Ricardo de Oliveira Carneval PETROBRAS S.A.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ricardo de Oliveira Carneval PETROBRAS S.A."

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÂO DE DADOS PARA AGILIZAR O EMPREGO DO ENSAIO DE CORRENTES PARASITAS EM TROCADORES DE CALOR Ricardo de Oliveira Carneval PETROBRAS S.A. Trabalho apresentado no XXI Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos, Salvador, agosto, As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

2 SINÓPSE A inspeção de trocadores de calor para detecção de processo corrosivo emprega principalmente a técnica de correntes parasitas. Um trocador de calor possui um número de tubos ao redor de 500 com comprimento na faixa de 4 a 10 metros. A velocidade de inspeção para um deslocamento de sonda máximo normalizado é algo como um tubo por minuto. Para atender a essas condicionantes e apresentar um laudo rápido que permita ao pessoal de manutenção agilizar as soluções que coloquem o trocador de volta em operação num prazo o mais curto possível é importante que o ensaio conte com o apoio computacional na avaliação dos resultados do ensaio nãodestrutivo. Esse trabalho mostra os esforços realizados pelo grupo de inspeção da gerência de materiais e equipamentos do centro de pesquisas da PETROBRAS, no intuito de desenvolver um sistema computacional para agilizar a apresentação dos resultados do ensaio de correntes parasitas na inspeção de tubos de trocadores de calor.

3 1. Introdução A busca incessante por métodos ou processos mais rápidos, mais precisos e com menores custos é a razão de ser da engenharia. A atividade de ensaios não-destrutivos é uma atividade, que na maioria das situações, demanda tempo para sua realização. Normalmente o elemento sensor (sonda ou transdutor) tem uma dimensão reduzida (para aumentar a sensibilidade da técnica) e precisa ser movido por todas as regiões do equipamento a inspecionar. Esforços têm sido feitos no intuito de desenvolver técnicas de inspeção que permitam uma avaliação mais global do equipamento, mas infelizmente, os métodos até hoje apresentados possuem sensibilidade reduzida (comparada às técnicas pontuais) em virtude da maior região de cobertura. Uma etapa muito importante da atividade de inspeção de equipamentos é a confecção do relatório de ensaios não-destrutivos. Da perfeita retratação da situação real existente no equipamento é que a conseqüente avaliação de integridade e a tomada de decisão quanto a reparo serão mais bem executadas. No entanto, quem trabalha nessa área não tem duvidas ser essa etapa também extremamente consumidora de tempo. A agilização do processo de coleta de informações é uma tarefa complicada visto que mesmo com a grande evolução da microinformática ela depende da mecanização do processo de movimentação da sonda que infelizmente não teve uma evolução tão acentuada quanto a eletrônica e a informática. Já a documentação esta sim pode ser bastante automatizada, pois passamos dos velhos formulários impressos para emissão de relatórios para os bancos de dados em computadores onde mesmo imagens podem ser catalogadas. Dessa forma é nessa área (emissão de relatórios) que procuraremos mostrar nesse trabalho as possibilidades de aumento de velocidade no processo. A inspeção por correntes parasitas de feixes tubulares de trocador de calor deve atender prioritariamente as seguintes questões feitas pelo responsável pela integridade do permutador: - quais tubos, e em qual quantidade, devem ser substituídos ou retirados de operação ( plugueados ). Em outras palavras, quais tubos apresentam perda de espessura de parede acima de um valor pré-estabelecido (usualmente 50%); - qual o lado da parede do tubo no qual o processo corrosivo de deterioração se originou (interno ou externo); - existe uma localização preferencial para ocorrência do dano, na seção transversal (posição no espelho) e/ou longitudinal (ao longo comprimento do tubo) do feixe; - qual o tipo de fenômeno de dano presente (trincamento, corrosão alveolar, corrosão pitiforme, etc...). O ensaio de correntes parasitas tem perfeitas condições de fornecer respostas para as três primeiras perguntas e alguma dificuldade de responder a última, pois vejamos: - o ensaio se baseia na introdução de corrente elétrica (induzida, parasita) no trecho do tubo inspecionado e a redução de espessura causada pelo processo corrosivo provoca perturbações nessa corrente, podendo ser medida e localizada, figura 1;

4 - a sonda é introduzida a partir de um espelho de referência (fixo ou flutuante) em todo o comprimento do tubo e durante a extração da mesma os sinais gerados são registrados, foto 1; Figura 1 Princípio do Ensaio de Correntes Parasitas Foto 1 Inspeção de Tubo de Feixe de Trocador de Calor por Correntes Parasitas. - as componentes horizontal (x) e vertical (y) do sinal (sistema de coordenadas cartesianas) indicam a amplitude e fase dos sinais (sistema de coordenadas polares), figura 2;

5 Figura 2 Sinal do Ensaio de Correntes Parasitas - a amplitude do sinal da indicação permite definir (procedimento de ensaio) a necessidade do seu registro e a fase permite definir a posição da descontinuidade em termos de lado da parede (interna ou externa, curva de calibração), figuras 2 e 3; Figura 3 Tubo de Calibração e Curva de Calibração.

6 - a posição das indicações nas componentes do sinal (x e y) indica a localização da descontinuidade no comprimento do tubo, figuras 2 e foto 2; Foto 2 Localização da descontinuidade com base nas componentes do sinal. - é comum o relatório de inspeção apresentar a compilação dos resultados do teste sob a forma gráfica, no qual empregando um padrão numérico ou de cores a máxima redução de espessura dos tubos é indicada, figura 4. Figura 4 Resultados da inspeção por correntes parasitas em trocador de calor apresentado sob a forma gráfica

7 2. A Planilha Eddy_Trocador A distribuição ou posicionamento dos tubos no espelho de um trocador de calor atende a uma organização (coordenadas cartesianas: x, y) em tudo semelhante às tabelas informáticas, planilhas eletrônicas ou do inglês spreadsheets. Conforme já citado anteriormente utilizaram-se os recursos dos programas de planilha eletrônica para tentar agilizar a emissão de relatórios de inspeção por correntes parasitas de feixes tubulares de trocadores de calor. No caso desse trabalho empregou-se o programa Microsoft Excel na sua versão Passa agora a descrever os detalhes da planilha, chamada Eddy_Trocador, desenvolvida. As planilhas Excel podem ser subdivididas em outras sub-planilhas e/ou gráficos e esse é caso da aqui apresentada. A primeira sub-planilha a ser preenchida antes da realização da inspeção é a denominada Especificação, figura 5, nela estão contidas as principais informações relevantes à inspeção do trocador de calor: - características dos tubos (material, especificação, com ou sem costura, diâmetro externo, espessura, comprimento, tubo reto ou em U ); - características do feixe (TAG number, tipo de empilhamento, número de passes, número e posições das chicanas ); - características dos produtos internamente e externamente aos tubos; Figura 5 Sub-planilha Especificação.

8 - parâmetros de calibração do ensaio (freqüência, ângulo de fase, ganho eletrônico, escala do osciloscópio ou tela); - dados reais para construção da curva de calibração (reduções de espessura das descontinuidades do tubo de calibração e respectivas amplitudes e fases dos sinais correspondentes). A montagem dos tubos no espelho de um trocador de calor pode atender a um dos três tipos de empilhamentos possíveis, figura 6: - quadrado (os tubos de uma fileira estão sempre sobre ou sob os tubos das fileiras adjacentes); - triangular par (os tubos de uma fileira ocupam os interstícios entre os tubos das fileiras adjacentes e os tubos das linhas (x) pares estão posicionados nas fileiras (y, colunas) pares, enquanto que as linhas impares têm ocupadas as fileiras impares); - triangular impar (os tubos de uma fileira ocupam os interstícios entre os tubos das fileiras adjacentes e os tubos das linhas (x) pares estão posicionados nas fileiras (y, colunas) impares, enquanto que as linhas impares têm ocupadas as fileiras pares). Figura 6 Tipos de empilhamentos de tubos possíveis em um trocador de calor. Com a introdução dos dados do tubo padrão e dos sinais, obtidos na calibração a planilha constrói a curva de calibração que será usada durante a inspeção para avaliação dos sinais, figura 7. Figura 7 Curva de calibração construída pela planilha Eddy_Trocador.

9 As sub-planilhas Espelho Quadrado (figura 8), Espelho Triangular Par e Espelho Triangular Impar permitem a introdução dos números dos tubos iniciais e finais de cada fileira do trocador. Os valores introduzidos permitem a construção do assim chamado mapa do espelho do trocador, que indica graficamente onde estão posicionados os tubos. O mapa do espelho servirá para apresentação dos resultados da inspeção após a realização da mesma e introdução dos resultados individuais dos tubos. A planilha desenvolvida permite representar a existência de intervalo sem a presença de tubos. São explicitados os valores de tubos existentes em uma linha e o total de tubos da primeira até a linha considerada. Figura 8 Construção do mapa do espelho na planilha Eddy_Trocador. Em outra região da sub-planilha espelho (quadrado, triangular par ou triangular impar, figura 9) permite definir os códigos que serão utilizados para informar o resultado do ensaio em termos de situação de cada tubo inspecionado (não inspecionado, valor de redução de espessura interna ou externa, obstruído, amassado, plugueado, à pluguear se redução de espessura está acima de um valor pré-estabelecido). Figura 9 Códigos dos Resultados da Inspeção.

10 Ainda na mesma sub-planilha existe uma tabela (figura 10) onde aparecem os tubos presentes no espelho do trocador em função das posições iniciais e finais (dos tubos das linhas) introduzidas anteriormente. Como é mais fácil para o operador, que é responsável pela introdução e extração da sonda, localizar os tubos seqüencialmente nas linhas a tabela os indica em associação com o sistema de identificação matricial (linhas-x-horizontais versus colunas-y-verticais). Nessa tabela preenche-se o resultado da inspeção dos tubos em termos de: redução de espessura (%), localização ao longo do comprimento do tubo (referenciada a chicanas, por exemplo) e código (figura 9). À medida que o código é preenchido, automaticamente o mapa do espelho vai sendo construído com o resultado da inspeção (figura 11). Figura 10 Tabela com a seqüência de tubos nas linhas (para facilitar a inspeção) e local para preenchimento dos resultados.

11 Figura 11 Mapa do espelho com o resultado da inspeção. Devido às facilidades da informática, durante e após o encerramento da inspeção é possível ter ainda uma avaliação estatística do estado de dano do trocador (figura 12) e da produtividade do ensaio (figura 13). Durante a execução do ensaio é possível ainda ter-se uma estimativa da hora de encerramento do ensaio. 5. Conclusões Apresentou-se o desenvolvimento de uma planilha eletrônica para facilitar a atividade de inspeção de tubos de feixes tubulares de trocadores de calor bem como na emissão do relatório com os resultados do ensaio. A adoção dessa planilha permite agilizar a tomada de decisão quanto à necessidade de troca ou plugueamento de tubos. Modificações dos programas de aquisição de dados em correntes parasitas podem permitir que os arquivos com os resultados da inspeção gerados por esses programas sejam introduzidos diretamente na planilha Eddy_Trocador para emissão do relatório.

12 Figura 12 Resumo Estatístico do Estado do Trocador de Calor (distribuição das perdas de espessura e posicionamento da maior perda no comprimento do feixe). Figura 13 Produtividade da Inspeção por Correntes Parasitas (tubos inspecionados por tempo, tempo para inspeção de um tubo, velocidade de deslocamento da sonda durante a inspeção).

COTEQ APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E TECNOLOGIA AVANÇADA NA INSPEÇÃO DE TUBOS POR CORRENTES PARASITAS Mauro Araujo 1, Arilson Silva 2

COTEQ APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E TECNOLOGIA AVANÇADA NA INSPEÇÃO DE TUBOS POR CORRENTES PARASITAS Mauro Araujo 1, Arilson Silva 2 12 a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos COTEQ 2013 016 APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E TECNOLOGIA AVANÇADA NA INSPEÇÃO DE TUBOS POR CORRENTES PARASITAS Mauro Araujo 1, Arilson Silva 2 Trabalho apresentado

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS INSPEÇÃO POR RFET EM CALDEIRAS E TROCADORES DE CALOR 01 A inspeção em feixes de trocadores e banco de tubos de caldeiras são difíceis pois: Arranjo

Leia mais

ULTRASSOM AUTOMÁTICO DE SOLDAS PROCEDIMENTO PR-042

ULTRASSOM AUTOMÁTICO DE SOLDAS PROCEDIMENTO PR-042 Página: 1 de 13 1. OBJETIVO Este procedimento fixa as condições para a execução dos ensaios por ultrassom automático para detecção e avaliação de descontinuidades em juntas longitudinais e helicoidais

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR Aluno: Igor Szczerb Orientador: Marcos Venicius Soares Pereira Introdução A termografia ativa é um método

Leia mais

ULTRASSOM - CHAPAS PROCEDIMENTO DE END PR 015

ULTRASSOM - CHAPAS PROCEDIMENTO DE END PR 015 Página: 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as condições mínimas do ensaio não destrutivo por meio de ultrassom para detecção de duplalaminação em chapas grossas de aço carbono e baixa liga, bem como para

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE DE CORROSÃO SOB TENSÃO (CST) EM DUTO SUJEITO À MOVIMENTAÇÃO DE SOLO

AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE DE CORROSÃO SOB TENSÃO (CST) EM DUTO SUJEITO À MOVIMENTAÇÃO DE SOLO AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE DE CORROSÃO SOB TENSÃO (CST) EM DUTO SUJEITO À MOVIMENTAÇÃO DE SOLO João Hipolito de Lima Oliver Eng. Eletricista TRANSPETRO Confiabilidade de Dutos Byron Gonçalves de Souza

Leia mais

ULTRASSOM - SOLDAS INSTRUÇÕES AO CANDIDATO EXAME PRÁTICO IT 039

ULTRASSOM - SOLDAS INSTRUÇÕES AO CANDIDATO EXAME PRÁTICO IT 039 Página: 1 de 8 1. OBJETIVO Fornecer ao candidato as instruções necessárias para execução do exame prático específico no Ensaio Não Destrutivo por ultrassom, de acordo com o Sistema Nacional de Qualificação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE INSPEÇÃO ULTRA-SÔNICA B-SCAN PARA MAPEAMENTO DE REGIÕES COM PERDA DE ESPESSURA.

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE INSPEÇÃO ULTRA-SÔNICA B-SCAN PARA MAPEAMENTO DE REGIÕES COM PERDA DE ESPESSURA. UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE INSPEÇÃO ULTRA-SÔNICA B-SCAN PARA MAPEAMENTO DE REGIÕES COM PERDA DE ESPESSURA. Arilson Rodrigues Mauro Duque de Araujo José A. P. Chainho German Engenharia e Serv. De Manutenção

Leia mais

Aplicações da Técnica de Emissão Acústica em Dutos e Tubulações

Aplicações da Técnica de Emissão Acústica em Dutos e Tubulações Aplicações da Técnica de Emissão Acústica em Dutos e Tubulações Pedro Feres Filho PASA - Physical Acoustic South America e-mail: pedro@pasa.com.br Tel: +11 3082 5111 Introdução Tubulações de gás, óleo

Leia mais

Brasil 2018 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2018 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2018 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS INSPEÇÃO POR RFET EM CALDEIRAS E TROCADORES DE CALOR 01 A inspeção em feixes de trocadores e banco de tubos de caldeiras são difíceis pois: Arranjo

Leia mais

APLICAÇÃO DE CORRENTES PARASITAS EM TUBOS DE TROCADORES DE

APLICAÇÃO DE CORRENTES PARASITAS EM TUBOS DE TROCADORES DE CONAEND&IEV2016-033 APLICAÇÃO DE CORRENTES PARASITAS EM TUBOS DE TROCADORES DE CALOR - TRINCAS CIRCUNFERENCIAIS - PROBLEMAS E SOLUÇÕES Mauro Duque de Araujo 1, Arilson Rodrigues da Silva 2 Copyright 2016,

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR Aluno: Ivan Ramalho Tonial Orientador: Marcos Venicius Soares Pereira Introdução Inicialmente nas primeiras

Leia mais

Rubem Manoel de Braga - LAMEF UFRGS Henrique Anderson Beker - LAMEF UFRGS Afonso Reguly - LAMEF UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rubem Manoel de Braga - LAMEF UFRGS Henrique Anderson Beker - LAMEF UFRGS Afonso Reguly - LAMEF UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul SONDA PARA MEDIR A ESPESSURA RESIDUAL DE CILINDROS DE MOTORES Rubem Manoel de Braga - LAMEF UFRGS Henrique Anderson Beker - LAMEF UFRGS Afonso Reguly - LAMEF UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

APLICAÇÃO CONJUGADA DAS TÉCNICAS DE IRIS, CORRENTES PARASITAS, CAMPO REMOTO e MFL NA INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCA TÉRMICA.

APLICAÇÃO CONJUGADA DAS TÉCNICAS DE IRIS, CORRENTES PARASITAS, CAMPO REMOTO e MFL NA INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCA TÉRMICA. APLICAÇÃO CONJUGADA DAS TÉCNICAS DE IRIS, CORRENTES PARASITAS, CAMPO REMOTO e MFL NA INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCA TÉRMICA. Mauro Duque de Araujo Arilson Rodrigues da Silva 1 - INTRODUÇÃO Falhas em tubos

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PHASED ARRAY ULTRASSOM AVANÇADO SISTEMA PHASED ARRAY 2 PHASED ARRAY O CONCEITO O Ensaio de ultrassom pela técnica Phased Array se baseia num sistema

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR Alunos: Igor Szczerb e Ivan Ramalho Tonial Orientador: Marcos Venicius Soares Pereira Introdução Para

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA TÉCNICAS PREDITIVAS. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA TÉCNICAS PREDITIVAS. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA TÉCNICAS PREDITIVAS João Mario Fernandes Manutenção Preditiva: É um conjunto de atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance ou desempenho dos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE ULTRA-SOM À DISTÂNCIA APLICADA A UMA TUBULAÇÃO DE PETRÓLEO DA REDUC RESUMO

AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE ULTRA-SOM À DISTÂNCIA APLICADA A UMA TUBULAÇÃO DE PETRÓLEO DA REDUC RESUMO AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE ULTRA-SOM À DISTÂNCIA APLICADA A UMA TUBULAÇÃO DE PETRÓLEO DA REDUC Leandro de Mendonça Thurler 1 Daniel Leite Cypriano Neves 1 Agildo Badaró Moreira 2 Ricardo de Oliveira Carneval

Leia mais

Palavras chave: B-Scan, C-Scan, corrosão, perda de espessura, ultrassom

Palavras chave: B-Scan, C-Scan, corrosão, perda de espessura, ultrassom Detecção de descontinuidades em chapa de aço sae 1020 utilizando técnica ultrassônica Angêlo Antonio Carvalho Aragão 1, Cláudia Teresa Teles Farias, Matheus Souza Sales Araújo, Ygor Tadeu Bispo dos Santos.

Leia mais

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC)

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) Tópicos que serão explorados na aula Introdução Tipos de MMCs Sistema de medição (as réguas e apalpadores) Programas computacionais Erros Compensação (Calibração

Leia mais

8 Resultados da metodologia de IBR do API 581 BRD

8 Resultados da metodologia de IBR do API 581 BRD 8 Resultados da metodologia de IBR do API 581 BRD O objetivo do API 581 BRD é justamente fornecer a metodologia usada para avaliar cenários de planos de inspeção através de IBR. A avaliação de IBR considera:.

Leia mais

13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos

13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos 13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos COTEQ2015 052 EFEITO DE INCRUSTAÇÃO E CORROSÃO INTERNA NO ENSAIO DE IRIS PROBLEMAS E SOLUÇÕES Arilson R. Silva 1, Mauro Duque de Araujo 2 Copyright 2015,

Leia mais

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC)

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) ERROS ERROS ERRO DE ABBÈ ERROS ERROS GEOMÉTRICOS Erros de Translação Retilineidade horizontal YAW Retilineidade vertical Erro de posição Erros de Rotação Erro

Leia mais

Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo

Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo Nome: Leonardo Zuqui Coelho E-mail:leonardozuqui@live.com Data: 24/05/2014 Local: Cotia-SP Introdução Este trabalho tem

Leia mais

5 Abordagem experimental

5 Abordagem experimental 5 Abordagem experimental Neste capítulo são descritos as características dos espécimes tubulares testados e os procedimentos utilizados nos testes. Todos os testes foram instrumentados e realizados no

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PONTES O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE SAÚDE ESTRUTURAL (PMSE) PARA PONTES 01 O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE (PMSE) foi desenvolvido pela IB-NDT

Leia mais

ULTRASSOM EM SOLDA A PONTO

ULTRASSOM EM SOLDA A PONTO 1 ULTRASSOM EM SOLDA A PONTO 2 Fundamentos da Soldagem Soldagem por resistência Definição: É um processo de pressão, produzido a partir da superfície de contato entre duas chapas distintas, por meio do

Leia mais

Conceção, Simulação e Validação Experimental de Sondas de Correntes Induzidas para Ensaios Não Destrutivos de Geometrias Tubulares

Conceção, Simulação e Validação Experimental de Sondas de Correntes Induzidas para Ensaios Não Destrutivos de Geometrias Tubulares 3ª Conferência Nacional em Ensaios Não Destrutivos 15 e 16 de Dezembro 2014, Amadora, Portugal Conceção, Simulação e Validação Experimental de Sondas de Correntes Induzidas para Ensaios Não Destrutivos

Leia mais

Vasos de Pressão. Desenvolvimento do projeto e da construção dos vasos de pressão

Vasos de Pressão. Desenvolvimento do projeto e da construção dos vasos de pressão Vasos de Pressão Desenvolvimento do projeto e da construção dos vasos de pressão Etapas do Projeto e Construção Gestão de Projetos Etapas sugeridas, na sequência: Definição dos dados gerais de projeto

Leia mais

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO EXAME PRÁTICO ULTRASSOM DIMENSIONAMENTO IT 145

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO EXAME PRÁTICO ULTRASSOM DIMENSIONAMENTO IT 145 Página: 1 de 6 1. OBJETIVO Esta instrução tem por objetivo padronizar a sistemática de avaliação de pessoal para execução do ensaio não destrutivo por ultrassom, de acordo com o Sistema Nacional de Qualificação

Leia mais

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3.326, de 29 de novembro de 1994 Publicada no DOERJ de 09 de dezembro de 1994

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM TAMBOR DE CORREIA TRANSPORTADORA INSPEÇÃO PARA MAPEAMENTO DE TRINCAS SOB CAMADA DE TINTA EM TAMBOR DE ACIONAMENTO DE CORREIA TRANSPORTADORA

Leia mais

2. INTRODUÇÃO 3. DETECÇÃO DE TRINCAS SUPERFICIAIS

2. INTRODUÇÃO 3. DETECÇÃO DE TRINCAS SUPERFICIAIS NOVAS APLICAÇÕES DE EDDY CURRENT NA INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS Arilson Rodrigues 1, Mauro Araujo 2, Adélio Borges 3 Copyright 2006, ABENDE Trabalho apresentado no CONAEND&IEV 2006, em São Paulo/SP. As informações

Leia mais

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA CONCRETO

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA CONCRETO ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA CONCRETO Principais mercados e atuação Industria de construção Consultoría Análise Controle de Qualidade Laboratorios Institutos de Engenharia Educação Slide 2 Equipamentos

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS TELEFÉRICOS DE CARGA PESSOAS 01 PESSOAS EXPERIÊNCIA DA IB-NDT A IB-NDT já inspecionou 10 dos 10 maiores teleféricos do Brasil: Pão de açúcar -

Leia mais

CONAEND&IEV CONTROLE DIMENSIONAL E MONITORAMENTO DAS TENSÕES RESIDUAIS

CONAEND&IEV CONTROLE DIMENSIONAL E MONITORAMENTO DAS TENSÕES RESIDUAIS CONAEND&IEV2012 017 CONTROLE DIMENSIONAL E MONITORAMENTO DAS TENSÕES RESIDUAIS NA FASE DE SUB-MONTAGEM DURANTE A FABRICAÇÃO DE NAVIOS Tatiana Gurova 1, Segen F. Estefen 2, Anatoli Leontiev 3 Copyright

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS 1 INSPEÇÃO EM DUTOS DE COG GAS DE COQUERIA 2 Os Dutos que compõem o sistema de COG (Gás de Coqueria), BFG (Gás de Alto Forno) e LDG (Gás de. Aciaria),

Leia mais

REFLECTOMETRIA DO PULSO ACÚSTICO

REFLECTOMETRIA DO PULSO ACÚSTICO REFLECTOMETRIA DO PULSO ACÚSTICO 4 All Rights reserved to AcousticEye. www.acousticeye.com RPA Reflectometría do Pulso Acústico o Se injeta um pulso acústico audível; o Toda mudança na seção do tubo causa

Leia mais

UN, Population Division, 2011)

UN, Population Division, 2011) 22 1 1.1 Contextualização e motivação Historicamente o aumento da população em centros urbanos se deu a partir da revolução industrial no século XIX, entretanto a sua concentração sempre foi maior no campo.

Leia mais

Informações sobre estacionamentos automáticos e manuais GARAGEM AUTOMATIZADA INTELIGENTE MODELO CARROSSEL

Informações sobre estacionamentos automáticos e manuais GARAGEM AUTOMATIZADA INTELIGENTE MODELO CARROSSEL Informações sobre estacionamentos automáticos e manuais GARAGEM AUTOMATIZADA INTELIGENTE MODELO CARROSSEL 1. Objetivo Ampliar um maior número de vagas para carros no espaço horizontal ou vertical disponível

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 12.9

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 12.9 MÓDULO DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INSTALAÇÃO DE RÉGUA LINIMÉTRICA NA SEÇÃO DE CONTROLE DA BARRAGEM DE NÍVEL DE SAA VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1 OBJETIVO...3 2 METODOLOGIA...3 2.1 INSTALAÇÃO

Leia mais

Figura. 5.1 Resposta do LED de 5 mm de diâmetro em função da corrente elétrica aplicada.

Figura. 5.1 Resposta do LED de 5 mm de diâmetro em função da corrente elétrica aplicada. 56 5 Resultados Neste capítulo serão apresentados os resultados das medidas experimentais feitas no presente trabalho. Para facilitar a compreensão, o texto procura seguir a mesma seqüência que aquela

Leia mais

planilhas-excel, como forma de reduzir o tempo gasto na realização das atividades apresentadas

planilhas-excel, como forma de reduzir o tempo gasto na realização das atividades apresentadas Apêndice A Instruções para a construção das planilhas Esse documento foi elaborado para ajudar o professor e o aluno na montagem de planilhas-excel, como forma de reduzir o tempo gasto na realização das

Leia mais

DESENHO TÉCNICO I AULA 06 PLANTAS BAIXAS. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

DESENHO TÉCNICO I AULA 06 PLANTAS BAIXAS. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos DESENHO TÉCNICO I AULA 06 PLANTAS BAIXAS Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Devem conter todas as informações

Leia mais

ALGÁS EMPREENDIMENTO: ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

ALGÁS EMPREENDIMENTO: ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA GEEN-05 USUARIO: EMPREENDIMENTO: de 8 REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL CURVAMENTO DE TUBOS - REQUISITOS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 Este documento

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS INSPEÇÃO EM SOLDAS COM ACFM (ALTERNATING CURRENT FIELD ) 01 02 03 O ACFM é uma tecnologia eletromagnética sem contato para a detecção de trincas

Leia mais

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 48 3. O PROGRAMA O primeiro programa para cálculo dos esforços internos de pontes protendidas de madeira foi desenvolvido por Joe Murphy,

Leia mais

SUMÁRIO. CÓDIGO: NTD DATA PUBLICAÇÃO: 8/04/2013 TÍTULO: Padrão de Projetos Georreferenciados VERSÃO NORMA: 3.1

SUMÁRIO. CÓDIGO: NTD DATA PUBLICAÇÃO: 8/04/2013 TÍTULO: Padrão de Projetos Georreferenciados VERSÃO NORMA: 3.1 TÍTULO: Padrão de SUMÁRIO NTD 002.011 PADRÃO DE PROJETOS GEORREFERENCIADOS... 2 1. Objetivo... 2 2. Sistema de Projeção de Coordenadas... 2 3. Especificação do equipamento de Global Positioning System

Leia mais

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA Maurício de Oliveira Marcos Rodrigues Técnicos de Inspeção de Equipamentos e Instalações da Refinaria Presidente

Leia mais

Inspeção de Reatores Tubulares por Correntes Parasitas

Inspeção de Reatores Tubulares por Correntes Parasitas Inspeção de Reatores Tubulares por Correntes Parasitas Adolpho Soares Technotest Consultoria e Assessoria Ltda. Rua Juparanã, 397, Bairro Concórdia, Belo Horizonte, Minas Gerais technotest@technotest.com.br

Leia mais

Título: SOLDAGEM EM TETO DE TANQUE EM OPERAÇÃO DE FPSO E FSO: Um estudo sobre as temperaturas alcançadas durante um procedimento de soldagem

Título: SOLDAGEM EM TETO DE TANQUE EM OPERAÇÃO DE FPSO E FSO: Um estudo sobre as temperaturas alcançadas durante um procedimento de soldagem Título: SOLDAGEM EM TETO DE TANQUE EM OPERAÇÃO DE FPSO E FSO: Um estudo sobre as temperaturas alcançadas durante um procedimento de soldagem Autores: MSc. Marcus Vinicius Cruz Sampaio¹, MSc. Paulo Faria¹

Leia mais

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 142 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS A dissertação foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma metodologia para o gerenciamento da corrosão considerando um conjunto de práticas e recomendações existentes atualmente,

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PO-LFX-1002 Revisão 07 Data 08/11/2017 Título IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE INCERTEZA Classificação Restrito n o de páginas 06 n o de

Leia mais

6 AÇÕES MITIGADORAS PARA FALHAS POR CORROSÃO

6 AÇÕES MITIGADORAS PARA FALHAS POR CORROSÃO 132 6 AÇÕES MITIGADORAS PARA FALHAS POR CORROSÃO Após a realização da inspeção e a partir da aplicação de um critério de aceitação, as anomalias detectadas podem ser classificadas como um dano, com o qual

Leia mais

Manual de preenchimento dos formulários de trabalhos de execução de sinalização

Manual de preenchimento dos formulários de trabalhos de execução de sinalização Manual de preenchimento dos formulários de trabalhos de execução de sinalização Introdução Foram criados modelos alternativos dos mapas de execução trabalhos de sinalização vertical e horizontal. Estes

Leia mais

Diagrama do Pré-projeto

Diagrama do Pré-projeto Diagrama do Pré-projeto 2 Fase - Medição Como se origina o vento? Os ventos consistem no deslocamento em sentido horizontal de grandes massas de ar, que se movem em torno da superfície terrestre, tendo

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS OFF SHORE ENTRE Ø6 ATÉ 140mm 02 OFF SHORE PRINCÍPIO FÍSICO A inspeção eletromagnética em cabos de aço consiste na passagem do cabo através do

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Atalhos O que é atalho? No teclado, pode-se acionar diversos comandos do AutoCad. O arquivo onde podemos ter acesso a esses atalhos é o acad.pgp INTRODUÇÃO Como? Acessando,

Leia mais

Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges

Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges Uso de Laser Scanner Terrestre para Modelagem de Estruturas Metálicas: Aplicação na Inspeção de Empilhadeiras de Minério Utilizando a Técnica de Varredura por Ultrassom Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges

Leia mais

4 Análise de Dados. 4.1.Procedimentos

4 Análise de Dados. 4.1.Procedimentos 4 Análise de Dados 4.1.Procedimentos A idéia inicial para a comparação dos dados foi separá-los em series de 28 ensaios, com a mesma concentração, para depois combinar esses ensaios em uma única série.

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 112 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO A Figura 91 apresenta, esquematicamente, as descontinuidades lineares, circulares e irregulares, numeradas de 1 a 12, simuladas na amostra metálica, enquanto que na Tabela

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de ATERROS SANITÁRIOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DISA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: As instruções necessárias para o preenchimento da folha de rosto

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Propriedades de Imagem Digital Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Propriedades de uma Imagem Digital Vizinhança Conectividade Operações Lógicas e Aritméticas

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Propriedades de Imagem Digital Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Propriedades de uma Imagem Digital Vizinhança e Aritméticas Efeitos de em Pixel a Pixel

Leia mais

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09 OBJETIVO Exemplificar a geração de gráficos a partir do arquivo de tipo txt com as informações de memória de massa para os multimedidores Mult-K Plus, Mult-K Grafic e MPK. O arquivo é gerado por meio do

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 038

Norma Técnica Interna SABESP NTS 038 Norma Técnica Interna SABESP NTS 038 Testes ultra-sônicos de juntas soldadas Procedimento São Paulo Maio - 1999 NTS 038 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 APLICAÇÃO...1

Leia mais

E-QP-EUS-009 REV. A 27/Abr/2011 IRIS - US-N2-IR

E-QP-EUS-009 REV. A 27/Abr/2011 IRIS - US-N2-IR PROCEDIMENTO DE END - ULTRASSOM IRIS - US-N2-IR Procedimento Operacional ENGENHARIA Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando o item a ser revisado,

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

Especificações e limites de planilha e de pasta de trabalho

Especificações e limites de planilha e de pasta de trabalho Página 1 de 5 Excel > O que há de novo Especificações e limites do Microsoft Excel Ocultar tudo Neste artigo Especificações e limites da planilha e da pasta de Especificações e limites de cálculo Especificações

Leia mais

25 Problemas de Óptica

25 Problemas de Óptica 25 Problemas de Óptica Escola Olímpica - Gabriel Lefundes 25 de julho de 2015 Problema 1. O ângulo de deflexão mínimo um certo prisma de vidro é igual ao seu ângulo de refração. Encontre-os. Dado: n vidro

Leia mais

ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR

ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR MEDIÇÃO DE ENERGIA ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR JULHO / 2012 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar versão atualizada na Internet SUMÁRIO 1- DESCRIÇÃO...3 2- CÓDIGO COPEL DO MATERIAL...3 3- REQUISITOS GERAIS...3

Leia mais

Partículas Magnéticas

Partículas Magnéticas Partículas Magnéticas O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos, tais como, as ligas de Ferro e de Níquel.

Leia mais

Engenharia da Qualidade II. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Engenharia da Qualidade II. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Engenharia da Qualidade II Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente.

Leia mais

Dispositivos Informação

Dispositivos Informação Dispositivos Informação de 6.1. - Conceitos O Dispositivo de Informação é a parte do instrumento de medida que apresenta as informações sobre o processo de medida. São tratados pelo termo em inglês "display".

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá

Universidade Federal de Itajubá TUTORIAL DE USO DO SOFTWARE WRPLOT Vanessa Cristina Oliveira de Souza O WRPLOT é um programa gratuito que permite a construção de rosa dos ventos para dados meteorológicos. A rosa dos ventos permite uma

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

ULTRASSOM TOFD PROCEDIMENTO DE END PR 150

ULTRASSOM TOFD PROCEDIMENTO DE END PR 150 1 de 1. OBJETIVO Este procedimento fixa as condições para a execução do ensaio por ultrassom computadorizado pela técnica de ToFD, para detecção e avaliação de descontinuidades em juntas soldadas de acordo

Leia mais

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos Brasil 2016 Soluções integradas em ensaios não destrutivos EMISSÃO ACÚSTICA EM VASOS DE PRESSÃO ENSAIO DE EMISSÃO ACÚSTICA APLICADO A VASOS DE PRESSÃO 01 APLICAÇÃO EM VASOS DE PRESSÃO O ensaio de emissão

Leia mais

4 Cenários particulares

4 Cenários particulares 4 Cenários particulares São constituídos por duas torres treliçadas leves, em operação, a primeira, uma torre suporte de linha de transmissão da ELETRONORTE, LT103 e, a outra, a torre de TV de Brasília.

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DIRETRIZES DE PROJETO DE PROTEÇÃO CATÓDICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ET-65-200-CPG-049 1 / 8 ESTA FOLHA DE

Leia mais

4 Determinação das pressões de ruptura

4 Determinação das pressões de ruptura 4 Determinação das pressões de ruptura A depender do método utilizado para o cálculo da pressão de ruptura, é necessário conhecer a espessura de parede, o diâmetro, a resistência ao escoamento ou à tração

Leia mais

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos Brasil 2017 Soluções integradas em ensaios não destrutivos AÉREAS PARA TRABALHO EM ALTURA AÉREAS PARA TRABALHO EM ALTURA 02 Emissão acústica é um fenômeno físico ocorrendo dentro dos materiais. O termo

Leia mais

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar?

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar? 4 Método ISIM O método ISIM, aqui proposto, avalia a qualidade da interação baseada em mapas, com especial ênfase em situações de uso que envolvem localização ou traçado de trajetos. Nesta avaliação, os

Leia mais

Interpretação de Gráficos da Cinemática

Interpretação de Gráficos da Cinemática Interpretação de Gráficos da Cinemática As simulações/animações computacionais construídas serão apresentadas a seguir, buscando contemplar quatro itens: a) objetivos a serem alcançados; b) dificuldades

Leia mais

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola Manual de Sinistro BB Seguro Agrícola Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO

Leia mais

ULTRASSOM PHASED ARRAY INSTRUÇÕES AO CANDIDATO EXAME PRÁTICO IT-217

ULTRASSOM PHASED ARRAY INSTRUÇÕES AO CANDIDATO EXAME PRÁTICO IT-217 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Este documento descreve a sistemática de aplicação de prova de ultrassom computadorizado e mecanizado pela técnica Phased Array de acordo com os requisitos da norma ABENDI NA-001.

Leia mais

AutoCAIXA. Software para projeto de reservatórios em concreto armado. Tipo de reservatório:

AutoCAIXA. Software para projeto de reservatórios em concreto armado. Tipo de reservatório: AutoCAIXA Software para projeto de reservatórios em concreto armado Tipo de reservatório: O primeiro passo para a elaboração do projeto de um reservatório no AutoCAIXA é a definição se este será Elevado

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS ARMAZENAMENTO MAPEAMENTO DE CORROSÃO COM MFL DE ALTA RESOLUÇÃO EM TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO 02 ARMAZENAMENTO - O PROBLEMA VOCÊ SABE COMO

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações para Trabalhos Futuros

6 Conclusões e Recomendações para Trabalhos Futuros 112 6 Conclusões e Recomendações para Trabalhos Futuros 6.1 Conclusões Os métodos simplificados de análise da distribuição transversal das solicitações em pontes têm uma grande importância na elaboração

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO DIAMETRAL

ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO DIAMETRAL ISSN 189-586 ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO DIAMETRAL Jefferson Lins da Silva 1 & Mounir Khalil El Debs 2 Resumo A principal alternativa para a construção

Leia mais

XIX Seminário Nacional de. Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro

XIX Seminário Nacional de. Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo SP Brasil 1.1 Identificação Operação Analítica do Sistema Elétrico de Potência em Tempo Real Rodney Menezes

Leia mais

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa B30.15.0-P VÁLVULAS DE REGULAÇÃO ULTIJATO Regulação da vazão e pressão Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa A Válvula Regulação ultijato, foi desenvolvida

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PONTES ROLANTES SERVIÇOS DE INSPEÇÃO EM CABOS DE AÇO DE ESTAIAMENTO DE FLARE 01 AÇO DE ESTAIAMENTO DE FLARE INSPEÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM SERVIÇO

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PERIÓDICA CONFORME NR-13 (Redação dada pela Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014)

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PERIÓDICA CONFORME NR-13 (Redação dada pela Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014) CLIENTE: MARFRIG GLOBAL FOODS ALEGRETE RS RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PERIÓDICA CONFORME NR13 (Redação dada pela Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014) Tubulações de AMÔNIA Ano 2015 Rua: Glauber Rocha,

Leia mais

Tratamento estatístico de observações

Tratamento estatístico de observações Tratamento estatístico de observações Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBSERVAÇÃO: é o valor obtido durante um processo de medição. DADO: é o resultado do tratamento de uma observação (por aplicação de uma

Leia mais

7 Análise Método dos Elementos Finitos

7 Análise Método dos Elementos Finitos 168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.

Leia mais

CORRENTES PARASITAS PROCEDIMENTO DE END PR-012

CORRENTES PARASITAS PROCEDIMENTO DE END PR-012 Página: 1 de 16 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece as condições mínimas para a execução do ensaio por correntes parasitas multifrequência e multiparâmetros, de tubos condutores de eletricidade e

Leia mais

Brasil 2017 AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE DE COLETOR DE VAPOR

Brasil 2017 AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE DE COLETOR DE VAPOR Brasil 2017 AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE DE COLETOR DE VAPOR VAPOR AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE DE COLETOR DE VAPOR 2 VAPOR Realização de avaliação de integridade de coletor de vapor de caldeiras durante parada

Leia mais