MANUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO"

Transcrição

1 MANUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO Barbacena 2016

2 O presente manual tem por objetivo apresentar informações sobre normas, obrigações e oportunidades da Extensão. Portanto, sua leitura atenta auxiliará a sanar dúvidas comuns e a encontrar maneiras mais propícias e adequadas para o desenvolvimento de atividades de extensão. O manual contém informações sobre conceitos, planejamento e serviços acerca da extensão na UNIPAC Barbacena. MANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. Apresentação O estabelecimento de uma Política de Extensão é um elemento fundamental nas instituições de ensino superior e deve ser construída e renovada no ambiente acadêmico. Este processo permanente de discussão envolve a participação ativa do corpo docente e a interação com a comunidade local. Neste contexto, cabe reforçar o caráter dinâmico e o papel preponderante da Extensão como uma ação de articulação entre o Ensino e a Pesquisa na instituição. O manual aqui apresentado tem como objetivo fundamental auxiliar a elaboração de proposta de ações de extensão na UNIPAC. Além disto, consolidar o papel da Pró reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura () em apoiar os projetos e ações de extensão na instituição. Qualquer informação pode ainda ser obtida diretamente na. marianaantunes@unipac.br (32) (32) Horário de Funcionamento: 9:00 18:00 h

3 2. Conceitos Preliminares Um dos primeiros passos para o entendimento da Política Nacional de Extensão Universitária é reconhecer a institucionalização da Extensão. Vale lembrar o preceito constitucional de indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão, a importância conferida pela LDB às atividades extensionistas e a destinação, feita pelo PNE , de 10% da creditação curricular a essas atividades. De acordo com o Plano Nacional de Extensão, publicado em novembro de 1999, a Extensão Universitária é conceituada como um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Nesse sentindo, a Extensão Universitária deve ser enxergada como uma via de mão dupla, onde tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade têm papel coadjuvante no processo de troca de saberes sistematizados e na troca de conhecimento. Os alunos e professores encontrarão na sociedade a possibilidade de aplicabilidade prática do conhecimento científico e acadêmico e, em contrapartida, a sociedade oferece à Universidade os saberes construídos em sua prática cotidiana, em seu fazer profissional ou vivência comunitária. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, académico e popular, terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento académico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade Conceitos Básicos Existe ainda uma grande dificuldade no meio acadêmico em identificar quais são as ações de extensão e em como distingui-las em sua aplicabilidade e objetivo. Nesse sentido, descreveremos brevemente do que se trata cada uma delas Ações de Extensão As ações de extensão dividem-se em Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviço. Deve-se ressaltar que, para cada uma delas, existe um formulário próprio que atenda às suas demandas e peculiaridades Programa de Extensão O Programa de Extensão é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

4 Projeto de Extensão O Projeto de Extensão é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazos determinados. Um Projeto de Extensão pode acontecer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão (forma preferencial) Curso de Extensão O Curso de Extensão consiste em uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. As ações que, porventura, tenham a mesma natureza de curso, porém com carga horária inferior a 8 horas são consideradas como Evento de Extensão. A Prestação de Serviço realizada como curso deverá ser registrada como curso. O Curso presencial exige a presença do aluno durante toda a oferta da carga horária. Já o Curso de extensão a distância é caracterizado pela não-exigência da presença do aluno durante toda a oferta da carga horária; as atividades presenciais (sessões de esclarecimento, orientação presencial, avaliação, etc) não devem ultrapassar 20% da carga horária total. Para visualizar as classificações dos cursos, clique aqui. Para visualizar os quadros modelos para controle do total de cursos e eventos, clique aqui Evento de Extensão O Evento de Extensão consiste em uma ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Para visualizar o quadro de classificação de eventos e suas definições, clique aqui Prestação de Serviço A Prestação de Serviço enquanto ação de extensão é a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço é oferecida como curso ou projeto de extensão deve ser registrada como tal (curso ou projeto).

5 2.2. Áreas do Conhecimento Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas pelo CNPq (Tabela 1). Tabela 1. Áreas do Conhecimento* para classificação das ações de extensão Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas Engenharia / Tecnologia Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Ciências Humanas Lingüística, Letras e Artes Fonte: CNPq 2.3. Áreas Temáticas A denominação de áreas temáticas e suas respectivas definições se dão conforme classificação determinada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras FORPROEX. Qualquer tipo de ação relacionado à extensão deverá ser classificado segundo a área temática correspondente, podendo ser relacionado a mais de uma área. Nesses casos, devem ser utilizadas a área temática principal e, opcionalmente, a área temática secundária. Para classificar corretamente a área temática, é importante observar o objeto ou assunto que será enfocado na ação. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas uma correspondência absoluta com o objeto da ação, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser a escolhida. A finalidade da classificação é a sistematização, de maneira a favorecer os estudos e relatórios sobre a produção da Extensão Universitária brasileira, segundo agrupamentos temáticos, bem como a articulação de indivíduos ou grupos que atuam na mesma área temática. As classificações das ações de extensão estão disponíveis no Quadro 1.

6 Quadro 1. Classificação das ações de extensão Denominação Comunicação Cultura Direitos humanos e justiça Educação Meio ambiente Saúde Tecnologia e produção Trabalho Definição Comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área. Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; rádio universitária; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; cultura e memória social. Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de grupos sociais; organizações populares; questão agrária. Educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área. Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação ambiental; gestão de recursos naturais, sistemas integrados para bacias regionais. Promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas. Transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; pólos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de propriedade e patentes. Reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.

7 2.4. Linhas de Extensão A denominação Linha de Extensão foi implementada a partir de 2006, substituindo a denominação anterior Linha Programática, e tem especial importância para a nucleação das Ações de Extensão, ou seja, a construção de programas. Elas se dão de acordo com a classificação determinada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras FORPROEX. As linhas de extensão não são, necessariamente, ligadas a uma área temática, em especial. Por exemplo, ações relativas à linha de extensão Inovação Tecnológica podem ser registradas na área temática Saúde, ou Educação, ou Trabalho, ou mesmo Tecnologia, dependendo do tema em questão. Elas estão apresentadas em ordem alfabética, acompanhadas por descrições que discriminam formas de operacionalização mais comuns. Para acessar o quadro com as linhas de extensão, clique aqui Inter-relação entre as Ações de Extensão Uma das formas mais eficazes para o cumprimento das diretrizes de impacto, interação social dialógica e construção de parcerias, interdisciplinaridade e integração ensino/pesquisa/extensão é a sistematização das ações de extensão em programas. Nesse sentido, pode-se reunir projetos que se enquadram em uma mesma Linha de Extensão que, por sua vez, vão oferecendo outras ações de extensão relacionadas à Linha de Extensão do Programa, como Cursos, Eventos, etc. O Esquema da Figura 1 ilustra esse exemplo. Figura 1. Inter-relação entre as Ações de Extensão

8 3. Diretrizes para Elaboração de Propostas de Extensão na UNIPAC As atividades e ações de extensão na UNIPAC serão desenvolvidas segundo a classificação demonstrada no item e deverão observar o seguinte cronograma: 1) Baixar o formulário específico, condizente com o tipo de Ação de Extensão que se pretende realizar e preenche-lo de forma adequada, atentando-se para cada item e a informação que cada um deve conter; 2) Encaminhar duas cópias do formulário preenchido para a Direção do Campus, para ser avaliada a sua viabilidade financeira e logística, e assinatura do responsável; 3) Após aprovação da Direção, o proponente da Ação de Extensão deverá entregar os dois formulários assinados na para avaliação da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Cultura; 4) Após análise da Coordenação da, o formulário será devolvido para a Coordenação do Curso de Graduação a que se refere a Ação de Extensão com seu respectivo status. Ressalta-se que os formulários com as propostas de ações devem ser encaminhados para a com o prazo máximo de 20 (vinte) dias anteriores ao evento. Os formulários apresentados que não obedecerem esse prazo serão reprovados sem revisão e devolvidos ao proponente. Ao final da atividade desenvolvida, o responsável pela Ação de Extensão deverá encaminhar à o formulário de Avaliação da Ação proposta (disponível no site da UNIPAC), juntamente com a planilha de Excel contendo o tipo de ação, nome do evento, carga horária atribuída e a lista completa dos nomes das pessoas a serem certificadas e o tipo de certificação a ser emitida. A Figura 2 representa o Fluxograma para elaboração de proposta de Ação de Extensão. Figura 2. Fluxograma de Elaboração de Proposta de Ação de Extensão

9 4. Procedimento de Emissão de Certificado de Atividade de Extensão A será responsável pela emissão dos certificados relativos às Ações de Extensão. Os certificados serão emitidos em um prazo médio de 20 dias somente após realizados os seguintes processos: 1) Após o evento, o responsável pela Ação de Extensão deverá preencher o formulário de Avaliação adequado ao tipo de Ação, disponível no site da UNIPAC. 2) Enviar por para a a planilha com os dados referentes à Ação de Extensão, com nomes dos organizadores, participantes, convidados, além do nome da Ação, caga horária e tipo de certificação a ser emitida. Para acessar o modelo de planilha, clique aqui. Ressaltamos que para a emissão dos certificados, a planilha deverá estar preenchida corretamente, com todos os campos atendidos e os nomes a serem certificados deverão estar escritos sem nenhum tipo de abreviatura. Possíveis dúvidas durante o preenchimento da planilha poderão ser esclarecidas diretamente na ou pelo telefone (32) Os certificados só serão emitidos mediante o atendimento dos processos elencados acima. Casos em que houver necessidade da certificação no dia do evento, essa condição deverá estar descrita no formulário de extensão e só será concedida para palestrantes, professores ou ministrantes de cursos. Os Certificados de Participação e/ou Declarações de Participação em Atividade de Extensão, seja projeto ou curso, só serão emitidos após o término da programação, tendo o participante cumprido no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades programadas Tratamento das Não-Conformidades O tratamento das não-conformidades relativas a qualquer processo envolvendo as ações de extensão deverão ser tratados junto à Direção Acadêmica e em conjunto com a Coordenação do Curso envolvido.

CONSIDERANDO o que consta do processo n.º /03-2, 247/03 CONSEPE; I DA CONCEITUAÇÃO

CONSIDERANDO o que consta do processo n.º /03-2, 247/03 CONSEPE; I DA CONCEITUAÇÃO RESOLUÇÃO N.º 36, DE 04 DE ABRIL DE 2005. Dispõe sobre alterações à Resolução CONSEPE n. 57, de 14 de maio de 2001. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum.

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. 2 - PROJETO DE EXTENSÃO Conjunto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROLICEN COORDENAÇÃO DO PIBID COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROLICEN COORDENAÇÃO DO PIBID COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROLICEN COORDENAÇÃO DO PIBID COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROLICEN - PIBID

Leia mais

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC) Convocatória Nº 01/2013

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC) Convocatória Nº 01/2013 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC) Convocatória Nº 01/2013 XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX) - 2013 Período: 21 a 25 de outubro de 2013 (Campus

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

Registro de Evento de Extensão Universitária

Registro de Evento de Extensão Universitária UNIPAC UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PROPE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E CULTURA Registro de Evento de Extensão Universitária Evento ação que implica apresentação e/ou exibição

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO

EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO A Pró-Reitora de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Registro de Curso de Extensão Universitária

Registro de Curso de Extensão Universitária Centro Universitário Presidente Antônio Carlos UNIPAC Registro de Curso de Extensão Universitária Título: Curso ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE PROJETOS DE EXTENSÃO SEM SUBMISSÃO A EDITAL

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE PROJETOS DE EXTENSÃO SEM SUBMISSÃO A EDITAL ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE PROJETOS DE EXTENSÃO SEM SUBMISSÃO A EDITAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: a) Projeto de Extensão com o Plano de Trabalho do(a) aluno(a) e com o cronograma de execução; b) Declaração

Leia mais

ANEXO 10 - CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAS

ANEXO 10 - CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAS ANEXO 10 - CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAS As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições: I PROGRAMA

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO SISTEMATIZAÇÃO DAS ÁREAS TEMÁTICAS 1. Todos as atividades de extensão deverão sempre ser classificados segundo a área temática. Como grande número desses programas

Leia mais

Registro de Projeto de Extensão Universitária

Registro de Projeto de Extensão Universitária UNIPAC UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PROPE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E CULTURA Registro de Projeto de Extensão Universitária Título: Projeto Ação Processual e contínua

Leia mais

CHAMADA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES - UniAGES

CHAMADA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES - UniAGES EDITAL Nº 003/2018 CHAMADA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES - UniAGES A Diretoria de Extensão e Pesquisa, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Geral do Centro

Leia mais

Campi II e III

Campi II e III UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROLICEN PIBID MONITORIA PET - PROTUT XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL ENID 2017 A Pró-Reitoria de Graduação torna público o Edital

Leia mais

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O ano de 1999 foi um piloto para a classificação das ações de extensão segundo as linhas programáticas que já foram divulgadas e estão disponíveis para consulta no Sistema

Leia mais

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (EXT-2012) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (EXT-2012) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (EXT-2012) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO A Universidade Federal de Mato Grosso por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência torna público

Leia mais

SERÃO ACEITOS SOMENTE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTESIONISTAS REALIZADAS NO PERIODO DE JULHO DE 2015 A SETEMBRO DE 2016.

SERÃO ACEITOS SOMENTE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTESIONISTAS REALIZADAS NO PERIODO DE JULHO DE 2015 A SETEMBRO DE 2016. MODALIDADES DE INSCRIÇÕES DE TRABALHOS Serão aceitos: Relatos de Experiência DE AÇÕES EXTENSIONISTAS realizadas no período de Julho de 2015 a Setembro de 2016, em qualquer Município, Estado ou País. REGRAS

Leia mais

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL 006/2014 PARA CONCESSÃO de BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX COTA:

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL 006/2014 PARA CONCESSÃO de BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX COTA: PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 006/2014 PARA CONCESSÃO de BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX COTA: 2014 2015 A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba, no uso das suas atribuições, torna

Leia mais

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS CHAMADA DE TRABALHOS 1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS a. Serão aceitos trabalhos vinculados a projetos de extensão institucionalizados junto à Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA 1 EDITAL FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO FLUEX 2018 A Pró-Reitoria de Extensão e

Leia mais

As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições:

As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições: 1 A A Ç Õ E S D E E X T E N S Ã 1 As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições: I P R G R A M Conjunto articulado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO QUE REGULAMENTAM A EXTENSÃO NO INSTITUTO DE ARTES - CAPÍTULO I DA EXTENSÃO NO INSTITUTO DE ARTES Art. 1º Estas Normas têm como objetivo definir responsabilidades das

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT ( )

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT ( ) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT (2017-2018) 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Área Temática: ( ) Comunicação ( ) Cultura e Arte

Leia mais

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 006/2016/ PROEX/UEPB PROGRAMA DE CONCESSÃO de BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX COTA:

PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 006/2016/ PROEX/UEPB PROGRAMA DE CONCESSÃO de BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX COTA: PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 006/2016/ PROEX/UEPB PROGRAMA DE CONCESSÃO de BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX COTA: 2016-2017 A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba, no uso das suas

Leia mais

em formato PDF 07/10/2018

em formato PDF 07/10/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MONITORIA - PET - PIBID - PROLICEN - PROTUT - RP XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PRG Nº 032/2018 Retificado em 27/09/2018 A Pró-Reitoria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PARA ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE

REGIMENTO INTERNO PARA ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE REGIMENTO INTERNO PARA ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE Setor Pedagógico Athenas Educacional Profº Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro Profª Ma. Luci Vieira Catellane Lima Direção IES Profª Ma. Rosângela

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05 OS -002/ SR-3/ 2013 1 5 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade conceituar, organizar e disciplinar as ações que constituem a Extensão, na UERJ: Programa, Projetos, Cursos e Eventos.

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

Regras Gerais do Edital Complementar n.º 02/2015:

Regras Gerais do Edital Complementar n.º 02/2015: FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL COMPLEMENTAR DE EXTENSÃO Nº 02/2015 para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Farmácia Regras Gerais do Edital Complementar n.º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ANEXO I ÁREAS E LINHAS DE EXTENSÃO: DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 1 Áreas do Conhecimento Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Áreas do Conhecimento ANEXO I ÁREAS E LINHAS DE EXTENSÃO: DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 1 Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas

Leia mais

Áreas Temáticas e Linhas de Extensão Universitária da AESGA

Áreas Temáticas e Linhas de Extensão Universitária da AESGA Áreas Temáticas e Linhas de Extensão Universitária da AESGA (baseada na Política Nacional de Extensão Universitária do FORPROEX) Áreas Temáticas da Extensão Universitária ÁREAS Comunicação Cultura Direitos

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO ANEXO I DO EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO 2018 PROJETO DE EXTENSÃO ATIVIDADE ver anexo I ( ) Projetos ( ) Programas

Leia mais

Ações de Extensão. 05_Ações de Extensão_COOPMED.indd 35 10/5/ :47:15

Ações de Extensão. 05_Ações de Extensão_COOPMED.indd 35 10/5/ :47:15 5 Ações de Extensão As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições: I PROGRAMA Conjunto articulado de projetos e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ANEXO I ANEXO I ÁREAS E LINHAS DE EXTENSÃO: DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 1 Áreas do Conhecimento Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.196/2016 Publicada no D.O.E , p. 24

RESOLUÇÃO Nº 1.196/2016 Publicada no D.O.E , p. 24 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO Nº 1.196/2016 Publicada no D.O.E. 22-06-2016, p. 24 Aprova as alterações no Regulamento do Programa de Bolsas de Extensão

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 002/2017 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 002/2017 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 002/2017 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Edital Extensão - 02/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público o presente Edital de Extensão na modalidade de fluxo

Leia mais

EDITAL Nº 005/EXT/2018 AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (FLUXO CONTÍNUO)

EDITAL Nº 005/EXT/2018 AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (FLUXO CONTÍNUO) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E VIVÊNCIA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROCEV EDITAL Nº 005/EXT/2018 AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (FLUXO

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Pró-Reitoria de Extensão PROEX

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Pró-Reitoria de Extensão PROEX CURSOS DE EXTENSÃO LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: A solicitação de registro de um curso na Pró-Reitoria de Extensão garantirá, dentre outras coisas: a) certificação, assinada pelo Coordenador

Leia mais

Edital 06/ Revista de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso Chamada para Submissão de Artigos

Edital 06/ Revista de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso Chamada para Submissão de Artigos Edital 06/2016 - Revista de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso Chamada para Submissão de Artigos O periódico está cadastrado no IBICT Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - ISSN: 2359-6961

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 01/2015

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 01/2015 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 01/2015 Regras Gerais do Edital n.º 01/2015: 1. O recebimento dos Projetos será realizado na Central de Estágio, Emprego e Extensão,

Leia mais

EDITAL PROCEA Nº 03/2010 Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX

EDITAL PROCEA Nº 03/2010 Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX EDITAL PROCEA Nº 03/2010 Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia,

Leia mais

EDITAL Nº 003/EXT/2019 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 003/EXT/2019 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E VIVÊNCIA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROCEV EDITAL Nº 003/EXT/2019 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL Nº 003/EXT/2017 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 003/EXT/2017 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E VIVÊNCIA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROCEV EDITAL Nº 003/EXT/2017 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO

Leia mais

A Extensão no IFRS. Concepções, Objetivos, Diretrizes, Dimensões, Ações, Áreas Temáticas

A Extensão no IFRS. Concepções, Objetivos, Diretrizes, Dimensões, Ações, Áreas Temáticas Concepções, Objetivos, Diretrizes, Dimensões, Ações, Áreas Temáticas Concepções A extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre

Leia mais

EDITAL ESPECIAL DE BOLSA DE EXTENSÃO Nº 2

EDITAL ESPECIAL DE BOLSA DE EXTENSÃO Nº 2 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EDITAL ESPECIAL DE BOLSA DE EXTENSÃO 2016 - Nº 2 A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense - em consonância

Leia mais

EDITAL Nº 005/2018 EXT AÇÕES EVENTOS 2018

EDITAL Nº 005/2018 EXT AÇÕES EVENTOS 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E VIVÊNCIA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROCEV EDITAL Nº 005/2018 EXT AÇÕES EVENTOS 2018 A Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO QUE REGULAMENTAM A EXTENSÃO NA CAPÍTULO I DA EXTENSÃO NA Art. 1º Estas Normas têm como objetivo definir responsabilidades das partes envolvidas nas ações extensionistas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016 Regulamenta a proposição, a aprovação, a certificação e o funcionamento das ações de extensão universitária. A CÂMARA DE EXTENSÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais

ANEXO I CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO ÁREAS TEMÁTICAS E LINHAS TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS DE EXTENSÃO

ANEXO I CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO ÁREAS TEMÁTICAS E LINHAS TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS DE EXTENSÃO ANEXO I CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO ÁREAS TEMÁTICAS E LINHAS TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS DE EXTENSÃO 1. Classificação das ações de extensão Classificação Descrição Programa de Extensão Conjunto articulado

Leia mais

EDITAL N 001/2018-PROEX/UERN

EDITAL N 001/2018-PROEX/UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Extensão PROEX Campus Universitário BR 110,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo)

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Campus MORRINHOS ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 01/2013

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 01/2013 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 01/2013 Regras Gerais do Edital n.º 01/2013: 1. O recebimento dos Programas e Projetos será realizado na Central de Estágio, Emprego

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP OS SENTIDOS DOS SERVIÇOS NA RELAÇÃO DA UNESP COM A SOCIEDADE Tema 1 - Os serviços no contexto da Extensão Universitária 1. Introdução

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS 1 REGULAMENTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento objetiva orientar e regulamentar a apresentação, tramitação, aprovação, execução, acompanhamento,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE INSTITUIR as seguintes NORMAS PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE INSTITUIR as seguintes NORMAS PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 32ª Reunião Ordinária, realizada no dia 30 de agosto de 2012, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 Regras Gerais do Edital n.º 01/2016: 1. O recebimento dos Projetos será realizado na Central de Estágio, Emprego e Extensão,

Leia mais

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO EDITAL PROEX Nº 01/2016 - FLUXO CONTÍNUO 1. OBJETIVO GERAL O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), regulamenta,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA Edital 05/2019 EDITAL PARA REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA EDITAL FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO FLUEX 2018 RETIFICADO EM 15 DE MAIO DE 2018

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 03/2008

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 03/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 03/2008 Regulamenta as Ações de Extensão e Cultura na UFG e o Programa de Bolsas de Extensão e Cultura PROBEC, revogando a Resolução

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 7º CBEU

CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 7º CBEU CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 7º CBEU Tema: INOVAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: valores humanos, tecnológicos e ambientais Local: Ouro Preto - MG Data do Evento: 07 á 09 de setembro 2016 link do site:

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Diretoria de Extensão - DEX

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Diretoria de Extensão - DEX CHAMADA PÚBLICA DEX Nº 01/2017 - FLUXO CONTÍNUO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, por meio da Diretoria de Extensão (DEX), regulamenta, através desta chamada de Fluxo Contínuo,

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO 1999-2001 (disponível em www.mec.gov.br/sesu/planonaex.shtm) Princípio Básico Eixos Temáticos Objetivos Metas Financiamento Avaliação PRINCÍPIO BÁSICO Tem-se hoje como princípio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 13 de abril a 31 de dezembro de 2015 2015 SOLICITAÇÃO 03/fev a 16/mar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE

Leia mais

Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Universitário Serra dos Órgãos Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Universitário Serra dos Órgãos Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Universitário Serra dos Órgãos Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Plano de Extensão Teresópolis Dezembro de 2014 2 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

As ações de Extensão são classificadas em Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviços, e obedecem às seguintes definições:

As ações de Extensão são classificadas em Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviços, e obedecem às seguintes definições: AÇÕES DE EXTENSÃO As ações de Extensão são classificadas em Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviços, e obedecem às seguintes definições: PROGRAMA Conjunto articulado de Projetos e outras

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO

RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓREITORIA DE EXTENSÃO RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO 0 Angélica Espinosa Barbosa Miranda PróReitora de Extensão SU Informações sobre a Extensão

Leia mais

ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO

ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS AVANÇADO ARCOS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO A Extensão

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF. RESOLUÇÃO CONSUN 5/2014 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NEXT DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 03/2014

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 03/2014 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 03/2014 Regras Gerais do Edital n.º 03/2014: 1. O recebimento dos Programas e Projetos será realizado na Central de Estágio, Emprego

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura Programa de Fortalecimento Acadêmico PFA. Edital PFA Extensão - 01/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura Programa de Fortalecimento Acadêmico PFA. Edital PFA Extensão - 01/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Programa de Fortalecimento Acadêmico PFA Edital PFA Extensão - 01/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão Cultura, torna público o presente

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROPPEX

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROPPEX 1 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 01/2013 1. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - PROPPEX do Centro Universitário Geraldo Di Biase UGB, no uso de suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG

IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE EXTENSÃO Convocatória Nº 01/2016 IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG (ENEX) 2016 IX ENCONTRO DE

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO N o 28/CEPE, DE 1 o DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 08 de maio a 31 de dezembro de 2017 2017 SOLICITAÇÃO 01/março a 05/abril UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA REGULAMENTO DA EXTENSÃO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA REGULAMENTO DA EXTENSÃO Centro Universitário de Votuporanga FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA Rua Pernambuco, 4.196 Votuporanga/SP - CEP 15.500-006 PABX: (17) 3405-9999 e FAX (17) 3422-4510 E-mail: fev@fev.edu.br FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

Leia mais

Bases Legais da Extensão para os Institutos Federais e IFRS

Bases Legais da Extensão para os Institutos Federais e IFRS Bases Legais da Extensão para os Institutos Federais e IFRS Viviane Silva Ramos - Pró-reitora de Extensão Josiane Roberta Krebs - Diretora de Extensão Getulio Jorge Stefanello Júnior - Pró-reitor Adjunto

Leia mais

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento.

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento. Código do Documento SG-P013 Nome da Política Programa de Extensão Universitaria Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Adriana Valese Diretoria de Suporte e Planejamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 66ª Reunião Ordinária, realizada no dia 27 de agosto de 2015, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO COM O APOIO DA FUNPAR

PROCEDIMENTOS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO COM O APOIO DA FUNPAR guia rápido ação conjunta proec + funpar PROCEDIMENTOS PARA AÇÕES DE EXTENSÃO COM O APOIO DA FUNPAR conteúdo como proceder com ações de extensão? ações de extensão universitária recursos financeiros PROCEDIMENTOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. EDITAL nº 01/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. EDITAL nº 01/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL nº 01/2015 Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2015/Demanda Anual PROBEC/Anual 2015 A Pró-Reitoria

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas Profª. Luciana Costa SUMÁRIO 1. Normativos dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX 2. Operacionalização da oferta dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX

Leia mais

EDITAL PROBEXT-UFCSPA Nº 01/2012 PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO SELEÇÃO DE PROJETOS

EDITAL PROBEXT-UFCSPA Nº 01/2012 PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO SELEÇÃO DE PROJETOS EDITAL PROBEXT-UFCSPA Nº 01/2012 PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO SELEÇÃO DE PROJETOS A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROEXT)

Leia mais

RESOLUCAO CEPE N O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua 385 a

RESOLUCAO CEPE N O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua 385 a MINISTERIO DA EDUCAQAO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Orgaos Colegiados V RESOLUCAO CEPE N 7.609 Aprova o Regulamento das Acoes de Extensao Universitaria da UFOP. O Conselho de Ensino,

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora EDITAL Nº 011/2010 EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO NA MODALIDADE DE PROJETOS DE AÇÃO COMUNITÁRIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2004 Regulamenta as atividades de extensão da Universidade Federal

Leia mais

CAPÍTULO I DAS MODALIDADES DE EXTENSÃO

CAPÍTULO I DAS MODALIDADES DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 077/2017-CONSEPE, de 27 de junho de 2017. Dispõe sobre as modalidades e ações de extensão universitária na Universidade

Leia mais