GESTÃO DA CONFIABILIDADE: DO DISCURSO À PRÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DA CONFIABILIDADE: DO DISCURSO À PRÁTICA"

Transcrição

1 GESTÃO DA CONFIABILIDADE: DO DISCURSO À PRÁTICA Página 1 de 10 Guilherme Luiz de Carvalho Klingelfus (1) Carlos Alberto Gurski (2) RESUMO: O desafio por confiabilidade é uma constante para as empresas em um ambiente cada vez mais competitivo, no qual os Clientes estão cada vez menos tolerantes aos problemas de fornecimento e os acionistas cada vez mais ávidos por produtividade. Gerentes de produção e de manutenção têm se desdobrado na busca de novos limites para o desempenho de suas plantas. Desde há muito as ferramentas de confiabilidade vem sendo desenvolvidas e o pessoal das nossas empresas vem sendo treinado. São métodos matemáticos, ferramentas de análise de sistemas e conhecimentos sobre confiabilidade humana, entre outros, no entanto, os resultados práticos nem sempre correspondem a todo este arsenal empregado. Este trabalho se propõe a discutir as razões da distância entre o discurso e prática na aplicação das ferramentas de confiabilidade, apresentando uma visão sistêmica e de gestão dos processos de manutenção, que permita construir um caminho para a introdução e a consolidação da confiabilidade nas empresas. INTRODUÇÃO: As empresas já perceberam os benefícios que podem ser obtidos com o aumento da confiabilidade e disponibilidade de suas plantas, tais como: aumento da produtividade; redução dos custos de manutenção e operação; aumento da segurança das plantas; e melhoria geral da ambiência e das condições de trabalho. Deste modo, a maioria das empresas já identificou as ferramentas de sua preferência e vem adotando um programa de treinamento e implementação. No entanto, apesar deste esforço que vem sendo feito, nem sempre os resultados obtidos justificam os gastos financeiros e humanos realizados. Neste trabalho, discutimos os aspectos de gestão subjacentes ao processo de implantação de uma cultura de confiabilidade e discutimos porque tantos programas falham neste processo, ou os resultados obtidos estão muito aquém do esperado. O trabalho analisa o conceito de cultura de confiabilidade, a evolução dos modelos de confiabilidade e a importância dos modelos de gestão para a implantação de programas de confiabilidade. Finalmente, será analisado um exemplo relacionado à utilização do modelo de gestão para a implantação de ferramentas de confiabilidade. (1) Guilherme Luiz de Carvalho Klingelfus, Gerente de Manutenção Industrial, Petrobras Refinaria Presidente Getúlio Vargas-PR, Engenheiro Mecânico pela UFPR, Mestre em Confiabilidade pela Universidade de Birmingham UK. (2) Carlos Alberto Gurski, Coordenador de Turno, Petrobras - Refinaria Presidente Getúlio Vargas-PR, Técnico de Eletrônica pelo CEFET-PR e Instrumentação pelo SENAI-SP, e Especialista em Gerência de Manutenção pela UTFPR.

2 1. Busca da Confiabilidade A melhor relação custo benefício para o investimento em confiabilidade ocorre na fase de projeto, onde a simples mudança no posicionamento de um equipamento ou a especificação de um determinado componente pode evitar que muitos problemas sejam gerados e levados para a fase de construção ou operação. No entanto, nós que operamos e mantemos plantas industriais sabemos que nem todos os problemas podem ser identificados na fase de projeto, ou eliminados nas fases de construção e montagem, ou ainda porque as exigências de mercado fazem com que busquemos novos limites operacionais para nossos equipamentos, o que acaba por disparar mecanismos de falha desconhecidos. A busca da confiabilidade leva ao círculo virtuoso de melhoria, no qual a redução do número de defeitos, pela análise e identificação da causa raiz dos problemas dos equipamentos, leva a redução dos custos de manutenção, a um aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos. A confiabilidade leva também a um aumento da segurança, a uma redução dos riscos ambientais das plantas industriais e contribui decisivamente para um ambiente positivo e de moral elevada das equipes. A maioria das empresas já percebeu este impacto potencial positivo que a melhoria na confiabilidade pode produzir e iniciou seu caminho na direção da implantação de um programa de confiabilidade, ou de maneira mais generalizada, um programa para redução do número de defeitos em seus equipamentos. Neste caminho para implementar um programa de confiabilidade as empresas geralmente adotam as seguintes iniciativas: Partem para identificar seus problemas crônicos, ou os defeitos que mais impactam sua linha de produção; Criam grupos de trabalho para atacar os problemas crônicos conhecidos; Buscam ferramentas de confiabilidade para identificar e eliminar a causa raiz dos problemas crônicos. Esta estratégia segue um caminho lógico, mas geralmente acaba por produzir os seguintes resultados: A melhoria na confiabilidade está muito aquém das expectativas; Muitos projetos são gerados, mas poucos são concluídos; Muitos treinamentos são realizados, mas não entram no sangue da organização;

