em situações de violência, tanto crianças, adolescentes, adultos, como idosos que sofreram consequências emocionais e psicológicas em virtude de tal tratamento; analisar casos clínicos com histórico de vitimização e verificar processos de individuação entre outros conceitos teóricos: complexos, arquétipos, etc; Pesquisa documental de fontes diversas sobre a vida de Carl Gustav Jung e sua posição política e teórica sobre as violações dos direitos humanos antes, durante e depois da segunda guerra mundial; Pesquisas bibliográficas em livros, artigos e periódicos científicos com o tema dos direitos humanos, violência, exploração, articulados com a psicologia analítica.

3 TEMA: FAMÍLIA, VULNERABILIDADE E VIOLÊNCIA Orientador: Profa. Dra. TÂNIA ALDRIGHI Horário: Segundas-Feiras de A partir de uma perspectiva relacional e social, alicerçadas na teoria sistêmica considera-se a família como um sistema complexo em interação de seus membros entre si e com a diversidade de contextos. A proposta objetiva o estudo da família desde a sua constituição e desenvolvimento das relações ao longo do ciclo vital até o manejo dos conflitos que a colocam em situação de competência ou não, de vulnerabilidade social e de violência entre seus membros, que impactam diretamente nas condições de saúde física e emocional. Para tanto, propõe como campos de estudo: 1. A formação do casal, sistema de crenças que sustenta a relação e se faz presente na violação de direitos; 2. O exercício da parentalidade e as formas de educação associadas ao fortalecimento de relações saudáveis e aquelas que legitimam o uso da violência como forma de aprendizagem e de resolução de conflitos; 3. O uso do castigo e suas diversas expressões como estratégia disciplinar e o impacto na formação do jovem; 4. A violência nas relações afetivo-sexuais e a violência de gênero; 5. O impacto das violências intrafamiliar na saúde física e emocional de seus membros; 6. Avaliação dos serviços que promovem ações de intervenção e prevenção da violência nas relações familiares. TEMA: ARTE E PSICOLOGIA Orientador: Prof. Dr. ALEX MOREIRA CARVALHO Investigações de produções estéticas a partir da proposta teóricometodológica elaborada por L.V.Vigotski para uma Psicologia da Arte e da literatura contemporânea na área da Estética. Serão priorizadas como objetos de análise criações cinematográficas e literárias e, assim, uma revisão bibliográfica do conhecimento produzido sobre essas formas artísticas constitui parte do processo da pesquisa. TEMA: PSICOLÓGICA AVALIAÇÃO CLÍNICA Orientador: Profa. Dra. SANTUZA FERNANDES SILVEIRA CAVALINI A Avaliação Psicológica é uma atividade básica e fundamental em qualquer campo de atuação do psicólogo, na medida em que pode favorecer a organização de intervenções que permitem o desenvolvimento do sujeito avaliado. A partir do referencial psicanalítico alguns estudos podem ser desenvolvidos como por exemplo: a análise qualitativa/ clínica de instrumentos de avaliação da inteligência; utilização das técnicas projetivas no diagnóstico clínico; investigação de fenômenos e processos psicológicos relevantes no contexto clínico; utilização dos testes psicológicos na identificação de perfis psicopatológicos.

4 TEMA: A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS Orientador: Profa. Dra. MARIA REGINA BRECHT ALBERTINI Horário: Segundas-Feiras de No campo da clínica com crianças, desenvolver pesquisas em torno dos seguintes eixos temáticos: A clínica psicanalítica com crianças: diagnósticos, atendimento à criança e à família; Diagnóstico e compreensão das possíveis psicopatologias na infância; O brincar e os contos de fadas como facilitadores do desenvolvimento infantil. Referencial Teórico: A Psicanálise de D. Winnicott. TEMA: INCLUSÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE FUNCIONAL Orientador: Prof. Dr. DANIEL SÁ RORIZ FONTELES Horário: Segundas-Feiras de Orientação de pesquisas em temas referentes à escolarização de Pessoas com Deficiência e Transtornos do Espectro do Autismo, podendo abordar outros aspectos da vidas dessas pessoas. Há também o interesse no desenvolvimento de pesquisas sobre as políticas públicas desenvolvidas a fim de garantir a inclusão social dessas pessoas. TEMA: USO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO CLÍNICO Orientador: Profa. Dra. SÔNIA MARIA DA SILVA Estudar aspectos relacionados a personalidade dos indivíduos - autopercepção, percepção do outro e da realidade, como lidam com a sua emoções, o padrão de relacionamento que estabelecem com as pessoas - e o modo como respondem as situações problemas. As possibilidades de pesquisas vão desde levantamento bibliográfico, análise de produção científica e pesquisas de campo. TEMA: FENOMENOLOGIA E PSICOLOGIA: ESTUDOS TEÓRICOS Orientador: Prof. Dr. JOSÉ ESTEVAM SALGUEIRO Proposta de estudos teóricos e psicossociais da contemporaneidade da perspectiva da Fenomenologia: 1. Epistemologia Fenomenológica; 2. Psicologia da Gestalt; 3. Psicologia da Percepção; 4. Escolas Existencialistas; 5. Fenomenologia e Arte

