Dinâmica do Dia Mundial da Água

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dinâmica do Dia Mundial da Água"

Transcrição

1

2 Dinâmica do Dia Mundial da Água 1 No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A ONU criou essa data em 1993 após constatar grandes índices de poluição ambiental no planeta, por isso, este dia é destinado à discussões sobre o uso consciente da água. Sabendo que esta consciência faz parte da Educação Ambiental trabalhada na escola durante todo o ano letivo, sugerimos que sua escola execute, em especial neste dia, atividades diferentes para tratar o tema: Utilização Consciente da Água. Nesta data, nossa sugestão é que você aplique uma atividade que promova discussões sobre o tema, trazendo transcendências das situações de jogo para o âmbito do uso da água. Para isso, utilize o Jogo de Raciocínio BLOQUEIO, do Programa MenteInovadora, que é trabalhado a partir do 3º ano do Ensino Fundamental. Se quiser, você pode complementar a dinâmica com o Olympus, para o Ensino Médio. Para abordar o uso consciente da água durante a atividade com os Jogos de Raciocínio, o Professor MenteInovadora deve utilizar a estratégia Emprego Eficaz de Recursos, que pode ser trabalhada nos jogos citados. Veja a seguir uma sugestão para a realização desta atividade, com ideias de transcendências e abordagens dos Métodos Metacognitivos recomendadas pela Formadora Pedagógica da Mind Lab, Emiliane Colleto. Também trazemos recomendações de atitudes práticas para trabalhar com os alunos no pós jogo.

3 Dinâmica: Emprego eficaz do nosso principal recurso, a ÁGUA A intenção é trabalhar um jogo que seja capaz de despertar no aluno noções de gerenciamento de recursos (como usar e economizar, por exemplo) e reflexões sobre as ações que ele pratica e suas consequências, pensando na aplicação em seu dia-a-dia. 1. Inicie a atividade fazendo a contextualização do tema: Dê exemplos para contextualizar a importância da água, tais como: Você sabia que sem a água a vida no planeta seria impossível? Sabe o que acontece no corpo sem água? Em quais das suas atividades do dia a dia a água está presente? A cada pergunta, o Professor Mediador pode ajudar o aluno na resposta. Ele pode, também, completar a contextualização mostrando alguns exemplos da quantidade de água consumida em atividades do dia a dia, tais como: Fonte: SABESP 2

4 3 É recomendado que uma pessoa gaste entre 50 e 100 litros de água por dia, contando outras atividades, como: Lavar roupas - (5kg) gasta, em média, 135 litros de água Lavar louça e deixar a água cair por 15 minutos gasta aproximadamente 117 litros Também é interessante mostrar que consumimos água de diversas maneiras indiretas: Fonte: Planeta Sustentável - Abril

5 4 2. Anuncie o jogo que será utilizado (o Bloqueio/ Quoridor ou o Olympus) e explique suas regras e possibilidades. Para isso, você pode utilizar o vídeo de demonstração do jogo presente na Plataforma do Professor Mind Lab: professor.mindlab.net/lessons/13650-apresentando-o-jogo-bloqueio 3. Antes de iniciar efetivamente o jogo, provoque discussões sobre a relação entre ele e o tema, por exemplo: Vocês sabem porque escolhemos utilizar este jogo para falar sobre água? Qual é a relação entre as peças do jogo, a quantidade limitada e o recurso natural que estamos discutindo? Em qual sentido as barreiras do Bloqueio e a água potável disponível no mundo são semelhantes? 4. Organize os alunos em duplas e inicie o jogo. Utilize: O Método do Semáforo, por ser eficaz na noção de reflexão e de economia O Método do Detetive, por ser positivo no quesito buscar pistas e fazer perguntas internas. O Método da Árvore do Pensamento, por ser um método que aponta as consequências de cada ação (ação-reação). O Método das Aves Migratórias, por estimular o pensar no coletivo. Isso facilita a reflexão das ações no todo - considerando a família, o bairro, a escola ou o mundo.

6 5 Introduza os temas Uso Consciente e Economia de Recursos com perguntas sobre a situação de jogo, tais como: O que é um emprego balanceado de recursos neste jogo? Como usar esta estratégia? Quais são os recursos disponíveis neste jogo? Quando poupá-los e quando gastá-los? O que é desperdício neste jogo? Quando é uma boa ideia fazer economia? Atenção: ao longo das partidas, sugira que os alunos utilizem em algum momento a estratégia de autobloqueio, para que mais tarde você possa relacionar esta estratégia com a economia de água. É importante que os alunos explorem bem todas as possibilidades do jogo. Neste momento, você pode utilizar o vídeo da Plataforma do Professor para apresentar a Estratégia Emprego Eficaz de Recursos aos alunos: professor.mindlab.net/lessons/14254-estrategia-emprego-eficaz-de-recursos 5. Após terminar algumas rodadas, comece as transcendências A estratégia do Emprego Eficaz de Recursos é capaz de fazer relação com a formação da consciência sobre o uso da água pois trata dos seguintes pontos: A utilização de recursos limitados; A ponderação de estratégias para melhor utilizá-los, aproveitando aquilo que se tem; A ideia de que o desperdício é negativo A compreensão de que a auto ponderação (ou auto bloqueio), que é essencial no jogo - já que economizando determinando recurso você garante que o terá mais tarde para chegar ao seu objetivo com mais facilidade - também é essencial na vida. Se eu me bloquear no banho, ou seja, reduzir meu tempo debaixo do chuveiro de 20 para 10 minutos, terei uma conta de luz mais barata, por exemplo. Sobre as transcendências, Emiliane destaca: O mediador precisa estimular o protagonismo do aluno. Estimulá-lo a refletir a respeito daquilo sobre o qual ele é responsável dentro de casa, na escola, no mundo. Incentivar a criação da consciência do preço da conta de água e do impacto de suas ações no futuro do planeta e na vida dos seus colegas, por exemplo.

7 6 Quais são os recursos que você tem em sua vida? Como manter o equilíbrio entre gastar e poupar? Qual a importância do Planejamento para administrar os recursos? As barreiras do jogo podem ser comparadas aos nossos recursos? Como? Para pensar em investimento a longo prazo, é necessário pensar nos recursos disponíveis? Há alguns recursos naturais que precisam ser cuidados para que não acabem, como a água por exemplo. Levando em conta que o Método das Aves Migratórias nos ensina a importância de trabalhar em grupo e pensar no outro, construir estratégias de cooperação e conciliar objetivos coletivos e individuais, como você acredita que este pensamento pode ajudar no uso consciente da água? Parar, pensar e agir: qual método ensina isso? Este também é um pensamento importante na gestão de recursos como a água? Questione-se: você acredita que o uso diário que faz da água é consciente? Você sabe quanto gasta de água em cada atividade do seu dia a dia? Vamos utilizar a habilidade de questionar, presente no Método do Detetive, para entender se você sabe como seria o mundo se todos utilizassem a água como você? Você acha que seus hábitos são sustentáveis? Vamos utilizar o que aprendemos com o Método da Árvore do Pensamento para refletir se você está levando em conta as implicações de suas ações na hora de utilizar a água. Já pensou em adotar outras atitudes, outras possibilidades de utilização da água? Reflita: a água potável estará sempre disponível para nós? Por que a água é considerada um Recurso Limitado? Água é um recurso que as pessoas precisam pra viver. É importante fazer um uso balanceado e consciente deste recurso, como foi feito com as barreiras do jogo Bloqueio, por exemplo? Como? Todos os recursos são ampliáveis? Por exemplo: a cada nova partida você pode renovar a quantidade de peças, mas, e na vida real, com quais coisas você pode fazer isso? Com quais não pode? Em quais atividades você acha que gasta muita água? Você deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça?

8 7 Você descarta produtos que poluem as águas em lugares inadequados? Você sabia que jogar óleo e alguns produtos de limpeza no ralo da nossa casa pode matar os peixes de rios e lagos? Eles criam uma película que impede a entrada do Ar Oxigênio e não deixam os peixes respirarem. Agora pense nos bloqueios do jogo como litros de água. Suponhamos que 10 bloqueios por partida sejam equivalentes à 100 litros de água por dia. Pense nas atividades que você realiza diariamente, quanto tempo leva e qual volume de água gasta. (No caso do volume gasto, o mediador pode ajudá-lo apresentando a tabela novamente ou pesquisando junto ao aluno). Considere atividades comuns tais como tomar banho, escovar os dentes, alimentar-se, lavar a louça e etc. Você acha que deveria diminuir o tempo de alguma atividade para melhor gerenciá-la? Conclusão: quanto tempo acha que deveria levar para realizar estas atividades? Existe outra maneira de utilizar este recurso água de forma mais eficiente? Você já ouviu falar do reloginho de água? E de vazamentos? Sabe em que essas questões podem estimular o desperdício ou controlá-lo? Criatividade é um recurso interno fundamental para o Gerenciamento Eficaz de Recursos. Como a criatividade pode nos ajudar na economia da água? E no reaproveitamento dela? Pense agora nas possíveis maneiras de reaproveitar a água dentro de casa. E na escola, consegue imaginar alguma maneira de economizá-la? Com a falta de água o que será afetado a curto e a longo prazo? No jogo há mais chances de vencer quem economiza mais recursos. Quais ganhos posso ter economizando água? Uma das estratégias do jogo é a Ameaça. Como a ameaça pode nos afetar? O que seria uma ameaça em relação a água? Este jogo traz a importância de desenvolvermos formas de ampliar a versatilidade e a flexibilidade dos recursos. Como podemos ser flexíveis quanto ao uso da água? Acha que adaptar suas necessidades diárias deste recurso pode trazer alguma vantagem?

9 8 Vocês sabem o significado da palavra sacrifício? Em que situações da vida sacrificamos algo para um ganho futuro maior? O que seria desperdício de recursos naturais? Quando você utilizou a estratégia do auto bloqueio, apesar de parecer estar se limitando, garantiu a utilização eficiente dos recursos para poder ter um ganho futuro. Como podemos relacionar esta estratégia com a possibilidade de diminuir o tempo no banho ou não deixar a torneira aberta, por exemplo? As barreiras colocadas pelos dois jogadores vão formando caminhos, ruas por onde as peças podem caminhar. Como podemos relacionar isso com as transformações que ocorrem na paisagem quando o homem constrói estradas, ruas, prédios? Observe a mudança nas áreas de conservação e nas áreas super exploradas. *Neste momento, o mediador pode mostrar fotos de locais desmatados e alterados, como represas, por exemplo. Você acredita que ao economizar recursos para utilizá-los de maneira mais eficiente você está fazendo a sua parte? O emprego eficaz de recursos pode ser cauteloso e conservador ou liberal e abundante, dependendo do tipo de acontecimento em questão. No caso de um recurso como a água potável - tão necessário à vida e cada vez mais raro - o emprego balanceado de recursos, a economia e a utilização criativa e eficiente são as principais estratégias para o uso consciente da água. No jogo, a maneira como utilizamos os recursos (as barreiras) tem interferência direta em nosso resultado. Por isso, é preciso analisar muito bem a situação antes de utilizar os recursos. Ao agir de forma planejada e com estratégia, é possível economizar recursos e obter melhores resultados. Essas reflexões são fundamentais nos dias de hoje, com tanta escassez e exploração dos recursos naturais pelo homem.

10 9 6. Exercícios pós transcendências: Faça perguntas para relembrar a quantidade de água gasta nas atividades diárias. Peça que algumas classes desenvolvam desenhos e colagens que ilustrem o uso consciente da água e o Gerenciamento Eficaz de Recursos. Para as turmas que já possuem um nível avançado de escrita, é possível sugerir uma redação sobre as formas de evitar o consumo excessivo de água utilizando a estratégia do Emprego Eficaz de Recursos, estudado no Programa MenteInovadora. Forme grupos de alunos para uma inspeção geral na escola: verifiquem, juntos, vazamentos nas torneiras, vasos sanitários e encanamentos visíveis e façam uma anotação sobre tudo o que observaram. Sugira, ao final, que os alunos façam o mesmo em casa. Leve-os também para conhecer hortas e produtores rurais. Se não for possível, que tal sugerir à escola que comecem sua própria horta com recursos limitados, usando os aprendizados do jogo utilizado? A ideia é mostrar a real importância da água na produção dos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias. Se possível, seria interessante promover também uma visita à uma nascente de rio para que todos recolham os detritos e lixo que encontrarem. É importante que entendam como a poluição afeta a natureza, os animais dos rios e do mar Leve-os para conhecer um reloginho de água. Que tal, ao final, fazer um mural para expor estes trabalhos na escola? Esperamos verdadeiramente que este conteúdo seja capaz de lhe ajudar na preparação de um evento muito produtivo sobre o Dia Mundial da Água, gerando reflexões nos alunos, suas famílias e na comunidade. OBRIGADO! Equipe de Sucesso do Parceiro Mind Lab

MISSÃO DA MIND LAB. Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

MISSÃO DA MIND LAB. Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. MIND LAB MISSÃO DA MIND LAB Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Ajudar os alunos se transformarem em indivíduos íntegros e realizados. SOBRE A MIND LAB Fundada em 1994.

Leia mais

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 22 de MARÇO. Coordenação de Extensão e Pesquisa

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 22 de MARÇO. Coordenação de Extensão e Pesquisa DIA MUNDIAL 22 de MARÇO DA ÁGUA Coordenação de Extensão e Pesquisa PORQUE UM DIA MUNDIAL PARA FALAR SOBRE ÁGUA? Porque a água vai muito além de ser apenas um RECURSO HÍDRICO. Porque a ESCASSEZ da água

Leia mais

Mind Lab. Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP

Mind Lab. Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP Mind Lab Rua Humberto I, 220 Conj 22 São Paulo SP www.mindlab-brasil.com.br Mind Lab 15 anos mais de 34 países + de 1 Milhão de alunos Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Hungria, Turquia,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Orientações para o estudo

Leia mais

ÁGUA: DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI?

ÁGUA: DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI? ÁGUA: DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI? Heloisa Aparecida Candido Miquelino Rosana Maria Donato Xavier de Souza m.helloy@gmail.com RESUMO Este trabalho foi desenvolvido no CEMEI Monsenhor Alcindo Siqueira com

Leia mais

cuide da água com MEANDROS

cuide da água com MEANDROS cuide da água com www.econectando.com.br Quanto tempo você demora no banho? Menos de 5 minutos de 5 a 0 minutos de 0 a 5 minutos mais de 5 minutos 4 2 Como é a sua dieta? vegana 4 vegetariana consumo de

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

MERGULHANDO NO SABER: CONSTRUINDO HABILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DO JOGO SUBMARINOS.

MERGULHANDO NO SABER: CONSTRUINDO HABILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DO JOGO SUBMARINOS. MERGULHANDO NO SABER: CONSTRUINDO HABILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DO JOGO SUBMARINOS. Palestrantes: Andréa Carvalho, Eulélia Botelho,Letícia Colares,Luiza Angelita

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

INFORMATIVO AMBIENTAL

INFORMATIVO AMBIENTAL Nº24 Use menos possível equipamento e veículos que possam poluir o meio ambiente, pois provocam a poluição do ar. Procure sempre fazer caminhada, pois faz bem à saúde e ao bem estar. Assim você estará

Leia mais

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro ENERGIA SUSTENTABILIDADE NATUREZA MEIO AMBIENTE CONSUMO Guia Financeiro 3 Você é um consumidor responsável? Analisar hábitos de consumo deve fazer parte do seu planejamento financeiro, sabia? Você não

Leia mais

Guia do Professor Biodiesel

Guia do Professor Biodiesel Guia do Professor Biodiesel Introdução Este objeto de aprendizagem foi idealizado devido à necessidade de mostrar aos estudantes as novas tecnologias de energias limpas que estão sendo desenvolvidas e

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa

Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa Todo empresário sonha em ter uma área de vendas em sua empresa que seja fenomenal, que alcance os resultados e que supere suas metas. O problema

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Português 4,0 Eixo temático Perceber e atuar Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

Plano de aula: Consumo Consciente de Embalagens

Plano de aula: Consumo Consciente de Embalagens Plano de aula: Consumo Consciente de Embalagens 4 aulas Objetivos: Trabalhar sobre como as embalagens, quando mal utilizadas, impactam o meio ambiente e como repensar o seu uso a partir dos 4 Rs (repensar,

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade Apresenta: Dicas p ara qu em tem se de de s us tentab i lidade CAPItao VAREJO em: consumo consciente de agua Enquanto isso, no seu esconderijo secreto... Até que enfim a minha merecida folga chegou! Vou

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Geométrica Ciências da Natureza I Matemática Ensino médio 5min34seg Habilidades:

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Dobragem Irracional 9º ao 3º ano

Dobragem Irracional 9º ao 3º ano Dobragem Irracional 9º ao 3º ano Introdução Esta atividade dá aos alunos a oportunidade de explorar, visualizar e criar uma representação das extensões relativas das raízes quadradas de 1-10. Isto é muito

Leia mais

Acesso à água: uma questão de

Acesso à água: uma questão de 1 of 8 23/03/2018, 17:02 delas.pt Acesso à água: uma questão de género? delas 4-5 minutes Plantas: Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.

Leia mais

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida!

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida! Projeto Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais Água é vida! Docentes: Marta Sousa Nélia Guerreiro Tema: Água é Vida! Turmas: Todas as turmas do agrupamento Apresentação: Este

Leia mais

*Distribuição interna gratuita, direito autoral e propriedade Abipla.

*Distribuição interna gratuita, direito autoral e propriedade Abipla. Realização Apoio *Distribuição interna gratuita, direito autoral e propriedade Abipla. Sim, mas antes tenho que separar as roupas, ver se têm manchas e usar os produtos corretos, senão acabo gastando muito

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

Alinhando as metas para o Sucesso

Alinhando as metas para o Sucesso Alinhando as metas para o Sucesso Por que eu Escolhi Mary Kay? E para que?? Quando não estamos alinhados às nossas metas, encontramos muitas desculpas para não fazer o que precisa ser feito...

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas ENSINO FUNDAMENTAL I Palavras e Sentimentos Em prosa e verso Reconhecer e distinguir os Roda de conversa: explorar os diversos ; incentivar os alunos a perceberem o valor do que sentimos; explicar a importância

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

Como Montar Sua Equipe Externa Em 6 Passos

Como Montar Sua Equipe Externa Em 6 Passos Como Montar Sua Equipe Externa Em 6 Passos Com o objetivo de tentar esclarecer as ideias de quem quer montar uma equipe externa ideal, resolvemos ajudar sugerindo alguns passos de como chegar a isso da

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

A reutilização consciente da água em atividades domésticas

A reutilização consciente da água em atividades domésticas A reutilização consciente da água em atividades domésticas Estudantes: Guilherme Resende do Nascimento; Guilherme Rodrigues Tafelli da Silva Orientador: Maísa Gonçalves da Silva; Vítor Martins do Carmo

Leia mais

Programa MenteInovadora. Introdução à Metodologia Mind Lab

Programa MenteInovadora. Introdução à Metodologia Mind Lab Programa MenteInovadora Introdução à Metodologia Mind Lab Bem-vindos ao Programa MenteInovadora! Sobre a Mind Lab A missão da Mind Lab é preparar as próximas gerações para os complexos desafios do século

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU

PLANO DE TRABALHO SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio ESTADUAL ANÍBAL BENÉVOLO Professora: ANA CLÁUDIA DOS SANTOS MONÇÃO Matrículas: 0937644-3 Série: 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Observe a obra

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

A Água dá que pensar Por: Aurora Monzón

A Água dá que pensar Por: Aurora Monzón Tema Água A Água dá que pensar Por: Aurora Monzón Público-alvo: 1º e 2º Ciclos Atividade Jogo de perguntas e respostas Objetivos Estimular os estudantes a contextualizar e estabelecer novas maneiras de

Leia mais

Indicador de. de Campinas

Indicador de. de Campinas Indicador de de Campinas PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA Outubro de 2015 O consumidor consciente Assim como o desenvolvimento econômico não se traduz diretamente em desenvolvimento humano e social, o

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos?

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos? PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º anos 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações Fundamentais com

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Semana do meio ambiente: jogo de tabuleiro Plano da Intervenção Caroline Perceval Paz Carmem Santos Jéssica Queretti CONTEXTUALIZAÇÃO Em comemoração a semana do meio ambiente serão propostas

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO Katherine Scheeffer de Almeida Bucher. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Higiene Jessica Queretti Pereira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Higiene consiste em um conjunto de regras e técnicas referentes à preservação da saúde e prevenção de doenças no organismo

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos

Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos - Atividade de educação ambiental Ref.: 09/2008 No dia 19, aproveitando as comemorações do dia da árvore, foi dada continuidade às atividades de

Leia mais

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Valor da prova: 3,0 Água Consciência e preservação Hoje, metade da população mundial (mais de três bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento

Leia mais

Química Ambiental e Reciclagem

Química Ambiental e Reciclagem Bolsista: Manoel Martins Maria Da Guia da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Química PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência Química Ambiental e Reciclagem

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida? Ciclo vital Organização celular

Leia mais

MATEMÁTICA EM TODA PARTE: MATEMÁTICA NA ESCOLA.

MATEMÁTICA EM TODA PARTE: MATEMÁTICA NA ESCOLA. MATEMÁTICA EM TODA PARTE: MATEMÁTICA NA ESCOLA. Resumo Explorar um ambiente próximo a para aprender Matemática é no mínimo curioso e prático. Veremos nesse programa que é possível utilizar o contexto escolar

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida?. Características gerais Ciclo vital

Leia mais

Jogo da Memória. Instruções. Dicas. Passo a passo

Jogo da Memória. Instruções. Dicas. Passo a passo Jogo da Memória Instruções Para trabalhar o tema Consumo Consciente com crianças e adolescentes, podemos utilizar uma série de jogos. Um deles é o Jogo da Memória. Nesta versão, a mecânica da brincadeira

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

Sequência didática jogo Bons Negócios. Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental 2 3º ciclo (6º e 7º anos); Objetivos

Sequência didática jogo Bons Negócios. Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental 2 3º ciclo (6º e 7º anos); Objetivos SEQUENCIA DIDÁTICA Sequência didática jogo Bons Negócios Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental 2 3º ciclo (6º e 7º anos); Objetivos -Mostrar a importância do planejamento financeiro para o alcance

Leia mais

O ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA, MEDIANA E MODA ATRAVÉS DE UM JOGO DE CARTAS

O ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA, MEDIANA E MODA ATRAVÉS DE UM JOGO DE CARTAS O ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA, MEDIANA E MODA ATRAVÉS DE UM JOGO DE CARTAS José Marcos Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho jmlopes@mat.feis.unesp.br Renato Sagiorato Corral Resende

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

Índice. 1. O Planejamento da 3ª Série O Planejamento da 4ª Série Como Trabalhar as Múltiplas Linguagens Grupo 6.

Índice. 1. O Planejamento da 3ª Série O Planejamento da 4ª Série Como Trabalhar as Múltiplas Linguagens Grupo 6. GRUPO 6.3 MÓDULO 7 Índice 1. O Planejamento da 3ª Série...3 2. O Planejamento da 4ª Série...3 2.1. Como Trabalhar as Múltiplas Linguagens... 4 2 1. O PLANEJAMENTO DA 3ª SÉRIE Assuntos significativos: 3

Leia mais

DICA #2. Olá, professor(a)!

DICA #2. Olá, professor(a)! Olá, professor(a)! É hora da dica sobre a 2ª reportagem da série sobre sustentabilidade produzida pela RPC! A primeira ação mostra o trabalho desenvolvido por uma instituição de Foz do Iguaçu, que acolhe

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 163

Ponto de Apoio. Edição 163 Ponto de Apoio Edição 163 1 Tema do Mês Altruísmo Despertar a percepção do aluno para o altruísmo e o amor ao próximo. Desenvolver ações para o autodesenvolvimento como ser humano íntegro, honesto e útil

Leia mais

Diário. da Minha Jornada. Um guia para o meu processo de auto educação

Diário. da Minha Jornada. Um guia para o meu processo de auto educação Diário da Minha Jornada Um guia para o meu processo de auto educação Sobre este Diário Nome: E-mail: Telefone: CONTATO Olá! Muito prazer! Eu estou aqui para te apoiar na criação da SUA JORNADA. - Como

Leia mais

Pai-Nosso/ Ave Maria

Pai-Nosso/ Ave Maria DEGRAUS DE UM COORDENADOR Paróquia Santo Antônio Praia Grande Diocese de Santos (SP) ENCONTRO COM COORDENADORES E VICES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS / Abril de 2013 Pai-Nosso/ Ave Maria Toda manhã, procuro

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA Edson de Oliveira Costa (1); Rafaela Cristina dos Santos Lima (2); (1) Universidade Federal de Campina Grande/Centro

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA VISÃO GERAL DA DISCIPLINA Antes eu não gostava de Matemática, mas agora a professora joga, conta história e deixa a gente falar né? Então é bem mais divertido, eu estou gostando mais. Pedro, 9 anos. Neste

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: O Ser humano / Genética / Evolução. Introdução. Aparelho locomotor. Sistema esquelético Esqueleto 4. Sistema articular Leitura

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit?

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? Em nossa última atividade, aprendemos que os

Leia mais