1. Trigonometria no triângulo retângulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Trigonometria no triângulo retângulo"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Trigonometria I Prof.: Rogério Dias Dalla Riva

2 Trigonometria I 1.Trigonometria no triângulo retângulo 2.Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o 3.Uso de calculadora 4.Unidades de medida de arcos e ângulos 5.Medida algébrica de um arco 6.A circunferência trigonométrica 7.Seno e cosseno na circunferência trigonométrica 8.Tangente na circunferência trigonométrica 9.Secante, cossecante e cotangente 10.Trigonometria num triângulo qualquer

3 1. Trigonometria no triângulo retângulo Numa primeira etapa, Trigonometria é o estudo das relações entre medidas de ângulos e lados nos triângulos retângulos. Esse estudo é inteiramente baseado na semelhança de triângulos. Observe, por exemplo, os triângulos da figura acima. Eles são semelhantes, pois possuem os ângulos ordenadamente congruentes.

4 1. Trigonometria no triângulo retângulo E dessa semelhança podemos deduzir que: b a b b b a a a ' = = (1) ' ' ' c a c c c a a a ' = = (2) ' ' ' b c b b b c c c ' = = (3) ' ' '

5 1. Trigonometria no triângulo retângulo As igualdades (1), (2) e (3) mostram que a razão entre dois lados quaisquer de um triângulo retângulo é igual à razão entre os dois lados homólogos de qualquer outro triângulo retângulo semelhante a ele. Em outras palavras, a razão entre dois lados quaisquer de um triângulo retângulo não depende do tamanho desse triângulo, mas apenas de seus ângulos.

6 1. Trigonometria no triângulo retângulo E dessa semelhança podemos deduzir que: b1 b2 b3 = = = = a a a c1 c2 c3 = = = = a a a b1 b2 b3 = = = = c c c constante constante constante Essas razões, constantes para cada valor de α, são chamadas razões trigonométricas. 6

7 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo Seja α a medida de um ângulo agudo de um triângulo retângulo.

8 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo Seno de α é a razão entre o cateto oposto a esse ângulo e a hipotenusa. Cosseno de α é a razão entre o cateto adjacente a esse ângulo e a hipotenusa. Tangente de α é a razão entre o cateto oposto a esse ângulo e o cateto adjacente a ele.

9 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo O seno, o cosseno e a tangente de um ângulo de medida α são denotados por sen α, cos α e tg α. sen sen α = cateto oposto = hipotenusa sen β = b a c a

10 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo O seno, o cosseno e a tangente de um ângulo de medida α são denotados por sen α, cos α e tg α. cos cos α = cateto adjacente = hipotenusa cos β = c a b a

11 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo O seno, o cosseno e a tangente de um ângulo de medida α são denotados por sen α, cos α e tg α. tan tan α = cateto oposto = cateto adjacente tan β = b c c b

12 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo Exercício 1: Calcule sen α, cos α e tan α.

13 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo Exercício 2: Um observador, de 1,80 m de altura, situado a 20 m de um edifício, enxerga o topo desse edifício segundo um ângulo α. Esse ângulo foi medido a partir da linha horizontal de visão do observador. Sabendo-se que sen α = 0,914, cos α = 0,407 e tg α = 2,250, calcule a altura do edifício.

14 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo Exercício 3: Um observador, situado num ponto A, enxerga uma montanha segundo um ângulo α. Caminhando 400 m em direção à montanha, ele passa a enxergá-la segundo um ângulo β. Desprezando a altura do observador, calcule a altura da montanha, sabendo que tg α = 1/2 e tg β = 5/6.

15 1.1. Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo Exercício 4: Na figura abaixo, as circunferências são tangentes entre si e ambas tangenciam os lados do ângulo AÔB. Calcule: a) sen α em função de R e r. b) Se r = 5 e sen α = 1/6, calcule R.

16 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o Para calcular as razões trigonométricas de 30 o e 60 o, partimos de um triângulo equilátero, no qual traçamos uma altura, e obtemos um triângulo retângulo cujos ângulos agudos medem 30 o e 60 o.

17 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o Então, no triângulo retângulo, temos: sen o l 2 o 1 o l 3 2 o 3 30 = sen 30 = cos 30 = cos 30 = l 2 l 2 o l 2 o 3 tan 30 = tan 30 = l 3 2 3

18 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o Então, no triângulo retângulo, temos: sen o l 3 2 o 3 o l 2 o 1 60 = sen 60 = cos 60 = cos 60 = l 2 l 2 o l 3 2 o tan 60 = tan 60 = 3 l 2

19 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o As razões trigonométricas de 45 º são calculadas no triângulo retângulo obtido da divisão de um quadrado por sua diagonal.

20 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o sen o l o 2 o l o 45 = sen 45 = cos 45 = cos 45 = l 2 2 l 2 o l o tan 45 = tan 45 = 1 l 2 2

21 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o Exercício 5: Calcule x na figura abaixo. 21

22 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o Exercício 6: Num círculo de centro O e raio r = 2, traça-se uma corda AB. Se a distância do centro à corda é igual a 1, qual é a medida do ângulo AÔB?

23 2. Razões trigonométricas de 30 o, 45 o e 60 o Exercício 7: Na figura seguinte, ABCD é um quadrado e ABE é um triângulo equilátero. Determine: a) o valor do ângulo α e b) a tangente de α.

24 3. Uso de calculadora Os valores das demais razões trigonométricas, de 1 o a 89 o, podem ser obtidos pelo uso de calculadora científica.

25 3. Uso de calculadora Exercício 8: A figura seguinte mostra a trajetória de uma bola de futebol que, chutada do ponto A, sobe a rampa e atinge o solo no ponto B. Qual é a distância entre A e B, aproximadamente?

26 4. Unidades de medida de arcos e ângulos Até aqui temos utilizado apenas a unidade grau para medir ângulos e arcos. Porém, existem outras unidades de medida de arcos, das quais uma, chamada radiano, iremos utilizar com grande frequência.

27 4.1. O grau e seus submúltiplos Minuto de grau: É a sexagésima parte do grau. 1º = 60 Segundo de grau: É a sexagésima parte do minuto de grau. 1 = 60

28 4.2. A unidade radiano Uma maneira de medir arcos de uma circunferência é compará-los com um outro arco escolhido para ser unidade de medida sobre a mesma circunferência. Esse arco é chamado unitário.

29 4.2. A unidade radiano Por exemplo, na figura acima escolhemos o arco PQ, de comprimento u, como arco unitário. Então, para medir o arco AB, devemos descobrir quantas vezes o arco unitário cabe no arco AB. Para isso, basta fazer a razão entre o comprimento do arco AB e o comprimento do arco unitário.

30 4.2. A unidade radiano comprimento do arco AB AB = comprimento do arco PQ AB 3u = AB = 3 u

31 4.2. A unidade radiano = 1rad AB Chama-se radiano o arco unitário cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que o contém. 1 radiano = 1 rad

32 4.2. A unidade radiano AB AOB Se = 1 rad, então = 1 rad. Decorre da definição, que a medida em radianos de um arco AB é dada por: comprimento do arco AB AB = raio

33 4.2. A unidade radiano Exercício 9: Calcule AÔB em radianos, sabendo que o comprimento do arco AB é o dobro do raio da circunferência.

34 4.3. Os arcos de volta inteira e meia-volta Para determinar as medidas em radianos dos arcos de 360º e 180º, é preciso relembrar a seguinte propriedade: A razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é constante, e igual a π, qualquer que seja a circunferência. Assim, sendo C o comprimento de uma circunferência de diâmetro d, então: C d = π onde π é um número irracional.

35 4.3. Os arcos de volta inteira e meia-volta Como o diâmetro é o dobro do raio, essa relação pode ser escrita assim: C 2r = π, ou ainda C = 2π r A última igualdade é a conhecida fórmula que permite calcular o comprimento de uma circunferência. A partir dela vamos determinar a medida do arco de volta inteira em radianos.

36 4.3. Os arcos de volta inteira e meia-volta Para isso, temos de dividir o seu comprimento pelo raio, e, como o arco de volta inteira é a própria circunferência, seu comprimento é igual a 2πr. Então, sua medida é: 2π r r = 2π rad

37 4.3. Os arcos de volta inteira e meia-volta Sabendo que o arco de volta inteira mede 2π rad, deduzimos que o arco de meia-volta mede π rad.

38 4.4. Conversões de medidas Para converter medidas de arcos de radianos para graus ou vice-versa, usamos a seguinte relação: π rad equivale a 180º ou π rad = 180º

39 4.4. Conversões de medidas Exercício 10: Num triângulo ABC, sabe-se que o ângulo B é o dobro do ângulo C e que o ângulo A é o triplo do ângulo C. a) Determine os ângulos A, B e C em radianos. b) Classifique esse triângulo quanto aos lados e quanto aos ângulos.

40 5. Medida algébrica de um arco Arco orientado. Imagine um ponto P que, partindo de um ponto A de uma circunferência, desloca-se sobre ela e pode movimentar-se no sentido horário ou anti-horário.

41 5. Medida algébrica de um arco Nos dois sentidos possíveis de deslocamento, para cada posição do ponto P, fica determinado um arco AP denominado arco orientado. O ponto A é chamado origem do arco e o ponto P é a extremidade dele.

42 5. Medida algébrica de um arco Circunferência orientada. É uma circunferência na qual um dos dois possíveis sentidos de deslocamento é adotado como positivo. Para o estudo da Trigonometria, o sentido positivo é o anti-horário.

43 5. Medida algébrica de um arco Medida algébrica de um arco orientado. Considere um arco orientado contido numa circunferência orientada. A medida algébrica desse arco é a sua medida comum, afetada dos sinais + ou -, conforme o sentido do arco seja, respectivamente, concordante ou discordante do sentido positivo da circunferência.

44 5. Medida algébrica de um arco Na trigonometria, os arcos orientados no sentido anti-horário têm medidas algébricas positivas e os orientados no sentido horário têm medidas algébricas negativas.

45 5. Medida algébrica de um arco A medida algébrica de um arco orientado de origem A e extremidade P é representada pelo símbolo. Veja os exemplos: AP

46 5. Medida algébrica de um arco o AP = ou 2π AP = + rad 3 o AQ = 120 ou 2 AQ = π rad 3

47 6. A circunferência trigonométrica Observe a figura acima. Ela mostra uma circunferência orientada no sentido anti-horário, à qual associamos um sistema de coordenadas cartesianas.

48 6. A circunferência trigonométrica O centro da circunferência é O = (0, 0). O raio da circunferência é unitário, isto é, r = 1.

49 6. A circunferência trigonométrica A = (1, 0) é a origem dos arcos. Isto é, os arcos são medidos a partir de A. A circunferência da figura é chamada circunferência trigonométrica.

50 6. A circunferência trigonométrica Como a origem dos arcos é um ponto fixo, na circunferência trigonométrica a extremidade de um arco fica determinada pela sua medida algébrica.

51 6. A circunferência trigonométrica Desse modo, a cada ponto da circunferência trigonométrica ficam associados números reais, representando estes as medidas em radianos dos arcos que têm extremidades nesse ponto. Particularmente, dizemos que o ponto A, origem dos arcos, é um arco nulo e que sua medida é zero.

52 6. A circunferência trigonométrica A partir disso, dizemos que um arco pertence ao quadrante no qual se encontra a sua extremidade.

53 Por exemplo, os arcos cujas medidas estão representadas acima são π, 3π, 7π e π A circunferência trigonométrica pertencem, respectivamente, ao 1º, 2º, 3º e 4º quadrantes.

54 7. Seno e cosseno na circunferência trigonométrica Seja α a medida de um arco de extremidade P na circunferência trigonométrica. Então, sen α é a ordenada de P cos α é a abscissa de P

55 7. Seno e cosseno na circunferência trigonométrica Em razão dessas definições, na Trigonometria o eixo Ox é chamado eixo dos cossenos e o eixo Oy, eixo dos senos.

56 7. Seno e cosseno na circunferência trigonométrica Lembrando que o raio da circunferência trigonométrica é unitário, no triângulo OPQ da figura acima, temos:

57 7. Seno e cosseno na circunferência trigonométrica OQ OQ cos α = = OP 1 cos α = OQ (1) QP QP sen α = = OP 1 sen α = QP

58 7. Seno e cosseno na circunferência trigonométrica Como QP = OR, temos sen α = OR (2) As igualdades (1) e (2) mostram que cos α e sen α são a abscissa e a ordenada de P.

59 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno Observe as figuras e procure determinar os valores de seno e cosseno dos ângulos indicados nas figuras.

60 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno 0 π/2 π 3π/2 2 π sen cos

61 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno Note que seno e cosseno são no máximo iguais a 1 e no mínimo iguais a -1. Assim, sen α e cos α variam no intervalo de -1 a 1. 1 sen α 1 e 1 cos α 1

62 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno Exercício 11: Calcule o valor da expressão abaixo. 3π 2sen 5cos 2π 2 3π 2 3sen + cos π 2

63 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno Exercício 12: Determine os valores de x que satisfazem as equações seguintes no intervalo 0 x 2π. a) sen x = 0 b) cos x = 0 c) sen x = 1 2 d) cos x 1= 0 e) sen x + sen x cos x = 0

64 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno Exercício 13: Identifique quais das igualdades abaixo são possíveis. a) sen x = 2 b) sen c) sen d) sen 1 x = 5 5 x = 3 3 x = 7

65 7.1. Alguns valores notáveis de seno e cosseno Exercício 14: Determine m para que a igualdade abaixo seja possível. cos x = 2m 1

66 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α Seja P a extremidade de um arco do primeiro quadrante. Observe estas três outras extremidades. P 1 : simétrico de P em relação ao eixo Oy. P 2 : simétrico de P em relação ao centro O. P 3 : simétrico de P em relação ao eixo Ox.

67 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α As medidas dos arcos de extremidades P 1, P 2 e P 3, sendo AP = α, podem ser expressas em função de α. AP = π α = π + α = π α 1, AP 2 e AP 3 2, ou AP 3 = α

68 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α Assim, o seno e o cosseno desses arcos podem ser expressos em função de sen α e cos α. sen ( π α ) = sen α sen ( π + α ) = sen α sen (2 π α ) = sen α sen ( α ) = sen α

69 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α Assim, o seno e o cosseno desses arcos podem ser expressos em função de sen α e cos α. cos ( π α ) = cos α cos ( π + α ) = cos α cos (2 π α ) = cos α cos ( α ) = cos α

70 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α Exercício 15: Calcule o valor de sen π cos π sen π cos π

71 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α Exercício 16: Simplifique a expressão sen(2 π α ) sen( π + α ) + sen( π α ) cos( π + α ) sen( π α ) + cos( π α )

72 7.2. Arcos da forma: π - α, π + α e 2π - α Exercício 17: Resolva as equações seguintes no intervalo 0;2π. a) sen x b) cos x = 1 2 = 2 1 c) cos x = d) sen x = 2 ] [ 2 2

73 7.3. Primeira relação fundamental Para qualquer um dos dois casos apresentados nas figuras, as medidas dos catetos do triângulo retângulo OPQ, são: PQ = sen α e OQ = cos α

74 7.3. Primeira relação fundamental PQ Pelo teorema de Pitágoras: + OQ = 1 sen α + cos α = Como 2 a = a 2, a R 2 2 sen α + cos α = 1 2 2, a última igualdade fica:

75 7.3. Primeira relação fundamental Embora as figuras da demonstração mostrem os arcos no 1º e 3º quadrantes, todo o raciocínio também é válido quando os arcos pertencem aos demais quadrantes.

76 7.3. Primeira relação fundamental 5 1 Exercício 18: Se sen 18 o =, calcule cos 18 o. 4

77 7.3. Primeira relação fundamental Exercício 19: Calcule m, para que se tenha m 1 m 2 sen x = e cos x = m m

78 7.3. Primeira relação fundamental Exercício 20: Simplifique as expressões abaixo: a) sen ( α ) sen( π + α ) cos( α ) cos( π α ) b) sen x sen x cos x cos x

79 7.3. Primeira relação fundamental Exercício 21: Se cos x = 1/a, calcule o valor da expressão abaixo, em função de a. cos x + cos x sen x 1 sen 4 x 2

80 8. Tangente na circunferência trigonométrica Para o estudo das tangentes dos arcos na circunferência trigonométrica, associamos mais um eixo a ela, conforme mostra a figura acima. At é chamado eixo das tangentes.

81 8. Tangente na circunferência trigonométrica O eixo At tangencia a circunferência em A. O ponto A é a origem do eixo das tangentes, isto é, ao ponto A está associado o número zero desse eixo. O raio da circunferência trigonométrica é a unidade de medida também no eixo das tangentes.

82 8. Tangente na circunferência trigonométrica Seja P a extremidade de um arco qualquer de medida α e seja T o ponto em que a reta conduzida pelo centro da circunferência trigonométrica e por P intercepta o eixo At. Então, tg α é o número associado ao ponto T no eixo At.

83 8. Tangente na circunferência trigonométrica Quadrante 1 o 2 o 3 o 4 o Sinais de tg α

84 8. Tangente na circunferência trigonométrica 0 π/2 π 3π/2 2 π tg 0 0 0

85 8. Tangente na circunferência trigonométrica Exercício 22: Calcule o valor de 5π 7π tgπ cos + tg 6 4 π 4π sen tg 4 3

86 8. Tangente na circunferência trigonométrica Exercício 23: Resolva as equações no intervalo de 0 x 2π. a) tg x 2 b) tg x = 3 2 = 3 3 c) tg x = 1 d) tg x tg x = 0

87 8.1. Segunda relação fundamental Para os dois casos apresentados nas figuras acima, note que as medidas dos catetos dos triângulos OQP e OAT são: PQ = sen α OQ = cos α AT = tg α OA = 1

88 8.1 Segunda relação fundamental QP AT OQP OAT Como // temos. AT OA tg α 1 Então = = QP OQ sen α cos α α tg α = sen cos α

89 8.1 Segunda relação fundamental tg α e Como em todos os quadrantes os sinais de sen α são idênticos, teremos: cos α α tg α = sen cos α

90 8.1 Segunda relação fundamental Note que, se cos α = 0, então sen α cos α não está definido. Porém, os arcos para os quais cos α = 0 são justamente aqueles em que não existe tg α.

91 8.1 Segunda relação fundamental Exercício 24: Dado tg x = 5/12, 0 < x < π/2, calcule sen x e cos x.

92 8.1 Segunda relação fundamental Exercício 25: Se cosa = 2 5, 0 < a < π/2, e cosb = 1 10, 0 < b < π/2, calcule o valor de tg a + tg b 1 tg a tg b

93 8.1 Segunda relação fundamental Exercício 26: Resolva as equações abaixo no intervalo 0 x 2π. a) sen x = cos x b) sen x cos x = 0 3

94 9. Secante, cossecante e cotangente Se α é a medida de um arco, ou ângulo qualquer, então: Secante de α (sec α) é o inverso de cos α. 1 sec α = (cos α 0) cos α

95 9. Secante, cossecante e cotangente Se α é a medida de um arco, ou ângulo qualquer, então: Cossecante de α (cossec α) é o inverso de sen α. 1 cossec α = (sen α 0) sen α

96 9. Secante, cossecante e cotangente Se α é a medida de um arco, ou ângulo qualquer, então: Cotangente de α (cotg α) é o inverso de tg α. 1 cotg α = (tg α 0) tg α ou cos α cotg α = (sen α 0) sen α

97 9. Secante, cossecante e cotangente Note que as variações dos sinais de sec α, cossec α e cotg α, segundo cada quadrante, são idênticas às variações de sinais de cos α, sen α e tg α, respectivamente.

98 9. Secante, cossecante e cotangente A cotangente pode ser interpretada graficamente associando-se mais um eixo à circunferência trigonométrica, conforme é mostrado na figura acima. Nesse caso, obtém-se a cotangente de modo inteiramente análogo ao que se emprega para determinar a tangente.

99 9. Secante, cossecante e cotangente Como Então BC / / QP temos OBC BC OB cotg α 1 = = QP OQ cos α sen α OQP α cotg α = cos sen α

100 9. Secante, cossecante e cotangente Como em todos os quadrantes os sinais de cotg α e cos α são idênticos, teremos: sen α α cotg α = cos sen α

101 9. Secante, cossecante e cotangente Note que, se sen α = 0, então cos α sen α não está definido. Porém, os arcos para os quais sen α = 0 são justamente aqueles em que não existe cotg α.

102 9. Secante, cossecante e cotangente 0 π/2 π 3π/2 2 π cotg 0 0

103 9. Secante, cossecante e cotangente Na figura acima, a reta s é tangente à circunferência na extremidade P do arco de medida α. Com base na figura, fazemos as seguintes definições de secante e cossecante.

104 9. Secante, cossecante e cotangente sec α é o número associado ao ponto X no eixo Ox.

105 9. Secante, cossecante e cotangente sec α é o número associado ao ponto X no eixo Ox.

106 9. Secante, cossecante e cotangente sec α é o número associado ao ponto X no eixo Ox.

107 9. Secante, cossecante e cotangente P P 1 1 O sec α X O Q cos α Temos OPX OQP Então OX OP OP sec α 1 = = OQ 1 cos α sec α = 1 cos α

108 9. Secante, cossecante e cotangente cossec α é o número associado ao ponto Y no eixo Oy.

109 9. Secante, cossecante e cotangente cossec α é o número associado ao ponto Y no eixo Oy.

110 9. Secante, cossecante e cotangente cossec α é o número associado ao ponto Y no eixo Oy.

111 9. Secante, cossecante e cotangente cossec α Y O 1 P R sen α O 1 P Temos OPY ORP Então OY OP OP cossec α 1 = = OR 1 sen α cossec α = 1 sen α

112 9. Secante, cossecante e cotangente Exercício 27: Calcule o valor de 2π 3π 11π a) sec + cotg cossec 3 4 6

113 9. Secante, cossecante e cotangente Exercício 28: Sabendo que 3π/2 < a < 2π, e que sen a = -7/25, calcule as demais razões trigonométricas.

114 9.1. Outras relações fundamentais Dividindo ambos os membros da relação sen 2 α + cos 2 α = 1 por cos 2 α, teremos: sen α cos α 1 sen α + cos α = 1 + = cos α cos α cos α tg α + 1= sec α sec α = 1+ tg α

115 9.1. Outras relações fundamentais Agora, vamos dividir ambos os membros de sen 2 α + cos 2 α = 1 por sen 2 α, teremos: sen α cos α 1 sen α + cos α = 1 + = sen α sen α sen α cotg α = cossec α cossec α = 1+ cotg α

116 9.2. Resumo das relações fundamentais 2 2 sen α + cos α = 1 α tg α = sen cos α α cotg α = cos sen α cotg α = 1 tg α 1 sec α = cossec α cos α = 1 sen α sec α = 1+ tg 2 2 α cossec α = 1+ cotg 2 2 α

117 9.2. Resumo das relações fundamentais Exercício 29: Calcule cos x, 3π/2 < x < 2π, sabendo que tg x = -2.

118 9.2. Resumo das relações fundamentais Exercício 30: Resolva a equação abaixo no intervalo 0 x 2π. (sec x + 1) (sec x 1) = 3

119 10. Trigonometria num triângulo qualquer Passaremos a representar sempre por a, b e c as medidas dos lados opostos aos ângulos A, B e C de um triângulo ABC.

120 10.1. Lei dos senos Para qualquer triângulo ABC, sendo R o raio da circunferência circunscrita, vale a relação: a b c = = = 2R sen A senb senc

121 10.1. Lei dos senos Traçando-se o diâmetro AD e unindo D e C, temos: AC 1º) D = B = 2 2º) ACD é retângulo em C por estar inscrito numa semicircunferência.

122 10.1. Lei dos senos b b Então, no ACD, senb = = 2R 2R senb Analogamente, demonstra-se que a c = 2R = 2R sen A senc

123 10.1. Lei dos senos a b c Logo, = = = 2R sen A senb senc

124 10.1. Lei dos senos Exercício 31: Num triângulo ABC sabe-se que o ângulo A é igual a 60 o, o ângulo B é igual a 45 o e a = 9. Calcule: a) o raio da circunferência circunscrita e b) a medida do lado b.

125 10.1. Lei dos senos Exercício 32: Num triângulo ABC tem-se o a = 8 2, b = 8 3 e B = 60. Calcule C.

126 10.1. Lei dos senos Exercício 33: Um triângulo ABC está inscrito em uma circunferência de raio R. Se a = R, calcule A.

127 10.2. Lei dos cossenos Para todo triângulo ABC, vale a relação: a = b + c 2bc cos A A demonstração completa exige que se analisem os casos em que A é agudo e em que A é obtuso.

128 10.2. Lei dos cossenos Pelo teorema de Pitágoras, nos triângulos AHC e BHC, temos:

129 10.2. Lei dos cossenos h = b m h = a ( c m) a ( c m) = b m a ( c 2 cm + m ) = b m a c + 2cm m a = + c cm b = b 2 (1) m h = b m h = a ( c + m) a ( c + m) = b m a ( c + 2 cm + m ) = b m a c 2cm m a = + c + cm b = b 2 (1) m 2 2

130 10.2. Lei dos cossenos Do triângulo retângulo AHC, tiramos: m cos ( π A) = m b cos A = b m cos A = m = b cos A (2) b m = b cos A (2)

131 10.2. Lei dos cossenos Substituindo em (1) o valor de m encontrado em (2), temos finalmente: a = b + c 2bc cos A

132 10.2. Lei dos cossenos Exercício 34: De um triângulo ABC, são dados: o a = 3 + 1, b = 2 e C = 30. Calcule c.

133 10.2. Lei dos cossenos Exercício 35: Dois automóveis A e B seguem por uma mesma rodovia. No instante em que B entra numa estrada secundária, que forma um ângulo de 60 o com a primeira, ele é ultrapassado por A, que continua na rodovia principal. As duas estradas podem ser consideradas retilíneas. Se A viaja a 80 km/h e B a 50 km/h, qual a distância entre A e B 6 minutos após B ter entrado na rodovia secundária?

134 10.2. Lei dos cossenos

a a a a a a c c c Trigonometria I Trigonometria I E dessa semelhança podemos deduzir que:

a a a a a a c c c Trigonometria I Trigonometria I E dessa semelhança podemos deduzir que: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA. Trigonometria no triângulo

Leia mais

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 5: Trigonometria. Definição: Todo triângulo que tenha um ângulo de 90º (ângulo reto)

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 5: Trigonometria. Definição: Todo triângulo que tenha um ângulo de 90º (ângulo reto) 1 Acadêmico(a) Turma: 5.1. Triangulo Retângulo Capítulo 5: Trigonometria Definição: Todo triângulo que tenha um ângulo de 90º (ângulo reto) Figura 1: Ângulos e catetos de um triangulo retângulo. Os catetos

Leia mais

CUFSA - FAFIL Graduação em Matemática TRIGONOMETRIA (Resumo Teórico)

CUFSA - FAFIL Graduação em Matemática TRIGONOMETRIA (Resumo Teórico) 1 INTRODUÇÃO CUFSA - FAFIL Graduação em Matemática TRIGONOMETRIA (Resumo Teórico) ARCOS: Dados dois pontos A e B de uma circunferência, definimos Arco AB a qualquer uma das partes desta circunferência

Leia mais

1. Arcos de mais de uma volta. Vamos generalizar o conceito de arco, admitindo que este possa dar mais de uma volta completa na circunferência.

1. Arcos de mais de uma volta. Vamos generalizar o conceito de arco, admitindo que este possa dar mais de uma volta completa na circunferência. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Trigonometria II Prof.: Rogério

Leia mais

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. Teorema de Pitágoras Razões trigonométricas Circunferência trigonométrica

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. Teorema de Pitágoras Razões trigonométricas Circunferência trigonométrica FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Teorema de Pitágoras Razões trigonométricas Circunferência trigonométrica Teorema de Pitágoras Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma

Leia mais

4 Trigonometria no círculo trigonométrico

4 Trigonometria no círculo trigonométrico 37 4 Trigonometria no círculo trigonométrico Com o surgimento do cálculo infinitesimal e posteriormente da análise matemática as noções básicas da trigonometria ganharam uma nova dimensão. Passaremos a

Leia mais

1. Com o auxílio de régua graduada e transferidor, calcular sen 42, cos 42 e tg 42. Resolução Traçamos uma perpendicular a um dos lados desse ângulo:

1. Com o auxílio de régua graduada e transferidor, calcular sen 42, cos 42 e tg 42. Resolução Traçamos uma perpendicular a um dos lados desse ângulo: Atividades Complementares 1. Com o auxílio de régua graduada e transferidor, calcular sen 4, cos 4 e tg 4. Traçamos uma perpendicular a um dos lados desse ângulo: Medimos, com auxílio da régua, os lados

Leia mais

1. Área do triângulo

1. Área do triângulo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Geometria Plana II Prof.:

Leia mais

Estudo da Trigonometria (I)

Estudo da Trigonometria (I) Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo da

Leia mais

Exercícios de testes intermédios

Exercícios de testes intermédios Exercícios de testes intermédios 1. Qual das expressões seguintes designa um número real positivo, para qualquer x pertencente 3 ao intervalo,? (A) sin x cos x (B) cos x tan x tan x sin x sin x tan x Teste

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULOS QUAISQUER. 1) Na figura ao abaixo calcule o valor da medida x. 2) No triângulo abaixo, determine as medidas x e y.

LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULOS QUAISQUER. 1) Na figura ao abaixo calcule o valor da medida x. 2) No triângulo abaixo, determine as medidas x e y. LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULO RETÂNGULO 1) Um caminhão sobe uma rampa inclinada de 10º em relação ao plano horizontal. Se a rampa tem 30 m de comprimento, a quantos metros o caminhão se eleva, verticalmente

Leia mais

TRIGONOMETRIA. AO VIVO MATEMÁTICA Professor Haroldo Filho 02 de fevereiro, AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO ÂNGULO AGUDO OA OA OA OA OA OA

TRIGONOMETRIA. AO VIVO MATEMÁTICA Professor Haroldo Filho 02 de fevereiro, AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO ÂNGULO AGUDO OA OA OA OA OA OA TRIGONOMETRIA 1. AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO ÂNGULO AGUDO Considere um ângulo agudo = AÔB, e tracemos a partir dos pontos A, A 1, A etc. da semirreta AO, perpendiculares à semirreta OB. AB A1B1 AB OAB

Leia mais

10. OUTRAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

10. OUTRAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS 0. OUTRAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Consideremos um triângulo retângulo ABC e seja t um dos seus ângulos agudos. Figura Relembremos que, sendo 0 < t < π/, temos tg t = b c (= cateto oposto cateto adjacente)

Leia mais

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 1 TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Aula 8 Funções Trigonométricas Professor Luciano Nóbrega 2º Bimestre GABARITO: 1) 20 m TESTANDO OS CONHECIMENTOS 1 (UFRN) Observe a figura a seguir e determine a

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIÇÃO Á DOCENCIA PROJETO MATEMÁTICA 1 TRIGONOMETRIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIÇÃO Á DOCENCIA PROJETO MATEMÁTICA 1 TRIGONOMETRIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIÇÃO Á DOCENCIA PROJETO MATEMÁTICA 1 TRIGONOMETRIA Curitiba 2014 TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA Ângulos classificação: Ângulo reto: mede 90. Med(AôB) = 90 Ângulo agudo:

Leia mais

Do estudo dos triângulos e em especial do triângulo retângulo, temos as propriedades:

Do estudo dos triângulos e em especial do triângulo retângulo, temos as propriedades: Trigonometria Trigonometria Introdução A trigonometria é um importante ramo da Matemática. Derivada da Geometria (o termo trigonometria significa medida dos triângulos) é uma importante ferramenta para

Leia mais

unções Trigonométricas? ...

unções Trigonométricas? ... III TRIGONOMETRIA Por que aprender Funçõe unções Trigonométricas?... É importante saber sobre Funções Trigonométricas, pois estes conhecimentos vão além da matemática. Você encontra a utilidade das funções

Leia mais

Autores: Anderson L.G.Quilles, Cláudio H.Bitto, Sônia F.L.Toffoli e Ulysses Sodré Adaptado pelo Prof. Ardemirio de Barros

Autores: Anderson L.G.Quilles, Cláudio H.Bitto, Sônia F.L.Toffoli e Ulysses Sodré Adaptado pelo Prof. Ardemirio de Barros Autores: Anderson L.G.Quilles, Cláudio H.Bitto, Sônia F.L.Toffoli e Ulysses Sodré Adaptado pelo Prof. Ardemirio de Barros Seno: No plano cartesiano, consideremos uma circunferência trigonométrica, de centro

Leia mais

Trigonometria no Triângulo Retângulo

Trigonometria no Triângulo Retângulo Trigonometria no Triângulo Retângulo Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina:

Leia mais

Taxas Trigonométricas

Taxas Trigonométricas Taas Trigonométricas Obs.: Com é mais difícil (confere a resolução). 1) A intensidade da componente F é p% da intensidade da força F. Então, p vale (a) sen(α) (b) 1sen(α) (c) cos(α) (d) 1cos(α) (e) cos(α)/1

Leia mais

PROFORM Programa de Formação Diferenciada Curso Introdutório de Matemática para Engenharia CIME

PROFORM Programa de Formação Diferenciada Curso Introdutório de Matemática para Engenharia CIME PROFORM Programa de Formação Diferenciada Curso Introdutório de Matemática para Engenharia CIME 2012.2 Parte II Kerolaynh Santos e Tássio Magassy Engenharia Civil Identidades Trigonométricas Definição:

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

PET-FÍSICA TRIGONOMETRIA NATÁLIA ALVES MACHADO TATIANA DE MIRANDA SOUZA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ

PET-FÍSICA TRIGONOMETRIA NATÁLIA ALVES MACHADO TATIANA DE MIRANDA SOUZA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ PET-FÍSICA TRIGONOMETRIA Aula 5 NATÁLIA ALVES MACHADO TATIANA DE MIRANDA SOUZA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS Esse material foi produzido com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Círculo Trigonométrico centro na origem raio 1 Ângulo central Unidades de medidas de ângulos; grau Grau: Grado: Radiano:

Círculo Trigonométrico centro na origem raio 1 Ângulo central Unidades de medidas de ângulos; grau Grau: Grado: Radiano: Círculo Trigonométrico A circunferência trigonométrica é de extrema importância para o nosso estudo da Trigonometria, pois é baseado nela que todos os teoremas serão deduzidos. Trata-se de uma circunferência

Leia mais

MATEMÁTICA CADERNO 3 CURSO E. FRENTE 1 Álgebra. n Módulo 11 Módulo de um Número Real. 5) I) x + 1 = 0 x = 1 II) 2x 7 + x + 1 0

MATEMÁTICA CADERNO 3 CURSO E. FRENTE 1 Álgebra. n Módulo 11 Módulo de um Número Real. 5) I) x + 1 = 0 x = 1 II) 2x 7 + x + 1 0 MATEMÁTICA CADERNO CURSO E ) I) + 0 II) 7 + + 0 FRENTE Álgebra n Módulo Módulo de um Número Real ) 6 + < não tem solução, pois a 0, a ) A igualdade +, com + 0, é verificada para: ọ ) + 0 ou ọ ) + + + +

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11º Ano Versão 1 Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

Extensão da tangente, cossecante, cotangente e secante

Extensão da tangente, cossecante, cotangente e secante Extensão da tangente, cossecante, cotangente e secante Definimos as funções trigonométricas tgθ = senθ cosθ para θ (k+1)π, onde k é inteiro. Note que os ângulos do tipo θ = (k+1)π secθ = 1 cosθ, são os

Leia mais

Medir um arco ou ângulo é compará-lo com outro, unitário.

Medir um arco ou ângulo é compará-lo com outro, unitário. Trigonometria A palavra trigonometria vem do grego (tri+gonos+metron, que significa três+ângulos+medida) e nos remete ao estudo das medidas dos lados, ângulos e outros elementos dos triângulos. Historicamente,

Leia mais

Questão 1 (UFMG) Sendo A = 88 o 20', B = 31 o 40' e C = radianos, a expressão A + B - C é igual a: a) radianos b) 116 o 40' ;

Questão 1 (UFMG) Sendo A = 88 o 20', B = 31 o 40' e C = radianos, a expressão A + B - C é igual a: a) radianos b) 116 o 40' ; APOSTILAS (ENEM) VOLUME COMPLETO Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 4 VOLUMES APOSTILAS IMPRESSAS E DIGITAIS Questão 1 (UFMG) Sendo A = 88 o 20', B = 31 o 40' e C = radianos, a expressão A + B - C é

Leia mais

Medida de Ângulos em Radianos

Medida de Ângulos em Radianos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Medida de Ângulos

Leia mais

Fig.6.1: Representação de um ângulo α.

Fig.6.1: Representação de um ângulo α. 6. Trigonometria 6.1. Conceitos Iniciais A palavra trigonometria vem do grego [trigōnon = "triângulo", metron "medida"], ou seja, está relacionada com as medidas de um triângulo, sendo estas medidas de

Leia mais

REVISÃO DE TRIGONOMETRIA E GEOMETRIA ANALÍTICA

REVISÃO DE TRIGONOMETRIA E GEOMETRIA ANALÍTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB340 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO I PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI REVISÃO DE

Leia mais

Trigonometria e relações trigonométricas

Trigonometria e relações trigonométricas Trigonometria e relações trigonométricas Em trigonometria, os lados dos triângulos retângulos assumem nomes particulares, apresentados na figura ao lado. O lado mais comprido, oposto ao ângulo de 90º (ângulo

Leia mais

CONTEÚDO: Razões trigonométricas no Triangulo Retângulo e em Triângulo qualquer.

CONTEÚDO: Razões trigonométricas no Triangulo Retângulo e em Triângulo qualquer. LISTA DE EXERCICIOS - ESTUDO PARA A PROVA PR1 3ºTRIMESTRE PROF. MARCELO CONTEÚDO: Razões trigonométricas no Triangulo Retângulo e em Triângulo qualquer. (seno, cosseno e tangente; lei dos senos e lei dos

Leia mais

Matemática B Extensivo V. 7

Matemática B Extensivo V. 7 GRITO Matemática Etensivo V. 7 Eercícios ) D ) D ) I. Falso. O diâmetro é dado por. r. cm. II. Verdadeiro. o volume é dado por π. r² π. ² π cm² III. Verdadeiro. (, ) (, ) e assim, ( )² + ( )² r² fica ²

Leia mais

Fazendo a decomposição dessas forças, um aluno escreveu o seguinte sistema de equações: log cotg 10º + log cotg 80º é:

Fazendo a decomposição dessas forças, um aluno escreveu o seguinte sistema de equações: log cotg 10º + log cotg 80º é: Módulos 9, 0, 7 e 8 Matemática º EM 1) (Exame de Qualificação UERJ 00) Um corpo de peso P encontra-se em equilíbrio, suspenso por três cordas inextensíveis. Observe, na figura, o esquema das forças T 1

Leia mais

Plano de Ensino. Dados de Identificação. Clarice Fonseca Vivian

Plano de Ensino. Dados de Identificação. Clarice Fonseca Vivian CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS PIBID MATEMÁTICA Plano de Ensino Escola Disciplina Bolsista Dados de Identificação Matemática Clarice Fonseca Vivian Conteúdos Funções trigonométricas:

Leia mais

Proposta de correcção

Proposta de correcção Ficha de Trabalho Matemática A - ºano Temas: Trigonometria (Triângulo rectângulo e círculo trigonométrico) Proposta de correcção. Relembrar que um radiano é, em qualquer circunferência, a amplitude do

Leia mais

Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria...

Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria... Relembrando: Ângulos, Triângulos e Trigonometria... Este texto é apenas um resumo. Procure estudar esses assuntos em um livro apropriado. Ângulo é a região de um plano delimitada pelo encontro de duas

Leia mais

1ª Avaliação. 1) Obtenha a fórmula que define a função linear f, sabendo que (3) 7 f =.

1ª Avaliação. 1) Obtenha a fórmula que define a função linear f, sabendo que (3) 7 f =. 1ª Avaliação 1) Obtenha a fórmula que define a função linear f, sabendo que (3) 7 f. ) Determine o domínio da função abaio. f ( ) 3 3 8 9 + 14 3) Determine o domínio da função abaio. f ( ) 1 ( 3)( ) 4)

Leia mais

Módulo de Círculo Trigonométrico. Relação Fundamental da Trigonometria. 1 a série E.M.

Módulo de Círculo Trigonométrico. Relação Fundamental da Trigonometria. 1 a série E.M. Módulo de Círculo Trigonométrico Relação Fundamental da Trigonometria a série EM Círculo Trigonométrico Relação Fundamental da Trigonometria Exercícios Introdutórios Exercício Se sen x /, determine Exercício

Leia mais

GABARITO. tg B = tg B = TC BC, com B = 60 e tg 60 = 3 BC BC. 3 = TC BC = TC 3. T Substituindo (2) em (1): TC. 3 = 3TC 160.

GABARITO. tg B = tg B = TC BC, com B = 60 e tg 60 = 3 BC BC. 3 = TC BC = TC 3. T Substituindo (2) em (1): TC. 3 = 3TC 160. Matemática Intensivo V. Eercícios 0) No triângulo abaio: teto adjacente ao ângulo. omo 5 e,8 km, vamos relacionar essas informações através da razão tangente: tg cat. oposto cat. adjacente y om: 5, cateto

Leia mais

Matemática. Relações Trigonométricas. Professor Dudan.

Matemática. Relações Trigonométricas. Professor Dudan. Matemática Relações Trigonométricas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Definição A Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é o ramo da Matemática

Leia mais

Trigonometria. Trigonometria no Triângulo Retângulo. Pré-Cálculo. Trigonometria. Humberto José Bortolossi. Parte 7. trigonometria

Trigonometria. Trigonometria no Triângulo Retângulo. Pré-Cálculo. Trigonometria. Humberto José Bortolossi. Parte 7. trigonometria Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Trigonometria Parte 7 Parte 7 Pré-Cálculo 1 Parte 7 Pré-Cálculo 2 Trigonometria trigonometria Trigonometria

Leia mais

Semelhança de triângulos

Semelhança de triângulos Semelhança de triângulos As três proposições a seguir estabelecem as condições suficientes usuais para que dois triângulos sejam semelhantes. Por tal razão, as mesmas são conhecidas como os casos de

Leia mais

Derivadas das Funções Trigonométricas Inversas

Derivadas das Funções Trigonométricas Inversas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Derivadas das Funções

Leia mais

Matemática B Intensivo V. 1

Matemática B Intensivo V. 1 Matemática Intensivo V. Eercícios 0) No triângulo abaio: teto adjacente ao ângulo. omo 5 e,8 km, vamos relacionar essas informações através da razão tangente: tg cat. oposto cat. adjacente y om: 5, cateto

Leia mais

PROFESSOR FLABER 2ª SÉRIE Circunferência

PROFESSOR FLABER 2ª SÉRIE Circunferência PROFESSOR FLABER ª SÉRIE Circunferência 01. (Fuvest SP) A reta s passa pelo ponto (0,3) e é perpendicular à reta AB onde A=(0,0) e B é o centro da circunferência x + y - x - 4y = 0. Então a equação de

Leia mais

1. As funções tangente e secante As expressões para as funções tangente e secante são

1. As funções tangente e secante As expressões para as funções tangente e secante são CÁLCULO L1 NOTAS DA SETA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula definiremos as demais funções trigonométricas, que são obtidas a partir das funções seno e cosseno, e determinaremos

Leia mais

Ano: 2º ano Ensino Médio Data: / /2017 Disciplina: Matemática Professor: Sergio Monachesi ROTEIRO DE ESTUDO REGULAÇÃO CONTEÚDO DO 2º BIMESTRE

Ano: 2º ano Ensino Médio Data: / /2017 Disciplina: Matemática Professor: Sergio Monachesi ROTEIRO DE ESTUDO REGULAÇÃO CONTEÚDO DO 2º BIMESTRE Nome: Nº: Ano: 2º ano Ensino Médio Data: / /2017 Disciplina: Matemática Professor: Sergio Monachesi a) Conteúdos : ROTEIRO DE ESTUDO REGULAÇÃO CONTEÚDO DO 2º BIMESTRE Razões trigonométricas no triângulo

Leia mais

Funções Trigonométricas8

Funções Trigonométricas8 Licenciatura em Ciências USP/Univesp FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS 8 137 TÓPICO Gil da Costa Marques 8.1 Trigonometria nos Primórdios 8. Relações Trigonométricas num Triângulo Retângulo 8..1 Propriedades dos

Leia mais

Aula 5 - Soluções dos Exercícios Propostos

Aula 5 - Soluções dos Exercícios Propostos Aula 5 - Soluções dos Exercícios Propostos Trigonometria I Solução. : (a A cada um minuto completado, o ponteiro dos segundos percorre uma volta completa de π radianos. Isso se o ponteiro dos segundos

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Simplificando as expressões de z 1 e z, temos que: Como i 19 i + i i, vem

Leia mais

Matemática Ensino Médio Anotações de aula Trigonometira

Matemática Ensino Médio Anotações de aula Trigonometira Matemática Ensino Médio Anotações de aula Trigonometira Prof. José Carlos Ferreira da Silva 2016 1 ÍNDICE Trigonometria Introdução... 04 Ângulos na circunferência...04 Relações trigonométricas no triângulo

Leia mais

RETA E CIRCUNFERÊNCIA

RETA E CIRCUNFERÊNCIA RETA E CIRCUNFERÊNCIA - 016 1. (Unifesp 016) Na figura, as retas r, s e t estão em um mesmo plano cartesiano. Sabe-se que r e t passam pela origem desse sistema, e que PQRS é um trapézio. a) Determine

Leia mais

Exercícios sobre Trigonometria

Exercícios sobre Trigonometria Universidade Federal Fluminense Campus do Valonguinho Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Matemática Aplicada - GMA Prof Saponga uff Rua Mário Santos Braga s/n 400-40 Niterói, RJ Tels:

Leia mais

TESTES. 5. (UFRGS) Os ponteiros de um relógio marcam duas. horas e vinte minutos. O menor ângulo entre os ponteiros é

TESTES. 5. (UFRGS) Os ponteiros de um relógio marcam duas. horas e vinte minutos. O menor ângulo entre os ponteiros é TESTES (UFRGS) O valor de sen 0 o cos 60 o é 0 (Ufal) Se a medida de um arco, em graus, é igual a 8, sua medida em radianos é igual a ( /) 7 (6/) (6/) (UFRGS) Os ponteiros de um relógio marcam duas horas

Leia mais

Aula 10 Trigonometria

Aula 10 Trigonometria Aula 10 Trigonometria Metas Nesta aula vamos relembrar o teorema de Pitágoras, introduzir e aplicar as importantes razões trigonométricas, obtidas a partir dos lados de um triângulo retângulo. Objetivos

Leia mais

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9 RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9 TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO Considere um triângulo ABC, retângulo em  ( = 90 ), onde a é a medida da hipotenusa, b e c, são as medidas dos catetos e a, β são os ângulos

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras

Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras Exercícios de Aplicação do Teorema de Pitágoras Prof. a : Patrícia Caldana 1. Um terreno triangular tem frentes de 12 m e 16 m em duas ruas que formam um ângulo de 90. Quanto mede o terceiro lado desse

Leia mais

Solução Comentada da Prova de Matemática

Solução Comentada da Prova de Matemática Solução Comentada da Prova de Matemática 01. Considere, no plano cartesiano, os pontos P(0,1) e Q(,3). A) Determine uma equação para a reta mediatriz do segmento de reta PQ. B) Determine uma equação para

Leia mais

Prof André Costa de Oliveira. 1 Ano do Ensino médio; Trigonometria: Introdução: ângulos e arcos na circunferência;

Prof André Costa de Oliveira. 1 Ano do Ensino médio; Trigonometria: Introdução: ângulos e arcos na circunferência; Prof André Costa de Oliveira. 1 Ano do Ensino médio; Trigonometria: Introdução: ângulos e arcos na circunferência; Ângulo central: É todo ângulo que possui o seu vértice no centro da circunferência, o

Leia mais

MEDINDO ÂNGULO. Uma das dificuldades que alguns alunos demostram é fazer a relação entre graus e radianos.

MEDINDO ÂNGULO. Uma das dificuldades que alguns alunos demostram é fazer a relação entre graus e radianos. MEDINDO ÂNGULO Uma das dificuldades que alguns alunos demostram é fazer a relação entre graus e radianos. Grau ( ) e radiano (rad) são diferentes unidades de medida de ângulo que podem ser relacionadas

Leia mais

CURSO ANUAL DE FÍSICA AULA 1 Prof. Renato Brito

CURSO ANUAL DE FÍSICA AULA 1 Prof. Renato Brito CURSO ANUAL DE FÍSICA AULA 1 Prof. Renato Brito BREVE REVISÃO DE GEOMETRIA PARA AJUDAR NO ESTUDO DOS VETORES É importante que o aluno esteja bem familiarizado com as propriedades usuais da geometria plana,

Leia mais

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO - MATEMÁTICA - RETA

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO - MATEMÁTICA - RETA EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO - MATEMÁTICA - RETA - 015 1. (Unicamp 015) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0),

Leia mais

Prof. Luiz Carlos Moreira Santos. Questão 01)

Prof. Luiz Carlos Moreira Santos. Questão 01) Questão 01) A figura abaixo representa o perfil de uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão (vide figura), além de mesma altura. Se AB = m e BCA mede 0º, então a medida da extensão de cada degrau

Leia mais

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes Circunferência MA092 Geometria plana e analítica Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Setembro de 2016 A circunferência é o conjunto dos pontos de um plano que estão a uma mesma distância (denominada

Leia mais

A 1. Na figura abaixo, a reta r tem equação y = 2 2 x + 1 no plano cartesiano Oxy. Além disso, os pontos B 0. estão na reta r, sendo B 0

A 1. Na figura abaixo, a reta r tem equação y = 2 2 x + 1 no plano cartesiano Oxy. Além disso, os pontos B 0. estão na reta r, sendo B 0 MATEMÁTICA FUVEST Na figura abaixo, a reta r tem equação y = x + no plano cartesiano Oxy. Além disso, os pontos B 0, B, B, B 3 estão na reta r, sendo B 0 = (0,). Os pontos A 0, A, A, A 3 estão no eixo

Leia mais

REVISÃO DE CONCEITOS BÁSICOS

REVISÃO DE CONCEITOS BÁSICOS Carlos Aurélio Nadal Doutor em Ciências Geodésicas Professor Titular do Departamento de Geomática - Setor de Ciências da Terra Unidades de medidas que utilizavam o corpo humano 2,54cm 30,48cm 0,9144m 66cm

Leia mais

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão)

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão) R é ordenado: Se a, b, c R i) a < b se e somente se b a > 0 (a diferença do maior com o menor será positiva) ii) se a > 0 e b > 0 então a + b > 0 (a soma de dois números positivos é positiva) iii) se a

Leia mais

Apostila de Matemática 06 Trigonometria

Apostila de Matemática 06 Trigonometria Apostila de Matemática 06 Trigonometria.0 Triângulo Retângulo. Introdução Quanto mais o ângulo ou o índice, mais íngreme o triângulo retângulo é. ÍNDICE Altura Afastamento Área do Triângulo Retângulo:

Leia mais

Posição relativa entre retas e círculos e distâncias

Posição relativa entre retas e círculos e distâncias 4 Posição relativa entre retas e círculos e distâncias Sumário 4.1 Distância de um ponto a uma reta.......... 2 4.2 Posição relativa de uma reta e um círculo no plano 4 4.3 Distância entre duas retas no

Leia mais

Circunferência e círculo. Posições relativas de ponto e circunferência. Posições relativas de reta e circunferência

Circunferência e círculo. Posições relativas de ponto e circunferência. Posições relativas de reta e circunferência Circunferência e círculo Circunferência de centro O e raio r é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão a uma distância r do ponto O. Observação O conjunto constituído dos pontos de uma circunferência

Leia mais

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Matemática II 1) A área do triângulo, cujos vértices são (1, 2),

Leia mais

Trigonometria. Reforço de Matemática Básica - Professor: Marcio Sabino - 1 Semestre 2015

Trigonometria. Reforço de Matemática Básica - Professor: Marcio Sabino - 1 Semestre 2015 Trigonometria Reforço de Matemática ásica - Professor: Marcio Sabino - 1 Semestre 015 1. Trigonometria O nome Trigonometria vem do grego trigo-non triângulo + metron medida. Esta é um ramo da matemática

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON PROFJWPS@GMAIL.COM DEFINIÇÕES GEOMETRIA PLANA Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição. Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são

Leia mais

O conhecimento é a nossa propaganda.

O conhecimento é a nossa propaganda. Lista de Exercícios 1 Trigonometria Gabaritos Comentados dos Questionários 01) (UFSCAR 2002) O valor de x, 0 x π/2, tal que 4.(1 sen 2 x).(sec 2 x 1) = 3 é: a) π/2. b) π/3. c) π/4. d) π/6. e) 0. 4.(1 sen

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I RESUMO DA AULA TEÓRICA 4 Livro do Stewart: Apêndice D e Seção 16 FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS O círculo trigonométrico e arcos orientados Num plano cartesiano, considere

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 TRIGONOMETRIA

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 TRIGONOMETRIA E-books PCNA Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 TRIGONOMETRIA 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO -------------------------------------------- 3 6. Trigonometria---------------------------------------------4

Leia mais

Matemática A. Versão 1 RESOLUÇÃO GRUPO I. Teste Intermédio de Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Duração do Teste: 90 minutos

Matemática A. Versão 1 RESOLUÇÃO GRUPO I. Teste Intermédio de Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Duração do Teste: 90 minutos Teste Intermédio de Matemática A Versão Teste Intermédio Matemática A Versão Duração do Teste: 90 minutos 7.0.0.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 7/00, de 6 de Março RESOLUÇÃO GRUPO I. Resposta (B)

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

Funções Trigonométricas e Trigonometria

Funções Trigonométricas e Trigonometria Unidade E Funções Trigonométricas e Trigonometria Débora Bastos IFRS CAMPUS RIO GRANDE FURG 76 20. Resumo Trigonometria no triângulo retângulo, resolução de triângulos quaisquer. Todos os resultados da

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 013-1 a Chamada Proposta de resolução 1. Como o João escolhe 1 de entre 9 bolas, o número de casos possíveis para as escolhas do João são 9. Como os números, 3, 5 e

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal MATEMÁTICA - 9o Ano

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal MATEMÁTICA - 9o Ano Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal MATEMÁTICA - 9o Ano Teste de Avaliação 9 o D 30/05/017 Parte I - 30 minutos - É permitido o uso de calculadora Na resposta aos itens de escolha múltipla, seleciona

Leia mais

Relações Trigonométricas nos Triângulos

Relações Trigonométricas nos Triângulos Relações Trigonométricas nos Triângulos Introdução - Triângulos Um triângulo é uma figura geométric a plana, constituída por três lados e três ângulos internos. Esses ângulos, tradicionalmente, são medidos

Leia mais

Um sistema sexagesimal é um sistema de numeração de base 60, ou seja, cada submúltiplo é 60 vezes menor que o anterior.

Um sistema sexagesimal é um sistema de numeração de base 60, ou seja, cada submúltiplo é 60 vezes menor que o anterior. LINHAS TRIGONOMÉTRICAS. UNIDADES DE MEDIDAS ANGULARES.. SISTEMA SEXAGESIMAL GRAU ( ) Um sistema sexagesimal é um sistema de numeração de base 60, ou seja, cada submúltiplo é 60 vezes menor que o anterior.

Leia mais

3. (Ufscar) O gráfico em setores do círculo de centro O representa a distribuição das idades entre os eleitores de uma cidade.

3. (Ufscar) O gráfico em setores do círculo de centro O representa a distribuição das idades entre os eleitores de uma cidade. LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA º ANO º TRIMESTRE. (G - ifce) Considere um relógio analógico de doze horas. O ângulo obtuso formado entre os ponteiros que indicam a hora e o minuto, quando o relógio marca

Leia mais

A lei dos co-senos. Utilizando as razões trigonométricas nos triângulos. b = = 48. b = 4 cos B = 4 8 = 1 2 Þ B = 60º

A lei dos co-senos. Utilizando as razões trigonométricas nos triângulos. b = = 48. b = 4 cos B = 4 8 = 1 2 Þ B = 60º A UA UL LA A lei dos co-senos Introdução Utilizando as razões trigonométricas nos triângulos retângulos, podemos resolver vários problemas envolvendo ângulos e lados. Esse tipo de problema é conhecido

Leia mais

1.4 Determine o ponto médio e os pontos de triseção do segmento de extremidades A(7) e B(19).

1.4 Determine o ponto médio e os pontos de triseção do segmento de extremidades A(7) e B(19). Capítulo 1 Coordenadas cartesianas 1.1 Problemas Propostos 1.1 Dados A( 5) e B(11), determine: (a) AB (b) BA (c) AB (d) BA 1. Determine os pontos que distam 9 unidades do ponto A(). 1.3 Dados A( 1) e AB

Leia mais

x = 4 2sen30 0 = 4 2(1/2) = 2 2 e y = 4 2 cos 30 0 = 4 2( 3/2) = 2 6.

x = 4 2sen30 0 = 4 2(1/2) = 2 2 e y = 4 2 cos 30 0 = 4 2( 3/2) = 2 6. CURSO DE PRÉ CÁLCULO ONLINE - PET MATEMÁTICA / UFMG LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS: Exercício 1 Calcule o valor de x e y indicados na figura abaixo. Solução: No triângulo retângulo ABD, temos que AD mede

Leia mais

. Calcule a medida do segmento CD. 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, BC = 13m

. Calcule a medida do segmento CD. 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, BC = 13m 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, = 1m, D = 8m e D = 4m. alcule a medida do segmento D. LIST DE EXERÍIOS GEOMETRI PLN PROF. ROGERINHO 1º Ensino Médio Triângulo retângulo, razões trigonométricas,

Leia mais

ÍNDICE: Relações Métricas num Triângulo Retângulo página: 2. Triângulo Retângulo página: 4. Áreas de Polígonos página: 5

ÍNDICE: Relações Métricas num Triângulo Retângulo página: 2. Triângulo Retângulo página: 4. Áreas de Polígonos página: 5 ÍNDICE: Relações Métricas num Triângulo Retângulo página: Triângulo Retângulo página: 4 Áreas de Polígonos página: 5 Área do Círculo e suas partes página: 11 Razão entre áreas de figuras planas semelhantes

Leia mais

PLANO DE AULA. 2 Tema: Trigonometria 2.1 Subtemas: Ciclo e identidades (operações com arcos)

PLANO DE AULA. 2 Tema: Trigonometria 2.1 Subtemas: Ciclo e identidades (operações com arcos) PLANO DE AULA 1 Dados de identificação E. E. M. Macário Borba Município: Sombrio/SC Disciplina: Matemática Série: ano Nível: Ensino Médio Turma: 1 Professora: Natália Lummertz Tempo previsto: 3hs aulas

Leia mais

Ciclo Trigonomé trico

Ciclo Trigonomé trico Ciclo Trigonomé trico Aluno: Professores: Camila Machado, Joelson Rolino, Josiane Paccini, Rafaela Fidelis, Rafaela Nascimento. Aula 1 As origens da trigonometria Não se sabe ao certo da origem da trigonometria,

Leia mais

Projeto de Recuperação 1º Semestre - 2ª Série (EM)

Projeto de Recuperação 1º Semestre - 2ª Série (EM) Projeto de Recuperação 1º Semestre - 2ª Série (EM) Matemática 1 MATÉRIA A SER ESTUDADA Nome do Fascículo Aula Exercícios Matrizes e Determinantes Classificação de matrizes (pag. 0) 1,2,,4,6,8 Matrizes

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Matemática Geometria Analítica

Exercícios de Aprofundamento Matemática Geometria Analítica 1. (Unicamp 015) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0), (t, 0) e no ponto P de abscissa x t pertencente à reta

Leia mais

CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO 1ª PARTE DEFINIÇÕES

CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO 1ª PARTE DEFINIÇÕES CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO 1ª PARTE DEFINIÇÕES CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA Circunferência: é uma linha. Exemplos: argola, roda de bicicleta... Círculo: é uma superfície. Exemplos: moeda, mesa redonda... CIRCUNFERÊNCIA

Leia mais