5 TEMA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO Orientador: Profa. Dra. ROSELI FERNANDES LINS CALDAS Os trabalhos a serem orientados terão como possibilidades as seguintes linhas de pesquisa: Psicologia e práticas educativas, Psicologia e formação de educadores, Psicologia e políticas públicas em educação, Educação e Intersubjetividade. Os estudos desenvolvidos poderão contemplar as principais temáticas: Processos Históricos da Atuação do Psicólogo na Educação: estudos que possibilitem a ampliação de conhecimentos sobre a atuação do psicólogo na educação, estabelecendo constante análise crítica sobre as funções a ele atribuídas ao longo da história; Queixas Escolares: influências e impactos causados pelo processo de escolarização na constituição da subjetividade de educandos e educadores, levando em conta políticas públicas, produção de conhecimento, medicalização da educação, participação familiar, processos de avaliação, entre outros; e considerando possibilidades de atuação, tais como estudo dos fenômenos relativos ao desempenho escolar e a importância relativos ao desempenho escolar e a importância de gestão democrática para a qualidade da educação; TEMA: NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM Orientador: Profa. Dra. CAMILA CRUZ RODRIGUES A Neurociência estuda as relações entre o cérebro e o comportamento. Nesse universo, a Neuropsicologia é um dos campos de atuação do Psicólogo que visa identificar e tratar as potencialidades e as dificuldades do indivíduo, levando em consideração os aspectos bio-psico-sociais. Para isso estamos desenvolvendo projetos de pesquisa que visam a avaliação neuropsicológica de funções cognitivas, como a memória, a atenção e as funções executivas. O público-alvo dessas pesquisas são as crianças e os adolescentes em período escolar com e sem dificuldades de aprendizagem. Entre a população com dificuldades de aprendizagem, pessoas com dislexia, déficit de atenção e outros distúrbios do desenvolvimento também são avaliadas. Estudos voltados para a tradução e validação de instrumentos para avaliação neuropsicológica também estão sendo conduzidos.

6 TEMA: AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E PSICOFISIOLÓGICA DA EMPATIA Orientador: Profa. Dra. ANA OSÓRIO Horário: Segundas-Feiras de A empatia tem sido alvo de atenção científica de investigadores em diversos campos de estudo, como a educação, psicologia e as neurociências, ganhando especial relevância em certas condições em que as competências empáticas divergem largamente do desenvolvimento típico (DT), tais como o autismo ou a síndrome de Williams (SW). Enquanto as perturbações do espectro do autismo se caracterizam por um aparente défice de empatia, os indivíduos com SW um distúrbio genético raro são conhecidos por serem extremamente empáticos e preocupados com as emoções dos outros. Estas concepções bastante difundidas ainda que pouco questionadas acerca da SW têm vindo a influenciar políticas de avaliação e intervenção envolvendo desde os cuidados com os pacientes, orientação aos pais e educadores e a divulgação de informações acerca desta síndrome. No entanto, até a data nenhum estudo sistemático foi conduzido para esclarecer se a empatia é, efetivamente, uma competência preservada ou até exacerbada na SW. Paralelamente, os correlatos psicofisiológicos da empatia nesta síndrome, e quão semelhantes/ distintos serão do DT permanecem também temas pouco conhecidos. No sentido de contribuir para um maior conhecimento nesta área, a presente linha de pesquisa irá adotar as seguintes abordagens metodológicas: - Avaliação Comportamental das Competências Empáticas; -Avaliação Cognitiva (capacidade cognitiva global e funcionamento executivo); - Avaliação da reatividade psicofisiológica (atividade cardíaca, atividade electrodérmica e dilatação pupilar); Todas as metodologias serão implementadas junto de 2 grupos distintos: participantes com síndrome de Williams e participantes com desenvolvimento típico. TEMA: PSICOLOGIA SOCIAL: SAÚDE E TRABALHO Orientador: Prof. Dr. ERICH MONTANAR FRANCO Horário: Segundas-Feiras de Posicionamento: A partir das referencias teórico-críticos e éticopolíticos da Psicologia Social, analisa a dialética do cotidiano como produtora da vida social. Modalidades de trabalho científico na interface saúde/trabalho: Análise das produções científicas sobre fenômenos psicossociais e compreensão das praticas sociais produtoras das subjetividades e dos sentidos na vida cotidiana. Principais Temas de Aderência: Sentidos do trabalho na Saúde; sofrimento (ou realização) no trabalho em saúde; políticas públicas em saúde; concepções de saúde entre profissionais de saúde e usuários de serviços; formação de profissionais de saúde; representações sociais das carreiras em saúde; relações de poder na saúde.

7 TEMA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E PSICOLOGIA ECONÔMICA Orientador: Prof. Dr. DANIEL BRANCHINI DA SILVA Horário: Quintas-Feiras à Tarde Psicologia Organizacional Investiga os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho, em seus aspectos histórico, social, psicológico e instrumental, tanto da perspectiva do individuo, do grupo, como da própria organização. Analisa estruturas, processos e politicas organizacionais e suas implicações sobre a dinâmica do trabalho. Envolve aspectos relacionados à recursos humanos e gestão de pessoas nas contemporaneidade. Utiliza como enfoque teórico a abordagem da Psicologia Social das Organizações. Psicologia Econômica Abrange o processo de tomada de decisões e sua influencia sobre o comportamento econômico de indivíduos e grupos, contemplando a dimensão psíquica, ou seja, os aspectos subjetivos que interferem no processo. Portanto, parte do principio que investidores, consumidores, empresários, gestores, governos e outros indivíduos, no papel de agentes econômicos, tomam suas decisões não apenas de forma racional, mas também são influenciados por suas emoções, sentimentos, pensamentos, crenças e expectativas. Utiliza como enfoque teórico as abordagens da Psicologia Social e da Psicologia Cognitiva. TEMA: ESTILOS DE VINCULAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA DE ADULTOS Orientador: Profa. Dra. GLAUCIA MITSUKO A. DA ROCHA Horário: Quintas-Feiras à Tarde Os estilos de vinculação surgiram aplicações em diferentes modalidades de psicoterapia de orientações teóricas que tratam problemas, como por exemplo, dificuldades nos relacionamentos amorosos, manejo de paciente com transtornos de personalidade, depressão e acima de tudo, a relação entre psicoterapeuta e paciente. Nossos estudos têm se concentrado nas seguintes vertentes: aspectos relacionados ao paciente, ao psicoterapeuta e à qualidade da relação estabelecida entre os dois. Logo, estudamos: medidas de avaliação de vínculos afetivos; estilos de vínculo; correlação dos estilos de vínculo com transtornos da personalidade e depressão e aliança terapêutica. Além disto, procuramos entender como estas variáveis contribuem para o planejamento do processo de psicoterapia e para a avaliação de seus resultados. TEMA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E DA PSICANÁLISE Orientador: Profa. Dra. BERENICE CARPIGIANI A orientação é destinada a alunos que se propõem a investigar o desenvolvimento histórico e epistemológico e da Psicologia e da Psicanálise.

8 TEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO, POR MEIO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, EM DIFERENTES CONTEXTOS DE VIVÊNCIA NO COTIDIANO DOS INDIVÍDUOS O estudo da análise comportamental aplicada a problemas emocionais e comportamentais do(s) indivíduo(s) em seus diferentes contextos de vivência (familiar, social, escolar e trabalho). Orientador: Profa. Dra. SUELI GALEGO DE CARVALHO Horário: Segundas Feiras à Tarde TEMA: PSICANÁLISE NA PRÁTICA CLÍNICA E SOCIAL Orientador: Profa. Dra. BERENICE CARPIGIANI A orientação é destinada a alunos que se propõem investigar temas relacionados à clinica psicanalítica de adolescentes e adultos (escola inglesa) e à interpretação de fenômenos relacionados à sociedade contemporânea nesta perspectiva teórica. TEMA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA Orientador: Prof. Dr. FABIANO FONSECA DA SILVA A Orientação Profissional e Aconselhamento de Carreira são temas contemporâneos e estão relacionados à maneira como as pessoas, das mais diversas idades, expressam na sua trajetória de vida, seus desejos, interesses, motivações com relação a projetos de estudo e trabalho. Utiliza-se como referencial teórico a Psicologia Social sócioconstrucionista, realizando articulações ainda com a Psicanálise e outras leituras teóricas em Psicologia Social. As possibilidades de pesquisa remente a trabalhos de levantamento bibliográfico e estudos bibliométricos, investigação de intervenções em escolas e organizações, utilização de instrumentos psicológicos na identificação de perfis profissionais.

