1 - A INDÚSTRIA EXTRATIVA E A METALURGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 - A INDÚSTRIA EXTRATIVA E A METALURGIA"

Transcrição

1 1 1 - A INDÚSTRIA EXTRATIVA E A METALURGIA 1-1 Ciclo simplificado dos materiais A produção, utilização e a obsolescência dos bens materiais inclusive a sua reciclagem na nossa sociedade de consumo podem ser encadeadas simplificadamente na forma de um semi-círculo (Figura 1-1) que vai desde os recursos naturais, até o descarte dos restos finais (imprestáveis) dos produtos já utilizados. Na parte inicial do ciclo está a indústria extrativa. É importante ressaltar, neste ponto, que há diferenças significativas entre uma indústria de cunho extrativo e uma atividade (meramente) extrativista. Fig Ciclo simplificado dos materiais Se de um lado do ciclo está caracterizada principalmente a idéia da produção de bens materiais, do outro está clara a sua utilização. Em função do tempo, os bens materiais têm uma duração que pode ser entendida como rápida ou lenta dependendo do propósito. Aos bens duráveis pode ser associada uma característica muito importante para a reciclagem: o tempo de vida médio. Após a utilização, pode-se dar dois destinos principais aos bens obsoletos: ou (i) desprezá-los ou, ao contrário, (ii) reciclar seus materiais, peças ou até mesmo a eles próprios (reutilização), de acordo com critérios que vão desde os econômicos até os ambientais. É interessante observar que os dois fatores estão relacionados; assim, um alto valor comercial dos restos do bem já utilizado (ou dele próprio) tende a aumentar o ímpeto natural para a sua reciclagem observa-se que esse fator cresce no sentido do material ao produto. Ao mesmo tempo, a pressão ambiental pela reciclagem diminui correspondentemente nesta mesma direção. 1-2 A metalurgia extrativa uma etapa entre tantas Os metais que constituem parcialmente ou mesmo integralmente certos bens materiais não fogem do esquema mostrado na Fig Do minério até os restos metálicos dos bens materiais obsoletos da nossa sociedade de consumo (denominados tecnicamente sucata pós-consumidor e, vulgarmente, ferro-velho), um longo caminho é percorrido. Uma forma interessante de estudá-lo é imaginar que ele se constitui de uma sucessão de etapas de processamento ligadas entre si, Figura 1-2.

2 2 Fig Etapas de processamento e a posição da metalurgia extrativa Em cada uma das etapas mencionadas, entre os recursos naturais e os bens materiais, podem ser identificadas importantes indústrias e classes de profissões. A etapa denominada metalurgia extrativa constitui o tema principal deste texto. 1-3 Ciclo detalhado dos materiais metálicos Por força das ações tomadas em cada uma das etapas de processamento, o fluxo de massa que passa por elas acaba sendo dividido em dois. Desta forma, três classes de matéria podem ser distinguidas: a matéria-prima, o produto e a matéria residual, Figura 1-3. Nessa concepção, devido ao encadeamento entre as etapas, aquilo que é o produto de uma ação, será, na seqüência, a matériaprima da etapa seguinte o que denota a relatividade dos conceitos matéria-prima e produto! Fig Esquema de interligações entre a matéria-prima, o produto e a matéria residual Vista desta maneira, a metalurgia extrativa tem como matéria-prima o minério beneficiado ou o concentrado, como produto os metais e ligas e, como matéria residual, a escória. Essa análise, na verdade, ainda é uma simplificação. Um exame um pouco mais detalhado de parte do ciclo mostra que a metalurgia extrativa mencionada corresponde àquela denominada primária e o esquema de interligações forma uma rede que abrange até mesmo a parte final do ciclo, Figura 1-4.

3 3 Fig Ciclo detalhado (vista parcial) mostrando a metalurgia extrativa primária e as secundárias Dentre as sucatas, se pode diferenciar aquela que é aproveitada na própria instalação industrial onde é gerada a sucata interna daquela que é comercializada para terceiros. Nota-se que, embora não estejam apresentados no fluxograma, os processos utilizados na metalurgia extrativa secundária, infelizmente, também produzem materiais residuais. Todo o resíduo industrial perigoso, para o qual não existe reciclagem ou processo de tratamento, deve ser armazenado ou enviado a um aterro. Em qualquer dos casos, ele deverá ser mantido em instalações especiais, construídas segundo normas técnicas específicas. Ele fará parte do passivo ambiental que as futuras gerações herdarão como contrapartida ao progresso material do qual elas também se beneficiarão. 1-4 Diretrizes básicas empregadas na obtenção dos metais Conforme foi visto, a função da metalurgia extrativa é, basicamente, a produção de metais e ligas com um grau de pureza adequado para que estes materiais possam cumprir com suas funções. Com o passar do tempo se estabeleceram, na obtenção dos metais, duas diretrizes básicas, que são empregadas até hoje: (i) a produção do metal impuro seguida da sua purificação; e, (ii) a

