Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 12)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 12)"

Transcrição

1 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 12) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Permeabilidade dos solos e fluxo unidimensional (1. o Parte) Conteúdo da parte 12 1 Introdução 2 Leis de Darcy e de Bernouilli 3 Determinação do coeficiente de permeabilidade do solo (K)

2 2 1 Introdução 1.1 Constituição do solo Como já foi apresentado, anteriormente, o solo é constituído por 3 (três) fases, as quais são: fase sólida, fase líquida e fase gasosa. OBS. As fases líquida e gasosa do solo são formadas, respectivamente, pela água e pelo ar, que formam a chamada fase fluida do solo. 1.2 Formas que a água pode está presente no solo Como já apresentado, anteriormente, a água pode está presente nos solos de várias formas, as quais são: a) Água na forma de água de constituição é a água que faz parte da estrutura molecular da partícula sólida do solo; b) Água na forma de água adesiva ou água adsorvida é a película de água que envolve e adere fortemente à partícula sólida de solo; c) Água na forma de água livre é a água que preenche todos os vazios do solo; O estudo da água livre é fundamentado nas leis da hidráulica; A água livre ocorre nos solos abaixo do nível do lençol freático; OBS. A água livre é o objeto de estudo da permeabilidade dos solos, e da percolação (ou movimentação) da água nos solos. d) Água na forma de água higroscópica é a água que se encontra em um solo seco ao ar livre; e e) Água na forma de água capilar É a água que nos grãos finos, sobe além da superfície do nível de água do lençol freático, através dos interstícios capilares deixados pelas partículas sólidas dos solos finos. OBS(s). i) Interstícios capilares são os pequenos vazios existentes entre os grãos dos solos finos; e ii) As águas livre, higroscópica, e capilar são as águas que são levadas em conta na determinação do teor de umidade do solo (W), e que podem ser totalmente evaporadas a uma temperatura superior a 100 o C. A Figura 1.1 ilustra as águas livre, capilar e adesiva presentes no solo.

3 3 Figura As águas livre, capilar e adesiva presentes no solo 1.3 Situação da água nos solos grossos e finos i) Situação da água nos solos grossos (areias e pedregulhos) Nos solos grossos as forças de superfície das partículas são inexpressivas; Assim sendo, a água que se encontra livre entre as partículas sólidas pode está em duas situações, as quais são: a) A água livre pode está em equilíbrio hidrostático sem se movimentar; e b) A água livre pode fluir devido à ação de uma carga hidráulica. ii) Situação da água nos solos finos (siltes e argilas) Nos solos finos atuam as forças superficiais nas partículas finas; Assim sendo, existe uma camada de água adsorvida (ou aderida) à partícula de solo; Desde modo, podem ocorrer as seguintes situações nos solos finos: a) Próximo às partículas finas a água pode está solidificada; e b) À medida que aumenta a distância da partícula a água tende a ficar mais fluida (ou menos viscosa). O restante da água existente nos solos finos se encontra na forma de água livre, a qual pode fluir entre as partículas, desde que haja carga hidráulica (ou potencial hidráulico). OBS. A água adsorvida (ou aderida) às partículas de solo fino formam um vínculo resistente entre as partículas do solo fino; Assim sendo, a resistência do vínculo entre as partículas finas é chamada COESÃO VERDADEIRA.

4 4 1.4 Importância de estudar a permeabilidade dos solos O conhecimento da permeabilidade do solo é aplicado na resolução de vários problemas da Engenharia Civil, tais como: a) Problemas de drenagem de solos; b) Problemas de recalques (ou afundamentos) de solos; c) Problemas de rebaixamento do lençol freático; d) Problemas relacionados ao cálculo de vazão que infiltra numa escavação; e) Problemas de perda de água pela fundação de uma barragem; e f) Etc. 1.5 Conceito de permeabilidade do solo Permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o fluxo (ou escoamento) de água através dele; Sendo que o grau de permeabilidade do solo é expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade (K). 2 Leis de Darcy e de Bernouilli 2.1 Tipo de escoamento que ocorre nos solos Sabe-se que, de acordo com a Mecânica dos Fluidos, o escoamento dos fluidos pode ser laminar ou turbulento; Sabe-se que, existem leis específicas para cada tipo de escoamento do fluido seja laminar, ou seja, turbulento. No âmbito (ou campo) da Mecânica dos Solos, interessa apenas o escoamento do fluido do tipo LAMINAR. 2.2 Características do escoamento laminar O escoamento do fluido do tipo laminar apresenta as seguintes características: a) No escoamento laminar as partículas do fluido se movem em camadas, segundo trajetórias retas e paralelas; b) O escoamento laminar ocorre abaixo de uma velocidade denominada de velocidade crítica; c) No escoamento laminar toda tendência de escoamento turbulento do fluído é absorvida pela viscosidade do fluido; e d) A lei de Darcy, a qual será apresentada a seguir, é válida para escoamento laminar.

5 5 OBS(s). i) Viscosidade é o atrito interno do fluido, o qual pode ser compreendido como RESISTÊNCIA que o fluido oferece ao movimento; e ii) Para tubos a velocidade crítica do fluido corresponde a um número de REYNOLDS de cerca de Lei de Darcy A lei de Darcy é válida para escoamento laminar e é expressa pela seguinte equação: V K.i (2.1) V = velocidade de descarga do fluido (água); K = coeficiente de permeabilidade de Darcy; i = H/L = gradiente hidráulico; representa a perda de carga (H), que decorreu por causa da percolação da água numa distância L de solo; H = diferença entre os níveis de água em cada um dos lados da camada de solo, em outras palavras, representa a perda de carga (H) na distância L; e L = comprimento da camada de solo medida na direção do escoamento. A Figura 2.1 mostra um permeâmetro em U, e alguns elementos que tornam possível a aplicação da lei de Darcy, tais como: desnível de água (carga hidráulica) e presença de um corpo-de-prova. Figura Permeâmetro em U, e alguns elementos que tornam possível a aplicação da lei de Darcy, tais como: desnível de água (carga hidráulica) e presença de um corpo-de-prova

