TE052 Laboratório de Engenharia Elétrica III

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TE052 Laboratório de Engenharia Elétrica III"

Transcrição

1 MI TE052 Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich 2014

2 MI SUMÁRIO Experimento 1: Amplificador Inversor e Não-Inversor com AmpOp Simulação 1: Amplificador Inversor e Não-Inversor com AmpOp Experimento 2: Integrador e Derivador com AmpOp Simulação 2: Integrador e Derivador com AmpOp Experimento 3: Portas Lógicas com Transistores MOSFET Simulação 3: Portas Lógicas com Transistores MOSFET Experimento 4: Amplificadores Logarítmicos e Anti-logaritmicos Simulação 4: Amplificadores Logarítmicos e Anti-logaritmicos Experimento 5: Retificador de Precisão Simulação 5: Retificador de Precisão Experimento 6: Schmitt Trigger Simulação 6: Schmitt Trigger Experimento 7: Multivibradores com 555 Simulação 7: Multivibradores com 555 Experimento 8: PWM com 555 Simulação 8: PWM com 555 Experimento 9: PPM com 555 Simulação 9: PPM com 555 Simulação 10: Capacitor Chaveado

3 MI COMPONENTES Experiência Componentes 1 TL082, 100kΩ, 51kΩ 2 TL082, 470Ω, 2 x 10kΩ, 1MΩ, 2 x 1nF 3 CD TL082, 1N4148, 10kΩ, 1kΩ, 100Ω 5 TL082, 4 x 10kΩ, 1μF 6 TL082, 1kΩ, 2 x 10kΩ 7 LM555, 2 x 470Ω, 10kΩ, 22μF, 10nF, Led Vermelho, Led Verde, Resistores Calculados 8 LM555, 4,3kΩ, 2 x 100nF, 10μF 9 LM555, 3kΩ, 3,9kΩ, 10nF 10 Somente simulação

4 MI Experimento 1 Amplificador Inversor e Não-Inversor com AmpOp TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Objetivo Familiarizar-se com as propriedades básicas e aplicações do circuito integrado amplificador operacional (AmpOp), um dos blocos construtivos mais versáteis disponíveis atualmente para os projetistas de circuitos. A ênfase será nas características quase ideais do dispositivo. Componentes e Instrumentação Resistores: 51 kω, 100kΩ AmpOp: TL082 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras Gerador de funções e cabo BNC-jacaré Fonte de alimentação simétrica 12V. Montagem Monte os circuitos de acordo com as figuras abaixo. Ajuste o gerador de funções (V i ) para fornecer uma onda senoidal de 1kHz e amplitude de 1V pico a pico. Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em V i e em V o. Aumente gradualmente a amplitude da onda senoidal e anote o valor de V i onde pode se observar distorção na onda em V o.

5

6 MI TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Experimento 2 Integrador e Derivador com AmpOp Objetivo Um amplificador operacional na configuração integrador simula a operação matemática de integração que é basicamente um processo de soma que determina a área total sob uma função, ou seja, o integrador faz a integração da forma de onda da tensão de entrada. Um amplificador operacional na configuração derivador simula a operação matemática de derivação que é o processo de determinar a taxa instantânea de mudança de uma função. O diferenciador realiza a operação inversa da operação integradora. A forma de onda de saída é a derivada da forma de onda da entrada. Componentes e Instrumentação Resistores: 470Ω, 2 x 10kΩ, 1MΩ Capacitores Cerâm./Poli.: 2 x 1nF (102) AmpOp: TL082 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras Gerador de funções e cabo BNC-jacaré Fonte de alimentação simétrica 12V. Montagem Monte o circuito de acordo com a figura abaixo. Ajuste o gerador de funções (V1) para fornecer uma onda quadrada de 10kHz e amplitude de 2V pico a pico. Determine o ganho dos circuitos. Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta e na mesma escala, as ondas em V1 e Vo1 e em V1 e em Vo2. Qual função cada circuito executa? Varie a frequência e verifique como os circuitos se comportam em baixas e altas frequências.

7 Conecte agora um resistor de 1MΩ em paralelo com o capacitor do integrador e um resistor de 470Ω entre a fonte e o capacitor do derivador. Varie novamente a frequência e analise os efeitos das resistências introduzidas no circuito. Refaça o experimento aplicando em V1 uma onda triangular e uma onda senoidal.

8 MI TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Experimento 3 Portas Lógicas CMOS Objetivo A tecnologia CMOS emprega transistores NMOS juntamente com transistores PMOS para implementar funções lógicas. A dissipação estática de potência media é praticamente zero, pois não há fluxo de correntes.. Componentes e Instrumentação CI CD4007 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras multímetro digital. Fonte de alimentação simétrica 15V. ou Montagem Monte os circuitos de acordo com as figuras a seguir. Indique os números dos terminais do CD4007 dentro dos círculos.

