O QUE VOCÊ JÁ SABE? Antes de estudar a Tabela Periódica, os elementos que a compõe, bem como suas propriedades, pense nas seguintes questões:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE VOCÊ JÁ SABE? Antes de estudar a Tabela Periódica, os elementos que a compõe, bem como suas propriedades, pense nas seguintes questões:"

Transcrição

1 CAPÍTULO 5 ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA O QUE VOCÊ JÁ SABE? Antes de estudar a Tabela Periódica, os elementos que a compõe, bem como suas propriedades, pense nas seguintes questões: Se todos os materiais naturais conhecidos são formados por substâncias constituídas aproximadamente de 90 elementos químicos, como é possível termos mais de 4000 minerais diferentes? O que surgiu primeiro: os átomos dos elementos químicos ou o Universo? Qual é a importância de classificar os elementos químicos? Que características você observa nos metais que usa em seu dia-a-dia? Quais seriam os possíveis símbolos para os seguintes elementos: cálcio, lítio, ferro e oxigênio? Os elementos químicos Os macro e micronutrientes essenciais aos vegetais são átomos de elementos químicos que são absorvidos pelos vegetais na forma de diferentes substâncias, como sais minerais, que se encontram misturadas ao solo. O solo é um material constituído por uma mistura de minerais e matéria orgânica. Na litosfera, estão presentes cerca de 4000 minerais conhecidos. A maior parte deles é classificada como silicatos, por conterem substâncias constituídas por átomos de silício, oxigênio e um ou mais metais. Além desses átomos, são encontrados átomos de um pouco mais de 70 elementos químicos em todos os minerais conhecidos. Na verdade, a composição de todo e qualquer material, seja de origem mineral ou de ser vivo, corresponde à soma de diversas substâncias. Já todas as substâncias são constituídas, na maioria das vezes, pela combinação de átomos de diferentes elementos químicos ou do mesmo elemento químico, ou ainda, em alguns casos, por átomos isolados de alguns elementos químicos.

2 Ou seja, tudo no Universo é resultante de átomos de elementos químicos ou de sua combinação. A Química e a Cosmologia, qual seria a relação? As duas ciências parecem opostas. Enquanto a Cosmologia trata da natureza dos imensos astros do Cosmos, a Química se debruça sobre as estruturas microscópicas de substâncias e suas interações. No entanto, essas duas ciências estão intimamente ligadas. Afinal, o Universo é formado por matéria e toda a matéria é formada por átomos. Uma das teorias mais aceitas sobre a formação do Universo é a do Big-Bang. Segundo essa teoria, há uns 15 bilhões de anos teria ocorrido uma grande concentração da matéria e da energia cósmica. Dentro desse bolo de matéria condensada, a temperatura começou a subir até que houve uma grande explosão, espalhando partículas de matéria para todo lado. Aos poucos, essas partículas se combinaram e formaram núcleos, átomos e moléculas, que por sua vez formaram os materiais dos corpos e astros celestes. Os cientistas acreditam que os átomos de diferentes elementos químicos tenham sido formados a partir de átomos de hidrogênio. Reações de fusão de átomos menores produziram átomos mais complexos, cujos núcleos atômicos tem maior quantidade de partículas, constituindo outros elementos. Os átomos começaram a se combinar, formando os constituintes das primeiras

3 substâncias. Surgiram as estrelas e os planetas. Assim nasceu a Terra: resultado de transformações milenares incessantes, ocorridas com a combinação das partículas primordiais, que constituíram os átomos dos diferentes elementos químicos, os quais, por meio de reações que constituíram os átomos dos diferentes elementos químicos, os quais, por meio de reações químicas, se combinaram em diferentes proporções, formando toda a matéria que nos rodeia. A História de Tudo No inicio do universo estava quente e denso E então há 14 bilhões de anos a expansão começou, espere A Terra começou a esfriar Os autótrofos começaram a babar Neandertais desenvolveram ferramentas Nós construímos a Muralha da China (nós construímos as pirâmides) Matemática, Ciência, História, desvendamos os mistérios Tudo começou com o Big Bang... Trecho da música The History Of Everything. Classificação dos Elementos Químicos Quanto mais informações sobre os elementos químicos surgiram, maior foi a necessidade de organizá-los. Mendeleev analisou a composição das substâncias, ou seja, quantos átomos de cada elemento químico formavam seus constituintes. Comparou também esses dados com as propriedades químicas apresentadas por essas substâncias. A partir dos dados obtidos, Mendeleev buscou encontrar uma regularidade entre os diversos trabalhos já existentes sobre classificação dos elementos químicos e propôs uma nova forma de classificação, fundamentada nas propriedades das substâncias simples dos elementos químicos. Uma das conclusões desses estudos foi: se os elementos químicos estiverem ordenados de acordo com seus pesos atômicos, suas propriedades seguirão uma periodicidade, ou seja, após um determinado número de elementos, os que se seguem repetem as propriedades dos primeiros. A partir dessa descoberta, Mendeleev propôs uma lei que ficou conhecida como Lei

4 Periódica dos Elementos Químicos, que afirma: As propriedades das substâncias dos elementos se apresentam em função de seus pesos atômicos. Com base na Lei Periódica e nos demais estudos que desenvolvera, Mendeleev propôs, em 1869, uma classificação dos elementos químicos, que resultaria na hoje conhecida Tabela Periódica. No século XIX, quando Mendeleev propôs a sua classificação periódica, os estudos estabeleciam a relação entre propriedades das substâncias simples e suas massas. No entanto, no século XX, com o surgimento dos novos modelos atômicos, foi possível constatar que as propriedades das substâncias estão relacionadas com os números atômicos (número de prótons), conceito introduzido pelo físico britânico Henry. G. J. Moseley ( ). Portanto, na moderna tabela periódica, os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico. Ela é organizada por colunas, denominadas grupos ou famílias, e linhas horizontais, denominadas períodos. Os grupos correspondem a conjuntos de elementos, cujos átomos formam substancias com propriedades físicas e químicas semelhantes. Organização dos elementos químicos Os grupos da tabela periódica, também chamados famílias, apresentam propriedades químicas e físicas que distinguem uns dos outros. As substâncias simples dos elementos de alguns grupos são muito reativas; outras praticamente não reagem. Algumas são sólidas, outras gasosas; duas são líquidas como mostra a tabela abaixo.