6 6 Bem, sabe-se que a vazão de um fluído corresponde à seguinte equação: Q V.A (2.2) Q = vazão do fluido (água) (cm 3 /s); V = velocidade de descarga do fluido (água) (cm/s); e A = área da seção transversal do corpo-de-prova à direita do escoamento (cm 2 ). Pela lei de Darcy, mostrada anteriormente, tem-se que: V K.i (2.1) V = velocidade de descarga do fluido (água) (cm/s); K = coeficiente de permeabilidade de Darcy (cm/s); e i = H/L = gradiente hidráulico (cm/cm). Finalmente, substituindo a eq.(2.1) na eq.(2.2) a lei de Darcy, também pode ser expressa na forma de vazão (Q), da seguinte forma: Q K.i.A (2.3) Q = vazão do fluido (água) (cm 3 /s); K = coeficiente de permeabilidade de Darcy (cm/s); i = H/L = gradiente hidráulico (cm/cm); e A = área da seção transversal do corpo-de-prova à direita do escoamento (cm 2 ). Destaca-se que alguns elementos que tornam possível a aplicação da lei de Darcy na forma de vazão (Q) estão representados na Figura 2.1. OBS(s). a) É importante frisar (ou mencionar) que a velocidade de descarga (V) não é a velocidade de percolação (V P ) da água através dos poros do solo; e b) Percolação pode ser compreendida como a movimentação do fluido (ou água) através do solo. 2.4 Lei de Bernouilli A lei de Bernouilli é baseada no princípio da conservação da energia. De acordo com a lei de Bernouilli, a energia que um fluido incompressível possui, em escoamento permanente, consiste em 3 (três) parcelas, as quais são: i) Parcela de energia devido à pressão piezométrica (ou pressão medida pelo piezômetro); ii) Parcela de energia devido à velocidade do fluido, ou parcela de energia devido à cinética do fluido; e iii) Parcela de energia devido à posição altimétrica do fluido.

7 7 OBS(s). a) Piezômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão atuante em um fluido. Os piezômetros servem para medir pressão neutra da água no solo; b) Pressão neutra é a pressão que atua na água intersticial do solo, geralmente a pressão neutra é igual à pressão piezométrica no ponto; c) Interstícios são os pequenos vazios existentes entre os grãos dos solos; d) Como exemplo de fluidos incompressíveis, tem-se os líquidos (água, gasolina, óleo, etc.); e) Como exemplo de fluidos compressíveis, tem-se os gases e o ar (que é uma mistura de gases); e f) Cinética tem significado de movimento. De acordo com a lei de Bernouilli, é possível calcular a energia total inicial que um fluido possui, o qual escoa em uma tubulação e em uma direção, pela seguinte expressão: 2 2 u1 V1 u2 V2 HTi Z1 Z2 H12 2.g 2.g W W cons tan te (2.4) H Ti = energia total inicial do fluido que escoa em uma tubulação e em uma direção; u 1 / W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) no ponto 1 de escoamento do fluido; V 1 2 /2.g = carga ou energia cinética no ponto 1 de escoamento do fluido; Z 1 = carga ou energia altimétrica no ponto 1 de escoamento do fluido; u 1 = pressão neutra ou pressão piezométrica do fluido no ponto 1; V 1 = velocidade média de escoamento do fluido no ponto 1; W = peso específico da água 1 g/cm 3 ; e g = aceleração da gravidade 9,81 m/s 2. De forma similar à definição dos elementos energéticos do ponto 1, de escoamento do fluido, são definidos os elementos energéticos do ponto 2, de escoamento do fluido, os quais são: u 2 / W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) no ponto 2 de escoamento do fluido; V 2 2 /2.g = carga ou energia cinética no ponto 2 de escoamento do fluido; Z 2 = carga ou energia altimétrica no ponto 2 de escoamento do fluido; u 2 = pressão neutra ou pressão piezométrica do fluido no ponto 2; V 2 = velocidade média de escoamento do fluido no ponto 2; H 12 = perda de carga (ou de energia) do fluido ao escoar do ponto 1 para o ponto 2; W = peso específico da água 1 g/cm 3 ; e g = aceleração da gravidade 9,81 m/s 2. OBS. Considere na eq.(2.4) como sendo o ponto 1 (ou seção 1) a seção inicial de escoamento, e que no ponto 1 (ou seção 1) não há perdas de cargas. Figura 2.2 mostra um esquema para determinação da carga total inicial (H Ti ), com base no escoamento de um fluido em uma determinada seção X qualquer de escoamento em uma tubulação.

8 8 Observa-se, na Figura 2.2, que a carga ou energia total inicial (H Ti ) que um fluido possuía inicialmente, pode ser obtida pela soma de 4 (quatro) cargas ou energias em uma seção X qualquer de escoamento em uma tubulação, as quais são: a carga altimétrica; a carga piezométrica; a carga cinética e a perda de carga devido ao escoamento. Figura Esquema para determinação da carga total inicial (H Ti ), com base no escoamento de um fluido em uma determinada seção X qualquer de escoamento Particularidade da equação de Bernouilli quando aplicada para solo Nos solos, a velocidade de percolação da água é muito pequena; Assim sendo, a parcela de carga ou energia cinética (ou de velocidade) é quase desprezível; Então, a carga ou energia total da água numa determinada seção será: H T u H T = carga ou energia total do fluido (água) na seção (m); u/ W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) do fluido na seção (m); Z = carga ou energia altimétrica na seção (m); W = peso específico da água (kn/m 3 ); e u = pressão neutra ou pressão piezométrica do fluido na seção (kn/m 2 ). W Z (2.5)

9 Perda de carga durante a percolação do fluido pelo solo Quando o fluído percola (ou escoa) pelo solo de uma seção 1 para uma seção 2 ocorre uma perada de carga ou de energia (H 12 ) por causa do atrito viscoso da água com as partículas de solo; Assim sendo, a equação de Bernouilli para escoamento no solo assume a seguinte forma: u1 u2 HT Z1 Z2 H i 12 W W cons tan te (2.6) H Ti = carga ou energia inicial total do fluido (água) (m); u 1 / W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) do fluido no ponto (ou seção) 1 de escoamento do fluido (m); Z 1 = carga ou energia altimétrica no ponto (ou seção) 1 de escoamento do fluido (m); u 2 / W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) do fluido no ponto ou (seção) 2 de escoamento do fluido (m); Z 2 = carga ou energia altimétrica no ponto (ou seção) 2 de escoamento do fluido (m); H 12 = perada de carga devido à percolação do fluído do ponto (ou seção) 1 até o ponto (ou seção) 2 (m); u 1 = pressão neutra ou pressão piezométrica do fluído no ponto (ou seção) 1 (kn/m 2 ); u 2 = pressão neutra ou pressão piezométrica do fluido no ponto (ou seção) 2 (kn/m 2 ); e W = peso específico da água (kn/m 3 ). OBS. Considere na eq.(2.6) como sendo o ponto 1 (ou seção 1) a seção inicial de escoamento, e que no ponto 1 (ou seção 1) não há perdas de cargas. A Figura 2.3 mostra um esquema da perda de carga (H 12 ) devido à percolação (ou escoamento) da água pelo solo entre duas seções distintas de um corpo-de-prova (seção de escoamento 1 e seção de escoamento 2). OBS. O símbolo é a letra grega delta. Observa-se, na Figura 2.3, que a água tem uma perda de carga ou energética correspondente a H 12, ao percolar (ou escoar) pelo solo do corpo-deprova, do ponto (ou seção) 1 para o ponto (ou seção) 2.

10 10 Figura Esquema da perda de carga (H 12 ) devido à percolação (ou escoamento) da água pelo solo entre duas seções distintas de um corpo-de-prova (seção de escoamento 1 e seção de escoamento 2) Diante do exposto, na Figura 2.3, a água ao percolar (ou escoar) da seção 1 para seção 2 sofre uma perda de carga (H 12 ) causada pelo atrito viscoso entre a água e o solo, tal perda de carga é igual a seguinte equação: u1 u2 H 12 Z1 Z2 W W (2.7) H 12 = perda de carga ou energia entre as seções 1 e 2 devido à percolação (ou escoamento) da água pelo solo (m); u 1 / W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) da água no ponto (ou seção) 1 de escoamento da água (m); Z 1 = carga ou energia altimétrica no ponto (ou seção) 1 de escoamento da água (m); u 2 / W = carga ou energia de pressão (ou piezométrica) da água no ponto (ou seção) 2 de escoamento da água (m); Z 2 = carga ou energia altimétrica no ponto (ou seção) 2 de escoamento da água (m); u 1 = pressão neutra ou pressão piezométrica da água no ponto (ou seção) 1 de escoamento da água (kn/m 2 ); u 2 = pressão neutra ou pressão piezométrica da água no ponto (ou seção) 2 de escoamento da água (kn/m 2 ); e W = peso específico da água (kn/m 3 ). OBS(s). a) O atrito viscoso entre a água e as partículas de solo causa o aparecimento das chamadas forças de percolação, as quais serão estudadas em aulas futuras; e b) O símbolo é a letra grega gama.

11 11 3 Determinação do coeficiente de permeabilidade do solo (K) 3.1 Introdução O coeficiente de permeabilidade de um solo pode ser obtido por métodos diretos e métodos indiretos. Os métodos diretos de determinação do coeficiente de permeabilidade do solo baseiam-se em ensaios com amostras colhidas in situ (no campo), ou em ensaios realizados no campo. Os métodos indiretos de determinação do coeficiente de permeabilidade do solo baseiam-se em relações com características do solo facilmente determináveis. 3.2 Métodos diretos de determinação do coeficiente de permeabilidade do solo Dentre os métodos diretos para determinação do coeficiente de permeabilidade do solo, destacam-se: a) O método ou ensaio com permeâmetro de carga constante, que é realizado em amostras de solo; b) O método ou ensaio com permeâmetro de carga variável, que é realizado em amostras de solo; c) O ensaio de bombeamento realizado in situ (ou no campo); e d) Etc Método ou ensaio de permeabilidade com permeâmetro de carga constante i) Solos utilizados no ensaio com permeâmetro com carga constante No ensaio de permeabilidade com permeâmetro com carga constante são usados solos de alta permeabilidade, tais como: areias e pedregulhos. ii) Principais características do ensaio com o permeâmetro com carga constante As principais características do ensaio de permeabilidade com o permeâmetro com carga constante são: a) O ensaio de permeabilidade com o permeâmetro com carga constante obedece à lei de Darcy, que foi descrita anteriormente; b) Para realização do ensaio o corpo-de-prova de solo é convenientemente colocado no permeâmetro; c) Após o corpo-de-prova ser colocado no permeâmetro; Então, o permeâmetro com o corpo-de-prova em seu interior é submetido a uma altura de carga de água constante igual a h;

12 12 d) Durante o ensaio, mede-se, em uma proveta, o volume de água, que percola pelo corpo-de-prova, em um determinado intervalo de tempo; e e) Finalmente, calcula-se o coeficiente de permeabilidade do solo com base na eq.(3.1) apresentada a seguir. A seguinte equação é usada para o cálculo do coeficiente de permeabilidade do solo, através do ensaio com o permeâmetro de carga constante. V.L K A.h.t (3.1) K = coeficiente de permeabilidade do solo (cm/s); V = volume de água medido na proveta no tempo igual a t (cm 3 ); L = comprimento do corpo-de-prova (cm); A = área da seção transversal do corpo-de-prova à direita do escoamento (cm 2 ); t = tempo gasto para proveta do ensaio ser enchida com o volume V de água, que percolou pelo corpo-de-prova (s); e h = altura de carga de água constante a que o corpo-de-prova está submetido (cm). A Figura 3.1 ilustra o ensaio de permeabilidade com um permeâmetro de carga constante e alguns dos principais elementos mensuráveis do ensaio. Observase na Figura 3.1 do ensaio com o permeâmetro de carga constante, os seguintes aspectos: a) Existe uma descarga de água percolada na parte inferior do sistema de ensaio; e b) O corpo-de-prova é submetido a uma altura de carga de água igual a h, a qual é constante. OBS. O nível de água pode ser mantido constante, no tanque superior do permeâmetro, com uso de bóia-automática de vazão de água. Figura Ensaio de permeabilidade com um permeâmetro de carga constante e alguns dos principais elementos mensuráveis do ensaio