3 No final o programa termina por ser abandonado, ou segue moribundo, sem que sejam obtidos os benefícios pretendidos ou é colocado de lado quando algo mais urgente demanda a atenção de técnicos e gerentes. Algumas empresas fazem este processo em ciclos, nos quais os programas de confiabilidade entram e saem da ordem do dia, gerando desconfiança e pouco envolvimento das equipes. Em síntese, os programas de confiabilidade não passam do discurso à prática. 2. Porque os Programas de Confiabilidade Não Passam do discurso à prática? A maioria dos programas está focada nas falhas e nas ferramentas de confiabilidade, enquanto a sua verdadeira essência está no comportamento de como as falhas são geradas e tratadas pela organização. Deste modo, os fracos resultados dos programas de confiabilidade decorrem do baixo entendimento que as empresas possuem da sua real natureza, e dos fatores subjacentes ao processo de implantação de uma cultura de confiabilidade. A implantação de um programa de confiabilidade exige a aplicação de um conjunto de ferramentas e métodos para identificação e tratamento pró-ativo de defeitos potenciais, técnicos e humanos, que possam afetar a disponibilidade dos ativos ao longo do tempo. No entanto, como identificado por S. J. Thomas [1], a simples aplicação de ferramentas( hard skills ) de confiabilidade não garante o comprometimento da organização com estes objetivos, sendo necessário um ambiente corporativo adequado ( soft skills e cultura organizacional), que permita obter a devida prioridade e foco de todas as áreas envolvidas para que a confiabilidade se torne um valor, que se traduza em comportamentos e decisões que levem aos resultados pretendidos. A mudança de cultura de uma organização não é um processo espontâneo e exige grande empenho e dedicação da liderança da organização, e consome tempo para que os resultados possam ser obtidos. Este esforço da liderança também precisa ser orientado e estar suportando por um modelo de gestão para que possa ser efetivo e produtivo. Portanto, a maioria das empresas falha ao implantar um programa de confiabilidade porquê: Considera que um programa de confiabilidade é um conjunto de ferramentas a ser implementado; Não entende que a confiabilidade é uma filosofia de trabalho que precisa estar solidamente suportada por uma cultura pró-ativa de confiabilidade; Não percebe a necessidade de um modelo de gestão para fazer a transição de uma cultura reativa para uma cultura pró-ativa de confiabilidade, que possa envolver toda a organização e sustentar os programas ao longo do tempo.

4 Assim sendo, a implantação bem sucedida de um programa de confiabilidade exige a integração entre Sistema Técnico, Sistema Cultural e Sistema de Gestão, conforme figura abaixo. Figura I: Integração entre Sistemas Técnico, Cultural e de Gestão para Confiabilidade 3. Cultura de Confiabilidade Primeiramente, é preciso definir o que é cultura organizacional. Para muitos autores cultura pode ser definida como o conjunto de valores e comportamentos que orientam as decisões da organização para a solução dos seus problemas [3]. Do mesmo modo, uma cultura de confiabilidade pode ser definida como o conjunto de comportamentos e valores que são utilizados pela organização para a tomada de decisões relacionadas à disponibilidade dos ativos, custos de manutenção e segurança da planta. As organizações buscam caminhar na direção de uma cultura que resulte em uma maior disponibilidade dos ativos, menores custos de manutenção e maior segurança da planta como um todo, como também estudado por Migueles, Lafraia e Souza [5]. Como vimos anteriormente, para alcançar estes objetivos não basta à aplicação de ferramentas de confiabilidade, sendo necessário atuar na mudança de uma cultura reativa existente para uma cultura pró-ativa de confiabilidade, ver figura II a seguir.

5 Cultura - Reativa Cultura - Pró-ativa Foco Na falha / Corretiva Visão Ser muito eficiente e rápido no retorno do equipamento à operação Sonho Reduzir o backlog dos problemas pendentes diminuir o número de corretivas para finalmente se organizar Expectativa diária Correr atrás das corretivas pendentes que foram negociadas com as áreas de produção. Tratar com rapidez os novos problemas que vão aparecer. Pessoas cansaço, estresse e insatisfação da equipe. Foco Confiabilidade/ Preventiva Visão Aumentar a confiabilidade e produtividade da empresa através de uma manutenção mais eficiente e efetiva Sonho Consolidar o processo de melhoria continua da confiabilidade, ser antecipativo e pró-ativo em relação às potenciais falhas. Expectativa diária Cumprir o planejamento programado, identificar a causa raiz dos problemas, planejar o futuro, revisar processos, analisar os indicadores de confiabilidade e desempenho Pessoas Inovação, autoconfiança, ambiência positiva. Figura II: Transição de uma cultura reativa para pró-ativa de confiabilidade O entendimento de que a implantação de um programa de confiabilidade passa por um processo de mudança de cultura que deve envolver toda a organização, vertical e horizontalmente, desenvolvendo novas atitudes e comportamentos que resultem em decisões diferentes, que levem a resultados diferentes no longo prazo, é um dos principais pilares para a construção de um programa duradouro e bem sucedido de confiabilidade em qualquer organização, Figura III: Evolução Confiabilidade X Cultura Organizacional

6 4. Confiabilidade do discurso à prática Uma vez que a alta administração perceba os ganhos potenciais na implantação de um programa de confiabilidade e compreenda as razões que levam a maioria dos programas a falhar, surge a seguinte questão: Como fazer a transição para uma nova cultura organizacional? A resposta a esta questão está no desenvolvimento de um modelo de gestão que ajude a fazer a transição de uma cultura reativa para uma cultura pró-ativa de confiabilidade, que possa envolver toda a organização e sustentar os programas ao longo do tempo. Cada organização deve desenvolver seu próprio modelo de gestão para fazer esta transição, no entanto, alguns elementos devem fazer parte de qualquer modelo que seja criado, pois vão permitir atuar de modo sistêmico nos elementos da cultura (valores, comportamentos, relacionamentos) e nos processos de trabalho, fazendo com que as ferramentas de confiabilidade possam ser solidamente inseridas na cultura da organização e que, de outro modo, a cultura possa suportar a implementação destas ferramentas. A figura a seguir busca mostrar estes elementos e seus inter-relacionamentos. Figura IV: Modelo de Gestão para Confiabilidade Da figura acima, pode-se dizer que quanto mais profundo se mergulha no modelo mais potente e sustentável são os resultados, ou seja, a aplicação de ferramentas de confiabilidade pode trazer benefícios à organização, mas o verdadeiro potencial para levar a empresa a um novo patamar de confiabilidade está na mudança cultural. Um modelo de gestão adequado pode criar condições para que esta transformação ocorra.

7 A dificuldade em fazer com que os programas de confiabilidade decolem na prática, pode estar associada ao baixo entendimento e implementação destes elementos de gestão, como também destacado por S. J. Thomas [1] e D. Merchant, C. Cureton, T. Godwin e H. McGaughey [2], como por exemplo: A Liderança da organização não se compromete com o programa de confiabilidade, e não estabelece uma visão estratégica que de direção ao processo e que oriente toda a organização. Também não entende a confiabilidade como uma iniciativa estratégica e nem desdobra esta para os demais níveis da organização. A organização sofre com a falta de foco e de patrocínio; A comunicação dos objetivos do programa, bem como os conceitos e ferramentas da confiabilidade ficam restritos a pequenos grupos de conhecimento. Também não são considerados os grupos de relacionamento de liderança e de comunicação informal que podem gerar grande resistência aos programas. Um dos principais papéis da liderança é comunicar continuamente a visão, criando um entendimento comum da nova visão; A organização não envolve a sua força de trabalho como um todo, não desenvolve as suas competências, deixando o processo nas mãos de alguns especialistas ou abnegados, que não conseguem movimentar a organização como um todo. Tentar mudar a organização a partir de pequenos grupos isolados é como andar na contramão em uma estrada, certamente acabará gerando altos custos para os envolvidos; As ferramentas de confiabilidade são implementadas de forma isolada e não existe um processo de trabalho para suportar a sua implementação ao longo do tempo. São os processos de trabalho que criam condições para alinhar os valores à visão da organização. Também não são estabelecidos ritos e cerimoniais para consagrar e reforçar os novos valores e hábitos desejados; Não existe uma estrutura organizacional para suportar a implantação das novas ferramentas. Neste caso, as responsabilidades pelas novas atividades ficam difusas na organização e acabam por perder força ao longo do tempo; A empresa não investe em tecnologias que possam suportar os processos de confiabilidade, como por exemplo: sistemas de informação para suporte a decisão, ou equipamentos para diagnóstico de falhas, entre muitas outras. Por outro lado, acreditam que sistemas e softwares sofisticados podem fazer todo o trabalho de mudança, e acabam por descobrir que estes recursos nunca chegam a ser utilizados plenamente; Os sistemas de reconhecimento e recompensas não estão alinhados com a visão dos programas de confiabilidade e acabam por reforçar valores contrários aos objetivos dos programas. Pessoas que estão planejando, sistematizando e organizando processos, muitas vezes, não recebem o nível de atenção que merecem;

8 A organização não desenvolve um sistema de aprendizado que estabeleça indicadores e metas, e analise criticamente os resultados do programa e implemente as melhorias necessárias à sua continuidade. 5. Exemplo Prático da Utilização do Modelo de Gestão Suponha que a organização deseje implementar uma ferramenta para identificar e eliminar problemas crônicos em seus equipamentos, pela identificação e eliminação da causa básica. Na abordagem tradicional o programa seria implantado por um treinamento, seguido da aplicação aos problemas crônicos que estariam afetando sua confiabilidade. Na implantação considerando a aplicação do modelo de gestão: A implantação da ferramenta de análise e identificação dos problemas crônicos faz parte de um programa mais amplo de implantação da confiabilidade na organização, determinado pela administração e alinhado ao seu planejamento estratégico; A liderança estabelece objetivos específicos para o programa, com metas de problemas a serem tratados para a melhoria da disponibilidade da planta, com indicadores que serão acompanhados periodicamente; Um processo de trabalho formal de identificação e priorização dos problemas crônicos, com a definição de responsabilidades pelo processo é estabelecido e negociado com a participação de todas as áreas da organização envolvidas com a solução destes problemas; A liderança da organização participa ativamente e assume papel determinante no processo estabelecido, inclusive criando momentos públicos para reforçar seu comprometimento com o processo;; As áreas de manutenção, produção e engenharia são reorganizadas para a disponibilização de recursos que possam desenvolver e implementar as soluções identificadas; Um amplo processo de comunicação é desenvolvido para que todos na organização entendam seus objetivos e possam colaborar; Um amplo treinamento e realizado para desenvolvimento de habilidades específicas por toda a organização; Um sistema de informação para registro dos problemas crônicos e das análises realizadas, bem como para controle das ações determinadas é desenvolvido. Softwares para auxilio a análise e investigação são disponibilizados; Os processos de reconhecimento e recompensa da organização, são reestruturados para estimular as pessoas a se envolverem com estas atividades e com os resultados esperados;