5 O quadro abaixo apresenta as principais propriedades das substâncias e dos átomos dos grupos:

6 Hidrogênio (H) O hidrogênio, cujos átomos são responsáveis por aproximadamente 70% da massa do Universo, é um caso especial na classificação dos grupos: seus átomos e substâncias possuem algumas propriedades semelhantes às dos elementos do grupo 17 (halogênios) e configuração eletrônica semelhante à dos elementos do grupo 1 em várias tabelas, lembre-se de que ele não pertence a esse grupo. Seu estudo é feito de maneira isolada dos demais. Nas condições ambientes é um gás extremamente inflamável. O hidrogênio liquefeito é utilizado como combustível de foguetes. Em algumas tabelas, chega-se a colocar o hidrogênio separado de todos os outros elementos. Elementos representativos e de transição Os elementos dos grupos 1 e 2 e os de 13 a 18 são chamados representativos e seus dois primeiros elementos, exceto no caso do grupo 18, são denominados típicos, por representarem bem as propriedades químicas dos demais componentes de seus grupos. Os átomos desses elementos constituem a maior parte das substâncias que nos rodeiam. Os elementos dos grupos de 3 a 12 são chamados elementos de transição, pois as suas substâncias possuem propriedades entre os dois primeiros grupos dos elementos representativos. Os elementos das duas linhas separadas da tabela periódica pertencem, respectivamente, ao sexto e ao sétimo períodos e são denominados lantanídios e actinídios (nomes dados pelo primeiro elemento de cada série: lantânio e actínio) ou elementos de transição interna. Antigamente, essas séries eram denominadas terras raras, por causa da baixa incidência de minerais contendo átomos de seus elementos. Observações: A palavra alcalino é de origem grega e significa cinzas de plantas. As principais substâncias presentes nessas cinzas são o carbonato de sódio e o do potássio. Alcalino também está associado ao caráter básico das substâncias.

7 Os alquimistas denominavam terra as substâncias não-metálicas que não se decompunham pela ação do fogo e eram insolúveis em água, como o óxido de cálcio (CaO), cal) e o de magnésio (MgO). Como essas substâncias também apresentavam caráter básico, os elementos da família foram denominados alcalino-terrosos. A palavra halogênio é de origem grega e significa formador de sais. Metais, não metais (ametais), semi metais e gases nobres De acordo com a IUPAC, os elementos são classificados também, conforme as características de suas substâncias simples, em metais, não metais ou ametais, semi metais e gases nobres. A maioria dos elementos químicos é classificada como metal, por suas substâncias apresentarem propriedades metálicas. Olhe ao redor. Com certeza você vai ver alguma coisa feita de metal: o ferro dos parafusos, o cobre dos fios elétricos, o alumínio das panelas, a prata e o ouro das joias. E você não deve ter nenhuma dificuldade em distinguir um produto feito de metal. Mas você saberia dizer em que um metal é diferente de outros materiais? Eis as propriedades que caracterizam os materiais metálicos: Boa condutibilidade térmica (calor) e elétrica; Brilho característico; Ductibilidade (capacidade de formar fios); Maleabilidade (capacidade de formas lâminas finas). Fonte: Química no cotidiano volume 1

8 Observação: A linha vermelha, de acordo com sugestão da Sociedade Brasileira de Química, separa os metais dos ametais. Os elementos próximos à linha são conhecidos por semi-metais. Fonte: Química no cotidiano volume 1 Gases nobres Como o próprio nome sugere, nas condições ambientes apresentamse no estado gasoso e sua principal característica química é a grande estabilidade, ou seja, possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos. O argônio é um gás nobre e está presente nas lâmpadas de filamento. Fonte: Química no cotidiano volume 1 A tabela periódica e a configuração eletrônica As propriedades químicas estão relacionadas com a possibilidade de os átomos de um elemento interagirem com os de outros elementos, causando

9 modificações em suas eletrosferas. Dessa forma, podemos dizer que a eletrosfera do átomo define o comportamento químico. A configuração eletrônica, de acordo com Bohr, indica como os elétrons se distribuem nos átomos. A compreensão de como os elétrons estão distribuídos nos níveis eletrônicos dos átomos, ou seja, o conhecimento de sua configuração eletrônica é fundamental, pois, essa configuração é responsável pela repetição das propriedades dos átomos e das substâncias dos elementos. Os elétrons se distribuem na eletrosfera em posições diferentes, uns mais perto do núcleo e outros mais afastados, formando as chamadas camadas eletrônicas que são designadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, sendo K a primeira camada, a mais próxima do núcleo como mostra a figura abaixo. Quanto mais próxima do núcleo está uma camada, maior é a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons dela e menos energia potencial esses elétrons possuem. Em compensação, os elétrons das camadas mais afastadas do núcleo são atraídos por ele com intensidade menor, portanto possuem mais energia potencial. Isso significa que os elétrons mais próximos do núcleo, ou seja, os das camadas mais internas, são mais presos a ele, enquanto os elétrons das camadas mais externas são mais livres. Em outras palavras, um nível é mais energético quanto mais afastado ele estiver do núcleo, desta forma, podemos concluir que a energia potencial dos elétrons é crescente do nível mais interno para o nível mais externo da eletrosfera. Cada nível energético (ou camada) comporta um número máximo de elétrons, conforme mostra a tabela abaixo:

