Trabalho pratico de Sistemas Operativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalho pratico de Sistemas Operativos"

Transcrição

1 Instituto Politécnico Superior Metropolitano de Angola Trabalho pratico de Sistemas Operativos Docente: Macamba Pedro Discente: Inocêncio Osvaldo Ângelo Turma: LCC2N Luanda Angola 2012

2 Índice Introdução... 3 Instalação do software VirtualBox Criação de uma Maquina Virtual... 6 Definir nome e a localização da máquina virtual... 6 Definir a memória... 7 Criação de um HD Virtual... 7 Definir a localização e o tamanho do HD Virtual... 8 Conclusão da criação do HD Virtual... 8 Conclusão da criação da VM VirtualBox... 9 Instalação de SO numa VM... 9 Utilização de periféricos USB... 11

3 Introdução Quase tudo pode ser simulado via software. É possível até mesmo simular um computador de arquitectura diferente, para que os softwares escritos parem, ele rodem da mesma forma que rodam dentro do seu sistema nativo. Um dos exemplos mais conhecidos são os emuladores de vídeo games antigos, que permitem rodar jogos de Atari, Nintendo 8 bits, Mega-Drive, Super-Nes, Playstation e outros. Assim como é possível emular um vídeo game para rodar os jogos escritos para ele, é possível simular um PC completo e rodar outros sistemas operacionais, dentro de uma janela. Isso permite que você rode o Windows dentro do Linux ou vice-versa. Esse PC "de mentira" é chamado de máquina virtual. Uma máquina virtual é um ambiente emulado ou virtualizado onde você pode rodar um sistema operacional 1 inteiro dentro de uma janela. Pode rodar Windows dentro de Linux, Linux dentro de Windows, ou várias versões de um sistema dentro dele mesmo ou de outro. O sistema principal neste caso passa a ser chamado de host (hospedeiro) e o outro sistema operacional que está rodando dentro da máquina virtual é chamado de "guest" (convidado). Ele acha que tem um PC completo para si, enquanto na verdade está rodando dentro de uma "matrix", na máquina virtual. Quando você baixa um programa suspeito ou de fontes desconhecidas é uma boa ideia rodá-lo numa máquina virtual. Além disso é excelente para testar novos sistemas sem precisar instalá-los no HD, como novas distros Linux ou versões betas do Windows. Ainda serve para rodar softwares que não rodam na versão actual do seu sistema, mas rodavam numa versão antiga: é só instalar a versão antiga numa máquina virtual e colocar o programa para funcionar nela. Tudo o que ocorre dentro da máquina virtual fica dentro dela, sem afectar seus arquivos reais. A maioria dos computadores modernos são suficientemente poderosos para rodar sistemas operacionais inteiros dentro de seu sistema operacional principal, o que significa que as máquinas virtuais são mais comuns hoje do que nunca. Aqui está um olhar para os cinco mais populares aplicativos de máquina virtual (Virtual PC, VMwere, Parallels, QEMU e o VirtualBox). Destas cincos maquinas virtuais que acabei de exemplifica vou demonstrar no meu trabalho como instalar o VirtualBox, como instalar um SO 2 dentro dela e a configuração de alguns componentes de uma forma ilustrativa. 1 Um sistema operativo ou também designado pela abreviatura SO consiste basicamente em uma ou várias aplicações que servem de interface entre o computador e o utilizador. 2 Sistema Operativo.

4 Instalação do software VirtualBox. Para instalar o software do virtualbox basta dares duplo click sobre o setup do mesmo para por a rodar a instalação do programa. Eu já tenho o setup no meu ambiente de trabalho, tu podes ter isto numa pendriver, CD ou ainda num HD externo, não faz diferença, o procedimento é o mesmo. Vamos agora começar com a instalação. Após abrir a janela de instalação, instale o software seguindo os seguintes passos:

5 6 5 Neste passo tens de deixar o progresso de instalação terminar, e logo irá aparecer o passo seguinte e termine com a instalação. 7 Depois da instalação estar concluída irá aparecer um novo ícone no seu ambiente de trabalho Oracle VM VirtualBox. Agora vamos começar a configurar a nossa VM 3 para a instalação do SO. Ao darmos um click duplo no novo ícone vai aparecer uma janela Oracle VirtualBox Gestor que pode não lhe ser familiar, mais não tem grandes segredos. ai tens a janela: 3 Virtual Machine (Maquina virtual)