4 4 purificação da matéria prima seguida da produção do metal já puro 1. A última alternativa é normalmente reservada aos metais reativos. Sua aplicação justifica-se, pois esses metais, uma vez obtidos, não suportariam os processo de purificação química já que reagiriam preferencialmente com os agentes do refino. 1-5 Classes de produtos da metalurgia extrativa Analisando-se os produtos, pode-se dizer que a metalurgia extrativa produz muito mais do que metais e ligas. Na verdade, pode-se enumerar até quatro diferentes classes de produtos. Contudo, dependendo da matéria-prima empregada, nem sempre todas elas podem ser obtidas, Tabela 1-1. Matéria-prima Minério e concentrado Sucata (principalmente) pós-consumidor (Metal. secundária, tipo I) Resíduos (Metal. secundária, tipo II) Classe do produto Metal puro Liga (material de engenharia) Liga- mãe 2 Composto químico Metal puro Liga (material de engenharia) Metal puro (idêntico ou não ao metal principal ) Composto químico Tab Classes de produtos obtidos com a metalurgia extrativa, em função da matéria-prima Os compostos químicos podem ser vistos como uma exceção pois não são materiais metálicos e são produzidos com objetivos (ou motivações) diferentes daquelas dos outros produtos. Especialmente para a obtenção de produtos das classes denominadas ligas (material de engenharia) e ligas- mãe há muitas alternativas quanto às matérias-primas, Tabela 1-2. Matéria-prima Minério composto de um único mineral Mistura de minerais Mistura de minério e metal Mistura de metais puros Mistura de metal base e liga (ou liga- mãe ) Sucata da própria liga Tab Matérias-primas que podem ser utilizadas para a obtenção de ligas e ligas- mãe 1-6 Denominações comuns dadas aos grupos de metais Todos os metais caem em uma das duas categorias: ferrosos e não-ferrosos. O principal elemento de um metal ferroso é, naturalmente, o ferro; mas um metal é classificado como ferroso 1 Os termos puro e impuro aparecem entre aspas ao longo do texto para salientar a relatividade que deve cercar a avaliação do grau de pureza de um material. 2 O termo ferroliga designa uma liga- mãe utilizada na produção de aços.

5 5 mesmo se ele contém menos do que 50 [%, massa] em ferro desde que o seu conteúdo em ferro seja maior do que o de qualquer outro metal sozinho. Embora não haja definições estritas, nem seu uso seja recomendado, é usual referir-se aos metais utilizando alguns termos genéricos que se consagraram pelo uso. Assim, pode-se encontrar em jornais, revistas, páginas da internet, expressões do tipo: metais pesados, leves, básicos, etc. Nos parágrafos seguintes serão dadas algumas informações a esse respeito. Metais leves são geralmente aqueles com densidades menores que 5 [g/cm 3 ]. Entre os metais leves de maior significado econômico estão: alumínio, magnésio, titânio, lítio e berílio. O grupo dos metais pesados inclui os elementos entre o cobre e o chumbo na tabela periódica, com pesos atômicos entre 63 e 200 [u.m.a.] e densidades maiores do que 4 [g/cm 3 ]. Exemplos de metais pesados são: cobalto, cobre, manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, zinco, mercúrio, chumbo e cádmio. Metais básicos ou comuns são aqueles importantes economicamente, mas comuns ou de menor valor agregado. Entre eles podem ser citados: ferro, níquel, cobre, estanho, chumbo e zinco. Metais preciosos, por outro lado, são os que possuem valor econômico elevado. Os exemplos mais notáveis são o ouro e a prata embora também possam ser incluídos nessa categoria os metais do grupo da platina: rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e ela própria. Na categoria dos metais refratários estão aqueles que têm uma resistência extraordinária às temperaturas elevadas. Cinco metais são considerados refratários: tungstênio, molibdênio, nióbio, tântalo e o rênio.

6 6 Q1 QUESTÕES & EXERCÍCIOS: Q1-1. Ciclo simplificado dos materiais Exerc Procure o significado das palavras escritas em itálico no primeiro parágrafo. Questão O arco, na Fig. 1-1, não se fecha formando um círculo. Por quais motivos? Questão O que se está querendo diferenciar, na Fig. 1-1, com as caixas de texto com formato elíptico e com formato retangular? Questão Uma lata para bebidas pode durar muito tempo numa prateleira de um supermercado, mas não se parece em nada com um bem durável. Como explicar esse paradoxo? Questão Que exemplos da reciclagem de materiais, peças e produtos tu poderias citar? Q1-2. A metalurgia extrativa uma etapa entre tantas Questão Quando se usa as expressões usina e fábrica no contexto da metalurgia? Exerc Reflita sobre a superposição de atividades, considerando profissionais de diferentes formações. Q1-3. Ciclo detalhado dos materiais metálicos Exerc Exerc A Figura Q1-1 reproduz, com um maior grau de detalhamento (sem considerar a reciclagem), as informações da Fig. 1-1 para os metais. Desenhe, sobre ela, o fluxo de massa, ligando matéria-prima e produto em cada uma das etapas de processamento. Analise o resultado do exercício anterior e preencha a coluna matéria-prima / produto da Tabela Q1-1, associando-a com uma propriedade (coluna da direita) que melhor a caracterize. Matéria-prima / produto Propriedade característica Forma e composição padronizadas Matéria mineral bruta Sucata não-industrial Material de engenharia Matéria mineral beneficiada Produto para o consumidor Matéria-prima natural Tab. Q1-1. Matérias-primas / produtos e suas características básicas Exerc Exerc A Figura Q1-1 também apresenta as matérias residuais. Complete-a, desenhando sobre ela o fluxo de massa que liga cada uma das etapas de processamento à sua matéria residual mais característica. Analise e preencha a coluna matéria residual da Tabela Q1-2, de acordo com uma propriedade (coluna da direita) que a melhor a caracterize.

7 7 Matéria residual Propriedade característica Restos metálicos de semi-acabados Parte principal da ganga Restos inúteis Restante da ganga Restos metálicos industriais Rocha adjacente ao jazimento Tab. Q1-2. matérias residuais e suas características básicas Fig. Q1-1. Ciclo ampliado dos minerais e materiais metálicos (sem a reciclagem) Questão Além da escória, que outra matéria residual (da metalurgia extrativa) tu conheces? Questão Como podemos ressaltar de uma forma simples as diferenças e semelhanças entre: sucata, matéria residual e lixo? Questão A Figura 1-4 mostra que há dois tipos principais de metalurgia. Quais são elas, como as denominamos e o que as caracteriza? Questão Pode-se ver, também, que há três tipos de sucata. Quais são elas, o que as caracteriza e onde elas exibem semelhanças e diferenças? Exerc Reflita sobre a importância da metalurgia extrativa secundária (veja os aspectos econômicos e de preservação ambiental)?

8 8 Q1-4. Diretrizes básicas empregadas na obtenção dos metais Questão Na primeira das diretrizes, o metal impuro pode receber uma denominação específica para diferenciá-lo do purificado; quais são os nomes empregados para o cobre, ferro e o chumbo impuros? Exerc Exerc Reflita sobre a idéia da purificação da matéria-prima, comparando-a com a purificação do metal. Cite dois exemplos de metais reativos. Q1-5. Classes de produtos da metalurgia extrativa Exerc Complete a Tabela Q1-3 com exemplos. Matéria prima Classe do produto Exemplo(s) Metal puro Minério e concentrado Liga (material de engenharia) Liga- mãe Sucata (principalmente) pós-consumidor (Metal. secundária, tipo I) Resíduos (Metal. secundária, tipo II) Composto químico Metal puro Liga (material de engenharia) Metal puro (idêntico ou não ao metal principal ) Composto químico Idêntico: Distinto: Tab. Q1-3. Exemplos de classes dos produtos em função da matéria-prima Questão Compare, em poucas palavras, ligas com metais puros quanto à (i) gama de possíveis aplicações e ao (ii) custo do procedimento de extração. Questão Que fatos poderiam ser ressaltados a respeito dos objetivos (ou motivações) da produção de compostos químicos, considerando-se a matéria prima? Matéria-prima Representação Exemplo Minério composto de um único mineral Ferroliga Fe-Cr Mistura de minerais Fe 2 O 3 + MnO 2 Natural: Artificial: Mistura de minério e metal Ferroliga Fe-Si Mistura de metais puros Cu, Sn Mistura de metal e liga (ou liga- mãe ) Liga: Liga- mãe : Aço inoxidável Sucata da própria liga Cu-Zn Tab. Q1-4. Classes dos produtos em função da matéria-prima

9 9 Exerc Complete a Tabela Q1-4, onde necessário. Questão Por quais motivos produzimos Fe-Cr ao invés do Cr puro para ser utilizado na produção de aço inoxidável? 1-6. Denominações comuns dadas aos grupos de metais Questão Que comentários poderiam ser feitos a respeito da classificação dos metais? Que metais podem ser extraídos desta sopa de letras? 1 Abaixo está um terreno fértil para a extração de alguns metais. Quais são eles? Observe que os nomes de todos os metais estão escritos sem acentuação. Além disso, as palavras tanto podem estar escritas na vertical, horizontal ou diagonal, como também podem estar escritas no sentido de-trás-para-diante. Boa sorte! Resposta: alumínio lítio ouro zinco chumbo magnésio prata cobre molibdênio titânio ferro níquel tungstênio 1 Construído com o auxílio de:

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais Aula 02 Introdução ao Estudo dos Materiais Prof. Me. Dario de Almeida Jané Introdução ao Estudo dos Materiais - Definição - Tipos de Materiais / Classificação - Propriedades dos Materiais Introdução ao

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

Uso de Separação Gravimétrica na Concentração de Metais Provenientes de Sucatas de Placas de Circuito Impresso.

Uso de Separação Gravimétrica na Concentração de Metais Provenientes de Sucatas de Placas de Circuito Impresso. Uso de Separação Gravimétrica na Concentração de Metais Provenientes de Sucatas de Placas de Circuito Impresso. Nichele de Freitas Juchneski Agosto de 2014 RESÍDUO ELETRÔNICO É todo produto que utiliza

Leia mais

Fluorescência de Raios-X: Fusão de Amostra com Borato

Fluorescência de Raios-X: Fusão de Amostra com Borato Fluorescência de Raios-X: Fusão de Amostra com Borato 1.Parâmetro(s) medido (s): Al 2 O 3, CaO, Cr 2 O 3, Fe 2 O 3, K 2 O, MgO, MnO, Na 2 O, Nb, NiO, P 2 O 5, SiO 2, Sn, Sr, Ta, TiO 2, V, W, Y, Zr. 2.Tamanho

Leia mais

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03 CMA CIÊNCIA DOS MATERIAIS 2º Semestre de 2014 Prof.

Leia mais

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS ATRAVÉS DA DENSIDADE

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS ATRAVÉS DA DENSIDADE Materiais / Materiais I Guia para Trabalho Laboratorial IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS ATRAVÉS DA DENSIDADE 1. Introdução Os materiais para engenharia são convencionalmente classificados em cinco classes:

Leia mais

METAIS: vilões ou mocinhos?

METAIS: vilões ou mocinhos? METAIS: vilões ou mocinhos? Brasil Japão Os principais objetivos dos alquimistas: A Alquimia é derivada da palavra árabe al-khimia que significa química. A Alquimia foi a ciência principal da Idade

Leia mais

Metais como o ouro, a prata, a platina ou o paládio são jóias da Natureza. A especialidade da ReciSmart é dar-lhes nova vida.

Metais como o ouro, a prata, a platina ou o paládio são jóias da Natureza. A especialidade da ReciSmart é dar-lhes nova vida. A ReciSmart é uma empresa de recuperação e valorização de metais nobres e preciosos que através de processos sustentáveis e inteligentes contribui para a preservação do meio ambiente. Dispõe de instalações

Leia mais

Ciência dos Materiais Lista de Exercícios II - Estrutura dos Sólidos Cristalinos

Ciência dos Materiais Lista de Exercícios II - Estrutura dos Sólidos Cristalinos 1. Qual a diferença entre estrutura atômica e estrutura cristalina? 2. Considere os sistemas cristalinos (a) Cúbico Simples (CS), (b) Cúbico de Faces Centradas (CFC) e (c) Cúbico de Corpo Centrado (CCC).

Leia mais

Aula 01: Introdução à Metalurgia

Aula 01: Introdução à Metalurgia Disciplina : - MFI Professor: Guilherme Ourique Verran - Dr. Eng. Metalúrgica Fundamentos da Metalurgia Introdução à Fundamentos da Metalurgia O que é Metalurgia? Metalurgia é o ramo da Engenharia dos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 5 Íons e Introdução a Tabela Periódica Prof. Isac G. Rosset Prof. Isac G. Rosset - UFPR - Palotina - Ciências Exatas 2 1 d p s

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 1995) Considerando-se os elementos do 3º. período da Tabela Periódica, é correto afirmar: a) o elemento de

Leia mais

Processos Metalúrgicos

Processos Metalúrgicos Processos Metalúrgicos AULA 4 PRODUÇÃO DE MATERIAIS NÃO FERROSOS PROF.: KAIO DUTRA Cobre Os minérios de cobre podem ser sulfetados ou óxidos, além, mais raramente, do próprio cobre nativo. Geralmente,

Leia mais

ZAMAC MEGA ZINCO METAIS

ZAMAC MEGA ZINCO METAIS ZAMAC MEGA ZINCO METAIS Zinco Alumínio Magnésio Cobre 1 ZAMAC - Composição Química COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS LIGAS DE ZINCO ASTM B 240 07 - LINGOTES Elemento Químico ZAMAC 3 ZAMAC 5 Zamac 8 Alumínio - Al

Leia mais

Xenubi é um jogo de cartas com as mesmas regras do Super Trunfo, porém sobre propriedades periódicas.

Xenubi é um jogo de cartas com as mesmas regras do Super Trunfo, porém sobre propriedades periódicas. nubi é um jogo de cartas com as mesmas regras do Super Trunfo, porém sobre propriedades periódicas. ISTRÇÕES * Jogue em duplas * Cada dupla deve ter o mesmo número de cartas. * A dupla pode compartilhar

Leia mais

plástico papel vidro minerais O Seu Parceiro nos sectores de: Triagem de Tecnologia de triagem com sensor Triagem de Triagem de Triagem de

plástico papel vidro minerais O Seu Parceiro nos sectores de: Triagem de Tecnologia de triagem com sensor Triagem de Triagem de Triagem de www.redwave.com POR O Seu Parceiro nos sectores de: plástico papel Tecnologia de triagem com sensor REDWAVE é uma marca registada da BT-Wolfgang Binder GmbH, aplicada no sector da tecnologia de triagem

Leia mais

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR Seleção do processo de fundição Metal a ser fundido [C. Q.]; Qualidade requerida da superfície do fundido; Tolerância dimensional requerida

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr. Definição de HIDROMETALURGIA parte da metalurgia que engloba os processos de extração de metais, nos quais a principal etapa de separação metal-ganga

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método colorimétrico com refluxo fechado

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método colorimétrico com refluxo fechado ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 9 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BASF S.A. Laboratorio Central de Controle de Qualidade

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 QUÍMICA QUESTÃO 01 Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 16. Sobre esse elemento, responda

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ÁREA DE MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDAMENTOS DA METALURGIA DO PÓ Prof. DANIEL DELFORGE ILHA SOLTEIRA, 25 DE AGOSTO

Leia mais

Capítulos 7 e 8 SOLIDIFICAÇÃO E DIFUSÃO ATÓMICA EM SÓLIDOS

Capítulos 7 e 8 SOLIDIFICAÇÃO E DIFUSÃO ATÓMICA EM SÓLIDOS Capítulos 7 e 8 SOLIDIFICAÇÃO E DIFUSÃO ATÓMICA EM SÓLIDOS 1*. Considere a nucleação homogénea durante a solidificação de um metal puro. Sabendo que a energia livre de Gibbs de um agregado de átomos aproximadamente

Leia mais

30 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 3 ESTRUTURA CRISTALINA

30 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 3 ESTRUTURA CRISTALINA IFRS - Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais DISCIPLINA: Ciência dos Materiais PROFESSOR: Juliano Toniollo ALUNO: PAULO CESAR FRITZEN 30 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 3 ESTRUTURA CRISTALINA

Leia mais

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil 1. PRODUTOS

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO...

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO... SUMÁRIO Apresentação do IBP... xiii Apresentação da ABENDI... xv Apresentação da ABRACO... xvii Prefácio... xix 1 Introdução... 1 1.1 Exercícios... 3 2 Obtenção dos Metais... 5 2.1 Minérios... 5 2.1.1

Leia mais

O Aço Sem Manchas (Stainless Steel)

O Aço Sem Manchas (Stainless Steel) O Aço Sem Manchas (Stainless Steel) Diz a história que os aços inoxidáveis foram descobertos por acaso. Em 1912 o inglês Harry Brearly, estudava uma liga Fe-Cr (13%) e justamente quando tentava fazer algumas

Leia mais

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Materiais Metálicos Generalidades Metal Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Alta dureza Grande resistência mecânica Elevada

Leia mais

AULA 1 Materiais de Construção II

AULA 1 Materiais de Construção II Faculdade de Engenharia - Licenciatura em Engenharia Civil AULA 1 Materiais de Construção II Capítulo Aula 1 I Estudo dos Metais em Geral Introdução ao Estudo dos Metais: Definição; Obtenção; Propriedades;

Leia mais

ENCONTRO TÉCNICO 4ª REUNIÃO DO GT-CONAMA

ENCONTRO TÉCNICO 4ª REUNIÃO DO GT-CONAMA ENCONTRO TÉCNICO 4ª REUNIÃO DO GT-CONAMA MATERIAIS SECUNDÁRIOS COM POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES MICRONUTRIENTES ABRIL 2009 MICRONUTRIENTES FINALIDADE: (MODO DE USO) VIA FOLIAR,

Leia mais

Aula 1: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos. CEPEP - Escola Técnica Prof.: Kaio Hemerson Dutra

Aula 1: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos. CEPEP - Escola Técnica Prof.: Kaio Hemerson Dutra Aula 1: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Kaio Aços e Ferros Fundidos O Ferro é o metal mais utilizado pelo homem. A abundância dos

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso: Engenharia de Materiais Disciplina: Ciência dos Materiais 1 Lista de Exercícios 6

Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso: Engenharia de Materiais Disciplina: Ciência dos Materiais 1 Lista de Exercícios 6 Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso: Engenharia de Materiais Disciplina: Ciência dos Materiais 1 Lista de Exercícios 6 1) Cite três variáveis que determinam a microestrutura de uma liga. 2) Qual

Leia mais

1. Introdução 2. Visão Histórica e Desenvolvimento. Agenda Apresentação. Agenda Apresentação. 1. Introdução. 2. Visão Histórica e Desenvolvimento

1. Introdução 2. Visão Histórica e Desenvolvimento. Agenda Apresentação. Agenda Apresentação. 1. Introdução. 2. Visão Histórica e Desenvolvimento Agenda Apresentação 1. Introdução 2. Visão Histórica e Desenvolvimento Metais, Cerâmicas, Polímeros, Compósitos, Biomateriais, Semicondutores, Materiais Avançados 3. Materiais Tradicionais Materiais Avançados

Leia mais

Sólidos: Estudo de Estruturas Cristalinas

Sólidos: Estudo de Estruturas Cristalinas UnB - Universidade de Brasília IQD - Instituto de Química Curso de Graduação Disciplina: Química Inorgânica 1 Experimental (Código 114073) Sólidos: Estudo de Estruturas Cristalinas A estrutura dos materiais

Leia mais

Conteúdo de metal nobre < 25% (ouro, Tabela 2 Classificação das ligas para fundição odontológica em função da nobreza e indicação clínica

Conteúdo de metal nobre < 25% (ouro, Tabela 2 Classificação das ligas para fundição odontológica em função da nobreza e indicação clínica 1. Ligas de ouro tradicionais ou clássicas As ligas de ouro tradicionais já estavam bem estudadas até o início da década de 30. Elas foram classificadas em 4 tipos em função da dureza, que por sua vez

Leia mais

3 CONDUTORES ELÉCTRICOS

3 CONDUTORES ELÉCTRICOS 3 CONDUTORES ELÉCTRICOS 3.1 CONDUTORES ELÉCTRICOS METAIS MAIS USADOS EM CONDUTORES ELÉCTRICOS Os metais mais usados como condutores em cabos eléctricos são o Cobre e o Alumínio. 3.1.1 COBRE O Cobre é obtido

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA DE SUCATAS

LOGÍSTICA REVERSA DE SUCATAS E S C O L A P O L I T É C N I C A DA U N I V E R S I D A D E DE S ÃO P A U L O - D E P A R T A M E N T O DE E N G E N H A R I A M E T A L Ú R G I C A E DE M A T E R I A I S - - L A B O R A T Ó R I O DE

Leia mais

RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O CASO DA UFRN. Luciana de Figueirêdo Lopes Lucena Escola de Ciências e Tecnologia/UFRN

RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O CASO DA UFRN. Luciana de Figueirêdo Lopes Lucena Escola de Ciências e Tecnologia/UFRN RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O CASO DA UFRN Luciana de Figueirêdo Lopes Lucena Escola de Ciências e Tecnologia/UFRN Fonte: hcp://www.recriandoonline.com.br/j/ 1500kg água

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES NO BRASIL: PANORAMA

EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES NO BRASIL: PANORAMA VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral ADIMB - Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Materiais de Construção Mecânica Assunto: Diagrama de equilíbrio de fases Professor: Jorge Teófilo de Barros Lopes 1) Determine a composição e a quantidade relativa de cada fase presente em

Leia mais

O que são pilhas? Pilhas são sistemas em que a energia química se transforma espontaneamente em energia elétrica.

O que são pilhas? Pilhas são sistemas em que a energia química se transforma espontaneamente em energia elétrica. O que são pilhas? Pilhas são sistemas em que a energia química se transforma espontaneamente em energia elétrica. Você sabe o que é um processo espontâneo? Para as pilhas, os processos espontâneos e nãoespontâneos,

Leia mais

Capítulo 72. Ferro fundido, ferro e aço

Capítulo 72. Ferro fundido, ferro e aço Capítulo 72 Ferro fundido, ferro e aço Notas. 1.- Neste Capítulo e, no que se refere às alíneas d), e) e f) da presente Nota, na Nomenclatura, consideram-se: a) Ferro fundido bruto as ligas de ferro-carbono

Leia mais

Objetivo do Seminário definido pela feam: Promover a disseminação de

Objetivo do Seminário definido pela feam: Promover a disseminação de Objetivo do Seminário definido pela feam: Promover a disseminação de conhecimentos e o intercambio de soluções técnicas existentes e inovadoras ambientalmente adequadas, dos usos das Escórias de Aciaria.

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia TECNOLOGIA METALÚRGICA. Plano da Disciplina. Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica

Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia TECNOLOGIA METALÚRGICA. Plano da Disciplina. Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia TECNOLOGIA METALÚRGICA Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 1 IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina: Tecnologia Metalúrgica Código da disciplina:

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro A história do homem é a história do domínio da tecnologia dos materiais. Não é à toa que alguns de seus períodos se confundem com os materiais mais usados neles: Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de 2013 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química Aula 6

Resolução de Questões de Provas Específicas de Química Aula 6 Resolução de Questões de Provas Específicas de Química Aula 6 Resolução de Questões Especificas de Química Aula 6 1. (UEMG, 2016) A eletroquímica é uma área da química com grande aplicação industrial,

Leia mais

Mineração e Transformação Mineral

Mineração e Transformação Mineral Mineração e Transformação Mineral 4 CONSIDERAÇÕES SOBRE O SETOR PIB da Mineração e Transformação Mineral - brasil (%) 15,2 14, 12,4» O agrupamento Mineração e Transformação Mineral (M&TM) compreende toda

Leia mais

Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono

Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono A partir do estudo deste texto você conhecerá as particularidades inerentes a diferentes tipos de aços: aços de médio carbono (para temperaturas

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?

Quais são as informações que o casal está nos fornecendo? Quais são as informações que o casal está nos fornecendo? Estamos na mesa periódica. A história da tabela periódica Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo

Leia mais

Noções de siderurgia. Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas

Noções de siderurgia. Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas Noções de siderurgia Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas Resumo do processo MINÉRIO+ CARVÃO(Coque ou carvão vegetal) + FUNDENTE (calcário) são adicionados ao ALTO FORNO que produz

Leia mais

Serviços e Produtos. Palavras-Chave:

Serviços e Produtos. Palavras-Chave: Serviços e Produtos Recepção, Triagem e Valorização de RCD Reciclagem de RCD em obra Controlo de produção em obra de Agregados Reciclados (utilização em observância das normas técnicas aplicáveis) Acompanhamento

Leia mais

Introdução. Tecnologia Metalúrgica. Capítulo I. Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia

Introdução. Tecnologia Metalúrgica. Capítulo I. Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes 01/05/2017 14:13 Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica TECNOLOGIA METALÚRGICA

Leia mais

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE O tratamento de minério consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais de minérios (calcopirita e bornita) e minerais de ganga (não possuem

Leia mais

Metalurgia de Mates. Essencialmente, mates são misturas líquidas de sulfetos de metais. Produção de Cu, Ni e Co. Definição

Metalurgia de Mates. Essencialmente, mates são misturas líquidas de sulfetos de metais. Produção de Cu, Ni e Co. Definição Metalurgia de Mates Metalurgia de Mates Produção de Cu, Ni e Co Definição Essencialmente, mates são misturas líquidas de sulfetos de metais. Calcopirita CuFeS 2 34,5% Cu, 30,5% Fe, 35% S outros minerais

Leia mais

Lista de Exercícios. Química Inorgânica: Óxidos. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Química Inorgânica: Óxidos. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Química Inorgânica: Óxidos Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br O óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Materiais de Construção Mecânica Assunto: Diagrama de equilíbrio de fases Professor: Jorge Teófilo de Barros Lopes 1) Determine a composição e a quantidade relativa (proporção) de cada fase

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PROPRIEDADES PERIÓDICAS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PROPRIEDADES PERIÓDICAS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Os W Como pode cair no enem O cádmio, presente nas baterias, pode chegar ao solo quando esses materiais são descartados de maneira irregular

Leia mais

PMT 2420 Metalurgia Geral

PMT 2420 Metalurgia Geral PMT 2420 Metalurgia Geral Metalurgia Metalurgia Extrativa Extração e refino de metais e ligas Metalurgia Física Relaciona estrutura interna dos metais com suas propriedades Metalurgia de Transformação

Leia mais

MINERAÇÃO PARANAENSE DADOS SETORIAIS

MINERAÇÃO PARANAENSE DADOS SETORIAIS MINERAÇÃO PARANAENSE DADOS SETORIAIS EMPRESAS PARANAENSES* : EXTRAÇÃO MINERAL CÓDIGO CNAE EXTRAÇÂO DE MINERAIS NO PARANÁ Nº DE EMPRESAS DE EXTRAÇÃO % CLASSE 05003 Extração de carvão mineral 8 1,87 CLASSE

Leia mais

Por fim e depois de se terem analisado os resultados dos testes obtidos, concluiu-se quais as ligas mais prováveis para cada uma das chaves.

Por fim e depois de se terem analisado os resultados dos testes obtidos, concluiu-se quais as ligas mais prováveis para cada uma das chaves. Título do Vídeo: Composição de Ligas Metálicas em chaves Nome dos participantes: Gergana Ivanova e Rita guiar Professor responsável: Lurdes Poças Escola: Escola Secundária Padre ntónio Vieira E-mail: a_7166@espav.edu.pt;

Leia mais

Produção pirometalúrgica do estanho

Produção pirometalúrgica do estanho Produção pirometalúrgica do estanho Prof. Luiz T. F. Eleno Departamento de Engenharia de Materiais Escola de Engenharia de Lorena Universidade de São Paulo 2016 LOM3027 (EEL-USP) Pirometalurgia do estanho

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de 2016 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes

Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes Ligações Metálicas Ligação metálica É o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de metais. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes perdem seus elétrons da última camada.

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

Professora Sikandra Silveira

Professora Sikandra Silveira De que materiais são feitos os objetos da imagem? De onde são retirados? MINERAIS E MINÉRIOS Professora Sikandra Silveira MINERAIS E MINÉRIOS Hematita (minério de ferro): Ferro + Oxigênio Galena (minério

Leia mais

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9º TURMA(S):

Leia mais

Produção de um metal

Produção de um metal Produção de um metal Estudo da produção de um filme de cobre através de eletrodeposição Trabalho realizado por: Filipe Paulino Francisco Alçada João Silva Rui Resende Tiago Gonçalves Tiago Pinto Projecto

Leia mais

QUÍMICA DE MATERIAIS CRISTALINOS AMORFOS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS

QUÍMICA DE MATERIAIS CRISTALINOS AMORFOS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS QUÍMICA DE MATERIAIS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS TÓPICO 04: SÓLIDOS AMORFOS E CRISTALINOS Os sólidos têm forma e volume definidos, possuem baixa compressibilidade, são densos, e apresentam

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos Metais Não Ferrosos 8.1 - Introdução Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga Os metais não ferrosos

Leia mais

Exemplar Não Controlado

Exemplar Não Controlado 12 01 05 Aparas de matérias plásticas. Data: 07/12/2012 Pág. n.º 2/7 15 RESÍDUOS DE EMBALAGENS; ABSORVENTES, PANOS DE LIMPEZA, MATERIAIS FILTRANTES E VESTUÁRIO DE PROTEP ROTEÇÃO NÃO ANTERIORMENTE ESPECIFICADOS

Leia mais

Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera.

Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera. O GRUPO DO BORO (13 OU IIIA) OS ELEMENTOS Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera. Há uma ampla variação nas propriedades químicas

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia : Técnico em Metalurgia Descrição do Perfil Profissional: O profissional Técnico em Metalurgia deverá ser capaz de realizar controle visual, dimensional e laboratorial de materiais e substâncias utilizadas

Leia mais

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS Podem ser moldados; São dúcteis (deformam antes de romper); Bons condutores de energia elétrica e calor. OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Ligações Químicas Na natureza, dificilmente os átomos ficam sozinhos. Eles tendem a se unir uns aos outros para formarem novas substâncias.

Leia mais

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP APOSTILA DE MATERIAIS DE PROTESE Ligas Metálicas Introdução

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais Propriedades dos materiais Por que o plástico é "plástico"? Por que o alumínio é mais leve que o ferro? Por que a borracha depois de esticada volta a sua forma primitiva? Por que o cobre conduz eletricidade

Leia mais

HISTERESE FERROMAGNÉTICA

HISTERESE FERROMAGNÉTICA HISTERESE FERROMAGNÉTICA Introdução Um material magnetizado é descrito pelo seu vetor de magnetização M definido como o momento de dipolo magnético por unidade de volume. M = dm dv (1) De acordo com o

Leia mais

A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO

A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS: GEOCIÊNCIAS PAINEL EXPLORAÇÃO MINERAL A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO Iran F. Machado Consultor CPRM Rio de Janeiro 12 de julho de 2006 A globalização no setor mineral se traduz em:

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 104/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 104/2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 104/2012 (S11720-201210) Nos termos do artigo 33º.do Decreto-Lei nº. 178/2006, de 5 de Setembro, com as alterações introduzidas

Leia mais

PROCESSO DE REUSO DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF) NA FABRICAÇÃO DE VIDRO

PROCESSO DE REUSO DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF) NA FABRICAÇÃO DE VIDRO PROCESSO DE REUSO DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF) NA FABRICAÇÃO DE VIDRO PROF. CARLOS ALBERTO KLIMECK GOUVÊA ALUNO: MATHEUS TICHER INTRODUÇÃO São geradas cerca de 2,8milhões t/ano de ADF no Brasil

Leia mais

Descarte ecologicamente correto de urnas eletrônicas e materiais das eleições

Descarte ecologicamente correto de urnas eletrônicas e materiais das eleições I Seminário de Compras Públicas Sustentáveis do Ministério da Fazenda ESAF 11 Out 2016 Descarte ecologicamente correto de urnas eletrônicas e materiais das eleições Rafael Azevedo Coordenador de Tecnologia

Leia mais

Regra de Categoria do Produto para Alumínio secundário: lingote, placas ou metal líquido

Regra de Categoria do Produto para Alumínio secundário: lingote, placas ou metal líquido Pág. Nº 1/5 SUMÁRIO 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo 6 Critérios de comparação 7 Fluxograma geral de processos 8 Requisitos metodológicos Histórico das revisões

Leia mais

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento Folha: 1 de 8 SAÚDE HUMANA E ANIMAL ENSAIOS QUÍMICOS Determinação de Metais Totais e Dissolvidos por espectrometria de emissão atômica em plasma de argônio indutivamente acoplado - ICP OES - geração de

Leia mais

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017 O que é Fundição com Molde Permanente? O que é Fundição com Molde Permanente? A fundição com molde permanente emprega

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Moedas, do que são feitas? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg Habilidades: H3: Identificar

Leia mais

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos 9. (ENEM 2013) A produção de aço envolve o aquecimento do minério de ferro, junto com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma série de reações de oxirredução. O produto é chamado de ferro-gusa e contém

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Sucatas de ferro (componentes desgastados, quebrados) também servem como matériaprima. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1) Matérias-primas

Leia mais

PRODUTOS CNAE- MINERAÇÃO

PRODUTOS CNAE- MINERAÇÃO PRODUTOS CNAE- MINERAÇÃO 05 - EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL CNAE 05.00-3: Extração de carvão mineral 0500.2010 - Carvão mineral e outros combustíveis sólidos obtidos a partir da hulha (energético, metalúrgico,

Leia mais

Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais

Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais 27 de Outubro de 2015 Local: Finep -Av. República do Chile, 330, 10º andar -Centro, Rio de Janeiro RJ IBRAM-Instituto Brasileiro

Leia mais

WIKI e-lixo - LIXO ELETRÔNICO: ORIGENS E REAPROVEITAMENTO

WIKI e-lixo - LIXO ELETRÔNICO: ORIGENS E REAPROVEITAMENTO WIKI e-lixo - LIXO ELETRÔNICO: ORIGENS E REAPROVEITAMENTO INTRODUÇÃO SANTOS, Marcos Felipe Friske dos 1 ; FROZZA, Angelo Augusto 2 Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC Segundo Miguez (200?), "Lixo

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0 GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de exercícios No Anhanguera você é + Enem 1. Com base no diagrama da pilha: E nos potenciais-padrão de redução

Leia mais

NEIMAN GROUP NEIMAN GROUP Alameda João Pessoa 2118, Ariquemes, Rondônia, Brasil.

NEIMAN GROUP NEIMAN GROUP Alameda João Pessoa 2118, Ariquemes, Rondônia, Brasil. - 2 - SOBRE NÓS Neiman Group é um produtor de matérias-primas com sede no Brasil, que exporta seus minerais em todo o mundo, principalmente para os EUA e Ásia. Queremos facilitar a comercialização de produtos

Leia mais

ANÁLISES DE FERRO FUNDIDO COM O OES-5500II

ANÁLISES DE FERRO FUNDIDO COM O OES-5500II ANÁLISES DE FERRO FUNDIDO COM O OES-5500II Este relatório de aplicação é direcionado para ferros fundidos (ligados ou não). Ferros fundidos ligados são caracterizados pela sua composição química. As propriedades

Leia mais