10 Dentro dos níveis energéticos, os elétrons apresentam quantidades de energia características. Cada uma dessas quantidades corresponde a uma subdivisão do nível, dando origem aos chamados subníveis energéticos. Eles são quatro, designados pelas letras minúsculas s, p, d, f. O esquema a seguir mostra o subnível ocupado pelo elétron mais energético dos elementos da tabela periódica. Fonte: Química no cotidiano volume 1 Também de maneira semelhante aos níveis, cada subnível comporta uma quantidade máxima de elétrons. O químico norte-americano Linus Pauling elaborou um diagrama que permite fazer a distribuição eletrônica segundo essa ordem crescente. O dispositivo ficou conhecido como Diagrama de Linus Pauling. De cima para

11 baixo, ele traz os níveis de energia em ordem crescente, representados pelos números de 1 a 7. Os subníveis que cada nível possui são representados pelas letras s, p, d, f. À direita de cada letra, um número sobrescrito indica a quantidade máxima de elétrons que o subnível comporta. As setas indicam o sentido em que o diagrama deve ser lido. Cada seta deve ser percorrida até o fim, para só então passarmos para o início da próxima. Fonte: Química no cotidiano volume 1 A leitura do diagrama nos fornece a ordem crescente dos subníveis de energia, que é a seguinte: 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 6 5s 2 4d 10 5p 6 6s 2 4f 14 5d 10 6p 6 7s 2 5f 14 6d 10 7p 6 eletrônica: Desta forma, a tabela periódica apresenta a seguinte disposição

12 Observe também que os elementos representativos possuem subníveis mais energéticos: s ou p. Já os metais de transição, o subnível mais energético é o d, e nos metais de transição interna é o subnível f. A configuração eletrônica também está associada à posição dos átomos dos elementos na tabela periódica. Átomos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons nos seus últimos níveis e subníveis. Com essas informações, podemos identificar a localização de um átomo de elemento químico na tabela. Por exemplo: O átomo de cálcio (Ca), metal alcalino terroso, possui Z= 20; sendo assim, ele possui 20 elétrons que estão distribuídos desta forma: 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 Observe que, conforme a distribuição eletrônica em níveis energéticos, o átomo de cálcio possui quatro níveis e tem seu último elétron localizado no quarto nível. Com essa informação, sua localização na tabela periódica é no quarto período e no grupo dois, classificado como elemento representativo. Propriedades periódicas As propriedades periódicas são aquelas que, à medida que o número atômico aumenta, assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período, ou seja, repetem-se periodicamente. Exemplo: o número de elétrons na camada de valência. Raio atômico: o tamanho do átomo O tamanho do átomo é uma característica difícil de ser determinada, pois a eletrosfera de um átomo não tem fronteira definida. De maneira geral, para comparar o tamanho dos átomos, devemos levar em conta dois fatores: 1) Número de níveis (camadas): quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. Caso os átomos comparados apresentem o mesmo número de níveis (camadas), devemos usar outro critério.

13 2) Número de prótons: o átomo que apresenta maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons, o que ocasiona uma redução no seu tamanho. Generalizando: Numa mesma família: o raio atômico (tamanho do átomo) aumenta de cima para baixo na tabela, devido ao aumento do número de níveis; Num mesmo período: o raio atômico aumenta da direita para a esquerda na tabela, devido a diminuição do número de prótons nesse sentido, o que diminui a força de atração entre os elétrons. Energia de ionização A energia de ionização (E.I) é a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. Quanto maior o raio atômico, menor será a atração exercida pelo núcleo sobre o elétron mais afastado; portanto, menor será a energia necessária para remover esse elétron. Desta forma, quanto maior o tamanho do átomo, menor será a sua primeira energia de ionização. Generalizando: Numa mesma família: a energia de ionização aumenta de baixo para cima; Num mesmo período: a E.I. aumenta da esquerda para a direita.

14 Ao retirarmos o primeiro elétron de um átomo, ocorre uma diminuição do raio. Por esse motivo, a energia necessária para retirar o segundo elétron é maior. Assim, para um mesmo átomo, temos: 1ªE.I.<2ªE.I.<3ªE.I. Afinidade eletrônica ou eletroafinidade Afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron. Numa família ou período, quanto menor o raio, maior a afinidade eletrônica. Eletronegatividade A eletronegatividade é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação. Não é uma grandeza absoluta, mas, sim, relativa. Ao estudá-la, na verdade estamos comparando a força de atração exercida pelos átomos sobre os elétrons de uma ligação. Essa força de atração tem relação com o raio atômico: quanto menor o tamanho do átomo, maior será a força de atração, pois a distância núcleo-elétron da ligação é menor. A eletronegatividade não é definida para os gases nobres. ilustração a seguir: As variações de eletronegatividade podem ser representadas pela Note que: Em uma mesma família, os elementos situados nos primeiros períodos apresentam valores maiores de eletronegatividade. Um dos elementos

15 situado acima do outro é mais eletronegativo. (A eletronegatividade do flúor do (2 período) é 4 e a do iodo (5e período) é 2,5). Em um período, de maneira geral, a eletronegatividade aumenta da família dos metais alcalinos para a dos halogênios. Sódio e cloro situamse no 3 período e a eletronegatividade do sódio é 0,9 e a do cloro é 3,0. Os gases nobres, por serem inertes, não tem tendência em atrair elétrons de outros átomos; portanto, não apresentam valores de eletronegatividade. Observe o gráfico abaixo da variação da eletronegatividade em função do número atômico: Podemos visualizar que, de maneira geral, à medida que o número atômico aumenta, a eletronegatividade apresenta valores crescentes para, em seguida, diminuir e, depois, voltar a crescer. Densidade Experimentalmente verifica-se que: 1) Entre os elementos das famílias IA e VIIA, a densidade aumenta, de maneira geral, de acordo com o aumento das massas atômicas, ou seja, de cima para baixo. 2) Num mesmo período, de maneira geral, a densidade aumenta das extremidades para o centro da tabela.