6 Nesta janela como podemos observar já estão instalados dois SO (Windows 7 e o Windows Server 2003), isso não muda nada na configuração que iremos fazer, tendo em conta que podes instalar vários SO dentro da tua VM mais tens que ter em consideração as capacidades do teu PC. Criação de uma Maquina Virtual Os passos que iremos fazer irá nos mostrar como criar a tua VM pela primeira vez no PC. Dentro da janela já aberta anteriormente, click em Novo. Após dares um click em novo irá aparecer a seguinte janela: Nesta janela irás apenas dar um click no botão Next (avançar) Definir nome e a localização da máquina virtual Nesta janela iremos definir o nome do SO que pretendemos instalar, é recomendado atribuir um nome de acordo com o SO que vai ser instalado, por ex. se o SO for o Windows XP então dá o nome de Windows XP. Vamos também aqui escolher o SO e a versão dos mesmos. Após definirmos esses parâmetros damos um click e avançar para continuarmos a criação da VM.

7 Definir a memória Aqui temos que definir a quantidade de memória RAM reservada para VM. A memória reservada depende muito do SO de instalação, no caso referido coloquei 512 MB porque trata-se do Windows XP que não requer muita memória. Por outro lado para reservares memória é necessário saberes a memória da host, a memória reservada não pode exceder a metade da mesma. Criação de um HD 4 Virtual O HD Virtual será um arquivo de imagem de disco. Todas as acções de formatação e alteração de dados nele não irão afectar o seu SO real. Deixe marcado a opção Arrancar Disco Rígido e a opção Criar novo rígido. Na janela seguinte vamos ler apenas e clicar em Next. 4 Hard Disk (Disco Rigido)

8 Ainda quanto a criação do HD Virtual ira aparecer a seguinte tela: A primeira opção cria um arquivo pequeno que vai crescendo conforme os dados forem sendo gravados no seu HD Virtual, é melhor para o uso doméstico. A segunda opção oferece mais desempenho, só que criará um arquivo gigante. O desempenho é obtido porque o arquivo não ficará fragmentado conforme for crescendo, o tamanho do arquivo é o tamanho Definir a localização e o tamanho do HD Virtual. Nesta janela temos duas secções. Em localização serve para definirmos o locar aonde queremos alocar o nosso HD Virtual. Mais abaixo na secção de tamanho, vamos atribuir um determinado tamanho para o nosso HD Virtual, em geral não dá para aumentar mais tarde, apesar de você poder criar outros HD Conclusão da criação do HD Virtual

9 Conclusão da criação da VM VirtualBox Para concluir a criação da VM aparece na última janela um resumo de toda a configuração que prédefinimos para a nossa futura VM, tais como Nome de VM, Tipo de SO, Memoria Base e o Tamanho. Essas definições podem ser alteradas a qualquer altura. Para concluir a criação basta clicar em create. Vamos agora ver na nossa janela de gestão das VM o aparecimento de mais uma nova VM. Já acabamos de criar a nossa VM com o nome de Windows XP, embora ter esse nome não significa que já está instalado o SO. Vamos agora ver como podemos instalar um SO na nossa VM. Não irei aqui ilustrar uma instalação completa do SO, mais o princípio, tendo em conta que em alguns casos requer um tratamento especial. Os passos que executas quando estas a instalar um SO numa máquina física, são os mesmíssimos que irais efectuar na VM. Instalação de SO numa VM Na janela Oracle VirtualBox Gestor irás seleccionar a máquina que pretendes instalar o SO e em seguida clica em iniciar para arrancar a nossa VM como se tivesses a ligar o teu computador.

10 A janela ao lado dá-nos as boas vindas, isto deve-se ao facto de abrimos pela primeira vez a nossa VM. Quando clicarmos em Next, a janela seguinte irá nos pedir o directório do SO que queremos instalar. UMM! Esquisito né? Mais afinal de conta directório porque? O caso é muito simplis. É recomendado que ao instalar um SO numa VM, esse SO seja convertido num formato de imagem ISO. Mais adiante irei explicar que quer isso dizer. Se notares aqui eu já define o caminho da minha imagem. Para definir o caminho de imagem basta dar um click sobre o ícone da pasta que ai está e procurares a localização certa da sua imagem. ATT: Esse procedimento irá por a sua VM inicializar através do drive de CD virtual, como acontece nas nossas máquinas Após este procedimento a janela seguinte irá apresentar o resumo de drive seleccionada e o caminho do ficheiro (SO) que pretendemos instalar para a nossa VM, asseguir clicas em iniciar para começar a instalação do SO. Neste exemplo eu seleccionei um imagem do Windows Server 2003, e irei instalar o SO normalmente.

11 Depois de ter instalado o seu SO podes funcionar com ele normalmente. Podes instalar os aplicativos que desejares, tal como o Microsoft Office, Antivírus e até podes usar os seus periféricos ( as placas de redes, portas series e até as portas usb). Utilização de periféricos USB A utilização de um dispositivo USB é aplicado como numa HOST qualquer, mais só que em alguns casos depois de termos tudo instalado dá-se aquele caso de não reconhecer o seu dispositivo usb. Que dor de cabeça não é? Não encares isso como uma dor de cabeça, porque a solução é simples. Existem vários métodos de resolver esse problema. Eu vou mostrar uma destas formas: 1. Deves descarregar um ficheiro denominado Oracle VM VirtuaBox Extesion pack, a partir da internet (Google); 2. Apois descarregares o ficheiro vamos voltar na janela principal de Gestão da VM VirtualBox, asseguir vamos para o meno ficheiro e nele abrimos a opção preferências.

12 A janela VirtualBox Definições encontramos nele varias configurações, neste caso vamos dar um click na configuração Extensões para instalarmos a extensão que nos ajudará a usar os dispositivos usb. Como podemos ver na área de pacotes Extensão, ainda não temos nenhuma extensão instalada. Nesta área é onde encontramos as extensões que instalamos na nossa VM. Para instalarmos a extensão temos que dar um click no botão do lado superior direito da área de pacotes extensões, e procura o caminho aonde está localizado o nosso ficheiro. Está ilustrado abaixo. Nesta caixa iremos seleccionar o ficheiro desejado e clicamos em abrir para instala-lo Aqui clicamos em instalar para começar a instalação.

13 Leia os termos de licença e concorda para prosseguir com a instalação. Conclua a instalação precionando em OK. Agora verás na janela de definições do VirtualBox a extensão já instalada. Já podes usar o teu despositivo usb. OBS: esta configuração que acabamos de fazer usa-se mais quando instalamos o SO Windows 7. Depois tudo já podes usar o seu SO instalado.

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.1.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

O Windows desde... sempre! - Parte #0

O Windows desde... sempre! - Parte #0 O Windows desde... sempre! - Parte #0 Date : 23 de Março de 2010 No seguimento de um artigo aqui publicado há alguns meses, A história do Windows em recursos do sistema!, que criou saudade a muitos e curiosidade

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V4.5.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 100

Manual de Instalação do NB-TV 100 Manual de Instalação do NB-TV 100 Conteúdo Versão 2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa Cardbus do NB-TV 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 300U

Manual de Instalação do DVB-T 300U Manual de Instalação do DVB-T 300U Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação da TV Box do DVB-T 300U...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulor

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

Criar uma máquina virtual

Criar uma máquina virtual Criar uma máquina virtual Date : 19 de Janeiro de 2007 Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da "virtualização" de

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 220

Manual de Instalação do NB-TV 220 Manual de Instalação do NB-TV 220 Conteúdo Versão 2.1 Capítulo 1 : Instalação da Placa de TV do NB-TV 220...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox

Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox Date : 1 de Outubro de 2014 Depois de muitos artigos escritos sobre o (virtual) Windows 9, a Microsoft decidiu saltar para o Windows 10 e durante o dia de

Leia mais

Maquinas Virtuais. Hardware De Sistemas Operacionais. Mayuri Rego Dos Santos pep Natália Soares De Souza pep InfºA