9 15V Circuito I Circuito II Circuito III Teste cada um dos circuitos e identifique qual função lógica cada circuito implementa preenchendo a tabela abaixo. Circuito I Vi Vo VA Circuito II VB VY VA Circuito III VB VY Função Lógica? Baseado nos circuitos acima, implemente a função lógica 𝑉𝑌 = 𝑉𝐴(𝑉𝐵 + 𝑉𝐶) e preencha o quadro abaixo VA VB VC VY

10 MI TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Experimento 4 Amplificador Exponencial e Logarítmico Objetivo Amplificadores logarítmicos são amplamente utilizados para aplicações de compressão de sinais analógicos. Quando um diodo colocado no laço de realimentação de um amplificador operacional é diretamente polarizado, uma diferença de potencial surge sobre o diodo. Se considerarmos a tensão sobre o diodo como a tensão de saída, então a entrada e a saída estarão relacionadas de maneira logarítmica. Amplificadores exponenciais ou antilogarítmicos (antilog) fazem a operação inversa do amplificador logarítmico. Amplificadores exponenciais podem ser construídos apenas trocando a posição do resistor e diodo em um amplificador logarítmico. Componentes e Instrumentação Resistores: 10 kω, 1 kω, 100Ω Diodo: 1N4148 AmpOp: TL082 Protoboard Multímetro ou Osciloscópio digital e duas ponteiras Fonte de alimentação simétrica 12V. Montagem Monte os circuitos de acordo com as figuras abaixo. Aplique uma tensão contínua da ordem de milivolts na entrada (Vi) do amplificador logaritmo e avalie a tensão na saída (Vo). Aumente gradualmente a tensão de entrada (Vi) e continue avaliando a tensão na saída (Vo). Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as tensões de entrada (Vi) e saída (Vo) Mude a polaridade do diodo e avalie o efeito na saída do amplificador logarítmico. Repita o mesmo procedimento para o amplificador exponencial (antilog), entretanto, aplique uma tensão contínua inicial da ordem de milivolts e aumente gradualmente até 1V. Como você poderia utilizar os circuitos acima para construir um multiplicador analógico de sinais? Represente através de um diagrama de blocos.

11

12 MI Experimento 5 Retificador de Precisão de Onda Completa TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Baseado no Material dos Profs. Waldomiro Yuan e Márlio Bonfim Objetivo Um retificador de precisão pode ser utilizado para retificar pequenos sinais sem a perda dos 0,7V devido a queda de tensão sobre os diodos. O objetivo é montar e testa um retificador de precisão de onda completa. Componentes e Instrumentação Resistores: 4 x 10kΩ Capacitores: 1 µf eletrolítico AmpOp: TL082 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras Gerador de funções e cabo BNC-jacaré Fonte de alimentação simétrica 10V. Montagem Monte o circuito de acordo com a figura abaixo. Ajuste o gerador de funções (V1) para fornecer uma onda senoidal de 20Hz e amplitude de 1V de pico a pico. Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em V1, V2, V3, V4 e V5. Meça a ondulação pico a pico da saída (ripple) para as frequências de entrada 20Hz e 200Hz. Explique por que há uma redução para maiores frequências. Determine a máxima frequência de operação do circuito considerando um erro no valor de pico de 30% em relação ao valor de pico em baixas frequências (20Hz). Analise a onda em V4. Qual o principal parâmetro dos componentes usados que limita a máxima frequência?

13

14 MI TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Experimento 6 Schimitt Trigger Objetivo Schmitt trigger é um circuito comparador de tensão com histerese que emprega realimentação positiva. Um comparador de tensão fornecerá em sua saída duas tensões: +Vcc e Vcc, dependendo do valor da tensão de referência. Componentes e Instrumentação Resistores: 1 kω, 2 x 10kΩ AmpOp: TL082 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras Gerador de funções e cabo BNC-jacaré Fonte de alimentação simétrica 12V. Montagem Monte o circuito de acordo com a figura abaixo. Ajuste a fonte de tensão contínua para fornecer Vref = 1V. Ajuste o gerador de funções (Vin) para fornecer uma onda senoidal de 1kHz e amplitude de 10V pico a pico. Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em Vref, Vin e Vout. Trace a curva de transferência do circuito e identifique os pontos de transição. Altere o valor de Vref e verifique o efeito em Vout. Aumente a frequência e verifique o efeito em Vout.

15 Vout Vout Vin Vin

16 MI Experimento 7 Multivibradores Astável e Monoestável com 555 TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Objetivo Implementar multivibradores astável e monoestável usando o CI temporizador 555. O 555 possui dois modos operacionais básicos: disparo único e astável. No modo disparo único, o 555 é chamado de multivibrador monoestável. O circuito monoestável gera um pulso único de duração fixada por uma rede RC cada vez que ele recebe um pulso de entrada de disparo. No modo astável o 555 funciona como um oscilador. O multivibrador astável gera um feixe contínuo de pulsos retangulares que são chaveados entre dois nível de tensão. A frequência dos pulsos e seu ciclo de trabalho dependem também de uma rede RC. Componentes e Instrumentação Resistores: 2 x 470Ω, 10kΩ, e os calculados Capacitores: 22µF (eletrolítico), 10nF (cerâmico/poliéster) CI: LM555 Leds: Vermelho e Verde. Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras Fonte de alimentação simétrica 15V. Montagem Monte os circuitos de acordo com as figuras abaixo. Multivibrador Astável Multivibrador Monoestável T carga = 0,693(R A+R B)C T T descarga = 0,693R BC T T duração = 1,1 R TC T Para o Multivibrador Monoestável: o Encontre o valor teórico para a resistência RT para uma duração de 6, 15 e 30 segundos. o Escolha o resistor de valor comercial mais próximo. o Meça e anote o valor do resistor na tabela a seguir. Anote também a duração calculada. o Monte o circuito e complete a tabela. o Note que o jumper/chave não deve ficar ligada na referência. Dar somente um pulso para ativar o ciclo de temporização. o Use a duração medida para estimar o valor real do capacitor. o Repita a medida da duração três vezes para o tempo de 30 segundos. o Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em (Vo) e (Dis).

