Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente."

Transcrição

1 Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Deixar o processo mais claro para o usuário que necessita da geração de CIAP Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente. 1.2 ÍNDICE: 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE: INTRODUÇÃO: OBJETIVO: SOBRE O CIAP: SPED: SOLUÇÃO TEOREMA: MOVIMENTO CIAP CADASTRO DE BENS GRUPO DE BENS MOVIMENTO CIAP PARA TESTE: DETALHES DE DEPRECIAÇÃO RELATÓRIO REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS ÍNDICE REMISSIVO INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema. Demais manuais e vídeos de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no Ambiente de Aprendizagem da área restrita do sítio Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Site: / Fone: (42)

3 Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; RAM 1GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP /Windows 8); Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este sistema foi projetado para atender as necessidades contábeis fiscais das empresas em geral. Com todos os cadastros necessários e as diversas movimentações dos processos contábeis fiscais seguidos atualmente pela sociedade. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários do sistema e para sanar dúvidas relativas ao procedimento de movimentação de CIAP. De início são abordados os motivos de uso e objetivos que envolvem o processo, incluindo a introdução, objetivos, legislação, SPED e o índice deste documento. Os assuntos pontuais foram divididos em quatro (04) partes, a primeira trata das implicações do Cadastro de Bens para uso no procedimento de CIAP, a segunda parte demonstra a evidente vantagem ao utilizar a funcionalidade Grupo de Bens, a terceira parte descreve a movimentação de CIAP propriamente dita, tais como seus registros e manipulações. A quarta seção trata dos relatórios disponibilizados pelo sistema para controle de patrimônio CIAP (ICMS). As últimas seções tratam das referências consultadas para a composição deste documento, as siglas e abreviaturas empregadas no decorrer dos apontamentos são detalhadas para melhor compreensão dos assuntos e por último o documento oferece um índice remissivo para proporcionar palavras-chave e conceitos. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, botão fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. na barra de ferramentas, 1.4 OBJETIVO: Este documento tem por objetivo apresentar o uso do módulo para a geração do Movimento de CIAP que é um documento obrigatório para legitimar o crédito de ICMS decorrente das entradas de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado. Este documento descreve os lançamentos a serem realizados no sistema tornando desta forma todo o processo consistente. Diante desse cenário, será de suma importância a correta inserção das informações, garantindo assim a legitimidade dos créditos além de evitar autuações prejudiciais a Empresa. 1.5 SOBRE O CIAP: O CIAP Controle de Crédito de é utilizado para registrar operações do Valor das Operações envolvendo o Ativo Permanente. Site: / Fone: (42)

4 Todos os bens e direitos utilizados por uma empresa para a realização de suas atividades são considerados como Ativo Imobilizado. 1.6 SPED: O Sistema Público de Escrituração Digital Projeto SPED é a solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos Sistemas Empresariais dentro dos padrões específicos do projeto. Já em relação à entrega e obrigatoriedade, o Fisco passou a exigir o CIAP rotineiramente por período de apuração, independente de intimações e fiscalizações estaduais, portanto, verificar a legislação corrente. O Bloco G (CIAP), obrigatório desde de 1 de janeiro de 2011 para empresas obrigadas a Escrituração Fiscal Digital, irá praticamente exigir as mesmas informações que o antigo procedimento, portanto, é indispensável controlar corretamente os créditos de ICMS destinados ao Ativo Imobilizado via ERP para facilitar a extração dos dados necessários. Pontos a serem destacados: Cadastro dos bens (Registro 0300), que deverão ser individualizados (algo que não é da rotina dos contribuintes), e inclusive possuir informações sobre sua utilização (Registro 0305); Bens vinculados a um Plano de Conta Contábil (Registro 0500) e utilização a um Centro de Custo (Registro 0600). 1.7 SOLUÇÃO TEOREMA: Faz parte da solução Teorema para SPED PIS/COFINS e ICMS: Movimentação CIAP mensal - Controle do Crédito de (CIAP): Saldo de ICMS do CIAP; O somatório das parcelas de ICMS passíveis de apropriação de cada bem ou componente; O valor do índice de participação do somatório do valor das saídas tributadas e saídas para exportação no valor total das saídas; O valor de ICMS a ser apropriado como crédito, apropriado diretamente no Registro de Apuração do ICMS; O valor de outras parcelas de ICMS a ser apropriado. Site: / Fone: (42)