16 Assim, os elementos de maior densidade estão situados na parte central e inferior da tabela periódica, sendo o ósmio (Os) o elemento mais denso (22,5 g/cm 3 ). Difícil de ser trabalhado, mesmo a altas temperaturas, o ósmio é usado principalmente como endurecedor em ligas de metais platínicos, antes de ser substituído pelo rutênio. Na forma de ligas, emprega-se na fabricação de contatos elétricos e de pontas de canetas. O tetróxido de ósmio (OsO4) (substância tóxica, perigosa aos olhos, oxidante energético e volátil com um forte odor) é usado como agente oxidante em química orgânica e como corante para gorduras em biologia. O metal foi ainda amplamente usado como filamento das primeiras lâmpadas elétricas incandescentes, antes do uso do tungstênio. Temperatura de fusão (TF) e temperatura de ebulição (TE) Experimentalmente verifica-se que: 1) Nas famílias IA e IIA, os elementos de maiores TF e TE estão situados na parte superior da tabela. Na maioria das famílias, os elementos com maiores TF e TE estão situados geralmente na parte inferior. 2) Num mesmo período, de maneira geral a TF e a TE crescem das extremidades para o centro da tabela. Assim, a variação da TF e TE na tabela periódica pode ser representado pelo esquema abaixo. Entre os metais, o tungstênio (W) é o que apresenta maior TF: 3410 C. O carbono (C) pode formar estruturas com grande número de átomos, apresenta TF (3550 C) e TE (4287 C) elevados.

17 Volume atômico Quando usamos a expressão volume atômico, não estamos nos referindo ao volume de um átomo. Na verdade, usamos essa expressão para designar para qualquer elemento o volume ocupado por uma quantidade fixa de número de átomos. O volume atômico sempre se refere ao volume ocupado por 6, átomos, e pode ser calculado relacionando-se a massa desse número de átomos com a sua densidade. Assim, temos: Por meio das medidas experimentais, verifica-se que: 1) Numa mesma família, o volume atômico aumenta com o aumento do raio atômico; 2) Num mesmo período, o volume atômico cresce do centro para as extremidades. De maneira geral, a variação do volume atômico pode ser representada pelo seguinte esquema:

18 O quadro a seguir apresenta alguns elementos e suas características: Fonte: Química no cotidiano volume 1

19 Em foco... Os elementos e a manutenção da vida Prof. : Drielle Caroline Para facilitar o estudo da constituição da Terra, os geólogos costumam dividi-la em três camadas: núcleo, manto e crosta terrestre. O núcleo é a camada mais profunda, e acredita-se ser formada por níquel e ferro (NiFe), provavelmente fundidos. O manto localiza-se entre o núcleo e a crosta. Supõe-se que seja formado por oxigênio, silício e alumínio (OSiAl). A crosta terrestre é a camada mais externa, cuja profundidade é estimada em 40 km. Os 12 elementos que constituem 99,7% da crosta terrestre são (em ordem decrescente de abundância): O, Si, Al, Fe, Ca, Mg, Na, K, Ti, H, P e Mn. A exemplo da Terra, o nosso corpo também é constituído por muitos elementos, os quais podem ser encontrados em quantidades muito grandes ou extremamente pequenas, chamadas traços. Independentemente da quantidade, todos esses elementos são fundamentais à manutenção da vida. Os oito elementos mais abundantes em nosso corpo são (em ordem decrescente de abundância): O, C, H, N, Ca, P, K e S. Outros elementos, denominados microelementos, são encontrados em nosso corpo em quantidades muito pequenas, o que não os torna menos importantes, pois sua ausência ou deficiência pode provocar sérias alterações nos processos biológicos. Observe, na tabela a seguir, alguns desses microelementos e a sua importância para o nosso corpo: Fonte: Química no cotidiano volume 1

20 O QUE VOCÊ APRENDEU? Uma das teorias mais aceitas sobre a origem do Universo afirma que o mesmo surgiu de uma grande explosão: o big-bangue. Essa grande sequência de eventos espalhou partículas de matéria que, aos poucos, se combinaram para constituírem átomos de diferentes elementos químicos. Atualmente, os elementos químicos são organizados na ordem crescente de número atômico, na tabela periódica. A tabela periódica é formada por linhas (períodos) e colunas (grupos ou famílias). Cada grupo apresenta propriedades químicas e físicas semelhantes que os diferencia dos demais. Na tabela periódica, os elementos são classificados em metais, não metais e gases nobres. Para compreender as informações disponíveis na tabela periódica é importante conhecer a forma como essa é organizada. E um dos padrões de organização é a periodicidade. As propriedades das substâncias dos elementos se repetem nas colunas quando estão em ordem crescente de número atômico. A forma como variam várias substâncias dos átomos, como o raio atômico, também se repetem de período a período. São chamadas propriedades periódicas que estão relacionadas com a configuração eletrônica dos átomos de cada elemento. Referências Bibliográficas: NÓBREGA, Olívio Salgado; SILVA, Eduardo Roberto; SILVA, Ruth Hashimoto. Química - Volume único. Ed. Ética, São Paulo, PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano. Ed. Moderna, v.1, São Paulo, SANTOS, Wildson; MOL, Gerson. Química Cidadã. Ed. Nova Geração, v.1, São Paulo, USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química Volume único. Ed. Saraiva, São Paulo, 2013.

Prof. : Drielle Caroline A Química e a Cosmologia, qual seria a relação?

Prof. : Drielle Caroline A Química e a Cosmologia, qual seria a relação? A Química e a Cosmologia, qual seria a relação? As duas ciências parecem opostas. Enquanto a Cosmologia trata da natureza dos imensos astros do Cosmos, a Química se debruça sobre as estruturas microscópicas

Leia mais

LOGO. Tabela Periódica. Profa. Samara Garcia

LOGO. Tabela Periódica. Profa. Samara Garcia LOGO Tabela Periódica Profa. Samara Garcia Antes da Tabela Periódica O trabalho de Böhr despertou o interesse de vários cientistas para o estudo dos espectros descontínuos. Um deles, Sommerfeld, percebeu,

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

Apostila de Química 13 Tabela Periódica

Apostila de Química 13 Tabela Periódica Apostila de Química 13 Tabela Periódica 1.0 Dimitri Svanovich Mendeleev (1834-1907) Organizou os elementos e, função de sua massa atômica e de propriedades periódicas. 2.0 Moseley (1887-1915) As propriedades

Leia mais

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Classificação dos Elementos : Hidrogênio 1 elemento : Metais 93 elementos : Ametais 11 elementos : Semimetais 7 elementos : Gases nobres 6 elementos Estrutura da Tabela Periódica

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 QUÍMICA QUESTÃO 01 Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 16. Sobre esse elemento, responda

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA Agosto/2017 OS ELEMENTOS QUÍMICOS Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos

Leia mais

A classificação dos elementos químicos

A classificação dos elementos químicos A classificação dos elementos químicos Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento) "Ao lado, o fósforo (P). Primeiro elemento a ser descoberto. Ponto de partida para a construção da Tabela

Leia mais

TABELA PERIÓDICA PARTE 1

TABELA PERIÓDICA PARTE 1 PROJETO KAL - 2016 QUÍMCA AULA 06 TABELA PERÓDCA PARTE 1 Recordar é viver: Modelo Atômico de Rutherford-Bohr: Também conhecido como modelo atômico planetário, ele mostra como os elétrons se comportam ao

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB014 P. AP. periódicas e aperiódicas A Tabela pode ser utilizada para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas, podendo

Leia mais

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d.

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d. Gabarito: Resposta da questão 1: A representação do elemento químico do átomo da espécie responsável pela coloração pertence à família dos metais alcalinos-terrosos da tabela periódica, ou seja, família

Leia mais

Classificação Periódica

Classificação Periódica Histórico O homem sempre esteve preocupado em organizar tabelas, diagramas e gráficos, pois assim, poderia, rapidamente, obter informações. Na química, esta tendência está presente com a utilização da

Leia mais

Evolução Histórica. Estrutura da Tabela Periódica. Classificação dos Elementos

Evolução Histórica. Estrutura da Tabela Periódica. Classificação dos Elementos Evolução Histórica 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands (inglês) 1871 Ordem de Massa Atômica / Mendeleev (russo) 1913

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas Tabela Periódica e Propriedades Periódicas O desenvolvimento da tabela periódica Carbono (C), ouro (Au), prata (Ag), cobre(cu) são conhecidos desde a Antiguidade 1735 e 1843 A maior parte dos elementos

Leia mais

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 06 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 06 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 06 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS 01 (Pucrs 016) A Tabela Periódica contém todos os elementos químicos

Leia mais

TABELA

TABELA TABELA PERIÓDICA @prof_pavanelli TABELA PERIÓDICA O primeiro a ter uma idéia genial para colocar uma ordem de elementos em uma tabela, foi o russo IVANOVICH MENDELEEV, no ano de 1871. Ele criou uma tabela

Leia mais

TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands

Leia mais

Por volta do ano de 1800, já eram conhecidos aproximadamente 33 elementos químicos, uma quantidade suficiente que justifica uma busca para essa

Por volta do ano de 1800, já eram conhecidos aproximadamente 33 elementos químicos, uma quantidade suficiente que justifica uma busca para essa 1 ORGANIZAR... 2 Por volta do ano de 1800, já eram conhecidos aproximadamente 33 elementos químicos, uma quantidade suficiente que justifica uma busca para essa organização. Em 1829, o químico alemão Johann

Leia mais

Propriedades Periódicas. Profª Luiza P. R. Martins EEB Dr Jorge Lacerda

Propriedades Periódicas. Profª Luiza P. R. Martins EEB Dr Jorge Lacerda Propriedades Periódicas Profª Luiza P. R. Martins EEB Dr Jorge Lacerda LINHA DO TEMPO DA TABELA PERIÓDICA 1817 Lei das Tríades de Döbereiner: elementos que reagiam de forma semelhante eram agrupados em

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A N O M E: N º T U R M A : D A T A :

C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A N O M E: N º T U R M A : D A T A : C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A P r o f ª M á r c i a R i b e i r o N O M E: N º T U R M A : D A T A : C a m a d a s e l e t r ô n i c a s Os átomos são

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3 Prof ª. Giselle Blois Resumindo: Os elementos químicos são representados por símbolos gráficos oriundos de