17 T R teórica R comercial R medido T calculada T medida C calculado 6 seg 15 seg 30 seg 30 seg 30 seg Para o Multivibrador astável: o Dado um ciclo de trabalho (duty cycle) D=2/3 uma frequência f = 0,167Hz e o capacitor C T =22µF, encontre R A e R B (onde R A > 100kΩ). Escolha valores comerciais mais próximos. o Meça e anote o valor dos resistores na tabela a seguir. Anote também os períodos medidos e calculados, bem como o ciclo de trabalho. o Monte o circuito e complete a tabela. R A medido R B medido T teórico T medido D teórico D calculado

18

19 MI Experimento 8 Modulador de Largura de Pulso (PWM) com 555 TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Baseado no Material do Prof. Waldomiro S. Yuan Objetivo PWM é um processo no qual a largura do pulso portador varia de acordo com a mudança instantânea na amplitude do sinal modulador. Quando o temporizador 555 está conectado no modo monoestável e disparado com um trem de pulsos contínuo, a largura do pulso de saída pode ser modulada por um sinal aplicado no pino de controle de tensão. Componentes e Instrumentação Resistores: 4,3kΩ Capacitor: 2 x 100nF (cer/pol), 10uF (eletrol) CI: LM555 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras 2 x Gerador de funções e cabo BNC-jacaré Fonte de alimentação 5V. Montagem Monte o circuito de acordo com a figura abaixo. Ajuste o gerador de funções (Mod) para fornecer uma onda senoidal de 100Hz com amplitude de 1V e tensão de offset de 2V. Aplique uma onda padrão TTL de 1kHz com ciclo de trabalho de 90% (0,9ms alto e 0,1ms baixo). Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em Mod, Clock e Out. Reduza gradualmente a frequência da onda senoidal (Mod) e verifique o efeito na saída (Out) Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em Mod, Ctr e Out para uma frequência inferior a 100Hz.

20

21 MI Experimento 9 Modulador de Posição de Pulso (PPM) com 555 TE052 - Laboratório de Engenharia Elétrica III Prof. Alessandro L. Koerich Baseado no Material do Prof. Waldomiro S. Yuan Objetivo PPM é um tipo de modulação na qual a posição dos pulsos muda de acordo com o valor instantâneo da amplitude do sinal modulante. Quando o temporizador 555 está conectado no modo astável com um sinal modulante aplicado no terminal de controle de tensão. A posição do pulso de saída varia com o sinal modulante, pois a tensão de limiar e portanto o tempo de atraso é alterado. Componentes e Instrumentação Resistores: 3kΩ, 3,9kΩ Capacitor: 10nF CI: LM555 Protoboard Osciloscópio digital e duas ponteiras Gerador de funções e cabo BNC-jacaré Fonte de alimentação 5V. Montagem Monte o circuito de acordo com a figura abaixo. Ajuste o gerador de funções (Mod) para fornecer uma onda triangular de 1,5kHz com amplitude de 1,5V e tensão de offset de 2V. Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em Mod, Ctr e Out. Altere gradualmente a frequência da onda triangular (Mod) e verifique o efeito na saída (Out) Esboce nos gráficos abaixo de maneira sobreposta, as ondas em Mod, Ctr e Out para outras frequências.

22

PROJETO FONTE CHAVEADA FORWARD

PROJETO FONTE CHAVEADA FORWARD IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Abílio Marcos Coelho de Azevedo PROJETO FONTE CHAVEADA FORWARD Trabalho apresentado ao professor Ricardo Brioschi da coordenadoria de Engenharia Elétrica do Instituto

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA TIMER 555

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA TIMER 555 ELE-59 Circuitos de Chaveamento Prof.: Alexis Fabrício Tinoco S. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA TIMER 555 1. OBJETIVOS: Os objetivos

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 15 Osciladores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 OSCILADORES Oscilador eletrônico: circuito eletrônico que produz um sinal eletrônico

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE COORDENADORIA DE ELETRÔNICA CIRCUITOS OSCILADORES. Experimentos de Osciladores

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE COORDENADORIA DE ELETRÔNICA CIRCUITOS OSCILADORES. Experimentos de Osciladores INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE COORDENADORIA DE ELETRÔNICA CIRCUITOS OSCILADORES Experimentos de Osciladores Relatório requisito Técnico parcial apresentado para como obtenção

Leia mais

Manual do dispositivo escravo Modbus

Manual do dispositivo escravo Modbus Manual do dispositivo escravo Modbus Sumário Sumário... 1 Lista de figuras... 1 Lista de tabelas... 1 Introdução... 2 O meio físico EIA-485... 2 Topologia da rede... 4 Layout da placa... 5 Comunicação

Leia mais

Experiência: CIRCUITOS INTEGRADORES E DERIVADORES COM AMPOP

Experiência: CIRCUITOS INTEGRADORES E DERIVADORES COM AMPOP ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Eletrônica e Sistemas Prática 1: Modulação em Largura de Pulso (PWM) Circuitos de Comunicação Professor: Hélio Magalhães Alberto Rodrigues Vitor Parente

Leia mais

Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz

Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz IC555 O IC555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. O CI foi projetado

Leia mais

Introdução teórica Aula 8: Fonte de Tensão Regulada. Regulador LM7805. Fonte de tensão regulada. EEL7011 Eletricidade Básica Aula 8 EEL/CTC/UFSC