Maquinas Virtuais. Hardware De Sistemas Operacionais. Mayuri Rego Dos Santos pep Natália Soares De Souza pep InfºA Maquinas Virtuais Hardware De Sistemas Operacionais Mayuri Rego Dos Santos pep-1560054 Natália Soares De Souza pep-1560191 InfºA Saiba o que são máquinas virtuais e como elas ajudam na segurança do PC

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Windows Acronis Backup & Recovery 10 Workstation. Manual de introdução rápido

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Windows Acronis Backup & Recovery 10 Workstation. Manual de introdução rápido Acronis Backup & Recovery 10 Server for Windows Acronis Backup & Recovery 10 Workstation Manual de introdução rápido 1 Acerca deste documento Este documento descreve a forma de instalar e começar a utilizar

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 100

Manual de Instalação do DVB-T 100 Manual de Instalação do DVB-T 100 Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação do DVB-T 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo 2 : Instalação

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede À medida que os hardwares dos computadores evoluiram, cada máquina passou a ter capacidade de processamento muito grande. No entanto

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG Aprenda Alcohol 52% Introdução O Alcohol 52% é um programa que emula imagens de CD e DVD, vou ser mais claro, é um programa que você pode passar todo conteúdo de um CD ou DVD para o computador, de forma

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais 1 de 5 09/08/2012 12:57 Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais A instalação do sistema operacional na máquina virtual segue o mesmo procedimento de uma instalação em máquina real. O VirtualBox

Leia mais

Dual boot XP ou Vista e o Windows 7

Dual boot XP ou Vista e o Windows 7 Dual boot XP ou Vista e o Windows 7 Date : 13 de Janeiro de 2009 Agora que já descarregaram a vossa cópia do Windows 7 é hora de passar à instalação. De certeza que tal como eu, ponderaram como e onde

Leia mais

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17 Prezado leitor, Chega de lentidão na hora de rodar seus aplicativos em um dispositivo virtual Android. Dependendo da placa de vídeo do seu computador, o uso da aceleração por hardware HAXM da Intel pode

Leia mais

USB Type-C para Adaptador de Série

USB Type-C para Adaptador de Série USB Type-C para Adaptador de Série Manual de Instalação Rápida DA-70166 Esta é uma maneira elegante de ligar dispositivos de série, por exemplo, estações meteorológicas, sensores, controlos de motor, set-top-boxes,

Leia mais

Sistemas Operativos 10º ano

Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Módulo II- Sistema Operativo Cliente Sistema Operativo Cliente Existem vários Sistemas Operativos Cliente Para o Windows

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016 Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi Professor: Lucília Data: 22\11\2016 Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Sumário Introdução; Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Baixando

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

OranGest. Reinstalar OranGest. Ficha Técnica Nº 8. Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 13, 1C Oeiras. T: W: magnisoft.pt.

OranGest. Reinstalar OranGest. Ficha Técnica Nº 8. Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 13, 1C Oeiras. T: W: magnisoft.pt. OranGest Reinstalar OranGest Introdução: Este manual foi criado para o utilizador que pretende desinstalar e reinstalar o Orangest. Este procedimento pode ser aplicado nas seguintes situações: Reinstalação

Leia mais

2. Preencher o nome da máquina, selecionar o tipo e a versão (de acordo com o SO que irá instalar) e clicar no botão continuar:

2. Preencher o nome da máquina, selecionar o tipo e a versão (de acordo com o SO que irá instalar) e clicar no botão continuar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Campus: Natal Central Curso: Técnico em Informática para Internet Disciplina: Instalação e Configuração de Servidores Professor: Thiago Dutra T

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Personalizando o seu PC

Personalizando o seu PC Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém muitas informações

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Como baixar, instalar e configurar a Digico SD11 Offline Software

Como baixar, instalar e configurar a Digico SD11 Offline Software Como baixar, instalar e configurar a Digico SD11 Offline Software ATENÇÃO PUBLICAÇÃO ATUALIZADA Esta publicação foi criada com a versão 634, mas atualizei a publicação e coloquei os links mais recentes.