Leia mais

A eletrosfea do átomo

A eletrosfea do átomo A eletrosfea do átomo É dividida em nível e subnível. Nível: cada nível comporta uma quantidade máxima de elétrons: x=n. NÍVEL 1 3 4 5 6 7 8 QUANTIDADE MÁXIMA DE e. 1 =. = 8. 3 = 18. 4 = 3. 5 = 50. 6 =

Leia mais

Estrutura da Tabela Periódica

Estrutura da Tabela Periódica Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 6 Propriedades Periódicas Prof. Isac G. Rosset Estrutura da Tabela Periódica Ordem crescente de Número Atômico (Z): 13 Al 26,9

Leia mais

Aula 12-27_05_2013. Continuação: CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Aula 12-27_05_2013. Continuação: CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS 1 Aula 12-27_05_2013 Continuação: CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Prof a. Luciana Assis Terra NOMES ESPECIAIS PARA AS FAMÍLIAS 1A: Família dos metais alcalinos. Li, Na, K, Rb, Cs e Fr. 2A:

Leia mais

QUÍMICA AULA 1: TEORIA ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA, PROPRIEDADES PERIÓDICAS.

QUÍMICA AULA 1: TEORIA ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA, PROPRIEDADES PERIÓDICAS. QUÍMICA AULA 1: TEORIA ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA, PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Professora Priscila Miranda E-mail: miranda.educacao@gmail.com WhatsApp: +5511976100005 Turmas de Agosto 1 Fonte: http://www.tabelaperiodicacompleta.com/

Leia mais

SOLUÇÃO ALUNO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO ALUNO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO AR1. [E] [F] X é um metal e possui 1 elétron na camada de valência, pois a primeira energia de ionização (50kJ mol) é baixa comparada com a segunda (7.97kJ mol) e com a terceira (11.810 kj mol).

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 16. Verifique os elementos do segundo período da Classificação Periódica. À medida que cresce o número atômico desses elementos: (a) sua eletronegatividade

Leia mais

Classificação Periódica dos Elementos

Classificação Periódica dos Elementos Classificação Periódica dos Elementos Evolução Histórica Estrutura da Tabela Periódica Classificação Geral dos Elementos Propriedades dos Elementos: Aperiódicas Periódicas Evolução Histórica 1817 Lei das

Leia mais

Prof. Willame TABELA PERIÓDICA

Prof. Willame TABELA PERIÓDICA TABELA PERIÓDICA 1. A organização dos elementos Com a descoberta de uma grande variedade de átomos, tornou-se necessária à criação de uma sistemática de classificação. Para organizar os elementos, utilizaram-se

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais

Classificação Periódica dos Elementos. Estrutura da Tabela Periódica. Ordem crescente de Número Atômico (Z): Z = n de prótons = n e -

Classificação Periódica dos Elementos. Estrutura da Tabela Periódica. Ordem crescente de Número Atômico (Z): Z = n de prótons = n e - Classificação Periódica dos Elementos Estrutura da Tabela Periódica Ordem crescente de Número Atômico (Z): 13 Al 26,9 Z = n de prótons = n e - A = média ponderada das massas atômicas dos isótopos. Estrutura

Leia mais

Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva

Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva Propriedades Periódicas e Aperiódicas Docente: Fábio Silva Aperiódicas São aquelas que sempre crescem ou sempre decrescem, à medida que aumenta o número atômico. Periódicas São as que de repetem em intervalos

Leia mais

Química 4 Módulo 5. Módulo 6 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS

Química 4 Módulo 5. Módulo 6 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS Química 4 Módulo 5 CLSSIFICÇÃO PERIÓDIC Elementos de um mesmo grupo ou família apresentam o mesmo número de elétrons na última camada Em 93, o inglês Henry G J Moseley (884-95 estabeleceu o conceito de

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6 Prof ª. Giselle Blois Exercício: Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas 1. (FUVEST-SP) O

Leia mais

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos...

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Aula 02 - Tabela Periódica TABELA PERIÓDICA e Lothar Meyer A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Pode-se escrever a distribuição eletrônica de um elemento

Leia mais

Tabela Periódica. 2. C Consultando a tabela periódica para a obtenção das massas atômicas dos elementos apresentados, tem-se:

Tabela Periódica. 2. C Consultando a tabela periódica para a obtenção das massas atômicas dos elementos apresentados, tem-se: Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 2 Tabela Periódica 1. C Nas tabelas periódicas atuais os elementos estão dispostos em ordem crescente

Leia mais

A (g) + energia A + (g) + e -

A (g) + energia A + (g) + e - Atividade de química Escola: Aluno(a): Série/turma: Nº Nota: Professor: Abedias Disciplina: Química Data: 1(UCDB-MT) Os elementos x A, x+1 B e x+2 C pertencem a um mesmo período da tabela periódica. Se

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

Estrutura da Matéria Lista 3

Estrutura da Matéria Lista 3 Estrutura da Matéria - 2018.2 Lista 3 1. Em 1820, o filósofo Auguste Comte declarou ser possível ao ser humano saber sobre tudo, menos do que são feitas as estrelas. Ele estava correto? Como os astrofísicos

Leia mais

Química A Extensivo V. 3

Química A Extensivo V. 3 Extensivo V. 3 Exercícios 01) a) Z = 17-1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 5 - C - 3 período b) Z = 20-1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 - Ca - 4 período c) Z = 32-1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 2 - Ge - 4 período

Leia mais

Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas

Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas www.tapetedepedra.weebly.com Histórico 1817 - Tríades Dohereiner 1862 - Parafuso Telúrico de De Chancourtois 1864 - Lei das Oitavas de Newlands 1869 - D. F. Mendeleiev:

Leia mais

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma tabela periódica dos elementos químicos, proposta pelo

Leia mais

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 1995) Considerando-se os elementos do 3º. período da Tabela Periódica, é correto afirmar: a) o elemento de

Leia mais

Cap. 4: A Química e sua influência histórica. Equipe de Biologia

Cap. 4: A Química e sua influência histórica. Equipe de Biologia Cap. 4: A Química e sua influência histórica Equipe de Biologia Origem dos elementos químicos O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos atrás. A evolução

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico. Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos Agrupar os elementos num quadro Agrupar os elementos num quadro periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q39 Propriedades periódicas II

Química. Resolução das atividades complementares. Q39 Propriedades periódicas II Resolução das atividades complementares 3 Química Q39 Propriedades periódicas II p. 43 1 (UFRGS-RS) Em fogos de artifício, as diferentes colorações são obtidas quando se adicionam sais de diferentes metais

Leia mais

1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Sala de Estudos Data: 12/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Tabela periódica (localização e classificação dos elementos e propriedades periódicas) Caso

Leia mais

Lista de exercícios 01) 02) 03) 04)

Lista de exercícios 01) 02) 03) 04) Lista de exercícios 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e) Eletroafinidade. 02) Na tabela

Leia mais

Tabela Periódica. Prof.: SALIM KADI. Prof.: NILSON NOVAES.

Tabela Periódica. Prof.: SALIM KADI. Prof.: NILSON NOVAES. Tabela Periódica Prof.: SALIM KADI salimkadiari@hotmail.com Prof.: NILSON NOVAES nilnovaes@hotmail.com Histórico da Tabela Periódica Johann Wolfgang Döbereiner. Alexandre Béguyer de Chancourtois. John

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Pág.139

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Pág.139 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Pág.139 Pergunta: o que são propriedades periódicas? São propriedades dos elementos químicos que repetem-se em um intervalo de número atômico. A repetição de algumas propriedades

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA

ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9º TURMA(S):

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. ASSUNTO: Tabela Periódica

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. ASSUNTO: Tabela Periódica CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: Química Geral ASSUNTO: Tabela Periódica Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1. Introdução Quando os elementos são listados, sequencialmente, em ordem crescente de número

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL 01. Item D Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02. Item B A energia

Leia mais

I - Para responder as questões de 1 a 4, você deverá ler o texto deste capítulo e consultar a tabela periódica.

I - Para responder as questões de 1 a 4, você deverá ler o texto deste capítulo e consultar a tabela periódica. QUESTÕES PARA REVISÃO I - Para responder as questões de 1 a 4, você deverá ler o texto deste capítulo e consultar a tabela periódica. Desenhe uma tabela e indique a localização dos metais e dos ametais

Leia mais

QUÍMICA Profª Msc. Érika Almeida

QUÍMICA Profª Msc. Érika Almeida TABELA PERIÓDICA. Mendeleev (869): organizou os elementos da tabela periódica em ordem crescente de massa atômica e de propriedades; 2. Moseley (887-95): organizou os elementos químicos com base no número

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Sumário apítulo 6 Modelo atômico segundo a Mecânica ndulatória...1 apítulo 7 lassificação periódica dos elementos...4 apítulo 8 Ligações químicas I...8 apítulo 9 Ligações químicas

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto. III Unidade

Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto. III Unidade Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto III Unidade Ligações Químicas Ligações iônicas Tipos de Ligações Ligações covalentes Ligações metálicas Os gases nobres e a regra do octeto Todas as substâncias

Leia mais

09) (Vunesp) Os elementos I, II e III têm as seguintes configurações eletrônicas em suas camadas de valência:

09) (Vunesp) Os elementos I, II e III têm as seguintes configurações eletrônicas em suas camadas de valência: 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e) Eletroafinidade. 02) Na tabela periódica, estão

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA

Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA BREVE HISTÓRICO Mendeleev (1869): organizou os elementos em ordem crescente de massas atômicas. Os elementos de comportamento químico

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

Estabilidade dos Átomos

Estabilidade dos Átomos Ligações Químicas Estabilidade dos Átomos Os gases nobres são os únicos encontrados na natureza na forma monoatômica, ou seja, não se ligam se, apresentam na forma de átomos. Os gases nobres, com exceção

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 4 TABELA PERIÓDICA Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte dos

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 1 - Aula 21 a 24 - Tabela Periódica. 1. (Uerj 2017) O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos

Leia mais

Classificação periódica dos elementos. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Classificação periódica dos elementos. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Classificação periódica dos elementos Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Tabela periódica A atual classificação periódica dos elementos fundamenta-se na LEI DA PERIODICIDADE DOS

Leia mais

Terceira aula de química

Terceira aula de química Terceira aula de química Nome: Laísa 24/04/2017 O modelo atômico de Thomson Foi proposta em 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson. Ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por

Leia mais

2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente:

2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente: QUÍMICA 1- A magnetita, um minério do qual se extrai ferro possui fórmula molecular Fe 3 O x e sua massa molecular é 232u. Determine o valor de x e escreva a fórmula molecular correta da magnetita. 2-

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

Aulão de Química. Química Geral Professor: Eduardo Ulisses

Aulão de Química. Química Geral Professor: Eduardo Ulisses Aulão de Química Química Geral Professor: Eduardo Ulisses Substâncias e Misturas Substância é qualquer parte da matéria que possui propriedades constantes. As substâncias podem ser classificadas como sendo

Leia mais

Vida e matéria. Aula de hoje

Vida e matéria. Aula de hoje Vida e matéria Aula de hoje Energia e matéria são constituintes essenciais do universo e dos seres vivos. A energia fornece força para manter as estruturas juntas ou separadas, e mover as coisas de um

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. A) São elementos que pertencem à família dos gases nobres, portanto, apresentam as camadas de valência completas, o que faz com que a energia necessária para a retirada

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Assinale e a opção que identifica corretamente os metais citados no texto.

Assinale e a opção que identifica corretamente os metais citados no texto. PROPRIEDADES PERIÓDICAS INTENSIVO QUÍMICA PROF. CIRILO 1. (UNIRIO RJ) "A falta de cuidado no uso de pigmentos de cores vivas em telas de artistas famosos pode ter sido a causa de doenças que eles sofreram.

Leia mais

TABELA PERIÓDICA. Observamos que ele possui 7 elétrons na última camada, então, se encontra na família 17 ou 7A da classificação periódica.

TABELA PERIÓDICA. Observamos que ele possui 7 elétrons na última camada, então, se encontra na família 17 ou 7A da classificação periódica. TABELA PERIÓDICA 1- Introdução No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas semelhantes

Leia mais

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b)

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b) 1. A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico. A força de atração

Leia mais

Estrutura da matéria. Estrutura atômica

Estrutura da matéria. Estrutura atômica Estrutura da matéria 1. Considere a tabela de pontos de fusão e pontos de ebulição da substância a seguir. Substância P.F P.E Cloro - 101,0-34.6 Flúor - 219,6-188,1 Bromo - 7,2 58,8 Mercúrio - 38,8 356,6

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Qui. Semana 3 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Tabela Periódica e Periodicidade Química. Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013

Tabela Periódica e Periodicidade Química. Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Tabela eriódica e eriodicidade Química rof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Histórico É fato que... Alguns elementos químicos já eram conhecidos desde a antiguidade... Mas... Ex: Au, Ag, Sn, Cu, b e Hg...

Leia mais

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química OQSP-2019

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química OQSP-2019 Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química OQSP-2019 http://allchemy.iq.usp.br/oqsp/oqsp-2019-1-tabela_periodica-carolina_rodrigues Autora: Carolina Souza Rodrigues Série: primeira (2018)

Leia mais

Tabela Periódica. 10º ano

Tabela Periódica. 10º ano Alguns elementos químicos são conhecidos desde há milénios porque são extraídos da natureza em estado isolado. Os gregos imaginaram que todos os materiais eram constituídos por combinação de outros mais

Leia mais

Miguel Neta, novembro de Tabela Periódica

Miguel Neta, novembro de Tabela Periódica Miguel Neta, novembro de 2018 Tabela Periódica Alguns elementos químicos são conhecidos desde há milénios porque são extraídos da natureza em estado isolado. Fogo Os gregos imaginaram que todos os materiais

Leia mais

1.3.1 Evolução histórica da tabela periódica

1.3.1 Evolução histórica da tabela periódica ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Física e Química A 10.º Ano Resumo Q1.3. Unidade 1 / 1.3: Tabela periódica 1.3.1 Evolução da tabela periódica 1.3.2 Organização e estrutura da Tabela Periódica 1.3.3

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) LIGAÇÃO QUÍMICA É A FORÇA QUE MANTÉM ÁTOMOS E/OU ÍONS UNIDOS NAS

Leia mais

TABELA PERIÓDICA. [Ar] 4s 3d 4p. a) Cu + b) Sn + c) Cd d) Ge + e) Zn + Página 1 de 7

TABELA PERIÓDICA. [Ar] 4s 3d 4p. a) Cu + b) Sn + c) Cd d) Ge + e) Zn + Página 1 de 7 1. (Ufg 013) Para estimular um estudante a se familiarizar com os números atômicos de alguns elementos químicos, um professor cobriu as teclas numéricas de uma calculadora com os símbolos dos elementos

Leia mais

Como classificar os elementos. Classificação periódica dos elementos químicos. As tríades de Döbereiner. Lei das oitavas 06/09/2017

Como classificar os elementos. Classificação periódica dos elementos químicos. As tríades de Döbereiner. Lei das oitavas 06/09/2017 Como classificar os elementos Classificação periódica dos elementos químicos 1650: prata, arsênio, ouro, carbono, cobre, ferro, mercúrio, chumbo, enxofre, antimônio e estanho; Hemnning Brand: tentando

Leia mais

Classificação Periódica dos Elementos

Classificação Periódica dos Elementos Classificação Periódica dos Elementos Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375c Classificação periódica dos elementos / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, 2015. 34 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

Classificação Periódica. Prof: Marcelo Vizeu

Classificação Periódica. Prof: Marcelo Vizeu Classificação Periódica Prof: Marcelo Vizeu Ordem Crescente de Número Atômico - Moseley Classificação dos Elementos Metais Ametais Gases Nobres Características Gerais dos Elementos METAIS AMETAIS Brilhantes

Leia mais

AULA: Tabela Periódica

AULA: Tabela Periódica AULA: Tabela Periódica Um Breve Histórico Antoine-Lavoisier (1789) Em sua obra O Tratado Elementar da Química: Listou algumas substâncias as quais não podiam ser quebradas como o hidrogênio,o Oxigênio,

Leia mais

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61 Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 58 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 61 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA

NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 20/ 04/2017 Tema da aula: Modelo Atômico de Bohr e Distribuição Eletrônica O desenvolvimento da teoria atômica NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA - Ao longo

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 Professora Paula Melo Silva Data: 16 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A Tabela periódica (TP)

Leia mais

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Causas da variação das propriedades periódicas dos elementos Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Eletrões de valência menos energéticos mais próximos do núcleo n aumenta

Leia mais

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 Matéria: é qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço. Átomo: é a menor partícula possível de um elemento químico. É formado por núcleo e eletrosfera. É constituído

Leia mais