Introdução teórica Aula 8: Fonte de Tensão Regulada. Regulador LM7805. Fonte de tensão regulada. EEL7011 Eletricidade Básica Aula 8 EEL/CTC/UFSC Introdução teórica Aula 8: Fonte de Tensão Regulada Regulador LM7805 78xx é o nome de uma popular família de reguladores positivos de tensão. É um componente comum em muitas fontes de alimentação. Eles

Leia mais

Circuitos de Comunicação. Prática 1: PWM

Circuitos de Comunicação. Prática 1: PWM Circuitos de Comunicação Prática 1: PWM Professor: Hélio Magalhães Grupo: Geraldo Gomes, Paulo José Nunes Recife, 04 de Maio de 2014 SUMÁRIO Resumo 3 Parte I PWM - Teoria 3 Geração do PWM 5 Parte II Prática

Leia mais

laboratório de tecnologia

laboratório de tecnologia laboratório de tecnologia Instituto ensino médio disciplina tecnologia O CIRCUITO INTEGRADO 555 no MuLTISIM Introdução ao Multisim Software de Simulação de Circuitos da National Instruments ESCOLA: profº:

Leia mais

LABORATÓRIO CICUITOS ELÉTRICOS

LABORATÓRIO CICUITOS ELÉTRICOS LABORATÓRIO CICUITOS ELÉTRICOS NEURY BOARETTO JOINVILLE 2010 AULA PRÁTICA 1 Objetivos 1. Verificar o funcionamento do osciloscópio na medida de tensão e período Material Usado 1 Multímetro digital 1 Matriz

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Conversor Buck Módulo de Potência APARATO UTILIZADO: Você recebeu uma placa com de circuito com o circuito cujo esquema é mostrado na figura 1. O circuito é composto por um retificador

Leia mais

Prova de Análise de Dados

Prova de Análise de Dados Prova de Análise de Dados Página 1 de (D1) Pulsar Binário Através de buscas sistemáticas ao longo das últimas décadas, astrônomos encontraram um grande número de pulsares de milissegundo (período de rotação

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas MOAer 2015 Série 8

Problemas de Mecânica e Ondas MOAer 2015 Série 8 Problemas de Mecânica e Ondas MOAer 2015 Série 8 Problemas 8.1 a 8.9 são do livro Introdução à Física, J. Dias de Deus et. al.. As soluções estão disponíveis no final dos enunciados. P 8.1 a) A figura

Leia mais

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS APLICAÇÕES LINEARES

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS APLICAÇÕES LINEARES EN 2603 ELETRÔNICA APLICADA LABORATÓRIO Nomes dos Integrantes do Grupo AMPLIFICADORES OPERACIONAIS APLICAÇÕES LINEARES 1. OBJETIVOS a. Verificar o funcionamento dos amplificadores operacionais em suas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA P U C PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E N G E N H A R I A LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS I SD I Prof. Dr. Aparecido S. Nicolett Prof. Dr. Sérgio Miranda Paz - Versão: 1. 2016

Leia mais

Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional

Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional Introdução Introdução teórica Aula 10: Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente ativo usado na realização de operações aritméticas envolvendo sinais analógicos. Algumas das operações

Leia mais

FUNDAMENTOS DO AMPLIFICADOR OPERACIONAL

FUNDAMENTOS DO AMPLIFICADOR OPERACIONAL EXPERIÊNCIA N 02 FUNDAMENTOS DO AMPLIFICADOR OPERACIONAL Fundação Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica - DEE Disciplina de Eletrônica II I. OBJETIVOS

Leia mais

Resposta em Frequência. Guilherme Penello Temporão Junho 2016

Resposta em Frequência. Guilherme Penello Temporão Junho 2016 Resposta em Frequência Guilherme Penello Temporão Junho 2016 1. Preparatório parte 1: teoria Experiência 9 Resposta em Frequência Considere inicialmente os circuitos RC e RL da figura abaixo. Suponha que

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA MODULADOR SÍNCRONO EXPERIÊNCIA 1

LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA MODULADOR SÍNCRONO EXPERIÊNCIA 1 MODULDOR SÍNCRONO EXPERIÊNCI. LIST DE MTERIL - Osciloscópio - Gerador de sinal M - Resistores de 0KΩ - Resistor de KΩ - Resistor de K - Diodo de sinal N448 - Capacitor de,nf - Indutor de 80uH. ROTEIRO

Leia mais

CADERNO DE EXPERIÊNCIAS

CADERNO DE EXPERIÊNCIAS CADERNO DE EXPERIÊNCIAS Disciplina: ELETRÔNICA III Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA Fase: 8ª Conteúdo: Carga horária: 75 horas Semestre: 01/2011 Professor: PEDRO BERTEMES FILHO / RAIMUNDO NONATO G. ROBERT 1.

Leia mais

Pulsos Digitais, Sinais de Clock e FF. Tiago Alves de Oliveira

Pulsos Digitais, Sinais de Clock e FF. Tiago Alves de Oliveira Pulsos Digitais, Sinais de Clock e FF Tiago Alves de Oliveira Pulsos Digitais Como voce pode ver na explicac a o sobre latches S-R, ha situac o es nos sistemas digitais em que um sinal passa de um estado

Leia mais

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores)

Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Guias de Laboratório da Unidade Curricular Eletrónica 2 (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) Jorge Manuel Martins ESTSetúbal, julho de 2017 Índice Lab. 1 - Estudo de um Amplificador

Leia mais

CAPÍTULO 14 MONOESTÁVEIS E ASTÁVEIS

CAPÍTULO 14 MONOESTÁVEIS E ASTÁVEIS 1 CAPÍTULO 14 MONOESTÁVEIS E ASTÁVEIS INTRODUÇÃO Basicamente tem-se dois tipos de multivibradores: os monoestáveis e os astáveis ou osciladores. Como o próprio nome indica, um monoestável tem somente um

Leia mais

Trabalho de Laboratório. Electrónica Geral LERCI. Circuitos com Transistores MOS

Trabalho de Laboratório. Electrónica Geral LERCI. Circuitos com Transistores MOS Trabalho de Laboratório Electrónica Geral LERCI Circuitos com Transistores MOS Número Nome Grupo: Professor: Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área

Leia mais

ELT703 - EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE

ELT703 - EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE ELT03 EXPERIÊNCIA N 3: ERROS DC (OFFSET) E SLEW RATE 1. OBJETIVOS: Levantamento da V IO, I B, I B e seus efeitos na relação de saída; Ajuste de Offset externo e interno; Medição do Slew Rate (Taxa de Subida)..

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL. EXPERIÊNCIA N o 6

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL. EXPERIÊNCIA N o 6 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL Título: Circuito integrado TCA - 785. EXPERIÊNCIA N o 6 Objetivo: Verificar o princípio de funcionamento do

Leia mais

Experimento II Lei de Ohm e circuitos simples

Experimento II Lei de Ohm e circuitos simples Experimento II Lei de Ohm e circuitos simples Objetivos específicos da Semana III O objetivo principal da experie ncia da Semana III e estudar o fenômeno de descarga de um capacitor, usando para isso um

Leia mais

CIRCUITOS NÃO LINEARES COM AMP OP CIRCUITOS NÃO LINEARES COM

CIRCUITOS NÃO LINEARES COM AMP OP CIRCUITOS NÃO LINEARES COM IFBA CIRCUITOS NÃO LINEARES COM AMP OP CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE Vitória da Conquista - 2009 CIRCUITOS NÃO LINEARES COM AMP OP Amps Op são componentes

Leia mais

Objetivo Geral Entender o funcionamento e as principais características do amplificador operacional ou ampop como comparador de sinais.

Objetivo Geral Entender o funcionamento e as principais características do amplificador operacional ou ampop como comparador de sinais. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Objetivo A presente prática tem por objetivo verificar na prática os diferentes modos de disparo dos TRIACs.

Objetivo A presente prática tem por objetivo verificar na prática os diferentes modos de disparo dos TRIACs. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Engenharia Elétrica V TE067 Prof. James Alexandre Baraniuk Equipe: Data: / / EXPERIMENTO PRÁTICO COM TRIAC Objetivo A presente

Leia mais

Modulação por Pulsos

Modulação por Pulsos Modulação por Pulsos Propriedades Amostragem de sinais Modulação por amplitude de pulso (PAM) Modulação por pulso codificado (PCM) Modulação por largura de pulso (PWM) Modulação por posição de pulso (PPM)

Leia mais

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas Conteúdo P1 - Amplificador operacional...3 P2 - RTEC....5 P3 - RTET e RTEC....7 P4 - Realimentação positiva...9 P5 - Intensidade luminosa....11

Leia mais

EXPERIÊNCIA 7 MUX e DEMUX

EXPERIÊNCIA 7 MUX e DEMUX 1 MEC UTFPR-CT DAELT CURSO: ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA DIGITAL Prof.: EXPERIÊNCIA 7 MUX e DEMUX DATA REALIZAÇÃO: DATA ENTREGA: ALUNOS: e e Planejamento: Execução: Relatório:

Leia mais

Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos

Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos Esta experiência analisa circuitos osciladores e conversores digital-analógicos. Circuitos osciladores são fundamentais em eletrônica,

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 11 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim

Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim 1 EXERCÍCIOS DE ELETRÔNICA BÁSICA II Prof. Marcelo Wendling

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br Aula

Leia mais

O amplificador operacional Parte 1: amplificador inversor não inversor

O amplificador operacional Parte 1: amplificador inversor não inversor Instituto uperior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de Electrónica O amplificador operacional Parte : amplificador inversor não inversor Trabalho de Laboratório Teoria

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Universidade Federal de Minas Gerais Plano de Ensino 4 horas/aula semanais (3 horas e 20 minutos) Ano: 2015 Curso: Matemática Regime: anual (anual/semestral/outro) Série:

Leia mais

3. MULTIVIBRADORES E PROJETOS DE TEMPORIZADORES Os Multivibradores Monoestáveis, Astáveis e Biestáveis.

3. MULTIVIBRADORES E PROJETOS DE TEMPORIZADORES Os Multivibradores Monoestáveis, Astáveis e Biestáveis. 3. MULTIVIBRADORES E PROJETOS DE TEMPORIZADORES Intuitivamente, pode-se caracterizar os multivibradores como circuitos digitais cuja saída se alterna entre dois estados lógicos: 1 (um) e 0 (zero) ou, verdadeiro

Leia mais

Fig39: Curva de resposta da defasagem de um filtro passa baixas

Fig39: Curva de resposta da defasagem de um filtro passa baixas Curso de CA - Parte 7 Comportamento da fase em função da freqüência S f A defasagem entre a saída e a entrada dada por: fase de arctg( ) f fase e C 0º f -45º -90º Fig39: Curva de resposta da defasagem

Leia mais

PSI LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

PSI LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS Experiência 3 COMPORTAMENTO DE COMPONENTES

Leia mais

ROTEIRO 05 FILTRO ATIVO PASSA BAIXA E PASSA ALTA

ROTEIRO 05 FILTRO ATIVO PASSA BAIXA E PASSA ALTA ROTEIRO 05 FILTRO ATIVO PASSA BAIXA E PASSA ALTA Equipe: Objetivos: -Verificar o funcionamento da do filtro ativo passa baixa e passa alta Materiais: 1 Fonte de Alimentação 1 CI 741 e TL081 1 Osciloscópio

Leia mais

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666 Volume II Capítulo 14 Efeitos de frequência 568 14-1 Resposta em frequência de um amplificador 570 14-2 Ganho de potência em decibel 575 14-3 Ganho de tensão em decibel 579 14-4 Casamento de impedância

Leia mais

PSI.3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS

PSI.3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI.3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA Edição 2016 MEDIDA DA CONSTANTE

Leia mais

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10 Volume I Capítulo 1 Introdução 2 1-1 Os três tipos de fórmula 4 1-2 Aproximações 6 1-3 Fontes de tensão 7 1-4 Fontes de corrente 10 1-5 Teorema de Thevenin 13 1-6 Teorema de Norton 16 1-7 Análise de defeito

Leia mais

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável:

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável: PP / 0 OS O circuito da fig. realiza um multivibrador astável: (,0) Calcule para que o circuito oscile em 0kHz. Considere C=nF e Vz=V. Vcc=5V IC 555 5 Vz C C=0,0nF fig AMPLIFICADO OPEACIONAL PP / 00 (,5)

Leia mais

Laboratório de. Eletrônica Analógica II

Laboratório de. Eletrônica Analógica II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Laboratório de Eletrônica Analógica II Professor Volney Coelho Vincence, 2014/1 Vincence Eletrônica

Leia mais

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações Aula Prática 01 I - Objetivos O objetivo desta aula prática é estudar o amplificador diferencial, suas propriedades e aplicações. A técnica adotada é reforçar a noção de associação de amplificadores em

Leia mais

Introdução Teórica aula 9: Transistores

Introdução Teórica aula 9: Transistores Introdução Teórica aula 9: Transistores Definição de Transistores de Junção Bipolar Os Transistores de Junção Bipolar (TJB) são dispositivos não- lineares de 3 terminais construídos com base em duas junções

Leia mais

ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro

ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro ELETRÔNICA I Apostila de Laboratório Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro L E E UERJ 1996 Prática 01 - Diodo de Silício 1 - Objetivo: Levantamento da característica estática VxI do diodo de Si, com o auxílio

Leia mais

Fi ch a do p ro fe s so r

Fi ch a do p ro fe s so r AL 2.3 Atrito e variação de Energia Mecânica TI-Nspire Autora : Fernanda Neri Palavras-chave: Energia Cinética; Energia Potencial; Transferência de energia; Transformação de energia; Energia Mecânica;

Leia mais

NOTAS DE AULA PRÁTICA DE ELETRÔNICA BÁSICA

NOTAS DE AULA PRÁTICA DE ELETRÔNICA BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO NOTAS DE AULA PRÁTICA DE ELETRÔNICA BÁSICA Prof. Wilian Soares Lacerda Lavras, agosto de 2001 2 SUMÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #A27 (1) SIMULADOR DE INDUTÂNCIA (GYRATOR) INDUTOR ATIVO

Leia mais

ÍNDICE. 3.0 Instalação do receptor de sinal Ligação no receptor Ligação no painel Alimentação do painel I-Pool...

ÍNDICE. 3.0 Instalação do receptor de sinal Ligação no receptor Ligação no painel Alimentação do painel I-Pool... ÍNDICE 1.0 Introdução...2 1.1 Itens do Produto...2 2.0 Características do Produto...4 2.1 Contatora 1...4 2.2 Contatora 2...4 2.3 Contatora 3...5 2.4 Relê liga/desliga...5 3.0 Instalação do receptor de

Leia mais

Eletrônica Analógica - XA101 -

Eletrônica Analógica - XA101 - T e c n o l o g i a Eletrônica Analógica - XA101 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Eletrônica Analógica - XA 101 - INTRODUÇÃO Os conteúdos básicos

Leia mais

Circuitos Integrados Temporizadores. Circuitos Temporizadores. O Circuito do Temporizador 555. O Circuito do Temporizador 555

Circuitos Integrados Temporizadores. Circuitos Temporizadores. O Circuito do Temporizador 555. O Circuito do Temporizador 555 Circuitos Temporizadores Prof. Gustavo de Lins e Horta Circuitos Integrados Temporizadores O circuito integrado temporizador 555 foi introduzido no mercado em 1972 pela Signetics Corporation como um circuito

Leia mais

Física I. Curso: Engenharia Elétrica Prof. Rafael Augusto R de Paula

Física I. Curso: Engenharia Elétrica Prof. Rafael Augusto R de Paula Física I Curso: Engenharia Elétrica Prof. Rafael Augusto R de Paula A natureza da Física É a ciência procura descrever a natureza fundamental do universo e como ele funciona. Baseia-se em observações experimentais

Leia mais

1. Objetivos. 2. Preparação

1. Objetivos. 2. Preparação 1. Objetivos Este experimento tem como objetivo o levantamento experimental das principais características estáticas e dinâmicas de amplificadores operacionais através de medida e ajuste de off-set e medida

Leia mais

P U C E N G E N H A R I A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS. Prof. Dr. João Antonio Martino

P U C E N G E N H A R I A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS. Prof. Dr. João Antonio Martino P U C PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA E N G E N H A R I A LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS Prof. Dr. João Antonio Martino Prof. Dr. Aparecido S. Nicolett - V. 2006 PUC - SISTEMAS DIGITAIS - SD - 2006

Leia mais

CIRCUITO INTEGRADO 555

CIRCUITO INTEGRADO 555 CIRCUITO INTEGRADO 555 1-INTRODUÇÃO O circuito integrado 555 foi lançado no mercado por volta de 1973 e de lá para cá seu campo de aplicação foi expandido de maneira assustadora. Normalmente o CI 555 se

Leia mais

Introdução teórica aula 6: Capacitores

Introdução teórica aula 6: Capacitores Introdução teórica aula 6: Capacitores Capacitores O capacitor é um elemento capaz de armazenar energia. É formado por um par de superfícies condutoras separadas por um material dielétrico ou vazio. A

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL 323 Lab. de Sistemas Digitais II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá PRÁTICA N º1

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL 323 Lab. de Sistemas Digitais II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá PRÁTICA N º1 Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL 323 Lab. de Sistemas Digitais II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá PRÁTICA N º1 Controle digital de uma esteira industrial 1. Objetivo: O objetivo

Leia mais

Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 22 Experimentos de dois fatores DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM

Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 22 Experimentos de dois fatores DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 22 Experimentos de dois fatores DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM TÓPICOS DESTA AULA Projetos de Experimentos de dois fatores Projetos fatoriais

Leia mais

EXPERIÊNCIA 6 - MODULAÇÃO EM AMPLITUDE

EXPERIÊNCIA 6 - MODULAÇÃO EM AMPLITUDE EXPERIÊNCIA 6 - MODULAÇÃO EM AMPLITUDE 1 Na modulação em amplitude (AM) o sinal de informação em banda básica varia a amplitude da portadora de alta freqüência. Na modulação em amplitude a freqüência da

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. Osciladores Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

GELE-7183 Circuitos Integrados

GELE-7183 Circuitos Integrados GELE-7183 Circuitos Integrados Prof. Luciano M. Camillo https://sites.google.com/site/circuitosintegradoscefetrj/ Prof. Luciano M. Camillo Parte funcional do componente discreto Os componentes

Leia mais

Desenvolvimento de aparatos eletroacústicos aplicados ao ensaio de cavidades automotivas

Desenvolvimento de aparatos eletroacústicos aplicados ao ensaio de cavidades automotivas Desenvolvimento de aparatos eletroacústicos aplicados ao ensaio de cavidades automotivas Jair Dias de Oliveira Junior*, Leandro Fernandes Lins de Vasconcelos*, Marcus Vinicius Girão de Moraes* e Suélia

Leia mais

Recomendações Importantes

Recomendações Importantes 2 x 75 W RMS Parabéns, você acaba de adquirir um amplificador da Taramps Eletrônica. Desenvolvido em moderno laboratório e com a mais alta tecnologia. Este manual explica todos os recursos, operações e

Leia mais

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR ELECTRÓNICA GERAL 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR AGOSTO 2015 Sessão 1 Secções Biquadráticas com 3 Amplificadores Operacionais 1.1

Leia mais

PARTE 1. Transistores como Chave de Potência Introdução Projeto (transistor como chave de potência)

PARTE 1. Transistores como Chave de Potência Introdução Projeto (transistor como chave de potência) Exp. 3 Dispositivos de Potência B 1 PARTE 1. Transistores como Chave de Potência 1.1. Introdução Esta parte da experiência tem como objetivo estudar o comportamento de transistores operando como chaves.

Leia mais

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA T e c n o l o g i a Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ELETRÔNICA XG102 ANALÓGIC0 - BANCO DE ENSAIOS PARA ELETRÔNICA ANALÓGICA DESCRIÇÃO O kit XG102-ANALÓGICO é a solução completa no ensino

Leia mais

Circuito sensor de som

Circuito sensor de som Circuito sensor de som Introdução Para a prática proposta, buscando sempre auxílio no conhecimento de trabalhos anteriores e integrando um pouco com as necessidades e tecnologias atuais, devemos projetar

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes AULA 15 CONVERSÃO A/D E D/A e CIRCUITOS GERADORES DE CLOCK Em 0

Leia mais

6 (FFC 2005) A velocidade escalar de um móvel, que percorre uma trajetória retilínea, varia

6 (FFC 2005) A velocidade escalar de um móvel, que percorre uma trajetória retilínea, varia 1 Sabe-se que a equação horária do movimento de um corpo é S = 2 + 10 t + 3 t 2. A posição está em metros e o tempo em segundos. Determine: a) A posição inicial do corpo; b) A velocidade inicial do corpo;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA III EXERCÍCIO ESCOLAR (1) (A) Como se chama o fenômeno que ocorre quando

Leia mais

Hewlett-Packard FUNÇÃO EXPONENCIAL. Aulas 01 e 06. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard FUNÇÃO EXPONENCIAL. Aulas 01 e 06. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard FUNÇÃO EXPONENCIAL Aulas 0 e 06 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ano: 06 Sumário Equação Exponencial... Equação Exponencial... Exemplo... Método da redução à base comum...

Leia mais

Dispositivos e circuitos com FET s. Lista equipamentos. Capacitor 0.1 uf eletrolítico. 2 x Resistor 10K Protoboard + fios CI CD4007

Dispositivos e circuitos com FET s. Lista equipamentos. Capacitor 0.1 uf eletrolítico. 2 x Resistor 10K Protoboard + fios CI CD4007 EN2719 Lab #4 Dispositivos e circuitos com FET s Lista equipamentos Resistor 1M capacitor 47uF eletrolítico Resistor 2K2 Transistor JFET BF245 Resistor 6K8 Capacitor 0.1 uf eletrolítico 2 x Resistor 10K

Leia mais

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC)

Tópicos Especiais em Energia Elétrica (Projeto de Inversores e Conversores CC-CC) Departamento de Engenharia Elétrica Tópicos Especiais em Energia Elétrica () Aula 4.1 Princípio de Operação dos Inversor Prof. João Américo Vilela Introdução Conversor CC-CA (Inversor) A função de um inversor

Leia mais

Hewlett-Packard FUNÇÃO EXPONENCIAL. Aulas 01 a 06. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard FUNÇÃO EXPONENCIAL. Aulas 01 a 06. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard FUNÇÃO EXPONENCIAL Aulas 0 a 06 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário Equação Exponencial... Equação Exponencial... Exemplo... Método da redução à base comum... Exemplo......

Leia mais

Apostila de uso do SPICE

Apostila de uso do SPICE Apostila de uso do SPICE João Paulo Cerquinho Cajueiro Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Eletrônica e Sistemas Versão 0.2 2009.1 Objetivo Esta apostila tem como propósito ser uma base

Leia mais

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas Universidade Federal de São João del-rei Material Teórico de Suporte para as Práticas 1 Amplificador Operacional Um Amplificador Operacional, ou Amp Op, é um amplificador diferencial de ganho muito alto,

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

INVERSOR LÓGICO INTRODUÇÃO TEÓRICA. Para a tecnologia TTL esses valores são bem definidos: Nível lógico 1 = + 5V Nível lógico 0 = 0v

INVERSOR LÓGICO INTRODUÇÃO TEÓRICA. Para a tecnologia TTL esses valores são bem definidos: Nível lógico 1 = + 5V Nível lógico 0 = 0v Invasor Lógico INVERSOR LÓGICO OBJETIVOS: a) Entender o significado de compatível com TTL ; b) Aprender como interpretar especificações das folhas de dados (Data Book); c) Identificar a representação eletrônica

Leia mais

Ponte de Wien Oscilador de quadratura Oscilador duplo T Oscilador Colpitt Etc.

Ponte de Wien Oscilador de quadratura Oscilador duplo T Oscilador Colpitt Etc. Amplificadores operacionais como Osciladores Em muitas aplicações é necessário gerar um sinal, que pode ter as mais diversas formas, retangular, senoidal, triangular, etc. Entretanto, o único sinal disponível

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #A22 (1) O circuito a seguir amplifica a diferença de

Leia mais

GUIA DE EXPERIMENTOS

GUIA DE EXPERIMENTOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos 01) Descreva com suas palavras o significado da palavra ideal aplicada a um dispositivo ou sistema. 02) Qual é a principal diferença

Leia mais

Lista de Exercícios 2 (L2)

Lista de Exercícios 2 (L2) 1 ELETRÔNICA DE POTÊNICA II Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Lista de Exercícios 2 (L2) 1) Um inversor monofásico de meia-ponte alimenta uma carga resistiva R=10Ω e possui a tensão de entrada Vcc=220V.

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

TE216 Laboratório de Eletrônica II

TE216 Laboratório de Eletrônica II NOME DO ALUNO: GRR: TE216 Laboratório de Eletrônica II 2012 Experimento 1 Análise de Circuitos Circuito RLC-Série em CC Objetivo Analisar a resposta transitória em circuitos RLC e visualizar as curvas

Leia mais

UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA BÁSICA II PERÍODO 2016/2 EXPERIÊNCIA 1 SENSOR DE LUZ USANDO SCR

UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA BÁSICA II PERÍODO 2016/2 EXPERIÊNCIA 1 SENSOR DE LUZ USANDO SCR EXPERIÊNCIAS UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA BÁSICA II PERÍODO 2016/2 EXPERIÊNCIA 1 SENSOR DE LUZ USANDO SCR Nesta experiência, o sensor a ser utilizado é o sensor de luz resistivo

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica SEL 384 Laboratório de Sistemas Digitais I PRÁTICA Nº5B

Departamento de Engenharia Elétrica SEL 384 Laboratório de Sistemas Digitais I PRÁTICA Nº5B Departamento de Engenharia Elétrica SEL 384 Laboratório de Sistemas Digitais I PRÁTICA Nº5B CIRCUITOS SEQUENCIAIS Contadores síncronos e gerador de PWM 1. Introdução Nesta prática iremos compreender o

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO ALICATE DIGITAL MODELO AD-8000

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO ALICATE DIGITAL MODELO AD-8000 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO ALICATE DIGITAL MODELO AD-8000 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. Introdução... 01 2. Regras de segurança... 01

Leia mais

Circuitos com Diodos

Circuitos com Diodos Circuitos com Diodos Professor: Cláudio Kitano Setembro - 2017 01 - Circuitos Limitadores (clipper): limitador negativo Diodos podem ser usados para ceifar porções de um sinal de tensão (acima ou abaixo

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL. Prof. Arnaldo I. I. C. A. & I. T. Tech. Consultant

ELETRÔNICA DIGITAL. Prof. Arnaldo I. I. C. A. & I. T. Tech. Consultant ELETRÔNICA DIGITAL Prof. Arnaldo I. I. C. A. & I. T. Tech. Consultant Circuito Integrado 5 5 5 Este Projeto Foi Concebido para ser o CHIP de Maior Sucesso no Mundo. Hans R. Camenzind - Signetics - 1970

Leia mais