9 Eventos periódicos são realizados para a apresentação dos trabalhos técnicos desenvolvidos, e para a premiação e reconhecimento público pelos resultados gerados. Este exemplo é meramente ilustrativo e não se refere a nenhuma organização em específico. No entanto, fica evidente que este processo exigirá mais tempo e dedicação que na abordagem convencional, o que certamente será recompensado por uma mudança cultural voltada para a eliminação de falhas, em lugar de simplesmente seu tratamento imediato pelas equipes de manutenção e operação. Os ganhos conseqüentes serão um aumento da disponibilidade da planta, uma redução dos custos de manutenção e um aumento da produtividade, além de uma equipe mais motivada e satisfeita com os resultados de seu trabalho. 6. Conclusões: Os processos tradicionais para implantação de programas de confiabilidade estão focados na adoção de ferramentas de confiabilidade, adquiridas externamente ou desenvolvidas na própria organização, e treinamento de seu pessoal para utilização, tais como: manutenção preventiva e preditiva; técnicas de planejamento e programação; manutenção centrada em confiabilidade (MCC), técnicas de árvore de falhas e FMEA; TPM; simulação; entre outras. No entanto, apesar deste grande esforço, na prática, os resultados são muitas vezes frustrantes, ficando muito aquém das expectativas, o que acaba por desestimular as equipes envolvidas, que não conseguem sustentar os programas ao longo do tempo. A maioria das empresas falha ao implantar um programa de confiabilidade porque: Considera que um programa de confiabilidade é um conjunto de ferramentas a ser implementado; Não entende que a confiabilidade é uma filosofia de trabalho que precisa estar solidamente suportada por uma cultura pró-ativa de confiabilidade; Não percebe a necessidade de um modelo de gestão para fazer a transição de uma cultura reativa para uma cultura pró-ativa de confiabilidade, que possa envolver toda a organização e sustentar os programas ao longo do tempo. A mudança para uma cultura pró-ativa de confiabilidade exige a adoção de modelos de gestão que possuam elementos balanceados para atuarem nos elementos da cultura, ao mesmo tempo em que estruturam e dão suporte às novas ferramentas em implantação.

10 Referências Bibliográficas: [1] Thomas, S. J., Improving Maintenance & Reliability Through Cultural Change, 1a. edição, Industrial Press, Nova York, [2] Merchant, D. Cureton, C, Godwin, T, McGaughey, H, Building a Passion for Reliability, Case Study, Michelin Spartanburg, South Carolina, USA, [3] Gulati, R., Creating and Sustaining Reliability Culture, Reliability & Maintenance Conference & Exhibition, Houston, USA, [4] McPhail, L., Candella, T., Salario, M., A Case Study in Effectively Implementing Corporate Change, Reliability & Maintenance Conference & Exhibition, Houston, USA, [5] Migueles, C., Lafraia, J., Souza, G., Criando o Hábito da Excelência, Qualitymark, 2006.

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)?

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? 1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? Conceitualmente, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O relatório anual é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa?

www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa? www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa? Como melhorar a gestão da sua empresa? Melhorar a gestão significa aumentar a capacidade das empresas de solucionar problemas. Acreditamos que, para

Leia mais

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio.

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio. Gestão Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE AULA N.3 Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Qualidade de Software Profa. : Kátia Lopes Silva 1 QUALIDADE DE SOFTWARE Objetivos: Introduzir os três modelos para implementar

Leia mais

PÁGINA 4 ITIL V.2 & ITIL V.3

PÁGINA 4 ITIL V.2 & ITIL V.3 PÁGINA 4 ITIL V.2 & ITIL V.3 Gerência de Níveis de Serviço Manter e aprimorar a qualidade dos serviços de TI Revisar continuamente os custos e os resultados dos serviços para garantir a sua adequação Processo

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e Demanda NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Paulo Viola paulo.viola@neogrid.com Introdução Tema: Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento

Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento De Luís Cláudio S. Pinho As organizações buscam continuamente gerar valor para maximizar a riqueza no longo prazo e, conseqüentemente,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Executive Business Process Management