13 Método ou ensaio de permeabilidade com permeâmetro de carga variável i) Solos utilizados no ensaio com permeâmetro de carga variável No ensaio de permeabilidade, com permeâmetro de carga variável, são usados solos de baixa permeabilidade, tais como: argilas e siltes. ii) Principais características do ensaio com o permeâmetro de carga variável As principais características do ensaio de permeabilidade com o permeâmetro de carga variável são: a) O ensaio de permeabilidade com o permeâmetro de carga variável obedece à lei de Darcy, que foi descrita anteriormente; b) Para realização do ensaio o corpo-de-prova de solo é convenientemente colocado no permeâmetro; c) O permeâmetro é conectado a uma bureta graduada, a qual possui seção transversal com área de valor a; d) Durante o ensaio, mede-se o intervalo de tempo para a água da bureta decrescer do nível inicial (h 0 ) para o nível final (h 1 ); OBS. Os níveis de água inicial (h 0 o) e final (h 1 ) do ensaio são medidos em relação ao nível da água no tanque de descarga da água percolada. e) Finalmente, calcula-se o coeficiente de permeabilidade do solo com base na eq.(3.2). A eq.(3.2), apresentada a seguir, é usada para o cálculo do coeficiente de permeabilidade do solo, através do ensaio com o permeâmetro de carga variável. 2,3.a.L h o K.log (3.2) A. t h1 K = coeficiente de permeabilidade do solo (cm/s); a = área da seção transversal da bureta graduada (cm 2 ); L = comprimento do corpo-de-prova (cm); A = área da seção transversal do corpo-de-prova (cm 2 ); t = espaço de tempo gasto para o nível de água na bureta decrescer de h 0 para h 1 (s); h 0 = nível inicial de água na bureta, em relação ao nível de água no tanque de descarga de água percolada (cm); e h 1 = nível final de água na bureta, em relação ao nível de água no tanque de descarga de água percolada (cm). OBS. O log da eq.(3.2) é logaritmo na base 10. A Figura 3.2 ilustra o ensaio de permeabilidade com um permeâmetro de carga variável e alguns dos principais elementos mensuráveis do ensaio.

14 14 Figura Ensaio de permeabilidade com um permeâmetro de carga variável e alguns dos principais elementos mensuráveis do ensaio Ensaio de bombeamento, de acordo com Caputo (2007), para determinação do coeficiente de permeabilidade in situ (ou no campo) i) Solos em que são realizados o ensaio de bombeamento O ensaio de bombeamento é destinado a areias ou a pedregulhos situados abaixo do nível do lençol freático. ii) Principais características do ensaio de bombeamento para determinação do coeficiente de permeabilidade do solo As principais características do ensaio de bombeamento para determinação do coeficiente de permeabilidade do solo, tendo como base a Figura 3.3, são: a) Inicialmente, abre-se um poço filtrante de onde será bombeada a água com uma vazão igual a q; b) Em seguida, abrem-se 2 (dois) poços testemunhas 1 e 2, os quais distam, respectivamente, X 1 e X 2 do poço filtrante aberto inicialmente; c) Então, determina-se para o poço testemunha 1, a altura Y 1 que vai da camada impenetrável até o nível do lençol freático, que foi rebaixado; d) Na sequência, determina-se para o poço testemunha 2, a altura Y 2 que vai da camada impenetrável até o nível do lençol freático, que foi rebaixado; OBS. As alturas Y 1 e Y 2 podem ser determinadas conhecendo-se as profundidades dos poços de testemunho, e utilizando-se apitos especiais que indicam o nível de água no subsolo, ou o nível do lençol freático.

15 15 e) Finalmente, em uma condição de equilíbrio hidráulico, quando a vazão q (bombeada) e as alturas Y 1 e Y 2 permanecem aproximadamente constantes. Então, o valor do coeficiente de permeabilidade do solo pode ser determinado com base na eq.(3.3) apresentada a seguir. X 2 2,3.q.log X 1 2.(Y Y ) K (3.3) K = coeficiente de permeabilidade do solo (cm/s); q = vazão de descarga (cm 3 /s); X 1 = distância do poço filtrante ao poço testemunho 1 (cm); X 2 = distância do poço filtrante ao poço testemunho 2 (cm); Y 1 = altura de água, que vai da camada impenetrável até o nível do lençol freático rebaixado, no poço testemunha 1 (cm); e Y 2 = altura de água, que vai da camada impenetrável até o nível do lençol freático rebaixado, no poço testemunha 2 (cm). OBS. O log da eq.(3.3) é logaritmo na base 10; e = 3,1416. A Figura 3.3 ilustra os elementos mensuráveis do ensaio de permeabilidade tipo bombeamento realizado in situ (ou no campo), que utiliza a eq.(3.3). Figura Elementos mensuráveis do ensaio de permeabilidade tipo bombeamento realizado in situ (ou no campo)

16 16 De acordo com Bueno e Vilar (1980), o ensaio de bombeamento in situ (ou no campo) é bastante utilizado para fundações de barragens Considerações finais acerca dos métodos diretos para determinação do coeficiente de permeabilidade in situ (ou no campo) Maiores detalhes de alguns métodos para obtenção do coeficiente de permeabilidade do solo in situ (ou no campo), consulte: a) Cedergreen (1967) Seepage, drainage and flow nets (ou Infiltração, drenagem e redes de fluxo ); e b) NAVFAC (1971) Design Manual: Soil Mechanics, Foundations and Earth Structures (ou Manual de Projeto: Mecânica dos Solos, Fundações e Estruturas de Terra ). 3.3 Métodos indiretos de determinação do coeficiente de permeabilidade do solo Dentre os métodos indiretos para determinação do coeficiente de permeabilidade do solo destacam-se: a) O método de Hazen; e b) O método de determinação do coeficiente de permeabilidade com base no ensaio de adensamento. A seguir são apresentados os dois métodos indiretos para determinação do coeficiente de permeabilidade, que foram citados Método de Hazen para determinação do coeficiente de permeabilidade do solo Para areias com Cu < 5, em que Cu é o coeficiente de não uniformidade do solo, é possível estimar o coeficiente de permeabilidade do solo pela seguinte fórmula: 2 K 100.De (3.4) K = coeficiente de permeabilidade do solo (cm/s); e De = D 10 = diâmetro efetivo do solo (cm) = diâmetro tal que 10% do solo, em peso, tem diâmetros menores que ele (cm).