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Linux Caixa Mágica 12 - Instalação

Linux Caixa Mágica 12 - Instalação Linux Caixa Mágica 12 - Instalação Date : 20 de Fevereiro de 2008 Todos já ouviram o "boato" do lançamento do "novo" Linux Caixa Mágica, na versão 12, hoje, trago-vos um artigo onde mostro todo o processo

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Como baixar, instalar e configurar a Digico SD7 Offline Software

Como baixar, instalar e configurar a Digico SD7 Offline Software Como baixar, instalar e configurar a Digico SD7 Offline Software ATENÇÃO PUBLICAÇÃO ATUALIZADA Esta publicação foi criada com a versão 634, mas atualizei a publicação e coloquei os links mais recentes.

Leia mais

Microsoft Office 365 Acesso ao , calendário e contatos

Microsoft Office 365 Acesso ao  , calendário e contatos Microsoft Office 365 Acesso ao e-mail, calendário e contatos Este documento contém orientações para configurar o acesso ao e-mail usuário@m.unicamp.br em diversos tipos de dispositivos, assim como realizar

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux. Manual de introdução rápido

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux. Manual de introdução rápido Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux Manual de introdução rápido Este documento descreve como instalar e começar a utilizar o Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Copyright Acronis,

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

TCI 120 Conversor de interface USB RS232

TCI 120 Conversor de interface USB RS232 TCI 120 Conversor de interface USB RS232 Manual de Instalação O conversor modelo TCI 120 é um conversor de interface USB - RS232 desenvolvido para emular uma porta serial RS232 à partir da interface USB

Leia mais

Para otimização de segurança de sua maquina, recomendo esta opção. Depois de selecionada clique em Avançar.

Para otimização de segurança de sua maquina, recomendo esta opção. Depois de selecionada clique em Avançar. Como Instalar? Para instalar o Antivírus Microsoft Security Essentials, é necessário o download do instalador, disponível no site http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/securityessentials-download.

Leia mais

Aprenda a instalar o Windows 8 no VirtualBox

Aprenda a instalar o Windows 8 no VirtualBox Aprenda a instalar o Windows 8 no VirtualBox Date : 15 de Setembro de 2011 O hype do Windows 8 está aí! Nos últimos dias temos trazido até aos nossos leitores todas as novidades do novo sistema operativo

Leia mais

Instalar Windows Vista

Instalar Windows Vista Instalar Windows Vista Neste guia vamos aprender a instalar de raiz o Windows Vista versão Portuguesa de Portugal num computador. Antes de começarmos a instalação do Windows Vista, deveremos verificar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Seu manual do usuário SAMSUNG SCX-4600

Seu manual do usuário SAMSUNG SCX-4600 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SAMSUNG SCX-4600. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

Instalação de mapas com Ferramenta de instalação de mapas TomTom WORK

Instalação de mapas com Ferramenta de instalação de mapas TomTom WORK Instalação de mapas com Ferramenta de instalação de mapas TomTom WORK A Ferramenta da instalação de mapas TomTom WORK (Ferramenta de mapas) permite-lhe actualizar os seus mapas, instalar novos mapas ou

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

BackUp. Backup Complexo 1. Depois de aberto a ferramenta backup, vamos as instruções.

BackUp. Backup Complexo 1. Depois de aberto a ferramenta backup, vamos as instruções. BackUp O que você mais prefere, seu hardware ou seu software? Essa pergunta é muito relativa, por exemplo, um arquivo pode valer muito mais do que o melhor computador existente, ou os conteúdos podem ser

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Versão lançada em 2002 Teve grande sucesso mundial Caracterizada por um menu iniciar colorido com o nome iniciar 2 Lançado em 2007 Não teve muito sucesso, por deixar o

Leia mais

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6 Índice Introdução Librix...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Vídeo...6 Rede...7 Configuração Básica do Sistema...7

Leia mais

Recurso Didáctico. Dossier Técnico Pedagógico Projecto: 5742/2008/22 Acção: 5742/2008/

Recurso Didáctico. Dossier Técnico Pedagógico Projecto: 5742/2008/22 Acção: 5742/2008/ Pág Megaexpansão, Ensino e Formação Profissional em Novas Tecnologias, Lda. Rua Praça de Touros, 26 2500-67 Caldas da Rainha NIPC 503 807 4 Correio Electrónico info@megaexpansao.pt www.megaexpansao.pt

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

Como correr o MAC OS X Snow Leopard num PC?

Como correr o MAC OS X Snow Leopard num PC? Como correr o MAC OS X Snow Leopard num PC? Date : 6 de Dezembro de 2011 Por João Mendes e João Tiago para o PPLWARE.COM Como sabemos, o MacOS é um dos mais populares e estáveis sistemas operativos tendo

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Stop Motion Animator

Leia mais

Guia da Definição de Wi-Fi

Guia da Definição de Wi-Fi Guia da Definição de Wi-Fi Ligações Wi-Fi com a impressora Ligação a um computador através de um encaminhador (router) Wi-Fi Ligação direta a um computador Ligação a um dispositivo inteligente através

Leia mais

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8.

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Com ele você facilmente vai poder resolver seus problemas com formatação de PC, chega de solicitar serviços

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/19 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/19 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 4 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

Ler Primeiro. Desembalar o Videoprojector...2 Utilizar os Manuais...3 Utilizar o CD-ROM de Documentação...4

Ler Primeiro. Desembalar o Videoprojector...2 Utilizar os Manuais...3 Utilizar o CD-ROM de Documentação...4 Ler Primeiro Ler Primeiro Desembalar o Videoprojector... Utilizar os Manuais...3 Utilizar o CD-ROM de Documentação...4 Antes de utilizar este produto:. Leia este guia. Verifique os componentes e os manuais

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR Muitas vezes é necessário conviver com duas versões do Firebird no mesmo computador. E mesmo sabendo que a engine do Firebird 2.1 ou 2.5 pode se comportar

Leia mais

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 1 Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 Software 2 São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções

Leia mais

Guia de instalação de impressoras do sistema Papercut

Guia de instalação de impressoras do sistema Papercut Guia de instalação de impressoras do sistema Papercut A instalação do sistema de impressão aqui referenciado funcionará somente se o computador estiver ligado na rede através de cabo, no sistema de rede

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e Insira o CD- ROM de Instalação que acompanha sua máquina,

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/12 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/12 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 3 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site: -

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site:  - Guia de Instalação do SIAE Site: http://www.aspsoft.com.br - Email: suporte@aspsoft.com.br Pág: 1 Requisitos para Instalação do SIAE CONFIGURAÇÃO HARDWARE Processador: A partir de 1 Ghz Memória RAM: 4

Leia mais

Unidades Montadas: Incremento do espaço livre em disco com ajuda de disco externo através de montagem em pastas

Unidades Montadas: Incremento do espaço livre em disco com ajuda de disco externo através de montagem em pastas Unidades Montadas: Incremento do espaço livre em disco com ajuda de disco externo através de montagem em pastas Porto, 30 de Setembro 2011 Introdução Os discos dos computadores são cada vez maiores e a

Leia mais

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos Sistemas Operacionais Domesticos e Cororativos Sumario Mainframes Windows: Domesticos e Corporativos Mac Sistemas Operacionais Microsoft Domesticos Corporativos MS-Dos Windows Server 3.0 Windows 1.0 3.11

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema Requisitos do sistema Sistema operacional O Nintex Workflow 2007 deve ser instalado no Microsoft Windows Server 2003 ou 2008. Cliente de navegação Microsoft Internet Explorer 6.x, embora recomende-se o

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Manual do 7-Zip Versão 1

Manual do 7-Zip Versão 1 Manual do 7-Zip Versão 1 O 7-Zip é um software livre que permite efectuar a compressão ou descompressão de ficheiros de forma fácil e intuitiva. Apesar do seu nome dar a entender que apenas trabalha com

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

Como recuperar a informação de um PC que "crashou"

Como recuperar a informação de um PC que crashou Como recuperar a informação de um PC que "crashou" Date : 28 de Dezembro de 2017 Os problemas podem ser vários: recuperar dados perdidos causados pelo bloqueio do sistema operativo Windows, BSOD (ou ecrãs

Leia mais

Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB

Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB 1 Índice 1. Conteúdo da Embalagem 3 2. Principais Características 3 2.1. Requisitos do Sistema 3 3. Procedimento de Instalação 3 3.1. Instalação

Leia mais