Executive Business Process Management Executive Business Process Management Executive Business Consulting 1 Executive Business Process Management (EBPM) O aumento da competitividade das organizações passa pela melhoria dos processos, principalmente

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços Consultoria de resultados MOTIVAÇÃO EM GERAR Somos uma consultoria de resultados! Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Controle ou Acompanhamento Estratégico

Controle ou Acompanhamento Estratégico 1 Universidade Paulista UNIP ICSC Instituto de Ciências Sociais e Comunicação Cursos de Administração Apostila 9 Controle ou Acompanhamento Estratégico A implementação bem sucedida da estratégia requer

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio. Macaé. 08 de setembro de 2015. Marcos Santos. www.foccus.adm.br

Gerenciamento de Processos de Negócio. Macaé. 08 de setembro de 2015. Marcos Santos. www.foccus.adm.br Gerenciamento de Processos de Negócio 08 de setembro de 2015 Marcos Santos www.foccus.adm.br Macaé @santos_marcos adm.santos.marcos@gmail.com marcos..santos 22/99922-8672 A ABPMP (Association of Business

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

MBA: Master in Project Management

MBA: Master in Project Management Desde 1968 MBA: Master in Project Management Projetos e Tecnologia da Informação FMU Professor: Marcos A.Cabral Projetos e Tecnologia da Informação Professor Marcos A. Cabral 2 Conceito É um conjunto de

Leia mais

Liderança. www.propeople-brasil.com.br

Liderança. www.propeople-brasil.com.br P Liderança para Chefias ara que as organizações subsistam no contexto atual é necessário que possuam colaboradores motivados, pró-ativos, dinâmicos, capazes de trabalhar em equipe e com elevado grau de

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. SGI-AMAZUL... 3 4. SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE... 3 5. QUALIDADE... 4 6. DOCUMENTAÇÃO... 5 6. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 6 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA...

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA 2013 15 anos CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA Ministrante: Sidnei Lopes Dias Realização: Gênesis Assessoria Empresarial CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 1621131 - Produzido em Abril/2011 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um modelo de mudança cultural e comportamental, através de uma liderança persistente

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS Entendendo o cenário atual As organizações continuam com os mesmos objetivos básicos: Prosperar em seus mercados de atuação

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Gestão de Mudanças Desculpas para não fazer mudanças

Gestão de Mudanças Desculpas para não fazer mudanças Desculpas para não fazer mudanças Já tentamos isso antes É muito caro Não é minha função Não temos tempo Não há apoio suficiente Você está certo, mas... Vamos ser realistas Não temos autoridade Não está

Leia mais

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Press Release Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Reversão da tendência em pedidos recebidos se estabiliza: volume de pedidos aumenta em 7% no ano fiscal de 2013/14 Vendas consolidadas e lucro

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

% APLICAÇÃO HH POR TIPO DE MANUTENÇÃO BRASIL (fonte: Abraman- Documento Nacional) ANO

% APLICAÇÃO HH POR TIPO DE MANUTENÇÃO BRASIL (fonte: Abraman- Documento Nacional) ANO More 1 INTRODUÇÃO Em artigo disponibilizado pela IMPO em 2007, intitulado Demand for World- Class Maintenance Will Increase as U.S. Automakers Pursue Japanese Standards, há um trecho que afirma:...o relatório

Leia mais

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula III - 25/08/2011

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula III - 25/08/2011 Disciplina: Administração de Departamento de TI Professor: Aldo Rocha Aula III - 25/08/2011 ITIL 1.A Central de Serviços; 1.1 Necessidade da Central de Serviços; 1.2 Dilema do Suporte; 1.3 Evolução do

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio Quem somos A empresa Jogos Comportamentais foi fundada em 2009 para auxiliar organizações empresariais a dinamizar, inovar e otimizar seus processos de recrutamento/seleção e treinamentos comportamentais

Leia mais

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno Os desafios para a inovação no Brasil Maximiliano Selistre Carlomagno Sobre a Pesquisa A pesquisa foi realizada em parceria pelo IEL/RS e empresa Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação durante

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais