Apesar de inaugurar o conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos, a Acta Diurna tinha algumas curiosidades:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apesar de inaugurar o conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos, a Acta Diurna tinha algumas curiosidades:"

Transcrição

1 O jornal

2

3 uma breve história Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e qual foi o primeiro jornal do mundo, mas os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção. Ao que tudo indica, Júlio César, além de um excelente general e comandante, também foi um ótimo profissional de marketing: para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império (fazendo obviamente muita propaganda pessoal), César criou a chamada Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo.

4 A Acta Diurna era uma publicação oficial do Império Romano, criada no ano de 59 a.c. durante o governo imperial de César. Ela trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do Império (e de fora dele) falando principalmente de conquistas militares, ciência e de política. Para poder escrever a Acta Diurna, surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, os chamados Correspondentes Imperiais. Eles foram enviados para todas as regiões e províncias Romanas para acompanhar e escrever as notícias. Apesar de inaugurar o conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos, a Acta Diurna tinha algumas curiosidades: Como não existiam tecnologias de impressão no Império Romano e nem mesmo papel em quantidade suficiente (a fabricação de papel usando a tecnologia da época era muito cara), a Acta Diurna era publicada em grandes placas brancas de papel e madeira (estilo outdoor ). Estas placas eram expostas nas principais praças das grandes cidades para que as pessoas lessem de graça. As comunicações também eram lentas na Época do Império Romano. Como os textos eram transportados a pé ou a cavalo, embora a Acta Diurna fosse publicada todos os dias, sempre apresentava notícias de dias ou semanas atrás! Como era uma publicação de jornalismo oficial, a Acta Diurna Romana não era imparcial, nunca publicava notícias negativas de derrotas do Exército Romano e nem escândalos envolvendo pessoas públicas e aliados do Imperador.

5 Durante a Idade Média, pode-se dizer que os jornais e o jornalismo tiveram o seu maior salto tecnológico: a prensa de papel inventada pelo Alemão Johannes Gutenberg possibilitou que o trabalho que antes era realizado manualmente pudesse ser feito por máquinas, tornando a publicação de livros de jornais muito mais ampla, rápida e barata. A prensa de papel, construída com base na tecnologia dos tipos (letras) móveis e também da prensa de vinho (que já era conhecida na Europa) permitiu que Gutenberg criasse toda uma nova indústria. A revolução na época foi tão grande que alguns autores afirmam que a prensa de papel de Gutenberg tirou o mundo de vez da Idade Média, levando-o para a Era da Renascença, com o despertar definitivo da ciência e do jornalismo profissional. A Bíblia de Gutenberg, considerada por muitos a obra prima do inventor Alemão, foi o primeiro livro a ser produzido, lançado e vendido com a tecnologia da prensa mecânica de papel.

6 Este exemplar da Bíblia, que começou a ser produzido em 1450 e foi finalizado em 1455, foi o primeiro livro a ser produzido em larga escala (escala industrial). Apesar de terem mais de 550 anos de idade, algumas pessoas, instituições e museus ainda tem cópias originais da Bíblia de Gutenberg! Exemplares dessa obra podem ser encontrados na Biblioteca do Congresso em Washington, na Universidade Keio em Tokyo e também na casa do empresário Americano Bill Gates, o homem mais rico do mundo nas décadas de 80 e 90 do século XX, que comprou um exemplar deste tesouro histórico em um leilão em 1994.

7 No início do século XVII, à medida que a tecnologia da prensa de papel de Gutenberg ia sendo disseminada e copiada por seus concorrentes, a publicação de livros e jornais se tornava cada vez mais popular. A Suécia, no caso, foi o primeiro país do mundo que implementou a Liberdade de Imprensa através de uma lei criada no ano de Com essa lei, foi garantido que os profissionais de jornalismo e os jornais da Suécia poderiam publicar qualquer tipo de notícia, desde que ela fosse real e que não houvesse difamação. O Telégrafo, aparelho considerado o pai de toda a comunicação moderna, permitiu que textos que levariam horas ou até dias para serem transportados fossem repassados pelos profissionais de jornalismo as redações em questão de minutos e a imprensa tornou-se muito mais ágil: uma notícia que aconteceu de manhã poderia agora facilmente ser publicada à tarde em um jornal.

8 Imprensa marrom é o nome dado ao tipo de jornalismo focado em divulgar notícias sensacionalistas onde os dados nem sempre são checados corretamente, tornando a notícia falsa e o veículo sem credibilidade. O termo imprensa marrom é inspirado no termo yellow press (imprensa amarela), que surgiu nos Estados Unidos, quando no final do século XIX os jornais New York World e The New York Journal brigavam para ver quem iria publicar em suas páginas o desenho Yellow Kid. A briga foi tão forte que ambos começaram a publicar notícias falsas, sensacionalistas e sem escrúpulos para atacar o concorrente e vender mais jornais. No Brasil, a adaptação do termo ocorreu pelo jornalista Calazans Fernandes. Por achar a cor amarela muito amena, escolheu substituí-la pela cor marrom para fazer referência a imprensa sensacionalista e inescrupulosa. A primeira revista brasileira a ser acusada de agir como imprensa marrom foi a revista Escândalo, que extorquia dinheiro de pessoas fotografadas em situações comprometedoras. Certa vez, um homem fotografado pela revista se suicidou após se negar a pagar para não ter sua foto publicada. Calazans Fernandes, o inventor da adaptação da expressão imprensa marrom, contribuiu para o fim da revista Escândalo, já que divulgou todas as barbaridades que a revista fazia para conseguir uma alta vendagem.

9 Manchete: o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista que menciona a mais importante notícia.

10 Editorial O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu. Podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Tipos de anúncio

22 Quem é o ombudsman? Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Designa, nos países escandinavos, o ouvidor-geral, função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população. Na imprensa, o termo é utilizado para denominar o representante dos leitores dentro de um jornal. A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60. Chegou ao Brasil num domingo, dia 24 de setembro de 1989, quando a Folha, numa decisão inédita na história do jornalismo latino-americano, passou a publicar semanalmente a coluna de seu ombudsman. Para exercer o cargo com independência, o jornal instituiu o mandato de um ano para cada ombudsman, com a possibilidade de apenas uma única renovação de mais um ano. Essa possibilidade, posteriormente, foi expandida, para três renovações (quatro anos de mandato). O profissional não pode ser demitido durante o mandato e tem estabilidade de mais seis meses no jornal após deixar a função. A atual ombudsman da Folha é Vera Guimarães Martins.

23

24

) Há mais de mil anos, os livros eram copiados à mão pelos. ) Há mais de mil anos, os livros eram copiados pela prensa

) Há mais de mil anos, os livros eram copiados à mão pelos. ) Há mais de mil anos, os livros eram copiados pela prensa HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Parcial III Prova elaborada com base no livro e caderno do colégio 1- Marque a alternativa correta: ) Há mais de mil anos, os livros eram baratos. copistas. ) Há mais de mil anos,

Leia mais

Ombudsman: defensor do leitor

Ombudsman: defensor do leitor Origem: - palavra sueca - significa aquele que representa. - Ombud é representante e man, como no inglês, siginifica homem. A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60.

Leia mais

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2 3 As Histórias em Quadrinhos (HQs) normalmente estão associadas

Leia mais

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA POLITEIA EDIÇÃO 2018 MANUAL DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO DA IMPRENSA Estar na imprensa significa realizar atividades relacionadas à Comunicação. Dentre essas tarefas, estão o jornalismo, maketing, audiovisual

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO

ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO No mês de setembro de 2010, a revista Eventos do Sul começou a circular no Rio Grande do Sul. A publicação surgiu com o propósito de preencher um espaço em aberto no mercado editorial gaúcho, que, até

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: História do Jornalismo e da Comunicação Professor(es): MÁRCIA DETONI RAFAEL FONSECA SANTOS Núcleo Temático:

Leia mais

&

& VA REJO BRASIL creative branding - 2 0 1 9 & 2 0 2 0 - PORTAL REVISTA SERVIÇOS REVISTA VAREJO BRASIL. UMA FORMA MODERNA E RESPONSÁVEL DE ENXERGAR O VAREJO. O SÉCULO XX SE INICIOU SOB A HEGEMONIA DA INDÚSTRIA.

Leia mais

O que é dinheiro? Fonte: https://conceito.de/dinheiro Atividade

O que é dinheiro? Fonte: https://conceito.de/dinheiro Atividade O que é dinheiro? O dinheiro é um instrumento de pagamento usado nas trocas, geralmente materializado sob a forma de notas e moedas, que é aceite por uma sociedade para pagar bens, serviços e todo o tipo

Leia mais

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de

Leia mais

A Vinda da Família Real para o Brasil

A Vinda da Família Real para o Brasil A Vinda da Família Real para o Brasil Napoleão Bonaparte - No início do séc. XIX, a França e a Inglaterra eram as duas principais potências do mundo. - No início do séc. XIX, a França e a Inglaterra eram

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: História do Jornalismo e da Comunicação Professor(es): MÁRCIA DETONI RAFAEL FONSECA Núcleo Temático: Fundamentação

Leia mais

Eletrostática, Eletrodinâmica e. Eletromagnetismo.

Eletrostática, Eletrodinâmica e. Eletromagnetismo. Eletricidade : A Eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas. Ela é dividida em três partes: Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo. Eletricidade : Eletrostática

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

Jornalismo e Ética. JOBIM, Danton. Espírito do Jornalismo. quarta-feira, 21 de setembro de 11

Jornalismo e Ética. JOBIM, Danton. Espírito do Jornalismo. quarta-feira, 21 de setembro de 11 Jornalismo e Ética JOBIM, Danton. Espírito do Jornalismo. Robert Salmon Diretor de France Soir A preocupação da imprensa americana com a objetividade faz uma homenagem à imprensa mundial. Os fatos são

Leia mais

Primeiro Concurso literário ICBIE 2015

Primeiro Concurso literário ICBIE 2015 Primeiro Concurso literário ICBIE 2015 O Concurso representa a terceira etapa do Projeto LeiturArte Itapagipe, contemplado pelo edital Arte em Toda Parte - Ano II, e lançado pela Fundação Gregório de Mattos

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo Renovadores das Ciências da Comunicação

Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo Renovadores das Ciências da Comunicação Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo Renovadores das Ciências da Comunicação Mariluce Moura A imprensa em questão O seminário A imprensa em questão

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) D O M Í N I O S D I S C U R S I V O S Para Luiz Antônio Marcuschi, os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais

Leia mais

Revolução Industrial I e II

Revolução Industrial I e II HISTÓRIA ORIGEM PIONERISMO INGLÊS CURIOSIDADES INVEÇÕES ENTRE OUTROS RELAÇÕES DE TRABALHO Revolução Industrial I e II Editoras/Grupo: Ana Clara, Kaline, Maria Bheatriz Sumário Pagina 3- O que foi a Revolução

Leia mais

Como obter meu iphone com preços bons. Alguns clientes pegam celulares baratos no ebay.

Como obter meu iphone com preços bons. Alguns clientes pegam celulares baratos no ebay. Como obter meu iphone com preços bons. Alguns clientes pegam celulares baratos no ebay. Tenho um amigo que pega umas barbadas lá, ele praticamente compra um iphone, usa um ano e depois revende pelo mesmo

Leia mais

Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda

Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda AGOSTO: RUBEM FONSECA HTTP://EDUCACAO.UOL.COM.BR/BIOGRAFIAS/CARLOS - LACERDA.JHTM Carlos Lacerda 30/4/1914, Rio de Janeiro 21/5/1977,

Leia mais

Orientação de estudo 3 bimestre

Orientação de estudo 3 bimestre Nome: Ano: 7 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3 bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: Estudar o capítulo sobre Expansão comercial e marítima europeia

Leia mais

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 08 A INFLUÊNCIA DE LOCKE SOBRE O BILL OF RIGHTS

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 08 A INFLUÊNCIA DE LOCKE SOBRE O BILL OF RIGHTS FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 08 A INFLUÊNCIA DE LOCKE SOBRE O BILL OF RIGHTS Como pode cair no enem Alexis de Tocqueville, um dos grandes teóricos da democracia na América, afirma em sua obra de 1835: Quando

Leia mais

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Modelagem conceitual para sistemas de hipertexto INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Profa. glima@eci.ufmg.br A Tradição Oral A fala enunciada pela voz humana é rica em informações

Leia mais

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Palestra de Marcelino Silva São Bernardo do Campo 21 de Outubro de 2017 Marcelo Carvalho Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública SEMINÁRIO DISTRITAL

Leia mais

mediakit NOtÍCiaS magazine V300315

mediakit NOtÍCiaS magazine V300315 mediakit V300315 01.apresentação apresentação Para tornar o seu domingo num dia único. É uma revista semanal de informação geral. Pretende dar ao leitor informação útil que o faça pensar sobre a realidade

Leia mais

A.D.M.K. Mulus UM ESTRANHO VEÍCULO NA ESCOLA DE MATERIAL BÉLICO

A.D.M.K. Mulus UM ESTRANHO VEÍCULO NA ESCOLA DE MATERIAL BÉLICO A.D.M.K. Mulus UM ESTRANHO VEÍCULO NA ESCOLA DE MATERIAL BÉLICO Desenhos de GILSON MARÔCO, exclusivo para o UFJF/Defesa. gilson.lobo@ig.com.br Quando estive pela primeira vez na Escola de Material Bélico,

Leia mais

CLIPAGEM VILLA FRANCIONI ABRIL 2016. Programa Estado de Excelência Band SC Veiculado Abril 2016

CLIPAGEM VILLA FRANCIONI ABRIL 2016. Programa Estado de Excelência Band SC Veiculado Abril 2016 CLIPAGEM VILLA FRANCIONI ABRIL 2016 Programa Estado de Excelência Band SC Veiculado Abril 2016 Agência O GLOBO Com mais de 30 anos cobrindo fatos do Brasil e do mundo, a Agência

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

Sofia: Deve estar no Martinho da Arcada. Este café abriu em finais do século XVIII. Em

Sofia: Deve estar no Martinho da Arcada. Este café abriu em finais do século XVIII. Em 1 Episódio 10. Aí em baixo, no café Arcada Localização: Martinho da Arcada / Baixa Sofia: Deve estar no Martinho da Arcada. Este café abriu em finais do século XVIII. Em tempos era conhecido como Casa

Leia mais

Informar e entreter os leitores levando as tendências dos setores das terapias holísticas e do esoterismo, assim como motivar o consumo e os cursos

Informar e entreter os leitores levando as tendências dos setores das terapias holísticas e do esoterismo, assim como motivar o consumo e os cursos 2 Informar e entreter os leitores levando as tendências dos setores das terapias holísticas e do esoterismo, assim como motivar o consumo e os cursos profissionalizantes das terapias e propagar seus profissionais.

Leia mais

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento)

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Se há 20 anos imprensa produzia a mensagem População e empresas recebiam a mensagem Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Imprensa População empresa Quem produz a notícia Imprensa População

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

PROJETO 100 DIAS DE INOVAÇÃO

PROJETO 100 DIAS DE INOVAÇÃO PROJETO 100 DIAS DE INOVAÇÃO é um projeto multiplataforma de conteúdo criado por Meio & Mensagem para destacar reportagens e insights sobre as tendências e as projeções conectadas à tecnologias, comportamentos

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli No caso brasileiro, onde se vivenciou longos períodos de autoritarismo, a Constituição Federal de 1988 surgiu com a promessa firme de não apenas reverter tal situação como assegurar, de modo forte e perene,

Leia mais

Aula 1 - História dos processos de impressão. professor Rafael Hoffmann

Aula 1 - História dos processos de impressão. professor Rafael Hoffmann Aula 1 - História dos processos de impressão professor Rafael Hoffmann Xilogravura - Técnica de reprodução na qual se utiliza madeira como matriz. - Utilizada na China desde o século VI. - Se firmou na

Leia mais

JORNAL O JORNAL 100% NOSSO

JORNAL O JORNAL 100% NOSSO JORNAL O JORNAL 100% NOSSO Um grande JORNAL para uma O Jornal Bom Dia é o maior veículo de mídia impressa de Erechim e de toda a Região do Alto Uruguai, com circulação diária de 17 mil exemplares em mais

Leia mais

O CANAL TV S ANDNEW B

O CANAL TV S ANDNEW B O CANAL A notícia em tempo real, de forma ágil, sem perda de tempo. O BandNews TV é o primeiro canal brasileiro com 24 horas de informação. Jornais atualizados sem parar e um resumo dos principais fatos

Leia mais

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na Atividade de Estudo Geo/História 5º ano Nome: 1- LIGUE os itens abaixo corretamente. 2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na América? 3- ASSINALE as afirmativas erradas

Leia mais

Introdução à Direção de Arte

Introdução à Direção de Arte Introdução à Direção de Arte A Tarefa do Publicitário O objetivo final de toda propaganda é vender mercadoria, mas para consegui-lo, o publicitário precisa vencer alguns obstáculos. A Tarefa do Publicitário

Leia mais

Jornal filiado 2018 MÍDIA KIT

Jornal filiado 2018 MÍDIA KIT Jornal filiado 201 MÍDIA KIT A REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC) tem a missão de levar a milhares de pessoas a cobertura completa dos acontecimentos do Amazonas e do mundo. Com um jeito diferente de fazer

Leia mais

Conceito Politico Tempo Difícil

Conceito Politico Tempo Difícil Tempo de Inovação Conceito Politico Tempo Difícil Sabará - MG Fazer a diferença nos dias atuais não é fácil, mais precisamos fazer diferente. Boas ideias que geram desenvolvimento e transformam e ação.

Leia mais

PROCESSOS E TÉCNICAS DE JORNALISMO. UNIDADE II O que é notícia? Profa. Ma. Selma Cavaignac

PROCESSOS E TÉCNICAS DE JORNALISMO. UNIDADE II O que é notícia? Profa. Ma. Selma Cavaignac PROCESSOS E TÉCNICAS DE JORNALISMO UNIDADE II O que é notícia? Profa. Ma. Selma Cavaignac O que vamos estudar: 1.1 O que é Notícia? 1.2 Requisitos da notícia 1.3 Fontes e conteúdo da notícia 1.4 Classificação

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA. A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp

ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA. A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp MÍDIA KIT 2018 ABRANGÊNCIA NO NOROESTE PAULISTA A unidade de rádio noroeste paulista localizada na cidade de Pirangi/sp 2 No ar desde 2011, desenvolvendo seu trabalho priorizando a busca de inovação no

Leia mais

JORNAL MONTES CLAROS Rua Silas canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova Montes Claros WhastApp: (38)

JORNAL MONTES CLAROS Rua Silas canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova Montes Claros WhastApp: (38) O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS Rua Silas Canela 52 / 101 B a i r r o Cidade Nova PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal Montes Claros.com.br é um SITE JORNALISTICO

Leia mais

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO Renato Silvestre (1) Adelto Gonçalves (2) Universidade Santa Cecília Unisanta Santos (SP) 1. Resumo O Primeira Impressão é o

Leia mais

A Difusão da Imprensa no Século XX

A Difusão da Imprensa no Século XX A Difusão da Imprensa no Século XX A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. O século XX foi, entre muitos outros aspectos identitários, um tempo dos media. O livro

Leia mais

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. 30 JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. Jornalistas especializados em conteúdo noticioso para impresso, online,

Leia mais

Seminários GV Comunicação no Varejo

Seminários GV Comunicação no Varejo Seminários GV Comunicação no Varejo Cláudio Santos O que há de novo nos jornais Jornal: O que há de novo O próprio jornal é novo Jornal é um dos meios que mais investiu em inovação e modernidade Projetos

Leia mais

AFINAL, O QUE É MARKETING POLÍTICO?

AFINAL, O QUE É MARKETING POLÍTICO? AFINAL, O QUE É MARKETING POLÍTICO? INTRODUÇÃO O marketing está tão integrado à nossa vida que muitas vezes o seu significado e até mesmo a sua origem, acabam se perdendo em meio a tantas informações que

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o projeto realiza

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Redação e Edição Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Código da Disciplina: ENEX01063

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano:5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 6 / 2017 ESTUDOS AUTÔNOMOS DE HISTÓRIA Assunto: Chegada

Leia mais

Jornal.

Jornal. O piniãao Goiáas ~ ~ ~ Jornal www.opiniaogoias.com.br MídiaKit 2019 Mídia Kit Jornal Opinião Goiás 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média

Leia mais

MÍDIA KIT 2018 ANUNCIANTES E PARCEIROS

MÍDIA KIT 2018 ANUNCIANTES E PARCEIROS 2018 B C K MÍDIA KIT 2018 O Portal Chico da Boleia é um canal online de comunicação voltado para os caminhoneiros, carreteiros e empresários do setor de transporte. Nele, reunimos notícias sobre transporte,

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

SEÇÕES E CADERNOS. 24 Horas. Guia Correio. Esporte. Autos. Vida. Bazar. Imóveis. Acheaqui. Mais

SEÇÕES E CADERNOS. 24 Horas. Guia Correio. Esporte. Autos. Vida. Bazar. Imóveis. Acheaqui. Mais Fevereiro O JORNAL CORREIO Jornal líder de circulação na Bahia e com o maior número de leitores na grande Salvador, o Correio é destaque na impressa nacional desde que implantou um projeto editorial e

Leia mais

A transição do século XVIII para o XIX. Mundo tradicional >< Mundo capitalista. no mundo, buscando criar o seu espaço.

A transição do século XVIII para o XIX. Mundo tradicional >< Mundo capitalista. no mundo, buscando criar o seu espaço. A transição do século XVIII para o XIX Mundo tradicional >< Mundo capitalista o indivíduo não existe isolado, ele é o papel que ocupa no todo social. o indivíduo com existência isolada, válido por si só,

Leia mais

O PROJETO. Há atualmente na indústria do marketing digital e inovação 2 eventos internacionais que se destacam.

O PROJETO. Há atualmente na indústria do marketing digital e inovação 2 eventos internacionais que se destacam. Projeto INOVAÇÃO O PROJETO Há atualmente na indústria do marketing digital e inovação 2 eventos internacionais que se destacam. South by Southwest (SXSW), que ocorre em Austin, nos EUA, entre 9/03 e 18/03/2018.

Leia mais

Tipografia. Tipografia x tipologia. Por que TIPO...? Tipo - vem do grego, Typos, significa molde, sinal.

Tipografia. Tipografia x tipologia. Por que TIPO...? Tipo - vem do grego, Typos, significa molde, sinal. Produção Gráfica 1 Tipografia Parte 1 Tipografia Envolve a seleção e a aplicação de tipos, a escolha do formato da página com objetivo de transmitir uma mensagem do modo mais eficaz possível. Popularmente

Leia mais

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno Rua Silas canela 52 / 101 BairroCidade Nova O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal

Leia mais

NASCE CHATÔ, UM ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO

NASCE CHATÔ, UM ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO Umbuzeiro -PB - Brasil - Quarta-Feira, 04 de Outubro de 1892 NASCE CHATÔ, UM ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO Na cidade de Umbuzeiro, Estado da Paraíba, divisa com Pernambuco e a 200 Km da capital João Pessoa,

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Redação AULA: A Dissertação Argumentativa Dissertar Falar sobre; discorrer sobre 1) Modelo dissertativo 1) Expositivo: Panorama imparcial de ideias, informações neutras, exposições.

Leia mais

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Carlos Marcelo Oliveira Sales Marina Moreira Mamede Eduardo Freire Universidade de Fortaleza, Fortaleza CE RESUMO O presente trabalho apresenta as fases de uma matéria

Leia mais

O RENASCIMENTO. Tema 5 Expansão e mudança nos séculos XV e XVI Renascimento e Reforma

O RENASCIMENTO. Tema 5 Expansão e mudança nos séculos XV e XVI Renascimento e Reforma RENASCIMENTO 05-02-2017 Tema 5 Expansão e mudança nos séculos XV e XVI 5.2 e Reforma O RENASCIMENTO O que é? É um movimento cultural, que transforma as mentalidades e renova os conhecimentos, valorizando

Leia mais

MÍDIA E SOCIEDADE: O DIREITO À INFORMAÇÃO 1

MÍDIA E SOCIEDADE: O DIREITO À INFORMAÇÃO 1 MÍDIA E SOCIEDADE: O DIREITO À INFORMAÇÃO 1 Talita Cindrowski Mazzola 2, Vera Lucia Spacil Raddatz 3. 1 Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Relações Internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES:

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: Ms. Tibério Mendonça de Lima Ms. Luciana Estevam da Silva FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL Muita gente hoje

Leia mais

Índice. Breves Agradecimentos. Pag. 3. Dossier de Imprensa... pag. 32. Cobertura Televisiva.. pag. 33. Contactos.. pag. 37

Índice. Breves Agradecimentos. Pag. 3. Dossier de Imprensa... pag. 32. Cobertura Televisiva.. pag. 33. Contactos.. pag. 37 Índice Breves Agradecimentos. Pag. 3 Introdução. pag. 4 Material Gráfico.. pag. 12 a 16 Publicações pag. 17 Rádios pag. 33 a 36 Webmarketing pag. 18 a 28 Outros Meios.. pag. 29 Dossier de Imprensa.....

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

Período Napoleônico e Restauração

Período Napoleônico e Restauração Aula 15 Período Napoleônico e Restauração 1 O Consulado (1799 1804) Setor 1606 2 O Império (1804 1815) 3 O Congresso de Viena Aula 15 15 Período Napoleônico e e Restauração 1.1 A Pacificação Acordo com

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

tipos de campanhas PUBLICITÁRIAS

tipos de campanhas PUBLICITÁRIAS PAULOCINTI tipos de campanhas PUBLICITÁRIAS Ela tem como objetivo difundir a marca do fabricante, institucionalizá-la. Neste tipo de campanha você nunca verá uma empresa falando explicitamente sobre os

Leia mais

A República da Espada. Prof. Thiago História C Aula 08

A República da Espada. Prof. Thiago História C Aula 08 A República da Espada Prof. Thiago História C Aula 08 O Novo Regime Proclamação da República Militares ideário positivista Cafeicultores defesa do federalismo Classe Média desenvolvimento industrial e

Leia mais

Apresentação Especial. facebook.com/jornaldeolho Quem anuncia mais, vende mais!

Apresentação Especial.   facebook.com/jornaldeolho Quem anuncia mais, vende mais! Apresentação Especial www.jornaldeolho.com facebook.com/jornaldeolho twitter.com/jornaldeolho @jornaldeolho Quem anuncia mais, vende mais! O Jornal De Olho é um veículo de comunicação que está há cinco

Leia mais

IRREVERÊNCIA E IDENTIDADE NO PROJETO GRÁFICO E NA DIAGRAMAÇÃO DO JORNAL-LABORATÓRIO ESTAÇÃO CENTRO 1

IRREVERÊNCIA E IDENTIDADE NO PROJETO GRÁFICO E NA DIAGRAMAÇÃO DO JORNAL-LABORATÓRIO ESTAÇÃO CENTRO 1 IRREVERÊNCIA E IDENTIDADE NO PROJETO GRÁFICO E NA DIAGRAMAÇÃO DO JORNAL-LABORATÓRIO ESTAÇÃO CENTRO 1 Washington Correa 2 Miguel Valione 3 RESUMO Este paper trata da criação do projeto gráfico e da diagramação

Leia mais

MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM EXEMPLARES

MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM EXEMPLARES MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM 3.000 EXEMPLARES PORQUE ANUNCIAR EM REVISTA? Ao realizar um PLANO DE MÍDIA, a Revista, com as inúmeras vantagens que oferece, tornou-se o veículo ideal para divulgar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC IMPAR Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o IMPAR vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o

Leia mais

DESCRIÇÃO. Porque razão a GYM FACTORY é a revista líder do mercado?

DESCRIÇÃO. Porque razão a GYM FACTORY é a revista líder do mercado? DESCRIÇÃO Porque razão a GYM FACTORY é a revista líder do mercado? GYM FACTORY é uma publicação trimestral, imprimindo 1.800 exemplares por edição, com garantia de distribuição. Chega a todos os ginásios

Leia mais

Desde 1996 MÍDIA KIT. Tabela de preços

Desde 1996 MÍDIA KIT. Tabela de preços Desde 1996 MÍDIA KIT Tabela de preços PRODUTOS O Jornal Local blablablabalablabblabalabalabla balabalabalabalablablablabalabl abblabalabalablabalabalabalaba lablablablabalablabblabalabalab labalabalabalabalablablablabala

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

TEMA: O Caso Arruda O escândalo de corrupção que ocorreu no Distrito Federal com o ex-governador José Roberto Arruda Analisou coberturas

TEMA: O Caso Arruda O escândalo de corrupção que ocorreu no Distrito Federal com o ex-governador José Roberto Arruda Analisou coberturas TEMA: O Caso Arruda O escândalo de corrupção que ocorreu no Distrito Federal com o ex-governador José Roberto Arruda Analisou coberturas jornalísticas veiculadas durante 10 dias (28 de novembro a 07 de

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS MANCHETES DOS JORNAIS DIÁRIOS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR 1

A INFLUÊNCIA DAS MANCHETES DOS JORNAIS DIÁRIOS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR 1 A INFLUÊNCIA DAS MANCHETES DOS JORNAIS DIÁRIOS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR 1 Resumo: Clarissa GINDRI 2 Luana MENDES 3 Marco André MAZZAROTTO 4 Facinter Faculdade Internacional de Curitiba, Curitiba,

Leia mais

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES TÍTULO: FUNÇÃO SOCIAL E LINGUAGEM DO JORNAL NACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): FELIPE VALEZI

Leia mais

Revista Curioso? revista infantil 1. Marcos Adriano Araújo SANTOS 2 Michelle Oliveira SANTOS 3. Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA

Revista Curioso? revista infantil 1. Marcos Adriano Araújo SANTOS 2 Michelle Oliveira SANTOS 3. Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA Revista Curioso? revista infantil 1 Marcos Adriano Araújo SANTOS 2 Michelle Oliveira SANTOS 3 Carla de Araujo RISSO 4 Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA RESUMO A revista Curioso? faz parte

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2016

conversa afiada mídia-kit V2.2016 conversa afiada mídia-kit V2.2016 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin EDITORAÇÃO EM JORNALISMO Profa. Lívia Saggin Diagramação de jornais No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais

Leia mais

Publicação Científica

Publicação Científica Publicação Científica Carlos Roberto Grandini Bauru 2011 Alguns cientistas lutam arduamente para publicar um artigo em revista especializada. Outros, mais avançados, já buscam revistas mais conceituadas

Leia mais

MÍDIA KIT MÍDIA KIT

MÍDIA KIT MÍDIA KIT MÍDIA KIT CONTEÚDO Lançada em 2012, a revista eletrônica Guitar Talks é voltada para o público consumidor de cultura e entretenimento, tendo como plataforma a agilidade da internet. Alcança todo o território

Leia mais

UMA CARTA. para Garcia

UMA CARTA. para Garcia UMA CARTA para Garcia Uma Carta para Garcia Autor Elbert Hubbard Prefácio Raul de Abreu Diniz Editor Centro Atlântico Colecção Classicus Coordenação editorial e Tradução Helena Oliveira Revisão Centro

Leia mais

A primeira fábrica A história sobre duas rodas Onde colocar o motor? DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO Documentos históricos guardados Três

A primeira fábrica A história sobre duas rodas Onde colocar o motor? DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO Documentos históricos guardados Três A primeira fábrica A história sobre duas rodas Onde colocar o motor? DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO Documentos históricos guardados Três anos depois Em 1914 Mais de 150 anos Amantes de motas Trabalho

Leia mais

Colorir sobre o 7 de Setembro

Colorir sobre o 7 de Setembro Desenhos para Pintar e Colorir sobre o 7 de Setembro 7 de Setembro Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês algumas sugestões de Desenhos para Colorir com o tema da Independência do Brasil

Leia mais