5 2. MOVIMENTO CIAP Para a realização do Movimento de CIAP é necessário que os bens estejam cadastrados corretamente e com todas as informações necessárias. 2.1 CADASTRO DE BENS No Sistema utilizando o menu Cadastros cadastrar na opção Bens o tipo do bem, Conta Contábil Débito/Crédito do Bem na aba Contabilização, Centro de Custo (se existir), Figura 1. Figura 1 Menu Cadastro de Bens. Os códigos dos Bens possuem uma composição semelhante ao utilizado nos planos de contas contábeis para caracterizando facilmente os elementos patrimoniais. O formato é divido em três níveis, sendo o primeiro composto por somente uma casa decimal, e usado para os agrupamentos principais. Maiores detalhes sobre a organização e exemplos para níveis de planos contábeis, consultar o Manual de Instruções de Planos de Contas. As contas de segundo nível representam o agrupamento de contas, é composto por duas casas decimais, seguido do terceiro nível que representa cada Bem comprovado e formado com cinco casas decimais, identificando o item analiticamente, Figura 2. Site: / Fone: (42)

6 Figura 2 Cadastro de Bens - Código do Bem. O campo Centro de Custo no Cadastro de Bens permite selecionar qualquer nível, anteriormente eram lícitos somente centros de custo de terceiro nível, o que permite categorizar melhor as despesas, pois classifica com maior detalhamento a origem do custo e consequentemente a contabilização. A Figura 3 mostra as opções para localização e seleção do Centro de Custo. Figura 3 Cadastro de Bens - Centro de Custo. Se tipo do bem for Componente cadastrar o código do Bem principal, Figura 4. Site: / Fone: (42)

7 Figura 4 Parte do Cadastro de Bens - Componente. O campo Centro de Custo (EFD), Figura 5, tem o objetivo de prestar informações sobre a utilização do bem, sendo obrigatório quando o conteúdo do campo Bem/Componente for selecionado como 1 - bem para SPED e caso o contribuinte não adote centros de custos deverão ser informados os seguintes códigos: a) tratando-se de atividade econômica comercial ou de serviços: Código 1 : área operacional; Código 2 : área administrativa; b) tratando-se de atividade econômica industrial: Código 3 : área produtiva; Código 4 : área de apoio à produção; Código 5 : área administrativa. Site: / Fone: (42)

8 Figura 5 Cadastro de Bens - Centro de Custo (EFD). A Figura 6 destaca o campo destinado para indicar a situação do Bem como: Ativo: artefato em operação; Inativo: artefato em desuso; Contábil: artefato somente para contabilizar. Figura 6 Cadastro de Bens - Situação. Site: / Fone: (42)

9 Se a empresa declara o SPED PIS/COFINS é necessário adicionar as informações dos campos da seção PIS/COFINS, Figura 7, assim como na aba Controle de Crédito incluir as informações dos blocos PIS e COFINS exemplificada na Figura 9. Figura 7 Cadastro de Bens - Seção PIS/COFINS. Os valores para depreciação devem ser incluídos na aba Depreciação com os valores para o início da depreciação, Figura 8. Ao ser realizada qualquer movimentação no item que resulte alguma implicação na depreciação é possível indicar em Movimento. Figura 8 Cadastro de Bens - Depreciação. No Controle de Crédito cadastrar o número da nota fiscal de entrada, data da nota fiscal de entrada e valor de ICMS de entrada do Bem, Figura 9. Dados de Crédito e Dedução do Bem devem ser preenchidos e cadastrados corretamente. Figura 9 Cadastro de Bens - Controle de Crédito. Incluir as contas para a contabilização dos Bens e o respectivo fornecedor do Bem, Figura 10. Site: / Fone: (42)

10 Figura 10 Cadastro de Bens - Contabilização/Fornecedor. 2.2 GRUPO DE BENS Para gerar automaticamente um código para um novo Bem adquirido pela empresa ao realizar o lançamento da nota de entrada existe a opção de uso de Grupo de Bens. Para utilizar esta funcionalidade é necessário cadastrar o respectivo Código de segundo nível do agrupamento de contas a ser utilizado para incluir automaticamente os Bens com a numeração sequencial do agrupamento, Figura 11. Figura 11 Tela de consulta de Cadastro de Bens. No Cadastro da Empresa incluir o agrupamento no campo Grupo Patrimônio, Figura 12. Site: / Fone: (42)

11 Figura 12 Cadastro de Empresa. Na entrada do item imobilizado usar a Operação de Entrada que movimenta itens do ativo permanente, marcando Movimentação do Ativo Imobilizado, Figura 13, então o sistema solicitará a informação do bem ativo na entrada do bem e gerando o código sequencial. Figura 13 Cadastro de Código de Operação - Movimentação de Bem Ativo. Site: / Fone: (42)

12 Ao examinar novamente a tela de consulta de Cadastro de Bens após realizar o lançamento do Bem como entrada, é possível observar o item registrado na sequência dos Códigos de Bens do agrupamento de contas utilizado no Cadastro da Empresa, Figura 14. Figura 14 Cadastro de Bens - Ativo movimentado. 2.3 MOVIMENTO CIAP No Sistema incluir para o mês de apuração a movimentação do Crédito do ICMS do Ativo Permanente CIAP, Figura 15, juntamente com as informações de Movimentação de Bens. Figura 15 Menu Movimento CIAP. Tem-se o objetivo de prestar informações sobre o CIAP: Site: / Fone: (42)

13 a) saldo de ICMS do CIAP, composto pelo valor do ICMS de bens ou componentes (somente componentes cujo crédito de ICMS já foi apropriado) que entraram anteriormente ao período de apuração; b) o somatório das parcelas de ICMS passíveis de apropriação de cada bem ou componente, inclusive aqueles que foram escriturados no CIAP em período anterior; c) o valor do índice de participação do somatório do valor das saídas tributadas e saídas para exportação no valor total das saídas; d) o valor de ICMS a ser apropriado como crédito. Esse valor será apropriado diretamente no Registro de Apuração do ICMS, como ajuste de apuração, salvo se a legislação obrigar a emissão de documento fiscal; e) o valor de outras parcelas de ICMS a ser apropriado. Esse valor será apropriado diretamente no Registro de Apuração do ICMS, como ajuste de apuração, salvo se a legislação obrigar a emissão de documento fiscal. Tem-se o objetivo de informar as movimentações de bens ou componentes no CIAP e a apropriação de parcelas de créditos de ICMS do Ativo Imobilizado. Inclui-se no conceito de movimentação: a) entrada de bem ou componente no CIAP; b) saída de bem ou componente do CIAP; c) baixa de bem ou componente do CIAP; d) entrada no CIAP pela conclusão de bem que estava sendo construído pelo contribuinte (exceto quando o bem ou componente gerar créditos a partir do momento de sua entrada). Para incluir um novo movimento de CIAP, na tela de Consulta selecionar o imposto e clicar no botão, Figura 16. Site: / Fone: (42)

14 Figura 16 Consulta Movimento CIAP. Neste exemplo citado: O Bem não estava cadastrado para depreciação, as datas do bem são conhecidas, porém, para que o movimento pegue o item automaticamente, ele deve ser cadastrado primeiramente de forma manual, utilizando o botão da lateral esquerda passará a ser calculado automaticamente no movimento CIAP., a partir do mês seguinte, o bem Para incluir uma nova competência de Movimento de CIAP utilize o botão, Figura 17. Figura 17 Movimento CIAP do mês de Janeiro. Site: / Fone: (42)

15 Ao incluir um novo movimento de CIAP incluir o período e salvar, Figura 18. Na sequência utilizar o botão que consulta os dados dos livros e dos próprios Bens para definir o cabeçalho do movimento, portanto, os livros contábeis devem estar em dia porque o CIAP cria seus índices conforme as saídas, e estas são o movimento de saída do livros contábeis. Figura 18 Inclusão do Movimento CIAP do mês de Fevereiro. Quando o sistema definir o cabeçalho utilizar o botão Gerar Movimentação de Bens na lateral esquerda para que o sistema realize a continuidade das parcelas dos bens ativos, Figura 19. Figura 19 Inclusão dos Movimentos dos Bens do Movimento CIAP do mês de fevereiro. Para adicionar uma nova aquisição ou declaração de aquisição de Bem destinado ao ativo imobilizado utilizar o botão de adição na lateral esquerda, destaque da Figura 20. Site: / Fone: (42)

16 Figura 20 Inclusão de novo adquirido. A Figura 21 apresenta o desdobramento para a inclusão das informações pertinentes ao novo Bem Figura 21 Inclusão de nova Movimentação de Bem PARA TESTE: Lance o movimento de CIAP para o mês anterior ao mês último finalizado, registre um Bem manualmente com valores a escolher e um número de parcela > 0 e < 48. Salve o movimento, incluir o movimento do mês seguinte, e testar se o item está sendo calculado automaticamente. Lembrando que os livros contábeis devem estar movimentados. Site: / Fone: (42)

17 O botão é uma trava para não ocorrer alterações despercebidas para ser utilizado em movimentos anteriores. No CIAP para PIS/COFINS incluir informações no Movimento de Bens para os campos Base, Alíquota e Valor. A Figura 22 demonstra o desdobramento para as inclusões das informações. Figura 22 Movimento CIAP para PIS DETALHES DE DEPRECIAÇÃO Segundo o Cadastro de Bens, há um número de parcelas de depreciação, Figura 23, que no avançar dos meses diminui o tempo de depreciação, aumentando o número da parcela. Com esta validação, quando o usuário gerar o Movimento de CIAP, o sistema importará os Bens que foram utilizados em meses anteriores, conforme o número de parcelas indicada no Cadastro do Bem. Se não existir a parcela cadastrada o sistema deprecia o padrão de quarenta e oito (48) vezes que é o default do ICMS. Pois segundo a Lei o Bem somente pode ser depreciado no máximo quarenta e oito (48) vezes no ICMS. Entretanto, para outros impostos existem exceções chegando até mesmo a parcelas de cento e vinte (120) vezes, nestes casos utilizar a opção 6- Outra periodicidade definida em Lei. Figura 23 Campo de seleção para a quantidade de parcelas a ser depreciado. Site: / Fone: (42)

18 Desta forma finda o crédito de PIS/COFINS ou ICMS do Bem do imobilizado e este não aparece mais no movimento e relatório do CIAP, portanto, ter o arquivo do relatório: ctf_ciap.rpt. A Figura 24 mostra uma comparação entre meses consecutivos indicando o acréscimo da parcela. Figura 24 Partes da Movimentação do CIAP de 12/2013 e 01/ RELATÓRIO Para controle e consulta do movimento de CIAP (ICMS) é disponibilizado no sistema um relatório apropriado conforme indicado na Figura 25. Site: / Fone: (42)

19 Figura 25 Menu Relatório CIAP (ICMS). É possível realizar algumas configurações para que a geração do relatório atenda especificamente as expectativas da empresa, Figura 26. A disposição do relatório Matricial em relação ao relatório Gráfico é um pouco simplificada. Figura 26 Configuração do Relatório. A Figura 27 mostra a primeira parte do relatório Gráfico do Movimento CIAP listando todos os Bens passíveis de apropriação. Site: / Fone: (42)

20 Figura 27 Relatório CIAP (ICMS) - Parte página 1. As demonstrações efetivas dos Bens apropriados no CIAP estão listadas na sequência do relatório como mostra a Figura 28. Figura 28 Relatório CIAP (ICMS) - Parte página 2. Para encontrar o valor do Coeficiente de Crédito o valor da Saídas Tributadas e Exportação é dividido pelo valor total das Saídas, a Figura 29 destaca a parte final do relatório matricial do movimento de CIAP, apresentando os cálculos dos valores utilizados no CIAP. Site: / Fone: (42)

21 Figura 29 Relatório Matricial CIAP. Site: / Fone: (42)

22 3. REFERÊNCIAS Entenda o CIAP e conheça as dificuldades enfrentadas para a adaptação do bloco G. Disponível em: Acesso em: 05 de março de CIAP - Controle de Crédito do. Disponível em: em: 05 de março de Acesso Portal de Contabilidade Ativo Imobilizado. Disponível: Acesso em: 26 de Março de Guia Prático EFD-ICMS/IPI Versão Atualização: 12/12/2014. Disponível em: Acesso em: 26 de Março de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. CAT Coordenador da Administração Tributária. CIAP Controle de Crédito de. COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. ERP - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP), são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. GB Gigabyte. ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. PIS - Programa de Integração Social. RICMS - Regulamento do Imposto sobre Operações Relativa s à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. SINIEF - Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais. SPED Sistema Público de Escrituração Fiscal. Site: / Fone: (42)

23 5. ÍNDICE REMISSIVO ativo imobilizado, 3, 15 Ativo Permanente, 2, 4, 22 Barra de ferramentas, 3 Chamadas, 3 A B Ch CIAP, 2, 3, 4, 5, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 22 ICMS, 2, 3, 4, 12, 13, 18, 22 PIS/COFINS, 4, 9, 17 C I P *** Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr. CEP Fone (42) Site: / Fone: (42)

Manual de Itens com Saldo a Faturar

Manual de Itens com Saldo a Faturar Manual de Itens com Saldo a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual NFS-es no Transportes

Manual NFS-es no Transportes Manual NFS-es no Transportes DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Doc. Vrs. 01 Revisão: Silmara Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual de Pagamento com Cheques de Terceiros

Manual de Pagamento com Cheques de Terceiros Manual de Pagamento com Cheques DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Cadastro de Metas Vendedores

Manual Cadastro de Metas Vendedores Manual Cadastro de Metas Vendedores DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Contratos Comodato

Manual Contratos Comodato Manual Contratos Comodato DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual de Abastecimentos e Lubrificação

Manual de Abastecimentos e Lubrificação Manual de Abastecimentos e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual de Remessa de Pagamento

Manual de Remessa de Pagamento Manual de Remessa de Pagamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autores: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Instruções para Consulta Notas Fiscais contra Empresa

Instruções para Consulta Notas Fiscais contra Empresa Instruções para Consulta Notas Fiscais contra Empresa DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Movimento de Vendas Perdidas

Manual Movimento de Vendas Perdidas Manual Movimento de Vendas Perdidas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Tabela de Melhorias

Manual Tabela de Melhorias Manual Tabela de Melhorias DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Silmara Aprovado em: Novembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Receituário DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: André Baran Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017.

Manual Receituário DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: André Baran Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Manual Receituário DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: André Baran Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Item Composição

Manual Item Composição Manual DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual Planejamento e Controle da Produção

Manual Planejamento e Controle da Produção DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Manual Automação Balança

Manual Automação Balança DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO

Leia mais

Manual Notas Fiscais com Boleto

Manual Notas Fiscais com Boleto Manual Notas Fiscais com Boleto DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autores: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual para Geração de lote de NIS

Manual para Geração de lote de NIS Manual para Geração de lote de NIS DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e Leandro Aprovado em: Julho de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Integração Fiscal com Contábil e Pessoal com Contábil

Integração Fiscal com Contábil e Pessoal com Contábil Integração Fiscal com Contábil e Pessoal com Contábil DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Eliane e Amarildo Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo Médio DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisores: Eliane Aprovado em: Setembro de 2013. Última atualização em janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright

Leia mais

Manual Ajuste de Acréscimo e Decréscimo

Manual Ajuste de Acréscimo e Decréscimo Manual Ajuste de Acréscimo e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: Maio de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Pré-Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Fevereiro de 2017.

Manual Pré-Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Fevereiro de 2017. Manual DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Fevereiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual de Venda de Itens Aço

Manual de Venda de Itens Aço DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e André Baran Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright

Leia mais

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015.

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Instruções Erros Notas Técnicas 2015

Instruções Erros Notas Técnicas 2015 Instruções Erros Notas Técnicas 2015 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Contrato Financeiro

Manual Contrato Financeiro Manual Contrato Financeiro DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autores: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Importação de XML

Manual Importação de XML Manual Importação de XML DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Parâmetros Fiscais

Manual Parâmetros Fiscais Manual Parâmetros Fiscais SUPERANDO DESAFIOS Identificação: Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde

Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcos Zampier Aprovado em: Março de2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Instalador

Manual Instalador Manual Instalador 2016.08 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Gustavo Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Agosto de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Comissões SUPERANDO DESAFIOS

Manual Comissões SUPERANDO DESAFIOS SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. VRS. 1.0 Aprovado em: 18/09/2012 Revisor: Gustavo Ribas Segunda atualização em Abril de 2014 Última Atualização em Novembro de 2016 Nota de copyright Copyright

Leia mais

Manual de atualização de índices NCM do IBPT

Manual de atualização de índices NCM do IBPT Manual de atualização de índices NCM do IBPT DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcio Aprovado em: Março de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual de atualização de índices NCM do IBPT

Manual de atualização de índices NCM do IBPT Manual de atualização de índices NCM do IBPT DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcio Aprovado em: Março de 2016. Última revisão: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright

Leia mais

Manual Remessa Bancária

Manual Remessa Bancária Manual Remessa Bancária SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Movimento de Pneus

Manual Movimento de Pneus DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Instruções do Servidor TeoremaEE 7

Instruções do Servidor TeoremaEE 7 Instruções do Servidor DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Rescisão DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Manual Rescisão DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Mauro E Martinelli e Amarildo Caldas Aprovado em: Fevereiro de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Controle do Ativo Imobilizado

Controle do Ativo Imobilizado Controle do Ativo Imobilizado Introdução O conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa constitui o Ativo Imobilizado da mesma. Também fazem parte do imobilizado os custos

Leia mais

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Sumário Comandos do ERP Solution... 1 Conceito... 2 Configurações... 2 Parâmetros... 2 Centro de custo... 3 Contas sintéticas... 4 Cadastros de locais...

Leia mais

Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015.

Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal - Cadastro de Departamentos - Cadastro de COIs - Cadastro de Grupos de Patrimônios - Cadastro de Situação de Patrimônios - Cadastro de Localização de Patrimônios

Leia mais

Manual de Ativo Imobilizado

Manual de Ativo Imobilizado Manual de Ativo Imobilizado Este manual foi cuidadosamente elaborado pela ELPIS INFORMÁTICA, com a intenção de garantir ao usuário, todas as orientações necessárias para que possa usufruir ao máximo de

Leia mais

Liberação de Gerência no Orçamento de Venda

Liberação de Gerência no Orçamento de Venda no Orçamento de Venda DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Parte 01 Revisão: Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo e Gustavo Aprovado em: Dezembro de 2016.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo e Gustavo Aprovado em: Dezembro de 2016. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo e Gustavo Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Sistema Público de. Próximos passos. São Paulo, 15 de julho de 2010.

Sistema Público de. Próximos passos. São Paulo, 15 de julho de 2010. Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Próximos passos São Paulo, 15 de julho de 2010. NOVOS PROJETOS AGENDA e-ciap (Bloco G do SPED Fiscal) e-lalur e FCONT SPED Fiscal de PIS e Cofins e-fopag

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E109A9 Jéssica Pinheiro 01/04/2016 2/11 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Parâmetro para controle do saldo na geração de pedido de compra de venda

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos CIAP Modelo C Apropriação em frações distintas

Parecer Consultoria Tributária Segmentos CIAP Modelo C Apropriação em frações distintas CIAP Modelo C Apropriação em frações distintas 12/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. IN 45/98... 4 3.2. EFD

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo:

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo: Como FS12 Cadastrar Produto? - Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2017.07.31 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Neste bip. Novas Configurações de Plano de Saúde. Você Sabia? Edição 49 Setembro de 2014

Neste bip. Novas Configurações de Plano de Saúde. Você Sabia? Edição 49 Setembro de 2014 Neste bip Novas configurações de plano de saúde... 1 Alterações no Rumo para o CAGED... 2 Cuidado ao instalar o programa DAPI... 2 Data de entrada ao importar notas do site... 3 Importação de extrato bancário...

Leia mais

SPED EFD Bloco K. SPED EFD Bloco K Autor Revisão Data Página. Denilson Klein /10/18 1 / 13. SPED EFD Bloco K

SPED EFD Bloco K. SPED EFD Bloco K Autor Revisão Data Página. Denilson Klein /10/18 1 / 13. SPED EFD Bloco K Denilson Klein 1.0 15/10/18 1 / 13 Denilson Klein 1.0 15/10/18 2 / 13 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 5 5.1 Abertura do Bloco K

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa?

Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa? Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, clique em IMPOSTOS; 1.3 - Verifique

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

Manual do Usuário Construção Civil Criado em: 07/2018 Versão 1.0

Manual do Usuário Construção Civil Criado em: 07/2018 Versão 1.0 Conforme Decreto 15.098/2018 os contribuintes que prestam serviços nas atividades 7.02 e 7.05 podem realizar Deduções nas Obras cadastradas no município de Volta Redonda. Abaixo, informações referentes

Leia mais

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Livros Contábeis e Fiscais Conforme disposto nas Leis 6.404/76 e 11.638/07 e RIR/99, as empresas estão obrigadas a manter escriturados os seguintes livros:

Leia mais

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

CIAP (Controle de Crédito do Ativo Permanente)

CIAP (Controle de Crédito do Ativo Permanente) CIAP Este manual foi cuidadosamente elaborado pela ELPIS INFORMÁTICA, com a intenção de garantir ao usuário, todas as orientações necessárias para que possa usufruir ao máximo de todo o potencial do seu

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

Manual Configuração Escrituração Fiscal Digital

Manual Configuração Escrituração Fiscal Digital Manual Configuração Escrituração Fiscal Digital 12/10/2013 Sumário 1. Visão Geral da Solução... 3 1.1. Pré-requisito... 4 2. Como Utilizar esta Solução... 22 2.1. Configurações Necessárias... 22 2.2. Passo

Leia mais

Título: Como apropriar o ICMS do crédito imobilizado realizando a integração contábil entre curto e longo prazo Até o término do exercício seguinte?

Título: Como apropriar o ICMS do crédito imobilizado realizando a integração contábil entre curto e longo prazo Até o término do exercício seguinte? Título: Como apropriar o ICMS do crédito imobilizado realizando a integração contábil entre curto e longo prazo Até o término do exercício seguinte? Através desta opção, você poderá realizar os lançamentos

Leia mais

Título: MS - Como realizar a configuração de crédito outorgado nas operações interestaduais com milho, conforme IN/SEFAZ N. 001/2013?

Título: MS - Como realizar a configuração de crédito outorgado nas operações interestaduais com milho, conforme IN/SEFAZ N. 001/2013? Título: MS - Como realizar a configuração de crédito outorgado nas operações interestaduais com milho, conforme IN/SEFAZ N. 001/2013? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS;

Leia mais

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Estabelecemos abaixo um roteiro para cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, com os passos desde a configuração

Leia mais

Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06

Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06 Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Estoque>Produto Referência: FN06 Versão: 2018.10.08 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar

Leia mais

2º Encontro de Usuários PW.SATI. Rio de Janeiro

2º Encontro de Usuários PW.SATI. Rio de Janeiro 2º Encontro de Usuários PW.SATI março de 10 Rio de Janeiro SPED Fiscal Bloco G VIGÊNCIA: Julho/2010 - ENTREGA: Agosto/2010 PREMISSAS: ERP SAP: Informações adicionais de Ativo (ZLFR062) Já disponível Plano

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS LUCRO REAL As empresas que são tributadas pelo Lucro Real, pagam o IRPJ e a CSLL com base no lucro obtido em sua contabilidade, ajustado de receitas e despesas que não devem ser consideradas,

Leia mais

Índice. Menu Movimentos Lançamentos Fiscais (Comércio e Indústria) Iob.com.br folhamatic.com.br

Índice. Menu Movimentos Lançamentos Fiscais (Comércio e Indústria) Iob.com.br folhamatic.com.br Índice Central Folhamatic...06 Menu Arquivos...07 Cadastro de Empresas... 07 Aba Básico... 07 Aba E-Fiscal... 08 Cadastros... 11 Filas... 11 Clientes e Fornecedores... 12 Sócios... 13 Serviços... 14 Código

Leia mais

Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04

Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04 Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04 Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FCSH04 Versão: 2015.5.4 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar

Leia mais

Informativo Extra Bloco G Março/2010

Informativo Extra Bloco G Março/2010 Bloco G Março/2010 2 1. PRÉ-REQUISITOS DO PW.SATI... 3 2. PRÉ-REQUISITOS DO PW.SATI-SPED... 3 2.1 ATUALIZAÇÃO PARA A VERSÃO 1.0.2 DO PW.SATI-SPED... 3 2.2 ATUALIZAÇÃO DOS AGRUPAMENTOS GRP_SATI_BLOCO_G

Leia mais

FS12. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Produto. Referência: FS12. Versão:

FS12. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Produto. Referência: FS12. Versão: Como FS12 Cadastrar Produto? - Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2015.12.2 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Manual Patrimônio. Controle Histórico 22/05/2017

Manual Patrimônio. Controle Histórico 22/05/2017 Manual Patrimônio. Controle Histórico Revisão Data 000 22/05/2017 Página 1 de 50 Neste manual iremos demonstrar o fluxo do módulo patrimônio. O objetivo desse módulo é controlar todo o patrimônio da empresa

Leia mais

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES 1. VISÃO GERAL 1.1 OBJETIVOS: O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em 31.12.2007. A empresa

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS

TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS Está disponível no Módulo Patrimônio do SIAGRI Agribusiness a transferência de bens imobilizados. Esta nova funcionalidade realiza a transferência de bens entre as empresas,

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

Neste bip. Como atualizar as tabelas no SEFIP? Você Sabia? Edição 71 Julho de 2016

Neste bip. Como atualizar as tabelas no SEFIP? Você Sabia? Edição 71 Julho de 2016 Neste bip Como atualizar as tabelas no SEFIP... 1 Depreciação... 2 Empresas Imunes e Isentas... 3 Notas explicativas... 3 Você Sabia? Como atualizar as tabelas no SEFIP? No nosso site de documentação on-line

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Sobre o Suporte Técnico... 1 EFD Contribuições Financeiras e Assemelhadas...2 Contrib Retida Fonte F600... 2 Receitas

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO G5 X CONTABIL INTEGRAÇÃO DO G5 PHOENIX PARA O CONTÁBIL PHOENIX Essa funcionalidade integra as informações digitadas no G5 Phoenix para o Contábil Phoenix, fornecendo ao usuário um

Leia mais

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017 Neste bip Pagamento de bônus nos recibos normais... 1 Configuração para Vale Refeição... 2 Processo de importação de NFe Recebidas - XML... 3 Aviso sobre a GRRF... 4 Pagamento de bônus nos recibos normais

Leia mais

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto?

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia

Leia mais

MASTERSAF SMART GIAM-TO MANUAL OPERACIONAL

MASTERSAF SMART GIAM-TO MANUAL OPERACIONAL GIAM-TO MANUAL OPERACIONAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PRÉ-REQUISITOS... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO... 4 SEGMENTOS DA GIAM-TO... 11 SUPORTE TÉCNICO... 15 2 INTRODUÇÃO O objetivo deste manual é orientar sobre os

Leia mais

Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF.

Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF. Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF. Versão 1.0.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÕES... 4 2.1 Pacote 3623 Rotinas especiais... 4 2.2 Novos códigos

Leia mais

SCPI MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais.

SCPI MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais. SCPI 8.0 - MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA 2014 Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais. Com o objetivo de atender aos novos procedimentos contábeis Patrimoniais como

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815).

1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815). 1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815). Disponibilizada nova versão revisada da geração do arquivo magnético da EFD Pis/Cofins, compatibilizada com as regras publicadas até a última versão

Leia mais

Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido Ind. Prod. Informática conforme RICMS Art Anexo 2?

Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido Ind. Prod. Informática conforme RICMS Art Anexo 2? Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido Ind. Prod. Informática conforme RICMS Art. 142 - Anexo 2? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique

Leia mais

Neste bip. Parcelamento de Eventos. Você Sabia? Edição 80 Abril de 2017

Neste bip. Parcelamento de Eventos. Você Sabia? Edição 80 Abril de 2017 Neste bip Parcelamento de Eventos... 1 Simples Nacional - Empresa Nova... 2 Importação de Inventário... 3 Conheça o GOVBOX... 4 Você Sabia? Que o Rumo possui um processo que permite Contabilizar todos

Leia mais

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.03.11 O Manual sobre Operações Fiscais contém instruções sobre como consultar operações fiscais no Gestor. Operações Fiscais é uma opção

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos,

Leia mais

Formato da Importação do Patrimonial CVSoft - Versão (01/2017)

Formato da Importação do Patrimonial CVSoft - Versão (01/2017) Formato da Importação do Patrimonial CVSoft - Versão 1.1.0 (01/2017) 1 Cabeçalho do Arquivo 1 1 1 1 A Tipo de registro (deve ser "1") 2 2 7 6 A Constante CVSOFT 3 8 18 11 A Constante PATRIMONIAL 4 19 25

Leia mais

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014 Neste bip Reajuste de Salário... 1 Reajustando o Salário Mínimo... 2 Novo Relatório Para Programação de Férias... 2 Rais Ano Base 2013... 2 Regras de Importação... 3 Códigos Contábeis X Regras de Contabilização...

Leia mais

1 - Instalação do sistema Escrituração Fiscal

1 - Instalação do sistema Escrituração Fiscal 1 - Instalação do sistema Escrituração Fiscal Antes de instalar o sistema, é necessário ler o informativo, fazer uma cópia do banco de dados do Contábil, pois será o mesmo utilizado pelo novo fiscal e

Leia mais