Fernando Neisser

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fernando Neisser"

Transcrição

1 Fernando Neisser

2 Nos últimos vinte anos o mundo viu o surgimento de inúmeras novas tecnologias de comunicação que impuseram desafios às tradicionais formas de resolução de conflitos no âmbito eleitoral: Sites e portais de internet; s; Redes sociais (Facebook, Instagran, etc.); Blogs, Web-logs, Web-TV e Web-radio; Youtube, Vimeo e outros canais de vídeos; SMS, WhatsApp e outros aplicativos de mensagens.

3 Ao menos desde meados dos anos 2000 as novas tecnologias passaram a ser aplicadas nos processos eleitorais de diversos países: Debates ao vivo CNN/Youtube nas prévias democratas norte-americanas 2008; Banners de apoio a candidatos em sites de empresas, ONGs e personalidades, nas eleições espanholas de 2008; Voto eletrônico para eleições locais em 2005 e presidenciais em 2007 na Estônia (e-voting); Referendos com votos captados por celular em cantões da Suíça; Serviço de envio gratuito de SMS, pelo site do Partido Trabalhista, no Reino Unido em 2006.

4 Por maior que seja o fascínio exercido na maioria das pessoas ao descobrir pela primeira vez a world wide web e os demais meios de obtenção e transmissão de informações realizados através da Internet, não se deve esquecer que, ao navegar na rede, continuamos no mundo real, utilizando um microcomputador e olhando para uma tela. LEONARDI, Marcel, Responsabilidade Civil na Internet e nos demais meios de comunicação, Série GVlaw, Saraiva, 2007, p.67.

5 Os serviços na internet são oferecidos por provedores de diversos tipos: De backbone ou de infraestrutura (SRTT Serviço de Transporte de Telecomunicações); De acesso à rede (PSCI provedor de serviço de conexão à internet); De correio eletrônico; De hospedagem; De conteúdo. Meta-dados: informações necessárias para identificação, especificamente IP, data e hora de acesso.

6 Resolução /15 - TSE: Art. 21. É permitida a propaganda eleitoral na Internet a partir do dia 16 de agosto de 2016 (Lei nº 9.504/1997, art. 57-A). 1º A livre manifestação do pensamento do eleitor identificado na Internet somente é passível de limitação quando ocorrer ofensa à honra de terceiros ou divulgação de fatos sabidamente inverídicos. 2º O disposto no 1º se aplica, inclusive, às manifestações ocorridas antes da data prevista no caput, ainda que delas conste mensagem de apoio ou crítica a partido político ou a candidato, próprias do debate político e democrático.

7 Pode ser realizada em site do candidato, partido ou coligação, que deve ser informado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor no Brasil (art. 57-B, I e II); Res: Art. 22. [...] 1º Para o fim desta resolução, considera-se: I - sítio hospedado diretamente em provedor de Internet estabelecido no país é aquele cujo endereço (URL Uniform Resource Locator) é registrado no organismo regulador da Internet no Brasil e cujo conteúdo é mantido pelo provedor de hospedagem em servidor instalado em solo brasileiro; II - sítio hospedado indiretamente em provedor de Internet estabelecido no país é aquele cujo endereço é registrado em organismos internacionais e cujo conteúdo é mantido por provedor de hospedagem em equipamento servidor instalado em solo brasileiro; 2º Tratando-se de empresa estrangeira, responde solidariamente pelo pagamento das multas eleitorais sua filial, sucursal, escritório ou estabelecimento situado no país.

8 Em blogs, redes sociais e serviços afins (art. 57- B, IV): Há necessidade de comunicação? Por mensagem eletrônica para endereços previamente cadastrados gratuitamente (art. 57-B, III), com possibilidade de descadastramento pelo eleitor.

9 Não pode ser realizada em sites de pessoas jurídicas (art. 57-C, 1º, I) nem em sites públicos (art. 57-C, 1º, II); Não pode haver publicidade eleitoral paga na internet (art. 57-C): A questão dos links e posts patrocinados; As despesas com criação e manutenção de sites; O princípio da meritocracia virtual. Res: Art. 23. [...] 3º A divulgação de propaganda e de mensagens relativas ao processo eleitoral, inclusive quando provenientes de eleitor, não pode ser impulsionada por mecanismos ou serviços que, mediante remuneração paga aos provedores de serviços, potencializem o alcance e a divulgação da informação para atingir usuários que, normalmente, não teriam acesso ao seu conteúdo.

10 Não pode haver cessão, mesmo gratuita, de cadastros de dados eletrônicos por parte das fontes vedadas (art. 24 cc. 57-E); A questão da vinda dos dados às candidaturas; Uso de dados de fontes públicas.

11 A responsabilidade dos provedores de hospedagem apenas ocorre se, notificados pela Justiça Eleitoral, deixarem de dar cumprimento às decisões (art. 57-F): afastamento do notice and take down? e o art. 26, 2º da resolução? Res: Art. 26. Aplicam-se ao provedor de conteúdo e de serviços multimídia que hospeda a divulgação da propaganda eleitoral de candidato, de partido ou de coligação as penalidades previstas nesta resolução se, no prazo determinado pela Justiça Eleitoral, contado a partir da notificação de decisão sobre a existência de propaganda irregular, não tomar providências para a cessação dessa divulgação (Lei nº 9.504/1997, art. 57-F, caput). 1º O provedor de conteúdo ou de serviços multimídia só será considerado responsável pela divulgação da propaganda se a publicação do material for comprovadamente de seu prévio conhecimento (Lei nº 9.504/1997, art. 57-F, parágrafo único). 2º O prévio conhecimento de que trata o 1º poderá, sem prejuízo dos demais meios de prova, ser demonstrado por meio de cópia de notificação, diretamente encaminhada e entregue pelo interessado ao provedor de Internet, da qual deverão constar, de forma clara e detalhada, o local e o teor da propaganda por ele considerada irregular.

12 A publicidade anônima é proibida na internet, sendo crime a realização de propaganda atribuída a terceiros (arts. 57-D e 57-H); Constitui também crime contratar ou ser contratado para realizar propaganda negativa na internet (art. 57-H, 1º e 2º); A Justiça Eleitoral pode determinar a retirada do ar de site de internet, em caso de descumprimento judicial (art. 57-I).

13 Realização de propaganda paga (links e posts patrocinados) ou, mesmo gratuita, em sites de pessoas jurídicas; Realização de propaganda em sites públicos; Manutenção de sites de candidatos e partidos sem informação à Justiça Eleitoral ou hospedados no exterior; Propaganda anônima; Propaganda ofensiva, agressões e ataques em todas as suas vertentes;

14 Venda de cadastros eletrônicos ou sua cessão, mesmo gratuita, por fontes vedadas; Envio de mensagens eletrônicas sem opção de descadastramento ou sua continuidade após pedido de retirada; Contratar ou ser contratado para emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação.

15 Representação Eleitoral: art. 96 da L /97; Pedido de direito de resposta: arts. 57-D, 58, 1º, IV e 3º, IV, todos da L /97; Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso de poder político, econômico ou uso indevidos dos meios de comunicação social: art. 22 da LC 64/90; Representação ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito visando ajuizamento de Ação Penal.

16 Provedor de correio eletrônico: pode fornecer os meta-dados necessários à identificação parcial de quem encaminhou s; Provedor de hospedagem: pode fornecer os metadados necessários à identificação parcial de quem encaminhou os s e retirar o material ofensivo do ar; Provedor de conteúdo: é responsável, juntamente com os autores, do material que divulga, além de poder fornecer os meta-dados de quem lança comentários na área própria: O provedor de conteúdo será responsável por comentários de terceiros se fizer a moderação.

17 Provedor de backbone ou de infraestrutura: não se responsabiliza pelas informações transitadas, nem tem como identificar sua origem, mas pode bloquear acesso a determinado IP do exterior; Provedor de acesso à rede: tendo disponíveis os meta-dados, pode identificar precisamente o assinante ao qual se alocara, naquela determinada data e hora, o IP.

18 1) Ajuizamento contra AUTOR DA OFENSA, a ser identificado posteriormente; 2) Pedido de notificação ao provedor de hospedagem/correio eletrônico/conteúdo, para que forneça os meta-dados; 2.1) Se o caso, pedido concomitante de retirada do conteúdo do ar; 3) Uso de serviços de localização de IP, de modo a descobrir qual provedor de acesso detém aquele IP e sua geolocalização;

19 4) Pedido de notificação ao provedor de acesso, com os meta-dados, para que informe o assinante que dispunha daquele IP; 5) Aditamento à inicial para substituir AUTOR DA OFENSA pela pessoa identificada pelo provedor de acesso; 6) Pedido de notificação do requerido e prosseguimento da representação.

20 Ajuizamento contra autor desconhecido Notificação ao provedor de hospedagem/conteúdo/ correio para fornecimento dos metadados Busca do IP em serviços de localização na internet Notificação do requerido e prosseguimento da representação Aditamento à inicial com a substituição do autor desconhecido pela pessoa identificada Notificação ao provedor de acesso para fornecimento dos dados do assinante

21 Ofensa mantida em site no exterior ou em provedor de hospedagem/conteúdo/correio sem representação no Brasil Identificação dos provedores de backbone que dão acesso à circunscrição eleitoral e pedido de bloqueio de acesso ao IP ou provedor de hospedagem respectivo

22 Uso de ferramentas de ocultação de IP ou localização (Tor Project, Deep Web, etc.) Acionamento do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal, para averiguação de crimes eleitorais e cibernéticos

23 Ofensas encaminhadas via aplicativo WhatsApp ou similar Identificação do número de celular de origem das mensagens e prosseguimento da representação

24 Fernando Neisser

Propaganda Eleitoral na Internet. PODE haver propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016

Propaganda Eleitoral na Internet. PODE haver propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016 PODE/NÃO PODE/DEVE Parte IV Propaganda Eleitoral Na Internet, da Resolução nº 23.457, de 15/12/2015, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú 1 REPRESENTAÇÃO Nº 462-05.2016.6.24.0103 COLIGAÇÃO MAIS E MELHOR PARA VOCÊ: PSDB, DEM, PV, PRP, SD, PT do B, PTB interpôs REPRESENTAÇÃO ELEITORAL em face de ANTONIEL SILVA TONY, candidato a vereador para

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE (Do Sr. Fábio Trad)

PROJETO DE LEI Nº, DE (Do Sr. Fábio Trad) PROJETO DE LEI Nº, DE 2018. (Do Sr. Fábio Trad) Altera a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral) e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997 para tipificar a divulgação de fatos sabidamente

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO PROPAGANDA ELEITORAL ARTHUR ROLLO arthur@albertorollo.com.br NA PRÉ-CAMPANHA PODE Dizer que é précandidato; Pedir apoio político; Divulgar ações políticas passadas e futuras. NA PRÉ-CAMPANHA panfletos;

Leia mais

VOTE PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET_

VOTE PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET_ @ VOTE PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET_ APRESENTAÇÃO PROIBIÇÕES E VEDAÇÕES PERMITIDO PROIBIDO NOVAS IMPULSIONAMENTO DE CONTEÚDO EM MÍDIAS SOCIAIS E EM OUTRAS PLATAFORMAS CONTROLE DE GASTOS NAS CAMPANHAS

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Rádio e TV Restrita ao horário gratuito, vedada propaganda paga Deve

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 25/09/2018 Número: 0601437-91.2018.6.00.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão

Leia mais

Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018

Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018 Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018 31 de agosto 9 setembro 13 setembro 15 setembro 29 setembro Primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES PARA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET

NOVAS DIRETRIZES PARA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET NOVAS DIRETRIZES PARA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET INTRODUÇÃO Em outubro de 2017, o Congresso Nacional concluiu a votação de alterações na legislação eleitoral. As novas regras foram aprovadas e sancionadas

Leia mais

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016.

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016. Início da campanha eleitoral A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016. - Lei nº 9.504/97, art. 36. - Res. TSE nº 23.457/15, art.1º. Comício A partir do dia 16 de agosto até 48h

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte III. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte III. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte III Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Confecção, etc Camisetas, chaveiros, bonés, cestas básicas, etc Showmício Ou assemelhado

Leia mais

REPRESENTAÇÃO com pedido liminar

REPRESENTAÇÃO com pedido liminar EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL MINISTRA ROSA WEBER. JAIR MESSIAS BOLSONARO, brasileiro, casado, Deputado Federal, portador da carteira de identidade SSP/DF nº

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Abuso de poder, captação ilícita de sufrágios e condutas vedadas Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Abuso de poder, captação ilícita de sufrágios e condutas vedadas Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Abuso de poder, captação ilícita de sufrágios e condutas vedadas Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Sanções Constatado o abuso do poder econômico, serão aplicadas as seguintes sanções

Leia mais

Propaganda Eleitoral

Propaganda Eleitoral Propaganda Eleitoral x Resumo dos principais tipos de propaganda permitidos e proibidos pela legislação eleitoral para as eleições municipais de 2016. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário Judiciário Início

Leia mais

DIREITO ELEITORAL CAMPANHA ELEITORAL, PRINCÍPIOS E VISÃO SIMPLIFICADA DOS PROCEDIMENTOS

DIREITO ELEITORAL CAMPANHA ELEITORAL, PRINCÍPIOS E VISÃO SIMPLIFICADA DOS PROCEDIMENTOS DIREITO ELEITORAL CAMPANHA ELEITORAL, PRINCÍPIOS E VISÃO SIMPLIFICADA DOS PROCEDIMENTOS 1) REFORMA POLÍTICA LEI 13.165/2015 Redução do tempo de propaganda ; Influência da proibição de financiamento de

Leia mais

Palestra: Prestação de Contas Eleitorais 2018 Contador: Alex Santos Almeida

Palestra: Prestação de Contas Eleitorais 2018 Contador: Alex Santos Almeida Palestra: Prestação de Contas Eleitorais 2018 Contador: Alex Santos Almeida ORIENTAÇÕES INICIAIS: Os Candidatos e os partidos nas eleições 2018 devem prestar atenção nos quatro requisitos essenciais para

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

ELEIÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS PROPAGANDA ELEITORAL

ELEIÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS PROPAGANDA ELEITORAL A reforma eleitoral foi realizada por meio da Lei 13.165 de 29 de setembro de 2015 e alterou substancialmente as regras do processo eleitoral, modificando outras TRÊS Leis Federais que tratam sobre: ELEIÇÕES

Leia mais

Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral

Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral Secretaria Judiciária Coordenadoria de Gestão da Informação Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral Tipo Regra Referência legislativa Sancionamento em caso de violação

Leia mais

Termo de aceite. Aceite online do Contrato Particular de Compra e Venda e Condições Comerciais para a Revenda dos Produtos do Grupo Mar de Joias.

Termo de aceite. Aceite online do Contrato Particular de Compra e Venda e Condições Comerciais para a Revenda dos Produtos do Grupo Mar de Joias. Termo de aceite Aceite online do Contrato Particular de Compra e Venda e Condições Comerciais para a Revenda dos Produtos do Grupo Mar de Joias. Pelo presente instrumento, de um lado M M Pereira ME, cadastrada

Leia mais

Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder

Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder Propaganda Eleitoral Teoria Lei nº 9.504/97

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA

ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA PROPAGANDA ELEITORAL DATA DA ELEIÇÃO: 07 de outubro INÍCIO DA PROPAGANDA ELEITORAL: 16 de agosto CARROS DE SOM 1. Posso utilizar de carros de som e minitrios (potência

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Parte 2 Prof. Karina Jaques Art. 40. O uso, na propaganda eleitoral, de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo,

Leia mais

DECISÃO REPRESENTANTE: CLAUDIO DE SOUZA NETO DEPUTADO ESTADUAL REPRESENTADO: WHATSAPP INC, LUCIO BATERA, MATHEUS, MENDES

DECISÃO REPRESENTANTE: CLAUDIO DE SOUZA NETO DEPUTADO ESTADUAL REPRESENTADO: WHATSAPP INC, LUCIO BATERA, MATHEUS, MENDES DECISÃO PROCESSO N. 0601590-16.2018.6.04.0000 CLASSE: REPRESENTAÇÃO (11541) REPRESENTANTE: CLAUDIO DE SOUZA NETO DEPUTADO ESTADUAL Advogados: OTONIEL QUEIROZ DE SOUZA NETO - AM8821 REPRESENTADO: WHATSAPP

Leia mais

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete:

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete: REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DA AJURIS (APROVADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 27.04.2009, ALTERADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 11.08.2009) Regula a utilização dos equipamentos de informática,

Leia mais

ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS (arts.17 a 27, Lei 9.504/97)

ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS (arts.17 a 27, Lei 9.504/97) - Gasto eleitoral: todas as despesas com bens ou serviços durante a campanha (art.26). - Limite dos gastos de campanha: deve ser fixado, em lei, até 10 de junho de cada ano eleitoral. Caso não editada,

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL

PROPAGANDA ELEITORAL - Propaganda: propagação de princípios e teorias tendo em foco a comunicação ideológica. - Propaganda eleitoral: toda a ação destinada ao convencimento do eleitor para angariar votos. Está regulamentada

Leia mais

Prefácio 11 Introdução 13

Prefácio 11 Introdução 13 Sumário Prefácio 11 Introdução 13 1. Contextualização: Internet, redes sociais sob a ótica da responsabilidade jurídica e o Marco Civil da Internet 17 1.1 A regulamentação jurídica da internet 19 1.1.1

Leia mais

ELEIÇÕES E REDES SOCIAIs. Manual para candidatos e diretórios estaduais

ELEIÇÕES E REDES SOCIAIs. Manual para candidatos e diretórios estaduais ELEIÇÕES E REDES SOCIAIs Manual para candidatos e diretórios estaduais As redes sociais terão papel decisivo nas eleições deste ano. Por isso, quem fizer o melhor uso desse recurso, conseguirá levar suas

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 03 DE SETEMBRO DE 2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CPI CRIMES CIBERNÉTICOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 03 DE SETEMBRO DE 2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CPI CRIMES CIBERNÉTICOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CPI CRIMES CIBERNÉTICOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 03 DE SETEMBRO DE 2015 Números do Setor de Telecomunicações 281 milhões de celulares

Leia mais

LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE

LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE 6 de agosto de 2014 LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral: Conquistas e Desafios para Eleições Limpas PROJETO DE LEI 6.316,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a prática de crimes cibernéticos e seus efeitos deletérios perante a economia e a sociedade neste país) Possibilita

Leia mais

NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317

NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONDUTA EM PERIODO ELEITORAL COD: NOR 317 APROVAÇÃO: NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317 2/6 ÍNDICE 1. FINALIDADE... 02 2. CONCEITUAÇÃO... 02 3

Leia mais

Campanha Política 2016

Campanha Política 2016 Campanha Política 2016 Calendário Geral CRONOLOGIA - Principais datas das eleições municipais de 2016 Calendário Evento 2 de abril Prazo para o candidato estar filiado a um partido. 5 de julho 20 de jullho

Leia mais

ELEIÇÕES 2018 CONDUTA LEGAL E PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DO IFRJ

ELEIÇÕES 2018 CONDUTA LEGAL E PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DO IFRJ ELEIÇÕES 2018 CONDUTA LEGAL E PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DO IFRJ APRESENTAÇÃO A cartilha Eleições 2018 Conduta Legal e Procedimentos no Âmbito do IFRJ tem o objetivo de esclarecer os direitos políticos, as

Leia mais

Aula 20. Propaganda eleitoral em bens particulares

Aula 20. Propaganda eleitoral em bens particulares Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: 20 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Jacqueline Vieira Aula 20 Propaganda eleitoral em bens particulares Realizadas no período permitido: Art. 37, 2 da

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A DENGO sabe o quanto sua segurança e privacidade são importantes e se preocupa muito com isso. Para garantir uma relação transparente, segue abaixo a Política de Privacidade adotada

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Doações para Campanha Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Doações para Campanha Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Doações para Campanha Eleitoral Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Despesas Art. 17. As despesas da campanha eleitoral serão realizadas sob a responsabilidade dos

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: Dados Pessoais: Permissão de armazenamento, Permissão de calendário, Permissão de compartilhamento de Bluetooth,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000689553 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2119342-78.2017.8.26.0000, da Comarca de Guará, em que é agravante FACEBOOK SERVIÇOS ONLINE DO BRASIL

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NA BAHIA EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA:

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NA BAHIA EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA: EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA: Pedido de Providências URGENTE O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL vem, perante a respeitável presença de Vossa Excelência, por meio do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO ELEITORAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO ELEITORAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO ELEITORAL REGULAMENTO DA CAMPANHA ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS CARGOS DE REITOR E VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL QUADRIÊNIO

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A WDFG BRASIL SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA EASYFIX, pessoa jurídica de direito privado, tem ciência da importância para a preservação da privacidade de seus Usuários, assim como,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO CEARÁ

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO CEARÁ PORTARIA 03/2018 CE Considerando o pleito eleitoral da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO CEARÁ, a Comissão Eleitoral, devidamente constituída, conforme publicação no Diário da Justiça, publicado em 10

Leia mais

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral 2012/2014 2016 20/07 a 05/08 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) Prazo de filiação partidária Comunicação de desfiliação partidária Janela

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000035728 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2216389-86.2016.8.26.0000, da Comarca de Carapicuíba, em que é agravante GOOGLE BRASIL INTERNET

Leia mais

Direito Eleitoral. Da Propaganda Eleitoral na Imprensa / Da Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão. Professor Pedro Kuhn

Direito Eleitoral. Da Propaganda Eleitoral na Imprensa / Da Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão. Professor Pedro Kuhn Direito Eleitoral Da Propaganda Eleitoral na Imprensa / Da Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DA PROPAGANDA ELEITORAL NA

Leia mais

LEI DAS ELEIÇÕES 2 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA

LEI DAS ELEIÇÕES 2 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA LEI DAS ELEIÇÕES 2 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA REGISTRO Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário

Leia mais

Entre os tipos de dados pessoais que este aplicativo recolhe, por si só ou por meio

Entre os tipos de dados pessoais que este aplicativo recolhe, por si só ou por meio Tipos de dados coletados Entre os tipos de dados pessoais que este aplicativo recolhe, por si só ou por meio de terceiros, estão: e-mail, nome, rg. Outros dados pessoais recolhidos podem ser descritos

Leia mais

Os dados pessoais podem ser livremente fornecidos pelo usuário, ou coletados automaticamente quando se utiliza este aplicativo.

Os dados pessoais podem ser livremente fornecidos pelo usuário, ou coletados automaticamente quando se utiliza este aplicativo. Tipos de dados coletados Entre os tipos de dados pessoais que este aplicativo recolhe, por si só ou por meio de terceiros, estão: e-mail, nome, sobrenome, cookies e dados de uso. Outros dados pessoais

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes eleitorais - Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Crimes eleitorais - Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Crimes eleitorais - Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Crimes eleitorais contidos na Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições)) I) Art. 33. (...). 4º A divulgação de pesquisa fraudulenta

Leia mais

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. Ocorrerá a veiculação apenas nos Municípios em que houver

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Regras para o último ano do mandato Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 0/2000) Art. 2, único Ato que resulte em aumento de despesa com

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 11/10/2018 Número: 0601652-67.2018.6.00.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2009

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Dispõe sobre a criação de cadastro nacional de consumidor para proibição do recebimento de propagandas através de telemarketing, mensagens eletrônicas

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A REDE GANHA TEMPO CARTÓRIO EXPRESSO sabe o quanto sua segurança e privacidade são importantes e se preocupa muito com isso. Para garantir uma relação transparente, segue abaixo

Leia mais

Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação

Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação Turma 131 Professora: Cleide Luciane Antoniutti Integrantes: Diego De Souza Basto França Lidiane Da Silva Barbosa Dos Santos Lilian de Melo Virginia

Leia mais

b FAKE NEWS ELEIÇÕES 2018

b FAKE NEWS ELEIÇÕES 2018 b FAKE NEWS ELEIÇÕES 2018 CONCEITO: Notícias fabricadas na internet sem embasamento e com aparência de autênticas e erídicas No cenário político-eleitoral, isam arruinar reputação de candidato ou partido

Leia mais

Legislação Aplicável. Lei 9.096/1995 Lei dos Partidos Políticos; Lei Complementar 64/1990. RESOLUÇÕES DO TSE:

Legislação Aplicável. Lei 9.096/1995 Lei dos Partidos Políticos; Lei Complementar 64/1990. RESOLUÇÕES DO TSE: ELEIÇÕES 2018 Legislação Aplicável Lei nº 4.737/1965 - Código Eleitoral; Lei nº 9.504/1997 Lei das Eleições; Lei nº 12.891/2013 (Minirreforma Eleitoral); Lei nº 13.165/2015 (Reforma Eleitoral); Lei 9.096/1995

Leia mais

INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018.

INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018. PGR-00582128/2018 INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018. A PROCURADORA-GERAL ELEITORAL, em conformidade com o previsto no art. 24, VIII, do Código Eleitoral, que lhe atribui a competência para expedir

Leia mais

TERMO DE USO DO PORTAL SETOR3 Condições Gerais

TERMO DE USO DO PORTAL SETOR3 Condições Gerais TERMO DE USO DO PORTAL SETOR3 Condições Gerais As Condições Gerais abaixo servem para regulamentar a participação do USUÁRIO no PORTAL SETOR3, administrado e mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

PUBLICIDADE POLÍTICA

PUBLICIDADE POLÍTICA PUBLICIDADE POLÍTICA Publicidade política A publicidade política se desdobra em: - Propaganda Política - Comunicação institucional - Propaganda Eleitoral Propaganda Política Propaganda Política - Propaganda

Leia mais

Política de Privacidade Este aplicativo coleta alguns dados pessoais de seus usuários. Resumo

Política de Privacidade Este aplicativo coleta alguns dados pessoais de seus usuários. Resumo Política de Privacidade Este aplicativo coleta alguns dados pessoais de seus usuários. Resumo Dados pessoais coletados para os seguintes fins e usando os seguintes serviços: Acesso a contas de serviços

Leia mais

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista Exercícios de Direito Eleitoral Analista 16. Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Alumínio SP Prova: Procurador Jurídico É proibido ao agente público a) nos três meses que antecedem a eleição e

Leia mais

Comentários à Prova de Direito Eleitoral para Assistente de Promotoria I provas em

Comentários à Prova de Direito Eleitoral para Assistente de Promotoria I provas em à Prova de Direito Eleitoral para Assistente de Promotoria I provas em 21.06.2015 No que se refere à propaganda partidária ou eleitoral, no período eleitoral, é correto afirmar que a) a realização de comícios

Leia mais

GUIA DAS ELEIÇÕES 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS

GUIA DAS ELEIÇÕES 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS GUIA DAS ELEIÇÕES 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS KARINA KUFA AMILTON AUGUSTO KUFA GUIA DAS ELEIÇÕES 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS Calendário Eleitoral Registro de candidatura Propaganda eleitoral Condutas vedadas

Leia mais

DA PROPAGANDA ELEITORAL NEGATIVA EM MÍDIAS SOCIAIS

DA PROPAGANDA ELEITORAL NEGATIVA EM MÍDIAS SOCIAIS Como citar este texto: SCARPINO JUNIOR, Luiz Eugenio. Da propaganda eleitoral negativa em mídias sociais. Acessado em: XX de XX de 201X. LUIZ EUGENIO SCARPINO JUNIOR. Advogado. Pós Graduado em Gerente

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEITORAL COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL REGIONAL DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA-PR A Comissão Eleitoral Regional do Crea-PR, instituída pela Decisão

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco PJe - Processo Judicial Eletrônico 29/09/2018 Número: 0602854-08.2018.6.17.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Regional

Leia mais

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS -Previstasnosarts.73a78daLei9.504/97. - Agente público é quem exerce, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura

Leia mais

VEDAÇÕES RELATIVAS A PUBLICIDADE E INAUGURAÇÕES

VEDAÇÕES RELATIVAS A PUBLICIDADE E INAUGURAÇÕES União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí UCAVI VEDAÇÕES RELATIVAS A PUBLICIDADE E INAUGURAÇÕES Rio do Sul, 23 de março de 2012. Marcionei Rengel Assessor Jurídico da UCAVI Lei nº 9.504/97 Art.

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Bem-vindo à política de privacidade dos recursos digitais da Cel-Lep Ensino de Idiomas S.A. Nossos sites e nossos aplicativos mobile podem ser utilizados por qualquer pessoa que

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte V. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte V. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Parte V Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Crimes relacionados a propaganda eleitoral Código Eleitoral Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos

Leia mais

Cadastro PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Cadastro PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Cadastro PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas a mudança sem aviso

Leia mais

Recife, 07 de janeiro de 2016.

Recife, 07 de janeiro de 2016. www.superconvencao.com.br www.twitter.com/superconvencao www.instagram.com/superconvencao www.youtube.com/superconvencao Recife, 07 de janeiro de 2016. O Super-Con, através deste regulamento, declara que

Leia mais

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06.

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06. Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014 2016 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 20/07 a 05/08 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) 1

Leia mais

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº8.612, DE O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PERMANENTES

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº8.612, DE O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PERMANENTES SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº8.612, DE 2017 Altera a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleições), a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral) e a Lei nº 13.165, de 29 de

Leia mais

TERMOS DE USO, REGRAS E POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO SITE SWINGFLORIPA

TERMOS DE USO, REGRAS E POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO SITE SWINGFLORIPA TERMOS DE USO, REGRAS E POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO SITE SWINGFLORIPA (Redigida aos 22 de Junho de 2017) Seguem abaixo os termos de uso, regras e política de privacidade para nossos usuários, assinantes,

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade Como parte integrante dos Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal KITEI, este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre

Leia mais

Comunicação no Período Eleitoral

Comunicação no Período Eleitoral Comunicação no Período Eleitoral Recomendações Junho de 2018 Base legal - Instrução Normativa nº 1/2018 Secom/PR - Lei n 9.504/1997 - Ofício Circular nº 2/2018/GABIN/SECOM/SG-PR - Cartilha Condutas Vedadas

Leia mais

Direito Eleitoral. Da Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Da Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Da Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DA PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TELEVISÃO Art. 44. A propaganda

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 27/07/2018 Número: 5005640-77.2018.4.03.6100 Classe: AÇÃO CIVIL PÚBLICA Órgão julgador: 1ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

Sumário CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Constituição da República Federativa do Brasil

Sumário CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Constituição da República Federativa do Brasil Sumário CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 Constituição da República Federativa do Brasil 1988...3 CÓDIGO ELEITORAL Lei n o 4.737, de 15 de julho de 1965... 21 Lei n o 10.406, de 10 de

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Reforma Eleitoral (Lei n.º 13.165/15) Prof. Roberto Moreira de Almeida LEIS ALTERADAS A Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015 promoveu diversas modificações nas seguintes leis em matéria

Leia mais

Representantes : COLIGAÇÃO "TODOS PELO PARANÁ"

Representantes : COLIGAÇÃO TODOS PELO PARANÁ jlililf^ai. i-xkjíoiíat DO 1*A«a:%a REPRESENTAÇÃO N. 3113-21.2014.6.16.0000 Representantes : COLIGAÇÃO "TODOS PELO PARANÁ" Representados : ROBERTO REQUIÃO DE MELLO E SILVA : CLEUSA ROSANE RIBAS FERREIRA

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 22/10/2018 Número: 0601780-87.2018.6.00.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 1. PRAZOS ELEITORAIS PARA OS PARTIDOS: 1.1 ESCOLHA DOS CANDIDATOS: 20.07.2016 a 05.08.2016 (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput); 1.2 REGISTRO DE CANDIDATURA:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DA REPRESENTAÇÃO DOCENTE, TÉCNICO-ADMINISTRATIVA E DISCENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO IFMG.

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DA REPRESENTAÇÃO DOCENTE, TÉCNICO-ADMINISTRATIVA E DISCENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO IFMG. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DA REPRESENTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS MINUTA DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 1

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS MINUTA DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 1 Procedimento Preparatório nº. 08190.025738/13-07 TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 717/2014 O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por sua Primeira Promotoria de Justiça de Defesa

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO SETORIAL PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE - CSPPD

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO SETORIAL PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE - CSPPD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEFOR Rua Barão de Mauá, 30, Jutucuquara, CEP 29040860, Vitória ES 27 3222-0933

Leia mais

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL AUDIÊNCIA SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASÍLIA, 02 DE JUNHO DE 2017 EDUARDO LEVY A Federação Brasileira de Telecomunicações é composta por 10 sindicatos, representando

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

PROCEDIMENTOS PARA DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO NORTE 1 Rua Faustolo nº 281 Água Branca CEP: 05041-000 São Paulo SP Telefone: 3868-9758 E-mail: dent1crh@educacao.sp.gov.br

Leia mais