9 TEMA: TRABALHO E IDENTIDADE Orientador: Prof. Dr. FABIANO FONSECA DA SILVA Este tema está relacionado à construção de trajetórias profissionais nas atividades laborais, e à construção da identidade psicossocial relacionada ao trabalho. A abordagem teórica predominante é a Psicologia Social sócio-construcionista, representações sociais e outras leituras na área da Psicologia Social, psicodinâmica do trabalho. As possibilidades de investigação referem-se a levantamento bibliográfico e estudos bibliométricos, descrição de atividades ocupacionais, investigação no campo de saúde do trabalhador, trabalho e pessoas com deficiência. TEMA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E GÊNERO Orientador: Prof. Dr. FABIANO FONSECA DA SILVA A construção dos papeis de gênero são determinantes nas trajetórias ocupacionais e educacionais, abrindo possibilidades de formação e atuação na carreira, assim como limitando o acesso a certas ocupações. A abordagem teórica predominante é a Psicologia Social sócioconstrucionista, representações sociais e outras leituras na área da Psicologia Social, psicodinâmica do trabalho. Algumas das possibilidade de área de pesquisa são: a determinação da identidade de gênero em diferentes grupos sociais, a construção de narrativas de homens e mulheres na educação e trabalho. TEMA: PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO FÍSICO Orientador: Prof. Dr. FABIANO FONSECA DA SILVA Este tema pretende estudar o esporte como fenômeno social e importante componente na identidade não só de atletas mas também entre amadores e mesmo não praticantes que participam das atividades como torcedores. A abordagem teórica predominante é a Psicologia Social sócio-construcionista, representações sociais e outras leituras na área da Psicologia Social. Este campo abre possibilidade de estudos em clubes, academias, junto a equipes esportivas ou mesmo investigações com torcedores, há ainda a possibilidade de estudo da carreira de atletas.

10 TEMA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA Orientador: Profa. Dra. SANTUZA FERNANDES SILVEIRA CAVALINI A Avaliação Psicológica é uma atividade básica e fundamental em qualquer campo de atuação do psicólogo, na medida em que pode favorecer a organização de intervenções que permitem o desenvolvimento do sujeito avaliado. A partir do referencial psicanalítico alguns estudos podem ser desenvolvidos como por exemplo: a análise qualitativa/ clínica de instrumentos de avaliação da inteligência; utilização das técnicas projetivas no diagnóstico clínico; investigação de fenômenos e processos psicológicos relevantes no contexto clínico; utilização dos testes psicológicos na identificação de perfis psicopatológicos. TEMA: SAÚDE Orientador: Profa. Dra. SANDRA RIBEIRO ALMEIDA LOPES Linhas de pesquisa na área de saúde: 1.Estudo dos aspectos subjetivos envolvidos no processo saúdedoença em diferentes contextos no campo da saúde individual e coletiva. Tem como proposta investigar os fatores emocionais relacionados ao surgimento e desenvolvimento da doença em seus diferentes estágios e momentos do ciclo vital. Investiga ainda a relação entre o processo de tratamento e o grau de adesão a eles, tanto no âmbito da saúde individual como coletiva. 2.Repercussões emocionais da doença no âmbito familiar: estresse e resiliência. Estuda o impacto do adoecer no contexto familiar; a necessidade de remanejamentos, de troca de papéis sociais e a capacidade de enfrentamento. 3.Saúde mental dos profissionais da área da saúde. Investiga a relação entre as condições de trabalho, as características pessoais e o estresse e a síndrome de burnout entre os profissionais da área da saúde. TEMA: PSICOLOGIA ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO Orientador: Prof. Dr. MARCOS VINÍCIUS DE ARAÚJO Esta linha tem como objetivo avaliar; a partir do conhecimento produzido pela psicologia, os processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas em educação, dada a sua importância para a análise crítica das dificuldades vivenciadas por alunos, familiares e professores na construção do direito de todos a uma educação de qualidade, explorando também as influências e impactos causados pelo processo de escolarização na constituição da subjetividade de educandos e educadores, a produção de conhecimento, participação familiar; processos de avaliação, dificuldades de aprendizagem, em especial às relativas ao Transtorno de Déficit de Atenção de Hiperatividade (TDAH), entre outros. Têm-se como objetivo considerar possibilidades de atuação do psicólogo escolar, a partir do estudo dos fenômenos relativos ao desempenho escolar e a importância de gestão democrática para a qualidade da educação. A orientação teórica partirá da perspectiva sócio histórica, com interface com a análise do comportamento.