17 17 OBS. Coeficiente de não uniformidade = Cu = D 60 / D 10 ; Em que D 60 é o diâmetro tal que 60% do solo, em peso, têm diâmetros menores que ele (mm), e D 10 já foi definido anteriormente Método de determinação do coeficiente de permeabilidade com base no ensaio de adensamento Para solos dos tipos siltes e argilas, pode-se obter o coeficiente de permeabilidade do solo, através do ensaio de adensamento, com base na seguinte equação: TV.Hd K t 2.m V. W (3.5) K = coeficiente de permeabilidade do solo; T V = fator tempo para porcentagem de adensamento do solo; t = tempo necessário para que ocorra a porcentagem de adensamento; Hd = distância de drenagem do solo; m V = coeficiente de deformação volumétrica do solo; e W = peso específico da água. OBS. O tema adensamento de solos será abordado em detalhes na disciplina Mecânica dos Solos II. 3.4 Valores típicos do coeficiente de permeabilidade para diferentes tipos de solos A Figura 3.4 mostra, para vários solos, alguns valores típicos do coeficiente de permeabilidade dos solos. Figura Alguns valores típicos do coeficiente de permeabilidade dos solos

18 18 Referências Bibliográficas BUENO, B. S.; VILAR, O. M. Mecânica dos solos. Apostila 69. Viçosa - MG: Universidade Federal de Viçosa, p. CAPUTO, H. P. Mecânica dos solos e suas aplicações (fundamentos). Vol ed., Rio de Janeiro - RJ: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., p. (Bibliografia Principal) CEDERGREEN, H. R. (1967) Seepage, drainage and flow nets. John Wiley and Sons. CRAIG, R. F. Mecânica dos solos. 7. ed., Rio de Janeiro - RJ: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., p. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed., Rio de Janeiro - RJ: Nova Fronteira, p. NAVFAC (1971) Design Manual: Soil Mechanics, Foundations and Earth Structures, DM-7-Departament of Navy, Washington, D.C. PINTO, C. S. Curso básico de mecânica dos solos. 3. ed., São Paulo - SP: Oficina de Textos, p.

Permeabilidade e Fluxo Unidimensional em solos

Permeabilidade e Fluxo Unidimensional em solos e Fluxo Unidimensional em solos GEOTECNIA II SLIDES 0 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedade do solo que indica a facilidade com que um fluido poderá passar através

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 08 Augusto Romanini Sinop - MT 2017/2 AULAS Aula 00 Apresentação

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 12)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 12) 1 Notas de ala prática de Mecânica dos Solos I (parte 1) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Exercícios de permeabilidade dos solos evolvendo a aplicação das leis de Bernoilli e Darcy 1. o ) Considerando-se

Leia mais

Capítulo 7. Permeabilidade. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA I SLIDES 08.

Capítulo 7. Permeabilidade. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA I SLIDES 08. Capítulo 7 Permeabilidade GEOTECNIA I SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedade do solo que indica a facilidade com que um fluido poderá passar através de

Leia mais

AULA 10: A ÁGUA NO SOLO - PERCOLAÇÃO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 10: A ÁGUA NO SOLO - PERCOLAÇÃO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 10: A ÁGUA NO SOLO - PERCOLAÇÃO Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 6.1 A ÁGUA NO SOLO A água, presente nos vazios do solo, quando submetida a diferenças de potenciais, desloca-se no seu interior.

Leia mais

Permeabilidade dos Solos

Permeabilidade dos Solos Permeabilidade dos Solos A água no solo A água ocupa a maior parte ou a totalidade dos vazios do solo, quando submetida a diferença de potenciais, a água se desloca no seu interior. O estudo da percolação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 01 Fluxo no Solo Introdução Eng. Civil Augusto Romanini (FACET

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO 1. Introdução 2. Conceito

Leia mais

ou lugar geométrico dos pontos da superfície da água no subsolo, submetidos à ação da pressão atmosférica.

ou lugar geométrico dos pontos da superfície da água no subsolo, submetidos à ação da pressão atmosférica. PERMEABILIDADE NOS SOLOS 1 Capilaridade 1.1 Fenômenos Capilares Quando um tubo é colocado em contato com a superfície da água livre, forma-se uma superfície curva a partir do contato água-tubo. A curvatura

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01

MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01 CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01 REDE DE FLUXO 1 Conteúdo da Aula Apresentação da Disciplina (ementa, programa, regras...) Fluxo unidimensional (revisão)

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 8)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 8) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 8) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Considerações sobre a curva de distribuição granulométrica Conteúdo da aula prática 1 Introdução 2 iâmetro efetivo

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Permeabilidade do Solo

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Permeabilidade do Solo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Permeabilidade do Solo Christiane Wagner Mainardes

Leia mais

TC MECÂNICA DOS SOLOS PERMEABILIDADE E FLUXO PARTE I

TC MECÂNICA DOS SOLOS PERMEABILIDADE E FLUXO PARTE I PERMEABILIDADE E FLUXO PARTE I ÁGUA NO SOLO - A água ocupa a maior parte ou a totalidade dos vazios do solo; - Quando submetida a diferença de potenciais, a água se desloca no seu interior; ÁGUA NO SOLO

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 14)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 14) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 14) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Percolação e fluxo bidimensional Conteúdo da parte 14 1 Equação geral do fluxo bidimensional 2 Resolução da equação

Leia mais

1. PERMEABILIDADE Definição

1. PERMEABILIDADE Definição 1. PERMEABILIDADE 1.1. Definição A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele, sendo o seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo "coeficiente

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017 Laboratório de Mecânica dos Solos Primeiro Semestre de 2017 Aula 8 Permeabilidade 1. A água no solo Problemas práticos envolvendo percolação: Barragens: Vazões infiltradas, piping, dimensionamento de filtros

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA Água no solo Prof: Felipe Corrêa Condutividade Hidráulica em meio saturado APLICAÇÃO

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (1. o Parte) Conteúdo da parte 5 1 Introdução 2 Principais passos que ocorrem no processo

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Princípio das tensões efetivas; E tensões geostáticas Conteúdo da parte 1 1 Princípio das tensões efetivas 2 Evidências

Leia mais

Controle de Obras Mecânica dos solos

Controle de Obras Mecânica dos solos Controle de Obras Mecânica dos solos Fluxo de água nos meios porosos Permeabilidade dos solos 1 Permeabilidade 2 1 Nas aulas anteriores sobre índices físicos, e tensões geostáticas não foi considerada

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA.

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA Água no solo Prof: Dr. Felipe Corrêa V. dos Santos INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA PERMEABILIDADE DO SOLO

DETERMINAÇÃO DA PERMEABILIDADE DO SOLO DETERMINAÇÃO DA PERMEABILIDADE DO SOLO 1. Objetivo Determinar o coeficiente de permeabilidade à carga constante e à carga variável, com percolação de água através do solo em regime de escoamento laminar.

Leia mais

Lista de Exercícios de Adensamento

Lista de Exercícios de Adensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil Setor de Geotecnia CIV 333 - Mecânica dos Solos II Prof. Paulo Sérgio de Almeida Barbosa Lista de

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 13)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 13) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 13) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Permeabilidade dos solos e fluxo unidimensional (2. o Parte) Conteúdo da parte 13 1 Classificação do solo de acordo

Leia mais

HIDRÁULICA. REVISÃO 1º Bimestre

HIDRÁULICA. REVISÃO 1º Bimestre REVISÃO 1º Bimestre ROTEIRO Condutos Livres Tipos de Movimentos Carga Específica Elementos geométricos e dimensionamento Vazão Velocidade Perda de Carga Adutora Aspectos construtivos ROTEIRO Condutos Livres

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ENSAIO DE PERMEABILIDADE IN SITU RESUMO Neste breve artigo apresentamos a metodologia executiva, do ensaio de permeabilidade in situ em furo de sondagem (Lefranc). São abordadas as recomendações da ABGE

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 18 Exercícios Complementares Tópicos Abordados Nesta Aula. Exercícios Complementares. 1) A massa específica de uma determinada substância é igual a 900kg/m³, determine o volume ocupado por uma massa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Bombas Parte 1 - Introdução - Classificação - Bombas sanitárias - Condições

Leia mais

5. Infiltração. Hidrologia cap5 5.1 OCORRÊNCIA

5. Infiltração. Hidrologia cap5 5.1 OCORRÊNCIA 5. Infiltração 5.1 OCORRÊNCIA As águas provenientes das precipitações que venham a ficar retidas no terreno ou a escoar superficialmente podem se infiltrar no solo por efeito da gravidade ou de capilaridade,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV332 Mecânica dos Solos I

Programa Analítico de Disciplina CIV332 Mecânica dos Solos I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (2. o Parte) Conteúdo da parte 6 7 Determinação do coeficiente de adensamento (C V

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 2 Vagner R. Elis Produção e destinos de resíduos urbanos: problemas de contaminação ambiental 2.1 Introdução 2.2 Propriedades físicas

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br MECÂNICA DOS FLUIDOS ENGENHARIA FÍSICA AULA 7 ESCOAMENTO

Leia mais

Escoamento completamente desenvolvido

Escoamento completamente desenvolvido Escoamento completamente desenvolvido A figura mostra um escoamento laminar na região de entrada de um tubo circular. Uma camada limite desenvolve-se ao longo das paredes do duto. A superfície do tubo

Leia mais

Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos Fluxo Unidimensional Ensaios de Condutividade Hidráulica

Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos Fluxo Unidimensional Ensaios de Condutividade Hidráulica Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos Fluxo Unidimensional Ensaios de Condutividade Hidráulica Prof. Fernando A. M. Marino 016 A água Mudança de estado Densidade e compressibilidade Pressão de vapor

Leia mais

Regime Permanente. t t

Regime Permanente. t t Regime ermanente ω t t 0 0 t Regime Transiente ω t0 t 0 t Escoamento Uniforme/variado Escoamento Uniforme/variado Escoamento Variado Escoamentos Escoamento Irrotacional V V iˆ V ˆ j V kˆ campo vetorial

Leia mais

HIDRODINÂMICA CONDUTOS SOB PRESSÃO

HIDRODINÂMICA CONDUTOS SOB PRESSÃO HIDRODINÂMICA CONDUTOS SOB PRESSÃO CONDUTOS SOB PRESSÃO Denominam-se condutos sob pressão ou condutos forçados, as canalizações onde o líquido escoa sob uma pressão diferente da atmosférica. As seções

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos Sistemas Hidráulicos podem ser descritos por leis que regem o comportamento de fluidos confinados em: regime permanente (repouso) invariante no tempo; regime

Leia mais

Introdução a Cinemática Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reinalds

Introdução a Cinemática Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reinalds Disciplina: Fenômeno de AULA 01 unidade 2 Transporte Introdução a Cinemática Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reinalds Prof. Ednei Pires Definição: Cinemática dos fluidos É a ramificação da mecânica

Leia mais

MOVIMENTO DE ÁGUA NOS SOLOS TRAÇADO DE REDES DE FLUXO

MOVIMENTO DE ÁGUA NOS SOLOS TRAÇADO DE REDES DE FLUXO MOVIMENTO DE ÁGUA NOS SOLOS TRAÇADO DE REDES DE FLUXO 1 Movimento de Água nos Solos O estudo do fluxo de água em obras de engenharia é de grande importância: visa quantificar a vazão que percola no maciço;

Leia mais

Hidrodinâmica: Fluidos em Movimento

Hidrodinâmica: Fluidos em Movimento Hidrodinâmica: Fluidos em Movimento Renato Akio Ikeoka FLUIDOS EM MOVIMENTO Fluido subdivisão de elementos de volume suficientemente pequenos para que possamos tratar cada um deles como uma partícula e

Leia mais

CAPÍTULO VI: HIDRODINÂMICA

CAPÍTULO VI: HIDRODINÂMICA CAPÍTULO VI: HIDRODINÂMICA Aula 0 Diferenças e semelhanças para a dedução da Equação de Bernoulli fluido ideal e real Equação de Bernoulli para os fluidos reais Representação gráfica dos termos da Equação

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4b)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4b) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 4b) OBS. As notas de aulas de Mecânica dos Solos I parte 4 foram divididas em duas partes, em parte 4a e parte 4b. Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Estrutura

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 01 Fluxo no Solo Introdução Eng. Civil Augusto Romanini (FACET

Leia mais

AULA 6 ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS. Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro

AULA 6 ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS. Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro AULA 6 ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES A seguir, serão introduzidas definições e conceitos utilizados ao longo

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Infiltração e água no solo. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Infiltração e água no solo. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Infiltração e água no solo Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Definir as grandezas características e a importância da

Leia mais

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Capítulo 3-3.1 - Introdução Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. O que difere o solo dos outros materiais é

Leia mais

1. DEFINIÇÕES 1. DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DA ÁGUA

1. DEFINIÇÕES 1. DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DA ÁGUA Capítulo Infiltração 6 1. DEFINIÇÕES A infiltração é o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, se move para baixo através dos vazios pela ação da gravidade, até atingir uma

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 3 ROTEIRO Tópicos da aula 3:

Leia mais

ESTE Aula 2- Introdução à convecção. As equações de camada limite

ESTE Aula 2- Introdução à convecção. As equações de camada limite Universidade Federal do ABC ESTE013-13 Aula - Introdução à convecção. As equações de camada limite EN 41: Aula As equações de camada limite Análise das equações que descrevem o escoamento em camada limite:

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA AUTOR(ES): RAPHAEL

Leia mais

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial Mecânica Sólidos INTRODUÇÃO MECÂNICA DOS FLUIDOS FBT0530 - FÍSICA INDUSTRIAL PROFA. JULIANA RACT PROFA. MARINA ISHII 2018 Fluidos O que é um fluido? MECÂNICA DOS FLUIDOS PROPRIEDADE SÓLIDOS LÍQUIDOS GASES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 7 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 7 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 0472 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 7 ROTEIRO Tópicos da aula:

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 10 ESCOAMENTO INTERNO INCOMPRESSÍVEL PROF.: KAIO DUTRA Escoamento Interno e Externo Escoamentos internos ou em dutos: São escoamentos completamente envoltos por superfícies

Leia mais

Viscosimetria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO

Viscosimetria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO Viscosimetria Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG, 74690-900, Goiânia, GO Resumo Essa aula prática tem como objetivo avaliar as variações da viscosidade de soluções hidroalcoólicas. 1. Viscosidade

Leia mais

Terceira lista de exercícios segundo semestre de 2017

Terceira lista de exercícios segundo semestre de 2017 Terceira lista de exercícios segundo semestre de 2017 Extra: Um certo fenômeno é definido pelas variáveis: massa específica ( ), velocidade escalar (v), comprimento característico (L), velocidade do som

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Perda de Carga

Mecânica dos Fluidos. Perda de Carga Mecânica dos Fluidos Perda de Carga Introdução Na engenharia trabalhamos com energia dos fluidos por unidade de peso, a qual denominamos carga (H); No escoamento de fluidos reais, parte de sua energia

Leia mais

HIDROLOGIA AULA 06 e semestre - Engenharia Civil INFILTRAÇÃO. Profª. Priscila Pini

HIDROLOGIA AULA 06 e semestre - Engenharia Civil INFILTRAÇÃO. Profª. Priscila Pini HIDROLOGIA AULA 06 e 07 5 semestre - Engenharia Civil INFILTRAÇÃO Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br INTERCEPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA Retenção de água da chuva antes que ela atinja o solo.

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 9) com respostas do exercício

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 9) com respostas do exercício 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 9) com respostas do exercício Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Exemplo da classificação de solo com uso do triângulo de FERET, e exercício de classificação

Leia mais

Mec. Solos II - Aula 02 Capítulo 05. Tensões nos Solos. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira FEIS/UNESP Departamento de Engenharia Civil Geotecnia

Mec. Solos II - Aula 02 Capítulo 05. Tensões nos Solos. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira FEIS/UNESP Departamento de Engenharia Civil Geotecnia Tensões nos Solos Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira FEIS/UNESP Departamento de Engenharia Civil Geotecnia Mec. Solos II - Aula 02 Capítulo 05 Tensões no Solo Solo são constituídos de partículas

Leia mais

Unidade 1 - HIDRÁULICA DOS SOLOS

Unidade 1 - HIDRÁULICA DOS SOLOS Unidade 1 - Em muitos casos o engenheiro se defronta com situações em que é necessário controlar o movimento de água através do solo e, evidentemente, proporcionar uma proteção contra os efeitos nocivos

Leia mais

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Engenharia Mecânica 4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Profa. Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva http://www.iem.unifei.edu.br/labtc/ana.html Objetivos

Leia mais

Teoria do adensamento: Evolução dos recalques com o tempo

Teoria do adensamento: Evolução dos recalques com o tempo Teoria do adensamento: Evolução dos recalques com o tempo Mec. Solos II - Aula 05 Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira FEIS/UNESP Departamento de Engenharia Civil Geotecnia Capítulo 10 Tópicos abordados

Leia mais

Água nos Solos Princípio das Tensões Efetivas

Água nos Solos Princípio das Tensões Efetivas Mecânica dos Solos Água nos Solos Princípio das Tensões Efetivas Prof. Fernando A. M. Marinho O ciclo da água Retenção de água pelo solo http://guernseysoil.blogspot.com.br/2012/07/your-backyard-woods-water-cycle.html

Leia mais

Escoamento Interno Viscoso

Escoamento Interno Viscoso Escoamento Interno Viscoso Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reynolds Re VD ρ --> massa específica ou densidade V --> velocidade D --> comprimento característico μ --> viscosidade numero de Reynolds

Leia mais

3 - ESCOAMENTOS EM MEIOS POROSOS

3 - ESCOAMENTOS EM MEIOS POROSOS 3.1 - Generalidades 3 - ESCOAMENTOS EM MEIOS POROSOS No caso de escoamentos em meios porosos, dado que a velocidade de percolação é muito pequena, despreza-se o termo v 2 /2g, altura cinemática da equação

Leia mais

Exercício resolvido - nº 1 Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas - n os 6 e 9

Exercício resolvido - nº 1 Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas - n os 6 e 9 Licenciatura em Engenharia Civil 4º Ano 1º Semestre MECÂNICA DOS SOLOS 1 Ano lectivo 2002/2003 FOLHA DE EXERCÍCIOS Nº 4 A Águas nos Solos. Percolação Exercício resolvido - nº 1 Exercícios para resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS FENÔMENOS DE TRANSPORTE ATIVIDADE SEGUNDA AVALIAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS FENÔMENOS DE TRANSPORTE ATIVIDADE SEGUNDA AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS FENÔMENOS DE TRANSPORTE ATIVIDADE SEGUNDA AVALIAÇÃO 1 1) Considere o escoamento de ar em torno do motociclista que se move em

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

EXERCÍCIOS PROPOSTOS FLUXO UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1) Porque no líquido a carga total é constante. Nos solos acontece a mesma coisa? Por que? 2) As poro-pressões são calculadas multiplicando-se

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 14)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 14) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 14) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Traçado da linha freática de uma barragem de terra a partir do traçado da parábola de ozeny; E teoria da seção

Leia mais

Drenagem Subterrânea e Subsuperficialde Rodovias

Drenagem Subterrânea e Subsuperficialde Rodovias Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: Estradas II Drenagem Subterrânea e Subsuperficialde Rodovias Renato de Oliveira Fernandes

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/7º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/7º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br DEFINIÇÃO: Um fluído consiste numa substância não sólida

Leia mais

Compressilidade e Adensamento

Compressilidade e Adensamento Compressilidade e Adensamento ADENSAMENTO DO SOLO Entende-se por adensamento de solo a diminuição dos seus vazios com o tempo, devido a saída da água do seu interior. Este processo pode ocorrer devido

Leia mais

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular 1. (Petrobrás/2010) Um oleoduto com 6 km de comprimento e diâmetro uniforme opera com um gradiente de pressão de 40 Pa/m transportando

Leia mais

Sétima aula. Segundo semestre de 2015

Sétima aula. Segundo semestre de 2015 Sétima aula Segundo semestre de 015 Ok! Relembrando o enunciado: Vamos resolver o exercício da semana? Exercício da semana Na solução deste exercício, iniciamos evocando o conceito da vazão volumétrica,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Curso : Engenharia civil Disciplina: Fenômeno dos transportes Professor(a): Nome do(s) Aluno(a)(s): LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Período Letivo: 2014.2 Unidade: I Nota: Semestre:

Leia mais

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado Caderno de questões Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado ORIENTAÇÃO PARA ESSA PROVA Esta prova possui 0 (vinte) questões, todas

Leia mais

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Os fluidos podem ser analisados utilizando-se o conceito de sistema ou de volume de controle O sistema é definido quando uma certa quantidade de matéria

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 3 CLASSIFICAÇÃO DE ESCOAMENTOS PROF.: KAIO DUTRA Descrição e Classificação dos Movimentos de Fluido A mecânica dos fluidos é uma disciplina muito vasta: cobre desde a aerodinâmica

Leia mais

Ensaios de Permeabilidade In Situ em Solos Saturados

Ensaios de Permeabilidade In Situ em Solos Saturados Ensaios de Permeabilidade In Situ em Solos Saturados Patricia Helena Azevedo Fantinatti, Franchel Pereira Fantinatti Neto, Sérgio Tibana e Frederico Terra de Almeida. Laboratório de Engenharia Civil, Universidade

Leia mais

INFILTRAÇÃO* E ARMAZENAMENTO NO SOLO. Prof. José Carlos Mendonça

INFILTRAÇÃO* E ARMAZENAMENTO NO SOLO. Prof. José Carlos Mendonça INFILTRAÇÃO* E ARMAZENAMENTO NO SOLO Prof. José Carlos Mendonça ÁGUA NO SOLO As propriedades do solo, estão associadas ao funcionamento hidrológico do solo. Causa a destruição da estrutura do solo Excesso

Leia mais

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada;

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Tubo de Pitot Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Desvantagem: Diversas tecnologias, o que dificulta a calibração do equipamento (de

Leia mais

Biofísica Bacharelado em Biologia

Biofísica Bacharelado em Biologia Biofísica Bacharelado em Biologia Prof. Dr. Sergio Pilling PARTE A Capítulo 5 Fluidos. Introdução a hidrostática e hidrodinâmica. Objetivos: Nesta aula abordaremos o estudo dos fluidos. Faremos uma introdução

Leia mais

Exercício 136 Dado: Exercício 137

Exercício 136 Dado: Exercício 137 Exercício 136: O trecho da instalação de bombeamento representado a seguir, transporta óleo com uma vazão de 19,6 m³/h. Na temperatura de escoamento o óleo apresenta massa específica igual a 936 kg/m³;

Leia mais

Capítulo 5 Percolação

Capítulo 5 Percolação PROLEM 5.1 Considere a Figura 5.1 que representa dois casos em que onde se provocou o escoamento de água no interior de um provete de areia (γ sat =20kN/m 3 e k=0.5 10-5 m/s) através da alteração da posição

Leia mais

Fluxo Bidimensional em solos

Fluxo Bidimensional em solos Fluxo Bidimensional em solos GEOTECNIA II SLIDES 03 / AULA 06 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Fluxo Unidimensional Fluxo d água com direção constante Areia

Leia mais

Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 05. Medidas de vazão em líquidos mediante o uso da Placa de Orifício, Venturi e Rotâmetro.

Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 05. Medidas de vazão em líquidos mediante o uso da Placa de Orifício, Venturi e Rotâmetro. Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 05 Medidas de vazão em líquidos mediante o uso da Placa de Orifício, Venturi e Rotâmetro. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez - Introdução O experimento consiste

Leia mais

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013 Décima aula de FT Segundo semestre de 2013 Vamos eliminar a hipótese do fluido ideal! Por que? Simplesmente porque não existem fluidos sem viscosidade e para mostrar que isto elimina uma situação impossível,

Leia mais

Compressibilidade e Teoria do adensamento. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin

Compressibilidade e Teoria do adensamento. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compressibilidade e Teoria do adensamento Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compressibilidade É a diminuição do volume sob a ação de cargas aplicadas. É uma característica que todos os materiais possuem

Leia mais

Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental Avaliação P1. Mecânica dos Fluidos Ambiental I

Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental Avaliação P1. Mecânica dos Fluidos Ambiental I Universidade Federal do Paraná Mecânica dos Fluidos Ambiental I Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental 2019-1 Avaliação P1 Mecânica dos Fluidos Ambiental I Tobias Bleninger Departamento de Engenharia

Leia mais

Conceitos Fundamentais. Viscosidade e Escoamentos

Conceitos Fundamentais. Viscosidade e Escoamentos Conceitos Fundamentais Viscosidade e Escoamentos Multiplicação de pressão Multiplicação de pressão Vazão X Velocidade Vazão X Velocidade VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS Fluido perfeito Considere-se um volume

Leia mais

PERMEABILIDADE DAS ROCHAS

PERMEABILIDADE DAS ROCHAS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PERMEABILIDADE DAS ROCHAS PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo César Sansone

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA LISTA DE EXERCÍCIOS PRÉ-PROVA (2) PROF. FELIPE CORRÊA 1. Determine a taxa de escoamento e a altura máxima do sifão

Leia mais

Água nos Solos Princípio das Tensões Efetivas. Fernando A. M. Marinho 2017

Água nos Solos Princípio das Tensões Efetivas. Fernando A. M. Marinho 2017 Água nos Solos Princípio das Tensões Efetivas Fernando A. M. Marinho 2017 Água nos Solos A evaporação não acontece somente nos oceanos. Ela ocorre no próprio solo também O solo armazena água e a pressão

Leia mais

Hidrodinâmica. Profª. Priscila Alves

Hidrodinâmica. Profª. Priscila Alves Hidrodinâmica Profª. Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br Objetivos Apresentar e discutir as equações básicas que regem a mecânica dos fluidos, tal como: Equações do movimento. Equação da continuidade.

Leia mais

Mas Da figura, temos:

Mas Da figura, temos: 1. Na tubulação da figura 1, óleo cru escoa com velocidade de 2,4 m/s no ponto A; calcule até onde o nível de óleo chegará no tubo aberto C. (Fig.1). Calcule também a vazão mássica e volumétrica do óleo.

Leia mais