REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS"

Transcrição

1 1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Frequentemente, os resultados numéricos referentes a uma pesquisa são apresentados ou representados na mídia por meio de gráficos. Quando empregados de forma correta, os gráficos podem evidenciar, de uma forma visual eficaz e atraente, os dados e informações, que contêm. Devemos obedecer a três requisitos fundamentais para a elaboração de um gráfico: a simplicidade, a clareza e a veracidade dos dados. Existem inúmeros tipos de gráficos, aqui vamos apresentar os mais utilizados que são o de linha, coluna ou barras, e o de setores, embora existam outros tipo de gráficos. O gráfico estatístico e a tabela estatística são formas de apresentar os dados estatísticos, no qual o objetivo é produzir, no investigador ou no leitor em geral, uma interpretação mais rápida do fenômeno em estudo. Gráfico de linha Os gráficos de linhas são bastante utilizados na identificação de tendências de aumento ou diminuição de valores numéricos de uma dada informação. Neste tipo de gráfico, os dados são colocados num sistema de eixos coordenados cartesianos ortogonais (isto é, colocados no eixo x e y) e os pontos são ligados, formando uma sequência de segmentos de reta. Vamos supor duas situações e elaborar seus respectivos gráficos. A primeira situação é uma escola, onde existem 2400 alunos e foi feita uma pesquisa de opinião sobre as atividades esportivas que os mesmos gostariam de praticar. Os dados coletados são apresentados logo abaixo.

2 2 Preferência esportiva de 2400 alunos de uma escola em 2011 Atividade Esportiva Número de alunos Basquete 400 Futebol 1200 Natação 100 Voleibol 200 Outros 500 Fonte: secretaria escolar. Um segundo exemplo é sobre a produção de eletrodomésticos, num determinado ano, dado em unidades, a produção está exemplificada na tabela abaixo. Produção de eletrodomésticos em uma fábrica em maio de 2011 Produtos Quantidades Refrigeradores Liquidificadores Ventiladores Televisores Total Fonte: Departamento de Produção. Para construir este gráfico, posicionamos o eixo x e y. No eixo x, colocamos os esportes preferidos e, no eixo y, colocamos o número de alunos, marcamos os pontos que representam o esporte e o número de alunos, então ligamos esses pontos formando segmentos de retas. O mesmo foi feito no caso dos eletrodomésticos. Construindo os gráficos obtemos: Fonte: Escola pesquisada. Figura 1: preferência esportiva. Fonte: Empresa pesquisada. Figura 2: venda de eletrodomésticos.

3 3 Em algumas situações faz-se necessário representar simultaneamente duas ou mais características da amostra. Para facilitar a comparação entre essas características, podemos construir os gráficos múltiplos. Fonte: O avanço da empresa aérea Gol. Veja. São Paulo: Abril, ano 38, n. 11, p. 105, 16 mar Figura 3: o avanço da Gol. Neste gráfico compara-se o avanço percentual da participação de três empresas aéreas ao longo dos anos. Com as informações apresentadas nesse gráfico, pode-se concluir que a Gol foi a empresa que mais cresceu, passando de 4,7% para 22,3%, isso representa um aumento de 17,6 pontos percentuais, seguida da Tam com uma aumento de 14,9 pontos percentuais. Também podemos analisar que a Varig e Vasp tiveram uma queda de 11,7 pontos percentuais na fatia de mercado. Gráfico de colunas ou barras O gráfico de colunas ou barras mostra as alterações de dados em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. As categorias são organizadas na horizontal e os valores são distribuídos na vertical, no caso de ser um gráfico de colunas, ou vice-versa para o gráfico de barras, para enfatizar as variações ao longo do tempo. Neste modelo de gráfico, os dados são dispostos verticalmente, em colunas, ou horizontalmente, em barras. A altura ou comprimento do gráfico é diretamente proporcional a frequência correspondente a cada valor da variável de estudo em questão. Vamos utilizar as mesmas tabelas do gráfico de linha e fazer o gráfico de barras e de colunas. A ideia de construção vai ser a mesma do gráfico de linha, porém em vez de ligar os pontos por retas vamos fazer retângulos representando as a altura ou comprimento.

4 4 Construindo os gráficos obtemos: Fonte: escola pesquisada. Figura 4: esportes preferidos. Fonte: escola pesquisada. Figura 5: esportes preferidos. Fonte: empresa pesquisada. Figura 6: vendas de eletrodomésticos. Fonte: empresa pesquisada. Figura 7: vendas de eletrodomésticos. Gráfico de setores O gráfico de setores é utilizado, principalmente, quando as quantidades a serem comparadas são muito diferentes umas das outras, caso em que uma ou mais delas se salientam em relação ao conjunto. Neste última modalidade gráfica a ser estudada, os dados são representados em setores circulares, sendo suas áreas proporcionais aos valores que representam. Vejamos o cálculo da preferência de esportes numa escola: O total de alunos é 2400, portanto, as porcentagens são:

5 =. Futebol: 0,50= 50% Basquete: 0,17= 17% Natação: 0,04= 4% = =. Voleibol: 0,08= 8% Outros: = 0,21= 21%. =. Para este tipo de gráfico, sabemos que os dados são representados por setores cujas áreas são proporcionais aos valores ou porcentagens que representam. Como o círculo todo é um setor de 360, temos que a porcentagem de 100% corresponde a 360, portanto, podemos obter as medidas dos ângulos centrais de cada setor, do modo indicado a seguir: Basquete: 0,17x 360 = 61, 2 Futebol: 0,50x 360 = 180 Natação: 0,04x360 = 14, 4 Voleibol: 0,08x 360 = 28, 8 Outros: 0,21x 360 = 75, 6 Agora com o auxilio de um transferidor construímos o gráfico. Construindo os gráficos obtemos: Fonte: escola pesquisada. Figura 8: gráfico de setores sobre esportes preferidos. Vejamos o cálculo da venda de eletrodomésticos numa determinada empresa: O total de eletrodomésticos vendidos foi de , portanto, as porcentagens são: Refrigeradores: = 0,30= 30%. Liquidificadores: = 0,40= 40% Ventiladores: = 0,20= 20%. Televisores: = 0,10= 10%

6 6 Para este tipo de gráfico, sabemos que os dados são representados por setores cujas áreas são proporcionais aos valores ou porcentagens que representam. Como o círculo todo é um setor de 360, temos que a porcentagem de 100% corresponde a 360, portanto, podemos obter as medidas dos ângulos centrais de cada setor, do modo indicado a seguir: Refrigeradores: 0,30x 360 = 108 Liquidificadores: 0,40x 360 = 144 Ventiladores: 0,20x 360 = 72 Televisores: 0,10x 360 = 36 Agora com o auxílio de um transferidor construímos o gráfico. Construindo os gráficos obtemos: Fonte: empresa pesquisada. Figura 9: gráfico de setores sobre vendas de eletrodomésticos. Embora existam outros tipos de gráficos e combinações, estamos apresentando os principais tipos. Vejamos outros exemplos. De acordo com os gráficos de setores, podemos visualizar a velocidade de crescimento da angioplastia. Fonte: reversão do quadro. Veja. São Paulo: Abril, ano 44, n. 33, p. 134, 17 ago Figura 10: gráfico de setores sobre angioplastia e cirurgia cardíaca.

7 7 Observe que no início da década de 80, apenas 10% dos procedimentos eram de angioplastia, com o passar dos anos aprimorou-se os procedimentos, o que se constatou um aumento significativo chegando hoje a 70%. Analisando os demais gráficos, verifica-se que a parte vermelha vai aumentando, ou seja, a velocidade de crescimento da angioplastia é cada vez maior. Fonte: a voz dos leitores. Veja. São Paulo: Abril, ano 38, n. 10, p. 9, 9 mar Figura 11: gráfico de linha e setores sobre as correspondências enviadas a Revista Veja. Analisando os gráficos acima percebe-se que no ano de 2004 a Revista Veja recebeu, em média, 1986 correspondências, sendo que destas 97% são via . Diagrama em caixas O diagrama em caixas, também chamado de Boxplot, Box & Whisker ou Desenho Esquemático é um gráfico que permite avaliar facilmente os valores típicos, a assimetria, a dispersão dos dados discrepantes de uma distribuição de dados de uma variável quantitativa. É indicado para grandes conjuntos de dados. O Boxplot exige que sejam calculados previamente os valores da mediana, quartil 1, quartil 3 do conjunto de dados, bem como a identificação dos extremos superior (maior valor) e inferior (menor valor). Traçam-se dois retângulos (duas caixas), uma representa a distância entre o quartil 1 e a mediana e a outra a distancia entre a mediana e o quartil 3. A partir dos quartis 1 e 3 são desenhadas linhas verticais até os últimos valores não discrepantes tanto abaixo quanto acima.

8 8 Os valores discrepantes referido anteriormente são os chamados outliers, que são valores atípicos, isto é, uma ou algumas observações que apresenta um grande afastamento das demais da série. São considerados outliers aqueles pontos maiores do que a expressão Q +,5.( Q - ) ou menores que a expressão Q -,5.( Q - ). Onde Q - Q ) = D Q1 e sendo chamado de intervalo interquartílico Q1 ( 3 1 Figura 12: esquema do gráfico Boxplot Exercícios 1) Com base nos dados abaixo referentes a pulsação de fumantes determine os valores que constituem o resumo de 5 números bem como construa um diagrama em caixas para este valores ) Utilizando o conjunto de dados abaixo construa um diagrama em caixas bem como identifique os outliers ) Foram medidas as alturas de 35 homens adultos, cujos resultados estão abaixo

Tipos de Gráficos. Estatística Aplicada à Gestão. (Gráfico Estatístico) Gráfico Estatístico 07/08/2016. Prof. Me. Reginaldo César Izelli

Tipos de Gráficos. Estatística Aplicada à Gestão. (Gráfico Estatístico) Gráfico Estatístico 07/08/2016. Prof. Me. Reginaldo César Izelli Estatística Aplicada à Gestão E-mail: reginaldo.izelli@fatec.sp.gov.br Tipos de Gráficos (Gráfico Estatístico) Gráfico Estatístico O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos,

Leia mais

Métodos Estatísticos. Prof.: Alexandre Tripoli Venção

Métodos Estatísticos. Prof.: Alexandre Tripoli Venção Métodos Estatísticos Prof.: Alexandre Tripoli Venção alexandre.vencao@ifsc.edu.br Gráficos Os gráficos permitem a representação da relação entre variáveis e podem facilitar a compreensão dos dados, se

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II 2012/02 1 Diagrama de Ramo e Folhas 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Construir e interpretar disposições gráficas dos

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que pode ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação

Leia mais

6 - Apresentação de Dados em Gráficos

6 - Apresentação de Dados em Gráficos 6 - Apresentação de Dados em Gráficos 6.3 Tipos de Gráficos Gráfico de Colunas 75 Percentual 50 25 0 Não-Fumantes Fumantes Figura 6.1 Estudantes do colegial segundo o hábito de fumar 60 50 40 30 20 10

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1 Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1 O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir,

Leia mais

Estatística Aplicada à Educação. Prof. Bertolo

Estatística Aplicada à Educação. Prof. Bertolo Estatística Aplicada à Educação Prof. Bertolo Gráficos p. 53 seção 5 Considere a série: Tabela 1: Nº de matriculas no Ensino Médio: Brasil: Urbano Unidades da Matrículas no Ensino Médio - Diurno Federação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS DISCIPLINA Elaboração de Textos, Aulas e Avaliações Maria Auxiliadora Motta Barreto,

Leia mais

ESTATÍSTICA. Gráficos Estatísticos

ESTATÍSTICA. Gráficos Estatísticos Gráficos Estatísticos 1 Gráficos estatísticos são uma forma de apresentação dos dados estatísticos. As principais funções e características dos gráficos são: Rápida visualização dos valores ou frequências;

Leia mais

Gráficos. Prof a Mara Cynthia. 1. Gráfico Estatístico

Gráficos. Prof a Mara Cynthia. 1. Gráfico Estatístico Gráficos 1. Gráfico Estatístico Prof a Mara Cynthia O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma

Leia mais

3ª aula Cálculo : fi. 360º / n ou fr. 360º. Exemplo: Preferência por tipo de carro. Tipo de carro fi fr graus.

3ª aula Cálculo : fi. 360º / n ou fr. 360º. Exemplo: Preferência por tipo de carro. Tipo de carro fi fr graus. 3ª aula 212 Gráficos Os gráficos, constituem um importante instrumento de análise e interpretação de um conjunto de dados. A importância dos gráficos está ligada sobretudo à facilidade e rapidez na absorção

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Análise Exploratória de Dados As técnicas de análise exploratória de dados consistem em gráficos simples de desenhar que podem ser

Leia mais

Apresentação Caule e Folha. Exemplo. Ramo e Folha. Análise Exploratória de Dados

Apresentação Caule e Folha. Exemplo. Ramo e Folha. Análise Exploratória de Dados Análise Exploratória de Dados Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ As técnicas de análise exploratória de dados consistem em gráficos simples de desenhar que podem ser

Leia mais

Revisão I Representação gráfica

Revisão I Representação gráfica A UA UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Revisão I Representação gráfica Introdução Você já deve ter observado a freqüência com que os gráficos aparecem em jornais, revistas e livros. Usados em diversas

Leia mais

Capítulo 2- Funções. Dado dois conjuntos não vazios e e uma lei que associa a cada elemento de um único elemento de, dizemos que é uma função de em.

Capítulo 2- Funções. Dado dois conjuntos não vazios e e uma lei que associa a cada elemento de um único elemento de, dizemos que é uma função de em. Conceitos Capítulo 2- Funções O termo função foi primeiramente usado para denotar a dependência entre uma quantidade e outra. A função é usualmente denotada por uma única letra,,,... Definição: Dado dois

Leia mais

Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA

Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA Objetivos do Módulo IV Organizar e descrever um conjunto de dados Construir uma distribuição de e suas variações Construir histogramas e polígonos de s Fazer

Leia mais

Aula 4: Medidas Resumo

Aula 4: Medidas Resumo Aula 4: Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da Silva (UFPR) ce003 - Estatística II

Leia mais

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo: ESTATÍSTICA- I 1- INTRODUÇÃO -A Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na

Leia mais

GRÁFICOS. Profª Lilian Liotti

GRÁFICOS. Profª Lilian Liotti GRÁFICOS Profª Lilian Liotti GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale mais que 1000 palavras.

Leia mais

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo:

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo: 6 ESQUEMA DO CAPÍTULO Estatística Descritiva 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos

CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos O aluno deverá utilizar calculadora científica Resumo Numérico dos dados Suponha que os dados sejam representados

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva ESQUEMA DO CAPÍTULO 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos. TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis

Leia mais

Encontre o conjunto solução de cada uma das inequações a seguir: 6 x

Encontre o conjunto solução de cada uma das inequações a seguir: 6 x Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (,0 pontos) Encontre o conjunto solução de cada uma das inequações a seguir: a) x 7 6 x b) 3 4x x a) x 7 6 x x 7 6 0 x x 7 6( x ) 0 x x x 7 6( x ) 0 x x

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva ESQUEMA DO CAPÍTULO 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Séries Estatísticas Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade

Leia mais

Estatística-2018/2. Turma: Geografia

Estatística-2018/2. Turma: Geografia Estatística-2018/2 Turma: Geografia Objetivos da aula Mostrar como o usar o R para: calcular medidas de posição e dispersão de um conjunto de dados; construir um boxplot. Determinação dos quantis de uma

Leia mais

Organização de dados

Organização de dados Organização de dados Coletar dados podem envolver diversas atividades tais como experimentos em laboratório, observações de campo, pesquisa de opinião, exame de registros históricos,... A quantidade de

Leia mais

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores).

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores). RESUMO Uma distribuição de frequência é um método de se agrupar dados em classes de modo a fornecer a quantidade (e/ou a percentagem) de dados em cada classe Com isso, podemos resumir e visualizar um conjunto

Leia mais

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Bioestatística UNESP Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Perguntas iniciais para reflexão I - O que é Estatística? II - Com que tipo de informação (dados)

Leia mais

Capítulo 1. Análise Exploratória de Dados

Capítulo 1. Análise Exploratória de Dados Capítulo 1 Análise Exploratória de Dados Introdução A finalidade da Análise Exploratória de Dados (AED) é examinar os dados previamente à aplicação de qualquer técnica estatística. Desta forma o analista

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Recorda: A Estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar

Leia mais

ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Prof. Patricia Caldana ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar

Leia mais

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015 CE001 Bioestatística Prof. Cesar Augusto Taconeli Curitiba-PR 2015 Parte 2 Estatística descritiva 2 A estatística descritiva compreende técnicas (tabelas, gráficos, medidas) que permitem resumir os dados.

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 5

Engenharia da Qualidade I Aula 5 Engenharia da Qualidade I Aula 5 Ferramentas para o Controle e Melhoria da Qualidade Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro 4 Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) O diagrama de causa e efeito

Leia mais

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente:

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente: RESUMO SÉRIE ESTATÍSTICA: É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie SÉRIES HOMÓGRADAS: são aquelas em que a variável

Leia mais

Aula 2: Resumo de Dados

Aula 2: Resumo de Dados Aula 2: Resumo de Dados Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da Silva (UFPR) ce003

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

2 - Gráfico de Caixa - BoxPlot

2 - Gráfico de Caixa - BoxPlot 3.1 - BOXPLOT 2 - Gráfico de Caixa - BoxPlot O Boxplot é um gráfico utilizado para avaliar a distribuição empírica dos dados. É formado pelo primeiro e terceiro quartil e pela mediana. As hastes inferiores

Leia mais

Lista de Exercícios Cap. 2

Lista de Exercícios Cap. 2 Lista de Exercícios Cap. 2 ) Considere os dados de Sexo e Raça para os dados abaixo: Sexo F M M F M F F F M M M M M M F F F M F F F F M M F M M Raça B B B B B B B B B B B B B B B B B P B B B A B B B B

Leia mais

Estatística Aplicada à Sistemas de Informação

Estatística Aplicada à Sistemas de Informação ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. INTRODUÇÃO A estatística descritiva se constitui num conjunto de técnicas que objetivam descrever, analisar e interpretar os dados numéricos de uma população ou amostra. As tabelas

Leia mais

Curtindo as férias. Dinâmica 5. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS. 3ª Série 2º Bimestre ATIVIDADE BRINCANDO DE RODA.

Curtindo as férias. Dinâmica 5. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS. 3ª Série 2º Bimestre ATIVIDADE BRINCANDO DE RODA. Reforço escolar M ate mática Curtindo as férias Dinâmica 5 3ª Série 2º Bimestre Matemática 3ª do Ensino Médio Tratamento da Informação Estatística Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE BRINCANDO

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Gráficos e Análise Exploratória de Dados Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS E GRÁFICOS Tratamento e apresentação

Leia mais

Medidas Separatrizes

Medidas Separatrizes Medidas Separatrizes Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 04 de abril de 2018 Londrina 1 / 16 Introdução Medidas Separatrizes Para entender bem uma

Leia mais

Capítulo 1 Estatística Descritiva. Prof. Fabrício Maciel Gomes

Capítulo 1 Estatística Descritiva. Prof. Fabrício Maciel Gomes Capítulo 1 Estatística Descritiva Prof. Fabrício Maciel Gomes Gráficos 1. Gráfico de Colunas Um gráfico de colunas mostra as alterações de dados em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA A Estatística refere-se às técnicas pelas quais os dados são "coletados", "organizados","apresentados" "apresentados" e"analisados" "analisados". Pode-se dividir a ciência Estatística

Leia mais

Matemática Aplicada à Informática

Matemática Aplicada à Informática Matemática Aplicada à Informática Unidade 9.0 Construindo Gráfico de uma Função Curso Técnico em Informática Aline Maciel Zenker SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 GRÁFICOS DE FUNÇÃO DE 1º GRAU... 3 1 CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

BIOESTATÍSTICA AULA 2. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT

BIOESTATÍSTICA AULA 2. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT BIOESTATÍSTICA AULA 2 Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz Departamento de Estatística/ICET/UFMT Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA Um dos objetivos da Estatística é sintetizar

Leia mais

Bioestatística Aula 2

Bioestatística Aula 2 Bioestatística Aula 2 Anderson Castro Soares de Oliveira Anderson Bioestatística 1 / 60 Estatística Descritiva Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir

Leia mais

Para analisar os dados, pode-se tabular o número de vezes que cada quantidade de palavras ocorreu, que é a freqüência de cada quantidade:

Para analisar os dados, pode-se tabular o número de vezes que cada quantidade de palavras ocorreu, que é a freqüência de cada quantidade: Tabelas e Diagramas de Freqüência Estatística Aplicada à Educação Antonio Roque Aula 2 O primeiro passo na análise e interpretação dos dados de uma amostra consiste na descrição (apresentação) dos dados

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1 (Nova) Matemática, Licenciatura Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática I Unidade de Aprendizagem: Conjuntos, operações e equações

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 2. Tabelas e Diagramas de Freqüência

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 2. Tabelas e Diagramas de Freqüência Tabelas e Diagramas de Freqüência Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 2 O primeiro passo na análise e interpretação dos dados de uma amostra consiste na descrição (apresentação) dos dados

Leia mais

Questões. PNAD - Infográfico 2

Questões. PNAD - Infográfico 2 Questões 1) A seguir apresentaremos dois infográficos, produzidos pelo IBGE, (https://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/ensino-medio/9801-pesquisando-a-pratica-deesportes-e-atividades-fisicas-no-brasil.html),

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS. Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher

CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS. Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher Tabelas e Gráficos TABELAS Cabeçalho ou título Título: o quê, onde e quando

Leia mais

AULA 5 MEDIDAS DESCRITIVAS DOCENTE: CIRA SOUZA PITOMBO

AULA 5 MEDIDAS DESCRITIVAS DOCENTE: CIRA SOUZA PITOMBO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MEAU- MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA ENG C 18 Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos AULA 5 MEDIDAS DESCRITIVAS DOCENTE: CIRA SOUZA PITOMBO

Leia mais

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro ESTATÍSTICA Prof.º Mário Castro Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar

Leia mais

Estatística Descritiva (II)

Estatística Descritiva (II) Estatística Descritiva (II) Exemplo: Um experimento feito por alunos. Cada um deles registrou sua altura, peso, sexo, hábito de fumar e nível de atividade física. Depois, todos eles jogaram moedas e aqueles

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 2 Apresentação de dados em Tabelas e Gráficos Leitura: Levine et al. Capítulo 2 Cap 2-1 Objetivos Nesta parte, vamos aprender: A conhecer as fontes e tipos de dados A desenvolver

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br 1. Medidas de tendência central As duas medidas de tendência central mais utilizadas para resumir um conjunto

Leia mais

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E Séries Estatísticas 1- Tabela... 2- Elementos de uma Distribuição de Freqüência... 3- Gráficos Estatísticos... 4- Classificação dos Gráficos... 5- Histograma... 6- Tipos

Leia mais

Grupo A - 1 semestre de 2012 Lista de exercícios 2 - Estatística Descritiva II C A S A (gabarito)

Grupo A - 1 semestre de 2012 Lista de exercícios 2 - Estatística Descritiva II C A S A (gabarito) Exercício 1. (1,0 ponto) Considere os dados abaixo sobre a distribuição de salário em (reais) num grupo de 1000 indivíduos. Tabela 1: Distribuição de frequências dos salários Classe de Salário Total Frequência

Leia mais

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados Conteúdos desta unidade: Organização, representação e interpretação de dados; Medidas de tendência central; Medidas de localização.

Leia mais

Estatística-2017/2 aula de 14/08 TURMA: IGA

Estatística-2017/2 aula de 14/08 TURMA: IGA Estatística-2017/2 aula de 14/08 TURMA: IGA Objetivos da aula Usando o R, 1) construir um histograma; 2) construir um ramo-e-folhas; 3) calcular a média aritmética de um conjunto de valores; 4) definir

Leia mais

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Estatística Básica O que é Estatística? um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Aplicações em quase

Leia mais

MEDIDAS SEPARATRIZES

MEDIDAS SEPARATRIZES MEDIDAS SEPARATRIZES Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 08 de maio de 2017 Para entender bem uma distribuição, pode-se conhecer valores acima ou abaixo dos quais

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS População e Amostra População é o conjunto de elementos que têm, em comum, uma

Leia mais

Distribuição de Frequências

Distribuição de Frequências Distribuição de Frequências Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística - Universidade Federal da Paraíba - UFPB Distribuição de Frequências É uma série estatística utilizada para

Leia mais

Título Cabeçalho. Corpo. Rodapé

Título Cabeçalho. Corpo. Rodapé Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Licenciatura em Pedagogia. Disciplina: Estatística Aplicada à Educação. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística

Leia mais

Sintetizando dados qualitativos e quantitativos

Sintetizando dados qualitativos e quantitativos Sintetizando dados qualitativos e quantitativos Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Dados qualitativos 2. Dados quantitativos 2/48 INTRODUÇÃO Para sintetizarmos as informações

Leia mais

Grupo A - I semestre de 2014 Lista de exercícios 2 - Introdução à Estatística Descritiva C A S A (gabarito)

Grupo A - I semestre de 2014 Lista de exercícios 2 - Introdução à Estatística Descritiva C A S A (gabarito) Exercício 1. (2,0 pontos). Um pesquisador pretende comparar o tempo de reação (segundos) para dois tipos diferentes de estímulos visuais, A e B. Na tabela abaixo, esses tempos foram obtidos para 20 e 19

Leia mais

Representação Gráfica de Medidas Elétricas

Representação Gráfica de Medidas Elétricas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Representação Gráfica de Medidas Elétricas Florianópolis,

Leia mais

Introdução ao ensino de gráficos. Bolsistas: Elton Heckler, Letícia Moro e Pablo Silveira Professor supervisor: Tácito Valério

Introdução ao ensino de gráficos. Bolsistas: Elton Heckler, Letícia Moro e Pablo Silveira Professor supervisor: Tácito Valério Introdução ao ensino de gráficos Bolsistas: Elton Heckler, Letícia Moro e Pablo Silveira Professor supervisor: Tácito Valério O que é um gráfico? Um gráfico é uma representação visual de informações que

Leia mais

A equação da circunferência

A equação da circunferência A UA UL LA A equação da circunferência Introdução Nas duas últimas aulas você estudou a equação da reta. Nesta aula, veremos que uma circunferência desenhada no plano cartesiano também pode ser representada

Leia mais

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Aula 02 Introdução a dados e funções - I Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade

Leia mais

AT = Maior valor Menor valor

AT = Maior valor Menor valor UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações

Leia mais

Série Histórica - É aquela em que o elemento que serve como base de classificação é a fração do tempo, como o dia, o mês, o ano, o século, etc..

Série Histórica - É aquela em que o elemento que serve como base de classificação é a fração do tempo, como o dia, o mês, o ano, o século, etc.. TIPOS DE SÉRIES ESTATÍSTICAS Série estatística é uma sucessão de dados estatísticos que medem a intensidade do fenômeno, segundo suas características qualitativas ou quantitativas. As séries estatísticas

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. Origem da Estatística

PROPOSTA DIDÁTICA. Origem da Estatística PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 e 7 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Estatística. 2. Objetivo(s)

Leia mais

Capítulo 1. Conjuntos e Relações. 1.1 Noção intuitiva de conjuntos. Notação dos conjuntos

Capítulo 1. Conjuntos e Relações. 1.1 Noção intuitiva de conjuntos. Notação dos conjuntos Conjuntos e Relações Capítulo Neste capítulo você deverá: Identificar e escrever os tipos de conjuntos, tais como, conjunto vazio, unitário, finito, infinito, os conjuntos numéricos, a reta numérica e

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC - RJ/SEEDUC RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC - RJ/SEEDUC RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC - RJ/SEEDUC RJ Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: 093510410 Série: 9 ano Ensino

Leia mais

Medidas Separatrizes

Medidas Separatrizes Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 18 de abril de 2018 Londrina 1 / 15 Introdução Para entender bem uma distribuição, pode-se conhecer valores acima

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ferramentas da Qualidade Parte 6. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ferramentas da Qualidade Parte 6. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Ferramentas da Qualidade Parte 6 Prof. Fábio Arruda 7- Diagrama de Dispersão O Diagrama de Dispersão é um gráfico onde pontos no espaço cartesiano XY são usados

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS RESUMO DE DADOS 1 TIPOS DE VARIÁVEIS Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Representação e análise de dados Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Representação e análise de dados Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Representação e análise de dados Prof. Dudan Matemática Estatística A ciência encarregada de coletar, organizar e interpretar dados é Chamada de estatística. Seu objetivo

Leia mais

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Estatística Básica: O Início. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Estatística Básica: O Início. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I Estatística Básica: O Início Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução Podemos

Leia mais

Valor total (em US$)

Valor total (em US$) 1. DIAGRAMA DE QUADRADOS Neste caso, quadrados com áreas proporcionais ás categorias representam os dados. Como por exemplo, vejamos a tabela: Dívida Externa do Brasil Fonte: Direx Banco Central do Brasil,

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Estatística Descritiva Professora Renata Alcarde Piracicaba fevereiro 2014 Renata Alcarde Estatística Geral 27 de Fevereiro de 2014

Leia mais

Estatística. Prof Carlos

Estatística. Prof Carlos Estatística Prof Carlos Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos

Leia mais

20 Sidia M. Callegari-Jacques

20 Sidia M. Callegari-Jacques 1 Organização de dados quantitativos Uma contribuição importante da estatística no manejo das informações foi a criação de procedimentos para a organização e o resumo de grandes quantidades de dados. A

Leia mais

Imagem é Tudo! Dinâmica 4. Aluno Primeira Etapa Compartilhar ideias. 3º Série 2º Bimestre

Imagem é Tudo! Dinâmica 4. Aluno Primeira Etapa Compartilhar ideias. 3º Série 2º Bimestre Reforço escolar M ate mática Imagem é Tudo! Dinâmica 4 3º Série 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 3ª Tratamento da Informação Estatística Primeira Etapa Compartilhar ideias

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 5 ASSIMETRIA E CURTOSE

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 5 ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE 1 RELAÇÃO ENTRE MÉDIA, MEDIANA E MODA O valor da mediana, como o próprio nome diz, ocupa a posição central numa distribuição de frequência. A mediana deve estar em algum lugar entre

Leia mais

MEDIDAS SEPARATRIZES

MEDIDAS SEPARATRIZES MEDIDAS SEPARATRIZES lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de maio de 2017 Para entender bem uma distribuição, pode-se conhecer valores acima ou abaixo

Leia mais

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha  Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017 RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 e gráficos Apresentação de dados A apresentação de dados estatísticos

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA 2º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA 2º TRIMESTRE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA 2º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 7ºA/B E.F. Realizou-se uma pesquisa de opinião com 2.000 pessoas para saber quantas vezes elas tinham viajado de avião. Veja os dados

Leia mais

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008 Estatística Lousã, 07 de Março de 08 A estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar conclusões e fazer previsões. Recolha, organização e representação

Leia mais