11 TEMA: RESILÊNCIA, VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE SOCIAL Orientador: Profa. Dra. VANIA CONSELHEIRO SEQUEIRA O objetivo é estudar a resiliência (capacidade de superação de adversidades) em sujeitos expostos às situações de violência e/ou em situação de vulnerabilidade social, buscando compreender melhor o fenômeno da resiliência de forma a embasar ações de intervenção na área da saúde coletiva, como prevenção primária ou secundária. O foco do estudo é com populações dentro da área da psicologia jurídica e comunitária: jovens em conflitos com a lei; medida socioeducativa, medidas de proteção, prisões, penas alternativas, justiça restaurativa e conselhos tutelares. Numa perspectiva de defesa da cidadania e garantia de direitos e da cultura da paz. TEMA: INCLUSÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE FUNCIONAL Orientador: Prof. Dr. DANIEL SÁ RORIZ FONTELES Horário: Segundas Feiras à Tarde Orientação de pesquisas em temas referentes à escolarização de Pessoas com Deficiência e Transtornos do Espectro do Autismo, podendo abordar outros aspectos da vidas dessas pessoas. Há também o interesse no desenvolvimento de pesquisas sobre as políticas públicas desenvolvidas a fim de garantir a inclusão social dessas pessoas. TEMA: INVESTIGAÇÃO DE VARIÁVEIS ASSOCIADAS AO PROCESSO E/OU RESULTADOS DE PSICOTERAPIA: PACIENTE, TERAPEUTA E A RELAÇÃO TERAPEUTA-PACIENTE Os estudos de psicoterapias tem como finalidade compreender a dinâmica estabelecida entre terapeuta e paciente, a condução do processo e os resultados obtidos. Orientador: Profa. Dra. SÔNIA MARIA DA SILVA

12 TEMA: PSICOLOGIA COGNITIVA, PSICOLOGIA SOCIAL E NEUROCIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO PROCESSAMENTO EMOCIONAL Orientador: Prof. Dr. PAULO SÉRGIO BOGGIO Como nossas emoções são processadas e reguladas? Qual o papel do outro na regulação das minhas emoções? Como entendemos o estado afetivo do outro? Dor física e dor social são duas faces da mesma moeda? Por que algumas pessoas falham na compreensão do estado afetivo dos outros? Como se dá a relação entre funções cognitivas e comportamento no processamento das emoções? Questões como essas são perguntas clássicas da Psicologia com impacto direto tanto na vida cotidiana quanto no manejo clínico em psicoterapia. Mais recentemente, áreas como a Psicologia Cognitiva, Psicologia Social e Neurociências se aproximaram para responder de forma integrada questões como essas. O Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social tem conduzido diferentes estudos nessa área contando com diversas possibilidades de método: 1. Análise de comunicação não-verbal por meio de filmagem, registra-se o comportamento diante de exposição a diferentes estímulos e em seguida se analisa expressões faciais e outros comportamentos não-verbais. Recentemente mostramos a relação entre comunicação não-verbal e severidade da depressão; 2. Registro de atividade cerebral por meio de eletroencefalografia podemos registrar a atividade cerebral durante exposição ou realização de diferentes testes. Recentemente mostramos o efeito da amizade nos processos de decisão em situação de injustiça; em outro estudo, mostramos como se dá o processamento da linguagem e da música em autistas; 3. Modulação da atividade cerebral por meio de técnicas de estimulação cerebral não-invasiva podemos investigar relações causais entre estruturas, funções cognitivas e comportamentos. Avançamos o conhecimento sobre o papel do córtex pré-frontal na regulação emocional em situações de exposição a cenas de dor física e social; 4. Análise dos movimentos oculares por meio do registro dos movimentos dos olhos podemos investigar para onde as pessoas direcionam mais atenção e quais suas estratégias de rastreio de informações. Nosso laboratório já mostrou mudança de direcionamento do olhar para faces humanas em situações de rejeição social; tais dados tem impacto direto na compreensão da dinâmica dos relacionamentos interpessoais; 5. Medidas do sistema periférico por meio de medidas como frequência cardíaca, condutância de pele e dilatação pupilar podemos investigar as relações entre sistema nervoso periférico e emoções. Já mostramos como diâmetro pupilar pode ser um importante indexador de regulação emocional e supressão comportamental frente a situações estressoras. Independente da técnica utilizada, todos estudos possuem medidas de funções cognitivas, avaliações de comportamento e de respostas emocionais.

