Apostila de Ciências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila de Ciências"

Transcrição

1 Apostila de Ciências Reino Plantae Módulo I É o Reino formado por plantas ou vegetais, tais como, musgos, samambaias, pinheiros, árvores, arbustos, etc.. Todas possuem clorofila (substância responsável pela fotossíntese), celulose e são autótrofas (produzem seu próprio alimento). Vivem em terra, água salgada e doce. As plantas podem ser unicelulares (formada por uma célula) ou pluricelulares (formada por várias células). Professora: Maria Antonia Velloso Roses Aluno: Serie: 5ª Turma: 1251 Trimestre: 3ª Ano:

2 Conteúdo 1. COMO CLASSIFICAR AS PLANTAS O SUCESSO NO AMBIENTE TERRESTRE Como as plantas evoluíram? Quais foram as principais adaptações que garantiram ás plantas a conquista do ambiente terrestre? CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS Célula Vegetal Tecidos Vegetais Órgãos vegetativos Órgãos reprodutivos Nutrição das Plantas Diversidade das plantas: Tipos de Plantas Algas Reprodução Importância das Algas Classificação das Algas... 12

3 1. COMO CLASSIFICAR AS PLANTAS Data: / / O SUCESSO NO AMBIENTE TERRESTRE 2.1. Como as plantas evoluíram? O reino Plantae engloba Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. As plantas desse reino surgiram no meio aquático, e evidências permitem supor que elas foram originadas a partir das algas verdes: as clorofíceas.

4 A passagem do meio aquático para o terrestre envolveu uma adaptação estrutural que permitiu a sobrevivência no novo meio. No meio aquático, as algas são constantemente banhadas pela água e dela retiram gases e nutrientes necessários à sobrevivência. Ao mesmo tempo, a água é um eficiente meio de sustentação do corpo do vegetal, graças ao empuxo por ela exercido. A reprodução é facilitada pela produção de gametas móveis que têm na água um eficiente meio de locomoção Quais foram as principais adaptações que garantiram ás plantas a conquista do ambiente terrestre? No momento em que o vegetal invade o meio terrestre, são muitas as adaptações morfológicas necessárias à sua sobrevivência: 4 eficiente mecanismo de absorção da água do solo; mecanismo rápido de condução de água e nutrientes até as células mais distantes dos centros de absorção; eficiente mecanismo de impermeabilização das superfícies expostas, o que evita a perda excessiva de água; eficiente mecanismo de trocas gasosas que permita o ingresso de gás carbônico, facilitando a ocorrência de fotossíntese; eficiente mecanismo de sustentação do corpo por meio de tecidos rígidos, já que o ar, pouco denso, é incapaz de exercer essa tarefa; possibilidade de reprodução, mesmo na ausência de água. As primeiras plantas com vasos condutores ainda dependem da água para o deslocamento dos gametas. adaptação dos jovens ao meio terrestre, por meio da produção de sementes. O embrião fica dentro de um meio desidratado, rico em alimento e envolvido por um revestimento protetor.

5 1. Leia a pergunta com atenção e complete a análise: Pergunta Quais são os critérios usados para classificação dos vegetais em grandes grupos taxonômicos Análise Os critérios são presença ou ausência de: 2. Análise as alternativas abaixo e marque C para corretas e E para erradas. Faça a correção das alternativas erradas 5 (...) Eficiente mecanismo de absorção da água do solo. Correção: (...) Mecanismo rápido de condução de água e nutrientes até as células mais próximas dos centros de absorção. Correção: (...) Eficiente mecanismo de impermeabilização das superfícies expostas, o que evita o ganho excessivo de água. Correção: (...) Eficiente mecanismo de trocas gasosas que permita o ingresso de gás carbônico, facilitando a ocorrência de fotossíntese. Correção: (...) Eficiente mecanismo de sustentação do corpo por meio de tecidos rígidos, já que o ar, pouco denso, é incapaz de exercer essa tarefa.

6 Correção: (...) Possibilidade de reprodução, somente na presença de água. As primeiras plantas com vasos condutores ainda dependem da água para o deslocamento dos gametas. Correção: (...) Adaptação dos jovens ao meio terrestre, por meio da produção de sementes. O embrião fica dentro de um meio desidratado, rico em alimento e envolvido por um revestimento protetor. Correção: 6 3. CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS Data: / /2011 O Reino Plantae compreende seres eucariontes, pluricelulares, autotróficos, que realizam fotossíntese. A exemplo dos animais, o organismo vegetal é constituído por células. Contudo, sua organização é bastante diferente. Se seus órgãos têm funções paralelas às dos sistemas animais, o mesmo não pode se dizer da sua estrutura. Em relação aos animais falamos em sistemas digestório, respiratório, reprodutor, etc.; no que diz respeito às plantas, tratamos de órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente.

7 Os vegetais apresentam uma organização estrutural composta por células as quais se organizam formando tecidos. Os tecidos podem ser agrupados de acordo com sua localização e função formando sistemas de tecidos Célula Vegetal As células vegetais apresentam semelhanças com as animais em muitos aspectos de sua estrutura. No entanto, as células vegetais apresentam algumas características que lhes são exclusivas. Entre elas, podemos destacar: Figura 1- Célula Animal Figura 2- Célula Vegetal 7 Parede celular rígida: constituída principalmente por celulose ; as principais funções dessa paredes são proteger e moldar a célula. Vacúolos: ocupam a maior parte do citoplasma, são organóides em forma de bolsas; entre suas funções, podemos destacar o armazenamento de substâncias importantes (como água e sais minerais) para o metabolismo e proteção dos vegetais, além do controle de entrada e saída de água na célula. Plastos ( plastídios): são organóides exclusivos dos vegetais. Conforme o tipo de pigmento ou substância que armazenam, recebem um nome específico: Cloroplasto: estruturas que tem clorofila, conferindo cor verde ao vegetal. São encontradas nas folhas e caules verdes. Leucoplasto: estruturas incolores que armazenam principalmente amido. São encontradas nos órgãos de reserva, como raízes e caules. Cromoplastos: estruturas que contêm pigmento amarelado ou avermelhado. São encontrados em pétalas e flores ou na casca e nas polpas dos frutos.

8 Data: / /2011 Hora: : Não esquecer o jaleco! 3.2. Tecidos Vegetais Assim como os animais, os vegetais possuem diferentes tipos de células. As células vegetais semelhantes podem associar-se umas às outras para desempenhar uma função específica, formando tecidos, órgãos vegetativos e órgãos reprodutivos. Nos vegetais entre outros há tecidos de crescimento, revestimento, condução e sustentação Órgãos vegetativos São essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese) Os órgãos vegetativos das plantas são raiz, caule e folha Órgãos reprodutivos São essenciais na reprodução os órgãos reprodutivos são a flor, semente e fruta Nutrição das Plantas No processo de nutrição, as plantas retiram águas e nutrientes do substrato e utilizam a luz solar e o gás carbônico (CO 2 ) para fabricar substâncias orgânicas. O esquema abaixo apresenta uma representação simplificada do processo de Nutrição vegetal. 8 O esquema abaixo representa o processo pelo qual os vegetais produzem seu próprio alimento é chamado de fotossíntese. Nesse processo, a energia proveniente da luz solar é utilizada para converter água (H 2 O) e gás Carbônico (CO 2 ) em glicose. Figura 3 Esquema do Processo de Fotossíntese

9 1. Sobre as células Vegetais marque a alternativa correta e justifique sua escolha. a) Têm mesma constituição das células animais, não apresentando nenhuma diferença em relação a elas. b) São constituídas somente de membrana, núcleo e citoplasma. c) Apresentam parede celular e plastídios, estruturas exclusivas das células vegetais. d) Há mais de uma alternativa correta 9 Justifique sua escolha: 2. Complete o esquema da fotossíntese, utilizando as palavras do quadro. Oxigênio (O 2 ) Dióxido de carbono (CO 2 ) Água( H 2 O) Energia luminosa Sais minerais Glicose 3. Com relação ao pigmento que confere coloração verde aos vegetais, responda as seguintes questões: a) Como é chamado esse pigmento?

10 b) Em que organela da célula vegetal se encontra esse pigmento? c) Qual a importância desse pigmento para os vegetais? 4. Cite os órgãos vegetativos das plantas? 5. Cite os órgãos reprodutivos das plantas? 6. Observe a estrutura básica de uma célula vegetal (figura 2, no texto) e cite em que parte da célula se localiza a celulose: 10 Pesquise em que a celulose é utilizada. Descreva as estas do processo de utilização da celulose

11 11 4 Diversidade das plantas: O reino das plantas é formado por uma variedade muito grande de organismos, e o Brasil é um dos países com maior diversidade vegetal. 4.1 Tipos de Plantas Algas As algas que estudamos até agora são unicelulares. Neste modulo vamos estudar as algas mais complexas, quase sempre pluricelulares Como são as algas? Data: / /2011 A maioria das algas é aquática ( de água doce ou marinhas) mas elas também podem ser encontradas também em locais úmidos (solos, pedras, troncos de árvores, etc.). As algas não possuem raízes, caules ou folhas. O corpo das algas multicelulares é chamado de talo e pode apresentar-se como filamentos, lâminas ou estruturas que lembram caules e folhas de plantas.

12 Reprodução Sexuada: forma novos indivíduos a partir da união de células reprodutivas, também chamadas de gametas. Assexuada: esporos ou fragmentação Importância das Algas Possuem clorofila e fazem fotossíntese, portanto são produtoras de açúcares e eliminam oxigênio no ambiente. Na cadeia alimentar servem de alimento para os animais e outros consumidores. Muitas espécies são apreciadas pelo o ser humano como alimento. São fonte de produtos gelatinosos ou pastosos, que dão consistência cremosa a doces, sorvetes, pastas de dente, etc. Algumas são usadas como adubos Classificação das Algas Além da clorofila, as algas possuem outras substâncias coloridas (pigmentos), que ajudam a clorofila a captar a energia da luz. Com base na predominância desses pigmentos, podemos classificar as algas em três grupos: clorofíceas, feofíceas e rodofíceas. 12

13 Agora é a sua vez. Acesse o portal educacional e pesquise sobre Clorofíceas: Características gerais: Onde são encontradas: 13 Tipo de: parede celular: substância que armazena: reprodução: Pigmento predominante: Ilustração

14 Feofíceas: Características gerais: Onde são encontradas: Tipo de: parede celular: substância que armazena: reprodução: Pigmento predominante: 14 Formas de utilização pelo homem: Ilustração

15 Rodofíceas: Características gerais: Onde são encontradas: Tipo de: parede celular: substância que armazena: reprodução: Pigmento predominante: Formas de utilização pelo homem: 15 Ilustração

16 Data: / / Se você quiser encontrar uma alga na natureza onde irá procurá-la? 2. Por que dizemos que o corpo das algas é formado por um talo? 3. Qual a importância das algas na natureza? Que característica é usada para separar os principais grupos de algas?

17 1. Cite: a) uma aplicação prática de um produto retirado de algas pardas. IMAGEM 17 b) Uma aplicação prática do Ágar, e diga de grupo de algas ele é obtido. IMAGEM

18 2 Pesquise a receita de Sushi (comida japonesa). Destaque o tipo de alga que utilizado no preparo. Ingredientes: Modo de preparo 18

REINO PLANTAE. Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza

REINO PLANTAE. Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza REINO PLANTAE Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? O SUCESSO NO AMBIENTE TERRESTRE O reino Plantae engloba Briófitas, Pteridófitas,

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos (também chamados de cloroplastos). Cloroplastos

Leia mais

COMPARANDO AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS

COMPARANDO AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS COMPARANDO AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS Apesar de ambas serem eucarióticas e possuírem diversas características iguais, as células animais e vegetais possuem algumas diferenças que devem ser estudadas.

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questões de Revisão 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questão 01) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado

Leia mais

Diversidade e reprodução das plantas

Diversidade e reprodução das plantas Diversidade e reprodução das plantas Características gerais das plantas Metodologia cladística Reino Plantae = organimos que apresentam embriões multicelulares maciços. Embryophytes. Eucarióticos Multicelulares

Leia mais

Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais -

Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais - Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais - Pluricelulares e Eucariontes; Autótrofos (fotossíntese); Célula vegetal possui parede celular rica em celulose; Célula com cloroplastos (clorofila);

Leia mais

Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a importância dos vegetais para a vida animal? Questão 2 Diferencie uma célula animal de uma vegetal. Questão

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal.

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 3º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS REINO PROTISA ALGAS Características Gerais As algas são constituídas por diversos tipos, cores, formas e tamanhos. É importante destacar que nem todas as algas possuem parentesco evolutivo com as plantas.

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Eucarióticos, fotossintetizantes, uni ou multicelulares. Vivem no mar, em água doce e em terra firme, sobre superfícies úmidas. As algas microscópicas são abundantes nas camadas

Leia mais

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS Livro pág. 66 Leitura do Texto: A conquista do Ambiente Terrestre. Livro: Uma breve história do conhecimento Embora o homem represente 1% da Biomassa do Planeta, é provável

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos Cloroplastos Cloroplasto Parede celular Representação

Leia mais

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes.

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. Adaptações das plantas ao meio terrestre Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. É impossível imaginarmos

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação

Leia mais

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES Algas produtor primário no ecossistema aquático Algas Moneras procariontes cianobactérias Algas Protistas - eucariontes uni ou multicelulares exemplo as clorofíceas

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera 1. A figura apresenta uma proposta

Leia mais

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º P

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º P Licenciatura em Biologia Biologia Celular 2º P Célula Eucariótica Vegetal Tipos de células Seres procarióticos (bactérias e cianobactérias): Células procarióticas. Seres eucarióticos (algas, protozoários,

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

Prof. Bruno Uchôa. Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida

Prof. Bruno Uchôa. Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida Prof. Bruno Uchôa Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida BIODIVERSIDADE Introdução A vida teve origem no mar. Organismos autotróficos se diversificaram em ambientes marinhos. Por evolução e adaptação

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO TALÓFITAS CRIPTÓGAMAS BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS GIMNOSPERMAS FANERÓGAMAS ANGIOSPERMAS

CLASSIFICAÇÃO TALÓFITAS CRIPTÓGAMAS BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS GIMNOSPERMAS FANERÓGAMAS ANGIOSPERMAS TALÓFITAS E BRIÓFITAS CLASSIFICAÇÃO TALÓFITAS CRIPTÓGAMAS BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS FANERÓGAMAS GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS Qual foi a seqüência evolutiva dos vegetais? Algas Verdes (1º) Briófitas (2º) Pteridófitas

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese.

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Parte da Célula Principais diferenças: Componente Célula Animal Célula Vegatal Membrana Parede

Leia mais

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Unicelulares e Pluricelulares Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares Não possuem tecidos

Leia mais

Origem e Evolução dos Vegetais. 1 Introdução: A origem da vida e os primeiros seres autótrofos

Origem e Evolução dos Vegetais. 1 Introdução: A origem da vida e os primeiros seres autótrofos Origem e Evolução dos Vegetais 1 Introdução: A origem da vida e os primeiros seres autótrofos A origem dos vegetais é muito complexa e relacionada com muitos táxons. Seu estudo se inicia com as primeiras

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE 7 O ANO EF CIÊNCIAS EXERCÍCIOS Thiago Judice EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE Esta lista de exercícios conta com um gabarito. Procure utilizá-la da seguinte forma: 1. Tente responder as perguntas com

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Celular Fermentação 1. Introdução Reações endotérmicas - Característica: Precisam receber energia - Ex.:Fotossíntese e quimiossíntese

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE. Pág. 47

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE. Pág. 47 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE Pág. 47 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

REINO PLANTAE. Biologia 2, Capítulo 1. Prof. João

REINO PLANTAE. Biologia 2, Capítulo 1. Prof. João REINO PLANTAE Biologia 2, Capítulo 1 Prof. João DIVISÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS O reino Plantae corresponde à todas as plantas e vegetais encontrados no mundo. Os representantes do reino podem ser reunidos

Leia mais

Reino Plantae ou Metaphyta

Reino Plantae ou Metaphyta Reino Plantae ou Metaphyta As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

Criptógamas da mata. Nomes: Angélica,Jean, Jorge Curso: TGA Professor: Fernando

Criptógamas da mata. Nomes: Angélica,Jean, Jorge Curso: TGA Professor: Fernando Criptógamas da mata da câmara Nomes: Angélica,Jean, Jorge Curso: TGA Professor: Fernando Plantas criptógamas As criptógamas são as plantas que não produzem sementes, flores ou frutos, e que se reproduzem

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS ALGAS CARACTERÍSTICAS GERAIS Unicelulares ou pluricelulares. Microscópicos ou macroscópicos. Coloração variável. Vivem em diferentes tipos de ambientes: lagos, rios, solos úmidos, cascas de árvores, mas

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA REVISÃO DE CONTEÚDOS 2º Bimestre Aula 77 Revisão e Avaliação de Ciências da Natureza 2 REVISÃO 1 Sistema genital feminino e masculino O sistema

Leia mais

CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA. 3ª. SÉRIE C e D. Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS

CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA. 3ª. SÉRIE C e D. Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA 3ª. SÉRIE C e D Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS 1 Que características definem um representante do Reino Vegetal? Quem foram seus ancestrais? Que papéis biológicos essenciais

Leia mais

Livro: Florinha e a fotossíntese

Livro: Florinha e a fotossíntese 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / TRABALHO DE CIÊNCIAS Nome: N o Data da entrega: 03/07/ Créditos distribuídos: 6,0 pontos Créditos obtidos: Livro: Florinha e a fotossíntese Autor: Samuel Murgel Branco

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - ALGAS.

REINO PROTOCTISTA - ALGAS. REINO PROTOCTISTA - ALGAS www.fabianobiologia.com.br www.fabianobiologia.com.br CARACTERÍSTICAS 1 - Não possuem tecidos verdadeiros. 2 - Uni ou multicelulares Corpo denominado TALO. 3 - Eucariontes. 4

Leia mais

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. A partir da leitura da reportagem a cima, responsa as seguintes questões: a) De acordo com o texto, existem pessoas que acreditam que os fungos fazem

Leia mais

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres A MAIORIA DAS CÉLULAS É UNINUCLEADA (APENAS UM NÚCLEO), MAS EXISTEM CÉLULAS COM MAIS DE DOIS.

Leia mais

7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data

7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Nome Nº Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Ciências CLAUDIA Roteiro de Férias At/I 2º /2016 06/2016 Tema Valor da atividade FUNGOS CÉLULA ANIMAL,

Leia mais

Reino Plantae / Metaphyta (Metafita)

Reino Plantae / Metaphyta (Metafita) Reino Plantae / Metaphyta (Metafita) REINO PLANTAE Representado por seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos. - - Evolutivamente, vieram das primeiras algas uni e multicelulares. REINO PLANTAE BRIÓFITAS

Leia mais

Multicelulares Eucariontes Autótrofos

Multicelulares Eucariontes Autótrofos Prof. Anderson Reino Plantae é composto por organismos: Multicelulares Eucariontes Autótrofos Existem mais de 400.000 espécies conhecidas. Reino Plantae Criptógamas (possuem espóros) Fanerógamas (possuem

Leia mais

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. Sistemas de Classificação

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. Sistemas de Classificação Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia Sistemas de Classificação 1 DIVISÃO DO REINO VEGETAL Os vegetais são autótrofos fotossintetizantes,

Leia mais

11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies;

11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; PTERIDÓFITAS Ambiente úmido, em solos, pedras e areia, por exemplo. Algumas são epífitas (vivem sobre o tronco de árvores e arbustos), outras, aquáticas

Leia mais

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: BIOLOGIA (Cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: 2 1 a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes

Leia mais

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Introdução Constituem um grupo heterogêneo (ap. 22.000 sp), podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicas, presentes em lagos, rios,

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA Designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. Estes agrupamentos foram alterados múltiplas

Leia mais

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Reino Protista ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares

Leia mais

EXERCICIOS COMPLEMENTOS PREPARATORIO PARA PROVA

EXERCICIOS COMPLEMENTOS PREPARATORIO PARA PROVA EXERCICIOS COMPLEMENTOS PREPARATORIO PARA PROVA 3) (FUVEST) Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.

Leia mais

BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas

BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas BOTÂNICA (Reino Plantae) Para pertencer ao grupo das plantas o organismo deve: Ter raiz, caule e folha; Ser autótrofo fotossintetizante

Leia mais

Bio:D. Angela Cristina E-mail: angelacristina2913@gmail.com

Bio:D. Angela Cristina E-mail: angelacristina2913@gmail.com Bio:D Angela Cristina E-mail: angelacristina2913@gmail.com Reinos 5 reinos; 1969; Organização celular (uni ou pluri), tipo de célula (procarionte ou eucarionte) e forma de nutrição (autótrofo ou heterótrofo).

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

Aula Multimídia. Prof. David Silveira

Aula Multimídia. Prof. David Silveira Aula Multimídia Prof. David Silveira Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - disciplina Conteúdo: - Briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas. Lista de exercícios 1.As briófitas são plantas que possuem

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química;

Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química; Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química; Presente em procariotos e eucariotos; Mais de metade de toda a fotossíntese do planeta ocorre nas algas unicelulares. O

Leia mais

Morfologia e ultra-estrutura de algas

Morfologia e ultra-estrutura de algas Morfologia e ultra-estrutura de algas Características das algas Fotoautotróficas. Muitas algas são móveis ou possuem um estágio móvel durante o seu ciclo de vida. São geralmente classificadas conforme

Leia mais

Aula de hoje: Reino Plantae VEGETAIS INFERIORES

Aula de hoje: Reino Plantae VEGETAIS INFERIORES Aula de hoje: Reino Plantae VEGETAIS INFERIORES Reino Plantae Grande maioria: espécies terrestres Primeiras plantas terrestres surgiram há 460 milhões de anos atrás. Sabemos que todas as plantas evoluíram

Leia mais

REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS. Profa. Ms. Lilian Orvatti

REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS. Profa. Ms. Lilian Orvatti REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Profa. Ms. Lilian Orvatti CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS PLANTAS BRIOFITAS AVASCULAR TRAQUEOFITAS VASCULAR PTERIDOFITAS (SEM SEMENTES) ESPERMATOFITAS (COM

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS Nas classificações mais antigas as algas eram classificadas como plantas. Todas as plantas são: Organismos eucarióticos Autotróficos

Leia mais

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO Pertencentes ao Reino Protista, juntamente com os protozoários. O termo Alga, é empregado como designação coletiva, sem valor taxonômico. Fotossintetizantes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Biologia A Pedro Verdan Av. Dissertativa 25/05/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais

Algas Biologia

Algas Biologia Algas Biologia 3-2016 Algas O termo alga (usado desde 1753) é aplicado a uma variedade de organismos Há um significado preciso atribuído a ele? Definição: termo tradicional para uma série de eucariotos

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 63 REINO VEGETAL: TALÓFITAS, BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 63 REINO VEGETAL: TALÓFITAS, BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 63 REINO VEGETAL: TALÓFITAS, BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS omo pode cair no enem? F omparando-se o ciclo de vida de uma pteridófita (samambaia) com o de uma briófita (musgo), 1

Leia mais

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar Jardinagem e Meio Ambiente Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar O Brasil tem a maior diversidade de espécies do mundo! E qual a importância das plantas em nossa vida? Por que plantar? As plantas deixam

Leia mais

COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Prof. Ketter B. Lopes 1.O xaxim é um produto muito usado na fabricação de vasos e suportes para plantas. A sua

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

BIOLOGIA BOTÂNICA PROF ESTEVAM

BIOLOGIA BOTÂNICA PROF ESTEVAM BIOLOGIA BOTÂNICA PROF ESTEVAM 1) (UFMG) Observe a figura: Com relação á figura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO a) Ocorre duplicação do DNA viral no interior da célula bacteriana. b) São produzidas

Leia mais

Características dos seres vivos

Características dos seres vivos Necessidades Básicas dos Seres Vivos Módulo 1 AULA 3 Professora: Andréa Rodrigues Características dos seres vivos Composição química mais complexa Organização celular Capacidade de nutrição Reação a estímulos

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO Calendarização - 20/2011 Período Data N.º semanas Número de tempos 8 minutos) por ano de escolaridade

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

Organização Geral das Células

Organização Geral das Células Faculdade Vértice Univértix Cursos: Medicina Veterinária Organização Geral das Células Aula Revisão Professor, Enfº. Laudineide de Carvalho Gomes Matipó, fevereiro de 2015. e-mail: laudineic.gomes@hotmail.com

Leia mais

Roteiro para estudo biologia

Roteiro para estudo biologia Roteiro para estudo biologia 1 Justifique a necessidade de uma célula seja ela somática ou gamética de promover o processo de divisão celular. 2 O que é a intérfase? Por que ela é necessária? Quais são

Leia mais

Reino Fungi Características gerais Classificação Associações. Introdução Exemplos REINO FUNGI

Reino Fungi Características gerais Classificação Associações. Introdução Exemplos REINO FUNGI Introdução Exemplos REINO FUNGI Introdução Exemplos Introdução Morfologia Nutrição e excreção Respiração Reprodução Aclorofilados; Parede celular de quitina; Glicogênio como principal molécula energética;

Leia mais

TER de Ciências- 7º Ano- 4º Bimestre/ 2014

TER de Ciências- 7º Ano- 4º Bimestre/ 2014 TER de Ciências- 7º Ano- 4º Bimestre/ 2014 Professoras Áurea e Perla 1) No Brasil, o representante mais importante das gimnospermas é a araucária (pinheirodo-paraná). Estas plantas produzem estróbilos,

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais

INTRODUÇÃO CITOLOGIA IA VEGETAL

INTRODUÇÃO CITOLOGIA IA VEGETAL MORFOLOGIA VEGETAL INTRODUÇÃO As Fanerógamas são consideradas plantas superiores altamente evoluídas e capazes de produzir sementes, cuja especialização estrutural e funcional revela um corpo diferenciado

Leia mais

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Biologia Prof. Rogério 2016 BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Biologia Prof. Rogério 2016 O QUE CARACTERIZA UM

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA 1) Diferencie os seres que pertencem ao reino Monera dos que pertencem o reino Plantae quanto ao número de células e quanto à ausência ou presença de envoltório nuclear. 2) Corrija as afirmações a seguir.

Leia mais

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Desenhe o ciclo vital de um ser vivo e nomeie suas etapas mais significativas. Questão 2 O ser humano vive na Terra

Leia mais

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Leia mais

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto Fotossíntese e Quimiossíntese Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Fotossíntese Os seres que a realizam são conhecidos como autotróficos. É processo pelo qual os seres clorofilados sintetizam

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrómetros e formas variadas De acordo com a estrutura

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido A planta: características morfológicas, anatômicas e fisiológicas POMBAL PB A PLANTA Grande diversidade de tamanhos e formas vegetais Tamanho: 1,0 cm até 100m de altura Formas: herbácea (melancia) até

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais