Resposta de Consulta nº 653/2001 de 5 de setembro de 2002

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resposta de Consulta nº 653/2001 de 5 de setembro de 2002"

Transcrição

1 Subempreitada em obra de construção civil com fornecimento de mercadorias fabricação colocação e montagem efetuadas por terceiros dentro do canteiro de obras - preenchidos os requisitos legais é caso de ISS e não de ICMS. Resposta de Consulta nº 653/2001 de 5 de setembro de A consulente expõe situações diversas sobre os diferentes tipos de industrialização de esquadrias de alumínio, especialmente à fabricação, colocação e montagem efetuadas por terceiros dentro do canteiro de obras de construção civil. 2.Apresenta como modelo para análise e discussão a questão da possibilidade e tratamento tributário, pela óptica do ICMS, quando da realização dessa industrialização dentro do canteiro de obras de uma empreiteira, sob o regime de subempreitada. 3.Para cada tipo, seja ela parcial, total, com fornecimento ou não de matéria prima a questão central se resume ao seguinte: a industrialização das esquadrias pode caracterizar o contrato de subempreitada e enquadrar-se sob o regime do ICMS ou do ISS? 4.Assim, é imperativo a análise da legislação, combinada com a conceituação legal acerca do contrato de empreitada, bem como de subempreitada. 5.Empreitada é um contrato bilateral, sem vinculação empregatícia, em que uma das partes assume a responsabilidade pela execução de obra ou trabalho, com ou sem fornecimento de materiais, mediante pagamento determinado ou proporcional ao trabalho executado, que não se confunde com o serviço prestado por meio de pagamento diário ou mensal. 5.1.Tem ainda, como característica, a direção do serviço pelo executor do mesmo e não pelo dono do serviço. 5.2.A empreitada que também é denominada encomenda, uma vez que o serviço será executado por incumbência de outrem, pode ser parcial ou total, com ou sem o fornecimento de material para a concretização do serviço encomendado, e mesmo que o dono do trabalho, da obra ou serviço, coloque à disposição do empreiteiro, executor do serviço, materiais fundamentais para a sua realização, não será caso de locação de mão-de-obra, uma vez que a remuneração, nestes casos se faz pelo tempo trabalhado, mas sim de empreitada cuja remuneração se faz por serviço concluído, seja ele parcial ou total. 5.3.Mesmo no caso de fornecimento de material, apesar da tentativa de caracterizá-la como de compra e venda, não é o fornecimento fato que desvirtue a essência da empreitada, pois seria contrário à lógica e princípio do direito que o empreiteiro vendesse ao dono da obra sua própria obra, sendo o material fornecido, mero insumo da obra a final.

2 5.4.A finalidade da empreitada é a produção de obra certa a um certo preço, independentemente do empreiteiro consumir menor ou maior tempo para dar pronto o trabalho. 5.5.O contrato de empreitada é bilateral sem forma especial, desde que seja de forma lícita, podendo ser até mesmo verbal. 5.6.Ao empreiteiro cabe: realizar o trabalho observando as determinações contidas no contrato, nos projetos e na lei, corrigindo, se necessário, as imperfeições verificadas, não acrescentando ou diminuindo nada à obra, salvo se anuído pelo dono da mesma, entregar o trabalho concluído, sólido e seguro, responsabilizando-se por danos ou prejuízos causados ou supervenientes nos termos do Código Civil e do contrato celebrado, ao dono da obra ou a terceiros; verificar a qualidade do solo, dos materiais utilizados e se o contrato prever o fornecimento, dos materiais por ele fornecidos; e pagar os salários e encargos sociais dos seus empregados. 5.7.Dentre seus direitos, além do recebimento do preço acordado e da possibilidade de reter a obra para garantia do recebimento do pagamento ajustado, poderá sempre que a empreitada não for revestida do caráter personalíssimo, ou seja que não contenha a cláusula de intuiutu personae, ceder o contrato de empreitada em subempreitada. 6.A partir desse ponto, encontrado o elo jurídico entre o empreiteiro e o subempreiteiro, passemos a analisar a situação do serviço prestado pelo subempreiteiro em regime de subempreitada. 7.A subempreitada de construção civil se caracteriza pela cessão, do empreiteiro ao subempreiteiro, através de um contrato, das responsabilidades que o empreiteiro assumiu diante do dono da obra sem descaracterização do serviço contratado originalmente. Ou seja, o subempreiteiro terá as mesmas obrigações que o empreiteiro teria. 7.1.Tratando-se de empreitada ou subempreitada de execução com fornecimento de materiais, denominada como de empreitada mista, o preço dos materiais já deverá estar incluído no valor acordado entre o dono da obra e o empreiteiro, devendo este preço estar expresso em contrato, sem direito a acréscimo nos termos do artigo 1246 do Código Civil A subempreitada deriva da empreitada, respondendo o empreiteiro original diante do dono da obra, sendo que ao empreiteiro caberá o direito de regresso contra o subempreiteiro.

3 .Podemos ainda, finalizadas as considerações acerca do contrato de empreitada e da sua cessão em subempreitada, verificarmos que a caracterização do serviço é comum em ambos, assim, não há como diferenciálos se observados os seguintes critérios objetivos:- 1º Existência de obra de construção civil; 2º Contrato de empreitada entre o dono da obra e um empreiteiro, sem cláusula restritiva quanto à sua cessão em subempreitada; 3º Contrato de cessão de empreitada em subempreitada. 9.A empreiteira pode ceder parcial ou totalmente a empreitada à qual se obrigou, no entanto, só se caracterizará como realizada a empreitada, ainda que parcial, se o subempreiteiro entregar já como produto final incorporado à obra, o serviço que caberia à empreiteira, com ou sem o fornecimento de material. 10.A Lista de Serviços tem a seguinte disposição em seu item 32: 32 Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de construção civil, de obras hidráulicas e outras obras semelhantes e respectiva engenharia consultiva, inclusive serviços auxiliares ou complementares (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços, fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS). 11.Uma vez estabelecida a igualdade entre a empreiteira e a subempreiteira, no que diz respeito à função de prestar o serviço, estabelece-se também a igualdade de tratamento tributário já vislumbrada pela norma acima citada. 12.Desta feita, se a subempreiteira se sub-rogar em todos os direitos e obrigações que caberiam à empreiteira, relativamente à prestação de serviços, no limite legal ou contratual, desde que não desfigurada ou descaracterizada a realização de obra de construção civil não há como aplicar tratamento diferenciado por existir expressa disposição legal que reconhece essa igualdade. 13.A partir do reconhecimento dessa igualdade estabelece-se à subempreiteira a obrigação de cumprir todas as obrigações principais e acessórias aplicáveis à empreiteira, estabelecidas na legislação tributária e específica. 14.Uma vez preenchidos esses requisitos legais, na qualidade de subempreiteira, se produzir fora do canteiro de obras, ao dar a saída para a obra estará sujeita à incidência do ICMS, porém se prestado o serviço diretamente no canteiro de obras, o fornecimento do material, se constante do custo inicial da obra, e empregado diretamente à obra será caso de ISS. 15.É necessária a ocorrência cumulativa de quatro requisitos para a caracterização como obra de construção civil, para afastar a incidência do ICMS:

4 a) o fornecimento de mercadoria deve decorrer de contrato de empreitada ou de subempreitada; b) o serviço executado deve caracterizar-se como de engenharia civil; c)que a mercadoria fornecida tenha sido produzida no canteiro de obras; e d) a manutenção, junto a cada um dos serviços, de um profissional devidamente habilitado pelo CREA. 16.Como exemplo podemos citar definição dada no Saiba mais Sobre no site no site do Posto Fiscal Eletrônico ( se encaixa ao modelo de fornecimento de esquadrias. Estruturas Metálicas Quando empresa é contratada para construir a cobertura de determinada obra e assume total responsabilidade por isso, caracteriza-se o serviço de engenharia civil; no caso, incide o ISS, exceto sobre o material que a empresa produzir fora do canteiro de obra. Se uma empresa, porém, apenas fornecer a estrutura para a empresa responsável pela construção, incidirá o ICMS. Para distinguir entre as duas situações, convém perguntar se há obra de engenharia civil em execução pela empresa. Se a resposta for positiva, trata-se do campo de competência do ISS; se negativa, incidirá ICMS 17.Quanto a inscrição estadual no mesmo site encontramos a seguinte exposição de argumentos: Construção Civil - Inscrição Estadual A construtora, apesar de não ser contribuinte do ICMS, é obrigada a inscreverse no Estado, para fins formais. Porém, o simples fato de possuir inscrição não a transforma em contribuinte. Se a empresa de construção civil tem contrato de empreitada ou de subempreitada para executar uma obra e adquire mercadoria de terceiros: portas, janelas, cimento, esquadrias, lambris, tijolos, o fornecedor de material recolherá o ICMS. Já quando a construtora aplicar essa mercadoria em obra de construção civil, mesmo que produza mercadoria, desde que no próprio local da obra, estará sujeita apenas ao ISS. Poderá até mesmo montar maquinário para produção de pré-moldados ou de qualquer outra mercadoria; se isso ocorrer dentro do canteiro de obra, haverá incidência somente do ISS 18.Na legislação específica que regulamenta o exercício da profissão e da atividade de construção civil encontramos a Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e as resoluções e decisões normativas expedidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura ou da Agronomia, CONFEA, órgão responsável pela regulamentação e controle e fiscalização federal desse setor.

5 19.Diz a Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966 que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências, em seu artigo 15: São nulos de pleno direito os contratos referentes a qualquer ramo da Engenharia, Arquitetura ou da Agronomia, inclusive a elaboração de projeto, direção ou execução de obras, quando firmados por entidade pública ou particular com pessoa física ou jurídica não legalmente habilitada a praticar a atividade nos termos desta Lei 20.Estabelece essa mesma lei a necessidade de registro das empresas que pratiquem obra de construção civil: CAPÍTULO II Do registro de firmas e entidades Art As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta Lei, só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico. 1º - O registro de firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral só será concedido se sua denominação for realmente condizente com sua finalidade e qualificação de seus componentes.(grifos nossos) Art Toda e qualquer firma ou organização que, embora não enquadrada no artigo anterior, tenha alguma seção ligada ao exercício profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, na forma estabelecida nesta Lei, é obrigada a requerer o seu registro e a anotação dos profissionais, legalmente habilitados, delas encarregados. Art Quando os serviços forem executados em lugares distantes da sede, da entidade, deverá esta manter junto a cada um dos serviços um profissional devidamente habilitado naquela jurisdição. Art As pessoas não habilitadas que exercerem as profissões reguladas nesta Lei, independentemente da multa estabelecida, estão sujeitas às penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais. 21.Desta forma, qualquer empresa que pretenda realizar prestações de serviço previstas no item 32 da Lista de Serviços deverá estar legalizada no Conselho Regional, bem como precisará observar os dispositivos do RICMS quanto à necessidade de inscrição no Cadastro de Contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e às demais obrigações principal e acessórias.

6 22.Para excluir da dúvida a questão da subempreitada parcial, vejamos a Resolução nº 336 do CONFEA, de 27 de Outubro de 1989, que já nos considerandos deixa claro a abrangência e alcance da obrigatoriedade contida na Lei. CONSIDERANDO que, face ao disposto nos artigos 59 e 60 da citada Lei, a pessoa jurídica que se organize para prestar ou executar serviços ou obras de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, ou que mantenha seção ligada ao exercício de uma dessas profissões, está sujeita à fiscalização profissional pelos Conselhos Regionais;(grifos nossos)... RESOLVE: Art. 1º - A pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia enquadra-se, para efeito de registro, em uma das seguintes classes: CLASSE A - De prestação de serviços, execução de obras ou serviços ou desenvolvimento de atividades reservadas aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE B - De produção técnica especializada, industrial ou agropecuária, cuja atividade básica ou preponderante necessite do conhecimento técnico inerente aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE C - De qualquer outra atividade que mantenha seção, que preste ou execute para si ou para terceiros serviços, obras ou desenvolva atividades ligadas às áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia.. 23.Assim, ainda que parcial a subempreitada, a empresa interessada em prestar esse tipo de serviço deverá se inscrever no CREA correspondente e no Cadastro de Contribuintes da Secretaria da Fazenda, nos moldes estabelecidos pela legislação em cada caso. 24.Uma vez constituída legalmente, existindo o contrato de empreitada repassado ao de subempreitada, o ICMS incidirá somente sobre as mercadorias que tiverem procedência externa ao canteiro de obras, aquelas que nele forem transformadas em bem imóvel não são objeto de ato de comércio e estão fora do campo de incidência do ICMS. 25.O nascimento do material já como incorporado ao produto final o faz imóvel por acessão física, a compra e venda de imóveis não é campo de incidência do ICMS mas do ITBI e, a doação ou transmissão causa-mortis, do ITCMD, conforme o caso.

7 26.A prestação de serviços uma vez contida na Lista de Serviços de forma expressa, se preenchidos todos requisitos legais do tipo jurídico estabelecido pela legislação pertinente e abordados no corpo desta resposta, estará no campo de incidência do ISS, registre-se que o legislador só excluiu da incidência do ISS a mercadoria fornecida se produzida fora do canteiro de obras, não o serviço. 27.Conclui-se que para caracterizar-se a subempreitada como sujeita ao ISS e não ao ICMS, deverá: a) existir contrato de empreitada e de subempreitada; b) a obra executada caracterizar-se como de engenharia civil; c) a mercadoria fornecida ser produzida no canteiro de obra e colocada ou montada diretamente na obra, pelo subempreiteiro; e d) existir um profissional devidamente habilitado pelo CREA, responsável pela obra subempreitada. 28.Isso posto, é caracterizador do ISS, constituir-se a empresa legalmente, nos termos da legislação tributária e especial, para que se considere plena a obra de construção civil, sem o que estaremos diante de um mero fornecedor de materiais que oferece a montagem do mesmo ao consumidor final, ainda que produzido dentro do canteiro de obras, caso que incidirá ICMS. 29. Alertamos que todas as obrigações acessórias, ainda que o fato não seja gerador de ICMS, deverão ser cumpridas, inclusive para que se apure a perfeita natureza da obrigação tributária. Adolfo Carlos Rubio Prosdócimi. Consultor Tributário. De acordo. Cirineu Do Nascimento Rodrigues. Diretor da Consultoria Tributária

Manual. Empresas de perfuração de poços tubulares para captação de água subterrânea. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IV

Manual. Empresas de perfuração de poços tubulares para captação de água subterrânea. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresas de perfuração de poços tubulares para captação de água subterrânea Anexo IV EMPRESAS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS TUBULARES PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

Manual. Alambique. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VIII

Manual. Alambique. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Alambique Anexo VIII ALAMBIQUE 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Alambique o empreendimento industrial que produz aguardente/cachaça e compreende desde

Leia mais

PARECER N.º 178/2006/GETRI/CRE/SEFIN SÚMULA: CONSULTA ACERCA DA INCIDÊNCIA DE ICMS NA CONSTRUÇÃO CIVIL QUANDO OCORRER VENDA DE PRODUTO

PARECER N.º 178/2006/GETRI/CRE/SEFIN SÚMULA: CONSULTA ACERCA DA INCIDÊNCIA DE ICMS NA CONSTRUÇÃO CIVIL QUANDO OCORRER VENDA DE PRODUTO Consulente: Coordenador Técnico da Secretaria de Finanças Localidade: Porto Velho RO Assunto: Incidência do ICMS na Construção Civil. PARECER N.º 178/2006/GETRI/CRE/SEFIN SÚMULA: CONSULTA ACERCA DA INCIDÊNCIA

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Construção Civil possui IE e não é contribuinte de ICMS

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Construção Civil possui IE e não é contribuinte de ICMS Construção Civil possui IE e não é contribuinte de ICMS 29/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais de Técnicos Industriais O CONSELHO FEDERAL DE TÉCNICOS INDUSTRIAIS - CFT, no uso das atribuições

Leia mais

Manual. Empresas produtoras de cerâmica vermelha. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo V

Manual. Empresas produtoras de cerâmica vermelha. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo V Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresas produtoras de cerâmica vermelha Anexo V EMPRESAS PRODUTORAS DE CERÂMICA VERMELHA 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como empreendimentos da indústria

Leia mais

Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA: CREA-PA:

Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA:  CREA-PA: Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA: www.confea.org.br/normativos CREA-PA: www.creapa.com.br Sede: Tv. Doutor Moraes, 194 - Nazaré - Belém PA - CEP: 66.035-080 Ouvidoria: ouvidoria@creapa.com.br

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Profissional / Confea/Crea Prof. Ederaldo da Silva Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos plásticos Anexo XXV INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE PLÁSTICOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de plásticos a

Leia mais

Manual. Indústria Sucroalcooleira. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo II

Manual. Indústria Sucroalcooleira. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo II Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria Sucroalcooleira Anexo II INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria sucroalcooleira a indústria que produz açúcar

Leia mais

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis Anexo VII EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE RECURSOS MINERAIS E/OU FÓSSEIS 1- Empreendimento Descrição: Trata-se

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ISS Parte I Real Direto Fiscal Proporcional Instantâneo Legislação Básica Constituição Federal, art. 156, III CTN, artigos 71 a 73 revogados LC 116/03 Previsão constitucional

Leia mais

Regularização de Obras para efeito previdenciário

Regularização de Obras para efeito previdenciário Regularização de Obras para efeito previdenciário Johnatan Abreu Maio de 2015 - O que é atividade de Construção Civil do ponto de vista previdenciário? 1 Construção; 2 Ampliação; Benfeitoria 3 Reforma

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 28/02/2019

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 28/02/2019 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 28/02/2019 E-mail: tributario8@legale.com.br AULA 38 ISS Por meio de lei complementar pode ser criada a lei do

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas

PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Assessoria Parlamentar PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas Interface com Sistema Confea/Crea Objetivo PLS: Identificar todas as

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústrias de bebidas Anexo XXI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de bebidas o empreendimento que produz bebidas de forma

Leia mais

PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1:

PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1: PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1: Descrição: APRESENTAR CAPITULAÇÃO PARA MULTA POR ANOTAÇÃO FORA DE ÉPOCA PARA AS OBRAS CONCLUÍDAS E/OU ANOTAÇÃO DE CARGO E FUNÇÃO EXTINTAS. OS/05/TO Justificativa:

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresa de controle integrado de vetores e pragas Anexo XV EMPRESAS DE CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como controle

Leia mais

(Redação do Subanexo X dada pelo Decreto Nº DE 26/09/2014): SUBANEXO X - DAS OPERAÇÕES COM ENERGIA ELÉTRICA TRANSACIONADAS NO ÂMBITO DO MERCADO

(Redação do Subanexo X dada pelo Decreto Nº DE 26/09/2014): SUBANEXO X - DAS OPERAÇÕES COM ENERGIA ELÉTRICA TRANSACIONADAS NO ÂMBITO DO MERCADO (Redação do Subanexo X dada pelo Decreto Nº 14049 DE 26/09/2014): SUBANEXO X - DAS OPERAÇÕES COM ENERGIA ELÉTRICA TRANSACIONADAS NO ÂMBITO DO MERCADO ATACADISTA DE ENERGIA (MAE) (Conv. ICMS 15/2007) CAPÍTULO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 1 OBJETO 1.1 O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada

Leia mais

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB.

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. LEIS Lei Nº 11000 (15/12/2004) Ementa: Altera dispositivos da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de

Leia mais

GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL FSP - Faculdade Sudoeste Paulista Departamento Engenharia Civil ENGª. M.Sc. Ana Lúcia de Oliveira Daré Cap. 7: O CONTRATO DE CONSTRUÇÃO 7.1 Conceituação Contrato é o documento

Leia mais

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III Manual A Engenharia nos Empreendimentos Hipermercados e rede de Supermercados Anexo III HIPERMERCADOS E REDE DE SUPERMERCADOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como hipermercados e rede de supermercados

Leia mais

PORTARIA Nº 033, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013

PORTARIA Nº 033, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013 PORTARIA Nº 033, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013 Estabelece procedimentos administrativos e critérios técnicos a serem observados para o Cadastro de Pessoa Jurídica Construtora de Poços Tubulares no Estado

Leia mais

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X Manual A Engenharia nos Empreendimentos Cartório de registro Anexo X CARTÓRIO DE REGISTRO 1 Empreendimento Descrição: Cartório de Registro é o empreendimento cuja atividade exercida está sob a responsabilidade

Leia mais

Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional

Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional Seminário de Gestão de Segurança de Barragens em Mineração Eng. Minas José Margarida da Silva Eng. Geólogo João

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ART: FUNDAMENTO LEGAL A ART É O INSTRUMENTO QUE DEFINE, PARA OS EFEITOS LEGAIS, OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE TÉCNICA NO ÂMBITO DAS

Leia mais

Direito Tributário

Direito Tributário Direito Tributário 01. Sobre a competência Tributária, compete privativamente a União, exceto, a instituição dos tributos: a) Contribuição de Melhoria, decorrente de obra pública b) importação de produtos

Leia mais

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Jardins, parques urbanos e zoológicos Anexo XIX JARDINS, PARQUES URBANOS E ZOOLÓGICOS 1- Empreendimento Descrição: Os jardins e parques urbanos constituem elementos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 113/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 179163/2012 176799/2012 INTERESSADO: FRANCISCO JOSÉ VELA ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O profissional Engenheiro Civil Francisco José

Leia mais

ISS na Construção Civil

ISS na Construção Civil ISS na Construção Civil Cadastro de Obras de Construção Civil & SISCON Sistema Eletrônico da Construção Civil (Emissão de NFS-e com deduções legais na base de cálculo dos serviços de construção civil)

Leia mais

Manual. Construção de edificações residenciais multifamiliares. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XII

Manual. Construção de edificações residenciais multifamiliares. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Construção de edificações residenciais multifamiliares Anexo XII CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES 1- Empreendimento Descrição: Trata-se da

Leia mais

SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA

SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA ING. HENRIQUE DE ARAGÃO A legislação brasileira é extensa e minuciosa, por razões intrínsecas à cultura do país. O que não significa que seja

Leia mais

Regularização de obra no âmbito da Receita Federal do Brasil com foco na DISO

Regularização de obra no âmbito da Receita Federal do Brasil com foco na DISO 1 Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018 Regularização de obra no âmbito da Receita Federal do Brasil com foco na DISO Palestrante: Ivanete Tânia Reunião Banco

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php Page 1 of 5 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA CONSÓRCIO DE EMPRESAS Considerações Gerais 1. INTRODUÇÃO 2. PROIBIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS 3. PERSONALIDADE JURÍDICA E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências.

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. ATO NORMATIVO Nº 05-98 - CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO, em sua

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4531, DE 31 DE MARÇO DE 2005. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TRATAMENTO TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA OS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS QUE ESPECIFICA COM SEDE LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 041/2013 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 45787/2013 INTERESSADO: FLÁVIO BOSKOVITZ ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O sr. Flávio Boskovitz, protocolou junto ao CREA-SP consulta

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP ÉTICA PROFISSIONAL UNIP Ética Profissional Atribuições Profissionais Responsabilidades dos Engenheiros Atribuições Profissionais As atribuições definem que tipo de atividades uma determinada categoria

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais

Leia mais

Resumão sobre Cooperativismo

Resumão sobre Cooperativismo Resumão sobre Cooperativismo Apresentação Com o intuito de facilitar a compreensão em relação às cooperativas, eu tive a ideia de fazer este resumão. A iniciativa visa, primordialmente, esclarecer e tirar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 FISCAL DE TRIBUTOS PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 FISCAL DE TRIBUTOS PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o Código Tributário do Município de Miracema (lei nº 1.453, de 26 de setembro de 2013), responda às questões de números 1 a 6. 1) É de competência do município

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retorno de industrialização

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retorno de industrialização Retorno de 01/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. RICMS SP... 5 4. Conclusão... 7 5. Referências... 7 6. Histórico

Leia mais

Manual. Obras de infraestrutura viária - rodovias e vias urbanas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIII

Manual. Obras de infraestrutura viária - rodovias e vias urbanas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Obras de infraestrutura viária - rodovias e vias urbanas Anexo XXIII OBRAS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA - RODOVIAS E VIAS URBANAS 1- Empreendimento Descrição: As obras

Leia mais

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Atividade típica da administração pública e de seus agentes, INDELEGÁVEL, para se fazer cumprir a preservação do direito

Leia mais

ATO Nº 33. CONSIDERANDO a exigência do registro das empresas de Engenharia Eletricista, estabelecida na Lei 5.194/66 e na Resolução 247 do CONFEA;

ATO Nº 33. CONSIDERANDO a exigência do registro das empresas de Engenharia Eletricista, estabelecida na Lei 5.194/66 e na Resolução 247 do CONFEA; ATO Nº 33 Dispõe sobre o exercício de atividades no campo da Engenharia Eletricista (Eletrotécnica, Eletrônica e Comunicação). O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 DOU de 17.10.2011 Dispõe sobre procedimentos fiscais dispensados aos consórcios constituídos nos termos dos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404, de

Leia mais

NOÇÕES GERAIS SOBRE IMPOSTOS. NELSON ROCHA Presidente do CRC-RJ

NOÇÕES GERAIS SOBRE IMPOSTOS. NELSON ROCHA Presidente do CRC-RJ NELSON ROCHA TRIBUTOS CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO FISCAL CARGA TRIBUTÁRIA NACIONAL PIB em 2004 de R$ 1,769 trilhões; Carga Tributária de R$ 638 bilhões; De cada R$ 100 produzidos no país, cerca de

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS CONSIDERAÇÕES INICIAIS PERÍCIA AGRONÔMICA IMPORTÂNCIA PERÍCIA AGRONÔMICA Atuação como perito judicial; Ação de desapropriação de imóvel rural; Ação de inventário de imóvel rural; VALORAÇÃO DA INDENIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS CASSIO DA COSTA FRIAS 08200661 LUCAS RGU Petrópolis

Leia mais

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída Auditório da FIEC 25 a 26 de outubro de 2017 SISTEMA CONFEA / CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. Lei Federal 5.194/66

Leia mais

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento:

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: Das Alíquotas e Base de Cálculo e dos Créditos Art. 18. O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, optante do Simples Nacional, será determinado mediante aplicação da tabela

Leia mais

Consultoria Tributária - SFI

Consultoria Tributária - SFI Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/Cofins Prestação de Serviços Para cumprimento das determinações impostas pela IN RFB nº 1.052/2010 (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2010/in10522010.htm),

Leia mais

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Loteamentos Anexo XVIII LOTEAMENTOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como loteamento o empreendimento que trata da subdivisão de gleba em lotes destinados

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Tratamento Contábil aplicável a Impostos e Contribuições Prof. Cláudio Alves De acordo como o MCASP, as receitas sem contraprestação compõem a

Leia mais

Construção Civil ADE N 25 da RFB dispõe sobre a Declaração e Informação Sobre Obra - DISO

Construção Civil ADE N 25 da RFB dispõe sobre a Declaração e Informação Sobre Obra - DISO Construção Civil ADE N 25 da RFB dispõe sobre a Declaração e Informação Sobre Obra - DISO Através do Ato Declaratório Executivo - ADE nº 25, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29/7),

Leia mais

Manual. Indústria de Laticínios. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IX

Manual. Indústria de Laticínios. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de Laticínios Anexo IX INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de laticínios a atividade técnica da engenharia e

Leia mais

Cadastro de Obras e o Sistema Eletrônico de Apuração do ISS na Construção Civil - SISCON

Cadastro de Obras e o Sistema Eletrônico de Apuração do ISS na Construção Civil - SISCON Cadastro de Obras e o Sistema Eletrônico de Apuração do ISS na Construção Civil - SISCON CELSO GIANNASI Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo MARIA CÉLIA F. SALLES VASCONCELLOS Auditora Fiscal

Leia mais

I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Dispõe sobre a atividade e a Responsabilidade Técnica na produção de sementes e mudas florestais e ornamentais. A CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL, DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação)

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação) REVISÃO DA NP2 DE TRIBUTOS EM ESPÉCIES (ORIENTADOR: TIAGO OLIVEIRA) 25/05/2019 IMPOSTOS (SÃO CASAIS) Estaduais e DF ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais

Leia mais

Cada qual vê o que quer,

Cada qual vê o que quer, Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha Altura (Fernando Pessoa) ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Eng. Civil e Advogado JOSÉ TADEU DA

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO nº. IMG - 002/2018. Tipo: Compra/Contratação Direta Valor individualizado da Contratação R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

ATO CONVOCATÓRIO nº. IMG - 002/2018. Tipo: Compra/Contratação Direta Valor individualizado da Contratação R$ 5.000,00 (cinco mil reais). ATO CONVOCATÓRIO nº. IMG - 002/2018 Tipo: Compra/Contratação Direta Valor individualizado da Contratação R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Critérios de Seleção: Conforme Seção VI do Capítulo II do Regulamento

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

DECRETO Nº , DE 29 DE JUNHO DE 2010

DECRETO Nº , DE 29 DE JUNHO DE 2010 DECRETO Nº 30.241, DE 29 DE JUNHO DE 2010 * Publicado no DOE em 30/06/2010 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO DE PRODUTOR RURAL, PESSOA FÍSICA, NO CADASTRO GERAL DA FAZENDA (CGF), DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA USO Nº 126/2017

TERMO DE REFERÊNCIA USO Nº 126/2017 Contratação de empresa especializada em reparo e conserto de Televisão LG 42" Modelo 42LX530H-SB. 1. DA JUSTIFICATIVA O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia SEBRAE/RO, visando garantir

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Mútuo Feneratício: Neste caso, o objeto do contrato terá uma finalidade econômico financeira, podendo ou não

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Emissão da Nota Fiscal do Tomador de Serviços (NFTS) Município de São Paulo

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Emissão da Nota Fiscal do Tomador de Serviços (NFTS) Município de São Paulo Parecer Consultoria Tributária Segmentos Emissão da Nota Fiscal do Tomador de Serviços (NFTS) Município de São Paulo 15/12/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente...

Leia mais

Direito Tributário. Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória e Sujeitos da Obrigação Tributária. Professora Giuliane Torres

Direito Tributário. Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória e Sujeitos da Obrigação Tributária. Professora Giuliane Torres Direito Tributário Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória e Sujeitos da Obrigação Tributária Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário FATO GERADOR,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966 LEI Nº 5.194/1966 DECRETO FEDERAL 23.196/1933 Engenheiros Agrônomos DECRETO FEDERAL 23.569/1933 Conselho de Engenharia e Arquitetura DECRETO-LEI Nº 8.620/1946 Conselho Federal e Regionais CRISTALIZA O

Leia mais

JOSÉ BORGES DE SOUSA ARAÚJO

JOSÉ BORGES DE SOUSA ARAÚJO Convênio de Cooperação Mútua que entre si celebram o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Piauí Crea/PI e a Prefeitura Municipal de Paulistana-PI Pelo presente instrumento

Leia mais

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados Projeto de lei 4330/2004 - quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados PL 4330 - projeto original apresenta à Ementa: Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços e as relações

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Direito Tributário Petterson Rodrigues Cordeiro Andrade TRABALHO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. Garín Investimentos LTDA.

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. Garín Investimentos LTDA. POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS Garín Investimentos LTDA. São Paulo fevereiro de 2019 1. A presente política de contratação de terceiros (a Política de Contratação de Terceiros ) da Garín. ( Sociedade

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 4.302-E DE 1998 Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal DECRETO Nº 4.986, DE 19 DE JULHO DE 2.007, com as alterações do Decreto Nº 5.027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2007. Disposições relativas às Declarações Eletrônicas de serviços prestados e tomados CAPÍTULO IV

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos de concreto. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XX

Manual. Indústria de artefatos de concreto. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos de concreto Anexo XX INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE CONCRETO 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de concreto a

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura)

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) Ficha de unidade curricular Curso de Direito (Licenciatura) Unidade curricular Direito dos Contratos 1.º semestre Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo)

Leia mais

CONTRATO = SOLUÇÃO DE CONFLITO. o combinado não sai caro

CONTRATO = SOLUÇÃO DE CONFLITO. o combinado não sai caro CONTRATO = SOLUÇÃO DE CONFLITO o combinado não sai caro TIPOS DE CONTRATOS NO ÂMBITO DA 1) CONTRATOS DE EMPREITADA 1.1 Preço Global (MÃO DE OBRA E MATERIAL) 1.2 Preço Global (MÂO DE OBRA) 1.3 Preço Unitário

Leia mais

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado Recife, 19 de julho de 2016 Armando Moutinho Perin Advogado Constituição Federal de 1988 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I direito tributário,

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ Lei Nº 11651 DE 26/12/1991 Institui o Código Tributário do Estado de Goiás. Lei Nº 10721/88 Lei Instituidora do ITCD Artigos 72 a 89 do Código

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

ATO Nº 04. Considerando o disposto na Lei nº 6.496, de 07 de dezembro de e Resoluções pertinentes baixadas pelo CONFEA;

ATO Nº 04. Considerando o disposto na Lei nº 6.496, de 07 de dezembro de e Resoluções pertinentes baixadas pelo CONFEA; ATO Nº 04 Adota medidas para assegurar efetiva participação técnica por parte dos Engenheiros Agrônomos e Florestal, no exercício de suas atividades. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cupom Fiscal/ Relatórios gerenciais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cupom Fiscal/ Relatórios gerenciais Cupom Fiscal/ Relatórios gerenciais 03/10/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares...

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO - FIESP ESTUDO REGIME ESPECIAL DE INCENTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA - REIDI. [última atualização:

DEPARTAMENTO JURÍDICO - FIESP ESTUDO REGIME ESPECIAL DE INCENTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA - REIDI. [última atualização: DEPARTAMENTO JURÍDICO - FIESP ESTUDO REGIME ESPECIAL DE INCENTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA - REIDI Introdução [última atualização: 16.11.2009] Procuraremos demonstrar, neste estudo, os

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO CONTABILISTA O DIA A DIA NA CONTABILIDADE

GUIA PRÁTICO DO CONTABILISTA O DIA A DIA NA CONTABILIDADE GUIA PRÁTICO DO CONTABILISTA O DIA A DIA NA CONTABILIDADE Mário Sebastião de Azevedo Pereira Consultor empresarial que atua há mais de 20 anos nas áreas Contábil e Administrativa. É autor dos livros Excel

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

COMO CONSTRUIR E MANTER O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

COMO CONSTRUIR E MANTER O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES COMO CONSTRUIR E MANTER O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES A sociedade Brasileira ainda é jovem. Carrega resquícios da colonização portuguesa de explorar a Terra Nova ao máximo e depois voltar a Portugal. Uma

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 169, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008: ASSUNTO: Contribuição para o PIS/Pasep EMENTA: PIS/PASEP. GASTOS NÃO VINCULADOS DIRETAMENTE À FABRICAÇÃO DE

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. SPA Strategic Portfolio Advisors

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. SPA Strategic Portfolio Advisors POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 1. A presente política de contratação de terceiros (a Política de Contratação de Terceiros ) da Strategic Portfolio

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará IDEFLOR-Bio no uso das suas atribuições legais

Leia mais

Tributação do Download.

Tributação do Download. Tributação do Download Agenda Download. Objeto Software. Definição Legal Supremo Tribunal Federal. Jurisprudência Software. Suporte Físico. Operações Licença de Uso Natureza Jurídica de Software A Lei

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 TRIBUTOS FEDERAIS IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA X PESSOA JURÍDICA... Pág.

Leia mais