13 TEMA: PSICOLOGIA NO TRABALHO E NAS ORGANIZAÇÕES Orientador: Prof. Dr. CLEVERSON PEREIRA DE ALMEIDA Direcionada para Gestão do Trabalho e seus impactos sobre os que trabalham: 1. Contexto, Custo Humano e Qualidade de Vida no Trabalho; 2. Relações de Poder, Confiança e Cooperação no Trabalho; 3. Ética, Cidadania e Trabalho. Horário: À combinar com o Orientador TEMA: TRABALHO E SUBJETIVIDADE Orientador: Prof. Dr. JOSÉ ESTEVAM SALGUEIRO Objetiva o estudo das organizações e processos de gestão e suas implicações nas relações de trabalho e no desenvolvimento da subjetividade na contemporaneidade, com ênfase em práticas sociais e significados do trabalho e na discriminação e preconceito nas relações de trabalho. TEMA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO Orientador: Profa. Dra. SUSETE FIGUEIREDO BACCHERETI Os trabalhos a serem orientados terão como possibilidades as seguintes linhas de pesquisa: Psicologia e práticas educativas, Psicologia e formação de educadores, Psicologia e políticas públicas em educação, Educação e Intersubejtividade. Os estudos desenvolvidos poderão contemplar as principais temáticas: 1. Educação, Injustiça social, Humilhação, Preconceito e Violência: estudo desses fenômenos, que são presentes nos processos socializadores vigentes no contexto escola, com destaque para as estratégias de reconhecimento e enfrentamento. 2. Processos Históricos da Atuação do Psicólogo na Educação: estudos que possibilitem a ampliação de conhecimentos sobre a atuação do psicólogo na educação, estabelecendo constante análise crítica sobre as funções a ele atribuídas ao longo da história. 3. Queixa Escolares: inlfuencias e impactos causados pelo processo de escolarização na constituição da subjetividade de educandos e educadores, levando em conta políticas públicas, produção de conhecimento, medicalização da educação., participação familiar; processos de avaliação, entre outros; e considerando.

14 TEMA: AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E PSICOFISIOLÓGICA DA EMPATIA Orientador: Profa. Dra. ANA OSÓRIO Horário: Quartas Feiras à Tarde A empatia tem sido alvo de atenção científica de investigadores em diversos campos de estudo, como a educação, psicologia e as neurociências, ganhando especial relevância em certas condições em que as competências empáticas divergem largamente do desenvolvimento típico (DT), tais como o autismo ou a síndrome de Williams (SW). Enquanto as perturbações do espectro do autismo se caracterizam por um aparente défice de empatia, os indivíduos com SW um distúrbio genético raro são conhecidos por serem extremamente empáticos e preocupados com as emoções dos outros. Estas concepções bastante difundidas ainda que pouco questionadas acerca da SW têm vindo a influenciar políticas de avaliação e intervenção envolvendo desde os cuidados com os pacientes, orientação aos pais e educadores e a divulgação de informações acerca desta síndrome. No entanto, até a data nenhum estudo sistemático foi conduzido para esclarecer se a empatia é, efetivamente, uma competência preservada ou até exacerbada na SW. Paralelamente, os correlatos psicofisiológicos da empatia nesta síndrome, e quão semelhantes/ distintos serão do DT permanecem também temas pouco conhecidos. No sentido de contribuir para um maior conhecimento nesta área, a presente linha de pesquisa irá adotar as seguintes abordagens metodológicas: - Avaliação Comportamental das Competências Empáticas; -Avaliação Cognitiva (capacidade cognitiva global e funcionamento executivo); - Avaliação da reatividade psicofisiológica (atividade cardíaca, atividade electrodérmica e dilatação pupilar); Todas as metodologias serão implementadas junto de 2 grupos distintos: participantes com síndrome de Williams e participantes com desenvolvimento típico.

15 Professor Tema Disponibilidade Alessandra Gotuzo Seabra Beatriz Regina Pereira Saeta Cristiane Silvestre de Paula Avaliação de funções executivas em crianças préescolares Inclusão escolar ; inclusão e formação / orientação de professores ; pessoas com deficiência e ensino superior: formação profissional / mercado de trabalho. Outros temas relacionados a deficiência - sujeito a análise (1) Transtorno do Espectro do Autismo (2) Uso de serviços de saúde para crianças e adolescentes com problemas de saúde mental, incluindo autismo 5ª feira (10h40 12h10) 5º feira (10h40 12h10) 5ª feira (10h40 12h10) Decio Brunoni Transtornos do Espectro do Autismo 5º feira (16h10 17h40) Elizeu Coutinho de Macedo José Salomão Schwartzman Luiz Renato Rodrigues Carreiro Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Maria Eloisa Famá D'Antino Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia Transtornos do Espectro do Autismo 3ª feira (10h40 12h10) 5º feira (16h10 17h40) Avaliação neuropsicológica e TDAH 3ª feira (10h40 12h10) Avaliação e intervenção comportamental de crianças com transtornos do desenvolvimento Transtornos do Espectro do Autismo 5º feira (10h40 12h10) 5º feira (16h10 17h40)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático:Psicologia e Saúde Coletiva Disciplina:Psicologia Escolar I Professor(es): Marcos Vinícius de Araújo

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS PAPÉIS E COMPETÊNCIAS O SERVIÇO PSICOSSOCIAL NO CREAS... O atendimento psicossocial no serviço é efetuar e garantir o atendimento especializado (brasil,2006). Os profissionais envolvidos no atendimento

Leia mais

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA Curso de Psicologia 1º período DISCIPLINA: ELEMENTOS DE ANATOMIA B108478 EMENTA: - Estudo de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, destacando as funções pertinentes a cada estrutura. DISCIPLINA:

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento.

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento. ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS ESTÁGIOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (3 período) Contextualização dos campos tradicionais e emergentes de atuação da psicologia.o aluno fará pesquisa bibliográfica e/ou de campo para

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola.

Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola. Prof. Dr. Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC Centro de Educação - CED Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola. Ementa: Legitimidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 História e Bases Epistemológicas da Psicologia Sociologia I Antropologia Leitura e Produção Textual Metodologia do Trabalho Cientifico TOTAL: 400 horas Filosofia

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Instituição Certificadora: FALC Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001/ 2007 Carga Horária: 600h (sendo 150h para estágio)

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1)

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Curso Lideres 2004 Salvador Bahia Brasil 29 de novembro a 10 de dezembro de 2004. PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Capítulo 1: Antecedentes e considerações gerais Considerando-se

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso CURSO: PSICOLOGIA Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA Atualmente os ambientes educacionais não estão mais localizados somente nas Escolas e/ou Instituições de ensino. Muitas organizações,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA MORFOFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO HUMANO Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. HISTÓRIA E SISTEMAS

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

06/10/2015. A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter

06/10/2015. A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter 1 A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter 2 David Bomfin É Pedagogo Empresarial, Mestre em Pedagogia do Treinamento e Doutor em Aprendizagem Organizacional.

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia EMENTA: Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002 Resolução CNE

Leia mais

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL Bomfin & Hastenreiter A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter Rua dos Goitacazes, 375, sala 1004, Belo Horizonte, MG, Centro.

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Leitura e Produção de Textos Informática Instrumental Introdução à Sociologia Anatomofisologia 1 Psicologia: Ciência e Profissão Fundamentos Históricos

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação. Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP

Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação. Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP Complexidade do assunto e multiplicidade de interpretações que o tema encerra. Ações mais assemelhadas à indisciplina

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento de Pessoas proporciona ao participante o conhecimento sobre liderança, motivação

Leia mais

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional.

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. JUSTIFICATIVA Esporte Educacional & Projetos Sociais Esporte como meio de inclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051 EDITAL N.º 149/2005 Publica o sorteio dos ítens das ementas disciplinas

Leia mais

Atuação do psicólogo na Assistência Social. Iolete Ribeiro da Silva Conselho Federal de Psicologia

Atuação do psicólogo na Assistência Social. Iolete Ribeiro da Silva Conselho Federal de Psicologia Atuação do psicólogo na Assistência Social Iolete Ribeiro da Silva Conselho Federal de Psicologia Concepção de Assistência Social Assistência social direito social e dever estatal Marco legal: Constituição

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ bruno_asd90@hotmail.com Luciane Alves Lopes² lucianesevla.l@gmail.com ¹ ²Acadêmico(a) do

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: Início: 10/03/2014 Término: 30/05/2014 INFORMAÇÔES GERAIS: 1) Todo participante do congresso poderá inscrever trabalhos. 2) O link para inscrições de trabalhos

Leia mais

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno A crise de representação e o espaço da mídia na política RESENHA Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno Rogéria Martins Socióloga e Professora do Departamento de Educação/UESC

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA RELAÇÃO DE LINHAS DE, S E PARA METODOLOGIAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Constituição histórica das metodologias do ensino e as diferentes concepções de ensino

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação TEMA: CREAS: SERVIÇOS OFERTADOS, INTERSETORIALIDADE,

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações PSICOLOGIA APLICADA A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações Os níveis de intervenção vão desde

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais.

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS DE ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS DE ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS DE ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS

Leia mais

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Desastre: interrupção grave do funcionamento normal de uma comunidade que supera sua capacidade de resposta e recuperação. Principais causas de

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia Estrutura Curricular do Curso de Psicologia 1º Período Bases Culturais da Psicologia - Bases Sociais da Psicologia - Leitura e Produção de Texto - 57 Fundamentos da Anatomia Humana - História da Psicologia

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Gabriela Calazans FCMSCSP, FMUSP II Seminário Nacional sobre Vacinas e novas Tecnologias de Prevenção

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde

O Currículo das Séries Iniciais e a Educação para a Saúde Nas séries iniciais do ensino fundamental, o currículo enfatiza a assimilação de conceitos e busca desenvolver as estruturas cognitivas. Ele procura fornecer aos alunos condições necessárias para aprendizagens

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB

PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB Autoria: Antonio Pereira Cardoso da Silva Filho Universidade

Leia mais

Serviço Social. DISCURSIVA Residência Saúde 2012 C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL

Serviço Social. DISCURSIVA Residência Saúde 2012 C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A Serviço Social DISCURSIVA Residência Saúde 2012 ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação do gabarito - Prova Objetiva (PO) 31/10/2011

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A família e a sua capacidade de enfrentar desafios. Profª Dra. Rosa Maria S. de Macedo romacedo@pucsp.com.br

A família e a sua capacidade de enfrentar desafios. Profª Dra. Rosa Maria S. de Macedo romacedo@pucsp.com.br A família e a sua capacidade de enfrentar desafios Profª Dra. Rosa Maria S. de Macedo romacedo@pucsp.com.br Definições de família segundo Aurélio Pessoas aparentadas, que vivem em geral na mesma casa,

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

AÇÕES DE EXTENSÃO E CUTURA 2010 UNIDADE: FOP ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO REPRESENTANTE: CLEIDE RODRIGUES

AÇÕES DE EXTENSÃO E CUTURA 2010 UNIDADE: FOP ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO REPRESENTANTE: CLEIDE RODRIGUES AÇÕES DE EXTENSÃO E CUTURA 2010 UNIDADE: FOP ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO REPRESENTANTE: CLEIDE RODRIGUES PROJETO SALA DE ESPERA Equipe de trabalho: SERVIÇO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA FOP Cleide Rodrigues e

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Segurança

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Avaliação Psicossocial: conceitos

Avaliação Psicossocial: conceitos Avaliação Psicossocial: conceitos Vera Lucia Zaher Pesquisadora do LIM 01 da FMUSP Programa de pós-graduação de Bioética do Centro Universitário São Camilo Diretora da Associação Paulista de Medicina do

Leia mais

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª)

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS MÓDULO I: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) 04/07 das 8 às 16h (sábado). Bibliografia

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO: ATENDIMENTO A HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA FAMILIAR 1. Dados de Identificação do Curso 1.1 Título do Curso Atendimento a homens autores de violência familiar. 2. Objetivo Geral No contexto latino-americano,

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais

Orientação para Aposentadoria. Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga

Orientação para Aposentadoria. Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga Orientação para Aposentadoria Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga Orientação para aposentadoria Entendendo a saúde na definição da Organização Mundial da Saúde:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL Abrigo Casa lar Casa de passagem Beatriz Guimarães Bernardeth Gondim Cláudia Souza A PNAS Situando o acolhimento institucional e familiar Proteção Básica Proteção Especial

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais